xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/12/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 dezembro 2009

Nossos Parceiros - Mercadinho Matos


O
Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353

Dona Almina Arraes, uma das primeiras clientes do Mercadinho Matos:

IMG_5395

Na foto Abaixo: Os proprietários: Aluísio e Adiê

IMG_9021


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

Presença do Estado no Brasil. Postado por Darlan Reis Jr.

Além da leitura das obras clássicas, das novas produções, dos artigos científicos sobre o país é preciso ler os estudos realizados pelos órgãos oficiais. O IPEA realizou e agora publica "Presença do Estado no Brasil: Federação, suas Unidades e Municipalidades. "Segundo o Instituto, "Com base em dados de ministérios e do IBGE, a publicação permite conhecer os municípios, estados e regiões mais carentes em áreas como educação, saúde, segurança pública e previdência social. O documento foi explicado pelo presidente do Instituto, Marcio Pochmann.
O estudo apresenta informações detalhadas sobre 5.564 municípios brasileiros, e sua análise leva a conclusões importantes. Um exemplo é o fato de apenas 157 municípios do País (2,8% do total) possuírem estabelecimento público de ensino superior. Desses, 23,6% se localizam em São Paulo, o que demonstra grande concentração geográfica das universidades públicas."
No quesito Indicadores Básicos Por Município, por exemplo, o Crato tem 13533 famílias pobres, levando-se em consideração os dados do PNAD e MDS/ Matriz de informação social: estimativa elaborada para subsidiar o Programa Bolsa Família.

Para ter o estudo completo é preciso acessar o site do IPEA. Deixo o endereço do link, para quem se interessar, ir direto ao estudo. É http://www.ipea.gov.br/default.jsp

Repressão...

Charge de Zé Dassilva para o Diário Catarinense

Aí que quero um oriente. Aí que quero uma montanha com cheiro. Aí que quero um luar de outubro. E um mosquito pousa com delicadeza na página do livro de poesia que leio. Aí que quero um sim insistente. Aí que quero uma fotografia de um fusca em minha parede. Aí que quero uma mulher que caminhe descalça em câmera lenta. E uma vendedora de perfumes aperta com força a campainha da porta da casa que habita em mim. Aí que quero uma mão me acenando na rodoviária. Aí que quero um rio pequeno e limpo surgindo do nada, bem ali, na próxima curva. Aí que quero uma chuva rala, perto do meio dia. O telefone toca. Não vou atender.

Ato falho de Dilma Rousseff

A Ministra Dilma Rousseff ao falar ontem para a delegação brasileira cometeu um ato falho. Disse que o meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável. Confira aqui a falta que faz um "não".

Fonte: Miriam Leitão. Postado por José Sales

Assembléia dos Professores da URCA

Encaminho Edital de Convocação da Assembléia dos Docentes da Universidade Regional do Cariri, conforme divulgado pelo seu sindicato.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA

DOS PROFESSORES

17 de dezembro de 2009

QUINTA-FEIRA

LOCAL: Salão da Terra (Pimenta)

HORÁRIO: 19h30min (Noite)

PAUTA:

- INFORMES (PCCV, CONGRESSO DO ANDES-SN);

- REORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO SINDICAL - RELAÇÃO

SINDURCA-SS, ANDES-SN E CONLUTAS;


- ELEIÇÕES DIRETAS NA URCA;

- AUDITORIAS DA ADMINISTRAÇÃO HERZOG;

- ENCAMINHAMENTO.

CONVIDAMOS TODOS OS PROFESSORES PARA PARTICIPAR DO

COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO DO SINDURCA, QUE

ACONTECERÁ APÓS O TÉRMINO DA ASSEMBLÉIA.

Cão premiado some de aeroporto em SP; morador de Taubaté diz estar com animal

NE - Uma história no mínimo, curiosa!

Um morador de Taubaté (140 km de São Paulo) afirmou nesta terça-feira que está com o pastor alemão Kempes, desaparecido desde o ultimo dia 26, quando foi levado do aeroporto internacional São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana). Por volta das 12h, o dono do cão, Ricky Thadeu Hergert, 27, estava a caminho do local para identificar o animal. De acordo com Hergert, a pessoa que afirma estar com o cachorro --premiado em competições-- ligou para ele na manhã de hoje, após ver em diferentes meios de comunicação reportagens sobre o furto do cão. O dono afirmou que o animal, de três anos, foi levado por duas pessoas na manhã do dia 26 de novembro, em frente à loja da TAM no aeroporto. De acordo com Hergert, ele e Kempes deveriam ter embarcado em um voo para o Chile naquela manhã, mas não conseguiram porque os funcionários da companhia não souberam como embarcar o cachorro.

Apesar do problema, Hergert conseguiu remarcar a passagem para a tarde do mesmo dia. No momento em que ele entrou na loja da TAM para trocar as passagens, a caixa em que o animal estava foi levada. "Não podia entrar com a caixa, então coloquei na frente da loja por alguns minutos. Quando voltei já tinham levado", afirmou ele. Na manhã de hoje, entretanto, uma pessoa ligou para Hergert e afirmou estar com o cão. De acordo com ele, a pessoa afirmou que achou que o animal estava abandonado e, por isso, pegou. De acordo com Hergert, a pessoa já afirmou que não quer a recompensa de R$ 5.000 oferecida por ele.

Apesar disso, o dono do cão disse que não se importa em pagar, contanto que recupere o animal. Kempes tem o registro D4681SP marcado em sua orelha direita, de acordo com o dono. Herget não soube informar em quanto está avaliado o animal.

FERNANDA PEREIRA NEVES
da Folha Online

Outro Canal: Record promete boicotar sertanejos

NE - Mas que maravilha! Um Natal sem sertanojos, só pode ser um Natal feliz!

O final de semana foi tenso na Record. A emissora, que anunciou na TV um especial de fim de ano com vários sertanejos, para o dia 21, começou a ouvir "não" dos principais artistas, que já haviam gravado o "Show da Virada", da Globo. A informação é da coluna Outro Canal, publicada na Folha desta terça-feira --a íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

Além de Zezé e Luciano, que também estão no especial de Xuxa, a Record não havia conseguido até a manhã de ontem autorização de Leonardo, Daniel, Bruno & Marrone e Victor & Leo. O clima das negociações é tenso, e os sertanejos estão sendo pressionados pela Globo, para a qual assinaram a autorização, e pela Record, que tem apenas e-mails de representantes dando "ok" para o especial. A confusão começou porque os artistas foram convidados a participar, amanhã e quinta, de de shows de aniversário de uma rádio de Uberlândia, a Paranaíba, do grupo da TV afiliada da Record. Os sertanejos só depois foram avisados de que haveria parceria com o Ressoar, órgão beneficente da Record, e que os shows seriam transformados em um especial da emissora.

Oficialmente, a Record declarou ontem que terá no especial "os maiores vendedores de show do país, como Maria Cecília & Rodolfo e Jorge & Mateus". A Folha apurou que a ordem é vetar os que ficarem fora do especial em toda a programação. (LAURA MATTOS)

Fonte: Folha OnLine

EUA escolhem prisão de Illinois para presos de Guantánamo

Washington, 15 dez (EFE).- O Governo do presidente americano, Barack Obama, anunciará hoje a aquisição de uma prisão pertencente ao estado de Illinois onde serão reclusos alguns dos suspeitos de terrorismo detidos atualmente em Guantánamo, afirmou hoje a imprensa.

A rede "National Public Radio" disse que o governador de Illinois, Pat Quinn, o senador por esse estado, Richard Durbin e funcionários do Governo federal farão o anúncio na Casa Branca. A rádio, que citou como fonte de sua informação funcionários que pediram para não serem identificados, acrescentou que Obama ordenou a compra do Centro Correcional Thomson, em uma área rural perto do rio Mississipi, cerca de 240 quilômetros ao sul de Chicago. A instalação, segundo as mesmas fontes, abrigará presos federais e a não mais de 100 detidos de Guantánamo.

Desde o início de 2002, o Governo dos EUA manteve na base naval de Guantánamo (Cuba) centenas de homens capturados em diversas partes do mundo como supostos terroristas.

Fonte: Yahoo Notícias

Belgas constróem supercomputador de mesa mais rápido do mundo




FASTRA II tem processador Intel Core i7 e sete GPUs nVidia GeForce

A equipe do grupo de pesquisa ASTRA , parte do Vision Lab na Universidade da Antuérpia, na Bélgica, anunciou a criação do FASTRA II , o “supercomputador de mesa” mais rápido do mundo. Equipado com um processador Intel Core i7 e sete “placas de vídeo” NVIDIA , a máquina é montada dentro de um gabinete de PC comum e atinge o desempenho de 12 teraflops.

O hardware é composto por um processador Intel Core i7 920, 12 GB de RAM , 1 TB de espaço em disco, uma placa de vídeo GeForce GTX 275 e seis GeForce GTX 295, num total de 13 GPUs. Tudo ligado a uma placa-mãe ASUS P6T7 WS em um gabinete Lian-Li PC-P80. Para suportar tantas GPUs simultâneamente a máquina tem quatro fontes de alimentação, e precisou de uma BIOS especial desenvolvida em colaboração com a ASUS .

A máquina foi criada para auxiliar na reconstrução de imagens obtidas através do processo de tomografia computadorizada, tarefa que pode ser significativamente acelerada através da programação das GPUs para dividí-la em pedaços executados paralelamente. Trabalhando “em equipe” o FASTRA II é 22x mais rápido que um processador quad-core Intel Core i7 920 de 2.66 Ghz sozinho. Entretanto, o supercomputador ainda não é completamente estável: a equipe ainda enfrenta problemas como crashes e erros relacionados aos drivers da NVIDIA , embora já tenha conseguido operar a máquina a “pleno vapor” em diversas ocasiões. Acredita-se que a instabilidade seja puramente relacionada a software, e que possa ser corrigida em pouco tempo. Segundo os pesquisadores o custo total do hardware foi de 6 mil euros, cerca de R$ 18 mil, uma fração do custo de uma infraestrutura de supercomputação tradicional com o mesmo poder de processamento. O design do FASTRA II é aberto , e seus criadores disponibilizam na internet todo o necessário, incluindo esquemas de hardware e cópia do software, para que qualquer um com tempo e dinheiro suficientes possa replicar o projeto.

O FASTRA II não está sozinho na arena dos “supercomputadores pessoais”. A SGI , antiga Silicon Graphics, lançou em setembro o Octane III , que tem um conceito diferente do FASTRA II: em vez de um único processador auxiliado por inúmeras GPUs, o Octane III possui vinte Intel Xeon 5500 Quad-Core – o desempenho em teraflops não foi divulgado, mas estimamos que seja estratosférico assim como seu preço, que em dólares pode chegar a seis dígitos. A placa de vídeo NVIDIA , no Octane III , é usada apenas para vídeo. Já a ASUS desenvolveu em outubro um protótipo baseado no mesmo princípio do FASTRA II : contém apenas um processador Intel Xeon auxiliado por três placas NVIDIA Tesla C1060 otimizadas para computação geral e uma GPU NVIDIA Quadro FX 5800. Cada uma tem 240 núcleos de processamento operando a 1.3 GHz, num total de 960 núcleos que ultrapassam um teraflop – o FASTRA II, muito mais rápido e poderoso, atinge 12 teraflops.

Mesmo o FASTRA II não é o primeiro experimento em supercomputação do ASTRA : em 2008 o grupo criou o FASTRA , um supercomputador com oito GPUs. Mais informações sobre o FASTRA II podem ser encontradas no site oficial, em fastra2.ua.ac.be.

Por Antonio Blanc - Yahoo Notícias

Aviso de falecimento!



Na CE-386, rodovia que liga os municípios de Crato e Farias Brito,foi atropelado por uma moto e morreu à altura do Sítio Juá em Crato José Humberto de Brito Siebra que morava no Bairro Sossego em Crato, sendo figura muito conhecida, ele caminhava pela rodovia quando foi colhido por uma motocicleta Yamaha preta pilotada pelo vendedor Gilvan Pereira Brasil, de 20 anos. O rapaz viajava com sua mulher, Rosimeire de Souza Cruz, e a amiga, Leidiane Costa dos Santos, na garupa. Os três se feriram na queda da moto e foram levados para a Casa de Saúde Joaquim Bezerra de Farias.
O enterro acontecerá às 16:00hrs, no cemitério do Crato, a família aqui representada por mim, agradece à todos que comparecerem a este ato de caridade.

Jucá lê nesta terça relatório final da CPI da Petrobras - Postado por Océlio Teixeira

NP: Nem só de panetone vive Brasília, mas também de pizza.
"Jurada de morte pelo governo ao nascer e abandonada pela oposição, a CPI da Petrobras foi à cova prematuramente.

Falta, porém, expedir o atestado de óbito. Algo que o relator da CPI, Romero Jucá, fará na tarde desta terça (15).

A CPI vai à cova como um cadáver despercebido. Se pudesse escolher seu epitáfio, a comissão anotaria na lápide: “Não contem mais comigo”.

Quanto à Petrobras, suspira aliaviada: Ufa, escapei por muito! "

Escrito por Josias de Souza
Fonte: Blog do Josias

José Alves de Figueiredo- Por Magali de Figueiredo Esmeraldo.

José Alves de Figueiredo foi um poeta, jornalista, farmacêutico e autodidata que se tornou um intelectual. Foi um importante representante da cultura cratense, que muito honrou e projetou a nossa terra. Nasceu em Crato, no dia 28 de abril de 1878 e faleceu em 25 de fevereiro de 1961. Seus pais eram: Pedro Alves de Lima e Ana Alves de Figueiredo.

Estou fazendo esta pequena homenagem a esse grande homem, como cratense que ama o Crato e, como neta que muito se orgulha daquele que com a graça de Deus, deu vida ao meu pai.

José Alves de Figueiredo, ainda muita criança, ficou órfão de mãe. Seu filho, José Alves de Figueiredo Filho narra com muita emoção no seu livro “Meu Mundo é uma Farmácia” a dor do pai, por ter perdido a mãe com menos de quatro anos de idade, contando todo o sofrimento que ele enfrentou na vida, por lhe faltar o carinho da mãe. Posteriormente ficou órfão de pai. Ainda criança, foi acolhido pelo tio José Antônio de Figueiredo, que o encaminhou para trabalhar na Farmácia Central de sua propriedade. Desde os dez anos de idade, ajudava na Farmácia. A família e os fregueses o chamavam de Zuza. Por isso ficou conhecido em toda a região do Cariri como Zuza da Botica.

O senhor José Antônio de Figueiredo mantinha a Farmácia Central com o objetivo de deixá-la para o filho José Alboíno de Figueiredo, estudante de medicina na Bahia. O pai achava vantajoso para o filho, além de médico com possibilidade de grande clientela, possuir uma farmácia. Aconteceu que o futuro médico apaixonou-se por uma moça cratense, prometendo casar-se com ela tão logo concluísse o curso. Mas o pai do futuro médico não gostou da moça. E tão logo o filho se formou, tratou de lhe enviar um telegrama mandando-o seguir da Bahia para o Rio Grande do Sul e que lá procurasse o tio Antônio Bernardo de Figueiredo, coronel do exército, pessoa muito bem relacionada no Sul. Em pouco tempo ele esqueceu a moça cratense e casou-se com uma prima, filha do coronel Bernardo Figueiredo.

Com a morte de Dário Guerra, boticário da Farmácia Central, o seu tio José Antônio entregou a responsabilidade da Farmácia ao sobrinho Zuza, ainda um adolescente, que nem licença tinha, apesar de ter muita prática.

Um fato interessante, coisa difícil de acontecer, é que o Coronel Secundo Chaves, proprietário da outra farmácia rival, ajudou o jovem Zuza a tirar a licença, orientando-o na preparação dos papéis e o encaminhando a Fortaleza com recomendações a amigos. Atitude bonita de um concorrente, que poderia até ficar contente, se a única farmácia rival fechasse por estar nas mãos de um adolescente sem licença.

Zuza da Botica sempre trabalhou com afinco e muita dedicação desde que ingressou na profissão. Seu dia de trabalho começava às seis horas da manhã e encerrava às nove horas da noite. Além do mais, assumiu a responsabilidade de cuidar da família de seu pai, que tinha casado novamente depois da viuvez e de uma sua irmã que enviuvou cedo. Só anos mais tarde é que conseguiu comprar a Farmácia Central do tio e se tornar o único proprietário. Entretanto, apesar da vida dura e do exaustivo trabalho, nos poucos momentos de folga, Zuza se agarrava aos livros na ânsia de aprender, o que não conseguiu na escola. José Alves de Figueiredo, além de manusear formulários terapêuticos, lia todas as novidades literárias que chegavam à tranqüila cidade do Crato vindas de Recife, Porto e Lisboa. Desde jovem adquiriu o gosto pelas letras. Dedicando-se a imprensa, escreveu em todos os periódicos cratenses. Foi fundador do jornal “Sul do Ceará” e redator do “Correio do Cariri em 1904. Junto com Antônio Nogueira fundou e dirigiu o “Crato Jornal”. No ano de 1924, “O Araripe foi restaurado por ele. Colaborou na “Gazeta do Cariri “e em outros jornais da região e de Fortaleza.

Gostava de se divertir decifrando charadas e logogrifos. Ganhou prêmios decifrando e compondo charadas com o pseudônimo de Gastão de Lorena.

Destacou-se como poeta e escritor indo buscar inspiração na natureza e nos costumes simples da gente da terra.

Casou-se em 25 de janeiro de 1902 com Emília Viana de Figueiredo. Desse casamento nasceram os seguintes filhos: José Alves de Figueiredo Filho, Mário Viana de Figueiredo que morreu aos dezessete anos, Letícia Viana Figueiredo, Lili Viana de Figueiredo e Aníbal Viana de Figueiredo. O casal teve mais três filhas que morreram ainda crianças. Foi um pai amoroso e enérgico que fez de tudo para instruir os filhos e encaminhá-los em diversas carreiras. Contudo, confiou a educação doméstica deles a sua esposa Emília.

Teve também destaque na política onde foi vereador por mais de uma legislatura e também prefeito Municipal (1925-1926). Zuza foi um homem que soube superar as barreiras e sofrimentos da vida, com dignidade, honestidade, trabalho e muito estudo. Ainda hoje serve de exemplo para netos e bisnetos.

O povo cratense lhe fez merecidas homenagens dando seu nome a uma Escola e à avenida por onde passa o Rio Granjeiro, hoje a bonita Avenida José Alves de Figueiredo. Olhem os versos que ele compôs para mostrar o seu amor ao Rio Granjeiro e ao Crato:

A Voz do Granjeiro

Este rio que passa aqui gemendo
E vem da serra envolto em mil cipós,
Anda plangente desde que me entendo,
Desde que se entenderam meus avós.

É um rio de amor que vem trazendo
O cristal que regala a todos nós.
Seu gemido é segredo que eu desvendo,
Pois nele fala o Crato em terna voz.

Cantem outros o encanto de outros rios,
Como fez o Tejo o vale luso,
Que eu cantarei em doces murmúrios,

Do Granjeiro esta voz que sempre acuso
Como um lamento, um canto de amavios,
Um lamento de deusas que eu traduzo!

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo
Fonte de pesquisa: “Meu Mundo é Uma Farmácia” J. Figueiredo Filho
“Versos Diversos” José Alves de Figueiredo


Aos diletos amigos e defensores do Crato – por Pedro Esmeraldo

Sempre tivemos convicção de lutar e batalhar em defesa da nossa terra. Por essa razão, não medimos esforços em argumentar a fim de ampliar o nosso trabalho, com sinceridade e arrojo, com o intuito de conseguir colocar Crato num caminho certo e ao mesmo tempo, enfrentar os obstáculos causados pelos inimigos astuciosos desta cidade.
Não somos contra o desenvolvimento de outras plagas, que também merecem e têm o direito de seguir a trilha do progresso, mesmo com dificuldade, em estradas sinuosas, o que as fazem mudar constantemente de direção.
Afirmamos com segurança que almejamos o crescimento do distrito de Ponta da Serra, a qual admiramos, pois seu povo é lutador e; não se conforma com a permanência da estabilidade economico-social. Por isso luta para crescer com dignidade, inobstante as dificuldades econômicas do país. Por isso defendememos que Ponta da Serra, distante pouco mais de 10 Km do centro de Crato seja um futuro bairro elegante da Prtincesa do Cariri , visto que será melhor e não acarretará prejuízo aos cofres do estado caso seja transformado numa cidade satélite de Crato. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando...
Somos fiéis escudeiros da Região do Cariri, mas asseguramos, que pretendemos manter uma união pacífica, com compreensão mútua, em todas as margens da estrada progressista, isto é, todos deveremos seguir num caminho em defesa da permanência do bem estar e melhor qualidade de vida de seus municípios..
Repetimos as palavras da crônica anterior: só há dois distritos capacitados para serem elevados à categoria de cidade no Ceará : Mundaú, em Trairi e Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, ambos na orla marítima.
Se teimarmos em querer elevar outros distritos à categoria de cidade, permaneceremos sempre com o pires na mão, pedindo misericórdia aos governantes, num gesto de pessoas atoleimados diante das autoridades governamentais.
Agradecemos a todos, de coração, pelas palavras elogiosas postadas neste Blog: ao doutores Heládio Teles Duarte, aos irmãos Armando e Carlos Rafael, ao Sr. Antonio Correia – um homem digno, educado e respeitado na Ponta de Serra – , ao Sr. José Nilton Mariano Saraiva – uma inteligência fora de série e de fértil pensamento; ao Dr. Carlos Eduardo Esmeraldo – um homem de pensamento digno – e por fim ao jornalista de inteligência brilhante, Dihelson Mendonça.
Agradeço com sinceridade e, ao mesmo tempo, retribuo todas as mensagens enviadas com dignidade e apreço. Esperamos sempre continuar com coragem e valentia em defesa de nossa terra. Muito obrigado meus amigos, de todo coração.

Texto de Pedro Esmeraldo


CONVITE: Pessoal e intransferível!

Hoje, no Teatro do Sesc Juazeiro do Norte, estarei fazendo o show “Girassóis” que praticamente encerra as minhas atividades artísticas do ano que está no término. Ano este que avalio não tão produtivo como gostaria, mas com muitos ganhos, dentre eles, pessoalmente considero, a realização do programa radiofônico “Cariri Encantado”, em parceria com o Centro Cultural BNB-Cariri que evidência a nossa musicalidade e coloca em discussão permanente a realidade desse caldeirão cultural que é o cariri cearense.

“Voltando “ao show, estou buscando nele a configuração do próximo disco-CD que receberá o nome de” Girassóis” e que, além das músicas autorais e de parceiros da minha geração, poderá conter músicas dos novos compositores daqui.

Portanto, todos estão convidados para este encontro de música e congraçamento no Teatro Patativa do Assaré, SESC Juazeiro do Norte, a partir das 20 horas, Entrada Franca.

Com amizade,
Luiz Carlos Salatiel

Polícia investiga morte de padre em SC-Por Moisés Rolim


A polícia investiga a morte de um padre de 46 anos, em Itajaí (SC). A vítima foi atingida por golpes de facas, às margens da BR-101, na madrugada de segunda-feira (14). O delegado Rui Garcia, da Central de Operações Policiais, diz que a principal hipótese é que houve um latrocínio (roubo seguido de morte). O assassino fugiu com o carro da vítima.

De acordo com testemunhas, o carro do padre Alvino Broering parou em frente a uma empresa, perto do quilômetro 114 da rodovia. O religioso desceu e foi perseguido por outro homem, que estava com ele no veículo. Ele foi alcançado perto de um posto de combustíveis e teve ferimentos na cabeça e nas costas.

Broering era capelão de uma universidade e diretor e fundador da Rádio Comunitária Conceição, de Itajaí. Centenas de pessoas compareceram ao velório e enterro do padre, na segunda. Ele foi sepultado em Santo Amaro da Imperatriz (SC).

*(Informações do Diário Catarinense)


MOISÉS ROLIM(Em busca da noticia.Colaborador do Blog do Crato)

É hoje!



Presidente Lula resolve ir a Copenhagen imediatamente - Postado por José Sales

Depois de ver a Senadora Marina Silva e o Governador José Serra tendo destaque nas atividades paralelas da COP 15/ Cúpula das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Copenhagen, tendo suas respectivas declarações amplamente divulgadas pela mídia internacional, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva optou por partir imediatamente nesta 3ª feira à Dinamarca. A estratégia, pensada pelos laboratórios do Planalto, de lançar a Ministra Dilma Roussef como a grande defensora do Meio Ambiente e da Amazônia e principal negociadora brasileira da COP 15, mesmo com a ajuda do Ministro Carlos Minc, parece que não deu resultado.

Os estrategistas do planalto, entre eles o “neo chanceler” Embaixador Marco Aurélio Garcia, não levaram em conta que a imagem internacional da Senadora Marina Silva, de origem negra, filha de seringueiros, que só aprendeu a ler já adulta e transformou-se em uma renomada militante ambiental, é ligada umbilicalmente à defesa da Amazônia e, que o Governador José Serra, ex – dirigente estudantil, ex – exilado político e que dirige, com sucesso, o mais poderoso Estado da Federação, poderiam ofuscar a presença da Ministra Dilma, que em seu curriculum destaca ela ser “mãe do PAC”, como se este detalhe da política nacional pudesse ter alguma significância na política internacional sobre a mudança climática, que ali se debate.

A Ministra Dilma que não passa de uma ilustre desconhecida nesta cimeira e até algumas semanas atrás era um ferrenha defensora do desenvolvimentismo a qualquer custo, defendendo inclusive, com unhas e dentes, a ampliação sem limite de fronteiras agricolas, a flexibilização imediata da análise ambiental, a instalação da Hidrelétrica de Belo Monte no Xingu e a MP do Desmatamento, que regulariza na marra todas as situações ocupação irregular e indevida de terras na Amazônia legal.

O Brasil levou para a Dinamarca uma delegação de mais de 700 pessoas, entre representantes do governo, políticos, estudiosos, ambientalistas e cientistas. Esta é a maior delegação presente em Copenhagen.

Postado por José Sales
.

Miss Crato é eleita Miss Ceará 2010


Eugênia Justino é eleita Miss Ceará 2010 !


Miss Crato 2010 - Fonte: Site Miss Ceará

Eugênia Justino, a Miss Crato, foi eleita a Miss Ceará, em evento realizado na noite desta segunda-feira, 14, no Siará Hall. Com 1.79m e 23 anos, a morena vai representar o Ceará no concurso Miss Brasil no próximo ano. Eugenia recebeu a faixa da Miss Ceará 2009, Khrisley Karlen, que ficou em quinto lugar no concurso Miss Brasil.

O segundo lugar ficou para a Miss Caucaia, Geórgia Busgaib, de 19 anos. Com a segunda colocação Geórgia, recebeu o título de Miss Terra Ceará. Ela vai representar o Estado no concurso Miss Terra Brasil, que acontecerá em Belo Horizonte, em 2010.

O Miss Ceará existe há 53 anos. Na semana anterior ao evento, as misses ficaram hospedas em um hotel, onde receberam aulas de etiqueta, boas maneiras, maquiagem, comportamento, cultura, história do Ceará, passarela, auto-estima, fotografia, nutrição, como falar em público, entre outras.

Conheça as outras candidatas:

Miss Ceará 2010 - Aracati.Net


Fonte: www.aracatinet.com, Portal Verdes Mares, e website oficial Miss Ceará



Pedido aos Escritores do Blog - Sobre a postagem das Fotos !!!

Pessoal, uma Recomendação Importante:

Vamos tentar postar SEMPRE as fotos em tamanho Grande ( lá na janela de postagem tem como escolher P-M-G, escolham Grande - SEMPRE ), e dêem preferência a fotos posicionadas à Direita ou à Esquerda do texto. Coisa mais estranha é uma foto pequena e centralizada na postagem, como tenho visto por aqui. Eventualmente, quando a foto é muito grande e significativa, podemos publicá-la centralizada E GRANDE. Mas isso vai depender do resto do Blog, das postagens próximas, para não abusar de um mesmo artifício.Vamos caprichar nas linhas gerais da nossa Diagramação. Uma postagem depende da outra. Assim faremos um bom website.

Abraços a todos,

Dihelson Mendonça

Notícias do Crato para o Dia 15 de Dezembro de 2009



Governo Municipal do Crato prossegue com a Quinta Edição do Doce Natal

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, prossegue com a quinta edição do Projeto Doce Natal. Nesse ano o tema central é Adoção: adote uma praça, adote um animal, adote uma criança, adote uma família, adote uma postura cidadã, adote uma instituição. O Doce Natal foi criado, a partir da idéia da primeira-dama do município, Mônica Araripe. Um projeto social que objetiva sobretudo, no Natal, levar alegria e solidariedade para pessoas de baixa renda. A cada edição, mais pessoas se encantam pela concepção de carinho e humanidade. As atividades começaram com ações em escolas e hospitais da cidade.

No último domingo aconteceu a abertura oficial na Praça da Sé, quando centenas de pessoas se aglomeraram para assistir a apresentações teatrais, música, orações, show pirotécnico, além da chegada oficial do Papai Noel, que recebeu a chave da cidade das mãos do Prefeito Samuel Araripe. As dramatizações ocorreram utilizando-se todo o espaço da praça, e a família cristã foi simbolizada por personagens bíblicos numa manjedoura, e a entrega de presentes pelos reis magos. Segundo o Folclorista e Mestre da Cultura Cacá Araújo, e espetáculo de abertura oficial do Doce Natal na praça da Sé, "foi um auto teatral de extrema qualidade, não só pela grandeza do tema, mas pela excelência dramática numa composição harmônica de utilização de várias linguagens (teatro, canto, vídeo, e dança)," e que "as festividades demonstraram também o alcance desse projeto social, que inclui crianças de comunidades periféricas, preparando-as para a vida através da arte e da solidariedade."

Programação Oficial do Doce Natal para os Próximos Dias:

Mão Amiga
Dia: Prossegue até o dia 18/12/2009
Visitas: Hospitais, Abrigos, Presídios, APAE com Participação de personagens natalinos

Doce Ciranda
Dia: Amanhã, 16/12/2009
Horário: 19h
Cortejo com a participação de Grupos Folclóricos, Papai Noel, Palhaços, Mágicos e Personagens Infantis pelas ruas da cidade.

Natal dos Garis
Dia: 17/12/2009 (quinta-feira)
Local: AABB / Crato
Horário: 19h

O Mundo Encantado na Fantástica Fábrica do doce Natal
Dia: 18/12/2009 (sexta-feira)
Local: Centro Cultural do Araripe
Horário: 19h
Musical Infantil, Brinquedos , Guloseimas, Show Pirotécnico

Encerramento do Doce Natal 2009
Dia: 19/12/2009 (sábado)
Local: Mirandão
Horário: 16h
Distribuição de Presentes, Shows Musicais, A despedida de Papai Noel

Projeto Água pra que te quero realiza hoje ação Cultural em Crato

A equipe do Projeto Água pra que te Quero, que percorreu desde o último dia 11, distritos e localidades do interior do Ceará com o objetivo de documentar a relação do homem com a água, desenvolve também seus trabalhos no Crato. Hoje, no Centro Cultural do Araripe - RFFSA acontecerá a Ação Cultural, que contará com palestras e exposição fotográfica, além de uma conversa sobre a importância da água na existência humana. No Cariri, os municípios participantes são: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo.

O Projeto água pra te Quero é uma idealização do grupo Poesia da Luz, da fotógrafa Nívia Uchoa e conta com o Apoio Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através da lei de Incentivo à Cultura, apoio institucional da SEMACE, Expresso Guanabara, e Consultoria da empresa Anima.Cult. A coordenação do projeto agradece à Coelce, bem como a colaboração das Prefeituras dos Municípios participantes. No Crato, o Governo Municipal disponibiliza apoio através das secretarias da Cultura, Esporte e Juventude e Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano. Toda a equipe convida a comunidade em geral a participar da Ação Cultural hoje no Centro Cultural do Araripe – RFFSA, a partir das 8 horas.

Para saber mais, visite o site: www.aguapraquetequero.blogspot.com

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Notícias da URCA - Dia 15 de Dezembro de 2009


Coleções didáticas com kits de fósseis são distribuídas para escolas do Cariri

O Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM), lançou, no final da tarde de ontem, na Universidade Regional do Cariri (URCAO), com a presença do diretor de fiscalização nacional do órgão, Walter Lins Arcoverde, o diretor do 10º Distrito do DNPM – CE, Fernando Antônio da Costa Roberto, o diretor do Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro, Diógenes de Almeida Campos, além do chefe do escritório do DNPM, em Crato, Artur Andrade, o Projeto Coleções Didáticas, com 90 kits contendo fósseis da Bacia do Araripe. O material foi entregue para diretores e coordenadores de escolas do ensino fundamental de 30 municípios da região. O projeto faz parte de um programa de combate ao tráfico de fósseis, dentro do contexto educativo e de conscientização do valor dessas peças para a região.

O material foi repassado para as escolas através de um termo de cessão assinado pelo responsável pela unidade de ensino e o diretor do 10º Distrito, Fernando Costa. Inicialmente, segundo o diretor de fiscalização nacional, a distribuição acontece em cidades da região do Cariri. Em seguida para estados fronteiriços, que estão inseridos na Bacia Sedimentar. Ele destaca que os fósseis que estão sendo distribuídos são os mais comuns encontrados na Bacia do Araripe, como os de peixes, insetos, plantas e répteis. Em cada kit repassado estão de cinco a seis fósseis. Junto desse material é entregue uma cartilha com explicações a respeito do projeto e orientações básicas a respeito da Bacia Sedimentar do Araripe, a paleontologia, os fósseis e as eras de formação, além de cartazes.

O Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, destacou a importância da distribuição desse material, além de colocar a Universidade à disposição para promover a capacitação dos professores na área, a fim de facilitar o repasse das informações para os alunos das séries iniciais. O Reitor ressaltou a necessidade da difusão do conhecimento sendo desenvolvido junto às comunidades escolares, dentro de uma ação educativa. “Queremos nos congratular com o DNPM e dizer que a URCA empresta inteiro apoio a esse projeto”, enfatiza. Todo o material distribuído é oriundo de apreensões, coletado sem autorização ou do resgate desses fósseis durante as atividades ilegais de mineração. As peças foram classificadas e acondicionadas em caixas apropriadas, contendo folder explicativo para o educador na área de Ciências Naturais.

Inscrições para seleção de transferidos e graduados abertas até o dia 18 deste mês

Estão abertas no período até o dia 18 de dezembro de 2009, as inscrições à Seleção Classificatória de TRANSFERIDOS e GRADUADOS da Universidade Regional do Cariri (URCA), período 2010.1, aos Cursos de Graduação da URCA. A Seleção e Classificação às vagas existentes nos Cursos para Transferidos e Graduados terão validade para admissão somente no 1º semestre letivo de 2010, respeitando o limite de vagas anunciadas em Edital. Estão destinadas ao preenchimento 357 vagas ofertadas na Seleção, para a classificação de candidatos que solicitarem ingresso por Transferência e como Graduado no 1º semestre letivo de 2010.

Alunos do Curso de Educação física da URCA são aprovados em concurso para professores

Alunos do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Regional do Cariri (URCA) são aprovados em concurso para professor. Dos 07 que se inscreveram 05 foram classificados. Os aprovados são Iolanda Mariano Tavares; Vladimir Meneses de Brito Feitosa; André Flávio Gonçalves Silva; César Ferreira Freitas e Jônio Vieira de Sousa. Todos os aprovados ainda estão cursando o 5º Semestre. Segundo o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, José Cavalcanti, esse resultado credencia a boa qualidade do curso, já que os alunos estão com pouco mais da metade dos créditos cumpridos para se formarem e já são destaque.

Turmas de Filosofia, Licenciatura e Pedagogia da Plataforma Freire começam em janeiro

A Universidade Regional do Cariri - URCA comunica aos Professores da Educação Básica que as turmas de Filosofia (Crato / 2ª) Licenciatura e a de Pedagogia (Nova Olinda / 2ª) Licenciatura, previstas inicialmente para começarem este mês, foram adiadas para o dia 08 de janeiro. A medida atende a orientação da Capes e ao mesmo tempo está em consonância que com a efetivação das condições materiais pertinente a um curso de graduação. Até o dia 21 de dezembro os professores que participarão destes cursos deverão comparecer ao Departamento de Ensino e Graduação (DEG), da URCA, para entrega de histórico e diploma da graduação, além da declaração de que estão atuando há três anos na disciplina de Filosofia (para o curso de Filosofia), em uma escola pública ou declaração de que estão atuando por três anos na educação infantil/série inicial do ensino fundamental. Nesse caso, o docente sendo de uma escola pública, para os que irão realizar a matrícula no curso de pedagogia.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Elizangela Santos
Crato, 15 de dezembro de 2009.

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30