xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/12/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 dezembro 2009

Salve companheiro Mapurunga ! - Novo cidadão Cratense !


O economista Antonio Raimundo Mapurunga é o mais novo cidadão do Crato. Ontem, a câmara de vereadores outorgou o título de cidadão Cratense e esse ilustre e querido colega, que ao longo de muitos anos, muito tem trabalhado pelo Crato em Fortaleza, e ajudado a AFAC - Associação dos Filhos e Amigos do Crato. Uma honraria merecida, a esse que seguramente ama a nossa cidade. Mais tarde, o Blog do Crato fará a reportagem completa.

A comenda foi outorgada na noite de ontem ( 11 ) em sessão da câmara de vereadores acontecida no Teatro municipal Salviano Saraiva. O teatro estava cheio de cratenses, em sua maioria, vindos de outras cidades, colegas da AFAC, além de autoridades, como os próprios vereadores, secretários de estado, e o prefeito e primeira Dama do Crato, Samuel e Mônica Araripe. Após a cerimônia, foi servido um coquetel aos presentes.

Por enquanto, trazemos apenas algumas fotos do evento:

IMG_7958

Acima: Wilton Dedê, presidente da AFAC

IMG_8011

Acima: Mapurunga conversa com o amigo Edésio Batista

IMG_7923

Acima: Prefeito Samuel Araripe entrega o título de cidadão cratense ao Mapurunga

IMG_7915

Acima: Mapurunga e sua digníssima esposa cantam o hino do Crato

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça

Centro Cultural BNB Cariri – Programação Diária


Dia 12 de dezembro, sábado

- Atividades Infantis - CRIANÇA E ARTE

14h Bibliotequinha Virtual. Instrutor: Gilvan de Sousa

O objetivo é despertar o interesse das crianças pela internet, mediante a realização de atividades educativas e jogos. 240min.

14h Teatro Infantil: Animartistas, com a Cia. de Teatro Anjos da Alegria (Crato - CE)

Narra a história de quatro animais muito diferentes entre si, mas que buscam um só ideal para suas vidas: escapar da opressão de seus donos. O jumento, a galinha, o gato e o cão representam, poeticamente, cada qual com sua personalidade, o sonho comum a todo ser humano: derrotar toda a forma de tirania. Livre. 50min.

15h30 Contação de Histórias: Uma História puxa Outra, com Bete Pacheco (Juazeiro do Norte-CE)

Contar histórias é uma arte antiga, passada de geração a geração. Ouvindo histórias, desenvolvemos o gosto pela leitura, ampliamos nosso vocabulário e educamos nossa atenção, estimulando nossa imaginação de forma bem divertida. 60min.

17h Sessão Curumim: Não é Mágica: Vulcões.
Sucesso absoluto entre os jovens do mundo inteiro, tem como principal ambiente um caminhão-laboratório que viaja pelo mundo desvendando os mistérios da natureza comFred, cientista e pedagogo, Jaime, jornalista, e Manu, uma investigadora curiosa não apenas em aprender, mas entender o mecanismo que move o planeta Terra. Nesta aventura, eles aprendem e entendem o que provoca os tsunamis, como os vulcões se formam e se multiplicam pelo planeta, como acontece uma erupção e o que sai dos vulcões e a revelação de que o vulcão mais antigo do mundo está na Amazônia. França, 2006. Animação com massinha. Cor. Dublado. Livre. 78min.

- Especiais - Cinema - ARTE RETIRANTE

Local: Distrito do Lameiro (Crato)

19h Curumim: T'Choupi. 70min.

- Artes Cênicas- ATO COMPACTO

19h30 Entre e Saia Para as Entre-Salas, com a Cia. Etra de Dança Contemporânea (Fortaleza-CE).

Um espetáculo de dança-instalação que pretende mostrar o cotidiano de uma casa e as diversas relações entre pessoas e objetos. A pretensão é transformar a perspectiva do lugar em ser, não apenas uma passagem, mas algo que fuja dos padrões convencionais que delimitam a dança nos palcos, deixando o público livre para criar sua relação com o espaço, os objetos, o inesperado e as incertezas. Direção: Edvan Monteiro. Classificação Indicativa: 12 anos. 40min.

Fonte: Centro Cultural BNB Cariri (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte)

E a "Imprensa Golpista" por onde anda? - Por Océlio Teixeira

A imprensa brasileira tem sido duramente criticada por Lula e seus aliados, sobretudo os que pertencem aos partidos de esquerda. Quando do "mensalão" de Lula e Zé Dirceu, logo os petistas e seus aliados se referiram às denúncias como tentativa de golpe. Toda aquela divulgação da mídia (impressa, televisiva, radiofônica e digital), segundo os governistas, era parte de uma estratégia das elites brasileiras para derrubar o governo Lula. E, desde então, toda crítica ao presidente da república ou aos seus aliados é taxada de tentativa de golpe. Criaram até uma nomenclatura para a imprensa brasileira: PIG - Partido da Imprensa Golpista.

Pois bem. Veio o mensalão do Azeredo e a mídia divulgou. E agora, o mensalão do Arruda, ou do DEM, e a mídia está divulgando amplamente. Será que a imprensa tá querendo derrubar o Arruda e seus aliados(inclusive participavam do governo do DF o PSB e o PMDB, aliados de primeira hora do governo Lula)? Porque, neste momento, ninguém diz que a imprensa brasileira é golpista?

Desejo melhora ao Doutor Procópio !

IMG_7697


Amigos,

Nosso caríssimo Presidente da SAAEC está hospitalizado há alguns dias. Quero aqui em nome de várias pessoas amigas levar nossa solidariedade a este grande administrador que reconduziu a SAAEC ao nível de empresa que hoje tem o respeito de todos os Cratenses. Empresa esta que hoje dá lucro. Empresa que inclusive, goza de verdadeira devoção por parte de seus funcionários. Em cerimônia recente, Dr. Procópio foi homenageado pelos seus colegas da SAAEC. E nada mais justo. Então, meu caro Procópio, nós lhe desejamos rápida recuperação e retorno às suas funções junto à SAAEC.

A SAAEC comunica à população, que adquiriu mais um caminhão novo, 2009, que se encontra estacionado defronte à própria SAAEC, e que vem para somar-se ao arsenal de equipamentos no sentido de melhorar ainda mais a vida do cidadão Cratense.

Saúde, meu Caro Procópio!
Vida Longa e Próspera!

Dihelson Mendonça

A regulamentação dos diplomas do Mercosul. Por Darlan Reis Jr

A CAPES divulgou a regulamentação do Acordo de Admissão de Títulos e Graus Acadêmicos para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do Mercosul. Já havia escrito anteriormente aqui no blog sobre a proliferação de cursos pós-graduação stricto sensu que não eram reconhecidos pela CAPES , o que impedia a sua utilização como titulação nas universidades brasileiras. Apesar disso, várias empresas do comércio de cursos, apresentam propagandas sobre as facilidades em se cursar a pós-graduação em outros países do MERCOSUL, com aulas de doutorado apenas durante as férias escolares e outros cursos com funcionamento similar.

As pessoas tem o direito de estudar onde quiserem, ou lhes for possível. No entanto, tem que saber os riscos de certos programas de pós-graduação no exterior que só podem ter validade no Brasil se os títulos forem revalidados por universidade que tenha o mesmo curso no país e que este curso seja reconhecido pela CAPES.

Como o criador do blog do Crato já pediu para não incluirmos links aqui, coloco o endereço sem o link para quem quiser acessar o conteúdo da notícia, divulgada pela Assessoria de Imprensa da CAPES.

http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/3414-admissao-de-diplomas-de-mercosul-tem-nova-regulamentacao

Eis a matéria:

Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
Quinta, 10 de Dezembro de 2009 17:16
"Apenas estrangeiros que venham lecionar no Brasil terão o benefício da admissão de títulos e graus acadêmicos obtidos em países partes do Mercosul. Essa é uma das decisões da reunião do Conselho Mercado Comum (CMC), que aconteceu nesta segunda-feira, 7, em Montevidéu, Uruguai.
Durante o encontro, foi aprovada a Decisão 29/09, que aprova a regulamentação do Acordo de Admissão de Títulos e Graus Acadêmicos para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do Mercosul.
Com essa regulamentação, o acordo somente surtirá efeito para estrangeiros provenientes dos demais países do Bloco, que venham a lecionar no Brasil. Os brasileiros não poderão se valer desse acordo para evitar os trâmites de revalidação de diplomas previstos na legislação brasileira.
O artigo 2, denominado “Da Nacionalidade”, trata do tema e explica que “a admissão de títulos e graus acadêmicos, para os fins do Acordo, não se aplica aos nacionais do país onde sejam realizadas as atividades de docência e de pesquisa”."


Houve um Natal - Por: Emerson Monteiro

Não sei precisar com exatidão a época, se aos meus 11 ou 12 anos, quando, na noite de Natal, recebi três livros, presentes de Papai Noel, que vieram no meio da madrugada embrulhados em papéis coloridos, embaixo da rede. Eram parte de uma série para a juventude, da Editora Melhoramentos, exemplares de encadernação azul, ilustrados com o primor de belos desenhos. Dos títulos, lembro bem, “Por mares nunca dantes navegados”, uma adaptação de “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões; “Vinte mil léguas submarinas”, de Júlio Verne; e “As aventuras de Robin Hood”, da lenda inglesa dos tempos heróicos da Inglaterra.
Com tais obras, vivi momentos deliciosos, na casa onde morava com meus pais, no Bairro Pinto Madeira, em Crato. O bangalô, construído ainda na década de 40 por “Seu” Pergentino Silva, denominava-se Vila Daïro; possuía andar térreo e um segundo pavimento rodeado e encimado por lajões de cimento armado. Nessa casa, passei, com a família, 12 anos inesquecíveis. Ao centro de ampla área, cercava-se de mangueiras, sirigueleiras, pinheiras, goiabeiras, etc., e dispunha, em sua fachada principal, da sombra frondosa de enorme timbaúba, que nos agraciava com generosa folhagem e canto dos mais variados pássaros.
No andar superior, quase todo deserto, habitávamos eu e meu irmão mais velho, Everardo, às vezes sequenciados pelos irmãos de minha mãe, Nairton, Neimann e Nirson, que se demoravam algum tempo a estudar em Crato. Ali permanecíamos quase todo o dia, depois das aulas, a ler e escutar rádio.
A propósito desses presentes e de outros que, às vezes, retornam às minhas recordações dos Natais, quando ouço críticas à figura de Papai Noel, que deixaria para tantas mentalidades, durante a fase natalina, em segundo plano a pessoa de Jesus, o Mestre Divino, indago comigo mesmo o que há de errado de alguém existir como o bom velhinho que distribui lembranças, a simbolizar a alegria e a felicidade. Multidões esquecidas no decorrer de todo o ano, quando, por ocasião do Natal, acontece de merecer das suas mãos alguns brindes, em alusão ao aniversário de Jesus.
Quero crer, por isso, na dupla figuração do ícone Papai Noel, que, além de movimentar as vendas nos finais de ano, pela satisfação que pode ocasionar, seja também o espírito da bondade em ação, mais parecido com o sentimento de doação e fraternidade que percorre o mundo nesta doce temporada da humanidade cristã.

Lula é escolhido personagem do ano pelo "El País"


11/12/2009 - 12h03

Uol Notícias
Em Madri


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido personagem do ano pelo jornal espanhol "El País" e qualificado pelo líder do Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, como "um homem cabal e tenaz", em um artigo publicado na quinta-feira no site do diário.
O perfil de Lula fará parte de um suplemento especial elegendo "Os 100 do Ano" entre homens e mulheres ibero-americanos que marcaram 2009. O artigo será publicado pelo "El País" no domingo, mas foi antecipado por sua versão digital.
O encarregado de traçar o perfil do presidente brasileiro foi Zapatero, que lembra que o conheceu em setembro de 2004, após a incorporação da Espanha à Aliança Contra a Fome, liderada pelo presidente brasileiro, em uma cúpula organizada pelas Nações Unidas em Nova York. "A ocasião não podia ter sido melhor", diz.
Após lembrar suas modestas origens, Zapatero destaca que pelas mãos de Lula, "seguindo o caminho aberto por seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, o Brasil, em apenas 16 anos, deixou de ser o país de um futuro que nunca chegava para se transformar em uma formidável realidade, com um brilhante porvir e uma projeção global e regional cada vez mais relevante".
O presidente do Governo espanhol considera que o Brasil "é um dos países emergentes que conta com uma democracia consolidada, e está chamado a desempenhar nas décadas seguintes uma crescente liderança política e econômica no mundo, como já vem fazendo na América Latina com notável acerto".
O artigo de Zapatero aponta que "Lula tem o imenso mérito de ter unido a sociedade brasileira em torno de uma reforma tanto ambiciosa quanto tranquila. Está sabendo, sobretudo, enfrentar, com determinação e eficácia, os desafios da desigualdade, da pobreza e da violência, que tanto lastreou a história recente do país".
Acrescenta que "como consequência disso, sua liderança goza hoje no Brasil do respaldo e do apreço majoritários, mas mais importante ainda é a irreversível aceitação social de que todos os brasileiros têm direito à dignidade e à auto-estima, por meio do trabalho, da educação e da saúde".
Zapatero aponta que "superando adversidades de toda ordem, Lula percorreu com sucesso esse longo e difícil caminho que vai desde o interesse particular, em defesa dos direitos sindicais dos trabalhadores, ao interesse geral do país mais povoado e extenso do continente sul-americano".
No plano internacional, o presidente do Governo espanhol opina que nos sete anos da Presidência de Lula, o Brasil "ganhou a confiança dos mercados financeiros internacionais, que avaliam a solvência de sua gestão, a capacidade crescente de atrair investimentos diretos, como as efetuadas por várias companhias espanholas, e o rigor com que administrou as contas públicas".
Zapatero define Lula como um "homem honesto, íntegro, voluntarioso e admirável". Após lembrar que o Brasil ocupará em breve um lugar no Conselho de Segurança da ONU, que está a ponto de se transformar em uma potência energética e que em 2014 receberá a Copa do Mundo, Zapatero se refere à reunião de outubro, em Copenhague, quando o Rio de Janeiro foi eleita cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
"Lula chorava de felicidade, como uma criança grande, porque o Rio de Janeiro acabava de ser escolhida cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de 2016. A euforia que o inundava não o impediu de ter o valor necessário para vir me consolar porque Madri não tinha sido escolhida", lembra.
"Não me estranha que este homem impressione o mundo", conclui Zapatero em seu artigo.
Postado por : J. Flávio Vieira

Jessier Quirino no Cariri


Programa Cariri Encantado com Seu Zezé - Por Carlos Rafael Dias

Foto: Luiz Carlos Salatiel


Quando Seu Eloi partiu para o sertão celestial, o sertão terreno quedou-se triste. O Forró da Casa Grande nunca mais alegrou os finais da tarde sertaneja. As aves canoras e aquela bela valsinha, tocada por um quarteto de cordas, e que faziam o fundo musical para o recital das Coisas do Meu Sertão– emudeceram por um instante. Ficou, pois, uma lacuna, mas esse vazio começa a ser preenchido como o milagre do inverno que molha o chão e tinge de verde a paisagem outrora cinzenta do sertão.

Mas, é festa no sertão de novo e a alegria volta aos finais das tardes mágicas e início das noites misteriosas que, agora, voltam a fluir nas ondas do rádio caririense.

Diariamente, das 16:30 as 18 horas, pelas ondas da Rádio Educadora do Cariri, a mesma emissora que irradiou a voz de Seu Eloi, está sendo veiculado o programa Festa no Sertão, sob a apresentação de um certo Seu Zezé.

O Seu Zezé, em questão, é o mais novo comunicador de rádio do Cariri. Uma personagem diferenciada, que chama a atenção dos ouvintes apreciadores das genuínas coisas do sertão; acostumados que foram pelo jeito telúrico dos grandes sertanistas, a exemplo de Eloi Teles, de cantar o sertão e o sertanejo.

Seu Zezé é um personagem criado por José Iderval da Silva, que também é operador de áudio da Rádio Educadora, tendo iniciado a profissão, inclusive, ao lado de Seu Eloi, nos programas Coisas do Meu Sertão e Forró da Casa Grande.

O programa Festa no Sertão completou seu primeiro aniversário no dia 6 de outubro passado e já caiu definitivamente no gosto do ouvinte que, de imediato, reconheceu a semelhança de estilo existente entre Seu Zezé e Seu Eloi. Não somente no repertório musical calcado no cancioneiro popular nordestino, mas, principalmente, na maneira envolvente de se comunicar com o público a partir dos mais puros valores sertanejos.

É festa no sertão e alegria no rádio. E hoje, das 14 às 15 horas, Seu Zezé será o entrevistado do programa Cariri Encantado, quando será feita uma homenagem a Luiz Gonzaga, um dos maiores intérpretes do sertão, cujo aniversário de nascimento será no próximo dia 13.

Cariri Encantado é apresentado por Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias e veiculado pela Rádio Educadora do Cariri AM 1020. Apoio do Centro Cultural BNB Cariri.

Escute o programa também pela internet acessando cratinho.blogspot.com.

Juntos para sempre - por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Sempre que estou fazendo minhas orações, entrando em sintonia com Deus, procuro agradecer pelos trinta e sete anos de casada com Carlos Eduardo Esmeraldo. Tenho certeza que foi Deus que o colocou no meu caminho, para juntos vivermos o nosso grande amor. Depois de quatro anos de namoro, tempo necessário para nos conhecer melhor e terminar nossos estudos, nos apresentamos diante de Deus para fazer nossos votos de fidelidade e amor eterno.

Prometer viver a dois para sempre é uma responsabilidade de cada um dos cônjuges. Metade para cada um deles. Se cada casal se lembrasse como é bonita a celebração do matrimônio cristão, quando se promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando e respeitando um ao outro todos os dias de suas vidas, o esforço seria grande para não deixar a união abençoada por Deus terminar. O amor que nos leva ao altar, deve ser regado a todo instante, como uma plantinha que precisa de água e sol. Experimente deixar essa plantinha sem água e sol, ela morrerá logo. Assim é o amor, se não for adubado com carinhos, beijos, atenções, doações mútuas e gentilezas, a tendência desse amor é morrer. Quando o casal nunca deixa de namorar, o amor cresce cada vez mais. A vida a dois com harmonia e doação faz o casal crescer juntos, um aprendendo com o outro.

O sucesso da vida a dois é sair do egoísmo e se doar um ao outro com a preocupação de fazê-lo feliz. Quando se casa, deve-se entender que se vai casar, não para ser feliz, mas para fazer o outro feliz e em troca receber a felicidade. O pensamento deve ser: essa união é para sempre! Assim os casais não irão desistir na primeira dificuldade.

Hoje em dia, vemos muitos casais que se separam por incompatibilidade de gênios. Entretanto sabemos que, quando existe amor as diferenças serão superadas quando se aceita o outro com seus defeitos e qualidades. O amor e a felicidade do casal se refletem nos filhos, pois o amor gera amor. Nas cartas de São Paulo aos Coríntios (13,4-8), está escrito: “O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará”. Entendemos aqui, que todos devemos aspirar o amor. Nas cartas de João (1 Jo 4,8) está escrito que “Deus é amor”. Em João (3,16), Jesus é o enviado do amor. Deus nos amou tanto que mandou seu filho, para que todo aquele que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. O centro do Evangelho é o mandamento do amor. (cf. Mt 12, 28-34), pois o amor é fonte de qualquer comportamento verdadeiramente humano. Através do amor, as pessoas podem criar gestos capazes de resolver situações difíceis. Observando o que diz São Paulo sobre o amor, podemos entender que o amor é a força de Deus e a força da pessoa aliada a Ele. Quando São Paulo diz o amor jamais passará ou acabará, é porque o amor é eterno e ultrapassa o tempo e o espaço. Portanto, é a vida do próprio Deus, da qual participamos.

Toda a felicidade do casal ao longo da vida, não cai do céu, deve ser conquistada. E a felicidade dos filhos dependerá dos pais que têm a obrigação de construir um lar feliz para receber os filhos. O papa João Paulo II dizia que “o futuro da humanidade passa pela família”. Dessas palavras podemos entender a responsabilidade dos pais em colocar pessoas equilibradas no mundo. E assim ajudar na construção de uma sociedade mais humana e fraterna, onde exista paz e amor. Se cada casal pudesse construir uma família feliz, teríamos uma sociedade com menos violência.

Viver bem e em harmonia é salutar para a vida a dois e, a felicidade conquistada leva o casal a viver juntos para sempre. A vida passa rápido. Então é importante que os casais que estão bem, continuem segurando na mão de Deus. E procurem viver cada vez melhor, não deixando que os apelos do mundo destruam a felicidade conquistada. Já os casais em crise, abram os seus corações e deixem a graça de Deus entrar em suas vidas. No projeto de Deus está incluindo a felicidade da família.

No início eu destaquei o agradecimento a Deus pelos trinta e sete anos de casados, porque eu e Carlos, de comum acordo, construímos toda essa harmonia e felicidade até aqui, segurando na mão de Deus, pois não somos nada sem a força do amor de Deus. A mensagem de Jesus Cristo, sempre nos guiou para agirmos de maneira correta no dia-a-dia da vida. E além do gradecimento a Deus, vou sempre pedir para que Ele nos dê forças para nunca nos afastarmos da sua Palavra e que o nosso amor cresça cada vez mais. E assim continuarmos juntos até o fim das nossas vidas.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Cariri sediará o XII Encontro Estadual de História - Por Océlio Teixeira

Prof. Altemar apresenta o projeto do encontro
ao Departamento de História

Ontem, dia 10, esteve visitando o Cariri o Professor Altemar da Costa Muniz, presidente da Associação Nacional de História - Secção Ceará(ANPUH - CE). O referido professor veio participar de uma reunião com o Departamento de História da URCA para discutir a realização do XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA.

O Prof. Altemar é mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor assistente da Universidade Estadual do Ceará e coordena o Curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central(FECLESC).

Nós conversamos com o professor Altemar e ele nos deu mais detalhes sobre sua vinda ao Cariri.

Océlio - Prof. Altemar, quais os objetivos da sua reunião com o Departamento de História da URCA?

A Associação Nacional de História - ANPUH-CE, juntamente com os colegas do Curso de História da URCA estão finalizando a programação do XII Encontro Estadual de História, que ocorrerá dos dias 21 a 25 de junho de 2010, e que percorrerá seis cidades do Cariri (Crato, Juazeiro, Barbalha, Santana do Cariri, Nova Olinda e Assaré). Será a segunda vez que o Encontro Estadual de História vem pro Crato. A primeira foi no ano de 2000.

Neste ano de 2010, a temática escolhida foi “HISTÓRIA: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS CULTURAIS”. Temos a finalidade de ao fim do evento respondermos aos seguintes questionamentos: quais são as políticas públicas do estado do Ceará para a área da história? Nós conhecemos essas políticas? O que estamos fazendo para que essas políticas existam e sejam verdadeiramente efetivadas? Consideramos que a discussão em torno dessas questões são essenciais para a valorização do trabalho do profissional de história, quer no âmbito da pesquisa, quer no âmbito do ensino.

Océlio - Como está sendo pensada a estrutura do Encontro?

Prof. Altemar - Queremos descentralizar os eventos do Encontro entre as várias cidades do entorno do Crato. Pretendemos que não só os alunos e professores das universidades participem, mas que os docentes de ensino fundamental e médio venham nos dar suas valiosas contribuições nas áreas de experiências didáticas e de produção de conhecimento em sala de aula. Queremos tirar o ranço academicista da ANPUH e para tanto precisamos aglutinar os historiadores que atuam nas escolas públicas e privadas do Estado.

Océlio - Quais as expectativas da ANPUH-CE quanto ao Encontro?

Prof. Altermar - Acreditamos que o evento no Cariri será um marco na história de nossa entidade. Pela qualidade da proposta; pelo engajamento da URCA, tanto de sua administração superior, quanto dos professores e alunos; quanto pelo envolvimento de vários setores sociais, ong’s e entidades que serão envolvidas na montagem e realização do Encontro Estadual. O Cariri mais uma vez demonstrará que é uma região encantadora e apaixonante.

Foto: Océlio

O "alagão" carioca – postado por Armando Lopes Rafael


Cenas do cotidiano: o "Alagão" no Rio de Janeiro. Como a Cidade Maravilhosa amanheceu hoje. Se os governantes de lá fossem de "centro" ou "de direita", a culpa não ia ser da chuva...
As chuvas que atingiram o Rio de Janeiro, causando alagamentos em várias ruas e queda de luz em diversos bairros na noite desta quinta-feira ultrapassaram a metade da média do mês, segundo a Climatempo. Em Copacabana, o volume chegou a 88,8 mm, sendo que a média de dezembro é de 169 mm. Até as 6h, a Defesa Civil Municipal do Rio manteve toda a cidade em estado de atenção pelas chuvas e considerou média a possibilidade de deslizamentos de terra nas zonas leste e sul do Rio, assim como na Ilha do Governador.
(Com informações de O Dia e JB Online)

Cientistas descobrem macaco que tem a melhor comunicação do reino animal

O Campbell, uma espécie de macaco das florestas da Costa do Marfim, emite seis gritos diferentes os quais consegue combinar, para lançar mensagens - o que representa a forma de comunicação animal mais elaborada conhecida até agora. A revelação foi feita por meio da publicação de um estudo do Centro Nacional de Investigação Científica da França (CNRS).

- O macho tem seis tipos de gritos de alarme (Boom, Krak, Hok, Hok-oo, Krak-oo, Wak-oo), e os emite raramente de forma isolada, preferindo formar longas sequências vocais de 25 gritos sucessivos em média (cada uma das sequências é constituída por um a quatro tipos de gritos diferentes). Ao combinar os gritos, esses primatas formam longas sequências vocais que lhes permitem transmitir mensagens vinculadas à sua vida social ou a diversos perigos.

Karim Ouattara e Alban Lemasson, do Laboratório de Etologia Animal e Humana de Rennes (norte da França), assim como Klaus Zuberbühler, da Universidade St Andrews da Escócia, analisaram durante dois anos os comportamentos e os gritos dos macacos Campbell no parque nacional Tai da Costa do Marfim. Eles observaram uma forma rudimentar de formar algo similar a palavras e frases, sobretudo entre os machos dessa espécie.

O estudo, publicado na revista PNAS da Academia de Ciências americana, explica que "a evolução de uma morfologia complexa começou cedo na história dos primatas, muito tempo antes do surgimento dos hominídeos". As sequências e a ordem de sucessão variam em função da mensagem que o animal queira enviar. Elas informam com grande precisão sobre o tipo de predador, por exemplo - se se trata de uma águia ou de um leopardo e, inclusive, sobre a forma de detecção dele, se acústica ou visual.

Fonte: AFP Via R7

Novas candidaturas brasileiras ao Programa Geopark UNESCO



O Brasil poderá ter mais um Geopark, se depender de um dos seis Estados da Federação que fazem o pleito junto à Unesco. Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso estão reivindicando a sua inclusão no projeto de Geopark junto à Unesco. Este foi um dos assuntos discutidos, ontem, no I Encontro Brasileiro de Geoparks: Construindo Novas Candidaturas, promovido pela Secretaria das Cidades do Ceará e o Ministério da Integração Nacional, no Hotel Encosta da Serra, no Crato, instalado na Chapada do Araripe, área na qual se insere o Geopark Araripe.

A representante de Minas Gerais, Úrsula Ruchkye de Azevedo, chegou para o encontro com o projeto pronto. O Estado oficializou a candidatura do Quadrilátero Ferrífero que inclui parte da capital, Belo Horizonte, e as cidades históricas Ouro Prefeito, Outro Branco, Cafezal, Santa Bárbara, Mariana e Caeté, que tem sua história ligada à extração mineral, principalmente, o ouro e o ferro. Enquanto o Geopark Araripe tem como suporte principal o patrimônio paleontológico, a região de Minas Gerais, segundo Úrsula, concorre com o potencial geológico. "Nós contamos apenas com um sítio paleontológico, o de Fonseca, com insetos e plantas fósseis", ressaltou a representante de Minas Gerais.

Para Úrsula, a aprovação da proposta mineira vai contribuir para o desenvolvimento da região de forma mais integrada. Ela lembra que existe uma preocupação do governo de seu Estado em relação ao futuro da região, quando se exaurirem os recursos minerais.O seminário no Crato, que tem como objetivo promover o intercâmbio de informações sobre o Geopark Araripe, único no Hemisfério Sul, com os diversos representantes de instituições da região ligados às artes, ao turismo e outros setores produtivos que se destacam no Cariri.

O evento, de acordo tem também a finalidade de esclarecer sobre o programa e o seu desenvolvimento, por meio de diversos projetos que já vêm sendo executados na região, além de compartilhar informações a respeito dos Geoparks da Europa, a exemplo dos de Portugal e Espanha, expostos por componentes de recentes missões técnicas a esses locais.

Fonte: Jornalista Antonio Vicelmo/ Caderno Regional/ Diário do Nordeste.

Comentário da postagem: Imagem das Minas da Passagem, localizadas entre Ouro Preto e Mariana um dos mais importantes registros do “Ciclo do Ouro” brasileiro, este período destacado de nossa História, que coincide com parte do Século XVIII e finda-se no inicio do Século XIX seguinte, que é um dos pontos incluídos na proposta do Geopark do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Hoje estas minas são ponto de visitação turística obrigatória e consolidada vinculado aos roteiros das cidades históricas.

Postado por José Sales


Lula usa palavrão em discurso sobre investimentos em saneamento básico para os pobres - Fonte: Agência Brasil


Brasília - Ao discursar hoje (10) na cerimônia de assinatura de contratos do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, em São Luís (MA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que nenhum outro governo do país investiu tanto em saneamento básico como o atual. O presidente ressaltou que as obras nos municípios tem que ser feitas para melhorar a vida da população, independentemente do partido do prefeito.

“Temos consciência de que estamos fazendo no Brasil o maior investimento da história deste país em saneamento básico, em todas as cidades brasileiras. Eu não quero saber se o João Castelo é do PSDB, eu não quero saber se o outro é do PFL [atual DEM], não quero saber se é do PT. Quero saber se o povo está na merda e eu quero tirar o povo da merda em que ele se encontra. Esse é o dado concreto”, discursou Lula.

O próprio presidente reconheceu que havia falado um palavrão e adiantou que seu ato falho saíra na imprensa amanhã (11). “É lógico que eu falei um palavrão aqui. Amanhã os comentaristas dos grandes jornais vão dizer que o Lula falou um palavrão, mas eu tenho consciência de que eles falam mais palavrão do que eu todos os dias e tenho consciência de como é que vive o povo pobre deste país. E é por isso que queremos mudar a história deste país. Mudar a história deste país não é escrever um novo livro. É escrever, na verdade, uma nova história deste país, incluindo os pobres como cidadãos brasileiros”, argumentou.

Lula acrescentou que é preciso investir em educação e dar atenção aos pobres para que eles tenham condições de conseguir bons empregos. "É ironia do destino, exatamente eu, que não tenho diploma universitário, vou passar para a história do Brasil como o presidente que mais investiu em universidades neste país. É uma ironia, porque eu conheço gente que era da “fina flor” e que não fez uma, exatamente porque ele já tinha estudado e já tinha aprendido. Para que pobre aprender? Pobre? Pobre tem mais é que capinar. Pobre, se arrumar emprego de pedreiro já está bom. Isso é o que eles pensavam, mas não queremos que pobre seja apenas pedreiro. Queremos que ele seja engenheiro, queremos que ele seja médico, queremos que ele seja dentista. E é essa coisa que está mudando no Brasil”, disse Lula.

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Líder do DEM diz que Arruda "é o Lula" do mensalão

O jantar de confraternização da cúpula do DEM marcado para a noite desta quinta-feira (10) será em clima de comemoração. Líderes do partido andavam angustiados com a indefinição em relação ao José Roberto Arruda e tratam a decisão de o governador se afastar como uma vitória. O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), anfitrião do jantar de hoje, afirmou que o partido é o primeiro a “conseguir resolver” uma crise política iniciada por um alto quadro envolvido com denúncias de corrupção. Aliviado, Caiado brinca com a situação e diz que Arruda “é o Lula” do mensalão do DEM e Leonardo Prudente, deputado flagrado enfiando dinheiro nas meias, “é o Delúbio” (Soares, ex-tesoureiro do PT).

- O jantar de hoje terá um clima de quem conseguiu resolver um assunto que nenhum partido conseguiu resolver até hoje. Não será propriamente uma comemoração, mas é uma situação exemplar.

O líder considera que o presidente licenciado da Câmara Distrital seria o tesoureiro do esquema de corrupção no GDF (Governo do Distrito Federal). Para Caiado, a punição a Arruda foi emblemática, porque no caso do mensalão do PT o partido teria jogado a responsabilidade pelo esquema de pagamento de mesadas a parlamentares da base aliada – o conhecido mensalão denunciado em 2005 - no ex-tesoureiro Delúbio Soares.

- Os partidos costumam ser rígidos com os tesoureiros, mas não têm atitude enérgica com os integrantes do alto escalão.

Fonte: R7

Notícias do Crato para o Dia 11 de Dezembro de 2009



Secretaria de Agricultura do Crato entrega boletos do garantia Safra ate próximo dia 14

Até o próximo dia 14, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato está realizando a entrega dos boletos dos agricultores inscritos no Programa Garantia Safra 2009/2010. A entrega dos referidos boletos está acontecendo na sede da Associação Atlética Banco do Brasil AABB de Crato de 7 as 13 horas. O Secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferrerira ressalta a importância do comparecimento de todos e solicita aos agricultores que compareçam ao local indicado portando os documentos de Identidade e CPF, do titular e da esposa.

Assistente social cratense fica em primeiro lugar na seleção da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará

O Governo Municipal em parceria com a Secretaria de Ação Social do Crato, comprometida com os avanços na implementação da Política da Assistência Social no município, encaminhou para Fortaleza, a Assistente Social Francisca Ioneida de Andrade,Coordenadora da Proteção Social Básica para participar da seleção estadual para especialização em planejamento e gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Francisca Ioneida ficou em primeiro lugar na seleção da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará STDS, realizada pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. A Secretária de Ação Social do Crato, Liduina Alves de Andrade parabeniza a assistente social cratense pelo feito e ressalta a importância de disponibilizar incentivos constantes para os profissionais do município.

Secretaria de Saúde do Crato realiza capacitação em aconselhamentos sobre DST/AIDS

A Secretaria de Saúde do Crato está realizando desde ontem, quarta-feira, 10, até hoje, quinta-feira, 11, uma oficina sobre aconselhamento em DST/AIDS para os profissionais que fazem parte da Estratégia de Saúde da Família. Essa formação continuada objetiva viabilizar melhores condições para que esses profissionais que realizam os testes de HIV e atendem aos usuários dos serviços de saúde em geral possam estar cada vez mais aptos a receber os pacientes sempre da melhor forma, com informações precisas, atenção especial, cuidado e dedicação.

Abertura do Doce Natal acontece próximo domingo

A Governo do Crato, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, está em plena atividade com o projeto Doce Natal. Em seu quinto ano o projeto, que partiu de uma idéia da primeira dama cratense Mônica Araripe, vem oferecendo carinho, atenção e muita solidariedade para os munícipes que mais precisam. Com o tema Adoção: adote uma praça, adote um animal, adote uma criança, adote uma família, adote uma postura cidadã, adote uma instituição a equipe do Doce Natal se empenha para conseguir cada vez mais parceiros que queiram participar desse ato de humanidade e amor pelo próximo. Dentro desse contexto já se iniciaram as ações do Mão Amiga com visitas a hospitais, Abrigos, Presídios e instituições como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE, salientando que hoje a equipe visita a Casa Abrigo. Muitas outras atividades estão por vir completando as ações de um projeto que objetiva sensibilizar, ajudar e unir o povo do Crato.

Participe! Seja um parceiro desse lindo projeto e lembre-se: a abertura oficial do Doce Natal será dia 13, próximo domingo, às 20 horas na Praça da Sé, com apresentação da Banda Mirim, musical natalino, chegada do Papai Noel e show pirotécnico.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30