xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/11/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 novembro 2009

Bom Dia Ministro: combate à fome e agricultura familiar

Blog do Planalto - Quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A experiência brasileira no combate à fome, com ações como o Bolsa Família e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) – ambos programas do Fome Zero – é hoje considerada uma referência mundial e pode vir a ser replicada em outros países em desenvolvimento pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Segundo os ministros Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), que foram entrevistados nesta quinta-feira (26/11) por rádios de todo o País no programa Bom Dia Ministro, as políticas públicas brasileiras estão garantindo cada vez mais a segurança alimentar dos brasileiros.
Ananias lembrou que 19 milhões de brasileiros já saíram da linha da pobreza extrema e que o Brasil vai atingir, até 2015, a meta do milênio de erradicar a fome. Falou também sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclui a alimentação entre os direitos sociais de todos os brasileiros. O ministro Cassel detalhou o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, criado em 2003, para garantir acesso a alimentos em quantidade e regularidade às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional.

(fonte: BLOG DO PLANALTO)

Duas imagens que diferenciam o Brasil dos EUA – postado por Armando Rafael

Duas imagens recentes mostram como o Brasil e os Estados Unidos reverenciam o poder de formas diferentes. Ou como o poder gosta de se apresentar para a população.
A primeira, dos EUA, foi publicada pelos jornais no dia 11.out.2009. Mostra o presidente norte-americano, Barack Obama, reunido com sua equipe. É de autoria de Pete Souza, fotografo da Casa Branca, e pode ser vista parcialmente abaixo:


A outra imagem é de 16.out.2009,e foi feita no sertão de Pernambuco. Mostra um tapete vermelho sendo estendido para a chegada do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. De autoria de Evelson de Freitas, a imagem está reproduzida parcialmente abaixo:



Qual é a diferença entre estas duas imagens?
Na reunião do presidente dos EUA, várias pessoas - Obama inclusive - usam canetas esferográficas ordinárias. À mesa, garrafinhas de plástico com água. Algumas pessoas têm à sua frente aqueles indefectíveis copos de papelão tampados. Há assessores com latinhas de refrigerantes, sem copo. Em resumo, nada daqueles garçons com paletós brancos servindo cafezinho e água em louça personalizada como ocorre em toda a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Na segunda foto, a imagem é autoexplicativa. A cena estapafúrdia parece ter saído de um livro de realismo fantástico escrito por Gabriel García Márquez. Um tapete vermelho para o presidente naquele ambiente chega a ser ofensivo. Em resumo, a forma como o poder é tratado e se apresenta é um traço marcante do caráter e do estado de espírito de um país.

Fonte: e-mail que circula na Web
Postado por Armando Lopes Rafael

Filme garante que Jesus visitou druidas na Inglaterra

LONDRES (Reuters Life!) - Jesus Cristo visitou uma cidade inglesa hoje famosa por seu festival de rock para encontrar os druidas. Pelo menos essa é a tese de "And Did Those Feet" ("E aqueles pés o fizeram"). O filme explora a teoria de que Jesus teria acompanhado José de Arimateia numa visita à região de Glastonbury, no sul da Inglaterra, um centro do conhecimento no mundo antigo. O Festival de Glastonbury, realizado numa fazenda próxima à cidade, é considerado o maior evento mundial de música e artes ao ar livre, e atrai alguns dos maiores astros do século 21, como Bruce Springsteen, Jay-Z, Neil Young e U2.

Pastor da Igreja da Escócia e pesquisador do filme, Gordon Strachan argumenta que Jesus pode ter ido à Grã-Bretanha para aprofundar sua educação, já que a região era um reduto de druidas, na época associados à sabedoria tradicional.

"Não há por que Jesus não ter vindo", disse Strachan à Reuters. "Glastonbury foi muito importante nos tempos antigos, a tradição remonta aos tempos pré-cristãos". O religioso argumentou que Jesus poderia ter construído o local original da capela de São José, em Glastonbury, e que a teoria sobre sua visita é plausível, uma vez que não se sabe muito sobre a juventude do carpinteiro da Galileia. "Ele provavelmente veio de barco com mercadores", disse Strachan. "Ele tinha muito tempo, e ninguém sabe o que ele fez antes dos 30 anos". O produtor Ted Harrison disse a jornalistas britânicos que naquela época a ilha atraía pessoas interessadas em aprender sobre espiritualidade e filosofia - não só dos judeus, mas também das civilizações grega e clássica.

"Ele teria vindo aprender sobre o que estava sendo lecionado a respeito de astronomia e geometria, ensinado em 'universidades' comandadas por druidas na época", disse Harrison ao jornal Daily Mail.

(Reportagem de Alexander Clare)

Fonte: Yahoo Notícias

Após suicídios, France Telecom fecha acordo de meio-período com sindicatos


A France Telecom assinou um acordo com seus sindicatos nesta quinta-feira para criar um esquema de expediente de meio-período para funcionários mais antigos, enquanto busca lidar com uma série de suicídios que abateu o grupo de telecomunicações. O plano já era esperado, e as negociações estavam em andamento havia vários meses. France Telecom substitui diretor após suicídios de funcionários. Executivo francês culpa e-mails por estresse de funcionários

Vinte e cinco funcionários da empresa francesa cometeram suicídio desde 2008 --uma taxa que, para os sindicatos, deve-se à reestruturação da France Telecom e às más condições de trabalho. Desde agosto a France Telecom e seu presidente-executivo, Didier Lombard, tentam evitar uma crise política e midiática em relação aos suicídios. O grupo vem negociando com os sindicatos para chegar a soluções concretas, como esse plano de meio-período de expediente. O plano, que a empresa já afirmou que deverá custar até 1 bilhão de euros (US$ 1,51 bilhão), permite que funcionários com até três anos para a aposentadoria trabalhem meio-período, mantendo parte de seus salários. A France Telecom afirmou nesta quinta-feira que este grupo inclui cerca de 14 mil funcionários. A empresa assinou o acordo com quatro sindicatos, que representam 68% dos funcionários da companhia. Lombard também trabalha em um novo plano para reformar a operadora de telecomunicações e dar a ela "um novo começo" após a polêmica dos suicídios, focando em grandes projetos como ampliar o acesso à banda larga na França toda.

Fonte: Reuters, em Paris
Através da Folha OnLine

LANÇAMENTO DO LIVRO DE PADRE ELIAS - Por Maria Otilia



Recebi este convite e gostaria de compartilhar com todos os leitores do blog do Crato. Trata do lançamento do livro do Padre Elias. Venha você também participar deste evento.


CONVITE

Desejo muito contar com a sua presença amiga no lançamento deste meu livro, cujo título é: ‘Palavras que a Palavra Inspirou’.
É uma pequena obra dedicada ao Pe. Manuel Alves Feitosa, por ocasião do seu Jubileu de Ouro Sacerdotal.
Será, também, uma bela oportunidade de reencontro entre nós.
Acontecerá no dia 07 de dezembro, às 20hs, no Auditório do Colégio Objetivo, pertinho da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Crato.
Conto com a sua valiosa presença, pela qual, desde já, agradeço.
Um abraço e até lá, se Deus quiser.

Pe. Elias
.
Postado por Maria Otilia Moreira

O Caso do Blogueiro que terá que pagar 16 mil reais à Justiça - Por: Dihelson Mendonça


Liberdade implica em Responsabilidade !

Os Dois lados de um Problema

Essa costuma ser uma das máximas aqui no Blog do Crato. Desde o início do nosso Blog, há 4 anos, todos os comentários dos leitores passam por uma moderação, ou seja, passam pelo administrador do Blog para poderem ir ao ar. Isso é uma espécie de censura prévia e que na minha opinião de administrador, se faz necessária em razão das inúmeras tolices que muitos escrevem, e que de outro modo, poderiam nos deixar em maus lençóis com a justiça, já que muitos comentaristas sequer assinam o que escrevem. Então os comentários gerais passam por uma moderação, a não ser, daqueles membros que possuem uma senha própria, que são escritores ( temos nessa classe, cerca de 70 e o Blog NÃO se responsabiliza de forma alguma, por esses comentários nem postagens feitas por essas pessoas ).

A razão dessa explicação dos métodos adotados no Blog do Crato, é para que alguns compreendam o grau de responsabilidade e seriedade com que Eu encaro a questão dos Blogs no Brasil. No Blog do Crato não são toleradas: Pornografias, nem palavrões, e procuramos na medida do possível, banir qualquer espécie de difamação aos próprios colegas do Blog, bem como a pessoas da sociedade em geral. Os problemas advindos das postagens são resolvidas sempre de modo amistoso.

Mas esse cuidado com o que se escreve nem sempre é observado por outros Blogs. Muitos Blogs não possuem sistema de moderação de comentários, anônimos podem escrever ( aqui é vetado o anonimato ), além de diversas coisas que considero irregulares e ofensivas. Vejo muitos Blogs na internet em que acho até que já nem se trata mais de liberdade, mas sim de libertinagem, de ofensas a pessoas comuns mesmo, e que não mereceriam tal tratamento irresponsável por parte dos Blogueiros.

No nosso Blog também, sempre que alguém se acha atacado E NOS RELATA, procuramos apaziguar as coisas e corrigir os erros. Se algum comentário de qualquer membro foi ofensivo, nós procuramos compensar o problema para com a pessoa e solucioná-lo de forma pacífica, desde que nos procure. Isso poupa problemas muito maiores, na minha opinião.

Vendo a históroia do Blog "Liberdade Digital", que se enrolou aí com uma dessas milhares de postagens a que qualquer blog está sujeito, lamento profundamente o desfecho que têve, a falta de um diálogo maior, e que se deixasse ir até as últimas consequências, quando a justiça foi acionada e não houve defêsa por parte do Blogueiro. Lamentável que um Blogueiro tenha que desenbolsar 16 mil reais por um comentário triste, destes que qualquer Blog recebe todos os dias. Mas existe a moderação para isso. Muitos consideram a moderação o cerceamento da liberdade de expressão, mas eu vejo como a promoção da Responsabilidade de cada um.

O Outro lado da Moeda
Agora, temos que ver também o outro lado da questão. A ganância dos meios de comunicação tradicionais. A internet nos trouxe um bem muito valioso, que faltava aos meios de comunicação, que é a plena liberdade de expressão. Na internet, todos podem comentar sobre os fatos. E essa liberdade, não pode ser abocanhada pelos grandes e poderosos, nem os meios de comunicação que querem usar o braço da justiça para atacar os pequenos da rede digital. Se nós cidadãos do mundo não nos unirmos agora no sentido de evitar esse cerceamento de liberdade, nós perderemos a nossa liberdade, e nos transformaremos em marionetes desse sistema perverso que a grande mídia tenta exercer. Na verdade, algumas respostas da grande mídia sobre certas questões, só mostra o desespero dela com a perda de terreno recente para os Blogs. A Internet É A MORTE DOS JORNAIS DE PAPEL. Eu tenho 16 anos de Internet, assisti a praticamente tudo que aconteceu nesse período, o surgimento e a queda de grandes corporações. Muitos jornalistas de papel teimam em não aceitar a verdade, alegando que o Jornal não vai desaparecer, porque da mesma forma, quando a TV surgiu, o Rádio não desapareceu. Acontece que os tempos são outros. Não é mais somente uma simples mudança e acréscimo de informação. Não se trata de um Upgrade. A TV foi apenas um Upgrade do Rádio, que continuou existindo para outras finalidades. No mundo moderno, a internet trouxe outra PLATAFORMA. É como se de repente, o Rádio e a TV usasse outro meio diferente do ar para a propagação das suas ondas.

A Internet revolucionou tudo no que se refere à comunicação. Muitos jornais de papel já estão batendo as botas. O mundo moderno exige agilidade. Agilidade essa que nunca poderá ocorrer com Jornais de papel. Creio que no futuro, os únicos meios em papel serão as Revistas e os Livros. As revistas serão poupadas, porque trabalham com resenhas, com reportagens mais atemporais. E os Livros também, são registros para a eternidade. Um jornal de papel não tem sentido de existir após uma semana. Tanto é que são escritos nos piores papéis que existem.

Portanto, a internet veio mesmo para destruir o Jornal de papel. Ponto.
E isso é o que está trazendo essa grande perseguição a quem opera a mídia digital, porque os Jornais se sentem ameaçados. Jornais lucram e muito com notícias. Alguns aí construíram impérios financeiros em cima da mídia tradicional e não querem largar o osso agora, para uns garotos que podem fazer muito melhor. No mundo inteiro, vários jornais já falam em parar as rotativas e muitos já pararam. Outros estão cobrando pelo conteúdo OnLine, porque hoje ninguém precisa mais ESPERAR o sol surgir para saber do que se passa no mundo.

Então, fica aqui este meu questionamento: De que nós internautas precisamos ficar atentos às manobras dos poderosos, que poderão começar um ataque massivo aos meios de comunicação da internet, porque estariam perdendo milhões, com a chegada dos Blogs, que muitas vezes operam sem fins lucrativos.

Conclusão
Mas por outro lado, como frisei no início do texto, é preciso que os membros dessas comunidades de internautas, aqueles que administram Blogs e Websites tenham RESPONSABILIDADE também sobre aquilo que publicam, ou que seus membros publicam, a fim de evitar ataques gratúitos, muito violentos, e totalmente desnecessários a pessoas de bem. O Bom Senso precisa sempre ser a lei maior na Internet. E num site coletivo então, é essencial. Que cada um aja com liberdade, mas sobretudo, com responsabilidade. Não é o título de uma universidade de Jornalismo que dá Caráter e Bom Senso, mas com certeza, a educação geral das pessoas. E se concedemos direitos de expressão a alguém, é necessário que essas pessoas saibam utilizar-se corretamente desses direitos.

Reportagem do Site G1 sobre o Caso do Blogueiro Emílio Moreno

Post abordava briga em colégio do CE; internauta insultou diretora. Blogueiro perdeu prazo para recurso e juiz ordenou penhora de bens.

Por conta do comentário de um internauta em seu blog, o estudante de jornalismo Emílio Moreno da Silva Neto, de 33 anos, morador de Fortaleza (CE), foi condenado pela Justiça cearense no mês de julho a pagar uma indenização de R$ 16 mil. Emílio perdeu o prazo para recorrer e, no último fim de semana, recebeu uma notificação de penhora de bens para o pagamento do valor. O caso começou em março do ano passado, quando o universitário repercutiu em seu blog uma briga entre dois estudantes do Colégio Santa Cecília, na capital cearense. No comentário, um internauta insultou a diretora, uma freira chamada Eulália Maria Wanderley de Lima, e criticou sua atuação na intermediação da briga dos estudantes. No segundo semestre do ano passado, a diretora da escola abriu uma ação por danos morais contra o blogueiro. Nas quatro primeiras audiências, segundo informações do Tribunal de Justiça do Ceará, o estudante compareceu e a diretora, não. Ela alegou viagens e outros compromissos profissionais.

Na quinta audiência, foi o estudante quem faltou, mas, ao contrário da diretora, não deu justificativas. Por conta disso, o juiz aceitou a ação e o condenou ao pagamento de 40 salários mínimos, o equivalente a R$ 16,6 mil na época. Emílio perdeu o prazo para recorrer e a ação transitou "em julgado" -- ou seja, não há mais possibilidade de recursos. No último sábado, dia 21 de novembro, Emílio foi notificado sobre o mandado da Justiça de penhora de bens para pagar a quantia e tem possibilidade de tentar reverter a penhora. O estudante afirma que não tem bens para serem penhorados e alega que tentou resolver o caso "amigavelmente". "O que eu realmente lamento é que não tenha havido um diálogo mais tranquilo, sem que houvesse a necessidade de uma ação na Justiça. Ofereci direito de resposta, apaguei de imediato o comentário. Enfim, acho que tudo isso é fruto de um grande equívoco. Lamento realmente."

Exclusão do comentário

O advogado Helder Nascimento, que defende a diretora da escola, porém, diz que antes de protocolar a ação pediu para que o comentário fosse retirado. "Pedimos para retirar e ele não retirou dizendo que era cerceamento da liberdade de expressão. Solicitamos que informasse quem era o titular do e-mail e ele se recusou. Não podemos deixar um cliente ser violentado." Na versão do blogueiro, cerca de dois meses após o post e o comentário um escritório de advocacia da capital cearense entrou em contato com ele.

"Eles queriam, por telefone, que eu identificasse o autor do comentário. (...) No início achei que fosse algo muito estranho. Uma pessoa me liga e pede a identificação de um comentarista do blog. Eu não passei. Consultei o sindicato dos jornalistas do Ceará, a assessoria jurídica deles e no início de setembro chegou o mandato de citação do 11º Juizado Especial Cível." O estudante afirma que, embora não tenha passado a identificação de imediato, retirou o comentário do ar após o primeiro contato. "A minha intenção desde o princípio foi produzir conteúdo relevante e acima de tudo, local. Nunca tive a intenção de promover ataque nenhum a ninguém."

Segundo Emílio, o e-mail dado pelo internauta era falso.

O advogado da freira, Helder Nascimento, diz que a Justiça avaliou o caso como "violação do direito de imagem". "Ele (Emílio) é o responsável pelo blog e foram veiculadas matérias ofensivas à pessoa que é uma religiosa, uma freira. E isso foi interpretado como excesso na liberdade de expressão."

Mediação

Para o advogado, o blogueiro deveria ter bloqueado as ofensas. "O blog tem mediador que faz a filtragem. Se isso existe tem uma finalidade, não está ali à toa. Ele permitiu que fosse veiculada uma ofensa a outra pessoa. (...) Embora ele não se sinta responsável, tem uma responsabilidade que extrapola o querer dele." O advogado avalia ainda que a internet "não é um campo ilimitado". "Há muita discussão sobre o uso da internet. Mas há limite técnico em todas as relações, inclusive na internet." Emílio diz se sentir injustiçado pela sentença. "Me sinto tão vítima quanto a Irmã Eulália. Na minha inexperiência jurídica, fui usado por alguém que certamente e deliberadamente queria atacar a diretora da escola e usou meu blog e a minha boa fé pra isso. Acho importante ponderar isso. Me sinto usado por um anônimo e punido por algo que eu nunca queria que tivesse acontecido."

De acordo com o estudante, o blog existe desde 2006 e analisa a mídia local e o cotidiano de Fortaleza. Para o blogueiro, casos como o dele poderiam ser evitados com uma legislação clara sobre a internet.

"Quero mobilizar e sensibilizar as pessoas que militam nas redes sociais da importância de discutirmos e pressionarmos nossas autoridades para uma legislação clara e que possa amparar quem produz conteúdo na rede. Toda vez que conto essa história para alguém as pessoas ficam impressionadas. Há muita desinformação sobre tudo isso."

Fonte: G1

Por: Dihelson Mendonça


Em defesa da Segurança Publica - Por A. Morais


O Deputado Estadual Vasques Landim cobrou da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado a volta do atendimento 24 horas da Delegacia Regional do Crato. Segundo ele, o município está localizado em uma região que faz fronteira com os estados do Piauí e de Pernambuco, o que facilita a migração de indivíduos que estão fora da lei, para, naquela região, cometer crimes, fazer intercâmbio de drogas. “A população está inconformada e nos cobra que o secretário e o Governo tomem providências no sentido de restabelecer o horário de atendimento àquelas pessoas”, afirmou.
Por A. Morais

Minha Homenagem .Por: Alessandra Bandeira


Teve ínicio dia 20 de novembro a Campanha Nacional de 16 dias de Ativismo pela Não violência Contra A Mulher, vivemos numa região extremamente machista e homofóbica, onde os indices de violência contra mulehr vem crescendo em números alarmantes.Numa sociedade onde mulheres frutas e ex garotas de programas tem prestigio, vim aqui homenagear uma das mulheres que mais admiro e que inspira minha carreira de historiadora e que nos mostra que ser mulher não é so ser linda, mas ter inteligência. Com vocês :

Mary Lucy Murray Del Priore ou Mary Del Priore (Rio de Janeiro, 1952) é uma historiadora e professora brasileira.Graduou-se em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, especialização (1993) e pós-doutorado (1996) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França [1]. Foi professora de História do Brasil Colonial nos departamentos de História da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.É colaboradora em revistas nacionais e internacionais, e publica crônicas no jornal O Estado de S. Paulo. Escreveu, organizou ou colaborou em mais de 40 livros. Foi duas vezes vencedora do Prêmio Casa Grande & Senzala, outorgado pela Fundação Joaquim Nabuco, por História das Mulheres no Brasil (1997), em 1998, e História das Crianças no Brasil (1999) , em 2000. Com História das Mulheres no Brasil ganhou o Prêmio Jabuti em 1998, na categoria Ciências Humanas. Publicou ainda A Mulher no Brasil Colônia (2000), Histórias do Cotidiano (2001), A História do Amor no Brasil (2005) e O Príncipe Maldito (2007), que conta a história de um descendente da família imperial brasileira, entre muitos outros.Em 2008 atuou como pesquisadora da Universidade de São Paulo e lecionou na Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, onde desenvolveu pesquisa sobre o Rio de Janeiro.

PS: Recomendo para quem quer ler uma obra de qualidade inigualável os dois últimos lançamentos da Mary: "Matar para não morrer A morte de Euclides da Cunha e a noite sem fim de Dilermando de Assis" ou "Condesssa de Barral A Paixão do Imperador" ambos da editora Objetiva, e quem quiser conhecer mais do seu trabalho só acessar o blog dela: http://marydelpriore.wordpress.com, vale a pena!

Mary , minha querida você merece essa e muitas outras homenagens !

Por Alessandra Bandeira
Fonte: Wikipédia



Cuba se prepara para realizar exercícios militares

As Forças Armadas cubanas iniciam nesta quinta-feira o primeiro de três dias de exercícios militares com o objetivo de preparação para um eventual ataque dos Estados Unidos. O exercício, chamado Bastion 2009, será o primeiro desde que Raúl Castro assumiu a Presidência, em fevereiro de 2008. O mais recente havia sido realizado em 2004, quando Fidel Castro ainda liderava o país. Segundo o jornal oficial do partido comunista, "Granma", o objetivo das manobras é fortalecer a preparação da ilha para enfrentar qualquer possível agressão do inimigo. De acordo com o correspondente da BBC em Havana Michael Voss, cerca de 1 milhão de efetivos devem participar do exercício --um sinal de que Washington não debe subestimar a capacidade de defesa de Cuba.

De acordo com o general de divisão Leonardo Andollo, as manobras são uma necessidade de primeira ordem, dada "a situação política e militar que agora define as relações entre Cuba e o Império". As autoridades cubanas têm mantido um estado de alerta desde a invasão frustrada da Baía dos Porcos em 1961 por cubanos exilados treinados pela CIA. Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou publicamente que o país não tem intenção de usar a força militar contra Cuba.

Fonte:Folha Online

Lula e Obama entram em colisão por crise em Honduras, diz "El País"


da BBC Brasil

Uma reportagem publicada no site do jornal espanhol "El País" afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido por seu tom "conciliador", está "entrando em colisão" com o presidente americano, Barack Obama, por causa da crise hondurenha. A matéria avalia as divergência entre as posições de Obama, que diz que aceitará o resultado das eleições hondurenhas no próximo fim de semana, e Lula, que não o fará porque o presidente deposto, Manuel Zelaya, não foi restituído ao cargo. "É a primeira vez que Obama e Lula se enfrentam publicamente", observa um correspondente do jornal no Brasil. "Os dois líderes mundiais com maior peso popular se encontram em posições difíceis de conciliar."

Embora considere improvável que as divergências tenham alguma consequência mais grave, o "El País" avalia que "esta pode ser a primeira vez que Lula se veja contra as cordas em um conflito internacional, ele que tem sido considerado um grande conciliador". Desde que chegou ao poder, Obama tem reiteradamente enviado sinais positivos para o governo Lula, que muitos chegaram a ver como um possível "mediador informal" entre os Estados Unidos e os países latino-americanos. Recentemente, no entanto, as duas agendas têm se mostrado díspares e têm surgido o que o "El País" chama de "pontos de fricção" em temas como a crise hondurenha, a questão climática e a recepção oferecida por Brasília ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, na segunda-feira.

"Agora que Obama tomou uma decisão definitiva [sobre Honduras] e a comunicou a Lula, o presidente brasileiro vai necessitar de toda sua intuição para sair do atoleiro sem se enfrentar com Washington", avalia o jornal.

"A solução só poderia vir de Zelaya, aceitando sair de cena em um gesto de generosidade para contribuir a devolver a paz ao país. A dúvida é se Lula será capaz de convencê-lo."

Folha Online

ONGs terão novas normas para receber dinheiro público


Salvador - As organizações não governamentais (ONGs) que atuam no país vão ser classificadas como entidades de colaboração e só poderão assinar contratos depois de selecionadas em processo de “chamamento” e de obedecer a novas normas, entre elas a de exercer função de “relevância pública” e sem fins lucrativos.

Isso é o que consta no anteprojeto de Lei de Normas Gerais sobre Administração Pública Direta e Indireta, Entidades Paraestatais e Entidades de Colaboração. Ele foi anunciado pela coordenadora da comissão de juristas que concluiu o texto, professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Para ela, as entidades do terceiro setor, por exercerem atividades de interesse social e com dinheiro público, devem sofrer o controle. “Faltava definir melhor um regime jurídico para esse setor para moralizar e garantir uma eficiência do controle dessas entidades que lidam com o dinheiro público”, lembra a coordenadora da comissão, que participa do 2º Congresso Brasileiro de Controle Público, em Salvador, até sexta-feira (27).

Segundo a professora Di Pietro, os contratos de gestão que existem e os novos passarão a ser chamados de “contratos de parceria” e obedecerão a novas normas que evitarão, segundo ela, “o desvirtuamento que hoje se observa em muitas dessas atividades do terceiro setor”. A principal deles é que esses contratos não poderão ter fins lucrativos. “Para assinar qualquer contrato, a atividade terá que ter relevância pública e vínculo com o governo. Esta é uma condição indispensável”, completou Di Pietro.

Eduardo Mamcasz
Repórter da Rádio Nacional da Amazônia

Cidadania fortalezense: agora virou moda - Por Océlio Teixeira

Mais uma autoridade nacional será agraciada com o título de cidadão fortalezense: o Vice-Presidente da Repúlbica. Sinceramente, não sei de onde os vereadores de Fortaleza tiram essas idéias. Nada contra o José Alencar. Até acho ele um cara bacana, valente, um empresário vencendor. Agora, se alguém me mostrar os benefícios que ele fez para a população de Fortaleza, fico calado, na minha. Mas se for só mais uma homenagem política, creio que precisamos criticar, pois essa história está virando brincadeira. A seguir a nota postada por Eliomar de Lima no seu Blog:

"O vice-presidente José Alencar vai receber, na próxima segunda-feira, o título de Cidadão de Fortaleza. A iniciativa é do vereador Gelson Ferraz (PRB) e a solenidade foi marcada para as 10 horas, no plenário da Câmara Municipal.

José Alencar receberá o título, dentro de uma agenda que cumprirá na Capital cearense e que inclui fala quando da abertura do encontro da Frente Nacional dos Prefeitos. Esse evento será aberto na tarde de segunda-feira, no Gran Marquise Hotel, tendo como cicerone a prefeita Luizianne Lins (PT)."

Fonte: Blog do Eliomar
Postagem: Océlio Teixeira de Souza

Emissão do Brasil sobe 62% em 15 anos, mais que dobro da média mundial


Puxadas pelo desmatamento da Amazônia e do Cerrado, as emissões de gases de efeito estufa no Brasil aumentaram 62% em 15 anos, entre 1990 e 2005, segundo o inventário oficial de emissões, cujos dados preliminares foram apresentados nesta quarta-feira (25) pelo ministro Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia). A previsão era de que o inventário só fosse sair em 2010.

"O aumento é muito inferior ao da Índia e da China: nesses países as emissões mais do que dobraram", avaliou o ministro. Mas o percentual brasileiro é mais do que o dobro da média mundial de aumento do lançamento de gases responsáveis pelo aquecimento global, que foi de 28% no período. Supera também, ainda que bem ligeiramente, a média do crescimento das emissões da parte não desenvolvida do planeta, de 61,3%. O país lançou carbono na atmosfera num ritmo mais acelerado do que o crescimento da economia. No mesmo período de 15 anos, o PIB brasileiro cresceu 47,4%. O aumento das emissões teria sido maior caso o Ministério de Ciência e Tecnologia não tivesse corrigido o volume de emissões registrado em 1990 e anunciado no primeiro inventário nacional, em 2004. "A correção foi significativa, de mais de 10%", contou Sergio Rezende.

Em 2005, de acordo com o novo inventário, os gases de efeito estufa lançados na atmosfera somaram pouco mais de 2,2 bilhões de toneladas. Tudo somado, o Brasil continua sendo o quinto maior poluidor do planeta, atrás de China (7,5 bilhões de toneladas), Estados Unidos (6 bilhões), União Europeia (4,6 bilhões) e Indonésia (2,3 bilhões). Esse número é maior do que a estimativa preliminar feita pelo Ministério do Meio Ambiente em mais de 200 milhões de toneladas de carbono. Supera também estimativa feita recentemente pelo grupo de Carlos Cerri, da USP de Piracicaba, diante do atraso na divulgação de dados oficiais.

Segundo Tasso Azevedo, responsável pela elaboração da estimativa do Ministério do Meio Ambiente, a discrepância se deve ao fato de que o inventário divulgado ontem alterou para cima a quantidade de gás carbônico contida em cada hectare de floresta. O primeiro e único inventário brasileiro, referente a 1994, considerava apenas 98 toneladas por hectare em toda a Amazônia --um número conservador. "Já era esperado que quando se fizesse a conta mais precisa esse valor fosse mudar", afirmou Azevedo.

Florestas

O desmatamento responde, no inventário, por mais da metade da emissão de gases de efeito estufa no Brasil em 2005. Em 15 anos, o lançamento de carbono pelo uso do solo aumentou a participação do bolo total de 54,8% para 57,5%. O aumento entre 1990 e 2005 foi de 70%. Mas esses números ainda refletem o auge do ritmo de desmatamento da Amazônia, registrado em 2004. Depois do desmatamento, a queima de combustíveis fósseis na geração de energia, nos transportes e na indústria também registrou aumento no período alcançado pelo inventário, de 68%. Diferentemente das emissões causadas por desmatamento, a tendência na área de energia é registrar novos aumentos. A participação do setor energia aumentou de 15,8% para 16,4% em 15 anos. Ao divulgar o inventário, o Ministério de Ciência e Tecnologia ponderou que os diferentes gases de efeito estufa têm pesos diferentes no aquecimento global. Nota do ministério diz que as projeções de emissões convertidas ao equivalente em gás carbônico "propiciaria políticas de mitigação inadequadas" --embora esse tenha sido o parâmetro usado pelo governo nas metas anunciadas duas semanas atrás.

O objetivo oficial é cortar entre 36,1% e 38,9% dos 2,7 bilhões de toneladas de gás carbônico que o país lançaria na atmosfera em 2020 caso não tomasse nenhuma medida de corte nas emissões. Em relação a 2005, esse corte estava sendo estimado em 15% pelo Ministério do Meio Ambiente, mas sobe para 25% com o dado do inventário --superando a meta anunciada pelo governo de São Paulo, de cortar 20% em relação aos níveis de 2005.

Política nacional

A meta nacional de corte entre 36,1% e 38,9% aprovada ontem em votação no Senado como parte da Política Nacional de Mudanças Climáticas. Vai agora à Câmara, a tempo de ser convertida em lei antes do encontro de Copenhague. Com apoio de representantes da indústria e do agronegócio, governo e oposição rejeitaram emenda da senadora Marina Silva (PV-AC), que propunha corte de pelo 20% das emissões até 2020, com base nos números do inventário divulgados ontem. Segundo Rezende, o documento completo ainda passará por nova checagem e por consulta pública antes de ser publicado oficialmente, até março.

MARTA SALOMON
da Folha de S. Paulo, em Brasília

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária


Dia 26/11, quinta-feira

Especiais - Oficina - ARTE RETIRANTE
Local (Caririaçu)
14h Arte Mural. 240min.

Programa de Rádio – Rádio Educadora AM 1020
14 h Compositores do Brasil. 60min.

Música - CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE
14h O Protesto na Música Popular Brasileira. 180min.

Literatura/Biblioteca - BIBLIOTECA VIRTUAL
18h Recursos Avançados de Utilização da Internet. 180min.

Artes Visuais - SEMINÁRIO AVANÇADO DE ARTE
18h Identidades Culturais na Pós-Modernidade. 180min.

Música - PALCO INSTRUMENTAL
19h30 Pipoquinha. 60min.

Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte
Fone (88) 3512.2855 - Fax (88) 3511.4582


Em Entrevista, Prefeito do Crato Samuel Araripe declara todo Apoio ao Futebol do Crato


Reforma no Estádio Mirandão


Estivemos ontem com o Prefeito do Crato, Samuel Araripe, que nos concedeu uma grande entrevista sobre a reforma no estádio Mirandão, prevista para começar nos próximos dias. Samuel, dentre outras coisas, garantiu seu apoio ao esporte, ao novo time, à diretoria, e conclamou a torcida cratense a se fazer sempre presente, garantindo o ânimo e sucesso do Crato Esporte Clube no estádio Mirandão. Ouça a entrevista no player abaixo ou leia a transcrição:

Samuel telefone

Para ouvir a entrevista corretamente, sem ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, localizado no canto superior direito, na entrada do Blog.



Blog do Crato:
Prefeito Samuel Araripe, o Sr. esteve hoje ( dia 25 ), no estádio Mirandão...

Samuel Araripe: Dihelson, Fui pessoalmente fazer uma vistoria no estádio Mirandão. Comecei pelas cabines de rádio. Quero fazer uma reforma para dar o conforto necessário à imprensa que virá de várias cidades que virão do Estado do ceará. Depois, visitei os vestiários, para que os atletas tenham o conforto que eles merecem, inclusive colocando mais chuveiros nos banheiros, para que depois do jogo os atletas tenham condições de tomarem banho depois das partidas, visitei o espaço destinado aos árbitros, as arquibancadas, inclusive determinei um local para a torcida adversária, para que as pessoas que torcem por outro times tenham todo o conforto e a segurança, visitei os banheiros para que a torcida, o povão, tenham banheiros à altura, as luminárias, bilheterias, muros, e passamos para o lado do campo. Andamos lá no gramado, vimos ainda alguns buracos que tem no gramado que deverão ser corrigidos até dia 20. Visitei o estádio acompanhado do meu secretário da Infra-Estrutura, da secretária de esporte Danielle, e da Ouvidoria e de outros secretários, e determinei que no dia 20 próximo, o Mirandão estará pronto para receber as agremiações que virão jogar com o Crato Esporte Clube. Então essa é a nossa contribuição como prefeito.

B.C - Poderia citar o que a sua administração tem feito em favor do futebol no Crato ?

S.A - Eu me recordo que quando assumi em janeiro de 2005, o mirandão estava interditado pela federação cearense de futebol, inclusive com a energia cortada por conta de uma dívida de 44 mil reais com a Coelce. Então nós fizemos todas as reformas necessárias. Eu queria mandar um comunicado à torcida do crato: Eu assumi 2 compromissos com a torcida. O primeiro foi de elevar o Crato para a primeira divisão. Eu e outras pessoas. É sempre bom compartilhar, porque essa caminhada não é isolada, é uma caminhada que muitas pessoas participam. Objetivo atingido. O outro compromisso foi em relação à ampliação do Mirandão. A Reforma e ampliação. O Deputado Arnon Bezerra, que é da base do Governo Federal, pelo PTB já se comprometeu em me ajudar no sentido de conseguir os recursos lá em Brasília junto ao ministério do esporte ou do turismo, e já tem aí um empenho de 1 milhão e quinhentos pra gente começar.O Mirandão será ampliado em 3 etapas:

A primeira etapa nós vamos melhorar a parte existente e começar o lado de frente das cabines que não tem arquibancada. A segunda etapa vamos aumentar, e a terceira etapa vamos concluir.

É bom deixar bastante claro que esse meu projeto é em parceria com o governo federal, porque a prefeitura não tem recurso suficiente para fazer a obra porque é uma obra cara. Já passamos o ano de 2009 trabalhando nesse sentido, por conta dessa crise internacional, as emendas parlamentares foram contingenciadas, e o recurso não saiu em 2009, mas há grandes possibilidades de sair em 2010. Afora isso, eu já dei uma entrevista hoje dizendo que tão logo a câmara dos vereadores, o poder legislativo retome as suas atividades, o poder executivo vai mandar o convênio de apoio financeiro ao time. Fizemos convênio em 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, e faremos também em 2010. E já é bom esclarecer que eu só posso mandar em fevereiro, porque o convênio de 2009 foi utilizado em 2009. Nós não podemos assinar 2 convênios no mesmo exercício. O campeonato começa em janeiro, então logo no mês seguinte, tão logo a câmara retome os trabalhos o executivo estará mandando. Afora o apoio do ( poder ) executivo, apoio como prefeito, que isso é um dever meu, é uma obrigação minha, porque o povo do Crato ama futebol, e eu também, eu sempre dou um apoio como cidadão, como pessoa física e também farei a exemplo dos outros anos. Então, estamos prontos para colaborar como sempre colaboramos, bastante otimistas, e esperamos que os empresários, a torcida de uma maneira em geral, ajude a diretoria, porque primeira divisão é diferente da segunda, é outro nível, os salários são bastante elevados, a prefeitura não pode arcar com essa missão só, porque a lei de responsabilidade não permite. Permite fazer um convênio dentro dos padrões que a gente já vinha fazendo. E isso será feito. Então agora compete a cada um fazer a parte.

Prefeito Samuel vai fazer a sua parte dando o conforto necessário ao Mirandão. O Samuel Araripe cidadão, vai ajudar dentro das minhas possibilidades. O técnico e a comissão técnica e os jogadores fazer a sua parte no sentido de apresentar um bom espetáculo à população. A diretoria administrar essa empreitada que não é muito fácil. Inclusive visitando os empresários, tendo criatividade para angariar recursos...fazer o que diretoria de clube tem de fazer mesmo. E a torcida fazer, Dihelson, o que ela vem fzendo desde 2005. A torcida do Crato é algo de extraordinário. Lota o Mirandão, acompanha o time em outras cidades, vibra, torce, sempre de uma maneira pacífica, entretanto bastante intensa. E é assim que nós queremos. Ultrapassar todo esse campeonato e quem sabe assumir novos compromissos, porque futebol é sempre assim. É sempre vencendo uma etapa, e enfrentando novos desafios. E estamos juntos aí. Se Deus quiser, o Crato vai fazer uma boa participação, repito, cada um fazendo a sua parte.

B.C - E como vê o cidadão Samuel Araripe no estádio, prestigiando o futebol cratense?

S.A - Dihelson, eu aprendi a gostar de futebol ainda muito pequeno, através do entusiasmo do meu pai, Ossian de Alencar Araripe, que foi jogador inclusive da seleção Cratense. Meu pai jogou futebol e fêz parte da seleção. E ainda muito pequeno eu ia aos estádios com ele. E eu lhe digo com toda sinceridade: Eu me viciei em Futebol, eu acho uma coisa extraodinária, num dia de jogo, Domingo à tarde, ou quarta-feira à noite você reunir ali uma meia-dúzia de amigos, a família, e você vai ao estádio bater um bom papo, um ambiente descontraído, e assistir um belo espetáculo. Então, a minha participação como cidadão é essa.

...Então, o cidadão Samuel vai estar junto do time. Eu quero aqui para aproveitar para mandar uma mensagem de agradecimento ao técnico Marçal que levou o time á primeira divisão, agradecer os atletas que defenderam a bandeira do crato em 2009, agradecer a comissão técnica que participou de maneira muito intensa para que o Crato chegasse à primeira divisão. Agradecer acima de tudo, à torcida do Crato como já disse, tem frequentado intensamente o Mirandão. E aproveitar para dizer ao novo técnico que eu desejo muita felicidade, muita sorte, muito êxito, estarei do lado dele, lá, entendeu , desejando todo o sucesso que ele precisa. Quero desejar o mesmo sucesso a todos os atletas que foram contratados pela diretoria, e conclamar literalmente a torcida para se fazer presente e torcer com muita paz, com muita tranquilidade, com muito entusiasmo, respeitando a legislação desportiva.

...então são essas as minhas mensagens de agradecimento, de quem participou para elevar o time em 2009, e desejar sucesso e solidariedade à nova equipe que se formou para enfrentar essa batalha em 2010.

Reportagem e Foto: Dihelson Mendonça


Jornais cearenses repercutem o caso da absurda condenação do Blog Liberdade Digital - Postado por Océlio Teixeira

"Os três mais vendidos jornais do Ceará ecoaram hoje nas suas páginas o caso do Blogueiro cearense, Emílio Moreno. O jornal O Povo estampou o caso com chamada na sua capa. No início da matéria (de uma página inteira) o jornal O Povo faz uma espécie de intimidação de efeito terrorista para os Blogueiros de plantão: “se você pensa que Internet é território sem leis, cuidado”. O Diário do Nordeste enfatizou com relevância espacial de metade de uma página a “opinião de especialista”: “A internet está deixando de ser terra sem lei”. Já o jornal O Estado também trás a matéria na sua primeira página, mas ponderou seus comentários.

O questionamento das Leis na Internet foi levantado mais uma vez. No entanto, que estão tentando crucificar Emílio para servir de exemplo para todos os Blogueiros, estão. Blogueiros do Brasil está mais do que na hora de nós se unimos e formularmos uma legislação própria, como a das propagandas com o Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária. A liberdade no mundo digital tem que ser extrema, não podem transformar a rede na hipocrisia que se vê em outros meios. A Internet tem que ser este ambiente de experimentos, para isso é possível um direito de resposta (coisa que nos Blogs é bem democrático o formato, já que a resposta não ocupará um espaço escondido, como acontece nos jornais ou na TV). Caso a pessoa se sinta lesada que responda, agora não pode é usar os questionamentos vindos da net para alavancar financeiramente o bolso a custa de sacrifício dos outros. Quer ganhar dinheiro sem esforço vai jogar na mega sena ou coisa parecida, utilizar-se da boa vontade alheia na escuta de conselhos de defensores famintos pelos custos é covardia.

A manifestação do pensamento é livre. Se alguém mandar para PQP os RastreadoreS que mande, tem todo direito do mundo. Agora queremos espaço para nós defender. Disse: queremos espaço para nós defender e não dinheiro arrecadado através da justiça. A legislação deve ser clara e que possa amparar também quem produz conteúdo na rede (não apenas quem se achar vítima).Ao ver os jornais de hoje o Blogueiro Emílio Moreno parece até um criminoso de alta periculosidade para a sociedade. É muito triste ver tudo isso. Quem irá indenizar por danos morais o Blogueiro que apenas cumpre sua missão de questionar o mundo, e zelar pelo livre-arbítrio de declarações. Direito de resposta basta, indenização é um absurdo.

Agora a Internet irá funcionar assim: se você não gostar do comentário dos outros entra com um processo e o Blogueiro paga a conta. Onde fica a liberdade de expressão? Onde fica o direito de resposta? Onde fica a democracia? E a dita justiça? Ache bom ou ache ruim, salve a Liberdade no mundo Digital, é isto! LD, somos todos nós! Daqui para frente é melhor não comentar mais nada para não ser condenado a pagar R$ 16 mil (lição aprendida? Censura cumprida!).

Definitivamente a Internet esta virando terra de donos, onde o poder econômico também parece que vai mandar a pau e ouro por aqui.

Rastreamento dos jornais de hoje:

. Blogueiro é condenado a pagar R$ 16 mil por causa de comentário de internauta
. Dono de blog é condenado a pagar R$ 16 mil
. Blogueiro terá de pagar indenização de R$ 16 mil"

Artigo publicado originalmente no destemido Blog Rastreadores de Impurezas
Autor: Tiago Viana

Fonte: Blog de Juazeiro
Postagem: Océlio Teixeira de Souza


PMDB do Paraná vai lançar Requião - Postado por Océlio Teixeira

O presidente do diretório do PMDB do Paraná, deputado estadual Waldyr Pugliesi, pretende registrar, na próxima segunda-feira, em Brasília, a pré-candidatura do governador do Paraná, Roberto Requião, para disputar a Presidência da República.

“Queremos que eles (diretório nacional) tratem esta questão com a atenção que merece, que promovam um amplo debate em cada Estado sobre o programa de governo”, disse Pugliesi. Ele deve estar acompanhado dos presidentes do partido em Santa Catarina, Eduardo Moreira, e no Rio Grande do Sul, senador Pedro Simon.

Pugliesi levará à direção nacional uma moção de apoio à candidatura de Requião, redigida sábado, durante um encontro que reuniu lideranças de 15 diretórios estaduais em Curitiba.

Pugliesi avalia que as lideranças peemedebistas que assinaram a moção representam “os anseios da maioria” dos peemedebistas. “Queremos que todos os diretórios sejam chamados para deliberar sobre os rumos do partido em 2010″, acentuou.

Entre as lideranças que participaram do encontro em Curitiba estavam o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, e o presidente do diretório do PMDB em São Paulo, ex-governador Orestes Quércia.”

Fonte: Agência Estado, via Blog do Eliomar
Postagem: Océlio Teixeira de Souza

Deputados usam verba da Câmara em suas empresas - Postado por Océlio Teixeira

Deputados federais direcionaram sistematicamente verba pública da Câmara para as suas próprias empresas ou para as de familiares, revela a documentação secreta obtida pela Folha no STF (Supremo Tribunal Federal).

Um dos exemplos se refere à Rádio e TV Difusora do Maranhão, pertencente à família de Edison Lobão (Minas e Energia). No ano passado, a emissora recebeu recursos da mulher do ministro, a deputada Nice Lobão (DEM-MA).

De acordo com os documentos, os repasses mensais, de R$ 5.727, foram feitos dentro da rubrica “manutenção de escritório”, uma subdivisão da chamada verba indenizatória de R$ 15 mil mensais usada pelos deputados.

Sócio da empresa, o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA), filho do ministro, afirma que o repasse se refere ao aluguel, pela Difusora, de um escritório à deputada.

“O escritório existe, é conhecido por todos e funciona cinco dias da semana. Estava locado até quando era permitido pelas regras [internas da Câmara]“, disse o senador. O ministro Edison Lobão estava ontem em viagem ao exterior. De licença médica, Nice também não comentou os gastos.

Na análise dos dados das cerca de 70 mil notas fiscais, a Folha encontrou outros casos semelhantes, sendo que nenhum deles se repetiu após abril, quando os gastos passaram a ser divulgadas na internet.

Na ocasião, após a revelação de que o deputado Edmar Moreira (PR-MG) apresentou notas de sua empresa de segurança para obter reembolsos, a Câmara baixou norma vedando explicitamente o direcionamento da verba para si próprio.

O argumento de que não havia regulamentação prévia serviu para inocentar Moreira no Conselho de Ética, mas contraria o artigo 37 da Constituição: o uso do dinheiro público deve seguir os princípios da moralidade e da impessoalidade.”

Fonte: FSP, via Blog do Eliomar
Postagem: Océlio Teixeira de Souza

CRATO - Notícias do Dia 26 de Novembro de 2010


Alunos do ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã do Crato receberão hoje certificação de aprendizagem profissional

A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro Comunitário Santa Maria realizam na noite de hoje a entrega dos certificados de conclusão dos cursos do ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadão. O evento será na quadra Bi-Centenário, localizada na Praça Alexandre Arraes no centro, às 18 horas e 30 minutos.

O município do Crato vem desenvolvendo um eficiente trabalho no que diz respeito a promover, educação profissional e inclusão social aos jovens participantes do projeto, bem como disponibilizando subsídios para uma melhoria significativa na qualidade de vida dos mesmos. Nesse contexto o ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã promoveu 10 cursos com 20 turmas com uma média de 20 a 25 alunos por turma.

O ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã, concebido pelo Governo Federal, tem como objetivo qualificar socialmente e profissionalmente jovens na faixa etária de idade de 18 a 29 anos de idade para o mundo do trabalho. No Crato foram realizados 10 cursos, 20 turmas e 500 jovens, em média de 20 a 25 alunos por turma.

05 turmas de Auxiliar administrativo;
01 turma de Agro-extrativismo;
02 turmas de alimentação;
02 turmas de construção e reparos;
01 turma de arte e cultura;
01 turma de metal mecânica (mecânica de motos);
03 turmas de saúde (atendimento consultórios médicos, hospitais... e prevenção da saúde na comunidade);
02 turmas telemática;
01 turma de turismo e hospitalidade;
02 turmas costura do vestuário.

2ª etapa da campanha contra febre aftosa vai até próxima terça-feira

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato comunica aos pecuaristas que a 2ª etapa da campanha contra febre aftosa irá até a próxima terça-feira dia 30. Erasmo Ferreira, Secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato frisa a importância de adquirir a vacina na loja veterinária de sua preferência e apresentar a nota fiscal com informações do rebanho vacinado no escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará ADAGRI ou Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará EMATERCE do município. Vale lembrar que é fundamental a apresentação do CPF na hora da compra da vacina e a atualização do cadastro no momento da declaração. E atenção: o período de declaração será até 15 de dezembro de 2010.

Crato vence mais uma etapa na conquista do Selo Município Verde

O Governo Municipal do Crato através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA realizou ontem uma Reunião com a Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Selo Município verde - PSMV do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM do Governo do Estado do Ceará Dra. Maria do Socorro Ferreira de Azevedo. Na ocasião foi apresentado o desempenho do Município do Crato no referido Programa neste ano de 2010. De acordo com a coordenadora do Selo Verde, dos 137 municípios inscritos este ano no Programa, 110 enviaram ao CONPAM os questionários de Gestão Ambiental e Mobilização Ambiental. No entanto, apenas 89 tiveram avaliação validada quanto aos prazos. O Crato foi um dos 33 municípios que, após avaliação de Gestão Ambiental, Mobilização Ambiental e Desempenho Ambiental, obtiveram Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) suficiente para serem avaliados “in loco” e que, portanto, continuam na disputa pela obtenção do Selo Verde 2010, em seguida foram avaliados “in loco”, por técnicos do Programa e o resultado sairá em breve.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

Não estamos sendo contemplados... – por Pedro Esmeraldo

Ah! meus amigos, queremos desabafar as mágoas que temos dos poderosos e dos mexeriqueiros tão abundantes na região. Estamos convictos que esses cidadãos são levados pela máfia da “mão ligeira” e só nos tem trazido discórdia. Tudo causado pelo desejo de tornarem-se no “foco de progresso absoluto da região”, sugando o sangue dos outros municípios vizinhos, graças à proteção recebida das autoridades da capital.
Cremos que, com toda certeza, alguns de nós, pertencentes aos outros municípios que atualmente estão desprotegidos da massa governamental, sairemos um dia dessa dificuldade e seremos contemplados com novos investimentos, mesmo porque temos garra e buscaremos soerguer – acima da discórdia e dessa lama podre que ora nos atinge e contamina o ambiente – deixando-nos descontentamento e desarmonia. Ambas provocadas pela má fé e egoísmo de levar o progresso só para si.
Muita gente não compreenderá a causa da nossa revolta. Embora tenhamos dito que, posteriormente, seremos julgados pela benevolência de Deus. Visto que, segundo nosso pensamento, precisamos compreender que querem tirar tudo do Crato à força de um crescimento democrático e um equilíbrio regional. Temos convicção que futuramente lutaremos com muita fé e sempre auxiliados pelo Onipotente, com os olhos voltados para dias melhores.
No momento, estamos sendo castigados por essa massa discordante que ultimamente só pensa em relocalizar, noutro município, os melhoramentos previstos para nossa cidade. O Crato é sempre deixado de lado. Não vejo interesse de nossas lideranças na conclusão de obras como o Centro de Convenção e o monumento á Nossa Senhora de Fátima, no Barro Branco. O ritmo de trabalho, dessas obras, é lento. Às vezes são paralisados e, quando reiniciados, são tocados a passo de tartaruga, o que vem mostrar a má vontade dos órgãos administrativos do Estado. E ainda quer obrigar o povo a engolir tudo isso calado.
Enquanto isso as obras previstas para outras cidades andam bem rápidas, causando espécie à população cratense, que também quer ver sua cidade com o merecido destaque no contexto do Estado do Ceará.
Lançamos uma pergunta: também nós não pagamos impostos e tributos? Por que estamos esquecidos em relação a outros municípios cearenses? Notamos que somos empurrados para escanteio. Com sinceridade responderemos aos inimigos do Crato, aqueles que só vêm buscar o nosso voto no período eleitoral, diremos a esses homens públicos, incluindo os da zona norte do Ceará, que nós, os cratenses, não suportaremos mais essa desigualdade e nem iremos contribuir com nossos votos para a essas pessoas descomprometidas com o progresso do Crato.
Concluo dizendo a esses senhores: não pretendemos participar de facção partidária, praticadas sob o método do clientelismo: Procuraremos o que há de melhor, fazendo um trabalho intenso e com fé. E sairemos dessa balbúrdia na certeza que dias melhores virão para Crato num futuro próximo. E mais: não abraçaremos os lisonjeadores porque não nos interessa bajular ninguém, mas avisamos a esses verdadeiros inimigos que seremos diligentes e louvaremos a todas as pessoas interessadas no progresso do nosso Crato.

Texto de Pedro Esmeraldo


Notícias do Crato para o Dia 26 de Novembro de 2009



Acontece hoje em Crato reunião do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri acontece

Será realizada, hoje, à partir das 8 horas e 30 minutos no Auditório do Centro Cultural do Araripe a reunião do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri. O Fórum é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo e a cultura da região do Cariri.

A programação seguirá os seguintes tópicos:

* Posse do Conselho Municipal da Cultura do Crato-Ce
* Apresentação do Projeto Audiovisual de Educação Ambiental-Chapada do Araripe- de autoria de Jéferson Albuquerque
* Reprogramação para o Estudo de roteiros Turísticos Culturais do Cariri
* Agenda para elaboração do Planejamento Estratégico do Fórum
* Lançamento da Eleição da Diretoria do Fórum para o biênio 2010-2011

O Fórum tem parceria com o SEBRAE-CE e o Ministério do Turismo e apoio do Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Participe!

CRAS Vila Alta inaugura hoje salão de beleza da Unidade de Inclusão Produtiva

A Prefeitura Municipal de Crato, por meio da Secretaria de Ação Social, em parceria com o Centro de Referencia em Assistência Social - CRAS Vila Alta, inaugura, hoje as 17 horas, uma Unidade de Inclusão Produtiva no bairro. O salão de beleza, ATITUDE - Imagem Pessoal. As Unidades de Inclusão Produtiva têm por objetivo apoiar investimentos econômicos e sociais nos grupos populares em situação de vulnerabilidade pessoal e social, subsidiando financeira e tecnicamente iniciativas que possam garantir o fortalecimento de ações sustentáveis e a partir daí promover a inclusão produtiva da população.

Secretaria de saúde do Crato capacita agentes de saúde

A Secretaria de Saúde do Crato está realizando desde ontem até hoje uma capacitação para nova turma de agentes comunitário (sobre DST’s AIDS) no auditório do Centro de Hipertensão e Diabetes. A capacitação será coordenada pelas enfermeiras Cintia Nobre de Lemos e Maria Bezerra Ferreira ambas técnicas da Secretaria de Saúde.

CRAS Muriti promove ações de desenvolvimento humano para crianças

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social, juntamente com o Centro de Referencia em Assistência Social -CRAS do Muriti avisa que todas as terças-feiras de 14 às 15 horas e 30 minutos está sendo realizados encontros com o Grupo Mundo da Fantasia com crianças de 03 à 07 anos de idade com 15 participantes desta comunidade. Ainda no CRAS Muriti todas as segundas-feiras de 14 às 15 horas e 30 minutos são realizados encontros o Grupo Arte e Leitura para crianças de 08 à 12 anos de idade.Promovendo habilidades pessoais e sociais com as crianças,tais como: Comunicação, Memória, Raciocínio, Concentração e Coordenação motora, bem como acompanhamento com às jornadas do ProJovem adolescente.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Carta aberta ao Presidente do TCM Ceará - Por: Hildeberto de Aquino

Russas (CE), 26 de novembro de 2009

Excelentíssimo Presidente do TCM, Ernesto Sabóia,

Em acatamento à sua mensagem relativa a apresentação de sugestões ao aprimoramento do TCM, na forma do seu e-mail abaixo a mim direcionado, posto as minhas despretensiosas, mas convictas colocações, como se seguem:

1. O anonimato, embora ilegal, é uma forma segura de se manter a privacidade, inviolável que deveria ser, do cidadão. Muitas vezes funcionários de uma repartição pública sabedores de um ato falho, maioria das vezes praticados por superiores hierárquicos, preferem calar a se expor por temerem represálias. E essas sistematicamente acontecem, de forma explícita ou veladamente.

SUGESTÃO: A minha sugestão consiste em se preservar o sigilo da fonte.
Apurar-se-ia a denúncia sem implicações para o denunciante, qual seja o nível funcional do mesmo, resguardando-lhe a imunidade como um direito.

2. 2. As fiscalizações são mecanismos que visam coibir irregularidades. E como tal devem ser amparadas no fator surpresa. Quando antecipadamente agendadas e notificadas se constituem um mecanismo de alerta e até proteção aos faltosos que, cientes da vistoria, cuidam em encobrir os seus atos falhos, e conseguem.

SUGESTÃO: as fiscalizações não deveriam ser agendadas e muito menos notificadas. Dar-se-iam por sorteio, independente de que zona a que se destinem. O fator surpresa é fundamental e um excelente fator de intimidação.

3. 3. A forma de escolha dos integrantes do TCM é feita, a meu entender, de forma equivocada. A indicação política inibe de certa forma a liberdade de atuação dos seus agentes.

SUGESTÃO: Como para ocupação de todos os cargos públicos se exige concurso aberto ao público, também o TCM deveria adotar esse procedimento constitucional para escolha dos seus membros. Com isso a força de coibição, a liberdade para agir com a firmeza conveniente seria um fator de alta relevância, posto que não se cogitaria de possível intimidação pelo vinculo nefasto da politicagem. Não se trata aqui de qualquer ilação a esse respeito, mas é o óbvio. Se ele me indica, como posso ter argumentos isentos para cobrar-lhe uma postura ilibada?

4. 4. Por fim, eu acho que o TCM deveria ter maiores poderes não se restringido somente a pareceres, maioria das vezes, embora tecnicamente bem fundamentados, são politicamente sujeitos a manobras.

SUGESTÃO: Sendo fato inconteste, documentalmente comprovado, que se destinasse às Câmaras apenas para apreciação política sim, mas que desde que essas avaliações dos pareceres do TCM fossem destinadas, em última instância, às Promotorias que, com a isenção que lhe é peculiar e de ofício, em última análise dariam cabimento ou não, inclusive sugerindo as punições cabíveis em cada caso quando se tratar de improbidade administrativa. Sem isso o TCM não tem razão de existência porque muitas vezes assiste a seus pareceres serem contrariados por Câmaras corrompidas e que compactuam com os maus gestores da coisa pública, quando não elas próprias envolvidas. Decorre dessa prática a impunidade consentida à falta de um poder coercitivo. Sentido-me lisonjeado pela lembrança e oportunidade de participar,

Respeitosamente,

JOSÉ HILDEBERTO JAMACARU DE AQUINO
Russas (CE)

“Se você tem pais, familiares ou amigos IDOSOS seja-lhes SOLIDÁRIOS. A grande maioria dos políticos e o governo querem aniquilá-los por completo. Negam-lhes direitos enquanto achatam seus salários na mais difícil fase da vida. Lembre-se de que você alcançará essa idade e verá o quanto é difícil subsistir. Se não tem absoluta convicção de qual lado estão os políticos não vote em nenhum deles! EM 2010 ANULE O SEU VOTO! É um ato humanitário e de solidariedade a quem lutou a vida toda e hoje é desrespeitado nos seus direitos elementares.”

REPASSE essa idéia, porquanto JUSTÍSSIMA!

Hildeberto AQUINO
Russas (CE)


Blog do Crato - 04 anos humanizando o cariri cearense. - Por: Luiz Domingos de Luna

Prezados leitores,

É sempre uma grande alegria acessar o Blog do Crato permeado por artigos, poesias, contos, numa diversidade de informações que envaidece a toda região do cariri, sendo inclusive, um dos blogs mais acessado no sul do Ceará, de uma qualidade impar norteando todos a variantes de temas que dão uma noção exata do pulsar existencial na cidade, motor primeiro, do cariri cearense – Crato. O Que de fato todos merecem um reconhecimento, porém, o foco são os 04 anos do Blog do Crato.

Quando o número de acessos cresce em progressão geométrica, dando ao Crato o lumem de visita on line – Blog do Crato –04 anos, de já, uma preparação para as festividades alusivas ao final de 2009, que, sem dúvidas foi o ano que consagrou o blog do Crato com comenda e com: Creio eu: a aprovação majestosa de seu quadro de leitores que sempre primam pela informação e o jeito característico da querida sociedade cratense, que tem no seu cerne, a identidade cultural, artística, musical, literária e a tenacidade de uma atuação coesa e determinada em manter a chama acesa das manifestações que se desdobram no espaço tempo, sempre a clamar a todos , um mundo mais promissor, na correção das falhas do presentes, e na construção da unicidade do agora e do amanhã.

É momento para integração, cooperação, esforço pleno, ao mundo, as atenções voltadas para o blog do Crato, num esforço gigantesco de 04 anos, numa tenacidade, numa garra, determinação de plantar esta semente no vasto sitio da internet, competindo com gigantes, porém com a seqüência de passos bem dirigidos, com projetos bem elaborados, como a determinação de conseguir ser sempre uma luz no mundo globalizado da internet. o que, de fato, os blogs do cariri cearense estão conseguindo com muita altivez, desenvoltura, determinação e bravura!

É mister afirmar, que esta proeza temporal - 04 anos, envolve todo um manancial de devotados a causa, abnegados, que na rotina escaldante do dia a dia encontra tempo para redigir artigos, noticias, fatos, ocorrências a passar na passarela do mundo virtual - Blog do Crato e em outros cooirmãos. Toda esta majestosa comunicação, em tempo real, na orla do blog do Crato não seria possível, se não fosse o idealismo, a determinação, a vontade de fazer bem feito do Pianista Dihelson Mendonça que em meio ao vendaval de ocupações outras, assessoria de imprensa, concertos musicais, radialista rádio chapada do araripe, ocupações diárias que oneram o seu tempo, mas que no tabuleiro existencial consegue manter este blog atualizado, diversificado, sem censura, sem discriminação com qualquer manifestação da liberdade de expressão, ou mesmo quais quer ideologia permeada na heterogenia social. 04 anos de tewstemunho.

Quando o repicar das igrejas de Roma pelo mundo afora o som do nascimento do Menino Jesus a bailar no banquete de mais uma confraternização dos que professam ou não a fé, uma certeza, ficará impresa como um timbre na alma de todos os habitantes do planeta terra.

A Responder a fatídica pergunta: Por quem os sinos dobram ?

Com certeza por todos nós, cristãos ou não, que se deleitam sobre a arte do compromisso, tenacidade, seriedade, e, principlamente, ser útil a coletividade humana na edificação da civilização que nunca termina neste edificio humano sempre em construção. A Dihelson Mendonça a certeza de que estes quatro anos não o faz somente ser o blog do Crato um dos mais antigo do Cariri, mas a inspiração para outros que também lutam obstinadamente por um Cariri Globalizado, assim, também extensifico a minha sincera homenagem a todos os blogs e bloguerios do meu querido cariri e por extensão ao estado do Ceará como um todos. Um feliz final de anos a todos estes maestros da sinfonia da filarmônica da humanização via on line.

Tudo por uma construção de uma sociedade onde todos possam ser felizes!!!

Por: Luiz Domingos de Luna
Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra
Aurora - ( CE)


Partido Verde defende insticionalização de metas para o clima


Participando como palestrante, Marina Silva disse que os governos devem assumir o compromisso de fazer os investimentos corretos. A bancada do Partido Verde no Congresso Nacional participou da comissão geral na Câmara dos Deputados que discutiu a posição brasileira nas questões ambientais que serão negociadas na cúpula do clima em Copenhague. A senadora Marina Silva (AC) participou como palestrante, indicada pelo líder do partido, deputado Edson Duarte (BA).

Em seu discurso, Marina falou da apresentação de emenda à Política Nacional sobre Mudança do Clima ou um novo projeto de lei paralelo para institucionalizar as metas brasileiras de redução das emissões de gases de efeito estufa. “O Brasil deve institucionalizar a proposta, e os governos assumirão o compromisso de fazer os investimentos corretos”, defendeu a senadora. Ela criticou a defasagemdo inventário brasileiro sobre as emissões e disse que apresentará requerimento para que o Ministério da Ciência e Tecnologia explique no Parlamento a inexistência desse inventário. O deputado Fernando Gabeira (RJ), por sua vez, afirmou que, se os brasileiros querem ajudar a reverter os efeitos do aquecimento global, a responsabilidade pelas mudanças serão de cada indivíduo.

Para ele, as metas anunciadas pelo governo brasileiro são reflexo de uma mudança de comportamento em outros países, que fizeram com que as próprias empresas brasileiras pedissem ao governo para que adotasse uma posição mais firme para a Convenção do Clima, em Copenhague. Acordo climático O líder do partido, deputado Edson Duarte, disse que considera grave o adiamento, para depois de 2009, do acordo político sobre o clima, a princípio previsto para dezembro em Copenhague. “Há uma esperança de que ainda seja possível um acordo, embora existamas dificuldades impostas pelas condições internas dos EUA. Já estamos muito atrasados não há mais como adiar. Isso nos preocupa” declarou.

Fonte: Partido Verde

O futurismo ficou no passado - Texto enviado por João Paulo Albuquerque

Lembra dos segways, os 10 patinetes elétricos que o Governo do Ceará comprou no ano passado, por R$ 28,5 mil cada, para a Polícia Militar patrulhar o calçadão da Beira-Mar? Aqueles, dos quais vez por outra um policial despencava - correndo ou não atrás de assaltante? Pois é, sumiram. Já não se veem mais os veículos na orla. Foram substituídos por duplas de PMs do Ronda do Quarteirão. E a pé. Segurança em botinas pode não ser tão modernosa, mas que é mais eficiente, é.

Do bolso

A questão agora é o uso futuro dos patinetes. Afinal, um investimento de R$ 285 mil dos bolsos do cidadão não deve - nem pode - ficar mofando num depósito.

A investigar

A última notícia que se teve dos segways está fazendo quatro meses. A SSPDS anunciou em 28 de julho que haviam sido "recolhidos temporariamente para fins de manutenção" (...) "para que não haja descontinuidade no funcionamento dos equipamentos e consequente prejuízo para o policiamento naquela área da cidade". Desde então, nem sinal de reativação. Nem de continuidade.

Fonte: Coluna "Comunicado", Diário do Nordeste

Texto enviado por João Paulo Albuquerque

Em defesa do poeta - Por: Alexandre Sousa

Essa velha mania nossa de querer um bode expiatório, um cordeiro para ser imolado. Para se dizer: “vejam a culpa está aqui!”.

Não posso me furtar de dar opinião sobre o artigo da psicóloga K. ao ver o filme “Cazuza, o tempo não para”. Compreendo e compartilho de muitas preocupações da Doutora, pois tenho uma irmã em plena adolescência. Entretanto, o que K. chama de “coragem” me parece mais desinformação ou ausência de acuidade estética ao ratificar as palavras do Juiz Darlan sobre o poeta que revolucionou mais que a música, a literatura popular Brasileira.

Cazuza, como homem de seu tempo, atingiu picos de genialidade onde poucos, pouquíssimos estiveram. Só comparável aos outros gigantescos de sua geração como Ana Cristina César e Torquato Neto. Então “vamos pedir piedade, Senhor piedade”. Ok, ele era burguês. Ok ele teve momentos menos inspirados (“sou rico mas sou artista”). Mas isso não o desqualifica como, nas palavras de Caetano, o maior poeta e um dos maiores narradores dos anos 1980.

Homem das letras, Cazuza mostrou que genialidade não tem origem social, nem idade e com suas antenas afiadíssimas captou a vida nua, “escrota e deslumbrante”. Percebeu o desencanto dos grandes movimentos sociais (“meu partido é um coração partido”), a ressaca da liberação sexual dos anos 1970 (“eu vi a cara da morte e ela estava viva”) e a desigualdade de classe ( “num trem pras estrelas, depois de navios negreiros outras correntezas”). Mas claro que numa sociedade onde tudo é esperado de forma pronta e acabada para ser consumido sem conflitos nem contradições Cazuza está por fora. Numa sociedade onde esperam ilusórias soluções mirabolantes e definitivas [e moralistas] para as mazelas sociais Cazuza é apenas mais um marginal. Porque o poeta atormenta, faz pensar, exige raciocínios que não sejam rasos. E nos mostra: não há soluções fáceis.

Num mundo anestesiado pelo consumo também fácil, sentir faz medo. Queremos coerência. Tudo lavado e perfumado (mais uma vez, digo) pronto para ser consumido, descartável e livre de contradições. Uma sociedade anestesiada pelo Prozac, por auto-ajuda ou pela crença no recrudescimento da violência do Estado.

Claro, não há de se fazer vista grossa para as drogas. Mas elas não estariam inseridas numa dinâmica bem maior e mais complexa? Dinâmica na qual se pretende a todo custo preenchendo uma espécie de vazio cavado pela solidão do homem contemporâneo? O impulso do consumo do crack não parece semelhante aos nossos impulsos diante de uma vitrine de Shopping? Me parece assustador quando queremos substituir a nata de nossos pensadores por slogans de COMERCIAL de carro. Por favor, mais Platão menos consumo. Além do mais, em que medida o tráfico de drogas se torna fundamental para a manutenção do capital? São questões grandes que transcendem Cazuza. Mas reduzir Cazuza a Fernandinho Beira Mar é desqualificar uma das poucas áreas da vida que continuam resistindo ao Capital e à mercantilização das relações: a arte. Como dizia o filósofo Italiano Benedetto Croce “a arte é educadora enquanto arte e não enquanto arte educadora”. Nada de amarras para a arte. Sem didatismos. Vida longa a Cazuza. “Dia sim dia não eu vou sobrevivendo sem um arranhão da caridade de quem me detesta”.

Alexandre Sousa. Professor, Mestre em Políticas Públicas.

PARTICIPEM DO I FESTIVAL DE FLORES DE HOLAMBRA NO CARIRI‏ - Texto enviado por: Elizângela Santos


Mais de 200 espécies de Flores e Plantas Ornamentais...

I Festival de Flores de Holambra no Cariri será aberto nesta quinta, dia 26, na praça Padre Cícero. Um festival de encanto toma conta da região do Cariri, com aroma das rosas e a beleza das flores e plantas ornamentais. Durante 10 dias, acontece em Juazeiro do Norte o I Festival de Flores de Holambra, que começa nesta quinta-feira, dia 26, e vai até o dia 6 de dezembro. São mais de 200 variedades de Flores e Plantas ornamentais que estarão disponíveis para contemplação e comercialização, a preços acessíveis, na praça Padre Cícero, no Centro da cidade. A abertura oficial do Festival será às 9 horas, em solenidade na praça.

O caminho das flores de Holambra passa a ser o Cariri, trazendo um evento que se torna anual na região, fomentando o turismo e negócios, inclusive causando impacto positivo no setor. A feira de flores acontece nas principais capitais do Brasil, e também nas grandes cidades nordestinas. Fortaleza é uma delas, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió. A expectativa de público em Juazeiro nos dias de realização é de 70 mil pessoas. Para se ter idéia do nível desse festival, Holambra, em São Paulo, é responsável pela maior produção de flores do Brasil, também exportadas para vários países. A produtividade corresponde a 30% das flores e plantas ornamentais cultivadas em todo o País.

“E o Cariri, região privilegiada do Sul do Ceará, demonstra potencial suficiente para receber essa feira”, diz o coordenador da Feira de Holambra, na Região, Carlos Lobo. Várias empresas são parceiras desse importante projeto que movimenta a cidade, proporcionando mais vida e a vinda de mais turistas, em uma atração de grande porte, a exemplo do SESC, TV Verdes Mares Cariri e a prefeitura municipal de Juazeiro do Norte, com a realização da Cooperativa de Flores de Holambra. E o melhor de tudo são os preços de grande acessibilidade para todos os tipos de públicos. Rosas, gérberas, bonsais, cactos, orquídeas, violetas e muito mais variedades podem ser encontradas no local de realização do festival a preços que variam de R$ 1,00 a R$ 50,00.

Uma equipe de consultores de Holambra estará na praça Padre Cícero para passar informações importantes a respeito do cultivo dessas plantas e adequação à realidade climática. A idéia é orientar o cultivo em apartamentos, jardins, residências e hotéis das cidades da região. Containeres refrigerados com as flores aportam no Cariri durante esses dias de realização do I Festival. Uma equipe estará disponível para atender o público, famílias do Cariri, num momento especial e jamais visto em nossa Região, que abre as festividades natalinas com a magia das flores.

Participe deste I Festival de Flores de Holambra, que estará nos próximos 10 dias, das 8 horas às 20 horas, com seu espaço aberto na praça Padre Cícero.

Contatos:
Informações: (88) 8812 5525/9915.3450
Assessoria de Comunicação
I Festival de Flores de Holambra, no Cariri

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30