xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/11/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 novembro 2009

Luiz Carlos Salatiel encerra Semana de Iniciação Cientifica da URCA



A XII Semana de Iniciação Cientifica da Universidade Regional doCariri – URCA que esse ano tem como tema “Ciência & Sociedade:Caminhos para o Futuro que iniciou na última segunda-feira, dia 23 eserá encerrada com o show muisical “Os Girassóis” do multiartista Luiz Carlos Salatiel, nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 20h00, no Salão de Atos do Campus Pimenta.


Depois de seu “Contemporâneo”, o compositor e intérprete Luiz Carlos Salatiel nos traz neste novo espetáculo as canções que poderão constardo seu próximo Cd e que também receberá o nome de “Girassóis”, umareferência positiva à flor que sempre está voltada para a luz.


No repertório constam músicas autorais e em parceria com Zé FlávioVieira, Geraldo Urano, Abidoral Jamacaru, Pachelly Jamacaru, Zé NiltonFigueiredo, Cleivan Paiva, Tiago Araripe, dentre outros.


Neste show, a voz expressiva desse grande intérprete da canção caririense receberá o acompanhamento do melhor “time” de músicos daregião, ou seja: Ibbertson Nobre: teclados; Lifanco: violão e guitarra; João Neto:contra-baixo; Bonifácio Salvador: sax; Saul: bateria; CíceroTertuliano: percussão.

Vote no Xico Bizerra - vote no Crato - Por A. Morais

Amigos leitores, comentaristas e colaboradores do Blog do Crato.

Nosso amigo e conterrâneo Xico Bizerra está concorrendo pela Associação de Cantores e Interpretes de Pernambuco em duas categorias:

- MELHOR COMUNICADOR DE PROGRAMA CULTURAL (RÁDIO)

- MELHOR PROGRAMA CULTURAL DE RÁDIO com o Programa Forró e Aí.

Aos que quiserem dá o seu apoio, por favor entrem no site e VOTEM:

http://www.acinpe-pe.blogspot.com/

Obrigado e fiquem com Deus no coração. Xico Bizerra é Crato.
Blog do Sanharol.

Feliz 2010 ao Fortaleza Esporte Clube - Por Giuliano Vandson


Feliz 2010?! Estamos na terceira divisão do futebol brasileiro, fomos rebaixados por uma série de fatores já batidos e debatidos em todos os meios possíveis, desde os gênios modistas dos orkut’s da vida até as discussões dos membros da imprensa cearense (mesmo aqueles que são tendenciosos e totalmente comprometidos com o nosso rival).

Os motivos todos já sabem: incompetência de uma direção semi-amadora, isolamento dos gestores do Fortaleza com sua torcida, falta de planejamento, falta de seriedade, falta de vergonha na cara, falta de dinheiro, brigas internas, ineficiência de um time de jogadores não qualificados, descomprometimento por parte de atletas que se dizem profissionais (alguns são verdadeiros profissionais da noite fortalezense) e até azar! Por que não?

E a torcida? Infelizmente o time não engrenou e esta aos poucos foi abandonando o barco. Culpar a torcida do Fortaleza chega até ser um pecado por tudo que ela faz! Ser maltratada como ela foi este biênio 2008 – 2009 em ter de suportar estes que ainda estão no poder e ao que parece, pretendem se perpetuar e continuar a alastrar esta praga maldita que infesta o Fortaleza Esporte Clube. Isto não vai acontecer!

E o porquê do feliz 2010? Não trabalho com analogias, mas sei que tem gente por aí branco e preto de medo! Sabe o porquê?

Há 10 anos conhecemos o inferno da terceira divisão (que hoje nem é tão inferno assim!) houve uma demorada conscientização daqueles que amam de verdade a instituição Fortaleza Esporte Clube e essa história todos nós sabemos no que deu!

HEGEMONIA! PROFISSIONALIZAÇÃO! VITÓRIAS! SUPREMACIA TRICOLOR!

São OITO títulos estaduais, TRÊS anos na 1ª divisão do futebol brasileiro (não passamos 95 anos para subir por nossos próprios méritos), excelentes campanhas em torneios nacionais disputados, pelo profissional e pela base. A marca FORTALEZA ESPORTE CLUBE se consolidou no cenário nacional! Mostramos o que é ser grande aos times de médio e pequeno porte do Estado. Inspiramos o agir de alguns clubes menores que se modernizaram e conseguiram algumas mudanças depois de quase um século!

Então, o que fazer para 2010? MUDANÇAS! Limpar toda a sujeira. Retirar, expurgar e expulsar do Fortaleza todos estes que contribuíram para o descenso do Leão! E aí retornar forte, unidos e verdadeiramente tricolores. Transformar o ano de 2010 num dos melhores anos da história do Fortaleza Esporte Clube! Apostar na base, trazer jogadores qualificados que honrem a camisa tricolor e apostar na torcida! Incentivar a política do sócio-torcedor! Juntos, Torcida + Diretoria = Fortaleza Forte e Vencedor! E aí teremos muito que comemorar em 2010!

Temos pela frente a disputa de um tetracampeonato inédito na história do Fortaleza Esporte Clube e especialmente a grande missão de retornar para a segunda divisão! Precisamos de reorganização! E com tudo isso, temos a obrigação de montar um time forte para disputar a Série C e sermos Campeões! MEU AMOR POR VOCÊ NÃO TEM DIVISÃO!
Feliz 2010 Fortaleza, muito trabalho e boa sorte a todos nós!


Fonte: fortaleza.net

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária




Dia 25/11 - quarta-feira

Especiais - ARTE RETIRANTE
Local (Caririaçu)
14h Oficina: Arte Mural. 240min.
16h Sessão Curumim: Spirit, O Corcel Indomável. 84min.

Música - CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE
14h O Protesto na Música Popular Brasileira. 180min.

Literatura/Biblioteca - BIBLIOTECA VIRTUAL
18h Recursos Avançados de Utilização da Internet. 180min.

Artes Visuais - SEMINÁRIO AVANÇADO DE ARTE
18h Identidades Culturais na Pós-Modernidade. 180min.

Especiais - Cinema - ARTE RETIRANTE
Local: Mauriti
19h O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto e A Ordem dos Penitentes. 73Min.

Especiais
19h Festcine Digital do Semi-Árido

Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte
Fone (88) 3512.2855 - Fax (88) 3511.4582

Entrevista com o novo presidente da OAB - CRATO - Por Océlio Teixeira

Fabrício e Valdetário Andrade
(Foto: Dihelson Mendonça)

Transcorreu, no último dia 20, as eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará e Subsecções em todo o estado. Em Crato, cuja subsecção congrega os municípios de Crato, Nova Olinda, Santana, Assaré, Araripe, Potengi, Campos Sales e Farias Brito, foi eleito o jovem advogado Fabrício Siebra Felício Callou. Com 31 anos de idade e 7 de advocacia, Fabrício Callou é natural de Crato, filho de Pedro Felício Cavalcante Neto e Maria Angélica Siebra Felício Callou. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Regional do Cariri - URCA, em 2002. Atualmente, cursa Especialização em Direito Penal na URCA.

A chapa vencedora, OAB PRA VALER, está assim composta:
Fabrício Siebra Felício Callou - PRESIDENTE
Ingrid Feitosa Siebra de Holanda - VICE-PRESIDENTE
Antônio Ambrósioi de Oliveira- SECRETÁRIO GERAL
Samuel Torres de Brito - SECRETÁRIO ADJUNTO
José Esmael Carneiro Bezerra - TESOUREIRO
Valmir Alves do Nascimento - SUPLENTE
Luciano Esmeraldo Amorim - SUPLENTE

Fabrício e seus companheiros de chapa tiviram o apoio de vários advogados e advogadas, dentre os quais destacamos: Aglésio de Brito, Ernani Brígido, Audir Paiva, Reno Feitosa, Alcântara Filho, Pedro Felício Cavalcante, José Valentin e Samuel de Oliveira

Fabrício contou também com o apoio do candidato vencedor na disputa pela presidência da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, e pelo renomado advogado Paulo Quezado.

Ao final do pleito, as urnas apontaram o seguinte resultado:
Fabrício Callou: 94 votos
Bacurau Bento: 83 votos
Jorge Emicles: 51 votos

Para a seccional Ceará, em Crato o resultado foi o seguinte:
Valdetário Andrade: 108 votos
Erinaldo Dantas: 83 votos
Edson Santana: 32 votos
Colares: 00
Brancos: 03
Nulos: 08

Ontem, conversei com o novo presidente da OAB-CRATO, que me concedeu uma breve entrevista, transcrita abaixo:

1. Qual o significado da sua vitória para a OAB-CRATO e para a sociedade regional?

Acredito que a nossa vitória, é uma vitória da democracia, uma vitória da renovação, onde todos os advogados vinculados a nossa subsecção Crato tiveram a inédita oportunidade de votar em uma das três chapas que ali se apresentavam como candidatas ao pleito da OAB 2010/1012, e digo inédita porque em eleições pretéritas os candidatos se apresentavam como chapa única.

Para a sociedade regional, a nossa vitória representa a implementação de novas idéias no sentido de buscar uma participação mais efetiva nos temas de interesse social, levando a instituição a estar mais próxima dos cidadãos, atuando na defesa de seus direitos mais primitivos e constituionalmente garantidos, consolidando desta feita, o Estado Democrático de Direito.

2. Quais serão suas prioridades à frente da OAB-CRATO, a partir de primeiro de janeiro de 2010?

A nossa prioridade à frente da OAB-CRATO, será a de resgatar o prestígio da ordem, da advocacia e do advogado, onde adotaremos todas as medidas necessárias para que todos os nossos compromissos de campanha anteriormente assumidos sejam devidamente cumpridos, como a criação do núcleo de defesa e de apoio ao advogado, a instalação da Escola Superior da Advocacia - FESAC, bem como, o retorno da autonomia financeira da nossa OAB subseccional Crato.

3. Como será a relação OAB-CRATO e OAB-CEARÁ?

A nossa relação será excelente, tendo em vista que o candidato eleito pela sececcional do Ceará, foi o candidato Valdetário Monteiro que tinha o nosso total e irrestrito apoio, o que nos garante um trabalho em estreita parceria dado ao nosso bom relacionamento, aliada a afinidade de idéias com o que comungamos.

4. Qual sua mensagem para todos os advogados e advogadas da subsecção de Crato?

Deixamos para todos os advogados e advogadas da subsecção Crato a mensagem de esperança, com a certeza de que, com o nosso incansável trabalho, retomaremos o progresso da nossa gloriosa OAB, resgatando o prestígio da ordem, da advocacia e do advogado, cumprindo todas as nossas promessas de campanha e trabalhando sempre em prol de uma OAB PRA VALER.

Postagem: Océlio Teixeira de Souza

PF faz operação em Juazeiro do Norte e envolve ex-prefeito - Blog do Eliomar

A Polícia Federal realiza, nesta quarta-feira, operação em Juazeiro do Norte. Na operação, o cumprimento de 20 mandados de busca e apreesão expedidos pelo Ministério Público Federal . Entre os investigados estão o ex-prefeito de Juazaeiro, Raimundo Macedo (PMDB), e o filho dele, o empresário Mauro Macedo.

A PF investiga possiveis irregularidades na execução de um convênio entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura juazeirense em 2008, na gestão Raimundão.

De acordo com informações preliminares, o Ministério do Turismo teria repassado R$ 900 mil para o Juá Forró, o festival junino da cidade de Juazeiro do Norte, o que não teria resultado em prestação de contas. Computadores e documentos foram apreendidos pela PF na casa de Raimundo Macedo.

A operação envolve oito policiais usando carros descaracterizados e uma outra equipe fez buscas num escritório de pessoas ligadas ao ex-prefeito. À frente, o delegado Tarcisio Abreu, titular da delegacia da PF no Cariri. No momento da ação, Raimundo Macedo não estava em casa. A PF informa que dará uma entrevista coletiva ainda nesta quarta-feira.

Fonte: Blog do Eliomar
Postagem: Océlio Teixeira de Souza

Jornal alemão elogia Lula - UOL NOTÍCIAS


"Pai dos Pobres" provocou milagre econômico no Brasil
Por: Jens Glüsing(DER SPIEGEL)
Tradução: George El Khouri Andolfato

O Brasil é visto como uma história de sucesso econômico e sua população reverencia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um astro. Ele está na missão de transformar o país em uma das cinco maiores economias do mundo por meio de reformas, projetos gigantes de infraestrutura e explorando vastas reservas de petróleo. Mas ele enfrenta obstáculos.

Elizete Piauí aguarda pacientemente por horas à sombra de uma mangueira. Ela calça sandálias de plástico e veste um short largo sobre suas pernas finas. A 40ºC, o ar tremula neste dia incomumente quente na Barra, uma pequena cidade no sertão, o coração do Nordeste brasileiro. Mas Elizete não se queixa, porque hoje é seu grande dia, o dia em que se encontrará com o presidente, que está trabalhando para fornecer água encanada para sua casa.

Em Sertania (Pernambuco), Lula vistoria as obras da transposição das águas do rio São Francisco

O barulho de um helicóptero sinaliza sua chegada. A aeronave branca sobrevoa a multidão antes de pousar. Uma escolta de batedores acompanha o presidente até a cerimônia.

Lula sai da limusine vestindo uma camisa branca de linho e um chapéu militar verde. Ignorando os dignitários locais em seus ternos pretos, Lula segue direto para a multidão atrás de uma barreira de segurança. "Lula, Papai!", chama Elizete. Ele a puxa até seu peito e aperta a mão de outros na multidão, permitindo que as pessoas o toquem, façam carinho e o abracem. Gotas de suor correm pelo seu rosto corado enquanto pessoas o puxam pela camisa, mas Lula se deixa embeber na atenção. Ele se sente em casa aqui, em uma das regiões mais pobres do Brasil.

O presidente passa três dias viajando pelo sertão. Ele conhece a rota. Ele veio à região pela primeira vez há 15 anos, em campanha, viajando de ônibus e ficando hospedado em locais baratos. Ele fazia paradas em todas as praças, sete ou oito vezes por dia, geralmente realizando seus discursos na traseira de um caminhão. Sua voz geralmente ficava rouca e fraca à noite e ele tinha que trocar sua camisa suada até 10 vezes por dia.

'Ele ainda é um de nós'

Agora ele viaja de helicóptero e carros blindados, com os carros da polícia, com suas luzes piscando, abrindo o caminho ao longo das estradas. Voluntários montam aparelhos de ar condicionado e bufês nos aposentos de Lula, às vezes até mesmo estendem um tapete vermelho. A imprensa critica as despesas, mas isso não incomoda a maioria dos brasileiros, porque eles têm orgulho de seu presidente. Ele chegou ao topo, eles argumentam, então por que não desfrutar de seu sucesso? "Ele ainda é um de nós", diz Elizete, "porque ele é o pai dos pobres".

Lula está familiarizado com o destino dos nordestinos pobres do Brasil. Ele nasceu no sertão, mas sua mãe colocou seus filhos na traseira de um caminhão e os levou para São Paulo, 2 mil quilômetros ao sul. A posterior ascensão de Lula ao poder começou nos subúrbios industriais de São Paulo. Sua mãe foi uma das centenas de milhares de pessoas carentes que deixaram o sertão atormentado pela seca, com seus campos ressecados e animais morrendo de sede, e migraram para o sul mais rico, para trabalhar como porteiros, garçons, operários de construção ou empregados domésticos.

Em um plano para tornar verde esta região árida, Lula está explorando as águas dos 2.700 quilômetros do Rio São Francisco, um rio vital para grandes partes do Brasil. O rio fornece água para cinco Estados, mas ele faz contorna o Sertão. Segundo o plano de Lula, dois canais desviarão água do rio por 600 quilômetros até as áreas atingidas pela seca. "É o mínimo que posso fazer por vocês", Lula diz às pessoas na Barra.

Projeto controverso

O megaprojeto, que exige a superação de uma diferença de altitude de 200 metros, tem um custo estimado de R$ 6,6 bilhões. Lula posicionou soldados na região para escavar os canais. Oito mil trabalhadores labutam nos canteiros de obras enquanto tratores e escavadeiras movem a terra pela estepe. Se tudo correr bem, 12 milhões de brasileiros se beneficiarão com o projeto de transposição de águas, que deverá ser concluído em 2025. É o maior e mais caro projeto de Lula, assim como provavelmente seu mais controverso.

Aqueles que o apoiam comparam Lula ao presidente americano Franklin D. Roosevelt, que represou o Rio Tennessee nos anos 30, para fornecer eletricidade à região, e que lançou o New Deal, um imenso programa de investimento para superar a Grande Depressão. Mas os críticos veem a obra como um imenso desperdício de dinheiro. O projeto também atraiu a ira dos ambientalistas e até mesmo o bispo da Barra já fez duas greves de fome contra ele. Ele teme que o projeto de transposição das águas secará ainda mais o rio, alegando que a irrigação beneficiaria principalmente o setor agrícola.

O bispo não está presente. Dizem que ele está participando de reuniões fora da cidade. Na verdade, o religioso está mantendo discrição. As críticas ao presidente são desaprovadas por sua congregação. Lula fala a linguagem das pessoas comuns, contando histórias de sua juventude aos seus simpatizantes, histórias dos tempos em que sua mãe o enviava para buscar água e ele voltava para casa equilibrando um balde pesado sobre sua cabeça. Ele tinha cinco anos na época.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (à frente), com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, exibe mãos sujas de petróleo na plataforma P-34, em Vitória, Espírito Santo

O Brasil já foi chamado de "Belíndia", um termo cunhado por um empresário que via o vasto país como uma mistura entre a Bélgica e a Índia, um lugar com riqueza europeia e pobreza asiática, onde o abismo entre ricos e pobres parecia intransponível. Lula foi o primeiro a construir uma ponte entre os dois Brasis.

Agora ele é tanto o queridinho dos banqueiros quanto ídolo dos pobres. Com o chamado presidente operário no comando, o Brasil está atraindo investidores de todas as partes do mundo. Jim O'Neill, o economista chefe do Goldman Sachs, inventou a sigla Bric para as economias emergentes do Brasil, Rússia, Índia e China, prevendo um futuro brilhante para o gigante sul-americano. Mas seus colegas zombaram dele. A China e a Índia certamente tinham perspectivas, mas o Brasil? Por décadas o país era visto como um gigante acorrentado, atormentado por crises infindáveis e inflação.

Potência econômica ascendente

Mas hoje o "B" é a estrela entre os países Bric, com os especialistas prevendo um crescimento de até 5% para a economia brasileira em 2010. O Brasil está atualmente crescendo mais rápido do que a Rússia e, diferente da Índia, não sofre de conflitos étnicos ou disputas de fronteira. O país de 192 milhões de habitantes possui um mercado doméstico estável, com as exportações - carros e aeronaves, soja e minério de ferro, petróleo e celulose, açúcar, café e carne bovina - correspondendo a apenas 13% do produto interno bruto.

E como a China substituiu os Estados Unidos como maior parceira comercial do Brasil no início deste ano, o país não foi severamente afetado pela recessão no mercado americano como poderia ter sido. Os bancos do Brasil são fortes, estáveis e não encontraram grandes dificuldades durante a crise. Mais importante, entretanto, é o fato do Brasil ser uma democracia estável, ao estilo ocidental.

O país pagou sua dívida externa e até mesmo passou a emprestar ao Fundo Monetário Internacional (FMI). O governo acumulou mais de US$ 200 milhões em reservas e o real é considerado uma das moedas mais fortes do mundo. Especialistas internacionais preveem uma década de prosperidade e crescimento para o país. Lula prevê que o Brasil será uma das cinco maiores economias do planeta em 2016, o ano em que o Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos. O país será sede da Copa do Mundo de 2014.

E ainda há os recursos naturais aparentemente ilimitados do Brasil, vastas reservas de água doce e petróleo. O Brasil exporta mais carne do que os Estados Unidos. E a China estaria em dificuldades sem a soja brasileira. Nos hangares da fabricante de aviões, a Embraer, perto de São Paulo, engenheiros brasileiros constroem aviões para companhias aéreas de todo o mundo, incluindo aviões para trajetos menores para a Lufthansa.

Um patriarca extremamente popular

Em outras palavras, o presidente Lula tem bons motivos para estar repleto de autoconfiança. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, o estão cortejando, enquanto Wall Street praticamente o venera. Ele é até mesmo tema de um novo filme, "Lula, o Filho do Brasil", que descreve a saga de sua ascensão de engraxate a presidente.

Carisma Patriarca extremamente popular, o líder brasileiro é até mesmo tema de um novo filme, "Lula, o Filho do Brasil", que descreve a saga de sua ascensão de engraxate a presidente do país

Todo o Brasil desfruta da fama de seu presidente que, a menos de sete anos no poder, atualmente conta com um índice de aprovação acima de 80%. A oposição praticamente desapareceu e o Congresso se tornou submisso. Lula dirige o país como um patriarca, tanto que seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, o está acusando de "autoritarismo" e alertando que o Brasil está no caminho de um capitalismo estatal.

Há um quê de verdade nas alegações de Fernando Henrique. Lula nunca teve confiança na capacidade do mercado de curar a si mesmo e considera que o Estado deve moldar uma nova ordem social. Ele adora projetos impressionantes e gestos nacionalistas. Ele é pragmático, mas despreza especuladores. "Brancos com olhos azuis" levaram o mundo à beira da ruína financeira, ele disse recentemente. Ele falava dos banqueiros.

A crise financeira apenas confirmou o ceticismo de Lula em relação ao capitalismo. Lula acredita que o Brasil lidou melhor com a crise do que outros países porque o governo adotou medidas corretivas desde cedo. Segundo Lula, o combate à pobreza e a distribuição justa de renda não podem ficar aos cuidados do mercado.

OBS: A matéria completa pode ser lida no site: www.uol.com.br/midiaglobal
Postagem: Océlio Teixeira de Souza

Ministério da Propaganda - por Sérgio da Costa Franco


Durante o Estado Novo, o presidente Getúlio Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda, o famoso DIP, que despejava no país uma intensa e contínua publicidade do ditador e de seu governo. O nosso receio é que, sem criar um específico Ministério da Propaganda, o governo esteja cogitando de transformar o Ministério da Educação em pasta assemelhada. Estaremos marchando para a ressurreição do DIP? E, desta vez, um DIP incorporado ao próprio Ministério da Educação?


O DIP promoveu a imagem e o culto à personalidade de Getúlio Vargas. O filme "Lula, o filho do Brasil" (acima), teve o maior orçamento da história do cinema nacional. Sinal da ressurreição do DIP?

Entre os numerosos ministérios criados no governo do presidente Lula, com vistas a satisfazer inesgotáveis apetites dos partidos que compõem a “base aliada”, ainda não existe, segundo nos consta, um Ministério da Propaganda e da Informação. Falha do planejamento? Carência de imaginação? Não cremos. O governo que foi capaz de inventar até um Ministério da Pesca, num país onde inexiste pesca industrial, não deixaria de projetar uma pasta especializada em fazer autopropaganda e em divulgar informações de interesse do comando político.

Em verdade, tal ministério não representaria grande novidade. Durante o Estado Novo, o presidente Getúlio Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda, o famoso DIP, que despejava no país uma intensa e contínua publicidade do ditador e de seu governo, desde o difundir seu retrato em todas as repartições públicas, lojas, salas de aula e botequins do país, até o esparramar folhetos de doutrinação política e de divulgação de obras ou projetos do governo. Por via do DIP, o próprio presidente da República abandonou essa titulação convencional para ser chamado oficialmente de “chefe da nação”. O modelo não era criação nacional, nem sul-americana: procedia do Terceiro Reich, onde o eficiente Dr. Goebbels chefiava um ministério especializado na difusão das ideias nazistas e na propaganda do Führer.

Parece claro que o presidente Lula não seguiria tal modelo, incompatível com a ordem democrática. Mas o nosso receio é que, sem criar um específico Ministério da Propaganda, o governo esteja cogitando de transformar o Ministério da Educação em pasta assemelhada.
Vimos nesta semana algumas das questões propostas aos estudantes de todo o país pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e ficamos abismados pela deliberada simbiose de propaganda governamental com prova de habilitação escolar. Longe de ser questionado sobre temas de genérico interesse nacional, independentes da pauta específica do governo, o estudante é forçado a pronunciar-se sobre o assunto incerto e novíssimo do Programa de Aceleração do Crescimento, que pouca gente conhece e que provavelmente não passa de uma plataforma eleitoral.

Planos mal conhecidos do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação são postos na mesa como se fossem regras constitucionais amplamente divulgadas. As próprias declarações do presidente Lula a respeito da crise financeira mundial, em contraponto com críticas que lhe dirigiu a imprensa, tornaram-se matéria de questionamento, evidentemente parcializado e apriorístico. E a questão 23 envolve, com reflexões dirigidas, claríssimas críticas aos veículos de comunicação e aos comunicadores, lançando o Ministério da Educação no rumo perigoso da hostilidade à imprensa independente, seguindo a orientação de Hugo Chávez, o novo guru da América do Sul.
Estaremos marchando para a ressurreição do DIP? E, desta vez, um DIP incorporado ao próprio Ministério da Educação?
Texto de Sérgio da Costa Franco
Postado por Armando Lopes Rafael

Voo de Lulinha custaria R$ 15 mil sem carona - postado José Sales

Filho de Lula e mais 15 convidados pegaram carona no avião oficial da Presidência, em outubro, e foram para Brasília. Governo afirma que uso do Sucatinha para transportar os convidados do presidente é normal e que caronas em voo ajudam a economizar.

O empresário Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente Lula, e seus 15 acompanhantes que viajaram de São Paulo a Brasília de carona num avião da FAB (Força Aérea Brasileira) em 9 de outubro teriam de desembolsar no mínimo R$ 15.098, ao todo, para fazer o mesmo trajeto caso tivessem viajado de primeira classe pela TAM, pelos preços de ontem. Na Gol, pagariam R$ 7.658 na classe econômica.

Conforme a Folha publicou ontem, Lulinha, como é conhecido, e os acompanhantes dele viajaram com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, na aeronave oficial (Sucatinha), um Boeing 737.

O avião, ocupado por militares, estava prestes a pousar em Brasília quando teve de retornar a São Paulo para buscar Meirelles -que solicitou a aeronave-, um assessor dele, Lulinha e convidados. Meirelles disse que só no embarque soube que Lulinha e mais 15 pessoas viajariam com ele. O Sucatinha, que havia iniciado a viagem em Gavião Peixoto (SP), pousou em Guarulhos às 19h e foi reabastecido.

Uma nova ordem ao comandante informou que os passageiros embarcariam no aeroporto de Congonhas. Para ficar mais leve e novamente obter condições de pouso, o avião precisou gastar 3.000 kg de querosene sobrevoando São Paulo até descer em Congonhas, às 21h30. A nova decolagem só ocorreu às 23h e a chegada a Brasília, uma hora e 40 minutos depois.

Fonte: Folha de São Paulo

Comentário da postagem: O custo real da "brincadeira é bem maior". Cada de voo de um avião deste porte deve custar algo próximo de R$ 15.000,00. Como se "acrescentaram" 6:30 horas de voo no trajeto original, estima-se em R$ 105.000,00. Quanto ao custo moral desta "aventura" é incomensurável. E isto tem se repetido constantemente durante todos estes anos. Provavelmente esta é uma herança da antiga forma de administrar o movimento sindical ou do que se conhece por "peleguismo". Isto não foi colocado no roteiro do filme "Lula, o filho do Brasil".

CRATO - Juiz adia inauguração do Metrô do Cariri - Reportagem: Antonio Vicelmo


Nota do Blog do Crato: Ontem à Noite na RFFSA em Crato


A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, o governador Cid Gomes e o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes visitaram, na noite de ontem, as obras do Metrô do Cariri. Foto: Antônio Vicelmo

Após a decisão judicial, o governador Cid Gomes informou que o Metrô será inaugurado na próxima semana. Crato. O juiz da 3ª Vara de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho Coelho, acatou a Ação Pública, promovida pelos promotores de Justiça de Crato e Juazeiro Elder Ximenes e Alexandra Monteiro, solicitando a suspensão da inauguração do Metrô do Cariri, que estava prevista para sexta-feira e proibindo a circulação dos trens no percurso Crato Juazeiro. De acordo com a ação, o Metrô do Cariri só entrará em operação quando for colocada toda a sinalização horizontal, especificamente as pinturas das caixas e "cruzes de Santo André" e dizeres respectivos (obedecendo à legislação de trânsito) em todas as passagens de nível ao longo da via férrea. No texto do despacho que concede a antecipação da "tutela obstativa", o juiz Gúcio Coelho determina aos órgãos responsáveis pela implantação e operacionalização do Metrô que se abstenham de por em operação e circulação as composições ferroviárias do trem enquanto não forem cumpridas as exigências do MP.

Pela manhã, antes da sentença judicial, o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, garantiu que todos os cruzamentos de ruas cortadas pela ferrovia estavam sinalizados e anunciou que o Metrô do Cariri seria inaugurado até o dia 1º de dezembro. A decisão da Justiça suscitou outras reclamações. A linha ferroviária interrompe várias ruas de Juazeiro do Norte e Crato. Em alguns locais, ao invés de viadutos, foi elevado o aterro, impedindo o trânsito de veículos e até de pedestres. Até o momento, não foi feita nenhuma grade de proteção nas ruas cortadas pela ferrovia. Ontem, o governador Cid Gomes, que veio de Brasília em companhia da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, com o objetivo de inspecionar as obras do Metrô do Cariri, recebeu com tranquilidade a decisão judicial. Ele afirmou que "o juiz foi sensato, está exigindo segurança. Nós estamos cumprindo todas as determinações".

Inauguração

O trem do Cariri será inaugurado segunda ou terça-feira da próxima semana, dependendo da agenda do Ministro das Cidades Márcio Forte de Almeida que, segundo o Governador, tem interesse em conhecer o projeto do Metrô do Cariri. O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, vai entregar hoje um relatório ao juiz Gúcio Coelho, acompanhado de fotos, com as providências tomadas. De acordo com o presidente, ainda esta semana, o trem estará sendo testado na via férrea Crato Juazeiro. O deputado Welington Landim (PSB), disse, ontem, na Assembleia Legislativa, que não há motivo para preocupação sobre o término das obras do Metrô do Cariri. "Toda a sinalização será concluída em tempo hábil pelo Detran para que haja a maior segurança possível no início da operação do trem", garantiu o parlamentar.

Segundo o deputado, o metrô vai desobstruir o transporte nas principais vias da região do Cariri trazendo melhorias na qualidade de vida da população mais pobre e servirá também como transporte de turismo por onde passará .

A inauguração do Metrô do Cariri depende da conclusão de algumas exigências como sinalização e estações

Crato. Estão sendo concluídas as três primeiras estações, uma em Crato e duas em Juazeiro do Norte, do Metrô do Cariri, que seriam inauguradas, em caráter experimental, na próxima sexta-feira. As outras seis estações serão concluídas em dezembro, garantiu o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Forte, que chegou ontem ao Cariri com a finalidade de acompanhar o andamento das obras e tentar uma audiência com o juiz da 3ª Vara de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho Coelho, para tratar da Ação Civil Pública, assinada pelos promotores de Justiça do Crato e de Juazeiro do Norte, Elder Ximenes e Alexandra Magda Monteiro, solicitando a suspensão da inauguração e a circulação dos vagões do Metrô do Cariri, sob o argumento de que a sinalização da via férrea não foi concluída.

O presidente do Metrofor afirmou que tomou conhecimento da ação pelo Diário do Nordeste que, na sua edição de ontem, publicou matéria sobre o requerimento dos representantes do Ministério Público. Na audiência com o juiz, Forte diz que vai mostrar, com fotografias, segundo afirmou, que "todas as exigências, no que diz respeito à sinalização vertical e horizontal, estão sendo cumpridas". Ele convidou os jornalistas a percorrerem o trecho para comprovar sua afirmativa. A sinalização para veículos, nas passagens de nível, está concluída. No entanto, a sinalização para pedestres é falha. No cruzamento de algumas ruas do Crato, onde não passam carros, não há placas para pedestres. Na Rua Coronel Raimundo Lobo, por exemplo, há apenas uma placa antiga afixada num pedaço de madeira. Com relação à campanha educativa, também sugerida pelos promotores, Forte esclareceu que "esta campanha será desenvolvida com o funcionamento do trem. O objetivo é convidar a população a utilizar o novo serviço. Para isso, serão oferecidas passagens grátis para os usuários no período de adaptação do novo sistema de transporte. "Vamos fazer os ajustes finais, como sincronismos das portas das estações com a porta do trem, testes nas catracas. A comunicação do trem com as estações vai ser testada pela primeira vez", explicou. Só depois de todos os ajustes, o sistema será aberto comercialmente, com cobrança de passagem. "Nós tentaremos começar o quanto antes a operação comercial", garante.

O objetivo é que o metrô funcione das 5 às 23 horas e a passagem custe R$ 1. Serão nove estações no percurso de 13,6km, que será feito em 28 minutos. "Vai beneficiar a população, principalmente trabalhadores e estudante", diz Fortes. Ontem, os promotores não foram localizados nos fóruns de Crato e Juazeiro. A informação é de que estavam viajando.

Mais informações

Fórum de Juazeiro do Norte
(88) 3566.4105
Ministério Público do Crato
(88) 3523.5253


ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe

Catadores de lixo terão dia cidadania no Crato - Por: Alexandre Lucas


Cerca de 50 catadores de lixo que desenvolvem suas atividades no lixão do Crato estão sendo convidados para participarem de ação cidadã nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 8 horas , no Parque de Exposição da cidade. A iniciativa partiu de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comisão de Direitos Humanos da OAB Crato desde o inicio deste ano e que conta com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA, Projeto Nova Vida e Coletivo Camaradas. A ação constará de oficinas, assessoria jurídica, emissão de documentos, serviços de corte de cabelo, orientações em saude e tem como colaboradores o Conselho Municipal da Mulher, Balcão de Direitos Humanos, Casa do Cidadão, Sine/IDT, Secretaria Municipal de Saúde, Ação Social, Infra-Estrutura e Meio Ambiente, Comissão Gestora da Expocrato, Núcleo de Prática de Forense, Sesc e Senac.

A ação conta ainda com o apoio financeiro da “Cooperativa AJUDA e.V da cidade de Haltern – Alemanha”. O projeto inclui ainda, campanhas educativas que ocorrerão durante o ano de 2010.

Por: Alexandre Lucas

Publicidade: Comprar bem, é no Shopping RESIDENCE

As festas de fim de ano se aproximam!
Compre bem! Compre nas lojas do Shopping Residence, em Crato.
Conforto e Qualidade.

Dsc04012


Dsc03933



Dsc03892



Dsc03980


Fotos: Dihelson Mendonça

Notícias do Crato para o Dia 25 de Novembro de 2009



Nota do Prefeito Samuel Araripe

O Prefeito do Crato, Samuel Vilar de Alencar Araripe comunica à população que realizará hoje às 09h da manhã uma visita de inspeção ao estádio Mirandão, juntamente com uma comitiva, formada pelo Secretário de Infra-Estrutura, José Muniz, a Secretária de Esportes, Danielle Esmeraldo, além de outros técnicos e a imprensa em geral, a fim de verificar as condições em que se encontra o estádio atualmente, e fazer um levantamento de tudo o que se fizer necessário para garantir a plena realização das atividades desportivas no Mirandão. O prefeito Samuel Araripe ressalta ainda a grande valorização e o empenho que sua administração tem dado desde o início, ao futebol na cidade do Crato. E por compreender e valorizar de modo pessoal o futebol, é que sempre tem prestigiado as partidas realizadas no Mirandão. Na visita a ser realizada hoje, o prefeito e sua comitiva pretendem verificar todos os problemas, e procurar prover uma solução definitiva, a fim de garantir o sucesso do futebol na cidade do Crato.

Escola Melvin Jones realiza sarau poético com poesias de Patativa do Assaré

A Secretaria de Educação do Crato comunica que a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Melvin Jones realiza hoje, quarta, 25, a partir das 8 horas, seu segundo Sarau Poético com o tema "Nas linhas da vida e da poesia de Patativa do Assaré". A diretora do colégio Sandra Maria Costa convida a todos a se fazerem presentes a esse evento que une poesia, cultura e homenagens. O Secretário de Educação, Valentim Dantas salienta a importância de eventos como esse que enaltecem a cultura, promovendo o desenvolvimento intelectual dos alunos, bem como a socialização da comunidade como um todo

Reunião do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri acontece amanhã em Crato

Será realizada, amanhã, quinta-feira, 26 às 8 horas e 30 minutos no Auditório do Centro Cultural do Araripe a reunião do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri. O Fórum é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo e a cultura da região do Cariri. A programação seguirá os seguintes tópicos:

* Posse do Conselho Municipal da Cultura do Crato-Ce
* Apresentação do Projeto Audiovisual de Educação Ambiental-Chapada do Araripe- de autoria de Jéferson Albuquerque
* Reprogramação para o Estudo de roteiros Turísticos Culturais do Cariri
* Agenda para elaboração do Planejamento Estratégico do Fórum
* Lançamento da Eleição da Diretoria do Fórum para o biênio 2010-2011

O Fórum tem parceria com o SEBRAE-CE e o Ministério do Turismo e apoio do Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Participe!

Centro de Zoonoses do Crato promove ação de combate ao calazar

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Centro de Zoonoses do Cariri promoverá amanhã, quinta-feira, 26, a partir das 8 horas, ação de prevenção contra o calazar, no sítio Coqueiros. Essa ação contará com a participação da equipe da mobilização social, bem como de agentes comunitários. A partir das 14 horas será feito recolhimento de cães doentes, e sorologia canina. O calazar ou leishmaniose é uma protozoose, ou seja, uma infecção ocasionada por um protozoário do gênero Leishmania dos cães especialmente e transmitida ao homem tendo como vetor um inseto da ordem dos dípteros com o nome popular de palhinha que cientificamente é o Phlebotomus (flebótomo), através da picada deste inseto nos cães doente ao homem. O Centro de Zoonoses do Cariri fica localizado na Avenida Thomaz Osterne de Alencar , no bairro - São Miguel em Crato. Maiores informações pelo fone 35212698.

Governo do Crato apóia Ação Cidadã

Cerca de 50 catadores de lixo que desenvolvem suas atividades no lixão do Crato estão sendo convidados para participarem de Ação Cidadã, amanhã, quinta-feira, 26, a partir das 8 horas , no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. A iniciativa partiu de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o inicio deste ano pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Crato desde e que conta com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA, Projeto Nova Vida e Coletivo Camaradas. A ação, que constará de oficinas, assessoria jurídica, emissão de documentos, serviços de corte de cabelo, e orientações em saúde, tem como colaboradores o Conselho Municipal da Mulher, Balcão de Direitos Humanos, Casa do Cidadão, Sine/IDT, Governo Municipal do Crato, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Ação Social, Infra-Estrutura e Meio Ambiente, Comissão Gestora da Expocrato, Núcleo de Prática Forense, SESC e SENAC. A ação conta ainda com o apoio financeiro da “Cooperativa AJUDA e.V da cidade de Haltern – Alemanha”. O projeto inclui ainda, campanhas educativas que ocorrerão durante todo o ano de 2010.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

25 de novembro - Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra as Mulheres‏


A data foi estabelecida no Primeiro Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal. Las Mariposas, como eram conhecidas as irmãs Mirabal – Patria, Minerva e Maria Teresa – foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana. Neste dia, as três irmãs regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos se encontravam presos. Elas foram detidas na estrada e foram assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura tirânica simulou um acidente. Minerva e Maria Teresa foram presas por diversas vezes no período de 1949 a 1960. Minerva usava o codinome “Mariposa” no exercício de sua militância política clandestina. Este horroroso assassinato produziu o rechaço geral da comunidade nacional e internacional em relação ao governo dominicano, e acelerou a queda do ditador Rafael Leônidas Trujillo.

Chega de massacre e extermínio de mulheres!
Em 22 de outubro de 2009, uma aluna da Universidade Bandeirante (Uniban), do campus de São Bernardo do Campo (SP), região do ABC, foi à aula com um vestido curto. Nada demais. Em pleno século 21 centenas de alunos a perseguiram pelos corredores como animais raivosos. Aos gritos de “Puta! Puta!”, a aluna foi perseguida. Em outubro de 2008, o assassinato da jovem Eloá por seu ex-namorado, após ser mantida sob cárcere privado em Santo André (SP), comoveu o país. Lucimar Rocha, 36 anos foi encontrada morta dentro de sua própria casa, no bairro do Jaraguá, em Belo Horizonte (MG). O marido dela também foi ferido, mas é o principal suspeito pelo crime.

Carla da Silva, 25, grávida de nove meses. A gestante foi à porta de sua casa, no bairro Sarandi, em Porto Alegre (RS). Conversava com parentes quando um homem que passava pelo local sacou uma arma e disparou vários tiros, um deles atingindo o pulmão da gestante. O assassino conseguiu fugir.

Aparecida Socorro Chaves, 41, foi encontrada morta a pauladas em Esmeraldas, município da Grande Belo Horizonte (MG). Segundo a Polícia Militar, que encontrou o corpo numa fazenda na zona rural do município, ela apresentava ferimentos profundos na cabeça, o que indicava que ela teria sido atacada com pedaços de pau e pedras. O marido da vítima, Armando Hermógenes da Silva, 68, é o principal suspeito do crime.

Ana Maria da Conceição, 15 anos, foi morta no Ceará pelo namorado de 21 que, com ciúmes, invadiu sua casa. Ele a matou com um tiro e, em seguida, tentou matar a mãe da garota, de 37 anos, e sua irmãzinha de 6. Muitas mulheres numa só dor, a da violência, vivenciada pela maioria delas mulheres no mundo inteiro, majoritariamente no espaço doméstico. Algo que tem sido bastante banalizado e considerado sem importância. Segundo estimativas, a mulher vitimada tem sua vida diminuída em até nove anos. No Brasil, a cada quatro segundos uma mulher é agredida em seu próprio lar por uma pessoa com quem mantém relação de afeto. Além disso, não podemos esquecer a agressão nas ruas e locais de trabalho e estudo, corriqueiras no dia-a-dia, em especial das mulheres pobres trabalhadoras.

Na nossa região do Cariri já foram assassinadas 20 mulheres nesse ano de 2009.

No Haiti, milhares de mulheres negras sentem todos os dias o drama da miséria, da falta de alimentos para seus filhos, da violência e dos estupros impostos pela Minustah. Na Palestina, milhares de mulheres e crianças foram e serão mortos pelo assassino Estado israelense. No Irã, legalmente a vida de uma mulher vale metade da vida de um homem. Ainda vigora a lei medieval do apedrejamento. O massacre que as mulheres trabalhadoras enfrentam em todas as esferas de suas vidas é cruelmente silenciado ou dissimulado através de preconceitos. Desde a escola, até os locais de trabalho a mulher é obrigada a conviver com o assédio e a subestimação. Além disso, não podemos deixar de citar a violência econômica à que as mulheres são submetidas, que se reflete nos salários mais baixos, nas duplas e triplas jornadas de trabalho, no assédio sexual. Na verdade a violência contra as mulheres é uma forma de controle social que interessa muito à classe econômica dominante, pois, controlando, violentando e desmoralizando as mulheres, controla-se metade da classe trabalhadora, controla-se sua capacidade reprodutiva, mutila sua capacidade de mobilização e se economiza para o capital, que torna exclusivo a elas o trabalho doméstico não remunerado.

Lei Maria da Penha

Embora tenha avançado em relação à antiga lei da cesta básica, essa lei não garante de fato a punição ao agressor, assim como não garante os serviços essenciais à mulher que sofre agressão, como casas abrigo, creches, assistência médica e psicológica, centros de Referência com profissionais capacitados e estabilidade remunerada no emprego. As consequências disso já podem ser conferidas. Segundo o Conselho da Mulher do Distrito Federal, o número de denúncias caiu, mas não porque diminuiu a violência, mas porque as mulheres se sentem mais vulneráveis diante dessa lei. Além disso, esse já é o terceiro ano consecutivo onde as verbas destinadas ao combate á violência contra a mulher são cortadas pelo governo Lula. Nas ruas, nas escolas, nas fábricas... Somos mulheres em luta. Frente a esse miserável cenário, só resta às mulheres a sua força coletiva para resistir e transformar esta situação. Nenhuma saída individual é palpável, é real. Somente a luta das mulheres junto à classe trabalhadora é uma alternativa realista para a superação do machismo e da superexploração a que fomos e somos submetidas.

Essa é a lição deixada pelas mulheres haitianas que têm resistido bravamente à ocupação das tropas brasileiras. Das mulheres palestinas, que com paus e pedras nas mãos enfrentam os exércitos sionistas. Das mulheres iranianas, que lutam contra as leis antimulheres, contra o apedrejamento e o extermínio. Das “maestras” hondurenhas que, heroicamente, organizaram a luta de resistência contra o golpe. Das mulheres brasileiras que lutam nas greves e mobilizações.

Coletivo de Gênero do SINDSMCRATO - Terezinha Caldas
Texto enviado por Júnior Matos

BlogHumor - História Curta


Um velho cão com aparência de cansado entrou no meu pátio. Desejo lhes contar sobre ele, sua coleira, que tinha um lar e era bem cuidado. Ele calmamente se aproximou de mim, pulou sobre o meu colo e lhe fiz uns afagos na cabeça. Então ele me seguiu para dentro de casa, cambaleando até o hall onde encontrou um canto e tirou uma soneca. Uma hora depois acordou, procurou a porta de saída e se foi. No dia seguinte ele retornou, saudou-me no meu pátio, entrou no hall recomeçou a procurar seu cantinho e de novo dormiu por uma hora. Assim continuou por várias semanas. Curioso, coloquei um bilhete na sua coleira: “Eu gostaria de encontrar quem é o dono desse maravilhoso e meigo cão para perguntar porque sempre nos finais de tarde ele vem à minha casa para tirar uma soneca”.

No dia seguinte ele retornou com um bilhete diferente do meu, pendurado na coleira. Dizia:

“Ele mora numa casa com seis crianças – duas delas com menos de 3 anos de idade. Ele está tentando obter um tempo para dormir... Eu posso ir junto com ele amanhã?”

Texto enviado por: Cesar Mousinho

IRMÃOS ILUMINADOS – HUMANOS NÃO TEM CONSCIÊCNIA CÓSMICA. - Luiz Domingos de Luna*


Ao contemplar o emaranhado Cósmico do Universo, todo ser humano se sente impotente diante de tanta existência, satélites, planetas, quasares, galáxias, buracos negros e uma infinitude que o pensamento dos seres humanos, mesmo para os mais brilhantes gênios da humanidade, fica sempre a pergunta para que tudo isto? Que engenharia é esta? Como foi feito? Por que foi feito, como? Existe até os mais audaciosos que perguntam realmente estamos sós? É assustador saber que os seres humanos com todo o conhecimento adquirido ainda não tenham respostas para: De onde viemos? Para onde vamos? Porque estamos aqui? Qual a Missão humana? Diante de tanta beleza inteligível da existência, penso que outros seres universais já ultrapassaram a inteligência humana há muito {de longe}. Pois a morte é algo muito obsoleto, a dependência dos seres humanos com o meio ambiente é muito grande, estes animais racionais precisam de água, ar, gravidade, alimento, só sabem viver em grupos, parece que estão sempre assustados. Esta dependência exagerada do meio ambiente é com certeza um atraso intelectual muito grande. É muita repetição. A dor, o sofrimento e a morte são provas cabais de que a humanidade não está pronta para ter o controle do universo. Porém, entendo que outros irmãos nestas alturas, já têm a chave do controle universal, de há muito, a posse do bóson de higgs, que jamais poderá ser encontrado em fissão de partículas, ou de aceleração em velocidade variada, ou não, visto, a força gravitacional forte da terra ser impedimento pleno. Até quando teremos que clamar pela caridade intelectual dos nossos irmãos iluminados, que com certeza estão rindo destes seres racionais, em tese, mas que não conhecem a razão da existência do universo em expansão. Seres humanos - os grandes construtores de desertos.

Por: Luiz Domingos de Luna

Não deu Tempo ! - Conversando com os Leitores do Blog do Crato

Amigos,

Peço minhas sinceras desculpas aos escritores e comentaristas que me enviaram seus textos no dia de ontem e estes não puderam ser publicados ainda aqui no Blog do Crato. Mas estarei trabalhando para isso. Na verdade, foi humanamente impossível responder a todos os e-mails,. Apenas numa das caixas postais tem mais de 90, sem falar no e-mail principal do Blog. Foi impossível postar todas as matérias e ainda cuidar da diagramação por aqui. Mesmo dormindo apenas 4 horas por dia, não estou conseguindo dar conta totalmente dos nossos inúmeros Blogs, Rádio Chapada do Araripe, e ter tempo para trabalhar. Afinal, meu trabalho é na Assessoria de Imprensa da Prefeitura, e na minha arte, a música. O Blog é uma coisa à parte. Tenho feito o possível para continuar preparando meus shows e concertos, aprendendo novas peças, progrmando eventos, e realizando meu trabalho, sem deixar cair o padrão de qualidade do Blog do Crato, mas isso está ficando gigantesco e estressante, e por isso peço aos nossos escritores que passem a diagramar suas próprias postagens, pois já nos ajuda com a quantidade de coisas a fazer ao mesmo tempo.

Também peço minhas desculpas pelo atraso na liberação dos comentários dos leitores no dia de ontem. Passei o dia fora e só pude liberar à noite, quando regressei. Como sabemos, todos os comentários do Blog passam por liberação, a fim de garantir que não contenham palavrões e outros problemas.

Agradeço a compreensão de todos.
Estou tentando fazer o possível para manter tudo funcionando e bem.

Dihelson Mendonça

O mundo sucumbirá em 2012 ou os Maias não tinham o que fazer? - Por: José Cícero


Diante de tantas catástrofes naturais que ora se abatem em todos os quadrantes do planeta a velha idéia do final do mundo nunca esteve tão em voga como agora. E não é por menos; visto que a civilização humana vem passando por um acelerado processo de deterioração em todos os aspectos que se possa imaginar. E isso de algum modo tem se refletido nas esferas da vida terrena, tanto do concreto quanto do campo magnética e espiritual da biosfera. A energia da negatividade há muito vem superando o lado positivo dos chamados pólos planetários. Não se trata apenas de uma discussão mística ou suprafísica das atuais condições em que vive a humanidade, mas, sobretudo de avaliarmos com os olhos da razão todo o estágio de descalabro em que se encontra mergulhado o planeta e os que nele habitam.

Estamos vivendo um momento crucial em que o homem contemporâneo está sendo chamado a escolher: Ou muda sua forma de convivência com a natureza e com seus pares, ou conhecerá inapelavelmente daqui a pouco, o mesmo fim que tiveram os dinossauros. E o que é pior: já adentramos o ponto limite. Não há mais tempo para espera. Daqui a pouco tudo será irreversível.
Portanto, esta é de fato, uma caminhada sem volta. Há fortes sinais de que o planeta está doente. Tudo por conta das diversas atividades antrópicas, com que os seres humanos têm sistematicamente desrespeitado e maltratado, ao longo da história planetária, a mãe-natureza e os seus recursos naturais.

Terremotos, tufões, tsunamis, secas, desertificações, fome, extinção de espécies, poluição, aquecimento global, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, derretimentos das calotas polares, elevação do nível do mar, escassez de água e tantos outros malefícios relacionados à natureza têm sido uma tácita evidência de que algo de muito grave vem vindo por aí ao nosso encontro. O desequilíbrio climático agora é um fato gritante que de algum modo devia gerar preocupações em todos os habitantes da Terra em especial nas hostes do poder mundial. Ainda não sabemos até certo ponto, se os livros sagrados de diversos povos e religiões do mundo estão corretos. Porém, se fomos observar atentamente os que dizem, por exemplo, os Vedas, a Bíblia, o Alcorão, o Talmude, o Bhagava Gita, o Torah, a Cabala, dentre outros, é possível constatar uma curiosa proximidade de observação naquilo que ambos descrevem. E mais que isso. O mais incrível é que a maioria dos fatos apontados está sendo comprovada nos dias atuais.

Não estamos diante de nenhuma profecia mirabolante ou embuste de falsários, como sempre foi comum encontrar de tempos em tempos. No entanto, a desordem em que se encontra os fenômenos naturais e a própria humanidade nos levam a acreditar que algo está prestes a ocorrer e de maneira definitiva, isto é, a destruição total da espécie humana e da biodiversidade como um todo. Há, inclusive quem diga que o impacto da atual civilização sobre o planeta é bem menor que o impacto de um meteoro, como aquele que supostamente provocou a extinção dos grandes répteis há milhares de anos atrás.

A história tem provado com a aquiescência da ciência moderna de que a Terra já passou por várias catástrofes, um ciclo que vem se repetindo ao longo das eras geológica e natural da Terra. O que redundou em pouco mais de 5 longas eras glaciais quando a vida na Terra praticamente cessou por cerca de 41 a 100 mil anos. Quando a vida no planeta foi praticamente extinta, tendo que começar literalmente do marco zero. A mais recente, ocorreu a cerca de 150 milhões de anos que coincidiu com o fim dos dinossauros. Provavelmente ocasionada por um choque de um grande corpo celeste, um meteoro gigante que atingiu violentamente a terra. Basta dizer que um desvio mudança por menor que seja no eixo da terra trará conseqüências imprevisíveis. De modo que um choque com um corpo espacial redundará numa destruição em massa de todas as espécies.

Os profetas do apocalipse reservam agora o final do ano de 2012, como o momento em que o mundo chegará ao seu final. Tendo por base, entre outras coisas, o calendário da civilização Maia, um povo que já não existe e, que viveu na mesoamérica pré-colombiana. O tal calendário termina curiosamente em 2012 e aponta de modo profético uma série de eventos fatalistas como colisões de meteoros e planetas gigantes com a terra, além de tempestades solares que deixarão o planeta às escuras, colapso dos ecossistemas, epidemias, tremores sísmicos, vulcões e ondas gigantes que adentrarão cerca de 160 km no continente. Para alguns sensitivos, há um esquema para a evacuação do planeta organizado por naves interplanetárias de outras civilizações do cosmos, por sinal, mais avançadas que nós, cientíco-espiritual e tecnologicamente. Para estes sensitivos e outros pesquisadores adeptos da ufologia mística, um terço da população terrena irá sucumbir. Somente as partes mais alta da terra ficarão incólume e os que lá estiverem sobreviverão.

Nunca é demais lembrar que o grande cientista Albert Einstein, um dos mais inteligentes que pela Terra já passou, alertara: “sem as abelhas, os homens desaparecerão em quatros anos”. Mais uma profecia? Não. Isso agora é uma constatação. As abelhas estão desaparecendo da face da Terra. Atacadas que estão por agrotóxicos, poluição, desmatamento, vírus e desorientadas pela confusão do campo/polo magnético da Terra, não coseguindo retornar às suas colméias. 90% da polinização dos vegetais do mundo é feita pelas abelhas. A situação ambiental e de convivência social e espiritual das pessoas estão tão grave que agora Nostradamus passou a ser a bola da vez.
O fim do mundo agora tem o respaldo, inclusive da ciência. O planeta vem dando claros sinais do seu esgotamento vez que não consegue mais repor tudo o que os 6,7 bilhões de pessoas vem consumido como verdadeiras formigas e gafanhotos devoradores dos recursos naturais. Se em 2012 a Terra sucumbirá, ninguém saberá com exatidão. A ordem é simplesmente esperar. Agora, uma coisa é certa. A natureza já começa a cobrar de todos nós, seus honorários ambientais. O desequilíbrio climático e a degradação dos ecossistemas terrestres são apenas alguns dos fortes indicativos de toda uma desordem terrena que só tende a piorar.

Resta-nos, portanto, a tomada de uma nova consciência cósmica calcada numa visão holística, humana e espiritual da vida e do planeta, enquanto ainda há tempo. Porque daqui a pouco nada poderá ser feito... A propósito, se ainda não estamos no fim do mundo, estamos pelos menos sdentrando o começo do fim.

Por: José Cícero
Professor, poeta e escritor.
Secretário de Cultura de Aurora-CE.
Leia mais: www.seculteaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30