xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/11/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 novembro 2009

Fita nova na praça: Lulinha, o filho do filho do Brasil - Por: Océlio Teixeira

No instante em que vai às telas ‘Lula, o Filho do Brasil’, chega às páginas um enredo enviesado. Filmado, poderia chamar-se ‘Lulinha, o filho do filho do Brasil’. No longa-metragem oficial, mostra-se a saga do menino que saltou da miséria nordestina para o triunfo brasileiro. No curta-metragem não rodado, uma passagem da rotina do menino que emergiu do parentesco ilustre para a fortuna pessoal. Deve-se à repórter Kátia Brasil a iluminação do enredo paralelo. Ela conta algo que se passou em 9 de outubro.

Envolve o itinerário de um jato da FAB, um Boeing 737. A aeronave estava a dez minutos de aterissar em Brasília. Trazia militares a serviço da Aeronáutica. Vinham da cidade paulista de Gavião Peixoto. Súbito, o comandante recebeu uma ordem. Deveria retornar a São Paulo. Recolheria, a pedido da Presidência da República, um lote de passageiros. Entre eles o presidente do BC, Henrique Meirelles. O Boeing deu meia-volta. Desceu no aeroporto de Guarulhos às 19h. Foi reabastecido. De repente, nova ordem. Os novos passageiros embarcariam em Congonhas, não em Guarulhos. Às 20h30, outra decolagem. O pouso em Congonhas teve de ser retardado. De tanques cheios, o comandante não poderia pousar em Congonhas. Viu-se compelido a voar a esmo por uma hora. Desperdiçado o combustível, enquadrou-se nas exigências de Congonhas. Às 21h30, desceu. Os passageiros fardados foram ao fundo da aeronave. As poltronas da frente foram liberadas para os novos passageiros.

Embarcaram, além de Henrique Meirelles, outras 16 pessoas –Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e 15 acompanhantes dele. Procurado, Henrique Meirelles mandou dizer, por meio da assessoria: de fato, requisitara o avião. Mas só na hora do embarque soube que, "por solicitação da Presidência", Lulinha e mais 15 "aproveitariam o vôo da aeronave colocada à disposição do BC". Ouvido, o Planalto informou: Lulinha e seus acompanhantes eram convidados de Lula.

"É normal o presidente da República convidar pessoas para se encontrar com ele em Brasília e oferecer transporte pelas aeronaves que servem à Presidência".

Lula tem algo como uma centena de parentes. No geral, os Silva permaneceram longe do Estado. Mantiveram o padrão de vida modesto. Nesse grupo, Lulinha é exceção. O primeiro-filho é sócio da Gamecorp, uma empresa de vídeo brindada com um aporte milionário da Telemar, em 2005. A operadora de telefonia (45% do capital pertencente ao BNDES e a fundos de pensão de estatais) borrifou R$ 5 milhões na caixa registradora da firma de Lulinha. Empresário próspero, Lulinha, o filho do filho do Brasil, não precisaria bulir nas arcas da Viúva para voar de São Paulo para Brasília. Ao embarcar no Boeing da veneranda e desprotegida senhora, naquela fatídica noite de 9 de outubro, o primeiro-filho prestou um serviço ao pai. Lulinha mostrou ao Lulão os riscos da presidência imperial. O que diria Lula FHC mandasse asas oficiais buscarem um filho em São Paulo nas mesmas condições?

Talvez dissesse algo assim: "Num país em que brasileiros morrem na maca por falta de atendimento nos hospitais públicos...”

“...É inaceitável que o filho do príncipe e seus acompanhantes mobilizem um Boeing custeado com verbas dos patrícios em dia com os seus impostos”.

O que diabos foi fazer Lulinha em Brasília? A assessoria de Lulão diz que não fornece informações sobre familiares do filho do Brasil.

E quanto aos nomes dos acompanhantes? O Planalto e o BC não forneceram a lista. A FAB informou que não dispõe dos nomes.

De um presidente espera-se que dê exemplos de boa conduta aos súditos que lhe garantem os proventos, a geladeira cheia, o carro na garagem e o avião no hangar.

Nunca antes na história desse país um mandatário demonstrara tanto descaso com as vulgaridades que grassam ao seu redor. Pena.

Escrito por Josias de Souza

Postagem: Océlio Teixeira de Souza

Fonte: Blog do Josias - Folha Online

Desprezo pela Justiça

Caiu em minhas mãos, trazido por um amigo, o livro Os Pecados Capitais do Cambeba – 2002 – de autoria de Artur Bruno, Airton de Farias e Demétrio Andrade.

Na doutrina da Igreja, os pecados capitais são os grandes responsáveis por toda a desgraça da vida cristã. Por isso eles são chamados capitais.

Com esse título, sem dúvida alguma, quiseram os autores afirmar que, na administração pública existem pecados capitais e, como lá, são também responsáveis pelos desmandos, pela anarquia, pelo protecionismo e pelo caos nela vivenciados.

Eles enfocaram os pecados capitais do Cambeba, utilizando-se da antonomásia para dizerem os pecados do Governo do Estado do Ceará.

Compulsando a obra, devorei-a com sofreguidão, procurando saber, pois desconhecia, quais eram esses pecados capitais.

Numericamente eles são iguais aos da Igreja. Semanticamente diferem, mas, com certo esforço, pode-se fazer um paralelismo.

Ei-los:
1) Neocoronelismo
2) Autoritarismo
3) Falta de transparência
4) Concentração de renda
5) Descaso social
6) Desprezo pela justiça
7) Excesso de publicidade

Os autores tiveram uma visão profética, pois, passados nove anos, hoje, eles continuam a ser pecados do atual governo cambebista.

Na leitura, chamou-me atenção, por causa do momento vivido pelos professores da Universidade Estadual do Ceará – UECE – o sexto pecado capital: Desprezo pela Justiça.

Dele pincei estas antológicas afirmações, válidas para qualquer momento, que as transcrevo “ipsis litteris” para nossa reflexão e de quem de direito:

O sexto pecado capital do Cambeba é o desprezo pela justiça, ou seja, o desconhecimento das decisões do Poder Judiciário, numa afronta a uma das pedras angulares da sociedade democrática (pág. 163).

Que moral tem um governo de exigir o cumprimento da lei de seus cidadãos se ele a descumpre (pág. 164).

O desrespeito às decisões emanadas do Poder Judiciário vem gerando uma situação de insegurança jurídica e de inquietação social. Essa prática nefasta e autoritária nega o próprio Estado de Direito (pág. 164).

Ao descumprir, reiterada e peremptoriamente, as decisões do Judiciário, o Estado do Ceará abala os alicerces da democracia institucional (pág. 165).

Negar observância aos mandados da Justiça do Ceará é o mesmo que destruir os fundamentos da legitimidade do próprio Estado. (Paulo Quezado, inserta no livro na pág. 165).

... os cidadãos esperam que se lhes outorgue o direito constituído, declarado e mandado executar pelos Tribunais(pág.165).

E o que é pior: a sociedade passa a descrer do Estado e da própria Justiça, enxergando no sistema, tido como democrático, uma falência pela classe dominante para beneficiar somente a ela e aos seus eleitos. No Ceará, a justiça parece ter cada vez mais um caráter privado (pág.165).

Tudo isso é verdade e está acontecendo no Ceará. Por que a Justiça se acovarda diante destas aberrações e não toma uma atitude enérgica fazendo valer a força do terceiro poder da República que nada em a dever ao Executivo?

Agora minhas indagações existenciais:

Será filosofia do Governo do Estado do Ceará e dos outros Estados da Federação não acatarem as decisões da Justiça? Se for, seja riscado, de pronto, da Constituição, o Poder Judiciário, pois não há para ele função na sociedade porque não haverá administração da Justiça.

Onde está a independência e o limite dos três poderes da República? Cada qual deve ter seu limite e sua competência respeitados, cumpridos e executados, pois todos devem zelar pelo bem da sociedade e dos cidadãos. Sem Justiça, não haverá bem-estar na sociedade e a anarquia nela existirá.

Concluindo, a Justiça, num Estado de Direito, não pode nem deve, diante de atos nocivos, reprováveis, desonestos e arbitrários que violentam ou violam os direitos humanos, amedrontar-se. “Afinal o que será de uma sociedade onde a lei é desrespeitada pelos seus próprios gestores, os que lhe juraram obediência quando de sua posse? Todos somos prejudicados com a resistência em se reconhecer o primado da Lei.”

Por que o Estado não acata a decisão da Justiça e por que a Justiça não comina o Estado com as penas de que ela dispõe para que a justiça seja feita?

Qualquer semelhança, no caso dos professores da UECE, será mera coincidência? Não, é pura realidade.

Autor: Prof. José Cajuaz Filho

Postagem: Océlio Teixeira de Souza

Dilma diz que filme sobre Lula pode influenciar eleição, mas descarta transferência de voto

Em visita a Santa Catarina, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que o filme "Lula, o Filho do Brasil", que trata da vida do presidente, pode influenciar a eleição presidencial de 2010. Ela argumentou, porém, que esse impacto não pode ser medido. Para a ministra, seu trabalho na coordenação de projetos do governo faz com que ela represente a continuidade administrativa da gestão Lula. "Se pode ter efeito na eleição? Pode. Pode ter um fator de comoção maior ou menor. Mas não acredito na transferência direta de voto", disse. Dilma Roussef participa em Santa Catarina de eventos relativos à exploração do petróleo na camada pré-sal. O modelo de exploração atual prevê compensações pelo uso do recurso apenas para os estados produtores de petróleo.

Os Estados de Santa Catarina e Paraná travam uma batalha jurídica desde 1991, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou a existência de cinco campos de exploração em solo paranaense. Para a ministra, o pedido de revisão do modelo feito pelos catarinenses é legítimo. "Eu acho que é passível de avaliação e análise. O modelo é uma convenção. Nós acreditamos que o pré-sal vai da bacia de Santa Catarina até o Espírito Santo. É muito possível que na bacia de Santa Catarina haja reserva pois tende a haver continuidade geológica", argumentou.

Apagão

Durante a visita, a ministra-chefe da Casa Civil voltou a falar sobre o blecaute que atingiu 18 estados, há duas semanas. Ela garante que haverá punição em caso de falha e voltou a reiterar que a produção de energia não é um problema no Brasil. A ministra também comentou as recentes declarações do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), que afirmou não ser necessária a candidatura dele ao Planalto se o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disputar a Presidência de 2010. Reconhecendo que é apenas pré-candidata, Dilma Rousseff afirma que não vai escolher adversário.

Fonte: Folha OnLine

Maia Júnior quer palanque próprio para o PSDB em 2010

O ex-vice-governador Maia Júnior confirmou, nesta terça-feira: quer o PSDB com candidato próprio ao Governo do Estado em 2010. “Um partido que tem o peso e a importância como o nosso, não pode ir a reboque de nada nem ninguém”, diz.

Maia Júnior também não comunga com a tese de que falta nome tucano para o embate: “O que falta ao PSDB é um projeto para governar o Ceará novamente”. Ele diz que endossa o que pensa o presidente regional tucano, Marco Penaforte, quer quer dar um fim “nessa postura ambígua” da bancada estadual com relação ao Governo Ciud Gomes (PSB). Credita esse tipo de comportamento a essa “falta de propostas para ser apresentada ao eleitorado”.

Sobre nomes para o embate 2010, Maia Júnior aponta o empresário Beto Studart e reitera: “É começar agora a montar um projeto. Na política, há o ganhar e o perder, mas o pior é a omissão. O PSDB precisa ter palanque aqui para respaldar a nossa chapa presidencial”.

Postagem: Océlio Teixeira de Souza
Fonte: Blog do Eliomar

Ivo Gomes chama Roberto Pessoa de “prepotente” e “arrogante”

Ao ser entrevistado nesta noite de segunda-feira no programa Jogo Político, da TV O POVO, o chefe de gabinete do governador Cid Gomes, deputado licenciado Ivo Gomes, tratou com certa indiferença a pré-candidatura do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, ao Governo do Estado. No mesmo dia em que dava entrevista, Pessoa era alvo de festa durante a inauguração da nova sede do PPS, que confirmou aliança com o PR para 2010.

“Eu não acho nada!”, disse Ivo Gomes, não dispensando farpas. Ele classificou Roberto Pessoa de “arrogante” e ” prepotente” e disse que se o prefeito de Maracanaú for mesmo candidato ” pode esperar que teremos a campanha mais baixa da nossa história”.

Ivo Gomes deu entrevista ao jornalista Fábio Camos, colunista de Política do O POVO, ocasião em que avaliou a possibilidade de uma aliança com o senador Tasso Jereissati. “Essa relação já dura 21 anos e é de muito respeito”. Tergiverosu, no entanto, quando indagado se seria a favor do apoio do PSB à reeleição de Tasso, preferindo observar que “o senador Tasso Jereissati é hoje um político comum”.

Também não poupou o ex-governador Lúcio Alcântara, presidente regional do PR de Roberto Pessoa, ao bater duro na situação das rodovias federais. O Dnit estadual está sob comando de GuedesCeará, correligionário de Lúcio.

Postagem: Océlio Teixeira de Souza
Fonte: Blog do Eliomar

A verdadeira Geopolítica - 01

Façam suas reflexões!

A verdadeira Geopolítica - 02

Continuem refletindo!

Até que enfim, uma Jornalista tem a coragem de falar a Verdade nesse País... e Foi Demitida...

Falou a verdade...e foi demitida...




Fonte: Youtube

UMA ONDA DE GUERRILHAS NO CARIRI

Grupo de Guerrilheiros


Orleyna Moura e Cacá Araújo


GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE – TROFÉU JUSCELINO LEAL LOBO JÚNIOR

UMA LUTA VITORIOSA

A Guerrilha do Ato Dramático Caririense, realizada pela Sociedade Cariri das Artes e Sociedade de Cultura Artística do Crato – Pontos de Cultura do Brasil, é a grande unanimidade quando se fala em artes cênicas do Cariri. Iniciada no dia 7 e encerrada em 22 de novembro de 2009, transformou-se na maior vitrine da criatividade cênica regional. A verdadeira mostra do Cariri! Cerca de 150 participantes, entre atores, produtores e técnicos! Quase 5.000 pessoas prestigiaram a Guerrilha!!!

O dramaturgo e guerrilheiro Cacá Araújo, idealizador e coordenador do projeto, afirma que a Guerrilha superou as expectativas de público, graças à qualidade dos espetáculos e à brava platéia local, que valoriza e prestigia os artistas e grupos da região. "A Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um movimento de afirmação da identidade cultural do Cariri e do Brasil, é a expressão mais profunda da inventividade e ousadia de dramaturgos, atores e encenadores caririenses; é a maior mostra da produção local em artes cênicas e, na edição de 2010 grupos de outros municípios da região serão envolvidos”.

Outro fator importante é a unidade dos grupos teatrais em torno de uma ação de fortalecimento e divulgação de suas obras. Isso vai se desenvolver e representar um grande patrimônio para o turismo cultural e a educação de crianças, jovens e adultos.

O mais audacioso movimento em defesa das artes cênicas do Cariri contabilizou 16 espetáculos de teatro e dança. Todos do Cariri! Durante o encerramento, dia 22 de novembro, as companhias receberam o Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior e seus membros foram contemplados com certificados participação no grande evento. O destaque da solenidade foi a homenagem especial prestada pelos artistas-guerrilheiros à atriz e diretora Orleyna Moura, considerada a nossa 1ª Dama do Teatro Cearense, pelo transcurso de seus 31 anos de carreira, cuja dedicação nos enobrece e orgulha.

Companhias participantes: Cia. Teatral Anjos da Alegria (Crato), Cia Teatral Livremente (Juazeiro), Associação dos Artistas e Amigos da Arte de Juazeiro do Norte, Cia. Cearense de Teatro Brincante (Crato), Grupo Cênico da SCAC (Crato), Cia. Teatral Boca de Cena (Crato), Cia. Wancylus Gat Produções (Crato), Grupo Ninho de Teatro Juazeiro), Allysson Amancio Cia. de Dança (Juazeiro), Cia. Mandacaru de Arte e Eventos (Juazeiro).

Estimular e fortalecer a produção regional em artes cênicas, valorizando artistas e grupos locais como importantes na consolidação da identidade caririense, preparando a região para intercâmbio que não exclua o valoroso patrimônio cênico do nosso povo, eis alguns dos objetivos elencados pelos realizadores do evento, ressaltando a criação de uma cooperativa de artes cênicas como uma meta emergencial do movimento.

Cacá Araújo declara que a produção das artes cênicas no Cariri é intensa e diversificada. "Aqui temos excelentes dramaturgos, atores brilhantes, encenadores geniais, bailarinos e coreógrafos de extremo talento. Mas a maior virtude dos nossos artistas é o significativo abandono dos clichês e da estética ditada por mercenários instalados em grandes centros urbanos do Sul e Sudeste, principalmente através de ações midiáticas hegemonistas e preconceituosas em relação ao Nordeste", afirma, pontuando também que "o produto teatral do Cariri tem que ter o aroma, o rebolado, o ritmo, a história, a cultura do nosso povo, que, longe de significar isolamento, revela avassalador conteúdo universal e fortalece a identidade, soberania, a auto-estima e o sentimento de pertença".


GUERRILHA DAS ARTES TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS
UM PROJETO A SER CONSTRUÍDO E REALIZADO


Iniciativa semelhante deverá ser discutida com músicos, compositores, artistas plásticos, cineastas, mestres e brincantes de folguedos, poetas, bandas de todas as linguagens, produtores, comunicadores e sociedade em geral.

A idéia é criar a verdadeira vitrine da arte e da cultura caririenses no período da Exposição do Crato, respeitando a diversidade, do tradicional ao contemporâneo. Será um canal de defesa da identidade regional, de valorização dos talentos locais, de respeito à história e à alma do nordestino-caririense. De acesso público e gratuito, sem mercantilismo mercenário, sem apologia a preconceitos de qualquer natureza... Será uma espécie de Confederação das Artes do Cariri!

Mãos à obra, então! Com destemor, bravura e insubmissão!!!

Guerrilheiro Cacá Araújo
Professor, Folclorista, Poeta, Dramaturgo, Ator e Diretor de Teatro

A Cigana – por Carlos Eduardo Esmeraldo

O mês de novembro do já distante ano de 1963 transcorria lentamente. Nas rádios, ouvíamos insistentemente o sucesso do momento, a extraordinária canção de Tom Jobim, “Garota de Ipanema”, uma música que ainda hoje é sinônimo de Brasil pelo mundo afora, assim como “Aquarela do Brasil” é confundida com o nosso hino. No Crato, o rebuliço das mocinhas era a chegada de uma cigana que, instalara sua tenda num terreno baldio, ao lado da estação do trem, bem defronte da Drasa, a revendedora dos fusquinhas. A tal cigana era festejada porque segundo muitos acreditavam, adivinhava tudo e previa muitas coisas para o futuro, principalmente o príncipe encantado tão ansiosamente aguardado pelas sonhadoras. Eu ouvia dizer que até alguns rapazes foram vistos consultando a tal cigana. E a fila dobrava o quarteirão.

Para mim, aquele mês de novembro ficou gravado na memória como um marco significativo de muitas perdas. É que no inicio do mês, eu sofri uma grave contusão no joelho, durante uma disputadíssima partida de futebol de salão, um esporte muito em moda no Crato daquela época. Fiquei o mês inteiro preso à cama, com um extraordinário inchaço no joelho esquerdo, que deixou minha perna dobrada em ângulo de noventa graus. Não podia andar e sequer levantar-me da cama.

Uma das conseqüências dessa lesão teria sido a remota possibilidade da seleção brasileira tricampeã mundial de futebol em 1970 haver sido definitivamente desfalcada de um esforçado ponta-esquerda cratense. Uma grande perda minha e sorte do Rivelino. Além do mais, um tímido sonhador foi retirado da vida social da cidade por mais de um mês, isto é; da Praça Siqueira Campos.

Para fugir da monotonia daqueles dias, eu lia tudo que me chegava às mãos, desde Machado de Assis até as fotonovelas da revista “Capricho”. No Colégio Diocesano, por ordem do Monsenhor Montenegro, as minhas notas do mês de novembro foram repetidas, pois àquela altura já me encontrava aprovado por média. No final do mês, já estava completamente recuperado.

Em janeiro do ano seguinte, eu pisava firme com as duas pernas, sem nenhum vestígio da lesão que me prendera à cama durante um longo mês.

Certo dia, eu estava vindo do São José para o Crato, e ao descer de um ônibus defronte da estação do trem, avistei ao lado, a tal tendinha da cigana. Já não havia mais a extensa fila de antes. Não tive dúvidas. Entrei movido mais pela curiosidade, pois nunca dei muita bola para essas coisas de cartomante ou adivinhas. Não sou daqueles que acreditam em bruxarias. Para mim isto não existe. Acho mais importante deixar que as coisas aconteçam e confiar na proteção divina.

Entretanto, parece que algumas pessoas possuem algum tipo de percepção extra-sensorial, capaz de comunicar-se com os outros por algum processo telepático. A tal cigana poderia ser uma dessas. Mas acho que ela deu mesmo foi um tremendo chute. Assim que eu entrei, ela bateu com toda força na bola e acertou em cheio: “Você esteve doente, problema na perna, não foi?” Depois previu que eu faria um grande concurso nos próximos três anos, e que morreria rico e no exterior. Ao indagar em qual país, ela respondeu: “na minha terra, a Espanha!”.

Repito que eu nunca dei importância a essas tais previsões. Do meu passado, aquela charlatona acertou alguma coisa cobrando escanteios. Quanto ao futuro, tirando o previsível concurso vestibular, acredito que a cigana acertou na riqueza. Mas não necessariamente riqueza de bens materiais, como ela insinuava. A esta altura, estou mais preocupado em “ajuntar tesouros que nem a traça corrói ou os ladrões roubam”. Se eu hoje sou rico, é de felicidade, o que já uma grande fortuna.

Não foi possível ainda testar a outra previsão da artilharia daquela cigana com uma viagem à Espanha. Tenho certeza que algum dia eu e Magali iremos conhecer a Europa, inclusive a Espanha. E esperamos voltar vivos.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Trabalhadores dos Correios em luta - Por: Tarso Araújo

O Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similares do Estado do Ceará (SINTECT-CE) soltou uma carta aberta aos participantes da 1ª Conferência Estadual de Comunicação. Na carta, os sindicalistas apontam que os Correios e telégrafos do Brasil vem sofrendo ataques incessantes nos último anos com o intuito de quebrar o monopólio postal e explorar recursos e a credibilidade adquirida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em prol de alguns empresários detentores do poder. O Sindicato cita que a tentativa de quebrar o monopólio não é de hoje . Houve uma tentativa de quebra do monopólio no Supremo Tribunal Federal (STF) onde o pedido foi considerado improcedente, numa votação apertada com 6 votos a favor de manter o monopólio e 4 votos cotnra.

Atualmente, o deputado federal Paulo Henrique Lustosa é o relator do projeto de lei 3677/08, de autoria do deputado Regis de Oliveira (PSC/SP) que tem como objetivo de quebrar o monopólio postal dos correios. O projeto transforma a ECT em uma sociedade anônima através da portaria 400 formulada pelo Grupo de Trabalho Interministerial. O SINTECT está na luta, portanto pela continuação do monopólio estatal, garantindo a qualidade dos serviços dos correios e contra a privatização do órgão.

Fonte: Blog do Tarso

DICAS PARA DEIXAR SEU METABOLISMO EM ALTA - Por: Izaara Alvarenga - Nutricionista

DICAS PARA DEIXAR SEU METABOLISMO EM ALTA A frase “tenho o metabolismo lento e por isso não consigo emagrecer” acomete a mente de muitas pessoas que buscam perder peso ou até mesmo aquelas que têm o objetivo de adquirir qualidade de vida associando alimentação e atividade física e mesmo assim se deparam com a dificuldade da perda de peso. Não se pode e nem deve culpar o metabolismo sem antes fazer um recordatório alimentar detalhado, em outras palavras, analisar o hábito alimentar, quantidade e qualidade dos alimentos que se está ingerindo. Exames clínicos e laboratoriais são excelentes aliados na análise da saúde de cada individuo, afinal algumas patologias podem levar a problemas de peso, seja dificultando quanto facilitando a perda do mesmo. É sempre interessante mantê-los em dia e nos conhecermos bem, para desta forma, ao descartarmos possíveis patologias e sabermos ao certo como está nossa alimentação, poderemos usufruir das dicas a seguir. COLABORE COM SEU METABOLISMO Saiba escolher os alimentos Gorduras: Evite as maléficas (manteiga, chantilly, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada) e opte pelas saudáveis (castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol.) Carboidratos: Evite os refinados (doce, açúcar, biscoito e bolo) e opte pelos integrais. Proteínas: Opte sempre pelas proteínas magras: lagarto, patinho, rosbife, peixe, frango, ricota, cottage, ovo, soja e derivados. Pequenas porções várias vezes ao dia Sabendo que não precisará guardar ou até mesmo estocar combustível/calorias para gerar energia para o bom funcionamento do organismo, o metabolismo passa então a trabalhar melhor. Depois de habituar seu organismo a receber alimentos e nutrientes durante todo o dia a satisfação com pequenas porções acontece e a própria capacidade do estômago reduz. Mexa-se Andar a pé, fazer atividades rotineiras, tarefas domésticas, digamos que realizar qualquer atividade que mova o corpo já é um grande avanço na busca pela perda de peso. Repense seus atos e ative seu corpo e assim seu metabolismo. Outras Dicas Hidrate-se, tenha um bom sono, faça seu intestino funcionar bem, exercite-se, não pule refeições, opte por alimentos lights, cereais integrais e alimentos in natura, como frutas e verduras. Seja uma pessoa feliz e se alie um plano alimentar saudável a uma prazerosa atividade física. Mas saiba que força de vontade e paciência são indispensáveis. Boa semana!!!

Por: Izaara Alvarenga Nutricionista

Maior máquina do mundo faz primeiro choque de partículas

O primeiro choque de partículas no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o acelerador gigante do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), foi registrado na tarde desta segunda-feira (23).

O choque ocorre três dias após a reativação do Grande Colisior de Hádrons (LHC), que ficou 14 meses sem operar por causa de uma série de problemas técnicos.

As primeiras colisões de partículas foram observadas durante a tarde desta segunda-feira: "É uma grande vitória por termos percorrido um longo caminho em tão pouco tempo", disse Rolf Heuer, diretor-geral do CERN. "Os sinais (gerados pelas colisões de partículas) que vimos são magníficos", disse Andrei Golutvin, porta-voz do CERN. Os cientistas disseram que os choques de prótons (partícula sub-atómica de carga elétrica positiva, que faz parte do núcleo de todos os elementos) farão surgir partículas elementares jamais vistas e recriarão, por um instante, as condições que havia no Universo logo após o Big Bang, antes que as partículas elementares se associassem para formar núcleos de átomos. Os pesquisadores do CERN esperam encontrar a prova de que existem partículas efêmeras como o Bóson de Higgs, só estabelecidas na física teórica.

O maior acelerador de partículas do mundo, que funcionou por apenas algumas horas, em setembro de 2008, antes de apresentar um grave problema, voltou à atividade na sexta-feira (20) passada. O LHC, uma joia científica que custou 3,76 bilhões de euros (R$ 9,7 bilhões) e que deve permitir progressos sobre o conhecimento da matéria e a origem do universo, teve sucessivos problemas após entrar em serviço, no dia 10 de setembro de 2008. O primeiro incidente ocorreu menos de 48 horas após a ativação do sistema, sendo seguido por um segundo defeito, no dia 19 de setembro, que afetou os ímãs encarregados de guiar as partículas pelo circuito do acelerador. O circuito mede nada menos que 27 km e está a 100 m abaixo da terra, em uma região da fronteira entre França e Suíça, passando pelo território dos dois países.

Desde setembro de 2008, o CERN realizava um longo trabalho para reparar o Acelerador de Partículas, que incluiu a instalação de novos sistemas de segurança ao longo do percurso, cuja construção envolveu mais de 7 mil físicos, durante cerca de 12 anos.

Fonte: AFP ( Via R7 )

O filho de Miguel Arraes – por Armando Lopes Rafael


Conheci Luiz Cláudio Arraes de Alencar – tratado carinhosamente por Lula – quando da temporada que ele passou em Crato, creio que entre 1966-1967, depois que o pai dele – Miguel Arraes de Alencar – foi deposto do cargo de Governador de Pernambuco pelo Golpe Militar de 1964. Luiz Cláudio devia andar aí pelos sete anos e sempre ia à redação do jornal “A Ação” (onde eu trabalhava), em companhia de dois irmãos, pouco mais velhos do que ele, e dos primos residentes em Crato.
A imagem que tenho dele é a daquele tempo: um garotinho vivaz, moreninho, comunicativo e simpático. Lula era o caçula do primeiro casamento do pai. E por ser o caçula era ainda mais carinhosamente cuidado por sua dedicada avó paterna, dona Benigna, e por suas tias Almina, Alda, Laís, Maria Alice e Anilda, todas irmãs do Dr. Miguel Arraes.
Tinha conhecimento, à distância, dos imensos transtornos sofridos pela família do político Miguel Arraes. Este foi deposto e preso durante quatorze meses. Até que conseguiu ser solto por algumas horas – por meio de um habeas-corpus – quando buscou e conseguiu asilo político na Embaixada da Argélia, no Rio de Janeiro. Enquanto isso seus nove filhos ficaram dispersos. Os quatro mais novos viveram uma temporada em Crato na casa da avó.
No final de 1968 deixei o Crato para trabalhar no Banco do Nordeste. Nunca mais tive notícias de Luiz Cláudio. Mas como meu pai era amigo de dona Benigna e das suas filhas, ele me transmitia, vez por outra, notícias esparsas da família Arraes de Alencar.
Já aposentado voltei a residir em Crato. Vez por outra visito dona Almina Arraes Pinheiro. Ela sempre me recebe com a fidalguia, uma das características daquele clã. Outro dia perguntei por Luiz Cláudio e, para minha surpresa, ela me informou que ele era médico e tinha escrito alguns livros. Emprestou-me dois: “Tempo - o de dentro e o de fora” e “Todo diálogo é possível”.
Confesso que ao lê-los tive uma agradável surpresa. Escritos com emoção, estes livros de Luiz Cláudio Arraes transmitem um amor e uma admiração raras de um filho por um pai. E isso externado através de lembranças, de frases e de momentos vivenciados entre ele e o pai. É desses escritos que faz bem a alma, pois mesmo povoados de sofrimentos, nos levam a acreditar que ainda existe gratidão, solidariedade e idealismo na humanidade...
Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

Em 10 Estados, o que Lula não quer: deu no Globo

O ex-senador e ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra (SE) deve ser eleito presidente nacional do PT no primeiro turno e pretende anunciar, amanhã, pontos de sua política para tentar pacificar os conflitos entre aliados nos estados. Para as eleições de 2010, cuja prioridade do PT será tentar eleger a ministra Dilma Rousseff sucessora do presidente Lula, Dutra tem o desafio de desarmar palanques duplos da base governista em pelo menos dez estados, inclusive no Rio.

Dutra, porém, diz considerar que apenas três estados são dados como caso perdido na tentativa de unificar PT e aliados em torno da candidatura de Dilma: Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Confirmada sua eleição hoje ou amanhã, Dutra iniciará imediatamente as conversas com os petistas que trabalham para ter candidatura própria em confronto com o PMDB, como é o caso do Rio. Ele fará um balanço do resultado do Processo de Eleição Direta do PT (PED), já dando o tom de sua estratégia, avalizada pelo presidente Lula e pela ministra Dilma.

Dutra promete partir para o enfrentamento com o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, que quer se lançar pré-candidato ao governo pelo PT, para preservar o apoio à reeleição do governador Sérgio Cabral, e o consequente palanque forte do PMDB para Dilma no estado. Terá a missão também de convencer o PMDB do contrário, casos do Pará e Minas Gerais, por exemplo.

Fonte: Agencia O Globo

Presidente Lula perde prestígio com a visita da Ahmadinejad.


O editorial do jornal espanhol "El País", da Espanha, nesta terça-feira, diz que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva corre o risco de "perder parte do prestígio internacional que colheu", ao receber o colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. "Ahmadinejad pretende buscar fora (de seu país) a legitimidade que dentro continua sendo contestada.

Fonte BBC

CARIRI - Cariri Shopping inicia expansão - Reportagem: Antonio Vicelmo


Cariri Shopping

Crato. Iniciados os trabalhos de expansão do Cariri Shopping, localizado em Juazeiro, no chamado Triângulo Crajubar, entre Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O investimento é de R$ 30 milhões. Quando concluído, será o maior do Interior do Nordeste. Vai atender a 42 municípios do Cariri e região Centro-Sul e mais outros municípios de Pernambuco, Paraíba e Piauí, que se limitam com o Ceará. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em abril em 2011. A execução das obras não vai interferir no funcionamento normal do Shopping, garante a direção do local. De acordo com o projeto arquitetônico, apresentado com exclusividade para o Diário do Nordeste, serão criados novos espaços gastronômicos, áreas de lazer e cultura e estacionamento no primeiro pavimento, além de 188 lojas, quatro âncoras, um hipermercado, quatro salas de cinema, tipo "stadium", com capacidade para 1.000 pessoas. A área bruta locável passará de 13 mil m para 25 mil m.

A gerente de marketing, Alessandra Lourenço, afirma que a expansão do empreendimento foi projetada dentro da expectativa da Região Metropolitana do Cariri que vem passando, segundo afirma, por um grande surto de desenvolvimento. A direção levou em conta também o crescimento do fluxo de frequência do público ao Shopping. 600 mil pessoas por mês, um crescimento de 50% com relação ao ano de 2006. De janeiro a setembro deste ano, foi registrado um aumento de 70% no volume de vendas.

Ao apresentar estes números, Alessandra lembra que, a partir de 2008, começou um novo tempo na história do Cariri Shopping com a incorporação de novos empreendedores, sob a administração da "Tenco Realty". Ela acrescenta que a nova administração apostou nas potencialidades do Cariri, adotando um novo conceito administrativo segundo a realidade regional, tendo como suporte Juazeiro do Norte considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina. Serão gerados mais de dois mil empregos diretos.

Para o vice-prefeito e líder empresarial de Juazeiro, José Celestino, a expansão do Shopping Cariri é um reflexo do crescimento da região alavancado principalmente por cerca de 70 cursos de Ensino Superior, entre os quais duas faculdades de Medicina, que congregam uma clientela de alto nível que exige melhor qualidade de vida e, assim, lojas modernas.

Cariri Shopping
Avenida Padre Cícero, 2555, Juazeiro
(88) 2101. 5444
www.caririshopping.com.br

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe

CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - Dia 24 de Novembro de 2009


Bom dia para todos os leitores e amigos do Blog do Crato.

Estamos entrando num período que eu chamo de essencialismo. O essencialismo levado ao Blog é publicar informações úteis, interessantes, sem se importar com a quantidade de postagens por dia. O que levou a isto foi o fato de perceber que a maioria das pessoas não estava digerindo as nossas mais de 30 postagens ao dia. Que tal se tivermos 10 ou 15, mas muita gente puder comentar ? Além do mais, Blog é como tudo na vida, é fase. Tem gente que nunca mais apareceu, e outros que estão aí na ativa. Cada dia, escrevemos uma página da história de amanhã, só que não determinamos o que vai ser postado no todo. A coisa sendo criada a muitas mãos. Isso eu considero um ponto muito positivo, e gostaria que mais pessoas participassem das discussões que travamos aqui no Blog. Falando nisso, cadê o Zé Nilton Mariano ?

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para hoje, é de dia de sol com algumas núvens e não chove. Ontem, até pensamos que o Climatempo iria se enganar, pois ao anunciarmos que seria um dia de sol, o dia amanheceu nublado e com uma neblina. Mas ao longo do mesmo, foi se dissipando e o sol saiu. Temperatura máxima prevista de 29 graus e a mínima de 19 graus.

ALMANAQUE

24 de novembro. Dia de Santo André Dung-Lac e companheiros

A evangelização do Vietnã começou no século XVI, através de missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas. São quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões insalubres. Enfim, em todos os lugares onde buscaram refúgio. Foram bispos, sacerdotes e leigos de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e alguns deles catequistas, seminaristas ou militares. Hoje, homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas, beatificados no ano jubilar de 1900 pelo papa Leão XIII. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja Católica vietnamita.

Filho de pais muito pobres, que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote em 1823. Durante seu apostolado, foi cura e missionário em diversas partes do país. Também foi salvo da prisão diversas vezes, graças a resgates pagos pelos fiéis, mas nunca concordou com esse patrocínio. Uma citação sua mostra claramente o que pensava destes resgates: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer". Finalmente, foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã.

Passada essa fase tenebrosa, veio um período de calma, que durou cerca de setenta anos. Os anos de paz permitiram à Igreja que se reorganizasse em numerosas dioceses que reuniam centenas de milhares de fiéis. Mas os martírios recomeçaram com a chegada do comunismo à região. A partir de 1955, os chineses e os russos aniquilaram todas as instituições religiosas, dispersando os cristãos, prendendo, condenando e matando bispos, padres e fiéis, de maneira arrasadora. A única fuga possível era através de embarcações precárias, que sucumbiam nas águas que poderiam significar a liberdade, mas que levavam, invariavelmente, à morte.

Entretanto o evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita, pois quanto mais perseguido maior se tornou seu fervor cristão, sabendo que o resultado seria um elevadíssimo número de mártires. O papa João Paulo II, em 1988, inscreveu esses heróis de Cristo no livro dos santos da Igreja, para serem comemorados juntos e como companheiros de santo André Dung-Lac no dia de sua morte.

Eventos históricos

* 496 - Eleição do Papa Anastácio II.
* 642 - Eleição do Papa Teodoro I
* 1631 - A cidade de Olinda é incendiada pelos holandeses
* 1642 - O explorador neerlandês Abel Tasman avista a ilha que anos mais tarde adotaria nome em sua homenagem (Tasmânia)
* 1848 - Risorgimento: Papa Pio IX, disfarçado, fugiu para Gaeta, fortaleza localizada no Reino das Duas Sicílias
* 1859 - Publicado pela primeira vez o livro A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin.
* 1927 - Eclipse solar total é visto no norte da Inglaterra e em Gales.
* 1953 - Almino Afonso - Rio Grande do Norte é elevada à categoria de município.
* 1967 - O Marechal Castello Branco outorga nova Constituição legitimando o governo militar no Brasil.
* 1980 - Proclamado o Parque Nacional do Lago Malawi.
* 1992 - A Bandeira do Tadjiquistão é adotada.
* 2001 - Incêndio no Canecão Mineiro, em Belo Horizonte.
* 2008 - Blumenau, cidade do Estado de Santa Catarina, decreta estado de calamidade pública, devido às enchentes..

Nascimentos

* 1632 - Baruch de Espinoza, filósofo holandês (m. 1677).
* 1861 - Cruz e Sousa, poeta brasileiro (m. 1898).
* 1864 - Toulouse-Lautrec, pintor francês (m. 1901).
* 1874 - Charles Miller, futebolista anglo-brasileiro (m. 1953).
* 1885 - Theodor Altermann, cenógrafo e ator estoniano (m. 1915).
* 1906 - Rómulo de Carvalho, professor, divulgador da ciência e poeta sob o pseudónimo de António Gedeão (m. 1997).
* 1908 - Libertad Lamarque, atriz e cantora argentina (m.2000).
* 1925 - Simon van der Meer, físico dos Países Baixos.
* 1932 - Claudio Naranjo, médico chileno.
* 1935 - Carlos Imperial, apresentador de televisão e produtor musical brasileiro (m. 1992).
* 1937 - Otto Pfister, treinador de futebol alemão.
* 1941 - Pete Best, primeiro baterista do grupo The Beatles.
* 1946 - Ted Bundy, assassino em série americano (m. 1989).
* 1949 - Dušan Galis, treinador de futebol eslovaco.
* 1954 - Emir Kusturica, ator e diretor de cinema bósnio.
* 1957 - Denise Crosby, atriz norte-americana.
* 1958 - Alain Chabat, diretor de cinema argelino.
* 1961 - Mark Winegardner, escritor canadense.
* 1965
o Rui Barros, ex-futebolista português.
o Tom Boyd, ex-futebolista escocês.
* 1967 - Massimiliano Saccani, árbitro de futebol italiano.
* 1968 - Bülent Korkmaz, ex-futebolista turco.
* 1969 - Jacinto Espinoza, goleiro equatoriano.
* 1970
o Julieta Venegas, cantora mexicana.
o Rute Marques, modelo portuguesa.
o Sónia Araújo, apresentadora de televisão portuguesa.
* 1972
o Félix Cárdenas, ciclista colombiano.
o Ibrahim Dossey, goleiro ganês (m. 2008).
* 1973 - Cássia Linhares, atriz brasileira.
* 1974 - Tony Menezes, futebolista canadense.
* 1975 - Sabrina Parlatore, apresentadora de TV brasileira.
* 1976
o Théo Becker, ator brasileiro.
o Lorenzo Stovini, futebolista italiano.
* 1977 - Colin Hanks, ator estadunidense.
* 1978
o Vanessa Incontrada, atriz e modelo espanhola.
o Katherine Heigl, atriz estadunidense.
* 1979 - Joseba Llorente, futebolista espanhol.
* 1981 - Beth Phoenix, wrestler estadunidense.
* 1982 - Christian Eichner, futebolista alemão.
* 1983
o Paulo Salustiano, piloto brasileiro de Stock Car.
o André Bahia, futebolista brasileiro.
o Dean Ashton, futebolista inglês.
* 1989 - Johnny Exantus, futebolista haitiano.

Falecimentos

* 62 - Aulus Persius Flaccus, poeta satítico da Roma Antiga (n. 34 d.C.)
* 1531 - Johannes Oekolampad, teólogo suíço, um humanista e reformador em Basileia (n. 1482)
* 1572 - John Knox, reformador escocês (n. 1513 ou 1514)
* 1870 - Conde de Lautréamont, poeta francês, autor de "Os Cantos de Maldoror".
* 1929 - George Clemenceau, estadista, jornalista e médico francês (n. 1841)
* 1957 - Diego Rivera, pintor mexicano (n. 1886)
* 1963 - Lee Harvey Oswald, indiciado como assassino do Presidente Kennedy, morto por Jack Ruby em Dallas, quando era transferido de prisão (n. 1939)
* 1991
o Freddie Mercury, cantor e compositor anglo-tanzaniano, líder do grupo de rock Queen - segundo a imprensa teria falecido em consequência da aids (n. 1946)
o Eric Carr, baterista da banda norte-americana Kiss (n. 1950)
* 2002 - John Rawls, cientista político norte-americano (n. 1921).
* 2005 - Pat Morita, ator norte-americano (n. 1932)
* 2006 - David Cunha,mais conhecido como Espanta de Jesus

Feriados e eventos cíclicos

* Feriado municipal em Entroncamento, cidade de Portugal.
* Feriado municipal em Sines, cidade de Portugal.
* Feriado municipal em Sete Lagoas, cidade do Brasil

Fontes: Edições Paulinas, Climatempo, Wikipedia

Cruz e Sousa é o nosso homenageado no HOJE NA HISTÓRIA


HOJE NA HISTÓRIA


João da Cruz e Sousa (Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis) 24 de novembro de 1861 — Estação do Sítio, 19 de março de 1898) foi um poeta brasileiro, alcunhado Dante Negro e Cisne Negro. Foi um dos precursores do simbolismo no Brasil. Filho de negros alforriados, desde pequeno recebeu a tutela e uma educação refinada de seu ex-senhor, o Marechal Guilherme Xavier de Sousa - de quem adotou o nome de família. Aprendeu francês, latim e grego, além de ter sido discípulo do alemão Fritz Müller, com quem aprendeu Matemática e Ciências Naturais.

Em 1881, dirigiu o jornal Tribuna Popular, no qual combateu a escravidão e o preconceito racial. Em 1883, foi recusado como promotor de Laguna por ser negro. Em 1885 lançou o primeiro livro, Tropos e Fantasias em parceria com Virgílio Várzea. Cinco anos depois foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como arquivista na Estrada de Ferro Central do Brasil, colaborando também com o jornal Folha Popular. Em Fevereiro de 1893, publica Missal (prosa poética) e em agosto, Broquéis (poesia), dando início ao Simbolismo no Brasil que se estende até 1922. Em novembro desse mesmo ano casou-se com Gavita Gonçalves, também negra, com quem tem quatro filhos, todos mortos prematuramente por tuberculose, levando-a à loucura. Faleceu a 19 de Março de 1898 no município mineiro de Antônio Carlos, num povoado chamado Estação do Sítio, para onde fôra transportado às pressas vencido pela tuberculose. Teve o seu corpo transportado para o Rio de Janeiro em um vagão destinado ao transporte de cavalos. Ao chegar, foi sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier por seus amigos, dentre eles José do Patrocínio.Onde permaneceu até 2007, quando seus restos mortais foram acolhidos no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa no centro de Florianópolis.

Foi integrante da Academia Catarinense de Letras, de cuja cadeira 15 é patrono.

Análise da obra

Seus poemas são marcados pela musicalidade (uso constante de aliterações), pelo individualismo, pelo sensualismo, às vezes pelo desespero, às vezes pelo apaziguamento, além de uma obsessão pela cor branca. É certo que encontram-se inúmeras referências à cor branca, assim como à transparência, à translucidez, à nebulosidade e aos brilhos, e a muitas outras cores, todas sempre presentes em seus versos. No aspecto de influências do simbolismo, nota-se uma amálgama que conflui águas do satanismo de Baudelaire ao espiritualismo (e dentro desse, idéias budistas e espíritas) ligados tanto a tendências estéticas vigentes como a fases na vida do autor.

Embora quase metade da população brasileira seja negra, poucos foram nossos escritores negros e mulatos. E, entre eles, poucos foram os que escreveram em favor da causa negra. Cruz e Souza, por exemplo, é acusado de ter-se omitido quanto a questões referentes à condição negra. Mesmo tendo sido filho de escravos e recebido a alcunha de "Cisne Negro", o poeta João da Cruz e Souza não conseguiu escapar das acusações de indiferença pela causa abolicionista. A acusação, porém, não precede, pois, apesar de a poesia social não fazer parte do projeto poético do Simbolismo nem de seu projeto particular, o autor, em alguns poemas, retratou metaforicamente a condição do escravo. Cruz e Souza militou, sim, contra a escravidão. Tanto da forma mais corriqueira, fundando jornais e proferindo palestras por exemplo, participando, curiosamente, da campanha antiescravista promovida pela sociedade carnavalesca Diabo a quatro, quanto nos seus textos abolicionistas, demonstrando desgosto com a condução do movimento pela família imperial.

Quando Cruz e Souza diz "brancura", é preciso recorrer aos mais altos significados desta palavra, muito além da cor em si.

Livros

* Broquéis (1893, poesia)
* Faróis (1900, poesia)
* Últimos Sonetos (1893, poesia)
* Tropos e Fanfarras (1885, prosa - em conjunto com Virgílio Várzea)
* Missal (1893, poema em prosa)
* Evocações (1898, poemas em prosa)

Fonte: Wikipedia

Pensamentos do Dia - 24 de Novembro de 2009


"Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir."

Napoleão Bonaparte

"Haja hoje para tanto ontem"

Paulo Leminski

"Os poetas odeiam o ódio e fazem guerra à guerra."

Pablo Neruda

"Homens fracos acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito."

Ralph Waldo Emerson

"Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização."

Ralph Waldo Emerson

"Quando alguém se apaixona pensa em tudo, menos no que esta pensando."

Sofocleto

"Se fracassar, ao menos que fracasse ousando grandes feitos, de modo que a sua postura não seja nunca a dessas almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota."

Theodore Roosevelt

CNT/Sensus: Ciro lidera se candidato tucano à Presidência for Aécio

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira, 23, para a Presidência da República aponta que se o candidato do PSDB for o governador mineiro Aécio Neves, o deputado federal Ciro Gomes lidera a disputa com 25% das intenções de votos, seguido por Dilma Rousseff (PT) com 21,3%, Aécio Neves com 14,7% e 7,3% de Marina Silva (PV). Se o governador paulista José Serra for o candidato tucano, é ele quem lidera a sondagem com 31,8% dos votos. Dilma aparece como segunda colocada, com 21,7%, enquanto Ciro registra 17,5% e Marina 5,9% das intenções de votos no primeiro turno.

Sem Ciro Gomes na disputa, Serra subiu de 40,1% apresentados em setembro para 40,5%. Já a ministra Dilma Rousseff aumentou seu índice de 19,9% para 23,5%. Marina Silva caiu de 9,5% para 8,1. Para o segundo turno, Serra fica à frente em todos os cenários, mas perdeu pontos tanto na disputa com Dilma como com Ciro. Contra a ministra, o governador paulista caiu de 49,9% para 46,8%, enquanto Dilma passou de 25% para 28,2%. No embate com o deputado federal, o tucano despencou cerca de 7,4 pontos percentuais – de 51,5% para 44,1%. Ciro não só subiu dos 16,7% de setembro para 27,2%, como vence a eleição em todos os cenários nos quais Serra está fora – contra Dilma ou Marina Silva.

A senadora acreana lidera os índices de rejeição dos eleitores, com 38,4%. Dilma ficou em segundo lugar (34,4%), seguida por Serra (27,7%) e Ciro Gomes (25,3%). Aécio Neves não só tem o menor percentual (22,8%), como também é o candidato menos conhecido (29,6%).

Fonte: Agência Estado

Notícias da URCA - Dia 24 de Novembro de 2009




ABERTA XII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA URCA, COM QUASE 600 TRABALHOS INSCRITOS

A XII Semana de Iniciação Cientifica da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi aberta na noite de ontem, no Salão de Atos da Instituição. Este ano, o evento tem participação recorde de mais de mil alunos. São 596 trabalhos aprovados, selecionados entre mais de 700 inscritos e analisados para serem apresentados durante a semana, que vai até o dia 27. A Semana conta também com uma participação de 11 instituições e foi aberta pelo Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, que destacou a importância do ensino, pesquisa e extensão dentro da Universidade. O tema geral proposto este ano é “Ciência e Sociedade: Caminhos para o Futuro”.

Segundo o Reitor, o encontro é uma forma de avaliar dados obtidos por meio de pesquisas, referenciados, e sua funcionalidade técnica. Já o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Álamo Feitosa, destaca esse como o maior evento da área da pesquisa na região e que a cada ano tem se superado. Os números comprovam essa realidade. Serão realizados durante a semana 36 mini-cursos. Para o Pró-Reitor, o mais importante é que esses trabalhos serão apresentados, representando uma oportunidade de crescimento para os iniciantes em pesquisas. Estão inseridos no evento os 140 bolsistas da URCA pelo CNPq, Capes e Funcap, além de 36 monitores, destacados pelo Professor Álamo pelo empenho e a vontade de fazer da melhor maneira o evento. “Espero que todos saiam com algum ganho em termos de vida Universitária”, disse.

O Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Josué Mendes Filho, proferiu a palestra de abertura, com o tema: “Ciência, Caminho para a Riqueza”. Além dos mini-cursos, durante a semana, será desenvolvida uma programação com palestras, apresentação de painéis e trabalhos. O objetivo da XII Semana, além da avaliação das atividades, é propiciar uma interligação da pesquisa dentro da Universidade, e estimular o aluno que inicia essa atividade a treinar a sua desenvoltura.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Elizangela Santos
Crato, 24 de novembro de 2009.

Suspeita de fraude no MT causa suspensão de maior concurso público do país

Considerado o maior do país em número de vagas --10 mil para 34 cargos--, um concurso público realizado no último fim de semana pelo governo de Mato Grosso teve que ser cancelado por falhas na distribuição de provas, fiscalização deficiente e denúncias de fraude. A decisão de interromper o concurso foi tomada pelo governador Blairo Maggi (PR) logo após as provas do período da manhã de domingo (22) --haveria outro turno à tarde. Na próxima quarta-feira (25), segundo o governo, será anunciada a nova data do concurso. O concurso teve cerca de 274 mil inscritos, sendo 13 mil de outros Estados. Dois dias antes das provas, o governo anunciou que a seleção poderia ser incluída em um livro de recordes.

Entre as vagas oferecidas, estavam as de professor, delegado, bombeiro e técnico em necropsia. O número de vagas corresponde a 25% do atual quadro de servidores concursados em Mato Grosso. A um custo estimado em R$ 8 milhões, a aplicação das provas estava a cargo da Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso), que disse ter ocorrido "falhas de logística". "Veremos onde os erros ocorreram e vamos consertá-los", falou o reitor, Taisir Karim. A confusão começou no início da manhã. Devido à quantidade de candidatos e à falta de ônibus públicos, houve congestionamentos por Cuiabá, cidade com mais locais de provas. Candidatos receberam provas para cargos que não estavam disputando. Outros disseram ter recebidos testes com lacres rompidos. Em Cáceres (220 km de Cuiabá), onde fica a sede administrativa da Unemat, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca de computadores nas casas de quatro funcionários suspeitos de fraude. Os equipamentos passarão por perícia.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, defendeu o afastamento imediato da Unemat da organização por "falta de estrutura". Em nota, o governo negou "qualquer possibilidade" de fraude e disse que os episódios mais graves se limitaram a um único local de provas. "Sacrificamos esta prova para mantermos a transparência e lisura do concurso", disse o secretário da Administração, Geraldo de Vitto. Opositores de Blairo disseram que o concurso foi uma "aposta eleitoreira". "O governo tem muita experiência em organizar logística para distribuição da soja e nenhuma em organizar concurso", falou o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), em seu blog.


RODRIGO VARGAS
da Agência Folha, em Cuiabá - Folha OnLine

Renovação Carismática no Bairro São Miguel - Por: Jair Rolim



Todos os sábados a partir das 19:00 na paróquia de SÃO MIGUEL em Crato (próximo a Universidade Regional do Cariri-DIREITO) acontece uma grande CONCENTRAÇÃO DE FÉ promovido pela comunidade católica JESUS, MARIA E JOSÉ.Traga sua familia, seus amigos e participem desse momento divino em suas vidas.E no dia 28 de novembro o grande encontro com o ESPIRITO SANTO no evento REAVIVAR que acontecerá lá mesmo começando as 17:00 com a missa e logo após adoração ao santissímo sacramento.Participações: Moisés Rolim( Membro do apostolado da Sociedade Católica do Brasil), Alberly( Coordenadora do ministério de Cura e Libertação da comunidade Mãe Rainha) e toda a comunidade Jesus, Maria e José.

REALIZAÇÃO: Comunidade Jesus, Maria e José e grupo São Miguel.
APOIO: Paróquia São Miguel

Texto enviado por Jair Rolim

SE FAZ Caridade... Por: Hildeberto Aquino

SEFAZ CARIDADE - Quanto constatamos que a SEFAZ - SECRETARIA DA FAZENDA perdoará dívidas (IPVA, ICMS e ITCD), umas até o montante de R$ 10 mil, passamos a imaginar com que caras de PALHAÇO ficam todos aqueles que honram os seus compromissos em dia. Consideramos isto um estímulo à sonegação, e já que feito em vésperas de um ano eletivo, denota um ato politiqueiro. Eu não diria, ainda, uma improbidade administrativa de que trata a lei 8429, Cap. II, Seção II, VII, mas... Enquanto isso se determina aos policiais que cumpram rigorosas metas - consideradas como seus índices atuais de “produtividade”, ao aplicarem multas que embora devidas quando se constatam descumprimentos das leis, mas que se tornaram obstinação e para as quais não cogitam de negociações. Às dívidas mais onerosas, por contumazes descumprimentos das normas fiscais, o perdão. Aos delitos de menor valor, a dureza da lei. Ou se aplicam as leis com equidade, ou melhor proceder seria uma anistia geral. Dois pesos e duas medidas denotam desregramento. Imperdoável!

Hildeberto AQUINO
Corretor de Imóveis
Russas (CE)

Notícias do Crato para o Dia 24 de Novembro de 2009



Cidade do Crato aguarda classificação final do Programa Selo Município Verde - Edição 2009

O município do Crato foi selecionado na primeira etapa do Programa Selo Município Verde - Edição 2009. O Programa Selo Município Verde - PSMV é um programa de certificação pública do Governo do Estado do Ceará que classifica, anualmente, os municípios cearenses que atendem a critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, promovendo melhor qualidade de vida para presentes e futuras gerações. Nos anos de 2007 e 2008 o Crato foi premiado com o Selo Município Verde. Para este ano de 2009, passamos pela primeira etapa onde mais de 139 municípios se inscreveram, porém, apenas 34 se qualificaram após responderem o Questionário de Avaliação da Gestão Ambiental, respondendo a questões referentes a legislação ambiental, instrumentos de gestão, infra-estrutura, saúde pública, biodiversidade e educação ambiental. As documentações já foram enviadas para a próxima etapa que é o Questionário de Mobilização Ambiental, tendo sido feita a avaliação pela equipe técnica composta por integrantes do Comitê Gestor e Comissão Técnica do Programa que se reuniu com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente- COMDEMA e com os Secretários Municipais. O resultado final deverá sair no próximo mês.

CRAS Vila Alta está com inscrições abertas para diversos cursos profissionalizantes

Com o apoio do Governo Municipal do Crato e da Secretaria de Ação Social, o Centro de Referencia em Assistência Social - CRAS Vila Alta comunica que estão abertas as inscrições dos cursos para:

♣Informática - à partir de 16 anos com 50 vagas.
♣Arte culinária - à partir de 18 anos com 25 vagas;
♣Recepcionista - à partir de 18 anos com 25 vagas;
♣Eletricista Predial - à partir de 18 anos com 25 vagas;
♣Garçom - à partir de 18 anos com 25 vagas;

OBS: para os cursos de Eletricista Predial e Garçom, as vagas serão ofertadas somente para os que estiverem inscritos no PBF- Programa Bolsa Família. ATENÇÃO: As vagas são limitadas, os interessados deverão dirigir-se a partir de hoje das 8 às 16 horas, ao CRAS da Vila Alta que fica situado à Rua Zacarias Gonçalves, S/N para realizarem as suas inscrições. Participem! É o Governo do Crato buscando mais oportunidades de formação profissional para toda a comunidade. Ainda no CRAS Vila Alta, será realizado no próximo dia 4 de dezembro as 17 horas e 30 minutos, o 1º Cine Móvel do referido CRAS na Escola José Aldegundes Gomes de Matos.

Secretaria de Saúde do Crato e Unimed do Cariri promovem ciclo de palestras educativas

O setor de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato em parceria com a Unimed do Cariri promove ciclo de palestras educativas em saúde. Já foi abordado o tema ‘’Planejamento Familiar” com o Dr. Túlio Texeira. Amanhã, quarta-feira, 25 será realizada palestra com a Dra. Gláucia Valéria com o tema “Avaliação do Casal Infértil”, que acontecerá as 14 horas e 30 minutos no Cine Teatro Salviano Arraes Saraiva. A Secretária de Saúde do município, Nizete Tavares, alerta para a importância da participação de todos e salienta que serão entregues certificados aos participantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30