xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/11/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 novembro 2009

Publicidade: Som é com Amilton SOM !

IMG_7567

As festas de fim de ano se aproximam. Presentes, CDs e DVDs é com Amilton Som.
AMILTON SOM. A maior loja de CDs e DVDs da Região do Cariri.

Fotos do Crato - Dihelson Mendonça


NE -
Algumas fotos pra gente matar a saudade da nossa terrinha...


Largo da RFFSA Crato - Dihelson Mendonça

Acima: Largo da RFFSA - Centro Cultural do Araripe

IMG_4058

Acima: Praça da Sé - Silhueta

IMG_3592

Acima: Biblioteca Municipal, no Largo da RFFSA

Image4

Acima: prédio "famoso" na esquina da Rua Mons. Esmeraldo com a Rua Ratisbona


Fotos: Dihelson Mendonça


É proibida a Cópia, Utilização e Reprodução sem a prévia autorização do Autor. Os infratores estarão sujeitos às penas previstas nas leis de Direitos Autorais.

Artigo Polêmico - "Algumas Verdades corajosamente escritas por uma psicóloga". - Por: K. Chistine



"A única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é
que um nasceu na zona sul, e o outro não."
( Juiz Siro Darlan )


Nota do Editor: Neste texto polêmico, a psicóloga K. Chistine, questiona a reverência que muitos fazem a esse ídolo que foi Cazuza. Faz este relato após assistir ao filme:

"Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora... As pessoas estão cultivando ídolos errados... Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza? Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é no mínimo inadmissível.

Marginal, sim
, pois Cazuza viveu à margem da sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado. No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta. São esses pais que devemos ter como exemplo?

Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora...
Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante. Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe droga da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é um nasceu na zona sul e outro não.

Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isto que o filme mostrou. Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom
para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?

Como ensina o comercial da Fiat precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor. Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário? Lembrem-se dizer NÃO é a prova mais difícil de amor. Não deixem seus filhos à revelia para que precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar... Não se preocupem em ser "amigo" de seus filhos. Eduque-os e mais tarde eles verão que foi você quem mais o amou e foi, é, e sempre será o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre."

Por: K.
Chistine (Psicóloga Clínica)
Recebido por e-mail.

CRACK -> CRATO - Epidemia de Crack na Cidade !


Há uma "epidemia de Crack" ( já que a Cracomania e uma doença ) em Crato. Minha namorada acaba de me relatar que alguns profissionais da área de saúde visitaram a Escola aonde ela ensina, e há dados impressionantes. Muita gente viciada em Crack aqui no Cariri. Uma desgraça se abate sobre a sociedade Cratense.

Porque o caminho do Crack é sem volta. O futuro é a penas um: A TUMBA. Quem entrou nessa viagem aí, chegou ao fim-da-linha, e em pouco tempo. É preciso que as pessoas não se deixem influenciar em querer experimentar novas drogas. A Curiosidade, em relação ao Crack, é Poço sem fundo...

É preciso fazer alguma coisa!

Dihelson Mendonça
Foto Ilustrativa: Criança fumando crack - JORNAL O GLOBO
( como podem observar, o Jornal tomou os devidos cuidados para não ser possível a identificação da mesma ).

Drogas: o crack e os novos termos - Por: Archimedes Marques


Nota: Esse artigo é tão importante, que merece ser trazido 2 vezes ao topo em um só dia!

Antes de adentrarmos nos fatos e nas conseqüências do uso do crack peço permissão à língua portuguesa para usar duas palavras chave do tema, que na verdade são inexistentes no nosso dicionário, quais sejam: crackudo e vacilão. Crackudo é originário do termo crack que é uma droga sintética. A palavra foi recentemente criada pelo povo brasileiro para identificar o indivíduo que é usuário e viciado dessa droga, ou seja, crackudo nada mais é do que o consumidor do crack, aquele cidadão que adquire o produto para uso próprio. Quanto a vacilão, tal palavra é originada do verbo vacilar que significa, dentre outros: não estar firme, cambalear, enfraquecer, oscilar, tremer, hesitar, estar irresoluto, incerto... Vacilão na linguagem popular nada mais é do que o indivíduo que não mede as conseqüências dos seus atos e tampouco se importa com o que lhe aconteça.

A composição química do crack é simplesmente horripilante e estarrecedora. A partir da pasta base das folhas da coca acrescentam-se outros produtos altamente nocivos a qualquer ser vivo, tais como: ácido sulfúrico, querosene, gasolina ou solvente e a cal virgem, que ao serem processados e misturados se transformam numa pasta endurecida homogênea de cor branco caramelizada onde se concentra mais ou menos 50% de cocaína, ou seja, meio à meio cocaína com os outros produtos citados. A droga é fumada pura, misturada em cigarro comum ou em cigarro de maconha. O crack trás a morte em vida do crackudo, arruína a vida dos seus familiares, aumenta a criminalidade onde se instala, degrada e mata mais do que todas as outras drogas juntas. Lançando um olhar no passado o crackudo vê o rumo errado que tomou. Olhando ao futuro somente se lhe afigura a tumba. O seu presente é só o crack: o crack como o senhor do seu viver, como seu dominador, como seu real transformador do bem para o mal, como destruidor da sua família, como aniquilador da sua vida, como o seu curto caminho para a morte.

Estamos, sem sombras de dúvidas, em aguda e profunda crise social, familiar e criminal relacionada a essa droga avassaladora e mortal. A população mostra-se atônita, indefesa e impotente com tal problemática. Até parece que apesar de todas as alertas feitas constantemente na mídia, as autoridades constituídas ainda não atentaram para esse gravíssimo problema que gera tantos outros em áreas diversas e que transforma tudo em malefícios. O homem é o único animal racional existente na face da Terra, mas age, sem sombras de dúvidas de maneira irracional e gananciosa quando conscientemente fabrica o mal para o seu semelhante. Dentre todos os malefícios criados pelo homem para o homem, o crack está entre os primeiros colocados.

Basta o experimento de um único cigarro da pedra do crack para viciar o vacilão. A fumaça altamente tóxica da droga é rapidamente absorvida pela mucosa pulmonar excitando o sistema nervoso, causando euforia e aumento de energia ao usuário. Com a falta dessa sensação ao passar o efeito da droga, logo o vacilão é compelido ao segundo cigarro e assim por diante até levá-lo a conseqüências irremediáveis vez que ele é capaz de matar e morrer para sustentar o seu vício. Com o passar do tempo o crack causa destruição de neurônios e provoca ao crackudo a degeneração dos músculos do seu corpo, fenômeno este conhecido na medicina como rabdomiólise, o que dá aquela aparência esquelética ao indivíduo, ou seja, ossos da face salientes, pernas e braços finos e costelas aparentes.

O crackudo pode ter convulsão e como conseqüência desse fato, pode levá-lo a uma parada respiratória, coma ou parada cardíaca. Além disso, para o debilitado e esquelético sobrevivente seu declínio físico é devastador, como infarto, dano cerebral, doença hepática e pulmonar, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), câncer de garganta, além da perda dos seus dentes, pois o ácido sulfúrico que faz parte da composição química do crack assim trata de furar, corroer e destruir a sua dentição. Conclui-se assim que do mal nasceu o crack, que do crack surgiu o vacilão, que do vacilão gerou o crackudo, que do crackudo restou a morte.

Por: Archimedes Marques
Delegado de Policia. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Publica pela UFS)
archimedes-marques@bol.com.br

Referências bibliográficas e sites pesquisados:
AMORIM, Carlos. CV e PCC: A irmandade do crime. Rio de Janeiro: Record, 2003.
MAGALHÃES, Mário. O narcotráfico. São Paulo: Publifolha, 2000.
Dicionário Aurélio Buarque de Holanda/
Wikipédia, a Enciclopédia livre/ PT.wikipedia.org.br/
www.brasilescola.com/
www.agenciabrasil.gov.br/
www.testededrogas.com.br/
www.jefersonbotelho.com.br/
www.adepolalagoas.com.br/

CRATO - SAAEC Implantará adutora para beneficiar o abastecimento de água do conjunto Cajueiro


Comunicado da SAAEC


A SAAEC avisa a população em geral que estará interditando, nesta segunda-feira, 23 de novembro de 2009, a partir das 8:00hs, com anuência do Departamento de Estrada e Rodagens (DER) e DEMUTRAN (Crato), a Av. Thomás Osterne com a Rua Ten. Antonio João, Bairro Vila Alta, a fim de serem efetuadas obras para assentamento de nova adutora, que beneficiará o abastecimento de água do conjunto Cajueiro. A SAAEC solicita a compreensão dos usuários quanto a possíveis transtornos no transito e rompimento de tubulações ocasionada pela execução dos seviços.

Crato 18 de novembro de 2009

Eng. José Procópio da Silveira
Diretor Presidente

Presente ! - Por : J. Flávio Vieira



Uma das artes mais difíceis é, certamente, a de presentear. Não é brincadeira vestir o sonho alheio e pôr-lhe adereços. Mesmo os amigos mais chegados , os companheiros de longas jornadas aumentam as cãs na hora de escolher presentes . Fica sempre o medo de não agradar e, pior, o de que a pessoa agraciada tenha que simular ter gostado e ,muitas vezes, usar a lembrancinha com o fito único de encarnar um personagem pseudofeliz. A coisa é tão séria que nem adianta contar com a ajuda do futuro presenteado. Perguntado , ele , certamente, poderá optar por um objeto mais barato, mais simples, mesmo no íntimo entendendo que merecia uma coisa muito melhor.Se se opta por um artigo muito caro a aniversariante rapidamente poderá concluir que aquilo é consciência pesada e que o marido andou aprontando, se , por outro lado, corre-se para um material mais barato, mais em conta, imediatamente ela pensará : Meu Deus, e eu só valho isto ?

“Zé Idéia”, um dos nossos filósofos de praça, talvez não tenha decifrado o enigma, mas, ao menos, criou alguns caminhos que não devem ser trilhados por quem acaso queira se sentir algo seguro nesta dificílima arte. O grande desafio estará sempre no presentear as mulheres , me diz ele, apesar de parecerem românticas e sonhadoras , sempre se deve buscar a estrada do pragmatismo. Lição primeira:nunca dar eletrodomésticos ou outros objetos que lembrem trabalho de casa, ela poderá entender que você só se interessa por uma mulher que esquenta a barriga no fogão e esfria na pia. Também não adianta valer-se de peças íntimas como lingeris , sutiãs, calcinhas sensuais: você poderá estar assinando um atestado de que a quer como objeto sexual. Segunda lição : nada de utensílios para malhação como marombas, esteiras, bicicleta ergométrica : no fundo você estará chamando-a de gorda e balofa. Terceira lição : fugir do terreno escorregadio de roupas e sapatos e de tudo que precise de número para ser adquirido: a probabilidade de acertar nestes casos, segundo cálculos da NASA, é exatamente zero.

Se nem elas mesmas sabem o que gostam e querem usar, afirma “Idéia” você vem com esta pretensiosa intenção de descobrir ? Quarta lição : nada de presentes pendidos para o lado artístico como livros, cd´s, dvd´s, quadros , o gosto das mulheres neste setor é não só insondável mas igualmente mutante como o vírus da gripe. Zé conta que um amigo seu mandou fazer um quadro por um artista conhecido, copiado de um retrato da namorada e ela simplesmente odiou, o rapaz devia saber que as mulheres sempre se acham mais bonitas e sensuais que os quadros e retratos que porventura se consiga fazer delas. Quinta lição: Cestas de café da manhã e flores mexem com o coração do sexo feminino, mas têm pouca autonomia de vôo , sempre carecem de um acessório e aí o problema volta à estaca zero. Sexta lição : jamais interrogar sobre o presente preferido, você se mostrará óbvio demais e pouco criativo. Sétima lição: maquiagens, perfumes, shampoos, cremes são produtos extremamente especializados e individuais , nem Helena Rubinstein tem cacife para dar consultorias neste assunto. Conclui Zé Idéia: nada do que você ofertar terá um terço do impacto que você pretende causar, com exceção talvez dos diamantes e carros importados.

No fundo, quem sabe, a grande incógnita reside no timing.Quando namorados e amantes , qualquer mínimo objeto: um papel de bom-bom, um bilhete, uma pipoca são sacralizados num ritual de hierofanização. É que o amor e a paixão se bastam e têm a força de consagrar tudo que lhe é tocado. Com o tempo , esmaecido o sentimento, descolorido o afeto, vamos tentando substituí-los por lembrancinhas, por presentes que talvez merecessem agora o nome de ausentes. É como se tentássemos reavivar uma aquarela que desbotou , mudando o seu lugar na parede da casa. O mesmo sol que um dia fez a aquarela brilhar é o mesmo que lhe roubou a cor e nada, nada neste mundo tem a grandeza e a intensidade daquele sentimento que um dia banhou nosso coração com o doce mel da paixão e a calda quente e viscosa do querer.

Por: José Flávio Vieira

SINDISAÚDE instituirá troféu para o melhor e pior prefeito do Ceará - Por Beto Fernandes

Existem informações que lamentavelmente a grande mídia não dá o devido conhecimento. Claro que sabemos o que existe nos bastidores para que muitos jornais, revistas e emissoras de rádio (principalmente) não divulguem. O atuante Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Ceará (SINDISAÚDE) irá ao final deste ano agraciar o (a) prefeito (a) que melhor realiza políticas públicas de apoio e incentivo aos agentes comunitários de saúde. Os sindicalistas irão também instituir um troféu para o pior gestor.

A diretoria da entidade sindical informa os critérios que estão sendo avaliados para entrega das premiações: repasse dos incentivos mensais e anual, fornecimento de equipamentos e condições de trabalho e territorialização. Dentre os gestores avaliados com ações positivas está o de Juazeiro do Norte Manoel Raimundo de Santana Neto (PT). Segundo o site do SINDISAÚDE Dr. Santana “é candidatíssimo a levar o prêmio de quem melhor cuida dos ACS até o momento, considerando somente o item financeiro, juntamente com os prefeitos de Potengi, Granjeiro, Aracati e Palmácia. No entanto, outros itens também serão observados”. Além de Manoel Santana estão sendo avaliados positivamente os prefeitos de Potengi (Samuel Alencar – PC do B), Granjeiro (Eamnuel Granjeiro – PSDB), Aracati (Expedito Ferreira – PP) e Palmácia (Carlos do Depósito – PT).

Já no outro extremo estão bem situados para ganhar o troféu “MALVADEZA” os prefeitos de Tamboril (Jeová Mota – PSB), Assaré (Eanderto Almeida – PSDB), Altaneira (Antonio Dorival- PSDB) e Campos Sales (Paulo Ney –PSDB). Esses municípios, segundo o SINDISAÚDE nada pagam de incentivo aos ACS’s. Também concorrem ao Troféu Malvadeza os municípios de Iguatu (Agenor Neto – PMDB), Poranga (Aderson Pinho – PSDB) e Independência (Valdir Coutinho – PMDB) que pagam “valores irrisórios a titulo de incentivo mensal”.

O Sindicato denuncia que a Prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins (PT) disputa a lanterna com Paulo Ney de Campos Sales (ver charge). Ela paga apenas R$ 1,60 de incentivo por dia para os agentes comunitários de saúde, o que o sindicato define como uma “esmola,”.

Já no Jornal O Termômetro, de responsabilidade do SINDISAÚDE, em sua edição de setembro, uma das matérias tinha como manchete: ACS DE Juazeiro do Norte conquistam maior valor de incentivo. Segundo o informativo “a luta dos agentes de saúde do Cariri, que teve seu ponto alto na passeata pelas ruas do Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, no dia 13 de maio desde ano produziu resultados concretos”. O jornal ressalta que “diante de mais de 500 ACS, no Memorial Padre Cícero, o Prefeito Manoel Santana, prometeu resolver a pendência do incentivo financeiro para o ACS. E cumpriu. A partir do mês de julho de 2009, os ACS de Juazeiro do Norte passaram a receber por mês o valor de R$ 303,00, a título de incentivo financeiro, quantia que corresponde a 52% do que é repassado para o município pelo Ministério da Saúde e confere a Juazeiro do Norte o título de município cearense que paga melhor aos ACS”.

Em Barbalha, um acordo firmado entre o SINDSAÚDE, Associação de ACS e o Prefeito José Leite (PT), garantiu um repasse de 30% sobre o valor que é repassado pelo Ministério da Saúde para o município. Em Crato, o Prefeito Samuel Araripe (PSDB) também cumpriu compromisso e enviou para Câmara Municipal projeto que garante incentivo de 25% do repasse. Apesar de no Crato, ser o menos valor de repasse das três maiores cidades da região, no município nunca o benefício tinha sido pago.

“Duvideodó” que alguns setores da mídia em Juazeiro propaguem esse reconhecimento de uma categoria a administração do Prefeito Manoel Santana. Não quero aqui, fazer nenhuma defesa de quem quer que seja como podem pensar alguns. Quero apenas lembrar construtivamente que uma mídia verdadeiramente livre deve elogiar, quando necessário, até para servir de estímulo aos gestores, seja qual for o nível de Governo ou poder, assim como deve também criticar construtivamente. Nas críticas construtivas é que estes poderão, de acordo com o tirocínio administrativo de cada um, rever conceitos e decisões, acertar a partir da reclamação popular através da mídia.

O natural é que a imprensa verdadeiramente livre (o que é raro) fale dos erros, mas tenha também hombridade de divulgar o que de positivo acontece. A TV Verde Vale teria divulgado não a ação do Prefeito Manoel Santana, mas a conquista dos agentes comunitários de saúde? Imagino que o movimento reivindicatório, até porque mobilização rima com “queimação” da imagem de um gestor, deve ter recebido a cobertura “jornalística”(?). Em Crato, fui informado que a ótima Rádio Princesa FM tem sistematicamente sentado a madeira a gestão do Prefeito Samuel. Se há o que se criticar, que seja. Isso faz parte do processo democrático, mas também “duvideodó” que tenha sido reportado, comentado, ou noticiado algo a respeito da decisão do Prefeito reeleito Samuel Araripe.

Uma última observação sobre a mídia e a cobertura dos fatos. A Rádio Cidade de Campos Sales divulgou algo a respeito desta crítica ao Prefeito Paulo Ney? Imagino que não. Como se a Rádio é dele? E a TV Verde Vale divulgou algo sobre a decisão da Justiça que sete anos após a tragédia que marcou a cidade de Caruaru, deu um pouco de alento às famílias de três pessoas que morreram em março 2002 após utilizarem o soro Ringer Lactato produzido pelo Laboratório Farmace? Considero pouco provável afinal a TV Educativa (?) é vinculada a uma fundação beneficente cujos diretores são ligados ao empresário e deputado federal Manoel Salviano.

Fiz essas referências apenas para mostrar o incorreto uso da mídia em vários casos.

Por Beto Fernandes

Ao amigo Vicente Almeida...


Já que o Vicente Almeida nos brindou aí com uma placa que foi referência na Boite Colibri, eu quero lhe devolver o presente, enviando aqui uma foto de um local bastante significativo da nossa cidade. Agora...aonde ficava ?

Abraços,

Dihelson Mendonça

Logo mais, na Rffsa


Viúva de Pitta diz que vai escrever livro sobre a vida dele


A viúva do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta (PTB), Rony Golabek, disse que vai escrever um livro sobre ele "no campo pessoal".

Os casos polêmicos que envolveram Celso Pitta

"Ninguém conheceu o Celso de verdade. Ele foi [malhado como] um Judas da política. Com certeza absoluta eu vou provar isso. Celso foi usado. Era uma pessoa extremamente boa. Foi muito injustiçado, sofreu acusações nunca provadas. Alguém tem que ser eleito para levar a culpa das coisas. O Celso não era político", disse, durante o velório, realizado neste sábado (21). Pitta morreu às 23h50 desta sexta-feira (20), no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, em decorrência de um câncer disseminado no intestino. O velório é aberto ao público e está sendo realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo. O enterro está marcado para as 17h no cemitério Getsêmani. Além da viúva, a mãe do ex-prefeito, Zuleica Pitta, de 89 anos, e uma sobrinha acompanham o velório. A empresária e a mãe de Pitta se emocionaram quando o caixão foi aberto e colocaram a mão sobre a cabeça do ex-prefeito.

Ex-secretários e ex-prefeito

Alguns ex-secretários de Pitta, entre eles, Fausto Camunha (Esportes), Guto Meinberg (Secretaria de Governo) e Antonio de Freitas (Finanças) estiveram no local. Meinberg contou que esteve com Pitta há dois dias. Questionado sobre se o ex-prefeito tinha ambições políticas para as próximas eleições, afirmou que Pitta "queria sossego". A vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio, e o ex-prefeito de São Paulo Salim Curiati também compareceram ao velório. Representando o deputado Campos Machado, presidente do PTB em São Paulo, o membro da executiva do partido Antônio Luis Rodrigues afirmou que a morte de PItta é uma grande perda para a legenda. Por meio de nota, Machado, que está no interior do estado, afirmou que o ex-prefeito foi uma "vítima das trágicas circunstâncias".

Tumor

Boletim médico divulgado pelo hospital informou que a doença vinha vinha sendo tratada desde janeiro desse ano, quando foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino. De acordo com o boletim, Pitta estava internado desde 3 de novembro, acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelos médicos Raul Cutait e Paulo Hoff.

Carreira
Carioca, Pitta estudou economia no Rio de Janeiro e passou por uma temporada de estudos nos Estados Unidos. Em São Paulo, ele trabalhou como diretor financeiro da Eucatex, empresa da família de Paulo Maluf. Ele deixou a empresa para ser secretário de Finanças na gestão de Maluf, de 1993 a 1996. Como na época ainda não havia a possibilidade da reeleição, o então prefeito lançou Pitta como seu candidato e fez dele seu sucessor. Os dois romperam após a campanha e não voltaram a se reaproximar, segundo a assessoria de Maluf.

Prefeitura

Pitta foi eleito pelo PPB em 1996, com 62,2% dos votos, derrotando a ex-prefeita Luiza Erundina (PT) no segundo turno. Ele esteve à frente da prefeitura até 2000. O mandato de Pitta foi marcado por suspeitas de corrupção, com denúncias surgindo em março de 2000, principalmente por parte de sua ex-esposa, Nicéia Camargo, de quem se separou ao fim do mandato. As denúncias envolviam vereadores, subsecretários e secretários - entre as denúncias, está o escândalo dos precatórios, pelo qual chegou a ser condenado. Devido a denúncias, o prefeito teve seu mandato cassado pela Justiça e ficou 18 dias afastado do cargo - de 26 de maio a 13 de junho de 2000. Neste período, assumiu o seu vice, Régis de Oliveira. Graças a um recurso, Pitta recuperou o mandato. Ao deixar a prefeitura, em 31 de dezembro de 2000, ele era réu em várias ações civis públicas. Candidatou-se a deputado federal em 2002 e 2006, mas não se elegeu. Após deixar a prefeitura Pitta filiou-se ao PTB e voltou a trabalhar como economista, prestando assessoria a empresas.

Prisões

O ex-prefeito chegou a ser preso em julho do ano passado, durante a Operação Satiagraha, mesma ocasião em que também foram detidos o banqueiro Daniel Dantas e o investidor Naji Nahas. Para o advogado de Pitta as disputas judiciais contribuíram para agravar a doença do ex-prefeito. Em novembro de 2008, ele teve a prisão decretada por falta de pagamento da pensão à ex-mulher. Em abril deste ano, ele obteve um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitindo que cumprisse prisão domiciliar. À época, ele afirmou que deixou de pagar a pensão a sua ex-mulher, Nicéia Pitta, devido a perdas de contratos por tido nome envolvido na Operação Satiagraha.

Fonte: G1

CID CONFIRMA QUE PODERÁ PRORROGAR INAUGURAÇÃO DO METRO DO CARIRI

O governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, durante a inauguração da Delegacia de Polícia Civil de Parambu, na noite desta sexta-feira (20), falou sobre a inauguração do Metro do Cariri e disse que poderá prorrogar a data, que estava prevista para o dia 27 de novembro. “Estamos trabalhando com a data do dia 27, mas podemos talvez alterar pro dia 30, por causa da agenda do Ministro das Cidades, que estamos convidando para comparecer”, disse.

Cid também destacou a expectativa do Governo para o lançamento da obra. “Grande expectativa. Hoje (20), aliás, eu pedi ao presidente do Metrofor, que é quem está tocando as obras, que me mandasse algumas fotos”, disse. Serão 13 quilômetros de via férrea interligando Crato e Juazeiro do Norte, com nove estações.

Por: Márcio Dornelles/Ceará Agora

NOVA ROUPAGEM




Tai o Blog do Crato de roupagem nova, matérias excelentes, variadas e de muito bom gosto nos últimos dias.

prazer acompanhar e ler, pois tudo tem uma íntima relação com a criatividade e compreensão dos escritores do Blog, além de estimular o desenvolvimento intelectual de cada um.

A imagem da foto não tem relação com o conteudo acima, mas tem com os homens cratenses. Alguém ai se lembra que lugar era este?
21/11/2009

Queremos o forró de volta! - Por: Robson Fernando


Não tenho o forró verdadeiro (pé-de-serra) entre meus gostos musicais plenos, embora eu o respeite muito e me ofereça a dançá-lo com alguma garota nas ocasiões certas. Mas faço coro a muitas pessoas que hoje vêm se queixando do domínio sombrio do Falso Forró, conhecido comumente como "forró eletrônico". Esse que louva o alcoolismo e a redução da mulher a objeto sexual, reforça a maldade nas relações de gênero da juventude nordestina e é parceiro fiel de vaquejadas.

Abaixo o ótimo texto de Anselmo Alves, que vem circulando pela blogosfera nordestina já faz um tempo, expressando nosso desgosto por essa perversão cultural que chamo Falso Forró.

Eu quero meu sertão de volta!
por Anselmo Alves

Nos últimos dez anos tenho viajado freqüentemente pelo sertão de Pernambuco, e assistido, não sem revolta, a um processo cruel de desconstrução da cultura sertaneja com a conivência da maioria das prefeituras e rádios do interior. Em todos os espaços de convivência, praças bares e na quase maioria dos shows, o que se escuta é música de péssima qualidade que, não raro desqualifica e coisifica a mulher e embrutece o homem.

O que adianta as campanhas bem intencionadas do governo federal contra o alcoolismo e a prostituição infantil, quando a população canta “beber cair e levantar”, ou ‘dinheiro na mão e calcinha no chão”? O que adianta o governo estadual criar novas delegacias da mulher se elas próprias também cantam e rebolam ao som de letras que incitam a violência sexual? O que dizer de homens que se divertem cantando “vou soltar uma bomba no cabaré e vai ser pedaço de puta pra todo lado”?

Será que são esses trogloditas que chegam em casa, depois de beber, cair e levantar, e surram suas mulheres e abusam de suas filhas e enteadas? Por onde andam as mulheres que fizeram movimento feminista, tão atuante nos anos 70 e 80, que não reagem contra essa onda musical grosseira e violenta? Se fazem alguma coisa, tem sido de forma muito discreta, pois leio os três jornais de maior circulação no estado todos os dias, e nada encontro que questione tamanha barbárie. E boa parte dos meios de comunicação são coniventes, pois existe muito dinheiro e interesses envolvidos na disseminação dessas músicas de baixa qualidade.

E não pense que essa avalanche de mediocridade atinge apenas os menos favorecidos da base de nossa pirâmide social, e com menor grau de instrução escolar. Cansei de ver (e ouvir) jovens que estacionam onde bem entendem, escancaram a mala de seus carros exibindo, como pavões emplumados, seus moderníssimos equipamentos de som e vídeo na execução exageradamente alta dos cds e dvds dessas bandas que se dizem forró eletrônico. O que fazem os promotores de justiça, juízes, delegados que não coíbem, dentro de suas áreas de atuação, esses abusos?

Quando Luiz Gonzaga e seus grandes parceiros, Humberto Teixeira e Zé Dantas, criaram o forró, não imaginavam que depois de suas mortes essas bandas que hoje se multiplicam pelo Brasil praticassem um estelionato poético ao usarem o nome forró para a música que fazem.

O que esses conjuntos musicais praticam não é forró! O forró é inspirado na matriz poética do sertanejo; eles se inspiram numa matriz sexual chula! O forró é uma dança alegre e sensual; eles exibem uma coreografia explicitamente sexual! O forró é gênero musical que agrega vários ritmos como o xote, o baião, o xaxado; eles criaram uma única pancada musical que, em absoluto, não corresponde aos ritmos do forró! E se apresenta como bandas de “forró eletrônico”! Na verdade, Elba Ramalho e o próprio Gonzaga já faziam o verdadeiro forró eletrônico, de qualidade, nos anos 80.

Em contrapartida, o movimento do forró pé-de-serra deixa a desejar na produção de um forró de qualidade. Na maioria das vezes as letras são pouco criativas; tornaram-se reféns de uma mesma temática. Os arranjos executados são parecidos! Pouco se pesquisa no valioso e grande arquivo gonzaguiano. A qualidade técnica e visual da maioria dos cds também deixa a desejar, e falta uma produção mais cuidadosa para as apresentações em geral.

Da dança da garrafa de Carla Perez até os dias de hoje formou-se uma geração que se acostumou com o lixo musical! Não, meus amigos: não é conservadorismo sem saudosismo! Mas não é possível o novo sem os alicerces do velho! Que o digam Chico Science e o Cordel do Fogo Encantado que, inspirados nas nossas matrizes musicais, criaram um novo som para o mundo. Não é possível qualidade de vida plena com mediocridade cultural, intolerância, incitamento à violência sexual e ao alcoolismo!

Mas, felizmente, há exemplos que podem ser seguidos. A Prefeitura do Recife tem conseguido realizar um São João e outras festas de nosso calendário cultural com uma boa curadoria musical e retorno excelente de público. A Fundarpe tem demonstrado a mesma boa vontade ao priorizar os projetos de qualidade e relevância cultural.

Escrevendo essas linhas, recordo minha infância em Serra Talhada, ouvindo o maestro Moacir Santos e meu querido tio Edésio em seus encontros musicais, cada um com o seu sax, em verdadeiros diálogos poéticos! Hoje são estrelas no céu do Pajeú das Flores! Eu quero o meu sertão de volta!


Matéria já publicada pela quarta vez no Blog do Crato, agora vindo do Blog Consciência Efervescente - De Robson Fernando

GUERRILHA É PRESTIGIADA PELO POVO

Uns querem negar, outros tentam esconder, alguns alienígenas incham de raiva, mas a verdade é que a Guerrilha do Ato Dramático Caririense é a grande unanimidade quando se fala em artes cênicas do Cariri. Iniciada no dia 7 e rumando até o dia 22 de novembro, é a vitrine da criatividade cênica regional. É a mostra do Cariri! Quase 4.000 pessoas na Guerrilha até agora!!!

Hoje, sábado, 21, a Allisson Amâncio Companhia de Dança apresenta o consagrado espetáculo "BR 116", uma das maiores expressões da dança cearense e nordestina, às 19h30min, no Teatro Rachel de Queiroz, em Crato-CE.


O CARIRI NÃO SE RENDERÁ JAMAIS!!!

Nada nem ninguém poderá deter a força do gesto coletivo. As companhias que formam a Guerrilha desde já agradecem a simpatia popular.

Ontem, sexta-feira, dia 20, a peça "ESPERANDO COMADRE DAIANA", dirigida por Renato Dantas, com a Cia. Livremente de Teatro, carregou grande público superlotando o Teatro Rachel de Queiroz em duas sessões.



Respirando fumaça na corrida - Por: Robson Fernando

Imagine-se correndo, rapidamente ou em cooper, com toda a empolgação. Você já conta dois quilômetros de corrida. De repente, uma catinga significativa de fumaça – de cigarro ou de espetinho assado – te obriga a prender a respiração e então a fadiga, que estava tardando em aparecer, invade seu corpo e te faz diminuir o ritmo. Das duas, uma: ou você consegue continuar correndo, embora numa velocidade diminuída, ou não aguenta a fadiga e pára no primeiro marco medidor de metros da pista.

É quase impossível alguém que corre regularmente numa praça movimentada ou num calçadão como o da praia de Boa Viagem nunca ter passado por esse inconveniente. Em termos de exercício físico e também saúde, poucas coisas atrapalham mais do que aderir a contragosto ao fumo passivo ou cheirar fumaça de churrasquinho – sendo este último algo insuportável para vegetarianos/as.

Os efeitos de saúde da exposição de pessoas em pleno exercício físico aeróbico ou anaeróbico a fumaças ainda não são muito conhecidos, mas a interferência no fôlego é talvez comparável a pisar numa pedra ou numa casca de banana no meio de um cooper empolgado.

O inconveniente da fumaça próxima a pistas de cooper não é só um problema de saúde, mas também de civilidade. Não é preciso pensar muito para se perceber que um indivíduo fumante está fazendo mal a quem está correndo. Está faltando com educação ao desrespeitar o princípio de que “seu direito termina onde o meu começa”, uma vez que são inconciliáveis o exercício dos direitos de um/a fumar ou assar carnes e outro/a malhar estando próximos/as.

A medida ideal para resolver a questão seria estender as leis antifumo que estão avançando pelo Brasil para que proíbam o cigarro também próximo a pistas de cooper, e também criar leis municipais proibindo a instalação de churrasqueiras ou carrinhos de espetinho perto de locais de aeróbica e malhação. Quem malha e corre agradeceria.

do Blog "Consciência Efervescente" de Robson Fernando

Publicidade: CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !

As Férias vêm aí...

Programa-se para as férias! A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Miami ( USA )

Miami

Oslo ( Noruega )

OsloSnow-1

Londres ( Inglaterra )

Londres_para_Turistas

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas. No Shopping RESIDENCE, Loja 9B. Crato - CE.

crajubatur



DSC03853



Dsc03972


Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

Irã pedirá apoio do Brasil na área nuclear



MahmouD Ahmadinejad escreveu uma carta destacando a "necessidade de cooperação entre os dois países"; AIEA pediu que o Irã aceite acordo nuclear até dezembro deste ano
Foto: Reuters

Presidente Mahmoud Ahmadinejad fará sua primeira visita ao País na segunda-feira e deve se encontrar com Lula. Brasília. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, defendeu, ontem, uma maior proximidade com o Brasil e sinalizou que pedirá o apoio do governo brasileiro na área nuclear, de acordo com artigo divulgado pela Embaixada do Irã em Brasília. O líder iraniano chega ao Brasil na próxima segunda-feira, acompanhado de sua comitiva. No texto, Ahmadinejad destacou a "necessidade de cooperação entre os dois países em diversas áreas". "Se nessa polêmica injusta dos países ocidentais contra o programa nuclear iraniano com fins pacíficos o povo brasileiro se coloca ao lado do povo iraniano, é por causa de uma experiência semelhantes. O povo brasileiro entende que alguns poucos poderes arrogantes tentam impedir que outras nações tenham acesso a tecnologias avançadas". O líder do Irã desembarca em Brasília para a visita de apenas um dia. A agenda inclui encontro com o presidente Lula, visita ao Congresso, coletiva de imprensa e discurso em uma universidade seguido de um bate-papo com os estudantes, segundo a embaixada. Esta será a primeira visita de um presidente iraniano ao Brasil e o terceiro encontro com Lula, que visitará Teerã no primeiro semestre de 2010.

Acordo

Também ontem, os países que negociam com o Irã sobre seu programa nuclear concluíram que o país "não respondeu positivamente" ao acordo proposto pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para a provisão de combustível para o reator experimental de Teerã. Os Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha, além da União Europeia (UE), lamentaram também que o Irã não tenha se envolvido "em um diálogo intenso", especialmente por não ter aceitado uma nova reunião para tratar as questões nucleares. As seis potências, que se reuniram ontem em Bruxelas, na Bélgica, para fazer um balanço da situação com o Irã, só falaram de novas sanções "de forma geral", já que "por enquanto não é o momento", segundo informaram fontes da UE.

"Estamos desapontados com a falta de resultado da proposta", afirmou Robert Cooper, oficial da UE, após uma reunião com representantes do Reino Unido, França, Estados Unidos, Alemanha, Rússia e China. O objetivo do encontro em Bruxelas é discutir possíveis medidas contra Teerã devido à recusa do país em suspender o enriquecimento de urânio. Na última quarta-feira, Teerã indicou que não iria aceitar exportar seu urânio enriquecido para ser transformado em combustível nuclear com fins pacíficos em outros países. A AIEA havia proposto que o Irã enviasse cerca de 75% de seu urânio de baixo teor de enriquecimento para a Rússia e a França, onde ele seria transformado em combustível para um reator localizado em Teerã e usado em pesquisas médicas.

O chefe da AIEA, Mohamed ElBaradei, pediu ontem que o Irã aceite até o fim do ano a proposta internacional para enriquecimento de seu urânio no exterior e aconselhou as potências ocidentais para que encerrem o discurso por mais sanções contra o país. ElBaradei afirmou ainda que o rascunho de um acordo alcançado pela agência junto às potências e ao Irã é uma chance rara para Teerã acabar com a desconfiança internacional em torno de seu programa nuclear.

"Eu esperaria definitivamente que nós cheguemos a um acordo antes do final do ano", disse ElBaradei, em conferência em Berlim, na Alemanha. "Eu acredito francamente que a bola está com os iranianos. Eu espero que eles não percam esta chance única, mas fugaz". ElBaradei disse ainda não acreditar que a rejeição iraniana à proposta, que não foi entregue por escrito, mas reiterada pelos discursos de seu chanceler, seja a posição final de Teerã e disse manter contato com seus colegas no país. "O que eu tive foi uma resposta oral, basicamente dizendo que nós precisamos manter todo o material no Irã até termos todo o combustível", afirmou.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Cariri: começa colheita do abacaxi - postado: Armando Lopes Rafael

(Fonte: Diário do Nordeste )
SERRA DO ARARIPE
Começa colheita do abacaxi


Em Santana do Cariri, são 180 hectares cultivados de abacaxi por 45 pequenos produtores no alto da Serra do Araripe. A fruta é doce e apresenta baixa acidez
Foto: ANTÔNIO VICELMO


Cerca de 13 mil abacaxis por hectare estão sendo colhidos na Serra do Araripe, para alegria dos produtores

Santana do Cariri. A Serra do Araripe é cenário de fartura com o início da colheita do abacaxi na região. O fruto doce e saboroso da serra, sem a acidez dos produzidos na Paraíba, está chegando aos mercados da região. O preço da unidade, na área de plantio, varia de R$ 1,00 a R$ 1,50, dependendo do tamanho do fruto. É o chamado abacaxi pérola, uma variedade exclusivamente nacional, que apresenta frutos com excelentes características para consumo "in natura". A variedade pérola, segundo o extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Sérgio Linhares, é uma alternativa para a conquista de espaço do mercado internacional, apesar de o fruto apresentar alguns aspectos negativos, tais como forma cônica, presença de espinhos na coroa e, sobretudo, colorações externa (mais verde do que amarela) e interna (mais branca do que amarela), tornando-o menos atraentes.

No município de Santana do Cariri, onde foi ocupada a maior área (180 hectares), serão colhidos 13 mil abacaxis por hectare. Esta safra renderá aos produtores uma renda total de R$ 2,6 milhões. Ali, 45 pequenos agricultores fazem parte do projeto que é acompanhado por técnicos da Ematerce.
Manejo adotado
Controle de pragas e doenças, correção de solo com calcário, indução floral e adubação orgânica fazem parte do manejo. Estas medidas implementadas pelos técnicos da Ematerce em Santana do Cariri, contribuindo, de forma significativa, para a revitalização da cultura do abacaxi no município. De acordo com o agrônomo Francisco Novaes Tavares, a média geral do município é de 13 mil plantas por hectare de área cultivada do abacaxi.
"A procura é muito grande, o mercado está muito bom", comemora o produtor Lucíolo Costa Silva, destacando que a sua produção está sendo destinada a um grande mercantil do Crato. O agricultor José Ferreira Maciel garante que, após a assistência técnica efetiva da Ematerce, a sua atividade está bem mais rentável. "Os agentes rurais analisam o solo, ensinam a gente a ter mais zelo, mais cuidado com a plantação. E essa adubação orgânica deixa a planta muito mais bonita, bem nutrida e saudável para o consumo", enfatiza Maciel.
O veterano produtor Cícero Soares da Silva, conhecido por "Paizinho", que também planta mandioca, diz que o abacaxi está mudando o perfil econômico e social da serra, que era conhecida como uma área pobre, de onde se extraía carvão, lenha e mandioca. "O fluxo de veículos que, nesta época de colheita, sobem a serra para comprar abacaxi é o reflexo da mudança", diz o produtor.
A avaliação do produtor é confirmada pelo agrônomo Francisco Novaes, quando afirma que a cultura do abacaxi tem "o objetivo de revitalizar a colheita de um fruto que se adapta ao solo da serra e gera emprego e renda para os serranos que antes sobreviviam da exploração de lenha e carvão, uma atividade degradante".
Novaes lembra que Santana do Cariri já foi o maior produtor cearense de abacaxi, mas o surgimento da doença vegetal "fusariose" praticamente dizimou as áreas de plantio, na década de 70. Além dos prejuízos amargados, os produtores tiveram que mudar de cultura. "Hoje, ocorre uma situação inversa na Chapada do Araripe. Algumas culturas da região, como, por exemplo, a mandioca, estão sendo trocadas pelo abacaxi", diz Adonias Sobreira, gerente regional do Instituto Agropolos.

OTIMISMO

"A cultura deve ter um acompanhamento diário para evitar doenças"
FRANCISCO TAVARES NOVAIS
Engenheiro agrônomo

"A serra está voltando aos velhos tempos, como maior produtora de abacaxi"
JOSÉ FERREIRA MACIEL
Produtor rural

"Todo dia chega um carro aqui em cima da serra para comprar nossos abacaxis"
Cícero Soares
Produtor rural

MAIS INFORMAÇÕES
Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce)
Praça Filemon Teles S/N, Crato
(88) 3102.1293

ANTÔNIO VICELMO
Repórter

Eleições na OAB - Valdetário vence por 22 votos


Numa disputa muito acirrada, Valdetário Monteiro conseguiu a vitória na eleição para a presidência da OAB-CE. Valdetário Monteiro Andrade , recebido com festa pelos apoiadores na chegada ao Náutico depois que sua vitória foi oficialmente anunciada pelos organizadores da disputada eleição da OAB, seccional cearense (Foto: Dayvyson Teixeira).

Valdetário monteiro foi eleito ontem o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - secção Ceará (OAB-CE). A diferença para o segundo colocado na eleição, Erinaldo Dantas, foi de apenas 22 votos. Erinaldo deve entrar com recurso pedindo a impugnação, por supostas irregularidades, da urna do crato, a última a ser apurada e que decidiu a eleição, virando o jogo a favor de Valdetário. Votaram 9 mil advogados dos 15,9 mil que estavam aptos. Valdetário obteve 3.738 votos, Erinaldo ficou com 3.716, Edson Santana com 1.219 e Francisco José Colares com 56. enquanto o resultado oficial foi divulgado apenas por volta das 18h30min, por volta das 16h30min, pouco após o término da votação, candidatos e apoiadores já comemoravam ou lamentavam os resultados obtidos em cada urna. Durante a apuração das primeiras urnas - as de fortaleza - Erinaldo abriu vantagem. na Capital, ele teve 226 votos a mais que Valdetário. mais para o final da tarde, contudo, a situação se inverteu e Valdetário já dava sinais de que poderia vencer.

Apesar da confusão de pessoas, gritos e apertos de mão no Náutico Atlético Cearense - único ponto de votação em Fortaleza -, a comissão eleitoral afirmou que o dia de votação transcorreu sem problemas. até o horário em que foi divulgado o resultado oficial, o presidente da Comissão, José Eduardo Machado, afirmou também não haver qualquer questionamento em relação ao processo eleitoral. No entanto, de acordo com o Blog do Eliomar, Erinaldo Dantas se prepara para pedir a impugnação da urna da subseção do Crato. a impugnação seria justificada pela suposta participação de pessoas inadimplentes com a OAB-CE na votação, o que não é permitido. a urna do Crato foi a última a ter o resultado computado e somou 105 votos para Valdetário e 80 para Erinaldo.

Justiça

O movimento OAB pra Valer vem trabalhando desde março e apresentou as melhores propostas. então eu acho que foi um resultado justo``, disse Valdetário Monteiro, durante a comemoração com seus apoiadores. ele apontou como ``prioridades número um`` para o início de sua gestão, marcado para 1º de janeiro de 2010, a criação de um ``centro de apoio e defesa do advogado`` e de um ``curso preparatório para o exercício da advocacia``. Já o vice-presidente eleito, Júlio Ponte, ressaltou a ``vitória histórica``, em uma disputa muito acirrada. Segundo ele, o que ficou demonstrado foi, principalmente, a insatisfação do Interior - que garantiu a vitória à chapa de Valdetário Monteiro - em relação à atuação da OAB-CE. O POVO tentou entrar em contato com Erinaldo Dantas na noite de ontem. em três ocasiões, outras pessoas atenderam as ligações para seu celular, mas informaram que ele não poderia atender naquele momento. em outras ligações, o telefone estava ocupado ou desligado.

EMAIS - ENTRE O DIREITO E A POLÍTICA

>1. Advogados que enveredaram para o campo da política estiveram ontem pela manhã no Náutico e, além de votarem, fizeram questão de fazer campanha para seus candidatos. O vereador João Alfredo (Psol), por exemplo, se uniu ao titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Deodato Ramalho (PT), para pedir votos para Erinaldo Dantas.

>2. Em frente ao local de votações, formou-se um mar de bandeiras azuis, amarelas e verdes. As cores são dos candidatos Valdetário Monteiro, Erinaldo Dantas e Edson Santana, respectivamente.

>3. Poucas pessoas faziam campanha para o candidato José Colares. Algumas moças distribuíam bombons em forma de coração e diziam que a OAB precisava`` ficar livre da corrupção``.

>4. Quem também votou na manhã de ontem foi o procurador-geral do Município de Fortaleza, Martônio Mont-Alverne. Em conversa com João Alfredo, ele afirmou que a Procuradoria estava ``totalmente dominada``, ou seja, a maioria dos advogados de lá votaria em Erinaldo Dantas.

Gabriel Bomfim gabrielbomfim@opovo.com.br
Fonte: Jornal "O POVO"


Foto: Dihelson Mendonça - Para o Blog do Crato

CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - Dia 21 de Novembro de 2009


Bom Dia, amigos do Blog do Crato. Finalmente chegou o sábado, dia de começar a relaxar. Fim-de-semana. Até as 10 horas da manhã de hoje acontece na cidade, o chamado Overdoze, que são mais de 12 horas de apresentações teatrais da mostra SESC Cariri de Cultura. Inclusive a propósito deste assunto, quero aqui chamar a atenção para um artigo que escrevi ontem, sobre o pouco espaço reservado na Mostra para os Artistas do Cariri. Alguns dizem: "É uma Mostra Importada". O dramaturgo Cacá Araújo chegou a montar um espetáculo paralelo, chamado Guerrilhas, que é muito interessante e que se consolida de vez como uma alternativa aos espetáculos que ficaram de fora da Mostra SESC. façamos a nossa própria Mostra com Artistas e espetáculos do CARIRI. Essa sim, será do Cariri e Para o Cariri.

Previsão do tempo

Segundo os principais sites de meteorologia do país, a exemplo do Climatempo, o Dia será de Sol, com pouca nebulosidade e sem chuvas. A temperatura máxima de 30 graus e a mínima de 19 em Crato.

ALMANAQUE

21 de novembro. Dia de São Gelásio I

Nascido em Roma, Gelásio era de origem africana, culto, inteligente e dotado de personalidade forte. Cristão fervoroso, era conselheiro do papa Félix III, que vinha tentando conciliar as igrejas do Ocidente e do Oriente. Em 492, com a morte do papa, ele foi eleito sucessor para dar continuidade a essa política, o que não conseguiu por causa da oposição do imperador Anastácio I. Papa Gelásio I muito fez para a manutenção da doutrina recebida dos apóstolos, combatendo e tentando eliminar as heresias dos sacerdotes Mane e Pelágio. Foi o primeiro pontífice a expressar a máxima autoridade do bispo de Roma sobre toda a Igreja. Deixou isso claro em uma carta escrita por ele a Anastácio I, na qual se faz uma nítida distinção entre poder político e poder religioso.

Também desenvolveu um grande trabalho de renovação litúrgica. Organizou e presidiu o sínodo de 494, no qual saiu aprovada a grande renovação litúrgica da Igreja. Assim, ele instituiu o Sacramentário Gelasiano, para uniformizar as funções e ritos das várias igrejas. Trata-se do decreto que, levando o seu nome, contém cerca de cinqüenta prefácios litúrgicos, uma coletânea de orações para recitar durante a missa. Atualmente, esse e os outros decretos que assinou fazem parte do acervo do Museu Britânico.

Papa Gelásio I viveu em oração e insistia que seus clérigos fizessem o mesmo. Segundo Dionísio, o Pequeno, ele procurou mais servir do que dominar e morreu pobre, depois de enriquecer os necessitados. Por sua caridade, foi chamado "papa dos pobres". Morreu em 21 de novembro de 496, em Roma.

Eventos históricos

* 235 - Eleição do Papa Antero.
* 1237 - Ryazan é conquistada pelos mongóis, liderados por Batu Khan após 5 dias de cerco.
* 1883 - Inauguração da linha ferroviária e estação de trem de Conservatória.
* 1895 - A freguesia de Azinhaga foi incluída no novo Concelho da Golegã.
* 1918 - A Bandeira da Estónia é formalmente adotada em seu país.
* 1921 - O Rei Jorge V proclama o brasão de armas do Canadá.
* 1945 - Guatemala é admitida como Estado-Membro da ONU.
* 1964 - Pelé marca seu recorde de gols numa só partida (8 gols no jogo Santos 11 x 0 Botafogo de Ribeirão Preto).
* 1970 - O Governador português da Guiné-Bissau determina o início da operação "Mar Verde", com a finalidade de capturar ou mesmo eliminar os líderes do PAIGC, então aquartelados em Conacri.
* 1975 - O Queen lança seu quarto álbum, A Night at the Opera.
* 1984 - Abertura Política: a direção do PDS decide optar pela fidelidade partidária e votar em Paulo Maluf para o cargo de presidente da república do Brasil.
* 1986 - Decretado o Plano Cruzado 2 (veja História do Brasil).
* 1990 - Lançamento do videogame Super Nintendo e do jogo Super Mario World.
* 1996 - O Eurotúnel foi reaberto para uso limitado, após incêndio do dia 18.
* 2002 - A Lituânia inicia processo de ingresso na OTAN.
* 2005 - O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, abandona o Likud e funda o Kadima.

Nascimentos

* 1694 - Voltaire, filósofo francês (m. 1778).
* 1852 - Francisco Tárrega, violonista espanhol (m. 1909).
* 1854 - Papa Bento XV (m. 1922).
* 1857 - Rafael Bordalo Pinheiro, pintor português (m. 1905).
* 1877 - Sigfrid Karg-Elert, compositor alemão (m. 1933).
* 1881 - Francisco Calvo Burillo, beato espanhol (m. 1936).
* 1898 - René Magritte, pintor belga (m. 1967).
* 1902 - Isaac Bashevis Singer, escritor polonês (m. 1991).
* 1920 - Ralph Meeker, ator norte-americano (m. 1988).
* 1930 - Lewis Binford, arqueólogo norte-americano.
* 1939 - Budd Dwyer, político suicida norte-americano (m. 1987).
* 1943 - Phil Bredesen, governador do Tennessee.
* 1943 - Jacques Laffite, ex-piloto francês de F-1.
* 1945 - Goldie Hawn, atriz estadunidense.
* 1947 - Alcione, cantora, instrumentista e compositora brasileira.
* 1948 - Deborah Shelton, atriz norte-americana.
* 1949 - João Ricardo, compositor e criador do grupo musical brasileiro Secos & Molhados.
* 1953 - Fabio Jr., cantor e ator brasileiro.
* 1963 - Nicolette Sheridan, atriz inglesa.
* 1965
o Björk, cantora islandesa.
o Alexander Siddig, ator britânico.
* 1970 - Paulinho Santos, ex-futebolista português.
* 1972 - David Tua, pugilista samoano.
* 1973 - Cyd Gray, futebolista trinitário.
* 1974 - Luis Eduardo Matta, escritor brasileiro.
* 1976 - Martin Meichelbeck, futebolista alemão.
* 1977
o Guillermo Giacomazzi, futebolista uruguaio.
o Tobias Sammet, vocalista da banda Edguy.
* 1979 - Vincenzo Iaquinta, futebolista italiano.
* 1980 - Angel Long, atriz pornográfica inglesa.
* 1983 - Blažej Vaščák, futebolista eslovaco.
* 1984
o Jena Malone, atriz norte-americana.
o Álvaro Bautista, motociclista espanhol.
* 1985 - Jesús Navas, futebolista espanhol.
* 1989 - Fabian Delph, futebolista inglês.

Falecimentos

* 496 - Papa Gelásio I.
* 1361 - Filipe de Rouvres, Duque da Borgonha.
* 1624 - Jakob Böhme, filósofo e místico alemão.
* 1695 - Henry Purcell, compositor britânico (n. 1659).
* 1876 - Duque de Saldanha, político português (n. 1790).
* 1970 - Chandrasekhara Venkata Raman, físico indiano (n. 1888).
* 1999 - Horácio Gomez Bolaños, ator mexicano (n. 1930).

Feriados e eventos cíclicos

* Dia Mundial da Televisão.
* Dia Nacional da Homeopatia no Brasil.

Fontes: Climatempo, Edições Paulinas, Wikipedia

O Filósofo Voltaire é o nosso homenageado no "Hoje na História"


HOJE NA HISTÓRIA

François-Marie Arouet (Paris, 21 de novembro de 1694 — Paris, 30 de maio de 1778), mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire, foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. Voltaire foi um escritor prolífico, e produziu obras em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos. Ele foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo.

Voltaire foi um dentre muitas figuras do Iluminismo (juntamente com John Locke e Thomas Hobbes) cujas obras e idéias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana.

Ideias

Voltaire foi um pensador que se opôs à intolerância religiosa, intolerância de opinião etc. Existente na Europa no período em que viveu. Trata-se de ideias extremamente revolucionárias, que acabaram por fazer com que Voltaire fosse exilado de seu país de origem, a França. Além de apoiar a liberdade de expressão, Voltaire também defendia a criação de leis para todos da população. O conjunto de ideias de Voltaire constitui uma tendência de pensamento conhecida como Liberalismo (que não deve ser confundido com o sistema elaborado por Adam Smith, chamado de Liberalismo Econômico). Por fim, destacamos que Voltaire, em sua vida, também foi "conselheiro" de alguns reis, como é o caso de Frederico II, o grande, da Prússia, um déspota esclarecido.

Carreira

Iniciado maçom no dia 7 de fevereiro de 1778, mesmo ano de sua morte, numa das cerimônias mais brilhantes da história da maçonaria mundial, a Loja Les Neuf Soeurs, Paris, inicia ao octogenário Voltaire, que ingressa no Templo apoiado no braço de Benjamin Franklin, embaixador dos EUA na França nessa data. A sessão foi dirigida pelo Venerável Mestre Lalande na presença de 250 irmãos. O venerável ancião, orgulho da Europa, foi revestido com o avental que pertenceu a Helvetius e que fora cedido, para a ocasião, pela sua viúva. Voltaire foi um teórico sistemático, mas um propagandista e polemista, que atacou com veemência todos os abusos praticados pelo Antigo Regime. Tinha a visão de que não importava o tamanho de um monarca, deveria, antes de punir um servo, passar por todos os processos legais, e só então executar a pena, se assim consentido por lei. Se um príncipe simplesmente punisse e regesse de acordo com o seu bem-estar, seria apenas mais um "salteador de estrada ao qual se chama de 'Sua Majestade'". As idéias presentes nos escritos de Voltaire estruturam uma teoria coerente, que em muitos aspectos expressa a perspectiva do Iluminismo. Defendia a submissão ao domínio da lei, baseava-se em sua convicção de que o poder devia ser exercido de maneira racional e benéfica.

Por ter convivido com a liberdade inglesa, não acreditava que um governo e um Estado ideais, justos e tolerantes fossem utópicos. Não era um democrata, e acreditava que as pessoas comuns estavam curvadas ao fanatismo e à superstição. Para ele, a sociedade deveria ser reformada mediante o progresso da razão e o incentivo à ciência e tecnologia. Assim, Voltaire transformou-se num perseguidor ácido dos dogmas, sobretudo os da Igreja católica. Sobre essa postura, o catedrático de filosofia Carlos Valverde escreve um surpreendente artigo, no qual documenta uma suposta mudança de comportamento do filósofo francês em relação à fé cristã, registrada no tomo XII da famosa revista francesa Correpondance Littérairer, Philosophique et Critique (1753-1793). Tal texto traz, no número de abril de 1778, páginas 87-88, o seguinte relato literal de Voltaire:

"Eu, o que escreve, declaro que havendo sofrido um vômito de sangue faz quatro dias, na idade de oitenta e quatro anos e não havendo podido ir à igreja, o pároco de São Suplício quis de bom grado me enviar a M. Gautier, sacerdote. Eu me confessei com ele, se Deus me perdoava, morro na santa religião católica em que nasci esperando a misericórdia divina que se dignará a perdoar todas minhas faltas, e que se tenho escandalizado a Igreja, peço perdão a Deus e a ela. Assinado: Voltaire, 2 de março de 1778 na casa do marqués de Villete, na presença do senhor abade Mignot, meu sobrinho e do senhor marqués de Villevielle. Meu amigo." Este relato foi reconhecido como autêntico por alguns, pois estaria confimado por outros documentos que se encontram no número de junho da mesma revista, esta de cunho laico, decerto, uma vez que editada por Grimm, Diderot e outros enciclopedistas. Já outros questionam a necessidade de alguém que já acredita em Deus ter que converter-se a uma religião específica, como o catolicismo.

Voltaire morreu em 30 de maio de 1778. A revista lhe exalta como "o maior, o mais ilustre e talvez o único monumento desta época gloriosa em que todos os talentos, todas as artes do espírito humano pareciam haver se elevado ao mais alto grau de sua perfeição". A família quis que seus restos repousassem na abadia de Scellieres. Em 2 de junho, o bispo de Troyes, em uma breve nota, proíbe severamente ao prior da abadia que enterre no sagrado o corpo de Voltaire. Mas no dia seguinte, o prior responde ao bispo que seu aviso chegara tarde, porque - efetivamente - o corpo do filósofo já tinha sido enterrado na abadia.Livros historicos afirmam que ele tentou destruir a igreja a favor maçom. A Revolução trouxe em triunfo os restos de Voltaire ao panteão de Paris - antiga igreja de Santa Genoveva- , dedicada aos grandes homens. Na escura cripta, frente a de seu inimigo Rousseau, permanece até hoje a tumba de Voltaire com este epitáfio:

"Aos louros de Voltaire. A Assembléia Nacional decretou em 30 de maio de 1791 que havia merecido as honras dadas aos grandes homens". Voltaire introduziu várias reformas na França, como a liberdade de imprensa, um sistema imparcial de justiça criminal, tolerância religiosa, tributação proporcional e redução dos privilégios da nobreza e do clero.

Fonte: Wikipedia

Pensamentos do Dia - 21 de Novembro de 2009



"A moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas."

A. Comte

"A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruiram conhecimentos de imensurável valor que em verdade perteciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo."

Carl Sagan

"A amizade de um único ser humano inteligente é melhor do que a amizade de todos os insensatos."

Demócrito

"As fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo."

Ludwig Wittgenstein

"O amor é o esforço do homem para se contentar com uma única mulher."

Paul Géraldy

"Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe."

Nelson Rodrigues

Já que ninguém me convida, EU me convido para a Mostra SESC !


NE - Artista Caririense com 29 anos de carreira, reconhecido no Brasil e no Exterior, CD na mão, não é convidado para a Mostra SESC. Qual é a Política e o porquê ?

Uma coisa interessante acontece na região do Cariri. Tenho notado que eventos culturais e artísticos são realizados ( e já são coisa rara ), mas quando isso acontece, parece existir sempre uma espécie de POLÍTICA em quem irá participar desses eventos. E não me refiro aqui apenas á corrente Mostra SESC, mas a diversos outros. Mas em específico, por exemplo, não é por falta de conhecimento da parte dos organizadores da Mostra SESC Cariri de Cultura que em 11 anos de sua existência, Eu e meu grupo musical, que possuo um trabalho autoral de música instrumental bastante elogiado pela crítica do Sul do país, jamais fui convidado para fazer parte dessa tal mostra SESC.

Eu aguardei muitos anos para fazer esta ponderação aqui de público, por entender que um dia ainda chegaria a minha vez. Mas não. Estou com meu próprio CD na mão, lançado no início de 2009, e modéstia à parte, um trabalho belíssimo, que reúne Música, Poesia e Artes Visuais. Coisa para quem realmente entende de arte em toda a sua expressão, e alinhado com os propósitos da Mostra SESC. Não fiz esse trabalho voltado aos leigos, e sim às cabeças pensantes ainda existentes espalhadas por esse país imenso. Nada mais justo do que ser convidado para expor esse trabalho, que além do CD, acompanha um livro fotográfico de 100 páginas com poesia e outros textos de mais de 30 participantes que muito enobrecem a Arte Caririense. O CD e o Livro que o acompanha é uma espécie de tributo à arte e ao Pensamento. Não só Caririense, mas Universal, já que trata dos grandes questionamentos humanos traduzidos em arte conceitual e experimentalismo sonoro.

Tenho visto ao longo dos anos que na Mostra SESC tem prevalecido, aparentemente, o pessoal de fora. Há quem diga até que essa é uma Mostra IMPORTADA, pois o espaço reservado ao pessoal do Cariri ainda é bastante restrito. Do que se conclui que das duas uma:

01 - Ou podemos concluir que há uma Ignorância em relação a quem faz Arte no Cariri.
02 - Ou os organizadores da Mostra SESC são muito mal-intencionados em excluir propositalmente os artistas do Cariri ou reduzir seu espaço de atuação.

E eu não falo apenas por mim. Temos outros artistas igualmente talentosos, como o violonista Cleivan Paiva, que possui um trabalho musical artístico belíssimo, 3 CDs lançados. Sucesso de Público e Crítica. Só quem não ouviu falar ainda em Cleivan Paiva, é quem não entende NADA de Arte, isto é, geralmente os cabeças de planilha que organizam eventos. Um músico que tem uma história dentro da Música Instrumental Brasileira. Temos muitos outros artistas, a exemplo também do Trio Zero Grau, com Ibbertson Nobre, temos o Luiz Carlos Salatiel, temos enfim... tanta gente excluída aí da parte musical da Mostra SESC, que somos forçados a pensar que essa exclusão se dá de modo proposital, já que todos nós estamos preparados para atender a qualquer convite feito pelos organizadores, já que somos do Cariri. Essa mostra vem para o Cariri e é para o Povo do Cariri.

Quero me solidarizar com Cacá Araújo e sua Guerrilha, uma verdadeira Mostra paralela que ele e seus companheiros realizaram durante o período da Mostra SESC, contendo peças de, por e para o nosso Cariri. Quero me solidarizar e externar a minha simpatia a esse movimento de verdadeiros guerrilheiros que não se contentando em esperar que um dia a Mostra SESC resolva incluir os artistas do teatro local também, partiram para abrir o seu próprio negócio, e estão mais do que certos! Se nós enquanto artistas do Cariri não lutarmos por nosso espaço, já vi que ninguém luta mesmo. Porque os que seriam para nos contratar, preferem trazer sempre o pessoal de fora. Num evento em que poderia ser a APOTEOSE da Cultura Caririense! - Em comentário recente no Blog do Crato, o artista Cacá Araújo externou também a sua indignação com a Mostra SESC, quando disse que os artistas precisariam se unir, a fim de ganhar outros espaços; Por exemplo, estendendo a guerrilha à ExpoCrato, montando um grande palco de atrações paralelas. Está certíssimo! Essa idéia eu já falei aqui há tempos, inclusive no ano passado, procuramos a administração municipal com a idéia, mas não foi possível realizar. Vamos lutar para que durante a ExpoCrato, durante a Mostra SESC, Durante todos os eventos IMPORTADOS que se caracterizam por se dedicarem a coisas culturais, nós possamos colocar os artistas e a cultura do Cariri também. Se não dentro do próprio evento, que façamos nosso próprio evento paralelo.

Para quem não conhece ainda o meu trabalho em CD e Livro, disponibilizo a seguir umas poucas páginas do livro fotográfico, que pode ser adquirido na Loja de CDs "Amilton Som" em Crato, que despacha também via correios:

CD e LIVRO: A BUSCA DA PERFEIÇÃO - Dihelson Mendonça

Trabalho autoral de Dihelson Mendonça e mais de 30 colaboradores. Reúne Música, Literatura e Artes Visuais em um CD e livro fotográfico de mais de 100 páginas. Um trabalho de arte conceitual que merece estar nas mãos de todos aqueles que sabem apreciar a ARTE. A seguir, algumas das mais de 100 páginas de poemas do livro que acompanha o CD:


Image27

Um trabalho sobre a Existência Humana...

Image2


A Imaginação...

Image10

As relações cósmicas

Image6

As Religiões e as Crenças...

Image8

As Filosofias...

Image12

O Enigma da Arte

Image16


A Ciência e os Dogmas

Image18

A música enquanto vibração do universo

Image20



Image14

Um trabalho conduzido por inúmeras mãos...

Image22

Onde a Arte...

Image25

...é levada ao seu devido Templo !

Image28


CD e Livro - A Busca da Perfeição
Produzido e dirigido por Dihelson mendonça
Arte gráfica: Soma9 Arte & Mídia
Concepção: Dihelson Mendonça
Realização: Reginaldo Farias
Fotografia: Dihelson mendonça e Pachelly Jamacaru

Já à venda em Amilton Som - Crato - CE - Vendas pelos correios.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30