xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/11/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 novembro 2009

Padre Cícero a um Passo da Absolvição do Vaticano

Em Juazeiro do Norte, a 520 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, anualmente quase três milhões de fiéis chegam em massa para reverenciar um padre banido das hostes da Igreja Católica. Para toda essa gente, mesmo considerado maldito pelo Vaticano e proibido de entrar nos altares oficiais, o padre Cícero Romão Batista, ou simplesmente Padim Cícero, é um santo milagreiro. Santo e político.

Jornalista Lira Neto

Agora, mais de 70 anos depois de morto, o líder religioso pode ser aceito pelo Vaticano, que graças ao papa Bento XVI tem discutido a reabilitação do padre. Seria o primeiro passo para uma canonização no futuro. “Existe hoje uma compreensão no alto clero em Roma de que é impossível manter à margem da liturgia oficial milhões e milhões de pessoas que têm padre Cícero como santo, enquanto se assiste ao avanço das igrejas pentecostais”, diz ao iG o jornalista Lira Neto, autor da biografia Padre Cícero – Poder, Fé e Guerra no Sertão, lançado pela Companhia das Letras. “Arrisco dizer que a reabilitação é para breve”, opina.

O livro é resultado do acesso do jornalista a 900 cartas que integram o acervo da Cúria do Crato, cidade vizinha a Juazeiro, e a documentos do Vaticano até então restritos. Para o biógrafo, a iniciativa da Santa Sé tem motivação muito mais política do que religiosa. Em entrevista ao jornal "The New York Times", em março de 2005, o bispo do Crato, o italiano Fernando Panico – um dos principais defensores da reabilitação canônica de Cícero – vaticinou: “o padre Cícero é como um antivírus contra o avanço das seitas evangélicas”.

Milagre em Juazeiro

As romarias de Juazeiro podem inspirar multidões, mas o brasileiro em geral o desconhece. A reaproximação do Vaticano com a devoção popular e a pesquisa do jornalista ajudam a iluminar a polêmica trajetória religiosa e política de padre Cícero. A fama e o ocaso dele no Vaticano começaram em 1889 quando Cícero, na época um jovem sacerdote, ofereceu a comunhão à beata Maria de Araújo. Segundo chegariam a jurar sobre a Bíblia as testemunhas ali presentes, a hóstia na boca mudou de forma e de cor. Transformou-se em sangue vivo. O episódio teria se repetido por meses a fio. De imediato, “milagre” passou a ser palavra corrente na região.

Padre Cícero

Segundo Lira Neto, a correspondência pessoal de padre Cícero e a documentação consultada mostram que ele jamais deixou de defender a tese do milagre. Os homens da Igreja, no entanto, não acreditaram nos relatos. Passaram a ver Cícero um mistificador, um explorador da ingenuidade popular. Daí o banimento: o líder religioso foi suspenso das atividades sacerdotais. Oficialmente fora da Igreja, Cícero se aliou a elites locais e nacionais e embarcou na política. Apesar de não ser religioso e de relatar os episódios com certa ironia, Lira Neto não é taxativo sobre os milagres: “para mim permanece o enigma sobre o que aconteceu naquele momento entre a beata e o padre. Depois de vasculhar todos os documentos, posso de dizer que não há uma explicação razoável para o fenômeno”.

Com Lampião e contra Prestes
Outra polêmica envolvendo padre Cícero é a célebre oferta da patente de capitão ao cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião. O livro mostra como o governo federal incentivou os líderes locais a cooptarem os cangaceiros para enfrentar a coluna Prestes – o movimento comandado por Luis Carlos Prestes, que no fim da década de 20 se deslocou pelo interior do país combatendo o então presidente Artur Bernardes e, posteriormente, Washington Luís. A ideia, diz Lira Neto, não saiu de padre Cícero, mas foi gestada dentro do Ministério do Exército e do Palácio do Catete. Foi a habilidade ao fazer alianças que permitiu a Cícero manter sua liderança, mesmo proscrito pela Igreja.

Estava longe de ser um grande orador. Mas arrebatava e comovia multidões com a fala simples e cheia de referências próprias da fé sertaneja. O livro detalha como Cícero pregava contra as danças, o feitiço e a cachaça. Com apenas 1,60m, acabava pessoalmente com os folguedos e os sambas. (Ele achava que os batuques herdados dos negros deviam ter parte com Satanás.) Anunciava aos pecadores o fim dos tempos e a chegada iminente do Anticristo.

Fonte: Último Segundo

Programação do Dia da Consciência Negra em Crato

Estaremos comemorando o dia 20/11 dia da consciençia negra no crato na praçaá da sé as 19hs e tambem estaremos realizando o historico da capoeira cratence e os 15 anos do grupo liberdade.

Texto enviado por: Tallys Ranyeri alves justino Ranyeri


Programação da 11ª Mostra SESC em seu sexto dia de realização no Cariri



A 11ª Mostra Sesc Cariri de Cultura entre em seu sexto dia, não só movimentando o turismo na região, mas agregando história, arte e cultura. Diversifica e expande conhecimentos. Hoje destaque especial ao Seminário Arte & Pensamento, com a filósofa Márcia Tiburi, do Programa Saia Justa, da GNT, conversa com o público sobre “Mulheres Míticas e Mulheres Reais: Uma Fratura Sertão". Em Juazeiro, o destaque é para a peça O Cantil, encenada pelo Teatro Máquina, a partir das 20h, no Teatro Municipal do SESC Crato. O espetáculo é uma metáfora a manipulação, que utiliza ventrículos atores e narrador manipuladores para falar da relação de poder. No Crato vale a pena conferir ‘A segunda Toada para João e Maria’, pela segunda vez no Cariri e em sua segunda apresentação musical, durante a Mostra. Encenam músicas de Chico Buarque, brincam com a platéia e dialogam entre si: dançam, bebem, refletem a vida e improvisam problemáticas atuais de maneira descontraída e bem humorada. Acontece a partir das 18 horas, no Centro Cultural do Araripe, em penúltima apresentação do grupo de Dois, antes do encerramento Overdoze - 12 horas interruptas de espetáculo. Outro destaque musical vai para o Grupo Brasov (RJ) e Dani Trucheto(SP), a partir das 23 horas, no Crato Tênis Clube.

Na Praça da Sé, em Crato, está sendo realizada a Feira de Livros. O evento começa às 10 horas e tem não só venda, mas troca de publicações. Das 18h às 21h, acontecem intervenções de música e poesia. Às 16h, Manoel Ricardo Lima, doutor em teoria literária lança o livro: Quando todos os acidentes acontecem. Já os moradores da cidade de Nova Olinda podem ouvir, a partir das 20h30, no Armazém do Som na Praça, o trio instrumental Treminhão, mistura no palco ritmos como jazz, blues, música africana e música eletrônica em um som original de Pernambuco. E em Barbalha, o teatro se transforma nas dependências de um hospício feminino carioca, a Escola de Artes Reitora Violeta Gervaiseau torna-se palco para “Hysteria”. Cenicamente, abdica-se do palco e dos recursos de sonoplastia e iluminação, optando-se por um espaço não convencional, no qual a platéia masculina é separada da platéia feminina que é convidada a interagir com as atrizes. Esta interação, aliada a textos previamente elaborados, gera uma Dramaturgia híbrida, única a cada apresentação.

>Juazeiro do Norte:

. Memorial Padre Cícero
10h: João e o pé de Feijão (Turma do Papum- SC).
- 20h30: O Dragão (Cia Amok- RJ).
. Largo do Memorial
- 17h: O Santo Guerreiro e Herói Desajustado (Cia São Jorge de Variedades- SP).
. Marcus Jussier
- 17h: Reprise(La Mínima- SP).

. Teatro Marquise Branca
- 18h: O Velho da Horta ( Cia Pequod de Teatro- RJ).

. Conexão Brasil CCBNB
- 19h: Inventário (Roda Gigante - RJ).

. Teatro Patativa do Assaré
- 23h: Império Love To Love (Ricky Seabra- RJ).

. Terreiro de Mestra Margarida e Armazém do Som
- 18h: Banda Cabaçal(Mestre Elias - Cariri).
- 20h30: Viagem Instrumental : Mandrágora - DF).

. Casa da Rua da Cultura
- 11 as 21h: Residência da Casa da Rua da Cultura (Cia de Teatro Stultífera Navis-SE).
- 22h: Abajú Lilás( Gupo Imagens- CE).

. Programação Especial (Sesc Juazeiro)
- 18h: Laboratório Trocas de Afetos - LATA ( Conversas Gravdas na UFC)Entrevistas com Ricardo Guilherme
- 14h: Seminário Arte & Pensamento – Dra. Márcia Tiburi -" Mulheres Míticas e mulheres reais: Uma Fratura do Sertão"
15h15min:Seminário Arte & Pensamentos –Dra. Nina Velasco e Cruz: " Paulo Bruscky : Um Artyista nordestino?
16h e 15 min : Debate com o público
Mediação : Dr. Dr. Luís Manoel Lopes.

LANÇAMENTO REVISTA LITERARIA POLICHINELLO no. 11 + Exposição das gravuras que ilustram este número da Revista

Crato:

Teatro Municipal

-10h: Tá Namorando! Tá Namorando! (Bagaceira-CE).
- 20h: O Cantil ( Teatro Máquina - CE)

Praça da Sé

- 10h: Feira de Livros (Comercialização e Troca de Livros).
- 16h: Lançamentos de Livros – Música Popular (Dilmar Miranda/Izaíra Silvino).
- 18h às 21h: Performance Poética (Intervenções performáticas de música e poesia: Paulo Scott/Carlito Azevedo/Manoel Ricardo de Lima e Poetas do Cariri).

. Terreiradas
- 16h: Terreiro de Mestra Zulene Galdino – Bairro Vila Novo Horizonte. Guerreiro. Santa Madalena/ Pastoril da Mestra Galileia/ Banda Cabaçal Santo Expedito.

. Mostra nos Bairros
- 17h: Bairro Ponta da Serra. Reprise (La Mínima-SP).
- 18h30: Soldadinho do Araripe (Aquasis-CE).

. RFFSA
- 17h: O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado (Cia São Jorge-SP).
- 18h: Tributo a Marinês (João do Crato-CE).

. Sesc Crato
- 22h: Velôsidade Máxima (Fábio Vidal-BA).

. Galpão das Artes
- 23h: Império, Love To Love You Baby! (Ricky Seabra-RJ).

. Crato Tênis Clube
- 22h: Mangiare (Grupo Pedras-RJ).
- 23h: De La Raiz a La Eletrônica (Gaby Kerpel y Balvina Ramos-Argentina).
- 01h: Sem Nostalgia (Lucas Santtana –BA).

>Nova Olinda:


. Teatro Violeta Arraes
- 08h: O Rio que vem de Longe (Teatro Vneto Forte - SP).
- 19h: O Hiopnotizador de jacarés (Circo Girassol- RS).

. Armazém do Som na Praça
- 20h30: Treminhão - PE

. Artes Visuais
- 14h: Exposição Pina Bausch (Fotografia Dada Petrole).

>Barbalha:

. Praça Central
- 18h: Silencio Total- Cia Riso da Terra (PB)

. Teatro Neroly
- 19h: Roliude(João Ricardo Oliveira-RJ).

. Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau – URCA
- 15:30h: Hysteria (Grupo XIX de Teatro - SP).

Por: Elizângela Santos

APISCHEL - Exportadora de Mel


De vez em quando o Blog do Crato concede algumas publicades gratúitas, principalmente para as pessoas que estão sempre conosco. Pelo regulamento do Blog, é vedado ao próprio usuário postar publiciade, porque nós já vivemos constantemente atrás de patrocinadores, mas por outro lado, eu posso publicar de vez em quando a publicidade dos nossos amigos, e das empresas que fornecem produtos de muita qualidade. Ou de qualidade inquestionável. Por isso mesmo, aqui está o cartão de visitas da APISCHEL, do nosso amigo, escritor e colaborador Valdênio.



Como diz a publicidade, APISCHEL - O melhor mel orgânico Brasileiro.

Por: Dihelson Mendonça

Mostra Sesc Cariri de Cultura - Programação de Hoje, 18 de Novembro - Por Valdenio

Polo 1 - Crato - CE

Terreiradas – 17:00hs
Terreiro do Mestre Cirilo – Bairro Bela Vista

Maneiro Pau do Mestre Bigode/Banda Cabaçal de Barbalha/ Reisado dos Franciscanos

Mostra nos Bairros - 17H
Bairro: Seminário

A Farsa do Panelada
Cia Artes Cínicas de Teatro - Tauá - CE

Um paneleiro conhecido popularmente como Panelada usa de má fé e se aproveita da ingenuidade de sua freguesa para conseguir ascender ao poder. A Farsa começa de fato quando, para ajudar Dona Marica e Dona Maroca, Santa Edwiges, a Padroeira dos Endividados, alinha-se à estirpe de personagens como Ferrabrás e Panelada. É uma história que mostra a convivência atual entre as figuras do corrupto, fraudador de impostos e ludibriador e, de outro lado, do inocente, esperançoso e alienado. A Farsa do Panelada mostra uma vitória dos oprimidos na derrubada do Paneleiro revestido de mau-caratismo.

RFFSA - Centro Cultural do Araripe

17h - Ciclopes
Cia Mystério e Novidades - Rio de Janeiro - RJ

Cíclopes" é encenada por atores e músicos. A montagem funde técnicas de teatro de rua com as coreografias circenses em pernas de pau. Indicada para pessoas de todas as idades, a peça mostra a saga de Ulisses que, em sua viagem de volta à cidade de Ítaca, é lançado nas costas da ilha de Cecília, local onde habita o terrível cíclope Polifemo. Na caverna do cíclope, Ulisses encontra os sátiros e seu pai, Sileno, aprisionados pelo monstro. Ele então, luta para salvar sua própria vida e a dos sátiros das garras deste poderoso monstro.

18h - Segunda Toada para João e Maria
Núcleo Dois - São Paulo - SP

Teatro Municipal 20:00hs

O Cantil
Teatro Máquina - Fortaleza - CE

Uma viagem sem espaço nem tempo definidos. Dois homens seguem à procura de algo. Para o patrão a viagem é urgente e aterradora, para o empregado é apenas objeto de seu ganha-pão. Entre os dois se estabelece uma relação nos extremos da desconfiança total e da pura subserviência, relação essa transfigurada pela ausência/presença do cantil. Nossa encenação enfatiza a metáfora da manipulação, estendendo a relação entre os personagens para os atores, através das figuras condensadas do boneco-narrador e do manipulador-narrador.

Sesc Crato - 22:00hs

As Peúgas de Einstein - Bagaceira - Fortaleza - CE (Foi substituído) por:

Nhô Guimarães
Grupo Criaturas Cênicas - Salvador - BA

A atriz Deusi Magalhães interpreta uma velha solitária, no sertão, que ao receber a visita de um estranho, representado pelo público, relata várias histórias mostrando o cotidiano, as crendices, a vida do homem sertanejo, sempre falando de um tal de Nhô Guimarães, referência direta a Guimarães Rosa.
O texto é uma adaptação do romance “Nhô Guimarães”, de Aleilton Fonseca, escrito em 2006 para homenagear os cinquenta anos de publicação de “Grande Sertão: Veredas”, do escritor mineiro.

Galpão das Artes - 23:00hs

Ele Precisa Começar
Felipe Rocha - Rio de Janeiro - RJ

Ele precisa começar. Ele já está com 35 anos, está sozinho em um quarto de hotel e tem o dia inteiro livre. Ele ainda não sabe onde isso vai dar, mas ele começa a escrever uma peça. Começa da primeira idéia que lhe vêm a cabeça: um autor escrevendo sozinho, em seu quarto de hotel. Ele precisa começar. A primeira frase de sua história é uma porta que se abre para uma enxurrada de possibilidades, histórias, personagens, estilos e vozes que se sobrepõem e dialogam. Como um caleidoscópio, cada movimento revela outros mundos: filmes de ação dos anos 60, dramas existenciais, comédias românticas. Passeando entre camadas de realidade e ficção, um ator dá voz e corpo aos inúmeros futuros espetáculos que esse autor imagina.

Crato Tênis Clube– Banquete Dionisíaco

22h Mangiare
Grupo Pedras - Rio de Janeiro - RJ

O espetáculo apresenta o tema da comida como num menu. O público é convidado a se sentar em três grandes mesas com capacidade total de 70 pessoas. De entrada uma salada oriental é preparada e servida ao público por uma mãe e duas filhas com seus conflitos e intimidades. O prato principal é feito por divertidas máscaras balinesas que sonham com a fortuna ao preparar um nhoque de inhame. Histórias e segredos culinários são confidenciados ao público por personagens que se sentam à mesa e o tema da compulsão é abordado com música, tragédia e humor. No final as sobremesa são oferecidas numa brincadeira de tentação e desejo. A música ao vivo que alimenta todo o espetáculo finaliza essa farra gastronômica. Bom apetite!

23h Sobremesa
Dani Turcheto - São Paulo – SP

Experiente no samba, Dani é paulistano . Empreendedor viajou pelo mundo inteiro com seus projetos, mas nunca deixou de lado sua paixão e vocação pela música. Decidiu então escolher dez de suas inúmeras composições e, com o apoio dos amigos músicos, o CD foi inevitável. Assim surgiu “Sobremesa”, obra que traz as influências de arranjos e sonoridades dos anos 70 mesclados aos recursos e timbres eletrônicos hoje disponíveis, resultando em um samba jazz moderno.

Uma Noite em Tuktoyaktuk
Brasov - Rio de Janeiro – RJ

Uma Noite em Tuktoyaktuk é o primeiro álbum do septeto carioca Brasov, formado por Felipe Rocha (trompete), Daniel Vasques (saxofone), Fabiano Krieger (guitarra), Lucas Marcier (baixo), Rafael Rocha (bateria e percussão), Raphael Miranda (bateria e percussão) e Ricardo Dias Gomes (teclado). Música cigana, ska, funk, samba combinados ao jazz e rock. Destaques para "Resgate em Honduras", "Alzira, Por que Não Possui It Please?" e "O Homem Objeto". Vale a pena conferir!


Por: Valdenio

BR 116 NA GUERRILHA - SÁBADO 19:30

Adote a campanha “Quero ser cidadão de Fortaleza”

Já está aberta a campanha “Quero ser cidadão de Fortaleza”. Partiu do twitter da jornalista Henriette de Salvi, que é santista, mas que se sentiu no direito de pleiteara depois que a ministra Dilma Rousseff, a “Mãe do PAC”, foi contemplada com a honraria.

Henriette de Salvi diz que quer o título porque mora em Fortaleza há mais de 20 anos, tem dois filhos fortalezenses e muito serviço prestada à cidade por meio de matérias veiculadas no O POVO.

E aí, vai aparecer mais gente nessa fila?

Fonte: Blog do Eliomar
Postagem: Océlio Teixeira de Souza

Blog Noticias: Brasília o Caminho Mais Curto Para Novas Parcerias.-Por Wilson Bernardo.


Viagem do Prefeito Municipal do Crato Dr.Samuel Vilar Araripe, para Brasília Hoje dia 18 de Novembro para audiência amanhã dia 19 de Novembro, com o ministro do Trabalho Carlos Luppi,para assinatura do convénio PROJOVEM TRABALHADOR e a Prefeitura Municipal do Crato. Ressaltando a conquista do número maior de bolsas, pois passou de 125 vagas para 500vagas, com bolsas de de R$100.00 para os participantes, durante 6 meses o que vai atingir uma faixa etária de 18 a 29 anos.

Foto: Dihelson Mendonça
Fonte: Assessoria de Imprensa da Pref. Municipal do Crato

Heloísa Helena se lança ao Senado e anuncia apoio a Marina Silva

A presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, disse ontem em entrevista à Folha que a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva (PV), é o único nome capaz de promover o debate do desenvolvimento sustentável com inclusão social.

Excluindo-se da disputa ao Planalto em 2010, ela deixou claro que seu objetivo é voltar ao Senado, onde ocupou uma cadeira entre 1999 e 2007.

“Quem, como eu, move os passos políticos independentemente da dinâmica e contas eleitorais se sente na feliz obrigação de apoiar Marina”, disse. “Marina é o nome que tem condições de fazer esse debate do desenvolvimento sustentável com inclusão social. Qualquer outro nome que o faça é de um artificialismo eleitoreiro que beira ao cinismo”, completou.

Sem citar nomes, Heloísa criticou os colegas de partido contrários à coligação com o PV. “A medíocre matemática eleitoral não pode mover os passos de um partido como o PSOL”, afirmou.

Apesar de defender a aliança com Marina, ela disse que não vai passar por cima das discussões do partido. Na quinta passada, o PSOL divulgou nota ressaltando que a decisão sobre a sucessão presidencial se dará numa conferência eleitoral em março do ano que vem.”

Fonte:Folha Online - Via Blog do Eliomar
Postagem: Océlio Teixeira de Souza

Serra e deputados receberam doações do consórcio Rodoanel

O governador José Serra (PSDB) diz que o consórcio responsável pelas obras do viaduto do Rodoanel onde vigas caíram ferindo três pessoas na sexta (13) terá de indenizar as vítimas se for comprovada falha. Já os deputados dizem que vão pedir explicações e prometem dar início a uma CPI na Assembleia para apurar a responsabilidade das empreiteiras.

Pois essas empresas que estão agora na mira dos políticos foram há pouco tempo grandes colaboradoras deles. A OAS Engenharia e a Carioca, que compõem com a Mendes Jr. o consórcio responsável pelo lote onde houve o acidente, ajudaram a eleger em 2006 tanto o governador José Serra como outros dez deputados estaduais, quatro deles do PSDB e quatro do PT (partido que hoje patrocina a ideia de uma comissão parlamentar de inquérito na Casa).

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governador José Serra recebeu R$ 1 milhão da construtora OAS e outros R$ 100 mil da Carioca.

Entre os petistas agraciados com doações da OAS estão Adriano Diogo (R$ 50 mil), Rui Falcão (R$ 150 mil), Ana do Carmo (R$ 30 mil) e Carlos Almeida (R$ 50 mil). Rui Falcão não só recebeu dinheiro da OAS como também da Carioca: R$ 5 mil.

Entre os tucanos que receberam recursos da OAS para a campanha à Assembleia Legislativa estão Orlando Morando (R$ 150 mil), Analice Fernandes (R$ 100 mil), Geraldo Vinholi (R$ 50 mil) e Bruno Covas (R$ 15 mil) – este também patrocinado pela Carioca, com outros R$ 25 mil. Já João Caramez (PSDB) teve uma doação de R$ 20 mil da Carioca.

Os deputados Milton Leite Filho (DEM) e Jorge Caruso (PMDB) completam a lista de políticos ajudados pelas empresas que estão no foco do acidente no km 279 da Régis Bittencourt.

Outro lado

A assessoria de imprensa do Palácio dos Bandeirantes disse que o governador José Serra passou a segunda-feira (16) cumprindo agenda em Mirante do Paranapanema, a 610 km de São Paulo, e que seria muito difícil contatá-lo para comentar o assunto.

Já as assessorias dos deputados estaduais citados foram contatadas pelo G1 e ficaram de ligar de volta, o que não foi feito até as 21h30 desta segunda.”

Fonte: (G1) - Via Blog do Eliomar
Postagem : Océlio Teixeira de Souza

Adivinhe quem está nas Fotos ? - Escreva um Comentário !


P
ois é, minha gente! Aqui estamos nós de novo com mais um desafio "Adivinhe quem está nas fotos!" Hoje está uma facilidade para a turma de mais idade. E para eles mesmos, de propósito, coloquei uma turma mais jovem também que só quem irá conhecer, é quem mora no Crato. É.... Quero aproveitar e mandar um abraço todo especial a essas pessoas das fotos. É uma forma de homenageá-los. Quem quiser escrever algum comentário endereçado a essas pessoas, fiquem à vontade para fazê-lo.
Foto 1

IMG_4966

Foto 2
IMG_5157

Foto 3

IMG_5254

Foto 4

IMG_5627

Foto 5

Marciana 2

Foto 6

IMG_6154

Foto 7

IMG_6370

Foto 8

IMG_6411

Foto 9

IMG_6422

Foto 10

IMG_6428

Foto 11

IMG_6644

Foto 12

IMG_2618


A reprodução, cópia e publicação em outras mídias, de qualquer dessas fotos e outras do Blog do Crato, é expressamente proibida, e sujeita às penalidades da Lei de Direitos Autorais. Entretanto, permissões poderão em cada caso, serem obtidas consultando o fotógrafo.

Fotografia: Dihelson Mendonça

CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - Dia 18 de Novembro de 2009


Bom dia, meus caros amigos!
( Como diria o Chico Buarque do Hollanda )

Hoje é o dia 18 de Novembro de 2009. Dia de muito sol e calor aqui no Crato. A temperatura de ontem foi recorde aqui em Crato. Parecia até que o mundo estaria se derretendo. Hoje, nossa querida amiga Mônica nos deu ua idéia fantástica que só poderia vir da cabeça de uma mulher: Fazer um amigo Oculto com a turma do Blog do Crato. ÓTIMA idéia. Por isso que sempre falo que a participação feminina é muito importante mesmo! Vamos realizar. preparem-se para as festas de fim-de-ano. Não vou aceitar que no jantar de fim-de-ano falte alguém dessa vez.

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para hoje, é da Frigideira para o Fogo. Temperaturas beirando 32 graus. Bebam muito líquido, porque a coisa não está de brincadeira. Dá pra fritar ovo no asfalto. O site Climatempo prevê dia de sol, poucas núvens e infelizmente, Não Chove!

ALMANAQUE

18 de novembro. Dia de São Frediano

Frigianu ou Frigdianus, assim os registros antigos indicam seu nome, teria nascido na Irlanda, numa data desconhecida do século IV. Cristão e monge, teria saído de sua terra natal como peregrino e estudante, com destino a Roma. Mais tarde, existe a notícia de sua permanência na Itália, nos arredores da cidade de Luca, na Toscana, vivendo como ermitão. A presença do monge foi notada pela população tipicamente rural, sempre castigada pelas enchentes do rio Serchio que ladeava a cidade. A sua vida austera, de trabalho, oração e penitência, somada à sabedoria e cultura, logo se fizeram evidentes. Também sobressaia sua energia e liderança. O clero local e o povo decidiram que Frediano era o cidadão mais indicado para seu bispo. Possuía os dotes naturalmente sempre valorizados, e que, especialmente nesse período histórico tão tumultuado do país, eram essenciais. Foi eleito e consagrado bispo de Luca em 560. Certamente, um fato inusitado. Utilizou toda a ciência que possuía sobre matemática, engenharia, agricultura e hidrografia, para ajudar a população. As suas ações logo ganhavam fama de prodígio. O mais divulgado, e que o celebrizou, foi o que cita o desvio do curso do rio Serchio e do conseqüente beneficio causado a toda a zona rural de Luca. Segundo a tradição, Frediano traçou com um restelo o novo curso do rio, no qual, por meio de um prodígio, as águas se canalizaram imediatamente. Conduziu o rebanho de sua diocese com muito zelo e caridade. Sempre cuidando dos pobres, era incansável, na busca de esmolas para construir asilos, creches, hospitais, igrejas e mosteiros. O bispo Frediano morreu no dia 18 de março de 588.

A partir de então, a fama de santidade de Frediano e o célebre episódio do rio Serchio expandiram-se e a sua devoção se fez ainda mais intensa. Foi até citada no livro "Diálogos", escrito pelo papa São Gregório Magno, seu contemporâneo. Também as congregações que se estabeleceram na sua basílica, em Luca, difundiram-lhe o culto. Depois, o impulso veio do fato de, em pleno período medieval, para evitar saques por parte dos piratas e invasores, o corpo de são Frediano ter sido sepultado num lugar escondido no cemitério da igreja. E ele só foi localizado por acaso, muitos meses depois, durante o sepultamento de uma jovem, que quase foi colocada onde era o seu túmulo. Tempos depois, sua obra floresceu na bem antiga e pequena comunidade monástica, os conhecidos "Cônegos de São Frediano", os quais o bispo Anselmo de Baggio, quando se tornou papa Alexandre II, indicou para dirigir o Mosteiro de São João de Luterano, em Roma. A sua festa ocorre no dia 18 de novembro, data que recorda o traslado das suas relíquias, no século XI, para a atual Basílica de São Frediano, em Luca.

Eventos históricos

* 1095 - Teve início o Concílio de Clermont. O concílio foi convocado pelo Papa Urbano II para discutir o envio da Primeira Cruzada à Terra Santa.
* 1302 - Papa Bonifácio VIII publica a bula Unam Sanctam que afirma o princípio da supremacia temporal do Papa.
* 1307 - De acordo com a lenda, Guilherme Tell atirou uma flexa numa maçã na cabeça de seu filho.
* 1421 - Uma comporta do dique no Zuider Zee se rompeu, alagando 72 vilas e matando cerca de dez mil pessoas nos Países Baixos.
* 1477 - William Caxton apresenta Dictes or Sayengis of the Philosophres, o primeiro livro inglês impresso numa gráfica.
* 1493 - Cristóvão Colombo avista pela primeira vez o que agora é Porto Rico. Ele desembarcou no dia seguinte e batizou a ilha de San Juan Batista.
* 1626 - A Basílica de São Pedro é consagrada.
* 1659 - Estreia de Molière no teatro Petit-Bourbon com a peça Les Précieuses ridicules ("As Preciosas Ridículas").
* 1686 - Charles François Felix opera uma fístula anal no rei Luís XIV de França depois de praticar a cirurgia em vários camponeses.
* 1903 - Assinado o Tratado Hay-Bunau-Varilla que cedeu o controle da Zona do Canal aos Estados Unidos por US$ 10 milhões.
* 1918 - Independência da Letónia.
* 1921 - Estreia oficial da Selecção Portuguesa de Futebol.
* 1928 - Mickey surge pela primeira vez, sendo protagonista do filme de animação sonoro Steamboat Willie.
* 1930 - Criação da Ordem dos Advogados do Brasil.
* 1930 - Fundação da Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valores), predecessora da Soka Gakkai e da SGI. (Japão)
* 1941 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa a Operação Flipper, feita por Commandos ingleses para matar Erwin Rommel na Líbia.
* 1966 - Criação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo).
* 1978 - Jim Jones comanda o Massacre de Jonestown, na Guiana Inglesa, onde 914 pessoas morreram no maior suicídio coletivo da História.
* 1985 - Primeira publicação da tira Calvin e Haroldo.
* 1996 - Um incêndio ocorre no Eurotúnel, o único registrado desde sua inauguração.
* 1998 - A Valve (empresa produtora de jogos eletrônicos norte-americana) lança o jogo Half Life, que redefiniu o conceito de jogos no estilo FPS (First Person Shooter).
* 2006 - Os atores Tom Cruise e Katie Holmes também sobem ao altar em cerimônia ocorrida num castelo de Bracciano na Itália.
* 2007 - Na final da Copa do Mundo de Beisebol, a equipe dos Estados Unidos supera o favoritismo de Cuba e conquista seu terceiro título.

Nascimentos

* 9 - Vespasiano, Imperador Romano (m. 79).
* 1647 - Pierre Bayle, filósofo e escritor francês (m. 1706).
* 1786 - Barão von Weber, orquestrista alemão (m. 1826).
* 1787 - Louis Jacques Mandé Daguerre, primeiro a conseguir uma imagem fixa pela ação direta da luz (m. 1851).
* 1891 - Francisco Campos, jurista e político brasileiro (m. 1968).
* 1897 - Patrick Maynard Stuart Blackett, físico britânico (m. 1974).
* 1906 - George Wald, cientista norte-americano (m. 1997).
* 1906 - Klaus Mann, escritor alemão, filho de Thomas Mann e Kathia Mann (m. 1949).
* 1914 - Iberê Camargo, pintor brasileiro (m. 1994).
* 1919 - Milton Corrêa Pereira, bispo brasileiro (m. 1984).
* 1923 - Alan Shepard, astronauta estadunidense (m. 1998).
* 1925 - Ênio Silveira, sociólogo brasileiro (m. 1996).
* 1931 - Toni Morrison, escritora norte-americana.
* 1940 - Qaboos bin Said al Said, sultão de Omã.
* 1932 - Nasif Estéfano, piloto argentino de F-1 (m. 1973)
* 1952 - Delroy Lindo, ator britânico.
* 1953 - Alan Moore, quadrinista britânico.
* 1958
o Cláudia Jimenez, atriz brasileira.
o Daniel Brailovsky, treinador de futebol argentino.
* 1960 - Elizabeth Perkins, atriz norte-americana.
* 1961 - Syarhiy Harlukovich, ex-futebolista bielorusso.
* 1962 - Kirk Hammett, guitarrista da banda Metallica.
* 1963 - Peter Schmeichel, ex-goleiro dinamarquês.
* 1968
o Owen Wilson, ator norte-americano.
o Luizianne Lins, prefeita de Fortaleza.
* 1973 - Darko Kovačević, ex-futebolista sérvio.
* 1974
o Petter Solberg, piloto norueguês de ralis.
o Chloë Sevigny, atriz norte-americana.
o Max Tonetto, futebolista italiano.
* 1976
o Matt Welsh, nadador australiano.
o Mona Zaki, atriz egípcia.
* 1978 - Júlio César Correa, futebolista brasileiro.
* 1979
o Jean Narde, futebolista brasileiro.
o Perry Mutapa, futebolista zambiano.
* 1980
o Ivan Pelizzoli, goleiro italiano.
o François Duval, piloto belga de ralis.
o Luke Chadwick, futebolista inglês.
o Denny Hamlin, piloto norte-americano de corridas.
* 1983
o Michael Dawson, futebolista inglês.
o Isabel Swan, iatista olímpica brasileira.
o Anetta Keys, atriz tcheca.
* 1987 - Jake Abel, ator norte-americano.
* 1988 - Marc Albrighton, futebolista inglês.
* 1992 - Nathan Kress, ator norte-americano.

Falecimentos

* 1724 - Bartolomeu de Gusmão, inventor e cientista luso-brasileiro (n. 1685).
* 1814 - Aleijadinho, escultor brasileiro (n. 1730).
* 1886 - Chester A. Arthur, vigésimo primeiro presidente dos Estados Unidos da América (n. 1829).
* 1922 - Marcel Proust, escritor francês.
* 1941 - Walther Hermann Nernst, físico-químico alemão (n. 1864).
* 1944 - Tsunessaburo Makiguti,Fundador e 1º presidente da Soka Gakkai.
* 1962 - Niels Bohr, químico dinamarquês. (n. 1885)
* 1978 - Jim Jones, Americano que comandou super suicidio em massa.
* 1986 - Gia Carangi,Modelo.
* 1997 - Zózimo Barroso do Amaral, jornalista brasileiro (n. 1941).
* 1998 - Aurélio de Lira Tavares, militar brasileiro (n. 1905).
* 2003 - Michael Kamen, maestro e compositor (n. 1948).
* 2004 - Borjalo, desenhista e cartunista brasileiro (n. 1925).

Feriados e eventos cíclicos

* Curiosidade: dia a partir do qual o sol não nasce na cidade de Hammerfest (até 1 de fevereiro)
* Culto, em Maracaibo, à Virgen de la Chiquinquirá, padroeira do estado Zulia
* Letónia: Dia da Independência (1918)
* Dia da Pátria em Omã
* Pérsia: Dia de Ardvi Sura, deusa das estrelas
* Brasil: Dia do Conselheiro Tutelar
* Brasil: Dia do Tabelião e Registrador

Fontes: Edições paulinas, 10emTudo, Climatempo, Wikipedia

Jim Jones - O Pastor do Diabo e o Massacre de Jonestown - Hoje na História


HOJE NA HISTÓRIA


Jim Jones

A história de Jim Jones é paradigmática da relação entre seita religiosa e suicídio colectivo. O reverendo Jim Jones (com cerca de 40 anos) começou a People´s Temple (seita Templo do Povo) para ajudar os sem-teto, deempregados e doentes de todas as raças (oprimidos e marginalizados nos EUA, em geral de raça negra) em troca de bens (dinheiro, terrenos, casas...) que ajudaram a consolidar a sua obra , mas ex-membros afirmaram que abusos eram comuns dentro do grupo. Rapidamente se formou um séquito de fanáticos e o pastor acabaria por fundar a cidade de Jones – "Jonestown" (uma colônia nas selvas da Guiana) - em 1977, Para remover este grupo do olhar examinador da sociedade, onde esperava construir uma utopia tropical, à “boa maneira” do culto da personalidade. Em 1978, quando começou a ser perseguido pelas autoridades dos EUA, Jim Jones ordenou a ida de todos os fiéis para Jonestown, abandonando as sedes da seita nos Estados Unidos. Jonestown era uma comunidade auto-suficiente, que representava aparentemente um modelo socialista, estabelecida no meio da selva na Guiana (América do Sul). Viviam isolados do mundo sem poder estabelecer o mínimo contacto com o mundo exterior, sob pena de sofrer pesadas represálias. Já em Jonestown, os crentes eram obrigados a admirar os seus discursos, dia e noite, e quaisquer resistências acabavam num espancamento, dito justiceiro. A fidelidade em relação ao Mestre não se discutia e eram frequentes as denúncias entre familiares como prova de lealdade. Era absolutamente proibido opinar acerca das regras estabelecidas e sequer sugerir o abandono. Jim Jones punia severamente aqueles que o tentavam abandonar. Uma vez, num simulacro de suicídio colectivo, Jim Jones quis testar a lealdade incondicional dos seus seguidores. Para isso, pediu a todos os membros da seita para beberem veneno. Todos beberam e só posteriormente se confirmou que a bebida era inofensiva. Entretanto, de Jonestown chegavam à América notícias dos desvarios do iluminado que incluíam orgias sexuais com crianças. O congressista pela Califórnia Leo Ryan, respondendo às solicitações dos eleitores, disponibilizou-se para ir à Guiana. No dia da visita a Jonestown, após verificar o desejo de alguns dissidentes em regressar aos EUA, apercebeu-se que realmente algo de muito grave se passava ali e fez com que Jim os libertasse. Este acedeu, mas quando Leo Ryan e os agora "ex-seguidores" se deslocavam para o avião, foram abatidos a tiro numa emboscada juntamente com dois jornalistas. Depois deste tiroteio, Jim Jones apercebeu-se que o fim da seita estava a chegar, pois o governo dos EUA iria agir em conformidade perante a gravidade da situação. O pastor reuniu o rebanho para o último sermão. Falou dos inimigos preferindo a suposta honra da morte à rendição, exigindo que 913 membros da comunidade bebessem cianureto com suco, em um suicídio coletivo. Há registros de áudio e vídeo do evento e muitas pessoas foram forçadas a beber o veneno, incluindo centenas de crianças. E assim morreram cerca de 913 pessoas. Três seguidores, que já havia algum tempo tentavam a fuga, conseguiram nesse mesmo dia fugir para a selva. Mais tarde, os sobreviventes contaram que as mães metiam o veneno na boca das crianças enquanto as famílias esperavam serenamente pelo desenlace. Morreram bebês, crianças, mães, pais, avós... Jim Jones suicidou-se com um tiro para um final de um deus menor.

Na cultura

* Jim Jones inspirou o humorista brasileiro Chico Anysio a criar o personagem Tim Tones, interpretado pelo próprio no seu programa Chico Anysio Show na Rede Globo.
* O grupo Titãs cita Jim Jones na canção "Nome aos Bois", do álbum Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987).
* O grupo estadunidense Concrete Blonde cita "Jonestown" em uma música de mesmo nome do álbum "Mexican Moon" (1993).
* Os Estados Unidos são berço desses tipos de seitas apocalípticas. Como Jim Jones, lá surgiram figuras carismáticas e loucas como David Koresh, John Withcapple, do Heaven's Gate, e o mais famoso de todos, Charles Manson. Tudo isso na dita sociedade mais avançada do Planeta...

O Massacre de Jonestown

O Massacre de Jonestown ocorreu 18 de novembro de 1978 na Guiana. 909 pessoas morreram neste evento, resultando na maior perda de vidas de civis norte-americanas em desastres não naturais até os ataques de 11 de setembro. O Peoples Temple (Templo dos Povos), com sede em San Francisco, EUA, era conduzido pelo líder religioso Jim Jones. O fanatismo religioso é visto como um caso extremo. O reverendo Jones veio ao Brasil em 1970 e depois decide se instalar na Guiana. Após 25 anos foi feita nos Estados Unidos uma solenidade em homenagem aos falecidos. Dois filhos de Jim Jones estavam presentes no cemitério onde foram enterradas 400 pessoas.

Fonte: Wikipedia

Pensamentos do Dia - 18 de Novembro de 2009



"Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal. Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as ações - mesmo as boas."

Eça de Queiroz

"O sofrimento é o melhor remédio para acordar o espírito."

Émile Zola

"A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade."

Immanuel Kant

"Deus está nas coincidências."

Nelson Rodrigues

"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos..."

Nelson Rodrigues

"Se o corpo chamasse a alma perante a justiça, ele a convenceria facilmente de má administração."

Diógenes

Primeira Dama Mônica Araripe responde pergunta do Leitor sobre o DOCE NATAL



Pergunta:

Ana Maria Pereira questionou:

"O melhor Doce Natal que podemos realizar é ter um plano de Políticas Públicas do CRATO, que tire este monte de crianças de rua,cheirando cola!!!! e assaltando"

Resposta:

Prezada Ana Maria,

Esse trabalho é feito por nós desde que Samuel entrou na prefeitura, e também acho que o trabalho social deve sempre ser feito pelo governo federal, estadual, os promotores, e conselhos tutelares. Mas posso falar melhor dos nossos projetos, daqueles que nos empenhamos, e já aproveito para convidá-la a participar. Talvez você não esteja a par, porque fala dessa forma, mas temos diversos programas sociais para as crianças da nossa cidade, tais como: O projeto "Bola na rede", "Crato que canta", "Amigos da Leitura", "Criançarte", "Crato mostra sua arte", o projeto "Acolher" e o "Doce Natal". O Doce natal é apenas UM dos vários projetos sociais endereçados às crianças carentes no Crato.

No caso do Doce Natal, há 5 anos fazemos esse trabalho. Trabalhamos com crianças de rua, crianças que cheiram cola e crianças que chegam querendo participar. Temos danças, teatro, palestras, leitura, esporte, arte, música... é um trabalho maravilhoso e que temos testemunhos lindos, não só trabalhamos com as crianças mas também com as fámilias das crianças, porque de nada adiantaria investir nas crianças, se a família for problemática. É preciso trabalhar com as famílias, e isso fazemos.

Gostaria de falar sobre o Doce Natal. Qualquer criança, seja ela pobre, classe média, rica ou com problemas de drogas, problemas de comportamento, carente e etc... merece sonhar, merece ter esperança, merece ver espetáculos, ainda mais se elas são a atração. No Doce natal, não se ganha só presente não. Apreende-se a ser solidário, ser amigo, respeitar os outros, fazemos visitas a abrigos, hospitais. Posso te garatir que qualquer pessoa que participa ( temos bastante voluntários e nada é gasto dos cofres públicos. Tudo é conquistado, mostrando que é muito gostoso, que é muito gratificante essa ação para nossas vidas.

Adote essa ídeia. Se não gosta do Doce Natal, aparece durante o ano para dar sua contribuição com uma palestra, ensinando algo que ache que valha a pena, e faça essas crianças ou adolecentes sairem das ruas. Tentemos cumprir a nossa parte! O projeto "Acolher" ta nascendo, vamos apadrinhar uma criança, não financeiramente, mais dando amor, mostrando que a vida vale a pena.

Vc pode me encontrar no e-mail assessoriamonica@bol.com.br ou no meu escritório na rua Duque de Caxias, 714 Ed: Ossian Araripe, sala 501 - Horarios manhã e tarde. E desde já um Doce natal!

Abraços,
Mônica Araripe


Fotos: Henrique Maia

Filme de Lula tem estréia morna em Brasília

Filme de Lula tem estréia morna em Brasília

Foi morna a estréia do filme “Lula, o filho do Brasil”, realizada na noite desta terça-feira no Teatro Nacional em Brasília. Sem ser aplaudido de pé, mas também sem faltar palmas, o longa metragem foi assistido por uma multidão de convidados, que superlotou o teatro preparado para 1400 pessoas. Com gente em todas as cadeiras, pelos corredores e em praticamente todos os espaços do Teatro, a sessão de “Lula, o Filho do Brasil” teve seu clímax antes mesmo de seu inicio. Ao apresentar o longa, o produtor, Luiz Carlos Barreto, pediu que quem não estivesse sentado fosse embora.

Não havia bombeiros nem brigadistas para o caso de um acidente no Teatro, advertiu.
Seu filho, Fábio Barreto, diretor, pediu que uns “30” que estivessem sentados dessem lugar ao elenco, que não tinha onde ficar. Foram vaiados por parte do público, que gritou não só contra eles, mas também contra a secretaria de Cultura do Distrito Federal e contra a organização do Festival. Após o incidente, teve inicio o filme.

O longa mostrou um Lula, sempre meio que por acaso, no lugar certo e na hora certa. Com uma mãe, Dona Lindu, mais messiânica que o próprio filho. Do público, uma risada quando Lula conseguiu botar um pretendente de Dona Marisa para correr na porta da casa dela.
No mais, a história de Lula foi contada sem grandes apelos sentimentais ou cômicos, quase planificada.

Nas palavras do deputado Flávio Dino (PC do B-MA), Barreto pode ter fugido “do bom da história” para evitar críticas sobre um filme eleitoreiro. Os petistas presentes, como o presidente do partido, Ricardo Berzoini (SP), ou o líder na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), elogiaram a produção. Mas, repetiram, as vezes com pouca convicção, aquilo que Barreto falou em entrevistas anteriores. Que o filme fala mais de Lindu que de Lula.

Os convidados, após assistirem o filme, deixaram a sala do teatro e aproveitaram o coquetel servido na área externa. Sem grandes entusiasmos, ninguém, aparentemente, deixou de gostar do filme, mas muitos se perguntavam onde estava o Lula estadista ou o Lula carismático que bateu recordes de popularidade junto ao eleitorado brasileiro.

Fonte: Blog do Noblat

Comentário da postagem: Parece que "a bola bateu na trave".

Prefeitura de Fortaleza tomba a Casa de Raquel de Queiroz

À primeira vista, parece uma casa comum, como as demais do bairro. Porém, poucos sabem que na residência da Rua Antônio Ivo, 290, no Henrique Jorge, morou a célebre escritora cearense Rachel de Queiroz. E, mais, que nela a cearense escreveu sua obra-prima "O Quinze". A simples edificação com o telhado desgastado, de cor verde e rodeada por árvores, diferencia-se das outras e ganha de vez reconhecimento da sua importância para a história e memória do Estado. Afinal, no último dia 22 de outubro, a Prefeitura de Fortaleza publicou, no Diário Oficial do Município, o tombamento definitivo da casa.


"Fica tombado, em caráter definitivo, o imóvel localizado na Rua Antônio Ivo, nº 290, Bairro Henrique Jorge, denominado Casa da Raquel de Queiroz, haja vista o seu alto valor histórico, cultural e simbólico, portador de inelutável referência à identidade e à memória da sociedade fortalezense", consta o artigo 1º do documento, que oficializa o decreto de número 12.582/2009 de 15 de outubro.



Conhecida popularmente como Casa da Rachel de Queiroz, o antigo Sítio Pici ou Casa dos Benjamins, abrigou a família Queiroz, a partir de 1927. No local, há notícias de que a escritora cearense escreveu, aos 20 anos, seu primeiro romance regionalista e obra-prima "O Quinze", em 1930.


Além de, como descreve a escritora Socorro Acioli no livro "Raquel de Queiroz", foi o local onde a autora de "O Quinze" também se casou com José Auto, em 1932, e teve sua filha Clotildinha, no ano seguinte, que veio a falecer dois anos depois, 1935.


"Esse tombamento é importante porque Rachel é uma das principais representantes da literatura brasileira. Ela é uma grande escritora, mas que o Ceará ainda deve muito. Ainda não há estudos necessários, não existe um memorial. Fortaleza não sabe bem preservar sua história. No entanto, o tombamento já é um começo", avalia a professora da Universidade Estadual do Ceará, Cleudeni de Oliveira Aragão, doutora em Literatura.


Entretanto, como indica o documento que baseou o processo pelo Prefeitura "Instrução de

tombamento municipal para a casa Rachel de Queiroz", realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC); prefeitura e Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), a casa precisa de reparos. Até porque, segundo reforçam os moradores das proximidades, como a educadora popular Lúcia Vasconcelos, 56, e o pedagogo Leonardo Sampaio, 57, o local, há algumas décadas, abriga três famílias e está cada vez mais deteriorada.


Adquirido pelo pai da escritora cearense, Daniel de Queiroz, em 1927, para facilitar o acesso dos filhos aos estudos, o Sítio Pici ficava perto da lagoa da Parangaba, que, nesse tempo, pronunciava-se "Porangaba", e também do Rio Pici ou "Picy". Pertenceu à família do padre Rodolfo Ferreira Gomes e foi vendido depois a um industrial, José Guedes, de quem Daniel comprou o imóvel e fez uma nova casa para atender às suas necessidades. Assim, Rachel de Queiroz ingressa no curso Normal do Colégio Imaculada Conceição, aos dez anos, e, tempo depois, ajuda seu irmão Flávio no exame de admissão do Colégio Militar. No local, ela escreve o livre "O Quinze", aos 20 anos de idade, casou-se com José Auto, em 1932, teve sua filha Clotildinha (1933), que faleceu dois anos depois, 1935


Fonte Janine Maia/ Diário do Nordeste

Diretor do FMI: Crise levou Brasil ao grupo que toma as decisões


O diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), Paulo Nogueira Batista Júnior, destacou como resultado positivo para o Brasil após a crise, o fortalecimento do G-20 e a transformação do grupo em principal fórum de discussões econômicas e de fixação da agenda das instituições financeiras internacionais. "A crise na verdade acelerou mudanças na governança mundial que viriam de qualquer forma, pois o peso dos países emergentes já vinha acontecendo. Para o Brasil foi ótimo, pois é a primeira vez na história que o País faz parte do principal grupo tomador de decisões do planeta", destacou. As declarações foram dadas durante seminário realizado nesta terça-feira pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio para discutir os desdobramentos da crise financeira global.

Nogueira Batista disse que ficou impressionado com o desempenho do Brasil diante da crise. "Nunca imaginei que o Brasil conseguiria passar quase sem efeitos pela maior crise desde 1929 e ainda por cima emprestando dinheiro para o FMI. Logo nós que sempre fomos devedores hereditários", disse. O economista recomendou ainda que se tenha cuidado com o excesso de confiança para evitar que bolhas especulativas se desenvolvam, em questões como os juros e o câmbio valorizado do Real.

Câmbio e juros

O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) quis saber que melhorias podem ser feitas quanto às políticas cambial e de juros. Ele lembrou que Batista Júnior sempre foi um grande crítico da estratégia de juros adotada do Banco Central. O diretor do FMI respondeu que quanto ao câmbio, não vale a pena no momento tentar transformá-lo em câmbio fixo ou por bandas, como era no Brasil antes da crise econômica de 1999. Quanto aos juros, ele reiterou suas críticas aos juros altos que o País adotou ao longo da última década. O representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Carlos Thadeu de Freitas Gomes, aplaudiu a forma com que o Brasil saiu da crise internacional. Ele ressaltou que a tendência para o próximo ano é ainda de uma recuperação anêmica da economia norte-americana e da queda do dólar em relação a moedas menos conversíveis, como o Real. "Essa fraqueza da economia deles deve manter o dólar a uma cotação barata por aqui", afirma. Gomes acredita na tendência de aumento da valorização do Real frente ao dólar nos próximos meses. "Deveremos ter em 2010 um crescimento mais elevado que a média mundial, com uma inflação sob controle no curto prazo e também uma solvência fiscal, com crescimento da arrecadação e manutenção da posição do Brasil como credor externo", listou.

Entre os pontos positivos da economia no momento, Freitas Gomes lembrou que ainda há uma ociosidade da indústria, que vai permitir um aumento da produção sem pressão inflacionária. Já entre os pontos ruins, na opinião do dirigente, está a taxa de juros nacional, que apesar de estar baixa, sempre foi alta e existe o risco de voltar a subir nos próximos meses. "O crédito já está ficando mais caro. Se os juros fizerem o crédito ficar mais caro, isso poderá atrapalhar o nosso comércio e, consequentemente, a economia como um todo."

Alianças

Durante o debate, Nogueira Batista ainda destacou a atuação internacional da aliança dos Bric, grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China. "Esses quatro têm capacidade de atuação por si sós. Eles conseguem sustentar posições independentemente de terem outros apoios", explicou. Outras alianças importantes seriam com países da América do Sul e com os Estados Unidos. Por outro lado, na opinião do economista, os principais adversários das economias emergentes hoje seriam os europeus. "Eles têm pouco mais que um quinto da economia mundial, mas controlam um terço dos votos do FMI e não querem abrir mão disso em benefício dos emergentes", afirmou.

Reforma do FMI

Sobre o FMI, Batista destacou o Projeto de Decreto Legislativo 1791/09, que aprova a última reforma do fundo, realizada em 2008. O projeto está na pauta da Comissão de Finanças e Tributação e já tem parecer favorável do deputado Ricardo Barros (PP-PR).

O diretor explicou que o decreto vai confirmar a última reforma na composição do fundo, que ampliou em 2,5% a representação dos países emergentes entre os votantes do FMI. Na opinião do economista, a proposta precisa ser aprovada pelas duas Casas do Congresso para que o Brasil tenha mais argumentos diante das cobranças, principalmente dos europeus, contra uma nova reforma na composição de cotas do fundo, prevista para 2011.

Fonte: Agência Câmara

VÍDEO: Presos do Ceará podem ser monitorados via GPS


Nota do Blog do Crato:
Esta matéria foi publicada pela TV Jangadeiro e postada no Blog de Iguatu. Presos monitorados por GPS. Uma idéia incrível. Melhor que isso, só se o dispositivo fosse implantado dentro do corpo, como já vimos em diversos filmes como "A Fortaleza".

A superlotação dos presídios, para onde os detentos do regime semi-aberto voltam todos os dias para dormir, motivou a criação de um projeto inovador no Ceará. O conselho penitenciário quer a instalação de pulseiras e tornozeleiras eletrônicas nos presos para monitorar cada passo deles.
Com a tecnologia, eles não precisariam voltar para a cadeia e dormiriam na própria casa. O projeto já foi enviado à Secretaria da Justiça do Estado para avaliação.

Veja a matéria do Jornal Jangadeiro:





Fonte: TV Jangadeiro e Blog de Iguatu

Notícias do Crato para o Dia 18 de Novembro de 2009



Secretaria de Infra-estrutura do Crato promoverá vistoria no estádio Mirandão

Por ordem expressa do Prefeito do Crato, Samuel Araripe, o secretário de infra-estrutura, José Muniz irá realizar em breve uma inspeção no Estádio Mirandão, onde será feita uma vistoria no que diz respeito as condições do estádio para a organização do Campeonato Cearense de Futebol da 1ª. Divisão que acontecerá em 2010. Em 2006, O Estádio Virgilio Távora, passou por uma ampla reforma, toda realizada com recursos municipais. O Mirandão teve seu gramado completamente restaurado para garantir bom nível das partidas ali disputadas, pondo fim aos buracos e desnivelamentos, a drenagem também foi reparada, bem como foi realizada a melhoria das torres de iluminação, banheiros, bares e cabines de rádio, além da pintura de todo o estádio.

O Prefeito Samuel Araripe se propôs desde o começo de sua gestão a dar apoio ao esporte como um todo. E vem cumprindo suas metas da melhor forma, promovendo melhorias, incentivando e apoiando sempre.

Iniciadas ações do Doce Natal 2009

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, anuncia que já foram iniciadas as ações para arrecadação de brinquedos do Projeto Doce Natal 2009. Este ano o tema central será: Adoção: adote uma praça, adote um animal, adote uma criança, adote uma família, adote uma postura cidadã, adote uma instituição. Uma das ações de arrecadação é o Doce Natal nas Escolas, que consiste em apresentações teatrais nas instituições de ensino, salientando que as apresentações são uma ação voluntária do Grupo Teatral Anjos da Alegria, que estão sempre promovendo ações de solidariedade e cidadania. A primeira Escola a se engajar nessa ação é o Instituto Educacional Tia Joana que estará recebendo, hoje, quarta, 18, novembro o espetáculo "Os Animartistas" sob a direção de Flávio Rocha. Quem se interessar em doar brinquedos para o projeto Doce Natal pode fazer a doação em qualquer uma das Secretarias do Município.

O Doce Natal foi criado há cinco anos, a partir da idéia da primeira-dama do município, Mônica Araripe. Um projeto social que objetiva sobretudo, no Natal, levar alegria e um pouco de solidariedade para pessoas de baixa renda. A cada edição mais pessoas se encantam pela concepção de carinho e humanidade. Participe!

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30