xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/11/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 novembro 2009

Aécio admite união com Ciro Gomes em projeto político - Por: Océlio Teixeira


Em São Paulo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), afirmou nesta segunda-feira que tem afinidade com o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) e que deseja uma união com ele em um projeto político. Disse ainda que vê com naturalidade a aproximação do PSDB com o PSB. Os dois pré-candidatos à sucessão presidencial em 2010 têm encontro nesta terça-feira em Belo Horizonte. "Eu gostaria de estar num projeto político ao lado do governador Ciro Gomes, mas isso não depende apenas da nossa vontade pessoal. Mas, mesmo se ele estiver num campo político e eu noutro, isso não vai impedir que nós conversemos", afirmou Aécio a jornalistas em Maceió, onde se reuniu com lideranças tucanas. Questionado se haveria união com o deputado, Aécio afirmou que "se depender de mim eu gostaria muito e o próprio Ciro já externou isso também".

Para mostrar que a proximidade entre duas legendas já existe, Aécio citou que o PSB é aliado dos governos tucanos em Alagoas e em São Paulo. "Acho que existe uma certa naturalidade nessa relação com o PSB. E vamos aprofundar, eu acho que poderemos explorar todas essas possibilidades, respeitando obviamente também uma candidatura do deputado Ciro Gomes", declarou o governador mineiro em entrevista distribuída pelo PSDB. Ciro mantém a intenção de concorrer à Presidência, mas deixou a porta aberta para uma candidatura ao governo de São Paulo, para onde transferiu seu domicílio eleitoral. Apesar de sua proximidade com Aécio, Ciro é desafeto do governador paulista José Serra (PSDB). Aécio e Serra disputam a indicação tucana à sucessão. O governador mineiro reiterou que defende o mês de dezembro para uma decisão do PSDB. Quanto a uma pesquisa que o coloca à frente dos demais pré-candidatos, Aécio disse que não se considera favorito no partido, mas reconheceu que tem boa condição de atrair aliados para uma possível candidatura. De acordo com a pesquisa espontânea do Vox Populi, publicada pela revista IstoÉ neste fim de semana e feita por encomenda de um partido político da base aliada, Aécio, com 11 por cento, perde apenas para o presidente Lula, que não é candidato.

Serra aparece com 10 por cento; a ministra Dilma Rousseff (PT) tem 6 por cento; Ciro, 3 por cento; a senadora Marina Silva (PV-AC), 2 por cento; e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), 1 por cento. A quantidade de pessoas que não soube responder alcançou 53 por cento.

Postagem: Océlio Teixeira de Souza
Fonte: Reuters/Uol Notícias

Cinema pode ser opção para ensinar Direito - Por: J. Tavares

A tradição no ensino do Direito é um professor sentado em um cadeira, braços apoiados em uma mesa, a explicar a matéria do dia. Docentes mais jovens movimentam-se pela sala, escrevem no quadro (outrora negro) e tentam envolver os estudantes. Às vezes, exploram recursos tecnológicos, como o “power-point”. Nos cursos preparatórios para exame da OAB ou concursos, os professores são mais ágeis, exploram a expressão corporal, falam alto e fazem graça.

Em tudo isso, uma coisa é certa: não há mais lugar para aulas expositivas, na forma tradicional. As novas gerações, criadas olhando um computador, habituadas ao visual e não à escrita, trocaram os jornais pelos sites e não se acomodam mais nas cadeiras ouvindo um professor a “deitar falação” (expressão tão antiga quanto este tipo de aula). Pois bem, como forma de despertar o interesse do estudante, ou mesmo de ampliar a cultura, é possível recorrer-se a outros métodos. Vejamos.

A música pode ajudar o acadêmico a compreender a evolução da matéria. Por exemplo, “Saudosa maloca”, de Adoniram Barbosa, poderá auxiliar na explicação do início dos problemas de moradia nos centros urbanos. “Canudo de papel”, de Martinho da Vila, indicará o início da proliferação dos advogados e o conseqüente problema do mercado de trabalho.

Na literatura há muito que aprender. Desde Graciliano Ramos, em “Memórias do cárcere” até os livros de John Grisham, que dão uma ampla visão do sistema judiciário norte-americano. Sua obra “O Recurso” mostra como grupos econômicos interferem na eleição de membros de Tribunais Estaduais.

Mas é o cinema que permite, com mais facilidade, difundir o estudo do Direito. De forma agradável e útil. Obviamente, é preciso que a Faculdade forneça a tecnologia necessária. É preciso tela grande, bom som e depois uma mesa onde 1 professor, 1 aluno e 1 convidado possam debater o que foi visto. Vejamos alguns filmes interessantes.

A questão dos Direitos Humanos poderá ser avaliada no excelente filme argentino, “A história oficial”, do diretor Luis Puenzo, com os atores Héctor Alterio e Norma Alejandro. Baseado em fatos verídicos, trata dos bebês que foram retirados dos pais que se opunham ao regime militar, nos anos 1970, e entregues a outras pessoas.

O Direito Constitucional e os Direitos Humanos podem ser avaliados no filme de Costa Gravas, “Sessão Especial de Justiça”. Durante a Segunda Guerra Mundial, na ocupação da França pelos nazistas, criou-se um Tribunal especial para julgar os que se opunham ao novo regime. Os julgamentos eram direcionados e as condenações se sucediam. Inclusive à pena de morte.

O crime organizado pode ser avaliado com o magnífico filme “Excellent cadavers”, do Diretor Ricky Tognazzi, que conta a história real do juiz Giovanni Falcone, da Itália, que se propôs a combater a Máfia e foi, por ela, assassinado na cidade de Palermo, na Sicília. O filme tem que ser adquirido pela internet e é falado em espanhol.

Os contratos no Direito Civil podem ser analisados através da obra de Shakespeare, “O Mercador de Veneza”, do diretor Michael Radford com Al Pacino. Nela é feito um empréstimo em dinheiro, cujo pagamento o devedor fará com a carne de seu corpo.

Jornalismo e Direito, como duas estradas paralelas, são vias próximas que não se comunicam. O filme “O povo contra Larry Flynt“, dos Estados Unidos da América, Diretor Milos Forman, ator Woody Harrelson, trata de história real do famoso editor da revista Hustler acusado de publicações pornográficas.

O Direito Penal tem centenas de bons filmes. Para ficarmos no Brasil, “Meu nome não é Johnny”, do diretor Mauro Lima, com o ator Selton Mello, retrata caso real em que um jovem de classe média envolve-se com o uso de entorpecentes, passa ao tráfico, acaba sendo preso e cumprindo pena em um presídio no Rio de Janeiro. O filme permite a abordagem, também, do Direito de Família, ou seja, até que ponto a desagregação familiar contribuiu para o trágico desfecho.

“Salve Geral, o dia em que São Paulo parou”, do diretor Sérgio Resende, conta a história do dia em que o crime organizado parou a cidade de São Paulo, através de ataques contra postos policiais, bancos e o comércio, motivados por insatisfações com o sistema prisional. O filme obriga a discutir as péssimas condições dos nossos presídios e a fraqueza do Estado diante da criminalidade organizada.

O Direito Ambiental e o sistema judicial norte-americano podem ser discutidos com a película “A qualquer preço “, Diretor Steven Zaillian, com John Travolta. Cuida-se de caso verídico em que um advogado assume a causa de vítimas de câncer por envenenamento das águas e do solo em uma pequena comunidade no Estado de Massachusetts.

Como estes, há outros tantos filmes excelentes, como “Erin Broncovitch”, com Júlia Roberts, “Class Action” com Gene Hackman, “Amistad”, “Gomorra”, “Mar adentro”, “Tribunal de Nuremberg”, “O longo caminho para casa”, Adeus Lenin”, “Malcom X”, “O triunfo da vontade”, “A lenda das formigas verdes”, “O caso dos irmãos Naves”, “Danton, o processo da Revolução”, “Onze homens e um destino”, “A Marselhesa”, e por aí vai em uma lista sem fim.

Disto se conclui que o formal e intrincado mundo do Direito pode ser explicado, prazerosamente, através do cinema. Aí está um campo que somente agora começa a ser explorado. Aos que se interessarem, o livro do professor Gabriel Lacerda, “Direito no Cinema”, Ed. FGV, é de consulta obrigatória. Bom proveito. E não se esqueçam das pipocas.

Por Vladimir Passos de Freitas - Desembargador Federal Aposentado.

FONTE: www.conjur.com.br

Postado por J. Tavares

Teatro para Alguém exibe peças gratuitamente na internet


As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações. Há um ano nascia na sala da casa da atriz Renata Jesion o "Teatro para Alguém", o primeiro site dedicado a transmitir peças de teatro no Brasil. Para comemorar o aniversário, "Anúncio" estreou ao vivo na sexta-feira. No começo, a idealizadora do projeto precisava explicar sua proposta. "Muitos alegavam que gravar uma peça e colocar na internet não é teatro. Mas a ideia é manter a 'pegada' teatral, sem minimizar movimentos ou expressões, por exemplo", revela Jesion. Dirigido por Danilo Marques, "Anúncio" fez a primeira apresentação na sexta. Agora, fica disponível para acesso no site, por tempo indeterminado. A peça conta a saga de um homem de 55 anos que ainda mora com os pais.

Além das novas montagens, o site também arquiva peças escritas por Lourenço Mutarelli e outras com participações de José Mojica Marins, Elias Andreatto, entre outros. O conteúdo é gratuito. Para assistir, basta acessar o site www.teatroparaalguem.com.br.

Fonte: Folha OnLine

TRE investiga uso político do BNB e da Funasa - Por: Océlio Teixeira


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) analisa o uso político do Banco do Nordeste e da Funasa nas eleições municipais do Município de Mauriti, localizado na região sul do Estado. O fato foi apresentado durante entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira, pelo advogado do PSDB, Maia Filho.

Ele apresentou fatos relacionados à participação do Superintendente Regional do Banco, no Ceará, Izidro Moraes Siqueira, em ações que teria beneficiado a candidatura do petista Isaac Gomes da Silva Junior, atual prefeito de Mauriti. Os dois processos, envolvendo BNB e Funasa, estão sendo relatados pelo juiz Emanuel Leite Albuquerque, e já foram apreciados pelo procurador regional eleitoral, Alessander Sales. Em ambos, sua posição foi pela cassação do mandato de Isaac Junior, dando provimento ao recurso interposto pela Coligação Desenvolvimento e Paz Quem Sabe Faz.

No processo envolvendo o “uso político do BNB”, Sales destaca que durante a disputa o Superitendente fez a seguinte afirmação em público: “Eu já estou fazendo muito pelo povo de Mauriti, mas enquanto essa estrela, enquanto essa estrela, esse treze que vocês estão carregando aí estiver no poder, ou alguém botado por ele no poder, eu ainda vou poder continuar ajudando e ajudando muito a vocês, porque sou superintendente do Banco até 2010 e de lá eu não saio, e se não colocar um substituto lá, eu vou continuar a parceria com Isaac Junior, a parceria com Isaac Junior e com Maninho vai se estreitar cada vez mais. E eu vou fazer uma verdadeira devassa em toda a região, em todos os distritos, nas contas que vocês têm no banco e empurrando dinheiro no povo de Mauriti”.

Ao final de seu relatório, Sales concluiu que “não há dúvida de que o abuso do poder político foi praticado pelos recorridos, haja vista o discurso proferido pelo detentor do cargo de Suprintendente do Banco do Nordeste do Brasil, quando se utilizou do poder que detinha na instituição”. Mais adiante ele assegura que essa conduta “configura conduta vedada pela legislação eleitoral vigente, além de ato de improbidade administrativa”.

OUTRO LADO – O superintendente do BNB do Ceará, Izidro Moraes Siqueira, informou para o Blog que sua manifestação de apoio ao prefeito de Mauriti foi “feita fora do expediente bancário, teve um caráter particular e feita ainda na condição de uma pessoa que nasceu nesse município”. Segundo Izídio, a manifestação não interferiu no resultado do pleito.

Postagem: Océlio Teixeira de Souza
Fonte: Blog do Eliomar de Lima
Foto: Misael Sampaio

Pesquisa aponta que 40% dos dependentes começam a usar drogas entre 7 e 11 anos


Uma pesquisa realizada pelo Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas), de São Paulo, indica que 40% dos jovens começam a usar drogas entre 7 e 11 anos. O estudo foi feito entre 2007 e 2009 com 112 jovens com idades entre 12 e 18 anos atendidos pelo centro ligado a Secretaria de Estado da Saúde. Dos entrevistados, 2% disseram que eram usuários desde dos 7 anos, 4% com 8 anos, 9% com 9 anos, 10% com 10 anos, e 15% aos 11 anos. Dos usuários que usavam entorpecentes aos 11 anos, 33% não estudam atualmente e 91% dos que estão no último ano do ensino médio estão atrasados.

Segundo o psicólogo Wagner Abril Souto, autor da pesquisa e coordenador do Programa de Adolescentes do Cratod, quanto antes os jovens começam a consumir drogas, aumentam as chances de dependência química. O tabaco foi a primeira droga a ser consumida por 57% dos entrevistados. A maconha aparece em segundo lugar na escolha dos adolescentes com 51%, em seguida o álcool, com 38%, os inalantes, com 18%, a cocaína, com 17% e, por último, o crack, com 10%. De acordo com o levantamento, existe uma tendência dos jovens escolherem as drogas lícitas em primeiro lugar, já que o acesso é mais fácil.

O Cratod oferece tratamento gratuito para dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. O Centro fica localizado na rua Prates, 165, Bom Retiro, centro de São Paulo.

Fonte: Folha OnLine

PIB do Brasil deve crescer 5% em 2010, preveem analistas


Analistas do mercado financeiro elevaram a projeção para o crescimento da economia no próximo ano. A estimativa para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 4,83% para 5%, em 2010. Para este ano, a projeção teve ligeira alta, de 0,20% para 0,21%. As informações constam do boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central (BC) com base em estimativas dos analistas do mercado financeiro para os principais indicadores da economia. Essas projeções para o crescimento da economia são importantes tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. No caso das empresas, as estimativas servem como indicativo sobre qual será a demanda pelos seus produtos. Já para os trabalhadores, as projeções sobre o PIB têm a ver com a disponibilidade de emprego e até mesmo com as perspectivas salariais do mercado de trabalho.

Além das projeções dos analistas do mercado financeiro, o governo também faz estimativas para os indicadores. Para o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, mais otimista, o Brasil terá em 2010 um crescimento econômico em níveis semelhantes ao da China e assim, dobrará o número de empregos para 2 milhões. A projeção do ministro é de um crescimento do PIB de 7% a 8%. Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o atual nível de recuperação indica uma previsão de crescimento da economia na casa de 5% em 2010. Essa é a mesma projeção feita pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Além da estimativa para o PIB, o boletim Focus também divulga projeções para outros indicadores. No caso da produção industrial, os analistas não esperam recuperação neste ano, mas somente em 2010. A expectativa para 2009 passou de -7,70% para -7,64%. Para o próximo ano, a estimativa de crescimento da produção industrial passou de 6,05% para 6,55%.

Segundo o boletim, não foi ajustada a projeção para a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB, que permaneceu em 44% em 2009, com alteração de 42% para 42,20% em 2010. A expectativa para a cotação do dólar também foi mantida em R$ 1,70 ao final de 2009 e em R$ 1,75 ao fim de 2010. A previsão para o superavit comercial (saldo positivo de exportações menos importações) neste ano passou de US$ 25,5 bilhões para US$ 25,2 bilhões. Para 2010, os analistas reduziram a estimativa de US$ 16 bilhões para US$ 15 bilhões.

Para o deficit em transações correntes (registro das transações de compra e venda de mercadorias e serviços do Brasil com o exterior) neste ano, os analistas alteraram a estimativa de US$ 16,9 bilhões para US$ 17 bilhões. Para 2010, foi ajustada a projeção de US$ 33,250 bilhões para US$ 34,3 bilhões. A expectativa para o investimento estrangeiro direto (recursos que vão para o setor produtivo do país) em 2009 foi mantida em US$ 25 bilhões e em US$ 35 bilhões para 2010.

Fonte: Agência Brasil

Sem consenso nem na família - Por: J. Flávio Vieira

16/11/2009 - 13h39
Dona Canô vai pedir desculpas a Lula após Caetano chamá-lo de analfabeto
Heliana Frazão
Especial para o UOL Notícias
Em Salvador
Atualizada às 18h54

Dona Canô Veloso, 102 anos, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, decidiu fazer valer o seu posto de matriarca e tentar colocar um ponto final nos ataques do filho ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela disse que telefonaria nesta segunda-feira (16) para o presidente para pedir desculpas, mas não conseguiu localizar Lula.Pedido de desculpas da mãe de Caetano Veloso encobrirá as declarações sobre Lula? Deixe aqui sua opinião. "Não consegui completar a ligação para o presidente Lula porque ele está em viagem no exterior, mas soube que ele virá à Bahia esta semana, posso aproveitar a oportunidade e falar com ele aqui", disse Dona Canô.

Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", publicada no dia 5 de novembro, Caetano, ao demonstrar predileção pela pré-candidatura de Marina da Silva (PV) à Presidência da República, disse que Marina não é "analfabeta nem grosseira como o presidente". Segundo Rodrigo Veloso, irmão de Caetano, ao saber que a mãe ligaria para o presidente, o cantor e compositor apressou-se em telefonar para a mãe, visando explicar o ocorrido. "Eles conversaram demoradamente. Caetano explicou à nossa mãe que não teve a intenção de ofender o presidente, e afirmou que gosta de Lula. O mais importante, e que fique muito claro para o presidente, que nossa família não concorda com as informações que saíram na imprensa e este respeito", disse Rodrigo, com a anuência da mãe. Caetano Veloso ainda não havia conversado com a mãe sobre o assunto.

O fato desagradou a família de Caetano. Na sexta-feira (13), Rodrigo Veloso, que é secretário de Cultura da prefeitura de Santo Amaro da Purificação, cidade na região metropolitana de Salvador, já havia feito um pedido de desculpas público, durante um evento na praça central da cidade, com a presença de secretários do governador Jaques Wagner (PT), em nome da família.
"Achei que um pedido de desculpas seria de bom tom. Vou inclusive enviar para Brasília as reportagens que saírem a respeito para endossar as nossas desculpas. Gostamos do presidente", disse Rodrigo.

Dona Canô ainda não sabe dizer com exatidão o vai falar com o presidente. "Não vou dizer nada em especial, apenas o que vier do coração. Vou me desculpar e dizer que, pelo que conheço de Caetano, sei que ele não quis ofender o presidente. Não é possível que ele chamasse Lula de analfabeto, aliás, ele nem teria o direito de falar assim. Ele é apenas um cantor", afirmou.
"Tudo o que Caetano diz vira notícia, ele precisa entender isso. Não pode sair por aí falando o que quer, ele não é doido", observou.

Por: J. Flávio Vieira

Antidepressivo que não deu certo vira eficiente "viagra feminino"

Viagra Feminino

Um medicamento que foi originalmente desenvolvido como antidepressivo teve um surpreendente e positivo efeito colateral: as mulheres que o experimentaram relataram "significativa melhoria" em seu desejo sexual, divulgou nesta segunda-feira (16) o jornal britânico "The Independent". Mulheres que tomaram 100 miligramas do medicamento, chamado Flibanserin, uma vez por dia, indicaram mais relações sexuais "satisfatórias", maiores níveis de desejo sexual e reduzido estresse associado a problemas sexuais. "É essencialmente um remédio como o Viagra para mulheres, já que o libido ou desejo sexual reduzido é o problema sexual mais comum das mulheres, assim como a difunção erétil é o problema mais frequente para os homens", disse o professor John Thorp, da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, EUA.

O Viagra, que ajuda os homens a superar a impotência, também foi projetado originalmente com outro propósito: para tratar angina, uma dor no peito associada a doenças do coração.

Fonte: Folha OnLine

A feijoada do Henrique – por Carlos Eduardo Esmeraldo

Henrique da Pernambucana é engenheiro sanitarista da FUNASA e nos fins de semana ocupa seu tempo livre em duas atividades que muito lhe agradam: a carpintaria e a culinária. Nesta última ele é um especialista em feijoada. Recebe encomendas de amigos e até de algumas empresas de Natal, onde reside. Para tanto ele possui toda uma estrutura montada, com garçons, cozinheiras, panelões, talheres, pratos, copos e material de sobremesa.
Como carpinteiro é da sua lavra todos os móveis de sua residência e da clínica de fisioterapia de suas duas filhas. Planeja adquirir um terreno em Natal, para quando se aposentar, instalar uma futura fábrica artesanal de móveis feitos por ele mesmo.

Já sabíamos da habilidade de Henrique em trabalhos manuais, pois nas aulas da professora Lucia Madeira era dele as melhores notas. Mas de mestre em feijoada, foi uma grande surpresa.
Quem conversa com Henrique, logo se enche de curiosidade e pergunta: “Como surgiu esse seu interesse pela feijoada?” E ele explica. Quando ele era estudante de engenharia em Recife, aos sábados pela manhã, tinha aula de Topografia e Cálculo Numérico à tarde, duas matérias que são verdadeiros “sacos” em um fechamento de semana. Para aliviar a mente, no intervalo do almoço, Henrique e mais quatro colegas iam almoçar uma feijoada deliciosa que existia num boteco da Praia do Pina. Era um local muito freqüentado conhecido por todos como “O Jaime da Feijoada”. Henrique já era freqüentador habitual do local e muito conhecido pelos garçons, cozinheiros e demais funcionários. Certo dia, não havia nenhuma mesa disponível e eles tinham pressa, pois teriam uma prova à tarde. Olhou para um lado e para outro e avistou uma velha porta num canto de parede. Imediatamente ordenou aos garçons: “Peguem dois engradados de cerveja vazios e coloquem aquela porta sobre eles. Vamos comer assim e não precisa de toalha, pois quando a comida cai sobre a toalha, ninguém bota de novo dentro do prato.” E assim eram atendidos.
Certo sábado, desinibido como sempre foi, e reforçado por duas ou três doses da cachaça pernambucana Pitu, Henrique na maior “cara de pau” do mundo, pediu a receita daquela feijoada ao mestre-cuca.

Em seguida Henrique convidou os colegas para uma feijoada em sua casa no domingo seguinte. Ao chegar a casa com a receita, pediu ao seu saudoso pai, senhor José Maria da Cruz, ex-gerente de “A Pernambucana” do Crato, que comprasse todo aquele material da lista que lhe fora fornecido: feijão preto, lingüiça defumada, toucinho, folha de louro, pé de porco e mais três garrafas de pitu. Um tanto quanto espantado, seu Zé Maria que não gostava de beber e nem queria que os filhos bebessem perguntou: “Para que é essa cachaça toda, meu filho?” “É pra lavar o pé do porco.” Respondeu Henrique. O pai acreditou e atendeu o desejo do filho.

Quando os convidados chegaram foi servido a eles uma deliciosa batida de limão, enquanto Henrique se aventurava a preparar a feijoada conforme a receita. Saiu uma delícia, tanto a feijoada, quanto a bebida que foi servida. Até seu Zé Maria entrou na brincadeira. Aprovou a feijoada feita pelo filho e provou um pouco da batida, pedindo: “Meu filho, bote mais um copinho dessa bebidinha deliciosa.”

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Brasil terá 165 milhões de acessos à internet banda larga até 2018, prevê Anatel


Sardenberg disse que a previsão de investimentos para o setor é de R$ 250 bilhões até 2018 e que, para atingir a marca, será fundamental incentivar a concorrência entre as empresas fornecedoras do serviço, que, segundo ele, responde atualmente por mais de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “A universalização é fundamental porque o Brasil está se transformando em um grande mercado em matéria de telecomunicações. Já somos o quinto mercado mundial em telefonia móvel e o sétimo em telefonia fixa”, disse após participar do seminário internacional Alternativas para o Desenvolvimento da Infraestrutura e do Acesso em Banda Larga, evento promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

“Portanto, não podemos nos conformar com um hiato digital no país, com serviços de telecomunicações muito avançados em determinadas regiões e muito atrasados em outras”, acrescentou. Sardenberg disse, ainda, que passada a fase de obrigar as empresas a introduzir tecnologia de segunda geração (2G) nas regiões Norte e Nordeste, “será o momento de promover a transformação do serviço para 3G [terceira geração]”.

Fonte: Agência Brasil

O Perfil de nosso mais novo colega do Blog do Crato - Lúcio Alcântara

Nota do Blog do Crato: Estamos recebendo um novo membro que vem para abrilhantar ainda mais essa verdadeira confraria que é o Blog do Crato. Aqui, irmanados pelo sentimento de divulgar a nossa cidade para o mundo e contar com a colaboração de todos os Cratenses de fato e de Direito, é que trazemos mais um colega, que é chamado a escrever periodicamente no nosso Blog: O Ex-Governador Lúcio Alcântara, recentemente empossado numa das cadeiras do Instituto Cultural do Cariri e que muito tem feito pela cultura da nossa cidade, e continua fazendo, com projetos de relançamentos de diversos livros que são patrimônio histórico do Crato, através da Fundação Lúcio Alcântara. Portanto, um Cratense que ama a nossa terra, de fato. E o Lúcio é um blogueiro e tanto! Adora escrever, tem seu próprio Blog na Internet, e é gente do povo. Nada de complicações. Seu Blog é ligado ao Blogspot, o sistema adotado pelo povão. Nada de elitizar as coisas. Nada de Blog ligado a Jornais nem a portais grandes. Um Blog simples, design simples, para um homem que é de uma simplicididade, carisma e e humanismo fora do comum. Bastante diferente de certos outros homens públicos que evitam se misturar com o povo. Portanto, meu caro Lúcio, seja muito bem-vindo ao Blog do Crato. - Por: Dihelson Mendonça.

Lúcio Alcântara


Em sua vitoriosa vida pública, Lúcio Alcântara se destaca por algumas qualidades pessoais e políticas responsáveis pela formação de um perfil muito peculiar no quadro das lideranças políticas do Ceará. Em quase 30 anos de atividade política, é um nome respeitado por sua conduta ética no trato com a coisa pública, suas relações partidárias e suas iniciativas políticas.

Nunca teve o seu nome associado a atos de improbidade ou ineficiência diante das responsabilidades que lhe foram conferidas pela vontade popular.

Lúcio Alcântara surgiu para a vida pública, involuntariamente, no campo conservador, mas foi, desde o primeiro momento, um ativo colaborador do processo de redemocratização, posicionando-se a favor de eleições diretas, tendo assumido posições progressistas quando de sua atuação na Assembléia Nacional Constituinte.

Desde que assumiu o Governo do Estado do Ceará em 2003, Lúcio Alcântara tem procurado cumprir os compromissos de campanha assumidos no âmbito do Movimento Ceará Cidadania que foi concebido para viabilizar o Plano de Governo, que se baseia em promover crescimento com inclusão social.

Destacamos como importantes ações desenvolvidas:

Gestão Econômica

- Construção do maior Canal da história do Ceará – Canal da Integração (255 km) que tem objetivo fazer a transposição de águas do Açude Castanhão para a Região Metropolitina de Fortaleza;
- No ano de 2005, houve uma expansão do PIB cearense de 4,6%, enquanto a média nacional foi de apenas 2,6%. Resultado devido ao bom desempenho do setor serviços e agroindústria irrigada;
- Expansão de 12,3% da demanda turística no Estado, tornando Fortaleza o destino principal no Brasil;
- Implantação de uma indústria a cada seis dias, totalizando 194 indústrias, com uma geração de mais de 50 mil empregos;
- Geração de 80.760 empregos com carteira assinada em quatro anos;
- Implantação da Usina Siderúrgica do Ceará;
- Foram beneficiadas 89.017 famílias através do Projeto São José, sendo investido 123,6 milhões de reais em projetos visando o desenvolvimento de comunidades rurais;
- O Ceará tornou-se em 2005 o primeiro exportador brasileiro de melão, abacaxi e o segundo de rosas;
- Contratação de 900 agentes rurais prestando informações e auxiliando o pequeno agricultor em 79 municípios;
- Contratadas 74.529 operações crédito, no valor de R$ 104,5 milhões para concessão de crédito visando a melhoria de vida do agricultor;
- Realização de diversos concursos públicos: Defensores Públicos, Médicos, Dentistas, Professores, Delegados de Polícia Civil, Soldados, Bombeiros, Procuradores, Agentes Penitenciários, Professores Universitários, Médicos, Dentistas, Enfermeiros – totalizando mais de 10.000 vagas no serviço público;
- Através do Programa Ceará Empreendedor, o Governo isentou do pagamento de ICMS todas as microempresas sociais do Estado, beneficiando mais de 34 mil microempresários;
- Rodovias recuperadas e construídas totalizando 660 km, visando dar aos municípios pelo menos um acesso de via asfaltada a sede municipal;
- Foi criada a Secretaria da Controladoria (Secon) unicamente para zelar pelos gastos, aprimorar controles e assegurar maior eficiência à administração pública.

Gestão Social
- Dos 21 indicadores sociais pesquisados pelo IBGE, em 18 o Ceará evoluiu mais que o Brasil;
- Queda da mortalidade infantil para 21 entre cada mil nascidos vivos. Isso corresponde a menos da metade da taxa registrada em 1992;
- Ampliação do número de equipes do Programa Saúde da Família, com um acréscimo de 4.319 vagas em concurso público para Médicos, Dentistas e Enfermeiros;
- Apoio às ações de saúde bucal em 120 municípios e inauguração de três Centros de Especialidades Odontológicas – CEO´S (Aracati, Tauá e São Gonçalo do Amarante)
- Inauguração de 4 hospitais regionais (Granja, Chaval, Marco e Santana do Acaraú);
- Ampliação do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
- Construção dos IMLs de Sobral e Juazeiro do Norte e reforma do de Fortaleza; - Construção de 5 Unidades de Segurança Integrada em Tabuleiro do Norte, Guaramiranga, São Gonçalo do Amarante, Morada Nova e Aracati;
- Criação do FECOP – Fundo Estadual de Combate a Pobreza - para promover transformações estruturais que possibilitem as famílias que estão abaixo da linha de pobreza o atendimento integral, proporcionando-lhes condições de ingresso no mercado de trabalho e de acesso à renda e aos bens e serviços essenciais através da ampliação de investimentos em capital social, físico-financeiro e humano;
- Recuperação e construção de 60 quadras esportivas em municípios cearenses;
- Inauguração de 25 Ilhas Digitais;
- Concessão de 1.076 Bolsas para atletas de 113 municípios.
- Promoção do aumento dos indicadores de matrícula do Ensino Fundamental colocando 98% das crianças na escola
- Criação do Programa Alfabetização é Cidadania com a alfabetização de 687.273 pessoas
Alfabetização de 670 mil jovens e adultos através do Programa Ação Voluntária (Segundo dados do MEC o Estado do Ceará realizou o maior programa de alfabetização de jovens e adultos do País.)
- Erracadicação do analfabetismo nos municípios de Itarema e Aratuba
- Entrega dos Liceus de Aracati, Russas, Quixeramobim, Cascavel, Caucaia, Tianguá, Senador Pompeu, Camocim, Horizonte e Ararendá, deixando em construção os de Crateús, Acopiara e do Pantanal e Bom Jardim em Fortaleza.
- Investimento para construção de 47 novas quadras poliesportivas em Escolas Pùblicas.
- Investimento de quase 30% de sua receita em educação.
- Concessão de bolsas de estudo para 2.000 professores da rede pública estadual de ensino e servidores da Educação Básica para formação em nível de pós-graduação.
- Concurso para contratação de 6.488 professores de Ensino Médio – o maior concurso da história do Ceará.
- Implantação do Projeto modelo Escola de Tempom Integral para o ensino médio na Escola Justiniano de Serpa em Fortaleza.
- Implantação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE
- Construção nos municípios de Caucaia, Poranga, Itarema e Aratuba de Escolas para grupos indígenas com projetos arquitetônicos respeitando as características tradicionais das etnias.
- Capacitação de professores para o ensino de Educação Indígena.
- Estímulo a participação dos alunos das escolas públicas nas Olimpíadas Nacional de Português e Matemática, através dos Programas Leiturizar e Numeralizar.
- Ampliação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) com investimentos de R$ 5,2 milhões;
- Criação de novos cursos universitários da Universidade Vale do Acaraú e Universidade Regional do Cariri no interior do Estado;
- Implantação do Programa Secult Intinerante – Cultura em Movimento, beneficiando os 184 municípios do Estado
- Reabertura da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
- Criação do Programa Mestres da Cultura visando a valorização dos nomes relevantes da cultura popular cearense
- Realização do I Encontro Mestres do Mundo
- Criação do Selo de Responsabilidade Cultural
- Criação de eventos estruturantes visando o fortalecimento local da economia da cultura cearense: Festival de Música de Câmara Centro-Sul e Vale do Salgado, Festival de Dança do Litoral Leste, Festival dos Inhamuns, Encontro Mestres do Mundo, Festival de Música da Ibiapaba, Festival do Livro e da Literatura de Aracati, Mostra Cariri das Artes, Festival Internacional de Trovadores e Repentistas

Faltando seis meses para encerrar a sua gestão como governador, a maior parte dos compromissos assumidos em campanha já haviam sido cumpridos pois Lúcio Alcântara implementou todas as obrigações assumidas, até porque seriedade e equilíbrio foram marcas indeléveis do seu governo. Desde cedo aprendeu que governar é assumir e cumprir compromissos.

Nota do Editor: Definitivamente, um grande administrador, e uma pessoa que trabalhou bastante para que o Ceará seja este Estado que se destaca em diversos pontos no cenário nacional.

Abraços,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

BlogHmor - Finalmente saiu o laudo do Apagão

[]

Novas Enquetes Blog do Crato já estão no ar na ABA DIREITA.

Olá, pessoal,

As novas enquetes do Blog do Crato já estão no ar para que vocês possam votar.

A primeira enquete é sobre em quem você votaria para o Governo do Estado.
A segunda, o que você está achando da Administração Samuel Araripe
A terceira e a quarta, sobre o Secretariado. Qual a melhor secretaria e a de menor desempenho.

Estamos ansiosos para ouvir ( aliás, ler ) o que os nossos leitores têm a dizer nas enquetes.
Na Aba Lateral Direita.

Abraços,

Dihelson Mendonça


Governistas dizem que Lobão está disposto a explicar amanhã no Senado causas do blecaute

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já deu sinal verde aos líderes da base do governo no Senado para articularem a ida dele, amanhã (17), à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A finalidade é esclarecer as causas do blecaute da semana passada, que interrompeu por várias horas o fornecimento de energia elétrica em 18 estados e por alguns minutos no Paraguai. As informações são dos líderes da base aliada. Os governistas consideram que não há motivos para que a audiência pública com Lobão ocorra somente na quinta-feira (19), quando a comissão de Infraestrutura reúne-se, causando mais uma semana de desgaste ao Executivo. Eles também trabalham com a expectativa de que o ministro apresente informações conclusivas para esvaziar o requerimento de convite a Dilma Rousseff.

Mesmo sem o parecer técnico em mãos, que só ficará pronto no decorrer da semana, o ministro tem recebido informações a todo tempo dos dirigentes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelas investigações. Amanhã (17), no Rio de Janeiro, os especialistas envolvidos na investigação reúnem-se para concluir o parecer sobre as causas do blecaute. O documento será entregue aos dirigentes e ao ministro.

A assessoria de imprensa de Lobão informou que, também amanhã, às 14 horas, o ministro tem reunião agendada com o comitê de monitoramento do setor elétrico que envolve dirigentes do Operador Nacional do Sistema e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

É justamente com as informações já colhidas pelo ministro que os governistas no Senado trabalham para que Lobão dê explicações convincentes sobre o episódio. O objetivo é evitar mais uma semana de desgaste político por conta das repercussões do blecaute. O líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), apresentou requerimentos na semana passada para que Edison Lobão e Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil e ex-ministra de Minas e Energia, comparecessem ao Senado.

Fonte: Agência Brasil

CRATO SEDIA CARAVANA MAIS ALIMENTO PARA AGRICULTORES DO CARIRI

O município do Crato, na região do Cariri, sedia a partir de hoje (16) o programa “Caravana Mais Alimento”, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, em parceria com a Ematerce. O evento será realizado no Parque de Exposições Pedro Fecílicio Cavalcante, e contará com a participação de empresários de todo o Brasil, apresentando as novidades da agricultura brasileira.

Fonte: Ceará Agora

Pesquisa para governo do estado: Tasso lidera - Por: Océlio Teixeira

O site Miséria realizou recentemente, junto aos seus leitores uma pesquisa para o governo do estado. É evidente que essa pesquisa não segue os padrões de uma pesquisa científica, como dos grandes institutos(IBOPE, VOX POPULI, GALLUP, etc), mas seu resultado é muito significativo. E não tenho dúvidas de que se qualquer um desses institutos fizesse uma pesquisa, hoje, os resultados não seriam muito diferentes.

Postagem: Océlio Teixeira de Souza
Fonte: Site Miséria (Via blog do Felipe Santana)

BlogHumor - Apagão no Congresso


Vamos todos promover a paz? – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


É uma pena que as discussões ocorridas aqui no blog do Crato, no final de semana, causaram um clima de desconforto para muitos e principalmente para Dihelson, que é o responsável por este maravilhoso trabalho feito no Blog do Crato. Sabemos que ele como criador e administrador desse blog, dedica a maior parte do seu dia para que ele funcione bem. Muitas reclamações foram feitas a Dihelson, que até aparentou estar cansado, pois todos esses problemas caem nas suas costas. Então para que possamos ajudá-lo, vamos promover a paz e evitar desavenças? Quem sabe poderemos tornar esse blog uma Praça Siqueira Campos virtual, com verdadeiras amizades? Todos unidos no mesmo objetivo com debates que sirvam para ajudar o Crato, o Brasil e o mundo e, também que promovam a amizade, a fraternidade e a harmonia entre todos que fazem parte desse blog.

O mundo é violento, cheio de ódio e rancor. Poderemos dar a nossa contribuição, ajudando a promover a paz aqui no Blog do Crato, pois já é um começo. Depois poderemos expandir essa paz para o mundo: em casa, no ambiente de trabalho, na comunidade e na sociedade.

Em Mateus, capitulo cinco, versículo nove, (Mt 5,9) no sermão da Montanha, Jesus disse para os seus discípulos, “felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.” Cada um de nós como colaborador ou comentarista, devemos fazer a nossa parte para criar uma convivência fraterna. Vamos começar a solidariedade e a aceitação do outro agora. Reconhecer que o outro pensa diferente e, respeitá-lo por isso. Citei uma mensagem do Sermão da Montanha, porém sei que nem todos são cristãos. Mas sei que o respeito e a aceitação que devemos ter pelas pessoas, independente do credo, das idéias políticas, do time de futebol, vão prevalecer aqui no Blog do Crato daqui para frente.

Como foi bastante comentado, se houver equilíbrio nas postagens, além de tornar tudo mais agradável aos leitores, aos escritores, aos comentaristas e ao próprio Dihelson, estaremos fazendo a nossa parte para ajudar o Blog e a todos terem uma harmonia nos debates. Lembram da história do pássaro que queria apagar a fogueira da floresta com uma gota d’água? Se todos os pássaros fizessem como esse pássaro, conseguiriam.

Sei que Dihelson é uma pessoa humilde. E já o vi, em outra ocasião, ele praticar essa virtude, o que me fez admirá-lo. Nem todos conseguem praticar a humildade. Mas sei que, o amigo Dihelson conseguirá perdoar aqueles comentaristas mais indelicados. Às vezes os comentaristas agridem porque os debates são acalorados e, portanto escrevem o que não deveriam, faltando até com o respeito com outros e com o próprio Dihelson. Muitas vezes as pessoas ficam magoadas. Podemos recomeçar e apagar os assuntos desagradáveis com uma esponja?

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Isqueiro explode e deixa dona de casa ferida em São Caetano do Sul (SP)



Um incêndio atingiu uma casa em São Caetano do Sul (Grande São Paulo) e deixou uma mulher de 75 anos ferida na manhã deste domingo. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), a dona de casa estava na sala e, ao acender um isqueiro, houve uma explosão seguida de incêndio, por volta das 7h30. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi levada para o hospital Albert Sabin. Ela teve queimaduras por todo o corpo. Duas equipes dos bombeiros trabalharam para controlar as chamas. Segundo a polícia, a casa --localizada na rua Doutor Gastão Vidigal, no bairro Olímpico-- ficou bastante danificada, bem como um Palio, que estava estacionado na casa do vizinho e foi atingido pelo telhado da residência. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de São Caetano do Sul.

Fonte: Folha OnLine

Futebol - Por Amilton Silva - Brasileirão na Reta Final

A 35ª Rodada do Brasileirão da Série A teve início na última quarta feira , com o contestado jogo entre Palmeiras e Sport. No final da partida, que terminou empatada em 2 X 2, os representantes do Sport saíram revoltados com a arbitragem e prometeram entrar com uma ação na justiça desportiva, para anular a partida. Com o empate o Sport matemáticamente foi rebaixado para Série B, no próximo ano. A rodada prosseguiu no sábado com tres jogos: No Mineirão, com casa cheia, o Cruzeiro empatou com o Grêmio em 1 X 1, em Curitiba , Coritiba respira um pouco ao vencer o Atlético MG, por 2 X 1 , com o gol da vitória no final da partida. No Morumbi, em São Paulo, o São Paulo venceu o Vitória por 2 X 0 , e assumiu a liderança do Brasileirão com 62 pontos ganhos. A rodada foi concluida do domingo com mais seis jogos. Nos Aflitos , em Recife, o Flamengo assumiu a vice liderança com 60 pontos ganhos, após vencer o Náutico por 2 X 0. No Maracanã, com um público superior a 50 mil torcedores, o Fluminense que vinha de 6 vitórias consecutivas, manteve a boa fase e venceu o Atlético PR, por 2 X 1. Barueri 3 X 0 Botafogo, Goiás 3 X 1 Santo André, Internacional 3 X 1 Santos, Avaí 3 X 1 Corínthians completaram a rodada.

Por Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato



Recado para o Valdênio, Jair Rolim, João Carlos, e Promoção ao status de Escritor do Blog


Prezado Valdênio,

Há tanto tempo você está conosco no Blog, sempre comentando os fatos, e procurando externar pontos de vista muito pertinentes relativos à nossa cidade, que eu acho que é até uma questão de fazer justiça que eu o promova de comentarista a Escritor do Blog do Crato.

Acho que você me enviou seu cadastro preenchido, certa vez, mas não estou encontrando nessa enxurrada de e-mails, então peço que você me envie novamente seus dados, e uma conta de GMAIL se você tiver, a fim de que eu possa te enviar o convite de escritor e membro permanente do Blog. Mesmo que você não escreva muitos textos, terá passe livre nos comentários. Esse voto de confiança só é dado a pessoas que já provaram ao longo da existência que estão a fim de trabalhar conosco para promover o bem-estar da nossa cidade. Aguardo os dados pelo nosso e-mail

blogdocrato@hotmail.com

Amigo Jair Rolim,

Até agora vi que o convite que lhe enviei para sua conta do Hotmail não foi aceito. Veja o que está acontecendo.

João Carlos,

Mesma coisa acontece. O convite enviado ainda não foi aceito.

Abraços,

Dihelson Mendonça
Administrador

ABRIR A CORTINA DO EU - Por: Emerson Monteiro


Venha comigo. Vamos juntos erguer a barra do horizonte e vislumbrar algumas imagens resistentes ao esquecimento. Parei, ouvi ruídos e flagrei, circulando sorrateiras nesse espaço que habita a fronteira de mim com a memória, algumas ideias do mundo divisório, transcendental, filhas infinitas do ativo das horas e do ritmo trepidante lá no sótão pegajoso das pausas que pulsam sem parar, limite de coisas e inexistências. Essas nuvens tradicionais de palavras conhecidas, sentimentos às vezes impetuosos, impacientes poças d’água espalhadas ao longo do caminho, deslizavam ligeiras em propulsão acelerada sob pés indecisos desta sombra que passa numa velocidade selvagem, cativa de atitudes ferinas, a conduzir fragmentos ao final de vários dias, causando reviravoltas no céu, algazarra festiva de andorinhas alegres, inconsequente bando afogueado de colegiais no intervalo das vidas.
Formas de juventude eterna, momentânea. Tudo possibilidades juvenis, sonhos afinados com o vento, feira livre de escorregadias ilusões, lógica perene de turmas de formação e contextos impostos por saltimbancos autoritários, na cena que se abre ao expectador sequioso de nós próprios, riscos, papéis, recordações, arquivos jogados fora, lama fermentada de velhos aniversários e alucinada comemoração.

Com isso, a vontade farejava encontros novos, cruzamento genético de letras e sentido, forçando com bravura o pulmão do parágrafo e gerando blocos consistentes de valores, na alma dos calendários, marcas doridas, atos contidos de luzes, cicatrizes, aventuras, pontos assustados no azul do firmamento, corpos suados de notas musicais e pinceladas agressivas, sonhos absurdos, sementes plantadas em outra dimensão, calada, quieta de querer, dentro das dobras dos corações celerados. Energia que circulava toda a pele do momento, tatuagem de cascas de árvore estóica, vítima do imprevisível carrasco pontiagudo, fagulhado, passado de folhas secas na cascata das eras, tintas e sons assoberbados de dúvida ao impacto da emoção cristalina.
Com passos calculados, cuidadosos, de fera na busca do alimento, ações sincopadas, o espectro arrisca estender mãos no oco do imediato e lota de influência cada aspecto no seguinte do imaginário, e avança clandestino pela greta entre as moléculas da ânsia, corredor vazio diante da sequência dos acontecimentos, película dirigida autor genial, mestre do inesquecível e sábio todo imortal.

De pronto, cresce nos olhos clínicos um tato suficiente a florir de esperança fumegante o desejo, na areia da permissão, ainda que, consigo, traga germes de interdição, todavia, consistente qual meteoro enlavecido na farra vertiginosa da transformação dos impulsos em matéria prima, metamorfose de açúcar em sal, mel em pólen. Houvesse circunstância favorável, abrir-se-ia a cortina num volteio de brisa, aos acordes do silêncio adormecido na leveza do mistério. Então, luvas crispadas, nervosas, romperiam a vitrine da memória, e poemas e prosas jorrariam em traços e sílabas, silvos e gemidos, inundando a antessala do furor, lívidos atores do espetáculo do alvorecer, e pediriam à orquestra que jugulasse a noite com fanfarras maravilhosas. Entretanto, o pano só se renderia aos metais, largando desenhos conclusivos no ar platinado, sonoro, carrancudo, da presença do senhor e soberano do inevitável tudo Isso.

Por: Emerson Monteiro

Venezuela não reconhecerá governo sem Zelaya, diz Chávez

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse neste domingo que a Venezuela não reconhecerá os candidatos eleitos no pleito geral de Honduras, marcado para o próximo dia 29, porque o único governo constitucional desse país é o chefiado por Manuel Zelaya. "Nós nunca reconheceremos outro governo que não seja o de Zelaya", disse Chávez à imprensa, após votar nas eleições internas de sua legenda, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). Segundo o governante venezuelano, as eleições hondurenhas fazem parte de uma "farsa" montada pelos Estados Unidos, que inclui o reconhecimento do governo eleito no dia 29.

Chávez questionou a legitimidade do pleito em Honduras em um momento em que "as liberdades foram oprimidas, há perseguições políticas, não há liberdade de imprensa e o presidente do país está em uma embaixada rodeado de tropas e tanques". Zelaya está refugiado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa desde o dia 21 de setembro. Para Chávez, todas as iniciativas adotadas até agora para resolver a crise hondurenha fizeram parte de "uma farsa para ganhar tempo e chegar a eleições manipuladas". "Tenho certeza de que os EUA reconhecerão o novo governo e dirão que o fizeram porque é um mal menor para Honduras. A Colômbia também o reconhecerá", afirmou o governante venezuelano. Para Chávez, a atitude dos EUA frente ao problema de Honduras reflete a postura de seus governantes, que chamou de "campeões do cinismo".

Da Efe, em Caracas

ONG homenageia Lula por combate à fome

Para entidade, Lula apoiou pequenos agricultores e desenvolveu programas sociais que beneficiam os mais pobres
Da Ansa em Roma
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado nesta segunda-feira (16) pela organização não governamental ActionAid Internacional, por seus bons resultados na luta contra a fome no Brasil.
Segundo o diretor da entidade para as Américas, Adriano Campolina, Lula demonstrou "que é possível dar importantes passos na luta contra a fome, por meio do apoio aos pequenos agricultores e desenvolvendo programas sociais que beneficiam diretamente os mais pobres".
Em uma intervenção na abertura da Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar, iniciada hoje na sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Campolina explicou que "nos últimos sete anos, Lula reduziu 73% do índice de desnutrição infantil, e 45% do de mortalidade".
- Isto deve representar uma lição aos outros líderes mundiais reunidos hoje.
Ontem, o presidente, que chegou no último sábado a Roma, propôs a aplicação do programa "Fome Zero" aos países da África subsaariana, argumentando que este projeto tem gerado importantes resultados ao país.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil, os investimentos alcançam mais de R$ 700 milhões e atendem a mais de 14 milhões de pessoas.
O programa brasileiro deverá ser apresentado também durante a Cúpula da FAO, que reúne cerca de 60 líderes mundiais até a próxima quarta-feira.
Fonte - R7

Amilton Som - A Maior Loja de CDs e DVDs do Cariri

Pensou em Som ? Pensou AMILTON SOM !


Não é à toa que o Blog do crato se orgulha de ter "Amilton Som" como um de nossos parceiros. Amilton Som é hoje a maior e melhor loja de CDs e DVDs do cariri, e com a maior diversidade, atendendo a todos os gostos musicais. E ainda na loja "Amilton Som", você conta com uma equipe para atendimento personalizado, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos. Vendas de PenDrives, Câmeras Fotográficas Digitais, Adaptadores Bluetooth, Wireless, CDs e DVDs vírgens, etc. "Amilton Som" também possui à sua disposição, o maior catálogo de Artistas Caririenses. Portanto, se você reside fora do crato, e deseja adquirir algum CD de artistas da região do cariri, entre em contato direto e faça sua compra. E você conta ainda com o "Banco Popular" para realizar todos os seus pagamentos com segurança e tranquilidade. Portanto, na hora de adquirir CDs e DVDs, consulte antes os excelentes preços de AMILTON SOM. Além do maior catálogo do Cariri, também o melhor preço. Quer publicidade melhor que a qualidade ?

O Maior acervo de CDs e DVDs do Cariri com os melhores preços!

A simpatia e atendimento de quem trabaha no ramo há mais de 35 anos...


Setor de Eletrônicos, com Pen Drives, Bluetooth, Pilhas recarregáveis, câmeras digitais...


Variedade para atender a todos os gostos!


Banco Popular, para fazer o pagamento de todas as suas contas!

Amilton Som - Sua melhor opção em CDs e DVDs
Empresa Genuinamente Cratense e Recomendada pelo Blog do Crato
Tel: (088) - 3521-3270

Presidente Lula fala na FAO sobre combate à fome

Em uma cúpula com a participação de poucos chefes de Estado de países ricos, em tese os principais financiadores dos projetos de combate à fome, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa nesta segunda-feira na FAO, o braço da ONU para a alimentação e a agricultura. Cerca de 60 países estarão representados no encontro, em Roma, mas a ausência de líderes de países como Estados Unidos, Grã-Bretanha e França já está levantando dúvidas sobre as chances de sucesso do encontro, que tem o ambicioso objetivo de "lançar as bases para uma nova forma de coordenação global para o combate à fome". O tema ganhou relevância no momento em que que a crise global empurra ainda mais indivíduos para baixo da linha da pobreza.

Segundo a FAO, o número de subnutridos no mundo já supera o bilhão, o pior nível desde os anos 1970 e uma deterioração na tendência mundial que torna ainda mais distante o objetivo de reduzir o número de famintos para 420 milhões de pessoas até 2015.

Ausências

Para chamar a atenção para o tema, o secretário-executivo da FAO, Jacques Diouf, fez um jejum simbólico de 24 horas em solidariedade àqueles para quem este tipo de realidade não é uma opção. Para dar conta de um aumento de população dos atuais 7 bilhões para os estimados 9 bilhões em 2050, a produção de alimentos nesses países precisa crescer 70% no período. Isso significa que o investimento em agricultura alimentar precisa passar dos atuais US$ 7,9 bilhões anuais para US$ 44 bilhões por ano. Porém, a coordenação dessa engenharia financeira, pelo menos nesta cúpula da FAO, corre o risco de ficar esvaziada pelo silêncio dos países mais ricos do mundo, que seriam os principais provedores do dinheiro. É notória, por exemplo, a ausência de líderes dos países do G8, formado pelas sete economias mais industrializadas do mundo mais a Rússia – exceção feita ao anfitrião do encontro, o premiê italiano, Sílvio Berlusconi.

Em julho, durante seu encontro anual realizado em L’Acquila, na Itália, o grupo prometeu destinar aos países em desenvolvimento a soma de US$ 20 bilhões em um período de três anos, para impulsionar a agricultura nos países em desenvolvimento – os que mais padecem do problema e de onde virá o maior aumento na demanda por alimentos nas próximas décadas.

Brasil como exemplo

Se já despontam críticas aos países desenvolvidos, a postura em relação ao Brasil é bem diferente. O país está entre os elogiados como modelo de combate à fome, principalmente por conta do programa Fome Zero, que abarca 44 milhões de pessoas. Segundo os dados da FAO, 16 milhões de brasileiros sofriam de desnutrição em 1991. De 2001 a 2005, este número caiu para 12 milhões e a porcentagem de desnutridos passou de 10% para 6%, listou recentemente um relatório da organização. Entre outros elogiados pela FAO ou por organizações humanitárias estão Vietnã, Nigéria, Gana e China. Mas o país quer aproveitar esta cúpula em Roma para dar visibilidade não apenas às suas ações domésticas de combate à fome, mas também a iniciativas para fortalecer a segurança alimentar no mundo.

Por iniciativa brasileira, o Brasil convocou uma reunião com os países africanos para propor uma ajuda no desenvolvimento agrícola da savanas africanas. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva serviu de garoto-propaganda para propor aos países da África subsaariana iniciativas de transferência de tecnologia agrícola a partir da experiência brasileira na viabilização agrícola do Cerrado, que também é um tipo de savana.

Fonte: Pablo Uchoa/BBC Brasil

Artigo Científico: Transtornos Alimentares: ORTOREXIA - Por César Mousinho


Quando a maioria das pessoas pensa em transtornos alimentares, imaginam pessoas esqueléticas que se matam à fome ou que forçam vómitos; estas são imagens típicas dos habituais tipos de transtornos alimentares, mas os estudiosos e especialistas descobriram agora que as pessoas estão a sofrer de outro tipo de transtorno alimentar e atribuíram-lhe um novo termo: ortorexia. Seguindo a moda das "exias", como Anorexia, Vigorexia, descreve-se também, dentro das "patologias culturais", o exagero em dietas naturalistas. Essa obsessão dietética pode revelar sintomas de um transtorno recém batizado de Ortorexia Nervosa. A palavra é um neologismo baseado no grego, em que orthós significa "correto" e "verdadeiro", e oréxis quer dizer apetite.Trata-se de um quadro onde o portador é alguém muito preocupado com os hábitos alimentares e dedica grande parte do tempo a planejar, comprar, preparar e fazer refeições. A diferença entre essa Ortorexia e a Síndrome do Gourmet, é que nesta não há nenhuma preocupação com os alimentos "politicamente corretos". Além de esse traço obsessivo alimentar, o paciente dispõe de um autocontrole rigoroso para não se render diante das tentações da mesa.

Essas pessoas sentem-se superiores a quem se esbalda nos pecados das impurezas de um filé ao ponto ou de uma guloseima em calda de chocolate. Com o tempo esses pacientes acabam adotando comportamentos nutricionais cada vez mais restritivos, com prejuízo da sociabilidade ou, o que é pior, passam a ter uma desagradável iniciativa de convencer todo mundo a entrar para sua turma. Isso gera conflitos e dificuldades de relacionamento, arriscando a pessoa a ficar falando sozinha. Como provável indício (pródromo) da Ortorexia surge a macrobiótica, com sua exclusividade no consumo de frutas, legumes e folhas. Na base da personalidade desses pacientes está uma forte inclinação obsessiva, tanto quanto se vê na Vigorexia, uma preocupação exagerada e tirânica com a perfeição e uma rigidez cega às normas e regras. Nesse sentido, entraria a alimentação considerada politicamente correta e pretensamente saudável.

Esses excessos de retidão dietética podem colocar a saúde da pessoa em sério risco devido à grande perda de peso e carência de componentes nutritivos. Os autores, de modo geral, acham cedo classificar esses casos como uma doença autônoma, preferindo considerá-los como variantes sintomáticos dos Transtornos Alimentares, da Anorexia ou da Vigorexia (Transtorno Dismórfico Corporal), ambos situados dentro do Espectro Obsessivo-Compulsivo. Esse quadro não se trata, simplesmente, da pessoa ser vegetariana. Mesmo entre vegetarianos deve primar o bom senso, havendo aqueles que criticam a posturas mais radicais.

SINAIS:

● Examina cada pormenor do que se encontra em cada alimento? ● Só se permite alimentos saudáveis? ● Não Consegue comer uma refeição preparada por outra pessoa? ● Observa e comenta a maneira como outras pessoas preparam a comida? ● Dá consigo a pensar em conteúdo nutricional durante o dia? ● Preocupa-se ao comer qualquer coisa que possa não ser “boa” para si? ● Perdeu muito peso recentemente sem seguir conscientemente uma dieta.

Os ortoréxicos podem ficar seriamente afetados e a comunicação em casa pode sofrer com isso. A pessoa pode começar a isolar-se dos seus semelhantes e tornar-se distante à medida que se vai fixando cada vez mais nas suas regras dietéticas. Para alguns, a capacidade de desempenhar trabalhos ou de estudar pode começar a declinar, à medida que a sua mente se ocupa cada vez mais com a sua dieta e com os alimentos que são permitidos, como articulá-los no seu dia-a-dia, quantas vezes se devem mastigar e por aí fora. Há tantos fatores que envolvem estes transtornos alimentares que os pensamentos podem ficar totalmente ocupados por eles, deixando pouco espaço para outros rumos de idéias e a concentração e a motivação acabam por ficar na retaguarda.

Como muitos transtornos alimentares, a ajuda de um profissional é normalmente requerida, assim como os tópicos envolvendo o desenvolvimento da desordem precisarão tanto de tratamento como o bem-estar nutricional da pessoa. Embora a doença não seja tão conhecida como outros tipos de transtorno alimentar, pode ter o potencial de ser igualmente séria para a saúde e está envolta de problemas semelhantes de controle de comportamento em relação aos outros transtornos alimentares, e a pessoa irá precisar indubitavelmente de intervenção médica e de um acompanhamento psicológico para entender e ultrapassar o problema.

São Paulo,14/11/2009-João César Mousinho de Queiroz- Psicólogo Clínico Forense- www.sosdrogasealcool.org


A ECONOMIA EM SUAS DIVERSAS FORMAS

“Nos labores em equipe, não espere somente êxito e ventura. É justo que anseie por alegria, e encanto, harmonia e paz nas relações, entretanto, recorde sempre que tais conquistas de amor solicitam esforço e abnegação, entendimento e perdão, renúncia e paciência. Por isso, quando as crises avançarem em seus conjuntos de ação, aferindo os seus dotes morais, não se esqueça dessas diretrizes seguras de conduta – esteios de todas as vitórias nos empreendimentos do bem”. O desenvolvimento do comércio foi uma evolução para todos os países desenvolvidos, ou em desenvolvimento, mas trouxe grande necessidade de uma metodização, planejamento sobre certas disciplinas, dentre as quais uma das mais importantes a Economia Política. A Economia pode ser considerada uma ciência que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A expressão “Economia” tem origem grega e como base “oikos” cuja sinonímia se traduz em casa, riqueza, fortuna, e na palavra “nomos” que quer dizer “regra, lei ou administração”.

Pode ser o sistema produtivo de um país, região, estado ou cidade: crescimento da economia brasileira, bem como o controle ou moderação nos gastos. Uso eficiente de quaisquer recursos em uma atividade produtiva. A palavra economia é muita rica em definições e qualificações, assim como a moderação em qualquer atividade (economia de gestos). Bom uso que se faz de qualquer coisa. Nos tempos primitivos, levado pelas necessidades, o homem trabalhava criando certas utilidades. Os grupos humanos produziam certos bem em excesso, faltando-lhes outros. A palavra economia deriva também do latim oeconomia, ae, 'disposição', e do grego oikonomía, as, 'direção, administração de uma casa'; 'governo'; 'organização'; 'distribuição', conforme citação anterior. A estruturação dos elementos em um todo: a economia de um romance. O conjunto de disciplinas do curso de graduação ou pós-graduação em economia; esse curso é muito importante para administradores e economistas.

Qual a influência da política na economia? A política quando bem dirigida trará benefícios, ao contrário o desempenho será negativo. Podemos enunciar alguns tipos de economia, entre eles a economia de escala que é a ‘otimização’ de produtividade e custos graças à produção de bens em grande quantidade, diminuindo os custos por unidade. A economia de guerra é a ‘implementação’ de medidas de controle da produção e do consumo de bens (orientação da produção, restrição do consumo etc.) em tempo de guerra. Já a economia de mercado é o sistema econômico em que as decisões relativas à produção, preços, salários, etc. são tomadas pelos agentes econômicos, com pouca intervenção do Estado. Outra economia a de subsistência forma um conjunto de atividades econômicas de uma sociedade, em que a produção está quase inteiramente voltada para as necessidades de consumo dos próprios produtores, com poucos excedentes direcionados para a troca ou comércio.

Outros tipos de economias irão relatar outros aspectos da economia: A economia dirigida é um sistema pelo qual grande parte das atividades econômicas está sujeita a decisões tomadas por um organismo planejador; economia planificada. A famosa economia doméstica que nos preocupa mais é definida como o conjunto das atividades relacionadas à manutenção do lar, e a arte ou técnica de administrar essas tarefas e seu orçamento. A economia informal refere-se ao setor ou conceito de atividade econômica em que não há emprego formal com registro de empregados, documentação das atividades e das transações, recolhimento de impostos, como a dos biscates, camelôs etc. Um aspecto nos chamou foi quanto ao tipo da economia, conhecida como economia invisível. Alguns estudiosos em economia dizem que: “Na economia invisível bancos públicos e privados já olharam com redobrada atenção os ativos intangíveis de cada empresa, setor ou país antes de investir numa operação Gilson Schwartz”.

Não imagine, ao ler o nome desta coluna, que nosso revisor tenha comido bola. Iconomia, assim mesmo, grafada com i, é o novo paradigma gerado pela economia do conhecimento e da cultura. A expressão foi cunhada pelo economista americano Michael Kaplan. Surgiu pela primeira vez num documento acadêmico que tentava interpretar o discurso de Alan Greenspan, então presidente do banco central americano. Cada fala de Greespan foi por anos - monitorada milimetricamente por analistas e investidores ávidos de sinais sobre o cenário futuro dos juros. Kaplan batizou seu paper com um “Iconomics”. Num mundo financeiro cada vez mais digitalizado, com decisões em tempo real, tornou-se crucial interpretar corretamente os sinais. No artigo, Kaplan batizou uma nova vertente da economia, uma maneira inovadora de olhar o mercado por meio de seus ícones (preços são sinais). Inovadora porque, desde Adam Smith, a economia guiou-se por teorias de molde mecanicistas. Isso funcionou até o final da era industrial e urbana. Na economia do conhecimento destacam-se dimensões antes mal consideradas, fatores intangíveis e imateriais que pesam cada vez mais na criação de riqueza de nações e empresas – da credibilidade das metas monetárias ao capital humano, sem esquecer as marcas comerciais.

O exemplo recente mais notável é fornecido pela Coréia, que superou a condição subdesenvolvida em tempo recorde investindo na formação de pessoas competentes. Já na economia informal. A Economia informal envolve as atividades que estão à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem empregados registrados, sem contribuir com impostos ao governo, mas existem vários tipos de economia informal ex; vendedores ambulantes que trazem suas mercadorias contrabandeadas para vender nos grandes centros. É tudo que é produzido pelo setor primário, secundário ou terciário sem conhecimento do governo (o governo não consegue arrecadar impostos e não são recolhidos os encargos sociais dos trabalhadores da informalidade). A economia mista é o sistema pelo qual o capital de uma empresa tem uma parcela pública (administrada pelo Estado) e outra privada (pertencente a empresários particulares).

A economia planificada pelos ensinamentos da Wikipédia essa economia planificada, também chamada de "economia centralizada" ou "economia centralmente planejada", é um sistema econômico no qual a produção é previa e racionalmente planejada por especialistas na qual os meios de produção são propriedade do estado e a atividade econômica é controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produção e distribui as matérias primas para as unidades de produção. Nesse sistema a escolha da proporção entre quanto do PIB deve ser investido, e quanto deve ser consumido, torna-se uma decisão política centralizada. Em uma economia planificada não há desordem na produção. Sua forma mais conhecida é o tipo de economia que foi adotada, durante cerca de 70 anos, pelo regime comunista-bolchevista da União Soviética, e por seus países satélites, bem como pela China no período do "Grande Salto à Frente" (1958-63). Os socialistas defendem a planificação da economia, em maior ou menor grau.

Hoje em dia muito poucos economistas, mesmo socialistas, ainda defendem uma economia totalmente centralizada e planificada, como foi à soviética [1]. Em 2007 só existiam três economias totalmente planificadas no mundo: Cuba, Coréia do Norte e Mianmar (Birmânia). Nas mais modernas economias planificadas, um poder central fica encarregado de decidir a respeito dos investimentos a ser - realizado pela sociedade, a distribuição dos recursos necessários à produção, consumo e as metas a serem atingidas pelas empresas, exemplo dessa chamada economia planificada podemos identificar como o processo desenvolvido durante o período de 1964 a 1985, vinte anos em que tivemos no Brasil, "Quatro chamados Planos Nacionais de Desenvolvimento, denominados PND I, II, III e IV"; cada um desses com duração de cinco anos, e que indicavam os rumos que a economia deveria seguir para o crescimento harmônico nos períodos. Em um programa de "dirigismo, ao nível definido e orientado por Keynes, a fim de evitar as conhecidas crises cíclicas da economia capitalista”.

As empresas, cujo objetivo principal seria não seu lucro, mas o progresso do país não tem tanta preocupação com sua eficiência e o risco de falência ou concordata, como nas economias capitalistas. Têm apenas que cumprir as metas traçadas e realizar a produção e distribuição da melhor forma possível, atendendo as necessidades da população. A economia dirigida é aquela em que o estado através do governo toma as principais decisões econômicas ou de produção. A economia popular é o conjunto de medidas do Estado em defesa dos interesses econômicos do povo. Vocês já ouviram falar em economia subterrânea? A Fundação Getúlio Vargas divulgou recentemente um interessante estudo da chamada Economia Subterrânea. A abrangência da economia subterrânea passa pela informalidade, sonegação de impostos e descumprimento de leis e obrigações trabalhistas até atividades ilegais como roubo e contrabando.

A economia nova é aquela que dia respeito a negócios relacionados com a informática. A economia velha é a economia que diz respeito a negócios como: indústria, comércio e serviços tradicionais, anteriores a era da informática. Aqui temos a importância para os grandes países e os que estão nas condições de desenvolvimento que necessitam de uma economia bem estruturada e de um emprego sério e responsável de sua economia. Para encerrarmos vamos fortalecer a definição e a importância da economia política. A economia política foi um termo originalmente introduzido por Antonie de Montchrétien em 1615, e utilizado para o estudo das relações de produção, especialmente entre as três classes principais da sociedade capitalista ou burguesa: capitalistas, proletários e latifundiários. Em contraposição com as teorias do mercantilismo, e, posteriormente, da fisiocracia, nas quais o comércio e a terra, respectivamente, eram vistos como a origem de toda a riqueza, a economia política propôs (primeiro com Adam Smith) a teoria do valor-trabalho, segundo a qual o trabalho é a fonte real do valor. No final do século XIX, o termo economia política foi paulatinamente trocado pelo economia, usado por aqueles que buscavam abandonar a visão classista da sociedade, repensando-a pelo enfoque matemático, axiomático e valorizador dos estudos econômicos atuais e que concebiam o valor originado na utilidade que o bem gerava no indivíduo. Atualmente o termo economia política é utilizado comumente para referir-se a estudos interdisciplinares que se apoiam na economia, sociologia, direito e ciências políticas para entender como as instituições e os contornos políticos influenciam a conduta dos mercados. Dentro da ciência política, o termo se refere principalmente às teorias liberais e marxistas, que estudam as relações entre a economia e o poder político dentro dos Estados. Economia política internacional é um ramo da economia que estuda como o comércio, as finanças internacionais e as políticas estatais afetam o intercâmbio internacional e a política monetária e fiscal. Que façam bom proveito da matéria em alusão.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIR/CE
Colabrorador do Blog do Crato


Ano da França no Brasil termina com avaliação positiva

Foram 560 eventos em 80 cidades, segundo a organização. Investimento do governo brasileiro foi de cerca de R$ 55 milhões.

Foi encerrado neste domingo (15), em São Paulo, o ano da França no Brasil, com uma avaliação positiva, tanto do lado francês quanto do brasileiro. O evento teve início no dia 21 de abril deste ano e foi uma continuidade do ano do Brasil na França, realizado em 2005. Durante o evento de encerramento, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, disse que mais de 30 países já demonstraram interesse em afinar as relações com o Brasil, incluindo Itália, Índia, países da Europa, África e Ásia.

"Já acertamos com a Bélgica a realização de um evento semelhante em 2011. O Brasil entrou para o hall de países que já despertam interesse de outros", disse o ministro. O ano da França no Brasil teve mais de 560 eventos realizados em 80 cidades e um investimento do governo brasileiro próximo a R$ 55 milhões. Do lado francês, o levantamento preliminar dos recursos indica o aporte direto de 10 milhões de euros e outros 10 milhões de euros utilizados na produção e realização de eventos. "O evento renovou as relações entre os dois países, que já eram antigas", disse Juca Ferreira. Segundo Danilo Miranda, presidente do comissariado brasileiro, mais de 1,5 mil projetos foram apresentados, dos quais 745 receberam a chancela dos organizadores.

"Queríamos realizar não apenas ações pontuais, mas também projetos de caráter permanente. Conseguimos isso em vários lugares, entre eles a restauração de obras e a instalação de um centro de músicas negras na Bahia", disse Miranda, ao lembrar que mais de 50 milhões de pessoas em todo o Brasil tiveram algum tipo de contato com os eventos realizados. Para o embaixador francês no Brasil, Antoine Pouillieute, o um dos objetivos de realizar um ano da França era mostrar aos brasileiros uma França mais moderna, aberta, com uma programação que envolvesse as áreas culturais, econômicas e acadêmicas. "O evento foi um apoio às parcerias estratégicas dos dois países. Passamos de uma amizade formal para uma intimidade operacional", disse Pouillieute.

Fonte: G1

Adivinhe quem está nas Fotos ? - Escreva um Comentário !


O Povo do Crato na Internet
...

Olá, gente!

Hoje o nosso quadro "Adivinhe quem está nas fotos" traz muitas fotos. Quem gosta de fotografar, vai fotografando tudo e todos. De repente, temos um acervo imenso. Aqui já temos mais de 30.000 ( trinta mil ) fotografias. Coisas que até mesmo deus duvida. Mas o fotógrafo conhece cada uma de suas fotos como conhece um filho. Vejam se vocês conhecem essas pessoas aí e escrevam o nome delas nos comentários, alguma mensagem para elas, se você conhecer:


Foto 1

IMG_2529

Foto 2

Image1


Foto 3

IMG_3758


Foto 4

IMG_3742

Foto 5

Image2


Foto 6

IMG_3777


Foto 7

IMG_3810

Foto 8

IMG_3817


Foto 9

IMG_3868


Foto 10

IMG_4110

Foto 11

IMG_4537

Foto 12

IMG_4596

Um grande abraço a todas essas pessoas maravilhosas que apareceram nesta edição do "Adivinhe quem está nas fotos!"

Abraços,

Dihelson Mendonça - Texto e Fotografia

Itália prende segundo homem da máfia siciliana

O "número dois" da máfia siciliana, a Cosa Nostra, foi preso na tarde deste domingo na região de Trapani (Sicília), informou a polícia italiana. Domenico Raccuglia, 45 --que era procurado há 15 anos por formação de quadrilha, sequestro e assassinato-- integrava a lista dos 30 fugitivos mais perigosos da Itália, segundo a imprensa. O ministro do Interior, Roberto Maroni, qualificou a prisão de "um dos golpes mais duros aplicados na máfia nos últimos anos", já que Raccuglia era de fato o número dois da organização. Raccuglia foi condenado três vezes à prisão perpétua por diversos crimes, incluindo o assassinato de um adolescente, em um caso que comoveu a Itália.

Em 1993, Raccuglia participou do sequestro de um jovem de 14 anos, filho de um mafioso arrependido. Após dois anos de cativeiro, o adolescente foi executado e seu corpo foi dissolvido em ácido. A polícia considerava Raccuglia um dos possíveis sucessores da chefia da máfia de Palermo.

da France Presse, em Roma


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30