xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/10/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 outubro 2009

Agradecimento a ASTEC Informática - Nossos Servidores estão no ar novamente !

astec informática

A Rádio Chapada do Araripe volta ao ar, após 2 dias de manutenção. E queremos agradecer a um dos melhores profissionais de Informática do Cariri, o Antonio, da ASTEC, que trabalhou para que nossa estação pudesse hoje estar no ar novamente, na manutenção do computador. Nosso sistema fica ligado 24h por dia, e é preciso um sistema bastante eficiente e com backups para que isso possa ser atingido. Agradecemos a ASTEC, e o Blog do Crato recomenda essa empresa para todos os Caririenses, por se tratar talvez da empresa de informática mais honesta dentro do Cariri. Quem conhece o Antonio, sabe da sua competência e Honestidade. Eu não confiaria meus equipamentos a nenhuma outra empresa no Cariri.

ASTEC Informática - Garantia de Profissionalismo em Informática no Cariri

Blog do Crato - O Crato na Internet - Ano IV - 900.000 acessos.

Começa hoje:21/10/2009, a fase nacional do Cariri da Canção!


Com atrações variadas, entre MPB, forró pé de serra,reggae e a atração nacional: Chico César, a segunda fase do festival vem nos presentear com música de bom gosto e de alto nível, concorrentes experientes do meio artístico nos darão jóias que ficarão e marcarão a história, é a oportunidade do reencontro da população caririense com a cultura, com os festivais que tinham sido esquecidos, engavetados por muitos anos, apagando assim a verdadeira chama da nossa cidade como "capital da cultura", um evento que reunirá os artistas regionais para uma troca de energia, uma devolução justa e necessária da nossa identidade perdida, da nossa referência, das nossas raízes,já que nessa terra brota talento, na música, teatro,artes plásticas, poesia, literatura de cordel,arte como um todo...VIVA A VOLTA DA EFERVESCÊNCIA CULTURAL!

Colômbia teve mais de 27 mil desaparecidos entre 1988 e 2003, diz promotor

Mais de 27 mil pessoas desapareceram e, posteriormente, foram assassinadas por grupos armados ilegais na Colômbia entre 1988 e 2003 em meio ao conflito interno no país sul-americano, informou nesta segunda-feira um funcionário da Promotoria-Geral. O chefe da Unidade de Justiça e Paz da Promotoria, Luis González, disse que o total de 27.384 pessoas desaparecidas a força e assassinadas foi registrado durante três anos de viagens pelo país enquanto recebia denúncias, muitas admitidas por guerrilheiros e paramilitares.

O número supera as mais de 3.000 denúncias de desaparecimentos no Chile durante a ditadura militar e chega perto dos 30 mil casos de pessoas sequestradas, torturadas e assassinadas na Argentina durante sua última ditadura, segundo denúncias de organismos de direitos humanos. González disse à rádio Caracol que a maioria dos casos, cerca de 75%, é atribuída pelas famílias das vítimas aos esquadrões paramilitares de ultradireita e os demais às guerrilhas esquerdistas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do Exército da Libertação Nacional (ELN). De acordo com funcionários judiciais da Colômbia, os integrantes de grupos armados que não confessarem os desaparecimentos forçados e os assassinatos poderão ser investigados e castigados pela Corte Penal Internacional a partir de 1° de novembro, quando vence a prorrogação de sete anos que o país pediu ao tribunal.

O funcionário sustentou que a maior parte das pessoas desaparecidas e assassinadas na Colômbia era camponeses humildes dedicados à atividade agrícola, à pecuária ou ao comércio.

Fonte: Reuters

BLOGhomenagens:Dia 20 dia dos Poetas-Por Wilson Bernardo!

AS QUATRO OPERAÇÕES.
O bêbado que de besta só tem
a prosa
nunca entendeu por que diabos
sempre lhe mandam fazer o quatro.
-Será?...
Que descobriram que sempre fui
um péssimo aluno de Matemática.
A LUSOFONIA DOS PEIXES!
Livros são como barcos ao vento
velas
a chama que navega
a luz que vela
caminhos de letras que bóiam
nos sentimentos da alma.
Navegar a nave da sabedoria
flutuar no imaginário dos possíveis
a compreensão das palavras
no que os anzóis determinam.
Fisgar a fome dos peixes
a saberes dos homens a sede.
A FILOSOFIA DA GRAMA.
Quando dois elefantes brigam
quem
leva vantagens
é o fabricante de botões.
Wilson Bernardo(Poemas & Fotografias)

Você Sabia ? - Governo dos EUA relaxa repressão a usuários de maconha

O governo dos Estados Unidos anunciou que não vai prender os usuários e fornecedores de maconha para fins médicos desde que eles obedeçam às leis estaduais, de acordo com as novas regras que serão enviadas nesta segunda-feira para promotores federais. A decisão marca uma mudança de política do atual presidente americano, Barack Obama, em relação ao seu antecessor, George W. Bush. O governo Bush considerava que as leis federais regulando o consumo da maconha se sobrepunham às leis estaduais. Durante sua campanha à Casa Branca, Obama prometeu acabar com as batidas em locais que usam a erva em tratamentos de saúde ou a distribuem, desde que os responsáveis respeitassem a legislação local.

A mudança foi incluída em um memorando de três páginas que será enviado para os 14 Estados onde o uso medicinal da droga é permitido e também às autoridades do FBI e da DEA (agência antidrogas dos Estados Unidos). Atualmente os Estados de Alasca, Califórnia, Colorado, Havaí, Maine, Maryland, Michigan, Montana, Nevada, Novo México, Oregon, Rhode Island, Vermont e Washington permitem o uso da maconha para fins médicos. O memorando alerta que alguns suspeitos poderão esconder o tráfico de drogas tradicionais ou outros crimes sob a fachada do uso médico da droga. O governo, porém, prometeu processar aqueles que usam a maconha com fins médicos dessa forma, para ocultar outras atividades ilegais. Logo depois da posse de Barack Obama, agentes da DEA fizeram buscas em quatro distribuidores de maconha em Los Angeles, levando à confusão do público em relação aos planos do governo.

Fonte: BBC Brasil

Considerações sobre a palestra realizada hoje no Teatro Salviano Arraes

Venho em público parabenizar o prefeito Samuel , sua equipe e os vereadores do Crato pela realização da palestra ocorrida hoje no Teatro Municipal.
Transparência na política tem sido raro hoje em dia, e o excelentíssimo prefeito foi exemplar em explicar o que esta ocorrendo dentro da prefeitura.
O momento é critico e a prefeitura deu um belo exemplo em cortar gastos para não atrasar a folha de pagamento.
Aproveito também para parabenizar o senhor Geraldo , presidente da CDL, que fez uma belíssima colocação de que esse momento é apartidário , que é um momento de defesa e união de nosso município.
Fico feliz de ver que o Crato tem realmente pessoas interessadas em progresso e não em bandeiras de partidos!
Enfim foi muito bom ver a união de todos num momento tão delicado de nosso município.
Por Alessandra Bandeira

BlogCuriosidades da TV Brasileira

Globo tira série "Norma" do ar

Depois de três episódios, a Globo suspendeu a exibição da série "Norma". O programa de Denise Fraga, que misturava internet e bate-papo com o público, não pegou. Marcou média de 12 pontos no Ibope. Seu antecessor no horário, o reality "No Limite 4", oscilava entre 13 e 24 pontos. Segundo a Globo, "Norma" continuará em produção e voltará em nova data e reformulado.

SBT quer afiliada da Record no Ceará

Depois de perder o sinal da TV Alagoas para uma igreja evangélica, no mês passado, o SBT está de olho em algumas afiliadas de outras emissoras no Nordeste. Segundo a coluna apurou, a TV Cidade, de Fortaleza, já foi procurada. O canal exibe programação da Record na capital cearense. À coluna a assessoria do SBT negou o interesse e disse que não comenta aquisições.

Interlagos

Galvão Bueno era pura alegria na festa da equipe Red Bull, no clube Mokai, no domingo. O comentarista esportivo Reginaldo Leme estava muito bem acompanhado.

Interlagos 2

O Ibope do GP Brasil foi o pior dos últimos quatro anos, deu 26 pontos. Em 2008, teve 33.

Multidão

Sem data de estreia e pouca divulgação, o reality "Solitários", do SBT, já tem mais de 1.400 inscritos desde sábado.

Bíblico

Vanessa Gerbelli, Ewerton de Castro, Marcos Pitombo e André Di Mauro estarão na minissérie "Esther", da Record.

Beleza

Chega amanhã, em São Paulo, o ônibus do concurso de modelos "Menina Fantástica", do "Fantástico". A primeira parada será no parque Villa-Lobos.

"Maluca-beleza"

No Twitter, Luciano Huck chamou a ex-malandrinha Livia Andrade de "maluca" e disse que ela estava "louca para dar um trato no patrão", referindo-se a Silvio Santos. A modelo participou da entrevista do jogador Ronaldo ao SBT.

"Maluca-beleza" 2

À coluna Livia disse que tem intimidade para brincar com Silvio Santos e que é expansiva. Sobre o comentário de Huck, falou: "Prefiro não dar peso a essas críticas."

Fonte: Folha OnLine

CRO realizará Ciclo de Atualização Científica para dentistas caririenses - Por Beto Fernandes

Fazendo parte das comemorações alusivas ao Dia do Cirurgião-Dentista, 25 de outubro, o CRO (Conselho Regional de Odontologia) promoverá dia 24 próximo a primeira etapa de um total de oito programadas do Ciclo de Atuação Científica para os dentistas caririenses. A informação é de Juliana Ribeiro Francelino Sampaio, delegada regional do Conselho para o Cariri. “Durante as oito etapas do ciclo serão debatidas endodontontia, prótese, periodontia, odontopediatria, cirurgia dentística e pacientes especiais, sendo que dia 24, na abertura o professor será Eduardo Gurgel da UNIFOR em evento durante todo o dia no auditório do Verdes Vale Hotel Lazer”, destaca Juliana Ribeiro. As pautas do Ciclo de Atualização Científica foram definidas pela Comissão de Educação Permanente do CRO.

As demais etapas serão realizadas em 21 de novembro, 23 de janeiro, 27 de fevereiro, 27 de março, 10 de abril, 22 de maio e 26 de junho. A delegada do CRO para o Cariri enfatiza que “o objetivo do evento é promover atualização científica nas áreas e especialidades odontológicas”. A idéia e reunir profissionais de saúde de mais de 45 municípios ligados CRES’s (Coordenadorias Regionais de Saúde) de Crato, Brejo Santo, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte. “Estamos fazendo a mobilização dos profissionais e temos na imprensa local e regional uma grande parceira para propagar esse evento de caráter científico” ressaltou Juliana Ribeiro.

O Presidente do CRO, Mário Ximenes Carlos disse que espera a partir da realização deste Ciclo cumprir um compromisso moral que tem com os cirurgiões dentistas do Cariri cearense. “Tenho certeza que o Conselho Regional de Odontologia começa a cumprir um débito moral com os profissionais desta grande região. Trata-se de um evento de peso e lembro que a partir de agora iremos encadear muitas ações que permitirão aos profissionais inscritos se sentirem envolvidos, abraçados por nossa instituição mãe”, afirmou entusiasmado.

Ximenes reforçou também o diploma para os que participarem do ciclo, proporcional a carga horária da participação, “que poderá ser utilizado nas provas de títulos de concursos ou mesmo para ascensão profissional nos municípios e no Estado”. Segundo ainda o presidente do CRO a metodologia é a mesma utilizada para o Ciclo de Fortaleza com professores das mais diversas especialidades se revezando ao longo do período “agregando conhecimento e dissipando as dúvidas dos colegas”.

O Ciclo terá 64 horas e serão ofertadas trezentas vagas para profissionais e acadêmicos que poderão fazer inscrições pela internet (http://www.cro-ce.org.br/). Para cada ciclo deve haver a entrega de um quilo de gênero alimentício não perecível que posteriormente serão entregues as entidades beneficentes da região. Mais informações podem obtidas pelos interessados através dos telefones: (88)3512-3220 e (85)3464-2100.

Reconhecimento

Em um coquetel que será servido aos profissionais o CRO fará homenagem como forma de reconhecer os relevantes serviços e trabalhos no campo de saúde bucal no Cariri. Os cirurgiões-dentistas Ducilene Lacerda Landim e Geraldo de Siqueira Lafayete receberão a Medalha do Mérito Odontológico Cearense. Participarão ainda da solenidade o Prefeito de Juazeiro, Manoel Raimundo de Santana Neto e o Secretário Municipal de Saúde, Romildo José de Siqueira Bringel. Quando ainda estava ocupando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Romildo Bringel, que é também cirurgião bucomaxilofacial, efetuou doação de terreno no Bairro Lagoa Seca, área vizinha a Ordem dos Advogados do Brasil, para construção da sede regional do Conselho. Haverá, portanto, na solenidade assinatura da doação do terreno com lançamento da pedra fundamental de construção, devendo ocorrer em 23 de janeiro com presenças de representantes do ABO (Associação Brasileiro de Odontologia) e ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas).

Serviço:

Evento: Ciclo de Atualização Científica 2009/2010
Data: 24 de outubro
Horário: 08:00 às 18:00h
Local: Verdes Vale Hotel Lazer
Carga horária: 64 horas
Total de vagas: 300 para profissionais e acadêmicos
Inscrição: 1 (um) quilo de gênero alimentício não perecível pelo site
www.cro-ce.org.br
Mais informações: (88)3512-3220 e (85)3464-2100
Realização CRO-Ceará

Colômbia prende 40 guerrilheiros das Farc


O DAS (Departamento Administrativo de Segurança da Colômbia, serviço de inteligência colombiano) anunciou, nesta segunda-feira, a detenção de 40 guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). De acordo com Felipe Muñoz, diretor do DAS, a captura é resultado de uma operação que contou com pelo menos 20 meses de investigações. As ofensivas visam desarticular as bases de apoio financeiro e de milícias do bloco das Farc que opera no leste do país. Segundo ele, a operação teve início na manhã desta segunda-feira (horário local) e as autoridades capturaram 53 guerrilheiros. Até agora, 40 foram detidos em Bogotá, Cúcuta, e nos departamentos (Estados) de Arauca, em Casanare e Bucamaranga.

Os guerrilheiros detidos serão levados à capital, Bogotá, para serem indiciados por acusações de rebelião e extorsão, entre outras. A chamada operação ABC - uma referência às letras iniciais dos departamentos (estados) de Arauca, Boyacá e Casanare, onde atuam algumas frentes do bloco oriental das Farc - teve início a partir de informações que denunciavam a presença de colaboradores da guerrilha nessas regiões. A partir dessas informações, a Procuradoria Pública da Colômbia emitiu 53 ordens de captura "que estão sendo cumpridas", disse Muñoz.

"Golpe"

A região que está sob investigação do DAS é controlada pelos líderes rebeldes conhecidos como "Grannobles", irmão do "Mono Jojoy", um dos principais dirigentes das Farc, e "Rafael Gutiérrez". Para o diretor da polícia secreta colombiana este é "um golpe forte" nas estruturas do bloco oriental das Farc. De acordo com a imprensa local, as detenções fragilizam "ao menos cinco frentes da guerrilha". As detenções são coincidem com o anúncio, feito pelo Ministério Público, sobre a reabertura do processo contra o vicepresidente Francisco Santos, acusado de ter envolvimento com paramilitares narcotraficantes colombianos. Santos, por sua vez, nega as acusações e disse estar disposto a "cooperar" com as autoridades. As ações do DAS também vêm a público logo depois do assassinato de dois conselheiros do Partido Liberal (o equivalente ao cargo de vereadores no Brasil), mortos neste fim de semana no distrito de Sumapaz, a 90 quilômetros de Bogotá. O governo responsabilizou a frente 53 das Farc pela morte dos funcionários e ofereceu 50 milhões de pesos (US$ 25,6 mil) por informações que levem a seus responsáveis.

Fonte: Folha OnLine

Parabéns ao Demutran. Por Darlan Reis Jr

Quero registrar meus parabéns aos agentes do DEMUTRAN que no dia de hoje atuaram em frente ao Colégio Pequeno Príncipe. Houve a incompreensão de algumas pessoas que se acham donas do espaço público mas os agentes trabalharam para tentar diminuir a bagunça generalizada que ocorre ali todos os dias em que há aula. Até uma autoridade municipal tirou seu veículo que estava estacionado em local proibido e foi estacionar mais à frente, onde é permitido. Sei que é difícil para esses servidores públicos a tarefa de disciplinar o trânsito mas quero dizer que no dia de hoje a ação foi positiva. Espero que aguentem firme a reação dos "donos das ruas".

Paris celebra Fellini e seu universo onírico

O cineasta italiano Federico Fellini e seu universo onírico serão celebrados em Paris numa grande exposição que abre as portas nesta terça, no museu Jeu de Paume, depois de quatro anos de trabalho. Intitulada "Fellini, o grande desfile", a mostra - que festeja "Il Maestro" (1920-1993) e seu mundo - "é a primeira grande exposição mundial consagrada ao cineasta (...)", afirma o curador, Sam Stourdzé. A exposição no Jeu de Paume, um museu situado no jardim das Tulherias, é totalmente visual, reunindo 400 peças, entre elas fragmentos de películas, vídeos, fotografias, cartazes, desenhos, revistas e entrevistas filmadas, muitas delas inéditas. No centro da mostra, de cuja organização participou também a Cinemateca francesa e o Instituto cultural italiano de Paris, está, sua obra-prima, "La Dolce Vita" (1960), uma radiografía da sociedade romana da época, e que celebra seu 50º aniversário no próximo ano.

Segundo o curador, a ambição da mostra, que terminará no dia 17 de janeiro próximo, é iluminar "o processo de criação do cineasta", além de decifrar "a construção de suas imagens". Quer adentrar-se e descobrir as obsessões e fantasmas de Fellini, e "as fontes que alimentaram sua imaginação", entre elas a infância, as mulheres, o inconsciente, acrescenta. Além da mostra no Jeu de Paume, Fellini é objeto de uma homenagem na Cinemateca francesa, "Tutti Fellini", que programa até dezembro de 2009 uma retrospectiva integral da obra do cineasta, que deixou para a posteridade uma verdadeira antologia através de filmes inesquecíveis como "La Strada", "Amarcord", "8 e 1/2".

Fonte: AFP - France Press Via Folha Online

Uma política nazi-fascista - por Pedro Esmeraldo


Em dias passados, falamos do desgaste e do desprestígio político do Grato. Infelizmente, não fomos bem compreendidos, pois o povo às vezes sem escrúpulo elege pessoas não capacitadas e sem escrúpulo, para exercer a função política. Não reagem ao desgaste que ocorre frequentemente, causado pelo abandono das autoridades estaduais em toda camada política cratense.
Houve época, a cidade do Crato colocou no poder pessoas erradas, sem princípio ético, pois não tinham modelo administrativo e não se ajustava no verdadeiro caminho de uma administração segura e firme. Esses homens audaciosos, sem a mínima pretensão, empurraram o Grato para o atraso. Havia deles que era totalmente omisso e não estimulava o povo para exercer trabalho digno a fim de favorecer o crescimento participativo da cidade.
Consideramos estas pessoas distantes ao progresso, pois deixaram de lado o comportamento sério, com o intuito de impulsionar o progresso moderno, mas preferiram pedalar em barcos furados, afastando da cidade uma série de melhoramentos como: a doação do terreno para a faculdade se estabelecer aqui e outros tipos de movimentos, tudo isto causado pela falta de conhecimento e de capacitação técnica que seria o marco progressista do desenvolvimento económico e social. Por isso, Grato diminuiu o seu ritmo de crescimento, andou em marcha lenta, vez que esse tipo de política nazista enganou o povo, fazendo firulas, dizendo amém, sem nenhuma perspectiva para soerguer o crescimento desta cidade, pois preferiram imitar o slogan de Juscelino de trás para frente, ou seja regredir cem anos em dez.
E o Grato meu Deus, ficou estagnado, não avançou como deveria, permaneceu estatelado, perdido na poeira dos tempos.
Enquanto isso, outro município mais ardiloso, compreendeu a situação, adiantou-se dos demais, subiu igual a foguete e ninguém mais o acompanhará.
Essa tristeza, guardamos em nossa memória com mágoas já que não podemos esquecer essa falta de amor, que esses indivíduos, vindos não sabemos de onde, estabeleceram-se aqui, trazendo discórdia, viciando o povo a não votar em candidato da terra, pois tinham como meta mostrar o esqueleto desta cidade, entregando às pessoas de pouca inteligência e que não desejavam comungar com o povo. Certa vez, um desses algozes pronunciando palavras pífias disse-nos: "o progresso não se compra, vem naturalmente".
Retrucamos: "Olhem senhores, o progresso vem através do esforço e do trabalho árduo, aplicando vários melhoramentos, e aperfeiçoando a tecnologia, que é favorecer com infra-estrutura a qualidade do serviço que é a arte do equilíbrio técnico".
Pensando bem, temos que reagir, não podemos parar jamais, não devemos cruzar os braços, baixando a cabeça dizendo sim, sim senhor. Temos de gritar, descruzar os braços, mostrar que também temos direito de reagir, dizendo ao povo que somos capacitados e devemos receber o nosso quinhão de progresso, igual às demais cidades.
Pensem bem, senhores, as nossas obras estão paradas, ou ameaçadas de parar. Não acreditamos bem que venham satisfazer ao Crato com esses melhoramentos, já que outros municípios estão avançando, progredindo com grandes obras provenientes da capital do estado.
Temos grandes obstáculos e não devemos esmorecer, vamos cuidar de reconquistar, a fim de sermos recontemplados com essas obras, pois o Crato não deve ser esquecido nem renegado ao segundo plano
Observamos que ultimamente, tivemos certos políticos de pensamento tacanho pois conduziu o povo para ociosidade, isso é desconfortante, é uma infâmia.

Texto de Pedro Esmeraldo

MST ocupa prédio do Incra em Recife para cobrar vistorias em propriedades rurais

Manifestantes também interditaram avenida movimentada da capital pernambucana
Agência Estado.

Cerca de 280 militantes ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) ocuparam nesta segunda-feira (19), por todo o dia, a sede do Incra, no Recife, e interditaram por cerca de 20 minutos a avenida Rosa e Silva, via movimentada do bairro dos Aflitos, na zona norte da capital, onde se localiza o órgão, provocando engarrafamento. De acordo com o coordenador do movimento na zona da mata, José Aglaílson da Silva, a manifestação visou cobrar a vistoria de quatro áreas reivindicadas há cerca de dez anos pelo movimento: Várzea do Una e Xixaim, no município de Moreno, Fazenda Santana, em Vitória de Santo Antão, e Fazenda Pimentel, no Cabo de Santo Agostinho. O superintendente regional do Incra, Abelardo Siqueira, prometeu, em reunião, que ainda hoje (20) o órgão vai tentar notificar os proprietários visando a realizar vistoria nestas áreas. Xixaim é, segundo ele, a única das quatro propriedades invadida pelos sem-terra, que instalaram acampamento dentro do seu perímetro. Nas outras, estão acampados em áreas próximas.

Integrantes do assentamento Chico Mendes, em São Lourenço da Mata, também engrossaram a mobilização. Eles foram cobrar o crédito fomento - recurso inicial para apoiar os agricultores assentados - que há um ano ainda não havia sido repassado. O superintendente informou que o recurso já foi liberado. Os manifestantes deixaram a sede do Incra no fim do dia.

Fonte: R7

Mais acesso e melhoria dos serviços


Por João Ananias – Secretário da Saúde do Estado

Os serviços especializados de saúde, mesmo com os inúmeros e grandes avanços do Sistema Único de Saúde, ainda estão concentrados nas capitais ou nas grandes cidades. Muitas vezes a população precisa sair da região onde mora para ter acesso a exames, consultas. Essa demanda maior do que a oferta de serviços compromete a assistência. Isso não é justo nem com a população nem com os trabalhadores da saúde. Dificuldades de acesso podem agravar o quadro de saúde dos pacientes e complica o trabalho dos médicos. No Ceará, o Governo do Estado está fortalecendo a regionalização. Com a construção de 21 policlínicas, 16 Centros de Especialidades Odontológicas e dois hospitais regionais.

E isso não é plano, que somente os nossos netos e bisnetos verão no futuro. As construções já são realidade. Há 11 policlínicas sendo construídas em diferentes regiões. No total, 21, previstas para serem entregues à população até o fim de 2010.

Expandir e melhorar a assistência especializada à saúde no Interior sem a construção de hospitais era impossível. No Interior não existe nenhum hospital público estadual. Daí a decisão de construir dois grandes hospitais regionais. Um no Cariri, com 209 leitos, e outro em Sobral, com 269 leitos.

Na capital, os sete hospitais e outras unidades que integram a rede estadual da saúde, precisavam ser ampliados e reformados. Assim foi feito. O grande exemplo é o HGF. Antes da Unidade Régis Jucá, inaugurada há quatro meses, havia 61 leitos de UTI. Agora tem 118. O número de salas de cirurgia deu um salto de 11 para 21. Os equipamentos são modernos. O novo tomógrafo realiza um exame em 5 segundos.

Assim, o novo perfil que está sendo construído para a saúde pública no nosso Ceará nos anima a ficar cada vez mais firmes no enfrentamento dos desafios. Ainda temos mulheres morrendo de parto. O mosquito da dengue resiste e continua provocando mortes - 17 este ano no Ceará. A tuberculose ainda mata. Um grande desafio é promover saúde com recursos insuficientes. Nessa luta por mais investimentos para a saúde pública, não haverá trégua.

Por: Beto Fernandes - Blog de Juazeiro e Revista do beto

Convocação Geral - Palestra Importantíssima !!! - Hoje, Terça-Feira, 08h - Teatro Municipal do Crato


Convocação Geral: O Prefeito do Crato convoca a população e a imprensa para importante Palestra HOJE, Terça-feira, às 08:00, no Teatro Municipal do Crato, sobre a queda de repasses para os municípios e suas consequências na administração.

O Prefeito Municipal do Crato, e o Presidente da Câmara Municipal do Crato, convidam a população Cratense a se fazer presente hoje, Terça-feira, dia 20 de Outubro no Teatro Municipal Salviano Saraiva, a partir das 08 horas da manhã, para uma importante palestra ministrada pelo Prefeito Samuel Vilar de Alencar Araripe, sobre o reflexo da queda das receitas na gestão municipal. É muito importante que todos compareçam a fim de compreender as dificuldades porque passam os municípios Brasileiros com a queda de repasses do governo Federal, e os reflexos que isto está trazendo para a administração do Crato. Na ocasião, será dado amplo espaço para a população fazer questionamentos sobre as últimas medidas administrativas tomadas em razão dessa queda de recursos. Todos os setores, e principalmente a imprensa falada, escrita e televisada está sendo convocada para a cobertura completa dessa reunião que é importantíssima e de caráter urgente para o município.

Samuel Vilar de Alencar Araripe
Prefeito Municipal do Crato

Francisco helder de Oliveira França
Presidente da Câmara Municipal do Crato


convite samuel CNM


Sedimentos de lago no Ártico revelam aquecimento desde 1950


Uma análise dos sedimentos de um lago no Ártico revelam mudanças biológicas e químicas ocorridas em 1950, como resultado de um aquecimento sem precedentes em 200 mil anos, revela um estudo publicado na última segunda-feira (19). "As últimas décadas são únicas em 200 mil anos em termos de mudanças biológicas e químicas observadas em sedimentos" do lago da ilha de Baffin, no Canadá, explicou Yarrow Axford, especialista da Universidade do Colorado, em Boulder (oeste), principal autor deste trabalho difundido nos "Anais da Academia Americana de Ciências" ("PNAS"). "Observamos indicações claras de um aquecimento em um dos locais mais isolados da Terra, em um período no qual o Ártico vivia um ciclo natural de esfriamento".

As mudanças ambientais neste lago durante o milênio passado estão estreitamente ligadas a causas naturais da evolução climática, como modificações periódicas da órbita terrestre, mas a partir de 1950 mostram que o ciclo de esfriamento do clima foi modificado por emissões de gases do efeito estufa de origem humana, destacaram os autores. Um estudo divulgado pela revista "Science" de setembro, que reconstruiu a evolução das temperaturas no Ártico durante os últimos 2 mil anos, a partir de amostras glaciais, camadas de sedimentos de lagos e círculos de crescimento de árvores revela que o recente aquecimento inverte um ciclo natural de esfriamento de vários milênios --produto da mudança do eixo de rotação da Terra.

Fonte: Folha OnLine

Livrarias rejeitam lançar livro "Honoráveis Bandidos" na terra de Sarney, diz autor


NE - É pra rir ou pra chorar ?

Com medo da família Sarney, nenhuma livraria em São Luís (MA) aceitou abrigar o lançamento de "Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney", diz o jornalista Palmério Dória, autor da obra, à Livraria da Folha. O jeito foi improvisar um evento na sede do Sindicato dos Bancários, marcado para o próximo dia 4 de novembro, a partir das 19h. Além de detalhar todos os escândalos envolvendo o clã do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o livro dedica um capítulo (nº 8, "O lado feminino") só para falar sobre as intimidades da família e de seu patriarca.

Na página 91, Dória escreve: "Sarney achou que seus sonhos poderiam concretizar-se em Nova York - o senador delirava só em pensar na realização de seu fetiche sexual: lambidas em seu hálux, ou, na linguagem popular, o dedão do pé. E rumou esperançoso para a capital do mundo ocidental, entre os convidados da Globo para a entrega de um daqueles prêmios internacionais, em tempos de boca-livre total." Questionado pela Livraria da Folha sobre a fonte dessa informação, o jornalista não quis revelar. O autor diz que não é a primeira vez que sofre censura no Maranhão. Seu livro "A Candidata que Virou Picolé" (2002), sobre Roseana, filha do senador, foi colocado à venda nas bancas de São Luís, e teve todos os exemplares comprados pela família Sarney, afirma Dória, que confirmou presença no próximo dia 4 em São Luís. Será o primeiro lançamento do livro em uma capital nordestina. Dória diz que a família Sarney não tomou nenhuma ação jurídica contra sua obra, que narra o enriquecimento de parentes e interferências na máquina pública, ao longo de décadas.

O autor afirma que seu livro também ficou de fora da exibição oficial da feira do livro realizada na cidade de Imperatriz (637 km de São Luís). Mas Dória não mostra preocupação com a ausência de "Honoráveis Bandidos" nas livrarias maranhenses.

"Hoje dá para comprar qualquer livro pela internet."

colaborou Jamille Menezes

"Honoráveis Bandidos"
Autor: Palmério Dória
Editora: Geração Editorial
Páginas: 208
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

SÉRGIO RIPARDO
colaboração para a Livraria da Folha

Histórias e Estórias do Crato de Antigamente - Por: Ivens Roberto de Araújo Mourão


AGULHA NO PALHEIRO


Quando o Luís morou no Rio de Janeiro e, posteriormente, em Niterói, a sua casa era uma extensão do Crato. Com a generosidade e hospitalidade que são suas marcas registradas, Luís e Margarida recebiam a todo cratense que fosse ao Rio de Janeiro. Sua casa funcionava como uma autêntica embaixada. Era ponto obrigatório de visita de todo cratense que fosse ao Rio. O Dr. José Ribeiro Dantas, promotor do Crato, e os seus filhos chegaram a se hospedar na casa do Luís, na época em que morava em Niterói. Foi levar os filhos, Alcebíades e Lincoln, para estudarem no Rio. Seu primo, Deoclécio Ribeiro Dantas, era Reitor da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, que era separado da cidade do Rio, então capital da República. Também era médico, cirurgião famoso, e tinha consultório no Rio. Dr. José Ribeiro resolveu fazer uma visita ao primo. Preferiu ir ao consultório, pois na Universidade seria impossível falar com ele. Pediu orientação ao Luís de como chegar à Rua Alcino Guanabara 96, no Rio. O Luís explicou que era muito fácil. Era só pegar a barca Niterói/Rio e desembarcar na Praça XV. De lá, pegaria a rua Sete de Setembro ou Rua da Assembléia, que vai sair na Avenida Rio Branco. Ao atravessar a rua vai estar nos fundos do Teatro Municipal. Quando chegar na frente do Teatro, olhando para direita tem o Bar Amarelinho. Fácil identificar, porque tudo é amarelo, inclusive as mesas e cadeiras. Chegando ao Bar Amarelinho, se sentar numa mesa para tomar um chop, perceberá que a Rua Alcino Guanabara começa no Bar. Então, é só procurar o número. E assim ele fez. Tomou o chop tranqüilamente e subiu a rua à procura do número. Acontece que era tempo de campanha política, as paredes estavam cheias de cartazes, principalmente do Carlos Lacerda. E, por coincidência, tinha sempre um cartaz encobrindo o número. E como o Dr. José Ribeiro era muito míope, dificultava mais ainda a sua procura. Parou num prédio onde tinha um engraxate e resolveu perguntar onde era o número 96. O engraxate disse:
- “Pela voz e pela cabeça só pode ser cearense. O senhor está no número 96. Com quem o senhor quer falar?”
- “Com o Dr. Deoclécio Ribeiro Dantas”.
- “Ele está aí”.
- “Como é que você sabe?”.
E o engraxate, mostrando o par de sapatos que estava engraxando:
- “Por que esses sapatos aqui são dele”.

Luís, na época em que morou no Rio de Janeiro. A foto,
no Corcovado, com a Margarida, Cristina e Roseana.

TELEGRAMA SONHADO

Pouco tempo depois desse acontecimento o Luís retornou para o Crato. Os filhos do Dr. José Ribeiro sentiram muito, pois tinham a casa do Luís como uma continuidade da sua própria casa. Qualquer necessidade mais urgente, inclusive de dinheiro, o Luís adiantava, no que era prontamente ressarcido pelo Dr. José Ribeiro. Todos os fins de semana eles podiam desfrutar da excelente hospitalidade do Luís e deliciarem-se com a excelente comida caseira da Margarida, sua esposa.
Margarida, a grande companheira do Luís.

Voltando para o Crato, o Luís abriu a Imobiliária Santa Marta, vizinha da antiga Sorveteria Glória, de tantas estórias. A Imobiliária passou a ser o ponto de encontro de muita gente. O Dr. José Ribeiro era sempre o primeiro a chegar e chamar o Luís para tomar um café no Sr. Orestes.
Uma noite, o Luís sonhou recebendo um telegrama dos filhos do Dr. José Ribeiro. Dizia o seguinte: “Favor solicitar meu pai enviar duzentos cruzeiros para pagar compromissos inadiáveis”. O Luís acordou e voltou a dormir. E tornou a sonhar com o mesmo telegrama.
Pela manhã, como de costume, o primeiro a chegar foi o Dr. José Ribeiro. Da porta, foi logo convidando o Luís para o café no Sr. Orestes. E o Luís:

- “Não, venha cá primeiro”.

E contou o sonho. Na época não existia possibilidade de ligação telefônica.
Às duas horas da tarde, entrou o Dr. José Ribeiro na Imobiliária, pálido e abanando um telegrama:
- “Veja Luís”.
E mostrou o texto do telegrama: “Favor enviar duzentos cruzeiros para pagar compromissos inadiáveis”. E o Dr. José Ribeiro:
- “Esse telegrama foi de ontem. E você não acredita em espírito!!!”.
Tratou de espalhar este “fenômeno” pelo Crato todo. Dias depois, o Luís encontrou o Dr. José Ribeiro e foi logo dizendo:
- “Zé, sonhei outra vez com os meninos. Eles estão pedindo agora quinhentos mil cruzeiros”.
- “Homem, deixe de brincadeira”.

ÁGUA HIDROLITOL

O proprietário de um dos bares mais famosos do Crato era extremamente conceituado na cidade. Comerciante escrupuloso com suas obrigações. Pagava rigorosamente seus impostos. Identicamente, com relação aos seus funcionários. Pagava-os bem e com todos os direitos. Também era tido e havido como um homem muito religioso e até Congregado Mariano. Mas, como não era de ferro, tinha uma predileção especial por empregadas domésticas. Mas este fato só ficou conhecido em toda a cidade, pela indiscrição do português da padaria.

O primeiro português no Crato, dono de padaria, foi o Sr. Simões Loiro. Em seguida veio o seu sobrinho: Aníbal. A este sucedeu o Germano e, por fim, o Acácio. Eram todos da mesma família.
Sr. Aníbal, aliás, prestou um grande favor a papai, possibilitando que o Marcelo, com uns seis meses de idade, fosse salvo de uma forte gripe. O médico, Dr. Jeser, receitou um medicamento novo: penicilina. E o frasco tinha que ser guardado em geladeira. Sr. Anibal era uma das poucas pessoas no Crato que dispunha desse “avanço” tecnológico. Tinha que tomar doses em determinadas horas, inclusive nas madrugadas. Ele não só disponibilizou a geladeira como deixava a porta da sua casa apenas encostada para que papai fosse coletar a dose do remédio.
O Germano, sobrinho do Sr. Anibal, mudou-se para Porto Alegre no Rio Grande do Sul e por um desses tantos acasos do destino, acabou sendo paciente do meu irmão Marcelo, cardiologista, que também se radicara por lá. Aquele garoto pode retribuir o favor que recebera. O Sr. Germano não se cansava de dizer que jamais deveria ter dado ouvidos à mulher dele e ido embora do Crato. Costumava comentar com o Marcelo:

- “Doutore aquilo é a melhor terra do mundo”.


Um dos filhos do Germano, também por coincidência, foi meu colega no tempo em que trabalhei no Ministério da Irrigação, em Brasília. O Acácio sofria muito na mão dos flamenguistas e parecia ser uma pessoa de poucos amigos, pelo modo ríspido de falar. Mas era só impressão. Ao contrário, era uma pessoa de coração muito bom. Todo o dia doava as sobras de pão e bolachas para asilos mantidos por quaisquer religiões. O seminário também recebia suas doações.

Certa noite, ao chegar à janela de sua casa, na Rua Dr. João Pessoa, percebeu uma pessoa, bem magrinha, de paletó atrás de um Fícus Benjamin, de espreita. Reconheceu o tal proprietário do famoso bar, pelo guarda chuva que sempre portava. Concluiu que ele estava à espera da saída da sua empregada, Maria. Como ela ia demorar a sair, resolveu levar uma cadeira de palhinha e oferece-lo, falando bem baixo:

- “Eu sei que tu estás a esperar a Maria. Sente nesta cadeirinha para que tu não fiques cansadinho”.

Ele, indignado, não aceitou. E o Sr. Acácio:
- “Entre nós homens não tem segredo. Eu prometo que amanhã ela sai mais cedo. Hoje ela atrasou-se no jantar”.
Quando voltou para casa com a cadeira, foi logo cochichando para a empregada:
- “Apressas o jantar que o teu namorado está a te esperar”.
- “Oxente, e eu tenho namorado?”
- “Eu sei de tudo! Fui até oferecer uma cadeira para ele esperar sentado. Ele não está mais aí em frente, mas deve estar na esquina, a te aguardar”.
Dito e feito. Enfim o casal pode se encontrar.
No dia seguinte bem cedo, como de costume, o Acácio mandou um empregado dele buscar a garrafa de água hidrolitol (era uma água gasosa), na sorveteria do namorado de sua empregada. Mas, desta vez não mandou o dinheiro. Só o seguinte recado: “A partir de hoje eu não vou mais pagar a água hidrolitol. Ele sabe o porque”.

A LAGARTIXA


O Bantim, da sorveteria, tem muitos casos engraçados. Ele era amigo do ‘Dom Juan’, que tinha uma bodega próxima à sorveteria dele. O Luís não sabe atinar o porque desse apelido. Não era um tipo bonito e nem tão pouco conquistador. Tinha também o apelido de ‘cego’. A sua grande habilidade, na verdade, era ‘matar’ charada. Ele e o Dedé de Zeba eram famosos na cidade por essa habilidade. No dia do seu aniversário o Bantim foi gozá-lo:

- " Ei velho, tá lascado, hein! Setenta anos! Pois eu tenho setenta e dois, mas não estou igual a você não! Eu ainda estou inteirinho. Estou tinindo, subindo pelas paredes!”.

- “Oxente, virou lagartixa!”

Fonte: Do Livro "Só no Crato" de Ivens Mourão - Direitos de publicação concedidos ao Blog do crato pelo autor. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

BlogHumor - Enquanto isso, na Barbearia...


rs rs rs

Aeroporto Regional do Cariri amplia número de voos - Reportagem: Elizângela Santos



Clique para Ampliar

O AEROPORTO ORLANDO Bezerra terá o terminal ampliado. O atual não suporta a demanda de passageiros (Foto: Elizângela Santos)

Juazeiro do Norte .O Cariri passará a ter mais um voo a partir de dezembro. Será o quinto diário, desta vez direto para São Paulo. Segundo a gerência do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, a OceanAir começa a operar com a nova linha a partir do dia 17 do último mês do ano. Os voos sairão de Juazeiro a partir das 8h30. Atualmente esta empresa opera com dois voos para Fortaleza e Brasília, com conexões nos principais aeroportos do Sudeste do País. A Gol, com dois voos, também para a Capital do Estado.

Um dos principais problemas enfrentados pelo aeroporto está relacionado, principalmente, com a atual estrutura de quase quatro décadas, não suportando o volume de passageiros. Normalmente, nos voos que chegam e saem à tarde, o terminal fica praticamente intransitável, lotado. A demora na entrega das bagagens tem sido outro agravante, por conta da esteira ser menor pela dificuldade de espaço. Isso acaba ocasionando um congestionamento de pessoas na área do terminal.

Mesmo com vários problemas a serem observados em nível de estrutura, está marcada, para o dia 6 de novembro, uma visita do presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Barbosa, ao Cariri. Ele virá conhecer o aeroporto regional. Somente este ano, o aeroporto fechou, até setembro, com 181. 376 usuários que passaram pelo local. Até o fim do ano, a meta é fechar com 230 mil. A capacidade oficial do terminal em número de passageiros por ano é de 50 mil. Com a reforma, segundo Fernando Carneiro, gerente de operações da Infraero, a ideia é dar suporte para os 200 mil.

Esse número tem sido a base para construção de um novo terminal, que ainda não será o definitivo, mas que deverá ser iniciado, segundo a gerência do aeroporto, no segundo semestre do próximo ano, com investimentos de, pelo menos, R$ 5 milhões. Fernando explica que o crescimento diz respeito também ao aumento no número de voos registrados ano passado. Em 2008, eram três voos diários e este ano passou a ter mais um, chegando a quatro, fechando o ano com a conquista do quinto.

Segundo o gerente do aeroporto, Roberto Germano Araújo, a maior parte dos voos, não está relacionada ao turismo, mas a quem vem realizar negócios. "O crescimento das universidades na região também possibilitou esse aumento, além dos preços competitivos das passagens aéreas", diz Fernando.

Germano afirma que, com a reforma, irá desafogar um pouco o terminal, com ampliação da sala de embarque e desembarque e novos banheiros. O estacionamento é outro ponto crítico, por já estar saturado. O atual terminal possui uma área de 840m. Com a ampliação passará a ter 2 mil m². Já o definitivo, passará a ter 9 mil m².

PASSAGEIROS

230 mil passageiros até o fim do ano. Esta é a meta de 2009 para o Aeroporto Regional do Cariri. Até setembro, 181. 376 pessoas já passaram pelo local

Mais informações
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes
Avenida Virgílio Távora, 4000
Bairro Aeroporto, Juazeiro do Norte
(88) 3572.0700 / 3572. 2118


ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe

Lula pode virar réu no processo do mensalão



Advogado do PTB pediu cancelamento do depoimento do presidente para pressionar o Supremo
Josie Jeronimo, do R7 em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá passar de testemunha de defesa a réu no processo que investiga o esquema que ficou conhecido como Mensalão. Luiz Francisco Correa Barbosa, advogado de Roberto Jefferson, presidente do PTB, encaminhou nesta segunda-feira (19) ao STF (Supremo Tribunal Federal) e à 12ª Vara Federal de Brasília pedido de suspensão do depoimento por escrito que Lula faria como testemunha de Jefferson. O objetivo da defesa é pressionar o Supremo a analisar no plenário recurso que transforma o presidente Lula em réu. De acordo com o advogado de Roberto Jefferson, desde 2007 o relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, tem negado seguidamente a inclusão do presidente Lula como réu sem consultar os outros ministros. O então procurador-geral Antônio Fernando Souza não incluiu Lula na lista dos réus do mensalão, apresentada ao Supremo. Segundo Barbosa informou ao R7, o PTB vem argumentando que a participação de três ministros de Lula no esquema – José Dirceu (Casa Civil), Luiz Gushiken (Comunicação Estratégica) e Anderson Adauto (Transportes) – indica “co-participação” do presidente.

- Os ex-ministros são acusados de pagar mesada para que parlamentares votassem a favor de projetos do governo. Mas ministros não têm o poder de enviar projetos, então fica claro que há uma co-participação no caso. O cancelamento do testemunho de Lula prejudica a defesa dos réus e força o STF a decidir sobre a inclusão do presidente na lista dos réus. Como o recurso do PTB ainda não foi julgado pelo plenário, o presidente ficaria impedido de responder perguntas que pudessem incriminá-lo.

- Se os advogados formularem perguntas que incriminem o presidente, ele não é obrigado a responder. Não podemos receber o testemunho por escrito sem que o Supremo resolva se o Lula deve ser denunciado como réu no processo. O advogado sustenta que apesar de o procurador não ter denunciado o presidente, existe entendimento jurídico que concede aos juízes o poder de citar outros envolvidos em caso de irregularidade envolvendo dinheiro público quando o processo indicar uma situação mal explicada. O escândalo do mensalão explodiu em 2005 quando o então deputado Roberto Jefferson denunciou esquema de pagamento de mesadas no valor de R$ 30 mil para parlamentares votarem a favor de projetos do governo. Hoje, (20) a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, também indicada como testemunha de defesa de Jefferson, vai ser ouvida pela juíza da 12ª Vara Federal de Brasília, Pollyana Kelly Martins. O advogado de Roberto Jefferson não quis explicar como Dilma poderia contribuir para a defesa do parlamentar responsável pela denúncia do esquema do mensalão.

- Seria uma descortesia contra a testemunha.

O R7 entrou em contato com o chefe de gabinete de Joaquim Barbosa , mas de acordo com o assessor do ministro, os documentos enviados pelo advogado de Jefferson – aos quais o R7 teve acesso - não haviam chegado. A assessoria de Barbosa também alegou desconhecer pedidos do PTB para que Lula vire réu no processo do mensalão.

Fonte: R7

CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - 20 de Outubro de 2009

Bom Dia, amigos do Blog do Crato!

Hoje temos uma palestra importantíssima que acontecerá no Teatro Municipal Salviano Saraiva, quando o prefeito do Crato, Samuel Araripe falará sobre a queda de repasses do governo federal para os municípios, e o Crato é um dos municípios mais afetados. Na semana passada, por causa disso, foram exonerados mais de 150 funcionários públicos, e cortadas as gratificações de muitos outros. Segundo o prefeito, o estado é "calamitoso" para os municípios Brasileiros, que precisam dos repasses do governo federal para poderem crescer. Portanto, peço a todos que estão lendo essa mensagem, que não deixem de comparecer ao Teatro Municipal às 08:00 da manhã para essa importante reunião. A população e a imprensa está sendo convocada.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para hoje no Crato, é de dia com sol e algumas núvens. Não chove. Temperatura máxima de 30 graus e mínima de 17. Informa o Site Climatempo, um dos principais do Brasil em meteorologia.

ALMANAQUE

20 de outubro. Dia de Santa Maria Bertilla Boscardin

Uma simples camponesa pôde demonstrar, com suas atitudes diárias, que mesmo sem êxtases, sem milagres, sem grandes feitos, o ser humano traz em si a santidade e a marca de Deus em sua vida. Se vivermos com pureza e fé, a graça divina vai manifestar-se em cada detalhe da nossa vida. A prova disso foi a beatificação de irmã Maria Bertilla pelo papa Pio XII, em 1952, quando ele disse: "É uma humilde camponesa". Maria nasceu em 6 de outubro de 1888, na cidade de Vicenza, na Itália, e recebeu o nome de Ana Francisca no batismo. Os pais eram simples camponeses e sua infância transcorreu entre o estudo e os trabalhos do campo, rotina natural dos filhos e das filhas de agricultores dessa época. Aos dezessete anos, mudou o modo de encarar a vida e ingressou no Convento das irmãs Mestras de Santa Dorotéia dos Sagrados Corações, quando adotou o nome de Maria Bertilla. Paralelamente, estudou e diplomou-se como enfermeira, de modo que pôde tratar os doentes com ciência e fé, assistindo-os com carinho de irmã e mãe.

Teve uma existência de união com Deus no silêncio, no trabalho, na oração e na obediência. Isso se refletia na caridade com que se relacionava com todos: doentes, médicos e superiores. Mas era submetida a constantes humilhações por parte de uma superiora. Depois, foi enviada para trabalhar no hospital de Treviso, mais ao norte do país. Tinha apenas vinte e dois anos de idade quando, além de enfrentar a doença no próximo, teve que enfrentá-la em si mesma também. Logo foi operada de um tumor e, antes que pudesse recuperar-se totalmente, já estava aos pés dos seus doentes outra vez. As humilhações pessoais continuavam, agora associadas às dores físicas. Na época, estourou a Primeira Guerra Mundial: a cidade de Treviso ocupava uma posição militar estratégica, estando mais sujeita a bombardeios. Era uma situação que exigia dedicação em dobro de todos no hospital. Irmã Maria Bertilla surpreendeu com sua incansável disposição e solidariedade de religiosa e enfermeira no tratamento dos feridos de guerra.

Porém seu mal se agravou e, aos trinta e quatro anos, sofreu a segunda cirurgia, mas não resistiu e morreu, no dia 20 de outubro de 1922, no hospital de Treviso. O papa João XXIII canonizou-a em 1961. O culto em sua homenagem ocorre no dia de sua morte. Junto à sua sepultura, na Casa-mãe da Congregação em Vicenza, há sempre alguém rezando porque precisa da santa enfermeira para tratar de males diversos, e a ajuda, pela graça de Deus, sempre chega.

Eventos históricos

* 1097 - Primeira Cruzada: Cruzados chegam na cidade de Antioquia da Síria.
* 1876 - Início da construção do Porto Comercial da cidade da Horta (Açores).
* 1913 - Criação da Diocese de Ilhéus (Bahia - Brasil).
* 1926 - É registrada a passagem de um dos maiores furacões da história de Cuba.
* 1947 - Brasil rompe relações com a URSS.
* 1966 - Golpe Militar de 1964: é editado o AC 23 estabelecendo recesso parlamentar até 22 de novembro.
* 1970 - A Embratel e a Companhia Telefônica da Espanha assinam convênio para a implantação de um cabo telefônico submarino entre o Brasil e a Espanha.
* 1974 - A peça de teatro Calabar, de Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra, é probida pela Censura Federal.
* 1990 - Surgimento da MTV Brasil.
* 1991 - Ayrton Senna vence em Suzuka, Japão, o seu terceiro campeonato mundial de Fórmula 1.
* 2007 - A África do Sul vence a Copa do Mundo de Râguebi de 2007.

Nascimentos

* 1854 - Arthur Rimbaud, poeta francês (m. 1891)
* 1859 - John Dewey, filósofo norte-americano (m. 1952)
* 1874 - Charles Ives, compositor norte-americano (m. 1954)
* 1878 - Arthur Scherbius, engenheiro eletrônico alemão que inventou e patenteou a Máquina Enigma (m. 1929)
* 1891 - James Chadwick, físico britânico, Nobel de Física (m. 1974).
* 1905 - Frederic Dannay, escritor norte americano (m. 1982).
* 1975 - Nélson Pereira, goleiro português.
* 1976 - Nicola Legrottaglie, futebolista italiano.
* 1977 - Nick Hodgson, baterista e compositor da banda inglesa Kaiser Chiefs.
* 1984 - Florent Sinama-Pongolle, futebolista francês.
* 1986 - Diogo, futebolista brasileiro.

Falecimentos

* 1187 - Papa Urbano III
* 1570 - João de Barros, chamado o Tito Lívio Português, é geralmente considerado o primeiro grande historiador português (n. 1496)
* 1920 - Max Bruch, compositor alemão (n. 1838)
* 1984 - Carl Ferdinand Cori, bioquímico norte-americano, Nobel de Fisiologia/Medicina (n. 1896)
* 1984 - Paul Dirac, matemático e físico britânico (n. 1902)
* 1987 - Andrei Nikolaevich Kolmogorov, matemático russo (n. 1903)
* 1994 - Burt Lancaster, ator norte-americano (n. 1913)

Feriados e eventos cíclicos

* Dia do Profissional de Informática
* Dia do Arquivista
* Dia do Controlador de Tráfego Aéreo
* Dia do Poeta
* Dia Mundial da Osteoporose
* Mitologia gaulesa - Dia da Dama do Lago, que teria dado a espada excalibur para o Rei Arthur


HOJE NA HISTÓRIA

Em 1878, nascia Arthur Scherbius, engenheiro eletrônico alemão que inventou e patenteou a Máquina Enigma, uma das maiores invenções da história, e que garantiu que a Alemanha mantivesse o poder durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial. Sem a máquina Enigma, a Alemanha teria sido logo esmagada pelos aliados.

A Máquina ENIGMA

Enigma é o nome por que é conhecida uma máquina electro-mecânica de criptografia com rotores, utilizada tanto para criptografar como para descriptografar mensagens secretas, usada em várias formas na Europa a partir dos anos 1920. A sua fama vem de ter sido adaptada pela maior parte das forças militares alemãs a partir de cerca de 1930. A facilidade de uso e a suposta indecifrabilidade do código foram as principais razões para a sua popularidade. O código foi, no entanto, decifrado, e a informação contida nas mensagens que ele não protegeu é geralmente tida como responsável pelo fim da Segunda Guerra Mundial pelo menos um ano antes do que seria de prever.

História

A Enigma foi patenteada por Arthur Scherbius em 1918. Os primeiros modelos (Enigma modelo A) foram exibidos nos Congressos da União Postal Internacional de 1923 e 1924. Tratava-se de um modelo semelhante a uma máquina de escrever, com as medidas de 65x45x35 cm e pesando cerca de 50 kg. Três outras versões comerciais lhe seguem, e a Enigma-D torna-se o modelo mais divulgado após suscitar o interesse da marinha alemã em 1926. A marinha alemã interessou-se pela Enigma e comprou alguns exemplares, adaptando-as ao seu uso em 1926. Estas primeiras máquinas de uso militar denominavam-se Funkschlüssel C. Em 1928 o exército elaborou a sua própria versão - a Enigma G. A partir desse momento, o seu uso estende-se a toda a organização militar alemã e a uma grande parte da hierarquia nazi. A marinha chama a Enigma a máquina M.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as versões da Enigma são usadas por praticamente todas as comunicações rádio alemãs (e também as de outras potências do Eixo), tal como para as comunicações telegráficas. Mesmo os boletins meteorológicos são codificados com a Enigma. Os espanhóis (durante a guerra civil) e os italianos (durante a Segunda Guerra Mundial) utilizam uma das versões comerciais da máquina, inalterada, para as suas comunicações militares. Esta imprudência beneficia os Britânicos que fazem a criptanálise do código mais rapidamente. O código foi de facto quebrado em 1933 por matemáticos da Polónia (Marian Rejewski, Jerzy Różycki e Henryk Zygalski) com a ajuda de meios electromecânicos (as «bombas»). Um dos serviços secretos franceses consegue comprar a Hans-Thilo Schmidt, irmão do tenente-coronel Rudolf Schmidt que será em Maio e Junho de 1940 o superior direto do general Rommel, as chaves mensais da Enigma, que foram partilhadas com os polacos. Não bastava, no entanto, decifrar todas as comunicações secretas do inimigo: era necessário fazê-lo de forma a que ele o ignorasse. A destruição de cada navio alemão do qual a posição fosse conhecida era precedida do envio de um avião de reconhecimento que sobrevoava o local de forma que parecesse acidental. Este fazia-se ver com nitidez, e o ataque podia então ser feito sem alertar o estado-maior inimigo.

Funcionamento

Tal como outras máquinas com rotores, a Máquina Enigma é uma combinação de sistemas mecânicos e elétricos. O mecanismo consiste num teclado, num conjunto de discos rotativos chamados rotores, dispostos em fila; e de um mecanismo de avanço que faz andar alguns rotores uma posição quando uma tecla é pressionada. O mecanismo varia entre diversas versões da máquina, mas o mais comum é o rotor colocado à direita avançar uma posição com cada tecla premida, e ocasionalmente despoletar o movimento rotativo dos restantes rotores, à sua esquerda, à semelhança do mecanismo conta-quilómetros de um automóvel. O movimento contínuo dos rotores provoca diferentes combinações na criptografia.

Cifrar um texto

A parte mecânica funciona de modo a variar um circuito elétrico que efetua a cifra de cada letra premida no teclado. Ao premir uma tecla, o circuito completa-se: a corrente elétrica flui pelos diversos componentes (pela ordem teclado, conexões para câmbio de codificação, rotores, rotor-espelho, rotores pela ordem inversa e placa de luzes). A luz que no fim do processo se acende codifica a letra premida no teclado. Por exemplo, ao codificar a mensagem RET..., o operador primeiro tecla em R, acende-se uma luz (por exemplo, T - que será a primeira letra da cifra resultante. O operador prossegue teclando E, acende-se outra luz, e assim sucessivamente.

Decifrar um texto

Os rotores (também chamados rodas ou tambores — Walzen em alemão) são o coração da máquina Enigma. Com aproximadamente 10 cm de diâmetro, cada um é um disco feito de borracha dura ou baquelite com uma série de pinos de metal salientes dispostos em círculo num dos lados; no outro lado situa-se uma série de contactos eléctricos. Os pinos e os contactos eléctricos representam o alfabeto — tipicamente as 26 letras de A até Z. Quando colocados lado-a-lado, os pinos de um rotor tocam nos contactos do rotor vizinho, formando um circuito eléctrico. No interior de cada rotor, um conjunto de 26 fios eléctricos liga cada pino de um lado a um contacto eléctrico do outro segundo um padrão fixo complexo. Cada rotor tem um esquema destes diferente. Apenas por si próprio, um rotor não permite fazer mais que uma criptografia simples: uma cifra de substituição. Por exemplo, o pino correspondente à letra E pode ser ligado ao contacto para a letra T no lado oposto. A complexidade resulta do uso de vários rotores em sequência (habitualmente três ou mais) e no movimento regular dos rotores. Isto leva a uma critografia muito mais complexa e robusta.

Fontes: Climatempo, Edições paulinas, 10emTudo, Wikipedia

Pensamentos do Dia - 20 de Outubro de 2009



"É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação."

Friedrich Nietzsche

"No adultério há pelo menos três pessoas que se enganam."

Carlos Drummond de Andrade

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

Albert Einstein

"A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser."

Sócrates

"A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas."

Sigmund Freud

Foto Ilustrativa: Foto do Cristo-Rei em Crato - Por: Pachelly Jamacaru

Dihelson Mendonça entrevista Abidoral Jamacaru para o programa CAFÉ BRASIL.


No ano passado, entrevistamos este grande Ícone da cultura caririense. Poeta e compositor Cratense Abidoral jamacaru, fala sobre a sua carreira, seus grandes sucessos, e as tendências da cultura e das artes no cariri. Também discute o eterno problema das secretarias de culturas dos municípios, vontade política, e a realidade cultural da cidade de Crato e do Cariri em geral. Entre um tema e outro, Abidoral executa apenas com sua voz e o violão, músicas já consagradas por seu público. Vale a pena conhecer o pensamento de Abidoral jamacaru.



Clique no player abaixo:


O Côco do Cabra Broco, o Côco do Cabra Môco !

Este coco, letra e música de Abidoral Jamacaru, é muito elogiado pelo público e crítica. Segundo alguns, resume o antigo e o moderno. Segundo o poeta, músico e pensador Ulisses Germano, depois do Côco de Abidoral, pouco há para se fazer, em termos de surrealismo. Abidoral, na verdade, condensou nesta letra, com grande inteligência, a herança deixada pelos grandes emboladores de côco e as tendências modernas.

Cantiga de côco pra Azuleita e Asa Branca

Eu canto um coco que penetra bem no ôco
do côco do cabra brôco
do côco do cabra môco!

Eu rimo a lua que clareia minha rua
se quiser, rimo com a sua
ou devolvo a rima à lua

De madrugada, rimo à beira da calçada
rimo chão, xote e chapada
rimo chá chama e chumbada

E rimo céu com Isabel com véu e mel
que confusão, meu deus do céu
parece a torre de babel

E quando esquento
eu rimo tanto que invento
de rimar, rima com o vento,
de rimar ponto e acento.

E rimo tanto,
que rimo com riso e pranto
pois a rima é um encanto
que sofrer na rima é canto

Eu rimo mais,
eu rimo guerra, eu rimo paz
se tiver tregua tanto faz
abrindo a boca, a rima cai

E rimo o dia, rimo à tarde e rimo à noite
rimo forte como o coice
rimo em corte como foice

E rimo a rima
com a rima de outra rima
que de tanto rima-rima, rimei outra nova rima

E rimo céu com Isabel com véu e méu
que confusão, meu deus do céu...
parece a torre de babel

Reportagem: Dihelson Mendonça

Rio de Janeiro 40 graus

O ocorrido no Rio de Janeiro foi um choque de realidade poucos dias depois que o Presidente Lula declarou que o Brasil havia passado à condição de país de primeira classe. O conflito se deu na cidade das Olimpíadas, o evento que, para Lula, nos havia concedido o passaporte para ingressar no mundo desenvolvido.

Infelizmente, o mundo, o desenvolvido e o nem tanto, agora nos assiste da maneira que não gostaríamos. No resto do planeta, helicóptero da polícia metralhado e derrubado é coisa de filme. O morro do Macaco não é ficção. Chocantes as imagens da aeronave em chamas ainda no ar. Como escreveu Josias de Souza, "há poucos dias, os mandarins do Estado & Presidente, Ministros, Governador, Prefeito... — fizeram soar a lira do Rio olímpico. A marginália dos morros informa que, sob os acordes da orquestra de Nero, a cidade continua ardendo. A melodia era bonita. Mas os traficantes, ignorantes musicais, não entenderam os artistas. O único som que lhes afaga os tímpanos é o barulho do arsenal". A realidade se impõe. Não há lugar na primeira classe para um país com os nossos índices de violência.

Coluna Política de Fabio Campos. Jornal O POVO, data de hoje.

FÉ , A ÚNICA ARMA CONTRA O CRIME... - Por: George Macário


O CRIME VIROU ROTINA?
( dos idos 2007 ... )

A escalada da Violência alcançou o cume da intolerância em todas as Regiões do País. O Estado Brasileiro perdeu o controle de todos os seus mecanismos para o enfrentamento ao Crime e, o que é pior, o Cidadão se tornou refém do MEDO, passando a ser aprisionado dentro de sua própria casa, que também já não é um refúgio seguro, uma vez que, para a atuação dos criminosos, não existem limites físicos e nem virtuais, na execução de suas ações, cada vez mais audaciosas e freqüentes. Os casos estarrecedores já não são mais exclusivos da Tela de TV ou do Rádio, noticiando o Plantão Policial. Estamos presenciando crimes que ocorrem no nosso dia-a-dia, com uma temerosa naturalidade e acomodação das pessoas. O que está havendo afinal? Será que vamos deixar o CRIME virar rotina? Como se os ilícitos fossem simples ocorrências sem maiores conseqüências? Será que os criminosos vão conseguir atuar como quem age dentro da legalidade? A quem recorrer? Em quem confiar? Será que estamos perdendo a capacidade de nos indignar?

Não! Mil vezes não! Reconheço a minha, a sua, a nossa indignação que anda bastante amarfanhada por causa do sentimento de completa impotência, contra todo este estado de ausência do Estado e de falta explícita de Governo.

A Sociedade Brasileira vive um clima “camuflado” de Guerra Civil. Os números não mentem jamais. É preciso assumir esta condição de beligerância a que estamos submetidos, declarada por um “Governo Paralelo”, que aparenta mais organizado e mais competente do que o Poder Constituído e Constitucionalizado. O CAOS instalado no Rio de Janeiro e São Paulo, considerando que tudo vai continuar piorando, deverá, sem sombra de dúvidas, se ramificar por todos o País, a exemplo do Seqüestro Relâmpago e da Extorsão pelo Celular, entre outras práticas criminosas. Caso não ocorram as urgentes mudanças na Carta Magna, e, uma delas, seria o direcionamento das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), para atuarem no combate à criminalidade, saindo do enquartelamento inútil e oneroso para a Nação.

O Cariri, em todas as suas cidades, inclusive, o Crato com casos escabrosos, vive o mesmo drama nacional, de falta de Segurança, de ausência de Governo e de descaso com o Povo. Estamos entregues à própria sorte.
Para não ser um tanto quanto pessimista, só nos resta apelar para a proteção Divina. Somente a FÉ pode nos salvar da sanha dos criminosos e do trajeto de uma Bala Perdida. Que Deus tenha piedade de todos nós.

FÉ, A ÚNICA "ARMA”CONTRA O CRIME.

GEORGE MACÁRIO - EDITOR
(Matéria publicada em 2007 no Blog "O Democrato" de George Macário ).

Notícias do Crato para o Dia 20 de Outubro de 2009




Homenagem ao Dia do Médico

A Secretária de Saúde do Crato, Nizete Tavares, homenageia o Dia do Médico, que transcorreu no último dia 18 de outubro. Esse profissional dedicado à vida, que ao longo de sua trajetória se entrega a difícil tarefa de cuidar do ser humano nos momentos mais difíceis. Mas são também esses profissionais que levam o conselho, a orientação e a prevenção e auxiliam no cumprimento de uma missão da mais alta importância, que vem beneficiar diretamente a sociedade. O reconhecimento dos que fazem a saúde do Crato se dá pela relevante atividade desses profissionais. São eles que fazem a diferença no aspecto qualitativo da saúde da população. A todos os médicos os nossos parabéns pelo seu dia. Por Nizete tavares, secretária de Saúde de Crato.

Secretario de Desenvolvimento Econômico fala sobre o projeto do Shopping Popular do Crato

Em entrevista concedida por telefone a TV Verdes Mares Cariri, o secretário de Desenvolvimento econômico, Duda Alencar falou a respeito do projeto de construção do Shopping Popular do Crato, que será erguido no mesmo local onde funciona hoje o camelódromo, no Centro da cidade que abriga boxes e restaurantes, sem as mínimas condições de saneamento e segurança. O Shopping Popular do Crato solucionará, de forma eficiente e definitiva, todos os problemas que aquele local enfrenta atualmente. Duda ressaltou ainda que o projeto encontra-se a espera da liberação de recursos por parte do Banco do Nordeste, que já se comprometeu a financiar o novo empreendimento. “Será um local apropriado com todas as condições de higiene e segurança” ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Crato Duda Alencar.

Governo do Crato realiza amanhã a 4ª Conferência Municipal das Cidades

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano – SEMAC realiza amanhã, quarta-feira, dia 21, a 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES. O evento será realizado no Teatro Salviano Arraes Saraiva, as 8 horas. Na ocasião, serão tratados assuntos relativos aos avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano e serão eleitos os representantes da nossa cidade para a Conferência Estadual das Cidades. A programação da conferencia contará com a Palestra: “Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social” , proferida pelo Arquiteto e Urbanista Dr. Luciano Guimarães, Apresentação do Regimento, Divisão dos Grupos por Eixos Temáticos e Formulação de Propostas, Apresentação em Plenária das Sínteses dos Grupos, Eleição dos Delegados para a 4ª Conferência Estadual.

Reunião para o CADASTUR do Crato será realizada na CDL

Com a finalidade de trabalhar pela qualidade no atendimento ao turista, principalmente no que se relaciona a legalidade das atividades dos Prestadores de Serviços Turísticos, nos diversos municípios do Estado, será realizada no próximo dia 22, na CDL de Crato, às 19 horas, reunião para conscientizar sobre a importância e os benefícios do Programa de Qualificação dos Serviços Turísticos – CADASTUR, que tem como órgão delegado responsável do Ministério do Turismo – Mtur, a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará. Em seguida, será realizada visita aos diversos empreendimentos turísticos do município, entre eles os Meios de Hospedagem/Agências de Viagens e Restaurantes e Bares de Crato, para que possam se cadastrar junto ao Ministério do Turismo. As visitas serão feitas pelo técnico da Setur, Julio Zamith.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Vale anuncia investimentos de US$ 12 bilhões para 2010



São Paulo - O presidente da mineradora Vale, Roger Agnelli, anunciou hoje (19), em São Paulo, um plano de investimentos de US$ 12,9 bilhões para 2010. Segundo ele, 51% desse montante será destinado à exploração de minério de ferro e à expansão da capacidade logística. A América do Sul e a África concentrarão 80% desses recursos. O plano foi apresentado após reunião de Agnelli com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, o executivo disse ter apresentado os mesmos dados mostrados à imprensa. Agnellli disse que o orçamento destinado para a expansão dos negócios no próximo ano é o maior possível dentro da capacidade da companhia. “Com esse volume de investimento, estamos operando no limite da capacidade que a empresa tem.”

Em resposta às perguntas em relação as cobranças públicas do presidente Lula para que a Vale agregasse valor a sua produção, Agnelli defendeu a atividade. “A mineração é a parte da cadeia produtiva que mais agrega valor. Tira de uma montanha uma coisa que não vale nada, aplica tecnologia e capital para poder transformar isso em algo que seja vendável.” Para o presidente da Vale, a produção de aço não é um mercado com potencial internacional devido às barreiras protecionistas existentes em diversos países.

Fonte: Agência Brasil

Causos da vida: Jogos Olímpicos do Rio terá uma nova modalidade esportiva de ação: tiro ao alvo em helicóptero da polícia

Um novo esporte no Brasil...



Por: Tiago Viana - Do Blog Rastreadores de Impurezas

Em ato concorrido, Roberto Smith recebe cidadania cearense

Presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith recebe cidadania Cearense

Numa solenidade das mais concorridas, o presidente do Banco do Nordeste do Brasil , Roberto Smith, recebeu, nesta noite de segunda-feira, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Cearense. A homenagem foi uma iniciativa do deputado petista Dedé Teixeira. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, Domingos Filho (PDB), e contou a presença do secretário Mauro Filho (Fazenda) representando o governador Cid Gomes, enquanto o secretário do Planejamento de Fortaleza, Alfredo Pessoa, representou a prefeita Luizianne Lins. Anmbos são economistas como o paulista Smith, que fez discurso de amor e agradecimento ao Estado que o acolheu em 1977.

Parlamentares federais como Eudes Xavier e José Nobre Guimarães também prestigiaram o ato. Dona Wânia Dummar, que coordena a Comissão de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), representou essa entidade empresarial.

Fonte: Eliomar de Lima

Aurora, uma janela para o céu - Por Luiz Domingos de Luna



Pedi permissão ao tempo
Nas asas do pensamento
Voando vai minha ilusão
Pelos caminhos obscuros

Da minha história esquecida
Momentos de vida vivida
Na mais linda sedução,
Pois ainda em tenra idade {...}

Deixei minha cidade na construção do meu futuro,
Sonhei, lutei, na selva humana,
ganhei o meu troféu de herói,
construí minha cabana tenho o meu transporte
meu trabalho é o suporte da minha vitória suada,

Neste país eu andei, ralar como eu ralei, lutar como eu lutei dia e noite, noite e dia, busquei no íntimo de minha alma, a estabilidade sonhada
Na poeira de uma estrada que ainda hoje percorro.
Hoje vivo nas metrópoles, nos mais diversos lugares,

Adquiri meu espaço com a força da determinação do aço,
Já me vi em pedaços, mas hoje a minha força é a vitória do que faço.
Consegui o que queria numa luta bem renhida,
Luta que se renova no amanhecer a cada dia.

Sou um aurorense firme, tenho a minha própria história
Na janela da memória vivo a minha própria emoção
Em ver minha querida cidade respirar o hálito oxigenado,
Que ao mundo me trouxe à luz, na grandeza do momento, ··Em meu apartamento a lembrança me seduz,
Do rio salgado, as cachoeiras, na beleza de nossa feira,
Do caldo de cana ao aluar, da tapioca ao beiju
Do melaço da rapadura ao canto do sabiá,

Naquelas noites estreladas os fogos, reisado,
O apito do trem, as missas bem demoradas,
As renovações bem tiradas, as serenatas cantadas.
De manhã a passarada num canto de louvação.

Àquelas horas batidas no sino bem compassado, era sinal de finados,
Ou o repique tocado de um anjinho que ao céu subiu,
Todos para a ABA numa inocência fecunda
Tinha quadrilha, arrasta pé, ao som de uma vitrola, era uma festa junina,

Tinha bandeira, tinha roça, tinha quermesse, e quadrilha, broa de milho, quebra-queixo, pão de ló, tinha desfile.
Nesta janela, eu vivo o tempo que não passou, pois ser aurorense é preservar a sua história.

Guardar no canto da memória o seu lindo e singelo amor,
Um amor a toda hora, que em todos nós aflora o cheiro forte e polido.

Por: Por Luiz Domingos de Luna ( Via Beto Fernandes )

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30