ALMANAQUE8 de outubro. Dia de São João Calábria.
João Orestes Maria Calábria, seu nome de batismo, nasceu em 8 de outubro de 1873, em Verona, Itália, sétimo filho de uma família cristã muito humilde. O pai, Luís, era sapateiro e a mãe, Ângela, uma empregada doméstica e cristã exemplar. Desde pequeno, João teve uma saúde frágil, agravada ainda pela grande fome que atingira a região do Vêneto, norte da Itália, em sua infância, deixando-o subnutrido.
Quando o pai faleceu, teve de interromper o quarto ano do ensino básico para trabalhar como garçom. Com a ajuda de padres amigos da família, começou a estudar para entrar no seminário e, em 1892, conseguiu ingressar no de Verona. Muito preocupado com os necessitados, desde o início teve a preocupação de visitar os doentes, mas desdobrava-se na catequese das crianças abandonadas, suas prediletas. Em 1894, foi chamado para o serviço militar. Esta fase, segundo seus orientadores, seria interessante para colocar à prova sua verdadeira vocação sacerdotal. Logo foi escalado para a enfermaria do hospital militar, onde se dedicou de corpo e alma a cuidar dos enfermos. Após dois anos, retornou ao seminário, onde foi aprovado como noviço. Mas o seminarista Calábria nunca mais deixaria de visitar o hospital militar. Em 1901, recebeu sua ordenação sacerdotal.
Designado para o ministério na diocese de Verona, deixou sua marca de bom pastor em várias paróquias onde atuou. Em 1907, foi nomeado vigário da Reitoria de São Benedito ao Monte. Lá, devido à sua especial atenção para com as crianças abandonadas, criou, no mesmo ano, uma casa de acolhida para elas, chamada "Casa dei Buoni Fanciulli", isto é, "Casa dos Bons Meninos", cuja sede depois foi transferida para a próxima cidade de São Zeno, onde hoje está a Casa-mãe. Em breve, os lares para as crianças abandonadas foram se estendendo por toda a Itália.
Em decorrência dessa obra, ele acabou fundando também duas congregações religiosas. Primeiro a masculina: dos Pobres Servos da Divina Providência; logo depois o ramo feminino: das Pobres Servas da Divina Providência. A orientação básica que o fundador costumava repetir aos seus religiosos, colaboradores leigos e aos jovens dos lares que criou era muito simples, como foi toda a sua vida: "Sejam evangelhos viventes". Com isso lhes pedia para encontrarem o amor de Deus vendo o irmão necessitado como a única fonte para poder sentir e demonstrar a verdadeira Paixão de Jesus Cristo pela humanidade. João Calábria faleceu no dia 4 de dezembro de 1954, na Casa-mãe de suas obras, em São Zeno. O papa Pio XII, que na ocasião também estava doente, quando recebeu a notícia da morte de padre Calábria, cuja vida acompanhou e admirava, assim o definiu: era um "campeão de evangélica caridade".
Canonizado pelo papa João Paulo II em 1999, a data comemorativa oficial da memória de são João Calábria ocorre no dia 8 de outubro, em vez de 4 de dezembro, por uma especial autorização concedida, a pedido das congregações, pela Santa Sé. Expandidas por toda a Itália, atravessaram oceanos, estabelecendo-se no Uruguai, Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, Angola, Filipinas, Índia, Rússia, Romênia e Quênia. Além disso, floresceu um ramo na América Latina: as Irmãs Missionárias dos Pobres, dando vigor e continuidade à obra do santo fundador.
Eventos históricos:* 1582 - Por causa da implementação do Calendário Gregoriano esse dia não existe na Espanha, na Itália, na Polônia, e em Portugal.
* 1862 - Guerra Civil Americana: Batalha de Chattanooga
* 1871 - Ocorre o grande incêndio de Chicago
* 1906 - Realizado a primeira navegação de um barco à vapor pelo Rio Paraná.
* 1912 - É fundado o Royal Flying Corps (Força Aérea) em Inglaterra.
* 1939 - Segunda Guerra Mundial: Alemanha anexa Polônia Ocidental.
* 1965 - Golpe Militar de 1964: Lacerda, na televisão, chama Castelo Branco de traidor da revolução, rompe com o governo e renuncia à sua candidatura.
* 1967- Che Guevara é capturado na Bolívia
* 1993 - Toni Morrison torna-se a primeira afro-americana a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura
Nascimentos:* 1799 - Evaristo da Veiga, poeta, jornalista, político e livreiro brasileiro, membro da ABL e autor do Hino à Independência (m. 1837).
* 1863 - Catulo da Paixão Cearense, músico e poeta brasileiro (m. 1946).
* 1895 - Juan Domingo Perón, militar e presidente argentino (m. 1974).
* 1920 - Frank Herbert, escritor estadunidense (m. 1986).
* 1929 - Didi, ex-futebolista e treinador brasileiro de futebol (m. 2001).
* 1930 - Toru Takemitsu, compositor japonês (m. 1996).
* 1949 - Sigourney Weaver, atriz norte-americana.
* 1956 - Stephanie Zimbalist, atriz norte-americana.
* 1957 - Guilherme Karam, ator brasileiro.
* 1963 - João Baião, apresentador e ator português.
* 1970 - Matt Damon, ator norte-americano.
* 1979 - Kristanna Loken, atriz norte-americana.
Falecimentos:* 1754 - Henry Fielding, escritor de novelas e teatro inglês (n. 1707);
* 1803 - Vittorio Alfieri, escritor italiano; (n. 1749);
* 1869 - Franklin Pierce, presidente norte-americano (n. 1804);
* 1999 - Zezé Macedo, atriz brasileira (n. 1916);
* 2004 - Jacques Derrida, filósofo francês (n. 1930);
* 2005 - Fernando Bonini, desenhista brasileiro de histórias em quadrinhos Disney.
* 2008 - Francisco Jesuíno Avanzi, o Chicão, ex-jogador de futebol brasileiro. (n. 1949)
Feriados e eventos cíclicos:
* Dia da Independência da Croácia
* Dia do Nordestino
* Dia de Santa Pelágia, a Penitente
* Mitologia grega: Festival de Vitória, deusa do triunfo e da glória
* Dia Mundial dos Cuidados Paliativos
* Brasil - Dia nacional do combate a Cartéis
HOJE NA HISTÓRIAHoje é Dia do Nordestino
A região Nordeste é uma região do Brasil com 1 558 196 km² de área e 53 591 197 habitantes. A região Nordeste é um pouco menor que o estado do Amazonas, que possui 1 570 745,680 km², e é a terceira região em área. Possui 30 998 109 eleitores (IBGE/2002), o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás apenas da região Sudeste do Brasil. É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe. O Nordeste é habitado desde a Pré-História pelos povos indígenas do Brasil, que no início da colonização realizavam trocas comerciais com europeus, na forma de extração do pau-brasil em troca de outros itens. Mas foi ao longo do período de colonização que eles foram sendo incorporados ao domínio europeu ou eliminados, devido às constantes disputas contra os senhores de engenhos.
A região foi o palco do descobrimento durante o século XVI. Portugueses chegaram em uma expedição no dia 22 de abril de 1500, liderados por Pedro Álvares Cabral, na atual cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia. Foi no litoral nordestino que se deu início a primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil. Países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, realizavam constantes ataques ao litoral com o objetivo de contrabandear madeira para a Europa. Entre 1630 e 1654, a região foi dominada por neerlandeses e foi uma colônia da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos (hoje Países Baixos), sendo chamada de Nova Holanda, além de ter sido conquistada em parte pela França na chamada França Equinocial. Durante o período colonial, no século XVI, a resistência quilombola se iniciou no Brasil, com a fuga de escravos para o Quilombo dos Palmares, na região da serra da Barriga, atual território de Alagoas. Nos vários mocambos palmarinos chegaram a reunir-se mais de vinte mil pessoas. Em 1694 o Macaco, "capital" de Palmares, foi tomado e destruído e Zumbi dos Palmares foi capturado e teve sua cabeça degolada e exposta em praça pública no Recife. A cidade de Salvador foi a primeira sede do governo-geral no Brasil, pois estava estrategicamente localizada em um ponto médio do litoral. O governo-geral foi uma tentativa de centralização do poder para auxiliar as capitanias, que estavam passando por um momento de crise. A atividade açucareira é até hoje a principal atividade agrícola da região.
Geografia
A área do Nordeste brasileiro é de aproximadamente 1 558 196 km², equivalente a 18% do território nacional e é a região que possui a maior costa litorânea. A região possui os estados com a maior e a menor costa litorânea, respectivamente Bahia, com 932 km de litoral e Piauí, com 60 km de litoral. A região toda possui 3338 km de praias.
Está situado entre os paralelos de 01° 02' 30" de latitude norte e 18° 20' 07" de latitude sul e entre os meridianos de 34° 47' 30" e 48° 45' 24" a oeste do meridiano de Greenwich. Limita-se a norte e a leste com o oceano Atlântico, ao sul com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e a oeste com os estados do Pará, Tocantins e Goiás.
RelevoUma das características do relevo nordestino é a existência de dois antigos e extensos planaltos, o Borborema e a bacia do rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina e a Araripe. Entre essas regiões ficam algumas depressões, nas quais está localizado o sertão, região de clima semi-árido.
Segundo o professor Jurandyr Ross, que com sua equipe compilou informações do Projeto Radam (Radar da Amazônia) e mostrou uma divisão do relevo brasileiro mais rica e subdivida em 28 unidades, no Nordeste ficam localizados os já citados planalto da Borborema e planaltos e chapadas da bacia do rio Parnaíba, a depressão Sertaneja-São Francisco e parte dos planaltos e serras do leste-sudeste, além das planícies e tabuleiros litorâneos.
ClimaA região Nordeste do Brasil apresenta temperaturas cuja média anual varia de 20° a 28° C. Nas áreas situadas acima de 200 metros e no litoral oriental as temperaturas variam de 24° a 26°C. As médias anuais inferiores a 20°C encontram-se nas áreas mais elevadas da chapada Diamantina e do planalto da Borborema. O índice de precipitação anual varia de 300 a 2000 mm. Três dos quatro tipos de climas que existem no Brasil estão presentes no Nordeste; são eles:
* Clima Equatorial Úmido: presente em uma pequena parte do estado do Maranhão, na divisa com o Pará;
* Clima Litorâneo Úmido: presente do litoral da Bahia ao do Rio Grande do Norte;
* Clima Tropical: presente nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí;
* Clima Tropical Semiárido: presente em todo o sertão nordestino.
Fontes: Climatempo, 10emTudo, Edições Paulinas, Wikipedia - Foto: portalunep.com.br