xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/10/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 outubro 2009

07 de Outubro-BLOGmusical:Curiosidades do Mundo da Música!-Por:Wilson Bernardo.

07 de Outubro Nasce em Salvador(BA),em 1911,o cantor e compositor Erasmo Silva,que formou com Wilson Batista a dupla Verde e Amarelo.
Morre no Rio de Janeiro,em 2003,aos 77anos,o jornalista e pesquisador Ary Vasconcelos. Trabalhou em quase todos os jornais e revistas do Rio e escreveu livros contando a história da MPB.
Wilson Bernardo(Texto &Fotoartgrafia sobre foto do compositor e cantor Flávio Leandro)

CRATO - Histórias e Estórias do Crato de Antigamente - Por: Ivens Roberto de Araújo Mourão



O Sr. Zuza, acima, deixou uma marca indelével no meu braço. A cicatriz da vacina contra varíola...


O OCULISTA


A farmácia do Sr. Teófilo era um ponto de reunião da cidade, de onde todas as novidades se difundiam. Chegou ao Crato um novo médico, Dr. José Furtado Filho, com a especialidade de oculista. Logo foi levado à farmácia, para ser apresentado ao Sr. Teófilo, bem como a outras pessoas importantes da cidade que ali se reuniam. O farmacêutico teceu os maiores elogios ao médico, deu-lhe as boas vindas, pois a cidade estava precisando de um médico com essa especialidade etc. Fez até a encenação teatral de chegar até a porta da farmácia e, em voz alta, voltado para a rua, bradar:

- “Parabéns Crato!!! Agora tens um médico oculista!!!”

Mal o médico deu as costas, virou-se para seu auxiliar e ordenou:
- “Chega Siqueirinha, vai depressa cortar vara de marmeleiro. Nós vamos ganhar dinheiro, vendendo bengala pra cego....”

O TRATO

Ao final do expediente diário, o Sr. Teófilo, juntamente com o Xenofonte, seu funcionário, fechava o “caixa” que, na verdade, era uma gaveta e recolhia o apurado. Na manhã seguinte o Xenofonte ou um segundo funcionário abria a farmácia. Aconteceu, num determinado dia, do Sr. Teófilo chegar primeiro que todos os funcionários. Ele mesmo abriu a farmácia. Por coincidência, um freguês que estava à espera comprou um produto. O Sr. Teófilo recolheu o patacão na gaveta. Logo em seguida chegou o segundo funcionário e encontrou a farmácia aberta e o Sr. Teófilo trabalhando no laboratório, aviando umas receitas. Nesse ínterim entrou um novo cliente e comprou um medicamento. Quando esse funcionário foi guardar o dinheiro, encontrou um patacão. Então pensou que ficara esquecido. Não teve dúvidas, embolsou o dinheiro. Pouco depois chegou o Xenofonte e se explicou sobre o motivo do atraso. Chegou um novo cliente e desta vez foi atendido pelo Sr. Teófilo. Ao abrir a gaveta para passar o troco, percebeu a falta do patacão. Não teve dúvidas. Chamou o funcionário à parte e disse-lhe:

- “Vamos fazer um negócio. Toda venda que eu fizer o dinheiro é meu. A que você fizer, pode roubar. Assim, devolva o meu patacão.”


A MERENDA

No Crato morava uma parenta nossa (minha e do Luís) que tinha uma mania exacerbada de economia. Ela era descendente do primeiro Mourão cearense, como eu (Alexandre da Silva Mourão I). Em tudo ela primava pela redução de despesas, principalmente com alimentação. As estórias de economia são várias. Acredito que essa sua mania de economia com alimentação provinha de algum trauma de infância. Uma irmã dela, que vivia na sua cidade de origem, produzia hóstias para a Igreja. Ensinava bordado a um grupo de moças, não esquecendo de recomendar sempre:

- “Tragam merenda, senão vão comer restos de hóstia”.

O mais interessante é que não havia a menor necessidade da prática excessiva de tais economias por parte dela. O esposo tinha uma situação financeira excelente, porém, dentro do seu espírito bonachão, não a impedia de agir daquela maneira. Por trás, dava sempre um jeito de diminuir as conseqüências daquela restrição alimentar. Reconhecia as inúmeras qualidades da esposa, como mãe, companheira, pessoa extremamente caridosa e solidária. Enfim, uma pessoa boníssima, a não ser por este pequeno problema. O prato do almoço era o famoso PF. Assim, podia controlar a quantidade, evitando os excessos. Nesta hora, sempre dizia:

- “Tá na hora da divisãosinha”.


O queijo do baião de dois não era em pedaços. Ela apenas espalhava um pouco de queijo ralado. Esta divisãosinha significava um regime alimentar drástico. Os filhos, todos em fase de crescimento, geralmente iam completar o almoço no Quiosque do Sr. Anfrísio, na praça Francisco Sá, ou no Bar Social do Sr. Chiquinho, com o beneplácito do pai. Mas, sejamos justos, segundo testemunha o Luís. Ela era farta na sobremesa e nas merendas. Tanto assim, que o Luís procurava estar sempre presente nestas horas (morava vizinho). Mandava comprar um cento de macaúbas, que custava frações de tostão, e colocava numa enorme cuia, que vivia sob a mesa do almoço. Todos podiam comer macaúba à vontade. O que se ouvia então era o barulho característico do quebrar das cascas das macaúbas, nos portais daquela residência cratense. Era uma festa!

Bar Social onde o almoço era complementado...


MEIO QUILO

Até o início da década de cinqüenta era raríssima a família que possuía uma geladeira em casa. No Crato, então, contavam-se nos dedos de uma mão quem dispunha desse avanço tecnológico. Sendo assim, os alimentos perecíveis tinham que ser comprados diariamente e apenas nas quantidades necessárias para o consumo. Portanto, todas as manhãs alguém da família era escalado para ir ao mercado comprar carne e verduras para o uso diário. A responsabilidade de fazer essas compras na casa dessa nossa parenta, do Luís, e do meu pai (Alexandre Sauly Mourão), era de um empregado do meu avô, Sr. José Pereira. “Seu Zé”, como todos o chamavam. Era uma pessoa muita inteligente, perspicaz e bastante observadora. Lá em casa ele sempre comentava, rindo, as encomendas da nossa parenta, muito menores que a do meu avô e as lá de casa. No entanto, ela gostava de manter privacidade sobre o excessivo zelo financeiro com relação à alimentação. Assim, quando ia passar para o “Seu Zé” a encomenda do dia, se estava presente alguém estranho à família, recomendava:

- “Sr. Zé, hoje só basta meio quilo de carne”...


O TOSTÃO

Na contabilidade desta querida senhora, um ovo para uma criança era desperdício. Como a família era numerosa e, muitas vezes hospedavam primos, um ovo sempre dava para mais de uma pessoa. Às vezes para quatro! A quantidade de ovo a comprar sempre dependia da cotação. Caso o preço fosse de dois ovos por quinhentos reis, “Seu Zé” tinha autorização de comprar dois ovos. Mas se estivesse custando três tostões, bastava comprar um.

A MANTEIGA

Essa mesma parenta econômica tinha uma preferência e um cuidado todo especial com uma sua filha. Para ela eram reservadas certas regalias. Uma delas era uma manteiga de melhor qualidade, sempre guardada no guarda-roupa!. Para tanto, era comprada a marca mais famosa e mais cara: a Lírio. Ao abrir a lata, um papel isolava a tampa da manteiga. Ao retirá-lo vinha grudada uma porção do produto, que era aproveitado com papel e tudo e jogado na panela do feijão, para temperá-lo. A mesma coisa ela fazia com o toucinho: colocava no feijão para aproveitar o sal. Quando recebia alguma visita que merecia comer o pão com manteiga de melhor qualidade ordenava à sua auxiliar apanhar no guarda-roupa:

- “Ô menina, traz aí a manteiga da minha filhinha”!


RESERVA DE ÁGUA

O impacto do choque de um meteoro com a Terra (como o que provocou a extinção dos dinossauros), ou o deslocamento das placas continentais sempre provocaram movimentos violentos na crosta terrestre. A região do Cariri, no Ceará, também sofreu abalos sísmicos há milhões de anos. Houve uma violenta fratura na crosta, ocorrendo um cisalhamento e uma brusca elevação de uma parte do solo, fazendo surgir a chamada Serra do Araripe. Serve de fronteira entre os Estados do Ceará e Pernambuco. Tem uma extensão de 180 km, uma largura média de 20 km e uma altitude em torno de mil metros. Este brusco movimento fez secar lagos ou extensões do mar, deixando milhares de peixes debatendo-se na lama, vindo a formar os depósitos de fósseis que deram fama internacional à Região, pela riqueza de material para pesquisa geológica.

Esta aparente catástrofe foi, na verdade, uma benção da natureza para a região. O material elevado, constituído de sedimentos totalmente permeáveis, passou a ser um grande reservatório de água, funcionando como uma verdadeira esponja. Toda esta “esponja”, com espessura de cerca de 400 m, repousa numa camada impermeável. Por um outro capricho da natureza, esta camada impermeável tem uma inclinação voltada para o lado cearense. Isto faz com que mine água dessa “esponja”, formando o fertilíssimo Vale do Cariri.

A Serra é alimentada de água por duas maneiras. As “frentes frias” que chegam a alcançar o Nordeste esbarram na Serra, provocando chuvas e encharcando a camada de arenito. A outra maneira são os ventos úmidos do Atlântico que, ao chocarem-se com a chapada da Serra, são forçados a subir, provocando o resfriamento, condensação e precipitação, alimentando seus mananciais. No topo da Serra não tem rios. Toda água que cai se infiltra. Os fazendeiros têm duas opções para ter água: ou fazem um poço com mais de 300 m de profundidade; ou criam os barreiros. Estes barreiros surgiram como fruto da observação dos primeiros colonizadores que ocuparam a região para a criação de gado. Notaram que nos currais a água não se infiltrava. Então escavaram trechos do solo, formando enormes “bacias”. E ali colocaram o gado ou o jumento para caminhar à vontade. A compressão do casco do animal provoca a impermeabilização do solo. Não funciona caso a compactação seja feita utilizando equipamentos. Voando-se sobre a serra, no período de chuva, percebe-se, naquela imensa “mesa de bilhar” de tão plana que é, inúmeros barreiros. Alguns para animais, outros para consumo humano.
O contrário acontece nas cidades que cresceram na encosta da Serra. Crato, por exemplo. Existem dezenas de fontes a derramar água constantemente. Na verdade a Serra é uma enorme “caixa d’água”. O volume estimado é de quatro bilhões de m³, duas vezes o Orós e livres de evaporação.

Mas, não é necessário nenhum conhecimento técnico da geologia da região para qualquer pessoa compreender que se trata de um oásis no Nordeste, tal a abundância de água. Os “banhos” na Nascente ensinavam que a fartura de água é imensa. Aquela água a jorrar indefinidamente, dia e noite.

Mas, existia uma pessoa no Crato que estava preocupada com a possibilidade de acabar com aquela inesgotável reserva de água da Serra. Era a minha querida parenta, já comentada. Como tinha oito filhos e mais alguns agregados, parentes dela ou do esposo, quando um dos meninos entrava no sanitário, ela determinava:

- “Não vá dar descarga agora, não! Deixe juntar mais!”

Fonte: Ivens Mourão - Do livro "So no Crato" - Direitos de Publicação concedidos ao Blog do Crato pelo Autor - Todos os Direitos Reservados

Símbolo da democracia, Constituição brasileira completa 21 anos


Brasília - Símbolo da democracia e da busca pelo fim das desigualdades sociais, a Constituição brasileira completou ontem, (5) 21 anos. Criada como uma carta rígida e de princípios sólidos, já foi alterada 58 vezes nesse período. A última ocorreu em 23 de setembro deste ano, quando foi promulgada a emenda que aumentou o número de vereadores nas Câmara Municipais. Outras 934 propostas de emendas à Constituição tramitam na Câmara e aguardam votação. Ao fazer uma avaliação histórica de 1988 até hoje, o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), disse que as atualizações ao texto – as emendas constitucionais – são importantes para o aprimoramento da democracia. Mas criticou o excesso delas. Segundo ele, algumas tratam de assuntos que não deveriam estar na Constituição, mas sim, em leis complementares e ordinárias.

“Existem pontos que têm de se adequar à realidade, mas não com essa voracidade que alguns desejam”, afirmou, lembrando o grande número de propostas de emenda à Constituição que tramitam na Casa e a diversidade de assuntos que abordam. Por isso, defendeu outra revisão da Constituição, à exemplo da que foi feita em 1993, conforme previsto do texto constitucional. “Mas isso quando houver um novo presidente e não um presidente em meio ou em fim de mandato”, disse. “Defendo uma Constituição mais enxuta e uma legislação mais contemporânea”, completou Caiado. O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), disse que a Assembleia Constituinte e a Constituição que dela resultou são passos fundamentais para a estabilização da democracia. “Tem pessoas que criticam num ponto ou outro, mas é um marco.”

Para ele, o excesso de emendas constitucionais é prova de que a democracia no país está sendo aprimorada. “O maior período de democracia que estamos vivendo é esse. Prova que estamos aprimorando a democracia. E estamos construindo essa democracia, mas ainda temos de avançar”, comentou.

Fonte: Agência Brasil

Política cearense em 2010 - Por Beto Fernandes


O Jornal do Cariri publica nesta terça-feira a primeira pesquisa de opinião com vistas às eleições do próximo ano no Estado do Ceará. Antes de comentar a impressão jornalística do informativo semanal juazeirense vamos ao números:
Governo do Estado:

Cid Gomes (PSB) – 53,5%
Roberto Pessoa (PR) – 16%
Renato Roseno (PSOL) – 5,2%
Hilário Marques (PT) – 2,3%
Não quiseram ou não souberam responder - 15,3%
Anulariam o voto ou votariam em branco – 7,7%

Senado federal:

Tasso Jereissati (PSDB) – 55,8%
Lúcio Alcântara (PR) – 54,1%
Eunício Oliveira (PMDB) – 20,9%
José Pimentel (PT) – 16,1%
Para a primeira vaga, 9.3% ainda não fizeram escolha.
Para a segunda vaga, 24,2 ainda não fizeram escolha.
Brancos e nulos para primeira vaga – 6,9%
Brancos e nulos para segunda vaga – 12,8%
Período de realização da pesquisa: 26, 27, 28 e 29 de Setembro
Eleitores pesquisados: 1.755 em 57 municípios (não revelados)
Margem de erro – 2,34%
Nível de confiança – 95%
Realização: Instituto Zaytec Brasil a pedido do Jornal do Cariri


A leitura do jornal:

A candidatura de Cid com 53,5% da preferência parece imbatível mesmo existindo um nome de oposição, Roberto Pessoa aparecendo com 16%. Evidentemente que ressalta o papel de Cid Gomes como norteador em todo o processo já que em sendo candidato a Presidente pode ocasionar o rompimento do PT com a frente que pretende reeleição o irmão governador. Mostrando a força dos “Ferreira Gomes” o Jornal chega ao ponto de dizer que caso Ciro aceite disputar o Governo de São Paulo deixa o caminho livre para que Cid junte num mesmo palanque o PSDB de Tasso Jereissati e o PT de Lula (Kkkkkkkkkkkkkkkkk) perdoe-me amigo leitor, mas é preciso rir com essa.

Sobre o Senado o jornal menospreza a candidatura do peemedebista Eunício Oliveira que “estaria preocupado” com o crescimento do petista José Pimentel que “não teria ainda confirmado candidatura ainda”. Quem confirmou candidatura? Ninguém. Todos são pré-candidatos. E Pimentel, cá entre nós, um grande nome, não disse, mas todos os seus companheiros e companheiros propagam essa possibilidade, inclusive o próprio Presidente Lula da Silva.

Lá vou eu agora.

É importante lembrar que ninguém ganha eleição de véspera. Em 2002 Lúcio estaria eleito de véspera e foi todo aquele sufoco com José Airton. Em 2006 o próprio Cid Gomes reverteu o quadro contra o projeto de reeleição de Lúcio. E quem não lembra a disputa Moroni Torgan (PFL-DEM) com Inácio Arruda (PC do B)?

O jornal abordou a questão, mas fortaleço aqui para meus poucos, mas fiéis leitores. Lúcio Alcântara (PL) pretende uma vaga na Câmara Federal. Caso seja convocado pelo povo e haja uma frente real de oposição ao atual Governador ele topa disputar. Então seria interessante colocar o nome de Lúcio na chapa majoritária governamental na pesquisa. Ou não? Quer dizer que 54,01% do eleitorado o votariam no Lúcio candidato a senador e não votariam no Lúcio candidato a governador?

Comento de um longo tempo esse fato. Talvez tenha sido até o primeiro homem de imprensa a abordar essa questão aqui no Cariri. Não existe eleição ganha sem disputa. Faltava apenas aparecer um nome definido como pré-candidato. Vejam o caso de Roberto Pessoa. Não tem muito tempo que ele vislumbra essa possibilidade, mas emplacou. Não tem nem 3 meses que o seu partido o PR atentou para isso. Os 16% de Roberto são mais significativos pelo espaço de tempo que os 53,5% de Cid.

Na pesquisa Tasso e Lúcio têm um percentual de aceitação maior que o próprio Cid Gomes. Isso é matemática. Lamento não ter sido publicado o índice de rejeição de cada um dos pré-candidatos para se fazer uma leitura mais racional e menos apaixonada do processo. Pode quem quiser não gostar, não admitir, mas á força da militância petista é gigantesca. O nome de Hilário Marques com 2,3% deve ser comemorado. Ele nunca disse que seria candidato.
Quando ri lá atrás sobre estarem no palanque PT e PSDB, com Cid é porque não existiu, nem existe essa possibilidade. O PT não deixa o Ceará sem um palanque para candidatura presidencial do partido. A prova é que ele até defende a reeleição de Cid, mas sem o PSDB. Pena que essa mesmo disposição para campanha não tenha sido verificado na gestão administrativa. O PT tem hoje dois nomes naturais para a corrida majoritária: Pimentel para o senado e Hilário para o governo estadual ou até o contrário se o Presidente Lula assim desejar.

Muita água vai rolar ainda por baixo desta ponte. Avalio importante o papel do Jornal do Cariri em divulgar a pesquisa, mas não concordo com a leitura efetuada do processo, pelo menos nesta fase inicial.
Fonte: Jornal do Cariri

Lula dá redução de imposto para 4.000 rádios no interior

Depois de aumentar de 499 para 5.297 o número de veículos de comunicação que recebem verbas de publicidade estatal federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu conceder uma redução de imposto para cerca de 4.000 emissoras de rádio no interior, informa reportagem de Fernando Rodrigues, publicada nesta segunda-feira pela Folha (íntegra disponível apenas para assinantes do UOL e do jornal). A decisão faz parte da lei eleitoral sancionada por Lula na última terça-feira. Segundo a reportagem, o benefício fiscal será dado na forma de ressarcimento a essas pequenas rádios como compensação pelo tempo que cada uma cede para propagandas partidárias e eleitorais.

Hoje, esse tipo de dispositivo só é facultado a empresas de radiodifusão --rádio e TV-- de grande porte. Embora a lei tenha sido elaborada no Congresso, Lula autorizou explicitamente essa iniciativa. Ele recebeu representantes da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) para tratar do assunto. Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, "havia uma injustiça histórica" contra as pequenas rádios. "Todas as emissoras tinham o mesmo ônus ao cederem seus horários para os programas dos partidos e dos políticos. Mas só as de maior porte tinham autorização legal para receberem algum ressarcimento."

Fonte: Folha OnLine

Publicidade - AraújoSAT - Empresa Líder em Internet no Cariri



O Blog do Crato tem o grande prazer de anunciar um dos nossos melhores e mais importantes parceiros: ARAUJOSAT, um nome que nem precisa se falar tanto aqui no cariri, pois todos conhecem os bons serviços prestados. Empresa de internet totalmente legalizada, possui uma equipe formada por 10 profissionais qualificados para realizar a instalação e a manutenção da sua internetsem fios. Além disso, é empresa líder no mercado, com o maior know-how, fazendo a cobertura inteira do município de Crato e cidades vizinhas. Por isso, na hora de escolher seu provedor de internet, não precisa sair procurando...chega de amadorismos e de perder tempo com provedores de principiantes. Nesta difícil área, que exige responsabilidade, escolha pessoas honestas, credenciadas e que trabalham com profissionalismo e experiência no ramo. O Blog do Crato recomenda AraújoSAT como a sua melhor solução quando o assunto é Internet no Cariri. O preço ideal para a qualidade de internet que você precisa.

Atendimento personalizado

Equipamento profissional ligado à embratel


Profissionais competentes para melhor atendê-lo

Empresa Profissional dentro de todas as normas

Câncer de mama e Stress


Quase 50% das brasileiras ainda relacionam câncer de mama a estresse. Essa visão, ainda comum, contraria evidências científicas sobre tumor. Outubro é mês de conscientização sobre câncer de mama. A ideia de jogadores de futebol americano jogando com chuteiras e luvas cor-de-rosa pode parecer estranha, mas aconteceu ontem. Os brutamontes estão participando, como todos os times da liga, da Campanha Outubro Rosa.

Na última segunda-feira (5), no Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor foi iluminada nessa cor, somando-se a vários monumentos e prédios públicos através do país, tudo isso para chamar a atenção para uma doença que ainda mata meio milhão de mulheres todos os anos. Tudo começou em 2006, quando programadores da Califórnia, nos Estados Unidos, resolveram pintar de cor-de-rosa seu site e dedicaram a ideia ao mês de Conscientização do Câncer de Mama. Desde abril deste ano, o SUS está obrigado a oferecer a mamografia a todas as brasileiras com mais de 40 anos. De lá para cá, a iniciativa atinge a internet em suas variadas formas: sites, blogs e Twitter se pintam de rosa para que as mulheres se informem mais sobre os riscos e a prevenção da doença.

Apesar de todo avanço tecnológico, que hoje em dia permite o diagnóstico precoce e tratamento eficiente, faltam informações para as mulheres.
Desde abril de 2009, o Sistema Único de Saúde está obrigado a oferecer a mamografia a todas as brasileiras com mais de 40 anos. O câncer de mama está relacionado a histórico de câncer de mama na família, menopausa tardia, reposição hormonal, consumo de álcool, obesidade e não ter filhos. A disseminação da informação pode ajudar a desfazer mitos que ainda existem sobre o câncer de mama. Segundo uma pesquisa realizada em 5 capitais brasileiras, 47% das mulheres entrevistadas ainda relacionam a doença a problemas emocionais e estresse, contrariando as evidências científicas.

Das entrevistadas, somente 29% fazem mamografia quando o médico indica o exame. A consequência disso é um índice de 10% de detecção precoce – quando o tumor teria maior chance de cura, poupando as pacientes de cirurgias mutiladoras e sofrimentos maiores no tratamento. Participe do Outubro Rosa, fale sobre o assunto com as pessoas da sua família. O tema não é exclusivo das mulheres. Aos homens cabe um papel fundamental: dar apoio às mulheres de sua vida a se cuidarem. Mães, esposas e filhas devem estar bem informadas sobre o câncer de mama.

Fonte: G1

Greve nacional dos bancários continua crescendo e exige proposta dos bancos


Crédito: Seeb/DF

O 12º dia da greve nacional dos bancários terminou com novas adesões em todo o país, nesta segunda-feira, 5, apesar dos interditos proibitórios e da repressão dos bancos. O número de agências fechadas manteve-se elevado em todos os 26 estados e no Distrito Federal (aumentando de 7.053 para 7.054) e a participação dos bancários se ampliou com a paralisação de grandes centros administrativos, como a Cidade de Deus, sede do Bradesco em Osasco, e o Centro Empresarial Itaú Conceição (CEIC), do Itaú, na Zona Sul de São Paulo.

Sem resposta dos bancos
Os negociadores da Fenaban ainda não deram resposta ao Comando Nacional a respeito da reunião dos presidentes dos bancos, que seria realizada nesta segunda-feira. O anuncio desse encontro havia sido feito na última rodada de negociação, realizada na sexta-feira, 2, quando os representantes dos banqueiros mais uma vez frustraram os trabalhadores ao não apresentarem nova proposta.

"Essa lentidão em negociar e a insistência numa proposta rebaixada são provas do descaso e da falta de responsabilidade social dos bancos com seus funcionários. Não aceitaremos proposta que não contemple aumento real, PLR maior, garantias de proteção ao emprego e mais contratações, valorização dos pisos salariais e melhorias das condições de saúde, de segurança e de trabalho", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro - Contraf/CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.


Fonte: Contraf/CUT

Quem pode, Pode! - Amy Winehouse gastou R$ 28 milhões nas Férias...


A cantora Amy Winehouse, 26, gastou 90% de sua fortuna, avaliada em 10 milhões de libras (R$ 28 milhões). Segundo o tabloide britânico "Daily Star", ela torrou 9 milhões de libras (R$ 25 milhões) na sua temporada na ilha caribenha de Santa Lucia, onde passou seis meses. Ex-marido de Amy Winehouse diz que cantora quase morreu Amy Winehouse é considerada inocente em caso de agressão Funcionários proíbem Amy Winehouse de usar piscina de hotel

Em 2008, ela tinha acumulado os 10 milhões de libras, resultado do sucesso de seu álbum "Back to Black", de 2006. Recentemente, a música "Rehab" foi eleita a mais influente da década. Após o sucesso, Amy começou a se afundar em problemas com álcool, drogas e a Justiça --seu ex-marido ficou preso durante meses. Os pais da cantora passaram a administrar, no começo deste ano, suas finanças, porém a medida parece não ter ajudado.

Fonte: Folha OnLine

Lições da história - O “modus operandi” da VEJA

Do livro “O Castelo de Âmbar”, de Mino Carta, páginas 174 a 176:
“...A irrupção da censura é a prova de que os oligarcas e os seus gendarmes estão, no mínimo, incomodados. De repente, sentem prazer no que faz porque se dá conta de sua serventia.
-“Todo homem tem seu preço”, repetem os Civita, pai e filho, e Mino curte a impressão de um coro ensaiado com desvelo. Victor (Civita) levanta-se da cabeceira da mesa de reuniões, vira as costas para os Conselheiros, inclina-se para frente, na direção da parede, e faz menção de abaixar as calças. -“Se os militares me pedirem para arriar, eu executo” – proclama. Volta a sentar-se, e soletra, absurdamente solene: -“Quero deixar bem claro aos senhores”.
Mino não baixará as calças, não tem dúvidas quanto a isso, mas anota estar ali, entre os senhores do Conselho, para ouvir e ver, e aprender a lição”.

*******************************

Diálogo entre Mino Carta (MC), então todo poderoso da Veja e Richard Civita (RC), um dos seus donos:
RC- “Você não acha que daria para mudar a linha da Veja ?” MC-“Seja mais específico”. RC- “Você sabe que sofremos pressões militares para tirá-lo da direção da revista ?”. MC- “Que tipo de pressões?” RC- “Pressões de escalões muito altos”. MC-“Generais?” RC- “Generais – quatro”. MC- “Quatro generais ?” RC- “Quatro generais”. MC- “E vocês estão preocupados com a minha incolumidade?” RC- “A gente gosta de você, mas em primeiro lugar estamos é preocupados com o futuro da empresa, eu estou muito preocupado. MC- “Agradeço a sua sinceridade, mas é bom saber que não se assusta com essa história de generais”. RC- “Você reconhece que temos o direito de mudar a linha da revista, se for necessário” MC - “Reconheço, sim. Gostaria que você reconhecesse que eu não posso mudá-la. A editora tem o direito de recuar, mas eu não quero recuar, e digo mais, não posso; se bato em retirada, como me olharei no espelho, toda manhã, ao fazer a barba?” RC- “Gosto de você, mas você sabe que vai chegar a hora, não é mesmo? Ou recua, ou...” MC -“Ou vocês vão ter de me pôr na rua”.
*****************************
Mino Carta não mudou; foi posto na rua e hoje é um dos donos da Carta Capital.

Fonte: “O Castelo de Âmbar”, página 174/176, de Mino Carta.
Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Migração para países ricos traz melhorias de vida, mostra relatório


Brasília - Rendimentos 15 vezes mais elevados, escolaridade duas vezes maior, taxa de mortalidade infantil 16 vezes menor e mais acesso à saúde são alguns dos benefícios que a migração traz para trabalhadores que mudam de países em desenvolvimento para nações ricas em todo o mundo. A conclusão está no estudo Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e Desenvolvimento Humanos, que faz parte do Relatório de Desenvolvimento Humano 2009, divulgado ontem (5) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

“O relatório entende migração como um direito humano. As pessoas migram em busca de uma vida melhor”, ressaltou o coordenador do relatório no Brasil, Flávio Comim.

No Brasil, a taxa de migração interna é de 10,1%. A taxa de emigração, ou seja, de brasileiros que vão para o exterior, é de 0,5% e tem se mantido estável, segundo Comim. Já a taxa de imigração, que se refere a pessoas que vêm de outros países para o Brasil, tem caído e atualmente é de 0,4%. Em 1960, havia 1,3 milhão de imigrantes no Brasil. Atualmente esse número é de 686,3 mil pessoas. O relatório não explica o que motivou a queda no número de estrangeiros morando no Brasil. Segundo o coordenador do relatório, a maior parte da migração ocorre internamente e não entre países. Há cerca de 1 bilhão de migrantes em todo o mundo, dos quais 740 milhões mudam de cidade em um mesmo país.

As pessoas pobres, segundo o relatório, são as que mais se beneficiam com o processo migratório, mas também são as que mais sofrem com os obstáculos impostos por ele. Em geral, elas fogem de desastres naturais, regiões em conflito ou da pobreza, e, com isso, ficam mais expostas aos riscos da migração, como o tráfico de pessoas. A assistência à saúde e o acesso à educação são os principais motivos da mudança, acima inclusive dos salários mais elevados. Os altos custos financeiros da mudança acabam propiciando a migração irregular, o que expõe ainda mais os imigrantes às pressões dos países de destino. “Isso é um ponto importante. Existe muita desigualdade nas oportunidades que são dadas para pessoas com diferentes níveis de habilidade. É possível perceber que, daqueles lugares onde o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] é muito baixo, a migração resulta num diferencial de renda muito maior do que para aquelas que migram de um país onde o IDH já é alto”, afirmou Comim.

O relatório sugere que os países facilitem o acesso dos imigrantes a documentos e à regularização, para promover o acesso dessas pessoas a serviços de assistência social e de saúde. Segundo o coordenador, o objetivo do relatório não é estimular a migração para países ricos, mas buscar a formalização das pessoas que vivem nessas nações. “A motivação das pessoas não vai deixar de existir enquanto você tiver diferenciais de qualidade de vida. A questão é que elas podem continuar se movimentando em condições humanas ou subumanas”, avaliou.

Fonte: Agência Brasil

Apatia política - por Pedro Esmeraldo


É duro e triste narrar os erros dos cidadãos em relação a fraqueza de nossos políticos atuais que não têm coragem de enfrentar a luta cotidiana, mas temem falar a verdade para ver se conseguem coragem de lutar em benefício de sua cidade. Ao mesmo tempo, alertamos aos cidadãos que todos devemos reagir aos impulsos provenientes destes chefes políticos da capital do estado, visto que negam tudo para o Crato, até mesmo pão e água.
Ao passarmos em frente da construção do "Centro de Convenções" observamos as obras paradas; não sabemos por qual motivo, mas dizem que seria um desprezo total à cidade do Crato.
Perguntamos às pessoas que estavam ao redor da obra e responderam (com respostas evasivas) disseram então que ouviram dizer que tinha sido cometido um erro de engenharia da construtora responsável: Essa conversa esfarrapada não aceitaremos jamais, pois se trata da mesma construtora que está edificando outros prédios e ainda continuam em ritmo de elevação da construção da obra que sempre está em movimento bem equilibrado.
Infelizmente, as nossas autoridades se quedam na resignação, não reagem, não procuram averiguar as verdadeiras causas e não gritam com brados bem altos; não queiram desprezar o Crato, olhem senhores: Crato não é bugre podre para que venham cercear o seu desenvolvimento, respeitem o Crato, pois foi daqui que surgiram as escolas desenvolvimentistas da região. Não queiram tratar o Crato com desdém, já que, às vezes, querem desfazer de nossa terra "dando migalhas" e ainda têm a intenção de mostrar aos habitantes que são bonzinhos, pois constantemente comparecem a esta cidade vociferando em praças públicas, dizendo palavras injuriosas, como que desejam dar satisfação ao povo. Mas o povo não aceita essas palavras desaforadas. Ao mesmo tempo, pedimos a esses senhores que quando pisarem neste chão, saiba pisar devagarinho, pois nós saberemos corresponder às boas qualidades de serviços que nos forem prestados.
Nós, os cratenses temos o direito de gritar, reclamar e falar a verdade, e ao mesmo tempo solicitando grandes benefícios que retribuam os bens tributários que o povo lhe oferece.
Texto: Pedro Esmeraldo

Celular 'verde' usa manivela em vez de tomada

Uma hora de manivela garante quatro horas de conversa, diz fabricante. Empresa já produz eletrônicos que usam essa mesma fonte de energia. A fabricante britânica TCL divulgou recentemente um celular “verde” que usar uma manivela para ser carregado. De acordo com o empresa-- que ganhou atenção de veículos como “Telegraph” e “BBC” --, girar a manivela por um minuto garante energia para 4 minutos de conversa no celular ou 45 minutos de músicas no tocador digital desse mesmo produto, que também tem um painel para ser recarregado com energia solar.

A foto do novo aparelho ainda não está disponível no site da TLC. O produto, no entanto, pode ser visto neste recente vídeo da BBC, em que o apresentador testa a novidade. A novidade pode ser uma boa opção para países em desenvolvimento, que enfrentam problemas com falta de energia elétrica. O preço da novidade ainda não foi divulgado. A mesma fabricante comercializa no Reino Unido um tocador digital de 4 GB, como o da imagem abaixo, por 130 libras (cerca de R$ 370). Assim como o celular, o tocador digital pode ser carregado pela manivela, exibida no detalhe da foto.

Fonte: G1

Sem se filiar a partido, Delúbio desiste de concorrer em 2010


Sem partido, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares não poderá ser candidato em 2010, com o fim do prazo para filiação anteontem. Nos últimos meses, Delúbio, réu no processo do mensalão, tentou retornar à política e ao PT para concorrer a deputado federal ou estadual por Goiás. Expulso do PT em 2005, ele disse ter recebido convites de outras siglas. Em seu site, diz que vai continuar "lutando pelo projeto político vitorioso em 2002 [ano da eleição de Lula à Presidência]".

Fonte: Folha de São Paulo

Feliz Aniversário, Nilo Sérgio !!

A Maestrina Divani Cabral prepara o Coral...

IMG_3169

Quem será o próximo a cantar ?

IMG_3223

E eis que adentra ao palco um convidado muito especial...

IMG_3192

Olha para seus grandes companheiros...

IMG_3205

E fala coisas absolutamente lindas !

IMG_3217

Esse é o nosso homenageado de Hoje: Nilo Sérgio Monteiro:

IMG_3216

Meu Prezado Nilo Sérgio! Parabéns pra você, nesta tão querida data, que o criador nos presenteou com a sua gentileza, amabilidade, sinceridade. A este ser humano extraordinário, que também é um grande membro do Blog do Crato, rendemos-lhe as nossas homenagens por ocasião do seu Aniversário.

Parabéns!

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça

São 38 os países de primeira classe

O Brasil na primeira classe? Estamos longe. Na primeira classe estão Noruega, Austrália, Islândia, Canadá, França, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Portugal e Itália. Eles estão na lista de 38 países com desenvolvimento humano ``muito elevado``. A grande maioria nem sequer pensa em realizar as Olimpíadas. Na segunda classe, com IDH considerado ``elevado`` estão outros 44 países.

Nessa lista, o Brasil está perto da lanterna à frente de apenas oito países. Entre eles, a Colômbia (77º), o Peru (78º) e o Equador (80º). Temos motivos para comemorar? Não. Além de computar o PIB per capita, depois de corrigi-lo pelo poder de compra da moeda de cada país, o IDH também leva em conta dois outros componentes: a longevidade e a educação. Não estamos bem em nenhum desses itens.

O PIB per capita ainda é distorcido pela terrível concentração de renda que marca a nossa sociedade. Na educação, universalizamos o acesso à escola, mas o ensino mantém qualidade sofrível. O pior desempenho do Brasil foi no item longevidade. Nesse ponto, dois fatores determinam: saúde pública com qualidade ruim e os indices de violencia, incluindo a do trânsito, pecaminosos.

Fonte Coluna Politica do Fabio Campos/ Jornal O POVO

Lúcio Alcântara fala sobre o Geopark Araripe


NE - Do Blog de Lúcio Alcântara:

"Há poucos dias o jornal O Povo publicou matéria na qual informava que o Geopark Araripe, no Cariri cearense, por desleixo do governo do estado, está ameaçado de perda do selo internacional quando da avaliação a ser realizada pela UNESCO em 2010. O secretário das cidades, orgão estadual, nega em declaração publicada no mesmo jornal, edição de hoje, que exista o risco. Existe, sim. Os que acompanham o assunto sabem disso há bastante tempo. Deus permita que a desclassificação não ocorra.

A tática do atual governo foi paralisar todas ações que vinham da administração anterior para retoma-las mais tarde fazendo parecer que eram iniciativas novas que lhes deviam ser atribuidas. Era preciso apagar o passado. Reescrever a história como se tudo começasse agora. O preço pago foi a destruição das estradas, pela falta de conserva, a demora e o encarecimento na execução das obras, a interrupção de programas essenciais, e o sofrimento das pessoas, privadas dos benefícios sociais. No caso do Geopark o custo dessa política poderá ser sua desclassificação internacional."

Fonte: Blog de Lúcio Alcântara

Crônica: Será que o Legislativo poderá ser desmoralizado mais uma vez pelo Judiciário ? - Por: George Macário


A POSSE DOS VEREADORES COM A EC 58/09 - VALE OU NÃO?

QUAL O MOTIVO PARA TANTA DISCUSSÃO NO PAÍS?


Necessário se faz esclarecer o PORQUÊ de tanta discussão nestes últimos 05(CINCO) anos, até os dias atuais. Fala-se em AUMENTO, digo melhor, EM RECOMPOSIÇÃO das Câmaras Municipais, restabelecendo a REPRESENTATIVIDADE do Povo Brasileiro, sobretudo, na sua “célula-mater”, na sua base, que são as comunidades, os bairros, os distritos, os pequenos povoados, as vilas e sítios espalhados pelos quatro cantos deste País. São sim! OS MUNICÍPIOS, os lugares onde tudo começa, onde todos moram e onde tudo acontece. São Prefeitos, os Vereadores, os líderes comunitários, são os munícipes, os mais e os menos importantes, que enfrentam e resolvem os problemas mais graves, mais urgentes e sempre recorrentes que, cotidianamente, surgem no ceio deste imenso Brasil. São estes agentes, sem sombra de dúvidas, os que se encontram na linha de frente da batalha pela evolução política, econômica e social a que buscamos incessantemente.

Ocorre que, contrariando preceitos constitucionais, o TSE – Tribunal Superior Eleitoral, baixa a Resolução n. 21.702 em 2004, por conta de uma situação isolada, detectada no Município de MIRISTRELA DO NORTE, no Estado de São Paulo, que possuía em sua Câmara Municipal, 21 vereadores, com apenas 1.800 habitantes. Diante desta discrepância, os “cientistas do TSE” tomaram a decisão de RECOMPOR AS CÂMARAS MUNICIPAIS DE TODO O PAÍS, ou seja, USURPANDO UM PODER QUE, CONSTITUCIONALMENTE SÓ CABE EXCLUSIVAMENTE, AOS NOSSOS LEGISLADORES, ou seja, AO CONGRESSO NACIONAL.

Diante desta intromissão indevida, que, pasmem os Senhores, foi mantida pelo STF – Supremo Tribunal Federal, em 2005, o Poder Judiciário, com esta decisão, atropelou o Princípio constitucional da Independência entre os Poderes, cuja sua harmonia, perdura abalada até o presente momento. Em 2004, houve vereadores eleitos, diplomados, empossados e no outro dia estavam cassados, pela referida RESOLUÇÃO DO TSE. Agora, estamos diante de um texto constitucional. A Emenda 58/09, passou pela CCJ do Senado Federal por quatro vezes. Por mais quatro vezes, pela CCJ da Câmara dos Deputados. Submeteu-se à Comissão Especial, foi aprovada por unanimidade. Aprovada em primeiro e segundo turno pela Câmara de Deputados, com mais 90% de votos favoráveis dos parlamentares. Não contém nenhum vício de ordem formal ou material que possa provocar a sua inconstitucionalidade; não se encontra atingida pelas Cláusulas Pétreas; não sofre qualquer limitação circunstancial, material ou implícita; não há ambiente jurídico proporcionador de aceitação de ADIN para invalidar a recém nascida Emenda Constitucional, em todo o seu conteúdo, nem parte dela ou de qualquer expressão contida em seus..dispositivos, segundo conclusão de Juristas renomados, a exemplo o ex-ministro do STJ, José Augusto Delgado.

O TSE foi tão injusto, tão inábil que se preocupou, APENAS E TÃO SOMENTE, EM DIMINUIR O NÚMERO DE VEREADORES, mas se esqueceu, injustificadamente, irresponsavelmente, de REDUZIR OS CUSTOS DESTA DIMINUIÇÃO, não baixando o percentual - A VERBA - JÁ QUE O PROBLEMA SE CONCENTRAVA, em abaixar a gastança nas Câmaras Municipais do Brasil, pelo números exacerbado de legisladores municipais, segundo o que pressupunha aquele colegiado.

Mas Não!!! O TSE E O STF quiseram e, ainda insistem, em golpear a Classe Política. Mas Será? Será que o Congresso Nacional – OS DEPUTADOS FEDERAIS E OS SENADORES DA REPÚBLICA não irão se impor após a promulgação da EC/58? Será que assistiremos o “enterro” dos mais altos representantes do povo? Caso isto aconteça, será o fim do Poder Legislativo! Para que Deputados e Senadores em Brasília? Se é o Judiciário é que MANDA e DESMANDA em tudo e em todos? Parafraseando o Presidente de todos os brasileiros, aproveito a oportunidade para relembrar uma de suas frases das mais felizes:

“Temos que respeitar o Congresso Nacional, pois ele é a cara do Brasil no dia da Eleição” – Luiz Inácio Lula da Silva.

Por: GEORGE MACÁRIO

Editor do Blog: O Democrato

Vereador do Crato, por força da Constituição Federal.
Colaborador do Blog do Crato

O ENEM é uma festa!!!! - Por: José Sales

Três conferentes que trabalhavam na gráfica Plural, contratados por uma empresa terceirizada, admitiram ontem o furto das provas do Enem e foram indiciados por peculato, entre outros crimes. Eles disseram à Polícia Federal que dezenas de outras pessoas tiveram acesso às provas, e que a segurança durante a fase de impressão era muito frágil. Segundo advogados dos envolvidos, a PF viu as imagens do circuito interno de TV da gráfica e deve intimar mais funcionários. Ao todo, cinco suspeitos já foram indiciados, dois deles no sábado.
— A PF está descobrindo absurdos na gráfica. Era uma festa, uma bagunça. Para se ter uma ideia, entravam e saíam de lá grupos de 30, 40 pessoas em ônibus, sem revista.

A PF já tem provas da fragilidade da gráfica. Um delegado chegou a nos afirmar: "Nossa, esse lugar é uma festa". Agora, eles apuram quem mais teria tido acesso às provas — disse a advogada Claudete Pinheiro da Silva, que defende Felipe Pradella, um dos conferentes indiciados.

Segundo ela, Pradella, de 32 anos, contou à PF que recebeu a prova de outro conferente, que também depôs ontem e responsabilizou um terceiro conferente. Este admitiu o furto.
Os outros dois rapazes foram identificados apenas como Felipe e Marcelo. O nome da empresa que os contratou não foi divulgado. A empresa Fort Knox, contratada pela gráfica Plural para participar do esquema de segurança, negou que Pradella tenha sido seu funcionário.
A Fort Knox presta serviços de segurança e monitoramento para a gráfica Plural desde 12 de setembro, mas diz não ter ligação com a Cetros, empresa do consórcio responsável pela impressão das provas.

Fonte: Blog do Noblat e O GLOBO

Nota da postagem por José Sales - Mais de 4 milhões de estudantes foram fragilizados em suas esperanças e vilipendiados em seus direitos e, o Ministro Haddad não consegue explicar o inexplicável: como foram gastos centenas de milhões de reais em um "esquema furado". Conversa de "menimo amarelo". É o retrato da importancia que a Educação para o país hoje.

Cariri - Estrada Pe. Cícero [ Cariri - Fortaleza ] inicia em Caririaçu - Reportagem: Elizângela Santos


A população recebeu com festa a notícia da construção da rodovia durante o Governo Itinerante (Foto: Elizângela Santos)A rodovia, que deve ficar pronta em 540 dias, encurtará o trajeto entre o Cariri e Fortaleza em cerca de 96km.

Caririaçu. Depois de 20 anos de reivindicações, a Estrada Padre Cícero, na rodovia CE - 385, que encurta o trajeto entre o Cariri e Fortaleza em cerca de 96km, é iniciada na região, a partir do município de Caririaçu. A cidade recebeu com festa a notícia e a assinatura da ordem de serviço, na noite de ontem, pelo governador do Estado, Cid Gomes. Será um investimento de mais de R$ 38 milhões, em quase 47km de estrada até Lavras da Mangabeira, beneficiando diretamente os municípios de Aurora e Granjeiro. A solenidade aconteceu na Praça Padre Augusto, de frente à Matriz de São Pedro. A obra, que já teve os primeiros serviços iniciados, é um dos principais projetos do Governo na região. O prazo para construção da estrada é de 540 dias. Para o prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite, a obra em sua cidade é sinônimo de desenvolvimento para uma localidade que antes vivia encostada. Ele afirma que será uma oportunidade de desenvolvimento do comércio e o surgimento de novos empregos, além de serem construídas pousadas na cidade para os turistas. Caririaçu tem uma das festas religiosas mais prestigiadas da região, a Festa de São Pedro, dentro do calendário junino.

Outro ponto importante, segundo ele, será o escoamento da produtividade agrícola, melhorando o comércio de hortaliças e o mercado da pesca, já que na cidade produtores investem em criadouros, além do milho, leite, entre outros produtos. Ele classifica a estrada como a principal obra da região, depois do Hospital Regional do Cariri, que beneficiará toda a região. "Serão quase 200km reduzidos para quem vai do Cariri para a Capital e retorna, numa economia e tempo ganhados no percurso", avalia o prefeito. Duas comunidades bastante prejudicadas com o acesso, Quitaiús e Distrito dos Feitosa, principalmente durante a fase invernosa, serão beneficiadas com a estrada. Durante o inverno, a população dessas localidades ficava praticamente impedida de se deslocar para a cidade. Os recursos para a obra são do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em Barbalha, foi assinado o termo de compromisso com vários prefeitos da região do Projeto Cidades do Ceará, que sinaliza o investimento na região de US$ 66 milhões em Crato, Juazeiro, Barbalha, Farias Brito, Caririaçu, Nova Olinda, Jardim, Santana do Cariri e Missão Velha.

Por: Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Jornal Chapada do Araripe

CRATO - Previsão do Tempo de Almanaque - 06 de Setembro de 2009


B
om Dia, meus amigos do Blog do Crato. Hoje, 06 de Outubro de 2009. Aniversário de vários famosos, dentre eles, o cantor Altemar Dutra, Le Corbusier, arquiteto franco-suíço, Thor Heyerdahl, explorador norueguês, e o Político Brasileiro Ulisses Guimarães. Mais tarde falaremos um pouco sobre essas personalidades. O nosso abraço todo especial de hoje vai para dois artistas da cidade do Crato: O artista Plástico Ulisses germano, e o Poeta João Nicodemos. Um caloroso abraço para os dois.

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para hoje, não muda: Tempo com Sol, algumas núvens e não chove. Todos os dias tem amanhecido em Crato tempo nublado, até parece que o céu ensaia alguma chuva, mas nada de chuvas. o Calor da tarde tem superado as previsões do site Climatempo, que prevê para hoje, máxima de 30 graus e mínima de 20.

ALMANAQUE

6 de outubro. Dia de São Bruno.

Em meados do primeiro milênio depois de Cristo, Hugo, o bispo da diocese francesa de Grenoble, sonhou certa vez com sete estrelas que brilhavam sobre um lugar escuro, muito deserto. Achou estranho. Algum tempo depois, foi procurado por sete nobres e ricos, que queriam converter-se à vida religiosa e buscavam sua orientação, por causa da santidade e do prestígio do bispo.

Hugo, reconhecendo na situação o sonho que tivera, ouviu-os com atenção e ofereceu-lhes fazer sua obra num lugar de difícil acesso, solitário, árido e inóspito. Assim, tiveram todo o seu apoio episcopal. Esses homens buscavam apenas o total silêncio e solidão para orar e meditar. Tudo o que desejavam, ou seja, queriam atingir a elevação espiritual, cortando definitivamente as relações com as coisas mundanas. Eles eram Bruno e seus primeiros seis seguidores e a ordem que fundaram foi a dos monges cartuxos.

Bruno era um nobre e rico fidalgo alemão, que nasceu e cresceu na bela cidade de Colônia. Sua família era conhecida pela piedade e fervorosa devoção cristã. Cedo aquele jovem elegante resolveu abandonar a vida de vaidades e prazeres, que considerava inútil, sem sentido e improdutiva. Como era propício à nobreza, foi estudar na França e Itália. No primeiro país concluiu os estudos na escola da diocese de Reims, onde também se ordenou e posteriormente lecionou teologia. Como aluno, teve até mesmo um futuro papa.

Mas também conhecia a fama de santidade do bispo de Grenoble, por isso decidiu procurá-lo. Assim, no lugar indicado por ele, Bruno liderou a construção da primeira Casa de Oração, com pequenas celas ao redor. Nascia a Ordem dos monges Cartuxos, cujas Regras foram aprovadas em 1176, mas ele já havia morrido. Lá, ele e seus discípulos se obrigaram ao silêncio permanente e absoluto. Oravam, trabalhavam, repousavam e comiam, mas no mais absoluto e total silêncio.

Em 1090, o sumo pontífice era seu ex-aluno, que, tomando o nome de papa Urbano II, chamou Bruno para ser seu conselheiro. Ele, devendo obediência, abandonou aquele lugar ermo que amava profundamente. Porém não resistiu muito em Roma. Logo obteve aprovação do papa para construir seu mosteiro de Grenoble e também a autorização para fundar outra Casa da Ordem dos Cartuxos, na Calábria, num local ermo chamado bosque de La Torre, hoje chamado Serra de São Bruno, província de Vito Valentia.

Viveu assim recolhido até que adoeceu gravemente. Chamou, então, os irmãos e fez uma confissão pública da sua vida e reiterou a profissão da sua fé, entregando o espírito a Deus em 6 de outubro de 1101. Gozando de fama de santidade, seu culto ganhou novo impulso em 1515. Na ocasião, o seu corpo, enterrado no cemitério no Convento de La Torre, foi exumado e encontrado completamente intacto, tendo, assim, sua celebração confirmada. Em 1623, o papa Gregório XV declarou Bruno santo da Igreja.

Seguindo o carisma de seu fundador, a Ordem dos Cartuxos é uma das mais austeras da Igreja Católica e seguiu assim ao longo dos tempos, como ele mesmo previu: "Nunca será reformada, porque nunca será deformada". Entretanto, atualmente, conta apenas com dezenove mosteiros espalhados pelo mundo todo.

Eventos históricos:

* 891 - É eleito o Papa Formoso
* 1807 - Humphry Davy inicia primeiras experiências com a eletrólise com a obtenção do elemento químico potássio
* 1831 - Revolta no Corpo de Artilharia da Marinha na Ilha das Cobras. Guarda Nacional repele os amotinados
* 1889 - Hans Meyer, Ludwig Purtscheller e o guia Yohana Lauwo alcançam o topo do Kilimanjaro
* 1927 - O Cantor de Jazz, primeiro filme falado da história, tem pré-estréia em Nova York.
* 1965 - Presidente Castelo Branco envia ao Congresso medidas para endurecer o regime ditatorial no Brasil
* 1973 - Guerra do Yom Kippur
* 1992 - Início das transmissões da rede de TV portuguesa SIC
* 2002 - Canonização de Josemaría Escrivá, fundador da Opus Dei

Nascimentos:

* 1459 - Martin Behaim, cosmógrafo, astrónomo e explorador alemão (m. 1507).
* 1803 - Heinrich Wilhelm Dove, meteorologista e físico prussiano (m. 1879).
* 1831 - Richard Dedekind, matemático alemão (m. 1916).
* 1887 - Le Corbusier, arquiteto franco-suíço (m. 1965).
* 1888 - Roland Garros, tenista e pioneiro francês da aviação (m. 1918).
* 1903 - Ernest Thomas Sinton Walton, físico irlandês (m. 1995)
* 1914 - Thor Heyerdahl, explorador norueguês (m. 2002)
* 1916 - Ulysses Guimarães, político brasileiro (m. 1992)
* 1921 - Zé Keti, compositor brasileiro (m. 1999)
* 1930 - Stanley Myers, violonista e compositor inglês. (m. 1993)
* 1940 - Altemar Dutra, cantor brasileiro.
* 1944 - José Carlos Pace, piloto brasileiro de Fórmula 1. (m. 1977)
* 1950 - Denise Frossard, política e juíza brasileira.
* 1959 - Ivo Silva, pintor português.

Falecimentos:

* 23 - Wang Mang, fundador da Dinastia Xin (n. 45 a.C.)
* 1101 - Bruno de Colônia, fundador da Ordem dos Cartuxos
* 1536 - William Tyndale, padre e académico inglês que traduziu a Bíblia para a versão inicial do moderno inglês (n. 1484)
* 1644 - Isabel de Bourbon, princesa francesa (n. 1602)
* 1855 - August Leopold Crelle, matemático alemão (n. 1780)
* 1912 - Auguste Marie Francois Beernaert, ex-Primeiro Ministro belga (n. 1829)
* 1940 - Adolfo Lutz, cientista brasileiro (n. 1855)
* 1951 - Otto Fritz Meyerhof, bioquímico alemão (n. 1884)
* 1989 - Bette Davis, atriz norte-americana (n. 1908)
* 1999 - Amália Rodrigues, fadista portuguesa (n. 1920).

Feriados e eventos cíclicos:

* Dia do tecnólogo
* Aniversário de Coronel Freitas, Santa Catarina.
* Dia de São Bruno

HOJE NA HISTÓRIA

Adolfo Lutz - Cientista Brasileiro

Adolfo Lutz (Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 1855 — Rio de Janeiro, 6 de outubro de 1940) foi um médico e cientista brasileiro, pai da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. Pioneiro na área de epidemiologia e na pesquisa de doenças infecciosas.

Trajetória profissional

Estudou medicina na Suíça, graduando-se em 1879 na Universidade de Berna. Depois de graduado, foi estudar técnicas de medicina experimental em vários centros médicos de Londres (Inglaterra - onde estudou com Joseph Lister, 1827-1921); Leipzig (Alemanha); Viena (Áustria); Praga (República Checa) e Paris (França - onde estudou com Louis Pasteur, 1822–1895). Retornou ao Brasil em 1881. Lutz inicialmente trabalha como clínico geral em Limeira (São Paulo) por seis anos. Desejando seguir em pesquisas médicas, ele retorna para Hamburgo (Alemanha), onde mais uma vez irá trabalhar com Paul Gerson Unna (1850-1929), especializando em doenças infecciosas e em medicina tropical. Com o aumento de sua fama, ele foi convidado para assumir o cargo de diretor do Hospital Kalihi no Havaí, onde fez sua pesquisa sobre hanseníase. Depois disso, ele trabalhou por um período na Califórnia (Estados Unidos), antes de retornar para o Brasil em 1892, atendendo ao convite do governador de São Paulo para dirigir o Instituto de Bacteriologia (mais tarde, este instituto irá se chamar Instituto Adolfo Lutz em sua homenagem). A cidade de Santos (São Paulo) sofreu uma severa epidemia de peste bubônica, e Lutz foi trabalhar com outros dois jovens médicos brasileiros, Emílio Ribas e Vital Brazil. Lutz e Brazil tornar-se-iam amigos, sendo que este daria suporte às pesquisas pioneiras de Vital Brazil sobre antídotos para picadas de cobra, contribuindo decisivamente para a criação de outro instituto de pesquisa (Instituto Butantan) em São Paulo, totalmente devotado para essa linha de pesquisa.

Aedes aegypti

Lutz foi o primeiro cientista latino-americano a estudar e confirmar os mecanismos de transmissão da febre amarela pelo Aedes aegypti, uma espécie de mosquito que é um reservatório natural e vetor dessa doença. Lutz foi o responsável pela identificação do blastomicose sul-americano. Sua dedicação à saúde pública fez com que lutasse e pesquisasse sobre várias epidemias de diversas regiões do Brasil, como a cólera, peste bubônica, febre tifóide, malária, ancilostomíase, esquistossomose e leishmaniose. Outras de suas maiores realizações foram seu pioneirismo sobre a Entomologia Médica e as propriedades terapêuticas das plantas Brasileiras. Como zoologista, ele descreveu várias novas espécies de anfíbios e insetos, como o Anopheles lutzii (uma espécie de mosquito). Depois da aposentadoria em 1908, Dr. Adolfo Lutz mudou-se para a Cidade do Rio de Janeiro, onde trabalhou por mais 32 anos, até a morte em 6 de outubro de 1940, no Instituto Oswaldo Cruz. A filha, Bertha Lutz (1894-1976) foi uma importante zoóloga, feminista e política brasileira.

Fontes: Climatempo, 10emTudo, Wikipedia, Edições Paulinas

Pensamentos do Dia - 06 de Outubro de 2009


"[Frase final de Memórias Póstumas de Brás Cubas,1881]:
Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria."

Machado de Assis

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses."

Sócrates

"Se a vida não tem preço, nós comportamo-nos sempre como se alguma coisa ultrapassasse, em valor, a vida humana... Mas o quê?"

Antoine de Saint-Exupéry

"Creio na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Creio que são todas concedidas por Deus e creio que eram necessárias para os povos a quem essas religiões foram reveladas. E creio que se pudéssemos todos ler as escrituras das diferentes fés, sob o ponto de vista de seus respectivos seguidores, haveríamos de descobrir que, no fundo, foram todas a mesma coisa e sempre úteis umas às outras."

Mahatma Gandhi

"A arte deve ser um órgão moral da vida humana."

Léon Tolstoi
Foto Ilustrativa: Praça da Sé - Crato - Por: pachelly Jamacaru

Mais um contraponto ao ufanismo oficial

O Brasil poderá fechar o ano com crescimento zero no Produto Interno Bruto em relação a 2008, conforme a Confederação Nacional da Indústria. Já o Banco Central, no Boletim Focus, espera 0,01%. Não são estimativas boas, mas não são de todo más. Há de se considerar que a projeção anterior da CNI antevia queda de 0,4%, indicando que ficar parado é melhor do que andar para trás. Um dado importante apurado pela CNI é o de que o avanço se deve ao consumo das famílias, que cresceu 2,1% no segundo trimestre.

Esse aumento seria sinal de que ao menos a economia familiar superou a "marolinha" da crise. Mais crédito para pessoas físicas, o aumento da massa salarial e a redução do IPI para bens duráveis - que cobriu de eletrodomésticos e carros - teriam sido os anabolizantes do consumo. Outro fator relevante é o de que os 2,1% de crescimento foram obtidos num período que não sofre grandes efeitos de datas comemorativas, que empurram os índices para cima, somado ao de que as políticas de transferência de renda do Governo Federal, que a oposição costuma chamar de "assistencialismo", assegurou às camadas de baixa renda possibilidades de compra.

Mas observe o seguinte: remando numa maré não tão camarada quanto o presidente Lula, para o qual a conquista das Olimpíadas de 2016 tem servido como discurso otimista perante agentes da economia, a CNI alerta: "Os investimentos ainda não se recuperaram". O Banco Central não discorda.

Fonte Coluna do Egidio Serpa

Congresso aprova 38% de projetos bizarros e inúteis


Se o Congresso Nacional fosse uma empresa, seus funcionários (deputados e senadores) estariam, no mínimo, desesperados com tanto trabalho: os parlamentares das duas Casas –Câmara e Senado- precisam votar, juntos, 15.201 projetos de lei ordinária, a mais comum delas. Apesar de tanto serviço, senadores e deputados ficam apenas três dias em Brasília e, quando ficam, propõem uma série de projetos bizarros e inúteis. Um levantamento da ONG Transparência Brasil mostra que, nos últimos seis anos, 38% de tudo o que foi aprovado no Senado não tem pé nem cabeça ou não tem a menor importância.

O senador campeão de projetos irrelevantes é o tucano Arthur Virgílio (AM), com 867 propostas, diz a ONG. Ele quer dar ao cupuaçu o título de fruta nacional, proibir o uso de vidros escurecidos em carros oficiais e transformar a Zona Franca de Manaus em Pólo Industrial. A assessoria do tucano confirmou que boa parte dos projetos era para fazer homenagens, mas negou interesse eleitoral porque muitos homenageados nem eram de seu Estado.

- Essas proposições de incentivo podem parecer irrelevantes para as pessoas em geral, mas não o são nem para o senador nem para os destinatários, no caso de mortos, as pessoas da família. O tucano é seguido de longe na pesquisa por Ideli Salvatti (PT-SC), com 77 projetos inúteis, Paulo Paim (PT-RS), com 76, Marco Maciel (DEM-PE), com 67, e Eduardo Azeredo (PSDB-MG), com 60. Todos os parlamentares foram procurados pelo R7, mas além de Virgílio, apenas a assessoria de Paim retornou contato e disse que o senador também foi reconhecido na pesquisa por ter apresentado 160 projetos de impacto.

Mais do que inúteis, alguns projetos de lei chamam a atenção pela bizarrice. Um dos deles quis obrigar a Aeronáutica a contar tudo o que sabe sobre extraterrestres. Outro quer proibir que bichos de estimação recebam nome de gente. Ainda da Câmara uma proposta quer dar ao município de Apucarana, o Paraná, o titulo de "Capital Nacional do Boné", enquanto outra quer instituir a Semana Nacional do Feijão e Arroz. Outro projeto bizarro elege o dia 18 de junho para comemorar o dia do Tambor de Crioula - uma dança africana comum no Maranhão. O senador Flávio Arns (sem partido-PR) quer que o dia 9 de agosto seja dedicado à Equoterapia, uma espécie de equitação terapêutica. Ele afirmou ao R7 que apresentou o projeto porque acha importante que a população conheça o tratamento:

- Nada melhor do que um dia nacional para ajudar a divulgação da atividade, que é bonita e necessária.

Fonte: R7

Nota do Blog do Crato: O Bizarro para alguns, pode serútul para outros. Por exemplo eu sou totalmente favorável a que a Aeronáutica Brasileira abra os arquivos para os pesquisadores da Ufologia. Inúmeros casos têm sido relatados, e muito bem documentados sobre o assunto. É tendência em todo o mundo a pressão junto aos governos, para a abertura dos porões obscuros, onde guardam segredos militares, e que toda a população deseja saber.

BlogSaudosismo e Um Ensaio Fotopoético do GESSO! - Por: Wilson Bernardo.


ÓI
! O Trem...Salve! Salve! As boas lembranças da beira da linha no GESSO! Saudosismo e a contravenção de pegar bigu no Trem, e toda a gurizada se escondia nos becos da Saudomonia dos velhos Cabarés embeiçados de Mulheres viris de astúcias.


DIALÉTICA
.
Quem tem boca
Que não fala
Roma fica cada
Vez mais distante.


FRONTEIRAS.
Bagagem no Trem
E o fim da linha
Pode a ter ser
O enfim nito.

ESTILINGUE
.
Mamãe pedra nos rins
Tem serventia
Pra baladeiras...

Liberdade e confrarias em perdidos e achados.

Dormentes de uma periferia confluentes aos prazeres da alma.


Wilson Bernardo (Poemas & Fotografias)

CRATO NOTÍCIAS - Dia 06 de Outubro de 2009



06-10-2009
Dinheiro em Conta: Crato ganha R$ 7,5 milhões para obras de saneamento

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, conseguiu R$ 7,5 milhões para a primeira etapa do projeto de saneamento do município. A informação é do prefeito, adiantando que o dinheiro já está na conta da Prefeitura. “É um projeto incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, observa Araripe. O chefe do executivo chegou a estar pessoalmente com a Ministra do Planejamento de Lula, Dilma Roussef, no intuito de encaminhar projetos para demandas do município. Com esse montante, Samuel Araripe espera dar um grande passo no que diz respeito às obras de saneamento e de infraestrutura em vários pontos da cidade. Esses novos investimentos vão proporcionar uma vida mais saudável para a população. Também serão investidos, conforme anuncia o prefeito, cerca de R$ 3 milhões em obras de calçamento em várias localidades do município. A próxima etapa agora é tratar do processo licitatório.

Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento são debatidos na Conferência Municipal de Cultura do Crato

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude realizou no último dia 03, no auditório do Centro Cultural do Araripe, a primeira Conferência Municipal de Cultura, com a presença de cerca de 200 representantes do setor e entidades afins. O evento contou, em sua abertura, com a participação do prefeito do Crato, Samuel Araripe, e do deputado Federal, Arnon Bezerra, além do vice-prefeito, Raimundo Bezerra Filho, Secretária, Danielle Esmeraldo, e o professor que abriu a palestra inicial, Fábio Rodrigues, do Departamento de Artes da Universidade Regional do Cariri (URCA). Ele fez abordagens relacionadas à cultura e sua relação direta com o homem, enquanto sujeito que a produz. A Conferência teve como tema central a Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. O principal objetivo foi proporcionar uma ampla discussão no âmbito da cultura e os seus diversos aspectos, levando-se em consideração a questão da memória, produção simbólica, gestão e participação social e a plena cidadania.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, destacou em seu discurso de abertura que o evento tem uma grande relevância no contexto da cultura, por ser um momento que marca um salto da teoria para a prática. “Uma oportunidade de entrosamento do setor público com o privado e a comunidade”, diz ele. O prefeito destaca importantes intervenções do poder público no âmbito cultural, com a criação da Lei Municipal de Cultura, do Conselho de Cultura e o envolvimento da comunidade para falar do que este setor necessita no município. “Espero que o documento que sai dessa conferência seja como nosso código. Um compromisso de interação para fazer com que esses projetos aconteçam na prática até o final do mandato, em dezembro de 2012”, assegura o chefe do executivo. Em seguida foi lido o regimento, juntamente com os participantes, onde foi destacada a finalidade da Conferência. Segundo a secretária de Cultura do município, Danielle Esmeraldo, o evento tem uma importância fundamental por reunir as pessoas para discutir a cultura. “Uma forma de engrandecer, ampliar e democratizar o setor com a participação social, apoiando as iniciativas e indicando alternativas de melhorias”, diz. Acrescenta ser uma oportunidad de se construir propostas para levar aos governos do estado e federal.

Na ocasião, foram votados e escolhidos delegados, para representarem o município durante a conferência estadual. De acordo com Danielle, também é importante salientar a luta para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que garante recursos nos três âmbitos governamentais para possibilitar maior sustentabilidade ao setor nos municípios. Atualmente, se pode contar apenas com o Fundo Geral do Município.

Secretaria de Ação Social do Crato realiza semana da criança dos projetos ABC e ProJovem Adolescente

O Governo Municipal do Crato por meio da promove a Semana da Criança dos infantes do projeto ABC e alunos do ProJovem Adolescente. Ontem pela manhã na quadra do Projeto ABC foi realizada a abertura da semana com jogos, brincadeiras sob a coordenação dos alunos da Universidade Regional do Cariri- URCA do Projeto Aprendendo Com Esporte. Hoje, as 8 horas, os alunos da brinquedoteca e do reforço escolar junto com a turma do ProJovem Adolescente, sairão para um dia de lazer na chácara de Jairo Sampaio no bairro do lameiro com retorno previsto para as 15 horas. Amanhã, quarta-feira dia 07, será realizado outro dia de lazer com os alunos das aulas de dança, capoeira futsal na chácara de Jairo Sampaio, saindo às 8 horas e retornando às 15 horas. Na quinta- feira dia 08, haverá sessões de filmes no anfiteatro do projeto ABC com brincadeiras e lanches. E sexta-feira dia 09, No Teatro Salviano Arraes Saraiva, das 9 às 10 e meia, acontecerá o encerramento das comemorações com entrega de brindes.

Pólo de Atendimento Madre Feitosa promove divertida Semana da Criança

A Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Ação Social do Crato, juntamente com à coordenação do Pólo de Atendimento Madre Feitosa situado no bairro do Seminário, realiza nos próximos dias 08,09 ,12 e 13, uma programação especial para os alunos em comemoração ao dia das crianças. Serão distribuídos brindes, doces, lanches em meio a várias brincadeiras e oficinas de artes. Acontecerão também apresentações animadas por palhaços, mágicos,grupos de teatro,danças,bonecos de mamulengos e muito mais. Todas as crianças que estudam no Pólo de Atendimento Madre Feitosa estão convidadas a participar dessa festa alegre e cheia de diversão.

Vigilância Sanitária do Crato realiza trabalho de inspeção em prol da saúde do município

A Unidade de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Crato, em parceria com a Administração do Mercado Central Alice Aguiar, realizou nos dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro, desse ano, fiscalizações sanitárias nos boxes (açougue) que comercializam carne no Mercado Central do Crato. No ato das inspeções foram apreendidos 1.100 Kg ( mil e cem quilos)de diversos produtos como carnes frescas e salgadas, toucinho suíno e frangos impróprios para o consumo. Nos próximos dias a Vigilância estará estendendo estas fiscalizações aos boxes do Mercado Wilson Roriz, bem como aos açougues dos Bairros. O Coordenador da Vigilância Sanitária do Crato, Assilon Freitas, comunica ainda, que a equipe vem realizando inspeções sanitárias noturnas nos estabelecimentos como: bares, choperias, lanchonetes e pontos de vendas de alimentos da Praça da Sé, estas inspeções começaram dia 29 do mês passado e se estenderão por todo o mês de outubro.

CRAS Vila Alta inaugura em breve salão de beleza da Unidade de Inclusão Produtiva

A Prefeitura Municipal de Crato através da Secretaria de Ação Social, em parceria com o CRAS Vila Alta, estará em breve inaugurando uma Unidade de Inclusão Produtiva no bairro Vila Alta. ATITUDE - Imagem Pessoal, O seu novo salão de beleza. As Unidades de Inclusão Produtiva têm por objetivo apoiar investimentos econômicos e sociais nos grupos populares em situação de vulnerabilidade pessoal e social, subsidiando financeira e tecnicamente iniciativas que possam garantir o fortalecimento de ações sustentáveis e a partir daí promover a inclusão produtiva da população.

Prefeito Samuel Araripe assina termo de compromisso do Projeto Cidades do Ceará

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participou na manhã de ontem, no município de Barbalha, de mais um Governo Itinerante, de Cid Gomes. Na ocasião, o prefeito assinou, com mais alguns prefeitos de cidades da região e o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, além do governador Cid Gomes, o termo de compromisso do Projeto Cidades do Ceará, que sinaliza o investimento na região de US$ 66 milhões (sessenta e seis milhões de dólares). Estão incluídos os município de Crato, Juazeiro, Barbalha, Farias Brito, Caririaçu, Nova Olinda, Jardim, Santana do Cariri e Missão Velha no projeto. O prefeito esteve acompanhado de membros de sua assessoria e dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Duda Alencar, e da Ação Social Liduína Alves. O Crato foi agraciado com um computador, segundo a secretária de Ação Social, que será direcionado para o incremento dos serviços realizados pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), e irá auxiliar nos trabalhos desenvolvidos por meio do Programa de Medidas Sócio-Educativas, voltado para jovens em regime semi-aberto. Liduína Andrade ainda destaca que os computadores do Bolsa Família, que vem atendendo milhares de famílias no município, vão ser trocados por equipamentos mais novos.

Estrada de Santa Fé

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, que recentemente entregou ao governo do estado projeto para recuperação da estrada que liga a cidade do Crato ao Distrito de Santa Fé, ainda continua aguardando a resposta do governador, no intuito de iniciar a recuperação daquela importante estrada do município. O investimento, de acordo com o projeto feito pela Prefeitura, é da ordem de quase R$ 5 milhões.

Matéria sobre adoção chama atenção de trabalho da Casa Abrigo, em Crato

Causou grande repercussão em todo o país o trabalho desenvolvido pela Casa Abrigo, no município do Crato. A divulgação aconteceu em virtude de matéria publicada no último dia 18, no Globo Repórter, da TV Globo, em que foi ao ar o caso de uma criança que passou pela Casa Abrigo, projeto coordenado por meio da Secretaria de Ação Social, que vem seguindo todos os procedimentos legais, de acordo com a nova lei de adoção do país. Vários e-mails de interessados em adotar crianças e conhecer os trabalhos desenvolvidos por meio da Casa chegaram a Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Crato e encaminhados a Ação Social. A secretária Liduína Andrade destaca a atenção especial que se tem mantido em relação a esses projetos, na busca da promoção do social e integração dessas crianças à sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31