xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/10/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 outubro 2009

Indianos lembram 140º aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi

Como é tradicional, os principais líderes políticos da Índia renderam nesta sexta-feira uma homenagem floral ao líder independentista "Mahatma" Gandhi, considerado o pai da pátria, no dia em que cumpriria 140 anos. Ao túmulo onde foi incinerado o defensor do pacifismo, no memorial déli de Rajghat, se deslocaram o primeiro-ministro, Manmohan Singh; o líder da coalizão governamental, Sonia Gandhi, e o dirigente da oposição L.K. Advani. Também acudiram vários ministros do Gabinete e alguns representantes estrangeiros, como o embaixador dos Estados Unidos, Timothy Roemer, que destacou a influência "direta e positiva" que as ideias de Gandhi tiveram em seu presidente, Barack Obama. A cerimônia contou, além disso, com a presença de representantes das religiões budista, bahai, cristã, sique, zoroastra, muçulmana, hindu e judaica, todas presentes na Índia.

Destacou, no entanto a ausência da presidente da Índia, Pratibha Patil, que se encontra de visita na região ocidental de Gujarat (oeste), e que lembrou ontem a data com um comunicado dirigido a todos seus compatriotas. "O aniversário de Gandhi é uma ocasião para que todos reflitamos no trabalho e a vida do pai da nação, Mahatma Gandhi", afirmou o dirigente, quem possui sobretudo competências cerimoniais e simbólicas. Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como "Mahatma" ("grande alma") Gandhi, nasceu dia 2 de outubro de 1869 na cidade de Porbandar, situada na atual região de Gujarat. Após uns anos de educação universitária na Inglaterra, Gandhi se estabeleceu na África do Sul, onde o fato de ser expulso de um trem por não ser branco lhe levou a iniciar sua doutrina de desobediência civil contra o Império Britânico.

Já de volta na Índia, liderou o movimento de resistência pacífica contra as autoridades britânicas, com uma mensagem de harmonia entre as distintas religiões que apostava pela diversidade do subcontinente. A Índia alcançou sua independência em 1947, mas Gandhi quase não pôde desfrutá-la, porque foi assassinado poucos meses depois por um extremista hindu.

Milhões de indianos ainda se referem a ele respeitosamente como "bapu" ("pai").

Fonte: Folha OnLine

Brasil, 2016 – Por: José Nilton Mariano Saraiva


No
momento em que o Brasil é manchete de primeira página em jornais de todo o mundo, por conta da sua justa escolha para promover os Jogos Olímpicos de 2016, alguns ressentidos, certamente que por mesquinhos interesses políticos contrariados, tentam menosprezar o fato ou simplesmente ironizá-lo. Deveriam, sim, dimensionar a grandeza do evento, o que representa recepcioná-lo pela primeira vez na América do Sul, o legado incomensurável que certamente deixará, o impulso e incentivo que propiciará através da prática esportiva de qualidade junto às novas gerações, o empuxo estupendo na infra-estrutura do país e, enfim, nossa sonhada afirmação e arrancada rumo ao primeiro mundo (lembremo-nos, também, que nessa época o pré-sal deverá ser uma realidade plena).

No mais, não há razão para deixar de aplaudir, admitir e reconhecer uma espécie de “premonição” de um anônimo carioca, feita logo após o anúncio: “quem consegue trazer para o Brasil eventos do porte do Pan, da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos elegerá Dilma, fácil, em 2010, e a sucederá quatro anos depois, após os quais será reeleito mais à frente ".
Será que é isso que tanto temem ???

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

AOS MEUS FILHOS - Poema de Augusto dos Anjos


Na intermitência da vital canseira.
Sois vós que sustentais (Força Alta exige-o...)
Com o vosso catalítico prestígio,
Meu fantasma de carne passageira!

Vulcão da bioquímica fogueira
Destruiu-me todo o orgânico fastígio.
Dai-me asas, pois, para o último remígio,
Dai-me alma, pois, para a hora derradeira!

Culminâncias humanas ainda obscuras,
Expressões do universo radioativo,
Íons emanados do meu próprio ideal,

Benditos vós, que, em épocas futuras,
Haveis de ser no mundo subjetivo,
Minha continuidade emocional!

Postagem Alessandra Bandeira

Amazônia pode ficar 10ºC mais quente até 2060, diz estudo


Um aquecimento global de 4ºC deve ter consequências dramáticas para a América Latina e pode subir as temperaturas na região amazônica entre 8ºC e 10ºC, o que levaria à destruição de grande parte da floresta, de acordo com um novo estudo do Departamento de Meteorologia britânico (Met Office).O cenário catastrófico pode se tornar realidade já em 2060 – quatro décadas antes do previsto pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC).“Nas nossas melhores estimativas, um aquecimento global de 4ºC aconteceria na década de 2070. Mas em uma situação extrema plausível isso poderia acontecer em 2060”, disse à BBC Brasil o pesquisador Richard Betts, do Hadley Centre, a unidade do Met Office que estuda mudanças climáticas.Os novos modelos climáticos computadorizados do Hadley Centre foram divulgados durante uma conferência na Universidade de Oxford e simulam situações em que altas emissões de dióxido de carbono são amplificadas pelo efeito de retroalimentação (feedback) dos ciclos de carbono.Este é o nome dado por cientistas aos ciclos de absorção e liberação de carbono por florestas e oceanos.As simulações apresentadas em Oxford indicam que a Amazônia é uma das regiões que mais vai sofrer com o aquecimento global.

No entanto, para o cientista José Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um aquecimento global de 4ºC elevaria a temperatura na região amazônica em cerca de 5ºC.“Este tipo de acréscimo na temperatura já seria pior do que os cenários mais extremos do IPCC”, disse Marengo à BBC Brasil.Segundo ele, outros modelos indicam que “a probabilidade de um aquecimento de 3,3ºC até 2100 é maior que 50% em um cenário de altas emissões”.José Marengo já aplicou uma versão do modelo climático desenvolvido pelo Hadley Centre sobre um cenário de altas emissões para investigar as conseqüências desse aquecimento global de 3,3ºC no Nordeste.O cientista do Inpe descobriu que o acréscimo seria ainda mais dramático na “região mais vulnerável às mudanças climáticas no Brasil, uma das mais vulneráveis da América do Sul”.O estudo de Marengo indica que até 2100 as chuvas no Nordeste seriam reduzidas entre 40% e 60% em comparação com os níveis atuais.Além disso, a duração média da temporada seca saltaria de 12 dias para 30 dias por ano, aumentando o risco de estiagens, e a área utilizável para plantações de grãos como arroz, feijão e soja também cairia significativamente.

Marengo afirma estar particularmente preocupado com os impactos sobre a geração de energia hidrelétrica.Ele cita como exemplo disso a Bacia do Rio São Francisco, que deve registrar uma redução de cerca de 25% no volume d’água, o que afetaria severamente a produção de eletricidade da região.Além disso, o pesquisador do Inpe lembra que a densidade demográfica no Nordeste é muito maior do que na Amazônia. Os impactos das mudanças climáticas sobre pequenos produtores rurais levariam a movimentos migratórios.O novo estudo do Hadley Centre mostra fortes variações na subida de temperatura e no regime de chuvas nas várias regiões do planeta.Na América Central, as consequências do aquecimento global são menos disputadas.“Deve ser registrada uma queda de pelo menos 20% no volume de chuvas lá, na hipótese de 4ºC”, afirmou Betts.Mais ao sul do continente, na região da Argentina, por exemplo, a previsão é de um aumento nas chuvas.Na conferência de Oxford, outros cientistas apresentaram estudos que indicam consequências graves para as regiões mais baixas da América Latina e do Caribe, na hipótese de um aquecimento de 4ºC.O cientista Stefan Rahmstorf, do Instituto de Potsdam, na Alemanha, afirmou que um aquecimento neste nível elevaria o nível do mar entre um metro e 1,3 metro até 2100 em relação aos níveis de 1990.Os países mais ameaçados pela subida dos oceanos são Guiana, Suriname, Belize, Jamaica, Equador e o território da Guiana Francesa, além da Península de Yucatán, no México.O Met Office também apresentou mapas na conferência que mostram que grande parte dessas áreas já estão enfrentando a elevação do nível do mar.

A comunidade científica concorda ser possível se preparar para enfrentar o problema porque a elevação acontece vagarosamente. No entanto, a combinação de ressacas, furacões de maior intensidade e a elevação do nível oceânico pode provocar problemas mais imediatos.Desde o fim da década de 90, as emissões de gases do efeito estufa vêm ficando próximas às previsões mais extremadas do IPCC.No seu relatório de 2007, o IPCC afirma que, na pior das hipóteses, a temperatura global subiria 4ºC até o fim do século, caso a emissão de gases do efeito estufa continuasse a crescer, embora um aquecimento maior não tenha sido descartado.No mesmo relatório, o painel de cientistas convocado pelas Nações Unidas recomenda limitar o aquecimento global a 2ºC para evitar conseqüências “potencialmente dramáticas” das mudanças climáticas.

Fonte BBC Brasil

Cariri Cangaço – Uma grande Construção Coletiva

Nosso cariri recebeu nos últimos dias, exatamente 74 personalidades do universo do estudo do fenômeno Cangaço, do Brasil. De 22 a 27 de setembro tivemos a oportunidade de ter em nossa região os mais variados olhares e as mais variadas análises sobre este fenômeno que tanto marcou a face deste lado do nordeste brasileiro.
Suas origens, causas, reflexos e conseqüências, que ainda hoje são visíveis por entre as mazelas que tanto castigam o nosso sertanejo, principalmente os que vivem mais distantes dos centros desenvolvidos.

O sentimento que norteou a criação do Cariri Cangaço, não foi outro senão, o desejo de proporcionar ao maior número de pessoas, notadamente aos mais jovens, uma oportunidade de conhecer mais de perto tão instigante e polêmico tema; a partir de um conjunto de palestras e debates que contou com a participação de vários profissionais, das mais variadas áreas. A antropologia, a sociologia, a história, a política, a medicina, a crença popular, o mito, a fantasia e a realidade, se uniram para subsidiar as muitas afirmações e reflexões provocadas ao longo do seminário. Humildemente espero que aqueles que tiveram a oportunidade de terem estado conosco ao longo do seminário, tenham se sentidos contemplados.

Outro aspecto que nos chama a atenção: A perfeita sintonia e harmonia que norteou os trabalhos de toda a equipe de produção do Cariri Cangaço. A partir dessa nossa iniciativa vieram se somar a Universidade Regional do Cariri – URCA através da Pró-Reitoria de Extensão, a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC, as prefeituras municipais de Crato; Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha; o Instituto Cultural do Cariri – ICC, o Instituto Cultural Vale do Cariri – ICVC, o Centro Pró-Memória Josafá Magalhães, e ainda o apoio vital do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, do Centro Cultural Banco do Nordeste, do SEBRAE, do SESC Ceará, da Expresso Guanabara, do Grupo São Geraldo, da Gigi Tecidos, do Hotel Vila Real e do Panorama Hotel. Sem esses parceiros não teríamos realizado o Cariri Cangaço. Foram três meses de preparativos, 438 inscritos, 167 profissionais envolvidos, apresentação de 19 grupos artísticos tradicionais, 41 visitas técnicas aos principais pontos turísticos da região e uma certeza: Valeu a pena.

Com o mais sincero sentimento de gratidão, gostaríamos de em nome de toda a organização do Cariri Cangaço; dizer muito obrigado ao bom povo do Cariri. Parabéns a todos!

Manoel Severo
Curador e Coordenador Geral do Cariri Cangaço

Histórias e Estórias do Crato de Antigamente - Por: Ivens Roberto de Araújo Mourão

INGLÊS FLUENTE

Uma Universidade americana resolveu desenvolver um projeto de auto-suficiência em uma região de um país sub-desenvolvido, no intuito de aproveitar a potencialidade local e investir no seu desenvolvimento. O Presidente da OEA de então, que era brasileiro e cearense, ao tomar conhecimento do interesse da Universidade, indicou a região do Cariri, no Ceará, para a implantação dessa idéia. Assim, foi firmado um convênio entre a Universidade americana e a Universidade Federal do Ceará, para implantação do Projeto Asimov.

Vieram vários técnicos americanos, todos jovens falando ainda um português bem atravessado. Só com muita boa vontade era possível entendê-los. Anos depois, no começo da década de oitenta, realizei um trabalho num projeto com o Banco Mundial. Um dos técnicos me chamou a atenção, pois falava bem o português, mas com um forte sotaque caririense. Conversando com ele, soube que fizera parte desse projeto, tendo morado no Crato. Perdera o sotaque americano, mas o do Crato... Muitas indústrias foram implantadas, tendo à frente pessoas da região.
Posteriormente foi oferecida, a alguns dos participantes do projeto, a oportunidade de conhecer os Estados Unidos. Dentre eles foi o José Justino, habitual freqüentador da Praça Siqueira Campos.

Uma viagem dessas, na década de sessenta, era um acontecimento! Um mundo totalmente novo! O José Justino, que é moreno, resolveu assistir um filme. Ao entrar no cinema, pensando que estava no Cassino, foi barrado por não ser branco. Encarou, porém, esse fato com naturalidade, já que não estava em seu país. Procurou um cinema só para pretos. Quando ia entrando, foi novamente barrado: não era preto! O José Justino, perplexo, perguntou:

- “Que diabo eu sou, então? Não sou gente, não?”

Esta viagem rendeu muitos outros acontecimentos pitorescos. O José Justino contou ao Luís o seguinte fato: um dos viajantes resolveu comprar um relógio, para levar de lembrança. Não falava uma palavra de inglês, mas isso não era problema, pois tinha certeza de que falava inglês fluentemente. Com a maior naturalidade, dirigiu-se à vendedora e, apontando para um relógio, falou, enrolando a língua:

- “Quanta custar esta relógia?”
A moça totalmente atarantada, sem entender nada. E ele novamente falou:
- “Mim falar bem devagar. Mim querer esta relógia. Mim querer esta relógia. Quanto custar preço desta relógia?”.

O José Justino, vendo aquela presepada, chegou e disse:
- “O que o senhor está falando não é inglês não. A moça não está entendendo nada!”
E ele, indignado com aquele comentário:
- “Como não!!! Não é esse o inglês que os gringos falam pra gente lá no Crato e a gente entende tudo!...”

PATATIVA

O famoso e saudoso Patativa do Assaré era um grande amigo do Luís. O início dessa amizade foi quando um amigo do Luís, Omar, conhecido por Babá, que morava em Petrolina, solicitou a sua interferência para conseguir que o Patativa fosse participar de um festival de poesias em Juazeiro da Bahia. O Luís conversou com o Sr. Elói Teles, grande amigo do Patativa. Com a sua mediação, o poeta foi para o festival, no qual fez um grande sucesso, principalmente quando improvisou uma poesia conclamando as duas cidades rivais (Petrolina e Juazeiro), a se unirem em um casamento, pois entre elas já existia um “leito”: o leito do Rio São Francisco...

O Sr. Eloi combinou com a sobrinha do Patativa para levá-lo ao Crato, visando acertar os detalhes para a ida ao festival. Recomendou para não confundir com o Luiz Gonzaga, o sanfoneiro. Inicialmente foi à casa do Luís. Como ele não estava, foi orientado a procurá-lo na Praça Siqueira Campos, numa roda de amigos. E assim o fez. Naquele seu caminhar difícil, com uma bengala, se dirigiu ao grupo de pessoas na Praça e achou de pegar justamente no braço do Luís. Com aquela voz grossa e meio trêmula, perguntou:

- “Você, por acaso, viu o Luís Gonzaga Bezerra Martins por aqui?”

Participava do grupo o Sr. Ernani Silva, pessoa bastante espirituosa que, antes do Luís falar e diante daquele campeão do improviso, foi logo dizendo:
- “Pois solte o braço dele que ele é casado!”


Acima: Elói Teles, um dos primeiros a divulgar o Patativa.


É MUITO FEIO

O Luís ficou encarregado de levar o Patativa à rodoviária do Crato, a fim de embarcá-lo para Petrolina. Enquanto aguardava a saída do ônibus, Patativa foi ao banheiro, urinar. Na Rodoviária cobravam-se cinqüenta centavos para auxiliar na manutenção do banheiro. Quando ele voltou, estava indignado com aquela cobrança. Dirigiu-se para o ‘cobrador’, em verso improvisado:
“Meu Deus que sorte precária,
A Vida está mesmo rija
Aqui na Rodoviária
Quem não tem ficha, não mija.

Vou voltar daqui dizendo
Que achei bastante feio
Ver um sujeito vivendo
À custa do mijo alheio.

POESIAS INÉDITAS DO PATATIVA

O meu tio Hermógenes Martins tinha uma incrível facilidade para fazer amizades. E uma delas era com o famoso poeta repentista Patativa do Assaré. Certo dia, visitando o meu tio era o aniversário de sua filha Ruth. Ganhou de presente estes versos do poeta

Mote

Que se reproduza esta data
Para alegria da gente

Glosa
De pobre vocabulário
Ruth um poeta tu tens
Que te entrega parabéns
Pelo teu aniversário

Que se reproduza esta data
Para alegria da gente

Não te direi o contrário
Estou alegre e contente
Desejo extremosamente
Nesta hora doce e grata

Que se reproduza esta data
Para alegria da gente

Crato, 28 de julho de 1955 (16,30 horas)

José Gonçalves da Silva (PATATIVA)

Em outra ocasião, mais precisamente no dia 14/08/1970, fez os seguintes versos para as filhas da Ruth:
Sandra e Cinara
Poeta Patativa (improviso)

Esta menina pequena
Nos fascina nos encanta
Parece mesmo uma santa
Esta garota morena

Além disso não malandra
É muito trabalhadora
Será nossa professora
Esta pequenina Sandra

E a sua irmã Cinara
Que possui beleza além
Se a sua beleza é rara
O nome é raro também

A BAGACEIRA

Chegou ao Crato um promotor novo e que logo se entrosou com os componentes da Câmara dos Comuns. Era jovem, bastante culto e de uma conversa muito agradável. Costumava freqüentar a Sorveteria Glória para tomar café. Um dia notou, na prateleira, algumas garrafas de uma cachaça gaúcha, chamada Bagaceira. Era uma cachaça que estava encalhada e que ninguém queria. O promotor fez o seguinte comentário:
- “Luís você tem Bagaceira! Isso é uma raridade!”.
E levou uma garrafa. Dias depois um amigo do Luís veio trazer a novidade:
- “Luís, aquela Bagaceira que você vendeu para o promotor fez a maior bagaceira!”
- “Mas como, e por que?”.
- “O promotor é alcoólatra e desde que chegou ao Crato estava se segurando. Com a Bagaceira ele teve uma recaída e bebeu a garrafa inteirinha. Foi para o meio da rua fazer discurso, totalmente nu!!”

Tiveram que transferi-lo para longe das Bagaceiras do Luís!

CHICO PONTINHA

Numa das conversas na Câmara dos Comuns, na Praça Siqueira Campos, alguém insinuou uma maledicência do “pontinha” do Chico Pontinha. O Luís logo esclareceu:

- “Não é nada disso, não. Ele foi meu contemporâneo no internato do Colégio Cearense. As mesas do refeitório eram para seis alunos. Os irmãos chamavam de “esquadra”. A alimentação era muito farta. Cada um recebia um pão enorme, cheio de manteiga. Todos tinham um bule de leite. Sempre tinha alguém passando para oferecer mais leite. Era muito diferente do Seminário do Crato, de uma pobreza franciscana. Um dia faltou um aluno da esquadra e todos avançaram para ficar com o pão que sobrara. Nisso, o Chico gritou: ‘Deixem pelo menos uma pontinha pra mim’. Pronto! A partir daí passou a ser o Chico Pontinha”.


PULIÇA

Puliça era um bêbado comum. É o que se pode chamar de bêbado crônico. Magro, feio e sujo. Gostava de sentar-se na Praça Siqueira Campos sempre só e, claro, bêbado. Vivia resmungando algo que ninguém entendia. Não queria a companhia de pessoa alguma. Caso alguém sentasse ao seu lado, imediatamente mudava-se para outro banco. Também ninguém gostava de chegar perto dele, pela mania que tinha de não tomar banho. Certa manhã, num feriado, chegou ao Crato, proveniente de Cajazeiras/PB, uma excursão de jovens estudantes. Logo que uma delas desceu do ônibus e pisou na Praça, foi logo avistando um grupo de rapazes e exclamou para as outras colegas:

- “Gente, aqui tem muito rapaz bonito!”.
O Puliça, que estava sentado num dos bancos, imediatamente melhorou um pouco a postura (que era sempre encurvada), e exclamou bem alto:
- “E é porque ainda não tomei banho hoje!”

Fonte: Livro: "Só no Crato" de Ivens Mourão - Direitos de publicação no Blog do Crato concedidos gentilmente pelo autor. Todos os direitos reservados.

Artista faz esculturas usando apenas balões

Depois de passar anos atuando como artista de rua para pagar a faculdade de Artes Plásticas, o americano Jason Hackenwerth decidiu juntar as duas habilidades e hoje vive de criar esculturas com balões.As criações de Hackenwerth são expostas em galerias ou mostradas nas ruas de cidades do mundo inteiro.Ele chega a gastar mais de US$ 9 mil por ano (cerca de R$ 17 mil) para comprar os balões, mas consegue vender cada escultura por até US$ 6,3 mil (aproximadamente R$ 11,2 mil).Com a ajuda de uma máquina especial, o próprio Hackenwerth, de 38 anos, infla todos os balões - às vezes milhares deles - e monta suas esculturas, em um trabalho que pode chegar a durar três dias.Ele conta que aprendeu a dobrar e manipular os balões com sua mãe, que era palhaça.

"Minhas esculturas se inspiram na espiritualidade e na sexualidade dos animais e plantas", afirma ele em seu site. Após as performances ou exibições, as esculturas simplesmente murcham."É uma grande metáfora das nossas próprias vidas, uma combinação perfeita de tristeza e alegria", conclui.

Fonte: BBC Brasil

Saber Viver - Cora Coralina


Saber Viver

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar

Cora Coralina
Foto: Meninos do Rio - Jose Almeida Albuquerque

Governistas conseguem retirar assinaturas e impedem criação da CPI do MST

Brasília - A base de apoio do governo conseguiu impedir que a oposição criasse a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (CPMI do MST). A comissão iria investigar o repasse de recursos nacionais e estrangeiros para o movimento. Para a instalação da CPMI, eram necessárias pelo menos 171 assinaturas de deputados e de 27 senadores. No entanto, foram registradas pela Secretaria-Geral da Mesa do Senado apenas 168 adesões de deputados.

O prazo final para novas adesões ou retirada de assinaturas terminava à meia-noite do último dia 30. Poucos minutos antes do prazo, os governistas apresentaram requerimentos pedindo a retirada de 45 nomes. Parlamentares da oposição ainda conseguiram 29 assinaturas, mas não foi o suficiente para a instalação da comissão.

Fonte: Agência Brasil

Rio 2016. por Elmano Rodrigues Pinheiro

LULA é o Cara.

Rio de Janeiro, gosto de você.
Vamos para o abraço.

Paulo Lustosa se filia ao PPS e pode disputar Senado ao lado de Tasso

“Me agurdem!!”

O ex-presidente da Funasa, Paulo Lustosa, filiou-se ao PPS nesta quinta-feira. Não houve festa, mas deverá ocorrer um ato público em breve em Fortaleza, com a presença do presidente nacional da legenda, Roberto Freire. Paulo Lustosa havia deixado o PMDB há pouco mais de um mês, em razão de divergências com o presidente regional e pré-candidato ao Senado por essa legenda, o deputado federal Eunício Oliveira. O convite para se filiar à sigla partiu do presidente regional do PPS, empresário Alexandre Pereira, que vê condições de Lustosa entrar na disputa por uma vaga de senador, dentro de uma composição ampla com o PSDB do senador Tasso Jereissati, o PR e o DEM.

Como se observa, o jogo eleitoral 2010 está apenas nas preliminares. E promete emoções fortes.



Via Eliomar de Lima

Após polêmica, galeria retira foto de Brooke Shields nua aos dez anos


A galeria de arte Tate Modern, de Londres, retirou de uma exposição sobre arte pop uma foto da atriz Brooke Shields nua aos dez anos de idade que estava provocando polêmica.A obra do artista Richard Prince foi feita em 1983 a partir de uma imagem capturada pelo fotógrafo Gary Gross, e mostra a atriz de Lagoa Azul nua, enquadrada do joelho para cima, usando maquiagem carregada e olhando diretamente para a câmera.A polícia metropolitana de Londres aconselhou a galeria na decisão de não incluir a foto na mostra Pop Life: Art in a Material World (Vida Pop: Arte em um Mundo Material), que será inaugurada nesta quinta-feira.Um dia antes da abertura da exposição, organizações de combate à pedofilia expressaram sua oposição à exibição da foto."(A provocação) chega no limite da pornografia. Certamente não é arte", disse ao jornal Daily Telegraph Michaele Elliott, fundadora da uma das organizações, Kidscape.Inicialmente a Tate Modern havia decidido colocar a foto em uma sala separada com um aviso. polêmica ajudou a dar publicidade à sua exposição, divulgada como uma "releitura de alguns dos maiores legados da arte pop"."A exposição olha para as diferentes maneiras como artistas desde os anos 1980 se relacionaram com a mídia de massa e cultivaram personalidades artísticas, criando suas próprias 'assinaturas'", explica o material da galeria.

Partindo da famosa declaração de Andy Wharhol de que "um bom negócio é a melhor arte", a mostra reflete sobre como os artistas "se infiltraram na máquina publicitária e no mercado como uma estratégia deliberada"."Armando-se do poder do sistema de celebridades e expandindo seu alcance para além do mundo artístico, em um contexto comercial mais amplo, estes artistas exploram canais que atraem o público dentro e fora da galeria."Entre outras atrações da exposição está o impresso Made in Heaven, que o artista Jeff Koons apresentou na Bienal de Viena de 1990 para imortalizar sua união com a ex-atriz pornô e ex-deputada italiana Cicciolina.A mostra inclui ainda trabalhos renomados e alguns novos de Damien Hirst, Martin Kippenberger e Takashi Murakami. Ela ficará em cartaz na Tate Modern, na margem sul do rio Tamisa, até 17 de janeiro de 2010.

Fonte BBC Brasil

Pachelly Jamacaru no programa Cariri Encantado de logo mais


O programa Cariri Encantado de logo mais (14 às 15 horas, na Rádio Educadora do Cariri) terá Pachelly Jamacaru como convidado.
Pachelly é um dos mais importantes artistas do Cariri. Cantor, compositor, músico, poeta e fotógrafo, Pachelly está em cena desde meados dos anos de 1970, quando, ainda garoto, integrava o Grupo Nessa Hora, liderado pelo seu irmão Abidoral Jamacaru, e assíduo participante dos famosos festivais da canção, realizados no Crato. Por sinal, em 1978, na última edição do Festival, Pachelly foi o vencedor com a música "Não haverá mais um dia", posteriormente registrado no disco Massafeira, que reuniu grande parte da então nova geração musical do Ceará. O projeto Massafeira foi coordenado pelo cantor Edinardo, do Pessoal do Ceará.

Concurso para Anjo da Guarda por Joao Marni

O Anjo da morte está ali, não há como escapar, não avisa e nem dá prazo: é perverso. Que argumentos teríamos a persuadi-lo para ainda não nos levar? Provavelmente tentaríamos iludi-lo com razões afetivas, familiares, esquecendo-nos que já estamos sujos demais.
E de uma criancinha, que esperaria o Anjo das viagens não perdidas que dissesse ela? É um “cara de pau “esse” papa anjo “! Criança não avalia a vida, apenas corre pela sua superfície, vivendo sabiamente o presente, sem projetos. Livre! Precisa ser melhor amada, melhor cuidada por nós adultos, pais e avós, fazendo a nossa parte e pedindo a Deus benção e proteção. Crianças são maravilhosas máquinas de afeto, esperança da raça e do planeta, como Isabela, Luana, Madeleine, Anne Frank, Rossana e tantas e tantas outras.
Onde se encontrava o Anjo da Vida, o que estava a fazer quando elas foram colhidas antes do futuro?Por que trabalha com mais “competência” e dedicação o outro anjo, o da Morte, sempre à espreita, sempre tão rápido?De onde adquire tamanha performance? Estará o Anjo da Guarda com osteoporose, artrítico, surdo, cego ou com Alzeheimer? Será ele sócio do outro em alguma funerária? Sendo um guardião, o Anjo da Guarda não deveria esperar pelo livre arbítrio de uma criança, já que a mesma não tem discernimento nas escolhas e dos perigos... Se caminhas lado a lado do teu pequeno protegido nas aventuras dele, deverias não descuidar um só segundo, ser mais rápido. Afinal, para que as asas?
Que o criador mande publicar edital de concurso publico para novos anjos da vida, visto que o homem se reproduziu demais, após o “Crescei e multiplicai-vos”, sobrecarregando os já existentes. Que exija para inscrição apenas quem não tenha ascendência corrupta ou não distorça nem elabore mal as leis, não minta e não se disfarce sob o manto de qualquer ordem, religiosa ou liberal. Queremos para nossos filhos anjos mais presentes, podendo ser mesmo de carne e osso, - matéria feita para o braço, - que atendam suas necessidades e protejam sua dignidade, como os que já existem nas noites de algumas cidades (Anjos da Noite), acudindo moradores de rua, ou os representados por ótimos professores, ótimos médicos, ótimos policiais, ótimos funcionários públicos etc., mal remunerados, porém de grande coração.
Os novos anjos ouviriam de seus pequeninos protegidos, a todo o pulmão, confiantes, a oração que os consagram:

“Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador,
que a ti me confiou, a Piedade Divina,
Sempre me rege ,me guarde,
me governe e me ilumine".
AMÉM.


Postador por João Marni de Figueiredo.

Homenagem a um aniversariante cuja vida foi dedicada à Paz - Mahatma Gandhi

Em 2 de Outubro de 1869, nascia Mohandas Karamchand Gandhi, em Kathiawar, estado de Porbunder, na Índia, líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência desse país. Mais novo dos três filhos de Karamchand Gandhi (Kaba Gandhi) e sua esposa Putlibai. Kaba Gandhi foi primeiro ministro nos estados de Porbunder, Rajkot e Vankaner. Em 1883, com apenas treze anos, contraiu matrimônio com a Sra. Kasturbai Makanji, que também contava com treze anos a época. Formou-se em direito em Londres e, em 1891, voltou para a Índia a fim de praticar a advocacia.

Dois anos depois, vai para a África do Sul, também colônia britânica, onde inicia o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus. Volta à Índia em 1914 e difunde seu movimento, cujo método principal é a resistência passiva. Nega colaboração com o domínio britânico e prega a não violência como forma de luta. Em 1922, organiza uma greve contra o aumento de impostos, na qual uma multidão queima um posto policial. Detido, declara-se culpado e é condenado à seis anos, mas sai da prisão em 1924. Em 1930, lidera marcha para o mar, quando milhares de pessoas andam mais de 320 quilômetros a pé, para protestar contra os impostos sobre o sal.

Visitando a Inglaterra

O domínio colonial britânico durou mais de duzentos anos. Os indianos eram considerados cidadãos de segunda classe. Em 1930, Gandhi viaja a Londres para pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. Lá, visita bairros operários. "Sei que guardarei para sempre, em meu coração, a lembrança da acolhida que recebi do povo pobre de East London", diz Gandhi. Ao retornar à Índia, é recebido em triunfo por milhares de pessoas, ainda que nada de muito significativo tenha resultado da viagem. Gandhi anuncia à multidão que pretende continuar em sua campanha pela desobediência civil, para obrigar a Inglaterra a dar a independência à Índia. Os britânicos, outra vez, o mandam para a prisão. Em 1942 o governo inglês manda para Nova Delhi Sir Stafford Cripps, com a missão de negociar com Gandhi. As propostas que Sir Cripps traz são inaceitáveis para Gandhi, que deseja independência total. Gandhi retoma a campanha pela desobediência civil. Desta vez é preso e condenado a dois anos de cadeia. Quando Lord Louis Mountbatten torna-se vice-rei, aproxima-se de Gandhi e nasce, entre Gandhi, Lord e Lady Mountbatten, uma grande amizade. Em 1947, é proclamada a independência da Índia, mas no verão desse mesmo ano, a hostilidade entre hindus e muçulmanos atinge o auge do fanatismo. Nas ruas há milhares de cadáveres. Os muçulmanos reivindicam um Estado independente, o Paquistão. Gandhi tenta restabelecer a paz e evitar a luta entre hindus e muçulmanos, aceitando a divisão do país e dando início a uma décima-quinta greve de fome. O sacrifício pessoal de Gandhi e sua firmeza conseguem o que nem os políticos nem o exército conseguiram: a Índia conquista sua independência e é criado o Estado muçulmano do Paquistão. A divisão atrai para ele o ódio dos nacioinalistas hindus.

Gandhi morre em 30 de janeiro de 1948, assassinado por um hindu. Estava com 78 anos. Lord e Lady Mountbatten, ao lado de um milhão de indianos, comparecem ao funeral. Parte de suas cinzas são lançadas às águas sagradas do Rio Jumna. Em janeiro de 1996, parte das cinzas de Mahatma Gandhi é lançada no Rio Ganges, na cidade de Allahabad, local sagrado para os hinduístas. A cerimônia acontece no 49º aniversário de morte do líder pacifista. Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses e entre toda a humanidade, por isso e muito mais, o "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA. Mohandas Karamchand Gandhi, o conhecido "Mahatma" (A Grande Alma) estará para sempre, sem dúvida alguma, por suas palavras e atitudes, entre os homens que mais enobreceram a raça humana.

Alguns Pensamentos de Mahatma Gandhi:

1. "O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto."
2. "Creio poder afirmar, sem arrogância e com a devida humildade, que a minha mensagem e os meus métodos são válidos, em sua essência, para todo o mundo."
3. "Acho que vai certo método através das minhas incoerências. Creio que há uma coerência que passa por todas as minhas incoerências, assim como há na natureza uma unidade que permeia as aparentes diversidades."
4. "As enfermidades são os resultados, não só dos nossos atos, como também dos nossos pensamentos."
5. "Satyagraha - a força do espírito - não depende do número, depende do grau de firmeza."
6. "Satyagraha e Ahimsa são como duas faces da mesma medalha, ou melhor, como as duas cades de um pequeno disco de metal liso e sem incisões. Quem poderá dizer qual é a certa? A não-violência é o meio. A Verdade, o fim."
7. "A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade."
8. "Uma coisa lançou profundas raízes em mim: a convicção de que a moral é o fundamento das coisas, e a verdade, a substância de qualquer moral. A verdade tornou-se meu único objetivo. Ganhou importância a cada dia. E também a minha definição dela se foi constantemente ampliando."
9. "Minha devoção à verdade empurrou-me para a política; e posso dizer, sem a mínima hesitação, e também com toda a humildade que, não entendem nada de religião aqueles que afirmam que ela nada tem a ver com a política."
10. "A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade."
11. "O erro não se torna verdade por se difundir e multiplicar facilmente. Do mesmo modo, a verdade não se torna erro pelo fato de ninguém a ver."
12. "O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo."

Fonte: http://www.nossosaopaulo.com.br

Políticos ressaltam importância da TV Verdes Mares Cariri


O prefeito Washington Fechine de Missão Velha acredita que a nova Televisão vai contribuir de forma incalculável para o desenvolvimento da Região Sul do Ceará. Para o prefeito “o Sistema Verdes Mares, com a criação da TV Verdes Mares Cariri, passa a promover o desenvolvimento no Estado em especial da Região do Cariri que é rica culturalmente com grande diversidade de informações”. Segundo ainda Washington Fechine a descentralização da informação que antes partia da capital para o interior e agora será dupla. O Prefeito parabeniza a todos os jornalistas, radialistas e produtores que trabalham no Sistema Verdes Mares desejando sucesso a todos.

Quem também reconheceu o Sistema Verdes Mares de Comunicação pela a iniciativa da criação da TV Verdes Mares Cariri foi o deputado federal José Airton. Segundo o parlamentar “a nova televisão vai contribuir para o desenvolvimento de forma justa, seguindo os critérios clássicos da notícia como proximidade e originalidade, levando informação de qualidade para o povo do Cariri”. José Airton está parabenizando jornalistas, radialistas e produtores que trabalham no Sistema Verdes Mares desejando sucesso a todos.

Fonte: Beto Fernandes - Revista do Beto

O Palanque é nosso! - Hoje, das 08 às 17h

Conferência Municipal da Cultura do Crato

Hoje, Dia 02/10/2009 ( sexta-feira)
Horário: Das 8h às 17 horas
Local: Auditório do Centro Cultural do Araripe – REFSA


Camaradas, companheiros, artistas, brincantes, produtores e amigos,

Estamos num momento de mobilização para a Conferência Municipal da Cultura no Crato que será hoje sexta-feira, a partir das 8 horas (manhã), no Auditório do Centro Cultural do Araripe REFSA. Lamentamos e discordamos do processo de divulgação da conferência que foi divulgado de “ultima hora”, ou seja, no dia 30 de agosto. Entendemos que esse é um momento importante para discutir as demandas das políticas públicas para a cultura e que deve ter ampla mobilização e divulgação. Neste sentido, o Coletivo Camaradas estará empenhado em construir, mobilizar, divulgar e articular com amplos setores da sociedade o êxito desta Conferência como parte integrante de construção do Plano Nacional de Cultura. Esse é um dos passos para fortalecer a política pública que vem sendo consolidada no país, o que repercute diretamente nos municípios e estados.

Saudações culturais,

Alexandre Lucas
Coordenador do Coletivo Camaradas

Lei mais dura para punir motéis e hostéis usados por pedófilos

Brasília - Hotel, motel, pensão ou similar flagrados pela terceira vez com crianças ou adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis ou sem autorização deles para estar no local poderão ser fechados definitivamente por determinação judicial. O presidente em exercício, José Alencar, sancionou ontem (1º) lei que prevê a nova punição.

Atualmente, o estabelecimento que hospeda o menor de 18 anos sem os pais ou permissão deles é multado. Em caso de reincidência, é fechado por um prazo de até 15 dias. Não estava previsto o fechamento definitivo do local na legislação atual. A nova lei foi proposta pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Exploração Sexual, concluída em 2004.

A lei será publicada hoje (2) no Diário Oficial da União.

Fonte: Agência Brasil

PF apreende 400 quilos de agrotóxicos na Bahia

Ação também foi feita em fazendas no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

Três pessoas foram presas em duas cidades baianas. A Polícia Federal (PF) prendeu três pessoas em áreas de produção agrícola em Luís Eduardo Magalhães (BA) e em Barreira (BA), nesta quinta-feira (1º), durante a Operação Pureza, que também teve frentes de investigação no Paraná e em Mato Grosso do Sul. O objetivo foi prender contrabandistas, intermediários e transportadores de agrotóxicos da China, que entravam no Brasil pela fronteira com o Paraguai. As investigações começaram há seis meses e a polícia acredita que a quadrilha chegou a movimentar mais de R$ 1 milhão com vendas para fazendeiros na Bahia. Uma picape carregada com cerca de 400 quilos de agrotóxicos também foi apreendida na região. A operação identificou os fazendeiros que compravam o produto ilegal e também apreendeu bens e documentos relacionados aos crimes.

Fonte: G1

Projetos Produtivos

A Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, como forma de promover o desenvolvimento regional, torna público o II Edital de Apoio a Projetos Produtivos, garantindo, a democratização do acesso aos recursos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (FECOP) e do Fundo Social do BNDES, no montante de R$ 8.000.000.00 (oito milhões de reais). Neste sentido, a Secretaria das Cidades com o apoio do SEBRAE promoverá nove seminários regionais atingindo os 184 municípios do Estado. Os critérios de seleção e demais informações sobre as datas e locais dos seminários estão disponibilizados no site www.cidades.ce.gov.br.

Fonte Tarso Araújo

Acreditas no Além ? - Por: Antonio Paiva Rodrigues:

O que seria para você o além? Além é uma palavra com derivação latina ecce hinc, 'eis ali', é um advérbio que tem como sinonímia as palavras, lá, acolá, lá ao longe, longe, bem longe, mais adiante, mais à frente. O contrário de além é aquém. A palavra além cujo significado é mais conhecido como o que vem depois da morte; o outro mundo; a eternidade, o desconhecido, o além-mundo, o além-túmulo; a ultravida. O mais adiante seria naquele lugar, na parte de lá ou acolá, a grande distância, afora, a vida depois da morte é considerada como o outro mundo ou além. Muitos seres humanos que estiveram às portas da morte afirmam terem abandonado seus corpos e visitando outros mundos. Cientificamente esse fenômeno é conhecido como desdobramento, projeciologia, apometria, projeção astral entre outros. Estes fenômenos seriam provas de que existe vida após a morte ou são apenas as alucinações de um cérebro agonizante? Para os incrédulos, os céticos, os ateus, os materialistas com certeza seriam alucinações de um cérebro agonizante.

Queremos reafirmar que hoje já existem comunicações com o além, como acontecia antes de Cristo. Hoje os possuidores desse dom divino são considerados médiuns, isto é, intermediários entre a vida material e espiritual. Já na antiguidade o nome mediunidade não existia e quem tinha este dom era chamado de profeta. Moisés está profetizando, esta sentença nos dias atuais seria dita assim: Moisés está exercendo sua mediunidade. A mediunidade é inerente ao ser humano, todos as possuem, alguns possuem a mediunidade mais ostensiva, outros menos. Citamos aqui o caso de um senhor georgiano de nome Grigorievich Rodonaia que foi atropelado e dado como morto. Seu corpo foi levado para o necrotério onde ficou em uma câmara frigorífica à espera da autópsia. Esses detalhes acontecem com todas as pessoas que morrem em acidentes, em brigas ou outro tipo de morte que logo depois de periciado pela Polícia os corpos são levados ao IML (Instituto de Medicina Legal) para ser autopsiados.

Vejam como são os Desígnios de Deus: Grigorievich Rodonaia sofreu uma fratura craniana e uma lesão na coluna vertebral ao ser atropelado por um carro. Depois de ter passado três dias no necrotério, se recuperou sem sequelas. Ao se recuperar citado cidadão afirmou que enquanto estava “morto”, foi arrastado para um mundo de luz onde às leis cientificas não existiam. “Viajava ao redor do mundo, e através do tempo, via através das paredes e podia ler as mentes das pessoas”. Para os incrédulos, neófitos a Doutrina espírita explica muito bem. Como o Espírito tem o seu livre-arbítrio ele se desdobrou e fez uma viagem astral como diriam determinados estudiosos. As nuanças aqui citadas sobre a leitura das mentes também é possível, pois os espíritos se comunicam através do pensamento. Como ele estava numa condição de pré-morte o seu Perispírito dominava o perispirito de alguém que lá estava e conseguia captar ou ler as mentes de outras pessoas.

O Perispírito é um corpo semimaterial tão sutil que não conseguimos enxergar, mas ele vê tudo e pode materializar-se. “Durante suas “viagens” escutou o choro de um recém nascido em hospital próximo e percebeu que a criança tina a bacia fraturada, fato que os médicos desconheciam. Com uma percepção sensorial. O grande Salomão, Jesus Cristo, Maria sua mãe, Santo Antônio de Pádua (Fernando de Bulhões) se desdobrava com extrema facilidade. Este fenômeno que aconteceu a Rodonaia é conhecido cientificamente como Experiência Pós Morte (EPM). A situação meus senhores não é brincadeira, pois em pesquisa realizado nos Estados Unidos da América do Norte (EUA) pelos idos de 1992, revela que 13 milhões de seres humanos lá na América e em outros países acreditam terem passado ou experimentado alguma forma de EPM. O Dr. Bryan Weiss, psicólogo americano ao perder um filho de quatro anos de idade passou por uma depressão muito grande. Numa sessão de hipnose uma moça de nome Caroline que não conhecia o médico, em transe contou boa parte da vida do psicólogo e falou sobre a morte de seu filho.

Espantado pelas declarações o Dr. Bryan Weiss hoje é um dos adeptos da reencarnação. Para alguns estudiosos as EPM fazem parte de um conjunto de experiências parapsicológicas. Sem dúvida acontecem, mas o seu significado continua sendo motivo de debates. Essas afirmações são do Dr. Richard Broughton, parapsicólogo. É bom frisar que enquanto a parapsicologia ainda procura fios para confeccionar a meada, o Espiritismo já conseguiu fotografar espíritos materializados, sendo o mediu usado para tal fim, o cearense de Pacatuba Peixotinho, que usava o ectoplasma para tal fim. Já se consegue captar vozes do além, isso sem se contar com as psicografias, psicofonias, a escrita mecânica quando e espírito faz uso da mão do médium e a direta (pneumatografia) quando o próprio espírito escreve a mensagem. No cérebro agonizante a psicóloga Susan Blackmore afirma que muitos caos de EPM podem ser explicados pelos efeitos da anoxia (falta de oxigênio no sangue ou nos tecidos), que acaba por afetar o cérebro. Quando falha – o cérebro continua produzindo imagens do Mundo, que são oriundas da imaginação, e não dos sentidos. Imaginação na concepção escorreita da palavra quer dizer imaginatione.

Palavra de origem latina e a sua sinonímia básica é a faculdade que tem o espírito de representar imagens; fantasia. Faculdade de evocar imagens de objetos que já foram percebidos; imaginação reprodutora. Faculdade de formar imagens de objetos que não foram percebidos, ou de realizar novas combinações de imagens e faculdade de criar mediante a combinação de idéias. Está relacionada à coisa imaginada, criação, invenção, cisma fantasia, devaneio, crença fantástica; crendice; superstição. Já na literatura da arte refere-se à invenção ou criação construtiva, organizada (por oposição a fantasia, invenção arbitrária). Imaginação reprodutora. Será que Lázaro sentiu tudo isso tirando da sua imaginação se o mesmo estava em alto estado de letargia com a matéria já necrosando.


Foram atrás de Jesus e disseram Lázaro tinha morrido há três dias. Jesus disse Lázaro dorme. E ao chegar ao local do jazigo de Lázaro vendo todo alvoroço e a manifestação de carinho ele chorou. Mesmo com a descrença das irmãs ele disse: abram o túmulo, olhou para os Céus e disse Lázaro levanta e anda e Lázaro andou. Nas EPM não há uso e nem ingestão de drogas. Uma cura milagrosa. Em 1982, foi diagnosticado um câncer incurável em Mellen Thomas Benedict. Quando “morreu”, teve uma EPM que durou 90 minutos, com as típicas experiência de voltar á vida. Surpreendentemente o câncer “incurável” tinha desaparecido completamente e aqui indagamos à psicóloga Susan Blackmore se o desaparecimento do câncer foi produto da imaginação do doente? Só fazemos aqui um esclarecimento de que algumas pessoas em EPM dizem ter visto o inferno, mas esse inferno pode ser “imaginação”, pois inferno não existe. O nosso inferno está aqui mesmo no Orbe Terrestre. Uma indagação: será que os 13 milhões de pessoas que foram pesquisados e entraram no EPM todos estariam em estado de imaginação. Achamos que a psicóloga americana andava imaginando coisas para responder o que lhe foi perguntado. Pensem nisso!

Por: Antonio Paiva Rodrigues ( Colaborador do Blog do Crato )

Radialista, Jornalista com Curso Superior, Poeta, Escritor, formado em Administração(Gestor de Empresas), Bacharel em Segurança Pública, tenho livros publicados, Espírita praticante, Mestrando em telejornalismo, Coronel PM R/R, Acadêmico de Letras e Membro da Associação Cearense de Imprensa(ACI) e da AOUVIR/CE ( Associação dos Ouvintes de Rádio do Ceará).

No vale das águas... Fotopoesia, por Pachelly Jamacaru e Claude Bloc

Dedicado a José do Vale
..........................................

Nada é definitivo
No código das águas
Mornas, lascivas...
Como os pensamentos.
Movidas pelo vento
Marés insondáveis
Passam por mim



E as pedras passivas
Definham em silêncio
E o vento retorna
E passa frenético
Soprando segredos
Á doçura dos lagos



E assim nunca sei
Quando o sonho se achega
E não quero perder-me
Neste sono entre vales
Sobre restos de um tempo
Águas passarão...



Nessas águas correntes
Pelo desvão da vida
A planície repousa
Rastros de tempestade





É que trago comigo
O estigma de outros tempos
Águas que se agitam
Remoendo saudades
Encortinando o céu
Refletindo as estrelas
...E nas águas, os sonhos
Repousam, repousam
E me vem tanto medo,
De perder-me no vale
E na planície restar.



Fotos: Pachelly Jamacaru e poesia: Claude Bloc

Curtinhas... Por: José Nilton Mariano Saraiva

01) Dois advogados se encontram: A) E aí, vamos tomar alguma coisa ? B) Vamos; de quem ???
02) Aquele governador candidato à reeleição estava em seu escritório, quando a secretária avisa: - Governador, tem um ELEITOR CEGO aqui fora querendo LHE VER. E ele responde: - CEGO e QUERENDO ME VER ??? Aí já é demais! Diz a ele que eu ainda não estou obrando milagres!!!
03) De um ônibus oriundo de Minas, desembarcou no Rio de Janeiro um caipira com três porcos a tira-colo. Um carioca gozador que estava sentado bem na frente da parada resolveu tirar um sarro com o caipira: - E aí, rapá, levando os porquinhos para passear, cumpadi? - É, sô, os bichim nunca viru o mar, né! E o carioca, em tom de deboche. - E esses "bichim" têm nome? - Tem sim sinhô... Essas duas aqui são fêmea... Elas se chamam Suatia e Suavó! - Ah, é?, continuou o carioca. - Então essa outra deve ser Suamãe, acertei? - Não, sô... Esse é macho! Chama-se Seupai... Suamãe eu comi ontem!
04) O bêbado lendo o jornal e um padre junto dele, esperando o ônibus. O bêbado, pela segunda vez, insiste junto ao padre: - O senhor sabe o que é artrite? Irritado com o bêbado, o pároco dignou-se enfim a lhe dar uma resposta contundente: - Meu filho, é uma doença provocada pela vida pecaminosa e desregrada: mulheres, sexo, drogas, promiscuidade, farras, álcool, fumo e outras coisas que impedem você de alcançar o reino do céu. O bêbado calou-se e continuou com os olhos fixos no jornal. Achando que tinha pegado muito pesado com o bêbado, o padre tentou amenizar: - Há quanto tempo o senhor está com artrite? - Eu não tenho este negócio aí não, padre ! responde o pinguço. E fuzila: - Segundo este jornal, quem tem é o Papa! Ô véi depravado, não ?
05) George W. Bush tenta convencer o Tony Blair a continuar os ataques ao Iraque e diz ao aliado: - Blair, não vai ter erro, vai por mim, ó cara ! – Mas, Bush, e a opinião pública internacional ? - Não esquenta, Blair; ouça o meu plano: dessa vez vamos matar SÓ MAIS TRÊS MILHÕES de iraquianos e UM VENDEDOR DE BICICLETAS. - Um vendedor de bicicletas, Bush? Por quê? - Está vendo? Ninguém se preocupa mesmo com os três milhões de iraquianos...
06) Um homem entra num escritório de advocacia e pergunta sobre os honorários para consultoria. -Cinqüenta dólares por três perguntas, responde o advogado. -Mas não é um pouco caro? pergunta o homem. - Realmente é - responde o advogado. - Qual é sua terceira pergunta?

07) A senhora jura que não vai rir ? ... perguntou o paciente japonês à médica urologista. - Claro que sim, respondeu exaltada. Sou uma profissional da saúde. Existe um código de ética em questão!!! Em mais de 20 anos de profissão nunca ri de nenhum paciente. - Tudo bem, então, - disse o paciente. E deixou cair as calças, revelando o menor órgão sexual masculino que ela havia visto na vida. Considerados o comprimento e o diâmetro, não era maior do que uma bateria AAA (pilha palito). Incapaz de controlar-se, a médica caiu na gargalhada; e por mais que fizesse não conseguia segurar o ataque de riso. Poucos minutos depois, porém, ela conseguiu recuperar a compostura. - Sinto muitíssimo, - disse ela. Não sei o que aconteceu comigo. Dou minha palavra de honra, de médica e de dama, que isso nunca mais acontecerá. Agora me diga, qual é o problema?-É que...o “bichim” agora só vive duro e inchado !!! Aí ela explodiu, de novo.

08) A jornalista entrevista um famoso deputado: - Deputado, o senhor pode nos dizer como começou a sua carreira de político? - Ah! Foi logo na infância... eu ainda estudava no primário...- No primário?!?, espantou-se a jornalista. - Sim! Um dia meu pai me chamou e disse: -"Filho, a partir de hoje eu vou lhe dar mil reais toda as vezes que você tirar uma nota maior que 8".
-Então, eu cheguei para a minha professora e falei: -Escuta, dona Clotilde, a senhora não gostaria de ganhar quinhentos reais de vez em quando?

09) Dois peões estavam caminhando pela beira de uma estrada poeirenta quando o filho de um famoso juiz, que vinha a toda a velocidade na sua BMW importada, atropela-os com toda a violência. Um deles atravessou o pára-brisa e caiu dentro do carro, enquanto o outro voou um quilometro à frente. Três meses depois eles saíram do hospital e, para surpresa geral, foram direto para a cadeia. Um, por invasão de domicílio; o outro, por se evadir do local do acidente.

10) Um advogado morre e pede em seu testamento que cada um de seus três sócios jogue 100 reais dentro de seu caixão, na hora do enterro. O primeiro pensa muito, tira uma nota de 100 reais da carteira e a joga na urna. O segundo reluta bastante, mas também joga uma nota de 100 reais. O terceiro recolhe as duas notas de 100 e joga um cheque de R$ 300 reais, nominal ao defunto e pré-datado prá noventa dias, no caixão. Moral da história: em qualquer ocasião, seja prudente.

11) Uma garota passada de burra, ia sair pela primeira vez com um homem; A mãe dela apreensiva, deu algumas instruções: - Olha minha filha, ele te convidou para sair, você vai; ele vai te levar para jantar, você vai; ele vai te convidar para conhecer o apartamento dele, você vai; ele vai te oferecer uma bebida, você aceita; ele vai te convidar para ir pro quarto; você vai; ele vai te convidar para tirar a roupa, você tira; ele vai te pedir para deitar na cama, você deita... Mas, na hora em que ele for subir em cima de você para desonrar a sua família, você não deixa, viu minha filha? Tudo avisado, a garota saiu. Quando chegou, foi contar para a mãe o ocorrido: - Tudo o que a senhora falou era verdade, mãe! Ele fez tudinho! Só que na hora que ele foi subir em cima de mim pra desonrar minha familia... - Você saiu da cama, né, filha? perguntou a mãe, apreensiva. - Melhor, mãe, muito melhor! Eu subi em cima dele e desonrei a família dele!

12) Corrigindo velhos ditados: 1) - É dando que se ... engravida. 2)- Pau que nasce torto... urina no chão. 3)- Quem dá aos pobres... cria o filho sozinha. 4)- Quem ri por último... é retardado. 5)- Alegria de pobre... é impossível. 6)- Quem com ferro fere... não sabe como dói. 7)- Em casa de ferreiro... só tem ferro. 8) - Quem tem boca...fala (quem tem grana é que vai a Roma, otário!) 9) - Gato escaldado... morre, ora pôrra ! 10)- Quem espera... fica de saco cheio. 11)- Quando um não quer... o outro insiste. 12)- Os últimos serão ... os desclassificados. 13)- Há males que vêm para ... fuder com tudo mesmo! 14)- Se Maomé não vai à montanha... é porque ele se mandou prá praia. 15)- A esperança... e a sogra são as últimas que morrem. 16)- Depois da tempestade vem a .... gripe. 17)- Devagar.... nunca se chega. 18)- Antes tarde do que .... mais tarde. 19)- Em terra de cego quem tem um olho é ... caolho. 20)- Quem cedo madruga... fica com sono o dia inteiro.

13) Na prova do Curso de Química, foi perguntado: Qual a diferença entre “dissolução” e “solução” ??? Resposta de um aluno: - Colocar UM dos nossos políticos num tanque de ácido muriático, fechado, durante 24 horas, para que dissolva e não sobre nem a alma, é “dissolução”. Colocar “TODOS ELES”, numa determinada área do oceano, contendo o mesmo ácido, cercado de tubarões para que não fujam e lá deixá-los para sempre, é “solução”.

14) Num banquete, botaram um padre sentado ao lado de um rabino. O padre, querendo gozar o rabino, enche o prato com pedaços de um suculento leitão e depois oferece para o “colega”. O rabino, polidamente recusa, dizendo: - Muito obrigado, mas...não sabe que a minha religião não permite a carne de porco? - Noooossa! Que religião esquisita! Comer leitão é uma delííícia!, comenta o padre, com ironia. Na hora da despedida, o rabino chega e diz polidamente para o padre: - Mande minhas recomendações à sua mulher! E o padre, horrorizado: - Minha mulher? Não sabe que a minha religião não permite casamento de sacerdotes? - Noooossa! Que religião esquisita! Comer mulher é uma delííícia!!!.... Mas se você prefere leitão, o que se há de fazer ???

15) Uma pernambucana, antes de ir para seu cursinho pré-vestibular, passava por uma rua que tinha um papagaio em cima do muro. Um dia, quando ela passava por essa rua indo a caminho do curso, o papagaio grita: - Pernambucana tá de calcinha preta! E, por incrível que pareça, o papagaio acerta na mosca. A menina continua e pensa que foi apenas um golpe de sorte. No outro dia, indo de novo, o papagaio grita mais uma vez: - Pernambucana tá de calcinha branca! Novo acerto e dessa vez a menina fica meio assustada com a situação, mas acha que o "papagaio tarado" teve sorte novamente no palpite. No terceiro dia, no mesmo trajeto, o papagaio denuncia: - Pernambucana tá de calcinha vermelha! Ela dessa vez FICA indignada com a adivinhação do papagaio. No outro dia, resolve sair sem calcinha, só pra testar. O papagaio não falha: - Pernambucana tá de calcinha cabeluda! Irritadíssima, ela toma uma decisão drástica. No dia seguinte passa sem calcinha e depilada. Vai passando, e o papagaio não diz nada, fica lá, pensativo. Ela já ia virando a esquina, crente de que havia tapeado finalmente o penoso, quando ouviu o grito: - Ê Pernambucana! Ela se volta, impaciente: - O que é papagaio? - PARABÉNS, PASSOU NO VESTIBULAR, NÃO FOI ???
Autoria: Desconhecida - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Cientistas encontram mais antigo ancestral humano na Etiópia


A família que resultou no que chamamos humanidade está 1 milhão de anos mais velha. Cientistas descobriram um ancestral dos homens atuais de 4,4 milhões de anos. O Ardipithecus ramidus (ou apenas “Ardi”, como é carinhosamente chamado) foi descrito minuciosamente por uma equipe internacional de cientistas, que divulgou a descoberta em uma edição especial da revista “Science” desta semana. O espécime analisado, uma fêmea, vivia onde hoje é a Etiópia 1 milhão de anos antes do nascimento de Lucy (estudado por muito tempo como o mais antigo esqueleto de ancestral humano).“Este velho esqueleto inverte o senso comum da evolução humana”, disse o antropólogo C. Owen Lovejoy, da Universidade Estadual de Kent. Em vez de sugerir que os seres humanos evoluíram de uma criatura similar ao chimpanzé, a nova descoberta fornece evidências de que os chimpanzés e os humanos evoluíram de um ancestral comum, há muito tempo. Cada espécie, porém, tomou caminhos distintos na linha evolutiva. Este não é o ancestral comum, mas é o mais próximo que chegamos", disse Tim White, diretor do Centro de Evolução Humana da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Os humanos atuais e os macacos modernos provavelmente tiveram um ancestral comum entre 6 milhões e 7 milhões de anos atrás.Este não é o ancestral comum, mas é o mais próximo que chegamos", disse Tim White, diretor do Centro de Evolução Humana da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Os humanos atuais e os macacos modernos provavelmente tiveram um ancestral comum entre 6 milhões e 7 milhões de anos atrás.Ardi, porém, tem muitas características que não aparecem nos macacos africanos atuais, o que leva à conclusão de que os macacos evoluíram muito desde que nós dividimos o último ancestral comum.

O estudo de Ardi, em curso desde que os primeiros ossos foram descobertos, em 1994, indica que a espécie vivia nas florestas e que poderia subir em árvores. O desenvolvimento de seus braços e pernas, porém, indica que eles não passavam muito tempo nas árvores: eles podiam andar eretos, sobre duas pernas, quando estavam no chão.Esta é uma das descobertas mais importantes para o estudo da evolução humana", disse David Pilbeam, curador de paleoantropologia do Museu de Arqueologia e Etnologia de Harvard. "É relativamente completo, na medida em que ficaram preservadas a cabeça, as mãos, os pés e algumas outras partes importantes. Ele representa um gênero possivelmente ancestral dos Australopithecus – que eram ancestrais do nosso gênero Homo", disse Pilbeam, que não fez parte das equipas de investigação. Os cientistas montaram o esqueleto do Ardipithecus ramidus (que significa “raiz dos macacos terrestres) com 125 peças do esqueleto encontradas. Lucy, também encontrada na África, prosperou um milhão de anos após Ardi e foi um dos Australopithecus mais semelhantes aos humanos. "No Ardipithecus temos uma forma não especializada que não evoluiu muito em direção aos Australopithecus. Então, quando você olha da cabeça aos pés, você vê uma criatura que não é nem chimpanzé, nem é humano. É Ardipithecus", disse White. O pesquisador lembrou que Charles Darwin, cujas pesquisas no século 19 abriram o caminho para a ciência da evolução, foi cauteloso sobre o último ancestral comum entre humanos e macacos. "Darwin disse que temos de ter muito cuidado. A única maneira de sabermos como este último ancestral comum se parecia é encontrando-o”, afirmou White. “Em 4,4 milhões de anos, encontramos algo muito próximo a ele.

Fonte G1

2 de outubro: Dia do Anjo da Guarda – por Armando Lopes Rafael



Este dia é consagrado pela Igreja Católica ao culto dos Santos Anjos da Guarda. Deus, em sua misericórdia, atribuiu a cada homem um Anjo, que o acompanha em todos os passos da vida, reza por ele, protege-o contra os perigos do corpo e da alma. Infelizmente, a maior parte das pessoas não se beneficia devidamente desse celeste protetor. Desde a mais tenra infância, todos que receberam a formação católica já rezavam esta tradicional oração: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém".
O livro “Os Anjos” escrito por monsenhor Pedro Barreto Celestino, sacerdote do Opus Dei, nascido em Juazeiro do Norte (ele é irmão do atual vice-prefeito, José Roberto Barreto Celestino) tem o mérito de expor a doutrina católica sobre o palpitante tema. Monsenhor Pedro Celestino é filho do casal Antônio Corrêa Celestino - Lucélia Barreto Celestino, ambos falecidos. Além de títulos de graduação e pós-graduação, esse filho espiritual de São Josemaria Escrivá, tem dois Doutorados: em Ciências da Educação (1967) e em Direito Canônico (1970) pela Universidade de Navarra, Espanha. Ele foi o primeiro brasileiro a ser ordenado sacerdote do Opus Dei Depois de ter exercido apostolado junto a universitários na cidade de São Paulo, mons. Pedro Celestino atualmente reside no Rio de Janeiro, onde é vigário da delegação do Opus Dei naquela cidade. Sou amigo dele há muitos anos.
O livro "Os Anjos alerta aos católicos para o perigo de práticas espíritas, uso de amuletos e outras superstições. Traz o essencial para que conheçamos os anjos e contribui para reavivar a devoção aos santos anjos, nossos protetores, conselheiros e amigos fiéis. Apeguemo-nos, pois aos Santos Anjos ("Eis que eu enviarei o meu anjo, que vá adiante de ti, e te guarde pelo caminho, e te introduza no lugar que preparei", Ex 23, 20-23), para que eles nos protejam do mal ("sede sóbrios e vigiai, porque o demônio, vosso adversário, anda como um leão que ruge, buscando a quem devorar" -1ª Epístola de São Pedro, 5, 8).

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

TV Verdes Mares Cariri estréia apenas com flashes no que deveriam ser os telejornais locais.

Juazeiro do Norte-CE


O sinal da TV Verdes Mares Cariri entrou no ar desde as 6 horas desta quinta-feira, dia 1º de outubro. Entretanto, a emissora ainda não conta com uma equipe de jornalismo completa para a produção de todo o noticiário na sua sede em Juazeiro do Norte. No Bom Dia Ceará, para todo o estado, os telespectadores viram apenas a participação ao vivo dos repórteres que já trabalhavam na sucursal do Cariri. Ao meio-dia, no CETV, existe a promessa de que pelo menos pa rte desse telejornal já começa a ser apresentado ao vivo dos estúdios na Avenida Padre Cícero. Nesse caso já não seria para todo o Ceará e, exclusivamente, captado nas cidades da área de cobertura da nova emissora. Trata-se de uma nova afiliada da Globo a maior rede de televisão da América Latina e quarta maior do mundo vista, diariamente, por mais de 80 milhões de pessoas. A TV Cariri - Canal 9 para Juazeiro - pertence ao Sistema Verdes Mares de Comunicação do Grupo Edson Queiroz.



Com essa estação do Juazeiro, a Globo aumenta para 122 o número de afiliadas de sua rede que cobre 98,44% do território brasileiro, atingindo 5.564 municípios e 99,50% da população de todo o País. Na TV Cariri, instalada no Bairro São José, a estimativa é de quase dois milhões de consumidores dos 32 municípios da região, sobretudo os quase 600 mil habitantes da Região Metropolitana e mais os telespectadores de outros 32 municípios de regiões próximas, totalizando 66 cidades. A perspectiva é de 90% de programação própria da TV Globo e o restante do espaço com produção local, mas essa questão ainda não ficou bem clara se permanecerá apenas como apêndice de Fortaleza. É que, fora da programação em rede, os caririenses devem ter espaço diário dentro do jornalismo para cobertura e divulgação dos principais acontecimentos e eventos locais e regionais. A informação inicial é que a TV Cariri começaria com uma pequena equipe para ir crescendo conforme as necessidades. O prédio abrigará ainda a sucursal do Jornal Diário do Nordeste de Crato e Juazeiro.


Com a TV Cariri em Juazeiro, a Rede Globo dá seqüência a um programa de ampliação da cobertura nacional. Só para se ter uma idéia do que essa emissora representa em termos de potencial, suas duas principais bases no Rio e São Paulo possuem área equivalente a 62 campos de futebol e consomem energia equivalente a uma cidade de 250 mil habitantes como Juazeiro. A TV Cariri é a segunda emissora de Juazeiro que, desde 2006, conta com a TV Verde Vale, Canal 13, instalada no Bairro Salesianos.

Fonte: Site Miséria

PPE aponta os melhores prefeitos do Ceará/2009 - Prefeito do Crato é o Segundo Colocado !

Foi realizada à noite passada (01-10), na Sala de Videoconferência da Assembléia Legislativa, a apuração dos votos para escolha dos Melhores Prefeitos(as) do Ceará, edição de 2009. Compuseram a Comissão Apuradora: Conselheiro-Ministro do TCM, Luiz Sérgio Gadelha, Dr. Edilberto Pontes (Auditor do Tribunal de Contas do Estado), Dr. Irapuam Aguiar, representando o irmão, Presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, radialista Carlos Silva, Leonardo e Roberto Farias, dirigentes da PPE.

Ao final da apuração estavam escolhidos os 31 Melhores Gestores do Ceará, com a seguinte ordem de votação:

Pacoti (24 votos), Crato (23), Nova Russas (22); empatados com 21 votos, Icó e Tauá; com 19, Eusébio, Maranguape e Ocara; com 18 votos, os municípios de Brejo Santo, Iguatu, Itarema e Pentecoste; com 16 votos - Apuiarés, Fortaleza, São Benedito, Sobral e Várzea Alegre; com 15 votos foram escolhidos Canindé, Caucaia e Pedra Branca; com 14 votos, Beberibe, Pacajus, Pacatuba, Paramoti e São Gonçalo do Amarante; com 13 votos, Maracanaú, Poranga e Quixeramobim.

Na 30ª colocação ficaram empatados com 12 votos os municípios de Horizonte e Quixadá, tendo a Comissão Apuradora decidido premiar não os 30, mas, os 31 mais votados.

Por: Lindomar Rodrigues - Colaborador

Ciro decide mudar domicílio eleitoral

Pré-candidato à Presidência da República, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) transfere hoje seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo. O anúncio foi feito ontem, no Recife, pelo presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos. Ciro disse aceitar “com entusiasmo” a decisão partidária, que teve influência direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Campos garantiu que Ciro continua no páreo como pré-candidato à Presidência e considerou a decisão correta porque, segundo ele, Ciro estará no centro do debate no Estado de maior expressão em termos de população, economia, academia e meios de comunicação. Embora ambos tenham afirmado que a transferência do domicílio não implicava a candidatura de Ciro ao Governo de São Paulo, o próprio Ciro não a descartou. Ele admitiu que “o instinto era de não fazer (a transferência)”, mas havia deixado a definição nas mãos do partido, que amadureceu a idéia sem as suas “emoções naturais”. “Vamos deixar todas as portas abertas”, afirmou. “Desde que ninguém vá me pedir que tenha intimidade com a rotina de São Paulo”, reforçou. “Não tenho essa vocação, tenho a oferecer experiência, uma certa metodologia de convocar inteligências, e São Paulo está precisando”. Até março ele disse que trabalhará visando a Presidência.
*****************************************
Pois é, depois de verberar e reverberar que não conhecia São Paulo, que não tinha intimidade com São Paulo, que não havia sentido uma sua candidatura por São Paulo, que não poderia explicar aos paulistanos porque concorrer por São Paulo, o senhor Ciro Gomes decide, no último dia em que é permitido pela Justiça Eleitoral, transferir seu título de eleitor para...São Paulo. O argumento, ridículo: “...tenho uma certa metodologia de convocar inteligências, e São Paulo está precisando”. Esse é o velho Ciro “Papo Furado” Gomes de guerra. Respeito e consideração ao eleitor ???
Que “bicho” é esse ???
E depois ainda reclamam quando anexamos a expressão”Papo Furado” ao seu nome.
Fonte: G1 - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Metrô do Cariri será inaugurado dia 24 de novembro


O Governo do Estado do Ceará vai entregar à população da Região do Cariri, no dia 24 de novembro, a conclusão das obras do Metrô que ligará as cidades de Juazeiro do Norte e do Crato. Em solenidade com a presença do governador Cid Gomes, serão inaugurados os 13,6 quilômetros de extensão da linha e as nove estações ao longo do percurso. A previsão é que o Metrô do Cariri tenha uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia. O projeto teve um investimento de R$ 25.190.720,90 em recursos próprios do Estado. A definição da data da inauguração aconteceu nesta terça-feira (29), em Brasília, durante reunião do governador Cid Gomes com o ministro das Cidades, Márcio Fortes.

O percurso de Juazeiro do Norte a Crato será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs). São duas composições com tração a diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima atingida pelo VLT é de 60 km/h.

Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos. O Metrô do Cariri percorrerá nove estações: Fátima, Juazeiro do Norte, São Pedro, Teatro, Antônio Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato. O projeto do Metrô do Cariri deverá beneficiar uma das regiões mais importantes do Ceará. Faz parte de um conjunto de ações do plano do Governo do Estado do Ceará de requalificar o transporte ferroviário de passageiros em alguns municípios do Interior do Estado.

O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, diz que o Metrô do Cariri tem todos os elementos para se tornar o vetor estruturador do transporte público urbano de passageiros na região do Cariri. “O Metrô do Cariri foi concebido para ser integrado com os demais modais de transporte público de passageiros que permearão uma rede capilar nos demais bairros, principalmente nos municípios do Crato e Juazeiro”, diz.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

CRATO - Previsão do Tempo de Almanaque - 02 de Outubro de 2009


B
om Dia a todos!
Hoje o dia amanheceu magnífico aqui no Crato. Sol, céu limpo, e temperatura local de 26 graus. Ontem chegamos a um recorde aqui no Blog do Crato, que foi o marco de 8.000 postagens, e em breve estaremos completando 900.000 acessos totais, desde o final de 2006. Estou preparando uma seleção de fotos que nunca foram ao ar para ir soltando de vez em quando aqui no Blog. Coisas que vocês não imaginam que foi coberta pela nossa lente, aliás, diga-se de passagem, com mais de 25.000 fotos já feitas.

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para hoje, dia 02 de Outubro de 2009 ( 1 mês antes do dia de finados ), é de dia de sol com algumas núvens e não chove. Temperatura máxima de 31 e a mínima de 20. Informações do website Climatempo.

ALMANAQUE

2 de outubro. Dia de Santo Anjo da Guarda

Deus, que criou todas as coisas, criou também os anjos, para que o louvem, obedeçam e atendam. Criou-os para serem eternamente felizes e para que nos ajudem e guiem, especialmente toda a sua Igreja. Entretanto uma grande parte desses anjos cometeu o grave pecado da soberba, desejando tornar-se iguais ao próprio Criador. Por isso Deus os condenou e os precipitou no inferno, onde permanecerão para todo o sempre. Esses anjos rebeldes são chamados espíritos maus, diabos ou demônios, e têm como chefe Satanás. Os anjos que ficaram fiéis a Deus são os chamados anjos bons ou simplesmente: anjos. Dentre esses é que Deus escolhe nosso Anjo da Guarda, que é pessoal e exclusivo, cuja função é proteger-nos até o retorno da nossa alma à eternidade. Ele nos ampara e nos defende dos perigos com que os espíritos maus nos tentam, na nossa vida terrena. "Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra" (Sl 90,11-12).

Os Anjos da Guarda estão repletos de dons e privilégios especiais, com uma missão insubstituível ao longo da criação. Eles possuem a natureza angélica espiritual, que é a síntese de toda a beleza e de todas as virtudes de Deus, por isso impossível de ser representada. Em um dos seus textos, são Francisco de Sales esclarece que a tarefa dos anjos é levar as nossas orações à bondade misericordiosa do Altíssimo e de informar-nos se elas foram atendidas. Assim sendo, as graças que recebemos nos são dadas por Deus, que é o princípio e o fim de nossa vida, através da intercessão de nosso Anjo Bom.

Deus confiou cada criatura a um Anjo da Guarda. Esta é uma verdade que está em várias páginas da Sagrada Escritura e na história das tradições da humanidade, sendo um dogma da Igreja Católica, atualmente também confirmado pelos teólogos. A devoção dos anjos é mais antiga até que a dos próprios santos, ganhando maior vigor na Idade Média, quando os monges solitários receberam a companhia dessas invisíveis criaturas, cuja presença era sentida nas suas vidas de silenciosa contemplação e íntima comunhão espiritual com Deus-Pai. Todavia o Eterno Guardião, como o Anjo da Guarda também é chamado, tão solicitado e cuidado durante a infância, está totalmente esquecido no cotidiano do adulto, que, descuidando de sua exclusiva e própria companhia, não se apercebe mais de sua angélica presença. Mas este espírito puro continua vigilante, constante dos pensamentos e de todas as ações humanas.

O Anjo da Guarda é um ser mais perfeito e digno do que nós, criaturas humanas. Não podemos ignorá-lo. Devemos amá-lo, respeitá-lo e segui-lo, pois está sempre pronto a proteger-nos, animar e orientar, para cumprirmos a missão da vida terrena, trilhando o caminho de Cristo e, assim, ingressarmos na glória eterna. A celebração especialmente dedicada aos Anjos da Guarda começou na Espanha, no final do ano 400, propagando-se por toda a Europa em poucos séculos. Antes, ela ocorria no dia 29 de setembro, junto com a do arcanjo Miguel, guardião e protetor por excelência. O dia 2 de outubro foi fixado em 1670, pelo papa Clemente X, para celebrar separadamente o nosso santo Anjo da Guarda. E para ele a Igreja ditou uma das mais belas orações, que diz: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina, agora e sempre. Assim seja".

Eventos históricos:

* 1187 - Saladino derrota os Cruzados e conquista Jerusalém
* 1789 - É votada definitivamente a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, uma das cartas constitucionais mais revolucionárias da história moderna.
* 1910 - Primeiro acidente entre dois aviões na história da aviação em Milão, Itália.
* 1922 - Compra por Assis Chateubriand de O Jornal, iniciando o grupo Diários Associados
* 1928 - Fundação do Opus Dei por S. Josemaría Escrivá
* 1941 - Segunda Guerra Mundial: Início da batalha de Moscovo
* 1961 - O Congresso Nacional aprovou a emenda constitucional que instituía o regime parlamentarista no Brasil, evitando que o vice-presidente João Goulart assumisse a presidência após a renúncia de Jânio Quadros.
* 1974 - Última partida de Pelé com a camisa do Santos contra a Ponte Preta na Vila Belmiro
* 1992 - Chacina do Carandiru: Massacre ocorrido após uma rebelião de centenas de presos que resultou na execução de 111 detentos pela polícia.
* 1992 - Renúncia de Fernando Collor, presidente do Brasil, após sofrer impeachment em 29 de setembro

Nascimentos:

* 1847 - Paul von Hindenburg, estadista alemão (m. 1934).
* 1867 - Nilo Peçanha, presidente brasileiro (m. 1924).
* 1869 - Mahatma Gandhi, um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano (m. 1948).
* 1890 - Groucho Marx, comediante norte-americano (m. 1977).
* 1951 - Sting, baixista, cantor e compositor britânico, co-fundador da banda The Police.
* 1985 - Ciprian Marica, futebolista romeno.
* 1986 - Camilla Belle, atriz norte-americana.
* 1987 - Mathías Cardaccio, futebolista uruguaio.
* 1988 - Guilherme, futebolista brasileiro.

Falecimentos:

* 1264 - Papa Urbano IV (n. 1195)
* 1804 - Nicolas-Joseph Cugnot, inventor francês que construiu o que poderá ter sido o primeiro veículo auto-propulsionado do mundo (n. 1725)
* 1927 - Svante Arrhenius, químico sueco (n. 1859)
* 1968 - Marcel Duchamp, pintor e esculptor francês (n. 1887)
* 1985 - O ator americano Rock Hudson, morreu aos 59 anos vítima da AIDS nos Estados Unidos.
* 1987 - Peter Brian Medawar, cientista inglês, nascido no Brasil (n. 1915)
* 1997 - Thales Pan Chacon, ator brasileiro (n. 1956)

Feriados e eventos cíclicos:

* Dia Mundial do Habitat
* Dia do anjo da guarda

HOJE NA HISTÓRIA

Em 1992, a Renúncia de Collor de Melo, após sofrer Impeachment.

A maior crise enfrentada pelo governo Collor tomou forma em junho de 1992 graças a uma disputa envolvendo o irmão Pedro Collor e o empresário Paulo César Farias a partir da aquisição, por este último, do jornal Tribuna de Alagoas visando montar uma rede de comunicação forte o bastante para eclipsar a Gazeta de Alagoas e as Organizações Arnon de Mello. Contornada em um primeiro instante, a crise tomou vulto ao longo do ano seguinte, possuindo como ápice reportagem da revista IstoÉ trazendo matéria bombástica com o motorista de Collor, Eriberto França. A situação de Collor estava cada vez mais insustentável. A revista Veja trouxe uma matéria na qual o caçula do clã acusava o empresário PC Farias de enriquecer às custas da amizade com o presidente, algo que teve desdobramentos nos meses vindouros: em 10 de maio, Pedro Collor apresentou a Veja um calhamaço de documentos que apontavam o ex-tesoureiro do irmão como o proprietário de empresas no exterior e como as denúncias atingiam um patamar cada vez mais elevado a família interveio e desse modo o irmão denunciante foi removido do comando das empresas da família em 19 de maio por decisão da mãe, dona Leda Collor.

Oficialmente afastado por conta de "perturbações psicológicas", Pedro Collor não tardou a contra-atacar: primeiro apresentou um laudo que atestava a sanidade mental e a seguir concedeu nova entrevista a Veja em 23 de maio na qual acusou PC Farias de operar uma extensa rede de corrupção e tráfico de influência na qualidade de "testa-de-ferro" do presidente, o qual não reprimia tais condutas por ser um beneficiário direto daquilo que ficou conhecido como "esquema PC". Quarenta e oito horas depois a Polícia Federal abriu um inquérito destinado a apurar as denúncias de Pedro Collor e no dia seguinte o Congresso Nacional instaurou uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar a veracidade das acusações.

Presidida pelo deputado Benito Gama (PFL–BA) e relatada pelo senador Amir Lando (PMDB–RO), a CPMI foi vista com certo desdém pelo governo, a ponto de Jorge Bornhausen, o então chefe da Casa Civil, ter declarado que a comissão "não levaria a lugar nenhum".

Pouco tempo depois Fernando Collor foi à televisão e rechaçou as denúncias feitas contra a administração e com isso sentiu-se à vontade para conclamar a população a sair de casa vestida em verde e amarelo em protesto contra as "intenções golpistas" de determinados setores políticos e empresariais interessados em apeá-lo do poder. O apelo pareceu ter dado certo: no dia 12 de agosto, quando completou 43 anos, foi homenageado por empresários, políticos, cantores, artistas e admiradores, parecendo até que tudo seria esquecido, havendo ampla cobertura midiática desse apoio. Entretanto, teve na verdade um efeito inverso ao que originalmente se propunha, pois o que se viu às ruas foram as manifestações de jovens estudantes denominados caras-pintadas, em referência às pinturas dos rostos que, capitaneados pela União Nacional dos Estudantes exigiam o impeachment do presidente numa cabala resumida no slogan "Fora Collor!" repetida à exaustão em passeatas por todo o país a partir de 16 de agosto. Segundo a opinião de diversos sociólogos e cientistas políticos[carece de fontes?], foi essa mobilização estudantil, (reforçada pela participação da sociedade civil organizada, o que aos poucos fez com que os meios de comunicação fossem abandonando Collor), o fator decisivo para que as investigações da CPMI avançassem e não fossem turvadas pela interferência governamental, ou seja, sem essa cobrança por parte da sociedade o afastamento de Collor provavelmente não teria ocorrido, ainda que o "embrião estudantil" da mesma tenha sido taxado inicialmente por setores da imprensa como algo "desprovido de idealismo e coerência política" à mercê da manipulação de grupos políticos de esquerda. Enquanto isso as apurações na CPMI colhiam, paulatinamente, uma série de depoimentos e também de documentos escritos que corroboravam os indícios da atuação de Paulo César Farias nos bastidores do poder.

Em 26 de agosto o relatório final da "CPI do PC" foi aprovado e nele constava a informação de que o presidente e os familiares tiveram despesas pessoais pagas pelo dinheiro recolhido ilegalmente pelo "esquema PC" que distribuía tais recursos por meio de uma intrincada rede de "laranjas" e de "contas fantasmas". Como exemplos materiais desse favorecimento foram citadas a reforma na "Casa da Dinda" (residência de Fernando Collor em Brasília) e a compra de um automóvel Fiat Elba. Cópias do relatório foram entregues para a Câmara dos Deputados e para a Procuradoria-Geral da República, e um pedido de impeachment foi formulado tendo como signatários o jornalista Barbosa Lima Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Imprensa, e o advogado Marcelo Lavenére, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Entregue ao deputado Ibsen Pinheiro, presidente da Câmara dos Deputados, o pedido de abertura do processo de impeachment foi aprovado em 29 de setembro por 441 votos a favor e 38 votos contra, com uma abstenção e 23 ausências.

Sobre o dia da votação (transmitida para todo o país pelos meios de comunicação, que já haviam abandonado definitivamente Collor) vale registrar que a mesma transcorreu sob a égide do voto aberto e isso fez com que os deputados pensassem na sobrevivência política dada a proximidade das eleições municipais de 1992 e o desejo de reeleição em 1994, assim muitos parlamentares optaram pelo "sim" no momento decisivo apesar de promessas em sentido contrário, ou seja, votos que eram contabilizados para o governo migraram para o bloco do impeachment, dois dos quais merecem destaque o caso do deputado Onaireves Moura (PTB–PR), que dias antes organizara um jantar de desagravo ao presidente e a seguir o voto do alagoano Cleto Falcão, ex-líder do PRN na Câmara dos Deputados e amigo íntimo de Collor, demonstrando assim o total isolamento do presidente. Para aprovar a abertura do processo de impeachment seriam necessários 336 votos e o sufrágio decisivo ficou a cargo do deputado Paulo Romano do (PFL–MG).

Afastado da presidência em 2 de outubro, foi julgado pelo Senado em 29 de dezembro de 1992. Como último recurso para preservar os direitos políticos, Collor renunciou ao mandato antes do início do julgamento, mas a sessão teve continuidade. O julgamento foi polêmico e alguns juristas consideraram que o julgamento, após a renúncia, não deveria ter acontecido. Foi condenado à perda do cargo e a uma inabilitação política de oito anos pelo placar de 76 votos a 5 numa sessão presidida pelo ministro Sydney Sanches, presidente do Supremo Tribunal Federal.

Retificando o resultado do julgamento, foi publicada a Resolução nº 101 do Senado, no DCN (Diário do Congresso Nacional), Seção 11, do dia 30 de dezembro de 1992, Art. 1º, que considerou prejudicado o pedido de aplicação da sanção de perda do cargo de presidente, em virtude da renúncia ao mandato.

O desgosto com o afastamento foi tamanho que Collor chegou a pensar em suicídio, conforme entrevista dada ao programa Fantástico' da Rede Globo em 2005.

NE - Acima: Hoje ( 2009 ), Collor está no Poder novamente, e é amigo de Lula

Fontes: Edições Paulinas, 10emTudo, Climatempo, Wikipedia

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30