xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/10/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 outubro 2009

URCA volta atrás na cobrança da taxa.

A URCA voltou atrás na cobrança das taxas para o Encontro de Iniciação Científica. Mesmo que ainda não se tenha anunciado formalmente, é fato que o Magnífico Reitor quando soube da medida tomada pela PRPGP de cobrar dos estudantes para que fossem avaliados, mandou suspender imediatamente.

Ainda que a PRPGP não tenha explicado como vai devolver o dinheiro cobrado e nem o porquê de ter tomado uma medida dessas, no site de inscrição para o evento, consta que quem for apresentar trabalho, está isento de taxas.

Ponto para o Magnífico Reitor que manteve sua palavra. Quanto à PRPGP, cabe ainda explicar como devolverá o dinheiro arrecadado e as razões que a levaram a instituir uma taxa contra a vontade de quem lhe é superior, ou seja, a Reitoria.

Mas tenho certeza que isso logo será bem explicado.
Vitória dos estudantes.

Nota interna: Alguns escritores não conseguem postar - Login e Senha incorretos ?

Prezados escritores:

Recebi vários e-mails e mensagens de colegas nossos que tentaram postar algum artigo no Blog do Crato recentemente, mas não conseguiram. Dá Login ou senha incorretos. Eu estou tentando localizar aonde é o problema, mas pode ser pelo fato de um plugin que eu instalei recentemente e descadastrou várias pessoas que não escreveiam há muito tempo no Blog. Quem tiver sido descadastrado do Blog pelo novo sistema, ou quem mesmo não tendo sido, estiver com dificuldades de postar artigos, entre em contato pelo meu e-mail: blogdocrato@hotmail.com para novo convite, ou verificação do que pode estar ocorrendo.

Pelo menos 3 pessoas já me contactaram com problemas> Wilton Dedê , Luiz Claudio Brito de Lima e Nijair Pinto. 3 grandes escritores que não podem ficar de fora do Blog, mas que há muito tempo não postavam, e deve ser esta a razão do descadastramento. Vamos providenciar um novo convite e solução.

Abraços,
Entrem em contato para verificarmos.

Dihelson Mendonça

Um puxão de Orelhas - LEIAM OS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS !!!


A minha crítica construtiva, é para alguns escritores "paraquedistas", que entram somente para postar as suas próprias matérias no Blog, e vão embora, sem ao menos se dar ao trabalho e a gentileza de ler o que os outros escreveram, chegando até a duplicar matérias por não ler e realmente participar do Blog.

Amigos, creio que um Blog é antes de tudo, uma comunidade, um local aonde as pessoas se reunem para comentar certos temas. Aqui, nos reunimos para saber das novidades, postar artigos e PARTICIPAR dos artigos que outros escrevem. Portanto, eu acho muito deselegante chegar, descarregar o produto ( artigos ), sem ao menos se dar ao trabalho de diagramar ,e já ir embora, voltando uma semana depois pra postar outro...Que é isso, gente ? Vamos participar, mais, se integrar à comunidade, vamos prestigiar os tópicos dos colegas também.

Temos aí excelentes temas para serem debatidos, o Zé Nilton Mariano, o Armando, a Alessandra e outros trazem todo dia temas atuais, e vejo poucas pessoas comentando. Há muitos escritores, mas há muita gente que não se importa em comentar o trabalho dos outros. Sei que alguns verdadeiramente não tem o menor tempo para comentar. Por exemplo, nosso querido Dr. José Flávio, este está perdoado, porque eu conheço a sua dura rotina e nem sei como ele ainda tem tempo para escrever alguma crônica, mas quando faz, é sempre maravilhosa.

Mas muita gente que poderia escrever, comentar, não faz. POR QUÊ ???
Este é apenas um puxão de orelhas, para que passemos a olhar mais para as postagens dos colegas, e deixemos de nos preocupar somente com as nossas próprias.

Comentem... Comentem!
Os comentários são tão importantes para um Blog quanto as matérias, senão até mais importantes!

Abraços. Pensem Nisso.

Dihelson Mendonça
Administração do Blog do Crato

CRATO - Exposição da Economia Solidária será realizada no Crato


A III edição do Exposição de Produtos da Economia Solidária de Base Familiar Centro Nordestina - EXPOFAM será realizada no período de 09 a 12 deste mês, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante no Crato. O evento tem o objetivo de promover e disseminar o desenvolvimento econômico e social através do conceito de economia solidaria. O evento visa agregrar produtores da zona urbana e rural das cidades da região do Cariri. O evento constará de oficinas sobre cooperativismo e credito fundiário, aproveitamento do coco babaçu, comercialização de produtos alimentícios e artesanato, apresentações artísticas e terá o funcionamento da tradional "Casa de Farinha" que fornece o beijú, a tapioca, a farinha, a goma e a massa fresca. O "Engenho de Cana" também funcionará com a venda da rapadura, do alfinim, do mel e do caldo de cana.

A expectativa esse ano é reunir 200 expositores que vão desde artesãos à agricultores. A exposição tenta se firmar como um dos eventos do calendário turistico da Região e conta com a parceria de prefeituras municipais e entidades governamentias e não governaimentais, além da Universidade Regional do Cariri, através da Pró-reitoria de Extensão - PROEX e do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho - IEC. A exposição é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Orgânicos e Ecologicos do Cariri - SINTTROEC e da Cooperativa de Crédito dos Agricultores Familiares da Micro Região de Crato - COOPERCRATO. Para o coordenador do evento, Expedito Guedes esse ano existe uma tendência de crescimento da Exposiçao. Ele destaca que o conceito de Economia Solidária é baseado na inclusão e no respeito a natureza e ressalta que esse é um dos grandes diferenciais deste tipo de economia. Um dos apoiadores do evento é o Centro Cultural do Banco do Nordeste que já confirmou a apresentação do artista João do Crato que reúne no seu repetório uma musicalidade regional e contemporânea. O grupo "Bom no Xote" que resgata a musicalidade da musica do forró pé-de-serra e do xote nordestino sera outra atração esperada no evento.

Por: Alexandre Lucas

Blog da Mesorregião Chapada do Araripe. por Elmano Rodrigues Pinheiro

Para uma melhor observação, e acompahamento da viagem dos representantes do Geopark Araripe pelos caminhos do Além Mar, é só consultar esse blog da Mesorregião Chapada do Araripe, e viajar pelas belas paisagens do roteiro.

Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009

Encerramento da Etapa Portugal
Muito bem pessoal, encerramos hoje a 1ª Etapa do nosso intercâmbio, a Etapa Portugal. Tivemos dificuldades de acesso à internet no interior do país, mas seguem agora novas informações.
Estivemos em Castelo Branco, onde visitamos o Centro de Interpretação Ambiental. Muito interessante... este centro é equipado com equipamentos eletrônicos que permitem uma visita virtual por todo o Geopark Naturtejo, mostrando detalhes de espécies animais e vegetais e da formação geológica da região. É um projeto financiado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no valor aproximado de 300.000 euros, e se constitui em um portal de entrada ao Naturtejo.

Cesar Rego não parava de se perguntar: "Por que eu não pensei nisso antes?"
Em seguida fomos para a aldeia histórica de Monsanto. É uma cidadezinha toda feita de pedra, encravada em uma montanha que abriga ruínas de um castelo. A economia da cidade gira em torno do turismo, e está totalmente relacionada ao Geropark Naturtejo.

Subindo uma ruazinha de Monsanto
Em Monsanto tivemos uma visita guiada por Manuela Catana, do Geopark Naturtejo. A formação dos guias é uma grande preocupação do Geopark, pois eles devem estar habilitados para falar não apenas da geologia local, como também da história, cultura e aspectos gerais da região. A Manuela, por exemplo, é licenciada em biologia e geologia e especializada em patrimônio geológico e geoconservação. Paramos para almoçar em "GeoRestaurante" para continuar a agenda de trabalho.

Até o restaurante era de pedra!!!
Por fim, depois de almoçarmos, fomos para Penha Garcia ver o museu de icnofósseis e como a rede de museus estão articulados também no entorno do Geopark.

O Grupo da MesoAraripe, com Penha Garcia
Ficam agora dois relatos, um da Larissa Maia e outro do Cesar Rego, sobre a experiência destes últimos dias...
A impressão que tivemos hoje foi a de que estávamos em um imenso vale (estendendo-se de Portugal a Espanha), onde pudemos ver vestígios de seres que viveram há milhões de anos, junto a vestígios de civilizações que deixaram seus castelos e construções que cujo objetivo era a defesa de inimigos estrangeiros (espanhóis, mouros, etc.). LARISSA
O Geopark Naturtejo possui programas educativos que são coordenados e ofertados por guias turísticos jovens de excelente formação acadêmica e cultural, a exemplo de Tiago Filipe Glineira, licenciado em contabilidade e gestão financeira e com especialização em Marketing Turístico, e Manuela Catana, licenciada em ensino da biologia e geologia, e mestre em patrimônio geológico e geoconservação.
O Tiago nos acompanhou em todo o percurso, nos contou toda a história dos locais visitados com muita destreza e simpatia. Por sua vez,. A Manuela, por sua vez, forneceu verdadeira aula das transformações geológicas sofridas na região, há milhões de anos, que propiciou uma formação de rochas quartzíticas, rochas que possuem icnofósseis – vestígios de atividades e organismos – os mais relevantes são os vestígios de alimentação (estes animais escavavam para procurar alimento, e deixavam seus rastros no fundo dos oceanos).

Parabéns aos jovens talentos em suas atividades e programas educacionais na estrutura do Geopark Naturtejo, e parabéns ao Geopark Naturtejo, com suas fantásticas atrações turísticas e culturais.

CESAR REGO

Dentre várias observações que poderia fazer sobre a experiência de visitar o Geopark Naturtejo, eu gostaria de destacar neste post a amplitude alcançada por este Geopark. Ele envolve com muita eficiência, não apenas a geologia local como também aspectos históricos e culturais de todo o povo daquela região, e o faz promovendo uma visível harmonia e integração entre os setores público e privado de Portugal. Prova disso é a enorme quantidade de hotéis colaboradores do Geopark e o compromisso das câmaras municipais (correspondentes às prefeituras no Brasil) no financiamento da infra-estrutura de suporte ao turismo. ______________________________
Até a próxima, pessoal!
Postado por Raphael Paiva às 11:07 2 comentários
Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009

Primeiro dia...

Ufa... depois de 9 horas de um vôo super cansativo, finalmente chegamos a Lisboa. Mas a turma não quis saber de ficar dormindo no hotel, fomos dar uma voltinha por Lisboa e acabamos entrando no Oceanário de Lisboa. Foi uma experiência incrível...

Voltamos para o hotel no fim do dia, e nesta segunda-feira encontramos com o Tiago, do Geopark Naturtejo, que nos levou para a cidade de Castelo Branco. Começamos então a conhecer as entidades colaboradoras do Geopark Naturtejo, como o Hotel Amoras, onde almoçamos. No hotel, vimos a bandeira e a marca do geopark em diversos lugares, o que demonstra que estas entidades absorveram muito bem a idéia do Geopark.

Saindo do Hotel Amoras, o Tiago levou nossa equipe para um passeio de barco pelo Rio Tejo. Este passeio faz parte do roteiro oferecido pelo Naturtejo, e termina com uma visita às ruínas de um antigo castelo.
O nosso primeiro dia foi marcado por excelentes discussões sobre o papel das entidades colaboradoras do geopark, que é um conceito muito interessante que pode ser absorvido por nosso Geopark Araripe. As entidades colaboradoras são entidades públicas e privadas que investem recursos financeiros no Geopark e, com isso, passam a ser associadas a ele.
Em breve, mandaremos mais notícias!
Postado por Raphael Paiva às 16:46 6 comentários
Terça-feira, 22 de Setembro de 2009

Bem vindos ao Blog
Olá amigos da Mesorregião Chapada do Araripe. Esta experiencia com o intercambio foi construida com muita responsabilidade pela equipe da Secretaria de Programas Regionais porque acreditamos nos resultados efetivos que ela possa trazer. Então... vamos lá......
Postado por marcia damo às 07:50 0 comentários
Segunda-feira, 21 de Setembro de 2009

Estreando... Chapada do Araripe!

Finalmente, inauguramos o Blog da Mesorregião Chapada do Araripe, e o momento não poderia ser melhor: em 10 dias, um grupo de 8 pessoas - do qual tenho a honra de participar - irá representar o nosso querido Araripe no intercâmbio que o Ministério da Integração Nacional promove em parceria com a União Européia. Serão 12 dias para cumprir uma intensa agenda que envolve visita ao Geopark Naturtejo, em Portugal, de onde seguiremos para o Geopark Sobrarbe, na Espanha, para finalmente participarmos do Open Days da União Européia, em Bruxelas, na Bélgica.

Paisagem de Sobrarbe, Espanha.

Paisagem de Monsanto, Geopark Naturtejo
Esta nossa viagem é fruto do esforço que a turma do Araripe vem fazendo para tornar o Geopark Araripe uma realidade, como foi demonstrado na Mostra de Desenvolvimento Regional, em Salvador. Vale à pena relembrar!

Reginaldo apresentando a Exposição Geopark Araripe para Marcia Damo e Elaine

Rafael Celestino Soares, Flaviana dos Santos, José Reginaldo Feitosa e Gabriela Karine Rocha de Carvalho, na Esposição do Geopark Araripe. A equipe e seus colegas merecem cumprimentos pela dedicação na preparação e realização da Mostra.
Esperamos que o intercâmbio permita conhecermos novas e mais eficientes formas de aproveitamento dos potenciais do Geopark Araripe em benefício da população da Mesorregião.
Postado por Raphael Paiva às 11:26 1 comentários

Herói da mídia brasileira admite que a razão para a derrubada foi ideológica. Por Darlan Reis Jr.


Roberto Micheletti ( foto ) deu entrevista ao jornal argentino Clárin. Entre outras coisas, disse que: "Tiramos Zelaya porque foi para a esquerda e colocou comunistas no governo. " Este artigo foi publicado em 30 de setembro no jornal argentino Clarín. O jornalista e escritor Urariano Mota foi quem nos sugeriu a sua divulgação: "Que diferença para o 'nosso' jornalismo".

“Tiramos Zelaya porque foi para a esquerda e colocou comunistas no governo"

O líder golpista Roberto Micheletti admitiu que o “único erro” foi a forma de derrubá-lo, ao prendê-lo e depois tirá-lo do país. Mas defendeu a medida, negou tratar-se de um golpe de Estado e acusou Zelaya por corrupção. por Néstor Restivo, do Clarín. Tradução: CEPAT* - O presidente de fato de Honduras, Roberto Micheletti, recebeu o Clarín na sala Dionísio de Herrera – primeiro presidente do país – da Casa Presidencial. Anoitece em mais um dia agitado. Nas ruas, a “resistência” a favor do presidente Manuel Zelaya, refugiado na Embaixada do Brasil, segue cada vez mais controlada por policiais e militares com a dificuldade de se organizar: os meios de comunicação opositores foram calados. Micheletti disse que no dia 7 de outubro autorizará a OEA para mediar (no domingo foi expulsa uma missão “sem permissão”, disse) e que há negociações internas para sair do pântano. “Há contatos – indica –, mas Zelaya deve submeter-se à Justiça e eu estou disposto a renunciar, no marco da Constituição”.

Restivo: A proposta de San José, do presidente Oscar Arias, inclui a restituição condicionada de Zelaya.

Micheletti: É apenas uma iniciativa, não venham a dizer-nos o que devemos fazer.

Há negociações, ou buscam ganhar tempo até a eleição de novembro? A comunidade internacional já disse que não reconhecerá essa eleição convocada por vocês.

As eleições estão marcadas desde 2008.

Não procuram ganhar tempo expulsando a OEA?

Uma missão assim pode entrar na Argentina, sem documentos? Não tinham permissão. Somos um país soberano, que fique bem claro.

Por que o Exército fechou os meios de comunicação opositores?

Foi em base ao decreto (de estado de sítio). Incitavam à violência e à guerrilha.

Seu regime está totalmente isolado, até do FMI.

E por isso devemos resignar a nossa dignidade? Vocês, na Argentina, não foram à guerra das Malvinas por dignidade, sem importar a pressão externa?

Era uma ditadura militar.
Independente do que seja. A dignidade nacional existe. Terias permitido que Zelaya fizesse o que fez?
Depor um presidente é um golpe de Estado.

Nosso único erro foi tirá-lo da forma como o destituímos. No resto, agimos conforme a lei. Ele violava a Constituição ao buscar uma Constituinte para uma reeleição. Se o prendêssemos e o deixássemos aqui, teria havido mortos. Foi tirado do país, mas agora voltou.

Não acredita que estão debilitando a democracia na região?

Se um presidente viola a lei, é corrupto, dá o direito ao povo de reclamar. Nós lideramos esse pedido.

No Brasil, na Argentina ou nos Estados Unidos foram usados métodos institucionais frente à crise
como as que você tenta descrever.

Nesses casos, o único que fez a coisa certa foi Lula, retificou o seu rumo.

Não entendi.

Outros mudaram a Constituição, queriam perpetuar-se, como Zelaya.

Continuo sem entender. Mas insisto com o Exército. O general Vázquez recordou a relação de Pinochet com Allende, primeiro leal e depois o depôs com as armas.

Pedimos a Zelaya para não forçar a Constituição. Roubou 700 milhões de lempiras (36 milhões de dólares) e tirou de empilhadeira fundos do Banco Central para a sua reforma constitucional. Gastou milhões para passear de helicóptero e com assessores. Era corrupto, tinha vários sem-vergonhas.

Que papel exercem as Forças Armadas? Sua presença inunda as ruas.

Não estão no governo, defendem a democracia, assim como a Polícia. É para cuidar da reação incendiária de Zelaya. Elas nos apoiaram, pois íamos ao abismo.

Mas tiveram um passado de violações dos direitos humanos e anticonstitucional. Por que lhes dão tanto poder agora?

Não, não. Faz 29 anos que se adaptaram. Hoje levam e trazem as urnas nas eleições, respeitam o poder civil, são um orgulho.

Foi a corrupção, a Constituinte ou tentativas de mudanças sociais o que levou ao golpe?

Depusemos Zelaya por seu esquerdismo e corrupção. Ele foi presidente, como liberal, como eu. Mas se fez amigo de Daniel Ortega, Chávez, Correa, Evo Morales.

Perdão...

Deu uma guinada para a esquerda, colocou comunistas no governo e nos preocupou.

Com 75% dos pobres e um sistema esclerosado, as mudanças sociais não se fazem necessárias?

Pode haver reformas, inclusive constitucionais, menos em 3 artigos: território, forma de governo nem reeleição. Mas o que Zelaya prometia era pura farsa.

Como se pode resolver isso e avançar tendo tão baixa pressão fiscal, sem tocar interesses políticos, econômicos, religiosos tão fortes, sem mudanças mais de fundo?

Pode-se falar, sem brigar. Antes de sair assinarei decretos sociais. O Congresso, além disso, pode obrigar as empresas a pagar mais impostos se for preciso, por exemplo.

* Cepat é o Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores, que atua em sintonia com a Unisinos: www.unisinos.br/ihu.

MEC cancela prova do Enem Denúncia de jornal, de que o exame teria vazado, motivou a suspensão. Expectativa do MEC é realizar nova prova em 45 dias.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste final de semana, disse a assessoria de comunicação social do MEC, que confirmou também que a decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer denúncia feita pelo jornal “O Estado de São Paulo”, de que a prova teria vazado. Haddad concederá entrevista nesta quinta, na sede do MEC, em Brasília, para explicar os procedimentos com relação ao Enem. O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada. Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias. O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.

Dados - Por : J. Flávio Vieira



Permitam-me , leitores, começar esta croniqueta de sábado puxando um pouco pelas reminiscências. Quebrado o cabo das tormentas, inevitavelmente, pomo-nos a olhar cada vez mais para trás: o passado se vai tornando cada vez mais vívido. Aí, se precisa um grande exercício para não terminar como um índio velho , contando , eternamente , aos netos a história da sua tribo : Meninos , eu vi! Sei bem que à vida – vereda de mão única-- a gente deve dirigir, como se fosse um carro. Tem-se que olhar para frente, pois a estrada se estende para adiante e o caminho percorrido se desfaz à nossa passagem . Mas vez, por outra , é imprescindível dar uma olhadinha pelo retrovisor. Permitam-me, pois, esta rápida olhadela, prometo não incorporar o espírito de Sherezade. Aí pelo finalzinho dos anos 70, nos últimos anos do curso de Medicina, eu dava um plantãozinho na Unidade Mista do Cabo de Santo Agostinho, próximo ao Recife. Num desses plantões, um colega que trabalhava conosco, chegou atrasado , o que não era fato corriqueiro. Todos estavam apreensivos , tínhamos todos que trafegar na BR 101 , rodovia perigosíssima ainda hoje , já duplicada. Chamava-se Freyre e possuía um fusquinha antigo que em Recife era carinhosamente chamado de Cururu.

Passada umas duas horas ele, por fim, para alívio de muitos, chegou ao plantão montado no seu bólido. Vinha um pouco angustiado e contou-nos a razão do atraso e da ansiedade. A rodovia , em reforma, apresentava um pequeno desvio em terra batida. Estávamos em julho, tempos de chuvas torrenciais na zona da mata pernambucana. Freyre pegou o desvio , dirigindo cuidadosamente. Havia muitas poças de água pelo chão. Em sentido contrário ao seu, vinha um caminhão, carregando um trator na carroceria. Segundo ele , o motorista conduzia seu pesado veículo com calma e extremo cuidado.

Freyre parou um pouco o fusquinha, esperando a passagem do outro carro com maior dificuldade de deslocamento. Ao emparelharem os dois, o caminhão precisou deixar uma das rodas dianteiras entrar dentro de uma poça. Coberta de água , não se podia mensurar a profundidade. Pois aquilo se tratava de uma boca de lobo, o caminhão pendeu e o trator, desequilibrado, tombou. Felizmente para o lado contrário ao do fusquete. Nosso amigo , ainda trêmulo, explicou : minha vida, hoje, dependeu do mero acaso, do lado imprevisível para onde o trator caiu. Se a poça existisse na outra margem, eu não estaria aqui contando esta história.

Freyre havia , rapidamente , descoberto a iniqüidade da existência. A frágil teia da vida depende de meros acasos. De muitos encontros possíveis e improváveis : De um homem com uma mulher; de um espermatozóide com o óvulo; da multiplicação perfeita e infinita de muitas células; da complicadíssima montagem do quebra-cabeças dos genes. Você pode até acreditar que existe uma mão poderosa que lança os dados, mas, por mais fatalistas que sejamos, é perfeitamente impossível prever o resultado do jogo. A vida, amigos, é , por fim, o somatório de muitos acasos a favor ou contra.

Um balanço de encontros e desencontros aleatórios e insondáveis. O sol que resplandece à nossa frente neste sábado mágico depende do tsunami que não veio, do acidente que não aconteceu , do vulcão que não eclodiu, da placa tectônica que adormeceu; do H1N1 que não atacou. Sorte ou revés , azar ou fortuna são ladrilhos que atapetam, em igual proporção, as tortuosas e escuras trilhas da nossa passagem pelo mundo. Neste exato momento, onde nosso inconseqüente pé irá pousar?

O encanto desse instante , amigos, é único! A todo instante os dados são lançados no imenso tabuleiro da existência. Quem arrisca o resultado da próxima pule? Agora, eu sei que magicamente o sábado brilha para todos nós seu sorriso fosforescente. Espero que estas palavras tenham acrescido alguma luz ao brilho deste momento que não se repetirá. Logo mais o trator deve cair novamente da carroceria, prá que lado tombará?

J. Flávio Vieira

Histórias e Estórias do Crato de Antigamente - Por: Ivens Roberto de Araújo Mourão

A CONVALESCENÇA

O Sr. Joaquim Bezerra de Farias, amigo e sócio de meu avô, meu padrinho de crisma e pai do Dr. Raimundo Bezerra - um dos prefeitos do Crato - era uma pessoa boníssima e de permanente bom humor. Não perdia a oportunidade de fazer uma graça, contar uma piada. Lembro-me muito dele, sempre fazendo palito. Era o seu hobby. Chegou a ter um derrame e ficou alguns meses em coma. O Dr. Raimundo largou a sua vida profissional em São Paulo e veio para o Crato cuidar do pai, conseguindo salvá-lo, dando-lhe ainda uma boa sobrevida. Decidido a ficar na cidade, o Raimundo acabou implantando uma Casa de Saúde, unindo duas casas construídas pelo pai, a que deu o nome de Casa de Saúde Joaquim Bezerra de Farias.

Quando o Luís voltou do Rio de Janeiro, achou que o Crato não tinha trânsito e, atravessando uma rua descuidadamente, foi atropelado. Não chegou a fraturar nenhum osso, mas teve que ser hospitalizado para cuidar dos ferimentos. E foi para a Casa de Saúde do Raimundo.

O Sr. Joaquim resolveu fazer-lhe uma visita. O Raimundo recomendou que ele subisse pela rampa, bem devagar. Chegando ao quarto, falou para o Luís:
- “Luís, o Raimundo me falou que parece que você está melhor?”
- “É Sr. Joaquim. Estou bem melhor”.
- “Não se anime muito não. Pode ser a melhora da morte...”

Sr. Joaquim, sempre de bom humor. Construiu o seu túmulo e chegou a “experimentá-lo”... Uma visão da Casa de Saúde que recebeu seu nome.

A FORÇA DA PALAVRA

O Cel. Nelson da Franca Alencar marcou a vida do Lameiro. Um é sinônimo do outro. Dono de engenho, figura tradicional do Crato, não admitia que uma ordem sua fosse contestada. Aliás, moramos numa rua cujo nome era em sua homenagem, e a casa, número 94, era de propriedade do seu filho, Sr. Aderson da Franca Alencar. Quando o Cel Nelson já estava idoso, a administração dos negócios passou para o filho, mas o velho ainda tinha condições de mandar. Um dia chegou um morador e pediu-lhe para recolher as mangas que estavam debaixo das mangueiras, com a finalidade de ir à cidade vender em proveito próprio. O velho tinha um bom coração e o autorizou a colher também aquelas mangas maduras que ainda estivessem no pé.. Em seguida, um outro morador chegou para o Cel. Nelson e pediu emprestado um animal para levar uma carga ao mercado. E o velho:

- “Pois não, pode pegar um animal lá no curral”.


O morador voltou ao Cel. Nelson e disse:

- “Coronel eu esqueci de pedir a cangalha. O senhor poderia me dar uma cangalha”.

- “Pois não, pode pegar uma, lá no estábulo”.


Cel. Nelson Alencar, homem de palavra e opinião.


Quando o morador voltou, foi agradecer ao Cel. Nelson e devolver o animal e a cangalha, que ele emprestara. O Cel Nelson disse:

- “O animal você pode colocar lá no curral. A cangalha você pode levar, ela é sua. Você não pediu emprestado. Você me pediu uma cangalha e eu lhe dei.”


CORREIO ESTRANHO

O Coronel Nelson da Franca Alencar era muito amigo do Padre Cícero. No Lameiro, quem mandava era ele. Quando os jagunços do Padre Cícero invadiram o Crato, tinham uma determinação de não chegar nem perto do Lameiro. Tanto que o padre mandou um aviso para o povo do Crato. Fugissem pelo Lameiro, pois se fossem por outras saídas seriam atacados pelos jagunços. Essa amizade era alimentada com a troca de bilhetes, sempre tratando de política. O portador era um empregado do Cel. Nelson, o Sr. Vicente. O Luís o conheceu já com idade avançada, mas pelo seu porte e o tamanho dos braços, demonstrava ter sido um homem de força descomunal. O Coronel Nelson, para testar a lealdade do Sr. Vicente, quando mandava os bilhetes para o Padre Cícero exigia que ele fosse sem camisa e segurando um gato no ombro. E dizia mais:

- “Não vá bater no gato”.

No bilhete de volta, o Padre dizia: “Compadre, o homem chegou aqui todo unhado”.


Padre Cícero Romão Batista


“SEU” ADERSON

Aderson da Franca Alencar, o filho do velho Nelson, foi um dono de engenho dos mais tradicionais do Crato. Extremamente metódico, cumpridor rigoroso de horário. A palavra dele valia mais do que o papel assinado. O seu engenho era de uma limpeza escrupulosa. Não se via uma palha de cana no chão. Tinha um Ford ‘de bigode’, que raramente saia da garagem. Meu pai gostava muito de conversar com ele, na calçada de seu casarão (ainda existe), no Lameiro.

- “Mas Sr. Nelson, por que o senhor não vai de carro para o Engenho?

- “Mourãozinho os meus empregados vão para o engenho a pé. Eu vou também, para dar o exemplo”

Era padrinho de batismo do meu irmão Marcelo. Tinha uma lagartixa que vinha comer na sua mão. E o Marcelo duvidou que fosse verdade. E ele comentou com o meu pai:

- “Mourãozinho este menino está duvidando de mim?”


Estalou os dedos e a lagartixa, saindo não sei de onde, veio comer na sua mão.


Sr. Aderson com a esposa, Dona Zulmira, o filho Nelson e os netos Frederico, Aderson e Gustavo. Sempre achei o Sr. Aderson parecido com o “Magro”, da dupla “O Gordo e o Magro”


A HONESTIDADE

O Sr Aderson da Franca Alencar tinha, como único responsável por todos os seus negócios, o seu primo o Sr. José Horácio Pequeno. Os imóveis, as transações comerciais, as contas bancárias, os pagamentos, tudo era de responsabilidade do Sr. Horácio. O Sr. Aderson, dentro da sua maneira metódica de ser, não admitia que houvesse inflação. Costumava beber uma cerveja, sempre quente. E pagou, durante toda a sua vida, sempre o mesmo preço. Os comerciantes já sabiam e aceitavam aquele pagamento, pois o Sr. Horácio depois sempre pagava o complemento. A administração do Sr. Horácio foi tão eficiente e escrupulosa que aumentou, em muito, o patrimônio do Sr. Aderson. Quando o Sr. Horácio resolveu devolver a responsabilidade da administração para o Sr. Aderson, este exclamou:

- “Mas Horácio, eu não sabia que era tão rico!!!”

Fonte: Livro: "Só no Crato", de Ivens Mourão - Direitos de Publicação concedidos ao Blog do Crato pelo Autor. Todos os Direitos Reservados.

Assembléia Legislativa aprova projeto de lei instituindo o "Dia Estadual do Maçom"

O Plenário da Assembléia Legislativa do Ceará aprovou, projeto do deputado Fernando Hugo (PSDB), criando o “Dia Estadual do Maçom, a ser comemorado no dia 20 de agosto. Ele justificou a matéria ressaltando a relevância dos serviços prestados pela instituição à sociedade, “no sentido de ajudar alguém sem olhar a quem”. “É o arcabouço das grandes conquistas, é a força viva, que age propiciando o bem”, enalteceu, lembrando que a Maçonaria é “uma instituição milenar”.O presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), reiterou a importância da iniciativa do tucano. Na avaliação de Manoel Castro (PMDB), a instituição do dia do Maçom “vem fazer o reconhecimento” do papel do Maçom. “Esse grande colegiado, é uma casa de irmãos, que luta pelo desenvolvimento da nossa sociedade”, disse.
Fonte Agência Brasil

FMI anuncia fim da recessão mundial

NE - Pronto, gente, já podem gastar seu dinheiro...

A recessão mundial terminou, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), que divulgou nesta quinta-feira suas previsões de crescimento. A constatação é embasada no forte empurrão dado pela Ásia e nos sinais positivos no resto do planeta, embora o alerta é de que que a recuperação será lenta. Segundo os novos cálculos, a economia global sofrerá neste ano uma contração de até 1,1%, valor 0,3 pontos percentuais menor que o previsto em julho, mas esse resultado se deve ao terrível princípio de ano. Para o ano que vem se prevê um crescimento de 3,1%, frente estimativa anterior de 2,5%. "A economia mundial parece expandir-se de novo, empurrada pelo forte desempenho das economias asiáticas e a estabilização ou modesta recuperação no resto do planeta", afirmou o organismo em seu relatório "Perspectivas Econômicas Mundiais", divulgado em Istambul. Isso levou a uma revisão em alta das previsões por países em geral, especialmente em 2010.

Os Estados Unidos retrocederão 2,7% este ano, mas somarão um crescimento positivo de 1,5% em 2010. A zona do euro passará de 4,2% negativo em 2009 a 0,3% positivo no ano que vem. Enquanto, os mercados emergentes vão muito mais acelerados. China se expandirá 8,5% em 2009 e 9% em 2010, enquanto que o Brasil, o mais beneficiado pelas revisões de dados entre os países grandes, se contrairá 0,7% em 2009 e crescerá 3,5% o próximo ano. Os dados indicam que o rebote após a maior crise econômica desde a Segunda Guerra Mundial não chegará tão alto como em anteriores recessões. "O ritmo da recuperação é lento", afirmou o FMI. Os estímulos fiscais e monetários impediram que se levantasse o espectro da depressão, o que encorajou às bolsas na segunda parte deste ano, de acordo com o organismo. Mas o impacto da expansão orçamentária se diluirá em breve e a acumulação de inventários, que encorajou a atividade, também terá um limite. Ao mesmo tempo, o consumo e o investimento se fortalecem com lentidão. Sem um setor privado robusto que substitua ao gasto público nos países avançados, o horizonte tem pouco de brilhante. O FMI acredita que suas economias se movimentarão lentamente em grande parte de 2010 e que o desemprego continuará em alta. Nos Estados Unidos superará 10% no próximo ano e na zona do euro se aproximará de 12%, embora na Espanha chegará a 20%. O principal risco a curto prazo é a retirada prematura do apoio orçamentário e monetário sem precedentes à economia que aplicaram os governos e bancos centrais, a qual pararia a recuperação, segundo o Fundo.

De fato, o organismo acredita que as medidas de estímulo poderiam ter de ser ampliadas se as coisas piorarem. "Os governos deveriam estar prontos para anunciar novas iniciativas se fosse necessário", disse. Além disso, dada a fragilidade da subida qualquer imprevisto poderia frustrá-la, como um novo aumento do petróleo, uma epidemia de gripe A H1N1 mais forte ou o aumento do protecionismo, de acordo com o relatório do FMI. A médio prazo, o maior risco o ajuda o aumento dos déficit fiscais, que pode criar dúvidas nos mercados sobre a solvência dos governos e o zelo antinflacionário de seus bancos centrais, na sua opinião. Mas ao mesmo tempo o organismo também reconhece que poderia se equivocar em baixa, algo refrescante após meses de previsões pessimistas. A entidade afirma que o fim do medo da depressão e doss ganhos extraordinários nas bolsas desde março poderiam estimular o consumo e investimento acima de seus cálculos.

Fonte: Portal Terra

Médico alerta sobre importância de prevenir doenças da velhice ainda na juventude

Brasília - Ao participar do 2º Congresso Brasileiro sobre Saúde e Aposentadoria, o psiquiatra Ricardo Brasil Martins chamou a atenção para a necessidade da divulgação de cuidados médicos preventivos a partir do início da idade adulta, principalmente para as pessoas com mais de 60 anos. Ele alertou que o processo de envelhecimento tem que começar a ser acompanhado cedo, desde o início da idade adulta, pois uma série de funções do organismo começa a mudar, favorecendo o aparecimento de doenças. O médico reconheceu que o governo começa a se preocupar com a questão da saúde dos idosos, uma vez que a prevenção ainda é pouco explorada.

Segundo Brasil Martins, o mais comum é as pessoas procurarem o médico quando já estão doentes, por isso a cura fica mais difícil. A previsão é de agravamento do quadro atual a partir de 2025, quando haverá aumento sensível da população idosa no Brasil e no mundo. Ele defendeu a criação de políticas estratégicas de saúde para melhorar a qualidade de vida dessa faixa da população. Os idosos no Brasil são portadores de pelo menos uma doença crônica e a maioria usa regularmente pelo menos um medicamento. Entre os aposentados, um em cada três apresenta algum distúrbio psiquiátrico. De acordo com o médico, os serviços de saúde, da forma como estão estruturados, não estão preparados para atender sequer a demanda atual. Na sua opinião, é necessário também melhorar a qualificação médica, além de promover um processo de entrosamento entre as diversas especialidades com vista a melhorar a saúde do idoso. Ricardo Brasil Martins trabalha no Hospital São Vicente, em Taguatinga, o único centro existente no Distrito Federal que faz atendimento de emergência a pacientes com distúrbios psiquiátricos. Ele informou que a instituição tem 35 leitos e mantém sempre mais de 100 pacientes internados.

Em cada dez pacientes que chegam ao São Vicente, segundo o psiquiatra, 3 ou 4 vêm do Entorno do Distrito Federal, ou de estados vizinhos, como Minas Gerais e Bahia. Brasil Martins lembrou que as instalações não são suficientes para acomodar bem a todos. Ele recomendou que, para evitar o transtorno do atendimento psiquiátrico nos serviços de emergência, a melhor solução é a procura por ambulatórios ao aparecerem os primeiros sintomas. O idoso precisa receber orientação nutricional diferenciada, conforme Martins. É freqüente esse público sofrer de doenças apenas aparentes, que na verdade são efeitos colaterais pelo uso excessivo de remédios, sobrecarregando o organismo. A descalcificação óssea é um dos processos mais perigosos para o idoso, disse o médico. Os ossos ficam esponjosos, facilitando a ocorrência de fraturas, sendo a mais grave a do fêmur. Quando isso acontece, metade dos pacientes morre no espaço de um ano.

Para Brasil Martins, a aposentadoria tem que ser entendida como nova fase de reprogramação da vida do cidadão, devendo envolver necessariamente uma rotina de hábitos saudáveis e o acompanhamento da saúde.

Fonte: Agência Brasil

Paulo Coelho corre atrás de "votos indiretos" para o Brasil

Uma cantoria em altos brados de ex-colegas de escola recebeu o escritor Paulo Coelho perto da meia-noite de ontem no espaçoso lobby do hotel STK Petri, sede da delegação da Rio-2016 em Copenhague.O autor de "O Alquimista" é o trunfo da campanha brasileira numa frente inusitada: as mulheres dos eleitores do COI. Hoje, ele almoçará com pelo menos 70 delas no restaurante do Nimb, o hotel onde está hospedado o presidente Lula e onde o menu mais barato com vinho sai por mais de US$ 120.Animado, Coelho disse que mandou trazer livros em diversas línguas, incluindo árabe, chinês e russo, para "sensibilizar" sua plateia sobre a "importância da Olimpíada no Brasil".Mas ao contrário de alguns membros da campanha, ele cortou o clima de já ganhou.
"Se falarmos que o ambiente é favorável, na última hora, ao cruzar a reta de chegada, vai haver um afrouxamento."O escritor admitiu que, quando foi procurado pelo ministro Orlando Silva (Esporte) em 2006 para aderir à Rio-2016, achou a ideia "difícil". Mas a encampou ao ver paralelos de superação com sua vida.Minimizando a cara campanha brasileira, Coelho disse que o Brasil é o "Obama" desta eleição, um azarão que triunfa. "Campanha por campanha não leva a nada. O que mostramos foi uma grande capacidade de dizer que a gente é capaz.
Fonte Folha Online

BLOGPoema...Crato território livre!Wilson Bernardo.

O Crato é uma cidade bem peculiar,terra de loucos e vadias noites,uns trabalham
e nada tem,outros nada fazem e na madrugada enriquecem sabiamente.
Viva!!!!!!!!! A Cratera.

O SER...
Em se tratando em querer
ser o que não é
só não queria nascer formiga
pois quem muito trabalha
não há tempos para orgias.

Wilson Bernardo(Poema & Fotografias)

Oscar Niemeyer passa por cirurgia para retirada de tumor

O arquiteto Oscar Niemeyer, 101, foi submetido a uma nova cirurgia para a retirada de um tumor no intestino, segundo boletim médico divulgado na noite desta quarta-feira pelo hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio. A operação foi realizada por laparoscopia, ou seja, com o auxílio de câmeras, e durou três horas. Internado há uma semana em hospital do Rio, Niemeyer se sentiu mal na noite de ontem e passa por exames. Niemeyer se recuperava bem de uma cirurgia para a retirada da vesícula, realizada na quinta-feira passada. Ele estava lúcido e respirando sem ajuda de aparelhos. Porém, ontem, o arquiteto teve um sangramento intestinal e passou por novos exames. Os médicos encontraram um tumor de cólon com "sangramento em atividade" e decidiram retirar o "segmento acometido". A cirurgia transcorreu sem anormalidades, de acordo com o boletim. Ele está internado no Centro de Terapia Intensiva, onde deve permanecer nos próximos dias. Não há previsão de alta.

O arquiteto deu entrada no hospital na semana passada para fazer exames de rotina. Ele teve que retirar a vesícula por conta de um cálculo, diagnosticado durante os exames pelos quais passou.

Niemeyer completa 102 anos em 15 de dezembro.

Fonte: Folha OnLine

O Brasileiro é assim...Por: João Paulo Fernandes


- Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
- Estaciona nas calçadas, até mesmo debaixo das próprias placas de proibição.
- Suborna, ou tenta subornar, quando é pego cometendo infração.
- Troca voto por qualquer coisa: cesta básica, areia, cimento, tijolo,
  dentadura.
- Fala ao celular enquanto dirige.
- Pára em filas duplas, triplas, em frente às escolas
- Viola a lei do silêncio.
- Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
- Espalha mesas, churrasqueira, banca de camelô nas calçadas.
- Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
 - Faz gato de luz, de água e de tv a cabo.
 - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas
      vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
    - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda, também
      para pagar menos imposto.
    - Escreve que a cor da pele é mais morena, para ingressar na
      universidade através do sistema de cotas.
    - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou $10, pede
      nota pra $20.
    - Comercializa os objetos doados em campanhas pós-catástrofes.
    - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
    - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
    - Compra produto piratas com a plena consciência de que são piratas.
    - Substitui o catalisador do carro por um que de catalisador só tem a casca.
    - Mente a idade do filho para que passe por baixo da roleta do ônibus
      sem pagar passagem.
    - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
    - Freqüenta caça-níqueis e faz fezinha no jogo do bicho.
    - Leva das empresas onde trabalha pequenos objetos como clipes,
      envelopes, canetas, lápis, etc, como se isso não fosse roubo.
    - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das
      empresas onde trabalha.
    - Falsifica tudo, tudo mesmo. Só não falsifica o que ainda não foi inventado.
    - Quando volta do exterior, nunca fala a verdade quando o policial
      pergunta o que traz na bagagem.
    - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
      E querem que os políticos sejam honestos !!!
    - Ora, os políticos que aí estão, saíram do meio desse mesmo povo.
    - Ou não ???


Fonte: Autor desconhecido

MORAIS ESTÁ ANIVERSARIANDO HOJE



Antonio Alves de Morais, criador do Blog do Sanharol, aniversaria hoje.

PARABENS - Morais

Hoje você apaga mais uma vela. Quero do fundo do coração te desejar tudo que há de melhor na vida;

Desejo que tu conquistes os espaços necessários ao complemento da tua jornada terrena;

Nestes quase quarenta anos de convívio, aprendi muito com você e quero mais!

Amigo e Companheiro de todas as horas, pronto a apoiar e orientar aqueles que o procuram, solidário, leal, respeitador, brincalhão, esposo fiel e grande pai;

E não poderia ser diferente: Avô com amor a perder de vista – sem limites;

Contador de causos como ninguém. Historiador de mão cheia;

Arquiteto dos resgates varzealegrenses;

Conheço você meu compadre e o que digo é verdadeiro;

Nossa amizade tem ligações tão profundas que o tempo não foi capaz de apagar ou modificar;

Nossos caminhos se cruzaram e entrelaçaram nossas famílias;

MORAIS - TENHO ORGULHO DE SER SEU AMIGO. MAIS UMA VEZ: MEUS SINCEROS PARABENS.

Vicente Almeida

Quando começa o Horario de Verão 2009 ?


Muitas pessoas ficam se perguntando o porquê que tem a necessidade do horário de verão? Sabem que é preciso fazer isso, mas não sabem o fundamento disso, o porquê mesmo. Isso acontece todos os anos durante um período do ano sendo em torno de quatro meses.

Adianta-se uma hora em vários estados esse procedimento é adotado durante o verão quando os dias são mais longos, pelo fato da posição da Terra em relação ao Sol tendo como ideia de adiantar o relógio para aproveitar melhor as horas de sol, sendo que antigamente não havia energia elétrica onde sua fonte de luz era somente o sol.

Atualmente o horário de verão é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste na qual a partir de 2008 (o ano passado), foi decretado que todos os terceiros domingos do mês de Outubro irão começar o horário de verão, e esse ano não será diferente no dia 19 de Outubro no sábado começa a valar, sempre será assim de sábado para domingo meia noite muda o horário passando a ser uma hora da manhã de domingo.

Está previsto para o término no dia 15 de Fevereiro de 2010, a expectativa do governo é de que haja uma redução de 4% a 5% no horário de pico o que a equivale e uma economia de 2.000 MW, sendo o suficiente para abastecer uma cidade com 6 milhões de habitantes, isso sempre ocorrerá nessa época por causa do aumento na demanda ocasionando pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal, nesse período os dias tem maior duração e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Fonte: http://www.blogers.com.br

A reforma do Museu de paleontologia era necessária


O ex-Diretor do Museu e Professor da Urca, Alexandre Sales, conta que ele chegou a ter 41 bolsistas até meados de 2007. A convivência também teria inspirado os artesãos locais a criarem peças dentro do universo do museu. A ideia era estimular na comunidade a valorização do patrimônio fóssil e diminuir o contrabando.

José Patrício Pereira Melo, do Comitê Gestor do Geopark, explica que a reforma do Museu era necessária. Ele diz que, durante a obra, também foi preciso refazer todo o sistema elétrico do prédio. O POVO também visitou outros pontos do Geopark.

No Geotope Santana, encontrou o que antes era um sítio paleontológico soterrado devido à uma infiltração. Idalécio Feitosa, gerente do Geopark, explica que isso aconteceu por conta do tipo de solo no local. Em alguns geotopes, as placas bilíngues foram vandalizadas e até roubadas. Um ponto que merece ser visitado é o Pontal da Santa Cruz, no geotope Exu, em Santana do Cariri. Lá, além de restaurante bem estruturado, o turista encontra uma bela vista.

Fonte Reportagem de Larissa Lima para o Jornal O POVO
Nota de postagem por José Sales Professor/ Arquiteto/ Urbanista
O Projeto de Reforma, Ampliação, Requalificação e Segurança Patrimonial do Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cairi foi elaborado em primeira versão em fins de 2004 e submetido a avaliação do Programa Petrobrás Cultural Edição 2004/2005, pela própria Administração Superior URCA e Direção do Museu, com objetivo de angariar recursos para esta realização no que foi bem sucedido. Posteriormente foram feitas algumas alterações e só em fins de 2008 as obras foram iniciadas. Foto atual do andamento da obra.

Cantora argentina Mercedes Sosa é hospitalizada em Buenos Aires

A premiada cantora argentina Mercedes Sosa, 74, está internada em um hospital da cidade de Buenos Aires na Unidade de Terapia Intensiva e respirando com a ajuda de aparelhos, informou a agência oficial Télam na madrugada desta quinta-feira (1º), citando pessoas próximas à artista. Mercedes Sosa deu entrada no hospital há 11 dias devido a um problema no fígado, que também afeta os rins e os pulmões e, desde a noite de terça-feira, conta com a ajuda de um respirador artificial, afirmaram as fontes à agência.A cantora já havia sido hospitalizada em março deste ano, devido a um quadro de pneumonia e desidratação.A saúde frágil da cantora a impediu de lançar oficialmente seu álbum duplo "Cantora", que traz participações de Caetano Veloso, Shakira e Joan Manuel Serrat, entre outros artistas.Com uma carreira de mais de quatro décadas, Mercedes Sosa é uma das vozes mais representativas da música popular argentina e da América Latina.
Fonte Folha Online

Histórias e Estórias do Crato de Antigamente - Por: Ivens Roberto de Araújo Mourão

O PERFUME

O dia de segunda feira era um acontecimento no Crato, pois se realizava uma feira grandiosa que tomava todas as ruas centrais da cidade. O Luís, quando menino, aproveitava para aprontar com os feirantes. A casa do pai dele era na Rua Bárbara de Alencar, defronte para a Praça Francisco Sá, ou Praça da Estação. Quando se aproximava das três horas da tarde o fluxo de pessoas para a estação aumentava muito. Era o horário que o trem da Paraíba saía. Aqueles atrasados, com sacos nas costas, eram incentivados pelos populares para correr, dizendo que o trem esperava. O maquinista sempre dava uma mãozinha, mesmo após a última chamada. Começava a movimentar o trem, que partia sempre lotado, bem devagar. Às vezes ia passageiro pendurado.
O Luís, em parceria com o meu tio Francisco Mourão, irmão do meu pai, preparavam umas brincadeiras que já vinham, sem o saberem, de tradições antigas. Margarida de Valois (1492 – 1549), Rainha de Navarra, conta numa coleção de cem contos conhecida como Heptaméron, algumas dessas brincadeiras. Os dois colocavam várias armadilhas na calçada da praça, defronte para a casa do Luís. Ficavam escondidos no telhado da casa, por trás da platibanda, acompanhando a reação dos feirantes. Uma delas era deixar uma caixa de sapatos emborcada na calçada da praça, com uma pedra embaixo. Os transeuntes tinham o impulso de chutar a caixa, saindo pulando numa perna só, se vendo de dores, e eles às gargalhadas, lá em cima. A danação preferida dos dois era deixar, espalhadas na calçada da praça, embalagens muito bem feitas de vidros de perfume. Geralmente as velhinhas abriam as embalagens. Quando percebiam que eram vidros de perfume, cheiravam ou despejavam direto no cabelo. E eles, lá de cima, gritavam:
- “É mijo!!!!!”

CORREIOS

Uma tarefa que o Luís, quando menino, não gostava nem um pouco, tinha até medo, era passar telegrama nos Correios e “Telegraphos”. Quando o vovô pedia para que o fizesse, já começava a se tremer. Tudo por causa de duas velhas funcionárias que estavam sempre de extremo mau humor. Eram feias e ainda tinham bigodes. Custavam para atender, e o faziam muito mal, nunca tendo troco. A obrigação de resolver o problema era sempre do Luís. Mesmo quando o papai sugeriu que ele podia receber o troco em selos, elas ainda resmungavam:

- “Vai acabar com os meus selos”


Não eram contratadas por concurso público, e sim por indicação de políticos locais. Portanto, achavam que não tinham nenhum compromisso com as pessoas. Pelo contrário, o cliente era tratado como um importuno que só vinha atrapalhar o descanso delas. Um dia, quem foi passar um telegrama foi o meu pai. Sabedor de como elas tratavam o Luís, foi ríspido quando uma delas demorou a atendê-lo. Acontece que nesta ocasião não era nenhuma das “bigodudas”. Era uma senhora que, sem o saber, na década de quarenta, já utilizava os conceitos de “Qualidade Total”. Foi de uma delicadeza que desarmou o meu pai. Ele ficou desconcertado e, de imediato, pediu desculpas. Neste momento nasceu uma amizade quase centenária. Foram vizinhos algum tempo. Esta senhora, a Dona Julieta, avó do grande artista Sérvulo Esmeraldo, faleceu com mais de cem anos. A sua neta, Zeneuda com o meu tio Genésio,em fevereiro de 1943, escolheram o meu nome no Dicionário Jayme Seguer. Encontram um Roberto Ivens e papai inverteu.
Próximo aos Correios fazia ponto o Sr. Severino, que explorava a brincadeira de tiro ao alvo. Era uma espingarda que disparava uns dardos contra um alvo de papel com círculos concêntricos. O Luís tinha uma habilidade de atirar com os dois olhos abertos sendo um bom atirador. Só perdia para o dono do brinquedo, que tinha sempre dinheiro trocado.

Prédio dos Correios e Telégrafos do Crato


Dona Julieta um padrão de educação, gentileza, finura, elegância.

Certa ocasião, no caminho dos Correios, o Luís trocou o dinheiro com o Sr. Severino. Encheu a mão de moedas e pensou: “Quero ver estas velhas bigodudas reclamarem”. Depois de muita maçada, quando foi atendido, a velha disse o valor a pagar. Ele, triunfalmente, espalhou as moedas no balcão. A rabugenta, contando as moedas e com voz de deboche:
- “Eras, parece até dinheiro de cego!”

O ELEFANTE

Por falar em Sérvulo Esmeraldo ele também aprontava das suas. Chegou um circo no Crato. E trazia um elefante. O Luís e outros meninos não deixavam o animal, jogando pedras que levavam o domador à loucura, chegando até a apontar uma arma para os meninos. Enquanto isto o Sérvulo e mais o colega Joãozinho iam de casa em casa solicitar jornais velhos.
Quando as pessoas perguntavam:

- Menino, para que você quer tanto jornal?

- Para limpar o c.... do elefante...

O RASPADOR

Inspirado na idéia do jornal do Colégio Cearense o Luís resolveu fazer circular no Crato um jornal de críticas recheadas de humor, à sociedade cratense. Contou com a colaboração do jornalista da cidade, Osvaldo de Sousa.


Jornalista Osvaldo de Sousa


Mas, para não serem descobertos, teriam que usar tipos de imprensa diferentes dos usados no jornal gerenciado pelo Osvaldo. Conseguiram, uns tipos de jornal do Dr. Alencar Araripe, há muito tempo em desuso. A princípio o nome seria Curare (veneno), bem adequado para a linha editorial. Mas existia um similar em Sobral ou Campina Grande. Fizeram, então, circular o Raspador como encarte nas edições dos jornais de Fortaleza (O Povo, Correio do Ceará e Unitário). Para tanto, contaram com a decidida e sigilosa colaboração do velho Bode (cheirava como tal), várias vezes eleito vereador, e responsável pela venda dos jornais na cidade, trazidos que eram, pelo trem. A edição era reduzida, mas teve grande repercussão. Uma das matérias continha críticas àqueles rapazes que namoravam e nunca se decidiam pelo casamento. As balzaquianas, muitas delas vítimas desses rapazes, se deliciavam lendo entre elas, em voz alta, num banco da Praça Siqueira Campos.

O comentário na cidade, era saber quem seria o responsável. Virou caso de polícia. Desconfiavam, mas nunca puderam provar que o Luís era um dos redatores. A segunda edição, ansiosamente aguardada, demorou uns três meses. Bode, desta vez, não quis ser utilizado, pois seria uma pista muito grande. Utilizaram, então, o velho expediente de todos os pasquins: colocar por debaixo da porta. O Luís passou a receber, por debaixo da porta da Sorveteria Glória, envelopes com sobrescrito: “De um colaborador”. Eram matérias excelentes, mas que não poderiam ser aproveitas sob pena de se denunciar. Ainda hoje lamenta ter perdido as cópias das duas únicas edições que guardara. Na época de sair o segundo número do Raspador, estava no Crato uma comissão de fiscais do Estado, fazendo nada mais do que a sua obrigação: fiscalizar a escrita do comércio local. A Associação Comercial liderou uma campanha acusando os fiscais de arbitrários, que estavam impedindo o progresso da cidade, assaltando os comerciantes etc. Nas conversas, os impropérios conhecidos eram poucos para qualificar os fiscais. Os redatores descobriram que tinha recém chegado à cidade, diretamente do Rio de Janeiro, o Bolachão. Este sim, detentor de um vasto repertório dos conhecidos “nomes feios”, somente divulgado nas plagas cariocas. Numa das colunas do Raspador, lia-se o seguinte:

“Encontra-se no Crato, uma comissão de ladrões, chamada de fiscais do Estado. Aqueles que não estiverem concordando ou precisarem aprender mais alguns nomes, procurem o Bolachão que, chegado recentemente do sul do país, tem um grande estoque de palavrões


Fonte: Livro "So no Crato" de Ivens Mourão - Direitos de Publicação concedidos ao Blog do Crato pelo Autor. - Todos os Direitos Reservados.


Foto:Milla Petrillo
Site:www.didimoraes.com

Didi Moraes se apresenta em turnê pelo Ceará.

O SESC Ceará firmou parceria com o Compositor, Cavaquinista e Violinista carioca Didi Moraes, e traz para o Ceará o Show "Um cavaquinho, um coração e uma viola", onde tempera o carioca com ritmos das várias regiões, como forró, a catira, a música caipira de raiz e o samba de roda. O show irá contemplar várias cidades do Ceará, dentre elas: Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato, Juazeiro, Nova Olinda e Viçosa do Ceará.
"ESTE PROJETO É APROVADO PELA SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA. LEI Nº 13.811 DE 16 DE AGOSTO DE 2006"

Cidades e datas previstas:

Fortaleza - 17 e 18/10/2009
Sobral - 23/10/2009
Viçosa do Ceará - 24/10/2009
Iguatu - 27/10/2009
Crato - 29/10/2009
Juazeiro - 28/10/2009
Nova Olinda - 30/10/2009

Estas cidades aguardam por este grande evento, fazendo desta oportunidade um momento para apresentar um artista de ótimo talento.

Tasso diz não ter “tesão” para disputar o Governo em 2010

Ele brinca com a crítica de que é tido com “poderoso”.

O senador Tasso Jereissati (PSDB) afirmou, nesta noite de quarta-feira, ao ser entrevistado no programa Ciclo de Debates, da TV Ceará, ser “pouco provável” e “não recomendável” que volte a disputar o Governo do Estado em 2010, como apelam setores da base do seu partido.Tasso lembrou ter governado o Ceará por 12 anos e que agora “seria muito difícil ter tesão para entrar nessa disputa” quando, na sua avaliação, é preciso ter saúde e juventude - não no sentido da idade, mas da “fortaleza”, no que reiterou ser necessário no linguajar moderno ter tesão para enfrentar novamente as urnas.

O tucano foi entrevistado como ex-governador que, em 1986, derrotou os coronéis da política local e implantou o chamado Projeto Mudancista respaldado pelo Centro Industrial do Ceará que já o teve como presidente. Essa entrevista de Tasso integra uma série que o programa, patrocinado pelo CIC, vem promovendo para comemorar seus 90 anos de atividades. Sobre disputar novamente o Senado, considerou viável, embora observe que sempre é bom apostar em novidade. “Para o Senado, tem dificuldades”, reconheceu, observando que, entrando nessa briga, terá pela frente a oposição do governo federal, do governo estadual e da Prefeitura de Fortaleza. Mesmo nesse cenário, ele até brincou, ainda é alvo da crítica de que é ”poderoso”.

“Por esse quadro, com certeza, não vão poder me acusar de ser poderoso”, afirmou rindo o tucano. Sobre Ciro Gomes (PSB), seu amigo particular, disse não estar conversando muito com ele, mas estar certo de que o ex-governador disputará a presidência da Repúblca. “Não temos conversado, não sei dos seus planos, mas está claro que ele não vai ser candidato apoiado pelo PT e pelo Lula”, acentuou, ressaltando que Dilma Rousseff é o nome do interesse dos petistas e do Planalto. Indagado sobre o PMDB ser o fiel da balança na disputa presidencial, ressaltou que esse partido deve ser “o único no mundo que se esforça em não fazer presidente, mas estar de qualquer jeito no poder seja com quem for. Com Dilma, Serra ou Aécio…” Esse partido se caracteriza, conforme Tasso, em formar uma boa base para ter influência política.

Fonte: Com Blogs

Aonde você estava quando... BLOG DO CRATO - 4 Anos de História !

Image9

2006 - Quando os amigos se reuniam na Praça da Sé no fim de tarde ?

Image7

Quando o Teatro Municipal Salviano Saraiva foi Inaugurado ?

Image12

Quando Abidoral Jamacaru "nem pensava" em fazer seu CD "Bárbara"

Image18

Quando Abidoral lançou o CD "Bárbara" no SESC Crato ?

Image21

Quando Dr. Raimundo O. Borges recebeu o título de Imortal no ICC ?

Image23

Quando o Blog do Crato fez a primeira entrevista com o prefeito Samuel Araripe ?

Image15

Quando Vicelmo ainda andava de Moto ?

Image22

Quando Dr. José Flávio Vieira lançou "Matozinho vai à Guerra" ?

Image26

Quando Mônica Araripe conheceu Wilson Bernardo ?

Image31

Quando Alessandra Bandeira, como muitos de nós ainda acreditava em certas ideologias ?

Image25

Quando a turma se reunia no Maria Café ?

Image14

Quando a Cinelândia era o ponto de encontro de tanta gente, no Crato ?

Image17

Como esses dois aí ? rs rs

Image24

Quando o Blog do Crato fez dezenas de coberturas de Shows e eventos culturais ?

Image34

Quando o fotógrafo Pachelly, andou um tempo "de pé quebrado" ?

Image33

Quando o Jornalista Huberto Cabral fez a cobertura do fechamento da Cinelândia ?

Blog do Crato - 4 anos registrando a história da cidade.

O Crato na Internet ! - 893.000 acessos.

Alfinetada... com raio laser - por Pedro Esmeraldo



Na semana anterior demos algumas alfinetadas em políticos acomodados e conformados. Percebemos que não sentiram as nossas cutucadas em seu traseiro, visto que permanecem quietos, dormentes e não reagem aos instintos críticos de nossas crônicas, já que não se movimentam para uma abundância ética desses políticos.
Ontem mesmo, estivemos pensando em dar mais cutucadas com raio laser visto que nosso pensamento provoca exagero dos hábitos implorando que deixem de lado a inoperância e venham comungar conosco para acelerar essas mudanças auspiciosas que acelerem desenvolvimento desta cidade.
Notamos que a população cratense anda alheia ao trabalho, visto que todos ou quase todos entregam facilmente o ouro aos bandidos e não pretendem unirem-se aos políticos para resolver todo o processo de equilíbrio em benefício de si mesmo.
Temos como objetivo lutar em conjunto (políticos e povo) visto que alimentaremos o processo democráticos sensibilizando toda a camada social, trilhando caminhos da perseverança e do trabalho.
Atualmente, o povo anda viciado e facilmente consegue a prática fisiológica através do emprego, às vezes sem a mínima capacidade de exercer certo tipo de trabalho.
Acreditamos que se tivéssemos qualidade educacional, praticaríamos com honradez todos os serviços prestados à comunidade sempre procurando pessoas idosas para contribuir com dedicação, com trabalhos administrativos para um bom desempenho e boa conduta em seu trabalho.
Estamos precisando de investimentos em várias áreas, quer industrial, quer agrícola mostrando os passos de equilíbrio do investimento desta cidade.
O povo anda mal acostumado, marchando para o caminho da preguiça. Procura sempre viver na ociosidade, permanece calmo, sem evoluir para o lado social, permanecendo no caminho negativo que é um desgaste para essa cidade.
Queríamos que todos sentassem à mesa para discutir e procurar solucionar os problemas, projetando estruturas eficientes para que atenue o estilo do homem e exerça seu trabalho com seriedade.
Somo seres humanos e gostaríamos de ver as coisas em seus lugares. Por isso solicitamos que procurem a prática do equilíbrio moral, almejando revolução em todos os trabalhos administrativos com tecnologia, trazendo no seio de todas as camadas sociais com paz e unidade.
Pessoas interessadas pelo desenvolvimento do Crato procurem evoluir-se com eficiência, e que venham pressionar os políticos para colocarem a cabeça no lugar, valorizando os filhos da terra e ajudando-os a conseguir vagas na câmara dos deputados e na Assembléia Legislativa. Se pelo menos deixassem de prestigiar outros candidatos que vêm de fora, esses ditos candidatos só fazem atrapalhar, deixando o Crato esvaziado. Em representação política no poder no decorrer do tempo, Crato perde as verbas necessárias para conseguir melhoramentos no campo sócio-educativo e agrícola.
Convém observar que ultimamente não conseguimos prestígios suficientes para modificar os hábitos de uma comunidade sofrida que vive superada pela falta de apoio. Portanto, queremos retribuir com alfinetadas, mas desta vez, dando alfinetadas com raio laser. Essas alfinetadas poderão dar efeitos morais, trarão muitas modificações, já que os políticos não agüentarão o que o povo exige.
E agora não estando completados esperamos que haja um pouquinho de reação e mudem a maneira de trabalhar que satisfaça o anseio desse povo.

Texto: Pedro Esmeraldo

Grupo pede mudanças no Prêmio Nobel

O Prêmio Nobel é ótimo para a divulgação da ciência, mas deveria mudar para se adaptar à atualidade, dizem dez notáveis cientistas em carta à fundação que organiza o prêmio.Entre as propostas, publicadas no site da revista "New Scientist", a criação dos lauréis de Meio Ambiente e de Saúde Pública."A ciência mudou muito desde que os primeiros prêmios foram oferecidos", escreve o grupo. "Quando Alfred Nobel fez seu testamento [criando o prêmio], em 1895, ele não poderia antecipar ameaças como a mudança climática ou a Aids".Além disso, os cientistas reclamam de que algumas áreas, como a ecologia e a neurociência, não são elegíveis -Charles Darwin, por exemplo, jamais teria sido premiado, mesmo se tivesse vivido o suficiente. Elas poderiam ser incluídas através da expansão do escopo do Nobel de Medicina ou pela criação de novos prêmios.Entre os autores, dois professores de Harvard: E. O. Wilson, pai da sociobiologia e o linguista Steven Pinker. Além deles, há Tim Hunt, já ganhador do Nobel de Medicina, e Lynn Margulis, criadora da teoria da endossimbiose.
Fonte Folha Online

Dia Internacional do Idoso: há o que comemorar? - Da Agência Brasil


Brasília - Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a população de idosos no Brasil vem aumentando. Em 2008, havia mais de 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade, aproximadamente 2 milhões a mais do que no ano anterior. Hoje (1º) é comemorado o Dia Internacional do Idoso. A data foi instituída com a intenção de mostrar a importância e as dificuldades que essas pessoas enfrentam rotineiramente. Problemas como falta de meios de transporte adequados e o precário atendimento hospitalar na saúde pública são as principais queixas de quem chegou à terceira idade. Para saber deles as principais dificuldades enfrentadas nas tarefas do dia a dia, a Agência Brasil foi às ruas conversar com alguns idosos.

“Eu acho que os maiores problemas são a saúde e o transporte. É preciso haver uma condição de transportes condizente com a terceira idade”, disse o fiscal do Tesouro aposentado Willian de Souza, de 69 anos.

Para a dona de casa Elza Maria, de 65 anos, a maior dificuldade é entrar nos ônibus. "O degrau é lá nas alturas. A gente tem quase que andar com um banquinho para subir. E outra dificuldade, é atendimento nos hospitais. A melhor conquista do idoso, nem sei direito o que é. Mas, o restante a gente vai levando.” A aposentada Dora Ribeiro, de 67 anos diz que os idosos tiveram algumas conquistas. "Nós temos muitas coisas que melhoraram como as filas preferenciais para idosos, pois são mais reduzidas. E certas tarifas que para o idoso são menores. Então não é tão ruim assim ser idoso." "A gente pega o ônibus, o cara que está lá pilotando arranca com tudo. Se a pessoa não tiver equilíbrio 'sobra'. Outra coisa, é ficar no ponto do ônibus fazendo sinal e ele não parar. Quanto ao direito do idoso, deixa muito a desejar", contestou o servidor público aposentado, Valter dos Santos, 69 anos.

A comerciante aposentada Salam Qozak, de 81 anos, nasceu na Síria e se diz que se preocupa com aqueles mais pobres."Eu posso andar de táxi, e ter acompanhante. E os outros que não tem ninguém? Esse privilégio conquistei quando ainda era jovem. Mas quem não conseguiu e ficou velho, me conta?"

Fonte: Agência Brasil

Morre Ivan Saindenberg, roteirista dos quadrinhos de Zé Carioca

O roteirista Ivan Saindenberg, 68, morreu na manhã de ontem, em Santos, vítima de complicações de diabetes e insuficiência arterial. Saindenberg era um dos mais conhecidos criadores dos quadrinhos da Disney no Brasil, sendo responsável pelos roteiros das histórias com os personagens Zé Carioca e Peninha.Revista Zé Carioca, da Disney; roteirista das HQs morreu ontemO velório acontece nesta manhã no Cemitério da Saudade, no Guarujá. O enterro está marcado para às 16h30.Nascido em Piracicaba, no interior de São Paulo, Saindenberg começou a trabalhar com quadrinhos em 1960, ao lado do irmão, Luiz, responsável pelas ilustrações.Em 1970 ele entrou para os Estúdios Disney da Editora Abril, onde ficou até 1985, escrevendo ao longo de sua carreira cerca de mil roteiros para diversos personagens.Formou ao lado de Renato Canini uma das mais importantes parcerias dos quadrinhos brasileiros, produzindo de 1971 a 1978 histórias para o personagem Zé Carioca.
Fonte Folha online

Faxina necessária - Por: José Nilton Mariano Saraiva

Em 2010, dos 81 senadores atuais, 57 encerrarão um longevo, sufocante e quase interminável mandato de oito anos. Colabore com a Limpeza Pública. Não dê um novo mandato para nenhum deles. Permita-lhes "plantar batatas". É um primeiro passo - ou o mínimo que podemos fazer - para que o Senado deixe de ser uma casa de tolerância com o roubo, os escândalos, a propina e a corrupção (daqui do Ceará, temos o arrogante Tasso Jereissati e a improdutiva Patrícia Sabóia Gomes).

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Temperatura da Terra pode subir 4ºC em apenas 50 anos, diz estudo


Um relatório do principal centro de pesquisas sobre mudanças climáticas da Grã-Bretanha alertou nesta segunda-feira para um aumento de 4º C na temperatura do planeta em apenas 50 anos caso as emissões de carbono não sejam reduzidas em breve. O estudo do Centro Hadley, financiado pelo governo britânico, constitui o alerta mais grave já divulgado sobre o aquecimento global desde que o Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática (IPCC), órgão científico da ONU, estimou em 2007 que a temperatura do planeta pode subir entre 1,8ºC e 4ºC até o fim deste século. Utilizando novos dados a partir de análises sobre o ciclo do carbono e de observações atualizadas de emissões de países emergentes, como China e Índia, as conclusões não apenas reforçam a possibilidade do pior cenário do IPCC como reduzem pela metade o tempo disponível para ação. Segundo o Centro Hadley, em um cenário de altas emissões, o derretimento de neve e gelo no Ártico poderia elevar a absorção de raios solares e elevar a temperatura ártica em até 15,2ºC.

Secas atingiriam severamente o oeste e sul da África, afetando a disponibilidade de água, segurança alimentar e saúde da população. O estudo diz que “todos os modelos” indicam reduções na precipitação de chuvas também na América Central, no Mediterrâneo e partes da costa australiana. Em outras áreas, o aumento da temperatura em 50 anos poderia ser de 7º C, disse o estudo. Já o padrão das chuvas seria severamente afetado na Índia – onde o nível de precipitações poderia aumentar 20% ou até mais, piorando o risco de enchentes. Não bastasse o cenário consideravelmente pior do que os cientistas pensavam, o estudo alerta ainda que, em um cenário de emissões altas, a previsão de aumento de 4º C podem ser “adiantada em 10 anos, ou até 20 anos em casos extremos”. Entretanto, concedem os cientistas, ainda há tempo de evitar o pior cenário se as emissões de carbono começarem a baixar de nível dentro da próxima década.

Ação

O estudo está sendo apresentado em uma conferência sobre a mudança climática na cidade inglesa de Oxford, e sai a público no mesmo dia em que delegados de 190 países se reúnem em Bangcoc, na Tailândia, para uma nova rodada de negociações antes da reunião da ONU em Copenhague, na qual espera-se um novo acordo de emissões de carbono em substituição ao Protocolo de Kyoto, vigente até 2012. Líderes mundiais têm reiterado a necessidade de limitar a elevação da temperatura global nas próximas décadas em 2º C. Mas, como aponta o analista de ambiente da BBC Roger Harrabin, a questão tem esbarrado nos recursos que serão necessários para “limpar” a matriz energética global. Um dos pontos fundamentais, diz o especialista, é que países em desenvolvimento querem ajuda para arcar com os custos de tal empreitada. O premiê britânico, Gordon Brown, tem falado em uma cifra de US$ 100 bilhões para conter o aquecimento global através do combate à pobreza. A União Europeia tem concordado.

No entanto, o presidente americano, Barack Obama, que preside a nação que mais polui em termos per capita, tem encontrado dificuldades para aprovar leis de controle de emissões no Congresso americano, ainda que reafirme a "determinação" dos seu país para agir e assumir suas "responsabilidades" em relação ao aquecimento global. Na semana passada, a China anunciou que vai redobrar os investimentos em eficiência energética para reduzir as suas emissões de CO2 em uma "margem notável" – porém ainda não precisada – até 2020.

Tanto a China como os EUA repondem por cerca de 20% das emissões de dióxido de carbono provenientes da queima de carvão, gás natural e petróleo. A União Europeia produz 14% do total, seguida por China e Rússia, cada qual com 5%.

Fonte: BBC Brasil

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30