xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/09/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 setembro 2009

Bancários de SP entram em greve por tempo indeterminado nesta quinta

da Folha Online

Os bancários de São Paulo decidiram em assembleia na noite desta quarta-feira entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, após a rejeição da proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) de reajuste salarial de 4,5%.

"A resposta dos trabalhadores reunidos na assembleia desta quarta-feira (23) está dada: rejeição unânime à proposta e uma grande greve que só vai acabar quando os bancários tiverem suas reivindicações atendidas", afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino. De acordo com o sindicato, mais de 1,5 mil bancários participaram da votação em São Paulo.
As assembleias foram realizadas em todo o país e, segundo o último balanço da Contraf-CUT, até as 21h desta quarta, os bancários de Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Espírito Santo, Rondônia, Acre, Piauí, Campina Grande (PB), e mais 20 sindicatos haviam aprovado a greve.
Os bancários reivindicam reajuste de 10% nos salários, valorização dos pisos salariais, manutenção da participação nos lucros em 15%, preservação dos empregos e mais contratações e melhores condições de trabalho.

Nesta quinta-feira, às 17h, os bancários realizam nova assembleia para decidir os rumos do movimento. Na sexta, os trabalhadores fazem passeata na Avenida Paulista, saindo da Praça Osvaldo Cruz (próximo ao metrô Paraíso) a partir das 15h.

Governador de MS diz que estupraria Minc e o chama de maconheiro

NE: E o Brasil é um país sem preconceitos!!???!!!
O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), desferiu ontem, durante um encontro com empresários do setor de cana, ataques pessoais ao ministro Carlos Minc (Meio Ambiente).Puccinelli, segundo o relato de participantes da reunião, disse que o ministro "é veado e fuma maconha" e que, se Minc fosse a Campo Grande, "ia correr atrás dele e estuprá-lo em praça pública".Mais tarde, já com a repercussão de suas declarações na imprensa local, Puccinelli publicou na página do governo na internet uma nota na qual diz ter feito apenas "referências, em tom de brincadeira, a outras críticas recebidas pelo ministro do Meio Ambiente".De acordo com a nota, as declarações de Puccinelli -não reproduzidas no texto- foram "entendidas pelos presentes no contexto de brincadeira, sem caráter de ofensa pessoal".À tarde, Puccinelli convocou a imprensa e leu outra nota. Nela, disse que lamentava a conotação de ofensa atribuída às suas declarações, "pois foram feitas em ambiente diverso".Na reunião em que fez as declarações, o governador se queixou da possibilidade de proibição a novas usinas de cana na bacia do Alto Paraguai, onde se forma o Pantanal.Segundo a nota de Puccinelli, "as críticas restringem-se ao ambiente do debate técnico e político dos assuntos que dizem respeito aos interesses de Mato Grosso do Sul. Quaisquer outros desdobramentos devem ser entendidos como inapropriados e, na hipótese, de terem gerado ofensa ao ministro, o governador apresenta seu pedido de desculpas".No site do Ministério do Meio Ambiente, a assessoria de Minc publicou uma nota de duas linhas na qual Puccinelli é descrito como "um truculento ambiental que quer destruir o Pantanal com a plantação de cana-de-açúcar". Segundo a nota, a declaração dada pelo governador "revela o seu caráter".


Fonte: Reinaldo Azevedo

Coisas que todos querem saber, mas tem vergonha de perguntar


Ganhará um brinde-surpresa quem responder corretamente a pergunta abaixo:

Por que é um representante do Brasil o primeiro a discursar na Assembleia Anual da ONU?

Um século voa da terra dos canaviais a Aurora


A bailar nos campos floridos de Barbalha, onde a fé das pioneiras, a disseminar o néctar da devoção católica, nos umbrais do cariri, ao repique dos sinos, a luz da abóbada celestial, mais uma página da história da terra de Santo Antonio é aclamada com glória e regozijo no registro do livro, do já renomado escritor Lavrense, Joaryvar Macedo – O Brasão dos Terésines, o nascimento daquela que faria o elo entre Santo Antonio e o Menino Deus um presépio, uma ornamentação, um anuncio, uma aclamação, um sinal de reverência a razão do dobrar dos sinos, é assim, que consigo ver o nascimento a 91 anos da ponte destas urbes tão bem untadas e betumadas na largueza do espaço tempo, cidades irmãs pelas mãos simples e cuidadosas de Maria Francisca de Macedo, dois mundos diferentes numa fusão, onde a ordem dos fatos não alteram o sabor da história – Aurora Barbalha – Barbalha Aurora, na argamassa do entrelaçamento familiar tão bem costurado por seu genitor Vicente Antonio de Macedo que na galáxia de maior brilho, a estrela já na função nobre de dar corpo, dar vida.

Dar luz ao eixo que pulsa vivo no cariri cearense. Ao chamado do destino, assim como Maria Santíssima ao anjo Gabriel, dá o seu sim a morada no sitio Pavão no município de Aurora, na sua nova missão ao lado do grande humanista, defensor das causas primeiras da civilidade aurorense - figura maior do espaço político, embora banhado pela humildade e simplicidade que sempre lhe caracterizou – João Joaquim dos Santos ponto de encontro entre duas forças políticas antagônica que a sua pessoa serviu de ponto de congruência para o reinado da paz e da concórdia na Terra do Menino Deus. Na ponte de um marco geográfico a ser pontuado na historia a preservação da memória fica na vigilância o primogênito e querido pela sociedade aurorense o condutor de duas culturas, no balanço do pêndulo existencial o já nobre e estimado Raimundo Joaquim dos Santos, conhecido como Willes Macedo. Assim como as Cruzes das caravelas dos mares bravios, aportaram anunciando uma nova terra, - Brasil, O casal eleito faz percorrer o percurso inverso através do seu segundo filho, a buscar na Europa, as técnicas mais atualizadas no campo da medicina para salvar a vida de seus conterrâneos, é assim que consigo ver o médico querido pela sociedade caririense Humanizador nato, Dr. Raimundo Wilson de Macedo. A carregar nos ombros o estima e o carisma a sucessão de uma história que não para, a luz que brilha é confiada no universo único que o criador deu para o prosseguimento da espécie, geradora de vida e de vida em abundancia é assim que consigo definir Maria Vilani Macedo Santos neste seio familiar que engrandecem a todos nós que formamos a linda região do cariri.

Praza Deus, que na via- Láctea da existência, o caminho de luz possa ser permeado por muitos séculos, ainda nas páginas, inéditas da existência do ser humano no que teve e tem nas mãos de Maria Francisca de Macedo a formula da essência da célula mater da sociedade na expansão do espaço social e histórico nas letras centenárias ou quase, na pena de ouro da heroína de todas objetivas a ela focadas a sempre querida e amada por todos, por uma história tecida a som da harmonia e da textura do fabrico do bom e do belo, e dar arte de existir em sociedade deixando sua pisada no poder temporal sem nunca ferir o belo espiritual. Maria Francisca de Macedo.

Por Luiz Domingos de Luna
Professor da escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora.

Sarkozy pede vaga permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU

NE: Tão solidário que nem sentimos que esse pedido é cercado de segundas intenções! Sarkozy com certeza deverá ganhar, se já não ganhou, um título de cidadania brasileira, com esse empenho nem podemos suspeitar que o pré-sal esteja na jogada ou quem sabe a tecnologia das Industrias Nucleares Brasileira (INB) que vem fazendo um belo trabalho. Mas deve ser mesmo porque o Lula é o cara e o Brasil é o país do futuro! E Vive La France!!!

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, defendeu nesta quarta-feira (23) que o Brasil tenha assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. A defesa ocorreu no discurso de Sarkozy na 64ª Assembleia Geral da ONU. O francês disse que é inaceitável que América Latina e África não tenham lugar permanente no conselho. Ele também pediu uma vasta reforma do sistema financeiro mundial, criticando o comportamento dos que "continuam ficando indecentemente ricos depois de terem levado o mundo à beira do desastre". "As ameaças das piores crises não estão atrás de nós, mas à nossa frente", disse. Sarkozy disse que todos os líderes mundiais têm "responsabilidade histórica" no que diz respeito a lidar com a crise.


Fonte G1

Cair da tarde em nossa cidade - I ... Por pachelly Jamacaru

Clic nas fotos para ver melhor!

Alguém volta pra casa, alguém o espera!

Um emocionante: Boa tarde! Este ônibus me desejou! Que maravilha ver o Crato e o Juazeiro, mais integrado, em harmonia!

Enquanto fazia esta foto, podia ouvir a Ave Maria na boca da noite!


Fotos: Pachelly Jamacaru

Ensaio: The Many Faces of a Man - By Dihelson Mendonça

Dedicado ao meu amigo e Poeta Wilson Bernardo.

wilson bebado 01


wilson 04


wilson bernardo por Dihelson Mendonça


Hence, there´s no possibility of the undesirable!
undestructive am I into my fragile soul
sobber up with so many things I´ve drawn
drunk of life, lost in the champs of my own

Curtains rot by the sound of bricks
dropped shadows emerge from the sudden lights
My heart is a monster who flies and fights
Hard and soft like a bunch of sheeps

Seasons indulge unto me in silence
while prying eyes chant to all forgotten eras
Mute is the second. There ain´t a word to spell...

The universe is confined unto this room
and even though screamming sounds of doom
My heart still beats, drunk on dreams one day I felt


Dedicated to a great friend of mine, Wilson Bernardo.
By: Dihelson Mendonça

Nelson Cavaquinho amanhã em Compositores do Brasil


Por Zé Nilton

É difícil ou senão impossível não se comover, não se ficar tocado após ouvir qualquer música de Nelson Cavaquinho. Para quem gosta de música – da boa música – logo se enternece com a sensibilidade musical, harmônica e melódica das composições de Nelson Cavaquinho. Foi um mestre na arte de compor e de reinventar a realidade falando de coisas simples, duras, misteriosas da vida e da morte, com estilo e com profunda delicadeza. O mais carrancudo dos críticos, com seu nacionalismo e, acima de tudo, seu regionalismo ligeiramente exacerbado, esse irmão siamês das idéias em termos artísticos e musicais do famoso Ariano Suassuna – José Roberto Tinhorão – certa vez disse de Nelson Cavaquinho:

“Tome o homem seu violão, cante ele pelas ruas como um antigo trovador da Idade Média a beleza das flores, a efemeridade da vida e a angústia metafísica da morte, e esse será o retrato de Nelson Cavaquinho. Com sua cabeleira branca, seu permanente ar de dignidade e a sua voz enrouquecida por muitos anos de cervejas geladas, o que Nelson Cavaquinho canta (fazendo percutir, mais que dedilhando, as cordas do seu violão) é a saga de um homem que vive em estado de poesia. E cuja obra, por isso mesmo, não morrerá.”

Pura verdade sacada da inteligência desse minucioso historiador da Música Popular Brasileira, o Tinhorão. Nelson Antonio da Silva – Nelson Cavaquinho, que fazia verdadeiros malabarismos nas seis cordas do violão, foi mestre em destrinchar acordes simples e complexos, usando preferencialmente o polegar e o indicador e, segundo Paulinho da Viola, para seu grande espanto e admiração, terminando a música na segunda do tom. Permaneceu pobre e morando nas periferias do Rio de Janeiro, apesar da grande visibilidade que ganhou na década de 1970, ao ter inúmeras músicas gravadas por intérpretes de sucesso como: Paulinho da Viola (Duas Horas da Manhã), Chico Buarque (Cuidado com a outra), Clara Nunes (Minha festa), Beth Carvalho (Quero Alegria), além de Elizeth Cardoso, o saxofonista Paulo Moura e outros. Sempre teve presente na sua música e na suas conversas a idéia da dor, da solidão, da morte. Talvez devido ao seu estado de permanente embriaguês.

Lembro de um documentário realizado na década de 1960, sobre Nelson Cavaquinho, pelo cineasta Leon Leon Hirszman, em branco e preto, onde ele aparece em todas as cenas empunhando seus mais fervorosos companheiros: o violão e a bebida. Como disse, sua verve e sua imaginação colocavam por sobre o realismo exato da vida o lirismo e a mais terna poesia. Quem não se encanta com esta: “Tire o seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor” ? (A flor e o espinho).

E esta: “Quando eu passo perto das flores, quase elas dizem assim: vai, que amanhã enfeitaremos o seu fim (Eu e as flores). O nosso Patativa do Assaré tem uma poesia em que ele pede para que as homenagens a lhe serem rendidas sejam feitas em vida. Assim também o disse Nelson Cavaquinho, na música “Quando eu me chamar saudade”:

Sei que amanhã quando eu morrer
Os meus amigos vão dizer
Que eu tinha um bom coração
Alguns até hão de chorar
E querer me homenagear
Fazendo de ouro um violão
Mas depois que o tempo passar
Sei que ninguém vai se lembrar
Que eu fui embora
Por isso é que eu penso assim
Se alguém quiser fazer por mim
Que faça agora
Me dê as flores em vida
O carinho, a mão amiga
Para aliviar meus aís
Depois que eu me chamar saudade
Não preciso de vaidade
Quero preces e nada mais.

Nelson Cavaquinho – será o nosso homenageado de amanhã no Programa COMPOSITORES DO BRASIL a partir das 14 horas, na Rádio Educadora, através da parceria Rádio Educadora/Centro Cultural Banco do Nordeste.

Vamos falar e tocar:

1. A flor e o espinho
2. Rugas
3. Folhas secas
4. Luz negra
5. Lágrimas sem jura
6. Eu e as flores
7. Palhaço
8. Quando eu me chamar saudade
9. Degraus da vida
10. Notícia
11. Juízo final
11. Cuidado com a outra
11. Pot-pourri, de Nelson Cavaquinho, com Noite Ilustrada

Quem ouvir, verá !

Fonte: Nova História da Música Brasileira, Editora Abril, 1974.

Deu na Newsweek: "Lula, o político mais popular da Terra"

Lula, o político mais popular da Terra

Mundo - "Lula, o político mais popular da terra", diz o título da matéria da revista norte-americana Newsweek. E sobre isso a mídia partidarista faz silêncio, mas se fosse qualquer outro, como os assassinos de crianças palestinas de Israel ou algum...

Fonte: Bodega Cultural

Filme sobre Lula vai se tornar minissérie de TV

Filme sobre Lula vai se tornar minissérie de TVO filme do diretor Fábio Barreto sobre o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, intitulado "Lula, o filho do Brasil", será lançado em 2010. E segundo o jornal "Agora", a obra será adaptada para se tornar uma minissérie para a TV com 4 capítulos. Barreto afirmou que tentará manter os mesmos atores que participaram do longa, e a emissora que exibirá a minissérie ainda não está definida. Ainda de acordo com o jornal, o orçamento para as filmagens do longa foi o mais caro entre as produções nacionais após a retomada do cinema nacional na década de 1990.

NE
- Eu só digo: Hummm.......
Vota Cultura
Semana Nacional pela Cultura no Congresso

De 21 a 25 de Setembro 2009
Apoie os Deputados do seu estado que lutam pela Cultura
Participe!
Já podemos dizer que 2009
é o Ano da Cultura no Congresso
Nacional. Os nossos parlamentares
estão analisando vários projetos que
podem mudar a política cultural
do País. Para que esses projetos
representem a visão de toda a
sociedade é importante que você
também participe. Acompanhe a
discussão, fale com seu parlamentar
e envie sugestões. Sua participação é
importante para colocar a Cultura no
centro da agenda do país.
Saiba quais são os projetos que vão
mudar a política cultural:

Nova Lei Rouanet
A Lei 8.313/1991, conhecida pelo nome do
então ministro da Cultura Sérgio Paulo Rouanet,
define as formas como o Governo Federal deve
incentivar a produção cultural no Brasil. Um
Grupo de Trabalho formado pelo Ministério da
Cultura analisou as mais de 2 mil contribuições da
consulta pública à Nova Rouanet.A versão final do
projeto deverá ser enviada ao Congresso Nacional
ainda este mês.
O projeto de Lei institui o Programa de
Fomento e Incentivo à Cultura – PROCULTURA

– com a finalidade de estimular, captar e canalizar
recursos para programas, projetos e ações
culturais. A Nova Lei Rouanet visa diminuir a
exclusão cultural e desconcentrar os recursos
públicos destinados a área cultural.

Fundo Pró-Leitura

O Fundo Pró-Leitura insere-se no contexto
de reformulação da Lei Rouanet e dos fundos
setoriais no âmbito do FNC. O projeto foi
formatado a partir da desoneração do PIS/COFINS
da indústria editorial brasileira, ocorrida em
dezembro de 2004. Na ocasião, o setor produtivo
do livro propôs a criação do Fundo Pró-Leitura,
com a contribuição de 1% do faturamento, como
contrapartida social.
O Fundo Pró-Leitura visa financiar programas
e projetos da sociedade civil e do setor público
de incentivo à leitura, baseados nos eixos de
democratização do acesso, formação de leitores,
valorização da leitura na comunicação e fomento
da economia do livro estabelecidos pelo Plano
Nacional do Livro e Leitura - PNLL.

Vale-Cultura

É a primeira política pública voltada para o
consumo cultural. Os trabalhadores poderão
adquirir ingressos de cinema, teatro, museu,
shows, livros, CDs e DVDs, entre outros produtos
culturais. O vale será similar ao conhecido
tíquete-alimentação. Trata-se de um cartão
magnético, com saldo de até R$ 50,00 por mês,
por trabalhador, a ser utilizado no consumo
de bens culturais. As empresas que declaram
Imposto de Renda com base no lucro real poderão
aderir ao Vale-Cultura e posteriormente deduzir
até 1% do imposto devido.
A estimativa do Ministério da Cultura é que 12
milhões de brasileiros poderão ser beneficiados
pelo Vale-Cultura. O consumo cultural no país
pode aumentar em até R$ 600 milhões/mês ou
R$ 7,2 bilhões/ano.

O Projeto de Lei que cria o Vale-Cultura (PL5.798/2009), foi enviado a Câmara dos Deputados

no dia 18 de agosto deste ano e tramita em regimede urgência constitucional.

PEC 150 - 2% para a Cultura

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC)
150/2003 vincula 2% do orçamento federal, 1,5% do
orçamento estadual e 1% do orçamento municipal
para a Cultura. Foi proposta em 2003 e no
momento, aguarda apresentação do atual relator,
deputado José Fernando Aparecido (PV-MG), na
Comissão de Cultura.
Cultura como direito social
A PEC 236/2008, de autoria do deputado José
Fernando (PV-MG), que pretende acrescentar
a Cultura como direito social no capítulo II,
artigo 6º da Constituição Federal. Atualmente a
admissibilidade da PEC está sendo examinada pela
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
da Câmara dos Deputados.

Sistema Nacional de Cultura

PEC 416/2005 – Proposta de emenda
constitucional, de autoria do Deputado Paulo
Pimenta (PT-RS), cria o Sistema Nacional de
Cultura (SNC), que objetiva institucionalizar
a cooperação entre a União, os Estados e os
Municípios para formular, fomentar e executar as políticas culturais, de forma compartilhada
e pactuada com a sociedade civil. A emenda foi
acolhida pela Comissão de Constituição e Justiça
da Câmara dos Deputados e no momento está
em análise na Comissão Especial criada para essa
finalidade.

Plano Nacional de Cultura

O Projeto de Lei 6.835/2006 que institui o Plano
Nacional de Cultura (PNL), definirá as diretrizes
para as políticas públicas de Cultura para os
próximos 10 anos. O PL foi proposto em 2006
e aguarda votação na Comissão de Educação e
Cultura ainda em 2009.

Modernização do Direito Autoral
O Ministério da Cultura está elaborando uma
proposta de alteração da Lei nº 9.610/1998, que
regula o Direito Autoral. A proposta visa corrigir
ambiguidades presentes no texto da Lei, assim
como a inclusão de novos dispositivos. Como por
exemplo, obras produzidas sob encomenda ou sob
vínculo empregatício, licenças não voluntárias e
o papel do Estado. A proposta do ministério visa
garantir direitos dos consumidores sem prejudicar
os criadores da obra.

Justiça cassa mandato de prefeito e da vice-prefeita de Abaiara, no Ceará

A Justiça Eleitoral da Comarca de Milagres cassou os mandatos do prefeito de Abaiara, Francisco Joaquim Sampaio, e da vice, Maria Euzélia Leite Sampaio, por irregularidades na campanha eleitoral do ano passado. Segundo a denúncia, Francisco Sampaio, então pré-candidato ao cargo de prefeito de Abaiara, a pretexto de celebrar a Festa do Milho, realizou uma grandiosa festa para promoção pessoal. A festa foi regada a enorme quantidade de churrasco, cerveja, refrigerante e comida em geral, além da distribuição de vale combustível e shows, tudo gratuitamente, para um público de 4.000 a 5.000 pessoas, segundo cálculo do próprio prefeito.

Festa começou com uma carreata

A festa recebeu o patrocínio da Prefeitura Municipal de Abaiara, na pessoa do então prefeito, Zezinho, que cedeu o palco da cidade e disponibilizou carros a serviço do município para o transporte de pessoas e ainda custeou despesas. O representante do Ministério Público informou que a festa teve início com uma carreata, com 210 carros e 400 motocicletas. Durante a carreata, uma faixa com o título "Chico Sampaio - Homem de Ação" foi conduzida por um dos carros e depois exposta no palco. Durante a festa, Sampaio deu entrevista, tendo dito que estavam sendo distribuídas 260 grades de cervejas e que havia matado 10 bois grandes, 12 carneiros e 10 porcos.

Portal Verdes Mares

Urucubaca

Por : J. Flávio Vieira

Aquilo era caié demais para uma semana só ! E nem tinha surrado o Dalai Lama, dado um sabacu em freira, insultado Chico Xavier ! Como tanta urucubaca assim caíra de repente em cima dele ? Não seria, por acaso, aquele nome horrível e profético de Caetano com que o haviam batizado que já começava com Caié? O certo é que o cocô do passarinho já lhe acertara o cocuruto, no início da semana, já batera o carro numa carroça e o carroceiro, meu senhor, não possuía um pau pra dá num gato ! Na terça, a esposa, escarafunchando sua gaveta, encontrara uma suspeita conta de hotel em Jericoacoara, em seu nome e acompanhante, de três anos atrás e que não fazia parte do arquivo oficial da patroa : cara trombuda e ameaça de separação. Na quarta, havendo sonhado toda a noite com o Clóvis Bornay, fechou a fezinha nas dezenas 94,95, 96 e 97 : veado. Fim do dia, deu 85 na cabeça : Tigre ! Se ao menos houvesse sonhado com o Leão Lobo, vá lá! Aquilo só podia ser praga de urubu, de sogra, de ex-mulher ou de mãe! Na quinta acordou com o oficial de justiça o intimando para uma audiência: a ex entrara com uma petição querendo aumento da pensão alimentícia. À tarde , a única boa notícia, mesmo assim atrelada a uma péssima: tinha em mãos a prova cabal de que não poderia ajudar a naja velha na sua solicitação : foi demitido do emprego de tabelião que já exercia há mais de 20 anos, por uma suposta contenção de despesas. Que despesa ? Tinta havia subido? Carimbo ? Caneta? Almofada? Papel? Com que diabo é que cartório gasta dinheiro? Imaginou que deveria sim ser demitido por justa causa e via estampada na sua Carteira Profissional a razão : Ziquizira!
A audiência de homologação do pontapé estava prevista para a sexta-feira. Acreditou que a via crucis finalmente havia acabado. Não existia a seu ver espaço para mais pé-frio. Topara! E quem sabe depois do tsunami não viria a calmaria? E foi pensando nesta possibilidade, de volta à casa depois do pé-na-bunda que nem prestou muita atenção na estrada e nas lombadas eletrônicas. No outro dia é que entendeu a música de Orestes Barbosa, “Chão de Estrelas” e aquele verso famoso: “Sinfonia de pardais anunciando o alvorecer”.
Terminada a audiência, na sexta-feira, recebeu em dinheiro a indenização demissional, na justiça do trabalho. Pois naquele dia mesmo, o “Ronda do Quarteirão” da sua área, fora atender uma ocorrência. Desceram da Hylux vistosa os soldados e entraram rápido na casa solicitante, aparentemente se tratava de uma ameaça de roubo. Saíram tão ligeiro para a ação que nem houve tempo de travar o veículo. Os ladrões que já deixavam a casa com o fruto do furto, pelos fundos, aproveitaram a oportunidade e carregaram também dois celulares do Ronda que estavam dando sopa dentro do carro semi-aberto. Pois bem, Caetano, de posse da grana que dava para começar um negocinho, temendo a reincidente urucubaca, resolveu ligar para o Ronda . Conhecia bem os soldados da sua área, eram bem legais e podiam dar uma mãozinha , escoltando-o, com segurança, até o banco, onde faria o depósito. Ligou e nem desconfiou do palavrório meio esquisito do pessoal. Contou a situação e foi prontamente atendido :
--- “Cara, dá um tempo, fica na tua aí, mermão, que nós já chega, num dá uma de otário, não ! Num vacila , não ! Se não a grana já era, sacou ?
Com uma meia hora chegaram uns caras estranhos, de bonezinho e montados em duas motos. Caetano ainda tentou voltar para o interior do prédio, mas sob a ameaça de dois berros, entregou o envelope com o dinheiro da indenização. Pronto, havia se fechado com chave de ouro a caiporice! Estava com uma mão no cano e outra no feixe!
Deprimido, resolveu pôr fim à vida. Subiu no viaduto, à noite , no sábado e pulou no escuro, de ponta, num salto desesperado e definitivo. Embaixo, no entanto, ia passando um caminhão transportando rolos de fumo vindos de Arapiraca. Caetano caiu de ponta no meio da carga. Ainda meio atordoado, no breu da noite, imaginando que acordara no outro mundo, caquiou os rolos de um lado para outro e concluiu:
--- É não adianta não ! Bem que o Padre Nosso diz : “Assim na terra como no céu”! É fumo lá e fumo cá, meu senhor !

J. Flávio Vieira

Com aval de Sarney , Mangabeira filia-se ao PMDB

"Ex-ministro de Assuntos Estratégicos, o professor Roberto Mangabeira Unger filiou-se ao PMDB do Rio de Janeiro. Mangabeira telefonou ontem dos Estados Unidos para o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para informar-lhe da decisão de se filiar.
Além de Sarney, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) é apontado como patrocinador da filiação. O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, não foi informado.
Com passagem pelo PPS, PHS, PRB, PDT e pelo próprio PMDB, Mangabeira não informou a Sarney sua pretensão política."
Fonte Eliomar

Operadora Oi pisa na bola de novo! Parte 2. Por: João Paulo Fernandes

Conexão péssima da operadora OI, não é privilégio somente do Dihelson. Moro em Recife e desde quando contratei o serviço, também equivalente a 1 mega, a velocidade nunca atingiu e nem chegou perto do limite contratado. Resolvi dessa forma entrar em contato com a operadora e o atendente sempre afirmava que o serviço estava normal e que me encaminharia para o setor técnico reponsável. Vale salientar, como é de costume, ficava sempre um bom tempo esperando a transferência da ligação que em "poucos minutos" caia. Depois de inúmeras tentativas consegui registrar duas reclamações. Segue abaixo o números do dois protocolos:

Protocolo 1 - 200900044192709 Protocolo 2 - assitente tecnico - 200900044200452 17/05/2oo9 às 13:07:04

Aguardei cinco dias (período solicitado pela empresa para resolver o problema,mas ninguem entrou em contato. A conexão continuava péssima! Cansado dessa novela, resolvi registrar queixa na Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL. Pensei que o órgão máximo regulador das telecomunicações do nosso país fosse um órgão sério! Pasmem, foram ao todo 7 ligações e depois de muitas promessas, desisti! Se a Anatel não resolveu o problema, fazer mais o que?

Número do protocolo de reclamação (ANATEL) - 625926.2009

Minha última cartada agora será no PROCOM. Em um site que mede a velocidade da rede, salvei todas as imagens e gravei em seguida em um cd com as respectivas datas, para futuramente servir como prova perante a justiça. Estou disposto a ir até as ultimas consequências na luta pelos meus direitos.

Segue abaixo as imagens capturadas (Vale lembrar que o serviço contratado é referente a 1 MEGA):


Clique para ampliar



Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar


* Não postei todas as imagens, ao todo são mais de 20 print.


Segue um video engraçado que expressa bem o que passamos quando ligamos para essas operadoras:





Concerto de Juanes em Cuba é forma de vencer bloqueio, diz Fidel


HAVANA - O ex-presidente cubano Fidel Castro descreveu como "extraordinário" o megaconcerto do domingo organizado por Juanes em Havana e disse em artigo que o evento foi uma forma de "vencer o bloqueio econômico" que os EUA impõem à ilha há 47 anos.O cantor colombiano Juanes, a porto-riquenha Olga Tañón e um grupo de artistas internacionais reuniram cerca de 1 milhão de cubanos na ilha num concerto polêmico, aliviando décadas de isolamento que separam os dois inimigos da Guerra Fria."O povo cubano, especialmente sua magnífica juventude, demonstrou ontem (domingo) que, mesmo em meio a um bloqueio econômico brutal, é possível superar obstáculos inimagináveis", disse Castro em coluna publicada na terça-feira na imprensa estatal.Substituído na Presidência por seu irmão mais jovem Raúl há um ano e meio aproximadamente, devido a problemas de saúde, Fidel Castro permanece politicamente ativo, escrevendo editoriais sobre temas da atualidade.Fidel, 83, mencionou o concerto em apenas dois parágrafos de um artigo dedicado às "Mudanças Climáticas", tema que está sendo debatido pela Organização das Nações Unidas (ONU).Juanes declarou que espera que as cinco horas de música na Praça da Revolução, em Havana, tenham ajudado a sacudir as décadas de paralisia política entre Cuba e EUA, que começaram em 1959 com a Revolução Cubana.O concerto do compositor e cantor colombiano de 37 anos foi precedido por semanas de polêmica em Miami, reduto de exilados cubanos nos EUA onde Juanes vive e onde ele chegou a receber ameaças de morte.

"Cuba, uma só família" e "Cuba livre" foram algumas das coisas que Juanes gritou à multidão no espetáculo do domingo.O presidente norte-americano, Barack Obama, prometeu "relançar" as relações hostis entre EUA Unidos e Cuba.Em abril, Obama moderou ligeiramente o embargo, eliminando as restrições às visitas decubano-americanos à ilha e às remessas de dinheiro deles a seus familiares.O governo cubano, em troca, disse que não vê mudanças importantes na política de Obama, que na semana passada renovou por um ano o embargo comercial, que já dura quase meio século.Segundo cálculos do governo, desde que foi imposto, em 1962, o embargo já custou a Cuba pelo menos 236 bilhões de dólares a preços atuais.

Fonte Yahoo

Arqueólogos turcos encontram cadáveres da guerra de Tróia


Ancara - Arqueólogos turcos encontraram os cadáveres de duas pessoas que, se acredita, caíram na primeira linha defensiva da mítica cidade de Tróia, destruída há mais de 3 mil anos, no oeste da Turquia, informou hoje a imprensa local. Os restos, achados a 350 metros de profundidade embaixo do castelo de Tróia, são de um homem e de uma mulher. O professor Rustem Aslan, vice-chefe da equipe de arqueólogos, explicou à imprensa que é a primeira vez que se encontraram cadáveres que parecem proceder da guerra de Tróia (entre os séculos XIII e XI a.C). "Em poucas semanas saberemos a época exata de sua morte e suas idades aproximadas. Estas pessoas foram enterradas na parte inferior da linha defensiva", disse o especialista. "Se nossas estimativas são corretas, podemos afirmar que encontramos as primeiras vítimas da guerra de Tróia", acrescentou Aslan. A guerra de Tróia é um dos eixos centrais da "Ilíada" e da "Odisséia", do poeta grego Homero.

Fonte Yahoo
John+Coltrane2

COLTRANE - Um Mito, uma Lenda, Um Gênio !

Hoje também é o aniversário de um gênio maior da música. Alguém tão especial, que no mundo da arte, da qual eu tenho a honra de fazer parte, o consagramos como um Deus. Um gênio que à semelhança de Beethoven, Bach, Chopin, ou Stravinsky, revolucionou a maneira como se pensa e faz música. Alguém que serviu de inspiração e caminho para centenas de outros que vieram depois dele. Eu poderia escrever laudas sobre o grande John Coltrane, e suas relações e realizações no plano da música, sobretudo o lado espiritual que ele tanto procurou exaltar.

Considerado por muitos, ao lado de Charlie Parker, o maior saxofonista da história, a contribuição de Coltrane para a música, sobretudo ao lado de Miles Davis é tão grande, que nenhum adjetivo empregado é capaz de valorizar suficientemente o grau de profundidade a que Coltrane levou a música. Trago aqui apenas uma pequena biografia da wikipédia, como uma singela homenagem a este grande gênio da Música, com M maiúsculo !

John William Coltrane (kōl'trān) - (Hamlet, Carolina do Norte, 23 de setembro de 1926 — Long Island, Nova Iorque, 17 de julho de 1967) foi um saxofonista e compositor de jazz norte americano, habitualmente considerado pela crítica especializada como o maior sax tenor do jazz e um dos maiores jazzistas e compositores deste gênero de todos os tempos. Sua influência no mundo da música ultrapassa os limites do jazz, indo desde o rock até a música erudita.

Atuou principalmente durante as décadas de 1950 e 1960. Embora tocasse antes de 1955, seus principais anos foram entre 1955 e 1967, durante os quais reformulou o jazz e influenciou gerações de outros músicos. As gravações de Coltrane foram prolíficas: ele lançou cerca de 50 gravações como líder nestes doze anos, e apareceu em outras tantas lideradas por outro músicos. Através de sua carreira, a música de Coltrane foi tomando progressivamente uma dimensão espiritual que iria consagrar seu legado musical. Junto com os saxofonistas tenores Coleman Hawkins, Lester Young e Sonny Rollins, Coltrane mudou as perspectivas de seu instrumento. Coltrane recebeu uma citação especial do Prêmio Pulitzer em 2007, por sua "perita improvisação, musicalismo supremo e um dos ícones centrais na história do jazz."

Fontes adicionais: Wikipedia

Enfim, Passou! - Câmara aprova PEC dos Vereadores em segundo turno

BRASÍLIA - A Câmara aprovou na noite de ontem (22), em segundo turno, emenda constitucional que recria mais de 7,7 mil vagas de vereadores no país. Mais uma vez, as galerias estiveram lotadas de suplentes de vereadores, que aplaudiram o resultado e cantaram, de pé, o hino nacional: 380 votos sim 29 votos não e duas abstenções. A emenda será agora promulgada pelo Congresso Nacional, mas a tão sonhada posse dos suplentes não deve se concretizar imediatamente. O texto aprovado diz que o aumento de vagas retroage ao pleito de 2008, mas a eventual posse de suplentes será contestada na Justiça. Em 2004, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia reduzido em 8 mil o número de vagas para vereadores. Desde então, os vereadores pressionam pelo aumento das vagas. A emenda aprovada irá reduzir os limites percentuais previstos na Constituição de repasse de recursos das prefeituras para as Câmaras de Vereadores. Segundo o texto, nesta terça-feira as prefeituras repassam entre 5% e 8%, de acordo com a população. O percentual irá variar de 3,5% a 7%. Nesta terça, muitos deputados voltaram a destacar nos discursos que a posse dos suplentes não é algo pacífico e imediato.

- Nunca vi PEC para eleger vereador. Quem elege é o povo. Essa Casa critica a interferência do Judiciário, mas aprova emenda inconstitucional - afirmou o deputado Silvio Costa (PTB-PE), provocando reações indignadas dos que estavam nas galerias. Os que defendem o aumento de vaga estabelecido na proposta de emenda constitucional (PEC) reagiram e muitos defenderam a aplicação imediata da regra.

- Estamos corrigindo o jogo e valorizando a democracia - afirmou o deputado Fernando Ferro (PT-PE).

- Essa PEC recompõe o número de vereadores reduzido pelo TSE e reduz gastos das prefeituras com as Câmaras de Vereadores - afirmou o relator da emenda, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

Logo após a aprovação da emenda em plenário, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, afirmou entender que a emenda só valerá para 2012. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, avisou que se alguma Câmara de Vereadores insistir em dar posse a suplentes, a entidade entrará com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a constitucionalidade da medida.

- Se a interpretação dada pelas Câmaras de Vereadores for a de que a lei retroage, vamos entrar no Supremo com uma Adin. Uma lei poderia dizer que não pode mais haver vereadores no país e eles perderem, imediatamente, seus mandatos? Não. Se não pode mais, não pode menos - argumentou Ayres Britto.

Fonte: O GLOBO

Um brasileiro mais próximo da causa de reabilitação do Padre Cícero

O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo (foto), foi nomeado pelo papa Bento XVI membro da Congregação para a Doutrina da Fé. “O ato do papa é uma deferência e demonstração de confiança e reconhecimento para com a Igreja no Brasil, com a CNBB e a Arquidiocese de Belo Horizonte”, disse dom Walmor, único brasileiro a integrar a Congregação.

Segundo o jornal O Estado de Minas, o comunicado oficial foi feito esta semana pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone. Trata-se de uma das congregações mais antigas, remontando aos tempos medievais (antigamente denominada Santa Inquisição ou Santo Ofício). Ela tem a tarefa de zelar pela Igreja, a verdade da fé e a fidelidade aos seus princípios. “Trabalha com o que a Igreja crê e ensina”, declarou o arcebispo ao jornal O Estado de Minas.
“As questões doutrinais dizem respeito ao ensino teológico e à proclamação zelosa da fé. Terei que estudar muito, pesquisar mais ainda para auxiliar o papa, dar pareceres e examinar as matérias que tratam de moral, fé e das relações com um mundo plural”, explicou dom Walmor, que ficará cinco anos no cargo. Na CNBB, ele preside há seis anos a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Entre a semana passada e esta semana, em razão das visitas “ad limina apostolorum” dos bispos nordestinos (Nordeste 2 e 1), a causa da reabilitação do Padre Cícero foi relembrada publicamente pelo arcebispo de Maceió, e provavelmente o será também por D. Fernando Panico e/ou por alguém mais da Regional Nordeste 1. Não seria estranho, em razão da expectativa de se colher da Cúria Romana uma posição sobre o andamento dos estudos com o farto dossiê que foi protocolado recentemente. Como a questão fundamental, a da reabilitação, está afeta à Sagrada Congregação da Doutrina da Fé, muito provavelmente este assunto será das próximas preocupações de dom Walmor.

Por Renato Casimiro
Via Beto fernandes - Blog do Juazeiro

CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - 23 de Setembro de 2009

Boa Quarta-feira, dia 23 de Setembro de 2009. Finalmente, a primavera chegou no hemisfério sul. É tempo das flores. Tempo de se renovar também. Tempo de repensar os grandes valores da vida e de tentar compreender melhor a nós mesmos e nossos semelhantes. Durante o dia, inúmeras manifestações serão sentidas aqui no Blog do Crato. Pois afinal...é Primavera...

Previsão do tempo

A previsão para o Crato no dia de hoje, é de dia com sol, algumas núvens e não chove. Ontem, realmente tivemos um dia nublado logo no início da manhã. Isto vem se repetindo nos últimos dias. temperatura máxima de 30 graus e mínima de 17:



ALMANAQUE

23 de setembro. Dia de Santo padre Pio de Pietrelcina.

Padre Pio nasceu no dia 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. Era filho de Gracio Forgione e de Maria Josefa de Nunzio. No dia seguinte, foi batizado com o nome de Francisco, e mais tarde seria, de fato, um grande seguidor de são Francisco de Assis. Aos doze anos, recebeu os sacramentos da primeira comunhão e do crisma. E aos dezesseis anos, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da cidadezinha de Morcone, onde vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de frei Pio. Terminado o ano de noviciado, fez a profissão dos votos simples e, em 1907, a dos votos solenes. Depois da ordenação sacerdotal, em 1910, no Convento de Benevento, padre Pio, como era chamado, ficou doente, tendo de voltar a conviver com sua família para tratar sua enfermidade, e lá permaneceu até o ano de 1916. Quando voltou, nesse ano, foi mandado para o Convento de São João Rotondo, lugar onde viveu até a morte. Padre Pio passou toda a sua vida contribuindo para a redenção do ser humano, cumprindo a missão de guiar espiritualmente os fiéis e celebrando a eucaristia. Para ele, sua atividade mais importante era, sem dúvida, a celebração da santa missa. Os fiéis que dela participavam sentiam a importância desse momento, percebendo a plenitude da espiritualidade de padre Pio. No campo da caridade social, esforçou-se por aliviar sofrimentos e misérias de tantas famílias, fundando a "Casa Sollievo della Sofferenza", ou melhor, a "Casa Alívio do Sofrimento" em 1956.

Para padre Pio, a fé era a essência da vida: tudo desejava e tudo fazia à luz da fé. Empenhou-se, assiduamente, na oração. Passava o dia e grande parte da noite conversando com Deus. Ele dizia: "Nos livros, procuramos Deus; na oração, encontramo-lo. A oração é a chave que abre o coração de Deus". Também aceitava a vontade misteriosa de Deus em nome de sua infindável fé. Sua máxima preocupação era crescer e fazer crescer na caridade. Por mais de cinqüenta anos, acolheu muitas pessoas, que dele necessitavam. Era solicitado no confessionário, na sacristia, no convento, e em todos os lugares onde pudesse estar todos iam buscar seu conforto, e o ombro amigo, que ele nunca lhes negava, bem como seu apoio e amizade. A todos tratou com justiça, lealdade e grande respeito.

Durante muitos anos, experimentou os sofrimentos da alma, em razão de sua enfermidade e, ao longo de vários anos, suportou com serenidade as dores das suas chagas. Quando seu serviço sacerdotal foi posto em dúvida, sendo investigado, padre Pio sofreu muito, mas aceitou tudo com profunda humildade e resignação. Diante das acusações injustificáveis e calúnias, permaneceu calado, sempre confiando no julgamento de Deus, dos seus superiores diretos e de sua própria consciência. Muito consciente dos seus compromissos, aceitava todas as ordens superiores com extrema humildade. E encarnava o espírito de pobreza com seriedade, com total desapego por si próprio, pelos bens terrenos, pelas comodidades e honrarias. Sua predileção era a virtude da castidade. Desde a juventude, sua saúde sempre inspirou cuidados e, sobretudo nos últimos anos da sua vida, declinou rapidamente. Padre Pio faleceu no dia 23 de setembro de 1968, aos oitenta e um anos de idade. Seu funeral caracterizou-se por uma multidão de fiéis, que o consideravam santo.

Nos anos que se seguiram à sua morte, a fama de santidade e de milagres foi crescendo cada vez mais, tornando-se um fenômeno eclesial, espalhado por todo o mundo. No ano 1999, o papa João Paulo II declarou bem-aventurado o padre Pio de Pietrelcina, estabelecendo no dia 23 de setembro a data da sua festa litúrgica. Depois, o mesmo sumo pontífice proclamou-o santo, no ano 2002, mantendo a data de sua tradicional festa.

Eventos históricos:

* 1222 - Papa Calisto II resolve a questão das investiduras por meio da Concordata de Worms, que marca o início da supremacia da autoridade papal sobre a imperial
* 1459 – Guerra das Rosas – Batalha de Blore Heath: Margarida de Anjou perde a batalha para o Conde de Warwick, que se junta ao resto do exército de York em Ludlow
* 1529 - O Cerco de Viena impede que Solimão I ataque a cidade.
* 1642 - Primeiro curso de graduação da Universidade de Harvard.
* 1779 - Durante a Revolução Americana,o esquadrão comandado por John Paul Jones no USS Bonhomme Richard ganhou a Batalha de Flamborough Head,na costa da Inglaterra,contra dois navios de guerra britânicos.
* 1780 - Durante a Revolução Americana:o major britânico John André arrastado como um espionagem por soldado americanos.
* 1846 - Johann Galle descobre o oitavo planeta do Sistema Solar, Netuno
* 1889 - Fusajiro Yamauchi funda a empresa de cartas de Hanafuda e futuramente de video games Nintendo.
* 1895 - Fundação do sindicato Confédération Générale du Travail em Limoges
* 1913 - Roland Garros efetua a primeira travessia do Mediterrâneo em um avião
* 1919 - Fundação do Clube de Futebol Os Belenenses
* 1932 - Independência da Arábia Saudita.
* 1933 - Edição dos decretos n.ºs 23048 a 23053 que regulariam as relações laborais corporativas em Portugal.
* 1944 - Roosevelt faz seu famoso Discurso de Fala
* 1976 - Início do 1º Governo Constitucional de Portugal sob chefia de Mário Soares.
* 1983 - São Cristóvão e Nevis é admitido como Estado-Membro da ONU.
* 1981 - Inaugurado o primeiro trecho de linha férrea do TGV francês, ligando Paris a Lyon.

Nascimentos:

* 63 a.C. - César Augusto, primeiro Imperador Romano (m. 14).
* 1158 - Geoffrey Plantageneta, Duque da Bretanha (m. 1186).
* 1161 - Takakura, 80º imperador do Japão.
* 1713 - Fernando VI de Espanha, Rei de Espanha (1746-1759) (m. 1759).
* 1788 - Bento Gonçalves, militar e político brasileiro (m. 1847).
* 1855 - Abel Botelho, escritor e diplomata português (m. 1917).
* 1867 - Suzanne Valadon, pintora francesa (m. 1938).
* 1871 - František Kupka, pintor checo (m. 1957).
* 1880 - John Boyd Orr, médico e biólogo escocês (m. 1971).
* 1900 - David van Dantzig, matemático neerlandês (m. 1959).
* 1910 - Gino Cortopassi (Zé Fidélis), cantor, compositor, humorista brasileiro. (m. 1985).
* 1904 - Gilda de Abreu, atriz e diretora brasileira (m. 1979).
* 1915 - Clifford Glenwood Shull, físico norte-americano (m. 2001).
* 1926 - John Coltrane, saxofonista e compositor de jazz norte-americano (m. 1967).
* 1930 - Ray Charles, pianista e cantor norte-americano (m. 2004).
* 1936 - Valentín Paniagua, político peruano (m. 2006).
* 1940 - Michel Temer, político brasileiro.
* 1943
o Antonio Tabucchi, escritor italiano.
o Julio Iglesias, cantor espanhol.
* 1949
o Bruce Springsteen, cantor norte-americano.
o Jerry B. Jenkins, escritor dos Estados Unidos da América.
o Enrique "Quini" González, ex-futebolista espanhol.
* 1953 - Åge Hareide, treinador de futebol norueguês.
* 1954 - Cherie Blair, esposa do ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair.
* 1956
o Peter David, quadrinista norte-americano.
o Paolo Rossi, ex-futebolista italiano.
* 1959
o Jason Alexander, ator norte-americano.
o Hortência Marcari, ex-jogadora brasileira de basquetebol.
* 1961 - Daúde, cantora brasileira.
* 1962 - Paulo Ricardo, músico brasileiro.
* 1963 - Peter Prendergast, árbitro de futebol jamaicano.
* 1967 - Masashi Nakayama, futebolista japonês.
* 1969 - Gerhard Poschner, ex-futebolista alemão.
* 1973 - Jermaine Dupri, rapper e produtor musical norte-americano.
* 1974
o Felix Mantilla, ex-tenista espanhol.
o Matt Hardy, wrestler profissional estadunidense.
* 1975 - Walid Regragui, futebolista marroquino.
* 1979
o Fábio Simplício, futebolista brasileiro.
o Marcinho Guerreiro, futebolista brasileiro.
* 1981
o Marcus Popp, jogador de vôlei alemão.
o Robert Doornbos, piloto holandês de corridas.
* 1982
o Shyla Stylez, atriz canadense.
o Ryuichi Kiyonari, motociclista japonês.
* 1983 - Marcelo Melo, tenista brasileiro.
* 1984 - Anneliese van der Pol, atriz norte-americana.
* 1988
o Juan Martín del Potro, tenista argentino.
o Sebastian Rajalakso, futebolista sueco.
* 1989 - Brandon Jennings, jogador de basquete norte-americano.
* 1991 - Melanie Oudin, tenista norte-americana.

Falecimentos:

* 76 - São Lino, 2º papa
* 1230 - Rei Afonso IX de Leão (n. 1171)
* 1241 - Snorri Sturluson, historiador, poeta e político islandês (n. 1178)
* 1850 - José Gervasio Artigas, herói nacional Uruguaio (n. 1764)
* 1860 - Aleksey Khomyakov, poeta russo (n. 1804)
* 1870 - Prosper Mérimée, arqueólogo e escritor francês (n. 1803)
* 1882 - Friedrich Wöhler, pedagogo e químico alemão (n. 1800)
* 1896 - Ivar Aasen, linguista norueguês. (n. 1813)
* 1939 - Sigmund Freud, psiquiatra, fundador da psicanálise (n. 1856)
* 1968 - Padre Pio, sacerdote e santo da Igreja Católica. (n. 1887)
* 1973 - Pablo Neruda, poeta chileno (n. 1904)
* 1981 - Dan George, chefe indígena e ator canadense (n. 1899)
* 2005 - Apolônio de Carvalho, militar brasileiro, herói de três pátrias, um dos fundadores do PT (n. 1912)
* 2007 - Marcel Marceau, famoso mímico francês

Feriados e eventos cíclicos:

* Equinócio de setembro: primavera no hemisfério sul e outono no hemisfério norte.
* Dia de São Padre Pio, santo da Igreja Católica.
* Dia do Sorvete. (Brasil) Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete
* Dia da celebração bissexual

HOJE NA HISTÓRIA

23 de Setembro - É primavera !

A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho. Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo. Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação. Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.

Entenda o Equinócio Austral

A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar encontra-se metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração. Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia em março e o outono em setembro. No hemisfério sul é o contrário, a primavera inicia em setembro e o outono em março. As datas dos equinócios variam de um ano para outro devido aos anos tropicais (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não encaixa necessariamente no mesmo dia. O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas. Assim, num ano comum, tendo 365 dias e portanto mais curto, a hora do equinócio é cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior. Ao longo de cada sequência de três anos comuns, as datas tendem a adiantar-se um pouco menos de seis horas a cada ano. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso devido à intercalação do dia 29 de fevereiro.

Também se verifica que a cada ciclo de quatro anos os equinócios tendem a atrasar-se. Isto implica, que ao longo do mesmo século, as datas dos equinócios tendem a ocorrer cada vez mais cedo. Assim, no século XXI só houve dois anos em que o equinócio de março aconteceu no dia 21 (2003 e 2007); nos demais, o equinócio tem ocorrido em 20 de março. Prevê-se que, por volta do ano 2040, passe a haver anos em que o equinócio aconteça no dia 19. Esta tendência só irá desfazer-se no fim do século, quando houver uma sequência de sete anos comuns consecutivos (2097 a 2103), em vez dos habituais três. Devido à órbita da Terra, as datas em que ocorrem os equinócios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).

Referências Culturais

Em várias culturas nórdicas ancestrias, o equinócio da primavera era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa da religião cristã (citação necessária).

Curiosidades

* Nos dias do equinócio é possível obter uma medida aproximada da latitude por um observador munido de instrumentos muito simples: um fio de prumo, uma trena e um relógio. Para tal mede-se o tamanho da sombra de um fio de prumo ao meio-dia local. Sendo h o comprimento do fio de prumo e l o tamanho da sombra na horizontal, a latitude lat, medida ao meio-dia local num dia de equinócio, é dada pela fórmula lat = arctan(l / h).
* O compositor Jean Michel Jarre intitulou um de seu álbuns Equinoxe (Equinócio em francês).
* No livro infanto-juvenil brasileiro Luna Clara e Apolo Onze, de Adriana Falcão, existe um cavalo chamado Equinócio.

Fonte: Climatempo, 10emTudo, Wikipedia, Edições Paulinas

Pensamentos do Dia - 23 de Setembro de 2009


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

Carlos Drummond de Andrade


"No fundo de um buraco ou de um poço, acontece descobrir-se as estrelas."

Aristóteles

"Quem não sabe o que é a vida, como poderá saber o que é a morte?"

Confúcio


"Raramente conhecemos alguma pessoa de bom senso além daquelas que concordam conosco."

François La Rochefoucauld


Foto: Artesanato do Crato - Pachelly Jamacaru

Para sempre, NERUDA !



Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Escrever, por exemplo: "A noite está estrelada,
e tiritam, azuis, os astros lá ao longe".
O vento da noite gira no céu e canta.

Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Eu amei-a e por vezes ela também me amou.
Em noites como esta tive-a em meus braços.
Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito.

Ela amou-me, por vezes eu também a amava.
Como não ter amado os seus grandes olhos fixos.
Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Pensar que não a tenho. Sentir que já a perdi.

Ouvir a noite imensa, mais imensa sem ela.
E o verso cai na alma como no pasto o orvalho.
Importa lá que o meu amor não pudesse guardá-la.
A noite está estrelada e ela não está comigo.

Isso é tudo. Ao longe alguém canta. Ao longe.
A minha alma não se contenta com havê-la perdido.
Como para chegá-la a mim o meu olhar procura-a.
O meu coração procura-a, ela não está comigo.

A mesma noite que faz branquejar as mesmas árvores.
Nós dois, os de então, já não somos os mesmos.
Já não a amo, é verdade, mas tanto que a amei.
Esta voz buscava o vento para tocar-lhe o ouvido.

De outro. Será de outro. Como antes dos meus beijos.
A voz, o corpo claro. Os seus olhos infinitos.
Já não a amo, é verdade, mas talvez a ame ainda.
É tão curto o amor, tão longo o esquecimento.

Porque em noites como esta tive-a em meus braços,
a minha alma não se contenta por havê-la perdido.
Embora seja a última dor que ela me causa,
e estes sejam os últimos versos que lhe escrevo.

Os teus pés

Quando não te posso contemplar
Contemplo os teus pés.

Teus pés de osso arqueado,
Teus pequenos pés duros,

Eu sei que te sustentam
E que teu doce peso
Sobre eles se ergue.

Tua cintura e teus seios,
A duplicada purpura
Dos teus mamilos,
A caixa dos teus olhos
Que há pouco levantaram voo,
A larga boca de fruta,
Tua rubra cabeleira,
Pequena torre minha.

Mas se amo os teus pés
É só porque andaram
Sobre a terra e sobre
O vento e sobre a água,
Até me encontrarem.

Pablo Neruda - (Parral, 12 de Julho de 1904 — Santiago, 23 de Setembro de 1973)

Notícias do Crato para o Dia 23 de Setembro de 2009


Cariri começa a debater o Cangaço no maior evento sobre o tema no País

Aberto, na noite de ontem, o I Seminário Cariri Cangaço, que será realizado simultaneamente nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão velha, perfazendo a trilha do cangaço no Cariri e trazendo para a mesa de discussões os maiores pesquisadores e estudiosos do tema no Brasil. A abertura aconteceu no Teatro Municipal Salviano Arraes, com a presença de autoridades e representantes de instituições realizadoras e parceiras do evento. Diversas apresentações culturais envolvendo tema foram levadas ao palco do teatro.

O curador e coordenador do Seminário, Manoel Severo, fez a abertura destacando o I Seminário como o maior evento envolvendo a temática do Cangaço já realizado no Brasil. Essa mesma questão foi enfatizada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), Angelo Osmiro, que incentivou outras regiões do Brasil a seguirem o mesmo exemplo e oferecer espaços para se discutir e estudar a temática. Ele destacou a abertura da região e do trabalho em conjunto desenvolvido. Manoel Severo ainda ressaltou a presença de pesquisadores, estudantes, artistas, cineastas, atores, ensaístas, todos unidos no mesmo objetivo de aprofundar e resgatar a historiografia do Cariri e do cangaço. A secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, fez os agradecimentos as diversas instituições participantes, além de enfatizar o trabalho conjunto das secretarias de Cultura do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, as quais tiveram os respectivos titulares das pastas presentes na abertura. Ela ainda ressaltou todo o trabalho que vem sendo desempenhado por meio da Cultura do município cratense e do apoio que tem recebido do prefeito Samuel Araripe para o desempenho das ações da pasta.

Além dos secretários e do prefeito Samuel Araripe, também esteve presente o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Plácido Cidade Nuvens. A Instituição fez um trabalho voltado para a seleção das pesquisas acadêmicas a serem apresentadas dia 26, no Salão de Atos, para a comissão técnica da SBEC. Dentro da programação, serão exibidos vários filmes documentários com o temática, através do Imago, da URCA. Também haverá uma discussão técnica com o tema ‘o Cangaço sob o olhar da lei’, com a presença dos pesquisadores presentes’. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, fez a abertura dos trabalhos, lembrando a história do Caldeirão do Beato José Lourenço, como uma temática que, posteriormente, poderia ser também alvo de estudos, conforme ele. O chefe do executivo destacou a experiência de uma comunidade exitosa. No caso do I Seminário do Cariri Cangaço, Araripe salientou a importância de um evento que reúne cerca de 70 pesquisadores e estudiosos para estudos de Lampião e do Cangaço.

Além disso, disse estar otimista em relação aos resultados dos trabalhos, que, segundo ele, trarão uma contribuição para a história. Em seguida, houve a premiação das alunas vencedoras do concurso de redação que envolveu o tema do cangaço, realizado nas escolas públicas. A primeira palestra da noite para o teatro lotado, envolveu Cangaço e Religiosidade, com Lemuel Rodrigues.

Demutran realiza Semana de Educação no Trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), do Crato, está realizando a Semana de Educação no Trânsito. O trabalho tem envolvido diversas atividades educativas, com palestras, conversas em salas de aula e blitze com estudantes. Uma mini cidade está sendo levada para as brincadeiras educativas sobre o trânsito nas salas de aula. Hoje é a vez dos estudantes da Creche São Miguel, que também terão a oportunidade de participar da blitz, nesta quinta-feira, às 8 horas. Os alunos do Colégio Objetivo, às 10 horas desta quinta, estarão na Rua Dr. João Pessoa, recebendo orientações do educador em trânsito, Edilson Marques. Uma palestra sobre direção defensiva será ministrada aos estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Wilson Gonçalves, às 19 horas. A Semana será encerrada na próxima sexta-feira, dia 25.

Agricultura do Crato convoca cadastradores do Garantia Safra


A
Coordenação do Garantia Safra 2009/2010 informa a relação dos distritos e localidades que precisam refazer os cadastros no referido Programa, e convoca os representantes de associações e/ou cadastradores responsáveis pelas suas respectivas comunidades abaixo a se fazerem presentes na Secretaria de Agricultura o mais urgente possível:

SANTA FÉ

BOA VISTA – CÍCERO DA COSTA BEZERRA;
BREJINHO – CELIANE DAVID BISPO;
PALMEIRINHA DOS CORREIA – LUZIA CARNEIRO DE MOURA SILVA;
BAIXA DO MARACUJA – MARIA CICERA DE LIMA SANTOS;
ARATICUM – ANA MARIA DA SILVA RODRIGUES;
URUCUM – ANTONIO MARCOS PEREIRA SALU;
BARREIRAS – JOSE FERREIRA GONÇALVES
CRUZEIRO – MARIA VENTURA D A SILVA;
AREIAS – JOSE GONÇALVES DA SILVA;

BELA VISTA

BAIXIO VERDE – LUCIMARA DOS SANTOS ARAÚJO / EDSON FIDELIS DA SILVA;

MONTE ALVERNE

VILA NOVA – ERLANIA GOMES DA SILVA;
10 DE ABRIL – JOSE TOMAS DOS SANTOS / CICERO POSSIANO PAZ;
POÇO DANTAS / UMARI – MARIA PAULA FERREIRA SILVA;
TABOCAS – MARIA BENTO DA SILVA;

DOM QUINTINO

SEDE – MARIA CORREIA DE LIMA;
BREA – IVANILDA SOUSA MORAIS;
MINEIRO – LUZIA PAREIRA DE BRITO GONÇALVES;
ZABELÊ – NÃO IDENTIFICADO;

BELMONTE

BAIXA DA MACAÚBA, MUNDURI E MATA VELHA – FRANCISCO NUCLECIO SILVA;
BAIXIO DAS PALMEIRAS
SEDE – VERA LUCIA DE OLIVEIRA;
OITIS – PAULO ROBERTO SANTO;

ROMUALDO – EDILIA SABINO AGOSTINHO;
CHICO GOMES – ADRIANA RODRIGUES DE SOUSA;
CURRAIS – MARIA ROSELI SILVA AGOSTINHO;
SÃO VICENTE – ROSANGELA R . DOS SANTOS;
MONTEIRO – DILMA ALVES ALMEIDA;

SANTA ROSA

BAIXIO DOS ROBERTOS – ELIANE VIEIRA DE OLIVEIRA;
MIRANDA – PEDRO FERREIRA GOMES;
BARRO BRANCO – PEDRO FERREIRA GOMES;
SEDE – ELIANE VIEIRA DE OLIVEIRA;
SÃO JOSÉ – JESSICA DA SILVA SANTOS;
MATA DO SEBASTIÃO – FRANCIDALVA ANDRADE SANTOS;

PONTA DA SERRA

ALTOS – MARIA GOMES DE LIMA;
SEDE DISTRITO / ASSOCIAÇÃO – ANA PAULA AQUINO DE MONTE / RIVANIA LEITE BRASIL SILVA;
VILA GUILHERME – NEIDE BATISTA SILVA SOARES;
PALMEIRINHA DOS VILAR – MARIA LÚCIA ALVES FERNANDES BRASIL;
JABURU – JOSE MARTINEZ DUETE;
VILA SÃO FRANCISCO – ALZIRA PESSOA DE ASSIS;
SITIO GONÇALO – MANOEL JUCA DA SILVA;
SITIO MATA – MARTA MARIA BENICIO DE ALMEIDA;
LAGO RASA – ADRIANA FERREIRA DOS SANTOS;
RODEADOR – FRANCISCA LINDALVA A. BRASIL;
ARAÇAS – MARCELINO BEZERRA;
CABOCLO – MARIA SORLANIA FERNANDES;
JUÁ – MARIA DE FATIMA ALVES LUNA;
MALHADA –DAMIÃO NICOLAL DA SILVA;

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Ray Charles - Uma vida na Luz !



Quem nunca ouviu as suas canções imortais: "Georgia on My Mind", "I can´t Stop loving You", e a melhor interpretação de "Over the Rainbow" ? Estamos falando do imortal músico, pianista e compositor Ray Charles, que nasceu nesta data, em 1930. Fica a aqui o tributo da Rádio Chapada do Araripe a este gênio da música, chamado Ray Charles.

Ray Charles nasceu em Albany ( EUA ), em 23 de Setembro de 1930 — e faleceu em Los Angeles, no dia 10 de Junho de 2004). Foi um pianista pioneiro e cantor de música soul que ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, além de um inovador interpréte de R&B. Seu nome de nascimento era Ray Charles Robinson, mas ele encurtou-o quando entrou na indústria do entretenimento para evitar confusão com o famoso boxeador Sugar Ray Robinson. Considerado um dos maiores gênios da música negra americana, Ray Charles também foi um dos responsáveis pela introdução de ritmo gospel nas músicas de R&B.

Ele era o filho da Aretha Williams, que trabalhava em uma serraria de tábuas, e Bailey Robinson, um reparador de ferrovia, mecânico e biscateiro. Os dois nunca se casaram. A família mudou-se para Greenville, Flórida, quando Ray era um bebê. Bailey teve mais três famílias, Aretha cuidava da família sozinha. Ray Charles não era cego de nascença. Ele ficou totalmente cego aos sete anos de idade. Charles nunca soube exatamente por que ele perdeu a visão, apesar de existirem fontes sugerem que sua cegueira era devido a glaucoma, e algumas outras fontes que sugerem que Ray começou a perder o sua vista a partir de uma infecção causada por água com sabão nos olhos dele, que foi deixado sem tratamento. Ele frequentou a Escola para Cegos e Surdos de Santo Agostinho, em St. Augustine o, Flórida. Ele também aprendeu a escrever música e tocar vários instrumentos musicais. Enquanto ele estava lá, a mãe dele morreu seguido por seu pai dois anos depois.

Órfão na adolescência, Ray Charles iniciou sua carreira tocando piano e cantando em grupos de gospel, no final dos anos 40. A princípio influenciado por Nat King Cole, trocou o gospel por baladas profanas e, após assinar com a Atlantic Records em 1952, enveredou pelo R & B. Quando o rock & roll estourou com Elvis Presley em 1955, e cantores negros como Chuck Berry e Little Richard foram promovidos, Ray Charles aproveitou o espaço aberto na mídia e lançou sucessos como "I Got a Woman" (gravada depois por Elvis), "Talkin about You", "What I'd Say", "Litle girl of Mine", "Hit the Road Jack", entre outros, reunindo elementos de R & B e gospel nas músicas de uma forma que abriram caminho para a soul music dos anos 60, e tornando-o um astro reverenciado do pop negro.

A partir de então, embora sempre ligado ao soul, não se ateve a nenhum gênero musical negro específico: flertou com o jazz, gravou baladas românticas chorosas e standards da canção americana. Entre seus sucessos históricos desta fase estão canções como "Unchain My Heart", "Ruby", "Cry Me a River", "Georgia on My Mind" e baladas country tais como "Sweet Memories", e seu maior sucesso comercial, "I Can't Stop Loving You", de 1962. Apesar de problemas com drogas que lhe prejudicaram a carreira, as interpretações de Ray Charles sempre foram apreciadas, não importando as músicas que cantasse. Uma "aura" de genialidade reconhecida acompanhou-o até o fim da vida e mais do que nos últimos álbuns que gravou, era nas suas apresentações ao vivo que o seu talento único podia ser apreciado.

Um notório mulherengo, Ray Charles casou-se duas vezes e foi pai de doze crianças com sete diferentes mulheres. Sua primeira esposa foi Eileen Williams (casado em 1951, divorciado em 1952) deu-lhe um filho. Outros três filhos são de seu segundo casamento, em 1955, com Della Beatrice Howard (divorciaram-se em 1977).Sua namorada longo prazo e parceiro no momento da sua morte era Norma Pinella.

Fontes adicionais: Wikipedia

Homenagem aos Salesianos pelos 150 anos da Congregação – por Magali de Figueiredo Esmeraldo.


O
primeiro contato que tive com os padres Salesianos, foi em 1984, quando participei do Encontro de Casais com Cristo na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte. O padre Pedro Lappo foi um incentivador para que os casais do Crato, entre os quais eu e Carlos estávamos incluídos, levassem o encontro para a nossa cidade. Foi dessa convivência, que aos poucos fui observando a dedicação do padre Pedro aos pobres. Na minha visão, ele fazia a evangelização com opção preferencial pelos pobres, portanto um seguidor de Jesus. Conheci também ainda em Juazeiro o padre César Cassete e o padre Elias, que juntamente com o Padre Pedro Lappo trabalhavam na educação dos jovens através do Colégio Salesiano, e cuidavam da Paróquia. Em Fortaleza, participo junto com Carlos da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, que por coincidência é uma paróquia salesiana. Aqui, da mesma forma, os padres se dedicam à paróquia e educação dos jovens. Quando chegamos em 1997 à Paróquia da Piedade, o pároco era o Padre Sebastião Alves da Silveira. Hoje quem está à frente da paróquia é o Padre Orsini Nuvens Linard, tendo como auxiliares o Padre Amadeu e Aristides. Admiro a atuação desses padres, porque eles fazem votos de pobreza, e dedicam suas vidas a evangelização dos jovens, seguindo o carisma do fundador da ordem que foi Padre João Melchior Bosco, mais conhecido por Dom Bosco. Por todo respeito que tenho a esses padres, é que resolvi fazer essa pequena homenagem à congregação que neste ano completa 150 anos de fundação.
Dom Bosco nasceu na Itália aos 16 de agosto de 1815, sendo seus pais Francesco Bosco e Margherita Occhiena, tendo ficado órfão de pai aos dois anos de idade. Atribui-se a Dom Bosco vários sonhos, muito dos quais seriam premonições. Quando tinha nove anos ele sonhou brigando com outros meninos, e um homem se aproximou dele e lhe disse para educar não com “pancadas”, mas com amor. De acordo com os símbolos do sonho, esse homem seria Jesus Cristo. Nesse sonho Dom Bosco sentiu-se chamado à missão de educar os jovens, especialmente os pobres.
Dom Bosco era pobre, filho de camponeses e foi ajudado pelo Padre José Cafasso, que colaborou no pagamento dos seus estudos. Para adquirir o enxoval que deveria levar para o seminário, os vizinhos, apesar de pobres, ajudaram como podiam através da venda dos produtos da terra. Graças a esse espírito de solidariedade dos camponeses e com a graça de Deus, Dom Bosco conseguiu concluir os estudos e se ordenar padre. Assim, esse homem de fé pôde educar os jovens com amor, através de uma educação integral, ajudando-os a se tornarem bons cristãos e cidadãos honestos, retirando-os da exclusão social em que viviam.
Os jovens dessa época vinham da zona rural, para arranjar trabalho, devido às dificuldades existentes no campo. Dom Bosco, esse homem de Deus, tinha sensibilidade para compreender a dureza e o abandono em que se encontravam esses menores e jovens de seu tempo. E o sonho profético foi realizado, pois D. Bosco se tornou o padre do povo, o amigo dos jovens, especialmente daqueles mais pobres e abandonados. Dom Bosco fez de tudo para impedir que esses meninos fossem obrigados a roubar para comer e terminar nas prisões. Ele reuniu todos num lugar onde pudessem morar, trabalhar e rezar. Foi aí que nasceu o primeiro Oratório. Sua mãe Margarida, uma mulher muito forte, abandonou sua casa no campo e veio cozinhar e lavar para os meninos no Oratório.
Atualmente o Oratório Salesiano é um local onde crianças e adolescentes se reúnem num clima de descontração e através do esporte, das oficinas e brincadeiras são preparadas para receberem uma formação religiosa e instrutiva. Os Oratórios podem funcionar diariamente ou nos fins de semana, como ocorre na Comunidade Salesiana da Piedade em Fortaleza.
A Congregação Salesiana da Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada em 1859, por Dom Bosco e aprovada em 1874 pelo Papa Pio IX com o nome oficial de “Pia Sociedade de São Francisco de Sales” em homenagem a esse santo. O nome foi sugerido por esse Papa, pois naquela época as congregações religiosas estavam sofrendo uma grande perseguição na Itália durante o governo de Urbano Ratazzi. O próprio Ratazzi, que fechou as ordens religiosas existentes na Itália, se tornou amigo e admirador do trabalho de Dom Bosco, quando foi visitá-lo, para obter subsídios sobre a formação dos menores, para composição de um novo Código Civil.
Hoje a Pia Sociedade de São Francisco de Sales é conhecida popularmente por Salesianos de Dom Bosco – SDB.
A Congregação é composta por irmãos de vida consagrada que fazem votos de castidade, pobreza e obediência. Foi a primeira instituição a constituir a família salesiana. Existem padres e irmãos salesianos que são leigos de vida consagrada. As obras da Congregação Salesiana, compreendem os colégios, os oratórios e serviços beneficentes, espalhados por várias partes do mundo. O carisma dos salesianos é viver e seguir o exemplo de Dom Bosco, cuja espiritualidade é educar o jovem pelo exemplo. Ainda seguindo o exemplo de Dom Bosco, os salesianos têm uma grande devoção a Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos.
Parabéns aos Salesianos pelos 150 anos de evangelização.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

CRATO - Cariri Cangaço: Lampião no Ceará - Verdades e Mentiras! - Reportagem: Wilson Bernardo


Crato inicia o maior evento sobre o Cangaço da História !

A
cidade de Crato e demais cidades da Região Metropolitana do Cariri está em festa e recebe
os maiores especialistas em Cangaço no Brasil. Vale ressaltar que o Cariri tem dois dos maiores pesquisadores no assunto, Dr.Napoleão Tavares Neves e o já falecido, porém reverenciado e homenageado Hilário Luceti, escritor e colecionador de tudo que diz respeito ao cangaceirismo
e ao Mito Virgulino Ferreira, o "Lampião". A abertura aconteceu no Teatro Municipal do Crato, em sessão solene-ICC-Instituto Cultural do Cariri, seguindo depois com pronunciamentos de autoridades locais, e obviamente com uma palestra de encerramento da primeira noite, com o palestrante Lemuel Rodrigues versatilizando um tema polêmico que é O CANGAÇO E A RELIGIOSIDADE.

O Público
Prof. Gloria Sec. de Cultura de Juazeiro do Norte e Pref. Dr. Samuel Araripe - Anfitrião.

Banda de Música Infantil da cidade do Crato executa Hino do Município.

Seguem-se apresentações artísticas: João do Crato coreografa o bailado do cangaceiro.

Participação especial e bastante aplaudido Lampeseixas, artista de rua em Crato

O pref. Samuel Araripe recebe das mãos do Curador do evento Dr. Severo, diploma de amigo do gangaço, da Associação Brasileira de Estudos do Cangaço.

A mesa debatedora se reune para discussão do tema Cangaço e Religiosidade por Lemuel Rodrigues.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30