xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/09/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 setembro 2009

BLOGmoda Fashion: Fátima Brito! Por Wilson Bernardo.

Fátima Brito. Quem não conhece esta incrível mulher pelas ruas do comércio do Crato, praça Siqueira Campos, Banco do Brasil, enfim, uma mulher que contraria a lógica da racionalidade dos considerados normais e que a tratam como possível Maluca. Enganam-se os que assim pensam, não sabendo eles que a loucura é sim um estágio da normalidade dos que se acham normais. "Mas louco é quem me diz que não é feliz" .

E contrariando a todos, Fátima é muito feliz e muito CHIQUE, e na minha visão de fotógrafo e poeta, uma das mulheres mais elegantes da Cidade do Crato, e muitas mulheres nao tem a sensilidade fashion de combinação de modelitos e cores. O Crato é uma cidade peculiar em seus tipos folclóricos, peseudomalucos e culturalmente inseridos na sociedade como um divisor de águas entre o socializado e contestador marginalizado. Parabéns Fátima pela sua ousadia de mulher, e felicidade contrariando a lógica dos Psicotrópicos de mulheres sobrecaregadas de STRESS.

Beleza interior e moderna
Combinação de cores e leveza da alma

As mulheres admiram a radicalidade inventiva de sua moda


O glamour ao Top mundo FASHION!

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Ser Humano: poético e prosaico (De: Leonardo Boff)

Disse um dos mais inspirados poetas alemães Friedrich Hölderin (1770-1843): “é poeticamente que o ser humano habita a Terra”. Completou-o mais tarde um pensador francês, Edgar Morin: “é também prosaicamente que o ser humano habita a Terra”. Poesia e prosa, além de gêneros literários, expressam dois modos distintos de ser.
A poesia supõe a criação que faz com que a pessoa se sinta tomada por uma força maior que ela, que lhe traz conexões inusitadas, iluminações novas, rumos novos. Sob a força da criação, a pessoa canta, sai da rotina e assume caminhos diferentes. Emerge então o xamã que se esconde dentro de cada um, aquela disposição que nos faz sintonizar com as energias do universo, que capta o pulsar do coração do outro, da natureza e do próprio Deus. Por esta capacidade se desocultam surpreendentes sentidos do real.
“Habitar poeticamente a Terra” significa senti-la como algo vivo, evocativo, grandioso e mágico. A Terra são paisagens, cores, odores, imensidão, fascínio e mistério. Como não se extasiar diante da majestade da floresta amazônica com suas árvores quais mãos ao alto tentando tocar as nuvens, com o emaranhado de seus cipós e trepadeiras, com as nuances sutis de seus verdes, vermelhos e amarelos, com os trinados das aves e a profusão de frutos? Como não se quedar boquiaberto diante da imensidão das águas que se espraiam mato adentro e descem molemente para o oceano? Como não sentir-se tomado de temor reverencial quando se anda horas e horas pela floresta virgem como me tocou várias vezes com Chico Mendes? Como não se sentir pequeno, perdido, bichinho insignificante face à incontável biodiversidade?
Habitamos poeticamente o mundo quando sentimos na pele o frescor da manhã, quando padecemos sob a canícula do sol a pino, quando serenamos com o cair esmaecido da tarde, quando nos invade o mistério da escuridão da noite. Estremecemos, vibramos, nos enternecemos, nos aterramos extasiados diante da Terra em sua inesgotável vitalidade e no encontro com a pessoa amada. Então todos vivemos o modo de ser poético.
Lamentavelmente, são cegos e surdos e vítimas da lobotomia do paradigma positivista moderno aqueles que vêem a Terra simplesmente como laboratório de elementos físico-químicos, como um conglomerado desconexo de coisas justapostas. Não. Ela é viva, Mãe e Pacha Mama.
Mas habitamos também prosaicamente a Terra. A prosa recolhe o cotidiano e o dia-a-dia cinzento, feito de tensões familiares e sociais, com os horários e os deveres profissionais, com discretas alegrias e disfarçadas tristezas. Mas o prosaico esconde também valores inestimáveis, descobertos depois de longa internação num hospital ou quando regressamos, pressurosos, após penosos meses fora de casa. Nada mais suave que o desenrolar sereno e doce dos horários e dos afazeres caseiros e profissionais. Temos a sensação de uma navegação tranqüila pelo mar da vida.
Poético e prosaico convivem, se complementam e se revezam de tempos em tempos. Temos que zelar pelo poético e pelo prosaico de nossas vidas, pois ambos se complementam e estão ameaçados de banalização.
A cultura de massas desnaturou o poético. O lazer, que seria ocasião de ruptura do prosaico foi aprisionado pela cultura do entretenimento que incita ao excesso, ao consumo de álcool, de drogas e de sexo. É um poético domesticado, sem êxtase, um desfrute e sem encantamento. O prosaico foi transformado em simples luta darwiniana pela sobrevivência, extenuando as pessoas com trabalhos monótonos, sem esperança de gozar de merecido lazer.
E quando chega o lazer, ficam reféns daqueles que já pensaram tudo para elas, organizaram suas viagens e fabricaram-lhes experiência inesquecíveis. E conseguiram. Mas como tudo é artificialmente induzido, o efeito final é um doloroso vazio existencial. E AÍ TOME DEPRESSIVOS.
Saber viver com leveza o prosaico e com entusiasmo o poético é indicativo de uma vida densamente humana.

Autor: Leonardo Boff - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Safra 2010 – Governo do Ceará distribuirá 5,5 milhões de grãos de sementes

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana, anunciou, nesta segunda-feira, que, de olho na próxima safra, vai distribuir 5,5 milhões de grãos de sementes. Ele disse que esse é a mesma quantidade distrbiuida na safra deste ano.

“Nós resolvemos manter esse número de semetes, até porque houve quebra de safra neste ano, em razão do inverno pesado. Ainda há agricultor precisando de apoio e achamos melhor adotar essa medida”, afirmou o secretário. A quebra da safra foi de 33% por cento. Camilo Santana esteve no fim de semana na Região do Cariri acompanhando testes com tratores distribuidos para os agricultores daquela área do Estado. Ele disse que o trabalho visa capacitar agricultores para que aproveitem bem todas as facilidades de operacionalização com o equipamento.

Eliomar de Lima
Foto: Wilson Bernardo

Mulher de 61 anos reage a assalto e atira contra criminosos em MG


Olha essa...

Três homens invadiram a casa da idosa na noite de domingo. Segundo a polícia, um assaltante ficou ferido, mas conseguiu fugir. Uma mulher de 61 anos reagiu a um assalto, na noite de domingo (20), em Alfenas (MG). Segundo a polícia, três homens invadiram a casa dela. Com uma arma, a mulher fez três disparos contra um deles. O assaltante teria ficado ferido, mas conseguiu fugir com a ajuda dos outros dois. A polícia suspeita que os três sejam fugitivos do presídio da cidade. Nenhum deles foi preso até o início da tarde desta segunda-feira (21).

Fonte: G1
Foto meramente ilustrativa

Conheça os seus Direitos...ajude a divulgar !

Remédios Gratúitos - Você Sabia ?

Amigos do Blog do Crato, eis uma postagem realmente interessante, que todos nós cidadãos deveríamos nos preocupar em ler e tomar consciência dos nossos direitos:

Vocês sabiam que, qualquer pessoa que sofra de paralisia, câncer, lepra, AIDS e uma série de outras doenças incapacitantes, seja total, ou parcialmente, tem direito a isenções de impostos, taxas, desconto no preço para compra de carros adaptados, passe livre em metrô e transporte coletivo, remédios gratuitos, etc? Pois têm. Uma amiga minha descobriu, há muito pouco tempo, que estava com câncer de mama, começou a fazer pesquisas sobre tratamentos e descobriu um livro (escrito por uma advogada que também teve câncer de mama), sobre todos os direitos que essas pessoas têm e ninguém divulga. Entre os direitos que podem ser requeridos estão:

- Aposentadoria integral (mesmo sem contar com o tempo necessário de
contribuição ao INSS); Isenções de IR; CPMF; Contribuição Previdenciária, etc.;
- Se houver deficiência física: isenção de IPI; ICMS; IOF e IPVA (Isenção vitalícia de IPVA) "na compra de carro especial, ou adaptado". O preço do carro, nesses casos, cai em 30%. (trinta por cento).
- Direito ao saque total de FGTS e fundos PIS ou PASEP;
- Direito da quitação de valor financiado (anterior à doença, é claro) para compra de imóvel;
-Atendimento médico domiciliar;
- Remédios gratuitos; etc.

Para maiores detalhes, procurem o livro: "Câncer - Direito e Cidadania", de autoria da advogada Antonieta Barbosa, publicado pela Editora ARX. Minha amiga teve um câncer de mama simples, pouco invasivo, sem metástase. E, mesmo assim, ela terá que tomar um remédio por cinco anos. Cada caixa custa R$ 500,00 (quinhentos reais). Imaginem o drama de quem tem câncer metastaseado, incapacitante. O livro contém todas as informações sobre todas as doenças que são beneficiadas por leis que nós desconhecemos que não são divulgadas, além dos procedimentos que devem ser adotados para receber tais benefícios.

DIVULGUEM!!!!

"Nós nos transformamos naquilo que praticamos com freqüência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito".

(Aristóteles Nelson Antonio Corrêa - Médico ginecologista)

DIVULGUE, VOCÊ PODE ESTAR AJUDANDO UMA PESSOA NECESSITADA, SEM SAIR DE CASA.

Fonte: Veio por E-mail

21 de setembro - 'Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência' tem programação em diversos estados


Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência' tem programação em diversos estados e cidades do país. Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída em 2005, por meio da Lei n° 11.133, e escolhida pela proximidade do início da Primavera e o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições. http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2009/09/capa_nada_sobre_nos-96x961.jpgO Ministério da Cultura desenvolve diversas ações, programas e iniciativas voltadas para promover a Acessibilidade e a Diversidade Cultural como, por exemplo, a 1ª Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas Culturais para a Inclusão de Pessoas com Deficiência, realizada pela SID/MinC em parceria com a Fiocruz/MS e a Caixa Econômica Federal, em outubro do ano passado, no Rio de Janeiro.

Chamada de Nada sobre Nós sem Nós, a oficina teve ampla participação de pessoas com deficiência e resultou em um relatório contendo diretrizes e ações para nortear as políticas públicas do MinC sobre a inclusão social e cultural do segmento. O lançamento da publicação está previsto para o próximo mês, em dia e local a serem definidos.

A data comemorativa também estimulou a instituição da Campanha Nacional de Acessibilidade - Siga essa Ideia, lançada em julho de 2005, e que tem contado com a adesão de diversos estados e cidades do país. O Governo do Estado do Rio de Janeiro e as Prefeituras das cidades de Mauá, Diadema e São Bernardo do Campo, em São Paulo, firmam nesta segunda-feira (dia 21) o termo de adesão à iniciativa.

A Campanha destina-se à sensibilização, conscientização e mobilização social para a eliminação de barreiras atitudinais, de informação e arquitetônicas, dentre outras que dificultam a participação efetiva de pessoas com deficiência na vida em sociedade.

O movimento é cooordenado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), no qual o Ministério da Cultura tem representação, e pela Coordenadoria Nacional da Integração da Pessoa com Deficiência, ambos órgãos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH-PR).

Fonte: Identidade Cultural

Blog do Crato atinge 30.000 acessos por Mês !


30 mil acessos


Mérito!
Palavra que bem descreve a qualidade daqueles que trabalham para um futuro melhor. Comemoramos oficialmente a marca de 30.000 acessos mensais no Blog do Crato, e em 4 anos de existência, acumulamos quase 1 milhão de acessos totais! Todos esses números servem para comprovar que nosso trabalho, e aqui me refiro aos nossos inúmeros colaboradores, é bem aceito pelos cratenses. Se temos quase 1 milhão de acessos, e essa marca será duramente conquistada, justifica-se pela aceitação e aclamação pública do dedicado esforço de levar a boa imagem do Crato para o mundo. Aqui é a praça aonde são debatidos os grandes temas da nossa cidade, e aonde os mais conceituados intelectuais da região se encontram. Com quase 8.000 artigos postados, milhares de fotografias, centenas de reportagens, vídeos, o Blog do Crato tem cumprido aquilo que se propõe: Colocar o Crato na Internet, e por outro lado, expor a opinião dos Cratenses sobre os fatos marcantes da atualidade nacional. Durante 4 anos, vimos muita coisa acontecer. E não apenas vimos, mas somos parte ativa nesse processo. Como parte integrante deste todo complexo de opiniões muitas vezes contrastantes, sinto-me muito feliz em participar e compartilhar desse momento, dessa marca com todos os que escrevem, enviam críticas, comentários, e sobretudo, que lêm o Blog sem precisar comentar. Para o Crato é que existimos. Pelo povo desta cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara, aqui na terra e longe desta; Que possamos celebrar o MÉRITO verdadeiro e compartilhado com todos os que constróem essa grande enciclopédia única de informações sobre a nossa cidade na Internet.

Dihelson Mendonça
Em nome de todos os que com sua força, coragem, determinação e sobretudo, trabalho, amam a cidade do Crato. O Crato é a nossa pátria.

21 de Setembro, Dia da Árvore


'Quando a última árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado,
vocês vão entender que dinheiro não se come.


"Martin Luther king"

Por Marcio Demari da ONG PLANETA VOLUNTÁRIOS.

A Natureza aclama sua ajuda.

Neste último século, o meio ambiente vêm sofrendo uma grande e acelerada transformação. E muitas destas alterações na natureza são praticamente irreversíveis a curto ou médio prazo. Se continuarmos com o mesmo ritmo de desenvolvimento, sem procurarmos estabelecer limites ao manejo e preservação dos recursos ambientais, a qualidade de vida no planeta diminuirá drasticamente. Alguns dados alarmantes sobre o meio ambiente:

Entre dois e sete milhões de pessoas sofrerão anualmente com inundações, principalmente nas áreas costeiras onde a pressão demográfica aumenta e nos grandes deltas da África ocidental, da Ásia e do Mississippi. As populações pobres, incluindo as dos países desenvolvidos, serão as mais vulneráveis à mudança climática. Antes do ano 2080, estimam os especialistas no documento de 1400 páginas, até 3,2 mil milhões de pessoas estarão expostos a uma severa escassez de água e 600 milhões à fome por causa das secas e da degradação e salinização do solo. Os cientistas advertiram que o aquecimento afectará todas as formas de vida na Terra. "Entre 20 e 30 por cento das espécies vegetais e animais terão um risco crescente de extinção se o aumento da temperatura mundial se situar entre 1,5 e 2,5 graus centígrados por comparação a 1990", advertiu o IPCC. A incidência de furacões nível 5 está aumentando consideravelmente. Em 2005, somente em torno do Oceano Atlântico, foram registrados 15 do tipo. Nas últimas décadas, a média da temperatura mundial foi elevada em 0,7°C. No sul do Brasil, o aumento foi de 1,4°C;

Em 2005, aconteceram 360 desastres naturais, um aumento de 18% em relação a 2004; Em 25 anos, 620 mil mortes foram registradas em virtudes de desastres naturais. Desmatamentos e queimadas lançam, anualmente, mais de 200 milhões de toneladas de carbono na atmosfera; Entre 2002 e 2005, a Amazônia perdeu 70.000km² de seu território em virtude de desmatamentos e queimadas indiscriminadas. Até o final do século, prevê-se um aumento de até 7°C na temperatura da região semi-árida do nordeste brasileiro. Atualmente, cerca de 1,2 bilhões de pessoas se encontram no estado de alta pobreza devido às condições climáticas de suas regiões. Nos próximos 50 anos, o nível do mar deve subir entre 30 e 80cm, devido ao derretimento das calotas polares; O aumento de temperatura registrados nos últimos 50 anos foi de 3°C e o Brasil é quarto maior poluidor do planeta; Nos últimos 12 anos, na Antártica já foram perdidos 14km² de gelo; O prejuízo estimado com os desastres ambientais dos últimos 10 anos é de 570 bilhões de dólares; Denuncie: Denúncias relacionadas a agressões ambientais podem ser tratadas diretamente com o IBAMA, através da Linha Verde. A Linha Verde é um canal do Ministério do Meio Ambiente que, por meio da Ouvidoria do IBAMA, acolhe denúncias, sugestões e reclamações ligadas a temas ambientais. Sua denúncia pode ser feita gratuitamente pelo telefone 0800-61-8080 ou pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br É necessário informar os dados mais precisos, para que a apuração da denúncia seja acelerada. Seja voluntário da natureza. Faça desse dia 21, um dia Especial para você, PLANTE UMA ARVORE. Salvar a natureza,é salvar a própria vida.

Beto Fernandes

Ronda do quarteirão é assaltado neste final de semana em Juazeiro do Norte


Que desmoralização, hein pessoal ?


Neste sábado por volta das 11 horas, dois bandidos levaram os celulares dos soldados Arnaldo e Balbino da RD 1222 do Ronda do Quarteirão. Segundo as informações o roubo ocorreu no bairro Frei Damião na rua Vicente Barbosa de Melo, onde a viatura estava estacionada. Os soldados afirmaram que estavam afastados do veículo e estavam em diligência no momento do crime. Com auxílio de outras viaturas que foram acionadas a dupla de assaltantes foi presa momentos depois do furto e levada para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte. Ambos eram irmãos e um deles menor de idade.Os dois já tinham várias passagens pela polícia pelo mesmo crime.

Fonte: Jornal do Cariri

Greve dos Correios já atrasou entrega de 34,6 milhões de cartas e 339 mil encomendas


A estatal informou que já foi registrado o atraso no envio de 34,6 milhões de correspondências, além de 339 mil encomendas. Segundo os Correios, 24% dos 109 mil empregados mantêm a adesão à greve. Até a última sexta-feira (18), esse total era de 31%, mas o efetivo parado diminuiu com a volta ao trabalho dos funcionários do Rio de Janeiro. Também decidiram encerrar a greve os sindicatos dos trabalhadores dos Correios na Bahia, no Rio Grande do Norte, em Santa Maria (RS), Ribeirão Preto (SP) e Bauru (SP) . De acordo com a estatal, as agências funcionam normalmente, no entanto, com suspensão dos serviços de entrega rápida – Sedex 10, Sedex Hoje, Sedex Mundi e Disque Coleta. O serviço de Sedex tradicional não foi paralisado, mas, segundo a empresa, não há garantia do prazo das entregas. A categoria exige a incorporação de R$ 300 ao piso de R$ 650 e reajuste salarial de 41%. Defende também mais contratações de carteiros e uma reestruturação da empresa. A proposta do governo é de reajuste salarial de 9%, além de outros benefícios.

“Os Correios é a estatal que oferece o menor salário. Além disso, a empresa tem mais de 15 mil cargos de confiança que recebem até R$ 27 mil. Só essa gratificação de chefia consome 30% de nossa folha de pagamento”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos no Distrito Federal, Moysés Leme da Silva Neto.

Na última sexta-feira (18), a empresa entrou com um processo de dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), alegando que a greve dos funcionários é abusiva.

Fonte: Agência Brasil

Algumas Notícias do Crato ...

Crato preparado para sediar o I Seminário Cariri Cangaço.

De amanhã ( 22 ) até o próximo dia 26 estará acontecendo na região do Cariri, mais precisamente nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha o I Seminário Cariri Cangaço. A Abertura do Seminário, que tem como tema: Lampião no Ceará- Verdades e Mentiras. será no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, as 18 horas, com Sessão Solene do Instituto Cultural do Cariri –ICC. As 19 horas, será realizada Palestra - Cangaço e Religiosidade proferida pelo professor Lemuel Rodrigues. Durante esses dias o Cariri cearense irá receber as maiores autoridades sobre o tema Cangaço, no Brasil, com a orientação da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço SBEC –, e das prefeituras de Crato, Juazeiro e Barbalha. No Seminário serão discutidos, principalmente questionamentos sobre verdades e mentiras de Lampião - o rei do cangaço- no Ceará. Ainda no contexto do seminário será realizado um concurso de redação, onde poderão participar estudantes do ensino fundamental II e ensino médio de escolas públicas e privadas dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Brejo Santo, Jardim e Aurora.

Mais informações:
Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato- 3523 23 65
Blog do Cariri Cangaço- www.cariricangaco.blogspot.com

Pólo de atendimento Madre Feitosa realiza atividades de educação, arte, esporte e empreendedorismo

O Governo Municipal em parceria com a Secretaria de Ação Social do Crato, juntamente com o Pólo de atendimento Madre Feitosa, comunica que estão abertas as inscrições para oficinas de EVA. As aulas terão início no dia 28, próxima segunda-feira e serão ministradas as segundas e quartas no horário das 13 às 15 horas, já às terças e quintas o horário das aulas será de 8 às 11 horas. Todos os interessados estão convidados a participar. Mais informações 88 3521-8822. É importante ressaltar que todas as atividades do Pólo de Atendimento Madre Feitosa estão funcionando normalmente todas às manhãs e tardes. As atividades são: oficinas de reforço escolar, aulas de esporte, capoeira, dança, teatro e coletivos do PROJOVEM ADOLESCENTE.

Secretaria de Ação Social trabalha no combate a exclusão social dos jovens cratenses

A Secretaria de Ação Social do Crato em parceria com o CMAS- Conselho Municipal de Assistência Social vem realizando reuniões durante esse mês para complementar um estudo e consolidar projetos na área social. A Secretária Liduina Andrade trabalha ativamente no que diz respeito a promover ações de combate a exclusão social. Essas reuniões também auxiliam o acesso a comunicação dos projetos, centros e conselhos da assistência social do município. No ultimo dia 10, foi realizada na sala do CMAS, situada na Secretaria de Ação Social, reunião extra-ordinária onde aconteceram os seguintes debates: Análise do encaminhamento dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS para o CMAS; Avaliação dos resultados dos monitoramentos dos CRAS em 2008; Avaliação dos resultados dos monitoramentos dos Centros de Referencia em Assistência Social , CRAS em 2008; Avaliação e apreciação dos Projetos dos 05 CRAS do Crato.

No dia 16, quarta-feira houve um novo encontro onde foram discutidos os seguintes temas:
Análise do PROJOVEM Adolescente para o curso básico de informática para os adolescentes participantes do projeto; Aprovação de recursos humanos e materiais para capacitação de Conselheiros, com data prevista para outubro próximo; Análise de documentação da ONG-Anjos da Enfermagem, para inscrição no CMAS. Essas reuniões são sempre monitoradas pela Secretária Liduina Andrade e pela coordenadora do PROJOVEM Adolescente Elza de Oliveira.

Fonte: Assessoria de Imprensa - PMC

Quando os covardes defensores só nos provam o que já sabemos.


Há alguns dias atrás postei um artigo do Jornalista Tarso Araújo, onde trazia em seu conteúdo a informação de que o prefeito de Juazeiro, Manoel Santana tem apoio do deputado José Guimarães, até ai tudo dentro da normalidade levando em conta os dois serem do mesmo partido, e se muito não me engane serem da mesma tendência dentro deste partido.

Além disso a obrigação dos deputados são a de retribuir a população que elegeu , melhorias as suas cidades,ainda mais se levarmos em conta que em ano pré eleitoral , alguns políticos se mexem mesmo, arregaçam as mangas e demonstram trabalho. O fato é que nos comentários, uma pessoa que supostamente afirma se chamar "Jonh", foi altamente machista, pois, só "partiu" para cima de mim defendendo seu deputado Guimarães, só que irônicamnete este que se diz defensor, que se diz chamar John, só provou o que já sabíamos, a covardia dos anônimos! Quero ver ter coragem de expressar suas opiniões dando a cara a tapa, por isso que peço ao Dihelson e a todos que fazem parte do Blog do Crato que não aceitem mais comentários de anônimos. Quem quiser expressar suas opiniões que o faça como todos nós fazendo "dando a cara a tapa"mesmo que cometemos injustiças ou estejamos errados, estamos mostrando quem nos somos ao que viemos. Pessoas infantis e covardes não devem ter espaço, pois elas nada acrescentam a não ser ofensas gratuitas e em alguns casos machismos exacerbado! Fica aqui meu protesto e espero sinceramente que as pessoas que queiram contribuir com comentários sejam aquelas que tem coragem de mostrar a cara !

Chega de covardia! Chega de hipocrisia!!
Por: Alessandra Bandeira

BlogHumor: Carta de um Caloteiro


Hoje na sessão BlogHumor, recebemos esse texto via e-mail que já compartilho com todos vocês. Dedico esta postagem também ao nosso emérito José Nilton Mariano, que tem nos salvado todo fim-de-semana da mesmice, e tem sustentado a sessão BlogHumor praticamente sozinho.

"Prezados Senhores,

Esta é a oitava carta jurídica de cobrança que recebo de Vossas Senhorias. Sei que não estou em dia com meus pagamentos. Acontece que estou devendo também em outras lojas todos esperam que eu lhes pague. Contudo, meus rendimentos mensais só permitem que pague duas prestações no fim de cada mês. As outras ficam para o mês seguinte. Estou ciente de que não sou injusto, daquele tipo que prefere pagar esta ou aquela empresa em detrimento das demais.Ocorre o seguinte: todo mês, quando recebo meu salario escrevo o nome dos meus credores em pequenos pedaços de papel, que enrolo e coloco dentro de uma caixinha. Depois, olhando para o outro lado, retiro dois papeis, que são os dois "sortudos" que irão receber o meu rico dinheirinho. Os outros, paciencia. Ficam para o mês seguinte. Firmo aos senhores, com toda certeza, que sua empresa tem constado todos os meses na minha caixinha. Se não os paguei ainda, é porque os senhores estão com pouca sorte. Finalmente, faço-lhes uma advertencia: se os senhores continuarem com essa mania de me enviar cartas de cobrança ameaçadoras e insolentes, como a ultima que recebí. Serei obrigado a excluir o nome de vossa
senhoria dos meus sorteios mensais.

Sem mais, obrigado."

Manual do viajante de ônibus!

Viajar de ônibus já é um desconforto, então para aqueles que tem que viajar que tal seguir regras básicas de civilidade?
Primeiro passo: Antes de sair de casa tome muito cuidado na escolha do perfume que irá usar, pois perfume doce demais, excessos de cheiros em ambientes fechados e quase ter que recorrer ao uso de remédios para enjôo.
Segundo passo: Chegue sempre um pouco antes de ter que embarcar, isso serve para qualquer tranporte público!
Terceiro passo: Acomode-se em sua poltrona , e mesmo tendo que dividir aquele "porta-braços" entre plotronas tome o devido cuidado para que seu cotovelo não entre nas costelas alheias.
Quarto passo: Entrou no ônibus desligue seu celular,pois ninguém e obrigado a ouvir suas dividas com cartão de credito , ou até mesmo seus romances, pior ainda se estiver viajando de noite.
Quinto passo: Este é espceifico para quem viaja de noite, se você sofre de insônia e tem mesmo que viaja de noite, não invente de ler um livro, revista ou qualquer coisa que tenha que deixar aquela maldita luz no rosto daquele que apenas quer dormir e chegar logo ao seu destino.
Sexto passo: Nada que emita sons, músicas ou coisas do genêro, afinal não é porque você é fã ardoroso de Roberto Carlos que todos os mortais tem que ser obrigados a ouvir.
Sétimo passo: Se não pode ou não consegue seguir nenhum desses conselhos, viaje a pé sozinho, assim você não incomoda ninguém com seu perfume doce, sua música brega, sua insônia, ou sua falta de respeito aos espaços alheios!

Por Alessandra Bandeira

Padre Cícero e Lampião - Por: Daniel Walker


Por Daniel Walker


No seminário sobre o cangaço que acontecerá em Juazeiro, Crato e Barbalha nos dias 22-27 de setembro os cangaceirólogos vão conhecer uma nova versão sobre a famigerada patente de capitão que Lampião recebeu em Juazeiro do Norte. Quase todos os livros escritos sobre Lampião falam sobre o assunto e em geral atribuem a outorga desse posto militar a Padre Cícero. É provável que o escritor Optatos Gueiros tenha sido o primeiro autor a propagar essa informação. Muitos autores o copiaram e assim a versão correu Brasil a fora. Os detratores de Padre Cícero afirmam que o fundador de Juazeiro convidou Lampião para ingressar no Batalhão Patriótico e auxiliar o governo no combate à Coluna Prestes. E mais: obrigou um funcionário público federal lotado em Juazeiro (Dr. Pedro Uchoa) assinar o documento que foi ditado pelo próprio Padre Cícero. Essa história é contada de várias maneiras e com detalhes mirabolantes pelos difamadores de Padre Cícero, mas sempre tendo como foco principal que o convite e a outorga da patente foram iniciativas dele.

Por outro lado, os defensores do Padre Cícero contestam a informação, esclarecendo que o comandante do Batalhão Patriótico era Dr. Floro Bartolomeu e sendo assim só ele teria autoridade legal para convidar a conceder a patente ao Rei do cangaço. Afirmam ainda, que Padre Cícero desde o começo queria evitar o combate armado e para tanto chegou a enviar carta ao comandante Carlos Prestes convidando-o a depor as armas. Ademais, depois do que Padre Cícero passou por ter se envolvido, forçado pelas circunstâncias, com a sedição de Juazeiro, ele certamente só queria era distância desse negócio de luta. O certo é que o assunto é polêmico, as opiniões são contraditórias, não existe documentação confiável para comprovar, e tudo o que se disse ou se diz se baseia em história oral ouvida de memorialistas.

A nova versão que será apresentada no seminário tem o peso da credibilidade de Dr. Napoleão Tavares Neves, uma das maiores autoridades em estudo do cangaço no estado do Ceará, que relatará o fato conforme ouviu do Sr. Raimundo Gomes, memorialista(já falecido) de muita credibilidade também. É possível que o assunto não se esgote tão cedo, pois até agora todas as versões apresentadas para contar como se deu a entrega da patente de capitão a Lampião foram recebidas com desconfiança, mas sempre com defensores de ambos os lados. Na verdade, deram ao assunto uma dimensão descomunal, e ele, de certa forma contribuiu sobremaneira para alimentar a farta bibliografia sobre os dois personagens: Padre Cícero e Lampião. A maioria dos livros publicados sobre os dois invariavelmente tocam no assunto e no computo geral Padre Cícero saiu perdendo, pois a versão contra o Padre Cícero é mais frequente. A versão que será apresentada por Dr. Napoleão, já divulgada num livro escrito pela escritora Fátima Menezes (com tiragem reduzida), tem tudo para fazer um estrondo no mundo do cangaço porque será apresentada dentro de um recinto repleto de estudiosos do tema cangaço. Vamos aguardar para ver a repercussão.

Publicado originalmente no site Juaonline - Via Beto Fernandes

Rentabilidade da poupança é a mais baixa desde o início do Real


“A caderneta de poupança rendeu apenas 4,81% no acumulado de janeiro a agosto deste ano, abaixo do rendimento de 4,9% em igual período do ano passado, de acordo com a consultoria Economática. A variação é mínima, o que difere um pouco mais é a rentabilidade real, depois de descontada a inflação, que foi de 1,79% neste ano e de 0,4% de janeiro a agosto de 2008. Segundo o economista Reinaldo Domingos, da Confirp Consultoria Contábil, a rentabilidade satisfaz a maioria dos poupadores conservadores.Ele lembra que levantamento divulgado pelo Ministério da Fazenda cita cerca de 6 mil contas de poupança com depósitos acima de R$ 50 mil, no final do ano passado – “panorama que não deve ter mudado muito de lá para cá”, segundo ele.

A seu ver, isso demonstra que “são poucas as pessoas que realmente sabem poupar”, pois não se deve deixar acumular uma soma alta assim nas cadernetas. Ele observa que qualquer poupador, quando atinge uma faixa média de R$ 30 mil, começa a avaliar as vantagens de partir para uma bolsa de investimento, com variados tipos de aplicações, de modo a diminuir os riscos e aumentar a rentabilidade. Para ele, a mudança anunciada pelo governo, de taxar em 22,5% o que exceder R$ 50 mil na poupança de um mesmo depositante, tem um caráter importante do ponto de vista de induzir o poupador a diversificar suas aplicações. Porém, antes de se dar tanta relevância à cobrança de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) na caderneta de poupança, “deve-se preocupar com uma coisa muito mais importante que é a educação financeira”, afirmou.

“Com isso, as pessoas têm uma visão errada sobre o que é poupar, associando isso à caderneta de poupança simplesmente e não assimilando que outras aplicações podem gerar um rendimento maior”, acrescentou. ”

Fonte: Agência Brasil

Ong Ceará em Foco

A ong Ceará em Foco, promoveu no dia 18 de setembro a festa Sexta Básica, com sarau de poesia, música de qualidade e mostra de vídeos.O espaço muito bem organizado também funciona uma oficina de metareciclagem onde eles transformam maquinas caça niqueis em computadores.Vale a pena quem mora em Fortaleza ou esta de passagem conhecer o espaço.





Fotos Alessandra Bandeira
Por Alessandra Bandeira

É possível gerar energia limpa através do lixo

A geração de energia através do lixo é a proposta do Engenheiro Daniel Sindicic, doutor na área de tratamento de resíduos sólidos e especialista em desenvolvimento sustentável. Segundo dados do IBGE são gerados diariamente cerca de 140 mil toneladas de resíduos domiciliares, dos quais 70 mil toneladas são destinadas de forma totalmente inadequada aos lixões. O restante vai para aterros sanitários. O grande problema é que muitos desses aterros estão localizadas em áreas turísticas ou dentro de perímetros urbanos. Sem contar as 4 mil toneladas de resíduos produzidos pelos serviços de saúde, coletadas diariamente, das quais apenas 14% são tratadas adequadamente.

Essa falta de tratamento adequado dos resíduos em geral; a nova ocupação sucessiva de locais para depósito à medida que os mais antigos vão se esgotando; a própria escassez de espaço nas áreas urbanas... Tudo isso vem gerando um problema cada vez maior e apresenta prejuízos incalculáveis para nossa sociedade em geral. Do ano de 1990 ao ano de 2000, a população cresceu cerca de 17%, enquanto que a geração de lixo cresceu 49%. Dados do IBGE também estimam um crescimento populacional da ordem de 7,5 % nos próximos 10 anos. Isso significa que em 2019 seremos quase 206 milhões de habitantes no Brasil. E para onde vamos mandar tanto lixo? Além de ser incentivador de ações que permitam aumentar os índices de redução e reciclagem, Daniel Sindicic propõe a gestão de novas tecnologias para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos. Para isso, ele acrescenta um novo "R" na tradicional lista dos 3 "R" do meio ambiente:

Os "erres" ficam assim:

1 - Redução do consumo.
2 - Reutilização dos materias.
3 - Reciclagem.
4 - RECUPERAÇÃO DE ENERGIA (RECICLANDO ENERGIA).

"Uma ótima solução para a destinação do lixo nas cidades é a GERAÇÃO DE ENERGIA a partir do tratamento térmico dos resíduos sólidos urbanos", afirma o Dr Sindicic. Dentro dessa quarta proposta da RECUPERAÇÃO DE ENERGIA, observe o quanto de energia elétrica é produzida através da combustão de apenas 1 kg de lixo domiciliar.

Podemos obter energia suficiente para operar:

- um secador de cabelos por 24 minutos.
- uma máquina de lavar por 20 minutos.
- uma geladeira por 2horas e 52 minutos.
- uma tv por 5 horas e 45 minutos.
- um forno elétrico por cerca de 22 minutos.
- um ferro elétrico por 43 minutos.
- um computador por 5 horas e 45 minutos.
- uma lâmpada incandescente por 4 horas e 12 minutos.

Com apenas 1 kg de lixo, pode-se obter energia suficiente para tomarmos 8 banhos.

"O lixo urbano pode produzir calor e energia quando usamos tecnologias modernas para aplicar o quarto "R" - RECUPERAÇÃO DE ENERGIA - obtendo assim a ENERGIA LIMPA." diz o engenheiro. "Atualmente existe tecnologia suficiente para tratarmos termicamente o lixo e obtermos energia limpa, sem agredir o meio-ambiente em nenhuma parte do processo", afirma ele com a propriedade de quem implantou o primeiro equipamento licenciado deste tipo no Brasil e atua há mais de 20 anos na área de tratamento de resíduos sólidos. Além da recuperação de energia, se retomarmos o montante acima (140 mil toneladas lixo/dia) e aplicássemos o tratamento térmico, poderíamos evitar que aproximadamente 36 milhões de toneladas de CO2 seja lançada na atmosfera em um ano, o que seria uma ótima contribuição para reduzir o efeito do aquecimento global.

Fonte: Zorzi - Minha Notícia

De volta ao Crato e muitas reflexões na bagagem... - Por: Alessandra Bandeira


Enfim de volta ao Crato depois de três dias na capital, vejo o quanto o Crato tem a ensinar.
Estou indignada e quero dividir com todos vocês minha indignação e deixar uma reflexão para aqueles que comandam Fortaleza.
Fui com um grupo de amigos na Ponte Metálica, passeio típico de turista, relembrar velhos tempos e ver as transformações dos lugares.
Ao chegar na ponte vi o total abandono ,mas este não seria só o agravante , o pior foi a hipocrisia latente naqueles que governam a cidade!
Estava lá fotografando e conversando, rindo relembrando minha infância em Fortaleza, próximo de nos estavam duas meninas, abraçadas, um casal de lésbicas, assim como tinham vários casais de heterossexuais, mas chegou um segurança de nome Roger da empresa "SERVS segurança" e pediu que as meninas se separassem pois , não era admitido esse tipo de comportamento, vi a tristeza nos olhos daquelas meninas, e me chocou , primeiro pelo fato das duas serem turistas e segunda porque a administração deveria estar muito mais preocupada com a segurança, do que com casais homossexuais se abraçando, pois para mim eles são cidadãos do mesmo jeito que os heterossexuais, podemos não aceitar mas temos OBRIGAÇÃO de respeitar!

Enquanto este segurança se preocupava com isso crianças pulavam da ponte !Qual é o risco maior? Pessoas do mesmo sexo se abraçarem ou aquelas crianças se acidentarem nos pedestais da ponte?Até quando a sociedade vai ser preconceituosa e hipócrita?Ser homossexual, não é uma escolha, nem uma doença, nem tão pouco falta de vergonha!Não temos que julgar as pessoas , devemos respeita-las independente da sua sexualidade, da sua raça, do seu credo é isso que ensino ao meu filho.Espero que este desabafo faça nascer uma mudança.Uma capital que recebe turistas de diversos países, sendo que muitos destes países já possuem leis que dão direitos aos homossexuais, deveria ter outro tipo de comportamento.Se preocupar sim na conservação estrutural da ponte, de segurança e não com quem esta se abraçando.Nesse momento sinto vergonha de ser brasileira, sinto nojo de pessoas que ainda tem um pensamento arcaico que não aprenderam a respeitar as diferenças.

Fica como reflexão : e se fosse seu filho ou filha , e se fosse você?
Texto e Foto: Alessandra Bandeira

História do ceará - 10ª Romaria revive Caldeirão - Reportagem: Antonio Vicelmo

Os vaqueiros destacam-se entre os participantes da 10ª Romaria do Caldeirão, que relembra a trajetória de luta do beato José Lourenço, na Região do Cariri (Foto: Antônio Vicelmo)

Cerca de 800 pessoas, vaqueiros, agricultores e membros de organizações religiosas, estiveram na 10ª Romaria

Crato. O meio ambiente, a questão racial, o mapeamento das comunidades negras e indígenas do Cariri e o desenvolvimento sustentável foram os temas da 10ª Romaria das Comunidades ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, uma manifestação popular promovida por associações religiosas e comunitárias que tem como objetivo lembrar a experiência socialista liderada pelo beato José Lourenço, de 1930 a 1936. Durante seis anos, o beato liderou uma comunidade religiosa que vivia da oração e do trabalho, no sitio Caldeirão, a 30 quilômetros do Crato, de propriedade do Padre Cícero Romão Batista. Sob a liderança do beato Zé Lourenço, a comunidade transformou o sitio Caldeirão num celeiro de produção agrícola do Cariri. Ali foram instalados engenhos de rapadura, oficinas de ferreiro, sapateiros, tecelagem, projetos de irrigação, casa de farinha, além de grande produção de frutas, legumes e criação de animais.

As autoridades militares e eclesiásticas da época consideram o comportamento da comunidade uma ameaça à ordem e a segurança. Para o poder dominante, "era o nascimento de uma célula comunista, formada por um grupo de ´fanáticos´ ". Com base nesses conceitos e preconceitos, forças militares, procedentes de Fortaleza, invadiram o Caldeirão e obrigaram o beato e seus seguidores a desocupar a área. A comunidade foi aprisionada com uma cerca de arame farpado. As casas de taipa foram incendiadas e os bens foram saqueados. "Apesar da violência, não morreu ninguém", contam os remanescentes do Caldeirão.

O Massacre

O massacre, que resultou na morte de cerca de 400 pessoas, ocorreu no ano seguinte, em cima da serra do Araripe, na localidade denominada "Mata dos Cavalos", onde os seguidores do beato tentaram organizar outra comunidade. "Ali sim, a violência foi brutal", descreve o escritor J. De Figueiredo Filho. "O que nós lembramos aqui é o exemplo de organização comunitária de uma comunidade trabalhadora, explica a ativista da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Angelita Maciel, conhecida por "Nininha". Este episódio triste, que envergonha a história do Ceará, está sendo lembrado pelas organizações populares, com o apoio da Igreja, como exemplo de trabalho, organização, reforma agrária, resistência, vida comunitária e desenvolvimento sustentável. Dentro dessa visão, a comunidade do Caldeirão, segundo o padre Vileci Vidal, coordenador da CPT, reflete os anseios de milhares de trabalhadores rurais sem terra que continuam lutando por espaço para criar suas famílias. Vileci fundamentou a sua homilia, citando a mensagem de Cristo: "Eu vim para que todos tenham vida com abundância". A comunidade, sob a liderança do beato, seguiu este ensinamento: "Aqui todos viviam com alegria, rezando e trabalhando", destacou. Ao fazer este comentário, o sacerdote criticou o capitalismo marcado pela inveja, a ganância e a rivalidade.

ANTONIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Jornal Chapada do Araripe

Canção do dia de sempre - Mário Quintana



Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...
Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...
E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.
Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...

Mário Quintana
( Texto enviado por Mônica Araripe para publicação )

Cariri Cangaço começa Terça-Feira com vasta programação


PROEX da URCA coordena os
trabalhos acadêmicos do Cariri Cangaço


A Pró-reitoria de Extensão da PROEX da Universidade Regional do Cariri – URCA coordenará os trabalhos acadêmicos do I Seminário Cariri Cangaço que será realizado na Região no período de 22 a 27 de setembro. A Proex constitui um Comitê Cientifico composto por sete Grupos de Trabalhos – GTS, com as seguintes temáticas e coordenadores: GT1Cangaço E Cangaceiros: História E Memória, Coordenador prof. Dr. Josier Ferreira; GT2 Cangaço E Caatinga, Coordenador Prof. Esp. Fernando Pinto; GT3 Cangaço E Gênero Coordenadora professora Dra. Iara Maria; GT4 Cangaço E Religiosidade Coodenadora professora Dra. Anna Christina; GT5 Cangaço Na Musicalidade Brasileira, Coordenador prof. Ms Antonio José; GT6 O Cangaço Nos Múltiplos Olhares, Coordenadora professora Ms. Otília Aparecida, GT7 Lampião: Mito E Realidade Coordenador prof. Ms Océlio Teixeira. O Comitê é coordenador pela professora Anna Cristina.
Para a pró-reitora de Extensão, a professora Arlene Pessoa o evento desempenha importante função para incentivar e democratizar a pesquisa cientifica em torno da temática do cangaço. Ela destaca que o evento provoca outras discussões sobre identidade cultural e fortalecimento o turismo de cunho cientifico, cultural e ecológico da Região.

Inscrições de trabalhos científicos:


As Inscrições dos Trabalhos Acadêmicos poderão ser efetuadas até dia 18 de Setembro e o resultado será divulgado no dia 21 . Informações poderão ser obtidas pelo pelo ou pelo email:academicoscariricang@hotmail.com

Aberto o edital de Monitores para o
SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO
A Pró-Reitoria de Extensão da URCA - PROEX, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de 10 monitores para apoio no Seminário Cariri Cangaço, que será realizado no período de 22 a 27 de setembro de 2009, nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha.
Para candidatar-se a monitor o aluno deve:
- Estar regularmente matriculado em curso da URCA;
- Ter disponibilidade para as atividades do evento, especialmente em Crato (vide a programação em http://www.cariricangaco.blogspot.com/;
- Assinar termo de compromisso se selecionado;
- Apresentar, no ato da inscrição comprovante de matrícula atualizado;
- Preencher ficha de inscrição.
Certificação
O aluno monitor que cumprir as atividades e horários estabelecidos, fará jus a certificado expedido pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX.
Local, Data e Horário de Inscrição
As inscrições serão feitas na Pró-Reitoria de Extensão, no período de 04 a 18 de setembro de 2009, das 9:00 ás 11:00 e das 15:00 às 17:00.
Resultado da Seleção
Será afixado na Pró-Reitoria de Extensão no dia 21 de setembro de 2009.
Primeira reunião com os selecionados:
Dia 21 de setembro de 2009
Local: Núcleo de Estudos Regionais (NERE) no pátio da Pedagogia em frente ao Boticário.
Hora: 15:00h
Prof. Dra. Maria Arlene Pessoa da Silva
Pró-Reitora de Extensão

URCA Apresenta Mostra de Vídeo dentro do Cariri Cangaço

A Universidade Regional do Cariri – URCA, através do IMAGO, estará realizando dentro da Programação Oficial do Cariri Cangaço, Mostra de Vídeos Documentários sobre a temática. A Mostra acontecerá na sexta-feira, dia 25 de setembro, das 16 as 19 h, na Sala de Vídeo do Campus do Pimenta, com a apresentação de vários Vídeos Documentários do Pesquisador e Diretor Aderbal Nogueira. A primeira exibição será o vídeo: “A Violência Oficializada no Tempo do Cangaço”, contendo depoimentos autênticos de personalidade que viveram a época; a banalização da violência cometida por parte oficial; além de reflexões sobre a violência ocorrida nas décadas de 1920 e 30 no Nordeste brasileiro e seu paralelo nos dias de hoje. A programação terá ainda a apresentação dos documentários: O Julgamento de Lampião, Mentiras e Mistérios de Angico, Cangaceira Sila, Fatos e Candieiro. Teremos ainda uma produção da Fundação Joaquim Nabuco - "A Estética no Cangaço", documentário que conta com a participação do pesquisador Frederico Pernambucano de Melo. A Mostra é uma promoção do IMAGO-URCA, com o apoio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.

Sobre o Cariri Cangaço:


O I Seminário Cariri Cangaço, será realizado nos dias 22 e 27 de setembro, próximos, ocasião onde serão reunidas as maiores personalidades do universo da pesquisa sobre à temática cangaço, no país. O Cariri Cangaço já tem confirmadas as presenças de 67 personalidades, entre: pesquisadores, escritores, sociólogos, antropólogos, professores, documentaristas e cineastas de todo o Brasil.
Além de possibilitar o resgate da historiografia do cangaço na região do cariri cearense, o evento também aponta na direção do fortalecimento do conceito da recém criada Região Metropolitana do Cariri, uma vez que reúne em seu grupo de trabalho, a Universidade Regional do Cariri – URCA através da Pró-reitoria de Extensão, as prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, da SBEC, do ICC, ICVC e Fundação Pró-memória.
Já acontece nas cidades anfitriãs, o maior concurso de redações já promovido em conjunto entre os municípios; a temática-Lampião do Ceará - Verdade e Mentiras, tem despertado a curiosidade de um número muito grande de meninos e meninas, preponderantemente das escolas públicas da região, os vencedores desse concurso terão suas redações editadas no livro onde constarão os anais do Seminário.
Dentro do Cariri Cangaço teremos uma agenda intensa de palestras e discussões técnicas sobre o fenômeno, de caráter itinerante, as palestras acontecerão duas noites em Crato, duas noites em Juazeiro do Norte, uma noite em Barbalha e uma manhã em Missão Velha; ainda dentro das programações haverá o lançamento da Rota Cariri Cangaço, que será percorrida pelos pesquisadores e convidados e constará de visitas aos principais sítios históricos do cangaço na região do cariri cearense, como também aos principais pontos turísticos da região, com destaque para a visita técnica ao Sítio Histórico do Caldeirão do Deserto - Beato José Lourenço, onde haverá mostra de documentário além de mesa de debate e discussões sobre o Caldeirão do Deserto.
O Cariri Cangaço reúne um grupo de trabalho de 115 colaboradores, unindo seis municípios, uma universidade, três academias culturais e apresentará em seus seis dias de evento: 19 palestras, 21 mesas de debate, 1 mesa de conversa, 41 visitas técnicas, 23 apresentações artísticas além de 1 painel de apresentação de trabalhos acadêmicos.

Por: Alexandre Lucas

CRATO - O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto e o Massacre


O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto foi um dos movimentos messiânicos que surgiu nas terras no Crato, Ceará. A comunidade era liderada pelo paraibano de Pilões de Dentro, José Lourenço Gomes da Silva, mais conhecido por beato José Lourenço. No Caldeirão, os romeiros e imigrantes trabalhavam todos em favor da comunidade e recebiam uma quota da produção. A comunidade era pautada no trabalho, na igualdade e na Religião.

História - Sítio Baixa Dantas

José Lourenço trabalhava com sua família em latifúndios no sertão da Paraíba. Decidiu migrar para Juazeiro do Norte, onde conheceu Padre Cícero e ganhou sua simpatia e confiança. Em Juazeiro conseguiu arrendar um lote de terra no sitio Baixa Dantas, no município do Crato. Com bastante esforço de José Lourenço e os demais romeiros, em pouco tempo a terra prosperou, e eles produziram bastante cereais e frutas. Diferente das fazendas vizinhas, na comunidade toda a produção era dividida igualmente. José Lourenço tornou-se líder daquele povoado, e se dedicou à religião, à caridade e a servir ao próximo. Mesmo analfabeto, era ele quem dividia as tarefas e ensinava agricultura e medicina popular. Para o sítio Baixa Dantas eram enviados, por Padre Cícero, assassinos, ladrões e miseráveis, enfim, pessoas que precisavam de ajuda para trabalhar e obter sua fé. Após o surgimento da Sedição de Juazeiro, da qual José Lourenço não participou, suas terras foram invadidas por jagunços. Com o fim da revolta, José Lourenço e seus seguidores reconstruíram o povoado. Em 1921, Delmiro Gouveia presenteou Padre Cícero com um boi, chamado Mansinho, e o entregou aos cuidados de José Lourenço. Os inimigos de Padre Cícero, se aproveitaram disso espalhando boatos de que as pessoas estariam adorando o boi como a um Deus. Por conta disso, o boi foi morto e José Lourenço foi preso a mando de Floro Bartolomeu, tendo sido solto por influência de Padre Cícero alguns dias depois.

Caldeirão de Santa Cruz do Deserto

Em 1926, o sítio Baixa Dantas foi vendido e o novo proprietário exigiu que os membros da comunidade saíssem das terras. Com isso, Padre Cícero resolveu alojar o beato e os romeiros em uma grande fazenda denominada Caldeirão dos Jesuítas, situada no Crato, onde recomeçaram o trabalho comunitário, criando uma sociedade igualitária que tinha como base a religião. Toda a produção do Caldeirão era dividida igualmente, o excedente era vendido e, com o lucro, investia-se em remédios e querosene. No Caldeirão cada família tinha sua casa e órfãos eram afilhados do beato. Na fazenda também havia um cemitério e uma igreja, construídos pelos próprios membros. A comunidade chegou a ter mais de mil habitantes. Com a grande seca de 1932, esse número aumentou, pois lá chegaram muitos flagelados. Após a morte de Padre Cícero, muitos nordestinos passaram a considerar o beato José Lourenço como seu sucessor. Devido a muitos grupos de pessoas começarem a ir para o Caldeirão e deixarem seus trabalhos árduos, pois viam aquela sociedade como um paraíso, os poderosos, a classe dominante, começaram a temer aquilo que consideravam ser uma má influência. Em 1937, sem a proteção de Padre Cícero, que falecera em 1934, a fazenda foi invadida, destruída, e os sertanejos divididos, ressurgindo novamente pela mata em uma nova comunidade, a qual em 11 de maio foi invadida novamente, mas dessa vez por terra e pelo ar, quando aconteceu um grande massacre, com o número oficial de 400 mortos. Foi a primeira ação de extermínio do Exército Brasileiro, e Polícia Militar do Estado do Ceará. Acontecera o primeiro ataque aéreo da história do Brasil. Os familiares e descendentes dos mortos nunca souberam onde encontra-se os corpos, pois o Exército Brasileiro e a Polícia Militar do Ceará nunca informaram o local da vala coletiva na qual os seguidores do Beato foram enterrados. Presumi-se que a vala coletiva encontram-se no Caldeirão ou na Mata dos Cavalos, na Serra do Cruzeiro (região do Cariri).

O Beato

José Lourenço fugiu para Pernambuco, onde morreu aos 74 anos, de peste bubônica, tendo sido levado por uma multidão para Juazeiro, onde foi enterrado no cemitério do Socorro.

Caldeirão hoje

Da época da Irmandade do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, exitem ainda a capela branca, que tem como padroeiro Santo Inácio de Loyola, ao lado da ermida, duas casas, um muro de laje de um velho cemitério, um cruzeiro e no alto as ruínas da residência do beato José Lourenço. Atualmente, 47 famílias revivem o sonho coletivo de produção idealizado por José Lourenço, num sítio denominado Assentamento 10 de Abril, a 37 km do centro do Crato. No local encontram-se 47 casas, sendo que 44 de alvenaria e uma escola, porém sem ostentar a grandeza atingida pelo então Caldeirão do beato José Lourenço . As famílias residentes mantém uma horticultura orgânica (couve, coentro, cenoura, macaxeira, alface, pimentão e espinafre estão entre as hortaliças cultivadas) e uma lavoura para auto-abastecimento. Parte dos homens também mantém um produtivo apiário, que contribui para os rendimentos do grupo.

A ONG SOS Direitos Humanos deu entrada numa ação judicial contra o Governo Federal do Brasil e Governo do Estado do Ceará, visando que o Exército Brasileiro torne público o local da vala coletiva, bem como realização da exumação dos corpos, identificação dos mesmos via exames de DNA, enterro digno para todas as vítimas e um idenização de R$ 500 mil para os familiares das vítimas. Em 1986 o cineasta Rosemberg Cariry, realizou um documentário rico em depoimentos de sobrevintes do massacre.

Fonte: Wikipedia
Foto Ilustrativa: Pachelly Jamacaru

ROMARIA DO CALDEIRÃO: A liberdade do pão compartilhada na fome do poder. Por: Wilson Bernardo


Romaria do caldeirão! E o tempo fará com que os conceitos subestimem o poder da força quando assim, o estado de direito prevaleça pela autonomia plena da força. O pão, a terra, a crença. Labutar o principio básico da vida que é terra e água para benevolencia do bem comum, na sangria de que o inverno compartilha a sabedoria do saciar espírito santo o corpo nutrido de fé e prazer no ementar das sociedades livres pelo direito maior que seria a liberdade de poder escolher o seu calvário... O homem, a terra e o pão!

O boi sacrificado no couro da labuta do vaqueiro

Os cães compartilham dos homens a sua ingenuidade de força

A lembrança de que a terra se castiga por natureza escaldante!

Somos a própria forca de nossos milagres interiores

A fé na boca do Beato e a fartura do angu de milho na cria do BOI

Terra a sabedoria do milagre em tempos sem fronteiras

Complacência e os homens confabulam a socialização do saciar

A espera de que o Beato compartilha urinar a terra e fertilizar a alma.

Wilson Bernardo (Texto poema & Fotografia)

Previsão do Tempo e Almanaque - 21 de Setembro de 2009


B
om dia a meus queridos amigos e amigas que visitam o Blog do Crato, e em especial à aqueles que são nossos fiéis leitores. Um grande abraço ao José Milton Arraes. Segundo as estatísticas, o Blog do Crato já atingiu e até ultrapassou nesse mês os 30.000 acessos. Queremos celebrar esse feito com todos os escritores, comentaristas e leitores. Vamos em frente! Divulguemos mais a nossa cidade para o mundo!

Previsão do Tempo

A previsão do tempo permanece inalterada. Hoje, dia de sol com poucas núvens e não chove. A informação é do site Climatempo.

ALMANAQUE

21 de setembro. Dia de São Mateus.

No tempo de Jesus Cristo, na época em que a Palestina era apenas uma província romana, os impostos cobrados eram onerosos e pesavam brutalmente sobre os ombros dos judeus. A cobrança desses impostos era feita por rendeiros públicos, considerados homens cruéis, sanguessugas, verdadeiros esfoladores do povo. Um dos piores rendeiros da época era Levi, filho de Alfeu, que, mais tarde, trocaria seu nome para Mateus, o "dom de Deus". Um dia, depois de pregar, Jesus caminhava pelas ruas da cidade de Cafarnaum e encontrou com o cruel Levi. Olhou-o com firmeza nos olhos e disse: "Segue-me". Levi, imediatamente, levantou-se, abandonou seu rendoso negócio, mudou de vida, de nome e seguiu Jesus. Acredita-se, mesmo, que tal mudança não tenha realmente ocorrido dessa forma, mas sim pelo seu próprio e espontâneo entusiasmo no Messias. Na verdade, o que se imagina é que Levi havia algum tempo cultivava a vontade de seguir as palavras do profeta e que aquela atitude tenha sido definitiva para colocá-lo para sempre no caminho da fé cristã.

Daquele dia em diante, com o nome já trocado para Mateus, tornou-se um dos maiores seguidores e apóstolos de Cristo, acompanhando-o em todas as suas caminhadas e pregações pela Palestina. São Mateus foi o primeiro apóstolo a escrever um livro contando a vida e a morte de Jesus Cristo, ao qual ele deu o nome de Evangelho e que foi amplamente usado pelos primeiros cristãos da Palestina. Quando o apóstolo são Bartolomeu viajou para as Índias, levou consigo uma cópia. Depois da morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos espalharam-se pelo mundo e Mateus foi para a Arábia e a Pérsia para evangelizar aqueles povos. Porém foi vítima de uma grande perseguição por parte dos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois ser sacrificado aos deuses. Mas Deus não o abandonou e mandou um anjo que curou seus olhos e o libertou. Mateus seguiu, então, para a Etiópia, onde mais uma vez foi perseguido por feiticeiros que se opunham à evangelização. Porém o príncipe herdeiro morreu e Mateus foi chamado ao palácio. Por uma graça divina fez o filho da rainha Candece ressuscitar, causando grande espanto e admiração entre os presentes. Com esse ato, Mateus conseguiu converter grande parte da população. Na época, a Igreja da Etiópia passou a ser uma das mais ativas e florescentes dos tempos apostólicos.

São Mateus morreu por ordem do rei Hitarco, sobrinho do rei Egipo, no altar da igreja em que celebrava o santo ofício da missa. Isso aconteceu porque não intercedeu em favor do pedido de casamento feito pelo monarca, e recusado pela jovem Efigênia, que havia decidido consagrar-se a Jesus. Inconformado com a atitude do santo homem, Hitarco mandou que seus soldados o executassem. No ano 930, as relíquias mortais do apóstolo são Mateus foram transportadas para Salerno, na Itália, onde, até hoje, é festejado como padroeiro da cidade. A Igreja determinou o dia 21 de setembro para a celebração de são Mateus, apóstolo.

Eventos históricos:

* 1621 - Rei Jaime I de Inglaterra cede o Canadá a Sir Alexander Stirling.
* 1778 - Fundação da cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.
* 1792 - É declarada a 1ª República da França.
* 1863 - A independência da Argentina é reconhecida por Espanha.
* 1893 - É dirigido pela primeira vez um automóvel movido a gasolina.
* 1915 - Stonehenge, na Inglaterra, é vendido em leilão por £ 6600.
* 1915 - Estréia no Rio de Janeiro, a primeira versão (muda e em branco e preto) do filme A moreninha.
* 1937 - J.R.R. Tolkien publica "O Hobbit".
* 1939 - Colinescu é assassinado por legionários da Guarda de Ferro, na Romênia
* 1949 - Independência de Taiwan.
* 1963 - Inauguração da TV Coroados, primeira emissora de TV do interior do Brasil
* 1964 - Independência da Malta.
* 1965 - Cingapura, Gâmbia e Ilhas Maldivas são admitidas como Estados-Membros da ONU
* 1971 - Bahrein, Butão e Qatar são admitidos como Estados-Membros da ONU
* 1974 - A Sonda Mariner 10 passa pela segunda vez perto do planeta Mercúrio
* 1976 - As Ilhas Seychelles são admitidas como Estado-Membro da ONU
* 1979 - José Eduardo dos Santos toma posse como Presidente da República de Angola.
* 1981 - Independência do Belize.
* 1984 - Brunei é admitido como Estado-Membro da ONU
* 1991 - Há votação na Armênia para decidir se continua na União Soviética.
* 1992 - Um terremoto de 7,7 graus na escala de Richter abala a Nicarágua
* 2005 - Após sofrer denúncias de recebimento de propina, Severino Cavalcanti renuncia ao mandato e à presidência da Câmara dos Deputados do Brasil.

Nascimentos:

* 1411 - Ricardo, Duque de York, protagonista da Guerra das Rosas (m. 1460).
* 1415 - Frederico III, imperador da Alemanha (m. 1493).
* 1452 - Girolamo Savonarola, reformador religioso e governante de Florença (m. 1498).
* 1667 - Dom Frei Bartolomeu do Pilar, 1º Bispo do Pará (m. 1733).
* 1853 - Heike Kamerlingh Onnes, físico neerlandês, Nobel de Física em 1913 (m. 1926).
* 1866
o Charles Jules Henry Nicolle, microbiologista francês (m. 1936).
o H. G. Wells, escritor inglês de ficção científica (m. 1946).
* 1886 - Teiichi Igarashi, japonês que escalou o Monte Fuji aos 99 anos (m. 1787).
* 1902 - Luis Cernuda, poeta espanhol. (m. 1963)
* 1909 - Kwame Nkrumah, político de Gana, fundador do Pan-Africanismo (m. 1972).
* 1917 - Herberto Sales, jornalista e escritor brasileiro, imortal da Academia (m. 1999).
* 1918 - Jofre Soares, ator brasileiro (m. 1996).
* 1926 - Eliana Macedo, atriz brasileira (m. 1990).
* 1929 - Sándor Kocsis, futebolista húngaro (m. 1979).
* 1934
o Leonard Cohen, cantor, compositor e escritor canadense.
o Rogério Fróes, ator brasileiro.
* 1935 - Norma Bengell, atriz e diretora brasileira.
* 1941 - Roberto Szidon, pianista brasileiro.
* 1944 - Steve Beshear, governador do estado norte-americano do Kentucky.
* 1945 - Jerry Bruckheimer, produtor cinematográfico norte-americano.
* 1947
o Stephen King, escritor estadunidense.
o Marsha Norman, dramaturga americana.
* 1948 - Don Felder, guitarrista e vocalista do grupo The Eagles.
* 1949 - Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.
* 1950 - Bill Murray, ator estadunidense.
* 1951 - Bruce Arena, treinador de futebol dos EUA.
* 1953 - Arie Luyendyk, piloto holandês de corridas.
* 1954 - Shinzo Abe, político japonês.
* 1957 - Ethan Coen, cineasta norte-americano.
* 1960 - David James Elliott, ator canadense.
* 1961 - Andy Lau, ator e cantor chinês.
* 1963 - Cecil Fielder, basebolista americano.
* 1964 - Jorge Drexler, cantor e compositor uruguaio.
* 1965 - Markus Grosskopf, baixista e co-fundador da banda Helloween.
* 1966
o Ingra Liberato, atriz brasileira.
o Tabaré "Tab" Ramos, ex-futebolista uruguaio (jogava pelos EUA).
o Rinat Akhmetov, presidente do Shakhtar Donetsk.
* 1967
o Faith Hill, cantora norte-americana.
o Mafalda Minnozzi, cantora italiana.
* 1968 - Ricki Lake, atriz norte-americana.
* 1969 - Anto Drobnjak, ex-futebolista montenegrino.
* 1971
o Djair, ex-futebolista brasileiro.
o Luke Wilson, ator estadunidense.
o Alfonso Ribeiro, ator norte-americano.
o Zoran Mirković, ex-futebolista sérvio.
* 1972 - Liam Gallagher, cantor e compositor da banda Oasis.
* 1973 - Oswaldo Sánchez, goleiro mexicano.
* 1974 - Giuliano Giannichedda, futebolista italiano.
* 1975 - Acelino Freitas, pugilista brasileiro.
* 1977
o Daniele Suzuki, atriz brasileira.
o Alessandro Pinto, futebolista brasileiro.
o Marco Pecorari, futebolista italiano.
o Felipe, futebolista brasileiro.
* 1979
o Martina Beck, biatleta alemã.
o Richard Dunne, futebolista irlandês.
* 1980
o Tomas Scheckter, automobilista sul-africano.
o Robert Hoffman, ator norte-americano.
* 1981 - Nicole Richie, socialite, atriz e modelo norte-americana.
* 1982
o Sebastião Gilberto, futebolista angolano.
o Marat Izmaylov, futebolista russo.
* 1983
o Maggie Grace, atriz norte-americana.
o Wagner Diniz, futebolista brasileiro.
o Fernando Cavenaghi, futebolista argentino.
o Rafael Marques, futebolista brasileiro.
* 1988 - Bilawal Bhutto Zardari, político paquistanês.
* 1990 - Christian Serratos, atriz norte-americana.

Falecimentos:

* 19 a.C. - Virgílio, poeta e filósofo latino
* 687 - Papa Cónon
* 1235 - André II da Hungria (n. 1175)
* 1327 - Eduardo II de Inglaterra, assassinado (n. 1284)
* 1558 - Carlos de Habsburgo, Rei de Espanha e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (n. 1500)
* 1576 - Gerolamo Cardano, matemático italiano (n. 1501)
* 1860 - Arthur Schopenhauer, filósofo alemão (n. 1778).
* 1942 - Lindolfo Collor, primeiro-ministro do Trabalho no Brasil.
* 1971 - Bernardo Alberto Houssay, fisiologista argentino (n. 1887)
* 1976 - Orlando Letelier, ex-chanceler socialista. Morreu em Washington, DC (EUA), em atentado perpetrado pela polícia secreta do Chile.
* 1987 - Jaco Pastorius, baixista de jazz
* 1988 - Arminda Correia, cantora lírica portuguesa (n. 1903)
* 1998 - Florence Griffith-Joyner, campeão de atletismo (n. 1959)
* 2006 - Boz Burrell, músico inglês.

Feriados e eventos cíclicos:

* Dia internacional da Paz - Criado por Resolução do plenário da ONU
* Dia Mundial da Doença de Alzheimer

HOJE NA HISTÓRIA

Em 21 de Setembro de 1866 nascia H. G Wells - O gênio da Ficção Científica

Herbert George Wells, conhecido como H. G. Wells (Bromley, 21 de Setembro de 1866 — Londres, 13 de Agosto de 1946), foi um escritor britânico e membro da Sociedade Fabiana. Nascido num distrito (borough) da Grande Londres, na juventude foi, sem sucesso, aprendiz de negociante de panos - a sua experiência nesta ocupação veio mais tarde a ser usada como material para o romance Kipps. Em 1883 tornou-se professor na Midhurst Grammar School, até ganhar uma bolsa na Escola Normal de Ciências em Londres, para estudar biologia com T. H. Huxley. Nos seus primeiros romances, descritos, ao tempo, como "romances científicos", inventou uma série de temas que foram mais tarde aprofundados por outros escritores de ficção científica, e que entraram na cultura popular em trabalhos como A Máquina do Tempo, O Homem Invisível e A Guerra dos Mundos. Outros romances, de natureza não fantástica, foram bem recebidos, sendo exemplos a sátira à publicidade Edwardiana Tono-Bungay e Kipps.

Visionário, chegou a discutir em obras do início do século XX questões ainda atuais, como a ameaça de guerra nuclear, o advento de Estado Mundial e a Ética na manipulação de animais. Desde muito cedo na sua carreira, Wells sentiu que devia haver uma maneira melhor de organizar a sociedade, e escreveu alguns romances utópicos. Começavam em geral com o mundo a caminhar inexoravelmente em direcção de uma catástrofe, até que as pessoas se apercebiam da existência de uma maneira melhor para viver: ou através dos gases misteriosos de um cometa, que fariam com que as pessoas começassem subitamente a comportar-se racionalmente (Os Dias do Cometa), ou pela tomada do poder por um conselho mundial de cientistas, como em The Shape of Things to Come (1933), livro que o próprio Wells adaptou mais tarde para o filme de Alexander Korda Daqui a Cem Anos (1936). Aqui descrevia-se, com demasiada exactidão, a guerra que estava a chegar, com cidades a serem destruídas por bombardeamentos aéreos.

Ele analisa a dicotomia entre a natureza e a educação e questiona a humanidade em livros como A Ilha do Dr. Moreau. Nem todos os seus romances terminam em feliz Utopia, como mostra o distópico When the Sleeper Awakes. A Ilha do Dr. Moreau ainda é mais negra. O narrador, após ficar encurralado numa ilha cheia de animais vivissectados (sem sucesso) até se transformarem em seres humanos, acaba por regressar a Inglaterra e, tal como Gulliver no regresso do país dos Houyhnhms, vê-se incapaz de afastar a percepção dos membros da sua própria espécie como bestas só ligeiramente civilizadas, regressando a pouco e pouco à sua natureza animal.

Wells chamava às suas ideias políticas "socialistas", e com o seu gosto por utopias, olhou inicialmente com bastante simpatia para as tentativas de Lenine de reconstruir a destroçada economia russa, como mostra o seu relato de uma visita ao país (Russia in the Shadows 1920). No entanto, desiludiu-se com a crescente rigidez doutrinária dos Bolcheviques e, após um encontro com Estaline, convenceu-se de que a revolução correra terrivelmente mal. Nisto foi provavelmente mais clarividente do que muitos dos intelectuais do seu tempo. À medida que envelhecia, Wells foi-se tornando cada vez mais pessimista acerca do futuro da humanidade, como é sugerido pelo título do seu último livro, Mind at the End of its Tether. Os seus últimos livros tendiam a pregar mais do que a contar uma história, e não tinham a energia e inventiva dos trabalhos iniciais.

Uma listagem parcial dos seus romances:

A Máquina do Tempo (The Time Machine), 1895
A Ilha do Dr. Moreau (The Island of Dr. Moreau), 1896
O Homem Invisível (The Invisible Man), 1897
A Guerra dos Mundos (The War of the Worlds), 1898
Love and Mr. Lewisham, 1900
O Alimento dos Deuses (The Food of the Gods), 1904
Kipps, 1905
A Modern Utopia, 1905
Os Dias do Cometa (In The Days of the Comet), 1906
Ann Veronica, 1909
Tono-Bungay, 1909
The History of Mr. Polly, 1910
The New Machiavelli, 1911
Marriage, 1912
The World Set Free, 1914
Men Like Gods, 1923
The World of William Clissold, 1926
Mr Blettsworthy on Rampole Island, 1928
The Shape of Things to Come, 1933

A sua autobiografia foi publicada em 1934, com o título An Experiment in Autobiography.

Também é autor de uma extraordinária obra de não-ficção, intitulada "The outline of History: Being a Plain History of Life and Mankind", em dois volumes, 1920, que no Brasil teve várias edições na década de 1950, sob o título de História Universal. A sua correspondência com George Bernard Shaw também foi publicada.

Fontes: Climatempo, 10emTudo, Wilkipedia, Edições Paulinas

Pensamentos do Dia - 21 de Setembro de 2009



DOS MILAGRES
O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo...
Nem mudar água pura em vinho tinto...
Milagre é acreditarem nisso tudo!

Mário Quintana

É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver

Martin Luther King

Se na hora de uma necessidade os amigos são poucos? Ao contrário! Basta fazer uma amizade com alguém para que, logo que este se encontre numa dificuldade, pedir dinheiro emprestado..

Arthur Schopenhauer

( NE - Schopenhauer disse de forma semelhante, o que eu falei há poucos dias aqui no Blog do Crato sobre certas amizades )

A liberdade é o oxigênio da alma

Woody Allen

Foto Ilustrativa: Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30