Bom Dia, Boa terça-feira para todos os leitores do Blog do Crato!
Hoje, 15 de Setembro de 2009. Dia que promete ser um dos mais quentes até agora, na região centro-sul e Cariri, segundo a previsão do tempo, conforme veremos a seguir. E logo mais, a cobertura fotográfica completa da reunião dos prefeitos acontecida ontem em Crato, no Teatro Municipal Salviano Sarariva, recepcionada pelo Prefeito Samuel Araripe, que tratou de inúmeros temas importantes.
Previsão do TempoA previsão do tempo, é de dia de sol com algumas núvens. Não chove. Ou seja, a mesma de quase todos os dias. Eis o gráfico do site Climatempo:
ALMANAQUE15 de setembro. Dia de Santo Antonio (Anton) Maria Schwartz.

Anton, para nós Antonio, nasceu na humilde e cristã família Schwartz, no dia 28 de fevereiro de 1852, em Baden, Áustria, quarto de treze filhos. Seu pai era um simples operário, sem profissão definida, enquanto sua mãe cuidava da casa e dos filhos, que estudavam na escola paroquial daquela cidade. Aos quinze anos, ficou órfão de pai, vivendo uma grave crise pessoal, que durou dois anos. Em 1869, recuperado, foi estudar na escola popular gratuita dos padres piaristas. Lá, conheceu a obra do fundador, são José Calazans, tornando-se um seu devoto extremado. Mas três anos depois as atividades das escolas pias e da própria Ordem foram suspensas na Áustria. Para completar sua formação, ingressou no seminário diocesano, pois queria seguir a vida religiosa. Nessa época, passou por duas graves enfermidades, ambas curadas, segundo ele, por intercessão de Nossa Senhora.
Em 1875, ordenou-se sacerdote e assumiu o segundo nome. Padre Antônio Maria Schwartz foi capelão por quatro anos, depois viajou para Viena, para promover assistência espiritual aos doentes nos hospitais das Irmãs da Misericórdia de Schshaus. Além disso, começou a orientar, na religião, os operários e os jovens aprendizes em formação profissional. Tomando como base suas raízes humildes, percebeu as necessidades desses operários. Para proporcionar-lhes apoio e orientação, fundou a "União dos Aprendizes Católicos sob a Proteção de São José Calasanz", empreendendo uma intensa atividade pastoral. Sem, contudo, abandonar a assistência que prestava aos doentes nos hospitais.
Após quatro anos, pediu ao cardeal de Viena que apoiasse essa Obra, mas o cardeal mostrou que não tinha recursos para financiá-la. Por isso padre Antônio Maria adoeceu literalmente, tanto que precisou dos cuidados das irmãs da Misericórdia. Dois anos. Esse foi o tempo necessário para o cardeal dar seu apoio e sua ajuda, permitindo que ele ficasse apenas com o apostolado junto aos operários e aprendizes. Padre Antônio Maria recuperou o entusiasmo e, com total dedicação, em 1888, fundou o "Artesanato cristão", um jornal para os artesãos e operários, que escreveu, durante um longo tempo, sozinho. Também buscou e conseguiu os meios para construir a primeira "igreja para os operários de Viena", um templo humilde e escondido pelas casas populares. Foi nessa igreja que, para melhor assisti-los, fundou a "Congregação dos Pios Operários", adotando as Regras de são José de Calasanz, ainda hoje florescente. Ele vivificou sua Obra com valentia cristã durante quarenta anos. O "Apóstolo Operário de Viena", que dividia opiniões, permaneceu sempre fiel a si mesmo e à Igreja de Cristo. Seus passos foram corajosos e chegou ao Parlamento, para conseguir lugares de formação profissional para os jovens e para o justo repouso dominical dos operários.
Morreu em 15 de setembro de 1929, em Viena, Áustria. O papa João Paulo II proclamou-o bem-aventurado Antônio Maria Schwartz em 1998, designando a data da morte para a homenagem litúrgica.
Eventos históricos:* 1821 - A Guatemala, a Costa Rica, a Nicarágua, o El Salvador e as Honduras declaram a independência da Espanha.
* 1862 - Forças confederadas de Jackson uniram-se com as de Lee na Guerra Civil Americana.
* 1903 - Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube de futebol brasileiro.
* 1928 - O cientista Alexander Fleming anuncia a descoberta da penicilina* 1944 - Força Expedicionária Brasileira, sob o comando do Marechal Mascarenhas de Morais, parte para a guerra na Itália.
* 1965 - Lei 4.771 institui o Novo Código Florestal Brasileiro.
* 1971 - Greenpeace , uma ONG, é fundada. Nasce a TV Record Rio Preto, que em 2009 completa 38 anos.
* 1975 - Os Pink Floyd lançam um de seus maiores sucessos: Wish you were here
* 1976 - URSS lança nave Soyuz 22
* 1978 - Muhammad Ali conquista novo recorde de quarto título mundial de pesos-pesados.
* 1982 - Massacre de Sabra e Shatila no Líbano.
* 1984 - A legendária equipe de futebol estadunidense New York Cosmos realiza a sua última partida oficial.
* 2008 - O banco norte-americano Lehman Brothers declarou falência, o que foi considerado o ápice da crise financeira de 2008-2009.
Nascimentos:* 1765 - Bocage, poeta português (m. 1805).
* 1793 - Marquês de Sapucaí (m. 1875).
* 1830 - Porfirio Díaz, presidente do México (m. 1915).
* 1856 - José Júlio Sousa Pinto, pintor português (m. 1939).
* 1857 - William Howard Taft, presidente americano (m. 1930).
* 1890 - Agatha Christie, escritora britânica (m. 1976).
* 1894 - Jean Renoir, cineasta francês (m. 1979).
* 1932 - Antônio Abujamra, ator, apresentador e diretor teatral brasileiro.
* 1933 - Quarentinha, ex-futebolista brasileiro (m. 1996).
* 1937 - Fernando de la Rúa, político argentino.
* 1938 - Lya Luft, escritora brasileira.
* 1945 - Carmen Maura, atriz espanhola.
* 1946
o Oliver Stone, diretor cinematográfico e roteirista estadunidense.
o Tommy Lee Jones, ator estadunidense.
* 1950 - Al Bernstein, escritor e comentarista esportivo americano.
* 1951 - Federico Jiménez Losantos, jornalista espanhol.
* 1951 - Johan Neeskens, ex-jogador de futebol holandês.
* 1964 - Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia.
* 1966
o Fernanda Torres, atriz brasileira.
o Dejan Savićević, ex-futebolista montenegrino.
o Rose Nascimento, cantora brasileira.
* 1967 - Pandeli Majko, político albanês.
* 1968 - Angelita Feijó, atriz, socialite e ex-modelo brasileira.
* 1969 - Márcio Santos, ex-futebolista brasileiro.
* 1972 - Letizia Ortiz, princesa da Espanha.
* 1974 - Murat Yakın, ex-futebolista suíço.
* 1975 - Danilo Aceval, futebolista paraguaio.
* 1976 - Florian Myrtaj, futebolista albanês.
* 1978
o Eiður Guðjohnsen, futebolista islandês.
o Kew Jaliens, futebolista holandês.
o Marko Pantelić, futebolista sérvio.
* 1979
o Carlos Ruíz, futebolista guatemalteco.
o Amy Davidson, atriz norte-americana.
* 1982 - Per Nilsson, futebolista sueco.
* 1983 - Tomáš Sivok, futebolista tcheco.
* 1984
o Príncipe Harry, príncipe de Gales.
o Maxi Biancucchi, futebolista argentino.
* 1985 - Kayden Kross, atriz pornográfica norte-americana.
* 1987 - Aly Cissokho, futebolista francês.
* 1988 - Chelsea Staub, atriz estadunidense.
* 1989 - Steliana Nistor, ginasta romena.
Falecimentos:* 1830 - Joaquim Xavier Curado, marechal, governador, barão e conde de São João das Duas Barras (n. 1746)
* 1945 - Anton Webern, compositor dodecafônico austríaco (n. 1883)* 1995 - Lírio Mário da Costa, o humorista Costinha (n. 1923).
* 2001 - Frederick de Cordova, cineasta e produtor de TV estadunidense (n. 1910).
* 2004 - Johnny Ramone, guitarrista do The Ramones.
* 2006 - Rodney Gomes, dublador brasileiro (n. 1936).
* 2007 - Colin McRae, piloto escocês de Rally (n. 1968).
* 2008 - Richard Wright, tecladista do Pink Floyd
* 2009 - Patrick Swayze, ator e norte-americano (nasc. 1953).
Feriados e eventos cíclicos:* Dia do Cliente
* Aniversário de fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
* Início do Yom Kippur
* Dia de Nossa Senhora das Dores
* Dia de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Magé
* Dia do Musicoterapeuta
* Dia do Idoso Japonês
* Feriado municipal em Setúbal
* Emancipação de Casimiro de Abreu
* Aniversário da cidade de Limeira
* Aniversário da cidade de Avaré
* Legalização da Rede Ex Aequo
* Mitologia chinesa: Aniversário da Lua, instituído pelo imperador Ming Wong
* Aniversário da cidade de Ponta Grossa
* Fundação da cidade de Jaguariaíva
HOJE NA HISTÓRIAEm 1928, Fleming descobria a Penicilina
Sir Alexander Fleming (East Ayrshire, 6 de agosto de 1881 — Londres, 11 de março de 1955) foi o descobridor da proteína antimicrobiana chamada lisozima e do antibiótico penicilina obtido a partir do fungo Penicillium notatum. Fleming nasceu em Lochfield, no sudoeste da Escócia, e estuda medicina na Universidade de Londres. Concluiu o curso em 1906 e começa a pesquisar, em seguida, substâncias com potencial bactericida que não sejam tóxicas ao organismo humano. Trabalhou como médico microbiologista no Hospital St. Mary de Londres até o começo da Primeira Guerra Mundial. Durante a guerra foi médico militar nas frentes de batalha da França e ficou impressionado pela grande mortalidade nos hospitais de campanha causada pelas feridas de arma de fogo que resultavam em gangrena gasosa. Finalizada a guerra, regressou ao Hospital St. Mary onde buscou intensamente um novo anti-séptico que evitasse a dura agonia provocada pelas infecções durante a guerra.
Os dois descobrimentos de Fleming ocorreram nos anos 20 e ainda que tenham sido acidentais demonstram a grande capacidade de observação e intuição deste médico britânico. O descobrimento da lisozima ocorreu depois que o muco de seu nariz, procedente de um espirro, caísse sobre uma placa de cultura onde cresciam colônias bacterianas. Alguns dias mais tarde notou que as bactérias haviam sido destruídas no local onde se havia depositado o fluido nasal. Ele chegou à descoberta da penicilina e de suas propriedades antibióticas em 1928, ao observar uma cultura de bactérias do tipo estafilococo e o desenvolvimento do mofo a seu redor, onde as bactérias circulam livres. Aprofunda a pesquisa e constata que uma cultura líquida de mofo do gênero Penicillium evita o crescimento dos estafilococos. Publica os resultados desses estudos em 1929, mas não obtém reconhecimento nem recursos financeiros para aperfeiçoar o produto durante os anos seguintes. Só consegue transformar a penicilina em medicamento antibiótico uma década depois da publicação de suas pesquisas, com o apoio dos cientistas norte-americanos Howard Walter Florey e Ernest Boris Chain. A produção industrial começa nos Estados Unidos (EUA) no início da II Guerra Mundial. Fleming, Florey e Chain recebem juntos o Prêmio Nobel de Fisiologia Medicina de 1945.e

O laboratório de Fleming estava habitualmente bagunçado, o que resultou em uma grande vantagem para sua segunda importante descoberta. Em Setembro de 1928, Fleming estava realizando vários experimentos em seu laboratório e ao inspecionar suas culturas antigas antes de destruí-las notou que a colônia de um fungo havia crescido espontaneamente, como um contaminante, numa das placas de Petri semeadas com Staphylococcus aureus. Fleming observou outras placas e comprovou que as colônias bacterianas que se encontravam ao redor do fungo (mais tarde identificado como Penicillium notatum) eram transparentes devido a uma lise bacteriana. A lise significava a morte das bactérias, e no caso, das bactérias patogênicas (Staphylococcus aureus) crescidas na placa. Ainda que tenha reconhecido imediatamente a importância deste seu achado, seus colegas subestimaram-no. Fleming comunicou sua descoberta sobre a penicilina no British Journal of Experimental Pathology em 1929.
Fleming num selo das Ilhas Faroe
Fleming trabalhou com o fungo durante algum tempo, mas a obtenção e purificação da penicilina a partir dos cultivos de Penicillium notatum resultaram difíceis e mais apropriadas para os químicos. Mas a comunidade científica da época achava que a penicilina só seria útil para tratar infecções banais e por isto não lhe deu atenção. No entanto, o antibiótico despertou o interesse dos investigadores estado-unidenses, que durante a Segunda Guerra Mundial tentavam imitar a medicina militar alemã que possuía as sulfamidas. Os químicos Ernst Boris Chain e Howard Walter Florey descobriram um método de purificação da penicilina que permitiu sua síntese e distribuição comercial para o resto da população. Fleming não patenteou sua descoberta, pois achava que assim seria mais fácil a difusão de um produto necessário para o tratamento das numerosas infecções que castigavam a população.

Por seus descobrimentos, Fleming compartilhou o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1945 junto a Ernst Boris Chain e Howard Walter Florey. Fleming foi membro do Chelsea Arts Club, um clube privado para artistas fundado em 1891 por sugestão do pintor James McNeil Whistler. Conta-se como anedota que Fleming foi admitido no clube depois de realizar "pinturas com germes" e que estas pinturas consistiam em pincelar o lenço com bactérias pigmentadas, as quais eram invisíveis no início, mas que surgiam com intensas cores uma vez incubadas e crescidas. As espécies bacterianas que utilizava eram:
* Serratia marcescens – cor vermelha
* Chromobacterium violaceum – cor púrpura
* Micrococcus luteus – cor amarela
* Micrococcus varians - branca
* Micrococcus roseus – cor rosa
* Bacillus sp. – alaranjada
Alexander Fleming morreu em 1955 de um ataque cardíaco. Foi enterrado como herói nacional na cripta da Catedral de São Paulo em Londres. Seu descobrimento da penicilina significou uma mudança drástica para a medicina moderna, iniciando a chamada "Era dos antibióticos".
FábulaA história popular que conta que o pai de Winston Churchill pagou a educação de Fleming depois que o pai deste salvou Winston da morte é falsa. De acordo com a biografia "Penicillin Man: Alexander Fleming and the Antibiotic Revolution", de Kevin Brown, Alexander Fleming disse que se tratava de uma “maravilhosa fábula”. Também não foi ele que salvou Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial. Churchill foi salvo pelo Lord Moran, usando sulfonamidas, já que Fleming ainda não possuía experiência com a penicilina quando Churcill adoeceu em Cartago, Tunísia, em 1943. Os jornais Daily Telegraph e The Morning Post de 21 de dezembro de 1943 disseram que ele havia sido salvo pela penicilina. É provável que, como a sulfonamida era uma descoberta alemã e Inglaterra estava em guerra com a Alemanha, o orgulho patriótico pelas milagrosas curas com a penicilina tenha feito com que os erros dos jornais ocorressem.