xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/09/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 setembro 2009

Parabéns, Carlos Eduardo Esmeraldo e Magali ! - Um Corpo, Uma Alma

carlos eduardo e magali

A data até que poderia ter passado em branco, se não fosse a lembrança do nosso amigo João Marni, já que esse casal maravilhoso formado por Carlos Eduardo Esmeraldo e a Magali além de ótimos amigos, são também, muito discretos. E que bom e belo é ver um casal assim tão unido. Quando a gente olha em qualquer foto dos dois juntos, vê-se logo que formam um só corpo. E é assim mesmo que todo casal feliz tem que ser: um só corpo, uma só alma. Assim é que no aniversário de um, é aniversário do outro também, pode-se dizer.

Parabéns ao Carlos Eduardo Esmeraldo ( e por tabela, A Magali ), por esta data, e que se repita por infindável tempo. Toda a felicidade, amor e saúde é o que desejamos de todo coração.

Dihelson Mendonça
( Em nome de todos os colegas que fazem parte do Blog do Crato )

Nessa Notícia vvvvoccê vvai sse amarrar ! - Deputado gaúcho quer desconto de 50% para gagos usarem o celular


Falar ao telefone poderá ficar mais barato, pelo menos para cerca de 200 mil pessoas no Rio Grande do Sul. A iniciativa partiu do deputado estadual Cassiá Carpes (PTB), que propõe um desconto de 50% para pessoas que sofrem com gagueira. Ficou constatado que é um problema hereditário, disse o deputado à Rádio Assembleia, da Assembleia Legislativa do RS. De acordo com ele, cerca de 700 mil pessoas sofrem com o problema em todo o país. Se aprovada, a proposta alcançará apenas usuários de telefonia móvel do Estado. Para ter o desconto, a pessoa deverá apresentar atestado médico comprovando a sua condição.

Nós vimos outdoors onde dizem que a pessoa fala 30 minutos e paga apenas um (minuto). O gago é invertido, ao fazer uma comparação. Ele pode muitas vezes falar um e pagar 30”, compara. A Associação Brasileira de Gagueira tem, em sua página na internet, dicas para quem tem o problema e fala ao telefone. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Fluência, 5% da população brasileira (9 milhões) apresenta problemas temporários de gagueira, sendo que quase 2 milhões são considerados crônicos.

Fonte: Minha Notícia

Amanhã Pode ser Tarde - Texto enviado por Mônica Araripe


Amanhã pode ser muito tarde
Para você dizer que ama,
Para você dizer que perdoa,
Para você dizer que desculpa,
Para você dizer que quer tentar de novo...

Amanhã pode ser muito tarde
Para você pedir perdão,
Para você dizer: Desculpe-me, o erro foi meu!...

O seu amor, amanhã, pode já ser inútil;
O seu perdão, amanhã, pode já não ser preciso;
A sua volta, amanhã, pode já não ser esperada;
A sua carta, amanhã, pode já não ser lida;
O seu carinho, amanhã, pode já não ser mais necessário;
O seu abraço, amanhã, pode já não encontrar outros braços...

Porque amanhã pode ser muito ...muito tarde!
Não deixe para amanhã para dizer:
Eu amo você!
Estou com saudades de você!
Perdoe-me! Desculpe-me!
Esta flor é para você!
Você está tão bem!...

Não deixe para amanhã
O seu sorriso, O seu abraço,
O seu carinho, O seu trabalho,
O seu sonho, A sua ajuda...

Não deixe para amanhã para perguntar:
Por que você está triste?
O que há com você?
Ei!...Venha cá, vamos conversar...
Cadê o seu sorriso? Ainda tenho chance?...
Já percebeu que eu existo?
Por que não começamos de novo?
Estou com você. Sabe que pode contar comigo?
Cadê os seus sonhos?
Onde está a sua garra?...

Lembre-se: Amanhã pode ser tarde...muito tarde!
Procure. Vá atrás! Insista!
Tente mais uma vez!
Só hoje é definitivo!
Amanhã pode ser tarde...

Amanhã Pode ser Tarde Fonte: Mensagens e Poemas

Texto enviado por Mônica Araripe

UM HOMEM QUE DIGNIFICA SUA TRAJETÓRIA - HOMENAGEM a Dr. Haroldo Máximo


Tenho um enorme afeto e saudade por meus colegas de ginasial. Em artigo recente enumerei-os todos e até iniciei no Cariricaturas uma série jocosa contando as nossas peripécias que sempre culminavam em castigo e reprimendas de Monsenhor Montenegro ou do Prof. José do Vale. Dos colegas que tenho noticias, todos estão bem. Profissionalmente realizados no campo que escolheram, constituíram famílias, tiveram filhos, e hoje sessentões ou próximos a isso contemplam com saudades e muita alegria os fatos vividos.

Tenho especial apreço e amizade que perdura até os dias de hoje por um grupo significativo dos colegas, laços mais estreitos dado a proximidade de rua em que morávamos, afinidades ou a invisível teia de interesses comuns. A tribo se aglutina se reconhece. Hoje desejo homenagear um grande amigo e colega. Trata-se do Dr. Harodo Correia de Oliveira. Harodo sempre foi o tipo de amigo no qual se podia confiar. Trazia sempre um sorriso aberto (continua assim), muito estudioso, com a marca da determinação para vencer. Superar as dificuldades. E assim construiu sua vida profissional no Direito. Foi conquistando todos os postos com tenacidade, competência e por méritos próprios. Estas características humanas e acadêmicas proporcionaram-lhe ampliar o círculo de admiradores na sua área e o merecido reconhecimento dos seus pares construído pela competência e dignidade nos cargos que ocupou.

Coroando esta carreira brilhante foi diplomado em junho p.p. DESEMBARGADOR DO ESTADO DO CEARÁ. Mais um cratense que dignificando sua própria trajetória e a si mesmo, eleva alto o nome de nossa terra. Querido amigo, nós, seus colegas de Ginasial do Colégio Diocesano e do Madrigal Intercolegial do Crato prestamos-lhe esta homenagem especial. Estamos orgulhosos de você Harodo Maximo! Você venceu!

Por: Nilo Sérgio

Não toleramos Anonimato. Chicos e Johns...


D
esde o princípio, o Blog do Crato se caracterizou por uma personalidade franca, objetiva, em que as pessoas que aqui participam, respeitam os colegas. Se aqui expomos nosso pensamento, mostramos a cara à tapa, exigimos isso dos participantes também. Portanto, e até cumprindo o que reza a constituição Brasileira, é vedado o anonimato. Anônimos são covardes que atiram pedras no telhado dos outros e se escondem para não serem localizados. Evidentemente que isso não é uma prática correta, e as pessoas que assim tentam fazer, não merecem qualquer consideração da nossa parte, e seus comentários são sumariamente excluídos logo na entrada. Nem chegam a ser lidos nem pelo moderador do Blog. Portanto, quem se utilizar de anonimato, está fora de qualquer postagem. Nem adianta usar nomes falsos como "Chico", Zé", "John", "Dedé Cariri" ou qualquer outra besteira parecida, que eu nem chego a ler o comentário. Vai direto para o lugar certo: A lixeira. E só lembrando aos incautos que certos nomes usados pelos anônimos, tem tudo a ver com eles. Por exemplo, quem de vocês sabe que o nome "John" também pode ser sinônimo de "vaso sanitário" em inglês ? Ou que o nome "Chico" também quer dizer pinico ? Pois é, curiosidades que nem o anonimato consegue administrar...



Acima: "Chico"



Acima: "John" em Inglês...

Paulo Bento ministra curso para detentos do Crato

Detentos da Cadeia Pública do Crato participam de curso pintura em tela com o artista plástico, Paulo Bento. A intensão é propiciar condições aprendizagem técnica e de reflexão sobre o processo artístico. Paulo Bento tem uma trajetória artística que inicia no final da década de 70 do século passado, quando criança iniciou as suas primeiras pinturas. Bento é artista visual, professor de artes e educador social, tendo participado de cursos no Centro Terapêutico Charles Bartles , centro de referência em recuperação de dependentes químicos, conseguindo a titulação de Conselheiro de Independência Química. Atualmente o artista é acadêmico do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri -URCA e professor de artes da Escola Estado da Paraíba. Bento já realizou diversas exposições no Crato, tendo exposto na URCA, no SESC, Centro Cultural do Araripe e Museu de Arte Vicente Leite. Os trabalhos do artista cratense encontra-se fora do país, tendo obras suas espalhadas em Portugal, Suércia Argentina e Estados Unidos.

Um dos fatores que notabilizou o artista foi retratar a cidade do Crato do período antigo, outro fator que marca o trabalho deste artista são os seus imensos murais. Para Paulo Bento, esse curso na cadeia criar a possibilidade de ressocialização dos encacerrrados. Ele enfatiza que a arte ajudar a enxergar a vida de outra forma. O curso faz parte do projeto “Cadeia é Lugar de Cidadania” desenvolvido pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, subsecção Crato em parceria, com a Pró-Reitoria de Extensão da URCA, Projeto Nova Vida, Juiz da Vara de Execuções Penais/ Comarca de Crato, Coletivo Camaradas e 18ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação – CREDE


Alexandre Lucas

Histórias e Estórias do Crato de Antigamente - Por Ivens Roberto de Araújo Mourão

O BATALHÃO

Padre Gomes

Padre Gomes de Araújo, professor de História, foi um dos principais historiadores do Crato. Ele e o Dr. Irineu Pinheiro são os autênticos “Capistrano de Abreu” da cidade. Gostava muito de uma polêmica, principalmente quando o assunto versava sobre o Padre Cícero. Considerava o milagre da hóstia uma grande farsa. Sobre a batina usava uma capa que estava sempre esvoaçante, tendo nas mãos uma inseparável pasta preta. Nela, diziam ter um revolver. Um dia a minha mãe indagou se era verdade. Ele, rindo, abriu a pasta e mostrou para ela, que viu não ter revolver coisa nenhuma! Pela manhã, quando passava pela Praça Siqueira Campos rumo ao colégio, gostava de um dedo de prosa com o Júlio Saraiva. Era um dos poucos padres que falava com o Júlio, famoso por ser um pesquisador da vida privada dos padres e divulgar as suas fraquezas. E o Padre Gomes:
- “Como vai Júlio, já se converteu?”
- “Não, padre, vou esperar pela outra vida, que dizem que existe, para eu me converter! Eu vou lá me converter, padre! Lá vem você, agora, querer me converter!”
E o Padre Gomes achava graça! E o Júlio continuava:
- “Na certa o senhor já celebrou uma missa e invocou, com essas mãos pecaminosas, a presença de Cristo na hóstia. O senhor acredita, padre?”
E o Padre Gomes, sabendo que não ia nunca mudar a opinião do Júlio e nem querendo polemizar:
- “Não, também não”.
O Padre, mudando de assunto:
- “Mas Júlio, eu soube que você é contra a vinda do Batalhão de Engenharia de Crateús para Barbalha. Prefere que ele vá para Picos/PI. Logo você, homem, que é um defensor do Cariri! Já pensou no progresso que vai ter a região?”
- “Mas Padre, tem um problema. Serão, no mínimo, uns 400 homens solteiros aqui! É homem demais! Onde é que esses homens vão trepar?...”

A CONVERSÃO

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, tendo ao lado o Padre que a acompanhava.

O Crato estava se preparando para receber a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Cada rua fazia uma decoração especial. Lembro-me que, no quarteirão da Rua Nelson Alencar, onde eu e o Luís morávamos, tinha um enorme terço, idéia do meu irmão Raimundo, localizado quase em frente à casa do Luís. Ou seja, toda a cidade estava numa grande expectativa. Era o comentário em todas as rodas.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima percorrendo as ruas da cidade. Observamos a rua toda engalanada. O meu tio-avô Hermógenes Martins aparece à direita, de terno.

Padre Gomes, num dos seus habituais encontros com o Júlio Saraiva, para provocá-lo, comentou:
- “Olha, meu amigo, aproveite a vinda da Santa e se converta! Salve a sua alma, homem!”
- “O conselho veio tarde, Padre! Pois se algum dia eu tive alma faz tempo que a caguei!”

O POETA

Júlio Saraiva era muito inquieto. Sentava-se no banco da Praça, discutia, expunha as suas idéias. De repente levantava-se e começava a coçar um ombro, sempre com a mão trocada e passando sobre a cabeça. Um dia, resolveu fazer algo diferente. Foi até à beirada da calçada. Olhou para cima e sapecou:
- “Pronto, agora virei poeta! Lá vai”:
“Lá vem a lua saindo
Redonda como um solidéu
Não é lua não é nada
É o olho do cu do céu!”

MIRINDIBA

O Júlio Saraiva era também uma espécie de Burle Marx da cidade. Era ele quem projetava os jardins públicos e orientava a sua implantação. Sempre utilizava as árvores da região, para possibilitar sombreamentos. Mas nunca chegou a utilizar uma conhecida por “mirindiba”, bastante apreciada como alimentação dos veados (o animal mesmo). Dentre as árvores da Siqueira Campos tinha umas palmeiras imperiais que já estavam necessitando de substituição.
Por ser um espaço muito democrático, no qual se reuniam os mais distintos grupos de pessoas, também contava com representantes do que hoje chamaríamos “gays”. O local de suas reuniões era, justamente, embaixo das tais palmeiras.
Certo dia o Padre Gomes, passando por lá, na sua costumeira conversa com o Júlio Saraiva, sugeriu:
- “Júlio, por que você não substitui estas palmeiras que estão morrendo por “mirindiba”. Os veados da praça vão gostar!!!”

Em primeiro plano a Praça Siqueira Campos e as palmeiras, sob as quais se reuniam os “gays”. Ao fundo o Grande Hotel e, no térreo, a Sorveteria Glória.

RUI BARBOSA

Numa das edições da Revista cratense “A Província” o Júlio Saraiva foi homenageado com um belíssimo artigo de Zilberto Fernandes Teles. Além de traçar um real perfil, contou fatos da verve afiada desta figura ímpar da “Câmara dos Comuns”. Embora se dizendo ateu, agia como um verdadeiro seguidor de Cristo. Sempre que algum pedinte aproximava-se dele, antecipava-se e, carinhosamente, dizia:
- “Não me peça, eu lhe dou...”
Mas era implacável com as pessoas que não costumavam usar da inteligência. Não contemporizava. Certa ocasião, em conversa com alguém que tinha um avô quase analfabeto, o assunto passou a ser sobre música. Júlio era admirador exaltado da música clássica. Este interlocutor disse, recebendo a imediata resposta do “Velho Bode”, como também era conhecido:
- “Para mim tanto faz ouvir um clássico como um baião do Luiz Gonzaga.”
- " Realmente, não faz diferença. É a mesma coisa de uma carta escrita por seu avô e outra por Rui Barbosa... "

O ZOOLÓGICO

Papai sempre foi um apaixonado por pássaros. Chegou até a fabricar gaiolas ou viveiros para eles. Eram tarefas executadas à noite, com a ajuda do “Compadre Zé” (José Pereira). E eu sempre acompanhando, querendo ajudar. Meu pai gracejava, dizendo:
- “Compadre Zé, este menino ‘a trabalha’ muito, não é?!”
Esta paixão por passarinhos perdurou por toda a sua longa vida. Nos seus últimos anos não podia mais cuidar, porém ficava ouvindo o seu canto, extasiado. Faleceu em casa, às 2h30 da madrugada. A sua velha sabiá não mais cantava. Porém, naquele momento, ouviu-se o seu mavioso canto.
Por algum tempo chegou a criar outros tipos de animais. Lembro-me de umas marrecas. Para tanto, foi feito um pequeno tanque que, em certas ocasiões, transformávamos em piscina. O certo é que as marrecas começaram a importunar, e mamãe deve ter aconselhado a doá-las para o pequeno zoológico, que tinha no centro da Praça da Sé, idealizado pelo Júlio Saraiva, por ocasião das festas do Centenário (1953). Lembro-me da grande atração que era um jacaré chocando uma quantidade enorme de ovos. Diante dos meus protestos em doar as “minhas” marrecas, papai dizia que eu podia ir visitá-las, lá na Praça. O certo é que, ainda hoje, qualquer marreca que vejo penso que são as “minhas”. Tornaram-se imortais...
Sob os protestos do Júlio, o Prefeito, para economizar a ração dos animais, acabou com o Zoológico.
Em frente à Praça Siqueira Campos, ao lado da Sorveteria Glória, tinha a casa “dos Leões”. Eram duas estatuetas de leões, que existiam no portal de entrada da residência. A casa foi demolida e o Júlio recolheu os “leões”. O prefeito, que acabou com o pequeno Zoológico, pediu ao Júlio as estatuetas para colocá-las em determinado projeto da Prefeitura. Recebeu a seguinte resposta:
- “Você não gosta de animais que comem, eu não lhe dou os animais que não comem”

Fonte: Do livro: "Só no Crato" de Ivens Roberto de Araújo Mourão - Direitos de publicação concedidos ao Blog do Crato pelo autor - Todos os direitos reservados.

Marina Silva participa de encontro na Assembleia de Deus

De olho nas eleições em 2010, a senadora pelo Acre Marina Silva esteve na tarde chuvosa desta segunda-feira, 19, na Assembleia de Deus do Brás, em São Paulo. A ex-ministra do Meio Ambiente participou de um culto de lideranças do Estado, no qual estiveram presentes mais de mil pastores. O presidente da Assembleia de Deus do Brás, pastor Samuel Ferreira, não escondeu a sua admiração pela senadora, que também é missionária. Marina pregou durante 1h45 e o foco principal do discurso foi a preocupação com o meio ambiente. Também estiveram no evento o pastor Dilmo dos Santos e a vereadora de Diadema e líder do PV Regina Gonçalves, entre outras autoridades. A senadora evitou comentar sua saída do PT, partido no qual ficou durante 30 anos, e também sobre sua pré-candidatura à Presidência da República. Perguntada sobre a importância da igreja na política, respondeu sabiamente: "A igreja é um espaço de levar a palavra e as opções políticas das pessoas. Obviamente que a abertura dos cristãos evangélicos para debater os interesses do país e da comunidade e ter um envolvimento com a política é algo muito saudável".
Fonte Minha Notícia

Curiosidades – Por: José Nilton Mariano Saraiva


V
ocê sabia que temos no Brasil “moedas” de R$ 2,00, R$ 3,00, R$ 4,00, R$ 5,00 e de R$ 20,00 ??? Que em termos quantitativos a “cédula” de Real que mais foi fabricada pela Casa da Moeda foi a de R$ 50,00 ??? Que circulam no mercado atualmente 3.862.658.875 cédulas do “Real” ??? Que o total do Meio Circulante Nacional hoje é de R$ 111.628.921.215,44 ??? Que o Banco Central nos fornece e atualiza essa posição diariamente ??? Que depois da crise financeira internacional nossas "reservas" fizeram foi aumentar ??? Que, enfim, as nossas reservas internacionais já ultrapassaram os 221 bilhões de dólares ??? Veja abaixo.

Meio Circulante Nacional

As cédulas e moedas metálicas (inclusive as comemorativas) do padrão monetário “Real”, que estão em poder do público e da rede bancária, constituem o meio circulante nacional, cuja composição é a seguinte ( posição: 14.09.09, às 22:32:31 hs ):

01) Cédulas em papel:
De R$ 1,00 (166.748.079) = R$ 166.748.079,00
De R$ 2,00 (651.728.638) = R$ 1.303.457.276,00
De R$ 5,00 (376.064.656) = R$ 1.880.323.280,00
De R$ 10,00 (608.246.478) = R$ 6.082.464.780,00
De R$ 20,00 (520.212.174) = R$ 10.404.243.480,00
De R$ 50,00 (1.308.674.713) = R$ 65.433.735.650,00
De R$ 100,00 (230.984.137) = R$ 23.098.413.700,00
Total (3.862.658.875) = R$ 108.369.386.245,00
02) Cédulas em polímero:
De R$ 10,00 (7.545.545) = R$ 75.455.450,00
Total (7.545;545) = R$ 75.455.450,00
03) Moeda - 1ª Família (Inox)
De 0,01 – 1.990.872.891 – R$ 19.908.728,91
De 0,05 – 1.319.574.152 – R$ 65.978.707,60
De 0,10 – 1.400.643.765 – R$ 140.064.376,50
De 0,25 – 425.910.408 – R$ 106.477.602,00
De 0,50 – .481.828.068 – R$ 240.914.034,00
De 1,00 – 35.431.222 – R$ 35.431.222,00
Total - 5.654.260.506 – R$ 608.774.671,01
04) Moeda – 2ª Família
De 0,01 – (1.199.819.138) – (R$ 11.998.191,38)
De 0,05 – (2.123.659.118) – (R$ 106.182.955,90)
De 0,10 – (2.468.224.764) – (R$ 246.822.476,40)
De 0,25 – (1.181.046.583) – (R$ 295.261.645,75)
De 0,50 – ( 969.507.086) – (R$ 484.753.543,00)
De 1,00 – (1.429.453.193) – (R$ 1.429.453.193,00)
Total - (9.371.709.882) – (R$ 2.574.472.005,43)
05) Moedas Comemorativas
De 20,00 – Airton Senna-Ouro – ( 5.000) - (R$ 100.000,00)
De 2,00 – Airton Senna-Prata – (10.000) - (R$ 20.000,00)
De 20,00 – Ari Barroso-Ouro – ( 735) - (R$ 14.700,00)
De 2,00 – Ari Barroso-Prata – (2.691) - (R$ 5.382,00)
De 3,00 – BC – 30 Anos – (5.000) - (R$ 15.000,00)
De 3,00 – Centenário B.Horizonte- (20.000) - (R$ 60.000,00)
De 2,00 – CMB-300 Anos - (7.000) - (R$ 14.000,00)
De 20,00 – Descobrimento-Ouro – (6.557) - (R$ 131.140,00)
De 5,00 – Descobrimento-Prata – (12.429) - R$ 62.145,00)
De 20,00 – Drummont-Ouro – (989) - (R$ 19.780,00)
De 2,00 – Drummont-Prata – (3.346) - (R$ 6.692,00)
De 5,00 – Família Real – (1.970) - (R$ 9.850,00)
De 20,00 – Fifa-Ouro – (4.060) - (R$ 81.200,00)
De 2,00 – Fifa-Prata – 12.166) - (R$ 24.332,00)
De 2,00 – Imigração Japão – (9.619) - (R$ 19.238,00)
De 20,00 – Juscelino-Ouro – (2.495) - (R$ 49.900,00)
De 2,00 – Juscelino-Prata – (6.783) - (R$ 13.566,00)
De 2,00 – Pan-Cuproniquel – (9.566) - (R$ 19.132,00)
De 5,00 – Pan-Prata – (3.592) - (R$ 17.960,00)
De 20,00 – Penta-Ouro – (1.659) - (R$ 33.180,00)
De 5,00 – Penta-Prata – (5.557) - (R$ 27.785,00)
De 2,00 – Portinari-Prata – (2.000) - (R$ 4.000,00)
De 20,00 – Tetra-Ouro – (2.000) - (R$ 40.000,00)
De 4,00 – Tetra-Prata – (9.000) - (R$ 36.000,00)
De 2,00 – 14 Bis-Prata – (3.931) - (R$ 7.862,00)
Total – (148.145) -(R$ 832.844,00)

Total do Meio Circulante Nacional: R$ 111.628.921.215,44

Reservas Internacionais: Posição em 11 de setembro de 2009: US$ 221 bilhões.

Fonte: Banco Central – Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Roda de Conversa sobre Arte no Sebo Cariri


Roda de Conversa sobre Arte

Dia 17 de setembro, às 19h

Local Sebo Cariri , Rua José Carvalho , 403- centro ( esquina com beco Padre Lauro)


Enviado por Alexandre Lucas

Romaria de N.S. das Dores do meu Padim Ciço...O Profanismo, a Fé e Belo:Wilson Bernardo.


Juazeiro
do Norte é na verdade, um grande POEMA VISUAL e Religioso, em que em seus caminhos, o profanismo das bugigangas comerciais, dormem e amanhecem entre a FÉ e belo em que a alma dissemina o corpo e suas serventias. O belo, o profano e a fé nos elevam em plenitude dogmatizadas nas razões do homem tanto bicho como cordeiro das promessas. Andei hoje pelo Juazeiro e me senti rejuvenescido de sabedorias humanas diversificadas em Messianismos.

O CLONE na Multiplicação dos Lucros.

A Manta Sagrada Substancia de Fé e Obediências.

Os enfeites de um ritual sacramentado.

A esmola que se pede a quem pede esmola:Uma cooperativa de competição.

A Liturgia da graça, nos poderes em que as MÃOS lavam almas pedintes.

No deserto das almas a Santa Cruz das Missões de Exploração do Novo Mundo.

A bênção nos confinamentos do corpo a graça que se alcança.

Em fim em meio a tanta liturgia comercial o profanismo e a busca
do belo,mesmo no envelhecimento das Esmolas.


WILSON BERNARDO (Texto & Fotografia)

Remédio contra diabetes ajuda a combater câncer de mama em ratos


M
etformina já mostrou ser capaz de reduzir risco de alguns tumores. Estudo de Harvard foi publicado na revista 'Cancer Research'. Fortalecer a quimioterapia com metformina, uma droga comum contra diabetes, ajudou a reduzir tumores de mama mais rapidamente em ratos e a mantê-los saudáveis por mais tempo, aumentando a esperança por uma forma mais efetiva de tratamento de câncer, divulgaram pesquisadores norte-americanos nesta segunda-feira (14). Eles disseram que a metformina parece ter alvejado células-tronco do câncer de mama - um tipo de célula-tronco que resiste ao tratamento convencional e pode ser a fonte de vários tumores que recuperam terreno após o tratamento.

"Agora nós temos um tipo diferente de remédio contra o câncer que pode ter sinergia com a quimioterapia"

"O que é empolgante aqui é que agora nós temos um tipo diferente de remédio contra o câncer que pode ter sinergia com a quimioterapia", disse Kevin Struhl, da Escola Médica de Harvard, e cujo estudo aparece na revista "Cancer Research".

Muitas equipes têm procurado formas de destruir as células-mãe com a esperança de tornar mais fácil a cura do câncer. No mês passado, uma equipe do Broad Institute, de Harvard, e do Massachussets Institute of Technology (MIT) divulgou que uma substância chamada salinomicina pode matar células-tronco do câncer de mama. O que é diferente em seu estudo, diz Struhl, é que a metformina é amplamente usada como medicamento, e tem um longo e seguro histórico entre os registros médicos. "Há dezenas de milhões de pessoas que tomam esse medicamento", disse. "Ainda que nossos estudos estejam limitados a camundongos e células, a metformina tem um histórico de efeitos anticâncer", acrescentou. A metformina já mostrou ser capaz de reduzir o risco de alguns tumores, incluindo o câncer de pâncreas e de mama, em estudos amplos de pessoas com diabetes.

Fonte: G1

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES SE ENCERRA HOJE

"Quilômetros de veículos começam a se reunir na Avenida Leão Sampaio, que dá acesso ao Centro do município, ainda no início da tarde de ontem. A tradicional procissão dos carros se repete, em louvor à Mãe das Dores.A romaria será encerrada hoje, com a despedida dos romeiros, ao meio-dia, na Basílica de Nossa Senhora das Dores, e, a partir das 16 horas, começa a concentração de fiéis para a grande procissão. A festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte, reúne, desde a abertura, no último dia 30, cerca de 400 mil romeiros."
Fonte: Ceará é Notícia

GUIMARÃES APÓIA GOVERNO DE MANOEL SANTANA

O deputado federal José Guimarães (PT) tem sido um dos mais fortes apoiados da gestão do prefeito Manoel Santana (PT), em Juazeiro do Norte. Com trânsito livre em Brasília, com boas relações no Governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, Guimarães tem aberto portas. Assim, vem conseguindo recursos para obras importantes na terra de Padre Cícero. Uma delas é o projeto de macrodrenagem de diversos bairros da cidade, orçado em 30 milhões de reais. Com uma parcela já liberada a obra beneficiará milhares de juazeirenses. Na foto, Guimarães, ocm o prefeito Manoel Santana eo presidente da Fundação NacionaL de Saúde(FUNASA) Danilo Fortes, ontem durante inauguração de sistema de abastecimento d'água beneficiando 216 familias na zona rural de Juazeiro do Norte.
Fonte Tarso Araújo

Jesus te Ama e precisa do teu Dinheiro ?

NE - O título é nosso

Olha só, a cópia (popularmente chamada de Xerox) neste cartório em Fortaleza cobra vinte centavos (não a lauda da folha fotocopiada), mas cada face de documento. Por exemplo, se em uma lauda vier duas faces de documentos é cobrado quarenta centavos, e não apenas uma página para cada cópia. Realmente Jesus precisa te amar muito para deixar te cobrarem esta fortuna toda na cópia de cada documento. Absurdo! No entanto, Jesus te ama!

Por: Tiago Viana - Rastreadores de Impurezas

Dilma chama Roraima de Rondônia

"Esse país está mudando, e Rondônia mudando mais rápido que nosso país", discursou Dilma Rousseff ontem para cerca de 15 mil pessoas em Boa Vista, capital de Roraima. Ao perceber um silêncio seguido de vaias, a ministra se deu conta da gafe e se desculpou. Dilma retomou ontem as viagens pelo país com o Presidente Lula.

Deu na Folha de S. Paulo

Senado decide nesta terça sobre web livre nas eleições

Para valer em 2010, proposta precisa ser publicada até 3 de outubro.Doações eleitorais e substituição de cassados são outros temas em debate.Os senadores Marco Maciel (DEM-PE), à esquerda, e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) durante reunião das comissões de Constituição e Justiça e Cidadania e de Ciência para analisar o projeto da reforma eleitoral (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)O plenário do Senado deve decidir na tarde desta terça-feira (15) as regras para a internet durante o período eleitoral. O texto-base foi aprovado na semana passada, mas temas polêmicos, como a web livre, ficaram para ser debatidos nesta semana. Após a conclusão da votação no Senado, o projeto retorna para a análise da Câmara. Para entrar em vigor em 2010, a proposta precisa ser sancionada e publicada no Diário Oficial até o dia 3 de outubro.Na sessão desta terça-feira, os senadores deverão votar de forma nominal, onde todos têm de votar em sistema eletrônico, pelo menos três pontos polêmicos. Existe ainda a possibilidade da realização de mais votações neste formato por acordo ou pedido de alguns senadores. O tema que tem provocado mais debates em plenário é a possibilidade de se impor restrições à internet durante o período eleitoral. O texto dos relatores, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE), proíbe os provedores e empresas de comunicação na internet veicular pesquisa ou consulta popular e dar "tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação, sem motivo jornalístico que o justifique". O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), é autor de uma emenda que retira as restrições. Será este texto que será votado de forma nominal pelos senadores. Para que a web livre seja aprovada é necessário maioria simples. Isso ocorre quando pelo menos 41 senadores votam e a maioria deles se coloca a favor da emenda. Na semana passada, além do petista, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foram alguns dos senadores que manifestaram o apoio à liberdade total para a internet. O primeiro tema que deve ser votado nominalmente nesta terça-feira é a forma de substituição de detentores de mandato executivo que são cassados pela justiça eleitoral. Atualmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem dado posse a segundos colocados em alguns casos e determinado eleição indireta pelo Legislativo em outros. A proposta em votação no Senado prevê que nos dois primeiros anos de mandato seja necessária a convocação de nova eleição. A partir daí, caberia às assembléias legislativas ou às câmaras municipais decidir quem será o chefe do executivo. A intenção é evitar que se dê posse a quem perdeu a eleição. Na semana passada,Sarney desceu da cadeira para se manifestar contra a proposta. Ele entende que o tema só poderia ser tratado por Proposta de Emenda Constitucional (PEC). Filha do peemedebista, Roseana Sarney assumiu o governo do Maranhão após a cassação de Jackson Lago (PDT-MA). Roseana tinha perdido o segundo turno em 2006 para o pedetista.Outro tema com previsão de votação nominal diz respeito às doações eleitorais. A proposta do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) é que seja publicada nos dias 6 e 30 de setembro a lista de todos os doadores das campanhas eleitorais. A emenda de Suplicy inova por obrigar a exposição também das doações feitas aos partidos políticos e não somente às feitas aos candidatos. A proposta recebeu parecer contrário dos relatores da reforma. Além destes temas, outras propostas da reforma são temas de destaque. Entre elas está a possibilidade da realização de debates no rádio e na TV sem a presença de todos os candidatos. A discussão sobre restrições à ampliação de projetos sociais e inaugurações de obras também deverá ser retomada em plenário. Enquanto ainda decide sobre como será a cobertura jornalística na web, os senadores já decidiram pela liberdade total dos candidatos. Fica permitido a eles utilizar todas as ferramentas, como blogs, mensagens instantâneas e redes sociais. Será permitido também que os candidatos à Presidência da República comprem espaço em portais de conteúdo jornalístico.A proposta permite também a doação eleitoral por meio da internet e do telefone. Os candidatos poderão receber recursos por cartões de crédito e débito, transferências on-line, boletos bancários e até por desconto em conta telefônica. As doações poderão ser feitas diretamente aos candidatos ou de forma indireta, por meio dos comitês partidários

Fonte G1

Arqueólogos encontram em Israel sinagoga da época de Jesus Cristo


Arqueólogos israelenses descobriram no domingo as ruínas do que eles acreditam ser uma das mais antigas sinagogas do mundo.Segundo a arqueóloga Dina Avshalom-Gorni, as ruínas descobertas no norte de Israel são da época do Segundo Grande Templo de Jerusalém, entre os anos 50 antes de Cristo e 100 depois de Cristo.O local das escavações, a praia de Migdal, na costa do Mar da Galileia, é citado tanto em escrituras judaicas quanto cristãs.Durante os trabalhos, os arqueólogos encontraram uma pedra gravada com uma imagem de uma menorá, o candelabro de sete velas utilizado em cerimônias religiosas judaicas.A menorá é um símbolo do judaísmo de mais de 3 mil anos e também o emblema nacional de Israel. A imagem gravada na pedra encontrada nas escavações aparece em cima de um pedestal e ladeada por ânforas.Segundo os arqueólogos, esta é a primeira vez que uma imagem de uma menorá é encontrada em uma escavação fora de Jerusalém.A cidade de Migdal, sob o nome aramaico de Magdala, é citada nas escrituras cristãs como o local de nascimento de Maria Madalena, uma das mulheres que acompanharam Jesus Cristo e que depois foi tornada santa.Segundo Avshalom-Gorni , é possível supor que a comunidade que seguiu Jesus na Galileia frequentava a sinagoga descoberta.

Fonte BBC Brasil

Lula defende uso da internet em campanhas para que eleitor conheça candidatos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta segunda (14/9) o dispositivo da reforma eleitoral que impõe restrições ao uso da internet em campanhas políticas. Lula disse que é impossível controlar a internet e que é preciso que os eleitores tenham liberdade para conhecer os candidatos.

“A eleição não pode ser uma coisa que cause tanto medo às pessoas que queiram proibir. Brigamos a vida inteira por liberdade política, de expressão, de comunicação e começam a trancar isso”, afirmou. “Acho que tem ser livre mesmo, porque é importante as pessoas saberem quem é o candidato”, acrescentou. As declarações foram feitas em entrevista a rádios de Roraima, estado em que Lula inaugura hoje obras e assina atos para a regularização de terras e contratos para a construção de moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Os sites vinculados às empresas de comunicação e aos provedores estão proibidos de veicular imagens de consultas populares de natureza eleitoral a partir do dia 5 de julho do ano da disputa. Fica permitida também a propaganda paga nos portais jornalísticos, mas somente para os candidatos à Presidência da República.

Nesta semana, o Senado deve votar os destaques apresentados pelos senadores à reforma eleitoral, entre eles a emenda proposta pelo líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), que retira do texto qualquer restrição ao conteúdo jornalístico veiculado na internet durante a campanha.

Fonte: Agência Brasil

Casa onde nasceu Vicente Leite - Por: Emerson Monteiro


Exposição em Juazeiro mostra aspectos narcisistas do Padre Cícero


Um olhar psicológico para o fundador e responsável pelo desenvolvimento econômico de Juazeiro do Norte, o Padre Cícero Romão Batista.


Acadêmicos de Curso de Psicologia em Faculdade no Juazeiro do Norte realizarão nesta quarta-feira, dia 16, exposição que visa mostrar ares psicológicos do padre cratense que é considerado santo para muitos católicos, em especial das camadas populares. O Padre Cícero foi importante intelectual e político do seu tempo destacando-se pelo seu carisma e a sua liderança.

A exposição surgiu como trabalho de curso e teve como mentoras as acadêmicas Irineide Bezerra Braga, Ruth Helena Maria Silva Souza, Marilene Alves de Sousa Maria de Fátima Bezerra, Vanessa Alyda e Lilian Carvalho.

A exposição tem o intuito de refletir sobre os aspectos narcisistas do Padre. O termo Narcisista é originado do personagem da Mitologia Grega Naciso que era apaixonado por si mesmo e a denominação surge com a psicanálise criada por Sigmund Freud no decorrer do século XX. O narcisismo seria esta força (libido) surgida de um enamoramento da criança por ela mesma. Esta carga afetiva é emitida para as pessoas que lhe cuidam, amamentam como a mãe ou cuidadores, passando assim, o afeto por si mesmo a ser dividido também por outra pessoa.

Para a curadora da exposição Lilian Carvalho a libido pode ser sublimada, ou seja, encaminhada para manifestações superiores do espírito humano como atividades científicas, artísticas ou religiosas. Ela destaca que Padre Cícero valeu-se desta última, para que todo o amor que sentia por si mesmo fosse transferido ao próximo, numa atitude de extremo “altruísmo e generosidade”.

Lilian frisa ainda que figuras lendárias e históricas como Padre Cícero são indivíduos que formaram um vigoroso Ideal do Eu. A curadora finaliza enfatizando que Padre Cícero conseguiu transformar aquele amor narcísico por si mesmo no sentido da perfeita santidade, ou seja, em um produtivo amor ao próximo, principalmente para os miseráveis e infelizes romeiros que batiam à sua porta e ele os recebia sempre afirmando que do céu pediria sempre pelo seu povo.

Para o embasamento deste trabalho as acadêmicas fizeram estudos sobre a Psicobiografia do Padre Cícero. Baseada na obra do professor Francisco Nóbrega Teixeira, autor do livro Psicobiografia do Padre Cícero.

A exposição ficará amostra apenas nesta quarta-feira (16), na Faculdade Leão Sampaio. No entanto, a intenção é que esse trabalho possa ser ampliado e circule em outros espaços.

Chinesa leva susto ao encontrar cobra com uma perna dentro de seu quarto


Cobra com um pé e dedos!


Bicho estranho foi levado para cientistas em universidade chinesa.Animal tem 'braço' completo, com quatro dedos .Uma habitante da cidade chinesa de Suining levou o susto de sua vida ao encontrar uma cobra na parede de seu quarto. Detalhe: a cobra era dotada de uma perna.Duan Qiongxiu, 66 anos, entregou o animal para cientistas, que se surpreenderam com o fato do animal ter aparentemente desenvolvido uma pata completa, com quatro dedos."Eu acordei e ouvi um barulho estranho. Quando acendi a luz, vi o bicho rastejando na parede", conta Duan. Ela pegou um sapato e matou o animal, mas guardou o corpo em um pote com álcool.A cobra bizarra será estudada pelo departamento de ciências biológicas da Universidade de Nanchong.

Fonte G1

Reunião de Prefeitos do Cariri aconteceu ontem, em Crato !

Logo mais, cobertura fotográfica completa da reunião dos prefeitos acontecida ontem em Crato, no Teatro Municipal Salviano Sarariva, recepcionada pelo Prefeito Samuel Araripe, que tratou de inúmeros temas importantes para a cidade e para o Cariri.

Blog do Crato

CRATO - Poetas lançam primeiro cordel em sistema braille


Poetas lançam primeiro cordel em sistema braille

Ulisses Germano, iguatuense mas bastante identificado com o Cariri, exibe a edição que é pioneira no Brasil (Foto: Elizângela Santos) . O Cariri confirma ser um celeiro de grandes manifestações culturais, com o pioneiro cordel em sistema braille.

Crato O primeiro cordel em sistema braille do Brasil sai da fonte da arte caririense, dentro da comemoração dos 200 anos do alfabeto braille. ´Do Selo Lambido ao Ponto Com´ é o título do trabalho, produzido em duas mãos. Os poetas José Mauro da Costa, mineiro de Belo Horizonte, e Ulisses Germano Leite Rolim, de Iguatu e caririense por escolha, começaram a tratar do trabalho por meio de uma brincadeira, mas que agora faz história. O lançamento será nacional para todos os institutos de portadores de deficiência visual do Brasil. Foi a principal atração da sétima edição do evento Livro de Graça na Praça, que aconteceu no último domingo, na Praça da Liberdade, com a distribuição de 30 mil exemplares de livros totalmente gratuitos. A promoção foi da Associação dos Escritores e Produtores do Livro de Graça na Praça. Foram impressos inicialmente 1.500 exemplares na gráfica da Academia de Cordelista do Crato, numa edição normal. A xilogravura foi confeccionada por Lusyennir Lacerda. A edição em braille foi confeccionada através do patrocínio Instituto Benjamim Constant. "Essa é uma forma de divulgar a poesia, a métrica e a rima do cordel", diz o professor de arte, também músico e compositor. Ele explica que conheceu José Mauro há alguns anos no município do Crato. Um professor aposentado de literatura, alheio às chamadas "tecnologicidades".


Ele não usa celular e nem tem e-mail. Daí nasceu o cordel a idéia "Do Selo Lambido ao Ponto Com". Um contraste dos tempos que se renovam, mas as percepções do que há de bom e a atemporalidade da arte. "Uma forma de se falar das vantagens de cada tempo, das tecnologias disponíveis", diz ele.Na apresentação do cordel, com a poeta Josenir Lacerda, ela vai mais longe, ao falar de um duelo bandido e bem formatado.

Ulisses se encantou no Cariri. Quer até morrer em plena Chapada do Araripe. Já publicou alguns cordéis. A sua grande felicidade para se inspirar na rima dos livretos foi encontrar poetas como Luciano Carneiro, Bastinha, Josenir Lacerda, todos da Academia de Cordelistas do Crato. "Vim prá dizer/ que toda minha cantoria/quer rimar com o dia/ que a paz um dia reinar/então deixo esse planeta satisfeito/por ter feito do defeito/uma lição para mudar", diz o poeta, deixando sua rima em homenagem ao trovador Francisco Correia Lima, o Correinha.

Ulisses tem tido dificuldades de conseguir apoio para ir participar do lançamento em Belo Horizonte. Ele diz que essa será uma oportunidade de falar do Cariri para a imprensa de vários estados, mas que mesmo assim com dificuldades não deixará de ir participar do que ele considera um momento.

Inclusão cultural

O evento é uma das atrações do calendário cultural da capital mineira, durante este mês. Considerado de grande sucesso nos anos anteriores, tem como objetivo difundir o hábito da leitura, promover a inclusão cultural, integrar a literatura no contexto do circuito cultural da Praça da Liberdade e ainda possibilitar a interação entre o autor e os variados leitores. Anualmente, os livros são editados especialmente para distribuição gratuita em praça pública com a presença dos autores. Nos últimos seis anos, foram entregues à população cerca de 40 mil exemplares de várias obras. Os cordéis "Do Selo Lambido ao Ponto Com" e "Corpo de Bombeiros" serão lançados para o público infanto-juvenil, além do lançamento da edição em braille. A meta é divulgar ainda mais essa arte, por meio do incentivo à leitura, bem como à produção de texto.

Mais informações
Professor Ulisses Germano
Rua Araripe, 227-A euulisses@yahoo.com.br
(88) 9643.6779

FIQUE POR DENTRO
Versos destacam mundo com tecnologias

No mundo tecnológico/ aparentemente ilógico/ do viver globalizado/ existem muitas pessoas/ que seguem tecendo loas/ à volta ao passado./ Assustadas com o novo/ ficam espalhando pro povo/ a mensagem distorcida/ que a tecnologia mata/ a sabedoria nata/ acumulada na vida./ Pessoalmente, não creio/ e vos falo sem receio/ que a destruição do erro/ nasce do nascer do novo/ que Colombo no seu ovo/ deu solução ao emperro./ A humanidade tão ávida/ acolhe a mudança, impávida/ a internet é o portal/ da nossa biblioteca/ onde está a hipoteca/ do saber universal./ O desuso é a conseqüência/ do avanço da ciência/ conforto sempre faz bem/ usando certo e bom senso/ podemos, sim, assim penso/ penso o conforto também./ Quem não tem computador/ deveria andar de andor/ voltar a telegrafar/ sentar no bonde parado/ viver no ultrapassado/ tempo de manivelar./ Ora pois, que absurdez!/ parar o tempo de vez/ bom mesmo é facilitar/ mostrar a cara do mundo/ num piscar de um segundo/ ver a notícia chegar!/ Os dois lados da moeda/ muitas vezes envereda/ pro lado mal do pensar/ mas quando o conhecimento/nos liberar do tormento/o bem há de despontar. (trecho do cordel)

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Jornal Chapada do Araripe

Previsão do Tempo e Almanaque - 15 de Setembro de 2009

Bom Dia, Boa terça-feira para todos os leitores do Blog do Crato!

Hoje, 15 de Setembro de 2009. Dia que promete ser um dos mais quentes até agora, na região centro-sul e Cariri, segundo a previsão do tempo, conforme veremos a seguir. E logo mais, a cobertura fotográfica completa da reunião dos prefeitos acontecida ontem em Crato, no Teatro Municipal Salviano Sarariva, recepcionada pelo Prefeito Samuel Araripe, que tratou de inúmeros temas importantes.

Previsão do Tempo

A previsão do tempo, é de dia de sol com algumas núvens. Não chove. Ou seja, a mesma de quase todos os dias. Eis o gráfico do site Climatempo:


ALMANAQUE

15 de setembro. Dia de Santo Antonio (Anton) Maria Schwartz.

Anton, para nós Antonio, nasceu na humilde e cristã família Schwartz, no dia 28 de fevereiro de 1852, em Baden, Áustria, quarto de treze filhos. Seu pai era um simples operário, sem profissão definida, enquanto sua mãe cuidava da casa e dos filhos, que estudavam na escola paroquial daquela cidade. Aos quinze anos, ficou órfão de pai, vivendo uma grave crise pessoal, que durou dois anos. Em 1869, recuperado, foi estudar na escola popular gratuita dos padres piaristas. Lá, conheceu a obra do fundador, são José Calazans, tornando-se um seu devoto extremado. Mas três anos depois as atividades das escolas pias e da própria Ordem foram suspensas na Áustria. Para completar sua formação, ingressou no seminário diocesano, pois queria seguir a vida religiosa. Nessa época, passou por duas graves enfermidades, ambas curadas, segundo ele, por intercessão de Nossa Senhora.

Em 1875, ordenou-se sacerdote e assumiu o segundo nome. Padre Antônio Maria Schwartz foi capelão por quatro anos, depois viajou para Viena, para promover assistência espiritual aos doentes nos hospitais das Irmãs da Misericórdia de Schshaus. Além disso, começou a orientar, na religião, os operários e os jovens aprendizes em formação profissional. Tomando como base suas raízes humildes, percebeu as necessidades desses operários. Para proporcionar-lhes apoio e orientação, fundou a "União dos Aprendizes Católicos sob a Proteção de São José Calasanz", empreendendo uma intensa atividade pastoral. Sem, contudo, abandonar a assistência que prestava aos doentes nos hospitais.

Após quatro anos, pediu ao cardeal de Viena que apoiasse essa Obra, mas o cardeal mostrou que não tinha recursos para financiá-la. Por isso padre Antônio Maria adoeceu literalmente, tanto que precisou dos cuidados das irmãs da Misericórdia. Dois anos. Esse foi o tempo necessário para o cardeal dar seu apoio e sua ajuda, permitindo que ele ficasse apenas com o apostolado junto aos operários e aprendizes. Padre Antônio Maria recuperou o entusiasmo e, com total dedicação, em 1888, fundou o "Artesanato cristão", um jornal para os artesãos e operários, que escreveu, durante um longo tempo, sozinho. Também buscou e conseguiu os meios para construir a primeira "igreja para os operários de Viena", um templo humilde e escondido pelas casas populares. Foi nessa igreja que, para melhor assisti-los, fundou a "Congregação dos Pios Operários", adotando as Regras de são José de Calasanz, ainda hoje florescente. Ele vivificou sua Obra com valentia cristã durante quarenta anos. O "Apóstolo Operário de Viena", que dividia opiniões, permaneceu sempre fiel a si mesmo e à Igreja de Cristo. Seus passos foram corajosos e chegou ao Parlamento, para conseguir lugares de formação profissional para os jovens e para o justo repouso dominical dos operários.

Morreu em 15 de setembro de 1929, em Viena, Áustria. O papa João Paulo II proclamou-o bem-aventurado Antônio Maria Schwartz em 1998, designando a data da morte para a homenagem litúrgica.

Eventos históricos:

* 1821 - A Guatemala, a Costa Rica, a Nicarágua, o El Salvador e as Honduras declaram a independência da Espanha.
* 1862 - Forças confederadas de Jackson uniram-se com as de Lee na Guerra Civil Americana.
* 1903 - Fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube de futebol brasileiro.
* 1928 - O cientista Alexander Fleming anuncia a descoberta da penicilina
* 1944 - Força Expedicionária Brasileira, sob o comando do Marechal Mascarenhas de Morais, parte para a guerra na Itália.
* 1965 - Lei 4.771 institui o Novo Código Florestal Brasileiro.
* 1971 - Greenpeace , uma ONG, é fundada. Nasce a TV Record Rio Preto, que em 2009 completa 38 anos.
* 1975 - Os Pink Floyd lançam um de seus maiores sucessos: Wish you were here
* 1976 - URSS lança nave Soyuz 22
* 1978 - Muhammad Ali conquista novo recorde de quarto título mundial de pesos-pesados.
* 1982 - Massacre de Sabra e Shatila no Líbano.
* 1984 - A legendária equipe de futebol estadunidense New York Cosmos realiza a sua última partida oficial.

* 2008 - O banco norte-americano Lehman Brothers declarou falência, o que foi considerado o ápice da crise financeira de 2008-2009.

Nascimentos:

* 1765 - Bocage, poeta português (m. 1805).
* 1793 - Marquês de Sapucaí (m. 1875).
* 1830 - Porfirio Díaz, presidente do México (m. 1915).
* 1856 - José Júlio Sousa Pinto, pintor português (m. 1939).
* 1857 - William Howard Taft, presidente americano (m. 1930).
* 1890 - Agatha Christie, escritora britânica (m. 1976).
* 1894 - Jean Renoir, cineasta francês (m. 1979).
* 1932 - Antônio Abujamra, ator, apresentador e diretor teatral brasileiro.
* 1933 - Quarentinha, ex-futebolista brasileiro (m. 1996).
* 1937 - Fernando de la Rúa, político argentino.
* 1938 - Lya Luft, escritora brasileira.
* 1945 - Carmen Maura, atriz espanhola.
* 1946
o Oliver Stone, diretor cinematográfico e roteirista estadunidense.
o Tommy Lee Jones, ator estadunidense.
* 1950 - Al Bernstein, escritor e comentarista esportivo americano.
* 1951 - Federico Jiménez Losantos, jornalista espanhol.
* 1951 - Johan Neeskens, ex-jogador de futebol holandês.
* 1964 - Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia.
* 1966
o Fernanda Torres, atriz brasileira.
o Dejan Savićević, ex-futebolista montenegrino.
o Rose Nascimento, cantora brasileira.
* 1967 - Pandeli Majko, político albanês.
* 1968 - Angelita Feijó, atriz, socialite e ex-modelo brasileira.
* 1969 - Márcio Santos, ex-futebolista brasileiro.
* 1972 - Letizia Ortiz, princesa da Espanha.
* 1974 - Murat Yakın, ex-futebolista suíço.
* 1975 - Danilo Aceval, futebolista paraguaio.
* 1976 - Florian Myrtaj, futebolista albanês.
* 1978
o Eiður Guðjohnsen, futebolista islandês.
o Kew Jaliens, futebolista holandês.
o Marko Pantelić, futebolista sérvio.
* 1979
o Carlos Ruíz, futebolista guatemalteco.
o Amy Davidson, atriz norte-americana.
* 1982 - Per Nilsson, futebolista sueco.
* 1983 - Tomáš Sivok, futebolista tcheco.
* 1984
o Príncipe Harry, príncipe de Gales.
o Maxi Biancucchi, futebolista argentino.
* 1985 - Kayden Kross, atriz pornográfica norte-americana.
* 1987 - Aly Cissokho, futebolista francês.
* 1988 - Chelsea Staub, atriz estadunidense.
* 1989 - Steliana Nistor, ginasta romena.

Falecimentos:

* 1830 - Joaquim Xavier Curado, marechal, governador, barão e conde de São João das Duas Barras (n. 1746)
* 1945 - Anton Webern, compositor dodecafônico austríaco (n. 1883)
* 1995 - Lírio Mário da Costa, o humorista Costinha (n. 1923).
* 2001 - Frederick de Cordova, cineasta e produtor de TV estadunidense (n. 1910).
* 2004 - Johnny Ramone, guitarrista do The Ramones.
* 2006 - Rodney Gomes, dublador brasileiro (n. 1936).
* 2007 - Colin McRae, piloto escocês de Rally (n. 1968).
* 2008 - Richard Wright, tecladista do Pink Floyd
* 2009 - Patrick Swayze, ator e norte-americano (nasc. 1953).

Feriados e eventos cíclicos:

* Dia do Cliente
* Aniversário de fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
* Início do Yom Kippur
* Dia de Nossa Senhora das Dores
* Dia de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Magé
* Dia do Musicoterapeuta
* Dia do Idoso Japonês
* Feriado municipal em Setúbal
* Emancipação de Casimiro de Abreu
* Aniversário da cidade de Limeira
* Aniversário da cidade de Avaré
* Legalização da Rede Ex Aequo
* Mitologia chinesa: Aniversário da Lua, instituído pelo imperador Ming Wong
* Aniversário da cidade de Ponta Grossa
* Fundação da cidade de Jaguariaíva


HOJE NA HISTÓRIA

Em 1928, Fleming descobria a Penicilina

Sir Alexander Fleming (East Ayrshire, 6 de agosto de 1881 — Londres, 11 de março de 1955) foi o descobridor da proteína antimicrobiana chamada lisozima e do antibiótico penicilina obtido a partir do fungo Penicillium notatum. Fleming nasceu em Lochfield, no sudoeste da Escócia, e estuda medicina na Universidade de Londres. Concluiu o curso em 1906 e começa a pesquisar, em seguida, substâncias com potencial bactericida que não sejam tóxicas ao organismo humano. Trabalhou como médico microbiologista no Hospital St. Mary de Londres até o começo da Primeira Guerra Mundial. Durante a guerra foi médico militar nas frentes de batalha da França e ficou impressionado pela grande mortalidade nos hospitais de campanha causada pelas feridas de arma de fogo que resultavam em gangrena gasosa. Finalizada a guerra, regressou ao Hospital St. Mary onde buscou intensamente um novo anti-séptico que evitasse a dura agonia provocada pelas infecções durante a guerra.

Os dois descobrimentos de Fleming ocorreram nos anos 20 e ainda que tenham sido acidentais demonstram a grande capacidade de observação e intuição deste médico britânico. O descobrimento da lisozima ocorreu depois que o muco de seu nariz, procedente de um espirro, caísse sobre uma placa de cultura onde cresciam colônias bacterianas. Alguns dias mais tarde notou que as bactérias haviam sido destruídas no local onde se havia depositado o fluido nasal. Ele chegou à descoberta da penicilina e de suas propriedades antibióticas em 1928, ao observar uma cultura de bactérias do tipo estafilococo e o desenvolvimento do mofo a seu redor, onde as bactérias circulam livres. Aprofunda a pesquisa e constata que uma cultura líquida de mofo do gênero Penicillium evita o crescimento dos estafilococos. Publica os resultados desses estudos em 1929, mas não obtém reconhecimento nem recursos financeiros para aperfeiçoar o produto durante os anos seguintes. Só consegue transformar a penicilina em medicamento antibiótico uma década depois da publicação de suas pesquisas, com o apoio dos cientistas norte-americanos Howard Walter Florey e Ernest Boris Chain. A produção industrial começa nos Estados Unidos (EUA) no início da II Guerra Mundial. Fleming, Florey e Chain recebem juntos o Prêmio Nobel de Fisiologia Medicina de 1945.e

O laboratório de Fleming estava habitualmente bagunçado, o que resultou em uma grande vantagem para sua segunda importante descoberta. Em Setembro de 1928, Fleming estava realizando vários experimentos em seu laboratório e ao inspecionar suas culturas antigas antes de destruí-las notou que a colônia de um fungo havia crescido espontaneamente, como um contaminante, numa das placas de Petri semeadas com Staphylococcus aureus. Fleming observou outras placas e comprovou que as colônias bacterianas que se encontravam ao redor do fungo (mais tarde identificado como Penicillium notatum) eram transparentes devido a uma lise bacteriana. A lise significava a morte das bactérias, e no caso, das bactérias patogênicas (Staphylococcus aureus) crescidas na placa. Ainda que tenha reconhecido imediatamente a importância deste seu achado, seus colegas subestimaram-no. Fleming comunicou sua descoberta sobre a penicilina no British Journal of Experimental Pathology em 1929.
Fleming num selo das Ilhas Faroe

Fleming trabalhou com o fungo durante algum tempo, mas a obtenção e purificação da penicilina a partir dos cultivos de Penicillium notatum resultaram difíceis e mais apropriadas para os químicos. Mas a comunidade científica da época achava que a penicilina só seria útil para tratar infecções banais e por isto não lhe deu atenção. No entanto, o antibiótico despertou o interesse dos investigadores estado-unidenses, que durante a Segunda Guerra Mundial tentavam imitar a medicina militar alemã que possuía as sulfamidas. Os químicos Ernst Boris Chain e Howard Walter Florey descobriram um método de purificação da penicilina que permitiu sua síntese e distribuição comercial para o resto da população. Fleming não patenteou sua descoberta, pois achava que assim seria mais fácil a difusão de um produto necessário para o tratamento das numerosas infecções que castigavam a população.

Por seus descobrimentos, Fleming compartilhou o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1945 junto a Ernst Boris Chain e Howard Walter Florey. Fleming foi membro do Chelsea Arts Club, um clube privado para artistas fundado em 1891 por sugestão do pintor James McNeil Whistler. Conta-se como anedota que Fleming foi admitido no clube depois de realizar "pinturas com germes" e que estas pinturas consistiam em pincelar o lenço com bactérias pigmentadas, as quais eram invisíveis no início, mas que surgiam com intensas cores uma vez incubadas e crescidas. As espécies bacterianas que utilizava eram:

* Serratia marcescens – cor vermelha
* Chromobacterium violaceum – cor púrpura
* Micrococcus luteus – cor amarela
* Micrococcus varians - branca
* Micrococcus roseus – cor rosa
* Bacillus sp. – alaranjada

Alexander Fleming morreu em 1955 de um ataque cardíaco. Foi enterrado como herói nacional na cripta da Catedral de São Paulo em Londres. Seu descobrimento da penicilina significou uma mudança drástica para a medicina moderna, iniciando a chamada "Era dos antibióticos".

Fábula

A história popular que conta que o pai de Winston Churchill pagou a educação de Fleming depois que o pai deste salvou Winston da morte é falsa. De acordo com a biografia "Penicillin Man: Alexander Fleming and the Antibiotic Revolution", de Kevin Brown, Alexander Fleming disse que se tratava de uma “maravilhosa fábula”. Também não foi ele que salvou Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial. Churchill foi salvo pelo Lord Moran, usando sulfonamidas, já que Fleming ainda não possuía experiência com a penicilina quando Churcill adoeceu em Cartago, Tunísia, em 1943. Os jornais Daily Telegraph e The Morning Post de 21 de dezembro de 1943 disseram que ele havia sido salvo pela penicilina. É provável que, como a sulfonamida era uma descoberta alemã e Inglaterra estava em guerra com a Alemanha, o orgulho patriótico pelas milagrosas curas com a penicilina tenha feito com que os erros dos jornais ocorressem.

Fontes: Climatempo, 10emtudo, Edições Paulinas, Wikipedia

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30