xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/09/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 setembro 2009

CARTA DO EXÍLIO - A DIHELSON MENDONÇA




Caríssimo Dihelson.

Desse profundo mar azul do Recife...vasto na imensidão, e que só encontra régua e compasso no horizonte onde minha vista alcança e o vejo fundir-se numa curva delicada escrevo-te estas bem traçadas linhas. Espero que esta o encontre na paz. Como você teve a oportunidade de ler no Cariricaturas, não são somente as princesas dos contos de fadas que possuem espelhos que falam. O meu sempre que pode faz sua vernissage e ao me questionar, instiga minha cota de criatividade. Coisa que em nós cearenses parece ser um presente, ou uma compensação por algumas agruras durante os nossos ritos de passagem por esta vida. Mas você certamente sabe, pelo seu gentil e belo comentário a mim dedicado,que tudo não passa de exercício permitido da ficção litarária. Sem nenhuma pretensão é claro. Minha ausência desse PASQUIM ELETRÔNICO - receba a comparação com o velho Tablóide marco da resistência nos "anos de ferro"como minha homenagem a sua pessoa pelo seus inúmeros talentos, sua visão e faro jornalístico e o esforço em manter a qualidade desse Blog, reunindo uma gama de colaboradores de expressiva maturidade e contemporaneidade nos seus artigos, crônicas, ensaios, poesia e humor. Mas como ia dizendo, minha ausência deveu-se a necessidade de descansar , sair do ar para meditar e recarregar a alma que bateria eu não possuo. E o móvel foi uma gripe, digamos uma desculpa! Aproveitei para rolar essas páginas de "cabeça a baixo" garimpando o que aqui ficou gravado e me chamou a atenção. Me deliciei com os textos que li. Talvez tenha sido a mais inovadora forma de reunir talentos voltados para expor idéias e discuti-las trazendo a público assuntos de relevância para o cotidiano da coletividade e da vida das pessoas. Acredito ser esta a razão maior e mais importante de sua existência presumida. . Bom meu dileto amigo, estou de volta. Melhor ainda, estarei chegando no Crato Amado no dia 02 de outubro. Tempo de reencontrar os amigos, com tempo para longas conversas, tenho pressa de chegar nenhuma de partir. Um abraço fraterno.

Reaberto processo contra torturadores de operário

Por unanimidade, a quinta turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª região, em São Paulo, anulou decisão em primeiro grau da Justiça que havia extinguido uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) e que pedia a condenação de sete servidores públicos federais que tiveram participação na prisão, tortura e morte do operário Manoel Fiel Filho.

Com isso, o TRF determinou a reabertura do processo, que deverá ser julgado na primeira instância da Justiça Federal. Na ação, o MPF pede que os sete servidores reparem os gastos da União com indenizações aos parentes das vítimas, estimados em R$ 483 mil e também sugere a perda de suas funções e cargos públicos e cassação de aposentadoria.

Para os desembargadores do TRF, a decisão tomada pela 11ª Vara Cível de São Paulo que havia extinguido o processo foi precoce diante da complexidade da matéria. Segundo nota da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, o procurador regional da República Marlon Alberto Weichert teria dito, na sessão realizada nesta segunda-feira, que a "velocidade impressionante" da Justiça Federal "abortou precocemente a ação".

Da Agência Brasil


Comentário do Blogueiro José Sales: Manoel Fiel Filho era metalurgico e foi preso na porta da fábriva onde trabalhava, em 16 de Janeiro de 1976 pelo DOI CODI. Os agentes que o prenderam não tinham mandado de prisão es isto era considerado um detalhe naquela época. Sua casa foi alvo de buscas e apreensões, também sem mandato de busca.

Foi levado semi despido e amarrado à sede do DOI CODI, na região do bairro do Paraíso, na capital paulista. Testemunhas afirmam que foi barbaramente torturado, vindo a morrer em decorrencia das torturas e violencia aplicada. Na versão oficial, Manuel Fiel Filho, teria se suicidado com um par de meias. Todo os componentes das direções dos Centro Academicos e Gremios da USP estava presa no mesmo momento e no mesmo lugar.

Patrick Swayze morre aos 57 anos nos EUA

O ator Patrick Swayze, 57 anos, morreu nesta segunda-feira (14) em decorrência das complicações de um câncer de pâncreas, descoberto em fevereiro de 2008. Ele estava acompanhado de sua família e muito tranquilo, segundo seu assessor de imprensa, Annett Wolf.
"Patrick morreu em paz hoje, ao lado de sua família, depois de enfrentar os desafios dessa doença pelos últimos 20 meses", disse o assessor à revista People.
Logo que foi diagnosticado com um tumor maligno, Swayze iniciou um tratamento radical de quimioterapia, passando por várias sessões nos últimos meses.
Quando a notícia da doença se tornou pública, o tablóide norte-americano National Enquirer chegou a publicar que o ator tinha apenas cinco semanas de vida. A notícia foi logo desmentida por seus médicos.
Apesar de estar com a saúde debilitada, Swayze não desistiu de atuar e chegou a rodar alguns episódios do drama The Beast, exibido pelo canal A&E, onde ele interpretava o veterano agente do FBI, Charles Barker.
Patrick Swayze estreou nos cinemas em 1979, depois de ter se arriscado em diversas profissões, entre elas ginasta, violinista e dançarino de balé clássico, uma de suas grandes paixões.
Foi essas habilidades de ginasta e bailarino que fizeram ele ser escolhido para o papel de Ace, o líder de uma gangue de patinadores no gelo no filme Skatetown (1979), seu primeiro trabalho em Hollywood.
Lançado em uma época de crise do cinema, Skatetown chamou pouca atenção, mas serviu para os críticos perceberem o talento de Swayze, que seria um rosto ícone da década de 90.
Iniciado na carreira de ator e fazendo ponta em alguns filmes e séries de televisão, seu primeiro grande sucesso veio quando ele protagonizou o musical Dirty Dancing - Ritmo Quente (1987), onde atuou com Jennifer Grey, liderando uma nova febre americana: a da dança de salão.
Pelo papel, Swayze foi indicado ao Globo de Ouro e chegou a ser comparado com Marlon Brando e James Dean. Seu status de grande astro viria três anos depois, como o lançamento de Ghost - Do Outro Lado da Vida.
O fenômeno de bilheterias fez de Swayze um galã, tornando-se não só um dos atores mais requisitados nas capas de revistas de todo o mundo, como também nas telas dos cinemas.
Um ano depois, ganharia o título de Homem mais Sexy do Ano pela revista People, o ranking mais respeitado do gênero.
Com o sucesso consolidado, Swayze voltou às telas em Cidade da Esperança, interpretando alguém completamente diferente do que havia feito até então: um médico que decide largar os Estados Unidos e vai cuidar de refugiados de guerra na Índia.
Embora não tenho conseguido mais o destaque de filmes como Ghost e Dirty Dancing, Swayze ainda atuaria em mais outras produções de peso, como Donnie Dark, Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo, Caçadores de Emoção e Cartas de um Assassino, entre outros. Já acometido pelo câncer, estrelou filmes de baixo orçamento, como Christmas in Wonderland e 11:14.
Alguns anos antes de ficar doente, Swayze mudou-se com a mulher Lisa Niemi, com quem era casado desde 1975, para um rancho de cinco acres nas Montanhas de São Gabriel, próximas de Los Angeles, onde gostava de passar o tempo montando em cavalos. A prática o ajudava a se recuperar das pesadas sessões de quimioterapia.
Por: Samuel P. Teles

Lúcio Alcântara vem a Crato lançar o livro “O Cariri” - por Armando Rafael



O Ex-governador Lúcio Alcântara estará em Crato na próxima 5ª feira, dia 17, oportunidade que lançará – às 19:00h, no Instituto Cultural do Cariri – a 2ª edição do livro “O Cariri: seu descobrimento, povoamento, costumes”, escrito pelo médico-historiador Irineu Pinheiro. A obra foi reeditada pela Fundação Waldemar de Alcântara.
Este livro, editado em 1950, cuja edição se encontrava esgotada narra o descobrimento e o povoamento de um dos mais característicos trechos do Nordeste brasileiro, o Cariri.
Na ocasião serão ainda lançados os livros abaixo, todos editados pela Fundação Waldemar de Alcântara:
“Algumas origens do Ceará”, de Antônio Bezerra, um trabalho de investigação documental sobre as origens do Ceará;

Scenas e typos - de Rodolpho Theophilo - inspirado por sua trajetória de vida e pela literatura, Rodolfo Teófilo traça, através de onze histórias, um perfil minucioso do Ceará e do cearense;

Miscellanea histórica ou collecção de diversos escriptos de J.Brígido - de João Brígido - o livro contém escritos de João Brígido sobre o Padre Gonçalo Ignácio de Loyola Albuquerque Mello Mororó, Coronel João de Andrade Pessoa Anta, Feliciano José da Silva Carapinima, Luiz Rodrigues Chaves, Coronel José Antonio Machado, Francisco Bento Maria Targino, Genealogia dos Partidos dos Partidos do Ceará, A Guerra Civil no Sul do Ceará, Eleição do Conde Belford e Pinto Madeira, Reputação do Sr. Paulino Nogueira e o Ceará Holandês.

Para a solenidade V.Sa. e família estão sendo convidados.

Siglas para que te quero?

Passamos a vida toda dentro de um mundo de siglas, a cruz que remete a igreja, a casa que remete familia.
Fui uma criança normal, assistia desenhos, fui fã do Balão Mágico ,da Xuxa , do Fofão, crescia vendo o Jânio Quadros na politica com aquelas "vassourinhas", assisti inerte e sem entender a morte de Tancredo Neves,Fernando Henrique se candidatando como a salvação de São Paulo, o poder de Brizola no Rio de Janeiro,ai veio a era Collor e vi minha família ficar " pobre" da noite pro dia, fui a rua pintei meu rosto, protestei, ali foi o começo de algo que não sabia onde desembocaria ,Avenida Paulista lotada,eu ali 15 anos, ainda brincava de bonecas, mas aquela era uma sensação única, uma sensação de força.Depois desse dia nada seria como antes, tinha iniciado minha vida de militante sem sigla, não pertencia a partido, lutava pela liberdade, para que direitos fossem respeitados, a minha bandeira era de direitos civis, direitos humanos, a ideia de uma sigla me regendo era inexistente, mas como a curiosidade é nossa maior inimiga eu me permiti a fazer parte de uma sigla,acreditando ser esse o canal facilitador de minhas batalhas, mas hoje tenho verdadeiro pavor as siglas, a prova maior disso e o que essas siglas causam nas pessoas , em defesa de siglas se tornam inimigos , perde-se a educação, perde-se ética, moral, defende-se o que antes não teria defesa, todos são corruptos mas não fale que os da minha sigla são.
Sinceramente diante disso tudo fica a pergunta : O que as siglas fizeram realmente por você? Ficaste mais rico? Mais inteligente? Mais Bonito? Mais viril?

Obama prorroga por mais um ano o embargo comercial a Cuba

O presidente dos EUA, Barack Obama, prorrogou por mais um ano a Lei de Comércio com o Inimigo, que proíbe qualquer intercâmbio com países considerados uma ameaça. Na prática, atualmente, ela só afeta o comércio americano com Cuba. Em memorando datado de 11 de setembro e distribuído nesta segunda (14), Obama argumenta que a prorrogação das medidas é "de interesse nacional".O documento foi enviado aos secretários de Estado, Hillary Clinton, e de Tesouro, Timothy Geithner.A lei, de 1917, deu origem, em 1963, ao embargo contra a ilha comunista, conhecido oficialmente como "Regulação de Controle dos Bens Cubanos".Em 1977, a lei foi reformada para ser aplicada somente em situações de guerra e de emergência nacional. Como o embargo contra Cuba foi decidido em 1963, ou seja, antes da reforma, a ilha comunista continuou na lista, mas o presidente tem que confirmar a decisão a cada ano.A legislação afetava a Coreia do Norte ate junho de 2008, quando o então presidente George W. Bush retirou o país da lista, depois que o regime de Pyongyang se comprometeu a tomar medidas para desmantelar seu programa nuclear.

Fonte G1

A MAIS PURA VERDADE...

A medida que envelheço e convivo com outras, valorizo mais ainda as mulheres que estão acima dos 30. Elas não se importam com o que você pensa, mas se dispõem de coração se você tiver a intenção de conversar. Se ela não quer assistir ao jogo de futebol na tv, não fica à sua volta resmungando, vai fazer alguma coisa que queira fazer...E geralmente é alguma coisa bem mais interessante. Ela se conhece o suficiente para saber quem é, o que quer e quem quer. Elas não ficam com quem não confiam. Mulheres se tornam psicanalistas quando envelhecem.Você nunca precisa confessar seus pecados... elas sempre sabem... Ficam lindas quando usam batom vermelho. O mesmo não acontece com mulheres mais jovens... Mulheres mais velhas são diretas e honestas. Elas te dirão na cara se você for um idiota, caso esteja agindo como um!Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela. Basta agir como homem e o resto deixe que ela faça... Sim, nós admiramos as mulheres com mais de 30 anos! Infelizmente isto não é recíproco, pois para cada mulher com mais de 30 anos, estonteante, bonita, bem apanhada e sexy, existe um careca, pançudo em bermudões amarelos bancando o bobo para uma garota de 19 anos...Senhoras, eu peço desculpas! Para todos os homens que dizem: "Porque comprar a vaca, se você pode beber o leite de graça?", aqui está a novidade para vocês: Hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento e sabem por quê?"Porque as mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma lingüiça!". Nada mais justo!

Por Arnaldo Jabor

JORNADA QUER DEBATER NOVAS INTERVENÇÕES ACADÊMICAS SOBRE SÁUDE MENTAL

A Comissão Organizadora da I JORNADA DE SAÚDE MENTAL DO CARIRI divulga o edital com as normas de Publicação de Trabalhos Científicos. O evento se realizará no período de 30 de setembro a 04 de outubro de 2009, estão sendo ofertadas 250 vagas, e as inscrições já estão abertas. O tema da jornada será Reflexão de Cuidados e Saberes Multidisciplinares. Os participantes podem apresentar trabalhos relacionados com o tema: Saúde Mental. Sendo disponibilizadas 20 vagas para apresentação oral e 50 vagas para apresentação em painel. A jornada pretende faze ruma séries de reflexões acadêmicas acerca da saúde mental, buscando novas intervenções sociais e acadêmicas para o tema.

Fonte Tarso Araújo

Nunca Seremos Totalmente Felizes - Por: Paulo Roberto Gaefke

Nunca seremos plenamente felizes, nem plenamente completos!
Nem com promessas da sociedade de consumo,
nem com religiões milagrosas e "pastores" cheios de palavras,
nem com a visão de um futuro prometido de paz e perfeição.

"Somos eternos insatisfeitos e é isso que nos move, é o que dá sentido a vida."

É exatamente a falta desse conhecimento;
a perda da certeza de que nunca seremos plenamente felizes,
é que leva muitas pessoas sábias e cheias de vida ao suicídio,
ou ao total alienamento da vida, caindo na depressão profunda,
na mania de perseguição ou nas síndromes silenciosas.

Tudo passa:
a tristeza que parece não ter fim,
a alegria que é tão gritante que não cabe em um sorriso,
a esperança enorme que te guia,
o amor que aconteceu de forma tão louca,
e tudo aquilo que parece eterno,
porque tudo tem um fim.
Tudo tem um ciclo:
tem começo, meio e fim,
até a dor!

Por isso, não se desespere por nada!
A não ser a falta de motivação para viver,
Pois, basta a cada dia, a sua própria experiência.
Tudo se renova, tudo pode ser novo,
inclusive o velho hábito de achar tudo sempre igual.

Seja um champagne de primeira; beba-se!
Seja o prato gourmet delicioso, saboreie-se!
Seja a mágica do impossível, renove-se!
Duvidaram de você, viva, é hora de provar o contrário.
Falaram mal de você? Pura inveja, sinta-se mais forte.
Hoje é o seu dia, todos os dias.

Autor: Paulo Roberto Gaefke

Por: Sandra Regina da Luz Inácio

PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA) •PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA) •Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental. •Mestre em Administração de Empresas pela USP. •Especialista em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria pela USP, MBA em Gestão de Pessoas e Especialista em Informática Gerencial.

Lula afirma que Brasil entrará em 2010 com crescimento econômico

Três dias depois da divulgação de que a economia brasileira voltou a crescer, o presidente Lula destacou o assunto em seu programa semanal de rádio "Café com Presidente". Ele comentou os números de crescimento do segundo semestre e afirmou que o país vai entrar 2010 em crescimento econômico. "Eu acredito que os números do terceiro trimestre serão muito importantes, eles só serão publicados no final desse ano. E o quarto trimestre será publicado apenas no ano que vem, demonstrando um crescimento muito melhor na economia brasileira até o final do ano. Isso significa que nós vamos começar o ano numa situação muito virtuosa, numa situação de muito otimismo, numa situação de crescimento", analisou o presidente.Lula afirmou que a notícia "confirma o que o governo dizia em dezembro do ano passado, de que a crise tinha chegado por último no Brasil e que ela ia acabar primeiro no Brasil". Segundo ele, o Brasil estava preparado, com uma economia sólida, reservas e um mercado interno potencial que outros países não tinham. O presidente ressaltou que o país incentivou a indústria de carro, eletrodomésticos e material de construção. "O que aconteceu é que nós voltamos a bater recorde de produção e de venda nesses produtos, inclusive, na construção civil, que tem crescido de forma extraordinária, não apenas por aquilo que já vinha sendo feito, mas depois do lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida, cresceu muito mais ainda". Investimentos do governo nas regiões Norte e Nordeste do país também foram citados pelo presidente. "Nós precisamos elevar aquelas regiões que foram esquecidas, para que elas tenham um padrão de crescimento igual têm as regiões mais ricas do país", disse

Fonte G1

PV sozinho não será capaz de bancar governo Marina, diz historiador

Ex-coordenador da área de florestas do Greenpeace na América Latina, o historiador José Augusto Pádua, da UFRJ, acha que a senadora Marina Silva (AC) tentará depurar o PV dos oportunistas "sem qualquer ligação programática com o ambientalismo", mas mesmo assim o partido não é suficiente para implementar suas ideias.Segundo a reportagem, autor de "Um Sopro de Destruição: Pensamento Político e Crítica Ambiental no Brasil Escravista", ele diz que o "ambientalismo não pertence mais aos ambientalistas" porque se disseminou por diversas correntes e está no "coração do debate político contemporâneo". "É provável que o PV, mesmo unido com outros pequenos partidos, não tenha força para eleger Marina. Mas não podemos esquecer que a história recente apresenta o exemplo de Fernando Collor, que cresceu eleitoralmente sem possuir de início uma base partidária relevante. É claro que se trata de um caso bem diferente do de Marina, até mesmo considerando o grande volume de recursos que alguns esquemas empresariais forneceram à campanha", disse. "Na eventualidade de uma vitória da candidata, por outro lado, é óbvio que ela não poderá governar apenas com o PV, sendo forçada a fazer alianças", reiterou.
Fonte Folha de São Paulo

Vacina da gripe é eficaz com uma dose, diz pesquisa

Duas pesquisas mostram que uma única dose de vacina será capaz de imunizar contra a gripe suína. Até agora, especialistas apontavam a necessidade de uma dose de reforço, semanas depois da primeira injeção, para garantir a eficácia. Os estudos, recebidos com entusiasmo, mostram que será possível dobrar a disponibilidade do produto e mais pessoas deverão receber a imunização. Os artigos, publicados na revista científica "The New England Journal of Medicine", apresentam os resultados dos testes clínicos com vacinas desenvolvidas pela farmacêutica australiana CSL e pela suíça Novartis.
Em agosto, a empresa chinesa Sinovac Biotech afirmou ter obtido resultados semelhantes com uma única dose, mas, como não liberou dados sobre a quantidade e a composição do produto injetado, especialistas tiveram dificuldade para avaliar o anúncio. A vacina da CSL foi testada em 240 australianos adultos, metade com menos de 50 anos. Cerca de 96% produziram anticorpos contra a doença, uma eficiência comparável à da vacina sazonal.
Os efeitos adversos leves também apresentaram uma incidência semelhante - 45% dos voluntários relataram dores de cabeça ou desconforto no local da injeção, mas sem eventos graves. Verificou-se também que doses de 15 e 30 microgramas (que equivale a milionésima parte de um grama) apresentaram o mesmo desempenho, o que deve possibilitar um rendimento maior do que o previsto inicialmente. O produto não foi associado a nenhuma substância que aumenta a resposta imune do organismo à vacina (adjuvante).
Outro artigo apresenta os resultados do teste da vacina da Novartis em 175 americanos adultos com menos de 50 anos. Utilizaram-se doses de 7,5 microgramas associadas ao adjuvante MF59. No 14º dia após a injeção, a maioria dos voluntários já havia desenvolvido anticorpos contra o vírus.
O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, nos Estados Unidos, também realizou testes clínicos de vacinas com 2.800 voluntários. Utilizou produtos das empresas Sanofi Pasteur e da CSL, que demonstraram eficácia de 96% e 80%, respectivamente. Apenas dez dias depois da injeção, os voluntários já estavam imunizados. Os Estados Unidos encomendaram 195 milhões de doses da vacina e devem começar a imunizar a população no início de outubro, segundo informações divulgadas ontem pelo governo americano. Terão prioridade grupos de risco, como profissionais de saúde, crianças e mulheres grávidas.
Anteontem, o governador de São Paulo, José Serra, afirmou que o Instituto Butantã iniciará em janeiro a produção da vacina contra o vírus H1N1. Para Isaías Raw, presidente da Fundação Butantã, ainda não é possível dizer quantas doses do produto brasileiro serão necessárias para garantir a imunização. "Vai depender dos resultados dos testes clínicos que começam em outubro", diz Raw. Os pesquisadores do instituto pretendem utilizar um adjuvante nacional e testarão doses de 7,5 e 3,75 microgramas. "Com a economia do adjuvante e da injeção única, poderemos produzir um maior número de doses por ano", afirma Raw.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

URCA lança hoje o projeto Pincel reciclado

A Universidade Regional do Cariri realiza hoje dia 14 de setembro, o lançamento do Projeto Pincel Reciclado, uma parceria com o Instituto Tecnológico do Cariri - ITEC e a Pró-Reitoria de Extensão da universidade. O evento se dará no salão terra da URCA, no Campus do Pimenta. O Projeto tem como finalidade promover o reaproveitamento de pincéis para quadro branco e a conscientização sobre os prejuízos causados ao meio ambiente pelo lançamento desse material em lixões da região. No lançamento serão distribuídos depósitos de Coleta para todas as Coordenações dos Campi do Pimenta, Crajubar e Pirajá, visando otimizar o trabalho de coleta.

Fonte Tarso Araujo

Lauren Bacall, musa dos filmes 'noir', receberá o Oscar honorário

A atriz Lauren Bacall, conhecida por papéis sensuais em filmes "noir" como "Uma aventura na Martinica", "À beira do abismo" e "Prisioneiro do passado", vai receber um Oscar honorário. O conselho deliberativo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood decidiu prestar essa homenagem a Bacall e a outras figuras do cinema.A atriz de 84 anos, viúva do ator Humphrey Bogart, morto em 1957, nunca recebeu um Oscar, embora tenha sido indicada como coadjuvante por sua participação em "O espelho tem duas faces" (1996). Ela estreou contracenando com Bogart em 1944 em "Ter e não ter", e estrelaria mais de 30 filmes.A Academia decidiu também conceder um Oscar honorário a Roger Corman, considerado o mestre dos filmes B, como "A pequena loja dos horrores" (1960) e "O corvo" (1963).A honraria será concedida também ao diretor de fotografia Gordon Willis, que trabalhou em mais de 30 filmes, como "Lembranças de Hollywood" (1990) e "Anjos e demônios" (2009). Ele já havia sido indicado duas vezes ao Oscar.O produtor e executivo John Calley receberá o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg.O Oscar honorário costuma ser concedido a personalidades do cinema como homenagem ao conjunto da sua obra. A entrega será em 14 de novembro, numa cerimônia em Hollywood.Os prêmios honorários costumavam ser entregues junto com os Oscars competitivos. A pressão para diminuir o cronograma da festa televisionada levou à criação do novo evento.
Fonte G1

TCU aponta irregularidades em obra de R$ 1 bilhão do PAC

Auditoria do Tribunal de Contas da União em junho apontou irregularidades no planejamento e execução do projeto do Arco Rodoviário, obra de quase R$ 1 bilhão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Rio. O principal problema apontado pelos técnicos foi um aditivo de R$ 2,2 milhões pago após a licitação. O dinheiro foi usado para a reconfiguração do projeto, que teve seu tamanho reduzido. Os auditores identificaram oito irregularidades. Duas, na avaliação de técnicos, exigiam a paralisação da obra.TCU determina que governo devolva R$ 684 mil aos cofres públicos. A recomendação não foi acatada pelo relator do caso, o ministro José Jorge. Ele aguarda nova manifestação da Secretaria Estadual de Obras do Rio, responsável pela execução do projeto. A secretaria afirmou que as alterações foram feitas "no sentido de melhor atender ao tráfego de longa distância entre as regiões Sul e Norte do país, de forma a se caracterizar como um relevante fator de desenvolvimento regional". A primeira proposta para construir a estrada data de 1976, mas só em 2004 começou a elaboração do projeto básico. O Arco é apontando como solução para desafogar o trânsito da avenida Brasil (acesso ao Rio) e da ponte Rio-Niterói. A obra do PAC refere-se a 70,9 km dos 145 km do projeto. Sete meses após celebrar os contratos, a secretaria decidiu alterar o projeto para, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio, "ficar dentro da realidade financeira do convênio". Em vez de diminuir o custo final da obra, a alteração elevou o preço, segundo o TCU. A auditoria identificou ainda indícios de direcionamento na licitação para gerenciamento e supervisão da obra. Para os técnicos, esta irregularidade também deveria paralisar a construção. As alterações no projeto do Arco Rodoviário no Rio tiveram como objetivo adequar a estrada ao desenvolvimento da região, afirmou a Secretaria Estadual de Obras. A pasta relatou "pressões sociais" e novos projetos de desenvolvimento para a região metropolitana do Rio que obrigaram a mudança. A estrada atravessa também floresta e sítios arqueológicos, o que dificulta o planejamento, alega a secretaria.

Fonte Folha Online

Legislando em Causa Própria - II - A PEC dos Vereadores


Fonte: Chargesbruno.blogspot.com

Bitucas da corrupção - Por: Matheus Siebra


Sou fumante, não nego. Qualquer um que vier me perguntar se fumo jamais ouvirá um “não” como resposta, a menos que eu tenha largado o vício. Porém, se esta mesma pessoa vier me perguntar a quanto tempo, isto não saberei responder, mas já faz alguns anos. Durante este tempo em que venho enchendo meu pulmão de fumaça, notei um fenômeno curioso. Se você que me lê também costuma se matar aos poucos, talvez possa comprovar a realidade do que vou afirmar: as pontas de cigarro, meus amigos, são silenciosas e dissimuladas.

Não que elas sejam malvadas e tentem nos enganar com sua discrição... Longe disto. O que percebi é que elas se agrupam no fundo do quintal onde fumamos e, com sua sutileza incomum, aumentam de número rapidamente, transformando, em pouco tempo, o mesmo fundo de quintal em um lixão a céu aberto. Quando me dei conta disto, tive a sensação de que não era o único fumante da minha casa e que os familiares que me condenam por fumar não passavam de hipócritas que, às escondidas, despejavam também ali os restos de seu segredo. Mas eu estava errado, sou o único burro suicida da família. As bitucas é que são sutis. Observando um pouco a situação política do país, pude descobrir um fenômeno semelhantíssimo às pontinhas de cigarro. Este fenômeno tornou-se tão comum e familiar para os brasileiros, que me provi da liberdade de dar-lhe um apelido. Chamo-o de “Bitucas da corrupção”. Lendo estas ultimas linhas, leitor, não te aches um gênio capaz de ler as entrelinhas de um texto. Não digo que sejas limitado, mas é que não há entrelinhas aqui, falo explicitamente. A corrupção é como as pontas de cigarro.

Essa culpada pela desordem política no Brasil, assim como a culpada pela desordem no meu organismo, é silenciosa. Acumula-se e multiplica-se aos poucos, sem ninguém perceber. É maligna, posto que faça bem ao bolso dos corruptos, do mesmo modo que o cigarro faz ao ego dos viciados. Porém, nestes, o câncer é gerado em si mesmo, ao passo que aqueles é que geram um câncer na nação inteira. A corrupção é dissimulada... Quando é descoberta, os corruptos, assim como fiz ao detectar meu lixão do quintal, dizem sempre “não sei de nada” ou ainda, “não foi eu que fiz”. Apenas uma coisa difere, leitor amigo, dos dois fatos que acabei de citar. Periodicamente, a secretária da minha casa vai até o fundo do quintal limpar toda aquela sujeira mórbida. Pega uma vassoura e em pouco tempo deixa tudo nos “conforme”, como ela gosta de dizer. Da ultima vez que fez isto, pediu-me gentilmente que não jogasse mais cigarros ali e, certamente, irei atender-lhe o pedido. No Brasil, foge-me ao conhecimento um funcionário publico encarregado de pegar uma vassoura e sacudir toda esta corrupção que apodrece o cenário político da nossa nação. E, se existe ou alguma vez existiu alguém que recebesse tal ordem, provavelmente já foi subornada pelas “Bitucas da corrupção”.

Matheaus Siebra

Publicidade - Amilton Som - A Maior Loja de CDs e DVDs do Cariri

Pensou em Som ? Pensou AMILTON SOM !


Não é à toa que o Blog do crato se orgulha de ter "Amilton Som" como um de nossos parceiros. Amilton Som é hoje a maior e melhor loja de CDs e DVDs do cariri, e com a maior diversidade, atendendo a todos os gostos musicais. E ainda na loja "Amilton Som", você conta com uma equipe para atendimento personalizado, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos. Vendas de PenDrives, Câmeras Fotográficas Digitais, Adaptadores Bluetooth, Wireless, CDs e DVDs vírgens, etc. "Amilton Som" também possui à sua disposição, o maior catálogo de Artistas Caririenses. Portanto, se você reside fora do crato, e deseja adquirir algum CD de artistas da região do cariri, entre em contato direto e faça sua compra. E você conta ainda com o "Banco Popular" para realizar todos os seus pagamentos com segurança e tranquilidade. Portanto, na hora de adquirir CDs e DVDs, consulte antes os excelentes preços de AMILTON SOM. Além do maior catálogo do Cariri, também o melhor preço. Quer publicidade melhor que a qualidade ?


Nas Costas do Povo - Governo vai desengavetar projeto que taxa aplicações da poupança

“O Governo decidiu desengavetar o projeto que taxa as aplicações acima de R$ 50 mil na caderneta de poupança. Anunciada em maio, a proposta descera à gaveta por razões políticas. Volta ao tampo da mesa por conta do calendário. A ideia do Governo é iniciar a cobrança de Imposto de Renda sobre a poupança em janeiro de 2010. Reza a lei que novos impostos ou a elevação de alíquotas de velhos tributos tem de ser aprovados no ano anterior ao do início da coleta.

Ou seja, para que possa taxar a poupança no ano que vem, Lula terá de arrancar a aprovação da proposta do Congresso até o final de 2009. A três meses e meio do final do ano, o presidente e seus auxiliares concluíram que já não dá mais para retardar o envio do projeto ao Legislativo. A data será definida nesta semana, numa reunião do ministro Guido Mantega (Fazenda) com o presidente.

Há, de resto, uma razão monetária. O governo dizia que a taxação da poupança eria necessária a partir do momento em que a taxa básica de juros (Selic) caísse abaixo dos 10,25%. Hoje, os juros estão fixados em 8,75% ao ano. Uma cifra que produz um desequilíbrio que o governo deseja evitar.

A poupança, como se sabe, rende 6,17% ao ano. Juros definidos em lei. Com a Selic abaixo de 10%, as outras aplicações passam a render menos do que a caderneta. A diferença de taxas de rendimento estimula a migração de dinheiro dos fundos de investimento para a poupança. Um problema para o governo, já que o dinheiro dos fundos compra títulos da dívida pública. O governo receia amargar dificuldades para vender o seu papelório.

Em maio, quando a taxação da poupança fora anunciada, a oposição prometera erguer barricadas contra o projeto no Congresso. Na sua propaganda eleitoral televisiva, o PPS chegara a comparar a iniciativa ao confisco da era Collor. Para evitar desgastes, Lula optara pelo adiamento. À época, o presidente preocupava-se também com a CPI da Petrobras, hoje praticamente sufocada.

O desafio do governo será, agora, compatibilizar a tramitação do projeto da poupança com as quatro propostas que regulam a exploração do petróleo do pré-sal.”

Josias de Souza

Municípios do Cariri e Jaguaribe recebem o caminhão do Patativa

Dentro das comemorações do centenário do Poeta Patativa do Assaré, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) traz a diversos municípios do Ceará o caminhão do projeto Patativa Encanta em Todo Canto. Em cada município, o caminhão baú fica aberto à população para visitas gratuitas, com mostras de livros, filmes, fotografias e informações sobre Patativa do Assaré que, em 2009, completaria 100 anos. No último sábado e domingo, dia 12 e 13, o caminhão esteve em Juazeiro do Norte e depois seguirá para Assaré, Campos Sales, Jucás, Cedro, Acopiara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Morada Nova, Russas e Jaguaruana.

Com a chegada do caminhão adaptado, a população tem acesso gratuito de 8 horas às 20 horas à vida e obra de Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares do Brasil. O projeto Patativa do Assaré Encanta em todo Canto é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com promoção da Fundação Memorial Patativa do Assaré.

Dentro do caminhão, as pessoas podem conhecer a discografia, a bibliografia e a filmografia completa do poeta, conferir as fotografias da mostra “Patativa do Assaré - Poeta Cidadão” e ainda folhear algumas de suas publicações. À noite, a partir das 18 horas, um palco estará armado para apresentações espontâneas de repentistas e trovadores, além de exibir em telão alguns filmes sobre o Pássaro Poeta, como documentários, entrevistas e animações.

Estão previstas ainda a realização de oficinas e palestras com professores da escolas municipais. Patativa do Assaré Encanta em todo Canto é uma programação itinerante do Governo do Estado que tem objetivo difundir a importância da poesia popular pelo Estado. Iguatu, Várzea Alegre, Fortaleza e Maracanaú já receberam a visita do caminhão. Até o fim de 2009, o caminhão do Patativa percorrerá 95 municípios do Ceará.

Quem é

Antônio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909, em Serra de Santana, no município de Assaré (Cariri). Dedicou sua vida a cultura, destacando-se como compositor, improvisador e poeta. Publicou Inspiração Nordestina, em 1956, Cantos de Patativa, em 1966. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais. Patativa do Assaré é unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. Para chegar onde chegou, tinha uma receita: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', declamava.

Serviço: Patativa do Assaré Encanta em todo Canto
Telefone 85-31016763 e
E-mail codac@secult.ce.gov.br
Site: www.patativaencantaemtodocanto.com.br

Fonte:Assessoria de Imprensa da Secult

Economia - Crise nos EUA leva brasileiro de 'mansão a porão'


Em 2007, o brasileiro Marlucio Rosa Ferreira, de 47 anos, morava em Norcross, no Estado da Geórgia, Estados Unidos, no que ele define como “uma mansão com 12 cômodos, piscina e banheira jacuzzi”. Ele ainda era proprietário de um bar com capacidade para 255 pessoas e tinha uma picape, uma minivan e duas motos, “todos zero quilômetro”, como gosta de enfatizar.

“Em dois anos, acabou tudo. Fui parar no porão do meu cunhado. Foi complicado, meu amigo”, conta Marlucio, que primeiro viu seu bar ir à falência, depois perdeu um de seus dois empregos e, por conseguinte, não conseguiu permanecer em dia com as prestações de sua casa, quando o valor subiu cerca de 30%, durante a chamada bolha imobiliária. Mineiro de Itabira, Marlucio chegou aos Estados Unidos há 14 anos. Ele se mudou de Massachusetts para a Geórgia em 2001, com sua mulher e filha. Pouco após chegar, resolveu comprar uma casa. Ele tinha dois empregos - um em um restaurante, outro em um supermercado - com os quais faturava algo na faixa de US$ 8 mil ou mais, quando fazia uma boa dose de horas extras.

Vida mansa

Ele conta que não teve problemas em dar a entrada de US$ 42 mil em sua casa e nem em pagar as prestações mensais de US$ 1.250 do financiamento de 30 anos, porque, além do bom salário, tinha uma vasta poupança e um bom histórico de crédito.

“Por 12 anos, mantive um bom crédito. Chegava em qualquer banco americano e levava US$ 40 mil na hora. Meu crédito era ‘top’.” Munido de seu crédito, o brasileiro resolveu enveredar por novos empreendimentos. Em 2006, Marlucio abriu um bar na região em que morava, que funcionava de segunda-feira a domingo. O local atraía muitos fregueses brasileiros com seus quitutes típicos e música ao vivo.

“Abrimos em maio, logo depois teve a Copa do Mundo. Nesse ano, juntei muito dinheiro. No primeiro ano, cheguei a faturar US$ 8 mil numa noite. Até 1h da manhã tinha cliente no bar.”

Começo da crise

Mas logo a sorte começou a mudar. “No final de 2007, fiscais da imigração começaram a fazer blitzes nas imediações do bar. Como tinha muito frequentador que era brasileiro sem documentação, eles passaram a deixar de ir.” Os lucros do bar começaram a cair e, com o aumento da prestação de sua casa, Marlucio começou a “enrolar, um mês atrasava o pagamento do bar, no outro, o aluguel da casa”. O bar acabou quebrando no final de 2007. “Não aguentei pagar mais. Tive que abrir falência e provar junto ao banco que eu não tinha condições.” A situação dele se agravou ainda mais quando o restaurante em que trabalhava em meio expediente cortou empregados, no início de 2008. Com a redução de seus rendimentos, ele passou a ter sérias dificuldades em arcar com os gastos de sua residência, que chegavam a US$ 4 mil mensais.

“Acabei entregando a chave para o banco. Cheguei lá e avisei: ‘estou me mudando, a chave está lá dentro. Pode ir buscar’.”

Álcool e drogas

Junto com os transtornos financeiros, Marlucio também conta ter mergulhado em um inferno pessoal. “Na hora em que perdi tudo, caí na bebida e na droga. Não foi pouco, não. Foi de cocaína para cima.” Ele conta que se não fosse o apoio da igreja e de sua mulher, talvez não tivesse conseguido superar os contratempos. Marlucio resolveu fazer as malas e se mudou provisoriamente para Boston, onde ficou hospedado por alguns meses no porão da casa de seu ex-cunhado até que conseguisse resolver sua vida. De lá, resolveu tentar a sorte em Hartford, no Estado de Connecticut. Com um índice de desemprego na faixa de 7,8%, o Estado, no nordeste americano, parecia bem mais promissor que a Geórgia, assolada por um índice de 10,3%. Lá ele arrumou um novo emprego de meio expediente, em um restaurante, após ter passado seis meses procurando. Ele acumula este com um trabalho de tempo integral, como inspetor de qualidade de produtos de um supermercado. Juntamente com a mulher, que também tem dois empregos, ele aluga uma casa, que com dois quartos, sala e cozinha, é bem mais modesta que a “mansão” da Geórgia. Ele conta que vem tentando se adaptar à nova realidade. “Pobre virar rico é fácil. Rico virar pobre é que não é fácil, xará.”

Fonte: BBC Brasil

5 boas-novas contra o câncer



Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Dito assim, nem parece grave, não é mesmo? Mas o fato é que a doença está entre as maiores causas de mortalidade em todo o mundo e o número de vítimas não para de crescer. Um levantamento da American Cancer Society mostrou que, em 2007, foram registrados mais de 12 milhões de novos casos e 7,6 milhões de pessoas morreram por causa da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que as mortes aumentarão em 45% até 2030, devido, em parte, ao crescimento demográfico e ao envelhecimento da população. Outros fatores desencadeantes são tabagismo, má alimentação, obesidade, sedentarismo, estresse e herança genética.

A boa notícia é que a ciência desenvolve tratamentos menos dolorosos, drogas mais eficazes e diagnósticos mais rápidos e precisos. "Não acredito que chegaremos à cura tão cedo, mas, certamente, a medicina vai encontrar meios para que os pacientes convivam com a doença de forma controlada, como já acontece com o diabetes e a hipertensão", defende Max Mano, oncologista e pesquisador do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Veja o que há de mais novo na pesquisa científica sobre o câncer.

1 - PREVENÇÃO É POSSÍVEL

Sim, é possível adotar medidas preventivas contra o câncer. O consumo de tabaco, por exemplo, eleva de forma significativa o risco para se contrair diferentes tipos de tumores. A má alimentação está associada a aproximadamente 20% da incidência nos países emergentes. A obesidade é fator de risco para o câncer de mama, do endométrio, do rim e da vesícula biliar. Infecções virais e bacterianas são a causa de 26% de todos os cânceres que surgem nesses países. Portanto, hábitos saudáveis, como abolir o cigarro e reduzir o consumo de álcool, acredite, dão resultado. Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais, óleos vegetais e peixes fortalece o sistema imunológico e colabora para a produção de células saudáveis. Atividades físicas aeróbicas - como nadar, caminhar e andar de bicicleta por, no mínimo, 30 minutos, 2 a 3 vezes por semana - e rotina de check-up anual são medidas aprovadas e indicadas pelos médicos para afastar o risco da doença.

Os especialistas apontam ainda que políticas públicas são grandes aliadas no combate a esse mal. Na década de 1980, a Austrália instituiu um programa nacional contra câncer de pele que orientava a população sobre os malefícios dos raios ultravioleta (UV). Atualmente, a iniciativa é reconhecida como a mais abrangente, bem fundamentada e duradoura entre todas as campanhas de prevenção contra os tumores cutâneos. "O governo precisa se envolver nas campanhas preventivas porque o custo do tratamento é muito alto para o sistema público de saúde", defende Max Mano.

2 - ESPERANÇA DAS VACINAS

O vírus papiloma humano, mais conhecido pela sigla HPV, é o grande vilão nos casos de câncer de colo de útero. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, em 2006, foram registrados mais de 19 mil casos de tumores do colo do útero e cerca de 10 mil mortes em todo o Brasil. "Já existe produção de vacina contra esse vírus, o que concorre diretamente para a diminuição do número de casos", esclarece o oncologista do ICESP. A vacina pode ser prescrita por ginecologista e não há necessidade de exame Papanicolau prévio, embora este ainda seja o método mais eficaz para detecção do vírus. São administradas três doses: a segunda deve ser tomada no mês subsequente à primeira dose, e a terceira, seis meses depois. Ainda estão sendo feitos estudos para saber se, depois de dez anos, seria necessário um reforço. Até o momento, um levantamento com mais de 700 mulheres entre 15 e 25 anos, conduzido em 28 centros no Brasil, Canadá e EUA, revelou 100% de eficácia por cerca de seis anos e meio.

Outra vacina eficaz é aquela contra o vírus da hepatite B e C, disponível na rede pública de saúde. Já se sabe que ela diminui a incidência de câncer de fígado em grupos de risco (indivíduos debilitados pelo álcool, portadores de HIV e profissionais de saúde sujeitos a contaminações desse tipo).

3 - CADA PESSOA TERÁ SEUS GENES MAPEADOS

A origem do câncer, na maioria dos casos, se dá por conta de hábitos de vida e fatores externos; há, no entanto, uma porcentagem de casos de origem genética. Contra isso, a medicina tem uma nova esperança: o mapeamento genético. O conhecimento sobre como os genes atuam na formação de doenças hereditárias levará a uma mudança da prática médica. A expectativa da American Cancer Society é a de que, até 2020, as descobertas científicas na área permitirão a manipulação genética para tratamento e prevenção da doença; e, até 2030, o perfil genético do tecido canceroso indicará como o tumor se desenvolverá, qual será a sua resistência ao tratamento e as melhores drogas para combatê-lo. Hoje, o mapeamento genético já é uma técnica aplicada a pacientes com histórico de câncer na família. Os tumores mais associados são: câncer de mama, cólon, reto, ovário e tireoide. "Identificada a predisposição, são adotadas medidas preventivas, como o uso de medicamentos quimiopreventivos , e mesmo a realização de cirurgias antes que a doença se desenvolva", enumera o coordenador do serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, André Murad.

Os obstáculos à disseminação dessa prática são o alto custo dos testes, cerca de R$ 3 mil, e apenas em casos excepcionais é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS); e a ansiedade gerada pela indicação ao exame. "Todo paciente ou parente direto submetido a teste genético de predisposição ao câncer deve ser amplamente orientado quanto às suas implicações", esclarece Murad.

4 - TRATAMENTO PERSONALIZADO

A grande dificuldade no combate à doença é que um mesmo tipo de tumor difere de uma pessoa para outra, e mesmo as células de um único câncer podem ser diferentes entre si. Além disso, duas pessoas com o mesmo tipo de câncer podem responder de formas diversas ao tratamento. Por último, o câncer é extremamente mutável. Frequentemente um paciente deixa de responder a uma terapia porque o tumor se tornou resistente à medicação. A medicina avançou de forma espetacular na compreensão dos mecanismos envolvidos no comportamento das células cancerosas. Agora é possível traçar o perfil genético de tumores como os de mama e de pulmão. Essas informações, aliadas à análise genética do próprio paciente, levaram à criação de remédios bastante específicos. São as drogas que formam as terapias-alvo - as quais costumam ser associadas aos quimioterápicos tradicionais. Esses medicamentos, também chamados de biológicos, impedem a proliferação das células tumorais sem afetar suas vizinhas saudáveis. "O tratamento personalizado é, sem dúvida, uma evolução natural e a estratégia terapêutica de maior eficácia num futuro próximo. Dentro de algumas décadas será possível detectar a anormalidade do tumor e prescrever a droga correta", aposta Max Mano.

5 - DIAGNÓSTICOS MAIS PRECISOS

As universidades de Durham, na Inglaterra, e a de Maryland, nos EUA, estão desenvolvendo um exame para detectar o câncer de próstata em apenas três minutos. O exame, feito a partir de uma amostra de fluido da próstata, mede a queda nos níveis de citrato, molécula que apresenta redução nos primeiros estágios da doença. Outra novidade é a descoberta de uma enzima responsável pelo alastramento da doença pelo corpo. Em um estudo publicado na Cancer Cell, pesquisadores ingleses afirmam que a enzima LOX é crucial na evolução da metástase. Essa enzima envia sinais para preparar a área que será atingida pelas células cancerígenas. Sem esse aviso, o ambiente pode ser muito hostil. Ao bloquear a "viagem" da enzima pelo corpo, o organismo tem condições de contra-atacar e eliminar as células tumorosas.

PREVENÇÃO AINDA É A TERAPIA MAIS EFICAZ

No Brasil, a população está cada vez mais urbana. A alteração no estilo de vida mudou também os hábitos alimentares e levou a um surto de obesidade. Um relatório, publicado em fevereiro deste ano pelo Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (World Cancer Research Fund) e pelo Instituto Norte-Americano de Pesquisa do Câncer (American Institute for Cancer Research), apresentou os últimos resultados de um estudo sobre prevenção da doença por meio de dieta, nutrição e controle da gordura corporal realizado nos EUA, Reino Unido, China e Brasil.

5 MITOS PERIGOSOS

Mais do que uma doença, o câncer é um estigma. Os mitos que circundam esse mal são uma das principais barreiras para que as pessoas tomem medidas de prevenção e busquem o tratamento que podem salvar suas vidas

5a - A CIRURGIA ACELERA A METÁSTASE

Você já deve ter ouvido alguém falar que um tumor evoluiu depois da cirurgia. "O médico abriu e fechou", dizem. Ledo engano. "Hoje, a cirurgia cura mais de 50% dos doentes de câncer, não influenciando o crescimento do tumor. A sensação que as pessoas têm de que isso ocorre é porque o tumor cresce exponencialmente, ou seja, duplica de tamanho em intervalos de tempo. Portanto, nas fases mais avançadas esse aumento é muito mais rápido e nítido, independente de o paciente ter sido operado ou não. Coincidentemente, alguns pacientes operados em estágio avançado têm o crescimento tumoral mais rápido após a cirurgia, mas isto aconteceria mesmo sem a intervenção", explica o cirurgião Wilson Pollara, coordenador do centro cirúrgico do ICESP.
FOTOS: SHUTTERSTOCK

5b - EU NÃO SOU DO GRUPO DE RISCO

Se existe uma verdade sobre o câncer é que esta é uma doença democrática. Não escolhe cor, credo, idade ou classe social. Aliás, é a segunda causa mortis no Brasil, atrás apenas das doenças cardiovasculares. "A negação da doença é um estigma que contribui para os altos índices de mortalidade", alerta o psico-oncologista Lório Rodriguez, especialista do ICESP. O fato de você não fumar não significa que não possa vir a desenvolver um câncer de pulmão, assim como um fumante pode nunca ter a doença. "É preciso considerar os aspectos físicos e psíquicos da doença. Fatores emocionais - como rancor, mágoa e raiva - são agravantes no surgimento do câncer porque levam à imunodepressão, ou seja, uma baixa no sistema imunológico, que deixa o organismo menos atento a ataques virais, bacterianos ou mesmo à produção irregular de células", alerta o especialista.

5c - É UMA SENTENÇA DE MORTE

Não. Muitos tipos de câncer são tratáveis e, se descobertos em sua fase inicial, têm cura. Os principais métodos de tratamento são: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A OMS estima que um terço de todos os cânceres possa ser curado se for precocemente detectado e tratado. Isso implica em conscientizar a população para que reconheça os sinais iniciais da doença, e aí cabe ao governo investir em uma política pública de esclarecimento, sobre os diversos tipos da doença e seus sintomas e orientar a procura por ajuda médica assim que seja observada alguma alteração no organismo.

5d - UMA PESSOA DA MINHA FAMÍLIA TEVE CÂNCER, VOU TER TAMBÉM

Estima-se que de 5% a 10% dos casos sejam de caráter hereditário. "O que sabemos com certeza é que os fatores a que somos expostos durante a vida são determinantes, como o hábito de fumar, principal fator de risco para o câncer de pulmão, cabeça e pescoço; e a obesidade na pós-menopausa, que aumenta o risco de câncer de mama", esclarece Maria Del Pilar Estevez Diz, coordenadora do ambulatório de Oncologia Clínica do ICESP. Para determinar se há ou não fatores hereditários consideráveis, é preciso observar algumas características como: idade do aparecimento do câncer mais jovem que o usual; o mesmo lado da família (materno/paterno) comprometido; pessoas com mais de um câncer ao longo da vida, casos de cânceres raros na família, padrão reconhecido correspondente a mutações genéticas ou casos de câncer de mama, ovário e cólon na família.

5e - NINGUÉM SABE O QUE ESTOU PASSANDO

O Inca estima que, em 2008, foram diagnosticados cerca de 460 mil novos casos da doença, ou seja, tem muita gente vivendo a mesma angústia do diagnóstico e outras tantas dispostas a ajudar os pacientes. É fundamental que a pessoa faça uma terapia em paralelo ao tratamento e seja estimulada a falar sobre seus temores e dúvidas. "É a conspiração do silêncio. O paciente sofre sozinho, tem medo de morrer, mas não fala para ninguém. Parentes e amigos sabem que a doença existe, mas não tocam no assunto. Essa tensão toda gera raiva, impotência e desequilíbrio, o que não ajuda em nada no quadro geral", explica Lório Rodriguez. O acompanhamento de um psico-oncologista não apenas alivia o sofrimento, como o auxilia a encarar o tratamento com mais tranquilidade.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br

Corrupção e Governabilidade - Rubens Epicuro - Folha S. Paulo


No país, substituíram-se a violência e a tortura como suposta condição para ter segurança e governar

A CORRUPÇÃO passou a ser condição da governabilidade. É essa a justificativa de dirigentes de partidos do governo para sua cumplicidade no enterro dos escândalos parlamentares. A diferença com o regime militar é uma só: substituíram-se a violência e a tortura pela corrupção como suposta condição para ter segurança e governar. Corrupção e violência, ensinava o filósofo Norberto Bobbio, são os dois tipos de câncer que destroem a democracia. No regime militar sacrificou-se a democracia em nome da segurança, elemento da governabilidade. Hoje a situação mudou e se usa o mesmo pretexto para fazer engolir o conluio ou a indulgência com a corrupção. Não sendo apanágio apenas de um governo, o vício se agrava ano a ano.

Nem a seriedade dos últimos escândalos, que comprometem instituições inteiras, conseguiu alterar a complacência dos governos, que pode não ser eterna, mas tem se revelado infinita enquanto dura. Outro escândalo, agora de caráter intelectual, é que os politicólogos julgam o sistema de “presidencialismo de coalizão” como perfeitamente funcional, pois produziria governabilidade. Aparentam-se os nossos sábios aos fundamentalistas do mercado, que também acreditavam na neutralidade moral do mercado, que seria autorregulável, capaz de se corrigir automaticamente. Em ambos os casos, os resultados justificariam os meios. Contudo, o derretimento do mercado financeiro mostrou que as torpezas e as falcatruas dos operadores acabam por provocar degeneração funcional, destruindo a própria instituição. A moral e a ética não são adornos para espíritos delicados, mas componentes indispensáveis ao bom funcionamento de qualquer sistema.

Isso não vale apenas para os mercados. A Primeira República italiana, que resistira ao desafio de governabilidade devido à presença do maior Partido Comunista do ocidente, se desmoronou à luz da corrupção desvendada pela Operação Mãos Limpas. A República Velha brasileira afundou no pântano da corrupção eleitoral e foram os escândalos que puseram fim à carreira e à vida de Getulio Vargas. Não passa de autoilusão a ideia de que a economia cresce e o país se desenvolve apesar da corrupção e dos escândalos. Também na Itália, o “milagre econômico”, o dinamismo, a inovação pareciam legitimar um sistema decadente. Com o tempo, a corrupção e o fracasso na reforma das instituições produziram o inevitável: a estagnação e o desaparecimento do dinamismo. Seria diferente aqui onde os mesmos vícios tendem a produzir idênticos efeitos?

Quando foi assassinado o juiz Giovanni Falcone, Bobbio chocou a opinião pública ao declarar que sentia vergonha de ser italiano e deixaria o país se fosse mais jovem. Recompôs-se depois desse momento de abatimento moral. Neste centenário do seu nascimento, a capacidade de se indignar do velho filósofo tem sido evocada ao lado da lição do grande poeta Giacomo Leopardi. Numa das incontáveis horas amargas da Itália, dizia o poeta: “Se queremos um dia despertar e retomar o espírito de nação, nossa primeira atitude deve ser não a soberba nem a estima das coisas presentes, mas a vergonha”. No panorama de miséria moral de nossas instituições, deve-se escolher entre a atitude de soberba e estima das coisas presentes da propaganda complacente e a vergonha regeneradora do país futuro.

RUBENS RICUPERO, 72, diretor da Faculdade de Economia da Faap e do Instituto Fernand Braudel de São Paulo, foi secretário-geral da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) e ministro da Fazenda (governo Itamar Franco). Escreve quinzenalmente, aos domingos, nesta coluna.

Fonte: Rubens Epicuro - Folha de São Paulo

Previsão do Tempo e Almanaque - 14 de Setembro de 2009

Boa Segunda-Feira, dia 14 de Setembro de 2009 para todos os leitores do Blog do Crato. Ontem, publicamos aqui ma excelente notícia vinda do gabinete do prefeito Samuel Araripe, que é o desejo de reconstruir a fonte luminosa que antes existia na Praça da Sé. uma medida acertada, que vai de encontro aos anseios da maioria dos Cratenses, que se sentiram aviltados quando da destruição da sua antiga fonte luminosa. Hoje, falaremos mais sobre esse projeto.

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para hoje, é de dia com com e algumas núvens. Temperatura máxima de 27 graus, e não chove. Informações do site Climatempo:


ALMANAQUE

No dia 14 de setembro, a Igreja Católica comemora o Dia de São Materno de Colônia

É conhecido apenas como o primeiro bispo da história cristã da cidade de Colônia, na Alemanha. Desde o século IV, criou-se uma tradição cristã, na cidade de Trier, na Alemanha, segundo a qual Materno teria vindo da Palestina. E não é só isso: o próprio apóstolo Pedro é que o teria enviado para divulgar o Evangelho ao mundo germânico. Essa tradição fazia de Trier a primeira sede episcopal cristã da Alemanha, portanto dotada de jurisprudência sobre as demais, por uma questão de antigüidade. A figura de Materno, o bispo de Colônia, é, de fato, muito importante para a história da Igreja, que já estava liberta das perseguições externas, graças ao imperador Constantino. Mas a Igreja continuava exposta às divisões internas dos cristãos, que, insistentemente, prejudicavam a si próprios.

Materno é um de seus pacificadores, convocado a deixar a Alemanha para resolver um grande conflito nascido no norte da África: o cisma donatista. Liderados pelo bispo Donato, esse grupo de radicais tinha uma visão extremamente elitista, era totalmente contrário às indulgências e pregava a segregação dos bons cristãos daqueles infiéis e traidores. Os donatistas consideravam traidores os cristãos que, por medo, durante a perseguição do imperador Diocleciano, haviam renegado a fé e entregado os livros sagrados às autoridades romanas. Até mesmo negavam-se a aceitar a re-inclusão dos sacerdotes que haviam agido dessa maneira, bom como a inclusão de novos sacerdotes, caso também tivessem sido considerados, anteriormente, indignos. E por isso os donatistas de Cartago não reconheciam o novo bispo, Ceciliano, porque um dos bispos que o consagraram havia renegado à fé, durante as perseguições.

Chamado para arbitrar, o imperador Constantino, em 313, escreve ao papa Melquior, de origem africana, para convocar o bispo Ceciliano, bem como outros, favoráveis ou não à sua questão, para uma decisão final, imparcial. E ainda o informa que os bispos Materno, da Alemanha, Retício e Martino, da França, já estavam a caminho de Roma. O imperador Constantino, obedecendo às suas conveniências políticas, promoveu um ato incisivo no colegiado eclesiástico, afiançando o caso africano também aos bispos da Alemanha e da França. Mais nada se sabe de Materno depois dessa importante missão em Roma, que se concluiu com a sentença favorável ao bispo Ceciliano. Mas o cisma não terminou, mesmo contando, também, com a notável presença de santo Agostinho, bispo de Hipona.

Entretanto, em Trier, a fama de santidade de seu primeiro bispo fez a figura de Materno tomar vulto e a população começa a venerá-lo. Ao longo dos séculos, a catedral de Trier, que abriga as relíquias de são Materno, foi reconstruída e, hoje, podemos ver o grau de devoção dos fiéis estampado nos vitrais desse templo. Seu culto foi autorizado pelo Vaticano, em conseqüência dessa devoção secular e ainda presente nos fiéis. A data de sua tradicional festa litúrgica, no dia 14 de setembro, foi mantida.

Eventos históricos:

* 1524 - Fundação da ordem religiosa dos Teatinos.
* 1741 - Fundação do município de Viamão.
* 1812
o Fundação do Condado de Madison.
o Invasão de Moscovo pelas tropas de Napoleão.
* 1844 - Reconhecimento da independência paraguaia, pelo Brasil.
* 1858 - Criação do município de Augusto Severo.
* 1917 - Fundação da cidade de Presidente Prudente.
* 1927 - Terremoto subaquático abala o Japão, com mais de 100 mortos.
* 1968 - Lançamento da sonda Zond 5 da Base de Baikonur.
* 1974 - Fundação da Linha Azul, a primeira linha do Metrô de São Paulo.
* 1981 - Papa João Paulo II publica a encíclica "Laborem Exercens".
* 1998 - João Paulo II publica a encíclica "Fides et Ratio".
* 1999 - Kiribati, Nauru e Tonga aderem à ONU.
* 2000 - Lançamento do Windows Millenium/Windows Me, pela empresa de Bill Gates (Microsoft).
* 2000 - Sancionado o decreto que cria a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (v. Ilha de Araçatuba).
* 2003 - Suecos rejeitam aderir ao Euro.
* 2003 - Estônia aprova a adesão à União Européia por meio de um referendo.
* 2008 - Sebastian Vettel torna-se o piloto mais jovem a vencer um Grande Prémio na Fórmula 1.

Nascimentos:

* 1769 - Alexander von Humboldt, naturalista alemão (m. 1859)
* 1804 - John Gould, ornitólogo e naturalista inglês (m. 1881)
* 1848 - Adolf Albin, enxadrista romeno (m. 1920)
* 1849 - Ivan Pavlov, fisiólogo russo (m. 1936)
* 1905 - Ismael Silva, cantor brasileiro (m. 1978)
* 1920 - Lawrence Robert Klein, economista norte-americano
* 1921 - Dom Frei Paulo Evaristo Cardeal Arns, OFM, ex-arcebispo de São Paulo
* 1925 - Cyll Farney, ator e produtor brasileiro (m. 2003)
* 1935 - Ferid Murad, médico estadunidense.
* 1937 - Renzo Piano, arquiteto italiano.
* 1940 - Joana Fomm, atriz brasileira.
* 1943 - Marcos Valle, músico brasileiro de bossa nova.
* 1947 - Sam Neill, ator neozelandês nascido na Irlanda.
* 1948 - Vera Gimenez, atriz brasileira.
* 1951 - Arrigo Barnabé, músico e ator brasileiro.
* 1958 - Arlindo Cruz, cantor, compositor e instrumentista brasileiro.
* 1959 - Morten Harket, cantor norueguês, vocalista da banda A-ha.
* 1965
o Dmitry Medvedev, presidente da Rússia.
o Frank Geiler, empresario alemão.
* 1969 - Francesco Antonioli, goleiro italiano.
* 1971 - Andre Matos, músico da banda Shaaman.
* 1973 - Linvoy Primus, jogador de futebol inglês.
* 1976 - Agustín Calleri, tenista argentino.
* 1977 - Andréia Suntaque, futebolista brasileira.
* 1979 - Ricardo Pereira, ator português.
* 1981
o Miyavi, cantor japonês, ex guitarrista da banda Due'le Quartz.
o Ashley Roberts, cantora e dançarina do grupo The Pussycat Dolls.
* 1983 - Amy Winehouse, cantora britânica.
* 1984
o Adam Matthew Lamberg, ator estado-unidense.
o Fernanda Vasconcellos, atriz brasileira.

Falecimentos:

* 891 - Papa Estêvão VI.
* 1164 - Sutoku, 75º imperador do Japão.
* 1435 - João, Duque de Bedford (n. 1389).
* 1523 - Papa Adriano VI (n. 1459)
* 1709 - Luis Manuel Fernández de Portocarrero, religioso, nobre e político espanhol (n. 1635)
* 1712 - Giovanni Domenico Cassini, astrónomo (n. 1625).
* 1824 - Luís XVIII de França (n. 1755).
* 1852 - Arthur Wellesley, último Duque de Wellington (n. 1769).
* 1910 - Huo Yuanjia, lutador de artes marciais chinês (n. 1868).
* 1927 - Isadora Duncan, bailarina norte americana; (n. 1878).
* 1937 - Tomás Masaryk, ex-presidente da Checoslováquia (n. 1850).
* 1970 - Rudolf Carnap, filósofo alemão (n. 1891).
* 1982 - Grace Kelly, atriz estadunidense e princesa de Mônaco (n. 1929).
* 1993 - Austregésilo de Athayde, escritor e jornalista brasileiro (n. 1898).
* 1996 - Tupac Amaru Shakur, ator e rapper.
* 1999 - Roberto Costa de Abreu Sodré, governador de São Paulo (n. 1917).
* 2005 - Robert Wise, diretor e produtor de cinema estadunidense (n. 1914).

Feriados e eventos cíclicos:

* Aniversário da fundação de Presidente Prudente (São Paulo, Brasil)
* Aniversário da fundação de Sinop (Mato Grosso, Brasil
* Aniversário da fundação de Figueirão (Mato Grosso do Sul, Brasil)
* Aniversário da fundação de Viamão (Rio Grande do Sul, Brasil)
* Dia da Exaltação da Santa Cruz
* Dia do Frevo

HOJE NA HISTÓRIA

Hoje é o Dia do Frevo !

O Frevo é um ritmo pernambucano derivado da marcha, do maxixe e da capoeira. Surgido no Recife no final do Século XIX, o frevo se caracteriza pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevos, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo. Até as sombrinhas coloridas seriam uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas. A dança do frevo pode ser de duas formas, quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo possui mais de 120 passos catalogados. Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, a música ganha características próprias acompanhadas por um bailado inconfundível de passos soltos e acrobáticos.

Origem da palavra

A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa. Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o Jornal Pequeno, vespertino do Recife que mantinha uma detalhada seção carnavalesca da época, assinada pelo jornalista "Oswaldo Oliveira", na edição de 12 de fevereiro de 1907, fez a primeira referência ao ritmo, na reportagem sobre o ensaio do clube Empalhadores do Feitosa, do bairro do Hipódromo, que apresentava, entre outras músicas, uma denominada O frevo. E, em reconhecimento à importância do ritmo e a sua data de origem, em 09 de Fevereiro de 2007, a Prefeitura da Cidade do Recife comemorou os 100 anos do Frevo durante o carnaval de 2007.

Instrumento e letra

De instrumental, o gênero ganhou letra no frevo-canção e saiu do âmbito pernambucano para tomar o resto do Brasil. Basta dizer que O teu cabelo não nega, de 1932, considerada a composição que fixou o estilo da marchinha carnavalesca carioca, é uma adaptação do compositor Lamartine Babo do frevo Mulata, dos pernambucanos Irmãos Valença. A primeira gravação com o nome do gênero foi o Frevo Pernambucano (Luperce Miranda/Oswaldo Santiago) lançada por Francisco Alves no final de 1930. Um ano depois, Vamo se Acabá, de Nelson Ferreira pela Orquestra Guanabara recebia a classificação de frevo. Dois anos antes, ainda com o codinome de "marcha nortista", saía do forno o pioneiro Não Puxa Maroca (Nelson Ferreira) pela orquestra Victor Brasileira comandada por Pixinguinha.

Ases da era de ouro do rádio como Almirante (numa adaptação do clássico Vassourinhas), Mário Reis (É de Amargar, de Capiba), Carlos Galhardo (Morena da Sapucaia, O Teu Lencinho, Vamos Cair no Frevo), Linda Batista (Criado com Vó), Nelson Gonçalves (Quando é Noite de Lua), Cyro Monteiro (Linda Flor da Madrugada), Dircinha Batista (Não é Vantagem), Gilberto Alves (Não Sou Eu Que Caio Lá, Não Faltava Mais Nada, Feitiço), Carmélia Alves (É de Maroca) incorporaram frevos a seus repertórios. Em 1950, inspirados na energia do frevo pernambucano, a bordo de uma pequena fubica, dedilhando um cepo de madeira eletrificado, os músicos Dodô & Osmar fincavam as bases do trio elétrico baiano que se tornaria conhecido em todo o país a partir de 1969, quando Caetano Veloso documentou o fenômeno em seu Atrás do Trio Elétrico.

O frevo no carnaval

Em 1957, o frevo Evocação No. 1, de Nelson Ferreira, gravado pelo Bloco Batutas de São José (o chamado frevo de bloco) invadiria o carnaval carioca derrotando a marchinha e o samba. O lançamento era da gravadora local, Mocambo, que se destacaria no registro de inúmeros frevos e em especial a obra de seus dois maiores compositores, Nelson (Heráclito Alves) Ferreira (1902-1976) e Capiba. Além de prosseguir até o número 7 da série Evocação, Nelson Ferreira teve êxitos como o frevo Veneza Brasileira, gravado pela sambista Aracy de Almeida e outros como No Passo, Carnaval da Vitória, Dedé, O Dia Vem Raiando, Borboleta Não É Ave, Frevo da Saudade. A exemplo de Nelson, Capiba também teve sucessos em outros estilos como o clássico samba canção Maria Bethânia gravado por Nelson Gonçalves em 1943, que inspiraria o nome da cantora. Depois do referido É de Amargar, de 1934, primeiro lugar no concurso do Diário de Pernambuco, Capiba emplacou Manda Embora Essa Tristeza (Aracy de Almeida, 1936), e vários outros frevos que seriam regravados pelas gerações seguintes como De Chapéu de Sol Aberto, Tenho uma Coisa pra lhe Dizer, Quem Vai pro Farol é o Bonde de Olinda, Linda Flor da Madrugada, A pisada é essa, Gosto de Te Ver Cantando.

Cantores como Claudionor Germano e Expedito Baracho se transformariam em especialistas no ramo. Um dos principais autores do samba-canção de fossa, Antônio Maria (Araújo de Morais, 1921-1964) não negou suas origens pernambucanas na série de frevos (do número 1 ao 3) que dedicou ao Recife natal. O gênero esfuziante sensibilizou mesmo a intimista bossa nova. De Tom Jobim e Vinicius de Moraes (Frevo) a Marcos e Paulo Sérgio Valle (Pelas Ruas do Recife) e Edu Lobo (No Cordão da Saideira) todos investiram no (com)passo acelerado que também contagiou Gilberto Gil a munir de guitarras seu Frevo Rasgado em plena erupção tropicalista.

A baiana Gal Costa misturou frevo, dobrado e tintura funk (do arranjador Lincoln Olivetti) num de seus maiores sucessos, Festa do Interior (Moraes Moreira/Abel Silva) e a safra nordestina posterior não deixou a sombrinha cair. O pernambucano Carlos Fernando, autor do explosivo Banho de Cheiro, sucesso da paraibana Elba Ramalho, organizou uma série de discos intitulada Asas da América a partir do começo dos 1980.

Botou uma seleção de estrelas para frevar: de Chico Buarque, Alcione, Lulu Santos e Gilberto Gil a Jackson do Pandeiro, Elba e Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Fagner e Alceu Valença. Entre os citados, Alceu, Zé e Geraldo mais o Quinteto Violado, Lenine, o armorial Antônio Nóbrega e autores como J. Michiles, mantêm no ponto de fervura o frevo pernambucano. Mesmo competindo com os decibéis – e o poder de sedução – do congênere baiano. As pessoas enfrentaram e competiram honestamente.

A importância do Galo da Madrugada na preservação do frevo

O Galo da Madrugada é um bloco carnavalesco que preserva as tradições locais. Eles tocam ritmos pernambucanos e desfilam sem cordões de isolamento. O desfile do galo da madrugada é um dos momentos para se ouvir e se dançar frevo no carnaval em fevereiro.

O levante de Vassourinhas

Quando as primeiras notas de Vassourinhas são executadas no carnaval pernambucano, a multidão ergue os braços e grita junto e dança freneticamente.

Os novos intérpretes do Frevo de Pernambuco

No Galo da Madrugada os foliões também têm a oportunidade de conhecer novos intérpretes de Frevo de Pernambuco como: Alceu Valença, Claudionor Germano, Gustavo Travassos, Almir Rouche, Nena Queiroga, André Rio, entre muitos outros que fazem a voz do frevo contemporâneo acontecer nas Ruas do Recife.

Tipos de frevo

Na década de 30, surge a divisão do frevo em três tipos

* Frevo de rua
* Frevo canção
* Frevo de bloco

Fontes: Climatempo, 10emtudo, Edições Paulinas, Wikipedia

Pensamentos do Dia - 14 de Setembro de 2009



"Querem que vos ensine o modo de chegar à ciência verdadeira? Aquilo que se sabe, saber que se sabe; aquilo que não se sabe, saber que não se sabe; na verdade é este o saber."

Confúcio

"Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter apenas, de novo, só os nossos."

Sócrates

"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?"

Mahatma Gandhi

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico."

Séneca

Foto: praça Siqueira Campos em Crato - Por: Pachelly Jamacaru

Pássaro cearense, padrinho de ouro


O soldadinho-do-Araripe (Antilophia bokermanni) deve estar dando pulos de alegria no cantinho do Ceará onde vive. Para entender a razão é preciso voltar no tempo e viajar até a Inglaterra, onde aconteceu a British Bird Fair – maior feira de observação de aves do mundo - entre os dias 15 e 17 de agosto. Durante o evento, o pássaro, endêmico da Chapada do Araripe, recebeu um apoio de grossíssimo calibre: Sir David Attenborough, uma das vozes mais influentes da conservação no mundo, aceitou o convite da Bird Life International para ser o patrono do bichinho, cuja espécie sobrevive à beira da extinção. Ela agora passa a estar em excelentes mãos.
Attenborough nasceu em Londres, em 1926, e se firmou como um naturalista respeitado e diretor de documentários sobre natureza que, quando vão ao ar na BBC inglesa, costumam derrubar a frequência de cinemas e restaurantes. Em 2006, uma pesquisa de opinião o elegeu como o personagem de maior credibilidade no Reino Unido. No mesmo ano, outra enquete popular o elevou à condição de maior ícone vivo dos ingleses, à frente de gente como Paul McCartney e Michael Caine. Attenborough filma bichos e plantas pelos quatro cantos do mundo há mais de meio século.

Há quem jure que não há ser humano que mais tenha andado de avião do que ele. O patrocínio do naturalista inglês à luta do soldadinho-do-araripe para se manter vivo fez a felicidade de seus defensores no Brasil, reunidos nas Ongs SAVE (capítulo da Birdlife no Brasil) e AQUASIS, do Ceará, esta última responsável pela guarda da espécie. Foram seus técnicos que, no final de 2006, elaboraram o plano para sua conservação que está em vigor.

A história de como o pássaro conseguiu padrinho tão poderoso começou em 2007, quando a feira inglesa decidiu pela primeira vez adotar como tema as espécies de aves criticamente ameaçadas de extinção – 189 no total – ao redor do globo.Para escolher as cinco espécies mais representativas dessa legião de bichos despossuídos – e que levariam todo o dinheiro arrecadado com a bilheteria da feira realizada em Londres – a BIRD LIFE convocou seus capítulos em diversos países a indicarem candidatos. Quem ganhou a distinção no ano passado também foi uma ave brasileira, o formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), que ocorre principalmente na região de Massambaba, Cabo Frio, na costa do Estado do Rio. Junto com a distinção, o formigueiro ganhou um padrinho suíço que destinou fundos para sua conservação. Logo que a feira de 2007 terminou, Pedro Develey, diretor de conservação da SAVE-Brasil, conversou com amigos e decidiu designar o soldadinho-do-Araripe para a edição de 2008.

O bichinho, além de símbolo da feira, ganhou o patrocínio de Attenborough, que assumiu a função de defender o soldadinho-do-Araripe pelo mundo e captar recursos para a guardiã da espécie, a Aquasis, prosseguir com o trabalho de conservação. “É uma personalidade mundial de comunicação, tem um poder de mobilização de milhões de pessoas no mundo inteiro. Não tem ninguém que se compare a ele no trabalho de divulgação, conservação, alerta aos problemas que estamos enfrentando. Portanto, o fato dele aderir à causa de uma espécie brasileira é muito relevante”, diz Guto Carvalho, organizador do AVISTAR, o encontro anual de observadores de ave do Brasil.


Fonte O ECO. Foto Ciro Albano.

Das matas para a Oscar Freire


O soldadinho do araripe Antilophia bokermanni, espécie criticamente ameaçada de extinção, acaba de adentrar o mundo da alta costura. No lançamento da coleção primaveira-verão de Maria Elvira Crosara, da marca Anunciação, foi apresentada estampa em homenagem ao pássaro que habita as matas da Chapada do Araripe no Ceará. O design é da artista colombiano Catalina Estrada e parte das vendas das roupas será revertida para apoiar o trabalho da SAVE Brasil na proteção do soldadinho do araripe.


"Além de levantar fundos, cada peça de roupa virá com um etiqueta descrevendo a espécie e outra com informações sobre a SAVE. Então isso vai aumentar a consciência tanto sobre nosso trabalho como sobre a importância dos pássaros brasileiros", disse Priscila Napoli em entrevista ao site do Bird Life International.Para saber mais sobre o soldadinho de araripe, leia a reportagem especial de O Eco "Pássaro cearense, padrinho de ouro"


Fonte O ECO

Roberto Matoso morre em Goiânia

O economista e consultor empresarial Roberto Matoso, que também foi secretário estadual de Trabalho e Empreendedorismo no governo Lúcio Alcântara, morreu na noite deste domingo, em Goiânia, onde se encontrava hospítalizado desde o último dia 4 após sofrer um infarto. Matoso tinha 48 anos e encontrava-se em Goiás a trabalho. O drama de Matoso, que permaneceu internado numa UTI desde o dia 5, vinha sendo acompanhado de Fortaleza pelos amigos. A família já adiantou que o corpo será trasladado para Fortaleza, onde deve acontecer o sepultamento.

Matoso adotou o empreendedorismo como bandeira e fez disso um roteiro de trabalho provando que a vontade do pequeno empreendedor também move o mundo e a economia tanto quanto os grandes negócios. No Governo Lúcio Alcantara foi o Secretário do Trabalho e Empreendedorismo. Nossas homenagens a este grande cearense.

Barrichelo prova que não se pode perder sempre, e Vence em Monza

NE - ( O título é nosso )

A Brawn GP conquistou na Itália a sua quarta dobradinha do ano, mas desta vez a ordem dos pilotos foi diferente. O brasileiro Rubens Barrichello chegou à sua segunda vitória na temporada, e diminuiu de 16 para 14 pontos a vantagem de Jenson Button na liderança do Mundial de Pilotos, faltando quatro provas para o final. A estratégia dos carros da Brawn de fazer só uma parada deu certo e a dupla superou o pole position Lewis Hamilton, que perdeu a liderança em seu segundo pit stop e ainda rodou na última volta, quando vinha para chegar no pódio, e ficou só em 12º. Räikkönen e Sutil também foram duas vezes aos boxes e terminaram em terceiro e quarto, na ordem. Assim, a Brawn disparou na classificação do Mundial de Pilotos, repetindo as dobradinhas da Austrália, Espanha e Monaco. Além disso, o vice-líder Barrichello abriu 12 pontos de vantagem sobre o terceiro colocado do Mundial, Sebastian Vettel, que ficou em oitavo.

“É um ano vencedor para mim. É um ano do qual sempre vou me lembrar. Eu não sabia o que iria acontecer no começo do ano, mas de repente consegui um carro fantástico, em uma equipe que faz um trabalho fantástico, com um ótimo motor. Todo esse esforço, junto com uma estratégia vencedora, está gerando este tipo de resultado”, comemorou Rubinho.

Barrichello chegou à sua 11ª vitória na carreira e a terceira em Monza, superando Ayrton Senna em triunfos na pista italiana. O brasileiro tricampeão mundial tinha duas vitórias neste GP. Rubinho empatou com Nelson Piquet, que também já venceu três vezes no tradicional circuito.”

Fonte: Folha Online

Publicidade: Mario Correa Junior - Advogado




Mário Correa, advogado, Economiário, Professor Universitário, Advogado e Corretor de Imóveis. É Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Privado -UECE e Pós - Graduando em Docência do Ensino Superior-Faculdade Leão Sampaio. O nosso website tem o grande prazer de fazer a publicidade deste que há muito tempo é um grande incentivador do nosso trabalho, colaborador e sempre "antenado" com o que publicamos aqui.
Desejamos sucesso para o Mário Correa Júnior.



Blog do Crato

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30