xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/09/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 setembro 2009

Zeus - Por: João Marni


Que ninhada! Certamente fora desmamado cedo, o que justifica sua inquietude. Subtraído do seio da família, sem suas tetas e designado como presente para nosso David, amigo do dono, patinou em piso liso, o que afetou seus trens. Veio de Recife a bordo de um caminhão, por amigos. Chegou bonito a nos enfeitiçar, conquistando logo a todos.
Borrou e urinou o piso da sala, aos berros meus e às gargalhadas dos chorões de hoje... Percebi que chegara o “cara”, o teimoso, o debochado, o esculhambado. Chegou a mim, por sorte mais tolerante eu. – Tempos idos o teria jogado fora pelo rabo-. Tenho um neto, filhos e mulher de corações moles. Fui suportando e, de tantas concessões, sentiu-se quase gente.
Passou a fazer cocô e xixi em tudo que era lugar, latir fora de hora e derrubar tudo. Malinação. Entrava na piscina dos pequenos e depois sacudia-se próximo a nós, só pra sacanear. Por seu porte quase grande causava terror entre as crianças não contumazes, mas adorava especialmente a elas, como que tentando conquistá-las.
Ficou corpulento, gordão, - culpa de Fátima- por tantos mimos e excessos no prato. Por uns tempos gritou com os trens artríticos, ainda jovem, quando foi desenganado pelos veterinários. Tratei-o com corticosteróide e tudo. Ficou bom! Gozei de prestígio na família, até a segunda crise de hoje, dois anos depois. Por vezes, reclamava com ele como a um filho: Isso sim, isso não, saia, volte, largue...! Por incrível que pareça, tinha o senso de responsabilidade de quem ama, pois à noite, ao chegarmos, corria em torno da casa, como avisando-nos que tudo estava bem, fiel que era. Agia assim por cada um que seu faro e seus olhos registrassem como seus, apesar de sua índole mansa.

Era um teimoso, sem limites. Um cachorro de um olhar tão pidão...
Esparramava-se no piso frio das varandas, onde gostava de ficar e olhava para mim um olho de cada vez, querendo adivinhar o meu humor. Foi criado solto como em batina de padre. Era formoso, mas morreu donzelo, o que assino como causa mortis, posto que não encontramos uma fêmea disponível da mesma raça, visando uma linhagem magnífica, e contrariamos a Darwin, negando-lhe o cheirinho de qualquer cadela passante. De tão bom e inquieto, coube a mim a árdua tarefa de canalizar seus ímpetos e, nesse momento, quem mais chora sou eu. Carimbou a vida da gente, imprimindo sua pata no último chão de cimento novo, antes de partir para a saudade. Era um labrador. Preto.

Por: João Marni de Figueiredo

Futuro Centro de Convenções do Cariri








Imagens virtuais do futuro Centro de Convenções do Cariri, em construção na Rodovia Padre Cícero/ CE 292, no Muriti, em uma gleba de 27.500,00 m² doada pela Prefeitura Municipal do Crato para este fim, de acordo com o Convenio de Cooperação firmado com o Governo do Estado. Este equipamento é um dos principais projetos estruturantes do PRU Crato/ Plano de Requalificação Urbana do Crato, um equipamento que inclui um Teatro/Auditório Master (620 lugares)/ 4 Auditórios Juniors (180 lugares cada)/ Praça de Eventos/ Praça de Convivencia/ Meeting Point/ Apoio a Congressos e Convenções/ Sistema de Ar Condicionado Central e Grupo Gerador/ Parque de Estacionamento para 180 veículos.

Secretaria de Cultura do Crato disponibiliza transporte para a Romaria do Caldeirão

A Secretaria de Cultura Esporte e Juventude do Crato estabeleceu parceria com a 10ª Romaria das Comunidades ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço e disponibilizará um ônibus para o transporte dos fieis. A condução sairá da Praça da Sé as 6 horas e 30 minutos do próximo dia 20. A Romaria das Comunidades ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço é realizada pelos seguimentos Comissão Pastoral da Terra- CPT, Comunidades Eclesiais de Base- CEBs e CÁRITAS, Eixo Ação da Diocese

Fonte: Prefeitura Municipal de Crato.

Prossegue a Construção do Centro de Convenções do Cariri

ESCAVACaODONIVELINFERIOR

SAPATACORRIDA

conv03


conv02

conv01

Fotos: Notícias do Ceará - http://www.skyscrapercity.com

O poeta José de Matos – por José Carvalho

Conheci pessoalmente, quando criança, José de Matos. Se eu fosse pintor, ou se ao menos tivesse jeito para pintura, poderia, ainda hoje, reproduzir fielmente sua figura. Era um caboclo: genuíno caboclo, sem mistura ou mescla de outro sangue, a meu ver. Tipo meão, cheio, tórax larguissimo, cara larga, venta chata, cabeça bem proporcionada, olhos pequenos, vivíssimos, e a voz cheia, retumbante.
José de Matos foi em minha opinião, o gênio máximo da raça Cariri.
Foi o mais extraordinário tipo sobrevivente, na espécie, dos grandes improvisadores de que fala Catunda. O meu parente Antoliano Peixoto de Alencar me enviou de Novo Exu os seguintes versos atribuídos a Zé de Matos.
Interrogado sobre o que possuía, Zé de Matos respondeu:

Tinha uma casinha, ardeu,
Tinha uma arara, fugiu,
Um papagaio, morreu,
Dois tostões tinha de meu
Tentou-me o Demo, joguei-os,
E achando-me assim sem meios
Para manter os meus brios,
Tinha uns chinelos, vendi-os,
Tinha uns amores, deixei-os.

Um dia, Zé de Matos se dirigia o Sítio Bonfim. Chegando na Batateira, onde havia uma bodega, pediu uma “imbiriba”– cachaça temperada com a aromática fruta deste nome. Foi-lhe peremptoriamente negada. Zé de Matos fazendo que tirava dinheiro do forro do chapéu, insistiu:

–Amigo, bote a cachaça,
Estão prontos os dois vintém
Zé de Mato é muito rico,
Não deve nada a ninguém.

Fiado no gesto, o bodegueiro serviu-o. Ele bebeu, botou o chapéu na cabeça e pagou a cachaça com os versos:

Da Batateira ao Bonfim
Não é mais que meia légua:
Dou louvor ao botequim
Que eu não sou “fi duma égua”!

(Excertos de um longo artigo de José Carvalho – sobre Zé de Matos – publicado no jornal “Folha da Semana”, de Crato, com data de 17 de outubro de 1953 que me foi ofertado pelo amigo Antônio Morais).

Postagem de Armando Lopes Rafael

Governo do Estado - Hospital Regional do Cariri já está com 40% das obras prontas







Há sete meses do início da construção, o Hospital Regional do Cariri já está com 40% das obras feitas. Foram iniciadas em fevereiro deste ano, num trecho que liga Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, com o prazo de conclusão total de 18 meses. O Hospital Regional do Cariri, com 209 leitos, vai garantir à população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo assistência especializada em diversas áreas da saúde. Destaques para a traumato-ortopedia, cardiologia, proctologia, urologia, mastologia e gastroenterologia.

O acolhimento e atendimento aos pacientes será feito por 1.115 profissionais. Desse total, 465 de nível superior e 650 de nível médio. Só médicos, serão 342. No HRCl, a população da região terá acesso a serviços que hoje, na rede pública, são oferecidos apenas na Capital. É o caso da ressonância magnética. Pelo Sistema Único de Saúde, somente o Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual de saúde, faz esse exame. Outro importante serviço realizado pelo hospital é a tomografia computadorizada. Na relação de serviços, estão incluídos ainda ultrasonografia geral, radiologia geral, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma.

Dos 209 leitos, 87 são cirúrgicos, 87 clínicos, 20 de UTI para adultos e 15 semi-intensivos. O Hospital Regional do Cariri, previsto para ser concluído em 18 meses, contará com oito salas cirúrgicas, sendo quatro de média e alta complexidade. Nos leitos de urgência e emergência, dois são para ressuscitação, 15 para estabilização dos pacientes e 32 de observação. O consórcio das empresas Fujita/ Palmas é responsável pela construção.

Perfil do Hospital Regional do Cariri:

- População atendida: Juazeiro do Norte, Crato, Icó, Iguatu, Brejo Santo, no
total de 1.366.709 habitantes.

- Área construída: 27.126,47 metros quadrados.

- Valor da obra: R$44.224.380,76.

- Valor dos equipamentos: R$23.500.000,00

- Número de leitos

Geral: 209

Leitos cirúrgicos:87

Leitos clínicos:87

UTI adulto: 20

UTI semi-intensiva: 15

- Especialidades:

* Traumato-ortopedia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia,
urologia, oftalmologia, mastologia, clínica médica.

- Serviços:

* Ressonância magnética, radiologia geral, tomografia computadorizada,
ultrassonografia geral, ultrasonografia intervencionista, endoscopia digestiva,
endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma,
eletroencefalograma,litotripsia.

- Total de profissionais: 1.115

Número de profissionais de nível superior: 465. Desse total, 342 são médicos.
Número de profissionais de nível médio: 650
Assessoria de Imprensa da Sesa:
Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br - (85) 3101.5220)

Fonte: Via Dr. Cazuza - Blog de Farias Brito
Fotos: http://www.skyscrapercity.com

Legislando em causa própria - Por A. Morais


No momento, não é difícil se constatar a falta de médicos, enfermeiros em Hospitais Públicos. Não é difícil encontrar alguém reclamando a falta de remédios e materiais nos postos de saúde. Bons professores, escolas qualificadas também não encontramos. As avaliações atuais na educação são as piores da historia. Porém, duas nulidades estão na vitrine da desonra da pátria: Câmara e Senado Federal. Não satisfeitos acabam de aprovar em primeiro turno, e o segundo vem numa noite qualquer, outra nulidade imoral: o aumento de oito mil vereadores, ou seja, oito mil cabos eleitorais privilegiados pagos com dinheiro público para garimparem votos e proporcionarem a permanência deste sistema imoral que desrespeita os que tem sentimento.

Enquanto o seu filho lutou uma adolescência toda para ser medico, enfermeiro, advogado, engenheiro ou outra qualificação qualquer e tem dificuldades de exercer sua profissão por falta de oportunidades, o Congresso nomeia de uma vez, oito mil suplentes de vereadores que não têm nenhuma serventia, analfabetos, subservientes, viciados como os titulares já existentes. O povo merece, afinal de contas é o co-autor de tudo isto e parece está satisfeito. Feliz como pinto em monturo.

Por A. Morais

Arquiteto José Sales faz algumas correções na notícia sobre a Audiência Pública

Segundo informa em nota veiculada a vários e-mails no dia de hoje, dentre outras coisas:

"O Projeto Encosta do Seminário é um dos principais indicativos estruturantes do PRU CRATO/ Plano de Requalificação Urbana do Crato, elaborado em 2005, sob coordenação da Prefeitura Municipal do Crato. Concebido pelo Professor/ Arquiteto José Sales e equipe técnica da Ibi Tupi Projetos e Consultoria, com participação dos Arquitetos Larissa Menescal/ Claryanne Aguiar e outros."

Leia a matéria completa:

Ontem à tarde foi realizada uma audiência pública com o objetivo de discutir com a comunidade cratense uma proposta para proporcionar a melhoria das condições ambientais e qualidade de vida da população local, sobretudo das pessoas que residem em áreas de risco na encosta do Seminário. A área possui problemas sérios de degradação ambiental e de erosão do solo que, ao longo dos anos, têm provocado desabamento de algumas casas.

O estudo preliminar apresentado pela Secretaria das Cidades atuará sobre uma área de relevância paisagística, ambiental e histórica do Crato, prevendo o controle dos processos erosivos através das obras de drenagem e contenção, da recuperação de taludes e do replantio da vegetação nativa, de forma a manter a integridade ambiental do lugar no bairro.

De acordo com a Arquiteta Emanuela Rangel Monteiro, coordenadora do projeto, o investimento contempla a execução de obras diversas de urbanização, a exemplo da instalação de iluminação pública e mobiliário urbano e visa ainda à implantação de uma via paisagística. "Além do aspecto urbanístico e paisagístico, este projeto tem um componente muito forte que é questão ambiental", afirmou.

Para o prefeito do Crato, Samuel Araripe, a obra é um antigo sonho dos moradores do Bairro Seminário. "Essa obra vai definir um novo conceito urbano para o Crato. Vai acabar com toda a área de risco existente nos 1.700 metros da encosta, e criar uma avenida panorâmica", afirmou o gestor.A Avenida Panorâmica terá início da Praça do Cruzeiro, ao lado da Ladeira da Integração, e se estenderá até a Praça Dona Ceicinha, cortando a Rua Diógenes Frazão.

O Projeto Encosta do Seminário é um dos principais indicativos estruturantes do PRU CRATO/ Plano de Requalificação Urbana do Crato, elaborado em 2005, sob coordenação da Prefeitura Municipal do Crato. Concebido pelo Professor/ Arquiteto José Sales e equipe técnica da Ibi Tupi Projetos e Consultoria, com participação dos Arquitetos Larissa Menescal/ Claryanne Aguiar e outros. Está incluso no Plano Diretor Municipal como área de renovação urbana e situação em estudos para realização de uma operação urbana consorciada.

Texto chegado ao nosso e-mail por José Sales

Diretor Anselmo Duarte recebe alta do Incor em São Paulo

SÃO PAULO – O cineasta Anselmo Duarte, 89 anos, ganhador da Palma de Ouro em Cannes pelo filme "O Pagador de Promessas" (1962), recebeu alta no final da tarde de ontem do Incor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas. Duarte estava internado desde o dia 18 de agosto para combater um tumor na bexiga e para avaliação e tratamento cardiológico. O diretor chegou ao hospital depois de sofrer um enfarto do miocárdio e os médicos também passaram a investigar uma anemia, derivada da perda de sangue pela urina. Uma tomografia e exames complementantes acusaram um tumor na bexiga, caracterizado como carcinoma não-invasivo, que já foi tratado. De acordo com o boletim médico divulgado pelo Incor, Duarte deve seguir em tratamento domiciliar, intercalado com acompanhamento médico periódico em caráter ambulatorial.O trabalho mais conhecido de Anselmo Duarte é "O Pagador de Promessas", estrelado por Leonardo Villar, único filme brasileiro a ganhar o principal prêmio de Cannes.Também dirigiu longas como "Absolutamente Certo" (1957), "Um Certo Capitão Rodrigo" (1971) e "O Crime do Zé Bigorna" (1977), entre muitos outros. Recentemente, o diretor foi agraciado com a Ordem do Ipiranga, mais importante honraria concedida pelo governo de São Paulo.

Fonte : Úlitmas Notícias

Encontro traz reflexões sobre a profissão do Educador Social

Em comemoração ao Dia Estadual do Educador e da Educadora Social, 19 de setembro, acontece no período de 14 a 19 deste mês, a Segunda Semana do Educador e da Educadora Social de Fortaleza. A programação conta com sessão solene, audiência pública, palestras e formações acerca da temática.A semana começa com uma sessão solene, na próxima segunda (14), no Plenário da Câmara Municipal. Já nos dias 15 e 16, das 8h às 17h, acontece o VII Seminário Anual do Núcleo de Articulação dos Educadores Sociais de Rua de Fortaleza, no Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (IMPARH). Já na quarta-feira (17), às 15h, acontece um ato público, na Praça do Ferreira, com o objetivo de divulgar as atividades exercidas pelos educadores sociais e a luta pelo reconhecimento e regulamentação da profissão. No dia 18, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, realiza-se uma audiência pública, às 14h, como uma manifestação do apoio político dos deputados à criação da profissão.Esta é a Segunda Semana do Educador e da Educadora Social de Fortaleza, resultado de uma parceria entre o Núcleo de Articulação dos Educadores Sociais de Rua e da Associação dos Educadores e Educadoras Sociais do Ceará (AESC). Para o secretário da AESC, Cristiano Viana, a ideia é que esta semana auxilie a população a compreender um pouco mais sobre o que é ser educador social, além de fazer com que a discussão sobre o reconhecimento e regulamentação da profissão consiga atingir o esperado, que é a própria criação e regulamentação da profissão. "Existe a necessidade de promover a reflexão sobre o que é o educador, o que é a educação social, e também de gerar uma atuação política junto aos educadores para a conscientização do seu papel", ressalta Cristiano Viana. Segundo informações da AESC, a Segunda Semana do Educador e da Educadora Social de Fortaleza além de conduzir o debate sobre a criação e regulamentação da profissão, também pretende introduzir a discussão sobre a necessidade de uma prática de Formação Permanente que permita ao Educador e Educadora Social manter-se atualizado, tanto no que diz respeito à Legislação Cidadã, como também em novos métodos e práticas substantivas, proporcionando uma visão ampla e profunda capaz de assegurar uma boa qualidade no desempenho de sua função.Profissionais importantes no processo de luta pelos direitos das crianças e adolescentes, o educador social é por muitas vezes esquecido, sendo o Ceará, o estado pioneiro no Brasil, a puxar o debate sobre o reconhecimento da profissão. Os educadores sociais exercem funções remunerada ou voluntária, e atuam em instituições sociais e culturais, casas de abrigo, de apoio e de passagem, centros educacionais e de recuperação de dependentes químicos, entidades de assistência social a crianças e adolescentes, aos idosos, a portadores de deficiência, dentre outros espaços. De acordo com informações da AESC, a denominação de Educador Social no Brasil surgiu na década de 1970, a partir do visível aumento do número de crianças em situação de rua nas cidades brasileiras. O resultado do seu trabalho se dá normalmente num processo educativo em longo prazo, o que necessita de tempo e disponibilidade para que sejam verificados os resultados.
Fonte: Avol

Por outro lado, a Gratidão de um Escritor !

Intelectual e artista gráfico Dihelson Mendonça - Fotógrafo profissional de arte o que me lembra o meu grande amigo Guy Veloso, que faz as fotografias dos penitentes de Aurora para exposição fé e febre, inclusive das mãos deste fotografo renomado, recebi o livro de sua autoria, Via-Láctea,Pelos caminhos de Santiago de Compostela. Que é um relato sobre a sua viagem a pé e sozinho o Caminho de Santiago de Compostela.

Prezado humanista, pianista, ativista cultural e, principalmente um fotografo que consegue mirar a arte, Caro Dihelson Mendonça, gostaria de parabenizar pela postagem da fotografia no /artigo cuidado com a mordaça!/, neste caso especifico a imagem fala mais que mil palavaras, o contexto com a sua brilhante e majestosa imagem dá a dimensão de que somos a favor da liberdade de expressão, o o nosso compromisso com a humanização social, tarefa árdua, porém o Dihelson Mendonça, consegue com a magia da sereniadade compor toda filarmônica pensamental do cariri cearense, numa harmonia ritimada que pulveriza a universalidade da rede integrada de computadores em escala universal. Praza Deus, poder sembre contar com o apoio, o incentivo e, principalmente com a tela que coloca nos meus humildes artigos dando vida, luz, e o fomento do gosto pela leitura na tela presa, porém livre no /reprise/ aos olhos atentos e sedentos do mundo on- line.

Somente me resta lhe agradecer e dizer que, a cruz que carregamos para o repasse de uma sociedade mais harmonica e coesa para as futuras gerações, é, sem dúvidas o nosso maior legado no sopro vivo existencial.

Grato,

Luiz Domingos de Luna
Aurora, 11 de setembro,2009

Resposta:

Meu Prezado Luiz Domingos de Luna,

É sempre um grande prazer postar os artigos de pessoa tão EDUCADA, tão gentil quanto você. Sei que suas palavras reverberam em mim mais como um chicote do que como algodão, dado a que não mereço tantas homenagens, nem essa gentileza com que você sempre nos tratou. Aqui, como bem sabem todos os escritores, não fazemos qualquer rejeição em publicar artigos, desde que Identificados, que os autores não sejam anônimos, até porque, cada um responde por aquilo que escreve, e nisso eu não gosto de interferir. Agradeço muito aos escritores que têm tido paciência para com a edição do Blog do Crato. Todos os dias nos chegam em média 200 e-mails, e muitos deles precisam ser respondidos. Isso nos toma um tempo absurdo e aqui só há uma pessoa para tratar disso mesmo, que sou Eu. Portanto, agradeço a quem tem paciência, como o Roberto Jamacaru, que chega a esperar até 3 dias para ver seu artigo publicado, e a muitos outros também.Diferentemente de um cidadão aí que enviou um artigo enquanto eu dormia e quando acordei já havia uma cobrança e acusação sobre a minha pessoa, alegando má vontade em publicar o artigo. Vê se pode! Mas nesta terra, meu caro Domingos, estamos fadados a receber essas chicotadas. E de graça. Murro na cara e chicotadas, pois nem Jesus, que estava bem-intencionado agradou. Fizeram o que quiseram com ele! E parece que isso acontece com todas as pessoas que se propõe a fazer alguma coisa pelo bem da sua cidade, para divulgar, para ver crescer. porque a maioria mesmo, só sabe reclamar sem mover uma palha do chão, essa é que é a realidade!

Por isso, agradeço e muito, as suas palavras de solidariedade, de estima, de gentileza extrema.

"O que seria do mundo se não fossem também as pessoas boas como o Luiz Domingos de Luna para compensar ?"

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato.

Desenvolvimento agropecuário - por Pedro Esmeraldo

Sempre preocupados pelo desenvolvimento pecuário de nossa cidade, passamos a solicitar aos políticos locais, principalmente aqueles que tenham amor às atividades agropecuárias, desejamos que lutem por melhores qualidades a fim de progredir na vida campestre desejando uma melhoria de produtividade, prosperando com rebanho adaptado ao clima nordestino, mostrando que somos capazes de prosseguir com grandes façanhas no campo que estuda a prática de relações mútuas entre a pecuária e a agricultura.
Faz-se necessário que olhemos com bons olhos essas diligências que poderão soerguer com muito orgulho esse conjunto de partes coordenadas entre si que poderão levantar com segurança a economia caririense.
Temos com muita certeza, após estruturar esse trabalho, que será espinhoso, mas compensatório e que trará bons resultados, vez que poderemos ganhar com sobriedade novos campos correlatos no meio agrícola. Também devemos observar que poderão surgir novas áreas, que por certo trarão lucros com equilíbrio e prosperarão ainda, se formos zelosos. Ampliaremos a tecnologia avançada que fixa o homem da terra, visto que ultimamente após a queda da rapadura e o desgaste do homem do campo, tem-se havido deslocamento do homem ruralista em busca de melhor qualidade de vida, indo todos se alojar no meio urbano, que por sua vez, a maioria deles vive vegetando já que não tem nenhuma capacitação de permanecer nos trabalhos das grandes cidades.

Notamos, portanto, não há produções agrícolas e pastoris suficientes neste município devido ao abandono do cidadão do campo, obrigando-o a retirar-se destas atividades com o intuito de permanecer na vida vegetativa no meio urbano. Com o desejo de contornar, alertamos as autoridades locais buscarem melhoramentos no meio rural e por certo trarão melhoria de qualidade, almejando cursos de capacitações para orientar os homens ruralistas no desenvolvimento de tecnologia adequada e produção satisfatória de leite e seus derivados.

Ultimamente, o Crato e o Cariri se acham deficientes na produção leiteira, visto que temos que buscar esse produto nos Municípios de Bodocó e Exu, no vizinho estado de Pernambuco. Por isso alertamos as autoridades, pedindo mais reflexão para que solucionem esse problema, procurando novas dimensões dos produtos adquiridos através de trabalhos satisfatórios, livrando-se do homem campesino cair no esquecimento econômico. É uma pena: dizem que aqui não dá para explorar uma bacia leiteira satisfatoriamente, visto que as nossas maiores terras pertencem a minifundiários e que se tornará impossível controlar com segurança essas atividades. Ora essa, temos que agir com muito amor e mostrar que somos criativos, organizando cooperativas de produtores de leite que poderão controlar com eficiência todos os produtores de leite e seus derivados, o que trarão melhores condições de vida ao homem e que por certo, não precisará se deslocar para o meio urbano.

Precisamos de incentivo agrícola, conseguir empréstimos favoráveis com juros baixos, irrigando o nosso solo com plantas gramíneas e leguminosas que farão prosperar rebanhos de gado e que favorecerá com muito entusiasmo uma bacia leiteira vantajosa para suprir as necessidades alimentícias de nossos habitantes. Frisamos ainda que para chegar a esse fim é preciso alcançar com trabalho e dedicação a arte agrícola, e ao mesmo tempo pedimos as autoridades que deixem de lado o comodismo, descruzem os braços e criem coragem, incentivando o homem do campo para produzir com dignidade, estimulando-o a fim de enfrentar com lutas esse trabalho que será favorável ao seu bem estar e ao bem estar desta região.

Texto de Pedro Esmeraldo

Google cria projeto de acesso pago a notícias

"O Google elaborou uma proposta para estabelecer um sistema de pagamentos por acesso a notícias na internet que pode ajudar a atenuar os atuais problemas financeiros de diversos veículos de comunicação, informou hoje a imprensa americana.
A companhia esboçou um plano de cobrança para ler artigos jornalísticos na rede em resposta a um pedido da associação de jornais dos Estados Unidos (NAA, na sigla em inglês) e que veio a público por meio da Fundação Nieman da Universidade de Harvard. No documento do Google, a empresa aposta por uma internet "aberta", mas não necessariamente "de graça", na qual a publicidade continuaria sendo a maior fonte de receitas para os veículos de comunicação, embora reconheça que um serviço de assinatura representaria "uma importante fonte de renda adicional". "Um bem-sucedido sistema de pagamento por conteúdo pode aumentar as oportunidades publicitárias, em vez de substituí-las", diz o texto. De acordo com o Google, as buscas por informação deverão continuar gratuitas, seja o conteúdo pago ou não. No caso de assinaturas, se recomendaria estabelecer uma conta única que desse acesso a diferentes artigos de diferentes veículos de imprensa. O sistema é similar ao estudado por diversas empresas do setor jornalístico nos EUA. A gigante News Corporation, do magnata Rupert Murdoch, já entrou em contato com os principais jornais do país para iniciar um programa de cobrança pela leitura de artigos na internet. O plano da News Corporation consistiria em criar um consórcio integrado por líderes no setor como "The New York Times", "Washington Post" e Hearst Corporation a fim de estabelecer um mecanismo comum para seus conteúdos digitais, tanto para a web, quanto para dispositivos portáteis. A aceitação do Google de propor assinaturas para acesso a certas notícias foi tida como surpreendente devido às más relações da empresa com os principais veículos de imprensa americanos. Durante os últimos meses, as principais empresas de comunicação dos EUA foram muito críticas com o Google, companhia à qual acusam de se beneficiar da distribuição de notícias escritas por outros meios sem que estes recebam compensação por isso. O Google se defendeu alegando que, com seu sistema de busca de notícias sem restrições, reencaminha os usuários para as edições digitais dos jornais."
Fonte: Eliomar

Cadê o futuro? - Matheaus Siebra

Olho pro céu. Já não consigo avistar a estrela fúgida que há tanto norteava o porvir da minha querida cidade. Pergunto- me onde está. Penso que como várias outras já findou seu brilho natural e perdeu-se na escuridão. Mas não! Foi o futuro do Crato que deixou de brilhar. A tal estrela apenas deslocou-se. Ilumina agora o caminho juazeirense. É triste notar que uma cidade se acaba em função do desenvolvimento da outra. Ainda mais quando as duas estão intimamente ligadas através de suas histórias. Imagino como seria bom para a região ter duas cidades polo, referências de desenvolvimento conjunto. Duas vizinhas crescendo sem interferir uma a outra. Mas por algum motivo, que me foge à compreensão, o governo não pensa do mesmo modo que eu. Entende que no Cariri só deve existir uma metrópole regional e, preferencialmente, a terra do Padre Cícero.

Deixo um pouco o futuro de lado e olho para o passado. Quantas coisas o crato já não perdeu pro juazeiro? Aeroporto Regional; SENAI; DETRAN; cursos da UFC; o Hospital Regional, que estava destinado ao Crato e por alguma razão foi para a vizinha, e, agora, o alvo será o Centro Vocacional Tecnológico.

Esta instituição, que há muito vem fornecendo qualificação profissional para os caririenses, corre o risco de mudar-se para o Juazeiro por que o governo, misteriosamente, não encontra um prédio cuja estrutura seja capaz de abrigar o CVTEC. A dúvida que fica é: porque não permanece onde está? Pode parecer egoísmo da minha parte, mas não. Muitos dos alunos do CVTEC são de famílias pobres que não dispõem de recursos para promover a locomoção intermunicipal diária dos mesmos. Se houver a mudança, os alunos tornar-se-ão incapazes de continuar com seus estudos e isto vai gerar profissionais desqualificados no mercado de trabalho, desencadeando mais pobreza e marginalização na Região.

Mas os prejudicados não serão apenas os estudantes. Os funcionários da instituição também vão ser diretamente afetados uma vez que, para locomover-se até o novo local de aulas terão que gastar com o transporte, sendo ele alternativo ou por meio de veículo próprio, o que acarretará grande perda no orçamento mensal. Isto se não perderem seu emprego para os professores juazeirenses.

Quando da época de eleições, os cratenses confiaram em um homem para governar da melhor maneira o Ceará e promover o desenvolvimento de todas as cidades da melhor forma, inclusive a do Crato. Porém, a impressão que fica é que se o futuro continuar seguindo o mesmo caminho que o governador está trilhando para o presente, não será apenas nossa estrela fúgida que debandear-se-á para o juazeiro, a esperança de um porvir promissor para aquela que já foi chamada de “Princesa do Cariri”, também será roubada pelos poderes monarquicos da “Rainha da Região”.

Por: Matheaus Siebra

MINC DEFENDE DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA EM SHOW DE REGGAE

No balanço do reggae, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, protagonizou uma aparição que promete se tornar o mais novo sucesso do YouTube. Durante show da banda de reggae Tribo de Jah, na Chapada dos Veadeiros (GO), Minc subiu ao palco e, com microfone em punho, fez um breve discurso de cerca de quatro minutos, abordando temas diversos: da descriminalização da maconha à vitória do Brasil sobre a Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Nesse momento Minc falou que o brasi lestá na frente da Argentina n ofutebol mas não quando o tema é descriminalização do uso da maconha. Par ao ministro tem que acabar a hipocrisia no Brasil.
N.E. Até ai nenhuma novidade já que nas campanhas para deputado estadual pelo Rio de Janeiro de 1998 ele já defendia essa bandeira junto com Fernando Gabeira.
Fonte: Tarso

Muita gente precisa ver esse filme aqui: "Fahrenheit 11 de Setembro"




Fahrenheit 11 de Setembro (Fahrenheit 9/1)
Elenco: Michael Moore, George W. Bush.
Direção: Michael Moore
Gênero: Documentário
Distribuidora: Europa Filmes
Estreia: 30 de Julho de 2004.

Sinopse: "Fahrenheit 11 de setembro" é uma dura análise da administração do governo Bush após os trágicos eventos de 11 de setembro, feita pelo cineasta ganhador do Oscar Michael Moore. Com seu humor característico e obstinado compromisso de revelar os fatos, Moore contempla a presidência de George W. Bush e onde ela está nos levando. Ele olha como - e porque - Bush e seus conhecidos evitaram associar o 11 de setembro aos Sauditas, ignorando o fato de que 15 dos 19 seqüestradores eram Sauditas e de que foi dinheiro saudita que fundou a Al Qaeda.
"Fahrenheit 11 de setembro" mostra uma nação mantida em medo constante por alertas do FBI e passiva diante de uma nova legislação, o "Patriot Act" (ato patriótico), que infringe direitos civis básicos. É nesta atmosfera de confusão, suspeita e terror que a administração Bush fez sua abrupta guerra rumo ao Iraque - e "Fahrenheit 11 de setembro" nos leva dentro desta guerra, para contar histórias exclusivas, ilustrando o cruel custo de vidas de soldados norte-americanos e de suas famílias.


UFRJ terá centro internacional de pesquisa para o pré-sal


Rio de Janeiro - A Petrobras vai investir US$ 10 milhões na construção de um centro internacional de pesquisa para a área do pré-sal. O centro será construído no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em uma área de 8 mil metros quadrados, ao lado do Laboratório Oceânico (Lab Oceânico) da Coordenadoria dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe). Para isso foi assinado nessa quinta-feira (10) convênio entre a Petrobras, a UFRJ e a multinacional Schlumberger – empresa franco-americana da área de suprimento em tecnologia e soluções para a indústria de petróleo e gás.O convênio é o primeiro resultado de um acordo de cooperação tecnológica firmado em fevereiro deste ano entre a Petrobras e a multinacional. Com o objetivo de desenvolver pesquisas para os reservatórios do pré-sal, foram negociados quatro projetos - de tecnologias elotromagnéticas para melhorias na caracterização de reservatórios profundos, de tecnologias de análise de dados sísmicos, também para melhorar a caracterização dos reservatórios, de tecnologia de ressonância magnética nuclear, destinado à caracterização de reservatórios complexos e de sensores eletroquímicos. Mais seis projetos estão em fase de negociação. A instalação do centro de pesquisa para o pré-sal é parte de uma estratégia da Petrobras de fomento à formação de um parque tecnológico de ponta em território nacional que envolve três fatores: incremento da infraestrutura experimental da própria Petrobras; investimentos em universidades e institutos de pesquisa brasileiros para a construção de novos laboratórios de padrão internacional; e atração de fornecedores estratégicos da Petrobras em atividades voltadas para o desenvolvimento de tecnologia. "A parceria entre a Petrobras, universidades e fornecedores é histórica. Agora, com o pré-sal, essa sinergia aumenta e será benéfica tanto para a Petrobras quanto para eles da Schlumberger – que é a primeira de muitas companhias de serviço que estabelece seu centro de pesquisas no Brasil. Esperamos que outras também façam o mesmo e já existem negociações em andamento", disse o gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Carlos Tadeu Fraga.

Segundo a Petrobras, a Schlumberger focará sua atuação no desenvolvimento de novas tecnologias na área de petróleo e gás no Brasil, em três áreas: desenvolvimento de software de geociências para o setor de exploração e produção; novas tecnologias para os desafios de produção e caracterização de reservatório no pré-sal; e a criação de um centro de excelência em processamento e interpretação geofísica, cobrindo tecnologias de 4D e medições sísmicas e eletromagnéticas. Para o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Mauricio Guedes, a chegada de um parceiro multinacional enriquece ainda mais a rede de pesquisa, desenvolvimento e inovação localizada no campus da Cidade Universitária. Além de soluções para os desafios tecnológicos do pré-sal, serão criadas grandes oportunidades para empresas de base tecnológica de menor porte e para pesquisas acadêmicas na universidade, prevê Guedes.

Ele adiantou que até o fim deste ano de quatro a cinco empresas nacionais e internacionais estarão instalando novos centros de pesquisa voltados para a exploração e a produção de petróleo na área do pré-sal no Parque Tecnológico da UFRJ, o que proporcionará investimentos de R$ 500 milhões nos próximos três anos."São centros voltados para o pré-sal, mas que atuarão também em outras áreas. Nós vamos criar aqui um ecossistema de muita vitalidade, envolvendo uma grande empresa como é a Petrobras, uma grande universidade como é a UFRJ, grandes empresas como a Schlumberger e um número cada vez maior de pequenas empresas, que possibilitarão a criação de um movimento virtuoso de tecnologia de inovação nessa área". O diretor do Parque Tecnológico disse não ter dúvidas de que a descoberta do pré-sal está sendo fundamental para atrair esse grande número de empresas. "O Brasil passou a ser um país extremamente relevante para a indústria de petróleo no mundo e nós estamos sendo procurados por todas as grandes players dessa indústria". Para ele, o Brasil tem "cada vez maior importância no cenário econômico-político internacional e a descoberta do pré-sal coloca o país em um patamar inimaginável até há bem pouco tempo no setor de petróleo e, por ser um petróleo localizado abaixo da camada do sal, se impõe às empresas um desafio tecnológico nunca antes enfrentado", avaliou.

Também presente à solenidade, o presidente da Schlumberger na América Latina, Cesar Jaime, destacou que o Brasil foi selecionado, entre outros países, "devido às suas características de talentos profissionais altamente qualificados provenientes de reconhecidas universidades, à grande disponibilidade de fornecedores de alta tecnologia e aos desafios apresentados pelos reservatórios localizados no pré-sal".

Fonte: Agência Brasil

Tudo OK. Justiça liberta italiano preso por beijar filha na boca em Fortaleza

Estrangeiro está preso desde 1º de setembro na capital cearense. Ele foi denunciado por casal após fazer carinhos na filha de 8 anos.

A juíza Cristiane Maria Martins Pinto de Faria, da 10ª Vara Criminal do Fórum de Fortaleza, assinou, nesta quinta-feira (10), a liberdade provisória do italiano preso em 1º de setembro por beijar na boca a filha de 8 anos. O caso ocorreu em um complexo de barracas de praia na orla da capital cearense. Segundo a polícia, a prisão do estrangeiro foi feita de acordo com o artigo 217-a da Lei 12.015, que versa sobre o crime de estupro. Se condenado, ele pode cumprir pena de 8 a 15 anos de reclusão. Segundo a polícia, um casal de turistas brasileiros disse que o estrangeiro beijou a menina na boca e acariciou as partes íntimas da filha. "Esta lei está em vigor desde 10 de agosto deste ano e é bastante rígida. O artigo trata de estupro de vulnerável sob a prática de conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menores de 14 anos", disse Ivana Timbó, delegada titular da Delegacia de Combate aos Crimes de Exploração Contra a Criança (Dececa), que preside o inquérito policial do caso.

Na decisão da magistrada, foram colocadas algumas condições para a execução da liberdade do italiano, sob pena da revogação do benefício. A primeira condição é que o italiano não mude de residência sem prévia comunicação à Justiça. A segunda é que ele não se ausente por mais de 8 dias da comarca italiana onde mantém residência, sem avisar a Justiça brasileira. O terceiro ponto é a obrigatoriedade da presença dele em todos os atos processuais até o fim do julgamento. A última é não voltar a cometer crime.

O italiano, que tem 48 anos e atua como construtor no país natal, foi transferido para um hospital, na tarde de domingo (6), após a sua pressão sanguínea subir e ele passar mal. Segundo o advogado do italiano, Flávio Jacinto, a filha chegou a visitar o pai internado. O advogado disse que o documento vai permitir que o cliente aguarde o processo em liberdade. "Ele praticamente será obrigado a viajar para a Itália, onde ele tem residência e trabalha. A volta dele deve ser feita o mais rápido possível."

Fonte: G1

De vivos e mortos - Por: Luiz Carlos Salatiel


Vez por outra me deparo com alguém muito próximo declarando simpatia pelo espiritismo e até contando de experiências sensoriais que viveu no campo da doutrina sistematizada por Allan Kardec e popularizada no Brasil pelo médium Chico Xavier. A última foi o meu sobrinho de nove anos que chegou com estórias de reencarnação e vida eterna. Até imaginei que estivesse falando de algum novo game do seu sofisticado play-station. Mas não era não. Era sobre alma, mediunidade e vida eterna!

Aos nove anos – no meu tempo!- a gente tinha um medo lascado de alma, papa-figo e tudo quanto era doido que vagasse pelas ruas da cidade, porque os doidos também estavam possuídos por espíritos ou demônios. Lembro-me ainda que um programa diário e noturno de uma rádio local dramatizava tudo que era estória de assombração que estimulava nosso temor e atormentava ainda mais o nosso sono infantil, o que nos fazia rezar muitas vezes o ”santo anjo do senhor, meu zeloso guardador...” até que adormecesse.

Hoje, os adolescentes transformaram a morte numa brincadeira para ser curtida nas salas de cinema com a hilária família Adams ou com os cruéis Fred Kruger e Jasom que sempre ressuscitam na próxima estréia. Não estão nem aí para a mortalidade do corpo ou a imortalidade da alma. Vivem a vida pelo instante e não se angustiam tanto a espera do futuro que é incerto e menos ainda com uma vida pós-morte. Os pais entram em pânico e sofrem muito com esta “irresponsabilidade”.

Na curva declinante da vida em que a gente se encontra os nossos sentimentos para com a morte são outros. Temos certeza da mortalidade do corpo que já envelhece a olhos vistos e apostamos todas as fichas na imortalidade da alma ou na ressurreição dos mortos, uma esperança da nossa fé cristã. Então, nos atraem até os delírios e fantasias que nos ofereçam alguma pista ou caminho que faça esta ligação com o outro lado da vida.

É de sempre o conflito do ser humano no que diz respeito a sua finitude. Das civilizações mais antigas até os nossos dias nenhuma resposta satisfatória nos foi dada aos nossos questionamentos sobre o que vem depois. Até a própria vida hoje é sugerida como uma maravilhosa ilusão - vide a série de filmes”Matrix” - ou uma abstração do homem e Deus sua mais perfeita criação.

Quando faleceu o meu pai li para a minha mãe alguns trechos do “Livro dos Espíritos”, de Alan Kardek, e ela ficou encantada com os testemunhos dados pelos espíritos felizes. Até brincou:
“- Se for assim é muito bom. Seu pai, por esta hora deve estar lá em cima conversando com Dona Batistina (mãe dele) e Seu Ranulfo (pai dele)!” Amenizou um pouco a dor de sua perda.

De outra vez, mostrei pra minha mãe o Google Earth e fiz uma viagem virtual com ela de Fortaleza (onde estava) até o Araripe (onde nasceu). Ela ficou impressionada com a tecnologia e me disse em tom de brincadeira: “-Ainda vão inventar um meio (telefone?) pra gente se comunicar com as almas!". Rimos juntos.

Meu sobrinho, este a que me referi no começo deste texto, é Rafael, e sempre foi muito carinhoso com a minha mãe (sua bisavó) falecida recentemente. Conversavam muito como se fossem dois adultos ou duas crianças. A atenção dele para com ela e suas afinidades sempre nos impressionaram. E foi ele que me falou que a reencarnação dela ainda não havia ocorrido e expressou-se com tanta naturalidade que comecei a repensar alguns (pré)conceitos sobre o espiritismo.

Diálogo possível no futuro:
-(da terra)Alô, Alô! É do Céu?
-(do outro lado) Ai! Ai! Ui!Úi!
-(da terra) Vixe Maria! A ligação caiu no purgatório!

Avanço tecnológico em Centro Espírita:
“Aqui nós não baixamos espíritos. Fazemos Downloads!”

Luiz Carlos Salatiel - Site CaririCult

Nada acontece por Acaso ! - Amigos se reconhecem...

bida e ze nilton


bida e ze nilton 2

Acima: Prof. Zé Nilton e Abidoral Jamacaru

"Não se fazem amigos. Reconhecem-se!"

Já dizia um grande filósofo. Muita gente não acredita em coincidências, incluindo eu. Ontem, ao passar pelo calçadão no centro do Crato, ao fazer a curva para a o lado do Bradesco, eis que dou de cara com o Professor, compositor e cantor Zé Nilton de Figueiredo. Que maravilha! A maioria dos meus compromissos da tarde seriam trocados instantaneamente por uma longa e gostosa conversa. Mas o "destino" faria ainda melhor: quase imediatamente, no calor daquele diálogo sobre artes, quem passa ? o grande colega Abidoral Jamacaru. A festa estava feita! Após alguns instantes, passa o companheiro Jayro Starkey, mas este mal olha pra trás ( sabe como é o Jayro ), e apesar dos nossos gritos: "Jayro, Jayro..." este passa direito e diz apenas lá de longe , olhando com canto de olho, um seco: "OI!" e acena... já entendemos, meu amigo...já entendemos...tudo bem...

Bom, ficamos os 3 ali por sei lá... horas ? conversando sobre tanta coisa boa, tantos projetos que a gente precisa implementar nessa cidade! E o Zé Nilton me falou: "Oh, rapaz, eu vinha ali no Bradesco pensando comigo mesmo, que bom seria se eu encontrasse algum amigo por aqui para conversar e bater umas fotos ? Foi aí que apareceu o Chapolim Colorado aqui. E acabei registrando ( estava com a câmera debaixo do braço ), aquela bela tarde quente de setembro, e os ecos da conversa ainda permanecem na minha cabeça:

Zé Nilton: "Tem gente que vive no passado! O passado é só pra você ter uma referência. Tempo bom é Hoje, cara! Que negócio de passado! Eu sofri pra caramba no passado. Quero lá saber de passado ?

Dihelson: "E você acredita que o nosso encontro aqui foi mera coincidência, Zé Nilton ?"

Zé Nilton: "Não. Eu não acredito em coincidências!"

Dihelson: "Nem eu..."

Por: Dihelson Mendonça
P.S - Quem fotografa, não tem direito a aparecer na foto...rs rs

Ciro na frente de Dilma, segundo Ibope

IBOPE:

Serra - 42%

Ciro - 14%
Dilma - 13% ( caindo 5 pontos )
Heloísa Helena - 7%
Marina Silva - 3 %

CIRO GOMES PASSA A SER COMPETITIVO!

A coluna do Ancelmo, no Globo (09), divulgou como primeira nota uma pesquisa nacional do IBOPE, onde Serra teria 42%, Ciro 14%, Dilma 13% (caindo 5 pontos), Heloísa Helena 7% e Marina Silva 3%. Essa é a informação que se divulga nas esquinas da política desde fins de agosto, com base em pesquisas regionais e nacionais. Com a saída de H. Helena para candidata ao Senado, Marina tende a ocupar o seu lugar, apenas.

2. Nesta semana, o Estadão abriu rasgados elogios a Marina em editorial e, ontem, destacando uma das listas da Sensus (improvável), abriu uma matéria dizendo: “Marina larga com 9,5%”, o que é um exagero. Ontem, este Ex-Blog chamava a atenção da pesquisa Sensus, onde em nenhuma lista apareciam Dilma e Ciro juntos, o que certamente mostraria Ciro na frente de Dilma.

3. A percepção crescente das fragilidades da candidatura de Dilma pode ser caricaturizada por sua plástica, onde o cirurgião puxou os cantos da boca como se quisesse soldar um sorriso. O paradoxal é que a mudança plástica de sua expressão de durona, que ajudava numa conjuntura de desgaste dos políticos, foi transferida de mão beijada para o Ciro, que a tem naturalmente.

4. Ciro começa a emergir como o candidato mais forte do campo do governo. Espertamente exalta Lula enquanto desmonta o governo, o que ajudará seu discurso em campanha, num clássico “mantenho tudo o que é bom e corrijo os erros”. Ciro tem quatro características que o ajudam em campanha. A primeira é sua expressão de seriedade neste momento.

5. A segunda é estar convencido de que tudo o que diz é verdade e de que sabe o que fala, especialmente em matéria econômica. Isso ajuda muito a imagem na TV, cuja cobertura é diária. A terceira traz votos, mas é perigosa. A maneira com que trata o Congresso, confundindo políticos eventuais com sua rejeição à instituição, sinalizando uma vontade de autoritarismo. Mas é uma comunicação que agrada ao distinto público. E a quarta é já ter aberto vantagem no Nordeste em relação à Dilma.

Fonte: Através de Eliomar de Lima

Parque histórico do Cadeirão deverá ser concluido em setembro

Do Jornal do Cariri.

O Cariri possui potencial turístico, histórico, cultural, científico e ambiental. Queremos aproveitá-lo de uma só vez, para chacoalhar nossa região”. Com esta definição, a secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, resumiu um projeto há muito acalentado, e agora em andamento: a construção do Parque Histórico do Caldeirão.A previsão, segundo o engenheiro responsável, Alfredo Alencar, é que as obras sejam entregues até dia 15 de setembro, visando a romaria do Caldeirão, que acontece todos os anos, no dia 17 de setembro, para preservar a memória do beato José Lourenço. Isso significa que até lá devem estar concluídas a restauração da igreja e da casa construída pelo beato. Hoje ocupada por uma família que toma conta do lugar. Para eles, está sendo erguida uma nova casa. De autoria do cineasta Rosemberg Cariry, o projeto inicial tinha o orçamento de R$ 1,3 milhão. Readequado pelo também cineasta Wilton Dedé, passou a R$ 360 mil, dos quais R$ 300 mil saíram da Secretaria de Cultura do Estado, e o restante ficou como contrapartida da Prefeitura Municipal do Crato, que tornará trafegável a estrada de Santa Fé, que leva ao lugar.

Mais adiante, o projeto é abrir uma estrada pavimentada ligando a cidade de Nova Olinda ao Caldeirão. A idéia é formatar, junto ao Fórum de Turismo e Cultura do Cariri roteiros que levem ao Caldeirão, partindo da cidade vizinha. A distância é uma das preocupações: como manter fluxo de visitantes e manutenção de um local isolado? Para a secretária, importante agora é terminar e movimentar o lugar, não só em época de romaria. Primeiro, terminar a obra, depois, “a partir do momento em que a gente tiver condições de receber as pessoas, vamos começar a fazer um trabalho de divulgação e estruturar”, reflete. E complementa, “a manutenção será mensal. Mas acredito que vai ser um espaço vivo e a gente não vai tirar os olhos de lá”. Uma das propostas é que os próprios moradores sejam capacitados para a manutenção e receptivo. Conhecer a história:Tema pouco trabalhado em sala de aula, o Caldeirão viveu dias de paz e tormento nos anos 1930. Seguindo o Beato José Lourenço, diversos agricultores se instalaram em um terreno doado por Padre Cícero, e lá desenvolveram uma comunidade igualitária, que segundo dados, chegou a ter 1500 moradores. No entanto, com a morte do Padre e sem a proteção deste, o Governo Federal considerou o Caldeirão um nicho comunista e em 1936, o invadiu por terra, depois pelo ar. Oficialmente, 400 pessoas morreram nos ataques. Da comunidade, pouco restou além de uma pequena igreja e uma casa.

Fonte/Foto-Jornal do Cariri ( via Ivanildo de Souza )

Nova York fica em silêncio pelas vítimas no 8º ano do 11 de Setembro

População reuniu-se próximo ao Marco Zero, palco dos ataques.Em Washington, Obama afirmou que a dor pelas perdas não passa.A cidade de Nova York ficou em silêncio nesta sexta-feira (11) em homenagem às vítimas do 11 de Setembro, oito anos depois dos ataques terroristas. "Enquanto nossos corações se voltam para aqueles que perdemos, também lembramos todos os que espontaneamente ajudaram no que puderam e como puderam", disse o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, antes de pedir que os presentes se unissem à homenagem em lembrança das vítimas.Sinos soaram em igrejas da cidade, e centenas de pessoas reuniram-se em um parque próximo ao Marco Zero, local dos ataques. Eles ficaram em silêncio entre 8h46 e 9h03 locais (9h46 e 10h03 de Brasília), hora em que os aviões sequestrados chocaram-se contra as torres do World Trade Center.A multidão, menor que nos anos anteriores, enfrentava chuva e ventos.Parente de vítima do 11 de Setembro chora na manhã desta sexta-feira (11) no Zuccotti Park, em Manhattan, próximo ao local do atentado de 2001. A cidade fez um minuto de silêncio em memória dos 8 anos dos ataquesEm Washintgon, o presidente Barack Obama também liderou um minuto de silêncio. O ato comemorativo ocorreu nos jardins da Casa Branca, em um dia que amanheceu chuvoso e cinza. Obama esteve acompanhado de sua esposa Michelle, que estava vestida de luto. O presidente dos EUA, Barack Obama, e a primeira-dama, Michelle, durante minuto de silêncio nesta sexta-feira (11) na Casa Branca. No Pentágono, o presidente afirmou que, mesmo com o passar dos anos, a dor pelas perdas provocadas pelo ataque não passa. Ele reafirmou que os EUA não vão ceder em sua luta contra a rede terrorista da al-Qaeda, responsabilizada pelos ataques.
Fonte: G1
Saúde da Família terá reforço de US$ 166,9 milhões
Postado por Amadeu de Freitas

MS e Banco Mundial assinaram contrato de financiamento para o Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família, que beneficia 184 municípios

O trabalho das equipes de saúde da família nos centros urbanos ganhará um reforço de US$ 166,9 milhões a partir de setembro. O Ministério da Saúde e o Banco Mundial assinaram nesta quarta-feira, 9 de setembro, contrato de financiamento da fase dois do Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (Proesf). A iniciativa visa ampliar o acesso à atenção primária nessas regiões, com ampliação da Estratégia Saúde da Família, que está voltada às ações de prevenção de doenças, promoção da saúde, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
O recurso – dividido entre as duas instituições – será repassado a 184 municípios de todos os estados brasileiros, escolhidos por terem mais de 100 mil habitantes e apresentarem baixas coberturas de atenção primária às populações. A maior parte da verba do Banco Mundial, US$ 55 milhões, será utilizada na compra de equipamentos médicos e odontológicos, mobiliário e em reformas das unidades onde atuam as equipes de saúde da família. Outros US$ 28,45 milhões serão repassados aos estados para capacitação de gestores, monitoramento e avaliação da iniciativa.
A contrapartida do governo federal, US$ 83,45 milhões – o equivalente a metade do valor total, será utilizada para aumentar o número de equipes de saúde da família nos 184 municípios que participarão do Proesf. Atualmente, 8.960 equipes atuam nessas cidades. A expectativa é chegar a 11 mil em março de 2013, quando terminará a fase dois do projeto de expansão, atingindo 38 milhões de pessoas. “Cerca de 70% do valor total do acordo será aplicado diretamente nos municípios, ampliando o acesso à atenção básica e melhorando a saúde da população, que terá serviços para seu uso regular e cuidado com a sua saúde”, afirma a Diretora de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Schilling Mendonça.
RESULTADOS - O acordo entre o Banco Mundial e o Ministério da Saúde prevê ainda recursos na ordem de US$ 200 milhões para a terceira fase do Proesf, que deverá começar após 2013. Na fase um da iniciativa, realizada entre 2003 e 2007, mais de 3.000 mil novas equipes de saúde da família passaram a atuar nos 184 municípios beneficiados pelo projeto, um aumento de 52%. Com isso, o trabalho desses profissionais atinge hoje mais de 30 milhões de pessoas nas cidades beneficiadas. O investimento do governo federal e do Banco Mundial na primeira fase da iniciativa foi US$ 166,9 milhões, o mesmo previsto para os próximos quatro anos. Além do aumento no número de equipes, a verba foi utilizada em reformas e na ampliação de 1.000 unidades básicas de saúde.
Levantamento feito pelo Ministério da Saúde em parceria com universidades públicas sobre o trabalho das equipes nesses municípios demonstra que a presença desses profissionais impacta no aumento de consultas pré-natal, cobertura vacinal de gestantes e crianças, além da redução significativa das hospitalizações. Nas cidades, antes da implantação da Saúde da Família, apenas 25% das gestantes faziam sete ou mais consultas de pré-natal. Este índice passou a 40% após a expansão promovida pelo Proesf.
A vacinação de crianças e mulheres grávidas nos municípios que participaram da primeira fase do projeto foi três vezes melhor. Observou-se ainda que nessas cidades a hospitalização de crianças por infecções respiratórias agudas foi sete vezes menor e por diarréia, três vezes menor. “A expansão das ações de atenção básica à saúde, além de promover a melhoria das condições de vida da população, também traz benefícios sobre a racionalização do sistema de saúde, reduzindo custos com internações hospitalares que podem ser evitadas”, destaca Claunara.
Outras informações:
(61) 3315-3580 ou 3315-2351 jornalismo@saude.gov.br

Cuidado com a mordaça ! Por: Luiz Domingos de Luna

Com a entrada da internet no cotidiano das pessoas as informações rolam rápido no processo interativo da comunicação, acontecimentos que eram de difícil acesso as camadas mais populares, hoje com a popularização dos computadores conectados no mundo on line, as comunidades mais distantes dos grandes centros urbanos, já estão tendo acesso, o que com certeza forma um farol de conhecimentos que pode servir de esteio para a plenitude do exercício da cidadania plena, ora, o que se vive no Brasil é uma situação vexatória, pois é comum encontrar pessoas com fórmulas mágicas para resolver a problemática da corrupção desenfreada que engessa todas as artérias vivas que pulsam no Brasil.

Tal prática, totalmente lesiva ao estado democrático de direito, é somente em si mesma, um mal, um tumor maligno que dilacera e corrói todo o tecido social, invialibilizando assim, o convívio harmônico, tão necessário para o funcionamento das instituições que formam a base de sustentação da ordem social, político.Econômica {...) do país, este clima de inquietude e insegurança no processo eletivo é sempre um peso muito forte e um preço muito alto por uma projeção de insegurança que na verdade, de fato e de direito, nem deveria existir, pois, as normas de funcionalidade do Estado Democrático de Direito; já estão devidamente expressas, aprovadas, inclusive, já estão sendo aplicadas sem nenhum prejuízo para a ordem democrática, podemos dizer que, o processo eletivo no Brasil em nada fica a desejar com relação aos demais países em desenvolvimento ou mesmo desenvolvidos.

Creio que o problema nasce quando as vivandeiras de plantão, enfronhadas no poder, seja em democracia, seja em tirania,(....) ou qualquer outro regime, ou mesmo sistema político, entronizadas no poder como uma propriedade privada, tratam o poder público como a extensão de seus interesses mesquinhos e passam a viver como se o estado fosse seu feudo, um questão de segurança de seus bolsos, não interessando se o dinheiro público vem de caixa um, caixa dois, caixa (....) pois, o que interessa para as vivandeiras é eternização do pânico, as mais das vezes causadas por elas mesmas. Quem são então as vivandeiras ? São os abutres que não se conformam com a lei, a legalidade, a norma, a ordem institucional e partem, geralmente com causas particulares, para criar a confusão entre o público e o privado, às mais da vezes, tolhendo a liberdade de expressão, e nesse trator de interesses particulares, não causa estranheza se procurarem calar o amordaçar a voz universal da liberdade de imprensa mundial – a internet.

Por: Luiz Domingos de Luna Professor da Escola de Ensino fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora-CE

Aprovada licença-paternidade de cinco dias para pai adotante


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quinta-feira a concessão de licença-paternidade de cinco dias úteis aos trabalhadores do setor privado que adotarem ou obtiverem a guarda judicial de criança de até cinco anos de idade. O projeto do ex-senador Carlos Bezerra estende aos pais adotantes benefício que os pais biológicos conquistaram desde a edição da Constituição de 1988. O projeto seguirá agora para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde receberá decisão terminativa. Se aprovado na comissão, o projeto não precisa ir a plenário. O relator da proposta, senador Efraim Morais (DEM-PB), opinou pela inconstitucionalidade da parte do texto que sugere licença-maternidade para as servidoras da União que adotarem ou obtiverem a guarda judicial de criança. Efraim argumentou que, além de o tema já ter sido regulamentado por decreto federal de 2008, medidas relacionadas ao regime jurídico do servidor públicos são de iniciativa exclusiva do presidente da República.O mesmo vício de iniciativa foi apontado em projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que tramita junto com a proposta de Carlos Bezerra. Paim defendia licença de 180 dias para as servidoras que adotassem ou obtivessem a guarda de criança. Bezerra sugeria licença escalonada, a depender da idade da criança no momento da adoção ou da guarda: de 120 dias, para crianças de até um ano; de 60 dias, para as que tivessem entre um e quatro anos; e de 30 dias, para a faixa de quatro a oito anos.

O tipo de licença defendido pelo ex-senador Carlos Bezerra para servidoras federais em caso de adoção já é aplicado hoje para as trabalhadoras adotantes que contribuem para a Previdência Social. O regime jurídico dos servidores da União (Lei 8.112, de 1990) prevê apenas 90 dias de licença para a servidora que adotar ou obtiver a guarda de criança de até um ano. Quando a criança tiver mais de um ano, o período de afastamento será de 30 dias.Para o ex-senador, há uma "injustiça" nessa diferença de tratamento que precisa ser corrigida. No entanto, Efraim, substituto do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) como relator da matéria, disse que se viu obrigado a opinar pela inconstitucionalidade da proposta devido ao vício de iniciativa.

Fonte:Últimas Notícias

Velociraptor usava garra para escalar, não para matar, diz estudo


Segundo o filme "Parque dos Dinossauros", qualquer um dos predadores rápidos estripava suas presas com "garras assassinas". Não é assim, afirmam paleontólogos que estudaram a biomecânica das garras do Velociraptor. Em vez disso, os notórios dinossauros usaram suas garras para agarrar a presa e subir em árvores. Phil Manning, da Universidade de Manchester (Reino Unido), e colegas mostraram anteriormente que as garras na pata afiada poderia perfurar a pele e ajudar o dinossauro a agarrar a presa ferida, mas não era suficientemente preparada para rasgar a pele aberta. Agora, uma análise da biomecânica da pata dianteira sugere que ela poderia suportar o peso de um dinossauro durante uma escalada. Manning sugere que o Velociraptor usou a habilidade para escalar galhos nas árvores e atacar as presas de cima, com suas garras perfurando a pele de forma que capturasse o corpo da vítima, enquanto a subjugava e a mordia. Ele observou que o Microraptor --pequeno dinossauro da mesma família do Velociraptor (dromeossauros), mas que viveu 50 milhões de anos antes do sucessor-- tinha quatro membros com penas, a fim de ajudá-lo a deslizar para baixo em árvores.

"A musculatura da perna e da cauda mostra que estes animais estão adaptados para subir em vez de correr", diz ele. Peter Makovicky, paleontólogo do Museu de História Natural Field em Chicago, disse que ancestrais menores da família dromeossauro como o Microraptor podem ter sido alpinistas --mas seus descendentes adaptaram as garras para outros fins, tais como enclausurar a presa, tal como os grandes felinos e suas garras curvas e afiadas fazem atualmente. O mesmo formato de garra é visto em outros dromeossauros, como o Utahraptor e o Achillobator, cujo tamanho pode chegar a seis metros de comprimento e cujo peso pode chegar a centenas de quilos em ambos, afirma Mackovicky. "Seria difícil encontrar uma árvore em que eles pudessem subir."

Fonte: Folha Online

PCdoB realiza pré-conferência no Crato com a presença de Chico Lopes

Por Alexandre Lucas
Pré-Conferencia será neste sabado, dia 12, as 18 horas, no Sindicatoda Saúde.
O deputado federal, Chico Lopes e o presidente estadual do PartidoComunista do Brasil – PCdoB, Carlos Augusto Diógenes Partinhas estarãona região do Cariri neste final de semana participando das atividadespartidárias na região visando mobilizar os militantes, filiados edirigentes para as discussões do Congresso Nacional do PCdoB que serárealizado em São Paulo, no período de 05 a 08 de novembro desteano.No Crato, será realizada neste sábado, às 18 horas, a pré-conferenciado Partido, na sede do Sindicato da Saúde, localizado na AvenidaDuque de Caxias, 447.Na oportunidade será debatida a tese do 12º. Congresso do PCdoB. Esseé um momento importante para os comunistas de todo o país, poisdiscutirá os rumos ideológicos e políticos e elegerá as direçõesmunicipais, estaduais e nacional da organização. Atualmente noCrato, o Partido é dirigido pelo professor doutor Roberto.
Fique por dentro das discussões e dos documentos que os comunistas estão discutindo em cada Estado Brasileiro: http://www.pcdob.org.br/12congresso/

Presidente da AL-RS aceita pedido de impeachment de Yeda Crusius

“O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan (PT-RS), aceitou na manhã desta quinta-feira o pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius (PSDB-RS) feito pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do RS. Ele alegou crime de responsabilidade enquadrado na Lei Federal n.º 1.079/50, artigo 9.º, nos itens 3, 4, 6 e 7. Na leitura, o deputado determinou a leitura e publicação integral da denúncia contra a tucana.

Depois de analisar os 25 volumes com mais de seis mil páginas da Ação Civil Pública que tramita na Justiça Federal, foram encontrados pelo menos 26 pontos no processo que vinculam a chefe do Executivo ao suposto esquema que desviou mais de R$ 40 milhões do Detran. A análise foi feita pelo parlamentar juntamente com a equipe de assessoramento técnico que analisou documentos e escutas telefônicas reunidas pelo Ministério Público Federal, Polícia Federal e Poder Judiciário.

De acordo com Pavan, a posição da presidência quanto ao suposto envolvimento da governadora se baseia em pelo menos dois eixos: o conhecimento dos fatos relacionados à gestão do Detran e na decisão do modelo e ações do governo em favorecer o esquema criminoso. Os pontos que vinculam a governadora ao esquema de desvios de recursos foram verificados em escutas telefônicas ainda sob sigilo, depoimentos à Polícia Federal e à sindicâncias da Procuradoria Geral do Estado de membros do governo muito próximos da chefe do Executivo.

Nas escutas realizadas, réus da CPI do Detran referem de maneira direta que a governadora tinha conhecimento dos fatos e relacionam o esquema com o centro do governo. Segundo o presidente da Assembleia, os dados disponíveis no material recebido da Justiça Federal mostram que pelo menos em três momentos distintos, há indícios que “a governadora tinha, pelo menos, conhecimento dos problemas, senão uma participação direta na sua condução”.

Diante disso, o presidente do Legislativo solicitará ao plenário que faça o exame aprofundado da situação para dar andamento ao processo de impeachment diante da responsabilidade constitucional do Parlamento de fiscalizar os desvios do poder Executivo.

“Não há dúvida do esquema criminoso que desviou recursos públicos. E há sérios indícios que relacionam a chefe do Poder Executivo com o processo de corrupção no Detran além de outras irregularidades que podem caracterizar improbidade administrativa e crime de responsabilidade”, destacou Pavan.

O deputado aponta que não se trata de pré-julgamento, mas da responsabilidade do parlamento diante do seu papel institucional de preservar valores éticos e os critérios da boa gestão pública. “A abertura do processo de impeachment representa o compromisso da Assembleia com o resgate dos princípios republicanos. Não podemos ficar omissos diante da gravidade desta conduta”, disse.

A assessoria de imprensa da governadora disse que ela está em reunião com todo o secretariado e que deverá se pronunciar na tarde desta quinta-feira.”

Fonte: Agência Estado

Fumaça de cigarro pode prejucar saúde de animais de estimação


Estudos mostraram que a fumaça do cigarro pode prejudicar não só os fumantes passivos, mas também os animais de estimação. Muitas vezes tais complicações são diagnosticadas no estágio final da doença, levando o animal à morte. "As doenças respiratórias e pulmonares não têm sintomas aparentes de imediato e muitas vezes são detectadas apenas quando já estão em estado avançado", alerta o veterinário Carlo Grieco, diretor do Centro de Medicina Veterinária Diagnóstica Provet.Para que a doença seja diagnosticada no estágio inicial são necessários exames detalhados. Entre as doenças que os poluentes do cigarro podem causar está o linfoma felino, uma espécie de aids dos gatos.

Fonte: Minha Notícia

Final (humorístico) de semana - Por: José Nilton Mariano Saraiva

01) Em estado terminal, o advogado, no leito de morte, pede uma Bíblia e começa a lê-la, compulsivamente e com uma avidez desenfreada. Todos se surpreendem com a surpreendente conversão daquele homem e perguntam-lhe o motivo. O advogado responde: "Estou procurando brechas na lei."
02) O sujeito abre a porta e dá de cara com a sogra. -Olá, sogrinha querida, tudo bem com a senhora ? - cumprimenta ele, fingindo satisfação. -Que bom que a senhora veio nos visitar. Então, ele percebe que ela está com uma maleta nas mãos. Preocupado, mas querendo ser agradável, pergunta: -Quanto tempo a senhora pretende nos dá o prazer da sua companhia? E a sogra: -Ah! Acho que até vocês se cansarem de mim! E ele, agora curto e grosso: - Sério mesmo? Não vai nem tomar um cafezinho.
03) Depois de um exame de rotina, o médico pergunta ao paciente: -Fuma? -Um pouco. -Tem que parar de fumar. -Bebe? - De leve, só uma cervejinha. -Tem que parar de beber. -Faz sexo? -Pouco... -Tem que fazer muito, mas muito sexo. Isto irá ajudá-lo! O sujeito vai para casa, conta tudo à mulher e, imediatamente, vai pro banho. A mulher se enche de graça e esperança, se enfeita, se perfuma, põe aquela roupa especial, coloca o disco do Bartô Galeno na vitrola e fica na angustiante expectativa. O sujeito sai do banho, começa a se arrumar, se vestir, se perfumar e a mulher, surpresa, pergunta: - Aonde é que você pensa que vai? E o marido: - Não leu ou entendeu o que o médico me recomendou? -Sim, mas aqui estou eu prontinha da silva, ao som mavioso do Bartô, champanha geladinho...O marido, já de saída: - Ah! Neide...Neide...Neide..,você não tem jeito mesmo; lá vem você de novo com sua eterna mania de remédio caseiro !!!
04) Um cliente suado, arma ainda em punho, todo arranhado, com as roupas rasgadas e sujas de sangue, entra no escritório do advogado, esbaforido: - Doutor, doutor! Só o senhor pode me salvar agora. Acabei de matar minha mulher! O advogado, tranqüilamente, responde: - Espera um pouco. Não é bem assim. ESTÃO DIZENDO que você matou sua mulher.
05) A sogra do seu Epaminondas, enclausurada no quarto do apartamento localizado no 20º andar do prédio endoidou e se debatia querendo pular da janela. Então, ele usa o telefone para pedir ajuda. Do outro lado da linha uma senhora atende: - Alô, em que posso servi-lo??? E o Epaminondas: -Por favor, socorro, me ajudem, a minha sogra quer pular do prédio, e estamos no 20º andar. A velha senhora responde: -Eu acho que o senhor errou o número, aqui é da carpintaria. - Eu sei, eu sei, é que a porra da janela não abre de jeito nenhum. Será que vocês não poderiam quebrar esse galho ???
06) Dois amigos num bar conversam, quando um deles conta: "Quebrei um espelho ontem. Eu deveria pegar sete anos de azar, mas falei com meu advogado e ele disse que consegue reduzir para cinco".
07) Um rapaz carregando duas televisões encontra um amigo que lhe pergunta: - Pra quê dois televisores, ó cara ? O rapaz lhe responde: - É que minha sogra disse que daria meia vida por uma televisão.
08) Um advogado e um engenheiro estão pescando no Caribe. O advogado comenta: -Estou aqui porque minha casa foi destruída num incêndio com tudo que estava dentro. O seguro pagou tudo. -Que coincidência! - diz o engenheiro. -Minha casa também foi destruída num terremoto e perdi tudo. E o seguro pagou tudo. O advogado olha intrigado para o engenheiro e pergunta: -Como você faz para provocar um terremoto?
09) Um cara chega ao bar todo machucado e estropiado. Em questão de minutos bebe uma, duas, três cervejas. Até que chega um velho amigo e o pergunta: -Mas o que lhe aconteceu, Roberval ? Você está todo machucado, com arranhões e hematomas. -É que eu acabei de sair do enterro da minha sogra. -E isso é motivo para você estar assim, todo estropiado? -É que ela não queria entrar no caixão.
10) O marido ganhou (num sorteio) três passagens para Jerusalém. Pediu alegremente à mulher para arrumar as malas e ligou para convidar a mãe dele a ir junto. E aí começou uma discussão. A esposa preferia levar a mãe dela. Discussão vai, discussão vem, no fim da briga o barriga-branca concordou em levar só a sogra (a mãe dela). Em Jerusalém, visitando o local onde Cristo foi enterrado e ressuscitou, a sogra se emocionou demais, passou mal e rapidamente faleceu. O marido perguntou quanto custava o enterro em Jerusalém, e lhe disseram que seria mil reais. Perguntou quanto custava mandar o corpo para o Brasil e soube que, com transporte aéreo e tudo, ficaria por cinqüenta mil reais. O marido decidiu então mandar o corpo para ser enterrado no Brasil. Os judeus e a própria esposa ficaram por demais surpresos por tamanha consideração e apreço. Mesmo assim, arriscaram perguntar: -Por que mandar para o Brasil, se é cinqüenta vezes mais caro? O marido respondeu: -Tenho muito receio. Aqui em Jerusalém vocês já tiveram o caso de alguém que morreu e ressuscitou. Prefiro não arriscar.
Fonte: Desconhecida - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Foram os Próprios Americanos que Derrubaram o World Trade Center ?



11 de Setembro de 2001. Uma data negra na história da humanidade. 3234 pessoas morreram num dos maiores atentados da história. Mas quem provocou essa chacina ? Teria mesmo sido a Al Qaeda, como foi noticiado em diversos jornais, ou há algo muito mais além ?

Muitos anos depois do atentado começaram a surgir novos fatos, teorias e provas que sugerem que a História oficial da queda do World Trade Center não aconteceu como propagou-se pela imprensa da época. Isto nos faz lembrar de outro episódio sinistro na história dos Estados Unidos: O Ataque a Pearl Harbour, ocorrido em 10 de setembro de 1941, e que deu início à entrada dos EUA na II grande guerra. Em recente documentário produzido por uma das fontes de maior credibilidade do planeta, o Discovery Channel, mostrou-se provas de que os altos comandantes dos Estados Unidos sabiam previamente do ataque a Pearl Harbour, mas nada fizeram para impedir, a fim de que pudessem lucrar com a fabricação de armamentos para os aliados. A mensagem de ataque a Pearl Harbour foi interceptada horas antes pelos ingleses, que já haviam decodificado a máquina "Enigma", e repassaram aos próprios Americanos, que nada fizeram para evitar. Mais ou menos como: "Deixa acontecer, só assim teremos um bom motivo para entrar na guerra".

Eventos de quase 70 anos, só agora revelados...e quem sabe se a mesma coisa não aconteceu com os atentados de 11 de setembro ? Diversos documentários e filmes já foram produzidos que mostram que a coisa não aconteceu como a "história oficial" tem relatado...Trago este texto sobre as outras versões para os ataques das chamadas torres gêmeas, nesta mesma data, a 11 de setembro, em 2001:

A Seguir, Texto da Wikipédia - A enciclopédia da Internet:

Outras Causas - Teorias Conspiratórias

Após as colisões contra as estruturas que formam a alma dos americanos, tem havido muita especulação sobre seu planejamento na derrubada desses ícones, em especial relacionadas com a possibilidade de haver mais seqüestradores que iriam executar o ataque surpresa. Atrás dessa procura desesperada por informações, formou-se uma comissão para organizar as inúmeras hipóteses. No entanto, principal até agora, a comissão do 11 de Setembro não conseguiu explicar, de forma racional e coerente, os inúmeros fenômenos que rondam esses eventos e, mesmo sabendo que existe muita informação disponível na Internet, apoiada por milhares de peritos, que põem em litígio as versões oficiais do 11 de Setembro, apresentando para isso as mais variadas provas científicas, até agora nada de novo foi acrescentado. Local da queda do voo 93 da United Airlines em Shanksville, Pensilvânia.

Os adeptos da teoria da conspiração usam o fato da área de impacto feita no Pentágono ser relativamente pequena e por supostamente não constar no seu perímetro a existência das asas do avião. Fato facilmente desmentido quando analisada as centenas de imagens do local do choque, onde constam centenas de fragmentos da aeronave. Entretanto, algumas testemunhas afiançam que se deram 2 explosões e nessa altura não viram o embate de nenhum avião. Enquanto centenas de outras afirmam terem visto o avião mergulhar contra o edifício.

O quarto avião seqüestrado teria sido derrubado propositalmente pelos terroristas que estavam em seu comando, quando deram-se conta de que não resistiriam a uma rebelião organizada pelos passageiros. A aeronave caiu em um campo próximo a Shanksville, Pensilvânia. Para alguns permanece o questionamento, do suposto fato de que não foi encontrado nenhum corpo ou partes deles. Os teólogos da conspiração afirmam que um médico legista, jamais identificado e que esteve no local da queda afirmou: "Apenas observei um monte de metal calcinado como se tivesse sido jogado do ar no local e policiais de um lado para o outro, mas nem um corpo…"

A queda do WTC

Existe muita especulação sobre as causas do efeito da explosão, observado nos desabamentos das Torres Gêmeas do WTC. Embora sem precedentes na história, a razão de tal queda tão sincronizada acontecer ainda é um mistério para a ciência, gerando debates entre arquitetos, engenheiros de estrutura e agências governamentais, todas voltadas à segurança do meio ambiente e interessadas nas respostas ao seguinte questionamento: "Até que ponto os cálculos matemáticos e as técnicas de implosão programadas atenderiam ao desmanche das grandes estruturas?" Antes de tomar qualquer conclusão, saibamos que aqueles aneis horizontais nas torres não eram meros enfeites, e sim, dois andares reforçados para suportar o colapso dos andares acima. Mas, como dito antes, ainda é um mistério. Sobre as colisões, deve-se considerar que a força dos impactos com as torres foram relativamente nulas, tendo em vista o efeito trespassador observado quando as velocidades relativas são muito grandes.
A fumaça sobe do local onde se erguia o WTC, em 11 de setembro de 2001.

Contudo, a queima de 91m³ (24.000 galões) de querosene líquidos "praticamente injetados dentro das torres", somado ao design do WTC e às zonas de baixa pressão localizadas nas aberturas "as janelas panorâmicas dos andares superiores por onde os destroços da aeronave abriram fendas", deram início ao efeito chaminé acelerado. Esse efeito acontece quando a convecção de gases numa chaminé é apressada pelo calor das chamas em seu interior. O alto poder calórico conseguido nesses ciclos promove uma reação semelhante ao jato de um maçarico. Essa seria pois, a causa da falência localizada na estrutura do WTC e que deu início ao aspecto de uma implosão programada. Há também a hipótese de que o impacto dos boeings, somado à queima de 91m³ de fogo, tenha debilitado muito o aço estrutural dos andares da batida dos aviões. Com as colunas de aço que sustentavam os andares superiores comprometidas, as fendas abertas nos edifícios acabaram não suportando o peso dos 20 andares acima do impacto e eles afundaram sobre as torres. O peso deles ao cair foi esmagando andar por andar até os dois colossos de 110 andares estarem no chão.

Suposto envolvimento das redes de televisão

Segundo uma teoria denominada Media Hoax/TV Fakery, o segundo avião visto em directo na televisão por milhões de espectadores, foi introduzido digitalmente por software CGI em tempo real pela CNN e Fox News. O fato de não ter sido mostrado o impacto frontal, teria tornado a produção do suposto vídeo muito fácil. Os outros vídeos mostrando impactos frontais teriam sido produzidos depois. As testemunhas que diziam ter visto os aviões colidir contra as torres teriam quase todas ligações com os mídias, começando pela primeira a "depor", quatro minutos depois do primeira explosão, o vice-presidente da CNN.

Por: Dihelson Mendonça
Fontes adicionais: Wikipedia

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30