xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/09/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 setembro 2009

SEMANA DO TRÂNSITO -Por Maria Otilia

A Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, nos convida para um debate do qual não temos mais como fugir: como podemos viver bem em relação ao trânsito, especialmente nas médias e grandes cidades. Milhares de horas parados em engarrafamentos, poluição ambiental e sonora, muitos brasileiros mortos em acidentes a cada ano e milhares de feridos .São indicadores assustadores.
Nós como educadores sugerimos ao Departamento do DEMUTRAN , através da sua equipe da educação social, para que desenvolvam nas escolas, campanhas educativas e preventivas para as nossas crianças e adolescentes.Bem como o treinamento para porteiros de escola para ajudar na travessia dos alunos, no final de cada turno escolar. Sabemos que a educação preventiva sai mais barato do que o tratamento curativo de feridos por acidentes de trãnsito, em hospitais e clínicas de reabilitação física.
Fica aqui a nossa sugestão para toda a equipe do DEMUTRAN .Aguardamos a divulgação das atividades durante a Semana do Trânsito.
Texto e postagem de Maria Otilia

Procura-se um PAU-DE-ARARA (chegando em Juazeiro do Norte, no dia 1° novembro 2009) - Dada Petrole

Oi, amigos do Crato, do Cariri, estou escrevendo agora, com o propósito de solicitar a sua ajuda. Estou na busca de contatos com pessoas que viajam de Pau-de-Arara para as Romarias do Padre Cícero. Especificamente quero o contato de um Pau-de-Arara que faça o percurso da Bahia até o Padre Cícero. Mas esse caminho pode vir além do estado da Bahia, também do Pernambuco, Alagoas e da Paraíba. Podem partir tanto de cidades distantes do Juazeiro do Norte, como podem vir das proximidades daquela cidade, contanto que venha de um estado que nao seja o Ceará.
Preciso desse contato urgentemente, pois estou planejando chegar no Cariri no dia 1° de Novembro e vai ficar complicado reservar essa passagem daqui da Europa. Ainda nao encotrei nenhum agente de viagem oferecendo essa viagem pela internet (rsrs). Bom, o meu objetivo é concluir um trabalho fotográfico sobre a Romaria do Padre Cícero em seus diversos aspectos e essa parte infelizmente me falta ainda.
Até o dia 29 de Outubro estarei em Salvador realizando um ensaio fotográfico de Moda e antes disso estarei no Rio de Janeiro também a trabalho. No Cariri, além de concluir esse trabalho, irei fazer 3 ensaios de Moda (3 Books a lá Paris) com meninas interessadas do Cariri. Como dá pra ver, o tempo está muito curto pra resolver isso quando eu chegar no Brasil, por isso peço a sua colaboraçao para encontrar esse Pau-de-Arara. O importante é pegar todos os contatos dos motoristas ou de alguém que viaje com eles e possa ser uma ponte pra chegar até eles. Depois de ter esse contato, eu posso ligar daqui e resolver tudo, só preciso dos números telefonicos e outros contatos. Esses voce poderia passar por email para o meu endereço. Como ja dito, de preferência, quero ir do interior da Bahia até o Juazeiro do Norte em cima do Pau-de-Arara com os romeiros.

Sair da Bahia seria o estado perfeito da visualizaçao e inspiraçao dessa idéia, mas isso nao sendo possível, poderia ser do Pernambuco, de Alagoas ou da Paraíba (respectivamente). O interessante sair da Bahia é quealém de ser mais longe do Ceará, é que eu ja estarei por lá, entao pularia do aviao em cima de um Pau-de-Arara. Preciso do contato (telefone) do motorista do Pau-de_Arara que Faca a viagem na romaria do dia 1° de novembro, indo de encontro ao Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Ficaria muito grato em poder contar coma sua ajuda, ela é muito importante para a conclusao desse trabalho.

Se voce nao puder ajudar diretamente, por favor repasse este email para alguem que possivelmente possa me ajudar. Ficarei aguardando o seu retorno e o seu apoio, grato.

Um grande abraço
Dada Petrole
 
info@petrole.de
http://www.petrole.de/

Conversando sobre Fotografias... Por Pachelly Jamacaru

DIREITOS AUTORAIS
Importante saber.


É comum pensar que uma foto que uma vez esteja na internet, esteja disponível para uso indiscriminado sem autorização consensual ou expressa de seu autor. Pessoas ou instituições, órgãos públicos, federais, empresas, que inadvertidamente, inocentemente ou intencionalmente se apropriam ou utiliza de produções autorais, correm o risco de responder nos termos da lei a um possível processo.

Este artigo não vem com intuito de amedrontar ninguém e nem está correlacionado a algum fato desta natureza aqui nos blogs, que tenha conhecimento, muito pelo contrário, o posto imbuído da intenção prestar esclarecimentos.

A coisa é séria! Ultimamente ocorreu um congresso em Minas Gerais unicamente com este propósito, discutir sobre a Lei: 9.610 de: 19 de fevereiro de 1998. Vale ressaltar que um fotógrafo é reconhecido como um artista, igualmente a um Pintor, um Escultor, enfim a aqueles que materializam a sua criatividade.

Em geral, não sabem os leigos os custos que envolvem a produção de uma fotografia. Por exemplo: Vai desde o investimento em conhecimento profissional que demanda tempo e compras de materiais ou mesmo desembolso com cursos correlatos; aquisição de equipamento de altos custos; Deslocamento que implicam gastos com combustível, alimentação e planejamento; Fator de risco de todos os gêneros, que vão desde quebra de equipamentos a todo tipo de adversidade que um fotógrafo enfrenta!

Então, é muito cômodo que uma foto maravilhosa postada em qualquer que seja o veículo, venha a ser utilizada sem o prévio consentimento do autor, sem o seu crédito de autoria e/ou sem um contrato firmado a termos!

A sugestão básica é que quem for se utilizar de qualquer produção artística, que procure o autor, peça permissão, argumente, talvez lhe ceda com maior boa vontade, talvez não, mas seja como for, respeite o seu poder de decisão!

Sugestão aos fotógrafos que publicam na Net:
Usem baixa resolução e se possível com Marca D’água!

Pachelly Jamacaru em colaboração.

Veja o que diz a lei:
Título II
Das Obras Intelectuais
Capítulo I
Das Obras Protegidas
Art. 7º.
São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:

I - os textos de obras literárias, artísticas ou científicas; II - as conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza; III - as obras dramáticas e dramático-musicais; IV - as obras coreográficas e pantomímicas, cuja execução cênica se fixe por escrito ou por outra qualquer forma; V - as composições musicais tenham ou não letra; VI - as obras audiovisuais, sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas; VII - as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia; VIII - as obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cinética; IX - as ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza; X - os projetos, esboços e obras plásticas concernentes à geografia, engenharia, topografia, arquitetura, paisagismo, cenografia e ciência; XI - as adaptações, traduções e outras transformações de obras originais, apresentadas como criação intelectual nova; XII - os programas de computador; XIII - as coletâneas ou compilações, antologias, enciclopédias, dicionários, bases de dados e outras obras, que, por sua seleção, organização ou disposição de seu conteúdo, constituam uma criação intelectual.

Pesquisa na internet.

Por: Pachelly Jamacaru

Nova greve: políciais civis do Ceará paralisam atividades

Os policiais civis do Ceará voltaram a paralisar as atividades, nesta quinta-feira (10), reivindicando maiores salários e mais vagas de concursos públicos, especialmente para inspetores. A greve conta com a paralisação de 70% do contingente, restando ainda operações em 17 delegacias e cinco plantões noturnos.O esquema de realização de boletins de ocorrência também sofrerá modificações enquanto os policiais mantiverem a greve. O B.O. só poderá ser tirado em casos de crime. Em ocorrências menores, como perda de documentos, as pessoas lesadas deverão recorrer à delegacia eletrônica.Peritos da PEFOCE param suas atividades por 24 horasOs servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) decidiram em Assembleia Geral parar por 24 horas as atividades nesta sexta-feira (11), no IML, Perícia de Acidente de Trânsito, Balística e Instituto de Identificação. Os trabalhadores prometem greve geral caso o governo não abra um canal de negociação com os peritos legistas (odontólogos e farmacobioquímicos), peritos criminal, criminal auxiliar e auxiliar de perícia. Eles pleiteiam serem incluídos no aumento de 116% aprovado ontem, 09/09, beneficiando .
Fonte : Diário do Nordeste

Ministério Público solicita a prisão do presidente da Fetraace

A pedido dos representantes do Ministério Público do Estado do Ceará das cidades de Pindoretama e Mulungu, respectivamente os promotores de Justiça Marcelo Gomes Maia Pires e Lucy Antoneli Domingos Araújo, o Poder Judiciário das duas Comarcas decretou a prisão preventiva de Francisco Eraque Roque, Presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar no Estado do Ceará (FETRAACE), que está sendo acusado de haver prejudicado inúmeras pessoas em diversos municípios cearenses, aplicando o que foi denominado pela imprensa local de "Golpe da Casa". Francisco Eraque Roque já possui duas condenações, além de responder a diversas ações criminais em todo Estado. Em Fortaleza, a Delegacia de Defraudações investiga a atuação da entidade presidida por ele, que recebeu contribuições de mais de 1500 famílias que foram convencidas de que a FETRAACE dispunha de recursos do Ministério das Cidades para construção de casas populares.A Controladoria Geral da União e a Caixa Econômica Federal encaminharam ofícios à Promotoria de Justiça de Pindoretama informando que a FETRAACE não dispõe dos recursos financeiros que alega ter recebido para a construção das casas prometidas.A advogada de Francisco Eraque, Maria das Dores Gonçalves Cavalcante, apresentou pedido de revogação das prisões preventivas, que está sendo apreciado pelo Poder Judiciário. Apesar de haver se comprometido a prestar esclarecimentos, até o presente momento o Sr. Francisco Eraque não se apresentou nas Delegacias de Pindoretama e Mulungu, onde é aguardado para ser ouvido sobre os fatos em apuração.
Fonte : Lindomar Rodrigues

Editora Penguin chega ao Brasil ao lado da Cia. das Letras

A editora britânica Penguin, especializada em edições de clássicos vendidos a preços acessíveis, fechou parceria com a Companhia das Letras e lança seus primeiros títulos no Brasil em 2010, informa uma reportagem assinada por Sérgio Dávila, enviado especial a Nova York, na Folha desta quinta-feira. De acordo com informações da reportagem, a parceria foi anunciada ontem, em Nova York, e o novo selo será chamado Penguin Companhia Clássicos. Espera-se que em 2010 sejam lançados 12 livros e que a média chegue a 24 nos anos seguintes. Serão edições com tiragem inicial de 5 mil exemplares e preços que variarão entre R$ 15 e R$ 35. Os primeiros a serem publicados serão "O Príncipe", de Nicolau Maquiavel, que ganha prefácio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; "Memórias de Um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida, com introdução e notas de José Murilo de Carvalho; "O Brasil Holandês", organizado por Evaldo Cabral de Mello; e "Jorge Amado Essencial". A reportagem ainda afirma que haverá também o selo Penguin Companhia, com os clássicos em língua portuguesa que não estão no catálogo da Penguin Classics. Na edição dos dois selos estarão Matinas Suzuki Jr. e André Conti
Fonte: Folha

Gérard Fromanger - A Imaginação no Poder. por Elmano Rodrigues Pinheiro


Linhas coloridas integram a população de Paris ao mapa da cidade. A imagem, dividida em diversas telas, compõe a série Bastille que junto com Portraits e outras imagens que remetem a situações de conflitos entre povos, o artista e a mídia, forma a exposição Gérard Fromanger - A Imaginação no Poder. Mostra que o Centro Cultural Banco do Brasil tem a honra de trazer para Brasília como parte das comemorações do ano da França no Brasil.

São 69 obras de um crítico social cuja arte é considerada a maior representante do movimento Nouvelle Figuration, que dominou o cenário artístico francês nos anos de 1960 e 1970, numa reação contra o abstracionismo informal. Fromanger utiliza-se de colagem, escultura, cinema e litografia, para espelhar, por meio de elementos da cultura poip e do cotidiano, a vida urbana e a sociedade consumista, trazendo à tona fatos que mudaram o rumo da França pré-moderna, moderna e contemporânea.

Ao realizar Gérard Fromanger - A Imaginação do Poder, o Banco do Brasil espera que, assim como o artista, seus visitantes consigam enxergar o mundo sob um olhar crítico, porém poético.
Centro Cultural Banco do Brasil.

Por: Elmano Rodrigues

Museu de Londres exibe autorretrato esculpido com sangue

A obra, de 2006 e que tem o título "Self", foi adquirida por 300 mil libras (US$ 495 mil) pelo prestigio museu de retratos de personagens famosos, que a qualificou como "uma das obras mais importantes e influentes de Quinn"."Self" é a quarta de uma série de "cabeças de sangue" feitas por Quinn com sangue congelado e que se tornou uma das imagens célebres do movimento Brit Art, liderado por Damien Hirst.Entre cinco e seis litros de sangue foram necessários para sua elaboração, segundo o museu.Desde que iniciou o projeto, em 1991, o agora quarentão Quinn fabricou um novo molde a cada cinco anos para "documentar a própria transformação e envelhecimento"."Esta escultura surgiu do desejo de levar a arte do retrato ao extremo, uma representação que não tem apenas a forma do modelo, mas que é feita da carne do modelo", declara Marc Quinn em um comunicado."Só existe em algumas condições, neste caso congelada, equivalente para mim de que uma pessoa está viva", completa o artista provocativo.Para poder expor e conservar a obra nas melhores condições possíveis, os especialistas do museu estudaram cuidadosamente os problemas técnicos das outras peças das série, todas elas no exterior.Considera pela diretora da National Portrait Gallery, Sandy Nairne, um "extraordinária aquisição", a obra integrará uma coleção de quase 10 mil quadros, esculturas, caricaturas e desenhos que retratam personagens famosos, em sua maioria britânicos.
Fonte: G1

Novas espécies de coral são achadas em Galápagos

Cientistas descobriram até seis novas espécies de coral perto das Ilhas Galápagos, na costa do Equador, alimentando esperanças de que as formações podem ser mais resistentes ao aquecimento dos oceanos do que se acreditava.O pesquisador Terry Dawson, da Universidade de Southampton, na Grã-Bretanha, que realizou a pesquisa marinha, disse à BBC Brasil que foram encontradas "cinco ou seis espécies novas para a ciência", além de "três outras que são novas para as Galápagos e são semelhantes a espécies encontradas em lugares como o Panamá e a Costa Rica".Dawson acrescentou que também foi achada uma espécie que os cientistas acreditavam ter desaparecido após a última grande manifestação do fenômeno El Niño, entre 1997 e 1998.O projeto de três anos, que procura auxiliar o governo do Equador na preservação do ecossistema das Galápagos, concentrou-se em duas ilhas - Wolf e Darwin - no noroeste do arquipélago.

Fonte : UOL

"Sou o presidente que mais investe em educação", afirma Lula

FORTALEZA - "Saio da Presidência da República com a consciência de que sou o presidente que mais investiu em educação neste País", disse nesta quinta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista à Rádio Verdes Mares AM, de Fortaleza. Em um balanço sobre as ações do governo federal, Lula destacou o crescimento econômico e prometeu investimentos no Nordeste.
Ao falar sobre educação, Lula disse ter orgulho de ser o que mais investiu na área. "Teve presidente que ficou seis anos, cinco anos, quatro anos, oito anos e não fizeram(sic) uma Universidade", comentou. Lula aproveitou até para incentivar o radialista Paulo Oliveira, que não concluiu seu curso técnico, a terminar os estudos. "Se tivesse concluído, poderia virar presidente da República. Eu fiz o do Senai e cá estou eu", brincou Crescimento - Contando com um crescimento de 5% em 2010, Lula prevê mais empregos no próximo ano. "Eu acho que vai ter emprego para todo mundo logo logo".Lula afirmou que pretende vistoriar as obras de revitalização do Rio São Francisco com os governadores do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba assim que voltar de viagem dos Estados Unidos. "Nós queremos continuar tratando o Sul e o Sudeste com o carinho que eles merecem, mas nós queremos priorizar investimento nas regiões Norte e Nordeste, que são as regiões que ficaram para trás", disse Lula, alegando que não governa com a sabedoria do presidente. "Não é apenas a minha cabeça. É o meu coração. É o sentimento de mãe, de pai, ou seja, uma mãe pode ter 10 filhos. Ela pode gostar de todos iguais, mas aquele que está mais fragilizado é o que ela vai fazer mais dengo, é o que ela vai cuidar mais, é o que ela vai dar mais comida. Eu acho que o Nordeste é esse filho do Brasil que ficou esquecido. Precisamos trazer as coisas para o Nordeste para que ele fique igual ao restante do País", justificou.
Fonte : IG

Google afirma que acordo para digitalização de livros é competitivo.

Para executivo, Google Books abre caminho para disputa no mercado.Aliança formada por gigantes, porém, questiona criação de monopólio.Google Books anunciou recentemente a oferta de obras sob a licença Creative Commons. (Foto: Reprodução) O acordo do Google para digitalizar milhões de livros abre caminho para que outras empresas ingressem no mercado de livros on-line, disse o diretor jurídico da empresa em depoimento preparado para uma audiência no Congresso norte-americano. Rebatendo críticas sobre o projeto, David Drummond disse que o Google "cumpria integralmente as leis de direito autoral", e que o acesso aos livros on-line revolucionaria as pesquisas em escolas desprovidas de grandes bibliotecas. O projeto de digitalização Google Books resultou em um processo judicial, em 2005, aberto pela Authors Guild, que acusava o Google de violação de direitos autorais. Uma proposta de acordo para encerrar o processo será discutida em 7 de outubro em um tribunal federal de Manhattan. Como parte do acordo, o Google vai pagar US$ 125 milhões para constituir o Book Rights Registry, no qual escritores e editoras podem registrar obras para receber remuneração. Companhias rivais, defensores dos direitos de privacidade e algumas bibliotecas acusaram o Google de violar as leis antitruste, a fim de dominar o mercado de livros digitais. O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está estudando essas queixas. Drummond argumentou que a digitalização de "trabalhos órfãos" -- livros cujos autores não possam ser localizados -- facilitaria que outras empresas seguissem seu exemplo. "Acreditamos que quem quer que deseje reutilizar trabalhos abandonados deveria dispor de uma maneira justa e legal de fazê-lo. Em nossa opinião, o acordo ajuda", disse Drummond, em depoimento preparado para uma audiência do Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos EUA. Até agora, a gigante das buscas já digitalizou 10 milhões de livros, muitos dos quais obtidos em bibliotecas. A Open Book Alliance diz que o acordo ameaça a criar um monopólio de acesso, distribuição e preço sobre o maior acervo mundial privado de livros digitalizados. "E isso seria realizado com o uso do mecanismo de processo judicial coletivo não só para corrigir erros do passado, mas para possivelmente definir o futuro da distribuição digital de livros", declarou o grupo em carta emitida a deputados do comitê.
Fonte: G1
 

Em Veneza, cineasta italiano exalta conquistas de Fidel Castro

'L'oro di Cuba' aponta benefícios que a revolução de 1959 trouxe ao país.Documentário de Giuliano Montaldo foi lançado nesta quinta-feira (10).As conquistas da Revolução Cubana liderada por Fidel Castro há mais de 50 anos foram protagonistas do Festival de Cinema de Veneza nesta quinta-feira (10), com a exibição do documentário "L'oro di Cuba" (o ouro de cuba), do diretor italiano Giuliano Montaldo.O filme, produzido pelo canal estatal italiano "Rai", traz em 74 minutos de duração os testemunhos de personagens da vida cultural e social cubana, que falam sobre a atual situação do país e das mudanças positivas, segundo eles, desde a chegada de Fidel ao poder, em 1959.Os entrevistados apontam um ensino universitário mais acessível a todos os cidadãos, um sistema de saúde de vanguarda, além de sucessos esportivos internacionais, tudo isso, apesar do embargo comercial dos Estados Unidos sobre a ilha.Além de ressaltar as conquistas alcançadas na ilha após a revolução, "L'oro di Cuba" pretende ser o reflexo do carinho que os cubanos têm com seu país, segundo seus responsáveis explicaram na entrevista coletiva de apresentação do documentário, que aconteceu nesta quinta (10)."A grande força desse povo foi nunca perder a cabeça, nem o sorriso. O ouro de Cuba é sua extraordinária beleza e o amor pela pátria. Tanto é assim, que há pessoas que viajam pelo mundo e que decidem depois voltar", comentou Montaldo
Fonte : G1

CRATO - O BID/PAC/Gov.Estado e PM do Crato Visitam Morro do Seminário. Por Wilson Bernardo.

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento visitam o Crato

Ontem ( 10 ), ocorreu uma visita dos técnicos que planejam a Recuperação e Urbanização no Bairro Seminário, em que será discutida com a população do mesmo bairro, um plano tanto de manejo como remanejo, tornando-se assim a qualidade de vida e principalmente a valorização da alto-estima do cidadão, resgatando a sua dignidade, moral e social, e ao mesmo tempo revalorizando urbanisticamente uma area degradada por "vulcões" e erosões de grandes proporções.

O Pref.Samuel Araripe,O Economista do BID Ming Zahng (China) e a Assistente
Social Eri Watanabe (Japão)


O Urbanista Egipicio Sameh Wahba.


O Prefeito e moradores no Mirante São João.

Samuel Araripe em descontração com o povo.

O chamado Vulcão, um grande desafio a ser vencido.

Eles conversam sobre as enormes vantagens e benefícios Sociais que o Projeto traz.

Wilson Bernardo (Texto e Fotografia)

É impossível estabelecer qualquer controle sobre a internet, diz Sarney


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), falou no plenário da Casa sobre o uso da internet durante campanhas eleitorais (Foto: José Cruz/Agência Senado)O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defendeu nesta quinta-feira (10) a liberação total da internet. A Casa deve voltar a discutir nesta tarde o projeto de reforma eleitoral e a possibilidade de colocar ou não restrições para a cobertura jornalística na web durante o período das eleições. "A internet é uma tecnologia que veio para ficar e é impossível estabelecer qualquer controle. A concepção de rede significa que não tem um centro gerador que controle toda a rede. Cada um vai agregando, agregando, a rede vai se expandindo e não temos como controlá-la. Eu acho que nem se deve estabelecer normas nesse sentido porque, na realidade, é uma norma que não vai ter nenhuma condição de fiscalização", disse o presidente do Senado. Sarney espera que a votação do tema se conclua nesta tarde. Ele destacou que a proposta precisa ser votada de maneira célere para entrar em vigor para as próximas eleições."Olha, a reforma deve ser para a eleição de 2010. Ela é feita para isso, para isso nós temos que votar", afirmou Sarney.
O Senado remarcou para as 14 horas a votação do projeto. O texto-base já foi aprovado nessa quarta-feira (9), mas resta a votação de diversos destaques ao texto. Um deles trata de impor ou não restrições à internet durante o período eleitoral. Após a votação ser concluída, o projeto terá de retornar para a Câmara dos Deputados. Para entrar em vigor para as eleições de 2010, a proposta precisa ser sancionada e publicada no Diário Oficial até o dia 3 de outubro. A proposta terá de retornar para avaliação da Câmara dos Deputados. Para valer já para as eleições em 2010, o projeto precisa de sanção presidencial e publicação no Diário Oficial até o dia 3 de outubro. O adiamento desta quarta-feira aconteceu após um debate em plenário sobre a emenda do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que determina a realização de nova eleição no caso da cassação de mandato de cargos executivos. A intenção seria evitar a posse de candidatos derrotados. O presidente do Senado foi um dos mais veementes críticos da proposta. Para ele, a mudança só poderia ser feita por emenda constitucional. Segunda colocada na eleição de 2006, a filha de Sarney, Roseana, assumiu o cargo de governadora do Maranhão após a cassação de Jackson Lago (PDT). Este tema não chegou a ser votado e deve ser analisado na quinta-feira. O texto-base, aprovado nesta noite, dá liberdade total aos candidatos na internet. Fica permitido a eles utilizar todas as ferramentas, como blogs, mensagens instantâneas e redes sociais. Será permitido também que os candidatos à Presidência da República comprem espaço em portais de conteúdo jornalístico. A proposta permite também a doação eleitoral por meio da internet e do telefone. Os candidatos poderão receber recursos por cartões de crédito e débito, transferências on-line, boletos bancários e até pode desconto em conta telefônica. As doações poderão ser feitas diretamente aos candidatos ou de forma indireta, por meio dos comitês partidários. A principal polêmica no projeto se dá em torno de possíveis restrições à cobertura jornalística na internet. A proposta aprovada na semana passada pelas comissões de de Constituição e Justiça (CCJ) e Ciência e Tecnologia (CCT) proibia opiniões ou "tratamento privilegiado" a qualquer candidato. As regras seriam as mesmas já aplicadas a rádio e TV. Os relatores do projeto, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE), fizeram novas alterações no texto nesta semana, mas ainda não retiraram todas as restrições. Continuaria vedado aos provedores e empresas de comunicação na internet veicular pesquisa ou consulta popular e dar "tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação, sem motivo jornalístico que o justifique". Uma emenda apresentada pelo líder do PT, Aloízio Mercadante (SP), retira do texto qualquer restrição à web. Romero Jucá (PMDB-RR), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Marina Silva (PV-AC) são alguns dos senadores que já declararam posições semelhantes à de Mercadante. A emenda terá votação nominal nesta quinta-feira (10). O projeto trata também das regras para debates eleitorais no rádio e na TV. Atualmente, as emissoras são obrigadas a convidar todos os candidatos e acertar as regras com todos eles. A proposta que consta no relatório de Azeredo e Maciel, obriga as emissoras a convidar os candidatos de partidos que tenham pelo menos 10 deputados federais. Os debates poderão ser realizados com a presença de 2/3 dos candidatos. O tema também é alvo de destaque a ser analisado nesta quinta-feira. Alguns senadores defenderam que o modelo atual seja mantido para garantir espaço para todos os candidatos. O projeto de reforma eleitoral traz também restrições a projetos sociais e obras em ano eleitoral. A proposta proíbe a criação e a ampliação de programas sociais durante o ano da eleição. Por acordo, os senadores decidiram permitir reajustes de valores de programas já existentes neste período. Foi acatada também uma emenda que proíbe a propaganda institucional ou eleitoral de obras públicas nos quatro meses que antecedem a eleição. Outra proíbe os candidatos de comparecerem a inaugurações de obras no mesmo período. O projeto obriga a realização de uma nova eleição no caso da cassação de mandato nos dois primeiros anos em eleições para o Executivo. Após este prazo, será feita uma eleição indireta no legislativo, em caso de cassação no Executivo. O texto do Senado retira duas medidas que tinham sido incluídas pela Câmara, o voto em trânsito para a Presidência da República e a impressão de parte dos votos feitos pela urna eletrônica.

Fonte G1

BlogHumor: Até que ponto você gosta mesmo de Computador ?

loucos por pc 1a


loucos por pc 2a

URCA Apresenta Mostra de Vídeo dentro do Cariri Cangaço


A Universidade Regional do Cariri – URCA, através do IMAGO, estará realizando dentro da Programação Oficial do Cariri Cangaço, Mostra de Vídeos Documentários sobre a temática. A Mostra acontecerá na sexta-feira, dia 25 de setembro, das 16 as 19 h, na Sala de Vídeo do Campus do Pimenta, com a apresentação de vários Vídeos Documentários do Pesquisador e Diretor Aderbal Nogueira. A primeira exibição será o vídeo: "A Violência Oficializada no Tempo do Cangaço", contendo depoimentos autênticos de personalidade que viveram a época; a banalização da violência cometida por parte oficial; além de reflexões sobre a violência ocorrida nas décadas de 1920 e 30 no Nordeste brasileiro e seu paralelo nos dias de hoje. A programação terá ainda a apresentação dos documentários: O Julgamento de Lampião, Mentiras e Mistérios de Angico, Cangaceira Sila, Fatos e Candieiro. Teremos ainda uma produção da Fundação Joaquim Nabuco - "A Estética no Cangaço", documentário que conta com a participação do pesquisador Frederico Pernambucano de Melo. A Mostra é uma promoção do IMAGO-URCA, com o apoio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.
O Cariri Cangaço, seminário realizado entre os dias 22 e 27 de setembro,é uma promoção da SBEC, realização das prefeituras municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Universidade Regional do Cariri-URCA, com o apoio do Governo do Estado do Ceará,BNB Cultural, SESC , Sebrae, ICC, ICVC e Fundação Pró-Memória.


Maiores informações no blog: http://www.cariricangaco.blogspot.com/


Fonte: GABRIEL HENRIQUE - ASSESSORIA DE IMPRENSA CARIRI CANGAÇO

Wilson Bernardo no Cariri Encantado (tremei, incautos!)

Por Carlos Rafael Dias
Amanhã, sexta-feira, é dia do programa Cariri Encantado; ainda sem a participação do seu apresentador titutlar Luiz Carlos Salatiel, que ainda está em Fortaleza e só aportará por aqui no Sábado.

E o programa de amanhã não tocará música, só poesia. Portanto, um poeta será o nosso convidado. Ele, o polêmico, incompreendido, famigerado, marginal e marginalizado, contudente, incisivo, cáustico, corrosivo; mas também doce, meigo e suave. Afinal, uma metamoforse poética ambulante. Sim, ele mesmo: WILSON BERNARDO.

Será que ele fará uma revelação bombástica? Será que ele fará tremer o chão da praça? O que ele dirá, afinal?

Portanto, não percam. Amanhã, sexta-feira, no programa Cariri Encantado, das 14 às 15 horas, na Rádio Educadora do Cariri AM, 1020, com o apoio do Centro Cultural BNB Cariri.

Potengi comemora emancipação com programação cultural

Esqueça aquelas festas com grandes bandas de forró para comemoração de emancipação de um município. No mês que porta o dia da emancipação de Potengi, a Secretaria de Cultura do município agrada a gregos e troianos fazendo também uma programação cultural. A proposta é que os caririenses tenham um conhecimento maior da formação cultural de Potengi. “Já houve uma exposição de artistas populares daqui, no Centro Cultural Dragão do Mar. Incrível como eles são mais conhecidos fora da região”, conta o Jefferson Gonçalves de Lima, secretário de Cultura de Potengi, mais conhecido como Bob. Essa programação teve início dia 1º de setembro, com a exposição nossa cultura, que como o próprio título já diz, é uma mostra de trabalhos de artistas populares potengienses. Entre eles, os integrantes do reisado do Sítio Assaré, o Seu Françuli, que trabalha com artesanato e Dona Zefinha, que é rendeira. “Os ícones da cultura popular de Potengi”, segundo Jeferson (Bob).

No segundo dia, a vez é das crianças.

Elas se divertiram horrores com a peça os três porquinhos, apresentações de danças populares e hip hop, o show do Xuxu, que se apresentou em conjunto com artistas mirins do município. As atividades do terceiro dia aconteceram na Praça César Calls, com direito a forró pé de serra e o toré de carcará, dança que era costume de uma comunidade quilombola, e nesse ano iria contar 30 anos que já não dançavam.

Jefferson Bob explica: O resgate aconteceu porque eles se sentiram motivados por essa programação que tanto valoriza a produção artística local e retomaram suas tradições.

(Fonte: Por:Vitória Régia) - Ivanildo de Souza - Blog de Potengi

COELCE - Na Vilalta, as pessoas pagam por uma energia elétrica de Péssima Qualidade !


É isso mesmo. É preciso reclamar sobre um ponto crucial. Aqui na Vilalta, mais precisamente, nas imediações da Rua Paulo Elpídio, e Rua Raimundo Norões Milfont, as quedas de energia elétrica são constantes, quase de 10 em 10 segundos. Um verdadeiro absurdo que não se justifica. Meu caso, por exemplo, que moro aqui há 29 anos. Se não fosse todos os nossos sistemas alimentados com No-Break, os prejuízos já poderiam ser enormes. A eletricidade não é constante, fica variando constantemente. O problema começou quando o próprio bairro começou a se expandir, com a vinda de oficinas e até indústrias. Não houve um planejamento da COELCE para essa expansão, e agora estamos aqui a pagar o pato.

Uma lâmpada incandescente, por exemplo, fica alternando a luminosidade constantemente, como se fosse movida a um gerador fraquíssimo que não consegue manter a corrente.

Que a Coelce - Ou seja lá de que se chame esta coisa, possa tomar as providências, pois pagamos - E diga-se de passagem, cerca de 300 a 400 reais por mês para ter uma anergia de péssima qualidade ? Apenas um usuário ?

Dihelson Mendonça

Pessoal, vamos escrever comentários também - Participar !


Só querem comentar se for de Política ?

Tudo bem. A casa está mais arrumadinha, há menos agressões. Há até menos notícias e eventos políticos no Blog e...

E de repente, constatamos que as pessoas estão comentando muito pouco sobre os artigos, embora a frquência de acessos ao Blog tenha até aumentado. O que quer dizer que mais gente está vendo o Blog e comentando menos. Porque ? Será que as pessoas têm um inevitável masoquismo, ou sadismo ao falar em política ? Cadê aqueles tantos que gostariam de ver o Blog do Crato com menos postagens políticas ? Cadê os comentários deles ? Porque vieram reclamar e depois se calaram ? Porque queriam apenas reclamar que estavam apanhando ?

E por outro lado, aos nossos mais fiéis escritores, mesmo esses, só sabem comentar se for sobre política ? Quer dizer que se há outros fatos, científicos, atualidades, não gostam de comentar ? Teremos que encher o Blog de política a fim de que os comentários possam aparecer? Isso me parece bem absurdo! Muito absurdo para um povo civilizado. Fica aqui a minha convocação de que mesmo a contragosto, as pessoas possam participar mais, dar sua opinião, afinal de contas, o que sempre movimentou mais o Blog foram os comentários. Os artigos são cuidadosamente selecionados, isso pode ser. Mas será que teremos que viver em constante polêmica para haver uma reciprocidade, para haver um diálogo? Será que teremos que viver em brigas constantes para que as pessoas conversem ?

Fica aqui minha solicitação para que comentem as matérias, e o meu questionamento acerca dos debates.

Dihelson Mendonça

Avião faz pouso de emergência em aeroporto do Amazonas

O piloto de uma aeronave fez um pouso de emergência logo após decolar do Aeroporto Bento Ribeiro, em Maués (AM), que fica a mais de 250 quilômetros de Manaus, nesta quarta-feira (9). Ninguém ficou ferido. A aeronave, que faz transporte de malotes, aterrissou em Maués às 7h30, vindo de Manaus. Logo em seguida, o piloto decolou para uma viagem até Parintins (AM). Cinco minutos depois, ele percebeu que um dos motores estava falhando e decidiu voltar para o Aeroporto Bento Ribeiro.

Pouco antes de concluir a manobra, o outro motor também parou e o piloto precisou aterrissar de 'barriga' na pista. De acordo com a Prefeito Municipal de Maués, os vôos para o município foram cancelados nesta quarta-feira. A medida foi tomada para que a aeronave pudesse passar pela perícia aeronáutica.

Fonte: G1

Um Perigoso Precedente - Por: José Nilton Mariano Saraiva

As autoridades cratenses não deveriam deixar passar em brancas nuvens a esdrúxula tentativa de se transformar o desfile em homenagem à nossa Pátria numa procissão de louvação a uma figura menor – Padre Cícero - que em nada contribuiu para a história do Crato ou do país, como ocorreu quando do desfile de 7 de setembro pretérito, naquela cidade.
Isso porque, se sérias providências não forem tomadas, corre-se o risco de incursão num perigoso precedente, porquanto nas próximas comemorações adeptos de outras seitas (Iemanjá, Oxum, Testemunhas de Jeová e companhia), sentir-se-ão no direito de, igualmente, reivindicar o magnânimo espaço público para difusão e propagação das suas crenças (e aí o poder público não poderá negar, dizer que não, já que teria sido omisso no passado e o precedente teria sido escancarado). É imperativo, pois, que os responsáveis por tão infeliz idéia sejam devidamente admoestados ou, então, que se libere geral, oficialize-se a esculhambação.
Há que se observar, também, que, se sobre o próprio homenageado, Dom Pedro (uma autoridade constituída, sim, mas comprovadamente corrupta – vide o episódio conhecido como o “roubo das jóias da coroa”, ocorrido no ano de 1882, mais exatamente na madrugada de 17 para 18 de março, e seus desdobramentos), recaem dúvidas e dúvidas em relação à sua pouca (ou nenhuma) apetência para as atividades do Estado, já que preferiria dedicar-se à pintura e a exercitar sua porção garanhão junto à criadagem, o que teria Cícero (um mortal comum e desprovido de qualquer autoridade) a ver com o evento, já que circunscrito ao longínquo e inexpressivo Juazeiro, distante milhares de quilômetros das margens do raquítico riacho Ipiranga ?
Afinal – e aqui não se supõe nada, mas, sim, há o testemunho eloqüente da história, e quem quiser que a conteste - se a cúpula da própria instituição da qual Cícero fazia parte – o Vaticano, da Igreja Católica – o penalizou e o descredenciou (e já se passaram mais de 120 anos e ela até hoje não voltou atrás) por conta do charlatanismo embutido num falso milagre - o tal milagre de Juazeiro - por qual razão obscurecer isso ? Fazer de conta que não existiu ??? Não seria mais profícuo e estimulante, por exemplo, se procurar saber qual a “causa-mortis” que teria vitimado a beata Maria de Araújo, já que tal informação não consta em nenhuma biblioteca do mundo, a não ser em panfletos de beatas fanáticas? E como se sabe que a beata Maria de Araújo já expelia sangue pela boca antes do seu tutor tornar-se uma celebridade, existe a perspectiva real de que haja sido exaustivamente explorada até o limite da sua condição física pela dupla Cícero/José Marrocos, até não mais suportar.
É claro que, assim como o diabo corre da cruz, os adeptos de Cícero correrão léguas e jamais aceitarão tão plausível argumentação, já que “desmontaria” de vez o tal do milagre e provado ficaria que o verdadeiro milagre de Cícero (descendente de uma família paupérrima) teria sido o de se aproveitar da política para tornar-se um grande e próspero latifundiário, numa terra miserável e cercada de indigentes, mesmo não tendo renda suficiente para adquirir tantos bens (estaríamos a descobrir a pólvora ???).
Mas, que se despreocupem os seus adeptos: como a Igreja tem verdadeira adoração pelo vil metal e como Cícero se tornou uma pujante e caudalosa fonte de renda (à custa da exploração desumana e sem-dó-nem-piedade dos romeiros, a ponto de verdadeiras fortunas terem sido erigidas em Juazeiro, bem como a própria cidade ), a mídia e a classe política hão não só de reabilitá-lo, mas, também, beatificá-lo e santificá-lo. É questão de tempo.
O mais é perfumaria barata, de quinta categoria.

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Câmara aprova PEC que cria mais de 7 mil vagas de vereadores no país


Com as galerias do plenário lotadas de suplentes de vereadores, a Câmara dos Deputados aprovou na sessão desta quarta-feira (9) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 336/09 que aumenta em mais de 7 mil o número de vagas para vereadores em todo o país. Votaram a favor da proposta 370 deputados e, contra, 32 parlamentares. A aprovação da matéria, no entanto, não deve ter efeito retroativo às eleições de 2008. A PEC não determina que os suplentes ocupem as novas cadeiras, apenas estipula um novo limite de vagas nas câmaras municipais.

O país tem atualmente 51.748 vagas de vereadores. Pelo critério da proposta, que distribui as vagas conforme o número de habitantes de cada município, a PEC deve criar 7.709 vagas, se considerado os dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009. O texto original da PEC fala, no entanto, em 8.043 vagas, sem observar os dados do IBGE. A PEC foi aprovada em primeiro turno e ainda deve passar por uma segunda votação no plenário da Câmara, para só depois seguir para a sanção presidencial. Durante uma hora e meia, parlamentares contrários e favoráveis à matéria ocuparam a tribuna da Câmara para debater o texto. O deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ) condenou a proposta que amplia as vagas de vereadores por iludir os suplentes. "Do jeito que está, essa PEC modificaria o resultado da eleição, o que é completamente inconstituicional. Não vamos iludir esses suplentes (vaias). Eles não serão diplomados pela Justiça Eleitoral. Isso é uma ilusão", afirmou, sob vaias, Biscaia.

Já o deputado Fernando Coruja (PPS-SC) defendeu as propostas afirmando que a matéria só deve produzir efeito nas próximas eleições municipais, que devem ocorrer em 2012. "Nenhuma câmara municipal será obrigada a ampliar o número de vagas. A eleição ocorreu sobre um determinado número de cadeiras, nem a Justiça Eleitoral vai permitir que isso seja modificado", argumento Coruja.

Fonte: G1

Mais uma vez ele ZORBA de nós...E tudo acabará em OMELETE! - Por: Wilson Bernardo

Eu sempre falava e era mal compreendido,e governo LULACHOGADEIRA, vai colocar o OVO de baixo do braço, e a festa será no planalto... Convidados de honra, senhor AMADEUS, a vereadora do PTS (Partido dos Trabalhadores do Sarney) e a corja subalterna que Urubozeia a carne seca.

"Acabar em festa eu já sabia...Mas eu como ovo!nheca coisa de pobre!

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Convocação da População do Crato - Hoje, não podemos faltar !


Acontece hoje em Crato, reunião sobre projeto da Encosta do Seminário e Avenidas - 17h30 - Teatro Municipal - No Calçadão.

A Secretaria das Cidades e a Prefeitura Municipal do Crato realizam, nesta quinta-feira (10), a partir das 17h30, uma consulta pública no Cine Teatro Salviano Arrais para apresentar o projeto de Recuperação Ambiental e Urbanização do Bairro Seminário, no Crato. A ação é parte do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central. O objetivo da reunião é discutir com a comunidade uma proposta para proporcionar a melhoria das condições ambientais e qualidade de vida da população local, sobretudo das pessoas que residem em situação de risco na encosta do Seminário. A área possui problemas sérios de degradação ambiental e de erosão do solo que, ao longo dos anos, têm provocado desabamento de algumas casas. O projeto preliminar que será apresentado pela Secretaria das Cidades atuará sobre uma área de relevância paisagística, ambiental e histórica do Crato, prevendo o controle dos processos erosivos, através das obras de drenagem e contenção, da recuperação de taludes e do replantio da vegetação nativa, de forma a manter a integridade ambiental do lugar. O projeto contempla a execução de obras diversas de urbanização, a exemplo da instalação de iluminação pública e mobiliário urbano e visa ainda a implantação de uma via paisagística.Estarão presentes no evento, ambientalistas, técnicos e diversos segmentos representativos da sociedade. Toda a comunidade cratense está convidada a participar dessa audiência que trará um avanço significativo na preservação do meio ambiente na região.

SERVIÇO:

Audiência Pública de apresentação do Projeto de Recuperação Ambiental e Urbanização do Bairro do Seminário
Data: 10 de setembro de 2009 (quinta-feira)
Local: Cine Teatro Salviano Arrais, Rua José Carvalho, S/N, Centro, Crato- CE
Horário: 17h30

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Crato

Previsão do Tempo e Almanaque - 10 de Setembro de 2009

Bom Dia, meus amigos do Blog do Crato, nesta manhã do dia 10 de Setembro de 2009. Ontem foi um dia de grandes mudanças aqui no Blog. Seguindo minhas orientações, alguns autores aparentemente, se conscientizaram da necessidade de diversificação. Pude perceber isso nas diferentes postagens do dia. E parece-me que foi uma decião acertada, pois tivemos quase 1200 acessos aenas no dia de ontem. Espero que hoje isso possa se repetir.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para hoje, é de dia de sol, com alguma nebulosidade. Não chove. Estas são informações dos grandes serviços de meteorologia do país, como o Climatempo:


ALMANAQUE

No dia 10 de setembro, a Igreja Católica comemora o Dia de São Nicolau Tolentino

A prodigiosa notícia que temos de são Nicolau de Tolentino diz que, quarenta anos após sua morte, seu corpo foi encontrado ainda em total estado de conservação. Na ocasião, durante os exames, começou a jorrar sangue dos seus braços, para o espanto de todos. Mesmo depois de muitos anos, os ferimentos sangravam de tempos em tempos. Esse milagre a ele atribuído fez crescer sua fama de santidade por toda a Europa e propagou-se por todo o mundo católico. Apesar de ter nascido na cidade de Castelo de Santo Ângelo, no ano de 1245, foi do povoado de Tolentino que recebeu o apelido acrescentado ao seu nome. Naquela cidade viveu grande parte da sua vida. Desde os sete anos de idade, suas preocupações eram as orações, o jejum e uma enorme compaixão pelos menos favorecidos. Nisso se resumiu sua vida: penitência, amor e dedicação aos pobres, aliados a uma fé incondicional em Nosso Senhor e na Virgem Maria. Aos quatorze anos, foi viver na comunidade dos agostinianos de Castelo de Santo Ângelo, como oblato, isto é, sem fazer os votos perpétuos, mas obedecendo às Regras. Mais tarde, ingressou na Ordem e, no ano de 1274, foi ordenado sacerdote.

Nicolau possuía carisma e dons especiais. Sua pregação era alegre e consoladora na Providência divina, o que tornava seus sermões empolgantes. Tinha um grande poder de persuasão, pelo seu modo simples e humilde de viver e praticar a fé, sempre na oração e na penitência, cheio de alegria em Cristo. Com seu exemplo, levava os fiéis a praticar a penitência, a visitar os doentes e encarcerados e a dar assistência aos pobres. Essa mobilização de pessoas em torno do ideal de levar consolo e a Palavra de Deus aos necessitados dava-lhe grande satisfação e alegria. Em 1275, devido à saúde debilitada, foi para o Convento de Tolentino, onde se fixou definitivamente. Lá, veio a tornar-se um dos apóstolos do confessionário mais significativos da Igreja. Passava horas repleto de compaixão para com todas as misérias humanas. A fama de seus conselhos e de sua santidade trazia para a paróquia fiéis de todas as regiões ansiosos pelo seu consolo e absolvição. A incondicional obediência, o desapego aos bens materiais, a humildade e a modéstia foram as constantes de sua vida, sendo amado e respeitado por seus irmãos da Ordem.

No dia 10 de setembro de 1305, ele fez sua última prece e entregou seu espírito nas mãos do Senhor antes de completar sessenta anos de idade. Foi enterrado na sepultura da capela onde se tornara célebre confessor e celebrava suas missas. O local tornou-se meta de peregrinação e os milagres atribuídos a ele não cessaram de ocorrer, atingindo os nossos dias. No ano de 1446, são Nicolau de Tolentino foi finalmente canonizado pelo papa Eugênio IV, cuja festa foi mantida para o dia de sua morte.

Eventos históricos:

* 422 - É eleito o Papa Celestino I, 43º papa, que sucedeu o Papa Bonifácio I.
* 1765 - Alvará que abole as frotas e esquadras para o Rio de Janeiro e Bahia, sendo franqueada a liberdade de comércio com todos os domínios.
* 1808 - É lançada a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil.
* 1809 - Fundação de Capelinha, município do estado de Minas Gerais.
* 1836 - José da Gama Carneiro e Sousa, Conde de Lumiares, substitui António Severim de Noronha, Duque da Terceira, Marquês e Conde de Vila-Flor, como primeiro-ministro de Portugal.
* 1837 - O líder farroupilha Bento Gonçalves foge da prisão e volta a comandar a rebelião.
* 1929 - Criação da Liga Espanhola de Futebol, conhecida como La Liga.
* 1959 - Fundação de Tuparendi, município do estado do Rio Grande do Sul.
* 1974 - Portugal reconhece a independência da Guiné-Bissau.
* 1977 - Última execução por guilhotina na França - Hamida Djandoubi.
* 2008 - O LHC entrou em funcionamento pela primeira vez.

Nascimentos:

* 1487 - Papa Júlio III (m. 1555).
* 1659 - Henry Purcell, compositor britânico (m. 1695).
* 1839 - Charles Sanders Peirce, filósofo, cientista e matemático estadunidense (m. 1914).
* 1866 - Jeppe Aakjær, escritor dinamarquês (m. 1930).
* 1892 - Arthur Holly Compton, físico estadunidense, laureado com o Prêmio Nobel.
* 1893 - Maria de Jesus, supercentenária portuguesa (m. 2009).
* 1907 - Mario Zanini, pintor brasileiro (m. 1971).
* 1914 - Robert Wise, diretor e produtor de cinema estadunidense (m. 2005).
* 1921 - Fernando Bandeira Ferreira, arqueólogo português (m. 2002).
* 1930 - Ferreira Gullar, poeta e escritor brasileiro.
* 1933 - Yevgeny Khrunov, cosmonauta da nave Soyuz 5 (m. 2000).
* 1937 - Jared Diamond, biólogo, fisiologista, biogeógrafo e autor de não-ficção estado-unidense.
* 1939 - Jorge Sampaio, ex-presidente de Portugal.
* 1941 - Stephen Jay Gould, biólogo e divulgador científico estadunidense (m. 2002).
* 1945 - Jose Feliciano, cantor porto-riquenho.
* 1950 - Joe Perry, guitarrista americano (Aerosmith).
* 1952
o Bruno Giacomelli, piloto italiano de corridas.
o Paulo Betti, ator brasileiro.
* 1953
o Amy Irving, atriz estadunidense.
o Wolf Maya, ator e diretor brasileiro.
* 1960 - Colin Firth, ator britânico.
* 1962 - Fernando Bonassi, escritor brasileiro.
* 1966 - Akhrik Tsveiba, ex-futebolista georgiano.
* 1968
o Guy Ritchie, cineasta britânico.
o Nani Venâncio, atriz e apresentadora brasileira.
o Andreas Herzog, ex-futebolista austríaco.
* 1970 - Maurício Manieri, músico brasileiro.
* 1972
o Platon Zakharchuk, goleiro russo.
o Dejan Petković, futebolista sérvio.
o João Carlos, ex-futebolista brasileiro.
* 1973 - Ferdinand Coly, futebolista senegalês.
* 1974 - Ryan Phillippe, ator estadunidense.
* 1976 - Gustavo Kuerten, ex-tenista brasileiro.
* 1977 - Bernardo Romeo, futebolista argentino.
* 1980 - Michael James Way, baixista da banda My Chemical Romance.
* 1981 - Germán Denis, futebolista argentino.
* 1982
o Stephen McManus, futebolista escocês.
o Naldo, futebolista brasileiro.
o David López Moreno, futebolista espanhol.
* 1983
o Fernando Belluschi, futebolista argentino.
o Jérémy Toulalan, futebolista francês.
* 1985 - Aya Kamiki, cantora japonesa.
* 1987 - Alex Kaishauri, futebolista georgiano.
* 1988 - Alberto Cossentino, futebolista italiano.
* 1989
o Younousse Sankharé, futebolista francês.
o Alexa Glatch, tenista norte-americana.

Falecimentos:

* 1169 - Matilde de Inglaterra, a Imperatriz (n. 1102).
* 1669 - Henriqueta Maria de França, princesa francesa e católica (n. 1609).
* 1797 - Mary Wollstonecraft, autora pré-feminista inglesa (n. 1759).
* 1961 - Wolfgang Graf Alexander Berghe von Trips, automobilista (n. 1928).
* 1966 - Eugène Deslaw, cineasta ucraniano (n. 1898).
* 1979 - Agostinho Neto, nacionalista angolano (n. 1922).
* 1983 - Felix Bloch, físico suíço (n. 1905).
* 2001 - Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, prefeito de campinas, assasinado covardemente a tiros (n. 1952)
* 2003 - Vítor Damas, ex-guarda-redes de futebol.
* 2005 - Hermann Bondi, cosmólogo austro-britânico (n. 1919).
* 2006
o Renée Gumiel, bailarina francesa radicada há 50 anos no Brasil (n. 1913).
o Fernanda Clemente Schiliró, triatleta brasileira (n. 1979).
o Taufa'ahau Tupou IV, rei de Tonga (n. 1918).
* 2007 - Jane Wyman, atriz norte-americana (n. 1914)
* 2008 - Armindo Tavares, técnico e juiz de futebol (apitou o milésimo gol de pelé) (n. 1936)

Feriados e eventos cíclicos:

* Mitologia chinesa: Dia de Ch'ang-O, deusa que vive na Lua

HOJE NA HISTÓRIA

Em 1808 começava o primeiro Jornal impresso do brasil, a "Gazeta do Rio de Janeiro"

A Gazeta do Rio de Janeiro, fundada em 10 de setembro de 1808, foi o primeiro jornal impresso no Brasil, nas máquinas da Imprensa Régia, no Rio de Janeiro. Seu lançamento marca o início da imprensa no país.

Contexto

Até à sua publicação, fruto da fuga da Família Real para o Brasil, era terminantemente proibido aos moradores do Brasil o acesso a publicações.

Características

Publicado duas vezes por semana (bi-hebdomandário), era um jornal oficial e consistia, basicamente, de comunicados do governo. Seu editor era o Frei Tibúrcio José da Rocha. Também publicava informes sobre a política internacional, em especial, à realidade européia diante dos conflitos napoleônicos e a instabilidade das colônias americanas da Espanha. A partir de 29 de dezembro de 1821 passou a se denominar simplesmente Gazeta do Rio. Com a independência, a Gazeta deixou de circular. Com seu fim, foi sucedido pelo Diário Fluminense, de Pedro I e o Diário do Governo, de Pedro II, como órgãos oficiais de imprensa.

Conteúdo

Seu conteúdo era restrito aos interesses da Coroa, e voltado para a vida cortesã. A parcialidade patenteava-se, por exemplo, no tratamento pró-inglês ao falar das guerras napoleônicas. Em 1818 o bibliotecário real Luís dos Santos Marrocos advertia em carta ao seu pai, em Portugal Devo advertir que nelas (notícias) há muita falta de exação e muita mentira, que não posso desculpar, pois, narrando com entusiasmo coisas não existentes ou dando valor a ninharias, cai no absurdo, ou talvez no desaforo, de não publicar fatos e circunstâncias ainda mais essenciais daquele ato.

Fontes: Climatempo, Edições Paulinas, 10emtudo, Wikipedia

Pensamentos do Dia - 10 de Setembro de 2009


"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar."

William Shakespeare

"Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores."

Khalil Gibran


"Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal."

Immanuel Kant

"É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida."

Abraham Lincoln

As novas redes da Amazonia

Extensa matéria sobre as rotinas reintegração da Amazonia pelos blogueiros da região, a partir de uma pesquisa inédita "Cartografia da blogosfera no Brasil", do Professor Fábio Malini, da Universidade Federal do Espírito Santo,da revista EPOCA, desta semana. Blogueiros que moram em terra onde jiboias engolem sapo, mas eles não engolem nenhum como Altino Machado, o blogueiro mais influente do Acre http://www.altino.blogspot.com.br/ ou Alcinea Cavalcante, do Amapá, a piro conexão do Brasil, que já processada mais de 20 vezes por José Sarney ou o pessoal do http://www.100grana.wordlpress.com.br/ que bloga sobre o mundo da cultura pop, de Belém do Pará para a nuvem.

Vale a pena conferir, procurar sob o título As novas redes da Amazonia, de Eliane Brum ou Fabio Malini em Jornalismo Digital ou blog do Altino Machado.

Pedida investigação da PF em empresa que doou para campanha de José Guimarães


NE - José Guimarães, para quem não conhece, é aquele deputado, cujo assessor parlamentar na Assembléia Legislativa, José Adalberto Vieira da Silva, foi preso em 2005 no aeroporto de São Paulo com 209 mil reais numa mala e cem mil dólares na cueca.

Na sessão desta noite de quarta-feira, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, por unanimidade, determinar a abertura de inquérito na Polícia Federal para esclarecer a procedência da doação de R$ 25 mil recebida pelo parlamentar da empresa J.J.O Batista, que se encontra com suas atividades paralisadas, não tendo movimentado recursos nos últimos quatro anos. O relator, juiz federal Jorge Luis Girão, ao encaminhar seu voto no sentido da aplicação de pena de R$ 125 mil, se disse estarrecido diante da constatação de que a empresa doadora não havia realizado nenhuma movimentação financeira. Acompanhando o relator, os integrantes do TRE não esconderam a surpresa diante da constatação surpreendente de que a empresa supostamente doadora apresentou faturamento nulo, portanto, não se podendo comprovar a origem dos recursos repassados campanha do petista.

O corregedor do TRE, desembargador Luiz Gerardo Brígido, chegou, inclusive, a mencionar que “havia algo muito cabeludo nessa história”, enquanto o procurador regional eleitoral, Alessander Sales, diante dos indícios, requisitou a instauração de inquérito na Polícia Federal.

OUTRO LADO

O deputado federal José Guimarães, que teve nome citado durante a sessão do Pleno, por meio de seu assessor John Clayton, se disse “surpreso” com o fato e que, quando for inteirado do assunto, dará as devidas explicações. Mesmo assim, John refutou e explicou que as contas de Guimarães de 2006 foram todas aprovadas pelo TRE.

(ATUALIZAÇÃO – 21h27min ( 09/09 ) – Já o advogado André Costa, da assessoria jurídica de Guimarães, em contato com o Blog, esclareceu que a investigação foi solicitada pelo Ministério Público Eleitoral contra a empresa. Isso, porque no caso o parlamentar não pode ser responsabilizado por erro cometido pela empresa ao doar acima dos limites permitidos pela lei. “O parlamentar emitiu recibo eleitoral e isso consta em sua prestação de contas aprovada pelo TRE no fim de 2006″, garantiu também André Costa.

Fonte: Eliomar de Lima

Nilmar brilha e Brasil vence Chile em Salvador

A seleção brasileira venceu o Chile por 4 a 2, na noite desta quarta-feira, em jogo válido pela antepenúltima rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010. O jogo foi disputado no Estádio Pituaçu, em Salvador. Sem Kaká e Robinho, o grande destaque do jogo foi o atacante Nilmar, que fez três gols, dois deles quando o jogo estava empatado. Com o resultado, a seleção chega a 33 pontos, na liderança isolada das eliminatórias. A seleção de Dunga já está garantida no Mundial de 2010, assim como o vice-líder Paraguai, que tem 30 pontos. O Chile, com 27, segue em terceiro.

A partida

O técnico Dunga surpreendeu ao escalar Daniel Alves, único baiano do elenco, no meio-campo e deixar Elano no banco de reservas. Do outro lado, Marcelo Bielsa, ousado, adotou uma formação com três atacantes. Por isso, o confronto ficou aberto e com várias oportunidades de gol para os dois lados. No primeiro tempo, o Brasil pressionava no jogo aéreo, enquanto os chilenos assustavam nos contra-ataques. Daniel Alves começou a fazer a diferença com passes para gol. Aos 31min, o camisa 7 cruzou no segundo pau, Nilmar apareceu sozinho e finalizou para a rede.

Aos 33min, nova assistência do baiano. Adriano driblou o goleiro, mas a defesa do Chile conseguiu afastar. Aos 40min, Daniel Alves fez o passe, e Júlio Baptista bateu colocado e rasteiro para ampliar a vantagem. Cinco minutos depois, Felipe Melo derrubou Sanchez na área. Pênalti. Suazo chutou forte e diminuiu para 2 a 1. Entretanto, o Brasil perdeu um jogador logo aos 5min, quando Felipe Melo fez falta e foi expulso direto, sem sequer levar o amarelo. Dois minutos depois, Fernandes cruzou na área, e Suazo pegou de primeira para marcar um golaço e empatar. Foi quando Nilmar virou o protagonista do duelo. Aos 29min, Maicon cruzou da direita e o camisa 11 cabeceou sem chances de defesa. Dois minutos depois, Elano lançou, Maicon chutou, Bravo pegou com o pé e Nilmar aproveitou o rebote.

BRASIL 4 X 2 CHILE

Fonte: DN
Fotos: O Estado de São Paulo.

O novo Dia nacional da Vaquejada - Por: Robson Fernando

Está a caminho uma lei que estabelecerá um dia de homenagem à violência contra animais. O projeto de lei 2655/2007, de Jusmari Oliveira, impõe o Dia Nacional da Vaquejada no dia 13 de dezembro. Para quem admira essa atividade como uma manifestação cultural, é uma ótima notícia. Já para quem é consciente de que ela é clara e inexoravelmente uma agressão contra bois e cavalos, por outro lado, é uma novidade triste.

Numa realidade em que intelectuais quebram a cabeça para construir soluções que façam a sociedade substituir valores e costumes violentos e nocivos por uma cultura de paz e respeito a seres humanos e não-humanos, a tal data comemorativa será um evidente retrocesso. Sua aprovação, além do mais, mostrará que a classe política brasileira realmente gosta de explorar animais, vide as leis do rodeio, a Lei Arouca, o Ministério da Pesca e Aquicultura, os incentivos ao agronegócio, o deferimento do projeto de lei 4548/98 etc., indo totalmente na contramão da ascensão mundial da ética dos Direitos Animais.

A justificativa dada pela hoje ex-deputada Jusmari para o Dia da Vaquejada segue o padrão de todas as propostas legislativas que buscam o beneficiamento da cultura com exploração animal: exaltar os aspectos culturais e econômicos que justificam esse tipo de atividade “esportiva”, como os pretensos valores de valentia, força e aguerrimento de vaqueiros e peões, os empregos gerados e os/as turistas atraídos/as, e ignorar totalmente a questão ética envolvida.

No projeto de lei, chavões tentam justificar a iniciativa: “movimentar a economia”, “gerar emprego e promover turismo”, “aspectos culturais marcantes”, “formação do povo”. Nada que deixasse de justificar também figuras como a escravidão, o turismo sexual e a pirataria, todas estas que, com a devida omissão ética, também gerariam muitas riquezas e valorizariam certos aspectos socioculturais, ainda que nocivos, do nosso passado e presente.

Será comemorado o ato de vaqueiros “pilotarem” cavalos, como se estes fossem máquinas de velocidade, com o objetivo de perseguir e derrubar pela cauda um boi atordoado. Sendo isso uma violência, é de se refletir: por que tal ato evidentemente violento deve ser homenageado? É porque ser bruto com animais gera dinheiro? É porque a violência da vaquejada “ajudou” a formar nossa sociedade? Detalhes éticos ninguém do círculo político quer levar em consideração.

Por outro lado, há um ponto positivo nessa história: 13 de dezembro passará a ser, a médio prazo, um dia de protestos de ativistas defensores/as dos animais no Nordeste, região de onde a vaquejada é típica. Será uma oportunidade de o movimento nordestino de defesa dos Direitos Animais, que hoje ainda não consegue ir muito longe de tratar cães e gatos – e tampouco oferece qualquer oposição às vaquejadas –, crescer e se consolidar.

Será um marasmo nos primeiros anos, dada essa fraqueza atual, mas inevitavelmente, como parte da tendência natural de crescimento nacional e mundial da luta pelos direitos dos animais, começarão os protestos de gatos pingados, que crescerão a cada dia 13/12, ao longo dos anos. A data dará motivação para se lutar contra o domínio desse tipo de entretenimento na região e o apoio governamental ao mesmo.

O Dia da Vaquejada é uma péssima novidade, que dificilmente será impedida pelo movimento brasileiro de defesa animal, ainda muito fraco em comparação ao europeu e ao norteamericano. Mas pode ser um mal a vir para um bem, se considerarmos que irá se tornar com o tempo também o Dia de Mobilização contra as Vaquejadas, de intensidade crescente. Basta sabermos, ano após ano, utilizar tal oportunidade contra o interesses de quem se beneficia desse tipo de “esporte”.

Por: Robson Fernando - Autor do "Consciência Efervescente"

Curiosidade: Como se escrevia em 1808 - O primeiro Jornal do Brasil

Gazeta_do_Rio_de_Janeiro_1808a

Acima: Primeiro exemplar do Jornal "Gazeta do Rio de Janeiro", de 1808. Impresso ainda pela "Imprensa Régia" ( vide a edição de hoje do Almanaque e Hoje na História, a matéria completa ). Reparem na escrita do Jornal, na apresentação das notícias, e sobretudo, na diferença entre a data da notícia e o dia da publicação... Fotos ainda, nem pensar hein? ( não existia ainda a máquina fotográfica nem o Daguerreótipo )...rs sr rs - Isso nos mostra como a tecnologia evoluiu muito de lá pra cá...

Fonte: Wikipedia
Dihelson Mendonça

Recado: Dr. Mário Correa, por gentileza, entre em contato com o Blog do Crato !



Gostaria de pedir ao Sr. Mário Correa que entre em contato com o Blog do Crato, pois estamos sem o seu número de telefone. Contatos: 3523-2272 e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

Agradece,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog

Notícias do Crato para o Dia 10 de Setembro de 2009


10-09-2009

Acontece hoje em Crato,
audiência pública sobre a recuperação ambiental do Bairro do Seminário

A Secretaria das Cidades e a Prefeitura Municipal do Crato realizam, nesta quinta-feira (10), a partir das 17h30, uma consulta pública no Cine Teatro Salviano Arrais para apresentar o projeto de Recuperação Ambiental e Urbanização do Bairro Seminário, no Crato. A ação é parte do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central. O objetivo da reunião é discutir com a comunidade uma proposta para proporcionar a melhoria das condições ambientais e qualidade de vida da população local, sobretudo das pessoas que residem em situação de risco na encosta do Seminário. A área possui problemas sérios de degradação ambiental e de erosão do solo que, ao longo dos anos, têm provocado desabamento de algumas casas. O projeto preliminar que será apresentado pela Secretaria das Cidades atuará sobre uma área de relevância paisagística, ambiental e histórica do Crato, prevendo o controle dos processos erosivos, através das obras de drenagem e contenção, da recuperação de taludes e do replantio da vegetação nativa, de forma a manter a integridade ambiental do lugar. O projeto contempla a execução de obras diversas de urbanização, a exemplo da instalação de iluminação pública e mobiliário urbano e visa ainda a implantação de uma via paisagística.Estarão presentes no evento, ambientalistas, técnicos e diversos segmentos representativos da sociedade. Toda a comunidade cratense está convidada a participar dessa audiência que trará um avanço significativo na preservação do meio ambiente na região.

SERVIÇO:

Audiência Pública de apresentação do Projeto de Recuperação Ambiental e Urbanização do Bairro do Seminário
Data: 10 de setembro de 2009 (quinta-feira)
Local: Cine Teatro Salviano Arrais, Rua José Carvalho, S/N, Centro, Crato- CE
Horário: 17h30

Agricultura do Crato convoca comunidades para resolver pendências no cadastro do Seguro Safra

A Secretaria de Agricultura, Pecuária de Recursos Hídricos do Crato solicita urgente o comparecimento dos representantes das Associações comunitárias e responsáveis pela inscrição dos agricultores no programa Garantia Safra 2009/2010, para resolver pendências nos cadastros das seguintes comunidades:

1. Oitis;
2. Monteiro;
3. Serrinha;
4. Anil;
5. Cruzeiro;
6. Santa Fé;
7. Valentim;
8. Brejinho;
9. Engenho da Serra;
10. Baixio dos Robertos;
11. Santa Rosa;
12. Mata do Sebastião;
13. Ponta da Serra - Sede;
14. Vila Guilherme;
15. Vila São Francisco;
16. Fazenda Manhada - Assentamento;
17. Jaburu;
18. Gonçalo;
19. Sitio Mata;
20. Monte alverne;
21. Assentamento 10 de Abril;
22. Baixio verde;
23. Vila Nova;

O Secretário de Agricultura do Crato, Erasmo Ferreira, pede encarecidamente que os representantes dessas citadas comunidades compareçam o mais rápido possível a Secretaria para organizar seus referidos cadastros.

Secretaria de Meio Ambiente do Crato participa de Seminário sobre apicultura

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará -SEBRAE/CE, realizará amanhã, sexta-feira, 11, Seminário do Projeto de Indicação Geográfica do Mel de Abelha das Floradas da Chapada do Araripe. O objetivo do seminário será discutir com lideranças institucionais e apicultores as ações previstas e realizadas no projeto. O evento que contará com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato acontecerá de 8 as 17 horas no Auditório do SEBRAE de Crato.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30