xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/09/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 setembro 2009

Acordo mantém censura na internet para campanha 2010


Acordo fechado ontem entre o Senado e a Câmara mantém a censura nos sites de notícias na internet durante a campanha eleitoral de 2010. A proposta faz parte da minirreforma eleitoral que deverá ser votada hoje no plenário do Senado. Pelo projeto, os sites de notícias na internet terão restrições semelhantes às dos jornais e revistas, como a proibição de fazer propaganda eleitoral de candidato. A censura não atinge, no entanto, os blogs assinados por pessoas físicas, as redes sociais (como Orkut), sites de interação e de mensagens instantâneas (como o twitter).

"O texto diz claramente que os blogs, os sítios (sites) de relacionamento e de troca de mensagens vão poder expressar livremente sua opinião", disse o deputado Flávio Dino (PC do B-MA). "Não dá para liberar geral na internet", argumentou. Dino participou das negociações com o Senado para mudar o texto aprovado pela Câmara que, na avaliação de alguns senadores, restringiria totalmente a liberdade de opinião na Internet.

Para valer para as eleições de 2010, a reforma eleitoral precisa estar aprovada e seu texto publicado no Diário Oficial até o próximo dia 3 de outubro.

Fonte: Agência Estado

Homenagem a um amigo.


Durante toda minha vida,
muitas pessoas passaram por mim,
dia após dia.
Mas somente algumas dessas pessoas,
ficarão para sempre em minha memória.

Essas pessoas são ditas amigas,
e as levarei para sempre em meu coração,
às vezes pelo simples fato de terem
cruzado meu caminho,
às vezes pelo simples fato de terem dito
uma única palavra de conforto quando eu precisei.
Às vezes por ter me dado um minuto de sua atenção,
e me ouvido falar de minhas angústias,
medos, vitórias, derrotas...

Às vezes por terem confiado em mim,
e me contado também seus problemas,
angústias, vitórias, derrotas...
Isso é ser amigo: é ouvir, é confiar, é amar.
E amigos de verdade,
ficam para sempre em nossos corações,
assim como as pegadas na alma, que são indestrutíveis.

À você meu amigo:
você é muito especial e importante para mim.
Eu te adoro muito.
Sua amizade para mim tem um valor enorme,
e nada que eu possa dizer à você,
pode ser tão especial ou mais significativo
do que sua amizade para mim.


Feliz Dia do Amigo!

Fonte: Blog Casa Harmônica - Parceiro do Blog do Crato
http://casaharmonica.blogspot.com/

Essa foto vai entrar para a História !

Conflito de Policiais e professores no Rio, neste flagrante atento do fotógrafo!

foto historica

Observe mais atentamente, o nível de violência, em meio ao tumulto...

foto historica2

Estamos procurando o nome do fotógrafo que realizou esta foto.

Blog do Crato
www.blogdocrato.com

Para quem perdeu: Vídeo da cantora Vanusa assassinando o Hino Nacional



O maior fiasco da história desse país. Nunca houve nada parecido !

O Brasil parece que vive mesmo num estado de agressões à pátria. Nesse quadro aí, Dizem alguns que a cantora Vanusa estaria embriagada. A versão oficial é a do remédio para labirintite. Coméquié ? Outros dizem que foram drogas. Dê sua opinião! Atenção: para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pause antes, o player da Rádio Chapada do Araripe, no canto superior direito:






Fonte: Youtube

III Mostra BNB da Canção Brasileira Independente


46 Artistas de 9 estados do País

iii mostra bnb cancao brasileira


III Mostra BNB da Canção Brasileira Independente reúne 46 artistas musicais de nove estados do País.

FORTALEZA, 09.09.2009 – A III Mostra BNB da Canção Brasileira Independente reunirá um elenco de 46 artistas de nove estados de quatro regiões brasileiras (Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia; Sudeste: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais; Centro-Oeste: Goiás; e Norte: Pará), no período de 12 (próximo sábado) a 30 deste mês. Como destaques da Mostra, constam nomes como Jards Macalé, Carlos Careqa, Renato Braz, Simone Guimarães, Xangai, Cátia de França, Khrystal, Selmma Carvalho e Escurinho, entre outros. Gratuita ao público, a terceira edição da Mostra acontecerá nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano).

Homenagem a Chico Science

A Mostra BNB da Canção Brasileira Independente, neste ano, homenageia Chico Science, o “rei das alquimias sonoras” e fundador do Mangue Beat – movimento que revolucionou o cenário da música popular brasileira, investindo na cultura local para que ela se propagasse para o mundo inteiro. Para além da música, o Mangue Beat constituiu uma filosofia própria, de crença na conquista da qualidade de vida a partir do engajamento e luta de cada um, pela preservação ambiental e contra a miséria. Ou seja, não se permitir afundar na lama, mas usar os elementos do “mangue” para emergir de forma vitoriosa na vida, em comunidade. Assim, “a cultura do caranguejo resgata de uma forma bonita aquilo que o trator do tempo vai passando por cima”, nas palavras do poeta Gilberto Gil.

LOCAL: CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-FORTALEZA (RUA FLORIANO PEIXOTO, 941 – CENTRO – FONE: (85) 3464.3108)

PERÍODO: 12 A 30 DE SETEMBRO DE 2009

Fonte: Centro Cultural Banco do Nordeste

Compositores do Brasil - Por: prof. Zé Nilton


Todas as quintas-feiras, a partir das 14 horas, é levado ao ar o programa COMPOSITORES DO BRASIL, pela Rádio Educadora do Cariri. Amanhã, dia 10, vamos falar de Guerra Fria, Corrida Espacial e a Música Popular Brasileira. A contextualização entra como um pré-texto para falar mesmo de música, de compositores brasileiros e suas formas de cantar, encantar e desencantar o cosmo e o objeto de desejo da corrida espacial, a lua. Começaremos pelo uruguaio/brasileiro, Fábio, à procura de “Stela” (1968), ecoando sua belíssima voz pela imensidão do universo:

“Stela,
Em que estrela você se escondeu
Em que sonho você vai voltar
Quanta espera de você”.
Nesta mesma linha vem João Gilberto, e também solta (ou prende) a voz, indagando por onde anda a sua amada, perdida nos confins do espaço sideral, no “Samba da Pergunta” ou “Astronauta” (1970):
“Ela agora
Mora só no pensamento
Ou então no firmamento
Em tudo que no céu viaja
Pode ser um astronauta
Ou ainda um Passarinho
...............
Pode estar num asteróide
Pode ser a estrela D’alva
Que daqui se olha
Pode estar morando em Marte
Nunca mais se soube dela
Desapareceu”.

E falando diretamente da lua, bem antes do grande conflito, o excelente Custório Mesquista saia na frente na defesa da iluminadora dos amores, revelando em tom de cumplicidade, em “Se a Lua Contasse” (1933) sua arrebatadora paixão, o fazendo na magistral interpretação de Aurora Miranda:

“Se a lua contasse
Tudo que eu sei
De mim e de você
Muito teria o que contar
..........
Somente a lua foi testemunha
Daquele beijo sensacional
Nesse momento foi tal o enlevo
Que a própria lua sentiu-se mal”.
Bem depois, Renato Rocha, com a música “A Lua” (1981), desconserta Custório Mesquita quando canta a Lua e seus ciclos insensantes, através do MPB4:

“A lua,
Quando ela roda é nova
Crescente ou meia, a lua é cheia
Quando ela roda
Minguante e meia
Depois é lua nova... mente quem diz
Que a lua é velha”.

Até o nosso Chico Buarque entra no assunto e faz uma referência direta à chegada do homem à Lua, em 1969. Reclamando, ele canta em “Essa moça tá diferente” (1970):

"Eu cultivo rosas e rimas
Achando que é muito bom
Ela me olha de cima
E vai desinventar o som
Faço-lhe um concerto de flatua
E não lhe desperto emoção
Ela que ver o astronauta
Descer na televisão"...

Na sequência, vem “O Astronauta”, de Helena dos Santos, (1970), com Roberto Carlos; “Eu vou pra lua”, sem ligar-se muito no acentuado “machismo” de Ari Lobo (1960); “ Na lua não há” (1963), a primeira música de Helena dos Santos gravada pelo Rei, depois de muito perseguí-lo e implorá-lo; “Marcianita” (1960), um twist fantástico com Sérgio Murilo. O grande Adelino Moreira espatifa todo o romantismo poético dos nossos compositores e declara em Boêmio Demondê (1963), no vozeirão de Nelson Gonçalves que:

“Minha seresta,
Não terá pinga na rua,
Não terá luar nem lua,
E nem lampião de gás,
Porque a lua,
Nesses tempos agitados
Já não é dos namorados,
Romantismo não tem mais”.

Por fim, Armando Cavalcanti e Kleucius Caldas já haviam assegurado, na composição “A lua é dos namorados” (1961), através de Ângela Maria, que não deveria ser nada disso, porque

“Todos eles estão errados,
A lua é dos namorados”...

Muitas e muitas músicas sem dúvida temos no nosso cancioneiro popular. Contudo, procuramos aquelas mais próximas do contexto da Guerra Fria e da Corrida Espacial.Este será o tema do Programa COMPOSITORES DO BRASIL, de amanhã. Quem ouvir, verá.

Prof. Zé Nilton de Figueiredo

Blogculinária: Ovo estrelado com Abrobinhas do PT...Por Wilson Bernardo.

SIRVAM-SE!...

A Itália até que mereceria pela velha Massa Siciliana...Mas porque a PIZZA para rótulo de descaso e corruptores políticos, por que não, uma coisa bem brasileira e que é do povo, uma iguaria constante e que está em todos os lares brasileiros, seja em condomínios, periferias, favelas, becos ou moradores de rua...O ovo, tudo acaba em omelete, e olhe quando misturado com farinha do sertão agreste ai sim é bem PAULULISMO DE ARARA.

Mas vamos à receita!


- Uma abóbora fatiada e cozida.
-Uma colher de manteiga.
-Dois ovos se não hum,caso esteja em crise somente a clara.
-Sal a gosto.
-Duas colheres de queijo ralado.
-Uma colher de Salame ralado.
-Pimenta do reino a gosto
-Uma colher de estrato de tomate.
-Uma colher de Maionese.
Como preparar...
Misture tudo em uma frigideira e mecha,depois sirva
untado as abrobinhas.

obs
:Caso contrário coma o ovo, com sal a gosto e farinha d'água. Eu já comi pior, por exemplo ovo com pé de porco frito em uma frigideira. Oxente, bam apetiti.


Wilson Bernardo (Receita & Fotografia)

Relexões sobre o PT do Crato.

Diante desse tumultuado ano, o Partido dos Trabalhadores do Crato, deveria urgentemente sentar e ponderar , " Onde estamos errando?" Desde a malfadada aliança com o PV nas eleições de 2008 , passando pela expulsão de filiados, culminando em agressão desnecessária no grito dos excluídos deste ano.A pergunta que não quer calar : O que é democracia para esses que conduzem o PT de Crato?, Por que antes quando eram pedra podiam recorrer a todo tipo de manifesto e hoje que são vidraça, não aceitam as criticas?Nessa confusão toda fica claro a urgente necessidade de renovação dentro deste partido, velhas mentes ultrapassadas e ditadoras deveriam se afastar e dar espaços a pessoas que tem coerência, nomes como o J.R , Valdetario, mas acredito que o PT vá sofrer com a mesma situação que ocorreu no Conselho da Mulher , a síndrome do não quero largar o poder então o continuísmo deverá ser o caminho adotado.Mas ainda resta uma esperança, mesmo que longe e cansada de sofrer pancadas, há uma esperança, o famoso MEA CULPA!.O PT de Crato pode vir a ser forte mais o primeiro passo e vir a publico e reconhecer suas falhas , suas limitações, aprender a pedir desculpas, sim essa deve ser a tarefa mais difícil para os dirigentes e os pseudos dirigentes, o aprender a pedir desculpa.Mas vamos indo , vamos ver até onde essa fase negra vai.
Fica ai a reflexão.
Por:Alessandra Bandeira

Com quem está a verdade? Por Beto Fernandes

Prezados amigos leitores do Blog do Crato.

Voltando as condições normais de postagens nesta valiosa revista eletrônica que é o Blog do Crato tomo a liberdade de fazer algumas observações sobre a conjuntura política e administrativa atual no Ceará. Vejo o zelo do estimado Dihelson Mendonça quanto às postagens de cunho político, mas, talvez por ser justamente o assunto que mais gosto, quase sempre é sobre este, que me reporto aqui nesta Revista que não é mais do Crato, ganha todo o Cariri e já é uma referência estadual.

Como objetivo sempre ajudar no processo de politização imagino que não estar ferindo as regras do editor e mediador do Blog que visa apenas deixar postagens e comentários cada vez mais no contexto aceitável da democracia e educação entre integrantes.

O Jornal Folha de São Paulo noticiou na última semana que os irmãos Ferreira Gomes, Cid, Governador e Ciro, deputado federal, ambos do PSB, mantiveram encontro com o Presidente da República, Lula da Silva (PT) e dentre os assuntos debatidos: as eleições 2010. Mais especificamente as candidaturas ao Senado Federal pelo Ceará. Segundo a Folha (matéria apenas para assinantes) advirto aqui, Cid e Ciro, “solicitaram” ao Presidente para barrar a candidatura do deputado e Ministro da Previdência José Pimentel (PT) ao Senado. O objetivo desta solicitação seria para beneficiar a candidatura de Tasso Jereissati (PSDB), eterno aliado político do atual governador e de seu irmão, pré-candidato a presidente. O “Cara” então, teria dito que é seu desejo pessoal derrotar Tasso Jereissati, um dos seus mais ferrenhos opositores no Senado Federal.

O Governo do Estado enviou nota à imprensa, mais especificamente ao Jornal O Povo informando que a reunião com o Presidente teria sido em 31 de agosto, mas para tratar de assuntos relacionados à cota financeira do Ceará no âmbito do “pré-sal”. Perguntar não ofende: por que o Governo do Estado não mandou a nota para a Folha de São Paulo que na realidade foi quem publicou o encontro e sua pauta política? Outro detalhe que não pode passar despercebido. O Palácio do Planalto não desmentiu a informação e o assunto que foi refutado por Lula, o que deixa a impressão que só se desmente literalmente o que foi publicado errônea ou equivocadamente. Cid nega ter pedido para barrar a candidatura de Pimentel. Lula via Palácio do Planalto não desmentiu. E ai? Com quem está a verdade?

Só faltava agora os dois informarem que não trataram da pré-candidatura de Ciro Gomes ao Governo de São Paulo com objetivo único de prejudicar José Serra ou quem este possa apoiar. Cid tem um acordo com o PMDB, mais especificamente com Eunício Oliveira, para apoiar sua candidatura ao Senador em 2010, desde que este abriu mão para Inácio Arruda em 2006 como forme de “unir a base aliada”. Cid já disse publicamente, quando não está em ato institucional, governamental, que é o seu candidato natural ao Senado. Sobre a candidatura do PT não fala abertamente. O PSDB tem sido seu aliado político na Assembléia.

O grande objetivo seria a ampliação da frente de 2006 agora com o apoio oficial do PSDB, já que naquele ano foi, digamos, branco. Esquece apenas que o PT, apesar de apoiar seu projeto de reeleição quer indicar o vice e tem peso eleitoral hoje para indicar o outro candidato ao Senador (José Pimentel). Acontece que admitir isso e apoiar Pimentel fere a relação com Tasso Jereissati. Deu para entender o tamanho do problema?

Então o que ocorre? Os petistas fazem de conta que Cid os tem como aliado. E é verdade, desde que não contrarie os seus interesses. Cid faz de conta que o PT não desconfia dele e que poderá unir todos em torno do seu nome. Para completar essa complexa salada política ainda há um probleminha para Cid. Caso Ciro Gomes confirme pré-candidatura à presidência, o irmão perde automaticamente o apoio do PT que não deixará a pré-candidatura da “estrela”, hoje Dilma, sem palanque no Estado. Cid não deixaria de votar em Cid por duas razões: porque é irmão e porque é também do seu partido. Independente de quem seja o nome contra Cid já nasce forte, porque será o outro contra. Em tese, isso mostrará que Cid não é imbatível e sim que não há nenhum nome oficial na corrida contra ele. Isso e apenas isso.

Quem deve acompanhar atentamente o desenrolar desses fatos é Lúcio Alcântara que denunciou aqui mesmo a formação de um cartel político para viabilizar apenas a candidatura de Cid. O ex-governador estaria disposto inclusive a reatar laços com Tasso Jereissati que lhe abandonou nas eleições de 2006 e de aproximá-lo de Roberto Pessoa, Prefeito de Maracanaú, que sempre foi opositor ao tucano.

Beto e por que o PT supostamente sabe deste comportamento dúbio de Cid e ainda insiste em permanecer nesta aliança? A pergunta não seria por que o PT? mas quem do PT defende a permanência desta aliança? Sem arriscar nomes só pode ser alguém que espera um dia ser lançado e apoiado por Cid Gomes em sua sucessão em 2014. Se ele Cid, não quer nem mesmo outra candidatura do PT ao Senado iria apoiar um nome para cabeça de chapa em 2014?

Na foto de Cristiano Wike um encontro recente de Cid com Ciro, Tasso Jereissati e o também tucano Aécio Neves no Palácio Iracema, sede do Governo do Ceará.

Por Beto Fernandes

Crato se organiza para sediar o I Seminário Cariri Cangaço.

De 22 a 26 desse mês, acontece na região do Cariri, mais precisamente nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha o I Seminário Cariri Cangaço. Durante esses dias o Cariri cearense irá receber as maiores autoridades sobre o tema Cangaço, no Brasil, com a orientação da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço SBEC –, e das prefeituras de Crato, Juazeiro e Barbalha. No Seminário será discutido, principalmente questionamentos sobre verdades e mentiras de Lampião - o rei do cangaço- no Ceará. Ainda no contexto do seminário será realizado um concurso de redação, onde poderão participar estudantes do ensino fundamental II e ensino médio de escolas públicas e privadas dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Brejo Santo, Jardim e Aurora. Aqui no Crato, as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, salientando que a ficha de inscrição está disponível no site da Prefeitura. Mais informações:Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato- 3523 23 65. Blog do Cariri Cangaço- www.cariricangaco.blogspot.com


Fonte: Prefeitura de Crato

Famílias brasileiras gastam R$ 11 por ano com livros não didáticos

As famílias brasileiras gastam, em média, R$ 11 por ano com livros não didáticos. O valor é bem menor do que a despesa com revistas (R$ 42) e jornais (R$ 17). Na verdade, ao comparar com outros tipos de lazer, os materiais de leitura ficam em último na lista de prioridades.A preferência disparada é por itens eletrônicos, como TV, computador e CDs. Os gastos nessa área alcançam R$ 400 por ano. Em seguida, aparecem as despesas com telefonia celular (R$ 180 por ano), seguidas pelos passeios fora de casa (R$ 125). O gasto anual com livros, revistas, jornais e dicionários é de R$ 110.Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada na terça-feira (8). Encomendado por oito entidades ligadas ao mercado editorial, o estudo se baseia nos números da Pesquisa de Orçamentos Familiares, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2002 e 2003, a última mais recente. Foi avaliada uma amostragem de cerca de 50 mil domicílios do país.
Nível de renda
A pesquisa aponta ainda que o nível de renda tem influência na escolha pela leitura. “Quanto maior a renda das pessoas, maior é o gasto percentual com material de leitura”, avalia Eduardo Mendes, diretor-executivo da Câmara Brasileira do Livro (CBL).No caso das famílias com renda de até dois salários mínimos, 18,66% compram material de leitura. Entre aquelas que ganham de cinco a dez salários mínimos, esse percentual sobe para 45,56%. Ao comparar com famílias que recebem 15 salários mínimos, o índice alcança 71,24%.Mendes ressalva que, desde a época em que os dados foram coletados (2002 e 2003), ocorreram mudanças importantes em relação ao número de pessoas com celular e computador.“Os dados de que dispomos já são meio antigos. Estamos aguardando a nova Pesquisa de Orçamentos Familiares, do período de 2008 e 2009, para fazermos uma nova análise e podermos começar uma série histórica.”Fonte : G1

Verdes Mares Cariri será apenas retransmissora.

Só no Ceará mesmo: afiliada da Rede Globo no Ceará terá uma filial que retransmitirá conteúdos da matriz e da afiliada, pode? Digamos que será uma espécie de “Rede” Verdes Mares repetidora da Rede Globo (duas redes em uma: uma nacional e outra estadual).
Perderam uma ótima oportunidade de se criar uma nova marca de emissora de TV no Ceará, mas por contenções de despesa e outras cosinhas a mais a marca “Verdes Mares” dará continuidade a nova TV do Cariri. Entretanto, uma pergunta não sai das cabeças: o que tem haver os belos verdes mares em plena Chapada do Araripe, no sul do Ceará, há mais de 540km do litoral? Não seria estender demais a coisa, apenas por já ser uma marca conhecida pelos caririenses? Perderam uma grande oportunidade de se criar mais uma marca de longo alcance para o Ceará do sertão do seu centro ao sul de serras, fontes, vale, e espiritualidades. Uma pena!
A guerra por audiência naquela região será entre as emissoras: TV Verde Vale versus TV Verdes Mares Cariri. Tudo verde, mas uma do próprio vale e outra que chega de terras distantes, dos mares. Ache bom ou ache ruim, o mar vai invadir o sertão, é isto.

Fonte: Rastreadores de Impurezas

Campanha anti-Aids que mostra Hitler fazendo sexo gera polêmica

Anúncios também retratam Stálin e Saddam Hussein.Vírus não poderia ter uma 'cara boa', justifica publicitário.Uma campanha publicitária contra a Aids lançada na Alemanha provocou polêmica ao mostrar o ditador nazista Adolf Hitler fazendo sexo com uma mulherO objetivo, segundo a agência que produziu o anúncio, era "sacudir" o público antes da Jornada Mundial contra a Aids, marcada para 1º de dezembro e chamar a atenção contra o sexo sem proteção.O clipe de 30 segundos mostra um casal tendo relações sexuais em um quarto à meia luz, imitando o estilo de um filme pornô light.No último plano, revela-se que o homem tem os traços de Adolf Hitler. Ele olha fixamente para a câmera, e aparece a mensagem: "A Aids é uma assassina em massa. Proteja-se".A agência publicitária Das Comitte também criou cartazes semelhantes com o ditador soviético Stálin ou o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein.ONGs britânicas reclamaram que o anúncio "estigmatiza" os portadores do vírus."Nos questionamos que rosto poderíamos dar ao vírus, e certamente ele não podia ser bonito", justificou Dirl Silz, diretor de criação da campanha."A campanha foi planejada para sacudir as pessoas, para colocar o tema Aids e, primeiro plano e para inverter a tendência de ter relações sexuais sem proteção", explicou a agência.Fonte: G1

Estudo detecta vírus que pode ser causa de câncer de próstata

Se vínculo for comprovado, crescem esperanças para a criação de uma vacina, dizem especialistas.

Um estudo americano encontrou evidências de que o câncer da próstata pode ser causado por um vírus. O vírus, conhecido como XMRV, causa leucemia e sarcomas em animais. Pela primeira vez, ele foi identificado em células cancerosas de tumores malignos da próstata, dizem pesquisadores das universidades de Utah e Columbia, nos Estados Unidos. Se for confirmado que o XMRV causa câncer da próstata em humanos, o caminho estará aberto para a criação de testes para diagnóstico, vacinas e tratamentos para o câncer, segundo o estudo, publicado na revista científca "Proceedings of the National Academy of Sciences". Nos Estados Unidos, o câncer da próstata é o segundo tipo de câncer mais comum a afetar os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. De acordo com as estatísticas, cerca de 200 mil homens deverão desenvolver o câncer da próstata neste ano no país.

Os especialistas examinaram mais de 200 casos de câncer de próstata e compararam os tecidos cancerosos com tecidos extraídos de mais de cem próstatas saudáveis. Eles constataram que 27% dos cânceres continham o vírus XMRV, comparados a apenas 6% dos tecidos saudáveis. Proteínas do vírus foram encontradas quase que exclusivamente em células de tumores malignos, uma indicação de que a infecção pelo XMRV pode estar diretamente associada à formação de tumores. "Descobrimos que o XMRV estava presente em 27% dos cânceres de próstata que examinamos e que estava associado aos tumores mais agressivos", disse Ila Singh, pesquisadora da Universidade de Utah e principal autora do estudo. "Ainda não sabemos se esse vírus causa câncer nas pessoas, mas esta é uma importante questão que vamos investigar".

O estudo levanta muitas outras questões sobre o XMRV, como, por exemplo, se ele também infecta as mulheres, se é transmitido sexualmente, quão comum seria na população e se estaria associado a cânceres de outros tecidos além da próstata. Vários cânceres são causados por vírus. Entre eles estão os sarcomas, os linfomas e o câncer do colo do útero.

Fonte: BBC

Academia Popular.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte deve inaugurar ainda esta semana mais uma Academia Popular. Desta vez será na Praça José Geraldo da Cruz, no bairro Franciscanos. A inauguração se dará tão logo o prefeito Manoel Santana retorne de viagem à Brasília, onde discute projetos de interesse do Município A Academia Popular é um projeto da Secretaria de Esporte e Juventude e consiste na instalação de equipamentos em praça pública para a realização de exercícios físicos, acompanhados por um grupo de educadores físicos pagos pela municipalidade.

Fonte: Tarso Araújo

Senado vota nesta 4ª feira a Reforma Eleitoral

O Senado vota nesta quarta-feira (9), a partir das 9h, o projeto da reforma eleitoral, que regulamenta o uso da internet durante as eleições. O projeto ainda estabelece novas regras sobre doações eleitorais, disciplina a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas e veta a criação de programas sociais em período de campanha.A votação vem sendo adiada desde a semana passada devido à controvérsia sobre o uso da internet na campanha. As comissões do Senado que tratam do tema aprovaram no último dia 2 o projeto que vai a plenário. Pelo texto aprovado nas comissões, os veículos de internet e todas as pessoas que possuem páginas na web teriam de se submeter às regras aplicadas à televisão e ao rádio. Estas normas determinam tratamento isonômico entre os candidatos e proíbem que se emita opinião sobre concorrentes.No entanto, alguns senadores anunciaram que vão apresentar emendas ao projeto. Um dos relatores, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), disse que vai propor novas alterações para regulamentar a cobertura jornalística e as opiniões na web durante a campanha. Para Azeredo, será preciso detalhar na lei o funcionamento de cada “parte” da internet. “A parte da internet que for igual a jornal, vai seguir a regulamentação de jornal. Na parte que for igual a rádio e televisão, segue esta regulamentação.” Segundo o senador tucano, a emenda permitirá que blogs, páginas pessoais e coberturas jornalísticas em formato de texto sejam realizadas de forma livre.O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), também antecipou que vai apresentar uma emenda. Ele disse que vai propor que as opiniões e a cobertura jornalística na internet não tenham qualquer restrição. O projeto do petista ressaltará o “direito de resposta” a ofensas publicadas pela rede mundial de computadores. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), já tinha manifestado contrariedade com a restrição à internet. Para ele, a alteração feita pelo correligionário Eduardo Azeredo liberando apenas a parte de texto não resolverá o problema.”


Fonte: Eliomar

Brasil sobe oito posições no ranking de competitividade


“O Brasil subiu oito posições no ranking de competitividade elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial e divulgado ontem (8), em parceria com a Fundação Dom Cabral. Com o resultado, o país passa a ocupar o 56º lugar em um grupo de 133 economias. As informações são da BBC Brasil. O Relatório de Competitividade Global 2009 revela que o Brasil melhorou sua posição em função, sobretudo, dos avanços nos pilares de estabilidade econômica e sofisticação do mercado financeiro. Em ambos os casos, o país subiu 13 posições.

O professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, lembrou que o Brasil ainda está longe dos “dez mais” do ranking, mas que foi “o grande destaque” do relatório este ano. “Se considerarmos sua dimensão e o fato de o país vir sistematicamente ganhandoosições, sem dúvida, o Brasil foi o grande destaque este ano”, diz Arruda, que é coordenador da pesquisa no Brasil. Nos últimos três anos, o país subiu 16 posições. De acordo com o relatório, o Brasil apresentou o melhor desempenho entre os quatro principais países emergentes, os chamados Bric (Brasil, Rússia, Índia e China). China e Índia subiram um ponto cada, enquanto a Rússia caiu 12 – aparecendo atrás do Brasil, pela primeira vez.

Arruda afirmou que, no caso brasileiro, houve avanços “importantes” dentro do quesito de estabilidade econômica, mas que o Brasil ainda ocupa uma posição “ruim” nessa categoria (109º lugar).Ele destacou o crescimento do consumo no país e o controle da inflação como fatores que ajudaram o Brasil a melhorar sua posição nesse quesito. “Mas esse pilar ainda não é o nosso forte. Se consideramos os juros cobrados pelos bancos, por exemplo, o Brasil fica na 128ª posição”, disse o professor.

O relatório de competitividade considera 12 quesitos. As melhores colocações do Brasil foram registradas em tamanho de mercado (9º lugar) e em ambiente empresarial (32º lugar) – praticamente os mesmos níveis registrados no levantamento de 2008. Segundo Arruda, também houve ganhos na eficiência do mercado de trabalho (11 posições), que avalia sobretudo a relação entre empregadores e empregados.

Apesar de ter subido oito pontos no ranking, o Brasil mantém posições mais baixas em diversos itens, como em estabilidade econômica (109º lugar), eficiência do mercado (99º lugar) e instituições (93º lugar).Segundo Arruda, quando o assunto é competitividade, o país tem três problemas “endêmicos”, ou seja, áreas onde o Brasil não consegue melhorar sua posição, que são: falta de reformas (entre elas, a tributária); infraestrutura e ética na gestão pública. “Nesse último quesito, estamos entre os piores do mundo”, afirmou.”

Fonte: Agência Brasil

Pedido aos Escritores do Blog do Crato


Acabou-se o período de Abobrinhas, Palavrões, e Ataques Gratúitos.

Prezados amigos escritores do Blog do Crato,

O período de protestos já acabou desde a noite de ontem. Solicito aos membros do Blog que não postem mais ARTIGOS abobrinhas aqui no Blog. Quem desejar, poderá postar no outro Blog "rastreadores de abobrinhas". Basta solicitar filiação, e eu providenciarei o convite ( Aos já escritores do Blog do Crato ). E quero também chamar a atenção, uma admoestação, aos que começam o dia falando em política e vão dormir pensando em política. Não que eu seja contra a política. Não. O homem é um ser político, mas precisamos ver a diversidade do Blog, e REFREAR ataques gratúitos EM ARTIGOS de qualquer lado.

Por exemplo, nada de ARTIGOS com títulos: "A Cartilha do Entreguista FHC" . Nem do tipo "O Currículo do Apedeuta", pois são desnecessários esse tipo de ataque. Quando eu falo que os artigos políticos fazem parte da vida cotidiana, eu falo em nome de NOTÍCIAS. Taí a Agência brasil, e outras que possuem notícias verídicas, e podem ser postadas. Mas não sobrecarregadas. É importante diferenciar uma notícia, um fato político de um mero ataque gratúito. E mesmo se for haver um ataque, que seja dentro dos moldes da educação. Pode-se dizer coisas terríveis de alguém utilizando-se uma linguagem educada. Já nos comentários, é livre a expressão, desde que sem uso de palavrões. Que seja permitido o uso de uma linguagem forte, contundente, mas é desnecessário o uso de palavrões.

Aliás, uma advertência a alguns:
Palavrões, palavras de baixo calão não serão mais permitidas ( nunca foram ) no Blog do Crato. Estou avisando logo aos amigos, que palavras poderão ser sumariamente excluídas de um texto, e até textos inteiros. Pode-se escrever perfeitamente, sem necessitar o uso de palavrões, e eu tenho visto que essa coisa está se tornando frequente por aqui. Aviso logo aos amigos que isso é inaceitável. O Blog do Crato não se presta a esse tipo de coisa. Alguns pequenos palavrões já aceitos pela grande mídia podem em tese, serem usados, mas sempre evitados.

O Blog Rastreadores de Abobrinhas fica aqui:

http://www.rastreadoresdeabobrinhas.blogspot.com

Agradece,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Acordo de aviões com a França deixou a Fab de fora - Postado por José Sales

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu abrir negociação para a compra de 36 caças Rafale , da empresa francesa Dassault , antes de receber o relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre as propostas dos três concorrentes que disputam o negócio milionário. Segundo a Aeronáutica, a previsão é que o documento com o ranking das empresas que disputam o negócio seja entregue a Lula pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, só no fim deste mês. No parecer, técnicos da FAB apontarão vantagens e desvantagens de cada proposta e informarão ao Presidente qual projeto seria melhor para os militares brasileiros.

E agora, José?

Fonte: Ricardo Noblat

Justiça Censura o Jornal "O Estado de São Paulo".



N.E: Para os que ainda duvidam que há censura nesse país, eis a prova!Há 40 dias o Estadão sofre com a censura.

BRASÍLIA - O desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), proibiu o jornal O Estado de S. Paulo e o portal Estadão de publicar reportagens que contenham informações da Operação Faktor, mais conhecida como Boi Barrica. O recurso judicial, que pôs o jornal sob censura, foi apresentado pelo empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) - que está no centro de uma crise política no Congresso. O pedido de Fernando Sarney chegou ao desembargador na quinta-feira, no fim do dia. E pela manhã desta Sexta-feira a liminar havia sido concedida pelo magistrado. O juiz determinou que o Estado não publique mais informações sobre a investigação que a Polícia Federal faz sobre o caso.Se houver descumprimento da decisão, o desembargador Dácio Vieira determinou aplicação de multa de R$ 150 mil - por "cada ato de violação do presente comando judicial", isto é, para cada reportagem publicada.

Multa


O pedido inicial de Fernando Sarney era para que fosse aplicada multa de R$ 300 mil em caso de descumprimento da decisão judicial.O advogado do Grupo Estado, Manuel Alceu Afonso Ferreira, avisou que vai recorrer da liminar. "Há um valor constitucional maior, que é o da liberdade de imprensa, principalmente quando esta liberdade se dá em benefício do interesse público", observou Manuel Alceu. "O jornal tomará as medidas cabíveis." O diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, afirmou que a medida não mudará a conduta do jornal. "O Estado não se intimidará, como nunca em sua história se intimidou. Respeita os parâmetros da lei, mas utiliza métodos jornalísticos lícitos e éticos para levar informações de interesse público à sociedade", disse Gandour.Os advogados do empresário afirmam que o Estado praticou crime ao publicar trechos das conversas telefônicas gravadas na operação com autorização judicial e alegaram que a divulgação de dados das investigações fere a honra da família Sarney.

‘Diálogos íntimos’


Os advogados que assinam a ação - Marcelo Leal de Lima Oliveira, Benedito Cerezzo Pereira Filho, Janaína Castro de Carvalho Kalume e Eduardo Ferrão - argumentam que uma enxurrada de diálogos íntimos, travados entre membros da família, veio à tona da forma como a reportagem bem entendeu e quis. Sustentam também que, a partir daí, em se tratando de família da mais alta notoriedade, nem é preciso muito esforço para entender que os demais meios de comunicação deram especial atenção ao assunto, leiloando a honra, a intimidade, a privacidade, enfim, aviltando o direito de personalidade de toda a família Sarney.

Fonte : Estadão

Notícias da Urca - Universidade Regional do Cariri - 09 de Setembro de 2009

URCA presente na 46ª Exposição Agropecuária, Industrial e Agrícola de Iguatu

A Universidade Regional do Cariri (URCA) esteve presente na 46ª Exposição Agropecuária, Industrial e Agrícola de Iguatu, realizada de 03 a 07 de setembro. Desde que o Professor Plácido Cidade Nuvens assumiu a Reitoria da URCA, o Campus Iguatu tem buscado estar cada vez mais sintonizado com a Comunidade Regional do Centro - Sul. Pelo 3º ano consecutivo a URCA marcou seu trabalho na EXPOIGUATU através do stand que trabalhou o lema: "URCA - CAMPUS IGUATU - Promovendo o Desenvolvimento do Centro - Sul. Estiveram engajados no trabalho do stand da Universidade todos os funcionários, professores e alunos. Através do espaço no Parque de Exposições, a URCA tem a oportunidade de demonstrar à população iguatuense as ações e os projetos em desenvolvimento. O Curso de Enfermagem expôs os Projetos de Pesquisa na área de saúde, além de atendimento e orientação, aferição de pressão arterial, vacinação contra a rubéola e outras doenças, doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea e distribuição de preservativos. Marcou também presença o projeto Artistas do Cuidar. O Curso de Direito desenvolveu atendimentos de orientação jurídica aos visitantes do evento e apresentou o projeto de extensão da URCA - Direito de Todos. O Curso de Educação Física esteve presente com Avaliação Física dos visitantes, atividades de ginástica e dança. Na oportunidade, Ciências Econômicas e Saúde Pública expuseram os perfis de cada curso e as atividades desenvolvidas.

Para o Presidente da Comissão Gestora do Campus Iguatu, Professor José Ivo Ferreira de Souza, é de imensa importância a participação da URCA na ExpoIguatu/2009, pois, segundo ele, é uma oportunidade ímpar de demonstrar à Comunidade Regional as ações e os projetos já desenvolvidos pelo nosso Campus. “Em 2007, estávamos lutando pela nossa Gratuidade, o Governador Cid Gomes visitou o nosso stand e mais uma vez reforçou seu compromisso com a URCA. Em 2008, o stand da Universidade marcou a conquista alcançada, e agora em 2009 comemoramos a consolidação do projeto da Construção do Campus, entretanto o Stand representa mais que isso: possibilita expor a todos o papel que a URCA passa a desempenhar no seio do Centro - Sul. Uma Universidade Pública e Gratuita, promovendo a transformação social", conclui.

URCA em parceria com o SEBRAE atua na demarcação do cipó uva na região

Os municípios da Chapada do Araripe são os principais responsáveis pela produção do mel, com destaque para o mel obtido da flor do cipó uva, cujo preço no exterior tem sido um dos mais valorizados. O cipó uva é encontrado, em maior quantidade, na região do Cariri e a Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da Pró-reitoria de Extensão, através da Fundação Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec), firmou parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com a finalidade de realizar consultoria gerencial e tecnológica, visando mapear e demarcar a ocorrência do cipó uva na região do Cariri cearense. O trabalho será desenvolvido por meio do projeto “Indicação Geográfica do Mel de Abelha da Flor do Cipó Uva da Biorregião do Araripe”. O contrato para execução dos trabalhos foi assinado pelo reitor da URCA, professor Plácido Cidade Nuvens, a diretora superintendente da Fundetec, Meiriane Aragão, o superintendente do SEBRAE, Carlos de Morais Cruz e o diretor técnico, Alci Porto. O Ceará fechou o primeiro semestre deste ano como o segundo maior exportador de mel do País, perdendo apenas para São Paulo. Os municípios da Chapada do Araripe são os principais responsáveis pela produção do mel no Estado.

Inscrições abertas para Especialização em Educação Ambiental

Estão abertas até o dia 9 de outubro, as inscrições para o curso de Especialização em Educação Ambiental, na Universidade Regional do Cariri (URCA. O curso de pós-graduação será desenvolvido por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, através do Centro de Ciências Biológicas e tem o objetivo de desenvolver, aprofundar, reciclar, e aprimorar conhecimentos na área do meio ambiente, além de despertar o interesse de técnicos e profissionais que atuam nas áreas de Ciências e Biologia. Além disso, visa formar recursos humanos com uma visão sistêmica ampla e aprofundada sobre a problemática ambiental. Outro ponto importante é relacionar as questões da biodiversidade dos ecossistemas da região, especialmente do Cariri. As vagas são limitadas e o curso será iniciado em outubro deste ano. A aula inaugural acontece no dia 16 de outubro Mais informações pelos telefones: (88) 3102.1212/9639.4640

Cepec registra leve alta no custo da cesta básica no Cariri em agosto

Em agosto, o DIEESE registrou redução do custo da Cesta Básica em nove capitais, seis delas localizadas no Nordeste. Em Vitória, o valor para o conjunto de gêneros alimentícios essenciais manteve-se praticamente inalterado, sendo registradas altas nas outras sete capitais, onde a pesquisa é realizada. No Cariri, o custo da Cesta Básica registrou pequena elevação de 1,73 %, entre julho e agosto. Em julho, custava R$ 142,92 e em agosto passou para R$ 145,39. As maiores reduções foram registradas nos seguintes produtos: feijão (-20,13 %); farinha de mandioca (-16,32 %); e tomate (-4,57 %). Já os maiores aumentos foram registrados nos produtos: pão (8,29 %); e açúcar (5,95 %). De acordo com a análise do CEPEC, no mês de agosto o custo da Cesta Básica foi maior na cidade de Juazeiro do Norte (R$ 165,51), em relação a Crato (R$ 164,04) e Barbalha (R$ 106,63). Convém ressaltar que no município de Barbalha não foram contabilizados os preços de três dos produtos pesquisados, em razão de não se encontrar disponíveis as marcas pesquisadas nos estabelecimentos selecionados na data da pesquisa. Observa-se, ainda, que no Cariri o custo da Cesta Básica (R$ 145,39) foi menor que em Fortaleza (R$ 176,57), no mês de agosto. Em termos nacionais, o trabalhador remunerado pelo salário mínimo precisou cumprir uma jornada média de 96 horas e 37 minutos para adquirir a Cesta Básica, no mês de agosto. No Cariri, este mesmo trabalhador precisou cumprir uma jornada de 68 horas e 79 minutos, enquanto em Fortaleza a jornada de trabalho foi de 83 horas e 32 minutos. O salário mínimo necessário, de acordo com o preceito constitucional, é o salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social. A família considerada é de dois adultos e duas crianças. Em termos nacionais, no mês de agosto, esse salário foi de R$ 2.005,07, e no Cariri, R$ 1.221,46 respectivamente, 4,31 e 2,63 vezes o mínimo essencial (R$ 465,00). Para a cidade de Juazeiro do Norte o salário mínimo necessário foi estimado em R$ 1.390,47, para Crato em R$ 1.378,14, e para Barbalha em R$ 895,78. O trabalho faz parte da pesquisa mensal do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas do Departamento de Economia – CEPEC, da Universidade Regional do Cariri – URCA, realizada por estudantes do Curso de Ciências Econômicas: Marília Castro; Noemita Rodrigues; Raimundo Neto; Claudiano; Genys Paulo; Jessé Gomes; Gisélia; Cicelândia; Jaqueline dos Santos; Otácio. Atualmente é coordenada pelo Professor José Micaelson Lacerda Morais, prof. do Departamento de Economia.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Elizangela Santos
Crato, 09 de setembro de 2009.

Editorial do Diário do Nordeste: Patrimonio subutilizado


O desmantelamento da Rede Ferroviária Federal, formalmente decretado há mais de uma década, não conseguiu até hoje ser encerrado, em razão do número expressivo de imóveis sem utilização específica ou proibidos de demolição. Levantamento preliminar indicou a existência de 770 imóveis, entre estações, casas de turmas, depósitos, armazéns e oficinas relegados à própria sorte, apesar das peculiaridades históricas da ferrovia e do seu papel estratégico no desenvolvimento brasileiro.

No Ceará, abundam as construções ferroviárias, muitas das quais erguidas ainda no século XIX, seguindo o padrão arquitetônico inglês. São heranças da Rede de Viação Cearense (RVC), experiência empresarial iniciada em 1870 para transportar as riquezas do sertão e permitir, ao mesmo tempo, escoar as mercadorias importadas de outras praças, quando Fortaleza assumia a condição de maior cidade do Ceará.

A RVC viabilizou o surgimento do primeiro ciclo econômico dominado pelo algodão, no Estado, e sua exportação por via marítima para os principais mercados estrangeiros, levando-se em conta a elevada qualidade da fibra. Ao mesmo tempo, induziu o surgimento de várias cidades construídas, inicialmente, às margens dos seus 500 quilômetros de trilho ligando a Capital à região do Cariri e, em etapa posterior, a Sobral, na zona norte do Estado.

Construções de qualidade e de rara beleza arquitetônica, elas resistem ao abandono do poder público e à sanha destruidora dos incautos, num País sem memória, sem preocupações com as suas fontes históricas e o seu patrimônio material. No emaranhado burocrático do serviço público federal, o governo se viu, por último, na contingência de criar outra empresa para liquidar a Rffsa, tão complexos são os seus problemas e inegociável seu passivo trabalhista.

O Ministério do Planejamento começou a se mover para transferir para as Prefeituras e fundações culturais as instalações de valor histórico, enquanto aguarda a conclusão do inventário geral do patrimônio imobiliário sem uso. As estimativas apontam para a existência de 1,3 mil imóveis, enquanto outras elevam esse número para 1,5 mil instalações, a maioria de valor histórico e sentimental. Alguns desses prédios no Ceará foram cedidos aos municípios, por comodato, mediante convênio, tais como as estações ferroviárias de Baturité, Missão Velha e Quixeramobim. Sobral, Juazeiro e Iguatu postulam ficar com os acervos ferroviários.

Enquanto o Crato oferece ao Estado um modelo de aproveitamento desses bens públicos. O município adquiriu o complexo ferroviário constituído pela estação de embarque e desembarque, dos armazéns e da antiga casa residencial do agente, neles instalando a Secretaria de Cultura, a biblioteca municipal e um telecentro educacional.

Afora esse exemplo, observa-se a subutilização dessas instalações de elevado padrão de qualidade, quando muitos municípios carecem de dependências para abrir escolas. O governo chegou a produzir uma cartilha orientando os órgãos públicos interessados em reocupá-los, principalmente as administrações municipais. Entretanto, os obstáculos burocráticos falam mais alto, impossibilitando uma destinação mais nobre.

Tudo isso, entretanto, faz parte do grande erro histórico decorrente do desmonte do modal ferroviário, quando as nações desenvolvidas ampliavam seus ramais. Editorial do Diário do Nordeste, na data de hoje, 08/ 09/ 2009

Vanusa no país das armadilhas - Por: Alex Pinheiro

Isso. Estava sentado sobre minha definhada hiperatividade quando recebi o vídeo da cantora Vanusa interpretando o hino nacional brasileiro. Segui o link e, em poucos segundos, estava admirando uma nova versão para o hino mais belo que já ouvi em exibição de competições esportivas mundiais. Era uma versão irreverente. Algo perturbador. Vanusa Santos Flores virou a última página de nosso moralismo quitanda.

Minha mãe sabe tudo da musa do "iê-iê-iê" e assistia ao vídeo mesclando gargalhadas e expressões agonizantes como "Meu Deus!", "Ai, ai!", "Ih!". Estava escrita uma decepção e outro desprendimento ali na testa de minha mãe. A Jovem Guarda já é, para ela, uma coisa insuportável que morreu com a mutação do Roberto Carlos; e "como eu gostaria de vê-lo dançando denovo", mas já não tem mais lugar para os dinossauros inconsequentes da Jovem Guarda em nossos dias corridos e cheios de perfis musicais no Myspace.

São ícones hor concuors da nossa cultura artística que acabam em celebrações esportivas da segunda divisão, palanques políticos de discussões relevantes para a nação ou sessões extraordinárias que homenagearão alguma personalidade. Eles estão lá. Fazem a parte que lhes coube: chegam, cantam, inspiram e vão embora respirar o universo paralelo que os fãs, descansados em novelos de lã, lhes proporcionaram.

No entanto, o fato ocorrido no evento da Assembléia Legislativa de São Paulo crava outros vieses. A cantora reflete minha barriga sentada sobre meu pênis. Vanusa é vítima. Está permeada de exibicionismo inútil no Senado, duelos descabidos na televisão aberta e educação com os piores índices do mundo. Ela tem direito de fazer o que fez tanto quanto eu tenho de esquecer que a última estrofe da segunda parte é "Brasil", vírgula, "de amor eterno seja símbolo". Pois, patriotismo não se concebe na contra capa de livros escolares.

Depois sabido que a cantora estava sob efeito de remédio para labirintite a corrida para as desculpas foi rápida. Já eu prefiro creditar a ela a bravura de escancarar para o Brasil - frente às representações acéfalas do nosso poder legislativo - a nossa verdadeira face, o nosso verdadeiro hino.

Sobre o Autor

Alex Pinheiro é natural e residente em Salto, interior de São Paulo; Coordenador de Lazer e Eventos da Fazenda do Chocolate, atuo também como consultor para atrativos turísticos e solução criativa em eventos.

Notícias do Crato para o Dia 09 de Setembro de 2009


09-09-2009
Globo Repórter abordará trabalho desenvolvido pela Casa Abrigo e caso de adoção iniciado em Crato

Uma reportagem sobre a forma como vem sendo cumprida a nova lei de adoção no Brasil irá enfocar o trabalho desenvolvido pela Casa Abrigo do Município do Crato, através do Globo Repórter, que vai ao ar no próximo dia 18. A reportagem irá exibir um caso de guarda e processo de adoção de um menino que ficou por vários meses na Casa Abrigo, criada por meio de projeto desenvolvido pela Secretaria de Ação Social do Município, há mais de seis anos em funcionamento. A criança do sexo masculino, que esteve aos 2 anos em Crato, agora com mais de 3 anos de idade, se encontra em Londrina, no Paraná, onde foi adotado por uma família daquele estado. O repórter da Globo, Alessandro Torres, e o cinegrafista, George Ulisses, estiveram realizando a reportagem na manhã de ontem, na Secretaria de Ação Social, acompanhados pela secretária de Ação Social, Liduína Andrade, da coordenadora da Casa Abrigo, Marisa Souto, e da Psicóloga, Elivânia Alencar. Elas abordaram o papel da Casa Abrigo, dentro do processo de guarda das crianças que chegam até o local, além dos novos critérios da lei de adoção, que já vêm sendo seguidos pelo órgão no município cratense.

Audiência Pública sobre projeto da Encosta do Seminário acontece nesta quinta-feira

Audiência sobre o projeto da Encosta do Seminário, em Crato, acontece nesta quinta-feira, a partir das 8 horas, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva. Esta é uma das etapas importantes de uma das obras de larga importância para o município, avaliada em cerca de R$ 20 milhões. A construção será feita por meio de parceria entre o Governo do Estado e Governo Municipal. Vários segmentos representativos da sociedade estarão presentes no evento, que será coordenado pela Secretaria das Cidades e Prefeitura. Ambientalistas, técnicos, além dos moradores da área que serão beneficiados com a desapropriação estarão presentes na audiência, em que será apresentado o projeto e os seus impactos. A obra está prevista para ser iniciada ainda este semestre.

Vacinação contra a pólio acontece dia 22

A Secretaria de Saúde do Município realiza no 22 DE SETEMBRO, O DIA D da 2ª Etapa da Campanha de vacinação contra poliomielite. A vacinação de rotina da poliomielite continua nas unidades de saúde, à disposição para menores de 5 anos. Todo o planejamento para mobilização das equipes de saúde está sendo feito, por meio do setor de Epidemiologia. A primeira etapa da vacinação, no primeiro semestre, teve sua meta alcançada, com mais de 11 mil crianças de 0 a 5 anos vacinadas. Importante que os pais levem seus filhos aos postos de saúde para serem imunizados.

Prefeito do Crato participa de Seminário Regional de Sensibilização sobre a 4ª Conferência das Cidades.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participou na sexta- feira passada, dia 4,no Centro Cultural do Banco do Nordeste CCBNB, Cariri, em Juazeiro do Norte, o Seminário Regional de Sensibilização sobre a 4ª Conferência das Cidades. O seminário teve como principal objetivo disponibilizar informações sobre os passos necessários para que os municípios realizem suas conferências. É importante salientar que os municípios têm até o dia 15 de dezembro próximo para realizarem o evento, os delegados eleitos nas Conferências Municipais representarão os municípios na Conferência Estadual, que será realizada em março de 2010. A 4ª Conferência das Cidades tem como lema “Cidades para Todos e Todas com Participação Popular e Controle Social” e como tema “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano"

Ação Social do Crato desenvolve ações de cuidado a saúde do idoso

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social e Centro de Referencia em Assistência Social - CRAS da Batateira, está realizando todas as quintas feiras de 8 as 9 horas, caminhada com o grupo de idosos da comunidade. O referido CRAS convida a todos os idosos que tenham interesse a participar desse exercício simples, interativo e que faz muito bem a saúde. Lembrando que terça-feira passada, dia 8, o educador físico Leonardo Fernandes Rolim acompanhou o grupo de idosos ao Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET, de Juazeiro do Norte, onde foram realizadas as medições de altura, peso e percentual de gordura. Dando continuidade as ações, próxima quinta-feira dia 10, as 8 horas, haverá o segundo passeio para o CEFET com o grupo de idosos para a conclusão da avaliação física

Prorrogadas até quinta feira inscrições do Festival Cariri da Canção 2009

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato informa que as inscrições do Festival Cariri da Canção edição 2009 - Categoria Estudantil - Foram prorrogadas até a próxima quinta-feira, dia 10. Podem se inscrever estudantes do Ensino Médio, Cursinhos Pré Vestibulares, Cursos Técnicos e/ou Universitários, regularmente matriculados na rede de ensino, pública e privada da região metropolitana do Cariri, que compreende as cidades de Barbalha, Crato, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri. Maiores informações na Secretaria da Cultura do Crato, pelo site www.crato.ce.gov.br e pelo telefone 523-2365.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Previsão do Tempo e Almanaque - 09 de Setembro de 2009

Bom dia para todos os leitores e visitantes do Blog do Crato nesta data!

Ontem foi um dia de protestos aqui no Blog. Enchemos propositalmente o Blog de Abobrinhas de toda espécie, como sinal de protesto contra aqueles que reclamam que no Blog do Crato só existem postagens de política. Passamos o dia sem falar qualquer notícia sobre política. Mas as pessoas precisam compreender que a política é necessária. Já diziam os antigos gregos, que o homem é um ser político por natureza, e somente os idiotas é que não se interessariam pela política. Segundo os Gregos. Hoje, voltamos á nossa programação normal. Quero também solicitar aos escritores que também, por outro lado, procurem diversificar os assuntos das postagens. Há tantos assuntos interessantes para conversar, pra que se concentrar apenas em política ? Vamos maneirar também, porque TUDO demais, é veneno, e enche o saco!

Previsão do Tempo

A previsão do Tempo para hoje, 09 de setembro de 2009 em Crato, é de dia de sol com algumas núvens. Não chove, segundo o site Climatempo:



ALMANAQUE

9 de setembro. Dia de São Pedro Claver

Os escravos negros que chegavam em enormes navios negreiros ao porto de Cartagena, na Colômbia, eram recepcionados e aliviados de suas dores e sofrimentos por um missionário que, além de alimento, vinho e tabaco, oferecia palavras de fé para aquecer seus corações e dar-lhes esperança. Para quem vivia com corrente nos pés e sob o açoite dos feitores, a esperança vinha de Nosso Senhor. Esse missionário era Pedro de Claver, nascido no povoado de Verdú, em Barcelona, na Espanha, em 26 de junho de 1580. Filho de um casal de simples camponeses muito cristãos, desde cedo revelou sua vocação. Estudou no Colégio dos Jesuítas e, em 1602, entrou para a Companhia de Jesus, para tornar-se um deles. Quando terminou os estudos teológicos, Pedro de Claver viajou com uma missão para Cartagena, hoje cidade da Colômbia, na América do Sul. Iniciou seu apostolado antes mesmo de ser ordenado sacerdote, o que ocorreu logo em seguida, em 1616, naquela cidade. E assim, foi enviado para Carque, evangelizar os escravos que chegavam da África. Apesar de não entenderem sua língua, entendiam a linguagem do amor, da caridade e do sentimento cristão e paternal que emanavam daquele padre santo. Por esse motivo os escravos negros o veneravam e respeitavam como um justo e bondoso pai. Em sua missão, lutava ao lado dos negros e sofria com eles as mesmas agruras. O que podia fazer por eles era mitigar seus sofrimentos e oferecer-lhes a salvação eterna. Com essa proposta, Pedro de Claver batizou cerca de quatrocentos mil negros durante os quarenta anos de missão apostólica. Foram atribuídos a ele, ainda, muitos milagres de cura.

Durante a peste, em 1650, ele foi o primeiro a oferecer-se para tratar os doentes. As conseqüências foram fatais: em sua peregrinação entre os contaminados, foi atacado pela epidemia, que o deixou paralítico. Depois de quatro anos de sofrimento, Pedro de Claver morreu aos setenta e três anos de idade, em 8 de setembro de 1654, no dia na festa da Natividade da Virgem Maria. Foi canonizado pelo papa Leão XIII em 1888. São Pedro Claver foi proclamado padroeiro especial de todas as missões católicas entre os negros em 1896. Sua festa, em razão da solenidade mariana, foi marcada para 9 de setembro, dia seguinte ao da data em que se celebra a sua morte.

Eventos históricos:

* 9 d.C. - Batalha da Floresta de Teutoburgo.
* 1000 - Batalha de Swold no Mar Báltico entre Noruega e os demais países escandinavos.
* 1379 - O Tratado de Neuberg divide as terras da Casa de Áustria entre o Duque Alberto III e Leopoldo III.
* 1513 - Jaime IV da Escócia é derrotado e morre na Batalha de Flodden Field.
* 1543 - Mary Stuart, aos nove meses de idade, é oficialmente coroada Rainha da Escócia na cidade de Stirling.
* 1668 - Estréia da peça teatral L'avare ("O avarento", em português) de autoria de Molière.
* 1769 - Carta de lei portuguesa que sanciona o direito de renovação pela chamada equitativa batolina.
* 1776 - Estados Unidos: o Congresso Continental autoriza o nome United States of America.
* 1807 - As forças inglesas do general Whitelocke abandonam Montevidéu.
* 1850 - Criação do território estadunidense de Utah.
* 1850 - A Califórnia é declarada oficialmente 31º estado dos EUA.
* 1884 - Foi inventado o cachorro quente (em inglês Hotdog).
* 1888 - A armada do Chile toma posse da Ilha de Páscoa.
* 1892 - Edward Barnard descobre a lua de Júpiter Amalteia.
* 1948 - Major Ernst Reuter disse a famosa frase "Ihr Völker der Welt, schaut auf diese Stadt!" ("Povos do mundo, levem em consideração esta cidade!") (v. Reichstag (prédio)).
* 1932 - Guerra do Chaco, entre Paraguai e Bolívia.
* 1939 - Segunda Guerra Mundial: A Alemanha de Adolf Hitler invade a Polônia (v. Alemanha Nazi).
* 1942 - Segunda Guerra Mundial: Um avião japonês bombardeia Brookings, Oregon. É o único ataque aéreo durante a Segunda Guerra Mundial ao território continental dos Estados Unidos.
* 1943 - Segunda Guerra Mundial: Os Estados Unidos iniciam a ocupação de Salermo
* 1944 - Bulgária: os comunistas, com o apoio do exército soviético, dão um golpe de Estado e implantam uma ditadura.
* 1947 - Argentina: a lei 13.010 reconhece o sufrágio universal: direito de votar e ser eleito para homens e mulheres.
* 1948 - Independência de Coréia do Norte.
* 1956 - Elvis Presley aparece pela primeira vez no programa de televisão norte americano, Ed Sullivan Show.
* 1971 - Começa a Rebelião de Attica que durou quatro dias e acabou com 39 mortos.
* 1973 - Criação do Movimento das Forças Armadas (v. Revolução dos Cravos).
* 1975 - NASA lança sonda Viking 2 (v. Programa espacial dos Estados Unidos da América).
* 1991 - O Tadjiquistão declara sua independência da URSS.
* 1996 - Croácia e Iugoslávia estabelecem relações diplomáticas completas depois de cinco anos de guerra.
* 2001 - Ahmad Shah Massoud, líder da Aliança do Norte, é assassinado no Afeganistão.
* 2004 - Uma bomba explode na Embaixada Australiana em Jacarta, Indonésia.

Nascimentos:

* 384 - Flávio Augusto Honório, imperador romano (m. 423).
* 1585 - Armand Jean Du Plessis, o Cardeal de Richelieu, duque e político francês (m. 1642).
* 1737 - Luigi Galvani, médico italiano (m. 1798).
* 1806 - José Joaquim da Veiga Vale, escultor brasileiro (m. 1874).
* 1828 - Liev Tolstói, escritor russo (m. 1910).
* 1871 - Ralph Hodgson, poeta britânico (m. 1962).
* 1873 - Max Reinhardt, produtor e diretor de teatro austríaco (m. 1943).
* 1890
* Harland David Sanders, o Coronel Sanders, fundador da Kentucky Fried Chicken (KFC) (m. 1980).
* Kurt Lewin, psicólogo alemão (m. 1947).
* 1894 - Arthur Freed, compositor e produtor cinematográfico norte-americano (m. 1973).
* 1918 - Oscar Luigi Scalfaro, ex-presidente da Itália.
* 1922
o Hans Georg Dehmelt, físico alemão, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1989.
o Warwick Estevam Kerr, cientista brasileiro.
o Eva Todor, atriz brasileira de origem húngara.
* 1923 - Daniel Carleton Gajdusek, biólogo estadunidense.
* 1929 - Claude Nougaro, cantor francês (m. 2004).
* 1937 - Beto Carrero, empresário e empreendedor brasileiro (m. 2008).
* 1941
* Dennis Ritchie, cientista da computação estadunidense.
* Otis Redding, cantor norte-americano de soul (m. 1967).
* 1942 - Raul Durão, apresentador e jornalista português (m. 2007).
* 1949 - Susilo Bambang Yudhoyono, político indonésio.
* 1951
o Ramón Puerta, político argentino.
o Michael Douglas, ator estadounidense.
* 1952
o Angela Cartwright, atriz britânica.
o David A. Stewart, músico britânico.
* 1960 - Hugh Grant, ator britânico.
* 1962 - Renato Gaúcho, ex-futebolista e treinador brasileiro de futebol.
* 1963 - Roberto Donadoni, ex-futebolista italiano.
* 1965
o Constance Marie, atriz americana.
o Erick Lonnis, ex-goleiro da Costa Rica.
* 1966
o Adam Sandler, ator estadunidense.
o Neto, ex-futebolista e comentarista esportivo brasileiro.
o Licurgo Spinola, ator brasileiro.
* 1968
o Daniel, cantor brasileiro.
o Jocelyn Seagrave, atriz tailandesa.
o Malu Bailo, modelo brasileira.
* 1969 - Rachel Hunter, apresentadora de televisão e ex-modelo neozelandesa.
* 1970 - Warren Barrett, ex-goleiro jamaicano.
* 1972 - Goran Višnjić, ator croata, radicado nos Estados Unidos.
* 1974 - Ana Carolina, cantora, compositora, arranjadora e instrumentista brasileira.
* 1975 - Michael Bublé, ator e cantor canadense.
* 1976
o Lúcia Moniz, atriz e cantora portuguesa.
o Aki Riihilahti, futebolista finlandês.
* 1977
o Gina Gogean, ex-ginasta romena.
o Saulo Fernandes, cantor e compositor brasileiro.
o Fatih Tekke, futebolista turco.
o Maria Rita, cantora brasileira.
* 1978 - Mariano Puerta, tenista argentino.
* 1979 - Wênio, futebolista brasileiro.
* 1980
o Michelle Williams, atriz estadunidense.
o Jani Liimatainen, guitarrista finlandês.
* 1984 - Brad Guzan, goleiro norte-americano.
* 1985 - Luka Modrić, futebolista croata.
* 1987 - Alexandre Song, futebolista camaronês.
* 1991 - Oscar, futebolista brasileiro.

Falecimentos:

* 1000 - Rei Olaf I da Noruega (n. década de 60)
* 1087 - Rei Guilherme I de Inglaterra (n. 1027)
* 1488 - Francisco II, Duque da Bretanha (n. 1458)
* 1834 - James Weddell, navegador e explorador britânico (n. 1787)
* 1901 - Henri Toulouse-Lautrec, pintor francês (n. 1864)
* 1923 - Hermes da Fonseca, presidente do Brasil (n. 1855)
* 1976 - Mao Tse-Tung, estadista chinês (n. 1893)
* 1980 - Fontana, jogador de futebol brasileiro (n. 1940)
* 1981 - Jacques Lacan, psicanalista francês (n. 1901)
* 1997 - Burgess Meredith, ator estadunidense (n. 1907)
* 2001 - Ahmad Shah Massoud, militar afegão (n. 1953 )
* 2005 - Tarzan Taborda, lutador de luta livre português (n. 1935)
* 2006 - Coronel Ubiratan, policial brasileiro (n. 1943)

Feriados e eventos cíclicos:

* Dia do Administrador.
* Dia do Veterinário.
* Dia Mundial da Velocidade.
* 1948 - Independência da República Democrática Popular da Coréia.
* 1965 - Dia Nacional do Administrador.
* 1991 - Independência do Tadjiquistão.

HOJE NA HISTÓRIA

A Morte de Mao Tsé-Tung, em 1976.

Mao Tsé-Tung, (em chinês tradicional:毛澤東; e em chinês simplificado: 毛泽东, Mao Tse-tung pela transliteração Wade-Giles, ou Máo Zédōng, pela pinyin), (26 de Dezembro de 1893 - 9 de Setembro de 1976), foi teórico marxista, político, revolucionário, poeta, soldado e governante comunista da República Popular da China.

Biografia

Mao Tsé-Tung nasceu na aldeia de Shaoshan, província de Hunan, China, filho de camponeses, freqüentou a escola até os 13 anos de idade, quando foi trabalhar como lavrador. Por conflitos com seu pai, saiu de casa para estudar em Changsha, capital da província. Conheceu as idéias políticas ocidentais e especialmente as do líder nacionalista Sun Yat Sen. Em 1911, no mês de outubro iniciou-se a revolução contra a dinastia Manchu que dominava o país. As lutas estenderam-se até Hunan. Mao Tsé-Tung alistou-se como soldado no exército revolucionário até o início da república chinesa, em 1912. De 1913 a 1918 estudou na Escola Normal de Hunan, aprendeu filosofia; história e literatura chinesa. Continuou estudando e assimilando o pensamento ocidental e política. Tornou-se líder estudantil com participação em várias associações, mudou-se para Pequim em 1919, onde iniciou seus estudos universitários em Filosofia e Pedagogia, trabalhou na Biblioteca Universitária, conheceu Chen Tu Hsiu e Li Ta Chao fundadores do Partido Comunista Chinês. Participou do Movimento Quatro de Maio contra a entrega ao Japão de regiões chinesas que haviam estado em poder da Alemanha; em função deste aderiu ao marxismo-leninismo, 1921, Mao Tsé-Tung participou da fundação do Partido Comunista Chinês. Nos primeiros anos à frente do partido, insistiu, contra a linha pró-soviética de seus aliados, no potencial revolucionário do campesinato (Inquérito sobre o Movimento Camponês em Hunan, 1927).

Em 1927, Chiang Kai Shek assumiu o poder e se voltou contra os comunistas. Após a ruptura com o Kuomintang, Mao Tsé-Tung organizou um movimento revolucionário em Hunan e Jiangxi, fundando, em 1931, um soviete que se defendeu dos ataques dos aliados, adotando táticas de guerrilha. Em Outubro de 1934, Mao Tsé-Tung e seu exército rompem o cerco das tropas do Kuomintang e seguem para o noroeste do país, iniciando a Grande Marcha (1934-1935) até Yanan, na província de Saanxi, transformada em nova região sob controle comunista. Essa ação espetacular reafirmou sua independência do Kuomintang e tornou Mao uma personalidade dominante do Partido Comunista Chinês. Em 7 de julho de 1937, os japoneses invadem a China após o Incidente Lugouqiao (Incidente da Ponte de Marco Polo), o que demarca o início da II Guerra Mundial na Ásia. De 1936 e 1940 Mao Tsé-Tung fez oposição à tese dos comunistas pró-soviéticos, e conseguiu impôr o seu ponto de vista, afastando do partido os seus oponentes.
Mao Tse-tung anuncia a fundação da República Popular da China. Em 1945, Mao Tsé-Tung foi confirmado oficialmente como chefe do partido, sendo nomeado presidente do Comitê Central. Após a invasão japonesa, os, e no término da guerra o exército revolucionário tinha em torno de um milhão de soldados; os comunistas controlavam politicamente noventa milhões de chineses. Após o ataque japonês à China (1937), o Partido Comunista Chinês e o Kuomintang se aliam novamente, mas com o fim da guerra, estourou, em 1946, uma guerra civil entre comunistas e nacionalistas que durou até 1949 quando o Kuomintang é finalmente derrotado. Em 1 de Outubro desse ano proclama na Praça Tiananmen, em Pequim, a República Popular da China; em Dezembro foi proclamado presidente da república.

Em 1954, após a promulgação da nova Constituição, Mao Tsé-Tung é reconduzido à presidência da República. Após a consolidação do poder comunista, contrariando a linha soviética, Mao Tsé-Tung manteve-se fiel à idéia do desenvolvimento da luta de classes, tentando em vão, entre 1956 e 1957, na chamada Campanha das Cem Flores, dar-lhe novo impulso, através da liberdade de expressão. Entre 1957 e 1958, iniciou uma política de desenvolvimento chamada de Grande Salto, baseado na industrialização associada à coletivização agrária. O "Grande Salto" traduziu-se num desastre econômico que mergulhou a China numa epidemia de fome que vitimou milhões de chineses. Em virtude disso Mao Tsé-Tung foi destituído de alguns cargos e, em 1959, Liu Shaoqi assumiu a chefia do Estado. Apesar disso, Mao Tsé-Tung continuou influente, como ficou claro na ruptura com a União Soviética, devido a profundas diferenças nas políticas interna e externa. O prestígio internacional de Mao Tsé-Tung não foi afetado, tornando-se, após a morte de Stálin, em 1953, a personalidade mais influente do comunismo internacional. Muitos dos programas sociais de Mao são indicados por críticos, tanto internos quanto externos à China, como causadores de danos severos à cultura, sociedade, economia e relações exteriores da China, como também pela morte de 42 a 70 milhões de pessoas.

A Revolução Cultural

A polêmica Revolução Cultural (1966-1969), empreendida por Mao Tsé-Tung com o apoio de sua esposa, Jiang Qing, destituiu os quadros do Partido Comunista Chinês, que queriam uma linha política e econômica mais moderada. Em 1968, Mao Tsé-tung destituiu Liu Shaoqi e, em 1971, tirou do poder seu sucessor, Lin Biao. Foram criados os guardas vermelhos, que se fundamentavam no chamado Livro Vermelho, que continha citações de Mao. Mais tarde, apoiou a política de Zhou Enlai, consolidando o crescimento econômico e ultrapassando o isolamento da China. Em 1972, recebeu o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, em Pequim. Nos últimos anos de vida, com a saúde seriamente afetada, caiu sob a influência da facção radical do partido (Bando dos Quatro), organizada em torno de Jiang Qing. Apesar da desmaoização iniciada após sua morte, Mao Tsé-Tung teve especial aceitação nos países do Terceiro Mundo como teórico da guerra popular revolucionária.

Vida pessoal

A primeira experiência sexual de Mao ocorreu ainda na adolescência, no vilarejo de Shaoshan, na província de Huan. Teve um romance juvenil com uma garota de doze anos. Em seus últimos anos, Mao gostava de relembrar essa iniciação e, em 1962, até providenciou para encontrar de novo a mulher com quem havia perdido a virgindade. Ela envelhecera, seus cabelos haviam branqueado. Mao lhe deu 2 mil iuanes e, depois que a idosa senhora se foi, comentou com melancolia: "Como está mudada!" . Mao casou-se pela primeira vez em 1908, ao 15 anos de idade, com uma mulher seis anos mais velha. Ela morreu em 1910, de causas desconhecidas.

Em 1921 Mao casou-se pela segunda vez, com Yang Kai-hui, que lhe deu dois filhos. Nenhum deles teve um final feliz: em 1930, Yang foi executada por partidários de Chaiand Kai-shek. Os dois meninos escaparam para Xangai, onde tiveram que cuidar da própria sobrevivência pelas ruas. O mais novo, Anqing, desenvolveu uma doença mental que foi atribuída às pancadas que levou da policia de Xangai, quando o prenderam por vadiagem. O mais velho, Anying, foi morto num ataque aéreo norte-americano durante a Guerra da Coreia. Mao casou-se com Ho Tzu-chen logo após a morte de Yang, que lhe deu ao todo seis filhos. Apenas uma menina, Lin Min, sobreviveu. Mao divorciou-se de Ho em 1939, para casar-se com Chiang Ch'ing. Em 1949, quando Mao completou 60 anos, ficou completamente estéril. À medida que envelhecia, preferia mulheres cada vez mais jovens. Frequentemente dormia com três, quatro ou cinco jovens e incentivava as amantes a apresentá-lo a outras mulheres. Como resultado dessa intensa promiscuidade, em 1967 contraiu herpes genital.

A intensa actividade sexual de Mao fez-lhe contrair também tricomoníase, doença assintomática no homem mas desconfortável para a mulher. Muitas de suas concubinas se orgulhavam de ter a doença como prova de intimidade com o líder da revolução, contudo, com certeza, sofriam com a situação. Calculam-se centenas entre as 3 mil mulheres com as quais ele se relacionou. Segundo o livro A Vida Privada do Camarada Mao (tradução de Gabriel Zide Neto; Civilização Brasileira; 842 páginas), escrito por Li Zhisui, médico pessoal de Mao de 1954 até sua morte, em 1976, ele teve várias concubinas. Mao acreditava que fazer sexo prolongava a vida e não escovava os dentes, alegando que o tigre não precisa escová-los. Também não gostava de tomar banho. Devido a sua falta de higiene como o de não escovar os dentes, lhe causou a perda de todos na velhice.

Ideologia maoísta e o culto à personalidade

* Uma das características do regime implantado por Mao Tsé-Tung foi o culto às suas idéias e personalidade. Além do Livro Vermelho, de leitura obrigatória nos tempos do poder, Mao Tsé-Tung produziu outras peças ideológicas, antes e depois de assumir o governo chinês (além dos excertos de seus discursos):

* Sobre a prática (《实践论》); 1937
* Sobre a contradição (《矛盾论》); 1937
* Uma Nova democracia (《新民主主义论》); 1940
* Literatura e arte; 1942
* Guerra de guerrilhas (《论持久战》).
* O homem tolo que removeu as montanhas (《愚公移山》)
* Servir ao povo (《为人民服务》)

Fontes: Climatempo, 10emtudo, Edições Paulinas, Wikipedia

Pensamentos do Dia - 09 de Setembro de 2009


"Aquele que conheceu apenas a sua mulher, e a amou, sabe mais de mulheres do que aquele que conheceu mil."

Leon Tolstoi

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."

Che Guevara

"O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo."

Oscar Wilde

"As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras"

Friedrich Nietzsche

MILAGRES - MP bloqueia bens de gestor municipal

Milagres. O promotor de Justiça Emílio Tahim, pediu, por meio de liminar, a decretação da indisponibilidade dos bens do prefeito deste município, Hellosman Sampaio, para assegurar o resultado de ação julgada no último dia 15 de maio, pelo juiz de direito da comarca daquele município, João Batista de Andrade. O intuito é fazer com que o prefeito venha a ressarcir os prejuízos causados ao patrimônio público, estimado em mais de R$ 151 mil. O valor determinado corresponde a uma ação civil pública por improbidade administrativa, impetrada pelo Ministério Público. O prefeito afirma que já recorreu da sentença. Segundo ele, o caso não merecia ser divulgado. Ele considera que é perseguido por adversários políticos. "Não que a justiça tenha nada a ver com isso, mas que há pessoas que acabam se aproveitando disso".

Segundo a assessoria da Procuradoria Geral de Justiça, ainda determina a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário pelo prazo de cinco anos.

Fonte: DN

Um Grito Diferente ! - Por Amadeu de Freitas

O Grito dos Excluídos, (Manifestação das pastorais da igreja católica e das organizações populares, no dia 7 de setembro), de 2009 na cidade do Crato, este ano foi marcado por um confronto entre opositores esquerdistas do Governo Lula (PSTU e PSOL) e partidos de esquerda que integram o Governo Federal (PT, PCdoB e PSB). A divergência ocorreu por conta de um boneco que os esquerdistas levavam com a face do Presidente Lula segurando uma pizza ao lado de outro boneco simbolizando o Presidente do Senado, José Sarney.

Mas, a diferença fundamental é que nas palavras de ordem ou nas bandeiras do movimento não constavam mais “Fora FMI e NÃO A ALCA”. Essas frases não apareceram porque o Brasil não tem mais sua economia orientada pela política dos credores internacionais e porque nosso país lidera o processo de construção do bloco dos países da América Latina em favor dos interesses dos seus povos e não a favor dos EUA. E essas mudanças aconteceram graças à política externa praticada pelo Governo do Presidente Lula. É evidente que petistas, comunistas e socialistas não ignoram a existência de exclusão no Brasil, pois essa mazela é própria do regime capitalista. O que eles defendem é um governo, que queriam os esquerdistas, responsabilizá-lo pela crise na economia mundial. Crise essa que o Brasil é um dos países que melhor a enfrenta e um dos primeiros a demonstrar sinais de saída dela. E isso tudo por conta das medidas de fortalecimento da economia adotadas pelo Governo do Presidente Lula.

Outra evidência é a da continuidade das falcatruas no Senado e na Câmara Federal. Mas daí sentenciar de morte um governo que sua maior virtude são as políticas de inclusão social, como o Bolsa Família, o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, o PROJOVEM, o PROUNE, o Programa de Expansão de Universidades Federais, o Programa de Implantação de 150 Escolas Técnicas, o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico – FUNDEB, o Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA, as Farmácias Populares, os Restaurantes Populares e outros programas e políticas do Ministério do Desenvolvimento Social e de outros ministérios, destinados à inclusão de públicos específicos como portadores de deficiências, crianças, idosos, mulheres, negros e quilombolas. Enquanto existir exclusão social, econômica, política e cultural, os que lutam por uma sociedade sem excluídos vão continuar gritando por uma verdadeira independência do povo brasileiro, porém, reconhecendo os avanços e conquistas dos governos populares.

Amadeu de Freitas.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30