- “Major amigo, já dormem mais de uns trezentinhos na sua mão!”
E o delegado, olhando para as cartas e não dando a mínima importância para aquela cobrança:
- “Dormem... e é um sono grande!!!

Em 2003, o Instituto Faça Parte - em parceria com o MEC, UNDIME e UNESCO, iniciou um projeto para identificar e reconhecer as ações e projetos de Voluntariado Educativo desenvolvidos por escolas de Educação Básica de todo o país: o Selo Escola Solidária.
A cada dois anos, o Selo Escola Solidária reconhece boas iniciativas, ações e projetos solidários que mostram com criatividade e competência que é possível repensar a educação.
As experiências selecionadas revelam a força da articulação da escola como núcleo de cidadania em sua comunidade, melhorando a qualidade da educação que a escola oferece.
A EEF Dom Quintino situada à Rua São Francisco S/N, bairro Pinto Madeira, novamente, neste ano de 2009 receberá o Certificado Selo Escola Solidária. Veja a seguir o resumo do Projeto Intensificação de Estudos, o qual foi publicado no site Instituto Faça Parte.
Instituição: EEF DOM QUINTINO
Endereço: Rua São Francisco
Cidade: CRATO (CE)
CEP: 63100-000
Telefone: (88) 31021248
Que problema a escola quis resolver com esse projeto:
A Escola, através da análise dos indicadores de desempenho acadêmico, constatou a necessidade de elaborar um projeto que atendesse aos alunos com dificuldades de aprendizagem em português e matemática. Daí surgiu a idéia de desenvolver um Projeto de Intensificação de Estudos, paralelo às atividades da sala de aula.
Descrição do Projeto:
O Projeto Intensificação de Estudos, com uma carga horária de 40h/a semanais, foi desenvolvido incialmente em todas as séries. Em seguida foi intensificado nas 9ªas séries, principalmente no que se refere às competências e habilidades de leitura, escrita, interpretação e raciocínio matemático. O Projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo, funcionando como ampliação da jornada escolar. Além de conteúdos anteriores à série, foram trabalhados os descritores de Português e Matemática, dentro dos padrões das avaliações externas: SPAECE, Prova Brasil e Olímpiada de Matemática e Português.
Relação entre os saberes escolares e as práticas sociais:
A articulação entre os saberes escolares e as práticas sociais acontecem a partir do momento em que o aluno adquire conhecimentos básicos para serem vivenciados no seu cotidiano.
Através do Projeto, alunos com dificuldades de aprendizagem passaram a ser mais participativos e se sentirem também capazes de novas aprendizagens. A escola buscou cumprir a sua verdaeira função social de ser agente de transformação, de inclusão.
Resultados:
- Elevação da taxa de aprovação e redução da reprovação.
- Redução do abandono.
- Maior tempo de aprendizagem para os alunos.
- Maior integração família e escola.
Postado por Maria Otilia
P![]() | J![]() | V![]() | E![]() | D![]() | GP![]() | GC![]() | SG![]() | (%)![]() | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() CLASSIFICADOS PARA COPA DO MUNDO ![]() ![]() | ||||||||||
J jogos P pontos ganhos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento | ||||||||||
Dados atualizados em 06/09/2009 | ||||||||||
1 | Brasil | 30 | 15 | 8 | 6 | 1 | 28 | 7 | 21 | 66 |
2 | Chile | 27 | 15 | 8 | 3 | 4 | 25 | 16 | 9 | 60 |
3 | Paraguai | 27 | 15 | 8 | 3 | 4 | 21 | 13 | 8 | 60 |
4 | Argentina | 22 | 15 | 6 | 4 | 5 | 20 | 18 | 2 | 48 |
5 | Colômbia | 20 | 15 | 5 | 5 | 5 | 9 | 11 | -2 | 44 |
6 | Equador | 20 | 15 | 5 | 5 | 5 | 18 | 22 | -4 | 44 |
7 | Uruguai | 18 | 15 | 4 | 6 | 5 | 23 | 17 | 6 | 40 |
8 | Venezuela | 18 | 15 | 5 | 3 | 7 | 19 | 26 | -7 | 40 |
9 | Bolívia | 12 | 15 | 3 | 3 | 9 | 19 | 31 | -12 | 26 |
10 | Peru | 10 | 15 | 2 | 4 | 9 | 8 | 29 | -21 | 22 |