xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/08/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 agosto 2009

China e EUA devem cooperar na construção do maior telescópio do mundo


Espelho de 30 metros vai captar a imagem mais nítida possível do universo. Conclusão do projeto está prevista para 2019. Astrônomos da China e dos Estados Unidos deverão trabalhar juntos na construção do maior telescópio do mundo, projetado para proporcionar uma observação melhor dos primeiros estágios do universo, informou a agência de notícias Xinhua na sexta-feira (28). O Telescópio de Trinta Metros, desenvolvido pela Universidade da Califórnia e pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, na sigla em inglês), deve ser concluído em 2019, disse a agência de notícias oficial chinesa.

"É um grande empreendimento e ele definirá o futuro da astronomia e da astrofísica por cerca de 60 ou 70 anos", disse o presidente do Caltech, Jean-Lou Chameau. A agência de notícias disse que a universidade e a Caltech estão conversando com astrônomos e cientistas sobre cooperação no financiamento e na tecnologia, embora nenhuma decisão final tenha sido tomada. Canadá e Japão ligaram-se ao projeto, que necessita de um financiamento total de 1 bilhão de dólares, disse a Xinhua. O telescópio, que contará com um espelho de 30 metros de diâmetro, propiciará a imagem mais nítida possível do universo e captará imagens de galáxias e estrelas formando-se a 13 bilhões de anos-luz. O instrumento ficará no topo de Mauna Kea, no Havaí.

Fonte: Reuters

Tratamento gratuito para fumantes será feito em 1.200 municípios até 2010


Rio de Janeiro - O tratamento gratuito oferecido a fumantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegará a 3 mil unidades de saúde de 1.200 municípios brasileiros no ano que vem. O programa começou em 2004 e hoje cerca de 800 unidades de 500 municípios oferecem o tratamento, segundo informações da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A chefe da Divisão de Tabagismo, Tânia Cavalcante, informou que o tratamento consiste na entrega de medicamentos gratuitos e, principalmente, na orientação feita pelos profissionais de saúde do SUS.

“Existe uma demanda grande nas unidades de saúde. A maior parte dos fumantes brasileiros quer deixar de fumar, e o Sistema Único de Saúde visa a atender as pessoas que não têm como pagar pelo tratamento ou que não têm plano de saúde”, afirmou. Segundo Tânia, 1.200 municípios ainda não são suficientes para atender à demanda nacional pelo tratamento. Ela disse que a implantação do programa é demorada devido à necessidade de capacitação dos profissionais de saúde. “O principal aspecto do tratamento não é o medicamento, é a abordagem cognitiva e comportamental, da forma mais adequada possível. por um profissional treinado”, acrescentou.

Vitor Abdala Repórter da Agência Brasil

A Vida e a Obra de Dorival Caymmi renasce na Internet


A vida e a obra musical de Dorival Caymmi, um dos maiores músicos que o Nordeste já revelou ao mundo, acabam de ser imortalizadas em acervo digitalizado. A partir de agora, os fãs de Caymmi terão a oportunidade de conhecer mais sobre o cantor e compositor, morto ano passado. Isso é reultado da parceria da família com a Natura, por meio do Edital Nacional 2007 do Natura Musical, programa de incentivo à cultura brasileira. O site biográfico www.dorivalcaymmi.com.br, está disponível em português, inglês, espanhol e alemão.

Nele, o visitante poderá visualizar e fazer o download de músicas, capas e contra capas de discos e acessar partituras manuscritas, divididas por instrumento (baixo, guitarra, clarineta, flauta, entre outros). A estimativa é que mais de 10 mil peças estejam disponíveis no site.


Menor Celular do Mundo chega ao Brasil


A edição de 2009 do "Guiness Book" aponta o modu como o menor celular do mundo. Lançado em Israel, o primeiro lote já se esgotou. Menor que um cartão de crédito, o aparelho deve ser distribuído na América Latina - consequentemente no Brasil, Europa e Ásia em outrubro.

Por possuir apenas 7 botões, os usuários adaptados aos telefones celulares disponíveis no mercado poderão estranhar o método de navegação do modu. Para digitar é preciso percorrer um teclado virtual, parecido com o esquema de digitação de jogos de video-game. Porém, a empresa pretende introduzir um novo conceito de telefonia móvel ainda pouco divulgado.

Dov Moran, presidente da companhia, foi o homem que em 2006 criou o pendrive o vendeu à SanDisk por US$ 1,6 bilhão no final de 2006. Portanto, trata-se de um empresário com visão de negócios por conta disso a chance do novo aparelhindo dar certo é grande.

Fonte: "Só coisas legais"

A primeira TV Pública na era digital entra em operação hoje: TV Ceará - Por: Tiago Viana




Do sucateamento dos governos passados a mais alta tecnologia mundial em transmissão, esta é a TVC (TV Ceará, canal digital 28). A primeira emissora de TV pública brasileira a entrar na era digital, e o melhor sinal digital de Fortaleza (alcance de 30km).

Os RastreadoreS de ImpurezaS parabenizam este grande desafio conquistado pelos cearenses. Também parabenizamos este Governo por não tratar a TV Ceará com o desprezo visto em governos passados (lógico que não faz nada mais do que sua obrigação: cuidar dos órgãos públicos com o devido respeito). Entretanto, não adianta entrar na era digital se não investir pesado também na elaboração de conteúdo de qualidade. A realidade da TV Ceará esta mudando dentro da realidade local. Sua infra-estrutura deverá ser renovada. Programas que realmente tenham um caráter coletivo, educativo, que valorize a cultura cearense, e estimule a valorização dos talentos que surgem em todo território do Estado (a TVC deve mostrar o estado inteiro e não apenas algumas partes). Um jornalismo fortalecido não para fazer publicidade de quem esteja no poder, mas que questione o que as redes comerciais de TV deixam para trás, que aprofunde a notícia sem a preocupação com os comerciais.

A TV Ceará deve ser realmente do povo, e não de gabinetes interessados em seus mesquinhos interesses. Que sua audiência cresça, tire e perturbe as redes sudestinas de TV, que irrite os “donos” de TV da capital e do interior. A TV Ceará é um importante instrumento do povo cearense. O seu sucateamento se deveu a irresponsabilidade das dívidas passadas, falta de interesse político, falta de prioridade dos gestores públicos, e para não incomodar a audiência das demais emissoras que tratam o público como produto. Na cerimônia de inauguração (agora a tarde) o Governador lançou um desafio: a TVC ser a primeira emissora digital de caráter interativo no Brasil. Que não se acanhe nos investimentos, que não se acanhe no poder da informação que será conquistado a partir de hoje em todos os telespectadores da TV Ceará. Que a televisão pública do Ceará seja uma referência nacional, seja realmente do povo, tenha pluralidade de discursos, sem que os interesses políticos e comerciais não influencie na qualidade televisiva que todos os cearenses merecem assistir. Ache bom ou ache ruim, TVC agora é digital, é isto!

Por: Tiago Viana - Rastreadores de Impurezas - Rede Blogs do Cariri

Morte de Michael Jackson foi homicídio, diz IML de Los Angeles

O instituto médico legal da cidade de Los Angeles anunciou nesta sexta-feira (28) que a morte do cantor Michael Jackson foi classificada como "homicídio" (provocada pelas mãos de uma outra pessoa). De acordo com relatório do legista da cidade, Jackson sucumbiu a "intoxicação aguda de propofol". O propofol (também conhecido como diprivan) é um potente anestésico que o cantor vinha usando com a intenção de combater insônia. O medicamento - de uso altamente controlado - foi aplicado pelo médico particular de Jackson, Dr. Conrad Murray, horas antes da morte do cantor, em 25 de junho. O cardiologista é alvo de investigação da polícia, teve sua residência revistada, mas até agora não teve sua prisão decretada.

Em nota, o departamento de polícia de Los Angeles afirmou que a investigação está em andamento e que caberá a promotores locais decidir se acusações serão feitas. Familiares do cantor também divulgaram um comunicado comentando o anúncio. "A família Jackson novamente gostaria de congratular as ações do instituto forense, da polícia de Los Angeles e outras agências da lei, e espera o dia em que a justiça será feita", diz a nota.

Fonte: G1

Ceará confirma 65 casos de gripe A

O Ceará tem 65 casos confirmados de Gripe A. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 27, na Secretaria Estadual de Saúde do Ceará. Segundo os dados da secretaria, apenas dois novos casos foram confirmados na última semana, mas subiu o número de casos monitorados. No dia 21, o balanço da Sesa apontava 63 casos confirmados e 50 em monitoramento. Hoje o número de casos monitorados é de 90. No Ceará, a Sesa notificou 267 casos suspeitos de Influenza A (H1N1), destes 65 (24,4%) foram confirmados, 112 (41,9%) descartados e 90 (33,7%) estão em processo de investigação. Dos 65 casos confirmados 59 estão no município de Fortaleza, quatro em Quixadá e dois tiveram como residência outros estados.

Fonte: Secretaria de Saúde do Estado do Ceará

Ataque ao Estado Laico - Por: Darlan Reis


"Pacto com evangélicos garante aprovação do acordo Brasil-Vaticano.

Sob protestos do PSOL, a Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (27), o acordo entre o Brasil e o Vaticano, que prevê a instituição do ensino religioso em escolas públicas, isenções fiscais e imunidade das instituições religiosas perante as leis trabalhistas. O assunto gerou polêmica durante a votação e exigiu um entendimento com a bancada evangélica. Foi aprovado também um projeto de lei estendendo os privilégios às demais religiões. O líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP), utilizou todo o tempo disponível durante as votações na manhã desta quinta-feira (28), para queixar-se do resultado da votação. Segundo ele, o estado brasileiro é laico e não caberia, portanto, nenhuma regulamentação em lei sobre a prática religiosa. Ele reclamou principalmente das manobras regimentais feitas durante a votação para garantir a aprovação das propostas – o acordo que atende os interesses da Igreja Católica e o projeto de lei que beneficia a bancada evangélica. Disse que vai usar todos os recursos cabíveis para questionar o resultado da votação. O primeiro vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), que presidia a sessão, disse que a matéria era “vencida” e não cabia mais discussão sobre ela.
Assinado no final do ano passado pelo presidente Lula e o Papa Bento 16, o acordo Brasil-Vaticano prevê também a manutenção, com recursos do estado, de bens culturais da igreja católica, como prédios, acervos e bibliotecas. O texto também trata da prestação de assistência espiritual em presídios e hospitais. O texto possui ainda um artigo que reforço o vínculo não empregatício entre religiosos e instituições católicas, garante o sigilo de ofício dos sacerdotes e a dispensa de visto aos estrangeiros que venham ao Brasil realizar atividade pastoral.O acordo para disciplinar procedimentos de natureza religiosa só é possível porque o Vaticano é reconhecido como um Estado, com personalidade jurídica de Direito Internacional Público.

Maior divergência


A maior divergência do acordo diz respeito a importância do ensino religioso. Mesmo com a ressalva de que a matrícula nessa disciplina é facultativa nas escolas públicas, o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), disse que o Partido lutaria para suprimir o artigo do acordo para evitar falsas sobre interpretações sobre o assunto (PCdoB quer tirar ensino religioso do acordo Brasil-Vaticano). O relator da matéria na Comissão de Educação, deputado Chico Abreu (PR-GO), apresentou emenda para suprimir a expressão "católico e de outras confissões" do artigo que prevê o ensino religioso. O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), criticou essa decisão de Abreu, com o argumento de que a Constituição não permite mudanças nos textos de tratados internacionais assinados pelo presidente da República. Diante dessa polêmica, o relator retirou a emenda. Em voto em separado contra o projeto, o deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) criticou a determinação de que os municípios reservem espaços em seus territórios para fins religiosos. O tratado estabelece que esses espaços serão previstos "nos instrumentos de planejamento urbano a serem estabelecidos no respectivo plano diretor" - o que seria, portanto, uma interferência nas leis dos municípios.
De Brasília

Márcia Xavier

Com agências"
Fonte: Matéria do Portal Vermelho.

Mostra Internacional de Música de Olinda- MIMO 2009 -Imperdível!


Buena Vista Social Club estará no Mimo 2009

Confira a programação completa do Mimo 2009, Mostra Internacional de Música de Olinda, evento imperdível para amantes de boa música de igrejas antigas.

QUARTA, 2/9

Concerto

20h30 – Didier Lockwood e Ricardo Herz Convento de São Francisco (João Pessoa)Participação Especial do Quinteto da Paraíba

QUINTA, 3/9

Concertos

18h – Fernando Sodré Igreja de São Francisco (Olinda)
19h – Art Metal Quinteto Igreja do Rosário dos Homens Pretos (Olinda)
20h30 – Didier Lockwood e Ricardo Herz Igreja da Sé (Olinda) – Participação especial de Siba, Antonio Nóbrega, Renata Rosa e Seu Luiz Paixão.

Filmes

18h30 – Orquestra de Meninos Pátio da Igreja da Sé (Olinda)

SEXTA, 4/9

Concertos

17h – Duo Milewski Ordem Terceira do Carmo (Recife)
18h – St. Petersburg String Quartet Igreja de São Bento (Olinda)
18h30 – Trio de Câmara Brasileiro Igreja de São Francisco
19h – Toninho Horta Igreja do Seminário (Olinda)
20h30 – Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Luiz de Moura Castro Igreja da Sé (Olinda)Filmes
18h – Nós Somos um Poema Igreja do Seminário (Olinda)
18h30 – Música é Perfume Pátio da Igreja da Sé (Olinda)

SÁBADO, 5/9

Concertos

17h – St. Petersburg String Quartet e Luiz de Moura Castro Basílica do Carmo (Recife)
18h – Sopro Brasil Igreja do Rosário dos Homens Pretos (Olinda)
19h – Antonio Nóbrega e Orquestra Retratos do Nordeste Igreja do Seminário (Olinda)
21h30 – Buena Vista Social Club Stars Praça do Carmo (Olinda)

Filmes

18h – Raphael Rabello Igreja do Seminário (Olinda)
18h30 – Um Homem de Moral Pátio da Igreja da Sé (Olinda)

DOMINGO, 6/9

Concertos

11h30 – Orquestra MIMO Igreja da Sé (Olinda)
16h – Encontros (apresentações livres) Coreto da Praça do Carmo (Olinda)
17h – Orquestra Sinfônica do Recife e Isaac Karabtchevsky Basílica do Carmo (Recife)
18h30 – Joana Boechat Igreja de São Francisco (Olinda)
19h – Jam da Silva Igreja do Seminário (Olinda)
20h30 – Gonzalo Rubalcaba, David Linx e Sérgio Krakowski Igreja da Sé (Olinda)

Filmes

18h – No Tempo de Miltinho Igreja do Seminário (Olinda)
18h30 – Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei Pátio da Igreja da Sé (Olinda)

SEGUNDA, 7/9

Concertos

11h30 – OSBM – Encerramento do Curso de Regência Igreja da Sé (Olinda)
16h – Grande Cia. Brasileira da Mystérios e Novidades Praça do Carmo (Olinda)
18h – Quarteto Radamés Gnattali Igreja de São Pedro (Olinda)
19h – Cesar Camargo Mariano Igreja do Seminário (Olinda)
20h30 – Hermeto Pascoal e Grupo Igreja da SéFilmes
18h – Quebrando Tudo Igreja do Seminário (Olinda)
18h30 – Palavra (En)cantada Pátio da Igreja da Sé (Olinda )

Blog do Crato
www.blogdocrato.com

Desestresse-se... É final de semana ! - Por: José Nilton Mariano


BALINHAS DE MENTA

A freira estava andando pela rua quando de repente uma loira lhe ofereceu carona. Muito agradecida, ela aceitou e entrou no carro. Uma reluzente Ferrari vermelha com banco estofado de couro e reclinável, ar condicionado, televisão, o escambau... - Que belo carro a senhora tem! - comentou a Irmã. - Deve ter trabalhado ardentemente para tê-lo comprado, não é mesmo? - Não foi bem assim não, Irmã! - Respondeu a loira - Na verdade eu ganhei de um empresário que dormiu comigo por um tempo!!! A freira fica um pouco chocada, mas não diz nada. Então ela olha para o banco traseiro e vê um belo casaco de vison, só disponível nas melhores boutiques de Paris: - O seu casaco de peles é muito bonito! Deve ter custado uma fortuna, hein? - Na verdade não me custou nadica de nada, diz a jovem. Ganhei por causa de algumas noites que eu passei com um jogador de futebol!!!. Então a freira não falou mais nada, emudeceu, calou, silencio total durante toda a viagem. Chegando no convento ela foi para os seus aposentos tomar um revigorante banho quente quando, de repente, alguém bate na porta. - Quem é? - pergunta ela do banheiro. - Sou eu! Padre Afonso! Ela sai do banho, veste o seu roupão, vai até a porta e diz: - Quer saber de uma coisa? Vai te fuder!!! Você e suas balinhas de menta! Seu liso, miserável !!!

IGREJA CHIQUE

Naquela igreja chique, daquele bairro chique, naquela chique e próspera cidade do interior, aquela dondoca chique vai se confessar: - Padre, eu pequei. O senhor me conhece, sabe que nunca traí o meu marido. Acontece que apareceu aqui na cidade um homão lá da capital, um pedaço de mau caminho. . . O senhor sabe, né? A carne é fraca. . . O padre passa-lhe um sermão e como penitência manda que ela deixe uma oferta de duzentos reais para as obras da igreja. Logo depois, uma outra madame vem com a mesma história a respeito do tal galã da capital. Novo sermão e a penitência sobe para quinhentos reais de contribuição para as obras da igreja. E nos dias seguintes foi uma verdadeira romaria no confessionário, sempre com socialites que haviam chifrado os maridos com o forasteiro bonitão. E o padre estipulando a penitência, em forma de grana, muita grana...mais, sempre mais. Depois de uma semana de tanta penitencia, o padre já ia dizendo à pessoa que acabara de ajoelhar-se no confessionário: - Pode falar, minha filha: cometeu adultério como o tal garanhão. Foi aí que uma voz masculina o interrompeu, bruscamente: –Não, padre ! O garanhão sou eu! – Ah, meu filho, é você. Já sei, arrependeu-se e resolveu confessar os seus pecados, não é? - Não, senhor, padre, tô fora! Vim só avisá-lo que se quiser continuar com essa vidinha mansa terá que me dar a Ferrari vermelha que o senhor acaba de comprar e mais 50% do valor das penitências...senão eu mudo de paróquia. Viraram sócios. Foi a partir daí que nasceu a tal da "rachadinha".

RESSARCIMENTO

O sujeito chega para o padre e pergunta:-Padre o senhor acha correto alguém lucrar com o erro dos outros?-É claro que não meu filho!-Então me ressarce a grana que eu te paguei pra fazer meu casamento, e o batizado dos meus dez filhos, seu espertinho.

SEXO ANTES DO CASAMENTO

Perguntaram pro padre: - Padre, o que você acha do sexo antes do casamento? - Se não atrasar a cerimônia, podem usar até a sacristia!!

UMA COCA E DOIS BISCOITOS

O padre estava dando confissão. Já cansado da mesma ladainha de sempre, tinha pregado dentro do confessionário uma lista com todos os pecados possíveis e imagináveis com as correspondentes penitências. Então, quando chegava o fiel e dizia: - Padre, trai minha mulher, o padre nem titubeava; olhava a lista, procurava adultério e vendo ao lado a devida penitencia, respondia: - Quatro Pai-Nosso e dez Ave-Marias! Um dia, no meio dessa lenga-lenga, deu nele uma vontade imensa de ir ao banheiro, “arriar a massa”, descarregar o pirão. Não tinha solução. Tinha que sair dali de qualquer maneira, urgente, se possível voando. Como a fila de fiéis para confissão estava imensa, ele abriu a porta do confessionário, chamou o faxineiro da igreja que estava por ali e pediu que este ficasse no seu lugar. Era simples, disse o padre: -Basta você escutar o pecado, procurar a penitencia, e dizê-la ao fiel e pronto! O faxineiro ficou ali escutando. Vinha um e dizia: - Padre, roubei dinheiro na minha empresa! O faxineiro pensava:"Vamos ver quanto o padre dá pra “roubo". Procurava na lista e respondia: - Meu filho, reze seis Pai-nosso e Cinco ave-maria. Vá em paz !!! Outro entrava e dizia: - Padre, dei porrada na minha mulher. O faxineiro pensava: Vamos ver quanto o padre dá pra “porrada na mulher". Procurava na lista e respondia: - Meu filho, reze oito Pai-Nosso e dez Ave-maria. Vá em paz !!! Até que chegou um, mais apreensivo, que disse: - Padre, padre, fiz “sexo oral” com minha mulher!!! O faxineiro procurou na lista e não achou nada sobre sexo oral. Não sabendo o que fazer, abre a porta do confessionário e pergunta pro coroinha que esta por perto: - Ei, Edgarzinho, você sabe quanto o padre dá pra sexo oral??? Ao que o menino responde: - Essa é fácil, fácil. Tô acostumado de ganhar: uma Coca-Cola e dois biscoitos !!!!

O PADRE DO INTERIOR

Um circunspeto senhor, de cinqüenta e poucos anos, chega do interior para um check-up médico na capital. Queixa-se ao profissional dos males da meia idade, reclama do salário e tal. Depois de apalpar aqui, apertar ali, escutar acolá, o médico pergunta: - Com que freqüência o senhor tem relações sexuais ? - Sete vezes por semana, mais ou menos. – Muito, muito pouco ! Eu, que sou mais velho que o senhor, ainda faço duas vezes por dia ! Ao que o circunspeto senhor, responde: - É, mas o senhor e medico na capital e eu... sou Padre no interior.

ENQUANTO ISSO, NA DIVISA...

Em um vilarejo na divisa entre Brasil e Argentina, onde os moradores são de ambos os países, uma grande euforia acontece por causa da chegada do novo padre. Eis que o domingo chega e antes de sua missa, o padre é alertado pelo bispo: - Não vá dizer nada sobre argentinos! Por favor. Então se inicia a missa. E o novo padre: -Então, Jesus Cristo foi crucificado...por culpa dos filhos da puta dos argentinos. A cidade entra em pé de guerra e o padre é orientado a pedir perdão na próxima missa. Dito e feito: - Peço perdão pelo meu ato falho da ultima missa - disse o padre – mas, voltando ao assunto, Maria Madalena juntou-se a Jesus Cristo, pois em seu reino, somente os adoradores do demônio não tem acesso, e mesmo assim o senhor a aceitou, mesmo sabendo que ela era filha de argentino. Mas uma vez a cidade fica agitada, os moradores argentinos já pedem a saída do padre, mas ele recebe mais uma chance, a última, do bispo: - Se você fizer mais algum comentário sobre os argentinos, você está fora da igreja! Ouviu padre? – afirmou o bispo para o padre. - Ouvi perfeitamente, santíssimo – respondeu o padre. Então, no outro domingo, a missa começou tudo bem, nenhuma menção aos argentinos e nenhum palavrão. E o Padre contrito: -Jesus disse, aqui está minha carne, meu sangue, que será partido por todos e taralá, taralá, taralá . .Todos na cidade acharam que o padre havia se alinhado, até que ele, dando continuidade ao seu discurso, afirma: - Como vocês sabem, quando Jesus Cristo se reuniu com seus doze apóstolos, comentou: alguém de vocês irá me trair. E eis que o sacana do Judas se levanta e diz: “Soi you , mestre”. O tempo fechou.

Autoria: desconhecida - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Curso leva estudantes à Floresta do Araripe

Jornalismo ambiental
Estudantes de jornalismo poderão conhecer de perto a Floresta Nacional do Araripe, entre o Ceará e Rio Grande do Norte, de 24 a 27 de setembro, durante laboratório de jornalismo ambiental.
A iniciativa é da Fundação Konrad Adenauer e Universidade Federal do Ceará. Esta é a segunda edição do programa destinada a estudantes. A primeira, em 2008, levou o grupo à Amazônia. Além de visitas à área preservada, a programação envolve palestras, debates e o lançamento do concurso de reportagem para os participantes, sobre a conservação da Floresta.
Segundo Miguel Macedo, assessor da Fundação, o objetivo é despertar nos futuros jornalistas o interesse pela temática ambiental, que, segundo ele, ainda é pouco abordada. "A Flona do Araripe tem grande importância para o Nordeste. Se compreendermos isso, já vai ser um grande passo", garante.
As inscrições podem ser feitas até dia 4 de setembro, no site http://www.adenauer.org.br/. Podem participar estudantes do 6º ao 8º semestre dos cursos de Jornalismo da Capital.
(Fonte: O POVO, 28-08-2009)

Notícia Boa dedicada ao Carlos Eduardo Esmeraldo e ao Toinho

Alguns membros do Blog do Crato estão a dizer que por aqui só se publicam "notícias ruins" sobre Lula. Eu não sei o que significa "notícias ruins", eu entendo o que sejam as notícias que estão em todos os jornais do país. O Toinho de Ponta-da-Serra mesmo, disse que iria "procurar" notícias boas sobre o governo Lula para contrabalançar. Por mim, tudo bem. Se a notícia for real e verdadeira, deve-se noticiar, com o cuidado apenas de não poluir o Blog demais de política, que já está bastante. Em compensação, muita gente gosta de falar em política, mais do que de futebol.
Bom, trago aqui esta "notícia boa" do governo Lula:

Lula pede fim do "jogo de empurra" na questão da segurança pública

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou hoje (27), na abertura da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), o fim do “jogo de empurra” entre governos, estados, prefeitos e sociedade sobre o problema da segurança no país. A segurança pública não deve ser tratada como “um cachorro com vários donos que morre de fome”, afirmou o presidente.

“Nós, brasileiros, do presidente da República ao mais humilde dos brasileiros, passando pelos dirigentes deste país, todos nós precisamos assumir a responsabilidade de que a segurança pública é um problema de 190 milhões de brasileiros, dentre os quais, nós, que temos cargos públicos, temos que ter maior responsabilidade, porque nós gerimos os recursos e tomamos as decisões”, afirmou Lula. Ao destacar que a maioria dos criminosos é jovem, o presidente atacou os modelos econômicos adotados no passado, que, segundo ele, levaram parte da população à pobreza.“Quando vejo um jovem sendo preso, fico pensando que quem deveria ser julgado são aqueles que, durante décadas, não permitiram que esse jovem tivesse oportunidade de estudar, de trabalhar”, disse. Assim que encerrou o discurso, Lula deixou a cerimônia para embarcar para Bariloche, na Argentina, onde participará do encontro da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Lula disse que irá à reunião da Unasul para “discutir a tranquilidade da nossa querida América Latina”. A instalação de bases militares norte-americanas na Colômbia é o principal foco de discordância entre os países e se soma ao armamentismo na região e a acordos firmados com potências extrarregionais.

A Conseg vai até domingo (30) em Brasília.

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Culpar o Jornal pela Notícia Ruim ?


"Ninguém gosta de ler notícias que vão contra seus princípios, por mais verdadeiras que elas possam ser. Muitos culpam o jornal pela má notícia. Mas não devemos nos deixar cegar pela mentira. O homem sensato deve avaliar principalmente, se o seu opositor poderá ter o mínimo de razão. Não é feio admitir que pensávamos errado."

Dihelson Mendonça

Deu em O Globo: Governo considera que Mantega e Cartaxo erraram


De Gerson Camarotti e Adriana Vasconcelos:

Avaliação reservada feita ontem na Presidência é que foi um erro a efetivação do novo secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva já não estaria mais escondendo sua contrariedade com a atitude do secretário da Receita diante da crise que tomou conta do órgão. Assessores de Lula classificam de sofrível o desempenho de Cartaxo neste episódio, pois ele tem demonstrado não ter pulso para enfrentar a crise de pedidos de demissão em massa de pos tos-chaves do Fisco. A nomeação de Cartaxo era tida como uma solução para evitar uma crise com a saída de Lina Vieira. A expectativa era de que ele tivesse liderança entre os vários grupos da Receita. No primeiro momento, Cartaxo ficou como interino. Somente foi efetivado após sua atuação na CPI da Petrobras, em que praticamente inocentou a estatal da manobra fiscal que diminuiu em cerca de R$ 4 bilhões sua arrecadação de impostos.

No núcleo do governo, há forte preocupação com a crise na Receita. A avaliação é a de que o ministro Guido Mantega cometeu três erros. O mais grave deles foi a demissão, no ano passado, do ex-secretário da Receita Jorge Rachid, considerado o último remanescente da equipe do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. Até hoje, Lula lamenta ter cedido às pressões de Mantega pela troca. O segundo erro foi a nomeação de Lina Vieira. Hoje, a avaliação é que foi uma escolha equivocada, pela quantidade de problemas que ela criou ao governo. Além de ter levantado questões na Petrobras, ela acusou a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, de pedir presteza nas investigações de empresas da família do presidente do Senador, José Sarney. Dilma nega. O último erro de Mantega apontado pelo Planalto foi demitir Lina sem ter um nome forte para substituí-la. O que os aliados acham é que agora o governo está com um grande problema na Receita, já que não pode fazer imediatamente mais uma nova substituição no órgão. Isso porque só agravaria a crise atual. O grande temor é que a onda de demissões possa causar queda de arrecadação.

Postado por José Sales

O cartão Vermelho de Suplicy - Por: Edmar Melo

O “CARTÃO VERMELHO” DE SUPLICY

Depois do jogo jogado
Com o Sarney vencedor
Suplicy falou do púlpito
Expulsando o senador
Quase como oposição
Fez gestos de valentão
Depois que tudo acabou

Mas foi o Heráclito Forte
Quem lhe passou um carão
E ao defender o Sarney
Pediu calma ao valentão
E eu aqui só pensando
Nosso Senado sangrando
Na metáfora de um cartão

O Mercadante, coitado!
Fez que ia, mas não foi
Revogou o irrevogável
De piranha virou boi
Deve estar arrependido
De tanto ter desistido
De querer ir, mas não foi

Porque ligar o futebol
Ao imbróglio do Senado
Se o juiz desse esporte
É um dos mais criticado
Pois quando dá um cartão
É chamado de ladrão
Por quem torce doutro lado

Espero que o problema
Tenha a sua solução
Totalmente resolvida
Nessa próxima eleição
Onde o nobre eleitor
Como juiz vingador
Dê também o seu cartão.

Edmar Melo.
Por Creuzo Geovani

Eu pensei que Edmar Mello

Tinha vestido pijama
Com medo de seu parente
De origem alagoana
Que botou unhas de fora
Com olhar de quem namora
A máfia siciliana.

Essa pizza no Senado
Foi mesmo repugnante
Com o Lulismo crescendo
Nas costas do Mercadante
Que sofreu humilhação
Perdendo a reputação
De bigodudo falante.

Lula, nosso presidente,
Mostrou generosidade
Dizendo que Zé Sarney
É governabilidade
E também que no Senado
Tudo seria apurado
“Pela boca da verdade”.

É triste ver no Brasil
A governabilidade
Andando de braços dados
Com a criminalidade,
Pois “Don Vito Corleone”
No Brasil tem outro nome:
José Imoralidade!

Terá chegado ao Brasil
Nas salas palacianas
O silencio criminoso
Da máfia siciliana,
Onde certos governantes
Vivem numa aconchegante
“Cosa Nostra Americana!”?

A Câmara dos Deputados
Em clima de servilismo
E o Senado Federal
Perdido no nepotismo
Deixam a porteira aberta
Para a turminha esperta
Pensar em “NOVOESTADISMO”!

Por Edmar Melo, publicado por Luis Nassif

Processo contra Palocci é Arquivado ! - Fonte: Agência Brasil


Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (27), por 5 votos a 4, arquivar processo contra o deputado federal Antonio Palocci (PT-SP), acusado pelo Ministério Público Federal como um dos responsáveis pela quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa e a divulgação indevida desses dados, em março de 2006, quando ocupava o posto de ministro da Fazenda. Os ministros do STF rejeitaram a abertura de ação penal por entenderem não haver indícios suficientes de que Palocci ordenou a violação de dados do caseiro. O arquivamento da denúncia pode ser um estímulo aos planos políticos de Palocci, apontado como possível candidato a governador de São Paulo em 2010.

A maioria dos ministros seguiu o entendimento do relator e presidente do STF , Gilmar Mendes, para quem não houve, na denúncia do MPF, “elementos mínimos sobre a iniciativa da ordem para consultar a conta de Francenildo”. Quanto aos outros dois denunciados, a maioria (oito votos) votou pela abertura de ação penal contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso. Já no caso do jornalista Marcelo Netto, ex-assessor de imprensa do Ministério da Fazenda, houve um empate que levou ao arquivamento do processo. Quatro ministros votaram pelo recebimento da denúncia e outros quatro pelo arquivamento. E, após um amplo debate, no final da sessão, os ministros decidiram que, diante do resultado, deveriam adotar a decisão em prol do denunciado, arquivando o processo. Mattoso responderá na Justiça de Primeira Instância e poderá ter o processo suspenso, caso concorde em cumprir a prestação de serviços à comunidade, conforme proposta do MPF. O ministro Cézar Peluso preferiu se declarar incompetente para apreciar a denúncia em relação aos acusados sem foro privilegiado.

Na denúncia, o MPF sustentava que Mattoso reportou ao ex-ministro uma movimentação atípica na conta bancária do caseiro e que Netto foi responsável pelo vazamento dos dados bancários de Francenildo para a revista Época. Segundo o MPF, no dia 16 de março de 2006, data da violação do sigilo bancário do caseiro, Palocci e Netto “tiveram numerosos contatos entre si, o que não era usual”, revelados pela quebra do sigilo telefônico de ambos e, posteriormente, marcaram um encontro com o então presidente da Caixa, Jorge Mattoso, cientes dos dados que ele teria sobre o caseiro. Tais dados foram divulgados pela revista Época, no dia 17 de março. Os ministros Ayres Britto, Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello consideraram a fundamentação do MPF suficiente para a abertura da ação penal contra Palocci.

“Bastam os indícios. Se precisarmos de prova robusta neste momento, já teremos a certeza da condenação dos denunciados. Os indícios me convencem”, disse Ayres Britto. Ele ainda ressaltou que, no caso da quebra de sigilo, ocorreu um crime contra um “ homem simples, como se uma pessoa pobre e comum não tivesse civismo suficiente para, sem interesses subalternos”, revelar fatos que merecem investigação. Britto considerou “inegável a liderança intelectual” de Palocci nos fatos descritos pelo MPF. O sigilo bancário de Francenildo foi violado após ele ter dado declarações à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos dando conta de que Palocci se encontrava com lobistas em uma mansão em área nobre da capital federal, conhecida como República de Ribeirão Preto. Os ministros Menezes Direito e Joaquim Barbosa não participaram da sessão porque ambos estão de licença médica.

Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil

A leitura de Daldry - Por Demétrius Silva



Deve ser difícil eu não gostar de Kate Winlest, até porque em todos os filmes que vi com ela ela sempre está pelada. Que maravilha. Mas não é por isso (somente) que gosto dela. Ela é integra e muito competente. Ralph Fiennes que elenca esta obra que tirou o Cavaleiro das Trevas do pário do Oscar, podemos dizer que o ano de 2009 foi dele e de Robert Downey Jr. Michael, um jovem de 15 anos se envolve com Hanna, uma mulher bem mais velha que ele, descobrindo assim uma paixão, um amor incontrolável num verão que irá mecher com suas vidas para sempre. Para sempre mesmo.

Stephen Daldry sempre brilhante na direção (pra quem não lembra dele, ele fez As Horas), a academia é apaixonado por este cara, mais ainda do que do Clint Eastwood, mas a verdade é que O Leitor tem cenas lindas e Daldry é o melhor neste ponto com o elenco. Ta certo que deve ser (aparentemente) fácil trabalhar com Ralph Fiennes e a Kate mas a suavisação tão presente em seus filmes colocam em cheque com o espectador, a questão da moralidade irrisória no mundo, e o julgo de pessoas em relação a nossas vergonhas. Os produtores Sydney Pollack e Anthony Minghella que morreram no ano passado não viram sua obra tirar o Batman e ser tão bem cultuada em todo mundo. As locadora já disponibilizam do filme, a obra é baseada no romance de Bernhard Schlink. A Sr. Winslet, casada com Sam Mendes (que fez Foi apenas um sonho) ganhou seu primeiro Oscar no O Leitor. Mas o cinema Daldryano não pode acabar, seja com Kate ou Nicole, suas musas dão um charme irreverente.

Nota: 8,5

Demétrius Silva - Cinemania Cariri - Rede Blogs do Cariri

Princípio da Incerteza - Por: Dihelson Mendonça



Princípio da Incerteza
( Dedicado a Goethe por ocasião do seu aniversário de nascimento )

De que adianta toda a criatividade à cobertura de um pão que já não contém o miolo ?
De que adianta toda a ética da retórica, se a ação resultante é nula e impotente ante a vastidão do universo? Vã é toda fé do espírito que não se baseia em uma profunda incerteza e dúvidas ante todas as coisas, assim como é preciso ser profundamente fervoroso para se tornar um cético ou um cínico.

...mas assim é o mundo tal qual o conhecemos; Viver por entre abismos fugazes de incertezas, em clarões de memória e esquecimento, onde nada é firme, nada é permanentemente acessível todo o tempo, e tudo é tão assaz corruptível. É da incerteza que vivemos! Não de méritos da alma nem do corpo. E pomos as cinzas arrogantes da consciência de todas as virtudes e do que poderia ser a nossa existência nesses breves lampejos de "insight" e "verdade", buscando como cegos buscariam, vagalumes em noites sem lua em um planeta desabitado.

Melhor seria pois, viver na escuridão de um esquecimento, sem vagalumes, sem luas, ou vagando em círculos pela eternidade, eis que breve é o tempo, fugaz é a lembrança e pálidas são todas as virtudes humanas! Mas quem assim o realiza ? Quantos de nós? Ahh... Perfeita é a ventura de viver sem temer aquilo que fingimos não ser, a fim de nos tornarmos aquilo que verdadeiramente já o somos de fato. E o resto ? O resto são apenas cinzas lançadas no vendaval do tempo e da história !

Dihelson Mendonça

Choveu em 80 municípios do Ceará


De anteontem para ontem (27), choveu em 80 municípios, segundo a Funceme. As maiores precipitações foram em Icó (100 mm), Iguatu (82 mm), Piquet Carneiro e Acopiara (82 mm), Catarina (54 mm), Ocara (52 mm), Cedro (50 mm) e Pacajus (33 mm).

A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado em todas as regiões do Estado. Com possibilidade de chuva isolada no litoral.

Legenda

Lilás: acima de 50 mm
Azul: de 25.1 a 50 mm
Verde: de 15.1 a 25 mm
Amarelo: de 5.1 a 15mm
Vermelho: de 0.1 a 5 mm
Branco: sem chuva
Cinza: sem informação

Fonte: Funceme

O cartão vermelho era pra quem mesmo? Por: Eliomar de Lima


Fonte: Eliomar de Lima

RECONHECIMENTO NACIONAL - Projeto de inclusão recebe prêmio

PROJETO atleta Cidadão é desenvolvido por meio de monitores da Guarda Municipal de Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte. Um trabalho de prevenção à violência com crianças e adolescentes recebe reconhecimento nacional. O Projeto Atleta Cidadão, realizado pelo Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (Caic) e Guarda Municipal de Juazeiro, recebe, durante a I Conferência Nacional de Segurança Pública, o Prêmio do Concurso de Escolas com Participação Cidadã. No Brasil, foram escolhidas apenas duas escolas que desenvolvem projetos do porte. Participaram da seleção 132 instituições de ensino do País.

O secretário de Segurança Pública de Juazeiro, Cláudio Luz, e o professor Giordane Nobre Pitombeira representaram o município e receberam a premiação de oito computadores, um servidor multimídia, nove estabilizadores, uma impressora e um roteador wireless.

O projeto começou a ser desenvolvido no início deste ano, com 350 alunos do Caic, no bairro Frei Damião. Outra base do Atleta Cidadão será criada em Timbaúbas, atendendo a uma área considerada importante desenvolver projetos que incluam os adolescentes.

Cláudio Luz afirma que os resultados têm sido positivos no que diz respeito à inclusão que o Atleta Cidadão vem promovendo. "Temos filhos de traficantes, adolescentes que cometeram infração e que hoje estão inseridos no projeto", afirma.

A Guarda Municipal está envolvida com quatro integrantes monitores de futebol, Jiu Jitsu e atletismo, entre outras atividades. Todos os dias são desenvolvidas atividades envolvendo os jovens. Entre outras dificuldades enfrentadas pelos moradores desta área, a questão da violência e da criminalidade é apontada como um "problema social" que requer do poder público a intervenção contínua em políticas preventivas e construção de uma cultura de paz. Após a implantação do projeto, conforme o secretário, é possível verificar mudanças.

Mais informações
Guarda Municipal
Rua Beata Maria de Araújo, S/N
Romeirão
(88) 3571.5822/3571.582

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Previsão do Tempo e Almanaque - 28 de Agosto de 2009

Olá, meus amigos!
Dia de sol com poucas núvens e não chove. Pelo menos, essa é a previsão do tempo para hoje no Crato, segundo o site climatempo. Aliás, a mesma. Sabe-se que tem chovido no sertão central e em Fortaleza, entretanto:


ALMANAQUE

Dia 28 de agosto - Dia de Santo Agostinho de Hipona.

Aurélio Agostinho nasceu, no dia 13 de novembro de 354, na cidade de Tagaste, hoje região da Argélia, na África. Era o primogênito de Patrício, um pequeno proprietário de terras, pagão. Sua mãe, ao contrário, era uma devota cristã, que agora celebramos, como santa Mônica, no dia 27 de agosto. Mônica procurou criar o filho no seguimento de Cristo. Não foi uma tarefa fácil. Aliás, ela até adiou o seu batismo, receando que ele o profanasse. Mas a exemplo do provérbio que diz que "a luz não pode ficar oculta", ela entendeu que Agostinho era essa luz. Aos dezesseis anos de idade, na exuberância da adolescência, foi estudar fora de casa. Na oportunidade, envolveu-se com a heresia maniqueísta e também passou a conviver com uma moça cartaginense, que lhe deu, em 372, um filho, Adeodato. Assim era Agostinho, um rapaz inquieto, sempre envolvido em paixões e atitudes contrárias aos ensinamentos da mãe e dos cristãos. Possuidor de uma inteligência rara, depois da fase de desmandos da juventude centrou-se nos estudos e formou-se, brilhantemente, em retórica. Excelente escritor, dedicava-se à poesia e à filosofia. Procurando maior sucesso, Agostinho foi para Roma, onde abriu uma escola de retórica. Foi convidado para ser professor dessa matéria e de gramática em Milão. O motivo que o levou a aceitar o trabalho em Milão era poder estar perto do agora santo bispo Ambrósio, poeta e orador, por quem Agostinho tinha enorme admiração. Assim, passou a assistir aos seus sermões. Primeiro, seu interesse era só pelo conteúdo literário da pregação; depois, pelo conteúdo filosófico e doutrinário. Aos poucos, a pregação de Ambrósio tocou seu coração e ele se converteu, passando a combater a heresia maniqueísta e outras que surgiram. Foi batizado, junto com o filho Adeodato, pelo próprio bispo Ambrósio, na Páscoa do ano de 387. Portanto, com trinta e três e quinze anos de idade, respectivamente.

Nessa época, Agostinho passou por uma grande provação: seu filho morreu. Era um menino muito inteligente, a quem dedicava muita atenção e afeto. Decidiu, pois, voltar com a mãe para sua terra natal, a África, mas Mônica também veio a falecer, no porto de Óstia, não muito distante de Roma. Depois do sepultamento da mãe, Agostinho prosseguiu a viagem, chegando a Tagaste em 388. Lá, decidiu-se pela vida religiosa e, ao lado de alguns amigos, fundou uma comunidade monástica, cujas Regras escritas por ele deram, depois, origem a várias Ordens, femininas e masculinas. Porém o então bispo de Hipona decidiu que "a luz não devia ficar oculta" e convidou Agostinho para acompanhá-lo em suas pregações, pois já estava velho e doente. Para tanto ele consagrou Agostinho sacerdote e, logo após a sua morte, em 397, Agostinho foi aclamado pelo povo como novo bispo de Hipona.

Por trinta e quatro anos Agostinho foi bispo daquela diocese, considerado o pai dos pobres, um homem de alta espiritualidade e um grande defensor da doutrina de Cristo. Na verdade, foi definido como o mais profundo e importante filósofo e teólogo do seu tempo. Sua obra iluminou quase todos os pensadores dos séculos seguintes. Escreveu livros importantíssimos, entre eles sua autobiografia, "Confissões", e "Cidade de Deus". Depois de uma grave enfermidade, morreu amargurado, aos setenta e seis anos de idade, em 28 de agosto de 430, pois os bárbaros haviam invadido sua cidade episcopal. Em 725, o seu corpo foi transladado para Pavia, Itália, sendo guardado na igreja São Pedro do Céu de Ouro, próximo do local de sua conversão. Santo Agostinho recebeu o honroso título de doutor da Igreja e é celebrado no dia de sua morte.

Nasceram hoje:

* 1749 - Johann Wolfgang von Goethe, filósofo, escritor e cientista alemão (m. 1832)
* 1833 - Teixeira de Melo, escritor brasileiro (m. 1907).
* 1869 - Augusto Tasso Fragoso, 16º Presidente do Brasil (m. 1945).
* 1903 - Bruno Bettelheim, psicólogo norte-americano (m. 1990).
* 1905 - Al Taliaferro, quadrinista norte-americano (m. 1969).
* 1930 - Walmor Chagas, ator brasileiro.
* 1932 - Raul Cortez, ator brasileiro (m. 2006).
* 1933 - Lourenço Diaferia, contista, cronista e jornalista brasileiro (m. 2008).
* 1942 - José Eduardo dos Santos, político angolano.
* 1945 - Victor Assis Brasil, saxofonista brasileiro. (m.1981)
* 1950 - Nídia de Paula, atriz brasileira.
* 1953
o Jackson Antunes, ator brasileiro.
o Ditmar Jakobs, ex-futebolista alemão.
* 1960 - Romerito, ex-futebolista paraguaio.
* 1965
o Satoshi Tajiri, criador de Pokémon.
o Shania Twain, cantora canadense.
o Amanda Tapping, atriz canadense.
o Dmitriy Kuznetsov, ex-futebolista russo.
* 1966
o Julen Lopetegui, ex-goleiro e treinador de futebol espanhol.
o René Higuita, ex-goleiro colombiano.
* 1969 - Jack Black, ator e músico norte-americano.
* 1974
o Carsten Jancker, futebolista alemão.
o Gustavo Barchet, escritor brasileiro.
* 1976 - Federico Magallanes, futebolista uruguaio.
* 1977
o Daniel Andersson, futebolista sueco.
o Dema Kovalenko, futebolista ucraniano.
* 1979 - Markus Pröll, goleiro alemão.
* 1981
o Daniel Gygax, futebolista suíço.
o Raphael Matos, piloto brasileiro da IRL.
o Rubén Bustos, futebolista colombiano.
o Carly Pope, atriz canadense.
o Lanny Barbe, atriz canadense.
* 1982 - Thiago Motta, futebolista brasileiro.
* 1983
o Christian Pander, futebolista alemão.
o Alfonso Herrera, ator e cantor mexicano.
* 1984 - Sarah Roemer, atriz norte-americana.
* 1990 - Bojan Krkić, futebolista espanhol de origem bósnia.
* 1991 - Kyle Massey, ator norte-americano.
* 1992 - Gabriela Drăgoi, ginasta romena.

Faleceram Hoje:

* 430 - Agostinho de Hipona, Bispo, teólogo e filósofo (n. 354)
* 1481 - Rei Afonso V de Portugal (n. 1432)
* 1645 - Hugo Grócio, jurista e filósofo holandês
* 1862 - Albrecht Adam, pintor alemão (n. 1786)
* 1922 - Gastão de Orleans, Conde d'Eu (n. 1842)
* 1987 - John Huston, ator e diretor cinematográfico estadunidense (n. 1906)
* 1993 - Edward Palmer Thompson, historiador britânico (n. 1924)
* 1996 - Dulcina de Moraes, grande dama do teatro brasileiro
* 2007 - Antonio Puerta, futebolista espanhol, do Sevilla FC (n. 1984).
* 2008 - Phil Hill, campeão da Temporada de Fórmula 1 de 1961 (n. 1927)

Feriados e eventos cíclicos

* Dia do avicultor
* Dia Nacional do Bancário
* Dia Nacional do Voluntariado


HOJE NA HISTÓRIA

Nesta data em 1749, nascia o filósofo Alemão Wolfgang von Goethe

Johann Wolfgang von Goethe nasceu em 28 de agosto de 1749 em Frankfurt am Main, Alemanha. Era o filho mais velho de Johann Kaspar Goethe, advogado de poder econômico e posição social de relevo, homem culto e amante das artes, Conselheiro da Corte de Frederico II, e de Katharina Elisabeth Textor, vinte anos mais nova que o marido. Sua educação, inicialmente, foi ministrada pelo próprio pai e, depois, por tutores contratados. Em 1765, Goethe inicia seus estudos em Direito na Universidade de Leipzig, lugar onde também desenvolve o interesse pelo desenho e pintura. Em Leipzig, Goethe entrega-se aos excessos da vida boêmia. Em 1768, retorna para Frankfurt a fim de recuperar a saúde debilitada. Enquanto se recupera, dedica-se a leituras, experiências com alquimia e astrologia. Recuperado, seus pais o enviam a Estrasburgo, Alsácia, a fim de continuar os estudos em Direito.

Em 1770, já formado, Goethe entra em contato com o movimento literário Sturm und Drang e torna-se amigo de Johann Gottfried Herder. Sua peça Götz von Berlichingen, de 1773 torna-se um dos expoentes do movimento literário. Por força do trabalho de advocacia, passa quatro meses, em 1772, em Wetzlar, sede da corte de justiça imperial. É em Wetzlar que se apaixona por Charlotte Buff, noiva de um colega, o que quase o leva ao suicídio e que mais tarde inspiraria o romance Os Sofrimentos do Jovem Werther, de 1774.

Goethe em Weimar

Fachada da última residência de Goethe em Weimar, Alemanha Em 1775, Carlos Augusto herda o governo de Saxe-Weimar-Eiisenach e convida Goethe a visitar Weimar, capital do ducado. Disposto a desfrutar os prazeres da corte, Goethe aceita o convite a acaba por mudar-se para Weimar. Em pouco tempo a população o acusa de desencaminhar o príncipe, que por sua vez reage e faz Goethe comprometer-se com setores do governo. Goethe passa então, como ministro, a exercer alguns serviços administrativos, como inspecionar minas e irrigação do solo, entre outros. Em 1780, juntamente com Herder, torna-se membro de uma sociedade secreta, os Illuminati (conhecida como Maçonaria Iluminada, extinta pelo governo da Baviera em 1787), que alcança grande prestígio entre as elites européias. Em 1786, Goethe realiza a famosa viagem à Itália, onde fica até 1788. Conhece Verona, Veneza, Lago di Garda, Roma, Nápoles e Sicília. Ainda na Itália, escreve a peça Ifigênia em Taúrides e os famosos poemas reunidos sob o título de Elegias Romanas.

De volta a Weimar, trava amizade com frau Schopenhauer, mãe do filósofo Arthur Schopenhauer. Em 1794, inicia amizade com Friedrich von Schiller, que passa também a residir em Weimar. Essa amizade entre os dois grandes escritores é celebrada como um dos maiores momentos da literatura alemã. A contribuição entre ambos é intensa e estimulante. É Schiller quem insiste que Goethe continue a escrever sua peça Fausto (cuja primeira parte fora publicada em 1790). Goethe, por sua vez, contribui com vários textos ao periódico Die Horen, editado por Schiller, e escrevem algumas obras em conjunto. Em 1805, interfere para que Hegel seja nomeado professor na Universidade de Berlim. Ainda em 1805, a morte de seu grande amigo Schiller o abala profundamente.

Em 1806, Weimar é invadida pelos franceses e Goethe casa-se com Christiane Vulpius. Em 1808, Napoleão condecora Goethe, no Congresso de Erfurt, com a grande cruz da Legião da Honra. De acordo com sua correspondência, sobretudo os registros Eckermann, seu amigo, Goethe ficou bastante aturdido com a Revolução Francesa. Prova disso, é a segunda parte de Fausto, publicada postumamente, conforme carta ao amigo, ao qual dizia para só se abrir o pacote após sua morte, num profundo lamento, prevendo que sua literatura seria deixada no esquecimento. Nesse período Goethe, incursiona pela ciência e publica algumas obras a esse respeito. A Teoria das Cores é publicada em 1810. Em 1816, sua esposa Christiane morre. Nesse ano e no seguinte publica Viagem à Itália, diário e reflexões de sua viagem, em duas partes, respectivamente. Em 1823, Jean-Pierre Eckerman torna-se secretário de Goethe e o ajuda na revisão e publicação de escritos até sua morte. As Conversações com Eckerman são fruto dessa relação. Goethe falece em Weimar, em março de 1832, aos 82 anos. Suas últimas palavras antes de morrer foram: "Deixem entrar a luz".

Curiosidades

O “método” goetheano de análise fenomenológica não se restringia à botânica, mas também abrange a teoria do conhecimento e a das cores. No início do século XX, o filósofo austro-húngaro Rudolf Steiner fundou a Ciência Espiritual, ou Antroposofia, inspirado no método de observação dos fenômenos desenvolvido por Goethe (no qual a parte subjetiva do observador é também considerada).

Fontes: Climatempo, 10emtudo, Edições paulinas, Wikipedia

Pensamentos do Dia - Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2009


"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo."

Confúcio

"Nenhum tempo e nenhum lugar nos agrada tanto como o tempo que não existe, e o lugar em que não estamos."

Marquês de Maricá

"O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo."

Antoine de Saint-Exupéry

Ilustração: Moon Setting at First Light, Crested Butte, Colorado.jpg

Oficina de Teatro do Oprimido no Crato

Grande contribuição para arte engajada será experimentada neste sábado, dia 29. Um teatro aonde o povo são os personagens.

Integrantes do Programa de Assessoria Jurídica Estudantil – PAJE realizará oficina sobre Teatro do Oprimido neste sábado, dia 29, das 8 às 12 horas horas, na sala de Especialização da Faculdade de Direito da Universidade Regional do Cariri – URCA – Campus São Miguel.

O Teatro do Oprimido, desenvolvido pelo dramaturgo brasileiro, Augusto Boal, falecido esse ano aos 78 anos é um método estético que sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes, e a democratização do teatro. O Teatro do Oprimido cria condições práticas para que as camadas populares se aproprie dos meios de produzir teatro e assim amplie suas possibilidades de expressão. Além de estabelecer uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores. Para Boal todos podem fazer teatro. Todos podem ser personagens das suas próprias vidas.

A integrante do Pajé Jordanna Monteiro destaca que a oficina será gratuita e que a expectativa é reunir 40 participantes. Informações adicionais: 92471411.

Boal no Cariri

Augusto Boal esteve no Cariri em abril de 1988, na cidade de Barbalha-CE, ministrando curso de teatro a convite do Grupo Artístico-Cultural Poesia, Vida & Sangue, então presidido pelo ator e dramaturgo Cacá Araújo. Na época o projeto teve o apoio da URCA e de algumas prefeituras da região do Cariri. Na ocasião participaram diversos atores, diretores de teatro e dramaturgos do Ceará, dentre eles citamos Oswald Barroso, Cacá Araújo, Rejane Reinaldo, Jean Nogueira, Ricardo Correia, Orleyna Moura, Marcos Carvalho, Gênes de Alencar, José Wilton “Dedê”, Edmar Soares, Alemberg Quindins e Adriana Pinheiro.

Fonte: Cacá Araújo ( via Alexandre Lucas )

A difícil tarefa de comentar fatos públicos - Por: José do Vale Pinheiro Feitosa

A televisão cada vez fica mais parecida com certas práticas da internet. O opiniático. Aplica-se a própria a qualquer assunto, todos nós as temo, e pronto o jogo foi feito. Mas acontece que não é bem assim. A comunicação ocorre para cotejar os fatos e usar a investigação correta para esclarecê-los. Neste caso a não ser que opinar sirva propriamente para se identificá-la, não se deve opinar simplesmente com o que se tem. É preciso pesquisar, confrontar e no máximo expor as duas faces entendíveis dos fatos.

Novamente o Maurício Tavares, já até discutimos este assunto. Entendo que nenhum assunto é vedado a qualquer pessoa. É um direito universal de toda pessoa discutir qualquer assunto, trazê-lo até os parâmetros que possui. Mas igualmente é necessário, e aí vem a discussão com o Maurício, que ao fazê-lo em ambiente coletivo e de natureza pública, é preciso buscar outras vozes para complementar a prévia visão que já se tinha. Agora retornando ao ambiente da televisão. Isso aconteceu, salvo engano, com o Boris Casoy na emissora do Sílvio Santos. Saiu-se daquela clássica locução da notícia para o comentário acrescentado a ela. Daí isso virou hábito e um novo estilo.

Hoje as emissoras não controlam nem mais as expressões faciais dos seus apresentadores. Eles fazem a cara de asco, de perplexidade, de prazer com as notícias que lêem. O casal do Jornal Nacional usa o recurso sistematicamente. A outra, por exemplo, é no Bom Dia Brasil a apresentadora com cara de APAE complementando: e aí Mariana tem de lembrar que em caso de sangramento é preciso fazer um torniquete. Minutos após retorna para dar a informação correta do Corpo Bombeiros: não fazer torniquete, por uma toalha úmida sobre a ferida comprimi-la tentando parar o sangramento. Na verdade este problema de apresentação e comentário é um problema sério para qualquer um. Ontem ouvia no rádio alguém comentando algum ritmo e na verdade apenas juntava os vocábulos para ocupar o tempo a si dedicado. Não tinha qualquer informação, apenas a repetição de termos.

Por: José do Vale Feitosa

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 28 de Agosto de 2009

Núcleo de Práticas Jurídicas da URCA é contemplado com parcerias

Um trabalho de parceria que vem resultando num rendimento importante para o auxílio técnico dos trabalhos desenvolvido por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, da Universidade Regional do Cariri (URCA). Na tarde de ontem, dois computadores foram doados pelo Banco do Nordeste, para compor o Núcleo, que tem prestado serviços à comunidade na área da assistência e orientação jurídica, por meio de uma atividade de extensão da URCA. Recentemente, o Núcleo foi contemplado com dois computadores e duas impressoras doados pela Ordem dos Advogados do Brasil, Subsecção de Crato. Compareceram a sede do Banco do Nordeste para receber os equipamentos doados, o Coordenador do Curso de Direito, Reno Feitosa, e o Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Professor Ambrósio de Oliveira. As atividades do Núcleo inserem 210 alunos do Curso de Direito da URCA. O escritório contava antes com apenas um micro. Esse trabalho, conforme o coordenador, vem proporcionar uma nova dinâmica das atividades relacionadas ao Núcleo, que recentemente esteve instalado na praça São Vicente, em Crato, prestando relevantes serviços à população. Realizaram a entrega dos computadores a Gerente de Negócios da Agência Bancária, Gecineuda de Sousa Ribeiro, e o Gerente Administrativo, Antônio Eldo de Morais Brito. O gerente destacou a alegria de poder contribuir com a URCA, atendendo ao requerimento da coordenação do Núcleo, que tem prestado serviços relevantes a sociedade e a região, além de ressaltar a importante parceria com a Universidade.

Inscrições abertas para Pós-Graduação em Educação infantil na URCA

Estão abertas as pré-inscrições para o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Infantil, por meio do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). As Pré-inscrições podem ser feitas no Laboratório de Pós-Graduação “Maria Nobre Damasceno”, no horário das 8 horas às 17 horas. O Curso de Pós-Graduação está direcionado as pessoas que atuam ou desejam trabalhar com educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental. Maiores informações no local da pré-inscrição ou pelo telefone: (88) 31021212, ramal 2782.

Reunião discute adequações do calendário acadêmico

Diretores de Centro, Coordenadores de Cursos e Chefes de Departamento da Universidade Regional do Cariri (URCA), estiveram reunidos na tarde da última quarta-feira para discutir as adequações do calendário acadêmico, relacionado aos cursos da instituição, além de avaliação e integração. Também foram tratadas outras questões relacionadas aos cursos. Na ocasião, o Reitor da Instituição, Plácido Cidade Nuvens, solicitou dos presentes a maior participação docente nos colegiados, o cumprimento nos horários de aulas, além de freqüência e notas. A próxima reunião, após avaliação dos trabalhos, será realizada em 30 de setembro, às 14h30. na reunião também estiveram presentes do Pró-Reitor de Ensino e Graduação, João Luis do Nascimento Mota, e a Vice-Reitora, Otonite Cortez.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Elizangela Santos
Crato, 28 de agosto de 2009.

Notícias do Crato para o Dia 28 de Agosto de 2009


28-08-2009
Prefeito destaca importância da construção do PPA para o Crato

A construção do Plano Plurianual Participativo do Crato envolveu, mais uma vez, na manhã de ontem, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, diversas representações do município, no intuito de constituir um documento que dará o direcionamento dos projetos a serem desenvolvidos no município nos próximos quatro anos, dando a diretriz administrativa, de acordo com as necessidades da população. De forma democrática, o trabalho foi iniciado na última quarta-feira em diversas comunidades, como Dom Quintinho, Santa Fé, Baixio, Santa Rosa, Monte Alverne, Bela Vista e Ponta da Serra. Representantes da sede e outras localidades se reuniram na quinta-feira, com integrantes do poder público, entidades sociais, organizações não governamentais e institucionais, além do secretariado municipal.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, que esteve presente em todas as reuniões, destacou na abertura dos trabalhos, a importância do planejamento para o município, o que vem ocasionando, desde 2005, um crescimento ordenado. Ele lembra que nesse período foram reunidos projetos da ordem de R$ 250 milhões para o Crato, alguns deles contemplados e que já foram executados ou em andamento para serem desenvolvidos no município, a exemplo do Centro de Convenções, em que o governador Cid Gomes assinou ordem de serviço recentemente, por meio de parceria com a prefeitura, com terreno doado pela administração municipal; o Centro Cultural do Araripe, já construído; praças centrais do Crato, além da Encosta do Seminário, um projeto orçado em cerca de R$ 20 milhões, idealizado e incluído no plano em 2005. O prefeito afirma que esses projetos só foram possíveis graças as parcerias dos governos estadual, municipal e federal.

A vereadora do PT, Mara Guedes, citou a importância de construir um plano com a participação das pessoas elaborando as propostas. Ela destacou a responsabilidade da construção dos projetos. Caso esse trabalho não seja desenvolvido, conforme a vereadora, fica mais difícil construir o orçamento do município. O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Júnior Matos, ressaltou a oportunidade de se discutir um serviço público de qualidade. No Plano, ele ressaltou a inclusão da proposta de inserção do plano de cargos e carreiras para os servidores municipais. O evento ainda contou com a presença do vice-prefeito, Raimundo Filho, e outros vereadores.

Samuel Araripe entrega projeto da estrada de Santa Fé a Cid Gomes

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, estará entregando, na próxima segunda-feira, ao Governador do Estado, Cid Gomes, o projeto para o asfaltamento da estrada de Santa Fé. São cerca de 15 quilômetros de estradas, que, conforme o prefeito, deverão passar por uma recuperação com asfaltamento de qualidade. O projeto inclui vários aspectos que dão um redimensionamento da atual via. A estrada encontra-se em péssima situação de tráfego e há anos vem sendo motivo de reclamações por parte dos moradores. Segundo prefeito Samuel Araripe, o projeto está orçado em R$ 5 milhões e a Prefeitura não fez a recuperação, até o momento, por ser de um custo muito alto para ser custeado apenas pelos cofres públicos municipais. Acrescenta, ainda, que este projeto não deixou em nenhum momento de merecer a atenção da municipalidade. Ele anunciou durante o evento para construção do Plano Plurianual do Crato, ontem, que, segundo a vereadora Mara Guedes, serão inseridos recursos do orçamento público federal, por meio de emenda do deputado federal do PT, Eudes Xavier, para auxiliar no projeto de recuperação da estrada.

Governo Itinerante em Crato na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira, às 9 horas, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, estará recebendo Cid Gomes e sua Comitiva, em Crato, para instalação do Governo Itinerante. O evento acontecerá na Quadra Bi-Centenário. As reuniões com os secretários serão agendadas na parte da tarde em vários pontos da cidade.

Saúde continua trabalho de orientação e prevenção da Influenza A

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Núcleo de Mobilização Social, continua realizando visitas a várias escolas do município para orientar sobre a prevenção da Influenza A (H1N1). No ato da visita estão sendo fixados cartazes sobre a nova gripe. No último dia 25, a equipe da Mobilização Social esteve realizando palestra na escola Coronel Filemon Fernandes Teles, na Vila São Bento, com o palestrante Erivaldo Rodrigues. A Secretaria realizou no último dia 17, palestra para coordenadores das creches e diretores de escolas da rede pública e particular de ensino. No último dia 26, a palestra aconteceu no auditório da RFFSA para os Agentes de Saúde da Secretaria de Saúde do Crato. Na ocasião, foram distribuídos panfletos e cartazes para os presentes. A palestra foi ministrada por Lídia Guedes, enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, e a Luciana Callou, assistente social, coordenadora do Núcleo de Mobilização Social.

Cuidados com a Gripe A

A gripe A (H1N1) é uma doença transmitida de pessoa para pessoa, através do vírus, especialmente pela tosse ou espirro. Ela também é transmitida através do contato de objetos contaminados. Os sintomas da nova gripe são febre (Temperatura acima de 38 graus), dificuldade respiratória, tosse, acompanha ou não dor de cabeça e no corpo, dor de garganta, cansaço, diarréia e vômitos. Para se proteger da Gripe A (H1N1) você deve: lavar as mãos freqüentemente com água e sabão, não compartilhar alimentos, talheres, copos e objetos de uso pessoal. Evitar locais com aglomeração de pessoas, manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Estado bloqueia salário de mais de 2 mil aposentados e pensionistas - Por: Eliomar de Lima


“Contingente inicial de 2.324 de servidores públicos aposentados, pensionistas e militares da reserva ou reformados do governo do Estado do Ceará terão os salários de agosto bloqueados e não receberão proventos ou pensões nos próximos dias 1º e 2 de setembro. O bloqueio vai representar um corte R$ 3,9 milhões, na folha de pagamento e irá atingir os inativos da Capital, nascidos nos meses de em janeiro, fevereiro e março, e que não se recadastraram junto à Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag). Os aposentados do Interior não serão atingidos. O corte nos salários foi informado ontem, pela Seplag, que contabilizou ausência de 16.453 servidores inativos no processo de recadastramento, iniciado em março último. Esse contingente equivale a 26,5%, dos 62 mil beneficiários convocados pelo executivo estadual, para atualizar os dados cadastrais.

“Somente as fichas recebidas por nós, até a próxima segunda-feira estarão fora do bloqueio salarial”, alertou o coordenador de Gestão Previdenciária da Seplag, Sérgio Rocha Lage. Ele ressalta, no entanto, que o número de contra-cheques suspensos pode ser ainda maior. Lage explicou que os servidores públicos do executivo, bem como os militares que estão afastados aguardando aposentadoria, reforma ou estão indo para a reserva e que não se recadastraram também terão os benefícios cortados, se não o fizerem. Da mesma forma, serão atingidos os aniversariantes do primeiro trimestre. A lista completa dos que terão os salários suspensos deverá ser divulgada a partir do meio dia de hoje, no site www.seplag.ce.gov.br

“Pensionistas de ex-servidor estadual dos três poderes, de ex-militar e de montepio também devem de recadastrar, para não serem afetados”, avisa. O coordenador informa ainda, que os cortes prosseguirão em setembro, para os inativos ou reformados não recadastrados com aniversários em abril, maio e junho, e assim sucessivamente, até os nascidos em dezembro. A possibilidade dos bloqueios no pagamento está prevista no artigo 7º, do decreto Estadual nº 29.664, de 06 de março de 2009.

Fora da folha

Lage alerta ainda, que, conforme prevê o parágrafo único, do referido artigo, o bloqueio por mais de seis meses consecutivos, decorrente de não atualização cadastral, acarretará no cancelamento do benefício, até a devida regularização. “Passados seis meses, quem não tiver atualizado os dados funcionais junto à Seplag, sai da folha de pagamento”, adverte o coordenador, lembrando da possibilidade de haver pessoas recebendo, indevidamente, pagamento em nome de servidores que até já morreram. Ele justifica a medida dizendo que a última atualização cadastral dos servidores ativos e inativos e pensionistas públicos estaduais foi realizada há nove anos e que o governo quer conhecê-los melhor, para aprimorar a gestão previdenciária.

Onde se recadastrar

Para se recadastrar, o beneficiário deve buscar, preferencialmente, as agências do Bradesco, na Capital ou Interior, ou a sede da Seplag, e apresentar a original e a cópia da carteira de identidade ou de motorista, do CPF, o comprovante de residência atualizado e o último extrato de pagamento.”

Por: Eliomar de Lima

Ressuscitar Mesmo no improvável dos bens...O Poder.por wilson bernardo

poemas e lembrança de morte WILSON BERNARDO

LOVE ME DO

Eu tinha uns 14 anos. Zé Lopes, que era 6 anos mais velho que eu, chamou-me para ouvir, como de costume, músicas em sua casa. Ele trabalhava no comércio e, junto com seus irmãos mais velhos, comprara uma radiola muito comprida, eu me lembro da palavra hi-fi nalgum lugar daquele objeto amarelado imponentemente ocupando um canto nobre da sala. Um grande susto me arrebatou a alma. Ouvi um som muito esquisito, e ao mesmo tempo tão sinfônico aos meus ouvidos que extasiou minha alma por completo. Eis que Zé Lopes me apresentava a música dos Beatles pela primeira vez. Nunca me esqueço que ao sair dali fui diretamente me haver com o meu mestre, Pe. Ágio, que acabara de formar um quarteto - Quarteto Vila-Lobos -, tendo ele na flauta, eu ao violão, Moreira no acordeón e Pitucha no contrabaixo. Qual o quê. Levei uma dura na certa. Disse-me que aqueles quatro eram a encarnação dos cavaleiros do apocalipse, que me afastasse por completo daquele tipo de música, se quisesse trilhar pelos caminhos da música como elevação do espírito. Confesso que quase me entriguei de Zé Lopes. Cheguei até em pensar que seria um castigo sujeito à confissão - naquele tempo haviam os castigos por pensamento, palavras e obras - neste caso seria um castigo por obra, caso eu continuasse assentir em ouvir em casa de Zé Lopes tais basflêmicas músicas.
Muitos anos depois, no final dos anos 80, ao assitir um concerto da Orquestra Pe. David Moreira, no auditório Cristina Prata, o maestro Felipe brindou a platéia com a música "Michelle", que é um clássico dos quatro cavaleiros... ou dos quatro cavalheiros...Longe de mim voltar-me contra o meu mestre Pe. Ágio. Apenas comprendi a sua indignação com a mesma compreensão que tive ao ouvir as narrativas dos sustos tomados por Caetano, Chico, Gil e tantos outros, ao se deparar com a louca, absurda e descompassada batida do violão de João Gilberto no famoso LP "Chega de Saudade".Love me do fora a música do meu susto, por sinal, como lembra um dos maiores conhecedores da obra dos Beatles entre nós, o confrade Carlos Rafael, esta é a música que lançara os de Liverpool para a eternidade e que ficara na minha memória dos tempos de Zé Lopes.
Love, love me doYou
know I love youI´ll always be true
So please love me do
Wo ho love me do.

ARTE DE CONCEPÇÕES...WILSON BERNARDO.

CARNE DE PESCOÇO!
Cabeça de boi
vagaVazios
Vasos
Cabeças enlatadas
Quitutes
Latas de sardinhas
Amores Bombril
Esponjas que lavam almas
Cabeças que vagam
O vazio das latas.



O BIG-BEM FAVELAS..

O relógio de Londres amanheceu
na lapa
esperando o sol nascer
no pulso de Zé Malaca
com horas e afagos marcados
com dona Zefa mulata.


WILSON BERNARDO(Poemas & Desenhos)

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30