xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/08/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 agosto 2009

Offícios - Por: J. Flávio Vieira

No interior deste Brasilzão de meu Deus existem profissões as mais esdrúxulas. Interpretador de sonho e indicador de pule, por exemplo. Já imaginaram atividade mais complexa? O sujeito especializou-se, como Freud, em encontrar num bicho disperso como um sonho, sinais premonitórios do resultado jogo do bicho, do dia seguinte. Sonhou com uma briga em que caiam pelo chão muitas promissórias? O adivinhador grita de lá : jogue na borboleta ! Se brigaram os homens estavam “Brabos” e promissória a gente não chama de letra? Então? Brabo-letra ! E o marcador de cacimba, meu amigo? Nem o pessoal da Petrobrás, com sua equipe do pré-sal, se atrevem em determinar o local certo de cavar o poço. Pois bem, o matuto vem de lá com um cambito verdinho na mão, segura nas duas extremidades e anda para lá e para cá, de repente a extremidade solta começa a dar pulo. Pronto! É aqui, pode cavar que é batata, tem água bem pertinho! Agora vá você tentar fazer, sem a ciência , para vê se dá certo? É capaz de se chegar ao Japão sem a água minar. Outra atividade especializadíssima: feitor de chocalho. É coisa para ser exercida por luthier, meu amigo! Existe toda uma técnica de tamanho da saia do chocalho, de extensão do badalo. Se neguinho se meter a fazer, sem conhecimento, a boiada termina literalmente no brejo. E mais, cada chocalho , como um instrumento musical, tem uma tonalidade que faz com que o vaqueiro identifique o boi à distância, só pelo toque do badalo. Poderia falar de um sem número de outras atividades interioranas que inclusive hoje estão em franco processo de extinção: seleiro, funileiro, amolador de tesoura, soldador de panela, mestre de cachimbo, raizeiro, fabricante de pião, mestre de casa de farinha, cacheador de rapadura, doceiro de pirulito , quebra-queixo, passa-raiva e cavaco chinês, mestre de espingarda soca-soca, consertador de talabardão de cangalha.Todas estas profissões tiveram lá seu apogeu e vão sendo pouco a pouco engolidas no mastigar das horas do relojão da praça da matriz.
Cada um destes ofícios dá um tratado e inclusive sobrepassam o parco conhecimento de um escrevinhadorzinho de fim de semana. Vou me deter em dois meios de vida que me parecem muito interessantes, para um sábado que tem cara de rede na varanda e água de coco na quartinha. Curiosamente as duas histórias vêm de um dos lugares mais mágicos deste Cariri Encantado : São José de Lavras, docemente apelidado de São José de Mãe Velha. De suas águas beberam artistas gigantescos : Nonato Luiz, Bruno Pedrosa, Batista de Lima , Moreira Campos. Pois é, apresento a vocês João Luiz, sua profissão me pareceu estranhíssima : esgotador de peito de mulher parida . Que diabo de meio de vida é este? Sei que vocês estão perplexos como eu fiquei. Pois bem, o homem é contratado freqüentemente para uma atividade ímpar. Mulheres de resguardo, que por alguma causa não estão amamentando, ficam com as mamas cheias de leite, com dor, podendo causar inflamações locais e abscessos. O João é especialista em esvaziar estas mamas repletas, aliviando, assim, as mães do terrível incômodo. Ele mama no lugar do bebê. E faz isso profissionalmente, com todo respeito que se exige de um profissional de uma área tão melindrosa. Não seguisse à risca sua conduta , se quisesse se passar por um Abdelmassih , já estaria enterrado há muito tempo que São José não é São Paulo não, meus amigos.
Bem, a outra profissão é a de consolador de moribundo. Geralmente é feita por uma beata, que em visita à pessoa gravemente enferma, busca confortá-la, lembrando que irá para um lugar melhor, que encontrará o Criador e viverá brevemente entre os anjos. Uma espécie de pré-unção dos enfermos. Geralmente a idéia não é bem aceita, por mais carola que o paciente seja, a maioria das vezes prefere esse mundo aqui de sofrimento à paz celestial sempre plena de interrogações e mistérios.
Aqui em Crato, nos anos 60, uma consoladora foi levar conforto a um velhinho que estava nas últimas . Os últimos anos da vida dele tinham sido amargos por conta de uma chaga. A esposa o havia trocado por um comerciante chamado Deusimar. No meio das palavras de conforto, a beata introduziu uma frase perigosa:
--- Este mundo aqui é só uma passagem, o senhor agora vai para o céu, para a felicidade eterna. Lembre-se de Deus e Maria !
O velho, nos últimos suspiros, sussurrou :
--- O quê ? Deusimar foi minha desgraça, Deusimar foi minha desgraça...
Talvez por isso mesmo, seu Félix Cândido, uma das figuras mais irreverentes e gozadoras de São José de Lavras, quando estava às últimas, ouvindo o conforto da consoladora: “Tenha fé em Deus, o mundo é sofrimento, lá é muito melhor, seu Félix” , respondeu com aquela voz meio fanhosa conhecida de todos:
--- Muito bom seu conselhim, viu? Muito bom, mas quem vai morrer aqui é Felim, viu ? Felim !

J. Flávio Vieira

ESCOLA PUBLICA E UNIVERSIDADE - PARCERIA QUE DÁ CERTO- Por Maria Otilia

A EEF Dom Quintino vem desenvolvendo um Projeto intitulado Universitários na Escola. Tem como um dos seus objetivos abrir as portas para alunos realizarem seus estágios, nas diversas fases, durante todo o curso. São realizadas oficinas com os alunos, palestras, aulas de campo, etc. Os cursos de Educação Física, Geografia e Letras são os que mais realizam atividades pedagógicas.
Este Projeto vem fortalecer a Proposta Pedagógica da Escola, bem como melhorar os indicadores de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Educação Especial. E é através da parecria com a URCA, UVA, CEFET e outras Instituições que a Escola vem propiciando aos seus alunos um serviço de qualidade.
Neste dia 28 de agosto de 2009, serão realizadas oficinas com os alunos do Ensino Fundamental II, trazendo a temática Meio Ambiente ( Sustentabilidade, Reciclagem do Lixo), levando o aluno a despertar para uma consciência ecológica e uma melhoria na qualidade de vida.
Este evento será coordenado pela professora Nádia Ruth que ministra a disciplina de Geografia na URCA e na Escola Dom Quintino, com a contribuição dos alunos do curso de Geografia.
Conheça outros projetos desenvolvidos pela Escola, através do seu blog: escoladomquintino.blogspot.com
É a Escola Pública cumprindo a sua Função Social , oferecendo uma serviço de qualidade a todos os seus alunos e a comunidade que vive em seu entorno. Venha nos visitar !

PT se reduziu ao papel de manter Lula no poder, diz 'Economist'


Um artigo na edição desta semana da revista britânica The Economist afirma que o Partido dos Trabalhadores (PT) se reduziu ao papel de manter seu líder, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no poder.

Comentando a recente crise no Senado causada pelas denúncias contra o presidente da Casa, José Sarney, e saída dos senadores Flávio Arns e Marina Silva do PT, a publicação afirma que o partido, que se via "socialista, ético, jovem e até romântico" no seu início, "reduziu-se ao papel de fazer com que Lula chegasse ao poder e se mantivesse nele".

A The Economist afirma que a recente crise começou quanto Lula "utilizou seu poder" para levar o PT a apoiar Sarney, que a revista classifica como "um líder político antigo, que muitos que entraram no PT queriam tirar da política".

Para a revista, o apoio de Lula a Sarney tem o objetivo de garantir o apoio do PMDB a Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2010.

A ministra-chefe da Casa Civil é classificada pela publicação como "uma nova recruta no PT", com uma "competência impressionante, mas com falta de carisma para conseguir votos, como tem o presidente".

Citando algumas dificuldades para a candidatura Dilma - como o diagnóstico de câncer e as denúncias da ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira - a Economist afirma, no entanto, que o maior desafio para a petista talvez seja a candidatura de Marina Silva à Presidência pelo PV.

"(Marina) Silva dificilmente se tornará a próxima presidente do Brasil, mas ela pode tirar votos de (Dilma) Rousseff. Antes disso, no entanto, ela terá que ordenar o Partido Verde, que também perdeu seu ímpeto moral em algum lugar de Brasília."

Fonte: UOL Notícias

Por: Samuel P. Teles

Globo X Record : uma guerra privada com armas públicas - postagem : J. Flávio Vieira


Por Rodolfo Vianna

Não há mocinhos em nenhum dos lados da recente briga entre a TV Globo e a Rede Record de Televisão. Também não há mentiras nos ataques de uma contra a outra: os Marinho sempre tiveram uma relação espúria com o poder e a Record, uma interação promíscua com a Igreja Universal do Reino de Deus. Mas o problema central nessa guerra é que estão guerreando com armas alheias. Estão guerreando com armas públicas.É ingenuidade de pouco eco crer que não existem interesses econômicos e ideológicos guiando os grandes grupos de comunicação do país. A comunicação de massa tem papel estratégico na organização social e criação de valores e a informação também sofre diversos tipos de manipulações, das mais explícitas – edições de texto/imagens, escolha das fontes, qualificações – às mais sutis – o que é silenciado, o “tom” sobre o informado, as relações de uma notícias com outra, a ordem de apresentação.É por isso que a luta pela democratização da comunicação não se restringe à criação de normas de conduta ao jornalismo hoje praticado, buscando a isenção e objetividade. Essa luta tem de visar a possibilidade de multiplicação de vozes, a multiplicação do que é informado e como é informado, permitindo ao cidadão obter mais dados sobre uma determinada realidade para que, com eles, forme seu juízo. Com o monopólio ou oligopólio da informação, restringem-se as versões da realidade, orientando visões de mundo.Qual o problema, então, com a recente disputa entre a Rede Globo e a Rede Record? Esta última está expondo a milhões de telespectadores informações que antes só eram conhecidas de um grupo restrito sobre a tenebrosa história da maior emissora do país. A Globo, por sua vez, ataca o sistema nervoso da segunda maior emissora, os incontáveis problemas da Igreja Universal do Reino de Deus. O conflito quebra um tácito pacto de não agressão entre os poderosos, e mais informações são disponibilizadas ao público. Quando dois gigantes brigam, os pequenos podem tirar proveito, imagina-se.Só que esta “guerra” escancara de uma forma sem precedentes uma prática ilegal e imoral: os interesses privados estão sendo defendidos com armas públicas, as concessões de TV entregues aos Marinho e a Edir Macedo. Ao lançarem mão destas “armas”, comprometem a função social dos meios de comunicação e, mais, infringem normas de utilização de uma concessão pública de radiodifusão.Diferentemente de um jornal impresso, que é privado e responde atualmente somente às leis dos códigos Civil e Penal (já que não existe mais a Lei de Imprensa...), as emissoras de televisão operam por meio de concessões públicas e, como tais, estão obrigadas a cumprir determinações legais para o seu funcionamento. Não podem fazer o que bem entender com a sua programação, uma vez que só possuem o direito de chegar aos lares de praticamente todos os brasileiros porque o Estado brasileiro, em nome do povo, as tornou concessionárias públicas de radiodifusão.Portanto, não importa quem tem razão nessa guerra privada entre Globo e Record. As duas cometem um gravíssimo erro ao utilizar a arena pública da radiodifusão de forma privilegiada para travarem as batalhas privadas que lhes interessam. A Rede Globo, caminhando por mais anos nessa estrada, tem mais expertise. Seus interesses são mais bem travestidos de “notícias” relevantes apresentadas à sociedade nos seus telejornais. A Record peca por um amadorismo tacanho, com a edição de “reportagens” em que nem sequer se preocupam em fazer a clássica divisão da objetividade aparente entre “opinião” e “informação”. Mas não importa o nível de sofisticação de cada uma delas. A disputa Globo x Record é a mais recente e nítida apropriação do público pelo privado.Em tempo: nestes mesmos dias de “guerra” entre as duas maiores emissoras de TV do país, os representantes dos empresários da área de comunicação se retiraram da comissão organizadora da I Conferência Nacional de Comunicação. A Conferência, prevista para ocorrer no final desse ano, visa a ser um amplo espaço de debate e deliberação sobre temas da área, incluindo as formas de concessão e renovação de espectros de radiodifusão, conteúdo e programação, publicidade etc. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) foi uma das entidades que se retiraram do processo. Mais do que isso, foi a entidade que liderou o movimento de esvaziamento da Conferência pelo empresariado.A Rede Globo e a Rede Record são associadas da Abert. Estão, portanto, do mesmo lado quando a tarefa é sufocar a justa reivindicação do direito de a sociedade brasileira discutir a comunicação. Malandro é o gato que já nasce de bigode...


(Observatório do Direito à Comunicação)


Rodolfo Vianna é jornalista e membro do Intervozes

- Coletivo Brasil de Comunicação Social

Radiodifusora Ponta da Serra Projeta o Nome do Crato


Pretendendo, nesta oportunidade, relatar através das páginas deste conceituado Blog, acontecimentos que julgo relevantes na promoção do município do Crato e que se deu com um trabalho totalmente amador na área de comunicação, que é o RPS - Radiodifusora Ponta da Serra, administrada por minha pessoa, desde março de 2004.
Tudo começou quando em agosto do ano passado procurei chamar a atenção do jornalista e radialista Antonio Vicelmo, através de um e-mail, para algumas matérias do nosso blog, criado naquela época. No retorno, Vicelmo expressa o desejo de realizar uma matéria sobre a resistência ao tempo das velhas amplificadoras, de onde, segundo ele, acredita ter tido influência , visto que seu pai havia sido proprietário de uma delas, em tempos passados.
Assim, no dia 18 de agosto recebi o Vicelmo que realizou a mataria, tendo sido veiculada no seu noticioso no dia seguinte e no dia 25 , publicada no Diário do Nordeste com o título” Radiodifusora Presta Serviço à Comunidade. Neste mesmo dia, um casal de brasileiros residentes em Nova York, me ligou parabenizando pelo trabalho.
Dois ou três dias após, a equipe de reportagem do Nelson Fahena da TV Diário esteve aqui realizando matéria que foi veiculada em dois horários nesta emissora, nos dias 30 de agosto e 2 de setembro.
No dia 02 de setembro recebi uma ligação de um aluno de nome Reginaldo, do Curso de Letras da FGF( Faculdade Integrada da Grande Fortaleza), que dizia do interesse de sua professora, Andréia Turolo, coordenadora do Curso, em incluir uma cena com a nossa amplificadora num vídeo aula de um projeto que seria apresentado ao MEC.
No dia 05 do mesmo mês, recebi uma ligação telefônica da professora Andréia confirmando seu desejo de enviar sua equipe até à nossa região, no que se deu nos dias 13 e 14 de dezembro, quando esteve aqui a equipe do canal de televisão da referida faculdade para a realização das gravações de duas cenas, uma interna e outra externa( nesta, com participação do João Crato).
No dia 29 de dezembro Vicelmo reproduziu a mesma matéria, acrescida das informações fornecidas pela própria Professora Andréia Turolo, que afirma que “ a reportagem publicada no jornal despertou o interesse da equipe de trabalho que está sendo editado”.
No dia 30 de dezembro esteve aqui também a equipe de reportagem do Hugo Delion da TV Verde Vale, que realizou matéria que foi veiculada em dois horários, inclusive, no programa do João Hilário, tendo grande repercussão na região.
A repercussão da matéria do Vicelmo foi grande, tendo despertado o interesse da mídia regional, com cobertura feita pelo Blog do Crato, do Tarso Araújo, do Site Miséria, da Rádio Educadora (Almeida Junior), da Rádio Progresso ( professor Antonio Figueirêdo) e da Rádio Araripe ( Tarso Araújo).Quero dar um destaque especial ao Vídeo - Aula do Projeto MEC/MCT Condigital Atlântico/FGF que será trabalhado nas escolas de ensino médio de todo o país, que tem o seguinte título “Língua Portuguesa Que Língua é Essa”, onde constam duas cenas que mostram a importância da prestação de serviço à comunidade realizada pela Radiodifusora Ponta da Serra_ RPS, desde 2004.
Devo dizer que paralelamente ao serviço da amplificadora, e , durante o mesmo tempo, edito o Jornal Ponta da Serra, e, há um ano, o Blog da Ponta serra .Por tudo isso, é que julgo de fundamental importância a divulgação que esses pequenos meios de comunicação vem realizando na promoção do distrito Ponta da Serra e , conseqüentemente, do município do Crato.
Acesse http://blogdapontadaserra.blogspot.com/ para conhecer a nossa página na Internet.
Acesse www.apec.org/paideia para ver o vídeo da FGF
Por Antonio Correia Lima

O P.I.G. escorregou. Por Darlan O. Reis Jr.

De vez em quando a ansiedade dos correligionários do Partido da Imprensa Golpista - PIG é tão grande, que eles escorregam feio. Um exemplo foi o da jornalista Monica Waldvogel que teve suas premissas todas refutadas na questão Lina Vieira, Petrobrás, queda na arrecadação. É imperdível.

Fundo Monetário Internacional reforça reservas do Brasil em US$ 3,9 bilhões


Brasília - O Brasil vai receber US$ 3,933 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Direitos Especiais de Saque (DES), que funcionam como “direito de saque futuro, em caso de necessidade”, conforme revelou o diretor de Liquidações e Controle de Operações de Crédito Rural do Banco Central (BC), Antonio Gustavo Matos do Vale. Do total anunciado, US$ 3,5 bilhões serão incorporados às reservas internacionais brasileiras na próxima sexta-feira (28) e no dia 9 de setembro serão repassados os US$ 433,4 milhões restantes para reforçar as reservas no conceito de liquidez internacional, que anteontem (25) fecharam em US$ 214,904 bilhões. A diretora de Assuntos Internacionais do BC, Celina Berardinelli Arraes, acrescentou que o aporte do FMI é decorrente da aprovação do 9º Período Básico de Alocação de DES e da entrada em vigor da 4ª emenda do estatuto do fundo, no início deste mês.

Acordada no âmbito do G20 (grupo das maiores economias do mundo), a alocação relativa ao período básico resultou em aporte excepcional de US$ 250 bilhões (equivalentes a 161,5 bilhões de DES, cada um no valor de US$ 1,560741) aos países membros do FMI, de acordo com Celina.

Ela acrescentou que o objetivo da alocação “é no sentido de constituir um colchão de liquidez para ajudar os integrantes do organismo a melhor enfrentar a crise financeira internacional”. Os DES, segundo explicou, são “ativos de reserva”, criados pelo FMI com a finalidade de gerar liquidez.

A diretora do BC afirmou, ainda, que no âmbito de suas obrigações como participantes do FMI, os países com situação externa considerada “robusta e sustentável” pelo fundo podem ser chamados a dar liquidez aos DES dos países mais necessitados.

Fonte: Agência Brasil

Para o bom Samaritano Amadeu de Freitas e os chupa cabras do PT...Por: Wilson Bernardo.



Interblogs: Marcelo Tas dá sua opinião sobre ser PT

Capturei este artigo do blog Embrulho no Estômago. O nome do blog é, por assim dizer, bastante providencial para este Interblogs. (Carlos Rafael Dias):O ser petistaMarcelo TasPor não ser petista, sempre fui considerado "de direita" ou "tucano" pelos meus amigos do falecido Partido dos Trabalhadores. Vejam, nunca fui "contra" o PT. Antes dessa fase arrogante mercadântica-genoínica, tinha respeito pelo partido e até cheguei a votar nos "cumpanheiro". A produtora de televisão que ajudei a fundar no início da década de 80, a Olhar Eletrônico, fez o primeiro programa de TV do PT. Do qual aliás, eu não participei.Desde o início, sempre tive diferenças intransponíveis com o Partido dos Trabalhadores. Vou citar duas.Primeira: nunca engoli o comportamento homossexual dos petistas. Explico: assim como os viados, os petistas olham para quem não é petista com desdém e falam: deixa pra lá, um dia você assume e vira um dos nossos.Segunda: o nome do partido. Por que "dos Trabalhadores"? Nunca entendi.

Qual a intenção?Quem é ou não é "trabalhador"? Se o PT defende os interesses "dos Trabalhadores", os demais partidos defendem o interesse de quem? Dos vagabundos? E o pior, em sua maioria, os dirigentes e fundadores do PT nunca trabalharam. Pelo menos, quando eu os conheci, na década de 80, ninguém trabalhava. Como não eram eleitos para nada, o trabalho dos caras era ser "dirigentes do partido". Isso mesmo, basta conferir o currículum vitae deles.Repare no choro do Zé Genoníno quando foi ejetado da presidência do partido. Depois de confessar seus pecadinhos, fez beicinho para a câmera e disse que no dia seguinte ia ter que descobrir quem era ele. Ia ter "que sobreviver" sem o partido. Isso é: procurar emprego. São palavras dele, não minhas.Lula é outro que se perdeu por não pegar no batente por mais de 20, talvez 30 anos... Digam-me, qual foi a última vez, antes de virar presidente, que Luis Ignácio teve rotina de trabalhador? Só quando metalúrgico em São Bernardo. Num breve mandato de deputado, ele fugiu da raia. E voltou pro salarinho de dirigente de partido. Pra rotina mole de atirar pedra em vidraça.Meus amigos petistas espumavam quando eu apontava esse pequeno detalhe no curriculum vitae do Lula. O herói-mor do Partido dos Trabalhadores não trabalhava!!!Peço muita calma nessa hora. Sem nenhum revanchismo, analisem a enrascada em que nosso presidente se meteu e me respondam. Isso não é sintoma de quem estava há muito tempo sem malhar, acordar cedo e ir para o trabalho. Ou mesmo sem formar equipes e administrar os rumos de um pequeno negócio, como uma padaria ou de um mísero botequim?Para mim, os vastos anos de férias na oposição, movidos a cachaça e conversa mole são a causa da presente crise.

E não o cuecão cheio de dólares ou o Marcos Valério. A preguiça histórica é o que justifica o surto psicótico em que vive nosso presidente e seu partido. É o que justifica essa ilusão em Paris.... misturando champanhe com churrasco ao lado do presidente da França...Eu não torço pelo pior. Apesar de tudo, respeito e até apoio o esforço do Lula para passar isso tudo a limpo. Mesmo, de verdade. Mas, "pelamordedeus", não me venham com essa história de que todo mundo é bandido, todo mundo rouba, todo mundo sonega, todo mundo tem caixa 2...Vocês, do PT, foram escolhidos justamente porque um dia conseguiram convencer a maioria da população (eu sempre estive fora desse transe) de que vocês eram diferentes. Não me venham agora querer recomeçar o filme do início jogando todos na lama. Eu trabalho desde os 15 anos. Nunca carreguei dinheiro em mala. Nunca fui amigo dessa gente.Pra terminar uma sugestão para tirar o PT da crise. Juntem todos os "dirigentes", "tesoureiros", "intelectuais" e demais cargos de palpiteiros da realidade numa grande plenária. Juntos, todos, tomem um banho gelado, olhem-se no espelho, comprem o jornal, peguem os classificados e vão procurar um emprego para sentir a realidade brasileira. Vai lhes fazer muito bem. E quem sabe depois de alguns anos pegando no batente, vocês possam, finalmente, fundar de verdade um partido de trabalhadores.

MARCELO TAS é jornalista, autor, diretor de TV e comanda o programa CQC na Bandeirantes.
Postado por wilson bernardo

Foto: Wilson Bernardo

Programa Cariri Encantado desta sexta-feira, 28, será com Lifanco

Por Carlos Rafael Dias
O programa Cariri Encantado de amanhã, sexta-feira, 28, abordará a música de Lifanco. E, como de praxe, o artista enfocado estará presente para ilustrar a música com depoimentos e considerações.
Lifanco é, reconhecidamente, um dos maiores músicos do Cariri. Virtuoso violonista, tem discos lançados, a exemplo de “Alpendres do Brasil” (2003), onde desponta o seu trabalho de cantor, compositor e arranjador , e “Lifanco e o Reisado Nação Cariri” (2007), voltado para seu trabalho de pesquisa da música de raiz e da cultura popular caririense.
Lifanco é um dos mais requisitados músicos de estúdio e de palco da região, merecendo destaque como arranjador e/ou músico dos discos de Abidoral e Pachelly Jamacaru, Luiz Carlos Salatiel, Lívia França, Jonteilor, Zé Nilton e Lenynha.
O programa Cariri Encantado vai ao ar todas as sextas-feiras, das 14 às 15 horas, pela Rádio Educadora do Cariri 1020 e com apoio do Centro Cultural BNB Cariri. A apresentação é de Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias.

Gripe suína já matou 557 pessoas no Brasil, que detém a 7ª maior taxa de óbitos no mundo

Brasília - O Brasil ocupa a sétima colocação no comparativo entre os 15 países com os maiores números de mortes por influenza A (H1N1) – gripe suína – de acordo com o Ministério da Saúde. A taxa brasileira é de 0,29 morte a cada 100 mil habitantes. O primeiro colocado é a Argentina (1,08), seguida do Chile (0,75). O Ministério da Saúde confirmou ontem (26) 557 óbitos em decorrência da doença. O estado do Paraná, com 151 óbitos, registra a maior taxa de mortalidade do país (1,41 a cada 100 mil habitantes), seguido pelo Rio Grande do Sul (com 98 mortes e taxa de 0,90), por São Paulo (com 223 óbitos e taxa de 0,54) e pelo Rio de Janeiro (55 óbitos e taxa de 0,34). O boletim anterior, do dia 18 de agosto, registrou 368 mortes. O ministério alerta que o acréscimo no número de mortes se refere ao período de uma semana, com confirmação laboratorial entre os dias 16 e 22 de agosto.

O país registrou 5.206 casos da influenza A (H1N1) - gripe suína, até o momento, incluindo 1.980 mulheres em idade fértil (15 a 49 anos) das quais 480 eram gestantes. A doença já causou a morte de 58 grávidas.

Fonte: Agência Brasil

Heroína ou vilã ??? – Por: José Nilton Mariano Saraiva

vem a história do virtual diálogo que teria ocorrido entre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a Secretária da Receita, Lina Vieira. Não tem como se assegurar se houve ou deixou de haver o diálogo, mormente que teria sido entre duas pessoas, sem testemunhas. Agora tomemos como verdadeiro que tenha ocorrido o diálogo. Se ocorreu o diálogo, ele tem duas qualificações: ou era algo muito grave ou algo banal. Se era algo banal, deveria ser esquecido e não estar nas manchetes. Se era algo grave, deveria ter sido denunciado e chegado às manchetes em dezembro, quando supostamente ocorreu o diálogo. Ninguém pode fazer juízo de conveniência ou oportunidade sobre matéria que pode ser qualificada como infração. Caso contrário, vai parecer oportunismo”.
Everardo Maciel (homem de confiança e todo poderoso Secretário da Receita Federal durante os oito anos da administração tucana de FHC, em entrevista ao site Terra Magazine)

*************************************

Só lembrando, a quem – por esquecimento ou conveniência - esqueceu:

PREVARICAR – faltar ao cumprimento do dever por INTERESSE OU MÁ-FÉ; cometer ABUSO DE PODER, provocando injustiças ou causando prejuízo ao Estado ou a outrem; TRANSGREDIR a moral e os bons costumes; revelar segredo que lhe foi confiado: TRAIR A CONFIANÇA. (Houaiss)

PREVARICAÇÃO – crime cometido por funcionário público quando, indevidamente, este RETARDA OU DEIXA DE PRATICAR ato de ofício ou pratica-o contra disposição legal expressa, visando satisfazer interesse pessoal. (Houaiss)

************************************

Respostas ( múltipla escolha, à vontade e ao gosto do freguês)
A senhora Lina Vieira:
Prevaricou ???
Mentiu ???
Estaria a serviço de algum bando ou quadrilha poderosa (PSDB/DEM) ???
Todas as opções são corretas.
Todas as opções são falsas.
Todas as opções são contundentes.

(lembremo-nos que o ilustre marido da dita-cuja, senhor Alexandre Vieira, foi ministro-interino de FHC e a própria é íntima do senador José Agripino, conterrâneo e líder dos Democratas).

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Blogosfera em Polvorosa: Blog do Lula começa na Segunda-feira


Brasília - Além do lançamento do marco regulatório do pré-sal, o governo também programa para a próxima segunda-feira (31) a apresentação do Blog do Planalto, com o objetivo de aproximar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dos internautas. O blog terá conteúdos multimídia, como textos, áudios, vídeos e infográficos sobre atos e decisões do governo federal. Uma equipe com cinco profissionais será responsável por atualizar as informações. O formato do blog foi apresentado pela Presidência da República, em junho passado, durante o 10º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS). Durante a elaboração da ferramenta, a Presidência abriu uma consulta para saber o que o público quer ler e ver no blog.

Fonte: Agência Brasil

José Serra admite possível candidatura em 2010 - Por: Lindomar Rodrigues


Pela primeira vez o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), fez comentários públicos sobre uma possível candidatura presidencial. Nesta quarta-feira que não poderia analisar as implicações de uma eventual candidatura da senadora Marina Silva (AC), que se filia ao PV neste domingo , porque ele próprio pode ser um dos candidatos à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. Serra falou a jornalistas após participar do lançamento de um projeto de ensino à distância do governo paulista:

“É um fato político da maior relevância. É uma senadora importante que ajudou a fundar o PT, uma boa pessoa. Agora, qual é a implicação (de sua candidatura) não dá para arriscar. Menos eu ainda, que posso ser um candidato no ano que vem. Não fica bem”, disse o tucano. O PSDB ainda não definiu o seu postulante para a corrida presidencial em 2010. Eleito governador em 2008 e com mandato até 2012, José Serra lidera com folga as pesquisas de opinião para a Presidência, mas o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também pleiteia a candidatura pelo partido.

Por: Lindomar Rodrigues

Cariri - Bibliotecas recebem doação de livros - Reportagem: Antonio Vicelmo


500 livros foram enviados para a biblioteca de Porteiras, que busca incutir o gosto pela leitura (Foto: Antônio Vicelmo)

Crato. Os livros enviados pela gráfica da Universidade de Brasília (UnB) para o Instituto Cultural do Cariri (ICC), a fim de serem repassados para bibliotecas públicas da região, estão chegando às pequenas cidades do Interior. A biblioteca municipal Maria Docarmo Simplício, do município de Porteiras (localizado a 522 quilômetros de Fortaleza) já recebeu cerca de 500 livros, que falam sobre os mais diversos assuntos. Para a coordenadora da biblioteca de Porteiras, Maria Lúcia Vidal, a doação dos livros é uma contribuição para a formação de cidadãos amantes da leitura e do saber, pois distribuir livros é semear cultura. A satisfação em poder contar com atitudes como esta só é menor, segundo ela, do que a alegria de poder ver em cada criança a emoção que esse tipo de iniciativa proporciona a cada uma.

Lúcia Vidal destaca que, apesar da presença da Internet, a biblioteca é a principal fonte de consultas. "Nós recebemos cerca de 60 pessoas por dia para consultas", diz a coordenadora, acrescentando que foi criada na cidade a Associação dos Amigos da Leitura, que tem como objetivo estimular o gosto pela leitura, não apenas nas crianças, mas também em toda a família, e dessa forma incentivar a formação de novos leitores. A mágica dessa iniciativa é despertar na criança o prazer pela leitura e o respeito ao livro. No momento, a biblioteca possui mais de quatro mil títulos. "A doação destes 500 livros vai reforçar o nosso acervo com obras literárias que ainda não possuímos. É uma oportunidade dos jovens e adultos entrarem em contato com a cultura, um legado da humanidade", comenta Lúcia. Para ela, a doação dos livros para a biblioteca vai garantir que os indivíduos tenham discernimento da realidade onde vivem, contribuindo no processo de formação e humanização. Com apenas quatro anos de funcionamento, a Biblioteca Municipal de Porteiras está indo além de sua finalidade principal. A coordenação abriu as portas da instituição para apresentações teatrais, reuniões, encontros culturais e outros eventos, que envolvem toda a população do município. Está sendo instalada ao lado dela uma Ilha Digital que, segundo a coordenadora, vai complementar a função educativa da biblioteca.

A doação destes livros faz parte de uma campanha desenvolvida pelo cearense de Farias Brito Elmano Rodrigues Pinheiro, funcionário da gráfica da Universidade de Brasília, que já enviou mais de 60 mil títulos para bibliotecas do Ceará. A última remessa foi feita na semana passada. O Instituto Cultural do Cariri recebeu um caminhão com cinco toneladas de livros que estão sendo repassados para bibliotecas da região.

Reconhecimento

O nome da biblioteca de Porteiras é uma homenagem à dona Maria Docarmo Simplício, a primeira professora estadual do município que, mesmo aposentada, continuou ministrando aulas. Foi responsável pela formação de cinco gerações de jovens. Além do magistério, dedicou-se também aos eventos religiosos, coordenando a festa da coroação de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, que ocorre no mês de maio.

Preferência

Apesar da Internet, recebemos na biblioteca 60 pessoas por dia para fazer consultas"

Lúcia Vidal
Coordenadora da biblioteca

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Jornal Chapada do Araripe

Previsão do Tempo e Almanaque - 27 de Agosto de 2009


Q
uinta-Feira, dia 27 de Agosto de 2009. Hoje, às 09 da manhã tem reunião no Teatro Municipal Salviano Saraiva, em Crato, para discutir o Plano Plurianual. É muito importante que a sociedade compareça, pois lá serão discutidos os projetos para os anos de 2010 a 2013, e é bom que todo cidadão participe! Queremos registrar aqui também o aniversário de uma grande Amiga, Socorro Moreira, grande poetisa, também membro do Blog do Crato, e uma pessoa fantástica. Meus parabéns, querida Socorro. Muita paz, saúde, enfim: Felicidade, palavra que resume todo o estado de coisas boas que o ser humano pode desfrutar nesta curta estadia por este planeta.

Previsão do tempo:


Hoje o dia é de sol ( se bem que ontem também, mas com muitas núvens. Suspeitou-se até de chuvas, mas que não aconteceram. Ainda vai demorar para chover aqui no Cariri. Sol com poucas núvens e muito calor é o que prevê o site Climatempo:


ALMANAQUE


Hoje, dia 27 de agosto, a Igreja Católica comemora o Dia de Santa Mônica. Mônica nasceu em Tagaste, atual Argélia, na África, no ano 331, no seio de uma família cristã. Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, que visitava com freqüência, levando o conforto por meio da Palavra de Deus. Teve uma vida muito difícil. O marido era um jovem pagão muito rude, de nome Patrício, que a maltratava. Mônica suportou tudo em silêncio e mansidão. Encontrava o consolo nas orações que elevava a Cristo e à Virgem Maria pela conversão do esposo. E Deus recompensou sua dedicação, pois ela pôde assistir ao batismo do marido, que se converteu sinceramente um ano antes de morrer. Tiveram dois filhos, Agostinho e Navígio, e uma filha, Perpétua, que se tornou religiosa. Porém Agostinho foi sua grande preocupação, motivo de amarguras e muitas lágrimas. Mesmo dando bons conselhos e educando o filho nos princípios da religião cristã, a vivacidade, inconstância e o espírito de insubordinação de Agostinho fizeram que a sábia mãe adiasse o seu batismo, com receio que ele profanasse o sacramento. E teria acontecido, porque Agostinho, aos dezesseis anos, saindo de casa para continuar os estudos, tomou o caminho dos vícios. O coração de Mônica sofria muito com as notícias dos desmandos do filho e por isso redobrava as orações e penitências.

Certa vez, ela foi pedir os conselhos do bispo, que a consolou dizendo: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas".
Agostinho tornou-se um brilhante professor de retórica em Cartago. Mas, procurando fugir da vigilância da mãe aflita, às escondidas embarcou em um navio para Roma, e depois para Milão, onde conseguiu o cargo de professor oficial de retórica. Mônica, desejando a todo custo ver a recuperação do filho, viajou também para Milão, onde, aos poucos, terminou seu sofrimento. Isso porque Agostinho, no início por curiosidade e retórica, depois por interesse espiritual, tinha se tornado freqüentador dos envolventes sermões de santo Ambrósio. Foi assim que Agostinho se converteu e recebeu o batismo, junto com seu filho Adeodato. Assim, Mônica colhia os frutos de suas orações e de suas lágrimas. Mãe e filho decidiram voltar para a terra natal, mas, chegando ao porto de Óstia, perto de Roma, Mônica adoeceu e logo depois faleceu. Era 27 de agosto de 387 e ela tinha cinqüenta e seis anos. O papa Alexandre III confirmou o tradicional culto a santa Mônica, em 1153, quando a proclamou Padroeira das Mães Cristãs. A sua festa deve ser celebrada no mesmo dia em que morreu. O seu corpo, venerado durante séculos na igreja de Santa Áurea, em Óstia, em 1430 foi trasladado para Roma e depositado na igreja de Santo Agostinho.

Nasceram nesta Data:

* 551 a.C. - Confúcio, filósofo chinês. (m. 479 AC)
* 1770 - Georg Wilhelm Friedrich Hegel, filósofo alemão. (m. 1831)
* 1778 - Borja de Medeiros, almirante brasileiro. (m.1866).
* 1858 - Giuseppe Peano, matemático italiano (m. 1932).
* 1865 - James Henry Breasted, egiptólogo (m. 1935).
* 1871 - Theodore Dreiser, escritor (m. 1945).
* 1882 - Samuel Goldwyn, produtor cinematográfico (m. 1974).
* 1884 - Vincent Auriol, político francês (m. 1966).
* 1886 - Octávio Mangabeira, engenheiro, professor e político brasileiro, Imortal da ABL (m.1960).
* 1890 - Man Ray, fotógrafo (m. 1976).
* 1899 - C.S. Forester, escritor britânico (m. 1966).
* 1908 - Lyndon B. Johnson, presidente dos Estados Unidos da América.
* 1909 - Lester Young, músico de jazz norte-americano (m. 1959).
* 1910 - Madre Teresa de Calcutá, missionária católica e beata macedônia, naturalizada indiana. (m. 1997)
* 1929 - Ira Levin, escritor, dramaturgo e autor de letras de canções estado-unidense (m. 2007).
* 1934 - Sylvia Telles, cantora brasileira. (m. 1966)
* 1953 - Alex Lifeson, guitarrista da banda Rush.
* 1954 - Derek Warwick, piloto britânico de corridas.
* 1955
o Laura Fygi, cantora holandesa.
o Sandra de Sá, cantora brasileira.
* 1957 - MacDonald Taylor, ex-goleiro das Ilhas Virgens Americanas.
* 1958
o Carlos Lombardi, autor de telenovelas, roteirista e produtor de televisão brasileiro.
o Marcos Paquetá, treinador brasileiro de futebol.
* 1959 - Gerhard Berger, ex-piloto austríaco de Fórmula 1.
* 1966 - Juhan Parts, político estoniano.
* 1967
o Paulinho Moska, músico brasileiro.
o Ihor Dobrovols'kyi, ex-futebolista ucraniano, atual treinador da Seleção Moldávia de Futebol.
* 1968 - Jorge Cadete, ex-futebolista português.
* 1973 - Dietmar Hamann, futebolista alemão.
* 1976
o Carlos Moyà, tenista espanhol.
o Mark Webber, piloto australiano de F-1.
o Sarah Chalke, atriz canadense.
* 1977
o Deco, futebolista brasileiro, naturalizado português.
o Andrey Akopyants, futebolista uzbeque.
* 1979 - Justine Pasek, modelo panamenha.
* 1981 - Alessandro Gamberini, futebolista italiano.
* 1984
o Sulley Ali Muntari, futebolista ganês.
o David Bentley, futebolista inglês.
* 1986 - Nabil El Zhar, futebolista marroquino.
* 1988 - Alexa Vega, modelo norte-americana.

Faleceram nesta Data:

* 827 - Papa Eugénio II
* 1576 - Ticiano, artista italiano (n. 1490).
* 1758 - Maria Bárbara de Bragança, infanta de Portugal, rainha consorte de Espanha (n. 1711).
* 1914 - Eugen von Boehm-Bawerk, economista austríaco (n. 1851).
* 1937 - Lionel Walter Rothschild, zoólogo britânico (n. 1868).
* 1958 - Ernest Orlando Lawrence, físico norte-americano (n. 1901).
* 1965
o Amélie Thyssen, a mulher mais rica do mundo. (n. 1887).
o Le Corbusier, arquiteto francês. Por afogamento. (n. 1887).
* 1967 - Brian Epstein, empresário dos Beatles, é encontrado morto. (n. 1934).
* 1974 - Lupicínio Rodrigues, compositor brasileiro (n. 1914).
* 1975 - Haile Selassie, imperador da Etiópia (n. 1892).
* 1989 - o humorista Chocolate
* 1990 - Stevie Ray Vaughan, guitarrista de blues americano morre em um acidente aéreo.
* 1990 - Ramón Piñeiro López, filósofo e escritor espanhol (n. 1915).
* 1990 - Affonso Arinos de Mello Franco, jurista brasileiro (n. 1905).
* 1996 - Dulcina de Morais, atriz brasileira (n. 1911).
* 1999 - Hélder Câmara, bispo católico (n. 1909).
* 2006
o Luciano Mendes de Almeida, bispo católico (n. 1930).
o María Esther Heredia de Capovilla, a mulher mais velha do mundo, segundo o Guinness Book of Records (Livro dos Recordes) (n. 1889).
* 2008 Olavo Setúbal, banqueiro e político brasileiro (n. 1923).

Feriados e eventos cíclicos

* Nossa Senhora dos Prazeres
* Santa Mônica de Hipona
* São Fortunato

Brasil

* Aniversário da cidade de Matão - São Paulo.
* Dia do Catequista.
* Dia do Corretor de Imóveis.
* Dia do Peão de Boiadeiro.
* Dia do Psicólogo.

HOJE NA HISTÓRIA

99 anos do nascimento de Madre Teresa de Calcutá.

Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em 27 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia, filha de pais albaneses, numa família de três filhos, sendo duas moças e um rapaz. Freqüentou uma escola não católica. Aos 12 anos, ouviu um jesuíta que era missionário na Índia dizer: “Cada qual em sua vida deve seguir seu próprio caminho”. Tais palavras a impressionaram e se determinou a dar um sentido à sua vida, a entregar-se a serviço dos outros: fazer-se missionária. E já nesta idade procurou o referido jesuíta para saber como fazer isso, ao que o prudente homem respondeu que aguardasse a confirmação do tempo e da “voz de Deus”. Seis anos mais tarde, cada vez mais convicta de sua vocação, solicitou a admissão na Congregação das Irmãs do Loreto que trabalhava em Bengala, mas teve primeiro de aprender a língua inglesa em Dublim. De Dublim foi enviada para a Índia em 1931 a fim de iniciar seu noviciado em Darjeeling no colégio das Irmãs de Calcutá No dia 24 de maio de 1931, fez a profissão religiosa, e emitiu os votos temporários de pobreza, castidade e obediência tomando o nome de "Teresa".

A origem da escolha deste nome residiu no fato de ser em honra à monja francesa Teresa de Lisieux, padroeira das missionárias, canonizada em 1927 e conhecida como Santa Teresinha. De Darjeeling passou para Calcutá, onde exerceu, durante os anos 30 e 40, a docência em Geografia no colégio bengalês de Sta Mary, também pertencente à congregação de Nossa Senhora do Loreto. Impressionada com os problemas sociais da Índia, que se refletiam nas condições de vida das crianças, mulheres e velhos que viviam na rua e em absoluta miséria, fez a profissão perpétua a 24 de maio de 1937. Com a partida do colégio, tirou um curso rápido de enfermagem, que veio a tornar-se um pilar fundamental da sua tarefa no mundo. Em 1946, decidiu reformular a sua trajetória de vida. Dois anos depois, e após muita insistência, o Papa Pio XII permitiu que abandonasse as suas funções enquanto monja, para iniciar uma nova congregação de caridade, cujo objetivo era ensinar as crianças pobres a ler. Desta forma, nasceu a sua Ordem – As Missionárias da Caridade. Como hábito, escolheu o sári, nas cores — justificou ela — "branco, por significar pureza e azul, por ser a cor da Virgem Maria". Como princípios, adotou o abandono de todos os bens materiais.

O espólio de cada irmã resumia-se a um prato de esmalte, um jogo de roupa interior, um par de sandálias, um pedaço de sabão, uma almofada e um colchão, um par de lençóis, e um balde metálico com o respectivo número.
Começou a sua atividade reunindo algumas crianças, a quem começou a ensinar o alfabeto e as regras de higiene. A sua tarefa diária centrava-se na angariação de donativos e na difusão da palavra de alento e de confiança em Deus. No dia 21 de dezembro de 1948, foi-lhe concedida a nacionalidade indiana. A partir de 1950 empenhou-se em auxiliar os doentes com lepra. Em 1965, o Papa Paulo VI colocou sob controle do papado a sua congregação e deu autorização para a sua expansão a outros países. Centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com HIV surgiram em várias cidades do mundo, bem como escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários.

Servindo ao mundo

Ao primeiro lar infantil ou "Sishi Bavan" (Casa da Esperança), fundada em 1952, juntou-se o "Lar dos Moribundos", em Kalighat. Mais de uma década depois, em 1965, a Santa Sé aprovou a Congregação Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presença missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China, etc. O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Templeton Prize, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979. Morreu em 1997, aos 87 anos, mas o seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora. Tratado como um funeral de Estado, vários foram os representantes do mundo que quiseram estar presentes para prestar a sua homenagem. As televisões do mundo inteiro transmitiram ao vivo durante uma semana, os milhões que queriam vê-la no estádio Netaji. No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa.
Um de seus pensamentos era este: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”.

Fontes: Climatempo, 10emtudo, Edições Paulinas, Wikipedia

Pensamentos do Dia - Quinta-Feira, 27 de Agosto de 2009



"O mal não pode vencer o mal. Só o bem pode fazê-lo."

Léon Tolstoi

"O objetivo mais alto do artista consiste em exprimir na fisionomia e nos movimentos do corpo as paixões da alma."

Leonardo da Vinci

"O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso."

Madre Teresa de Calcuta

Ilustração: Joshua Tree Sunset, Mojave Desert, California.jpg

Poemas da Visão - Texto: Emerson Monteiro

IMG_9314

As oceânicas vastidões destes olhares escorrem suaves por sobre rochas adormecidas de mundos siderais em longos vôos, histórias abissais e plumas de nuvens brancas, mistérios quiçá intransponíveis na vida de todos os lugares. Belas frações de um tempo depositado no bloco de tantas agonias e incontáveis eras, cores que se revestem de cobre, na sombra granítica dos Andes altaneiros, sinal de um vigor que fala no Poder sem limites. Exatos traços de solitários pousos. Despenhadeiros. Fronteiras. Luzes. Muralhas. E, lá adiante, a Luz esplendorosa, nas asas incomuns de pássaros avermelhados em volteios constantes no espelho das águas no rumo do Sol. Figuras que falam, desenhos que silenciam, nas formas retorcidas da Terra na superfície. Em meio aos fiapos de nuvens tênues, os reflexos de uma cidade recolhida, jeito manso de ruínas, dentro de entranhas e montes. Povos e campanhas de instantes reais. Pequenos seres, criativas visões imaginárias, fiéis e laboriosas, no passo ritmado da pulsação dos corações. Terraços, vestes, tons festivos e rugas, alma de raça sobranceira. Gravação doce de luz na fotografia e nos disparos certeiros do artista, contornos resistentes de espécies a passear no jardim da transcendência – flagrante das bênçãos definitivas.

Além, bem perto, na lente, os desenhos magnânimos da civilização no traçado das ruas de cidade iluminada, pastar indiferente de exóticos animais e as pedras do reino antigo, que apenas repousa de glorioso fausto, passado distante de sorrisos infantis. São os recortes humanos que permanecem através desse fluir de calendário, lendas e rituais, soma total de chão, homens e marcas, na busca da Infinitude. Olho que se alonga, pois, nos rios horizontais da vista. Lagos. Mares. Pedras. Muralhas. Vastidões. A Lua sempre bela. Tempo depositado nos vôos linheiros da câmera e dos pousos solitários, no instante ausente e presente dos poemas da visão. Figuras que dizem o que a alma silencia. Fiapos de nuvens. Cordilheiras. Frio intenso. Povos e campanhas. Terraços. Vestes coloridas. A doce gravação dos sentimentos no plasma fotográfico, milagre da invenção, e alternâncias, caminhos e solo dadivoso, transformações que acontecem no colo materno da santa Natureza.

Por: Emerson Monteiro
Foto: "Em guaramiranga" - Por: Dihelson Mendonça

Psicografia - embate entre Espíritas x Evangélicos - Por: Francisco Amado

Peguei esta questão do YAHOO PERGUNTAS E RESPOSTAS. Participei da comunidade do Yahoo resposta por 2 anos até ser expulso sem oportunidade de retorno, pois, agora vou pesquisar as perguntas e responder aqui no meu blog. A pergunta que encontrei foi esta.

Psicografia - embate entre Espíritas x Evangélicos.
Alguém pode me ajudar?!?

Desculpem-me o tamanho. Escrevi tudo com muito amor. Espero respostas e não simples comentários, afinal é o Yahoo Respostas, e não Yahoo Comentários. Conversei com um Evangélico (muito inteligente, diga-se de passagem), sobre psicografia. Os médiuns que psicografam escrevem como o auxílio do espírito da pessoa desencarnada, com a mesma letra, as mesmas manias, sabendo de intimidades que nenhuma outra pessoa saberia para dar avisos e palavras de conforto para os familiares e amigos. Sabe o que ele me respondeu? Que hoje ele desacredita na reencarnação e psicografia (ele foi espírita por 10 anos, sabe do que fala), e que o espírito vai direto para os céus e perde os vínculos terrenos totalmente Ele argumentou que:

OBS: Nunca li a Bíblia, só posso indicar comentário, mas quem leu saberá do que digo abaixo. Sou ateu e acredito que para ter uma opinião é preciso conhecer todos os lados da moeda. Estou por conta estudando Ateístas, Evangélicos e Espíritas. Neste caso, três lados da moeda. Quem sabe um dia eu leia a Bíblia, mas por enquanto não. No momento estou lendo quatro livros espíritas e estou bastante animado com o que leio.

1 - Que existem muitos espíritos maus (demônios) na Terra (numa passagem bíblica diz que um terço dos soldados dos céus veio combater o mau na Terra, e isso é bastante coisa) e quando uma criança está para nascer um espírito mau já fica de prontidão rodeando sua vítima, esperando dominá-la numa mínima chance que tiver então a acompanha por toda a vida e sabe de todos os detalhes do indivíduo, inclusive lembra-se de outras pessoas que rodeou (idéia das vidas passadas inclusa).

YAHOO RESPOSTA 01

Primeiro quero iniciar com um comentário sobre a afirmativa de o debatedor dizer que já foi espírita por 10 anos e sabe do que fala. Eu não conheço a pessoa e não tenho como dizer se afirmativa é verdadeira ou falsa mas sei te dizer uma coisa; A mente depois que é aberta jamais volta a fechar-se.

Vamos a resposta. Dizer que um terço de soldados veio combater o mal na terra é jogar palavras ao vento. Pois, o mal nada mais é do que a pessoa se afastar de fazer o bem.
Outra coisa afirmar que um espírito mau já fica de prontidão nos leva a concluir que deus é um camarada muito masoquista pois, nos coloca em uma posição de perdição a partir de nosso nascimento. Isto quer dizer que não temos protetores apenas figuras que de uma maneira ou de outra vão nos arrastar para o mal.

2 - Quando um médium psicografa, o demônio é quem responde e não o espírito da pessoa. (numa passagem bíblica diz que os demônios se farão passar por pessoas de bem, ou coisa assim). O motivo dos demônios fingirem ser o espírito do desencarnado é de afastar as pessoas da “verdade” cristã que o espírito vai para o céu e não fica vagando pela Terra (não disse que acredito, mas fazer sentido).

YAHOO RESPOSTA 02

Exatamente muitos “demônios” se farão passar por pessoas de bem. Mas na própria Bíblia diz o seguinte :na primeira epístola de João cap. 4 vers. 1 ‘Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes, provai se os espíritos procedem de deus.
Portanto nesta simples passagem cai por terra toda a argumentação que não existe espíritos e que tudo é demônio pois, do contrário não haveria tal recomendação.

3 - O demônio não estaria fazendo o mal diretamente, mas afastando o homem das palavras “divinas”, estaria afastando o homem das palavras corretas de Jesus Cristo e Deus e desvirtuando para outras crenças.

YAHOO RESPOSTA 03

Esta afirmação é totalmente sectária quer dizer que só existe uma crença para chegar a deus o que é uma falácia a pessoa pode chegar a deus tendo uma crença ou não dizer que é evangélico, católico espírita ou budista não garante que se chegue a deus.
Não é a religião que nos leva a deus mas, nossas atitudes morais para com os outros.

4 – Me deu uma dica-teste de que eu posso testar o demônio. Que eu perguntasse ao espírito numa psicografia, por exemplo, “Quem é o Rei dos Reis? Quem é seu Senhor?” E que o demônio se enfureceria e que abandonaria o corpo do médium violentamente, mas não poderia mentir nesse assunto. (Nunca testei se isso é verdade, mas um dia eu tento falar com um médium).

YAHOO RESPOSTAS 04

Sobre a existência de tal figura o demônio. Algumas questões.
Se Satã e os demônios eram anjos, eles eram perfeitos; como, sendo perfeitos, puderam falir a ponto de desconhecer a autoridade de Deus? Se isto ocorreu Deus não é infalível. Para a doutrina espírita não existem anjos muito menos demônios pois, deus não privilegia ninguém todos partimos do mesmo ponto e chegaremos ao final a partir de nosso esforços sem privilégios ou regalias pois, do contrario não haveria justiça e deus não seria perfeito.

Francisco Amado Filosofo Autodidata e pesquisador da Doutrina dos Espíritos
Deísta por opção.

Sobre o Autor:
Autodidata e pesquisador de Fisica quântica, Filosofia, Parapsicologia e Marketing

Artista no Cariri propõe juntar palitos para pensar arte


Como a denominação “Cabeças Queimadas”, projeto desenvolverá experiência em Arte Processo com jovens da periferia do Crato. O inicio dos trabalho começará nesta terça-feira, dia 01 de setembro.

Juntar palitos de fósforos e depois colar de forma aleatória é o propósito do novo trabalho do artista e arte-educador, Alexandre Lucas. O trabalho será desenvolvido na Comunidade do Gesso, com jovens do Projeto Nova Vida. Para o artista, a localidade tem um valor simbólico, tendo em vista, que no período da sua infância e adolescência residiu nas proximidades da antiga zona de prostituição do Crato. Mais que juntar e colar palitos de fósforos, o artista pretende fazer um trabalho que na arte contemporânea recebe a denominação de “Arte Processo”. Neste caso, o percurso do processo artístico é mais importante do que o próprio resultado final. A proposta do trabalho reúne várias linguagens artísticas e da comunicação como registro fotográfico e audiovisual, vivências, produção de blogs, formação de rede de comunicação e produção textual. Lucas ressalta que a intenção é possibilitar que o cotidiano possa aproximar o grande público do fazer artístico. Ele destaca que o processo de fruição da arte acontecerá no próprio espaço familiar e cita que o simples ato de juntar palitos de fósforos acarreta um mudança de habito e uma discussão sobre arte. O resultado do trabalho deverá ser transformado em material didático.

A arte-educadora do Projeto Nova Vida, Elizangela Nepomuceno destaca que na “Arte Processo” é criada a possibilidade reflexiva e a instigação estética a partir dos cotidiano dos participantes. A arte-educadora acredita que esses trabalhos com palitos irá possibilitar novas formas de pensar a arte e o contexto social. Ela acrescenta que é importante fazer com que as pessoas se sintam parte da sociedade e da arte. Edilânia Rodrigues, coreógrafa do Projeto Nova Vida destaca que esse tipo de ação é uma forma de possibilitar novos contatos e possibilidades de fazer arte. Para a coreógrafa isso possibilitar uma valorização dos alunos e ampliar o campo de conhecimento deles. Edilânia enfatiza que propostas em Arte Processo possibilitam uma metodologia de construção e de tomada de consciência em relação arte.

Por: Alexandre Lucas

Parabéns, Socorro Moreira !

Socorro, deixa que hoje, eu te sirvo o Bolo...Parabéns!

Dihelson parabeniza Socorro Moreira

Hoje é o aniversário de uma grande amiga e colaboradora: Socorro Moreira, a grande poetisa do Cariri. Uma pessoa que me causou profunda admiração desde as primeiras estrofes que eu pude ler. Mulher de múltiplos talentos, profunda amante da natureza, gosta de fortes emoções, pelas quais é sempre levada. E justamente por ser tão passional, consegue imprimir isto em tudo o que faz. Por isso sua poesia é tão exuberante, avassaladora. Socorro Moreira também é uma grande musicista, mas seu melhor instrumento, são seus fantásticos ouvidos musicais. Embora seja membro do Blog do Crato, fundou o Blog Cariricaturas, com a não menos talentosa Claude Bloc, e por isso tem se dedicado mais profundamente a seus trabalhos lá, com amor e dedicação. Sentimos grande falta dela aqui no Blog do Crato, para enriquecer e humanizar nossas postagens, mas posso perfeitamente compreender que quando nos dedicamos a um projeto pessoal, falta-nos o tempo para outros, assim também como eu mesmo, tenho me dedicado inteiramente ao Blog do Crato e à minha música, que até tem sido apenada por isso, mas que pretendo reavivar em breve.

De qualquer modo, estamos à distância de um clique apenas da grande poetisa Socorro Moreira, e que Deus em sua infinita bondade a conserve entre nós por muitos e muitos anos, de plena felicidade, a fim de que ela possa mostrar sempre toda a beleza que a sua clara mente e espírito consegue captar do cosmos e transformar em poesia reluzente.

Um brinde,
Com bolo de Aniversário,

Dihelson Mendonça

Notícias do Crato para o Dia 27 de Agosto de 2009


27-08-2009
Plano Plurianual será debatido hoje, no Teatro Salviano Arraes


Após realizar uma intensa agenda para participar das reuniões para a construção do Plano Plurianual Participativo, em várias áreas da zona rural do Crato, o prefeito Samuel Araripe participa, na manhã de hoje, da abertura do evento no Teatro Salviano Arraes, em Crato, a partir das 9 horas. Ontem os trabalhos foram realizados no distrito de Dom Quintino, Ponta da Serra, Bela Vista, Monte Alverne, Santa Fé, Santa Rosa e Baixio. Em todas as comunidades foram preenchidos formulários em que a sociedade faz um relato das principais necessidades daquela área. Hoje, mais uma vez, as principais ações administrativas para o período de quatro anos estarão em debate, com a presença de vários segmentos sociais, nas áreas governamentais e não governamentais. Oito eixos principais são discutidos dentro do plano, a exemplo da Saúde, Educação e Ação Social. O trabalho está sendo coordenado através da chefia do Gabinete da Prefeitura Municipal do Crato, pelas secretarias de Administração, Governo, Planejamento e Contabilidade. O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, em que são definidos objetivos, diretrizes e metas da administração pública com a participação da comunidade.

Crato se organiza para sediar o I Seminário Cariri Cangaço.

De 22 a 26 de setembro, próximo acontece na região do Cariri, mais precisamente nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha o I Seminário Cariri Cangaço. Durante esses dias o Cariri cearense irá receber as maiores autoridades sobre o tema Cangaço, no Brasil, com a orientação da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço SBEC –, e das prefeituras de Crato, Juazeiro e Barbalha. No Seminário será discutido, principalmente questionamentos sobre verdades e mentiras de Lampião - o rei do cangaço- no Ceará. Ainda no contexto do seminário será realizado um concurso de redação, onde poderão participar estudantes do ensino fundamental II e ensino médio de escolas públicas e privadas dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Brejo Santo, Jardim e Aurora. Aqui no Crato, as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, salientando que a ficha de inscrição está disponível no site da Prefeitura.

Mais informações:
Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato- 3523 23 65
Blog do Cariri Cangaço - www.cariricangaco.blogspot.com

Continuam abertas as inscrições para o Festival Cariri da Canção

O Crato, em mais uma edição, quer manter o sucesso do Festival Cariri da Canção, resgatando grandes talentos da música da nossa região e de várias partes do País, dando espaço para novos e jovens talentos. O Festival Cariri da Canção marca esse momento oportuno para os artistas se manifestarem. O evento é uma realização da Prefeitura do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude. Este ano, será realizada a etapa estudantil, nos dias 1, 2 e 3 de outubro. As inscrições continuam abertas até o dia 31 de agosto para quem quiser participar. São válidas as inscrições de pessoas da Região Metropolitana do Cariri com abrangência nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda, Caririaçu, Jardim, Farias Brito e Santana do Cariri. A Etapa Nacional acontecerá de 14 a 17 de outubro de 2009, sendo que as inscrições vão até o dia 11 de setembro de 2009. O Festival Cariri da Canção acontecerá no Centro Cultural do Araripe no Município do Crato. Editais e Fichas de Inscrições no site www.crato.ce.gov.br. Maiores informações, pelo telefone (88) 3523-2365

Governo do Crato promove curso para elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura Municipal de Crato, por meio da Secretaria de Ação Social em parceria com o - Conselho Municipal dos Direitos e do Adolescente CMDCA promovem curso de formação para o conselheiro de direitos, tutelares e demais atores do sistema de garantias de direito, com a finalidade de obter subsídios para elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O referido curso acontecerá no teatro do SESC nos dias 28 e 29, sexta e sábado, próximos. Amanhã, dia 28, o horário será de 8 ás 17 horas e no sábado, dia 29 de 8 horas ao meio dia. A elaboração e implementação desse Plano buscam sobretudo, o fortalecimento dos fatores de proteção e atendimento na defesa, promoção e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Semana do Psicólogo – 27 de Agosto Dia do Psicólogo.

Falta,psicólogo nas escolas, municipais, estaduais e particulares,quando tem, um profissional para escola inteira, numa proporção de 500 para 1.

Falta,Psicólogo nas empresas,
Falta psicólogo,nos hospitais,
Falta,psicólogo nos Conselhos Tutelares, isso é a mesma coisa que numa final da Copa do Mundo que o Brasil é favorito e não ter uma bola para se começar o jogo.
Falta,psicólogo realizando trabalhos filantrópicos,
Falta,Psicólogo para pressionar o Sindicatos Estaduais,
Falta,Psicólogo para pressionar os CRP( Conselhos Regionais de Psicologia)
Falta,Psicólogo nas UBS,
Falta,psicólogo no PSF -Programa de Saúde da Família
Falta,psicólogo nas varas da infância e juventude,
Falta,psicólogo nos foruns,
Falta,mercado de trabalho para psicólogo,
Falta,Futuro psicólogo com atuação política para que as faculdades e universidades abram mais estágios e oportunidades de trabalhos. Ou vocês acham que eles querem mudar essa realidade, ganhando um montão de dinheiro e entregando diplomas para que precisam mais de um psicólogo do que um emprego.

Falta,psicólogo para atuar na prevenção.
Então, Psicólogo não Adoece, Somatiza
Psicólogo não Transa, Libera a Libido
Psicólogo não Estuda, Sublima
Psicólogo não dá Vexame, Surta
Psicólogo não Fofoca, Transfere
Psicólogo não tem Idéia, Tem Insight
Psicólogo não resolve Problemas, fecha Gestalts
Psicólogo não se Engana, tem Ato Falho
Psicólogo não muda de Interesse, Altera Figura Fundo
Psicólogo não Fala, Verbaliza
Psicólogo não Conversa, Pontua
Psicólogo não Responde, Devolve a Pergunta
Psicólogo não Desabafa, Tem Catarse
Psicólogo não pensa Nisso, Respira Nisso
Psicólogo não é Indiscreto, é Espontâneo
Psicólogo não é Gente, é um Estado de Espírito
São Paulo, 24 de Agosto de 2009

João César Mousinho de Queiroz –www.sosdrogasealcool.org
Psicólogo Cratense - Terapeuta Familiar.

Hoje, Quinta-feira, às 09 da manhã no Teatro Municipal - Debate sobre o Plano Plurianual - PPA






Plano Plurianual será debatido hoje, no Teatro Salviano Arraes

Após realizar uma intensa agenda para participar das reuniões para a construção do Plano Plurianual Participativo, em várias áreas da zona rural do Crato, o prefeito Samuel Araripe participa, na manhã de hoje, da abertura do evento no Teatro Salviano Arraes, em Crato, a partir das 9 horas. Ontem os trabalhos foram realizados no distrito de Dom Quintino, Ponta da Serra, Bela Vista, Monte Alverne, Santa Fé, Santa Rosa e Baixio. Em todas as comunidades foram preenchidos formulários em que a sociedade faz um relato das principais necessidades daquela área. Hoje, mais uma vez, as principais ações administrativas para o período de quatro anos estarão em debate, com a presença de vários segmentos sociais, nas áreas governamentais e não governamentais. Oito eixos principais são discutidos dentro do plano, a exemplo da Saúde, Educação e Ação Social. O trabalho está sendo coordenado através da chefia do Gabinete da Prefeitura Municipal do Crato, pelas secretarias de Administração, Governo, Planejamento e Contabilidade. O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, em que são definidos objetivos, diretrizes e metas da administração pública com a participação da comunidade.

Fotos: Wilson Bernardo
Reportagem: Elizângela Santos

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31