xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/08/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 agosto 2009

Sucessão à vista

Contundente 1: Dilma é a candidata de Sarney
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que tem certeza de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguirá eleger o seu sucessor, no caso a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Na visão de Sarney, apenas o apelo popular de Lula é suficiente pra eleger Dilma em 2010. "Eu acho que o presidente Lula fará o seu sucessor porque ele tem um grande carisma, uma grande penetração popular e está fazendo um excelente governo. (...) Isso é muito importante para um político", afirmou. "Eu acho que, quando ele colocar tudo isso na mesa na hora da eleição, sem dúvida alguma ele vai fazer o seu sucessor."
Sarney é acusado de cometer irregularidades como edição dos chamados atos secretos, desvio de recursos de um patrocínio feito pela Petrobras à fundação que leva seu nome, além da prática de tráfico de influência em favor do namorado de uma neta sua. No Conselho de Ética, as 11 ações contra o presidente do Senado foram arquivadas.

Contundente 2: PT teme aliança entre Marina e PSDB no 2º turno
O Executivo está fazendo projeções e analisa os riscos potenciais da possível candidatura à Presidência da senadora Marina Silva pelo PV. De acordo com fontes do governo, o PT teme ver a ex-ministra do Meio Ambiente apoiando o PSDB em um eventual segundo turno contra a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência pelo PT.

Marina se filiará ao Partido Verde no próximo dia 30, que a havia convidado para disputar a Presidência em 2010. "Ela ou deve ser oposição ou independente no segundo turno", disse uma fonte do governo bastante próxima ao presidente. "Acho difícil ela apoiar a Dilma", completou a fonte, sob condição do anonimato.

"Quem achar que a esquerda se alinhará automaticamente com o PT está muito enganado", disse o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ex-ministro do governo Lula. Cristovam admite a possibilidade de seu partido também lançar candidato no ano que vem, a exemplo do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), outro ex-ministro do governo pensando em concorrer.

Em pesquisa recente do Datafolha, José Serra (PSDB) figura em primeiro lugar com 37% das intenções de votos para a Presidência. Com 16%, Dilma aparece em segundo lugar em empate técnico com Ciro, dono de 15%. De acordo com o levantamento, Marina recebeu 3% das intenções.
Contudente 3: Críticas de Lula fazem parte de “intrigas de natureza claramente eleitoral”, diz Serra
Um dia depois de ter sido acusado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de omitir a participação de recursos do governo federal nas obras do Rodoanel Mário Covas, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), evitou alimentar a polêmica. O tucano disse que o presidente não estava bem informado ao criticar o Estado e apontou uma conotação eleitoral na polêmica. Serra confirmou haver recursos da União na obra viária e disse que sempre divulgou e agradeceu por isso.

“Não vou alimentar intrigas de natureza claramente eleitoral. (Se) não estivéssemos nas vésperas de uma eleição, não teríamos essas propagandas enganosas do PT nem o presidente teria sido mal informado a respeito de como as obras têm sido apresentadas”, disse Serra.
Fonte: Terra e Estadão Online

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PONTA DA SERRA


A Prefeitura Municipal de Crato realizou na manhã de hoje , 26.08 ( de 09 às 12hs.) nas dependências do Ginásio José Bizerra de Britto em Ponta da Serra, uma Audiência Pública que tem como objetivo a elaboração das Metas e Ações s serem incluídas no Plano Plurianual - PPA, para o período 2010/2013, conforme determina o parágrafo único do Art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O evento contou com a presença do prefeito Samuel Araripe, do vice, Raimundo Bezerra Filho, da Vereadora Mara Guedes, secretários municipais e técnicos dos setores diversos da administração pública municipal.
Usando da palavra, o Senhor Prefeito falou da importância do PPA que vem dar um melhor direcionamento na gestão pública, possibilitando realizar uma administração com menos erros. Samuel, mais uma vez, fez questão de dizer que se sente bem em Ponta da Serra, onde conseguiu realizar algumas obras de grande utilidade. E mais uma vez, ele diz que Ponta da Serra tem tudo para alcançar sua emancipação à categoria de município.
A Vereadora Mara Guede, que também usou da palavra, aproveitou a oportunidade para agradecer a comunidade local por sua votação na última eleição, tendo, também, falado da importância da Audiência Pública.
Logo após, o senhor prefeito e equipe se dirigiram até Monte Alverne, onde aconteceria, na parte da tarde a Audiência daquele distrito.Dando prosseguimento ao evento, os técnicos da prefeitura encaminharam os trabalhos de coleta de sugestões das prioridades de todo o distrito, no que foi realizada através de três grupos, onde representantes da sede, sítios e vilas apontaram suas carências e sugestões sobre os seguintes eixos ( Ação Social, Saúde, Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Cultura, Infraestrura e Desenvolvimento Econômico).
Por ser uma pessoa com fortes ligações com Zona Rural, a Vereadora Mara ficou até o final, dando sua contribuição, principalmente, no Grupo que discutiu sobre Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente.
Apesar do pouco tempo para a discussão, a maioria dos participantes acredita que foi de bom proveito a Audiência Pública realizada no dia de hoje.

Por Antonio Correia Lima

Brasil é o país com maior nº de mortes por gripe suína: 557

O Ministério da Saúde informou, em boletim divulgado nesta quarta-feira, que o número de mortes confirmadas por gripe suína no País chegou a 557. Com esse número, o Brasil se torna o país com maior número de óbitos de pacientes infectados pelo vírus A (H1N1), ultrapassando os Estados Unidos.

Apesar do número, o Ministério da Saúde afirma que o Brasil não encabeça o ranking da taxa de mortalidade pela nova doença. Comparando o número de mortes com a população, o Brasil fica em sétimo na lista, liderada pela Argentina, que registrou 439 mortes entre 40.276.376 habitantes.

Em segundo lugar aparece o Chile, seguido de Costa Rica, Uruguai, Austrália e Paraguai. Os Estados Unidos, que registraram 522 óbitos, são o 13º na taxa de mortalidade. O Ministério da Saúde afirmou que os países adotam periodicidade diferente para atualizar os números. Segundo o boletim, os últimos dados dos Estados Unidos referem-se a 15 de agosto.

Segundo os novos dados do ministério, de confirmações obtidas entre 25 de abril e 22 de agosto, as mortes no Brasil foram registradas em São Paulo (223), Paraná (151), Rio Grande do Sul (98), Rio de Janeiro (55), Santa Catarina (11), Minas Gerais (8), Distrito Federal (2), Paraíba (2), Bahia (2), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1), Rondônia (1), Pará (1) e Rio Grande do Norte (1).

Fonte: Terra

BlogHumor: Bin Laden responde ao Chamado...

Tem circulado pela internet uma foto engraçada de um gaiato que colocou uma placa endereçada a Bin Laden "Olha aqui, tem mais duas torres". Bem, recebemos via e-mail uma resposta atribuída a Bin Laden a respeito dessas duas torres de Brasília. Com os devidos cortes e censuras, publicamos em primeira mão...


BlogHumor de hoje enviado por Roberto jamacaru

Por que Lina se cala? Por que Dilma não a processa? - Postado por José Sales


É pouco verossímil que Lina Vieira, ex-secretária da Receita Federal, não saiba o dia exato em que diz ter estado com a ministra Dilma Rousseff no Palácio do Planalto - e ouvido dela o pedido para que "agilizasse" as investigações sobre os negócios do empresário Fernando Sarney, filho do senador José Sarney.

Do mesmo modo é pouco verossímil que a ida de Lina ao palácio para uma reunião com Dilma não tenha deixado rastros nem nas dezenas de câmeras de segurança do local, nem no registro da entrada e saída de autoridades e de carros que as transportam.

Lina jamais ocuparia o cargo de Secretaria da Receita Federal se não fosse uma pessoa da absoluta confiança do governo. A identificação dela com o PT jamais foi posta em dúvida. O fato do marido dela ter sido durante um ano ministro interino do governo FHC não enfraqueceu o DNA petista de Lina.

Se a ex-chefe de gabinete dela foi capaz de lembrar que Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil, esteve no prédio da Receita Federal, e que Lina lhe disse em seguida que iria ao palácio para uma reunião com Dilma, é improvável que não tenha ficado na Receita registro sobre a data do encontro no palácio.

E por que Lina sonega a data?

Talvez porque ela não queira criar para o governo mais embaraços do que já criou ao confirmar à Folha de S. Paulo seu suposto encontro com Dilma. Foi o jornal que descobriu que houvera o encontro. E o que Dilma pedira a Lina.

A oposição aproveitou a revelação do episódio para tentar desgastar Dilma e o governo? É claro que sim. Oposição existe para cavar seu possível retorno ao poder. O PT sempre se comportou assim até chegar ao poder. Mas não foi ela que inventou o episódio.

Lina poderia ter negado à Folha o que a Folha descobriu. Ou poderia pelo menos ter-se negado a falar com o jornal. Falou. E ao fazê-lo disparou um míssil contra Dilma.

Foi brabeza para a oposição convencer Lina a aceitar o convite da Comissão de Constituição e Justiça do Senado para ir depor ali. Ela só aceitou porque a oposição garantiu que a defenderia dos ataques da tropa de choque do governo.

A serviço de quem estava Lina? Dos seus ressentimentos por ter sido demitida do cargo? De alguma ala do PT desgostosa com a escolha de Dilma para candidata à sucessão de Lula? Faltam muitas peças para montar esse quebra-cabeça. Mas nele não se encaixa a peça que ao cabo revelaria ter sido Lina cooptada pela oposição para minar as chances de Dilma se eleger.

Lina não mudou de lado. E porque não mudou silencia sobre a data do suposto encontro.
Se quisesse, Dilma poderia processar Lina por denunciação caluniosa. Por que não o faz?

Comentário do Blog do Ricardo Noblat

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprova universalização do ensino médio


Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara da Câmara dos Deputados (CCJ) aprovou no final da tarde de ontem (25), em caráter conclusivo, projeto de lei do Senado que determina a universalização do ensino médio público gratuito. Hoje, só há universalização para o ensino fundamental. O projeto deverá seguir, agora, à sanção presidencial. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) já prevê que o Poder Público seja obrigado a universalizar o acesso ao ensino fundamental e, progressivamente, chegar à cobertura do ensino médio. Ou seja, o Estado deverá oferecer o ensino fundamental gratuito a todos aqueles que desejarem estudar e, com o novo projeto, essa obrigatoriedade se estende até o ensino médio.

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Dicas de Filmes Fantásticos para quem não quer perder tempo...

Alô, amigos do Blog do Crato!
Chega de perder tempo alugando filmes sem conteúdo. Trago aqui uma lista de filmes que vi nos últimos dias e definitivamente, recomendo. São escolhidos, e quem os assistir, certamente que irá gostar. Não perca: "Presságio", "Sete Vidas", "Sentença de Morte" ( Ação ) , e "Dúvida".


Presságio

Nicolas Cage é um professor que, ao examinar o conteúdo de uma cápsula do tempo, descobre alguns desenhos feitos por alunos de uma escola em 1958. Em uma das folhas, há coordenadas de datas e eventos futuros...


Sete Vidas

Ben Thomas (Will Smith) é um homem que foge de uma culpa do passado salvando vidas de completos desconhecidos. Seus planos sofrem mudanças quando conhece a frágil Emily (Rosario Dawson), encontro que ...


Dúvida

O ano é 1964 e o cenário é a escola St. Nicholas, no Bronx. O vibrante e carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), vem tentando acabar com os rígidos costumes da escola, que há muito são guardados e seguidos ferozmente pela irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), a diretora com mãos de aço que acredita no poder do medo e da disciplina. Os ventos das mudanças políticas sopram pela comunidade e, de fato, a escola acaba de aceitar seu primeiro aluno negro, Donald Miller. Mas quando a irmã James (Amy Adams), uma freira inocente e esperançosa conta à irmã Aloysius sobre sua suspeita, induzida pela culpa, de que o padre Flynn está dando atenção exagerada a Donald, a irmã Aloysius se vê motivada a empreender uma cruzada para descobrir a verdade e banir o padre da escola. Agora, sem nenhuma prova ou evidência, exceto sua certeza moral, a irmã Aloysius trava uma batalha de determinação com o padre Flynn, uma batalha que ameaça dividir a Igreja e a escola com consequências devastadoras.



Sentença de Morte

John Hume (Kevin Bacon) é funcionário administrativo feliz com a sua vida. Isso muda após o assassinato do seu filho. O seu único consolo é a captura do homem responsável pelo crime, mas o Departamento de Justiça oferece ao homicida um acordo que o fará cumprir somente 6 meses de cadeia. Hume quer vingança, o que poderá destruí-lo e acabar com o resto de sua família.

Bons filmes!

"Contundente" Depoimento - Por: José Nilton Mariano Saraiva

Vale a pena conferir a entrevista concedida ao "Terra Magazine" pelo ex-homem forte do governo tucano de FHC, Everardo Maciel, que comandou a Receita Federal por longevos oito anos, a respeito do momento atual. O curriculum do homem é brilhante, tem conhecimento do que fala e bagagem para mostrar, além de saber onde as andorinhas dormem.
Como diria o velho filósofo, o homem é simplesmente "contundente".
José Nilton Mariano Saraiva
***********************************
Por: Bob Fernandes (Terra Magazine)
O pernambucano Everardo Maciel mora há 34 anos em Brasília. Foi secretário executivo em 4 ministérios: Fazenda, Educação, Interior e Casa Civil, e foi Secretário da Fazenda no Distrito Federal. Everardo é hoje consultor do FMI, da ONU, integra 10 conselhos superiores, entre eles os da FIESP, Federação do Comércio e Associação Comercial de São Paulo e é do Conselho Consultivo do Conselho Nacional de Justiça.
Mas, nestes tempos futebolísticos, às vésperas de 2010, com tudo o que está no ar e nas manchetes e, em especial, diante do que afirma Everardo Maciel na entrevista que se segue, É IMPORTANTÍSSIMO RESSALTAR QUE ELE FOI, POR LONGOS OITO ANOS, O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DOS GOVERNOS FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Dito isso, vamos ao que, sem meias palavras, afirma Everardo Maciel sobre os rumorosíssimos casos da dita "manobra contábil" da Petrobras - que desaguou numa CPI -, da suposta conversa entre a Ministra Dilma Rousseff e a ex-Secretaria da Receita Lina Vieira e da alardeada "pressão de grandes contribuintes", fator que explicaria a queda na arrecadação: -“Não passam de factóides. Não passam de uma farsa”.
Sobre a suposta manobra contábil que ganhou asas e virou fato quase inquestionável, diz o ex-Secretário da Receita Federal de FHC: -“É farsa, factóide... a Petrobras tem ABSOLUTO DIREITO (NR: Destaque a pedido do entrevistado) de escolher o regime de caixa ou de competência para variações cambiais, por sua própria natureza imprevisível, em qualquer época do ano. É bom lembrar que a opção pelo regime de caixa ou de competência não repercute sobre o valor do imposto a pagar, mas, sim, a data do pagamento. Essas coisas todas são demasiado elementares”.
E o caso Dilma/Lina? – “Se ocorreu o diálogo, ele tem duas qualificações: ou era algo muito grave ou algo banal. Se era banal deveria ser esquecido e não estar nas manchetes. Se era grave deveria ter sido denunciado e chegado às manchetes em dezembro, quando supostamente ocorreu o diálogo. Ninguém pode fazer juízo de conveniência ou oportunidade sobre matéria que pode ser qualificada como infração. Caso contrário, vai parecer oportunismo”.
E a queda na arrecadação por conta de alardeada pressão de grandes contribuintes? –“Farsa, factóide para tentar explicar, indevidamente, a queda na arrecadação”.
Sobre essa mesma queda e alardeadas pressões, Everardo Maciel provoca com uma bateria de perguntas que ainda não foram respondidas porque, convenientemente, ainda não foram feitas: - “Quais são os nomes dos grandes contribuintes, quando e de que forma pressionaram a Receita? Quando foi inciada a fiscalização dos fatos relacionados com o senhor Fernando Sarney? Quantos foram os contribuintes de grande porte no Brasil que foram fiscalizados no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período de anos anteriores e qual foi o volume de lançamentos? A Receita, em algum momento, expediu uma solução de consulta que tratasse dos casos de variações cambiais como os alegados em relação à Petrobras?
Com a palavra Everardo Maciel, SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL NOS OITO ANOS DE GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:
Terra Magazine - Algo perplexo soube que o senhor, Secretário da Receita Federal por oito anos nos governos de Fernando Henrique Cardoso, não tem a opinião que se imaginaria, e que está nas manchetes, editoriais e colunas de opinião, sobre o caso das ditas manobras contábeis da Petrobras, agora uma CPI?
Everardo Maciel - Independentemente de ter trabalhado em qualquer governo, meu compromisso é dizer a verdade que eu conheço. Então, a verdade é que a discussão sobre essa suposta manobra contábil da Petrobras é rigorosamente uma farsa.
Terra Magazine - Uma farsa, um factóide?
Everardo Maciel -É exatamente isso. Farsa, factóide. E por quê? Porque não se pode falar de manobra contábil, porque a contabilidade só tem um regime, que é o de competência.
Terra Magazine - Traduzindo em miúdos, aqui para leigos como eu....
Everardo Maciel - Eu faço um registro competência... quer dizer o seguinte: os fatos são registrados em função da data que ocorreram e não da data em que foram liquidados. Por exemplo: eu hoje recebo uma receita. Se estou no regime de competência, a receita é apurada hoje. Entretanto, se o pagamento desta receita é feito no próximo mês, eu diria que a competência é agosto e o caixa é setembro. Isso é competência e caixa, esta é a diferença entre competência e caixa, de uma forma bem simples.
Terra Magazine - Cabe uma pergunta, de maneira bem simples: então, Secretário, há um bando de gente incompetente discutindo a competência?
Everardo Maciel - Eu não chegaria a fazer essa observação assim porque não consigo identificar quem fez essas declarações, mas certamente quem as fez foi, para dizer o mínimo, pouco feliz.
Terra Magazine - Por que o senhor se refere, usa as expressões, "farsa" e "factóide"?
Everardo Maciel - Vejamos: farsa ou factóide, como queiram, primeiro para explicar indevidamente a queda havida na arrecadação. Agora, a Petrobras, no meu entender, tem ABSOLUTO DIREITO (NR: Destaque a pedido do entrevistado) de escolher o regime de caixa ou de competência para variações cambiais, por sua própria natureza imprevisível, em qualquer época do ano. É bom lembrar que a opção pelo regime de caixa ou de competência não repercute sobre o valor do imposto a pagar, mas, sim, a data do pagamento. Essas coisas todas são demasiado elementares. Para especialistas.
Terra Magazine - Então por que todo esse banzé no Oeste?
Everardo Maciel - Não estou fazendo juízo de valor sobre a competência de ninguém, mas, neste caso, para o governo, me desculpem o trocadilho, o que contava era o caixa. E o caixa caiu. Para tentar explicar por que a arrecadação estava caindo, num primeiro momento se utilizou o factóide Petrobras. No segundo, se buscou explicações imprecisas sobre eventuais pressões de grandes contribuintes, às vezes qualificados em declarações em off como financiadores de campanha. Entretanto, não se identificou quem são esses grandes "financiadores de campanha" ou "contribuintes". Desse modo, a interpretação caiu no campo da injúria.
Terra Magazine - O senhor tem quantos anos de Brasília?
Everardo Maciel - Não consecutivamente, 34 anos. Descontado o período que passei fora, 30 anos.
Terra Magazine - Diante desse tempo, o senhor teria alguma espécie de dúvida de que o pano de fundo disso aí é a eleição 2010?
Everardo Maciel - Eu acho que nesse caso, em particular e em primeiro lugar, o pano de fundo era a sobrevivência política de uma facção sindical dentro da Receita.
Terra Magazine - Seria o pessoal que o atormentou durante oito anos?
Everardo Maciel - Não todo tempo. E de qualquer sorte, de forma inócua.
Terra Magazine - Sim, mas me refiro para o que reverbera para além da secretaria, do que chega às manchetes... os casos da Petrobras, um atrás do outro.
Everardo Maciel - Todos esses casos são, serão esclarecidos, e acabam, acabarão sendo esquecidos, perderão qualquer serventia para 2010. São factóides de vida curta. Depois disso chegamos à terceira fase do factóide.
Terra Magazine - Mais ainda? Qual é?
Everardo Maciel - Aí vem a história do virtual diálogo que teria ocorrido entre a ministra-chefe da casa civil, Dilma Rousseff, e a secretária da receita, Lina Vieira. Não tem como se assegurar se houve ou deixou de haver o diálogo, mormente que teria sido entre duas pessoas, sem testemunhas. Agora tomemos como verdadeiro que tenha ocorrido o diálogo. Se ocorreu o diálogo, ele tem duas qualificações: ou era algo muito grave ou algo banal.
Terra Magazine - Sim, e aí?
Everardo Maciel - Se era algo banal, deveria ser esquecido e não estar nas manchetes. Se era algo grave, deveria ter sido denunciado e chegado às manchetes em dezembro, quando supostamente ocorreu o diálogo. Ninguém pode fazer juízo de conveniência ou oportunidade sobre matéria que pode ser qualificada como infração. Caso contrário, vai parecer oportunismo.
Terra Magazine - À parte suas funções conhecidas, de especialista, por que coisas tão óbvias como essa que o senhor tá dizendo não são ditas? Já há dois meses essa conversa no ar sem que se toque nos pontos certos, óbvios...
Everardo Maciel - Eu não sei porque as pessoas não fazem as perguntas adequadas...
Terra Magazine - Talvez porque elas sejam incômodas para o jogo, para esse amontoado de simulacros que o senhor aponta? Quais seriam as perguntas reveladoras?
Everardo Maciel - Por exemplo: quais são os nomes dos grandes contribuintes, quando e de que forma pressionaram a Receita? Quando foi iniciada a fiscalização dos fatos relacionados com o senhor Fernando Sarney? Quantos foram os contribuintes de grande porte no Brasil que foram fiscalizados no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período de anos anteriores e qual foi o volume de lançamentos? Ainda uma outra pergunta: a Receita, em algum momento, expediu uma solução de consulta que tratasse dos casos de variações cambiais como os alegados em relação à Petrobras? Respostas a isso permitiriam lançar luz sobre os assuntos.
Terra Magazine - Última pergunta, valendo-me de um jargão jornalístico: trata-se então de um amontoado de cascatas?
Everardo Maciel - Não tenho o brilhantismo do jornalista para construir uma frase tão fortemente elegante e esclarecedora, mas, modestamente, prefiro dizer: farsa e factóide. Ao menos, no mínimo, algumas das coisas que tenho visto, lido e ouvido, não passam de factóides. Não passam de uma farsa.

Fonte: Terra Magazine - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva



Morre o Último dos Kennedys - Senador Ted Kennedy


PAREM AS MÁQUINAS
Diário interrompe impressão por morte de Kennedy

em 26/8/2009

O diário americano Boston Globe literalmente parou as máquinas na madrugada de terça-feira [25/8] para incluir a notícia da morte do senador Edward Kennedy em sua capa. O anúncio da morte do político, que sofria de câncer no cérebro, foi feito por volta de 1h25 da madrugada, no horário local, quando as duas primeiras edições do jornal já haviam sido impressas e enviadas. O editor Martin Baron foi acordado com a notícia e ordenou que parassem de rodar a terceira edição para modificá-la.

"A equipe da noite fez um ótimo trabalho", elogiou Baron na manhã de quarta [26/8]. A edição incluiu uma "versão curta" do obituário de Kennedy, com cerca de 3.100 palavras. O texto havia sido escrito há pelo menos oito anos, mas foi atualizado por diversas vezes nos últimos meses e semanas. Uma versão mais longa sobre a história do senador seria publicada em uma seção especial de 12 páginas no jornal de quinta-feira [27/8]. Segundo o editor, 186 mil exemplares do Globe foram impressos com a notícia da morte de Kennedy. A circulação diária do jornal é de 302 mil. Na capa, foi colocada a manchete "Kennedy morto aos 77".

Maior senador

O senador democrata de Massachusetts passou mal em maio do ano passado e foi diagnosticado, dias depois, com o tumor maligno no cérebro. Irmão mais novo do presidente John Kennedy e do senador Robert Kennedy, ambos assassinados na década de 60, Ted, como era chamado, dedicou meio século de sua vida à política americana. Em declaração, o presidente Barack Obama destacou que "chega ao fim um importante capítulo de nossa história". "Nosso país perdeu um grande líder, que pegou o bastão de seus irmãos e se tornou o maior senador dos EUA em nossa época", completou o presidente. A família Kennedy também perdeu, há duas semanas, Eunice Kennedy Shriver, irmã de Ted e sogra do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Eunice, que morreu aos 88 anos, foi a criadora das Olimpíadas Especiais, voltadas para portadores de deficiências mentais. Informações de Joe Strupp [Editor & Publisher, 26/8/09] e de John M. Broder [The New York Times, 26/8/09].

Fonte: Observatório da Imprensa
Foto: UOL.com.br

Depois do "Chupa que é de Uva", o que você espera para a Música Popular em 2009? Por: Amilton Som

Como vai ser, musicalmente, o ano de 2009?

Depois do fenômeno “Chupa que é de uva”, que foi o hit (forçado) de 2008, que entrou reduzindo a nada a já tão renegada música popular do Brasil, espero que que os jovens que sonham com um lugar no palco, como realização profissional, produzam obras dignas de sobrevivência, pois nossos ouvidos já não aguentam mais tanta porcaria. Chega de tolerância com o intolerável, não dá pra não comentar. Infelizmente esse tipo de “coisa” vem do Nordeste do Brasil, região que já mandou para o mundo um exército de talentos ritmados no forró que nos orgulha só em falar os nomes de Marinês, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Coronel Ludugero, Elino Julião, Abdias, e os trios da vida, ou seja, o autêntico forró, não que o novo nos cause espanto, mas frases como chupa que é de uva, é velha, pois esse tipo de lixo pornográfico sempre rondou de perto a nobreza da música regional. Acredito que essa fatia da música que mistura ritmos de teclado e zabumba com bateria eletrônica piorou quando o cantor Frank Aguiar (que não canta nada, e que pode até ofender cantores de verdade quando se auto-intitula cantor) ganhou notoriedade fazendo apresentações em programas de tevê com alcance nacional _ programas que também não tem o menor interesse em divulgar uma boa música, mas empurrar no povo o que eles acham que o povo merece_ apresentações no Faustão, foram suficientes para contaminar o país inteiro. A raiz alastrou-se danificando o sistema, se transformando num câncer difícil de ser extirpado. O Brasil não vai resistir muito tempo a mais uma leva de Calypson, guardem o que estou ecrevendo neste post, se bandas como o Calypson continuar ganhando espaço na mídia, vamos regredir ao mais baixo nível cultural, apagando com cal e covardia a linda trajetória dos precursores. Nada contra o pessoal do Pará ou de qualquer lugar desse país maravilhoso, mas tudo contra o nada que foi inserido na produtividade musical brasileira. Chimbinha e Joelma bem que poderiam cantar o carimbó do Pará, mas não, o carimbó também está sendo banido do panorama atual, quem mora no Rio e tem menos de 30 anos não sabe nada sobre carimbó, Pinduca? O que é isso?

PRESERVE O RITMO MAIS RICO QUE O BRASIL POSSUI

É muito difícil para quem estudou o mínimo, aceitar calado a categoria atual que estão tentando encaixar o forró. Faz tempo que o forró foi banido da praça minha gente, se não fosse pelos jovens que estão resgatando a originalidade do ritmo, daqui a 20 anos ninguém iria ouvir forró. Os empresários donos de rádios são os maiores culpados, pois sem critério algum vão tocando as piores letras que lhes entregam, se há o mínimo de critério eles partem do seguinte: tem sacanagem na letra, então toca, o povo vai gostar. Vamos acordar Brasil, música só com qualidade. Por que não tocam Jorge de Altinho, Genival Lacerda, Nando Cordel, Alcymar Monteiro, essa gente ainda canta um forró que merece respeito, sem falar que são herdeiros legítimos dos pais do forró. (fotos do acervo de Jorge de Altinho)

Fonte: Blog Musica Popular do Brasil

Postado por: João Paulo Fernandes

Política de Anorexia - por Pedro Esmeraldo

Não queríamos falar à toa, mas o jeito que temos é encorajar os jovens para que ingressem na política cratense. Constantemente, temos vontade de que seja mudado o rumo desses políticos omissos e prestigiem o Crato que anda à deriva. No presente momento, encontramos com raríssima exceção políticos autênticos. A maioria desses políticos são apáticos, sem visão, deixam o Crato entregue às baratas e não reagem diante dos destemperos governamentais, pois teimam em querer tirar o Parque de Exposição desse local, onde funciona há mais de cinquenta anos.
Por isso, sempre estamos alertando a esses políticos e ao mesmo tempo pedindo que descruzem os braços, vão à luta, briguem até o fim, mas só deixem o parque sair desse local quando esgotarem todas as forças de seu prestígio.
De vez em quando, estamos atentos para que todos os políticos sejam precavidos, reajam às agruras maliciosas desse povo que só pensa enganar a cidade do Crato com palavras capciosas, dizendo que gosta do Crato e que vem fazer tudo pela nossa terra. Sempre dizemos: na política não acreditamos em promessas, pois as promessas só as de Cristo: nesse caso, temos de tomar cuidado porque de “esmola grande cego desconfia”, e que, não podemos cair em arapucas armadas para esmorecer de forma horrível o povo do Crato.
Cratenses, estejamos acordados, não vamos mais dormir em berços esplêndidos, meneando a cabeça dizendo sim, sim senhor.
Não meus chefes, cheios de promessas miraculosas, descruzem os braços, levantem a cabeça, sacudam a poeira e venham mostrar ao povo que têm força, não sejam omissos e trabalhem com a sociedade em benefício da sua terra natal. Vão atrás de novos investimentos e consigam emprego a fim de combater o pesadelo: deixem de lado o clientelismo, a prática do fisiologismo e venham preencher a cidade de grandes melhoramentos que satisfaçam os anseios do povo.
Mudem de comportamento. Sejam coerentes, e tragam grandes obras de vultos que posteriormente seus nomes ficarão na história dos grandes benfeitores da cidade.


Texto de Pedro Esmeraldo
.

O mal do excesso de leituras obrigatórias na universidade - Por: Robson Fernando


Cursos de ciências humanas, desde sempre, requerem muita leitura. A maioria dos/as professores/as deixam disponíveis para cópia trechos de livros e artigos contendo o que devemos estudar para aprender e estudar para avaliações. A leitura obrigatória é mais que fundamental nesses cursos, mas muitas vezes somos pegos por avalanches de conteúdo. A carga é tanta que não temos quase nenhum tempo livre para outras realizações, inclusive acadêmicas, e isso é um problema.

É certo que, sem leitura do conteúdo indicado pelo/a docente, é bastante difícil acompanhar as aulas, aprender tudo que elas trazem de pertinente e ter bom desempenho em notas. Professores/as que arriscam não determinar leituras disciplinares têm a qualidade da ministração de sua disciplina deteriorada. Esses cursos são indissociáveis do conteúdo a ser lido. Mas deve-se perceber que o programa de estudo de não poucos/as professores/as beira ou passa do limiar do excessivo.

Tem mestre que passa conteúdo novo a cada aula, podendo ser de um até quatro textos diferentes a serem abordados num só dia, o que toma uma enorme carga horária dos/as estudantes. Estes/as ficam numa situação bastante difícil: ou estudam tudo aquilo ou correm o risco de obter notas baixas nas provas e seminários.

Tendo-se tanto para ler, sacrifica-se o tempo que poderia ser investido em atividades independentes não-universitárias de crescimento intelectual, como a leitura de livros importantes a gosto da pessoa, a dedicação a pesquisas acadêmicas, a participação em grupos de estudo, trabalhos não remunerados como escrever blogs de interesse público, entre outras variadas ocupações.

Para conseguir salvar um tempo significativo para tais afazeres, o/a estudante tem que adotar estratégias às vezes mirabolantes para se manter em dias com tantos estudos, como xerocar os resumos de um/a colega de turma ou procurar no trecho literário os pontos anotados no quadro-branco da sala em vez de lê-lo inteiramente. Pior ainda é para quem tem emprego: praticamente não sobra mais tempo, uma vez que o dia está dividido em trabalhar, ir à universidade, comer, estudar e dormir.

O corpo docente deveria compreender melhor que atividades independentes a visar enriquecimento acadêmico e pré-profissional são muito úteis para a progressão do/a estudante, e que, mesmo sendo indispensável para o aprendizado, a leitura obrigatória deve ser determinada de forma moderada, de modo a não sacrificar uma parte muito grande do tempo livre da pessoa.

Passar conteúdo demais, em vez de ser algo bom, atrapalha bastante. Se o/a professor/a quer que leiamos bastante, que assim seja, mas não exorbitantemente.

Por: Robson Fernando
( Autor do Blog Consciência Efervescente, e grande amigo do Blog do Crato )

II Festival Cariri da Canção - Baixe os formulários de Inscrições e Participe !


Vem aí o II festival Cariri da Canção. Participe !


Arquivos para estudantes:

Clique aqui para baixar o Edital

Clique aqui para baixar a Ficha de inscrição

Clique aqui para baixar o Termo de autorização compositor

Clique aqui para baixar o Termo de autorização intérprete

Arquivos para profissionais:

Clique aqui para baixar o Edital

Clique aqui para baixar a Ficha de inscrição

Clique aqui para baixar o Termo de autorização compositor

Clique aqui para baixar o Termo de autorização intérprete

Clique aqui para baixar o Rider.TEC

Fonte: Secretaria de Cultura do Crato

Crato fabrica "Pão de Isopor" - Quem faz o pior Pão da Cidade ?

Novo Quadro - "BOCA NO TROMBONE"

O Blog do Crato tem muitos quadros que são postados de vez em quando. Como por exemplo, o "Reivindicação da População", o "Previsão do Tempo e Almanaque", etc. Estou começando mais um, no intuito de reclamar das coisas erradas nesta cidade. O quadro será administrado por mim, que farei as averiguações e os textos. Aceito sugestões de pautas, apenas vindas por e-mail. Quem quiser reclamar, escreva para blogdocrato@hotmail.com - Participe, reclame, ponha a "Boca no Trombone", desde que com responsabilidade.

A nossa reclamação de hoje, é minha mesmo, e antiga. É sobre o péssimo pão encontrado na maioria das padarias do Crato. O famoso Pão que se esfarela nos dedos, mais conhecido por "Pão de Isopor, aquele que o vento leva...


Quando um produto é bom, todos fazem questão de elogiar. E os proprietários de empresas recebem os elogios de forma muito satisfatória. Já o mesmo não acontece com quem faz críticas...
Pois bem, o Crato, assim como outras cidades, nunca foi conhecida como uma cidade que fabrica um excelente pão. Tanto, que todos sabem da extrema diferença que se percebe ao se visitar Fortaleza e comer o pão da "Monmartre" por exemplo, que é Pão de verdade!

Estava eu pensando aqui com meus botões em criar uma espécie de premiação anual para as empresas que fazem os melhores produtos e serviços e ir além: Criar também uma espécie de troféu abacaxi para as piores empresas da nossa cidade. Por exemplo, sem citar nomes, num bairro como a Vilalta, não há uma panificadora que se possa elogiar. Não se pode chamar o que se produz, de um pão de qualidade. Parece pão de ISOPOR, em que você enfia o dedo e sai do outro lado, leves, tão leves que se der uma ventania leva tudo... e o sabor ? Péssimo! Gosto de massa azêda, ou gosto de broa de milho. Olha, a cidade do Crato ainda tem muito o que aprender quando o assunto é o nosso "pão de cada dia". Quem faz o melhor pão da cidade ?

Muitas opiniões poderiam aparecer, mas o pior pão da cidade terá muito mais votação, porque êta cidadezinha pra ter pão ruim!

Por: Dihelson Mendonça

Lançamentos CDs e DVDs em Amilton Som

Amilton Som anuncia os Lançamentos do mês:

CDs


Alceu Valença - Ciranda Mourisca
Chico Cesár- Francisco Forró e Frevo
Rita Lee - Multishow ao Vivo
Wanessa da Mata - Multishow ao Vivo
Zé Ramalho - Canta Bob Dylan
Lenine - Labiata
Ana Carolina - Nove
Nando Reis - Drês
Fagner - Uma Canção No Rádio
Dihelson Mendonça - A Busca da Perfeição
Seu Jorge - America Brasil o Disco

DVDs

Maria Bethania - As Canções que Você Fez Prá Mim
Zoombido - com Chico César, Zeca Baleiro, Pedro Luis, Lenine, Pulinho Moska, Martinália e Zeca Pagodinho
Ivete Sangalo - Pode Entrar

CDS e DVDs Nova Música Sertaneja

Bruno e Marrone - De Volata aos Bares
Zezé di Camargo e Luciano - duas Horas de Sucessos
João Bosco e Vinicius - Acustico
Cesar Menotti e Fabiano - Voz do Coração
Guilherme e Santiago - Ao Vivo em Goânia

Amilton Som dispõe também de trabalhos de artistas da Terra:

Dihelson Mendonça
Abidoral Jamacaru
Pachelly Jamacaru
Família Linard
José Nilton Figueiredo
Herdeiros do Rei
Josilson Lobo
Luiz Carlos Salatiel

Pensou em Som ? Pensou AMILTON SOM !



Não é à toa que o Blog do crato se orgulha de ter "Amilton Som" como um de nossos parceiros. Amilton Som é hoje a maior e melhor loja de CDs e DVDs do cariri, e com a maior diversidade, atendendo a todos os gostos musicais. E ainda na loja "Amilton Som", você conta com uma equipe para atendimento personalizado, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos. Vendas de PenDrives, Câmeras Fotográficas Digitais, Adaptadores Bluetooth, Wireless, CDs e DVDs vírgens, etc. "Amilton Som" também possui à sua disposição, o maior catálogo de Artistas Caririenses. Portanto, se você reside fora do crato, e deseja adquirir algum CD de artistas da região do cariri, entre em contato direto e faça sua compra. E você conta ainda com o "Banco Popular" para realizar todos os seus pagamentos com segurança e tranquilidade. Portanto, na hora de adquirir CDs e DVDs, consulte antes os excelentes preços de AMILTON SOM. Além do maior catálogo do Cariri, também o melhor preço. Quer publicidade melhor que a qualidade ?

O Maior acervo de CDs e DVDs do Cariri com os melhores preços!

A simpatia e atendimento de quem trabaha no ramo há mais de 35 anos...


Setor de Eletrônicos, com Pen Drives, Bluetooth, Pilhas recarregáveis, câmeras digitais...


Variedade para atender a todos os gostos!


Banco Popular, para fazer o pagamento de todas as suas contas!

Amilton Som - Sua melhor opção em CDs e DVDs
Empresa Genuinamente Cratense e Recomendada pelo Blog do Crato
Tel: (088) - 3521-3270

Hospital Infantil Albert Sabin recebe crianças para Operação Sorriso

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) recebe a partir do dia 01 de setembro crianças com fissuras labiopalatinas (lábio leporino) para um mutirão de cirurgias gratuitas. A ação é uma iniciativa da ONG Operação Sorriso do Brasil, em parceria com o Hias, que promove em Fortaleza mais um programa. A seleção dos pacientes acontece até o dia 02. Já de 04 a 08 de setembro serão realizadas as cirurgias. A hospedagem, o transporte e a alimentação dos pacientes e familiares que vierem de fora da cidade também serão fornecidos sem custo.

Desde o início da Operação Sorriso, em 1997, já foram realizadas mais de 3.000 cirurgias em diversos estados brasileiros, como Ceará, Pará, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e Alagoas. Só no Ceará mais 96 pessoas voltaram a sorrir após o programa de 2008. A operação é relativamente rápida, em média uma cirurgia no lábio demora em torno de 45 minutos e na manhã após a cirurgia o paciente está liberado para retornar para casa. “A equipe é composta por voluntários, entre profissionais do próprio Albert Sabin, de diversos estados brasileiros e até de países como Rússia, Bolívia e Estados Unidos”, destaca Evelin Gondim, chefe do ambulatório do Hias e coordenadora estadual da ação. Será a segunda vez que o programa vai ser realizado este ano no Ceará. Em maio a
Operação Sorriso esteve no município de Barbalha. Na ocasião 61 pacientes foram examinados por voluntários e 38 pacientes receberam cirurgias reconstrutivas gratuitas. A equipe médica da ação aqui em Fortaleza será composta por 19 médicos, sendo 16 vindos especialmente para a missão (2 russos, 3 americanos, 1 boliviano e 6 de estados como Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro). A equipe de cirurgiões do Hias que vai participar ativamente da ação será formada pelos médicos Geraldo Sérgio Teixeira, Moacir Cimort e Francisco Teixeira. “Estamos preparados para atender cirurgicamente cerca de 100 pacientes, mas é importante destacar que os que não forem contemplados durante o programa deste ano serão avaliados e cadastrados tanto para tratamento em futuros programas da Operação Sorriso quanto para atendimento no serviço de fissurados do Hospital Infantil Albert Sabin”, lembra Evelin Gondim.

Atualmente a Organização Mundial da Saúde aponta 300 mil casos de brasileiros portadores de fissuras labiopalatinas no território nacional - 1 a cada 650 crianças nascidas no Brasil. O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um defeito congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião. As conseqüências da fissura lábio-palatal na vida de uma criança vão além da estética, podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também
problemas psicológicos.

Serviço:
Operação Sorriso do Brasil
Dias de seleção dos pacientes: 1º e 02 de setembro
Dias das cirurgias: 04 a 08 de setembro
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Bairro Vila
União – Fortaleza / Ce)
Horário: a partir das 8h
Telefone para informações: (85) 3101-4214 (serviço social)
Contatos para entrevistas: Evelin Gondim, chefe do ambulatório do Hias (85)
8853-2154

Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer
ao hospital no dia do exame e seleção dos pacientes, 1º e 02 de setembro.

Helaine Oliveira – CE 01979 JP
Assessora de Comunicação do HIAS
Celular: (85) 8603-1819
Telefone:(85) 3101-4195

Fonte: serviço de correio do Hospital Infantil Albert Sabin

Seminário Cariri Cangaço - Links Úteis


O Blog do Crato é parceiro nessa idéia magnífica comandada pelo Manoel Severo, que é o Seminário Cariri Cangaço. O evento se realizará em algumas cidades do Cariri, como Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha. Que possamos prestigiar esse fabuloso evento que pretende ser o maior da história sobre o cangaço.

Blog Oficial

Clique aqui para baixar a Ficha de Inscrição do evento

Clique aqui para baixar a Ficha de Inscrição para apresentação de trabalhos

Por: Dihelson Mendonça

Cariri Cangaço lança o maior concurso de redações do Cariri.

Concurso de Redações Cariri Cangaço

O Seminário Cariri Cangaço, confirmado para os dias 22 a 27 de setembro de 2009, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, já movimenta a região com a realização do maior concurso de redações já promovido no cariri. Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas e privada dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Brejo Santo, Jardim e Aurora, já começam a se inscrever para participar do concurso. Os temas serão:

- Lampião e Padre Cícero; As Mulheres no Cangaço; A Violência no Tempo do Cangaço; Lampião no Nordeste; O Cariri no Cangaço.

As redações serão analisadas por equipes dos municípios e os vencedores,além de premiação de livros sobre o tema, terão seus trabalhos publicados no livro onde constarão os anais do Seminário. Os municípios participantes estão promovendo uma grande Mostra de Cinema e Vídeo para os alunos interessados, como forma de fomentar a pesquisa; no último dia 19, o lançamento aconteceu com exibição de filmes no Teatro Patativa do Assaré - SESC, promoção da SBEC e Prefeitura de Juazeiro do Norte; No último dia 20 foi a vez do município de Crato realizar o seu lançamento com Mostra de Vídeos no auditório do Centro Cultural da Rffsa, reunindo alunos do ensino fundamental II da rede pública e no último dia 24, no mesmo local, reunindo alunos da rede estadual ligados ao Crede 18. O Seminário Cariri Cangaço, reunirá no mês de setembro mais de 70 pesquisadores e estudiosos da temática no Brasil; aos alunos interessados, procurar a sede das secretarias municipais de cultura de Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha.

Informações adicionais, através do Blog: www.cariricangaco.blogspot.com

Fonte: Assessoria de Imprensa - Cariri Cangaço
Gabriel Henrique

URCA se prepara para o Cariri Cangaço

A URCA - Universidade Regional do Cariri através da Pró-Reitoria de Extensão, realizou nesta terça-feira, dia 25, reunião com Grupo de Trabalho sob a coordenação da Professora Arlene Pessoa; para definir as atividades da URCA dentro do Cariri Cangaço. A reunião contou com as presenças dos professores Fernando Pinto, Alexandre Lucas, Ana Cristina;da secretária de Cultura de Crato, Danielle Esmeraldo, do Assessor Yarley Tavares e do produtor cultural Kaika Luiz. Na oportunidade foi discutido a realização de mini-cursos, mostra de vídeo e cinema sobre o cangaço pelo IMAGO, palestras no salão de atos da Urca e ainda exposição na Universidade de acervo do escritor Hilário Luceti.

Também ficou definida a criação de uma Comissão Interna da URCA para o Cariri Cangaço, formado pelo prof. Carlos Rafael, Profa. Ana Cristina, Prof. Antonio José, Prof. Bendimar, Prof. Glauco Vieira, Profa. Lireda, Profa. Roberta, Profa. Fernanda, Profa. Otilia e Profa. Renata. O Cariri Cangaço terá dentro de sua programa, também a apresentação de trabalhios acadêmicos.

Assessoria de Imprensa
Gabriel Henrique

O silêncio tomou de conta da Guerra Santa Televisiva - Por: Tiago Viana


Por que a Guerra Santa Televisiva entre a rede Record e Globo não passa mais em seus telejornais? Ministério Público Federal entrou em ação? Será este o motivo do tal silêncio? A perda da audiência Global fez parar as táticas da guerra? As duas gigantes fizeram um acordo atrás das câmaras de tempo de trégua? Decidiram se atacar apenas nos tribunais? Se deram de conta que estavam utilizando as concessões públicas para o interesse particular? Será que acabará em pizza, coquetel e orações? Cenas para os próximos capítulos do reality show mais comentado do momento. Ache bom ou ache ruim, isso é muito estranho, é isto!

Por: Tiago Viana

Publicidade - Mercadinho Matos

O Mercadinho Matos ( Org. Adiê e Aluísio ) firmou-se na cidade como um dos melhores locais para os Cratenses fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do praço de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda



Publicidade - AraujoSat - Internet Banda Larga com o melhor Custo-Benefício do Mercado.

Internet sem fio no Cariri tem endereço certo:


Se você está cansado de seu provedor de internet que vive caindo a conexão, e não lhe dá qualquer suporte, procure um provedor com a qualidade e responsabilidade que você merece: AraujoSAT - Onde o cliente é tratado com respeito e seriedade.

Visite a página oficial:

www.araujosat.com

BNB Informa - Seleção de Propostas para 2010...

bnb propostas2

Aneel aprova acesso à internet por meio da rede elétrica


Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (25) o regulamento que permite a utilização da rede de energia elétrica para a transmissão de internet banda larga. Com o sistema, conhecido como PLC (do inglês, Power Line Communications), as tomadas residenciais passam a ser pontos de rede, quando conectadas a um modem. A Aneel estabeleceu que o uso dessa tecnologia não poderá comprometer a qualidade do fornecimento de energia elétrica para os consumidores e, se houver necessidade de investimento na rede, o custo será de responsabilidade da empresa de telecomunicações. As redes também poderão ser utilizadas para levar televisão por assinatura aos consumidores. Segundo o regulamento aprovado hoje, as concessionárias de energia deverão criar uma empresa subsidiária para ofertar o serviço. A agência também prevê que as receitas obtidas pelas concessionárias de energia com o aluguel dos fios para as empresas de internet serão revertidas para a redução de tarifas de eletricidade.

A Aneel garante que o emprego da tecnologia vai permitir novos usos para as redes de distribuição de energia elétrica, sem que haja necessidade de expansão ou adequação da infra-estrutura já existente. Segundo a agência, a economia deve representar uma redução de custos para os consumidores. O acesso à internet banda larga por meio da rede elétrica já tinha sido aprovado pelo conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foi submetido à consulta pública pela Aneel por 90 dias.

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Frase



"Não confio em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam."


Susan Brownell Anthony

Morte de Michael Jackson mostra perigo de usar remédios por conta própria

Propofol só é vendido no Brasil para uso hospitalar. Droga causa parada respiratória e uso requer infraestrutura. Os remédios encontrados no corpo do cantor Michael Jackson são de uso controlado no Brasil, segundo anestesiologistas ouvidos pelo G1. O propofol, usado em anestesias gerais, só pode ser vendido para uso hospitalar. O midazolam, o lorazepam e o diazepam são vendidos em forma de comprimidos em farmácias, mas são tarja preta. A combinação dos remédios é extremamente perigosa. Os médicos afirmam que a morte do cantor é um alerta contra o uso dessas medicações fora do ambiente hospitalar. O médico do cantor americano, Conrad Murray, contou à polícia que Jackson estava viciado em propofol para dormir. “O propofol é o remédio mais aplicado para indução e manutenção de anestesias gerais”, explica o anestesiologista Alexandre Slullitel, diretor-científico da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo.

A medicação induz a um sono de hipnose por cerca de cinco a dez minutos. Ela é usada como anestésico porque não causa mal estar e também atua como relaxante muscular e como um leve analgésico. Durante cirurgias, o remédio é administrado continuamente para manter o paciente apagado pelo tempo que for necessário. O principal risco do propofol é que ele causa uma curta parada respiratória, explica o anestesiologista Irimar de Paula Posso, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Assim que você administra o propofol, a pressão da pessoa cai e ela para de respirar por alguns segundos”, afirma o médico. “Por isso, sua aplicação tem sempre que ser acompanhada. Eu uso propofol todos os dias, em todas as cirurgias, é perfeitamente seguro. Mas eu estou o tempo todo monitorando o paciente e com um equipamento do lado, para poder reanimá-lo caso ele pare de respirar por mais tempo”, afirma Posso. Alexandre Slullitel afirma o mesmo. “Em um ambiente controlado, não há risco nenhum. Mas esse não é um remédio para ser usado em casa. Uma reação comum dele pode ser fatal se o profissional não tiver a infraestrutura de um hospital”, explica. O médico de Jackson disse que tentou controlar o vício do cantor ao misturar o propofol com lorazepam e midazolam. Para Posso, isso foi um erro grave.

“O midazolam e o lorazepam aumentam o efeito do propofol. Você usa doses menores, por que ele fica mais forte. Isso é feito em hospitais, por que hospitais são ambientes controlados. Em casa, o risco é imenso. Isso foi claramente feito por alguém que não sabia o que estava fazendo”, afirma Posso. No dia da morte de Jackson, Conrad Murray diz ter tentado colocá-lo para dormir sem o propofol. Para isso, usou diazepam. Sem sucesso, tentou o lorazepam meia hora depois. Como Michael ainda estava acordado, Murray aplicou midazolam. Como todos os remédios não conseguiam adormecer o astro e como Jackson, segundo ele, teria pedido a droga várias vezes, o médico teria finalmente ministrado 25 miligramas de propofol. Assim que o cantor dormiu, o médico deixou o quarto. Segundo Posso, essa foi uma sucessão de erros fatal. “O midazolam, o lorazepam e o diazepam são todos fármacos parecidos, que induzem o sono e causam amnésia. O midazolam é uma medicação de curta duração, usada para sedação, por que seu efeito dura cerca de uma hora e meia, duas horas. O lorazepam é de longa duração, demora de 12 a 18 horas. O diazepam é intermediário, seda por cerca de seis horas”, explica o médico. “Os três também fortalecem a ação do propofol”, explica o médico. Ao deixar Jackson sozinho, Murray também não teria como detectar uma parada respiratória até ser tarde demais. “O uso do propofol precisa ser acompanhado o tempo todo”, afirma. Para o anestesiologista, Jackson não deveria nem ter começado a tomar o propofol em casa. “Aplicar um remédio desse tipo para dormir é extremamente antiético”, diz ele.

Para Slullitel, o caso de Jackson foi excepcional. “É um caso extremo, onde tudo aconteceu muito errado”, afirma. Mas ele deve servir de alerta para quem se automedica. “Remédios são coisas muito perigosas quando usados sem orientação. Principalmente a combinação de remédios. Só um médico especializado sabe como uma certa medicação vai interagir com a outra. As pessoas precisam saber que se têm algum problema, elas devem sempre buscar a orientação de um médico especialista em seu problema”.

Marília Juste Do G1, em São Paulo

Quem cuidará de nossas mulheres? Por : Alessandra Bandeira


Um dia desses, aqui no Blog, foi postado que mais uma mulher foi assassinada no interior do Ceará. Essa triste realidade tem sido frequentemente noticiada. As entidades que defendem os Direitos das Mulheres tem combatido da forma que lhe é possível, mas não tem conseguido resultados eficazes. Exemplo claro disso é o Conselho da Mulher de Crato, fui voluntária durante um ano e meio, tive um projeto aprovado pelo Ministério da Saúde sobre a Femininização da AIDS, porém não executei por não acreditar mais nessa entidade e de sentir que não tinha apoio dentro dela, conclui que é só uma ponte para campanha politicas, não são realizados trabalhos de conscientização, cheguei a desenvolver em 2008 vivências no Mutirão com mulheres e adolescentes e dentro dessas vivências explicávamos as leis, o uso dos métodos contraceptivos, higiene etc, teve um ótimo retorno.

Porém o trabalho que é desenvolvido e de acompanhar mulheres vitimas de violência em hospitais, IML, delegacia, de remediar e não de ajudar as mulheres a ter esclarecimento, não há uma continuidade, muitas mulheres atendidas não retornam ao Conselho. O que se vê hoje é um palanque eleitoral para que algumas mulheres membro do Conselho, consigam votos para ser vereadoras ou o fortalecimento de legendas partidárias , sempre colocando o governo municipal como inimigo. Infelizmente esse conceito faz com que o conselho permaneça estagnado, sem forças, enquanto for usado como trampolim eleitoral nada mudará. A melhor forma de combater a violência é a educação! E ai fica a pergunta :

" Quem cuidará de nossas mulheres?"

Por: Alessandra Bandeira

Música Clássica em Potengi - Fotos - Apresentação no Cemac



(Clique em cima da foto para ampliar)

Fonte: Ivanildo Souza - Blog de Potengi

Repaginados




Via O Povo On Line

Lula reclama por SP omitir verba federal do Rodoanel

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou o governo de São Paulo por omitir o investimento do governo federal no Rodoanel, que liga rodovias em torno da capital paulista. Sem citar o nome de José Serra, pré-candidato do PSDB para a presidência da República em 2010, Lula afirmou que dos R$ 3,6 bilhões do Rodoanel, R$ 1,2 bilhão foram repassados do Orçamento da União.

"Aqui tem obras muito importantes que às vezes não aparecem como se fossem do governo federal. Às vezes, eu fico chateado porque eu viajo pelo Brasil, a gente põe dinheiro, faz a obra, e quando a gente vê, o prefeito, o governador faz propaganda dele e não fala sequer que o dinheiro é nosso. Pois bem, aqui, só para você ter ideia, o Rodoanel (...) custou R$ 3,6 bilhões. Um bilhão e duzentos milhões foi do orçamento da União", disse Lula.

"Isso não aparece nas propagandas feitas aí, que eu vejo na televisão, como se nós não tivéssemos colocado nenhum centavo", afirmou o presidente, no lançamento da pedra fundamental do campus de São Bernardo do Campo, da Universidade Federal do ABC.

Mais tarde, durante encontro com lideranças da Região do ABC Paulista, Lula mudou o tom e disse que "duvida" que Serra e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deixem de reconhecer os recursos repassados pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: Terra

Vale a pena Ler: Drogas hormonais para próstata são perigosas para alguns homens

Risco é maior para quem tem doença cardíaca ou diabetes.
Mais de 5 mil homens com câncer foram avaliados entre 1997 e 2006.

Medicamentos de origem hormonal usados no combate a tipos agressivos de câncer de próstata podem ser perigosos para alguns homens com doenças cardíacas, disseram pesquisadores dos EUA nesta terça-feira. Eles concluíram que as drogas, que bloqueiam elevações da testosterona que alimentam tumores, ajudam a maioria dos pacientes. Mas aqueles que têm mais de uma forma de doença cardíaca ou diabetes enfrentam um risco maior de morte quando recebem essas drogas junto com radioterapia. Uma equipe liderada pelo médico Anthony D'Amico, do Hospital Brigham & Women's e do Instituto Dana-Farber do Câncer, em Boston, estudou os casos de Os homens receberam radioterapia - ou na forma de radiação externa, ou em pequenas cápsulas radiativas, a chamada braquiterapia - e mais uma das várias drogas destinadas a atenuar a produção de testosterona. Mais de 400 deles morreram ao longo de cinco anos de acompanhamento, segundo estudo publicado na "Jama" (Revista da Associação Médica Americana).

Complicações

Os homens que sofriam de insuficiência cardíaca ou tiveram um ataque do coração tinham mais do dobro de chance do que aqueles sem doença cardíaca ou que tinham apenas um sintoma, como colesterol elevado. Os pesquisadores disseram que entre os homens com insuficiência cardíaca ou que tiveram um ataque cardíaco 26 por cento morreram, em comparação com 11 por cento de mortes no grupo sem essas complicações. Mas isso representava apenas 5% do total dos casos pesquisados, de modo que as conclusões explicam por que no geral a terapia hormonal é positiva para pacientes com câncer de próstata, segundo a equipe de D'Amico. No entanto, segundo eles, os homens com doenças cardíacas sérias precisam conhecer o risco. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens do mundo todo, atrás apenas do câncer de pulmão. A doença mata 254 mil homens por ano no planeta. Muitos tumores de próstata crescem lentamente e levam anos para causar algum dano, e alguns médicos começam a defender tratamentos menos agressivos para alguns pacientes.

Fonte: Reuters

Enquanto Suplicy (quem diria) dá "cartão vermelho"


60 deixam cargos de chefia da Receita e crise se agrava ...
Fonte: Folha Online
Num agravamento da crise na Receita Federal, cerca de 60 pessoas em postos de chefia, distribuídas em 5 das 10 superintendências regionais, avisaram nesta terça-feira seus superiores que deixarão suas funções, informa reportagem da Folha desta quarta-feira.
Somente no Estado de São Paulo, que concentra 42% da arrecadação nacional, foram cerca de 30 demissionários, entre os quais Clair Hickman, responsável pela fiscalização do setor bancário no Estado, maior praça financeira do país.
O principal motivo do pedido de desligamento citado pelos demissionários em São Paulo é a provável mudança de foco na fiscalização.
Na avaliação dos servidores, a Receita não vai mais priorizar a fiscalização dos grandes contribuintes, mas sim será feita, nas palavras desses funcionários do fisco, sob "recibos médicos". Isso quer dizer que a Receita pode voltar a mirar pequenos contribuintes, trabalhadores assalariados e profissionais liberais.


... ... ...
Meu comentário:
O novo Secretário da Receita iniciou a exoneração de profissionais da Receita para colocar servidores da “confiança” dele. Isso cheira mal.
Charles de Gaulle já dizia – na década 60 – que o Brasil não é um país sério. Imagine se ele visse o que vem sendo feito nos dias atuais.
“Nunca antes na história deste (O Cara diz:desse) país”, um governo foi tão refém da camarilha corrupta que domina o congresso. Sabe-se que os profissionais da Receita Federal – funcionários concursados, que ali chegaram sem apadrinhamento de políticos, pessoas competentes – não se conformam com a sonegação dos 4 bilhões da Petrobras (estatal que virou moeda de troca para as negociatas políticas do atual governo); do empresário Fernando Sarney e de outros figurões aboletados no governo da PeTralha...
Isso comprova que as declarações de Lina Vieira eram mesmo verdadeiras...
Mas, para garantir o apoio do PMDB à candidatura de Dilma Rousssef, o governo federal agora se propõe a destruir também uma das repartições públicas até então tida como séria. A que ponto chega a vilania desse governo...Logo, logo chegaremos ao patamar da Venezuela de Chávez (O Chapolin colorado)...
Como bem disse o grande Ruy Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
Este é um momento de vergonha para os brasileiros.

Postagem: Armando Lopes Rafael

Vitrine Virtual - Wilson Bernardo

O contraste da foto e a arte da foto...


O Rappa em Iguatu



A RACIONALIDADE DOS FATOS!

Acima de tudo o suicídio
é justo
contestações ideológicas.
O que se contempla
com a morte...
as suas razões!
somos todos potenciais de causas.

Wilson bernardo - Fotografia & Poema

CRATO - Fiéis festejam Nossa Senhora da Penha - Por: Antonio Vicelmo


PROCISSÃO DE NOSSA Senhora da Penha está sendo realizada de madrugada, na cidade do Crato (Foto: Antônio Vicelmo).

Crato. Missa, procissões, quermesses e novenas integram a programação da Festa da Padroeira no município do Crato e da Diocese. A Rua Miguel Limaverde, que passa em frente à Sé Catedral, no Centro da cidade, foi interditada no período da tarde. A Praça da Sé foi ocupada por quermesses. É a festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Crato e da Diocese, um acontecimento religioso que mobiliza a comunidade católica da cidade. São nove dias de festa e devoção. A movimentação começa às 5 horas, com uma alvorada em frente à Igreja Matriz, seguida da procissão de Nossa Senhora da Penha que, todos os dias, visita uma das ruas da paróquia. Antes do sol sair, os devotos já estão nas ruas, carregando o andor da Virgem da Penha, sob a coordenação do cura da Catedral, padre Edmilson Neves. A programação será encerrada no dia 1º de setembro, com a realização de uma alvorada festiva, concelebração, procissão e bênção do Santíssimo Sacramento. Durante estes nove dias que antecedem o encerramento, serão realizadas novenas, leilões e, ainda, missas com a participação de todos os setores da comunidade.

Congregação

A exemplo das festas de padroeiros do Interior, o evento congrega todas as famílias católicas da cidade. A Praça da Sé se transforma no ponto de encontro da juventude. Ali foram instaladas quermesses e parques de diversões que funcionam a partir das l6 horas até as 23 horas. É a festa da confraternização das famílias católicas que, este ano, tem como tema "Pelas Mãos de Nossa Senhora da Penha, Encontramos Jesus".

FIQUE POR DENTRO

Aparição da Virgem aconteceu na França

Nossa Senhora da Penha refere-se a uma aparição da Virgem numa serra denominada Penha de França, local onde o Rei Carlos Magno enfrentou os mouros. No ano de 1434, o monge Simão Vela sonhou com a imagem de Nossa Senhora sobre uma montanha escarpada. Durante cinco anos, ele procurou pelo local de seus sonhos, até localizá-lo na serra denominada Penha de França, onde construiu uma tosca capela, mais tarde transformada num grande santuário. No Brasil, o culto à N. Sra. da Penha foi trazido no período colonial por marujos portugueses. Foram construídas igrejas em sua homenagem em Vitória, em São Paulo e no Rio de Janeiro, no século XVII. No Rio, a festa acontece, todos os anos, no mês de outubro, desde 1713. A Provisão criando a freguesia de N. Sra. da Penha de França do Crato, na aldeia do Miranda, ocorreu no dia 4 janeiro de 1768. O primeiro vigário foi o padre Manoel de Morais.

Mais informações
Secretaria da Paróquia
Rua Dr. Miguel Limaverde, 624.
( 88) 3521.0309/ 3523.8698
E-mail: e.nevesferreira@gmail.com

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Jornal Chapada do Araripe

Previsão do Tempo e Almanaque - 26 de Agosto de 2009

Bom dia, meus amigos do Blog do Crato!
Hoje, dia 26 de Agosto de 2009, quarta-feira. Um dia quente. Por incrível que pareça, ontem tivemos à tarde e á noite "algo" que pareceu um chuvisco, mais precisamente, do tipo que chamamos de "neblina", mas não chegou sequer a molhar o solo. A previsão do tempo para hoje é de sol, com altas temperaturas, segundo informa o site Climatempo:


ALMANAQUE

Hoje, dia 26 de agosto, a Igreja Católica comemora o dia de São Zeferino

O papa Zeferino exerceu um dos pontificados mais longos da Igreja de Cristo, de 199 a 217. E os únicos dados de sua vida registrados declaram que: depois do papa Vitor, de origem africana, clero e povo elegeram para a cátedra de Pedro um romano, Zeferino, filho de um certo Abôndio. Zeferino foi o 14o papa a substituir são Pedro. Enfrentou um período difícil e tumultuado, com perseguições para os cristãos e de heresias entre eles próprios, que abalavam a Igreja mais do que os próprios martírios. As heresias residiam no desejo de alguns em elaborar só com dados filosóficos o nascimento, a vida e a morte de Jesus Cristo. A confusão era generalizada, uns negavam a divindade de Jesus Cristo, outros se apresentavam como a própria revelação do Espírito Santo, profetizando e pregando o fim do mundo. Mas o papa Zeferino, que não era teólogo, foi muito sensato e, amparado pelo poder do Espírito Santo, livrou-se dos hereges. Para isso uniu-se aos grandes sábios da época, como santo Irineu, Hipólito e Tertuliano, dando um fim ao tumulto e livrando os cristãos da mentira e dos rigorismos.

O papa Zeferino era dotado de inspiração e visão especial. Seu grande mérito foi ter valorizado a capacidade de Calisto, um pagão convertido e membro do clero romano, que depois foi seu sucessor. Ele determinou que Calisto organizasse cemitérios cristãos separados daqueles dos pagãos. Isso porque os cristãos não aceitavam cremar seus corpos e também queriam estar livres para tributarem o culto aos mártires. O papa Zeferino conseguiu que as nobres famílias cristãs, possuidoras de tumbas amplas e profundas, transferissem-nas para a Igreja. Assim, Calisto começou a fazer galerias subterrâneas ligando umas às outras e, nas laterais, foi abrindo túmulos para os cristãos e para os mártires. Todo esse complexo deu origem às catacumbas, mais tarde chamadas de catacumbas de Calisto. Esse foi o longo pontificado de Zeferino, encerrado pela intensificação às perseguições e pela proibição das atividades da Igreja, impostas pelo imperador Sétimo Severo. O papa são Zeferino foi martirizado junto com o bispo santo Irineu, em 217, e foi sepultado numa capela nas catacumbas que ele mandou construir em Roma, Itália.

NASCERAM NESTA DATA

* 1676 - Robert Walpole, primeiro-ministro britânico entre 1721 e 1742 (m. 1745).
* 1728 - Johann Heinrich Lambert, matemático alemão (m. 1777).
* 1743 - Antoine Lavoisier, químico francês (m. 1794)
* 1819 - Alberto de Saxe-Coburg-Gotha, marido e consorte da Rainha Vitória (m. 1861)
* 1839 - Alfredo César de Andrade, pintor português (m. 1915)
* 1845 - Mary Ann Nichols, primeira vítima confirmada de Jack o Estripador (m. 1888)
* 1873 - Lee De Forest, físico e inventor estado-unidense (m. 1961).
* 1880 - Guillaume Apollinaire, poeta e crítico de arte (m. 1918)
* 1904 - Christopher Isherwood, escritor britânico (m. 1986)
* 1906 - Albert Sabin, cientista polonês, naturalizado norte-americano (m. 1993).
* 1914 - Julio Cortázar, escritor argentino de origem belga (m. 1984).
* 1925 - Alain Peyrefitte, pensador, político e diplomata francês (m. 1999).
* 1932 - Nonato Buzar, cantor, compositor e produtor musical brasileiro.
* 1939 - Robert Waseige, treinador belga de futebol.
* 1943 - Dori Caymmi, músico brasileiro.
* 1957 - Cláudia Telles, cantora brasileira.
* 1958 - Zlatko Vujović, ex-futebolista croata.
* 1971
o Giuseppe Pancaro, ex-futebolista italiano.
o Thalía, atriz, cantora, escritora, locutora de rádio e empresária mexicana.
* 1978 - Pablo Horacio Guiñazú, futebolista argentino.
* 1979 - Cristian Mora, goleiro equatoriano.
* 1980 - Macaulay Culkin, ator norte-americano.
* 1983
o Félix Porteiro, piloto espanhol de corridas.
o Mattia Cassani, futebolista italiano.
* 1984 - Cícero Santos, futebolista brasileiro.
* 1986
o Davide Rigon, piloto italiano de corridas.
o Cassandra Ventura, ex-modelo e cantora norte-americana.
o Colin Kâzim-Richards, futebolista anglo-turco.
* 1989 - Francesca Benolli, ginasta italiana.
* 1992 - Yang Yilin, ginasta chinesa.

FALECERAM NESTA DATA

* 1723 - Antoni van Leeuwenhoek, microbiologista neerlandês (n. 1632)
* 1973 - Cagliostro, ocultista italiano.
* 1973 - Marques Rebelo, (Edi Dias da Cruz), escritor e jornalista brasileiro, da Academia (n. 1907).
* 1980 - Tex Avery, animador (n. 1908)
* 1988 - Carlos Paião, cantor, autor e compositor português.

FERIADOS E EVENTOS CÍVICOS:

* Dia da Namíbia - Evento local e nacional.
* Dia da Igualdade da Mulher - Evento internacional
* Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - Evento Internacional
* Dia da Independencia da Malásia - Evento local e Nacional
* Aniversário de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
* Aniversário da Sociedade Esportiva Palmeiras (1914).


HOJE NA HISTÓRIA

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

Inspirada na Revolução Americana (1776) e nas idéias filosóficas do Iluminismo, a Assembléia Nacional Constituinte da França revolucionária aprovou em 26 de agosto de 1789 e votou definitivamente a 2 de outubro a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, sintetizando em dezessete artigos e um preâmbulo dos ideais libertários e liberais da primeira fase da Revolução Francesa. Pela primeira vez são proclamados as liberdades e os direitos fundamentais do Homem (ou do homem moderno, o homem segundo a burguesia) de forma ecumênica, visando abarcar toda a humanidade. Ela foi reformulada no contexto do processo revolucionário numa segunda versão, de 1793. Serviu de inspiração para as constituições francesas de 1848 (Segunda República Francesa) e para a atual. Também foi a base da Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pela ONU.

História

Revolução Francesa Inspirada na Revolução Americana (1776) e nas idéias filosóficas do Iluminismo, a Assembléia Nacional Constituinte da França revolucionária aprovou em 26 de agosto de 1789 e votou definitivamente a 2 de outubro a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, sintetizando em dezessete artigos e um preâmbulo dos ideais libertários e liberais da primeira fase da Revolução Francesa. Pela primeira vez são proclamados as liberdades e os direitos fundamentais do Homem (ou do homem moderno, o homem segundo a burguesia) de forma ecumênica, visando abarcar toda a humanidade. Ela foi reformulada no contexto do processo revolucionário numa segunda versão, de 1793. Serviu de inspiração para as constituições francesas de 1848 (Segunda República Francesa) e para a atual. Também foi a base da Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pela ONU.



A Declaração do Homem e do Cidadão

Art.1.º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.

Art. 2.º A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.

Art. 3.º O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhuma operação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.

Art. 4.º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.

Art. 5.º A lei não proíbe senão as acções nocivas à sociedade. Tudo que não é vedado pela lei não pode ser obstado e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não ordene.

Art. 6.º A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua formação. Ela deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.

Art. 7.º Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas por esta prescritas. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser punidos; mas qualquer cidadão convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, caso contrário torna-se culpado de resistência.

Art. 8.º A lei apenas deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessárias e ninguém pode ser punido senão por força de uma lei estabelecida e promulgada antes do delito e legalmente aplicada.

Art. 9.º Todo acusado é considerado inocente até ser declarado culpado e, se se julgar indispensável prendê-lo, todo o rigor desnecessário à guarda da sua pessoa deverá ser severamente reprimido pela lei.

Art. 10.º Ninguém pode ser molestado por suas opiniões , incluindo opiniões religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública estabelecida pela lei.

Art. 11.º A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.

Art. 12.º A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma força pública; esta força é, pois, instituída para fruição por todos, e não para utilidade particular daqueles a quem é confiada.

Art. 13.º Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração é indispensável uma contribuição comum que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades.

Art. 14.º Todos os cidadãos têm direito de verificar, por si ou pelos seus representantes, da necessidade da contribuição pública, de consenti-la livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartição, a colecta, a cobrança e a duração.

Art. 15.º A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração.

Art. 16.º A sociedade em que não esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separação dos poderes não tem Constituição.

Art. 17.º Como a propriedade é um direito inviolável e sagrado, ninguém dela pode ser privado, a não ser quando a necessidade pública legalmente comprovada o exigir e sob condição de justa e prévia indemnização.

Fontes: Climatempo, 10emtudo, Wikipedia, Edições paulinas, yahoo.com, Uol.com.br, O Povo.com.br

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30