xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/08/2009 | Blog do Crato
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VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



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23 agosto 2009

Enquetes Blog do Crato - Fala, Brasil !!!

Vote na Aba Lateral Direita...

Na aba lateral direita, uma série de enquetes, para conseguirmos avaliar o que pensa o povo Brasileiro.

Enquetes disponíveis:

01 - Qual o partido mais sério do Brasil ?

02 - Você votaria novamente no presidente Lula ?

03 - Você acha que Lula é inocente, e não sabia do mensalão ?

04 - Em quem você votaria para presidente se a eleição fosse hoje ?

05 - Qual é o Político mais mentiroso do Brasil hoje ?

As enquetes são válidas até o dia 30 de setembro. Portanto, fiquem à vontade para votar.
Nota: Enquetes de Blogs devem ser encaradas como aquilo que são: Apenas enquetes, e não com o rígido tratamento de um instituto de pesquisa.

Dihelson Mendonça

Ensino religioso em escolas públicas pode gerar discriminação - Postagem: José Flávio Vieira

Da Agência Brasil


O ensino religioso que aborda uma doutrina específica pode gerar discriminação dentro das salas de aula, segundo o sociólogo da Unesp (Universidade Estadual Paulista), José Vaidergorn. "O ensino religioso identificado com uma religião não é democrático, pode ser considerado discriminatório", disse em entrevista à Agência Brasil. Segundo Vaidegorn, o ensino voltado para uma determinada religião pode constranger os alunos que não compartilham dessas ideias. O professor ressalta ainda a possibilidade de que, dependendo da maneira que forem ministradas, as aulas de religião podem incentivar a intolerância entre os estudantes. "Em vez da educação fazer o seu papel formador, o seu papel de suprir, dentro das suas condições, as necessidades de formação da população ela passa a ser também um campo de disputa política e doutrinária." As aulas de religião estão previstas na Constituição de 1988. No entanto, um acordo entre o governo brasileiro e o Vaticano, em tramitação no Congresso Nacional, estabelece o ensino católico e de outras doutrinas.

O presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Leão, contesta a justificativa apresentada na lei de que o ensino religioso é necessário para a formação do cidadão. "Não podemos considerar que a questão ética, a questão moral, o valores sejam privilégios das religiões", ressaltou. A presença do elemento religioso não faz sentido na educação pública e voltada para todos os cidadãos brasileiros, segundo ele. " A escola é pública, e a questão da fé é uma coisa íntima de cada um de nós". Ele indicou a impossibilidade de todos os tipos de crença estarem representados no sistema de ensino religioso. Segundo ele, religiões minoritárias, como os cultos de origem afro, não teriam estrutura para estarem presentes em todos os pontos do país.

Além disso, as pessoas que não têm religião estariam completamente excluídas desse tipo de ensino, como destacou o presidente da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), Daniel Sottomaior. "Mesmo que você conseguisse dar um ensino religioso equilibradamente entre todos os credos você ia deixar em desvantagem os arreligiosos e os ateus." Sottomaior vê com preocupação a possibilidade de a fé se confundir com os conhecimentos transmitidos pelo sistema educacional."Como o aluno pode distinguir entre a confiabilidade dos conteúdos das aulas de geografia e matemática e o conteúdo das aulas de religião?" Para o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Geraldo Lyrio Rocha, a religião é parte importante no processo educacional. "Uma educação integral envolve também o aspecto da dimensão religiosa ao lado das outras dimensões da vida humana", afirmou.

Daniel Mello

Postagem: José Flávio Vieira

O mais revogável dos Irrevogáveis - Mercadante disse que Errou...


Mercadante diz que errou ao anunciar renúncia irrevogável

“O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) publicou em seu perfil no Twitter, na noite deste sábado, um pedido para que as pessoas tentem conhecer as razões de ter voltado atrás na sua decisão de renunciar à liderança do partido no Senado. Na última sexta-feira, o parlamentar subir à tribuna para declarar que permaneceria no cargo por causa de um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Errei ao dizer que anunciaria uma renúncia irrevogável mas gostaria que vocês conhecessem as razões mais profundas que me levaram a essa decisão”, escreveu Mercadante. “Gostaria, se possível, que vocês lessem meu discurso na tribuna e a carta que o presidente Lula me enviou”, acrescentou. Na carta, Lula diz que respeita a posição de Mercadante, mas que não concordava com a saída dele. “Companheiro Mercadante, você me expressou sua indignação com a situação do Senado. Respeito sua posição, mas não posso concordar com sua renúncia à liderança da bancada do PT. A bancada e eu consideramos você imprescindível”, escreveu o presidente. Nos bastidores do governo, o comentário é que o líder do PT agiu para “ficar bem na foto” com os eleitores, já que é candidato a novo mandato.”

(Agência Estado)

Estação Crato/ Centro Cultural do Araripe - Por: José Sales


Estação Crato/ Centro Cultural do Araripe, recomendado como um dos principais projetos estruturantes do PRU/ Plano de Requalificação Urbana do Crato para a área central da sede urbana municipal assim como outros projetos ora em implantação. Tanto o plano urbanístico como todos os projetos de arquitetura são concepção do Arquiteto José Sales, com participação da equipe de Ibi Tupi Projetos - Arquiteta Larissa Menescal, Claryanne Aguiar, Bruno Sidrim, Cláudio Saraiva, Emanuel Cavalcanti/ Arquiteta Designer Maira Roman/ Consultoria Arquiteto Romeu Duarte/ Fotografia Daniel Roman.

Por: José Sales

Domingo de conquista II - Por: Beto Fernandes

E o Brasileiro Rubens Barrichello (Brawn GP) reencontrou-se neste domingo com a vitória ao conquista o GP da Europa disputado em Valença na Espanha. Foi à centésima vitória brasileira na competição e décima do piloto. Barrichello largou na terceira posição e, com uma tática perfeita, superou as duas McLarens de Hamilton e Kovalainen nos pit stops da corrida deste domingo. O inglês chegou em segundo e o finlandês caiu para quarto, superado pelo compatriota Kimi Raikkonen, que conseguiu a última posição do pódio.

Com a primeira vitória no ano, Rubens Barrichello chegou aos 54 pontos e voltou à vice-liderança do campeonato. Ele reduziu a vantagem de Jenson Button, que tem agora 72, para 18. Mark Webber, da RBR, se mantém em terceiro, apesar de não ter pontuado, com 51,5. Sebastian Vettel, companheiro do australiano abandonou e ficou com os 47. A próxima corrida da temporada será disputada na Bélgica, em uma semana, no dia 30 de agosto.

A vitória foi dedicada ao amigo Felipe Massa que se recupera no Rio de Janeiro de um acidente ocasionado por uma mola que saiu do carro de Barrichello durante treinos classificatórios para o GP da Hungria.

Via Beto Fernandes - Revista do Beto - Rede Blogs do Cariri

Domingo de conquista I - Por: Beto Fernandes

A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei conquistou hoje o octa campeonato do Gran Prix (94/96/98/04/05/06/08/09). A conquista ocorre justamente um ano após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. A vitória ocorreu por 3 setes a um, parciais de 25/21, 25/27, 25/19 e 25/19.

A oitava conquista do Gran Prix foi também o quarto título na atual temporada da seleção brasileira, que foi campeã do Torneio de Montreux, na Suíça; da Copa Pan-Americana, nos Estados Unidos; e do Torneio Classificatório para o Mundial 2010, disputado nas cidades mineiras de Contagem e Betim.

Foto: Agência Reuters
Via Beto Fernandes - Revista do Beto Fernandes

Duvidando dos Políticos do Ceará - Hildeberto de Aquino

CEARÁ - POLÍTICOS PRODUTIVIDADE ZERO! - A Patrícia Saboya ainda se redime por algumas outras diligências (embora não tão relevantes), mas pecou gravemente ao legar um entrave disfarçado de benefício à mulher/criança já que diante de 6 meses de licença-maternidade os empresários optarão por um empregado homem, ou mesmo uma mulher, desde que solteira, a uma que corra, por mais óbvio - casada, o risco de engravidar. Elementar! O que o SIMPLES que o insensível José Pimentel de bom concebeu, anulou-se porque se COMPLICOU seriamente ao tratar, impiedosa e desumanamente, dos assuntos relativos às perdas dos aposentados – eternos refugos da sociedade, em especial dos políticos. Isso não tem perdão! O Inácio Arruda, esse é um fracasso arquitetônico-político faraônico. Ele está a representar o Ceará ou o Rio de Janeiro ao pugnar por homenagem, sem qualquer alcance social (PCdoB) e específico para o Estado como o irrelevante dia do arquiteto Niemayer? Os demais... quem são? Pior que não temos alternativas!

Hildeberto AQUINO
(Corretor de Imóveis)
Russas (CE)

Brasil - O criador empalha as criaturas - Texto enviado por Ernani Brígido


Lula assume nos bastidores o comando do PT, lidera a operação para salvar o senador José Sarney de investigação e tira o pouco de substância que ainda restava ao partido.

Otávio Cabral

TAXIDERMIA

O ministro Tarso Genro, o assessor Gilberto Carvalho, os senadores Delcídio Amaral, Ideli Salvatti e Aloizio Mercadante e o presidente do PT, Ricardo Berzoini, apenas cumpriram ordens de Lula. Eleito presidente da República em 2002, Lula acrescentou a sua magnífica história de vida, personalidade e insuperável carisma um balaio com 50 milhões de votos. Levou para o graal da política seus correligionários do Partido dos Trabalhadores (PT), cujos integrantes mais ativos foram acomodados em cargos executivos, ocupando os postos mais cobiçados da hierarquia política do país. Começava então o governo do PT. Internamente, a militância discutia que transformações o partido sofreria com a experiência de governar o Brasil. Depois de tanto sucesso como pedra, como reagiria o PT sendo vidraça por quatro, oito ou... vinte anos? Tornando ainda mais curta uma curta história, a ideia de que o PT governaria o Brasil começou a ruir, como se sabe, quando o economista da agremiação, Guido Mantega, foi preterido para o posto de presidente do Banco Central, entregue a um banqueiro internacional e, ainda por cima, tucano, Henrique Meirelles. O choque seguinte foi a queda em desgraça do herdeiro aparente de Lula, José Dirceu. As outras cabeças rolariam em 2005, no vórtice do escândalo do mensalão. De lá para cá, o petismo sobreviveu mantendo as aparências mas já sem bandeiras e vitalmente dependente do oxigênio político instilado por Lula. Na semana passada, Lula ameaçou cortar o oxigênio e o PT viu, pela primeira vez com clareza, que a experiência de governar foi sem nunca ter sido e serviu apenas para que o presidente desse andamento a suas prioridades, que são, pela ordem: Luiz Inácio da Silva, Lula e Lula.

Os senhores acima empalhados são a imagem desse quadro. Eles foram obrigados a encenar o teatro de salvar a pele de um inimigo histórico do partido, o senador José Sarney, fazendo o mesmo papel de guarda-costas desempenhado por Fernando Collor e Renan Calheiros, que dispensam apresentação. A missão foi cumprida com sucesso. No escândalo do mensalão, em 2005, o PT que subornava deputados, comprava partidos e desviava dinheiro público obedecia apenas ao ex-ministro José Dirceu, pelo menos segundo as conclusões oficiais. Agora, o PT que não se incomoda mais com o nepotismo, o fisiologismo e a corrupção tem um novo e inquestionável comandante em chefe: o próprio presidente Lula. Partiu dele a ordem para poupar Sarney a qualquer custo no Conselho de Ética do Senado, mesmo que esse custo fosse a implosão do que ainda restava de pudor nas fileiras petistas. Como recompensa, o chefe promete limpar a biografia de todos eles usando sua popularidade quando chegar a hora do voto.

Pablo Valadares/AE

INIMIGO ÍNTIMO

O senador José Sarney é o pivô da crise entre Lula e os senadores do PT

Ao reduzir moralmente seu partido e abrir mão de aliados históricos, como foi o caso da ex-ministra Marina Silva, que deixou o PT por discordar dos caminhos trilhados, o presidente Lula certamente tem em mente um plano auspicioso. Difícil talvez seja convencer as pessoas de como algo que se imagina virtuoso possa passar pela salvação do senador José Sarney. Lula acredita que fez o melhor governo da história do Brasil e quer provar isso elegendo o sucessor. Apesar da resistência do PT, o presidente escolheu a ministra Dilma Rousseff para o papel de candidata, e está empenhando sua imensa popularidade numa pré-campanha que começou há meses. O governo precisa do PMDB para viabilizar seu projeto de poder. É nessa hora que aparece a fatura pesada. Se para quitá-la for preciso fazer alguns sacrifícios, como defender corruptos ou enfraquecer o partido que levou Lula ao poder, segue-se em frente, sem nenhum constrangimento. O presidente acredita que seu carisma, combinado com uma dose de sagacidade política, é capaz de reduzir a nada qualquer crise que se apresente. Na semana passada, por exemplo, houve um encontro de contas. O governo queria – e conseguiu – evitar a convocação da ministra Dilma para falar do caso envolvendo uma suposta interferência na Receita Federal (veja reportagem), e o PMDB queria – e também conseguiu – arquivar as denúncias contra José Sarney. É nisso que o presidente aposta. Se sua imagem e a do seu governo forem preservadas, tanto faz se o partido do governo é o PT, o PMDB ou o PSL. O que move Lula é o pragmatismo, a tranquilidade de colher frutos da parte positiva do governo e, ao mesmo tempo, transferir ao PT o ônus por defender figuras como Fernando Collor, Renan Calheiros e José Sarney. O PT percebe claramente esse desgaste, mas não pode nem tem condições de reagir à estratégia do criador. Na semana passada, lideranças do partido tiveram acesso aos dados de uma pesquisa qualitativa feita nas principais capitais do país. O objetivo: avaliar as consequências para a legenda do mensalão, do dossiê dos aloprados, da salvação de Renan Calheiros e, agora, de Sarney – todos escândalos que contaram com o envolvimento direto dos petistas. A maior parte dos entrevistados apoia e admira Lula, não vincula o nome do presidente a nenhum dos escândalos, mas tem sérias restrições em votar no PT. Sendo assim, ao empalhar as cabeças do partido, Lula pode alegar que está apenas protegendo-as de si mesmas.

Texto enviado por: Ernani Brígido

LULA VAI ATUALIZAR ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE DA TERRA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar até o final do mês uma portaria com a atualização dos índices de produtividade de terra. O anúncio foi feito nesta semana pelos ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, durante reunião com a Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O governo anunciou também a recomposição do orçamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para obtenção de terras e a desapropriação da fazenda Nova Alegria, no município de Felisburgo (MG). Essas são respostas do governo à pauta de reivindicações da Jornada Nacional de Lutas do movimento.
Pela proposta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os índices – que servem de parâmetro para classificar uma propriedade como produtiva ou improdutiva – serão atualizados com base na Produção Agrícola Municipal (PAM), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por microrregião geográfica. Isso significa que haverá uma análise caso a caso das propriedades para definir o nível de produtividade. “Os índices serão diferentes de região para região e de cultura para cultura”, explicou o ministro Guilherme Cassel.Os atuais índices foram fixados em 1980 com base no censo agropecuário de 1975. Agora, levarão em conta a média de produtividade dessas microrregiões entre 1996 e 2007. “A revisão dos índices é uma conquista para que de fato as terras agrícolas do país produzam alimento para os brasileiros”, enfatizou Cassel.
A portaria de atualização dos índices será assinada pelos ministros Guilherme Cassel, do MDA, e Reinhold Stephanes, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Antes da publicação, os ministérios convocarão o Conselho de Política Agrícola para comunicar a mudança. “A atualização é fundamental porque possibilita mais áreas para o assentamento de famílias, assim como a liberação dos recursos do Incra”, afirmou Vanderlei Martini, da Coordenação Nacional do MST.
O contingenciamento de recursos do Incra era uma das principais críticas do MST. O ministro Cassel anunciou a recomposição de todo o orçamento de obtenção de terras: R$ 338 milhões. “A área econômica do governo abriu uma exceção na política de contingenciamento para a reforma agrária. Isso é muito importante para avançar na meta de assentamento de famílias para 2009”.
Assessoria do MDA

Mercadantes e Mercadorias...


Por: Eliomar de Lima

Cientista político diz: PT desapareceu como partido ideológico


Para o cientista político Leôncio Martins Rodrigues, a atuação da bancada petista no salvamento político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), é uma mostra da desaparição do PT como partido ideológico, “que seria diferente de tudo que está aí”. Ex-professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rodrigues afirma que os petistas moldaram seu comportamento às necessidades de Lula, já que também dependem politicamente do presidente. Segundo ele, o PT completou a trajetória que tendem a seguir os partidos que, da oposição, chegam ao poder e passam a carregar, ao mesmo tempo, as responsabilidades e as benesses do poder. “O contraste entre os dois momentos tende a ser mais forte nos partidos de esquerda, que prometem muito e que, inicialmente, sinceramente achavam que conseguiriam resolver substancialmente a vida dos mais pobres”, afirmou. O especialista acredita, em princípio, que a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva tem condições de atrair o eleitorado petista descontente com os rumos do partido. Para Rodrigues, a imagem de Marina é boa e seria um contraponto feminino inesperado e desagradável para Dilma (Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil), que, ao contrário da senadora acreana, tinha militado muito pouco tempo no PT e não tem experiência de campanha.

“O eleitor comum e desinformado vai se fixar no desempenho e na imagem que as duas passarem, especialmente na TV. Mas, como quase todo mundo sabe, eleições não se ganham apenas por aquela parte da atuação dos candidatos que é visível e exposta aos eleitores. É preciso dinheiro - muito -, máquina partidária, diretórios, marketing adequado e, não nos esqueçamos, apoio de parcelas importantes da classe política. No momento, é impossível ter uma ideia mais precisa da atuação das duas”, disse.

(Agência Estado) ( Via Eliomar de Lima )

Não deixem a Cultura Popular Morrer !! - Dihelson Mendonça


Apelo às novas Gerações...

Separei alguns flagrantes fotográficos mais tocantes, do encontro realizado ontem (22) no Olhar Casa das Artes, como parte das comemorações do Dia do Folclore, apenas para deixar o meu recado, o meu pedido às crianças da nova geração:

"Não deixem a cultura popular morrer! É dever de todos nós lutarmos por um mundo melhor, e nesse propósito, o papel da Arte é essencial. Hoje (23), é o Dia do Artista. Coincidentemente, uma data importante, para relembrarmos o papel do mesmo na construção de uma sociedade mais fraterna, mais justa, e ressaltarmos os deveres para as novas gerações"

Dihelson Mendonça

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Fotos: Dihelson Mendonça

"Olhar Casa das Artes" promove encontro no Dia do Folclore como parte das comemorações

Ontem (22), o "Olhar Casa das Artes", do Crato, promoveu um encontro bastante interessante, como parte das comemorações do Dia do Folclore. Durante a semana inteira, a Fundação Mestre Elói trouxe até a praça da Sé, dezenas de grupos folclóricos, que se apresentaram para a população, tendo o apoio da Secretaria de Cultura e Governo Municipal do Crato. Comandados pelo mestre Catulo, os grupos demonstraram arte, graça e beleza, numa espécie de celebração da arte popular para as novas gerações. Como parte do encerramento das atividades, o Olhar Casa das Artes, através da sua administradora Gabriella Federico, ofereceu o espaço, e foram servidos lanches aos grupos, que num verdadeiro turbilhão de pessoas, folguedos e muita alegria, encheram suas dependências. Embora eu estivesse filmando o evento, para posterior publicação aqui no Blog, ainda consegui registrar em fotografia, que repasso para todos vocês do Blog do Crato:

Reportagem Fotográfica:

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Acima e ao centro: Gabriella Federico, promotora do encontro artístico

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Acima: Mestre Catulo comanda, como um maestro, toda a turma !


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Fotos: Dihelson Mendonça

Sábado é marcado por protestos contra Sarney


Participantes exibiam cartazes e nariz de palhaço(Foto: Ligia Guimarães/G1)

Do G1, com informações da Agência Estado

Manifestações em SP, DF e RJ foram organizadas pela internet.
Em Brasília, manifestantes protestaram em frente à casa do senador.

Manifestantes se reuniram em São Paulo (SP), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ) neste sábado (22) para pedir que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deixe o cargo.

Em Brasília, um grupo de cerca de 35 estudantes protestou por cerca de uma hora em frente à residência de José Sarney com nariz de palhaço, caixas de pizza, panelas e colheres de pau.

O protesto foi combinado pela internet, via Twitter. No momento da manifestação, Sarney não estava em casa. Cinco viaturas da Polícia Militar e seguranças do Senado acompanharam o protesto, mas não foi registrada nenhuma ocorrência.

No Rio, a manifestação ocorreu em frente à casa do Presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), em Flamengo, zona sul. Três caixas de pizza vazias foram deixadas no chão de mármore da entrada do prédio onde mora o senador Paulo Duque.

Com faixas, panelas, apitos e um carro de som, o grupo andou da estação de metrô do bairro até o local, onde ficou por uma hora e meia. O comando do 2.º Batalhão da PM mandou 8 policiais - 3 estavam armados de fuzis. Eles pediram aos manifestantes que não ocupassem a calçada do prédio do senador e que desligassem o carro de som.

O desespero do Senador "Mercadejante" - postado por José Sales

O Senador Aloisio "Mercadejante" postou há pouco no seu twitter: "Gostaria, se possível, que vocês lessem meu discurso na tribuna e a carta que o presidente Lula me enviou". Deu no Blog do Noblat.

Previsão do Tempo e Almanaque - Domingo, 23 de Agosto de 2009

Bom Dia, amigos!

Enfim, chegamos ao descanso semanal. Aquele dia em que muitos resolvem fazer os trabalhos que são sempre adiados. Uma das minhas máximas é: "Nunca deixe para amanhã, o que pode ser adiado para sempre!", portanto, todo cuidado é pouco. Aliás, nesses dias em que se escolhem para trocar aquela lâmpada que queimou desde 2008, consertar a tomada que já não funciona, mexer na torneira do gás, todo cuidado é pouco. Eu, por exemplo, nunca marco compromissos para feriados, nem Domingos. Aprendi que esses dias são valiosos, e que a grande finalidade do Domingo é ter o dia inteiro para não fazer absolutamente NADA. Nada de viagens, nada de eventos, afinal, essas coisas no fim do dia nos deixam mais cansados, e com a sensação horrível de que perdemos o dia, e a Segunda-Feira já vem na esquina...

A previsão do tempo para o dia de hoje, é de sol. Aliás, sol quente. O Crato nos últimos dias exala um bafo horrivelmente quente, sintoma de todos os meses BRO ( setembro...etc ).



ALMANAQUE

No dia 23 de agosto comemora-se o dia de Santa Rosa de Lima

Isabel Flores y de Oliva nasceu na cidade de Lima, capital do Peru, no dia 20 de abril de 1586. A décima dos treze filhos de Gaspar Flores e Maria de Oliva. À medida que crescia com o rosto rosado e belo, recebeu dos familiares o apelido de Rosa, como ficou conhecida. Seus pais eram ricos espanhóis que se haviam mudado para a próspera colônia do Peru, mas os negócios declinaram e eles ficaram na miséria.

Ainda criança, Rosa teve grande inclinação à oração e à meditação, sendo dotada de dons especiais de profecia. Já adolescente, enquanto rezava diante da imagem da Virgem Maria, decidiu entregar sua vida somente a Cristo. Apesar dos apelos da família, que contava com sua ajuda para o sustento, ela ingressou na Ordem Terceira Dominicana, tomando como exemplo de vida santa Catarina de Sena. Dedicou-se, então, ao jejum, às severas penitências e à oração contemplativa, aumentando seus dons de profecia e prodígios. E, para perder a vaidade, cortou os cabelos e engrossou as mãos, trabalhando na lavoura com os pais.

Aos vinte anos, pediu e obteve licença para emitir os votos religiosos em casa e não no convento, como terciária dominicana. Quando vestiu o hábito e se consagrou, mudou o nome para Rosa e acrescentou Santa Maria, por causa de sua grande devoção à Virgem Maria, passando a ser chamada Rosa de Santa Maria.

Construiu uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais, levando uma vida de austeridade, de mortificação e de abandono à vontade de Deus. A partir do hábito, ela imprimiu ainda mais rigor às penitências. Começou a usar, na cabeça, uma coroa de metal espinhento, disfarçada com botões de rosas. Aumentou os dias de jejum e dormia sobre uma tábua com pregos. Passou a sustentar a família com as rendas e bordados que fazia, pois seu confessor consentiu que ela não saísse mais de sua cela, exceto para receber a eucaristia. Vivendo em contínuo contato com Deus, atingiu um alto grau de vida contemplativa e experiência mística, compreendendo em profundidade o mistério da Paixão e Morte de Jesus.

Rosa cumpriu sua vocação, devotando-se à eucaristia e à Virgem Maria, cuidando para afastar o pecado do seu coração, conforme a espiritualidade da época. Aos trinta e um anos de idade, foi acometida por uma grave doença, que lhe causou sofrimentos e danos físicos. Assim, retirou-se para a casa de sua benfeitora, Maria de Uzátegui, agora Mosteiro de Santa Rosa, para cumprir a profecia de sua morte. Todo ano, ela passava o Dia de São Bartolomeu em oração, pois, dizia: "este é o dia das minhas núpcias eternas". E assim foi, até morrer no dia 24 de agosto de 1617. O seu sepultamento parou toda a cidade de Lima.

Muitos milagres aconteceram por sua intercessão após sua morte. Rosa foi beatificada em 1667 e tornou-se a primeira santa da América Latina ao ser canonizada, em 1671, pelo papa Clemente X. Dois anos depois, foi proclamada Padroeira da América Latina, das Filipinas e das Índias Orientais, com a festa litúrgica marcada para o dia 23 de agosto. A devoção a santa Rosa de Lima propagou-se rapidamente nos países latino-americanos, sendo venerada pelos fiéis como Padroeira dos Jardineiros e dos Floristas.

HOJE NA HISTÓRIA

Em 1967, morria em Nova York o médico americano Gregory Goodwin Pinkus, criador da pílula anticoncepcional.

CONTROLE DE NATALIDADE

Controle de natalidade ou ainda contracepção é o regime de uma ou mais ações, dispositivos ou medicamentos de modo a prevenir ou reduzir a propensão de uma mulher se tornar grávida ou dar à luz. Estas ações, também conhecidas como métodos anticoncepcionais, são fundamentais hoje em dia para o planejamento familiar. O controle de natalidade é um assunto politicamente e eticamente controverso em muitas culturas e religiões, e embora seja menos controverso que o aborto especificamente, ainda enfrenta a oposição de muitas pessoas. Existem vários graus de oposição, incluindo aqueles que são contra todas as formas de controle de nascimento que não usam a abstinência sexual; aqueles que são contra todas as formas de controle de nascimento que eles consideram "não-naturais", enquanto permitem o controle de natalidade natural; e aqueles que apóiam a maioria das formas de controle de natalidade que previnem a fertilização, mas são contrários a qualquer método de controle de natalidade que previna que um embrião fertilizado se fixe no útero e inicie a gravidez.

Contracepção e superpopulação

A contracepção é defendida por alguns grupos como modo de controle do aquecimento global e superpopulação. A população humana já se aproxima das sete bilhões de pessoas e por conseguinte estes grupos acreditam que há a necessidade de planejamento familiar para controlar a explosão demográfica, desta forma diminuindo a devastação e esgotamento dos recursos naturais do meio ambiente. Mais habitantes no mundo causariam níveis mais elevados de emissão de CO2, que alterariam a composição da atmosfera, desta forma aumentando o aquecimento global. Um destes grupos afirma que é muito mais fácil, rápido e barato distribuir preservativos para as pessoas do que tentar controlar a emissão de CO2 através das estratégias atuais, cujo custo é muito mais elevado.

Contracepção e aborto

Geralmente acredita-se que a contracepção se diferencia do aborto por não possibilitar o início da gravidez, ou seja, o surgimento de um novo ser com vida. Não há consenso sobre qual seria o momento a partir do qual a vida humana deveria começar a ser protegida, o que leva a um complexo debate ético e religioso, já que a inviabilização da fecundação, de acordo algumas idéis, como no catolicismo, pode ser definida como ato condenável, assim como o aborto. A origem deste debate, é o fato de diferentes grupos utilizarem seus próprios argumentos para definir o momento em que a vida deve começar a ser protegida, ou quando "se inicia":

* Fecundação - é o momento em que o espermatozóide e o óvulo se unem, completando a carga genética necessária ao desenvolvimento do embrião;

* Nidação - é o momento em que o zigoto (óvulo fecundado) se fixa ao endométrio (parede do útero) e é o momento geralmente tomado como referência em Medicina para distinguir o limite entre contracepção e aborto;

* Duas semanas - é o momento do início da formação do sistema nervoso, sendo utilizado como referência ao início da vida por uma analogia oposta à definição de morte, que seria a perda irreversível do funcionamento do cérebro;

* Seis semanas - é o momento em que surgem as primeiras células do sistema sangüíneo, que definiriam na Bíblia o início da vida (Levítico 17:11 "Porque a vida da carne está no sangue");

* Vinte e seis semanas - é o período em que se inicia a atividade cerebral no feto, critério análogo ao da morte cerebral.

A discórdia entre estes grupos faz com que medicamentos que são considerados pelos governos dos países como contraceptivos (como os contraceptivos de emergência, a "pílula do dia seguinte") sejam considerados por uma parcela da população como medicamentos abortivos.

Em um levantamento realizado pelo governo federal do Brasil, no qual foram ouvidas 2,1 mil pessoas em 131 municípios de 25 estados de todas as regiões do país, 91% dos entrevistados consideraram positivo oferecer métodos anticoncepcionais nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas 3% dos entrevistados acharam isso negativo.

História

Os primeiros preservativos (camisinhas) eram feitos de partes (ceco) do intestino grosso dos animais. O representado na foto foi feito por volta do ano 1900. Provavelmente os métodos mais antigos de contracepção (com exceção da abstinência sexual) são o coito interrompido, alguns métodos de barreira, a lavagem vaginal e métodos com o uso de ervas. O coito interrompido (a retirada do pênis da vagina antes da ejaculação) provavelmente antecedeu todos os outros métodos de controle de natalidade. Uma vez que se tenha relacionado a liberação do sêmen no interior vagina com a posterior gravidez, alguns homens começaram a usar esta técnica. Este não é um método particularmente confiável de evitar a gravidez, já que poucos homens têm o auto-controle para praticar corretamente este método em cada uma das relações sexuais. Embora geralmente acredita-se que o fluido pré-ejaculatório pode causar a gravidez, diversas pesquisas mostraram que este líquido não contém espermatozóides viáveis na primeira ejaculação, entretanto pode ser um meio de transporte para os espermatozóides da ejaculação anterior.

Existem registros históricos de que as mulheres egípcias usavam um pessário (um supositório vaginal) feito de várias substâncias ácidas (vindas supostamente do estrume do crocodilo) e lubrificado com mel ou óleo, o que pode ter sido um tanto eficaz como espermicida. Entretanto, é importante frisar que os espermatozóides como células germinativas não foram descobertos até que Anton van Leeuwenhoek inventasse o microscópio no século XVII, logo os métodos de barreira empregados antes dessa época eram usados sem o conhecimento dos detalhes do concepção. As mulheres asiáticas podem ter usado o papel banhado a óleo como um capuz cervical, e as européias a cera das abelhas para esta finalidade. O preservativo, que surgiu por volta do século XVII, era feito inicialmente de uma tira do intestino de um animal. Ele não era popular, nem tão eficaz quanto os preservativos modernos de látex, mas foi empregado como meio de contracepção e na esperança de evitar a sífilis, que era extremamente temida e devastadora antes da descoberta dos medicamentos antibióticos. Várias drogas abortíferas foram utilizadas durante toda a história humana, embora muitos não associassem o aborto induzido com o termo "controle de natalidade". Uma planta abortífera que se relatava ter níveis baixos de efeitos colaterais - Silphium - foi colhida até sua extinção em torno do século I. Muitas mulheres ingeriam determinados venenos para causar distúrbios no sistema reprodutivo; bebendo soluções que contêm o mercúrio, o arsênico ou outras substâncias tóxicas para esta finalidade. O ginecologista grego Soranus no século II sugeria que as mulheres bebessem a água da qual os ferreiros tinham usado para resfriar o metal. As ervas atanásia (Tanacetum vulgare) e o Poejo são bem conhecidas pelo folclore como agentes abortíferos, mas estas ervas na verdade funcionam pois envenenam a mulher. Os níveis de compostos químicos nestas ervas que induzem o aborto são bastante altos, danificando o fígado, rins e outros órgãos, tornando-as muito perigosas. No entanto, naqueles tempos o risco de morte materna por complicações no pós-parto era alto, o que tornava o risco de efeitos colaterais dos métodos anticoncepcionais e abortivos existentes comparativamente menos significativos. O planejamento familiar é facilitado em Kuala Terengganu, Malasia. O fato de que vários métodos eficazes do controle de natalidade eram conhecidos no mundo antigo contrastava fortemente com uma ignorância aparente destes métodos por diversos segmentos da adiantada população da Europa cristã moderna. Esta ignorância continuou em alto grau no século XX, e foi acompanhada por taxas de nascimento extremamente elevadas em países europeus durante os séculos XVIII e XIX. Alguns historiadores atribuíram isto a uma série das medidas coercivas decretadas pelos estados modernos emergentes, em um esforço de repovoar a Europa após a catástrofe populacional causada pela peste negra, começando em 1348. De acordo com este ponto de vista, a caça às bruxas eram a primeira medida que o estado moderno adotou em uma tentativa de eliminar o conhecimento sobre o controle de natalidade da população, e manter estas informações nas mãos de especialistas médicos masculinos (ginecologistas) empregados pelo estado. Antes da caça às bruxas, não se ouvia falar em ginecologistas masculinos, porque o controle de nascimento era naturalmente um domínio feminino.

Alguns apresentadores em conferências de planejamento familiar narram um conto sobre comerciantes árabes que introduziram pequenas pedras nos úteros de seus camelos a fim impedir a gravidez, um conceito muito similar ao DIU moderno. Embora a história seja repetida como uma verdade, não se tem nenhuma base histórica e só tem como finalidade o entretenimento da platéia. Os primeiros dispositivos inter-uterinos (contidos na vagina e no útero) foram introduzidos no mercado inicialmente em torno de 1900. O primeiro dispositivo intra-uterino moderno (contido inteiramente no útero) foi descrito em uma publicação alemã em 1909, embora o autor parece nunca ter disponibilizado no mercado seu produto. O método rítmico, mais conhecido como o método da tabelinha, (com uma taxa de falha particularmente elevada de 10% por o ano) foi desenvolvido no início do século XX, quando os pesquisadores descobriram que a ovulação de uma mulher ocorre somente uma vez no ciclo menstrual. Somente após a metade do século XX, quando os cientistas compreenderam melhor o funcionamento do ciclo menstrual e dos hormônios que o controlavam, foram desenvolvidos os contraceptivos orais e os métodos modernos de monitorização da fertilidade.

Fontes: Climatempo, 10emtudo, Edições Paulinas, Wikipedia.

Pensamentos do Dia - Domingo, 22 de Agosto de 2009



"Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti."

Friedrich Nietzsche

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.

Platão

Imagens do passado - Compreendendo a Realidade - Por: Wiliam Jeremias dos Santos


A realidade que vemos já passou? Tudo é passado? Estamos olhando o céu noturno como ele foi a milhões de anos? Este artigo tenta responder essas perguntas.

Sim. Cientificamente o que vemos está atrasado, principalmente o que está mais longe, como é o caso de estrelas, galáxias, conglomerados, etc. A lua é o astro mais próximo da terra, está a aproximadamente 300000 km de distância. A luz possui uma velocidade de 300000 Km/s, o que significa que a bela e poética imagem da lua chega até nós com um atraso de mais ou menos um segundo, mas isso não tem importância para os poetas. De acordo com a óptica existem os corpos luminosos, são corpos que transformam algum tipo de energia em energia luminosa, e corpos iluminados, em condições normais não emitem luz própria. Independentemente do mecanismo pelo qual a luz é produzida, só enxergamos quando a radiação chega em nossa retina, e esse evento não é instantâneo, ou seja, depende da distância que o corpo emissor de radiação se encontra. No caso de objetos que estão próximos à nós (imagens que vemos no nosso dia-a-dia como prédios, montanhas e avenidas) esse atraso é insignificante, mas quando tratamos de distânicas astronômicas ele passa a ser altamente relevante.

Olhando por exemplo para um carro que está a 1 km de distância, temos: 1/300000 = 3,33 x 10-6 segundos (0,00000333 segundos), esse é o tempo que a luz levaria para chegar até nossos olhos. Isso definitivamente não influencia nas taxas de atropelamento! Já a estrela mais próxima da terra, a Alfa de Centauro, está a 4,3 anos-luz de distância. Se fizéssemos uma chamada telefônica o sinal levaria 4,3 anos para chegar lá e ainda teríamos que esperar o mesmo tempo para escutar um alô. Da mesma forma a imagem dela no céu está 4,3 anos atrasada para um observador na terra. Se ocorresse uma explosão só a perceberíamos depois de terem se passado mais de 4 anos.

Sobre o Autor:
Pesquisador, engenheiro e estudante de física.

Por: Wiliam Jeremias dos Santos

Contribuição da Psicologia para a Educação - Por: Francisco Caloia Alfredo



A psicologia sempre acompanhou a formação do aluno, permitindo-o entender, lidar e sanar os fenómenos de fórum mental de uma dada conjuntura. A educação por si só não pode dar ao aluno a compreensão da resolução das situações que o envolvem no processo inacabável da aprendizagem. Por este motivo, e não só, várias contribuições da psicologia se congregam para os fundamentos da educação. A psicologia da educação nos dias de hoje deve preocupar muito ao professor pelo seu papel desafiador no quotidiano e pela procura da compreensão da dimensão estrutural da menta do aluno resultante dos embates objectivos e/ou subjectivos que o nutrem. É assim que num estudo comparativo de algumas teorias ligadas ao assunto, procuro construir algumas reflexões que sustentam o presente artigo. Outrossim, tecer estas linhas não constitui chegar a exaustão do ápice da reflexão de um trabalho do género, dali outras perspectivas em torno da psicologia da educação podem se abrir.

1. O DESENVOLVIMENTO E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM

Para muitos autores, a aprendizagem afigura-se como sendo o núcleo da psicologia. Tudo porque, é a aprendizagem que determina o nosso pensamento, a nossa linguagem, as motivações, as atitudes, a personalidade. Por esta razão é evidente que o desenvolvimento humano (mente) depende da aprendizagem, sem ela deixa-se de aperfeiçoar ou amadurecer as qualidades que nos são peculiares. Praticamente todo o nosso pensamento e comportamento foram aprendidos. A aprendizagem pode ser adaptativa ou desadaptativa, consciente ou inconsciente, manifesta ou observável. Sentimentos e atitudes são certamente aprendidos como fatos e competências.”Sprinthall e Sprithall.

O psicólogo Skinner (1904 – 1990) estudando o condicionamento operante e levando as suas investigações a cerca da lei do efeito afirma que: “a aprendizagem é uma associação entre o estímulo e a resposta resultante de um acto do sujeito”. Considerando também o desejo humano, este influência o que é chamado de aprendizagem social, isto quer dizer a aprendizagem por observação. MONTEIRO e DOS SANTOS (2002) dizem que “ grande parte das aprendizagens humanas estão baseadas na observação: o processo de socialização passa necessariamente pela observação, imitação e identificação com os modelos sociais (pais, professores, amigos…) ”. Existe vários tipos de aprendizagens que concomitantemente, jogam um papel significativo no desenvolvimento humano. Independentemente dos vários tipos de aprendizagem a meu ver, não se deve ignorar alguns factores que podem directamente ou indirectamente influenciar no desenvolvimento humano. Com isso, pretendo dizer que, por exemplo no caso de uma criança, a cultura dos pais, o meio ou o convívio social, o poderio económico dos pais, criam situações diferenciadas de aprendizagem. E este processo cria ou desenvolve numa perspectiva a personalidade neste caso do próprio aluno.

2. DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DO ALUNO NOS SEUS ASPECTOS: AFETIVO, COGNITIVAS, SOCIAL E MENTAL

A palavra personalidade tem origem no termo latino persona, que significa máscara. Os atores de teatro antigo, concretamente da tragédia grega, usavam uma máscara durante toda a representação permitindo aos espectadores reconhecerem, a personalidade das diferentes personagens. Em Monteiro e dos Santos (2006), constatamos que a personalidade é o elemento relativamente estável da conduta de uma pessoa, a estrutura que subjaz à constelação das características de cada um de nós. Portanto, a personalidade é o que nos torna unos, distinguindo-nos de todos os outros.

Pode-se depreender que (Monteiro e dos Santos 2006) que a personalidade acompanha e reflecte a maturação psicóloga e esta avalia-se por características como a autonomia, a capacidade de comunicação interpessoal, a expressão das ideias e dos afectos e a construção de projectos de vida. O processo de maturação obtém-se através dos conflitos, gratificações afectivas, frustrações, realização, coisas com que nos confrontamos. O desenvolvimento da personalidade do aluno é resultante de um conjunto de factores. De entre outros, o factor social ou o meio social. Deste modo, é evidente que o núcleo central da sociedade (a família) joga um papel preponderante, na medida em que é com ela que o aluno (membro da família restrita) convive maior parte do seu tempo. Um aluno está exposto a um processo de socialização, enquanto convive com a família, os grupos, a escola (aqui neste caso os colegas, os professores). O tipo de ambiente que estes meios proporcionam influencia a personalidade do aluno. Dali a chamada de atenção, sobretudo aos professores da sua conduta, do seu perfil, não só como exemplo de cidadão, mas também como segundo pai ou mãe, apregoando-se das responsabilidades do qual se reflecte um modelo a seguir.

É óbvio, actualmente muitos professores abdicaram-se das suas responsabilidades como educadores exemplares. Professores que não sabem falar com os alunos e com colegas, professores que não apresentam uma indumentária condigna, professores assediadores, professores ébrios, professores faltosos… Este quadro que pode ser alargado é desastroso para um profissional. Não se deve perder de vista, quer queiramos ou não, que as atitudes, o comportamento do professor joga um papel influenciador na personalidade do aluno. Muitas vezes dá-se o caso aluno ser mais imitador do professor do que dos seus pais ou familiares directo

3. FATORES FISIOLÓGICOS, COGNITIVOS, MOTIVACIONAIS E SOCIAIS DA APRENDIZAGEM

Já pôde constatar, e talvez você pode concordar comigo, que a aprendizagem surge de forma rápida e lenta, voluntária e involuntária. E que independentemente dos factores que encabeça este subtema, existem outros factores que podem ser considerados subjectivos ou até mesmo objectivos que influenciam a aprendizagem do aluno. Focalizar uma vez mais, o conceito que é atribuído a aprendizagem, Monteiro e dos Santos (2006), dizem que “a aprendizagem é uma mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e do conhecimento. Esta mudança do comportamento está relacionada com o exercício e a experiência, com a descoberta.”
Já Fraisse, 1957 define a aprendizagem como “uma atitude que modifica as possibilidades de um ser vivo de maneira duradoura.” Scamitz apud Piletti, C. (2006) descreve a aprendizagem como sendo “um processo de aquisição e assimilação, mais ou menos, consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir.”

Ao expor destas definições não pretendo estabelecer diferenças ou procurar classifica-las como tal, mas levar ao leitor a uma ideia reflexiva de acordo ao contexto ou realidade a que se encontra. Se assim for, acredito ter tocado em palavras que se afiguram básicas nestas definições: mudança, actividade, e processo de aquisição e assimilação. Se se quiser estabelecer uma relação, pode-se levantar uma questão. Será que as palavras eleitas para caracterizar a aprendizagem encontram enquadramento nos factores fisiológicos, cognitivos, motivacionais e sociais da aprendizagem? Percebo que o desenvolvimento fisiológico consiste no crescimento de estruturas, do sistema nervoso neste caso particular, e obviamente não se tem uma maturação fisiológica de modo geral e o sistema nervoso em particular, tornam-se irrealizáveis, por exemplo algumas acções. Olhando para Piaget percebe-se que é necessário que se obedeçam determinados estruturas intelectuais para que se possam concretizar certa aprendizagens.
E falar do factor cognitivo como pressuposto para aprendizagem implica a abrangência na aquisição de conhecimento e informações. A aprendizagem das regras gramaticais, por exemplo, é uma aprendizagem cognitiva.

De uma forma geral, aprendemos algo com muito mais facilidade quando para tal estamos movidos ou motivados. De contrário a nossa motivação é passiva. Quando nasce em nós um desejo, uma necessidade de agir para alcançar um determinado objectivo, assim dizemos que estamos motivados. Para Monteiro e dos Santos (2006), há dois factores motivacionais para a aprendizagem “os factores internos (motivação intrínseca), relacionam-se com o prazer de realização da actividade, por se inserir num projecto pessoal pela auto - realização, pelo prazer de aprender. Os factores externos (motivação extrínseca) podem construir incentivos para a aprendizagem, avaliação, recompensas, elogios, ganhos obtidos e castigos evitados.”

A motivação é encarada de curto e longo prazos. São apontados como factores sociais influenciadores na aprendizagem: a escola, a organização político-económica, a religião, os interesses, os valores, enfim. Ainda de acordo com Monteiro e dos Santos (2006) “ a escola, enquanto instituição com práticas educativas, conteúdos curriculares, normas e processos de socialização, linguagem e outras formas de expressão, está mais perto da cultura de origem de determinadas crianças – concretamente os dos meios sócio -culturais favorecidos.” Estes dizem responsabilizam cada vez mais o professor como o figurino do qual de desenvolvem personalidades e atitudes. Outrossim, professores devem actuar pedagogicamente tendo em conta os diferentes meios familiares e sociais de origem das crianças ou dos alunos, primando por uma dimensão heterógina.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As démarches realizadas neste trabalho leva-me a inferir que a aprendizagem não só é feita de forma consciente, onde alguém se encarrega a transmitir algum saber para outrem, mas também, de forma inconsciente ou seja pela influência social quotidiana. Por isso é que muitas vezes se diz que aprendi sem ser ensinado. E é ponto assente que, o comportamento humano, joga um papel preponderante para o conhecimento do comportamento de um indivíduo. Isto implica dizer, que há uma aproximação entre os pensamentos destes académicos: John Waston e Ivan Pavlov, pois, conhecer um indivíduo implica conhecer o seu comportamento, daí o condicionamento pavloviano. A psicologia está inseparavelmente liga a educação, para ajudar a entender os pressupostos da própria educação de tal maneira que se construa a cada momento um homem todo, percebendo-o sobretudo mentalmente. Toda educação, aprendizagem são dependentes da motivação que cada um de nós carrega. A isso voltamos no Estímulo (E) e Resposta (R).

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA
- MONTEIRO, Manuela e DOS SANTOS, Milice Ribeiro.Psicologia 1ªParte. s.e. Porto. Porto Editora: 2006.
- ___________, _______.Psicologia 2ª Parte. s.e. Porto. Porto Editora: 2006
- PILETTI, Claudino. Didática Geral.23ª ed. São Paulo. Ática: 2006.

Autor: Francisco Caloia Alfredo

Times cearenses goleiam na Série B - Por Carlos Rafael Dias



Ceará vence de goleada volta para o G4

Com gols de Geraldo, Mota, Wellington Amorim, Preto e Careca, o Ceará aplica goleada de 5 a 1 no America-RN, e volta á zona de acesso á Série A do Brasileiro. Com esse resultado o Ceará vai a 33 pontos e está em quarto na tabela de classificação. Ídolo da torcida alvinegra, Mota fes sua reestreia contra o America, e não decepcionou, deixou sua marca, fazendo a diferença aos 31 minutos.

Goleada do Fortaleza no Castelão marca o início da arrancada Tricolor na Série B

"Ôôôô... Leão voltou!!!" Foi com esse grito, entoado pela torcida, que o Fortaleza deixou o gramado do Castelão neste sábado, após vencer o Paraná-PR, por 4 a 0, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A vitória não tirou o Leão da zona de rebaixamento que segue com 22 pontos, ocupando a 17ª colocação da competição. Os gols do Fortaleza foram de Marcelo Nicácio, que marcou duas vezes, Luiz Carlos e Cristian.

Fontes: Sites oficiais do Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube

Para ler neste Domingo: CENTRO CULTURAL - Estação é sede das artes - Por: Antonio Vicelmo e Elizângela Santos

Numa magnífica reportagem em dobradinha, que envolveu os dois maiores repórteres do Jornal Diário do Nordeste no Cariri, a saber: Antonio Vicelmo e Elizângela Santos ( ambos colaboradores do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe Online ), trazemos esta matéria sobre o destino artístico e cultural das estações da antiga RFFSA em Crato e Juazeiro do Norte:

NO MUNICÍPIO DO Crato, a estação ferroviária, inaugurada com a presença de Padre Cícero, foi o marco do desenvolvimento na região do Cariri. O prédio tem um valor inestimável para a cidade (Foto: Antônio Vicelmo).

Estação das artes poderá ser o novo destino dado ao terminal ferroviário no município de Juazeiro (Foto: Elizângela Santos).

Prefeitura Municipal comprou o acervo e conseguiu recursos para a construção do Centro Cultural do Araripe.

Crato. O complexo do Crato da Rede Ferroviária Federal Cidade Anônima (RFFSA), que envolve parque de manobras, estação ferroviária, armazéns e a casa residencial do agente, foi um dos poucos patrimônios da RFFSA restaurado no Interior do Estado. E isso serve de modelo para que os antigos prédios que serviam de estação ferroviária sejam revitalizados e passem a contar com uma melhor infra-estrutura. A Prefeitura Municipal comprou o acervo e conseguiu recursos junto aos governos Federal e Estadual para a construção do Centro Cultural do Araripe. Naquele espaço funcionam, atualmente, a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, a biblioteca municipal e um telecentro. Instalações que são capazes de proporcionar um movimento intenso de pessoas e, com isso, ocasionar a revitalização do local em um tempo mais hábil. Uma das salas está sendo adaptada para a instalação de Arte Vicente Leite, que foi fechado temporariamente para restauração dos quadros. A secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, informou que será instalado o "Expresso do Mundo", um espaço cultural que funcionará em parceria com o Instituto Lusofônico, uma entidade de Portugal que reúne os países de Língua Portuguesa, entre os quais, Guiné Bissau, Angola, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Portugal, Moçambique e Brasil.

O parque de manobras foi urbanizado e transformado numa grande área de lazer, onde são realizadas apresentações folclóricas, shows, festivais e festas carnavalescas. "Hoje, a antiga estação da RFFSA é um referencial dos acontecimentos culturais do Cariri", diz a secretária, destacando que no mesmo espaço foram construídos outros equipamentos como o restaurante popular que fornece 1.000 refeições por dia e a nova estação do trem urbano que ligará Crato à Juazeiro do Norte.

Histórico

A estação do Crato foi inaugurada em 1926, com a presença do Padre Cícero. A chegada do primeiro trem foi o marco de desenvolvimento para a região do Cariri. Era ali a estação terminal da linha que foi um prolongamento da antiga Estrada de Ferro de Baturité, que começou a operar perto de Fortaleza. O prédio tem um valor histórico inestimável para a cidade, uma vez que foi o marco para o desenvolvimento industrial e para o aumento do fluxo de pessoas que passaram a visitar a cidade. Em 2003 propôs a compra do patrimônio, iniciando as negociações para a compra do conjunto da RFFSA. Este conjunto incorpora os prédios da estação e do armazém e toda área da faixa de domínio da via férrea, inclusive o amplo terreno ao lado da estação, onde hoje são realizadas as festas populares, e o parque de manobras. A RFFSA ficou somente com a linha. Os trens já não passam por ali há muitos anos. Mesmo assim, a memória oral é capaz de voltar ao passado, com a evolução da cidade.

Mais informações
Secretaria de Cultura de Juazeiro
Avenida Castelo Branco, 150
(88) 3571.5933

ANTÔNIO VICELMO
REPÓRTER

FORMAÇÃO DE ARTISTAS
Projeto prevê recuperação de prédio em Juazeiro incentivo

Juazeiro do Norte Um local que hoje serve de passagem de desocupados e amedronta os moradores poderá ser no futuro a Estação das Artes. Parte do prédio da antiga estação ferroviária deste município serve para essa finalidade. A outra parte, abriga associação de artistas locais. Mas o objetivo é maior para a Secretaria de Cultura de Juazeiro. Um projeto prevê a recuperação do prédio, transformando num ambiente dinâmico de geração de artes e formação de artistas, além de importante ponto turístico para a cidade dos romeiros no Cariri. O prédio da estação ferroviária de Juazeiro do Norte foi inaugurado em1925, pelo primeiro prefeito do município, padre Cícero Romão Batista. O equipamento garantia uma dinâmica maior à localidade nos seus primeiros anos de independência política e, ainda, possibilitava a integração entre as principais cidades da região, como Crato, Missão Velha, Barbalha, Iguatu e Fortaleza. A idéia era fomentar o desenvolvimento das localidades, aproveitando a fase de produção do algodão.

Mas, dentro da perspectiva de manter a memória material de um dos prédios mais antigos da cidade, já que em Juazeiro há pouca preservação nesse aspecto, em 2011, ano do centenário, há a pretensão de se inaugurar o projeto, avaliado em R$ 180 mil. Pelo menos, essa é a proposta inicial que inclui a preservação do prédio em sua originalidade. A secretária de Cultura de Juazeiro, Glória Maria Ramos Tavares, afirma que ao assumir a pasta esta foi uma de suas preocupações, principalmente no sentido de preservar, dar espaço aos artistas e proporcionar a população de Juazeiro, Cariri e aos visitantes, uma opção de lazer e, ao mesmo tempo, divulgar a arte local.

Um desses espaços será reconquistado pela gráfica Lira Nordestina, atualmente no prédio da Universidade Regional do Cariri (Urca), na Avenida Castelo Branco, onde hoje também se encontra a Secretaria. Mas a idéia, conforme Glória, é oferecer o espaço para comercialização dos cordéis e as xilogravuras, proporcionando renda para os artistas dessa área. A gráfica seria mantida no prédio onde se encontra, já que há muitos equipamentos para continuar na estação, em sua totalidade. O projeto será apresentado nos próximos dias ao secretário de Cultura do Estado, Francisco Auto Filho.

De acordo com o projeto, será criado um Memorial da Xilogravura e do Cordel do Cariri, uma galeria de arte, a comercialização de artesanato e dos artigos produzidos pela Lira, café cultural, a montagem de um palco no entorno da linha para apresentações artísticas, projeções de vídeo no alpendre da estação. Parte lateral dessa estrutura é metálica, além de produção de material visual que contextualizará a história de edificação do trem.

Segundo a gerente de arte da secretaria de Cultura, Nívia Uchoa, o projeto já foi apresentado a setores da administração municipal, entidades e representatividades comunitárias. É dada continuidade a uma pesquisa histórica sobre a construção do prédio, destacando a época de fundação, com o contexto político e econômico.

De frente à praça dos Ourives, o local hoje abriga a Associação dos Amigos e Artistas da Arte (Amar), reaberta há poucos meses. Ao lado, na parte central da antiga estação, o cineasta Sérgio Barros ocupa o espaço com seus artigos voltados para filmes com temática do cangaço. A idéia é realocá-lo para a casa que serviu de parada para Lampião, na rua Boa Vista, em Juazeiro.

ELIZANGÊLA SANTOS

Reportagem:
Elizângela Santos

Antonio Vicelmo

( Ambos repórteres do Jornal Diário do Nordeste e colaboradores do Jornal Chapada do Araripe )

Governo obriga Receita a tirar grupo de Lina da fiscalização - Texto enviado por Ernani Brígido


Pouco mais de um ano das eleições, o governo federal decidiu intervir na Receita e mudar o responsável por auditar o recolhimento de impostos das maiores empresas do país. Numa reunião tensa com a cúpula do órgão, o novo secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, avisou o subsecretário de Fiscalização “que não teria como segurá-lo” no cargo devido a pressões do ministro Guido Mantega (Fazenda). Henrique Jorge Freitas é peça central num projeto elaborado pela ex-secretária Lina Vieira, que mudou o foco de ação da Receita: mais preocupada com grandes contribuintes, e não com pessoas físicas e pequenas empresas. Procurados pela Folha, o Ministério da Fazenda e a Receita Federal informaram que não iriam se manifestar. No primeiro semestre deste ano em São Paulo, por exemplo, a Receita Federal autuou as grandes pessoas jurídicas em R$ 7,7 bilhões -mais do que o dobro no mesmo período do ano passado (R$ 3,1 bilhões).

Outro exemplo foi a ofensiva lançada contra os bancos para retomar uma cobrança de tributos questionada na Justiça estimada em R$ 20 bilhões. Essa nova postura provocou protestos na iniciativa privada e descontentamento no governo. A Folha apurou que Lina Vieira foi demitida no dia 9 de julho, entre outros motivos, por não ter atendido a uma série de pedidos políticos. A reunião de cúpula da Receita foi realizada na casa de Cartaxo, em Brasília. Foi convocada com o propósito de comunicar a dispensa dos servidores mais próximos de Lina.”

(Folha Online)

Texto enviado por Ernani Brígido

Eficiência e Eficácia - Por: Roberto Jamacaru de Aquino


Não existe dilema maior para um jovem do que o instante em que ele se depara, de forma quase que repentina, com fim da adolescência e o início da vida adulta e, durante essa intercessão, ter que definir, em regime de urgência, os seus planos para o futuro. Para muitos, essa passagem, se não bem orientada, poderá, nos momentos subsequentes da vida, provocar efeitos desastrosos, como traumas, seqüelas e descaminhos tutelados pela criminalidade e pela droga.

Mesmo para os preparados e orientados, que buscam ter uma integração social nos limites do esperado para uma sobrevivência digna, ainda assim a realidade do momento exigirá deles algo mais que simples conhecimentos gerais, integridade e competência pessoais. Nessa sua incursão desafiante ao mundo do desconhecido, o individuo precisará, de forma inequívoca, fazer uso das ferramentas abalizadoras conhecidas como eficiência e eficácia, sem as quais é humanamente impossível transpor as barreiras impostas pela conjuntura evolutiva da humanidade. Por eficiência entende-se ser a ação em que se produz o efeito desejado com o mínimo de tempo, esforço, custo ou desgaste. Já a eficácia é tudo isso somado à qualidade, à satisfação, ao prazer e ao amor pela incumbência atribuída... Enfim, é a excelência que só um ser de visão pode dar em prol do seu ofício, de si mesmo e das necessidades coletivas. Nos casos específicos dos concorridos mercados de trabalhos, sejam estes de caráter formal ou não, é desse tipo de pessoa (eficiente e eficaz) que eles precisam, notadamente para o crescimento e sustentabilidade de seus resultados programados.

Dessa forma, no nosso dia-a-dia desafiante, é quase impossível uma sobrevivência ascendente, e proba, munida tão somente de uma boa educação escolar, de um rico currículo de vida, ou de uma ilibada conduta pessoal. Pois, assim como em outras atividades do homem no mundo moderno, a bolsa de emprego, de todos os nichos mundiais, foca e tem como alvo, o recurso humano qualificado, diferenciado pelas ferramentas da eficiência e da eficácia. Mas, como prover o indivíduo desses instrumentos estratégicos? Como, e de que forma, prepará-los nesses exatos perfis para que ele concorra, vença e se mantenha em evidência no meio de uma sociedade cada vez mais seletiva? No nosso despretensioso entendimento, essa possibilidade está sedimentada nas bases preliminares oriundas de uma profícua educação dada pela família aos filhos, na qualidade das doutrinas escolares repassadas aos alunos e no apoio estrutural do estado oferecido aos cidadãos em formação. Em cima de tudo isso, passando pela infância, adolescência até a fase adulta, faz-se necessário, sobretudo, que o próprio indivíduo seja a parte mais interessada e responsável em relação às expectativas que lhes estão sendo estrategicamente oferecidas. Só dessa amaneira, de forma eficiente e eficaz, é que vislumbramos a possibilidade da reversão do quadro crescente de excluídos na atual conjuntura mundial. Quiçá o cidadão, a sociedade e o estado consigam despertar para a importância dessas referências. Quiçá seja você o primeiro a dar esse importante passo. Quiçá todos entendam que esse apelo não é apenas um modismo filosófico de vida, ou uma teoria hipócrita e desnecessária criada por um qualquer, mas um meio real e estratégico de superação humana.

Por: Roberto Jamacaru de Aquino

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