xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/08/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 agosto 2009

Notícias do Crato para o Dia 12 de Agosto de 2009


12-08-2009
Inscrições abertas para Festival Cariri da Canção

Estão abertas as inscrições para estudantes do Ensino Médio, Cursinhos Pré-Vestibulares, Cursos Técnicos e/ou Universitário, regularmente matriculados na rede de ensino pública e privada da região metropolitana do Cariri (Barbalha, Crato, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri), para participarem do Festival Cariri da Canção - Categoria Estudantil. Maiores informações Secretaria da Cultura Esporte e Juventude, pelo site www.crato.ce.gov.br ou pelo telefone (88) 3523-2365

Projeto de Lei Ambiental apresentado em reunião do COMDEMA

Apresentado ontem, no Auditório da Secretaria de Saúde do Crato, no Centro Administrativo, durante a 6a Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), o Projeto de Lei Ambiental do Município. O projeto foi apresentado aos membros do conselho, além dos informes. O trabalho de execução da lei, em substituição ao Código Ambiental, vem passando por algumas adequações, no sentido de se adaptar aos critérios atuais, estabelecidos na lei de proteção ao meio ambiente.

Saúde continua trabalho de orientação nas escolas sobre a nova gripe

Continua sendo realizado nas escolas públicas do Crato o trabalho de mobilização social, no intuito de divulgar e orientar a população, principalmente os estudantes, sobre a gripe influenza A H1N1. A campanha de divulgação, feita por meio da Secretaria de Saúde Crato, foi iniciado semana passada, atendendo uma vasta agenda das escolas do município. Segundo a coordenadora do Núcleo de Mobilização Social, Luciana Callou, o objetivo é difundir de forma ampla as informações sobre a nova gripe, com a distribuição de panfletos e cartazes nas unidades de saúde. A assessoria técnica da Secretaria de Saúde informa que o município do Crato, mesmo não tendo nenhum caso suspeito da gripe A, está em alerta, montando estratégias de prevenção.

Crato começa a se preparar para 5ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Ação Social, inicia trabalho de preparação da 5ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada no próximo dia 19 de agosto. Um calendário de atividades será cumprido até o próximo dia 14, com as pré-conferências, iniciadas ontem, com a discussão dos temas preparatórios para o evento do dia 19. As atividades estão sendo realizadas em parceria com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Hoje, a segunda pré-conferência acontece no CAIC do bairro Gisélia Pinheiro (Batateira), às 13 horas. Dia 12, quarta-feira, às 13 horas, será realizada no Projeto ABC no Bairro do Alto da Penha; dia 13, quinta-feira, às 13 horas, no Pólo de Atendimento José Francisco de Luna no Bairro do Muriti; dia 14, às 13 horas, será realizada na Escola Nazu Barreto, no bairro Vila Alta. A Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no Teatro Municipal Salviano Arrais Saraiva, das 8 às 17 horas. O município do Crato vem se preparando, através de mobilização de diversos segmentos sociais, inclusive dos usuários da assistência social. Este ano, conforme a secretária de Ação Social, Liduína Andrade, a conferência inova com a participação maior do usuário, que vai dizer como está recebendo os serviços, proporcionando um novo enfoque de discussões e que corresponde ao tema central “Participação e Controle Social do SUAS”.

Equipes do PSF iniciam trabalho de auto-avaliação

A Secretaria de Saúde do Crato, com a finalidade de promover e melhoria da qualidade nos atendimentos, por meio das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), realiza durante esta semana trabalho de auto-avaliação das equipes, iniciando com os três grupos da Ponta da Serra e da Malhada. Na ocasião, serão apresentados questionários para serem distribuídos entre os membros das equipes para uma avaliação dos trabalhos, incluindo estratégia de atendimento e os serviços. No dia 18, será a vez da equipe do PSF da Vila Alta. Outras equipes passarão por capacitação e avaliação.

Governo do Crato divulga calendário das pré-conferências que antecedem a Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria de Ação social e todos os Centros de Referencia em Assistência Social CRAS Do município do Crato, comunicam que estão sendo realizadas as pré-conferências de Assistência Social, nos seguintes dias, horários e locais:

- Hoje, dia 12, quarta-feira, às 13 horas, será realizada no Projeto ABC no Bairro do Alto da Penha

- Amanhã, dia 13, quinta-feira, as 13 horas, será realizada no Pólo de Atendimento José Francisco de Luna no Bairro do Murití.

- Dia 14, às 13 horas, será realizada na Escola Nazu Barreto no Bairro Vila Alta.
É importante salientar que a Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no próximo dia 19 no Teatro Municipal Salviano Arrais Saraiva de 8 às 17 horas.

Agricultura do Crato promove capacitação para os participantes do Garantia Safra 2009/ 2010

A Comissão Coordenadora do Programa Garantia Safra 2009/ 2010, formada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ematerce, CMDS, comunica que será realizada capacitação para inscrição no referido programa para todos os representantes legais das associações e coordenadores do Conselho de base do município do Crato. A capacitação será realizada, próximo dia 17 ás 9 horas, no auditório do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. O Secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira, ressalta a importância desse treinamento para que todos possam realizar as inscrições corretamente no Garantia Safra. O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF que visa possibilitar um ambiente de tranqüilidade e segurança para o exercício da atividade agrícola na região semi-árida brasileira.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

As pessoas que não aceitam Críticas...

"Quem for propenso a não aceitar críticas, não merece e nem deve participar de fóruns nem de discussão alguma. A vida é feita de críticas. São através das críticas e não dos elogios, que temos a chance de aperfeiçoar nossas vidas, aprendendo com quem nos ensina e aponta nossas falhas. Como já dizia Santo Agostinho: "Prefiro a crítica que constrói, do que o elogio que me corrompe". Quem não se deixar ser criticado, melhor seria, não se manifestar. A falta de capacidade em receber críticas, só denota uma mente primitiva, calcada na presunção do senso da infalibilidade. E nunca conheci alguém que chegasse a esse nível de perfeição."

"Toda crítica soa como deselegância da parte de quem não quer ser criticado"

Dihelson Mendonça

Protestos do MST agitam o dia de hoje

Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil

MST exige do Governo maior agilização e empenho na condução da reforma agrária
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou na manhã de hoje, terça-feira 11, uma série de manifestações pelo país reinvindicando do Governo Federal maior agilização e empenho na condução da reforma agrária.

O ato que mais repercutiu nos meios de comunicação aconteceu em Brasília, quando manifestantes do MST bloquearam a entrada principal do Ministério da Fazenda, impedindo, incluisive, a entrada do ministro Guido Mantega.

Segundo a Polícia Militar (PM), cerca de 4 mil pessoas participaram do ato.

Além do assentamento das 90 mil famílias acampadas pelo País e a convocação de uma reunião de ministros da área econômica com o objetivo de discutir a destinação de verbas para a reforma agrária, O MST exige o descontingenciamento de R$ 800 milhões do orçamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para este ano e aplicação na desapropriação e obtenção de terras, além de investimentos no passivo dos assentamentos.
Fonte: Terra

A banda extra larga. Por Darlan Reis Jr.


Enquanto temos que nos sujeitar aos ditames da Telemar - Oi (controlada em parte pelos Jereissati), o futuro se aproxima com a banda extra larga. A COPEL, do Paraná vai começar a operar em 2010, o sistema de banda extra larga. "Banda Extra Larga - BEL. A partir de 2010 usuários residenciais terão Banda Extra Larga do site da Copel, do Paraná, por sugestão da Maria. O Paraná, e os paranaenses atendidos pela Copel, deverão ter em primeira mão a Internet do futuro com altíssima velocidade. O projeto BEL (Banda Extra-Larga) que está sendo desenvolvido pela Copel Telecomunicações terá recursos de cerca de R$ 500 milhões que serão revertidos num serviço inovador, de alta qualidade e inédito no mercado de telecomunicações. Para demonstrar a importância do projeto e a solidez da idéia acaba de ser lançado o livro Projeto BEL: a Copel Telecomunicações pensada estrategicamente, em equipe, que relata o início e a ousadia do projeto. Pelo BEL, a velocidade do acesso à Internet poderá chegar a 100 Mbps, o que representa conexões pelo menos cem vezes superiores às existentes hoje no mercado. Com mais velocidade e também com o conceito de clube de serviços, o BEL deverá ser oferecido a clientes corporativos e residenciais a partir de 2010. Os estudos para a implantação já estão em andamento e até o momento cerca de R$100 milhões estão sendo buscados na FINEP, Financiadora de Estudos e Projetos, entidade do Governo Federal que financia projetos inovadores. No livro apresentado pelo Superintendente de Telecomunicações da Copel, Carlos Eduardo Moscalewsky, são descritos os diferentes aspectos do projeto BEL em 19 capítulos escritos por 29 autores. O envolvimento de outras diretorias, áreas e departamentos da Copel só reforça a importância e a aposta da empresa neste salto tecnológico. Segundo o Superintendente de Marketing da Copel, Moacir Mansur Boscardin, a diversificação de negócios e a busca por novas receitas estão refletidas na capa que a CMK produziu para a publicação. Retrata a oferta de uma grande diversidade de conteúdos e serviços digitais para a população paranaense. Para Marcos Pessoa, coordenador do projeto, trata-se de um empreendimento inédito e que só se torna possível pela avançada rede de telecomunicações que a Copel dispõe. Além de ser dotada de tecnologias de ponta, a Copel possui uma capilaridade que só tem equivalentes em poucos locais do planeta, o que possibilitará a expansão do projeto com maior rapidez". E completa: "o BEL será uma grande intranet, que oferecerá serviços de valor adicionado em pacotes, como hospedagem, back-up, segurança, administração de aplicativos, telefonia IP, vídeo sob demanda, IPTV, telecomunicação móvel e jogos on-line, os quais poderão ser prestados pela própria Copel ou por outros fornecedores parceiros, utilizando o conceito de rede aberta". Moscalewsky diz que "o BEL é mais do que a viabilização de um projeto tecnológico, constituindo-se como um real planejamento estratégico plurianual para a Copel Telecomunicações". E complementa, ressaltando que "a Copel Telecomunicações, com as recentes iniciativas em andamento, passou a dispor de um imenso potencial para a geração de novos negócios para a Copel, e, também, para o apoio a projetos de desenvolvimento econômico e social do Paraná"."

Crônica sobre Caráter e Reputação. - Por : Arnaldo Jabor

As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação.
A verdade em que você acredita determina seu caráter.
A reputação é o que acham que você é.
O caráter é o que você realmente é...
A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova.
O caráter é o que você tem quando vai embora...
A reputação é feita em um momento.
O caráter é construído em uma vida inteira...
A reputação torna você rico ou pobre.
O caráter torna você feliz ou infeliz...
A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura.
O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.

fonte:http://www.pensador.info/autor/Arnaldo_Jabor/

texto: Arnaldo Jabor

Falta de educação também mata!


A gripe suína, uma das variações da influenza, surgiu há pouco mais de dois meses como a grande ameaça a saúde da humanidade. O tempo passou e, pelo que se vê, a tal gripe se espalhou com rapidez, chegando agora ao Cariri. Apesar da febre alta constante e de ser muito agressiva ao sistema respiratório, a doença, diagnosticada e tratada a tempo, mata muito menos do que se pensava. O percentual de mortes é muito parecido com o da gripe comum. Daí vem à pergunta: Em pleno século XXI, ainda se MORRE de gripe?

Voltemos ao distante ano de 1500, quando o Brasil fôra descoberto pelos portugueses. A viagem durava semanas e os navegantes, sadios e doentes, dividiam o pouco espaço de suas embarcações com porcos, vacas e galinhas. A água era escassa e contaminada por toda espécie de vermes e bactérias. Foram eles que trouxeram o primeiro “presente” ofertado(transmitido) aos nossos compatriotas índios, o vírus da gripe! Sem a menor chance de sobreviver, não tinham “resistência” (anticorpos) a doença, não se sabia como evitar o contágio, e morriam aos milhares! Mas, de Cabral pra cá, já se vão mais de 500 anos! O que mudou? O que não mudou?

Os hábitos, ou maus hábitos, mudaram muito pouco! Brasileiro, via-de-regra, parece pensar que qualquer um, menos ele, pode transmitir doenças. Ignora os sintomas até o dia que “cai de cama”, ou “baixa hospital”, numa demonstração de prepotência por não achar que irá adoecer, e irresponsabilidade por não poupar o próximo do contágio desavisado e indesejável. O “bom” brasileiro, mesmo tendo contato com alguém doente, gripado, ou apresentando sintomas da doença, não muda em nada sua rotina diária. Vai ao trabalho, escola, igreja, cinema, shopping, pratica esportes, tudo como se “não estivesse doente”, como se a saúde alheia não fosse da sua conta. Um absurdo! Uma falta de vergonha na cara! Transmitir uma doença consciente do mal que irá causar ao semelhante.
A Igreja Católica, desde a semana passada, orienta seus sacerdotes a não entregar as hóstias diretamente na boca, a não dar as mãos durante a missa em momentos como “pai-nosso” e “paz de cristo”. Orientações simples que ajudam a evitar a propagação do vírus e, conseqüentemente, diminuem as estatísticas de morte no país que tem o maior número de seguidores no mundo. Sei que hábitos culturais como aperto de mãos, abraços e beijos de cumprimento são difíceis de evitar, mas estejamos conscientes que estas são, definitivamente, as ocasiões onde há 99,9% de chance de contágio.

Acredito que esta gripe veio mesmo pra nos “ensinar” alguns bons hábitos, que não deveríamos esquecer, mesmo quando a epidemia passar. Hábitos simples, que nos remetem a imagem materna, quando nos dizia: “Menino(a)! Lavou as mãos para almoçar (quando saiu do banheiro)?”; “Não espirre (ou tussa) na direção das pessoas!”; e principalmente, “Hoje você não vai para aula, para não passar a gripe para seus coleguinhas!”. Tudo isso, além de evitar muitas enfermidades, é demonstração de amor ao próximo, de cuidado com a própria saúde, de bons costumes, de educação!

Dimas de Castro e Silva Neto
Engenheiro Civil, Mestre em Gerenciamento da Construção
pela University of Birmingham e Professor do Curso de Engenharia Civil da UFC Cariri

Artigo publicado no Jornal do Cariri de 11/08/2009.

Reforma agrária: Governo Lula assentou meio milhão de famílias


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (11), na sua coluna semanal "O Presidente Responde", que 519 mil famílias foram assentadas entre 2003 e 2008. Ele ressaltou que a quantidade de assentados é mais da metade do total de beneficiados desde a criação do Incra, há 40 anos. Cerca de um milhão de famílias receberam terras durante esse período. Ele acrescentou que a reforma agrária é indispensável para a redução da desigualdade e que, na Presidência, está realizando o que sempre defendeu.

As afirmações de Lula foram feitas em resposta a um leitor na coluna O Presidente Responde, publicada semanalmente em jornais de todo o país. Lula disse também que houve um salto na melhoria das condições de vida dos assentados e citou os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que, segundo ele, tiveram aumento de 531% da safra de 2002/2003 para a de 2009/2010.

O presidente Lula disse ainda que 43 milhões hectares de terras foram destinados para assentamentos nos últimos quatro anos. Segundo ele, o governo também concentrou esforços na melhoria das condições dos acampamentos, com a construção e reforma, desde o início do primeiro mandato, de 38 mil km de estradas vicinais e 266 mil casas. Lula afirmou ainda que o governo tem aumentado o incentivo à produção agrícola. Os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar passaram de R$ 2,4 milhões, na safra 2002/2003, para R$ 15 bilhões, na safra 2009/2010, um aumento de 531%.

A afirmação do presidente coincide com a realização, em Brasília, de manifestação de cerca de 3 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com o objetivo de cobrar do governo o assentamento de 90 mil famílias acampadas pelo país e a revisão dos índices de produtividade de terra.

O presidente também falou sobre comércio internacional. De acordo com Lula, a partir de 2003 o comércio exterior brasileiro cresceu de U$ 100 bilhões para U$ 370 bilhões. Ele explicou que o crescimento se deve, entre outros fatores, à isenção do PIS, IPI e Cofins para a importação de alguns produtos. Questionado sobre o aumento do preço da gasolina a despeito da autossuficiência da Petrobres, Lula explicou que o reajuste aconteceu após três anos de estabilidade dos preços no Brasil, entre 2005 e 2008. A política de estabilidade do valor da gasolina aconteceu apesar de, em 2008, o valor do barril de petróleo subir de U$ 60 para U$ 125. A coluna O presidente Responde é publicada semanalmente em 132 jornais com respostas do presidente Lula a perguntas de leitores.

Texto de Amadeu de Freitas

A gloriosa torcida do Fluminense na cidade de Frei Carlos

Por Carlos Rafael Dias

O que seria do futebol se não existissem os torcedores? Logicamente, essa possibilidade não existe. A torcida, de acordo com um antigo jargão futebolístico, é o décimo segundo jogador, pois, em muitas situações, ela pode decidir um jogo.

No entanto, nem todas as torcidas são como a do Flamengo e a do Corinthians., verdadeiras nações identificadas com as cores de seus times. Além do mais, são torcidas nacionais. Nos mais profundos rincões do país, elas se fazem presentes, chegando inclusive a superar o time da casa, quando Flamengo e Corinthians jogam como visitantes.

Nesta disputa para saber qual a maior torcida de um determinado lugar, às vezes surgem fatos folclóricos, que nem sempre correspondem à verdade. É o caso do mito de que a torcida do Fluminense cariosa na cidade do Crato cabe numa Kombi.

Aproveitando o mote, narro uma história que tem servido para reforçar este mito:

Humberto Mendonça, ex-vice prefeito do Crato, decidiu prestar uma homenagem ao seu clube de coração e à torcida cratense desse tradicional time, escrevendo um artigo em um determinado jornal da região. O artigo tem somente dois parágrafos. No primeiro, ele enaltece, sumariamente, os feitos e as glórias conquistados pela agremiação, além da paixão que o Fluminense exerce sobre sua fanática e fiel torcida.

No segundo parágrafo, igualmente curto, ele nomina os torcedores cratenses do clube, que além dele incluía uns gatos pingados, como Osvaldo Rafael (Tobinha), Cisa do Banco do Brasil, Valter do Mercantil, Amilton Som, Jackson Duarte e Padre Gonçalo.

Humberto Mendonça, como se não bastasse o constrangimento que foi escrever um artigo com um conteúdo tão curto, ainda cita um torcedor, do qual não sabia o nome, chamando-o de “neguinho que entrega o jornal Diário do Nordeste”.

Não obstante, disse que Chesman do Cartório era tricolor, quando na verdade Chesman é botafoguense doente.

Mas justiça seja feita: o Fluminense pode não ter uma grande torcida no Crato, mas é uma torcida fiel e que nunca desiste.

Projeto de João Alfredo que Luizianne não sancionou é promulgado - Matéria: Eliomar de Lima

O projeto de lei que institui a Semana de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar, de autoria do vereador João Alfredo (PSOL), foi promulgado, nesta segunda-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PT). Aprovado em março, a matéria acabou não sendo sancionada pela prefeita Luizianne Lins e, como o prazo para que fosse rejeitado ou sancionado expirou, coube a Salmito promulgá-lo.

A Semana dos Direitos Humanos Frei Tito de Alencar atende ao que recomenda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu art. 27, I, que estabelece como diretriz dos conteúdos curriculares da educação básica a difusão dos direitos e deveres do cidadão. De acordo com o projeto, a Semana dos Direitos Humanos no Sistema Municipal de Educação se somaria ao esforço que o Estado deve fazer por força da Lei Estadual nº 12.299/1994, que determina a existência de uma Semana de Direitos Humanos nas Escolas Estaduais.

Após o ato, foi exibido na Câmara Municipal o filme “Batismo de Sangue”, de Helvécio Ratton, que relata a participação dos dominicanos na resistência à ditadura militar e o martírio de Frei Tito.

Por: Eliomar de Lima

Chefe da ONU alerta para futuro terrível sem acordo climático - Por Jon Herskovitz; com reportagem de Alister Doyle em Bonn


SEUL (Reuters) - O fracasso em agir rapidamente para combater as mudanças climáticas pode provocar o aumento da violência e uma grande instabilidade no mundo, uma vez que os padrões climáticos globais mudam drasticamente, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nesta terça-feira.

"Se nós falharmos em agir, a mudança climática vai intensificar as secas, as enchentes e outros desastres naturais", disse Ban em um fórum próximo de Seul que acontece semanas antes de uma conferência do próprio secretário-geral sobre as mudanças climáticas, em setembro.

"A falta de água vai afetar centenas de milhões de pessoas. A subnutrição vai tragar grandes partes do mundo em desenvolvimento. As tensões vão piorar. A instabilidade social -- incluindo a violência -- pode acontecer", afirmou Ban no evento em Incheon.

As emissões de gases causadores do efeito estufa são consideradas a principal causa para o aquecimento global. Os países vão se reunir em Copenhague em dezembro para trabalhar em um novo acordo climático global para reduzir as emissões que substituirá o Protocolo de Kyoto, que termina em 2012.

Ban, que considerou a mudança climática um tema fundamental para a humanidade, pediu que líderes mundiais atuem rapidamente para que um acordo possa ser alcançado em Copenhague.

Esta semana representantes de 180 países se reúnem em Bonn, Alemanha, para negociar sobre o clima, em meio a alertas de que o tempo está passando para que um acordo bastante completo seja concretizado até o fim do ano.


Fonte : http://br.reuters.com

Por Jon Herskovitz; com reportagem de Alister Doyle em Bonn

Procura por álcool em gel triplicou no último mês



São Paulo - A procura pelo álcool em gel, por causa da pandemia de influenza A (H1N1) - gripe suína, tem sido três vezes maior. Mas a necessidade do uso frequente do produto é questionada por especialistas. Um dos fabricantes de álcool em gel, a 3M, não divulga os números sobre a demanda do produto, mas confirma que as vendas devem triplicar em comparação com o ano passado. Para a gerente de Marketing e Vendas da Divisão de Cuidados Pessoais da 3M do Brasil, Paula Abreu, no futuro, o patamar das vendas atingido pelo segmento de álcool gel não deve se sustentar, mas, em compensação, não voltará aos patamares anteriores à pandemia. A executiva afirmou que está difícil atender à alta demanda do varejo, mas que a empresa tem buscado cumprir os prazos e as quantidades. “É possível que as vendas tripliquem em comparação ao ano passado”, previu.

Mas, para a infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Nancy Bellei, a busca pelo álcool em gel não se justifica. "Esta corrida para o álcool em gel não se justifica, já que lavar as mãos com água e sabão é o suficiente", explicou. Segundo a especialista, o álcool em gel vendido nas farmácias é útil para pessoas que têm contato direto com o público e pouco acesso a uma pia para lavar as mãos. "Mas a medida mais eficiente é evitar levar a mão à face. O melhor mesmo é evitar o contato com nariz, olhos e boca", acrescentou. De acordo com a infectologista, o álcool em gel pode ser substituído pelo álcool comum ou pelo álcool em gel para móveis. "A eficácia é a mesma", disse. Alheia às explicações técnicas, há duas semanas, a aposentada Mariana Bastos entra em todas as farmácias que vê pela frente procurando pelo produto. "Estou procurando o álcool em gel para limpar as mãos. Tenho medo da gripe suína", justificou. A aposentada não é a única nesta situação. Diariamente, centenas de pessoas procuram o produto nas drogarias. Segundo informações da rede de farmácias paulista Pague Menos, em julho, foram vendidas 21,8 mil unidades do produto, contra 6 mil nos meses anteriores.

Ivy Farias
Repórter da Agência Brasil

Bancários do Ceará poderão entrar em greve !

Bancários do Ceará podem entrar em greve este mês. Nesta segunda-feira (10), o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Marcos Saraiva, encontra-se em São Paulo para a entregar a pauta de reivindicações da campanha salarial 2009. Entre os pedidos, estão reajuste salarial de 10%, valorização dos pisos, participação dos funcionários nos lucros das empresas, além de auxílio-refeição e o fins das metas abusivas. Marcos Saraiva adianta que os bancários brasileiros podem entrar em greve, caso não haja acordo após o encontro do Comando Nacional dos Bancários com a Federação Brasileira dos Bancos (Fenaban), marcado para esta tarde. E o Ceará não ficará de fora do movimento.

O que os bancários querem:

* Reajuste salarial de 10% (reposição da inflação mais aumento real).
PLR de três salários mais R$ 3.850.
* Valorização dos pisos:
Portaria: R$ 1.432.
Escriturário: R$ 2.047 (salário mínimo do Dieese).
Caixa: R$ 2.763,45.
Primeiro comissionado: R$ 2.763,45.
Primeiro gerente: R$4. 605,73.
* Auxílio-refeição: R$ 19,25.
* Cesta-alimentação: R$ 465,00 (um salário mínimo).
* 13ª cesta-alimentação: R$ 465,00.
* Auxílio-creche/babá: R$ 465,00.
* Fim das metas abusivas e do assédio moral.
* Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) em todos os bancos, negociado com as entidades sindicais.
* Contratação da remuneração total, inclusive a parte variável, com a incorporação dos valores aos salários e reflexo em todos os direitos (13º, férias e aposentadoria) - com o objetivo de acabar com as metas abusivas.
* Garantia de emprego, fim das terceirizações e ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe demissões imotivadas.
* Mais segurança nas agências.
* Auxílio-educação para todos.Ampliação da licença-maternidade para seis meses.

Fonte: Portal Verdes Mares

WOODSTOCK - Por José do Vale Pinheiro Feitosa

Se foi maior, durou menos. Mas existe esta incoerência no cotidiano burguês. Troca-se a radicalidade da árvore principal por alguns galhos desfolhados como sua vida tediosa. E mesmo que o tempo passe: não devemos confiar em pessoas com mais de trinta anos. Venderam seu tempo em forma de trabalho. Viciados, dependentes, são capazes de matar por um copo de coca cola se não estiver bem gelada. Se as luzes das vitrines não seduzirem seu olhar ao menos uma vez por semana, a infelicidade do mundo baixo como um fumo negro. Alguns dias. O desafio à guerra; cuspo no olho do teu consumo; resisto às tuas regras cínicas; nego teus filmes, tuas músicas, teus texto, tua poesia. Se a Caterpillar que desmonta teu morro de certezas ainda não o pôs abaixo, é que a lâmina que arrasta tuas entranhas leva tempo até consumir-se.

Um minuto ao invés de um século. Sessenta segundos de intenso mergulho no vazio do edifício que tomas por civilização ao invés de milhares de horas na praça de alimentação cercada de Hambúrguer. Gosto de pipoca, olfato de ketchup, tato de jujuba, escuta de roleta, a estética das rugas que sustentam o botox. E quando revi tuas imagens, gastas, desbotadas, toda a energia do intenso relampejou por um breve tempo. Como breves foram tuas vidas, a rebeldia, a profunda negação daquele megassismo em alguns hectares nos arredores de N. York. Como Che Guevara aquela geração se não morreu fisicamente no intenso que não dura, pouco depois foi enforcada com a gravata de algum escritório clean das ruas da América. E hoje, se vivos estiverem, estão em algum zoológico das espécies em extinção ou se tornaram zumbis com frases soltas de recordação. Afinal não é da idade. É a intensidade. Se uma pessoa com mais de trinta anos não era confiável, menos ainda os menores de trinta dos tempos de agora.

Por: José do Vale Feitosa

Nota do Editor:
Nessas fotos de Woodstock, percebam a incrível semelhança delas e de um campo de refugiados em plena guerra. Guerra e paz, é tudo igual ?

O "Papo Furado" de sempre - Por: José Nilton Mariano Saraiva

Megalômano, prepotente e arrogante ( daí sua visceral identificação com o - segundo Renan Calheiros - “coronel-cangaceiro”, Tasso Jereissati ), Ciro “Papo Furado” Gomes continua o fanfarrão de sempre, a querer atrair para si os holofotes da vida, nem que para tanto se coloque na posição de centro do universo político brasileiro. Afinal, foi usando de tal artifício que conseguiu quase doze mil votos aí no Crato na última eleição para a Câmara Federal, onde tem se revelado um autêntico blefe, já que fatura mais de cem mil reais mensais sem se dar ao trabalho de, sequer, comparecer para pelo menos assinar o ponto. A família tá toda empregada na política, tudo na base da “conversa mole”, do "papo furado" de sempre.
Com relação à sua ciumenta e previsível declaração sobre uma tal de “implosão” da candidatura Dilma Rousseff, tomemos emprestadas as palavras do Ricardo Noblat:
“Ciro Gomes disse que a eventual candidatura a presidente da senadora Marina Silva pelo PV implodirá a candidatura da ministra Dilma Rousseff. Chute. Declaração de quem está empenhado em se manter como aspirante a candidato à sucessão de Lula. Ninguém pode garantir desde já que a candidatura de Marina será um sucesso. O PV é um partido pequeno. Não tem recursos para encarar uma campanha nacional. Não tem tempo razoável de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Meio ambiente é tema de interesse geral. Mas educação também é - e nem por isso a candidatura de Cristovam Buarque em 2006 atraiu muitos votos. Pelo contrário. Marina não será candidata a presidente preocupada em vencer. Sabe que será muito difícil. Se for candidata é porque concluiu que vale a pena se sacrificar em defesa do tema que esteve no centro de sua vida até aqui”.
Elementar, meu caro Watson.
Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Eu tenho medo de Marina Silva! - Por: Robson Fernando

Marina Silva gostaria muito de impor o criacionismo bíblico nas escolas como "opção em pé de igualdade" para o ensino das ciências naturais. Cristã(o)s talvez achem ótimo, mas, para quem não compartilha de sua crença, isso será trágico. Esse é um dos motivos por que a ex-ministra mete medo. (Foto: Mercado Livre e dicasdebonslivros.blogspot.com)

Sim, ela inspira medo. Apesar de ter aparecido como a pessoa que faltava para quem não gosta de Dilma nem de Serra nem de Aécio e ser tão louvada atualmente por sua história de vida e luta ambientalista, ela assusta quanto a propostas suas relativas à educação, ao progresso científico e à própria política e pelos riscos que a liberdade religiosa no Brasil sofreria num governo seu. Evangélica e criacionista convicta, apoiou a ascensão do evangelho cristão na política em 2006 e desejou em 2008 uma “invasão” da Gênese cristã na pesquisa científica e na educação, por isso sua possível vitória em 2010 soa de fato ameaçadora.

Ela seria a candidata mais próxima da excelência se comparada com os prés Dilma Rousseff, José Serra e Aécio Neves. Isso pode-se dizer porque, enquanto ela foi ministra do Meio Ambiente, travou bravamente batalhas contra os interesses de ministérios – incluindo a Casa-Civil da própria Dilma – e empresários que pretendiam destruir mais e mais paisagens naturais em nome do progresso e do desenvolvimento e ajudou o Governo Lula a reagir com rapidez quando foram denunciadas altíssimas taxas de desmatamento na Amazônia. Além do mais, seu passado de mulher pobre, trabalhadora e muito lutadora lhe dá, assim como deu a Lula, o caráter de pessoa identificável com o povo. Nesses pontos, ela se mostra um encanto.

Mas ninguém é perfeito/a, muito menos ela. Ela queimou o seu filme perante ateus/ateias, agnósticos/as, candomblecistas, budistas, hindus e outras minorias não-cristãs em dois momentos: agosto de 2006, quando defendeu a ascensão evangélica na política brasileira, e janeiro de 2008, quando, entrevistada pelo blog adventista “éoqhá” (http://eoqha.net/criacionismo/111-entrevista-com-a-ministra-do-meio-ambiente-marina-silva/), deu opiniões sobre criacionismo, ciência e educação que deixaram as referidas categorias de credo alvoroçadas.

Segundo ela, a narrativa bíblica da criação do mundo, da vida e dos seres humanos literalmente considerada deveria ser ensinada “em pé de igualdade” com as teorias científicas que incluem o Big Bang,a abiogênese primordial e o evolucionismo nas escolas, sob o pretexto da “liberdade de escolha”. A ciência para ela também deveria aceitar a incorporação da fé assim como esta teria aceito os ensinamentos científicos. Com seu nome entre a lista das pré-candidaturas presidenciais, tais afirmações transformaram-se em ameaças.

Pela declaração dela feita em 2008, a educação laica se vê sob o perigo de ter que abandonar o seu laicismo e ensinar o criacionismo para gente de todas as crenças e descrenças. E subtende-se que serão apenas duas “opções” – o mito cristão e as teorias científicas – porque, quando Marina preconizou a tal “liberdade de opção” sobre no que crer, faltou dizer que essa liberdade abrangeria a abordagem também igualitária de tantos outros mitos cosmogônicos diferentes – indígenas, candomblecista, hinduísta, xintoísta, muçulmano, greco-romano etc.

Religião, num ensino laico, só tem espaço em disciplinas que tenham espaço reservado à abordagem de culturas e crenças, e com as devidas explicações dos significados contidos nas narrativas mitológicas. Nesse contexto, o cristianismo abordado por tais matérias é apenas uma entre as mais diversas religiões abordadas, nunca a melhor ou a mais verdadeira.

Elevar no ensino os ditados literalmente interpretados da Bíblia ao status de “teoria alternativa” com o mesmo peso que o ensinamento científico – este que tem reservadas para si a Biologia, a Química, a Física e a Geografia Física – implicaria tornar o cristianismo superior às demais crenças religiosas na escola e também incorporá-lo às disciplinas de Ciências Naturais – considerando-se que, para se igualar à ciência, não poderia caber mais apenas em uma ou duas matérias ligadas apenas à cultura.

Conclui-se assim que o desejo educacional expresso por Marina naquela entrevista é perverso porque ameaça desgarrar a neutralidade religiosa da educação brasileira. Cristã(o)s podem ter gostado da ideia pela possibilidade de verem sua fé ser propagada, mas as pessoas que não compartilham da fé deles/as, podem ter certeza, odiaram e odiarão. Tudo o que não precisamos hoje é de criacionismo nas aulas das ciências naturais.

E não é só a educação que estará em maus lençóis: caso Marina Silva não mude de ideia e depois ainda vença o pleito e aplique como política pública sua proposta de fomentar que a ciência abrace a fé, a pesquisa científica no Brasil também sofrerá uma bagunçada.

O que seria de pesquisas sérias envolvendo estudos evolucionistas e cosmológicos, os quais não provam a inexistência do deus cristão mas descartam os mitos bíblicos do Gênesis e do Apocalipse? E quanto a uma possível ascensão da pseudociência direcionada a legitimar a “teoria” criacionista? Veríamos muitos/as novos/as professores/as de criacionismo da estirpe de Adauto Lourenço por aí? Não se sabe ainda, mas as hipóteses mais prováveis para essas indagações não são nada agradáveis para quem preza pela seriedade da ciência.

O criacionismo da ex-ministra não é o único problema. Ela também já demonstrou apoio ao crescimento da religião evangélica na política, numa reunião com líderes protestantes e pentecostais acontecida em agosto de 2006 (http://noticias.gospelmais.com.br/ministra-marina-silva-se-reune-com-liderancas-evangelicas.html).

Entre suas declarações, passagens bisonhas como:
- “Você pode escolher ser um político que tem a esperteza do mundo ou um político que tem o Espírito de Deus. A esperteza do mundo é passageira e se você a escolher saiba que a primeira coisa que vai acontecer é que o Espírito de Deus irá se afastar de você.”
- “Temos nossa parcela para oferecer para a política, para a economia e para todos os setores da sociedade. A Palavra de Deus nos ensina em quem devemos votar. Basta olharmos o que diz e compararmos com os candidatos. Se ele se encaixar nos princípios bíblicos merece nosso voto”

O Artigo 19 da Constituição e o inciso VI do Artigo 5º ainda estão no caminho de seus desejos de glorificar a “vontade de Deus” em Brasília, mas muitas pessoas religiosas e até o próprio Congresso o ignoram quando permitem a intervenção cristã em discussões sobre, por exemplo, aborto, eutanásia humana e células-tronco, decoram as assembleias legislativas federal, estaduais e municipais e fóruns judiciários com crucifixos e inibem investigações a processar políticos religiosos envolvidos em corrupção, estelionato e outros crimes.

Marina Silva, caso não volte atrás do que já disse, poderá valorizar o poder, as ações e as decisões da bancada evangélica, e isso é assustador para o futuro, especialmente para os/as brasileiros/as não-cristã(o)s e também católicos/as.

Caso ela, uma vez eleita, não recue de suas intenções cristãs e antilaicas para a educação, o desenvolvimento científico e a política e não adote uma posição de respeito à diversidade de crenças e descrenças, o futuro brasileiro em suas mãos presidenciais não é dos bons. É muito tentador voltar em quem se firma como alternativa à bipolaridade pré-eleitoral PT X PSDB que desanima o Brasil, mas precisamos ser racionais na hora de votar.

Fica a recomendação: se não quisermos tornar o Brasil uma nebulosa república evangélica de fato, deveremos esperar Marina desistir de suas pretensões religiosas para o poder e começar a respeitar o laicismo nacional para então pensarmos em votar nela. Não adianta uma presidenta ser ambientalmente maravilhosa mas figurar como ameaçadora quanto a vários outros pontos de importância não menor.

Com a palavra, Marina Silva, que, por tudo isso, deve explicações a grande parte da população, que não compartilha da fé dela.

Por: Robson Fernando
Autor do Blog: Consciência Efervescente

O Brasil todo se manifesta no dia 15 de agosto!

Estudos apontam semelhanças entre a linguagem humana e a dos golfinhos

Estudos realizados por especialistas europeus mostram semelhanças entre a linguagem corporal dos golfinhos e a linguagem verbal dos humanos. Os pesquisadores da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, e da Universidade de Aberdeen, na Grã-Bretanha, observaram que os golfinhos costumam se comunicar entre si através de movimentos curtos, da mesma forma que nós, seres humanos, costumamos usar com mais frequencia palavras curtas. Observando golfinhos da Nova Zelândia, os especialistas constataram mais de 30 sequências de movimentos e perceberam que as com apenas um movimento são usadas com muito mais frequência do que as sequências mais complexas, que envolvem quatro movimentos. Esse fenômeno foi batizado de "lei da brevidade" na linguagem proposta pelo filologista americano George K. Zipf. Os estudos mostraram que em ambas as espécies predomina a tendência a usar expressões mais simples.

"Padrões de comportamento de golfinhos na superfície obedecem à mesma lei da brevidade da linguagem humana, com ambas as espécies procurando os códigos mais simples e eficientes", disse Ramón Ferrer i Cancho, co-autor do estudo, publicado na revista científica Complexity. Estudos anteriores mostraram que a principal forma de comunicação entre golfinhos é o assovio, porém, especialistas acreditam que a linguagem corporal também é largamente utilizada quando a espécie nada em bando.

Francielle Consoni CURITIBA - PR
Fonte: Website: Minha Notícia

Previsão do Tempo e Almanaque - 11 de Agosto de 2009

Bom dia a todos os nossos leitores do Blog do Crato. Hoje, terça-Feira, dia 11 de Agosto de 2009, temos diversas matérias interessantes. Como sempre, nos últimos dias, muitas postagens políticas ( agora entendo porque esse assunto não sai da moda, temos tido recordes de audiência ). A previsão do tempo para hoje é a mesma: Sol com poucas núvens. Não chove. Temperatura máxima de 25 e mínima de 16 graus.


ALMANAQUE

No dia 11 de agosto, a Igreja Católica comemora o Dia de Santa Clara de Assis

Clara nasceu em Assis, no ano 1193, no seio de uma família da nobreza italiana, muito rica, onde possuía de tudo. Porém o que a menina mais queria era seguir os ensinamentos de Francisco de Assis. Aliás, foi Clara a primeira mulher da Igreja a entusiasmar-se com o ideal franciscano. Sua família, entretanto, era contrária à sua resolução de seguir a vida religiosa, mas nada a demoveu do seu propósito. No dia 18 de março de 1212, aos dezenove anos de idade, fugiu de casa e, humilde, apresentou-se na igreja de Santa Maria dos Anjos, onde era aguardada por Francisco e seus frades. Ele, então, cortou-lhe o cabelo, pediu que vestisse um modesto hábito de lã e pronunciasse os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. Depois disso, Clara, a conselho de Francisco, ingressou no Mosteiro beneditino de São Paulo das Abadessas, para ir se familiarizando com a vida em comum. Pouco depois foi para a Ermida de Santo Ângelo de Panço, onde Inês, sua irmã de sangue, juntou-se a ela. Pouco tempo depois, Francisco levou-as para o humilde Convento de São Damião, destinado à Ordem Segunda Franciscana, das monjas. Em agosto, quando ingressou Pacífica de Guelfúcio, Francisco deu às irmãs sua primeira forma de vida religiosa. Elas, primeiramente, foram chamadas de "Damianitas", depois, como Clara escolheu, de "Damas Pobres", e finalmente, como sempre serão chamadas, de "Clarissas". Em 1216, sempre orientada por Francisco, Clara aceitou para a sua Ordem as regras beneditinas e o título de abadessa. Mas conseguiu o "privilégio da pobreza" do papa Inocêncio III, mantendo, assim, o carisma franciscano. O testemunho de fé de Clara foi tão grande que sua mãe, Ortolana, e mais uma de suas irmãs, Beatriz, abandonaram seus ricos palácios e foram viver ao seu lado, ingressando também na nova Ordem fundada por ela.

A partir de 1224, Clara adoeceu e, aos poucos, foi definhando. Em 1226, Francisco de Assis morreu e Clara teve visões projetadas na parede da sua pequena cela. Lá, via Francisco e os ritos das solenidades do seu funeral que estavam acontecendo na igreja. Anteriormente, tivera esse mesmo tipo de visão numa noite de Natal, quando viu, projetado, o presépio e pôde assistir ao santo ofício que se desenvolvia na igreja de Santa Maria dos Anjos. Por essas visões, que pareciam filmes projetados numa tela, santa Clara é considerada Padroeira da Televisão e de todos os seus profissionais. Depois da morte de são Francisco, Clara viveu mais vinte e sete anos, dando continuidade à obra que aprendera e iniciara com ele. Outro feito de Clara ocorreu em 1240, quando, portando nas mãos o Santíssimo Sacramento, defendeu a cidade de Assis do ataque do exercito dos turcos muçulmanos.

No dia 11 de agosto de 1253, algumas horas antes de morrer, Clara recebeu das mãos de um enviado do papa Inocêncio IV a aguardada bula de aprovação canônica, deixando, assim, as sua "irmãs clarissas" asseguradas. Dois anos após sua morte, o papa Alexandre IV proclamou santa Clara de Assis.

HOJE NA HISTÓRIA

Em 2002, um Prisioneiro da segunda guerra mundial volta à Hungria depois de passar 53 anos internado em um hospital psiquiátrico na Rússia.

II Guerra Mundial - Campos de Concentração

Os campos de concentração são utilizados para a detenção de civis ou militares, geralmente em tempos de guerra. Não integram os sistemas penitenciários, onde são detidas pessoas condenadas por infringir a legislação de um país. São quase sempre instalações provisórias, com capacidade para abrigar grande quantidade de pessoas, normalmente prisioneiros de guerra, que, no melhor dos casos, podem vir a servir como moeda de troca com o inimigo, ou permanecer presas até a resolução do conflito. No terreno são dispostos, organizadamente, barracões para dormitórios, refeitórios, escritórios e finalidades complementares. Em tese, esses centros de confinamento devem obedecer às regras das convenções internacionais, bem como submeter-se à fiscalização de organizações internacionais de defesa de direitos humanos. No entanto, historicamente há registros de exploração de mão-de-obra em regime de escravidão, bem como de extermínio de presos políticos, prisioneiros de guerra e membros de grupos étnicos, por motivos ideológicos, políticos ou militares. Sob o nazismo, os campos de concentração foram usados como parte de uma estratégia de dominação de grupos étnicos e dissidentes políticos. Diferentes grupos étnicos -(judeus, ciganos) - políticos - (anarquistas, comunistas) - homossexuais e minorias religiosas (Testemunhas de Jeová ) foram objeto de tratamento desumano e de extermínio.

Estima-se que 6.000.000 de judeus tenham desaparecido durante a Segunda Guerra Mundial, parte das quais pereceu nos campos. Embora outros países tenham construído campos de concentração com a finalidade de isolar populações de determinadas etnias, não há nada comparável, em escala, aos campos nazistas. Desde 1933, quando os primeiros grandes campos de concentração foram construídos em Boyermoor e Dachau, oito milhões de pessoas perderam seus nomes, ganharam números, foram escravizadas ou transformadas em cobaias. Muitas delas morreram vitimadas por doenças e maus tratos, enquanto outras eram enviadas aos campos de extermínio para serem eliminadas em câmaras de gás.

Fontes: Edições Paulinas, 10emtudo, Wikipedia

A perfeição - Clarice Lispector



A perfeição

O que me tranqüiliza
é que tudo o que existe,
existe com uma precisão absoluta.

O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete
não transborda nem uma fração de milímetro
além do tamanho de uma cabeça de alfinete.

Tudo o que existe é de uma grande exatidão.
Pena é que a maior parte do que existe
com essa exatidão
nos é tecnicamente invisível.

O bom é que a verdade chega a nós
como um sentido secreto das coisas.

Nós terminamos adivinhando, confusos,
a perfeição.

Clarice Lispector

O fiasco do petróleo verde - por José Sales


Pequenos agricultores que apostaram na mamona estão na miséria. A empresa símbolo do biodiesel, a Brasil Ecodiesel está praticamente falida. E o Presidente Lula deixou de insistir tanto no assunto. No Estado do Piauí a situação sócio economica resultante é gravissima: a produção nunca avançou, a produtividade da mamona nunca evoluiu nestes cinco anos após o início do Programa Nacional de Biodiesel, o desmatamento e a produção ilegal de carvão aumentaram na região, o trabalho infantil aumentou, os plantadores estão vivendo do Bolsa Família.

As cinco usinas de produção da Brasil Ecodiesel, se transformaram em meros atravessadores. Compram mamona para garantir presença nos leilões da ANP, mas não aproveitam para produzir o biodiesel, pois é mais rentávem o produzir com soja e revender a mamona para a indústria química. 71% do biocombustível é produzido a partir da soja e o restante do algodão e do sebo animal. E mesmo com todo o apoio governamental e da Petrobrás Biocombustível, em todas as unidades a produção limitada e algumas estão com as atividades supensas. A usina de Cratéus, no Ceará, está com suas atividades suspenas e sem previsão de voltar a funcionar a curto e médio prazo.

Por causa do fracasso da programa de plantio mamona através da agricultura familiar para produção de biocombustível, o governo federal resolveu dar uma nova orientação ao programa de biodiesel e aumentou a participação da Petrobrás no setor que em menos de um ano inaugurou usinas na Bahia, no Ceará e em Minas Gerais. E mais recentemente o gestor da Petrobrás Biocombustível Miguel Rosseto foi orientado pelo próprio Presidente Lula a criar uma empresa de biodiesel em cada Estado do Nordeste.

Nos discursos, o entusiasmo com o assunto está arrefecendo rapidamente. Em 2005, o Presidente Lula citou a palavra "mamona"92 vezes. No ano passado, a mamona só apareceu nos discursos do Presidente 16 vezes e neste ano a citação só alcançou 13 vezes. O "petróleo verde" secou. Restou o desmatamento, a produção ilegal de carvão vegetal, a predação ambiental, a contaminação dos recursos hídricos, como no caso da bacia hidrográfica do Rio Poty, nos Estados do Ceará e Piauí e, a miséria do sertanejo que acreditou nas proposições sem sustentabilidade.

Extensa e densa reportagem da revista ÉPOCA. Vale a pena conferir.

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 11 de Agosto de 2009


XIII Semana de Direito e III Semana de Estudos Jurídicos do Cariri serão abertas na noite de hoje, em Crato


Serão abertas hoje, no auditório do Cine Educadora, na partir das 8h30, a XIII Semana de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA) e a III Semana de Estudos Jurídicos da OAB, em comemoração aos 35 anos do Curso de Direito da URCA. Várias homenagens serão prestadas a importantes colaboradores desse processo de desenvolvimento do Curso, ao longo de sua história. Palestras, mini-cursos, painéis com apresentações de trabalhos científicos farão parte da programação, que se estende de hoje até o dia 14. Serão homenageados os advogados cratenses Aglézio de Brito, com mais de 30 anos de advocacia; Paulo Santos, ex-integrante da assessoria jurídica do Banco do Brasil e hoje professor da URCA e José Dantas Tavares, funcionário aposentado do Ministério do Trabalho e atualmente professor do Curso de Direito da URCA. Pela manhã, haverá a reinauguração do estacionamento do Fórum Hermes Parahyba, que receberá o nome de Dr. Gil Borges, advogado e defensor público, falecido há três anos. O evento estará propiciando diversas discussões em torno do tema: Na Defesa e pela Efetivação dos Direitos Humanos Fundamentais e será promovido pela URCA, através de Estudantes e Professores do Curso de Direito e pela OAB Subseção Crato. O espaço proporcionará o incentivo ao debate acadêmico, voltado para a reflexão de diversos acontecimentos cotidianos que atingem todas as pessoas. Ainda será realizado, neste dia 11 de Agosto, data em que se comemora o dia do Advogado, um momento voltado para a análise e discussão desta profissão como elemento essencial para a efetivação da democracia e constante observador aos Direitos Humanos.

Reitor da URCA participa de reunião sobre Geopark Araripe em Fortaleza

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, se encontra em Fortaleza, onde participa de reunião com integrantes da Secretaria das Cidades, para debater questões relacionadas ao Geopark Araripe. Na última semana, integrantes do Comitê Multidisciplinar do Geopark Araripe definiram as diretorias do Conselho Gestor do Comitê, que terá atribuição administrativa, e ainda atuará no âmbito da pesquisa, divulgação e turismo, além das relações exteriores.

Saúde e momento de descontração para o servidor

A promoção de uma vida saudável para os servidores da Universidade Regional do Cariri (URCA), trabalhada por meio de ações voltadas para o bem-estar. Com esta finalidade a Pró- Reitoria de Extensão, por meio do Centro Universitário de Práticas Integradas de Saúde - CUPIS/Projeto Saúde do Trabalhador e Departamento de Educação Física, realizaram, na manhã de ontem, no Salão da Terra, no campus do Pimenta, uma programação em homenagem aos pais e servidores. Um café-da-manhã especial foi servido, além de sorteio de brindes. A idéia foi também desenvolver um trabalho voltado para a ginástica laboral. A proposta continua aberta para inserir os servidores nessa prática saudável. Também foram realizados exames de capacidade física e de pressão arterial, dentre outros. A programação iniciada por volta das 8h30.

Inscrições abertas para Especialização em Educação Ambiental

Estão abertas na Universidade Regional do Cariri (URCA), as inscrições para o curso de Especialização em Educação Ambiental, durante os meses de agosto e setembro. O curso de pós-graduação será desenvolvido por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, através do Centro de Ciências Biológicas. O curso tem o objetivo de desenvolver, aprofundar, reciclar, e aprimorar conhecimentos na área do meio ambiente, além de despertar o interesse de técnicos e profissionais que atuam nas áreas de Ciências e Biologia. Além disso, visa formar recursos humanos com uma visão sistêmica ampla e aprofundada sobre a problemática ambiental. Outro ponto importante é relacionar as questões da biodiversidade dos ecossistemas da região, especialmente do Cariri. As vagas são limitadas e o curso será iniciado em outubro deste ano. Mais informações pelos telefones: (88) 3102.1212/9639.4640

Reunião CEPE será realizada neste dia 12, às 15 horas

Será realizada neste dia 12, na Universidade Regional do Cariri (URCA), reunião do CEPE, às 15 horas, na Sala de Pós-Graduação do Curso de Economia. É de suma importância a presença dos integrantes do Conselho para que se efetivem as discussões da pauta em questão, no tocante às questões relativas à comunidade acadêmica e a Instituição.

Seminário lembra vida e obra de Frei Tito

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha realiza, em parceria com o Instituto Frei Tito, Universidade Regional do Cariri URCA) e Diocese do Crato, realizam o lº Seminário Frei Tito de Alencar: Vida e Obra. O evento segue a coordenação do professor Hugo Rodrigues, técnico em cultura da Sectur – Barbalha e foi idealizado a partir das lembranças pela passagem dos 35 anos de morte do religioso dominicano, que transcorreu nesta segunda-feira (10). O evento acontecerá no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, a partir das 19 horas do dia 19 de agosto. A mesa de debates discorrerá sobre a vida e obra do Frei Tito, a partir das temáticas: IGREJA, FAMÍLIA E HISTÓRIA. O seminário terá todos os seus momentos abertos ao público. Na programação, estão previstas palestras e debates temáticos. Dentre os palestrantes estão a pedagoga, coordenadora do instituto e sobrinha do Frei Tito, Lúcia Rodrigues Alencar Lima, Padre Vilecy Vidal, do Eixo Ação da Diocese do Crato e docente do Departamento de História da URCA. Frei Tito de Alencar assumiu a direção da Juventude Estudantil Católica em 1963 e foi morar em Recife. Em outubro de 1968, Frei Tito foi preso por participar de um congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes em Ibiúna, SP. Foi fechado pela polícia e tornou-se alvo da perseguição da repressão militar. Em 69 foi preso juntamente com outros dominicanos pelo delegado Sérgio Fleury, do Departamento de Ordem e Polícia Social (Dops). Durante 30 dias, sofreu torturas nas dependências deste órgão, de onde foi levado para o presídio. No início de 1970, Frei Tito foi torturado nos porões da chamada “Operação Bandeirantes”. Na prisão, ele escreveu sobre sua tortura e o documento correu pelo mundo e se transformou em símbolo de luta pelos direitos humanos. Traumatizado pela tortura que sofreu, Frei Tito se submeteu a um tratamento psiquiátrico. Seu estado era instável, vivendo uma agoniada alternância entre prisão e liberdade diante do passado. No dia 10 de agosto de 1974, um morador dos arredores de Lyon, na França, encontrou o corpo de Frei Tito, suspenso por uma corda. A causa da morte – suspeita de suicídio – tornou um enigma. Neste dia 10 de agosto completam-se 35 anos da trágica morte do cearense, Frei Tito de Alencar Lima. O suicídio foi o seu gesto de protesto. Deixara registrado nas páginas de sua Bíblia que...”é melhor morrer do que perder a vida”.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Elizangela Santos

30% dos senadores estão respondendo processos - Texto enviado por: Hildeberto de Aquino

A Perda do Respeito...

27 dos 81 membros do Senado têm ocorrências em diferentes esferas; eles negam acusações. Denúncias vão de supostos crimes eleitorais, como a compra de votos, até uso de trabalho escravo ou danos ao patrimônio histórico. Um terço dos senadores é alvo de inquéritos, ações penais no STF (Supremo Tribunal Federal) ou acusações de irregularidades eleitorais ou cíveis. Levantamento feito pela Folha nos dados de diversos tribunais do país aponta que 27 dos 81 senadores do Brasil enfrentam algum caso na Justiça. O cálculo não leva em conta litígios de natureza particular ou movidos apenas por adversários políticos. A revelação ocorre num momento em que o Senado enfrenta uma das piores crises de sua história, na esteira de uma série de denúncias contra seu presidente, o senador José Sarney (PMDB-AP). Dos 27 senadores com ocorrências na Justiça, 10 são da oposição e 17 da base aliada. O partido com maior número de senadores citados na Justiça é o PMDB, 8 de uma bancada de 19 congressistas (42%).

Do total de senadores com ocorrências na Justiça, cinco são suplentes que assumiram o cargo com a saída do titular. Esse é o caso de Roberto Cavalcanti (PRB-PB), que assumiu a vaga de José Maranhão (PMDB), empossado governador da Paraíba, após a cassação do tucano Cássio Cunha Lima. Cavalcanti respondia na Paraíba por corrupção ativa e uso de documento falso. O caso está agora no STF, onde há outro inquérito por corrupção. Membro da chamada "tropa de choque" governista e de Sarney, Gim Argello (PTB-DF), que assumiu após renúncia do senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), é alvo de inquérito por apropriação indébita, peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O caso está sob segredo de Justiça. Outro aliado de Sarney, Wellington Salgado (PMDB-MG), que assumiu a vaga de Hélio Costa, é alvo de inquérito sob acusação de crime contra a ordem tributária e apropriação indébita previdenciária. Vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO) responde a dois inquéritos no STF que tratam de irregularidade em licitação pública e crime contra a administração. A Procuradoria Geral da República fez parecer pelo recebimento de denúncia contra João Ribeiro (PR-TO) em inquérito que trata de uso de trabalhador em condição análoga a escravidão. O STF ainda não decidiu. Outro inquérito, que envolve o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), trata de contrabando ou descaminho.

Líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) tem dois inquéritos no STF. Um deles trata de captação ilícita de votos e corrupção eleitoral; outro, de desvio de verbas públicas. Valdir Raupp (PMDB-RO) tem duas ações penais, sob acusação de gestão fraudulenta de instituição financeira e crime contra a administração pública. A Procuradoria Geral da República deu parecer pelo arquivamento no primeiro caso e fez denúncia no segundo. Ambos aguardam decisão. Raupp tem mais três inquéritos. O senador Expedito Júnior (PR-RO) teve a cassação confirmada pelo TSE em junho, sob acusação de abuso de poder econômico e compra de votos. Ele permanece no Senado. Alvos na Justiça, alguns senadores ocupam a presidência ou a vice-presidência de importantes comissões do Senado. Em alguns casos, a área de atuação tem relação com as acusações imputadas a eles. Wellington Salgado, vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, é alvo de dois inquéritos por crime contra a ordem tributária e apropriação indébita previdenciária. O senador Lobão Filho (PMDB-MA), vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, é réu no STF sob acusação de crime contra as telecomunicações.

Cícero Lucena (PSDB-PB), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, é réu em ação penal, acusado de desvio de verba pública e fraudes em licitações. Processo contra o presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura, Fernando Collor (PTB-AL), trata de falsidade ideológica, peculato, tráfico de influência e corrupção ativa. O tucano Eduardo Azeredo (MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por envolvimento no mensalão mineiro, suposto esquema de desvio de verba ocorrido em 1998.

Publicado no BLOG de Val-André Mutran as Segunda-feira, Agosto 10, 2009
Folha de S. Paulo

Hildeberto AQUINO
(Corretor de Imóveis)
Russas (CE)
Foto: catotadotatu.blogspot.com

Notícias do Crato para o Dia 11 de Agosto de 2009


11-08-2009
Saúde continua trabalho de orientação nas escolas sobre a nova gripe

Continua sendo realizado nas escolas públicas do Crato o trabalho de mobilização social, no intuito de divulgar e orientar a população, principalmente os estudantes, sobre a gripe influenza A H1N1. A campanha de divulgação, feita por meio da Secretaria de Saúde Crato, foi iniciado semana passada, atendendo uma vasta agenda das escolas do município. Segundo a coordenadora do Núcleo de Mobilização Social, Luciana Callou, o objetivo é difundir de forma ampla as informações sobre a nova gripe, com a distribuição de panfletos e cartazes nas unidades de saúde. A assessoria técnica da Secretaria de Saúde informa que o município do Crato, mesmo não tendo nenhum caso suspeito da gripe A, está em alerta, montando estratégias de prevenção.

Crato sediará Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião Chapada do Araripe

O Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião Chapada do Araripe e o Ministério da Integração Nacional realizam reunião próximo dia 13, quinta-feira, de 9 as 18 horas no Auditório da Universidade Regional do Cariri – URCA. Na ocasião serão tratados e definidos a estratégia de reorganização do Fórum, o Plano de Ação da Mesorregião e os projetos prioritários para o biênio 2009/2010. O tema geral da reunião será: O Papel do Fórum da Mesorregião Chapada do Araripe no Contexto da PNDR (Resgate e Consolidação), abordando a Proposta de reorganização do Fórum e discussão de Termo de Referência e a Priorização de Projetos para o biênio 2009/2010.
A comissão organizadora do evento pede a confirmação da participação pelos telefones (61) 3414-5437 / 3414-5452 ou pelo e-mail andre.carneiro@integracao.gov.br

Equipes do PSF iniciam trabalho de auto-avaliação


A Secretaria de Saúde do Crato, com a finalidade de promover e melhoria da qualidade nos atendimentos, por meio das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), realiza a partir de hoje, um trabalho de auto-avaliação das equipes, iniciado com os três grupos da Ponta da Serra e da Malhada. Na ocasião, serão apresentados questionários para serem distribuídos entre os membros das equipes para uma avaliação dos trabalhos, incluindo estratégia de atendimento e os serviços. No dia 18, será a vez da equipe do PSF da Vila Alta. Outras equipes passarão por capacitação e avaliação.


Educação do Crato promove encontros pedagógicos com professores do EJA

A Secretaria de Educação do município do Crato realizou no ultimo sábado, dia 8, planejamento pedagógico dos professores da Educação de Jovens e Adultos- EJA. De acordo com o secretário Valentim Dantas esses planejamentos são cada vez mais constantes na proposta de realizar um trabalho qualitativo nas escolas. A EJA é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, que objetiva desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Os educadores para fazerem parte do corpo docente do EJA devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania.

Projeto de Lei Ambiental será apresentado em reunião do COMDEMA

Será realizada a partir das 8h30 de hoje, no Auditório da Secretaria de Saúde do Crato, no Centro Administrativo, a 6a Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA). Durante a reunião, será apresentado aos membros do Conselho o Projeto de Lei Ambiental do Município, além dos informes. O trabalho de execução da lei, em substituição ao Código Ambiental, vem passando por algumas adequações, no sentido de se adaptar aos critérios atuais, estabelecidos na lei de proteção ao meio ambiente. Iniciado em Crato, processo de formação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato estão promovendo a implantação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida- COM-VIDA, conscientizando alunos, professores e diretores para que juntos possam mobilizar a sociedade como um todo para a preservação ambiental.

O principal papel da COM-VIDA é contribuir para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável na escola, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade. A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida faz parte das propostas da Agenda 21, que é um programa de ação, baseado num documento que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, e todo o mundo, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Trata-se de um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países num processo preparatório que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO-92. Aqui no Crato, esse trabalho já está sendo disseminado nas escolas. Segundo Vanda Roseno, Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental, na ultima sexta, dia 7, foi iniciado o processo de formação da COM-VIVA nas Escolas Filemom Teles e Rotary, próximo dia 14, serão realizadas a criação e implantação.

Crato começa a se preparar para 5ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Ação Social, inicia trabalho de preparação da 5ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada no próximo dia 19 de agosto. Um calendário de atividades será cumprido até o próximo dia 14, com as pré-conferências, iniciadas ontem, com a discussão dos temas preparatórios para o evento do dia 19. As atividades estão sendo realizadas em parceria com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Hoje, a segunda pré-conferência acontece no CAIC do bairro Gisélia Pinheiro (Batateira), às 13 horas. Dia 12, quarta-feira, às 13 horas, será realizada no Projeto ABC no Bairro do Alto da Penha; dia 13, quinta-feira, às 13 horas, no Pólo de Atendimento José Francisco de Luna no Bairro do Muriti; dia 14, às 13 horas, será realizada na Escola Nazu Barreto, no bairro Vila Alta. A Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no Teatro Municipal Salviano Arrais Saraiva, das 8 às 17 horas. O município do Crato vem se preparando, através de mobilização de diversos segmentos sociais, inclusive dos usuários da assistência social. Este ano, conforme a secretária de Ação Social, Liduína Andrade, a conferência inova com a participação maior do usuário, que vai dizer como está recebendo os serviços, proporcionando um novo enfoque de discussões e que corresponde ao tema central “Participação e Controle Social do SUAS”.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31