xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/07/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 julho 2009

Oração do dia! - Por: Mônica Araripe

Bem-aventurado quem sabe olhar os outros com olhos amigos, e acolher cada pessoa sem preconceito de cultura, de religião ou de raça. Bem-aventurado quem se empenha em viver em harmonia com os familiares, os vizinhos, os colegas, os estrangeiros, superando as dificuldades inerentes ao relacionamento humano. Bem-aventurado quem não cultiva rancores, quem não se importa com palavras e gestos desagradáveis e não constrange os outros a viverem de acordo com os seus próprios costumes. Bem-aventurado quem se comunica com respeito e com doçura, ouvindo as razões expressas pelos outros, em especial as dos mais humildes. Bem-aventurado quem é benevolente consigo mesmo, quem convive serenamente com os próprios limites e não se assusta com os limites que percebe nos outros. Bem-aventurado aquele que sabe levar sempre o bem no intuito de construir um mundo sereno e positivo, no qual cada um possa sentir-se bem. Bem-aventurado quem sabe acolher o valor das diferenças que caracterizam cada homem e cada mulher, porque eles manifestam o nome com o qual Deus chama cada um de nós. Bem-aventurado quem cultiva no coração o sonho de deixar emergir as cores das nossas diferenças, para ver aparecer no céu um grande arco-íris, sinal de fraternidade e de paz, que vestirá de luzes e de cores o mundo inteiro.
G. Q. Fonte: www.paulinas.org.br

Um ótimo domingo !
Mônica Araripe

EXPOSIÇÃO DO CRATO-POR MARIA OTILIA

Lendo alguns comentários sobre a privatização do aluguel de standes, barracas e programação cultural da Exposição do Crato, faço a seguinte reflexão: Trabalhei na década dos anos oitenta na Secretaria de Agricultura, quando na época quem gerenciava este grande evento era a Associação dos Criadores e como Coordenador o Sr. Nivaldo Soares ( na época coordenador da Secretaria de Agricultura em Crato ). E sempre no final do evento, teríamos reuniões para socialização do balancete financeiro das despesas e lucros com a realização da feira. A parte destinada a Secretaria sempre ficava para a manutenção do parque.Neste sentido, a minha sugestão é que o Núcleo Gestor da Exposição socialize através de balancete, os gastos bem como os lucros gerados pela realização deste evento.De acordo com a Lei de Licitações qualquer recurso financeiro público deve atender aos prinípios de publicidade, legalidade,transparência e de interese público. Quais seriam as prioridades a serem realizadas com o montante ( lucro) de um evento tão grandioso? Quem sairia ganhando... Os cratenses ou aqueles poucos empresários que cobram tão caro o aluguel de barracas, standes e até um carrinho de pipoca ? E os altos preços dos ingressos excluindo assim boa parte da população de baixa renda ? Será que o espaço público pode e deve ser privatizado anos e anos ? Devemos exigir também do poder público, além da discussão sobre a revitalização do parque,que seja discutido a programação cultural que vem deixando de lado os artistas da terra e até mesmo a questão ambiental. Durante os oito dias de feira, não vimos se quer uma lixeira para colocarmos um panfleto lido ou um copo descartável.Portanto, parabéns para aqueles barraqueiros que prestigiam sempre com coragem e garra esta festa tão bonita e também todos os artesãos,artistas populares, pequenos e médios empresários , agricultores e pecuaristas. Estes sim são os verdadeiros atores que fazem a feira acontecer.
Texto e postagem - Maria Otilia Moreira

A origem da expressão "Espírito de Porco" ou melhor os "Espíritos nos Porcos"


Para os que não conhecem a origem da expressão "Espírito de Porco", aqui está o relato bíblico que provavelmente suporta a idéia de alguns de que os porcos seriam animais imundos, o que não é verdade:

Estando Jesus a expulsar os demônios:

"Logo que saltou em terra, saiu-lhe ao encontro um homem da cidade, possesso de demônios, que havia muito tempo não vestia roupa, nem morava em casa, mas nos sepulcros. Quando ele viu a Jesus, gritou, prostrou-se diante dele, e com grande voz exclamou: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes. Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem. Pois já havia muito tempo que se apoderara dele; e guardavam-no preso com grilhões e cadeias; mas ele, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. E rogavam-lhe que não os mandasse para o abismo.

Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos; rogaram-lhe, pois que lhes permitisse entrar neles, e lho permitiu. E tendo os demônios saído do homem, entraram nos porcos; e a manada precipitou-se pelo despenhadeiro no lago, e afogou-se".

Lucas 8: 27,33

Semana da Amizade - Por: Cesar Mousinho


Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas. O que é que isto nos faz lembrar? O antiquíssimo preceito bíblico: «Amarás o próximo como a ti mesmo».

Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência. A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".

A amizade é uma das manifestações de intimidade que envolve relações em que estão presentes, entre outros, elementos como: confiança, lealdade, cooperação, carinho, apoio, franqueza... Essas características envolvem reciprocidade. Uma relação de amizade é uma relação pessoal, informal, voluntária, positiva e de longa duração que implica reciprocidade, que envolve atração pessoal e que facilita os objetivos que os envolvidos querem atingir.

As expectativas que estão subjacentes às relações de amizade são: defender o amigo quando está ausente; partilhar com ele os acontecimentos e as ocorrências relevantes; apoiá-lo emocionalmente sempre que precise; confiar no outro e ser verdadeiro e apoiar o outro de forma espontânea e voluntária, sempre que necessário. Assim como reconhecemos que as relações de amizade correspondem a um importante suporte psicológico, a sua ruptura é um fato de grande perturbação. As amizades variam segundo um conjunto de fatores: idade, gênero, contexto social e características individuais.

Existem três espécies de Amizade, e igual número de motivação do afeto, pois na esfera de cada espécie deve haver "afeição mútua mutuamente reconhecida". Aqueles que têm Amizade desejam bem do amigo de acordo com o motivo da sua amizade; desse modo, aqueles cujo motivo é a utilidade não têm Amizade realmente um pelo outro, mas apenas na medida em que recebem um bem do outro.

A perfeita Amizade é a que subsiste entre aqueles que são bons e cuja similaridade consiste na bondade; pois esses desejam o bem do outro de maneira semelhante: na medida em que são bons (e são bons em si mesmo); e são especialmente amigos aqueles que desejam o bem a seus amigos por si mesmo, porque assim se sentem em relação a eles, e não por uma mera questão de circunstâncias; assim, a Amizade entre esses homens permanece enquanto eles são bons; e a bondade traz em si um princípio de permanência...

Ao final, não nos lembraremos tanto das palavras de nossos inimigos, senão dos silêncios de nossos amigos (Martin Luther King, Jr.) Que é um amigo? É uma única alma que vive em dois corpos (Aristóteles).

A melhor forma de destruir a seu inimigo é converter-lhe em seu amigo (Abraham Lincoln).
Segundo Socrates para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos. Popularmente, se diz que "o cão é o melhor amigo do homem".

São Paulo, 18 de Junho de 2009
César Mousinho – www.sosdrogasealcool.org
Psicólogo Clínico Forense - Cratense

Medo da gripe suína lota hospitais e postos de saúde do Rio e complica atendimento


Rio de Janeiro - A preocupação com a gripe Influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína, está provocando uma corrida a hospitais das redes pública, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Rio de Janeiro. Três dias depois da morte de uma mulher com a doença, em uma comunidade carente da capital, e a primeira confirmada no estado, pacientes com sintomas de gripe lotaram as emergências das unidades de saúde em busca de atendimento, mas ficaram frustrados com a longa espera, pois nenhuma unidade de saúde reforçou a equipe médica.

Com um bebê de três meses dormindo em seu colo, a empregada doméstica Michele de Oliveira, de 27 anos, moradora de São Cristóvão, na zona norte da cidade, chegou à UPA da Penha, que fica ao lado do Hospital Estadual Getúlio Vargas, também na zona norte, por volta das 8h de hoje (18), e se juntou às dezenas de pessoas que, desde o início da manhã, aguardavam por atendimento, com crianças com sintomas de gripe.

Duas horas depois, Michele continuava sentada em um banco e sem perspectiva de ser atendida, diante da informação de um vigilante que só havia um pediatra atendendo. “Meu filho está com gripe, com catarro, tossindo muito e com febre alta. Já procurei atendimento em três hospitais, mas não consegui número para ser atendida. Agora me restou a UPA da Penha, mas parece que aqui também não tem médicos para atender a gente”, disse Michele.

Na emergência do Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio, a procura por atendimento também foi grande durante toda a manhã de hoje. A maioria dos pacientes tinha sintomas de gripe. Desesperado com o filho de 15 anos reclamando de dor de garganta e febre, o vendedor ambulante Ednaldo da Silva, de 48 anos, morador de Bonsucesso, disse que já aguardava atendimento por quase três horas e que não tinha esperanças, pois uma mulher que se identificou como chefe da enfermagem havia lhe dito que não tinha clínico geral na unidade. “Eu quero uma solução. Estou desde cedo aqui com meu filho doente. Já passei por outros hospitais e a situação é a mesma”, reclamou.

A reportagem da Agência Brasil também esteve nos hospitais estaduais Rocha Farias, em Campo Grande, e Albert Schweitzer, em Realengo, e no posto de saúde em Sulacap, todos na zona oeste da cidade, e no Hospital Miguel Couto, no Leblon, zona sul do Rio, e encontrou a mesma situação: as emergências lotadas e a informação de que havia apenas um médico para fazer o atendimento.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado informou, por telefone, que o número de pessoas com sintomas de gripe aumentou bastante nos hospitais da rede na ontem (17) e hoje e que o reforço na equipe médica seria feito caso houvesse necessidade. A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do município não se manifestou. O estado do Rio de Janeiro tem 129 casos confirmados da gripe suína.

Fonte: Agência Brasil

Marina Silva é aplaudida de pé ao convocar juventude a lutar pelo meio ambiente


Brasília - A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT-AC), foi aplaudida de pé hoje (17), por uma plateia de cerca de 300 pessoas, no 51º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (Conune), depois de ter conclamado a juventude a participar da construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável. Ao final de sua palestra, os participantes gritavam “Marina guerreira, exemplo para a juventude e referência brasileira”.

Marina disse aos estudantes que acredita no poder de transformação da juventude porque ela “não é pragmática”. “Não será fácil reduzir as emissões de gás carbônico para evitar o aquecimento global. Mas se os jovens fossem pragmáticos não acredito que seria possível derrubar o regime militar”, comparou.

Ela defendeu que a “raiz para todas as crises”, seja a econômica ou a ambiental, está no atual do modelo de desenvolvimento. Para construir um novo formato, Marina apontou para a necessidade de valorizar os saberes tradicionais, especialmente os dos povos indígenas.

A senadora e outros participantes do debate, como o deputado estadual Eron Bezerra (PcdoB-AM), pediram que a próxima Caravana da UNE discuta os problemas do meio ambiente e encerre sua jornada na Amazônia. A caravana visitou, no ano passado, 41 instituições de ensino superior das 27 unidades da federação do país, em quatro meses de percurso. Os debates foram focados em temas ligados à saúde, educação e cultura.

Os estudantes que compareceram à palestra aproveitaram para falar de suas ideias para preservar o meio ambiente. Alguns defenderam que o próximo Conune utilize apenas papéis reciclados no material do congresso. Outros estudantes do Norte do país chamaram a atenção para a difícil situação que enfrentam os ribeirinhos nas épocas de cheia.

Marina pediu ao público que se mobilize pela não aprovação do novo Código Florestal. O projeto proposto pelos parlamentares da Comissão de Agricultura prevê várias mudanças na atual legislação e diminui a autonomia da União nas questões ambientais.

“Peço que o Congresso da UNE aprove uma moção contra o desmonte da legislação ambiental. O que a bancada ruralista está propondo vai acabar com toda a política ambiental brasileira construída nos últimos anos”. A senadora defende que seja mantida a atual legislação.

O Conune termina no próximo domingo (19) com a eleição da nova diretoria da entidade. Cerca de 10 mil universitários estão em Brasília participando do evento. Amanhã (18), eles vão promover um ato pelos 50 anos da Revolução Cubana. As atividades estão sendo realizadas na Universidade de Brasília (UnB).

Fonte: Agência Brasil

BlogHumor - Quando baixa o espírito de Porco..TOCHÉ ! pelo Fotófrafo Wilson Bernardo.

Se me processar eu corro!



foto: Wilson Bernardo

Boletim da Corrupção - ONG de filho de Sarney recebeu financiamento da Eletrobrás


Nota: No Boletim da Corrupção de hoje, mais uma denúncia publicada:

O Instituto Mirante, criado pelo empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recebeu R$ 250 mil da Eletrobrás entre 2006 e 2007, informa reportagem de Hudson Corrêa e Leonardo Souza, publicada neste sábado pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL). De acordo com a Polícia Federal, Fernando beneficiava empresas privadas em contratos com o governo no setor elétrico, politicamente comandado por seu pai. Ele nega a acusação.

Conforme matéria publicada ontem pela Folha, a secretária do Conselho de Administração do Instituto Mirante Luzia Campos de Sousa, única funcionária da São Luís Factoring, é apontada pela Polícia Federal como agente financeira de Fernando. Na última quinta-feira, ela foi indiciada por gestão de instituição financeira irregular, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha. O tesoureiro do Instituto Mirante, João Odilon Soares Filho, também foi indiciado. Soares Filho é sócio minoritário da São Luís Factoring, cuja proprietária é a mulher de Fernando Sarney, Teresa Murad, igualmente indiciada por gestão de instituição financeira irregular, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. O Instituto Mirante foi criado em 2004 como entidade sem fins lucrativos. Funciona no mesmo endereço do Sistema Mirante em São Luís (MA), grupo de comunicação que controla uma afiliada da TV Globo, rádios e um jornal. O principal dirigente do conglomerado é Fernando Sarney.

De acordo com o Ministério da Cultura, o instituto recebeu pela Lei Rouanet R$ 150 mil da Eletrobrás em janeiro de 2007. A soma foi destinada à realização de festas. Em abril de 2006, a estatal já havia patrocinado com R$ 100 mil uma festa do Carnaval maranhense. O contrato desta festa com a Eletrobrás foi assinado por Fernando Sarney.

Há uma ligação entre o Instituto Mirante e o suposto desvio de dinheiro da Petrobras pela Fundação José Sarney. Entre 2005 e 2008, a empresa repassou R$ 1,34 milhão para a recuperação de um acervo de livros e de um museu pela fundação.

Outro lado

Fernando Sarney afirmou não ter nada a declarar sobre o Instituto Mirante.

A reportagem da Folha não conseguiu localizar ontem Luzia Campos de Sousa e João Odilon Soares Filho. Em relação à Eletrobrás, sua assessoria de imprensa não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem. Leia a notícia completa na Folha deste sábado, que já está nas bancas.

Fonte: UOL - Universo OnLine

BlogHumor - Texto enviado por Roberta Frota

Se beber não dirija

Fui a uma festa de despedida de solteiro em uma chácara aqui perto de
Campinas , do meu amigo Amadeu.
A galera toda lá. Muita cerveja, uísque, vinho. A noite prometia.
Muitas gatinhas. Galera animada.
Saí de lá nem sei que horas. Travado!
Indo pela rodovia, avistei algo que se tornou o terror dos festeiros....> Uma blitz!!!
Comecei a rezar para tudo quanto era santo.
Mas... fui sorteado. Quando parei, quase atropelei o guarda. Tava
ruim. O guarda pediu para eu descer do carro. Quase não consegui.
Aí o pesadelo aumentou. Ouvi o que qualquer bêbado teme:
- Vamos fazer o teste do bafômetro!
Tô frito! Pensei. Quando, ao que parece, os santos resolveram me
atender. Um caminhão bate na outra pista e espalha toda a sua carga...
Os guardas imediatamente me dizem:
- Vá embora, vamos socorrer aquele acidente!!!
Eu, mais que depressa (ou pelo menos tentando), entrei no carro e fui embora.
Feliz da vida. Hoje é meu dia de sorte, pensei.
Cheguei em casa, guardei o carro e, após agradecer aos santos pelo meu
dia de sorte, fui dormir.
Tava feliz.
No outro dia, minha mãe me acorda as 7 da manhã me perguntando:
- Filho, de quem é aquela viatura da polícia estacionada dentro da nossa garagem?

Por: Roberta Frota

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31