xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/07/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 julho 2009

Desempenho Parlamentar Destacado - Por: Amadeu de Freitas


No dia 09 de julho de 2009, a Vereadora Mara Guedes promoveu uma reunião com moradores da comunidade em que reside (Conjunto Novo Crato), com lideranças comunitárias, sindicais e políticas do município para uma prestação de contas dos seis primeiro meses do seu mandato. O balanço apresentado agradou aos presentes que se manifestaram satisfeitos pela firmeza política e pelo compromisso que demonstrou manter com as causas do povo trabalhador.

Mesmo nesse período inicial de adaptação de todo parlamentar aos mecanismos de atuação da função, Mara foi capaz de tomar diversas iniciativas que alteraram a rotina da Câmara Municipal do Crato. As audiências públicas, os pronunciamentos, as convocações de Secretários Municipais, as discussões de projetos de leis voltaram a fazer parte do cotidiano do parlamento municipal.

Intermediando os pleitos das comunidades junto ao Poder Executivo, Mara encaminhou aos Secretários Municipais inúmeras solicitações e sugestões de obras e de outras intervenções com vistas a melhorar a vida da população que mora na periferia da cidade e dos distritos. Mara soube cobrar da administração municipal a realização de concurso público para atender a carência de pessoal, expressa na quantidade de terceirizados que lota a folha de pagamento da Prefeitura Municipal do Crato.

Ainda no cumprimento da função fiscalizadora, a vereadora do PT denunciou a falta de alimentação nas creches municipais, as precárias condições do transporte escolar e a manobra da Prefeitura para criação de cargos comissionados em momento de crise financeira dos municípios. Defensora da política habitacional do Governo Lula, ela convocou a comunidade, o agente financeiro e a administração municipal para debater e encaminhar as medidas para o início do Programa Minha Casa, Minha Vida na cidade do Crato.

Mara lidera uma campanha pela reconstrução da rodovia de Santa Fé. Já fez pronunciamento na Tribuna da Câmara, elaborou e encaminhou documento aos Deputados Federais e Estaduais e ao Governador. Certamente Mara está dando uma grande contribuição à população de um importante distrito do nosso município. Na esteira do apoio ao povo trabalhador, a Vereadora Mara prestou integral apoio aos vendedores ambulantes, aos professores em greve, aos moradores do Morro do Seminário e à luta das mulheres. Mara participou da elaboração do projeto de construção da Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência, acompanhou as mobilizações do Conselho da Mulher Cratense em dias de julgamento dos acusados de assassinatos de mulheres, entre outras ações.

No cumprimento da função legisladora, a vereadora foi capaz de se articular com setores extrativistas da Chapada do Araripe e entidades ambientalistas para apresentar projeto de lei de grande alcance social e ambiental que dispõe sobre a proibição da exploração predatória da palmeira do coco babaçu. A atividade extrativista do coco babaçu vem sendo prejudicada com a queima do coco no seu estado natural por indústrias de cerâmica, padarias e outras. Com a lei, as mulheres e homens que se beneficiam da exploração do babaçu, em toda sua cadeia produtiva, podem ter um alento de que o fruto não será extinto em nossa região. Parabéns, Mara. Seu mandato apenas iniciou.

Por: Amadeu de Freitas

Blog do Crato no Twitter. Que tal? - Por Samuel P. Teles


Caro amigo Dihelson, editor-chefe do Blog do Crato. Gostaria de sugerir uma página do Blog do Crato no Twitter. Devido ao crescimento e credibilidade do site, acho que já está mais do que na hora deste blog ter sua página.

Muitos devem está se perguntando: o que é Twitter?

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web ou por SMS.

As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica.

Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".

A estimativa do número de usuários varia, pois a empresa não informa o número de contas ativas. Em novembro de 2008, Jeremiah Owyang estimou que o Twitter tenha de 4 a 5 milhões de usuários. Em maio de 2009, um estudo analisou mais de 11 milhões e meio de contas de usuários.

Em Fevereiro de 2009 o blog Compete.com elegeu o Twitter em terceiro lugar como rede social mais usada (Facebook em primeiro lugar, seguido do MySpace).

Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sites parecidos foram lançados ao redor do mundo. Alguns oferecem o serviço para um país específico, outros unem outras funções, como compartilhamento de arquivos que era oferecido pelo Pownce.
Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo.

Fonte: Wikipédia

Fica a sugestão.

Por: Samuel P. Teles.

Centro de Educação de Jovens e Adultos Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira - CEJA/CRATO : Realidade e Perspectivas


Por : Fabiana Gomes



Trabalhar na Educação de Jovens e Adultos – EJA

Exige uma luta constante contra preconceitos. E esses inimigos quase sempre são imperceptíveis, escondidos nas verdades construídas em discursos tão significativos para a nossa formação pessoal e profissional, que chegamos a pensá-los como verdades inquestionáveis e atemporais. Assistimos, diariamente, em carne, osso e alma, ao incrível desfile de todas as estatísticas de evasão burocraticamente registradas nos gráficos e tabelas dos documentos oficiais. E nesse necessário esforço em humanizar índices, códigos e percentuais - característica de quem também quer manter-se gente – reconhecemos, nos excluídos, fragilidades, carências e deficiências que também são nossas. São questões genéricas, estéticas, étnicas, psicológicas, lingüísticas, conjugais, e outras tantas que interrompem ou deturpam, na infância, o sagrado Direito Constitucional à Educação.

Por isso, a EJA não anda em linha reta, por estradas largas, como pretende a matemática das estatísticas, nem se esgota na promoção do aprendizado rápido, num processo alinhavado no imediatismo pragmático, que hoje é parâmetro de validação de muitos projetos. Na verdade, ela se constrói complexamente nas contradições e conflitos que marcam a vida real das pessoas, em suas relações com seus pares, e com as diversas instituições sociais.

Assim, inspirados em Paulo Freire, devemos aprender junto com os nossos alunos a ler o mundo, para em seguida reescrevê-lo, pois como ele mesmo ensinou “o mundo está sendo, o mundo não é”. E somente convencidos da incompletude das pessoas e do mundo, podemos crer no aperfeiçoamento contínuo, na possibilidade de ser e viver melhor e compreender a essência da Educação de Jovens e Adultos. É com esse compromisso que o CEJA Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira desenvolve seu Projeto Pedagógico e convida todos os amigos do Blog do Crato para conhecê-lo.

Por: Fabiana Gomes – Coordenadora Escolar do CEJA/Crato.
Fabyxgomes@gmail.com


NOTÍCIAS DO CEJA-CRATO

CEJA/CRATO INICIA O PROJETO LUZ DO SABER





O Centro de Estudos de Jovens e Adultos Monsenhor Pedro Rocha – CEJA - acaba de implementar o programa LUZ DO SABER. Trata-se de um projeto em que pessoas com idade a partir de 60 anos são alfabetizadas tendo como instrumental técnico os recursos digitais, e como suporte metodológico os referenciais teóricos da obra de Paulo Freire. O Programa LUZ DO SABER adota uma nova perspectiva na alfabetização de jovens e adultos, pois ao tempo em que busca a emersão de quantos estejam ainda na escuridão do não saber, garante a inserção do aluno na cultura digital. Inicialmente, as turmas serão compostas de 15 alunos, e a duração do projeto é de seis meses. A aula inaugural do Programa LUZ DO SABER no CEJA/Crato ocorreu no dia 29 de junho de 2009, contando com as presenças de professores e gestores da casa, além da professora do projeto, Balbina Moreno Diniz, da professora Valdênia Sales Sousa, que colaborou para a formação da turma e da professora Maria Eulália Fulgêncio de Lima, coordenadora do Projeto na CREDE 18. O Projeto é desenvolvido pelo Programa de Atendimento às Pessoas Idosas com Inclusão Digital – PAPI, da SEDUC, com recursos do Programa de Inserção Tecnológica do Governo Federal.


ALUNA DO CEJA/ CRATO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA FOI APROVADA NO VESTIBULAR DA LEÃO SAMPAIO

“ A Educação de Jovens e Adultos dá voz aos excluídos”.
(Paulo Freire)




A aluna do CEJA /CRATO Sonia Sales Nepomuceno pertence, desde 2007, ao grupo de 23 alunos não ouvintes que integram o Projeto “Inclusão na Educação Especial, desde 2007. É a primeira cratense com deficiência auditiva que consegue ingressar na universidade. Sonia passou no Vestibular 2009.1 da Faculdade Leão Sampaio.

Parabéns, Sonia!

Fonte: Assessoria de Comunicação do CEJA/Crato
Mais informações: Av. José Alves Figueiredo, s/n – vizinho ao Tiro de Guerra, telefone: 31021264. E-mail. cejacrato@yahoo.com.br

Histórias de um caçador - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Manezim Dentista era um famoso caçador do município de Barra na Bahia, cuja história me foi contada pelo meu dileto amigo Juarez Chaves, um bom baiano do Vale do São Francisco. Como todo bom caçador, Manezim tinha uma mente fértil para fantasiar aventuras nas suas longas horas de espera pela caça. Nos períodos em que a caça era escassa, Manezim exercia a profissão de dentista, daí o apelido como era conhecido em toda a cidade.

Manezim Dentista costumava contar aos desconhecidos que chegavam a Barra, uma famosa caçada na qual ele encontrou um ninho de papagaio com um filhote, ainda sem penas. Logo viu que o papagaiozinho seria muito falador. Cuidou dele com carinho e desde cedo começou a lhe ensinar a falar. Quando não estava em casa, ligava o rádio para o bichinho aprender músicas. Com pouco tempo o seu papagaio era o mais sabido de toda a região do médio São Francisco. Cantava todas as músicas de Valdick Soriano, imitava o locutor Luis Jatobá na propaganda do Rádio Zilomag, era um verdadeiro show o seu lourinho querido. Segundo Manezim, ele foi convidado para exibir o seu famoso louro na TV Itapoan, em Salvador. “A apresentação ainda hoje é muito comentada pelos baianos.” Acrescentava Manezim.

Mas nem tudo é alegria. Numa bela manhã, o papagaio do Manezim havia desaparecido de seu poleiro. Foi com uma enorme dor no coração, que Manezim andou por toda a região do São Francisco à procura da sua famosa ave de estimação. Esforço em vão! Meses e meses depois, já resignado pela perda do querido papagaio, Manezim voltou às suas famosas caçadas. Num belo dia, no lusco-fusco vespertino, Manezim voltava para casa com o bornal repleto de juritis, quando avistou num galho de angico desfolhado um enorme pássaro. A claridade fugaz do final de tarde não lhe permitiu reconhecer que pássaro seria aquele. Jamais havia visto uma ave daquele porte. Mirou bem no centro do alvo de sua espingarda, quando de repente ouviu um apelo desesperado. “Manezim, você não tá me reconhecendo, não? Pelo amor de Deus não me mate! Eu volto para casa com você.” Era o seu papagaio fugitivo. E a cada visitante, Manezim jurava de mãos postas que a história era verdadeira.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Anuncie seu negócio no Blog do Crato - O Maior Portal do Cariri na Internet - 29.500 visitas ao mês.

Publicidade Eficiente, Barata, e de Qualidade !

Faça como: Amilton Som, Mercadinho Matos, Araújo Sat, Mário Correia Advogado, Clínica São Raimundo ( Várzea Alegre ), e outros...Anuncie no Maior site do Cariri - BLOG DO CRATO.

Anunciar no maior Portal do Crato na Internet, o BLOG DO CRATO é mais fácil e barato do que se pensa. Entre em contato conosco e invista em publicidade em um local que é muito bem visto. Chega de pequenos banners que pouco dizem sobre sua empresa. No Blog do crato, cada anunciante tem direito a periódicas matérias sobre seus negócios, e uma verdadeira reportagem. Além de seus anúncios figurarem constantemente no topo do nosso website.

Promoção:

Aos novos anunciantes com contrato anual, estamos oferecendo um Blog gratúito de Brinde! - Isso mesmo, desenhamos o Blog da sua empresa, com fotos e os seus textos. Sua empresa ficará em um site próprio na internet, aonde você poderá obter um feedback com os seus clientes. Tudo com a qualidade Blog do Crato, que mantém dentre outras coisas, o Jornal Chapada do Araripe, um dos mais elogiados designs de portais do Ceará.

O que você está esperando ?
Entre em contato conosco, através do e-mail: blogdocrato@hotmail.com e conversaremos sobre a sua publicidade.

Anuncie aonde o povo vê - Blog do crato - Mais de 29.500 visitas mensais. Mais de 600.000 visitas em 4 anos de existência. Liderança Absoluta!

BLOG DO CRATO
088-3523-2272 ( recados )

blogdocrato@hotmail.com

Onde está a Ronda do Quarteirão do Crato que foi prometida para JULHO ?

Falou-se que a Ronda do Quarteirão do Crato seria inaugurada no dia 12 de Julho, coincidentemente, o dia da abertura da ExpoCrato. Não foi. Alguns, como Dep. Ely Aguiar, lançaram uma revistinha que está sendo distribuída no Crato ( Oh Ely, bem que poderia patrocinar nosso Jornal Chapada do Araripe com esta mesma tua gráfica ), que diz que será ainda em Julho. Será ? E tem gente no Crato já dizendo que será em Agosto. Outros já dizem que não há qualquer previsão da vinda do Ronda do Quarteirão para o Crato.

Afinal, o que há de concreto mesmo sobre isso, e quando o Ronda do Quarteirão virá para o Crato ? E SE ainda vem ? Com a palavra as autoridades...

Dihelson Mendonça

Nova edição do Jornal "ACONTECE" já está circulando

jornal acontece julho

Distribuição Gratúita !

TRAZER A EXPOCRATO DE VOLTA AOS CRATENSES !

Porque não começamos uma campanha para trazer de volta o controle que perdemos sobre a ExpoCrato no tempo da administração Walter Peixoto para a nossa cidade? Porque que o Estado tem que gerir a nossa maior festa ? Temos certeza de que se a festa fosse a partir de agora, controlada pela própria cidade do Crato, ao invés do Governo do Estado, haveria mais identidade da ExpoCrato com a nossa cidade. Afinal, tudo começou aqui. É daqui. Tem tudo para ser controlada pelos próprios cratenses. Ou alguns contrários achariam que nós não temos competência para administrar nossa própria casa ?. Essa mudança, não invalidaria qualquer apoio do Governo do Estado. Pelo contrário, deveriam continuar apoiando a sua realização, mas as grandes decisões, definição de espaços e o controle, pertenceriam ao município do Crato.

Proponho a criação de uma campanha:

TRAZER A EXPOCRATO DE VOLTA AOS CRATENSES !

Dihelson Mendonça

(Re) estadualizem, por favor - por Valmir Pontes Filho


(Artigo publicado no jornal O POVO de hoje)
Admirador do viés municipalista da Constituição de 1988, que pôs este Ente federado no lugar que sempre mereceu, sinto-me desconfortável ao sugerir, agora, a desmunicipalização do controle do trânsito. Mas, pelo menos aqui em Fortaleza, isto me parece necessário. Os nossos problemas começam pela péssima qualidade do piso das nossas ruas e avenidas, tão esburacado que se tem a impressão de a cidade haver sido alvo de um impiedoso bombardeio.

Ao invés de asfalto de boa qualidade, concretado, costuma-se usar uma lama asfáltica que se dissolve à primeira chuva. Só isto já é causa de acidentes, alguns muito graves, além de impedir a chamada sinalização horizontal. Quando se deflagram as tais “operações tapa-buracos”, é uma tragédia, pois se limita a Prefeitura a fazer remendos que só pioram a situação. Para fazer um emocionante “rally”, hoje em dia, basta trafegar em nossa Capital.

Quanto à fiscalização propriamente dita, melhor não é o cenário. Além de insuficientes em número, os atuais agentes de trânsito não são treinados para orientar o tráfego de carros e pedestres, notadamente em horários de pico. Limitam-se a multar, simplesmente. Aliás, até essa tarefa hoje está entregue a mostrengos metálicos, os “pardais”, a quem não se consegue dar uma explicação, razoável ou não. Caminhões de entrega param onde bem desejam, sem que ninguém os impeça de tumultuar o trânsito em avenidas de grande movimento, carros efetuam manobras impensáveis, enquanto as motos fazem verdadeiras acrobacias, muitas delas fatais até para seus condutores.

Antes, quando a PM (o Bptran, na verdade) cuidava disto, além de um mais adequado tratamento aos motoristas, tínhamos a sensação de segurança que um policial armado oferece nas esquinas da vida. Agora, ou se blinda o automóvel ou se fica a orar pela clemência dos Céus. Pois que se trate de estadualizar novamente esse serviço público, pelo amor de Deus. E, de quebra, que o asfaltamento da cidade passe a ser responsabilidade do Estado.

Texto: Valmir Pontes Filho - Advogado e professor de Direito
e-mail: pontesfilho@uol.com.br
Postagem: Armando Lopes Rafael

(Obs- Qualquer semelhança com os Demutrans do interior do Estado é mera coincidência.
O postador da matéria)


Deputado Sineval Roque reclama da escassez de suas entrevistas e espaços no Blog do Crato


Carta Aberta ao Deputado Sineval Roque por Dihelson Mendonça:


Olá, Amigos,

Eu aguardei para dar a resposta que eu vou escrever, por uns 3 anos. Aguardava o dia em que o Deputado Sineval Roque iria finalmente reclamar ou questionar sobre a sua participação no Blog do Crato, ou notar que ele não tem atendido aos nossos convites de participação. Na verdade, quando nosso site era muito pequeno ainda, no final de 2006, não tinha muita credibilidade quando se iniciou, e em 2007, eu escrevi aqui no Blog diversos convites aos políticos, e ressaltei que este espaço é democrático e apartidário, e que todos os políticos, como sempre faço questão de frisar, têm espaço garantido no nosso portal. Basta que tenham consideração e respeito por nós e "Apareçam".

Tanto é verdade, que ao longo do tempo, inúmeros artigos foram publicados em relação ao Deputado Sineval Roque, conforme a lista abaixo dessa postagem, mesmo sem termos acesso. E é bom que Roque saiba que há muitos anos que eu peço para ele entrar em contato com o Blog do Crato através de e-mails e até do próprio Blog, e que nunca obtivemos resposta. Somente agora, em que nosso site bate recordes de audiência, é que coincidentemente, durante a última entrevista, o próprio Sineval questionou se suas entrevistas não seriam publicadas aqui. Eu respondi claramente: São publicadas sim, Deputado Sineval. Sempre foram. Agora, nós publicamos as entrevistas daqueles que atendem aos nossos pedidos, e que estão mais pertos de nós. Que têm respeito pelo nosso trabalho.

Por exemplo, o Deputado Ely Aguiar, está sempre no Blog do Crato. Ele até escreve no Blog. É um membro do Blog. Porquê ? porque Ely tem muita consideração ao nosso trabalho desde o início. Sempre atendeu meus convites. Ele até me passou os seus telefones PESSOAIS, para ligar a qualquer hora do dia ou da noite. Coisa que nenhum homem público gosta de fazer, mas tamanha é a prova da sua confiança em nós.

É até uma forma de INTELIGÊNCIA. O Blog do Crato hoje é uma vitrine. E toda pessoa inteligente sabe que mais importante do que aparecer numa vitrine, é permanecer constantemente na vitrine, senão, é esquecido. Essa é uma das maiores estratégias do Marketing moderno. De modo que nós só podemos nos aproximar de quem se aproxima de nós também. De quem nos considera. Tenho sempre o maior prazer em publicar os projetos de todos os deputados que têm compromisso com o Crato, afinal, esse site visa principalmente as coisas relacionadas com o Crato.

Comunico ao ilustre Deputado Sineval Roque, que mesmo sem ter tido muitos contatos e amizade ao longo do tempo, as seguintes matérias foram publicadas em nome dos trabalhos dele, e reforçamos aqui o convite para que este esteja mais próximo das nossas reportagens. Que atenda aos nossos pedidos de entrevista. Que nos passe os telefones. Peça à sua assessoria que me envie sempre os releases, e se mostre receptivo às entrevistas, porque o Blog do Crato é para todos.

Prova disso são as inúmeras reportagens publicadas para o Dep. Sineval Roque. E aqui, Deputado, tem uma vantagem: Não é preciso pagar para aparecer, como muita gente desonesta no Jornalismo faz. Basta que tenha consideração pelo nosso trabalho e que nos procure.

Listagem recente de artigos do Deputado Sineval Roque no Blog do Crato:

Casos confirmados de gripe suína no país chegam a 1.175



Brasília
- O Ministério da Saúde informou hoje (15), por meio de nota, que mais 148 casos de infecção pelo vírus Influenza H1N1 foram confirmados desde a última sexta-feira (10) até esta manhã. Com esses, o total de casos comprovados passou para 1.175.

“Vale lembrar que esses casos são o resultado acumulado desde os primeiros registros de infecção no Brasil, no dia 8 de maio. A maioria desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação”, explica a nota do ministério.

O novos casos de gripe suína foram constatados nos estados de São Paulo (55), Rio de Janeiro (17), Bahia (17), Paraná (13), Minas Gerais (8), Pernambuco (8), Rio Grande do Sul (6), Pará (5), Rio Grande do Norte (4), Santa Catarina (3), Alagoas (2), Roraima (2), Maranhão (1), Mato Grosso (1) e Piauí (1) e Distrito Federal (5).

O Ministério da Saúde informou que os boletins com informações sobre novos dados continuarão sendo divulgados semanalmente, às quartas-feiras, mas adiantou que há 3.926 casos suspeitos no país aguardando resultado da análise ambulatorial das secreções respiratórias. Mais 1.837 casos foram analisados e descartados.

Ontem(14) foi confirmada a quarta morte provocada pela doença no Brasil. Entre os pacientes falecidos, dois são do estado de São Paulo e dois do Rio Grande do Sul.

Fonte: Agência Brasil

Reportagem Antonio Vicelmo - Parque da ExpoCrato deve permanecer no Local


Uma audiência foi realizada, durante a Expocrato, para definir o local do evento.

Crato. A maioria dos representantes de entidades de classe e Prefeitura que participaram da audiência, promovida pelo Ministério Público, para discutir a transferência do Parque de Exposições do Crato, manifestou-se em favor da permanência do parque na Avenida Maildes Siqueira, no Centro, ao lado da Universidade Regional do Cariri (Urca). O argumento é que a Expocrato faz parte da cultura e da afetividade dos cratenses.

O promotor de justiça Pedro Luís Camelo informou que, de acordo com a decisão da maioria dos presentes à audiência, o parque deve permanecer no mesmo local. O representante do Ministério Público também questionou a administração da Expocrato por voluntários. Ele disse que, de acordo com a Lei, a responsabilidade de gerir o evento é do Estado. Porém, a deliberação não é conclusiva.

Mesmo diante dos argumentos dos expositores de que o parque não atende às condições técnicas para a dimensão do evento, a maioria dos presentes, a começar do prefeito Samuel Araripe, sugeriu que o Governo aplicasse os R$ 25 milhões destinados à construção do novo parque na requalificação do atual. O prefeito apresentou o Plano de Requalificação Urbana do Município, com um anteprojeto, indicando a urbanização e ampliação do parque que foi entregue ao secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana. Ele disse que “cabe à comissão formada pelo Governador” definir a localização do parque, estendendo-se às consultas a outros setores da comunidade.

“Não existe, sequer, um projeto, o governador não tem interesse de se desgastar, construindo um empreendimento que a população não quer”, disse Santana, acrescentando que será respeitada a vontade da maioria dos cratenses.

Na ocasião, foi apresentado o projeto de construção do parque de Sobral com áreas de estacionamento, shows, pista de vaquejada, alojamentos, auditórios, dentre outros equipamentos. O parque de Sobral vai ocupar uma área de 40 hectares, enquanto o atual parque do Crato possui apenas 36ha.

Por: Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Jornal Chapada do Araripe

O.B.S - A foto original, devido à resolução que nos chegou, foi substituída por outra da autoria de Dihelson Mendonça do mesmo evento.

URCA homenageia os 100 anos do Poeta Patativa, durante a ExpoCrato - Por: Elizângela Santos


A Universidade Regional do Cariri (URCA) este ano homenageia o poeta Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, em seu estande na Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ExpoCrato 2009. Os 100 anos do poeta são enfocados durante a exposição, que agrega a arte popular, os trabalhos de xilogravura desenvolvidos pela Lira Nordestina, além da poesia de cordel. Uma réplica do poeta Patativa, em tamanho natural, pode ser vista ao centro, se tornando foco das atenções dos milhares de visitantes que já passaram pelo estande, e querem levar como lembrança uma fotografia com a escultura em madeira.

Na tarde de ontem e à noite, foi realizado um recital de poesias de Patativa e homenagens especiais. Geraldo Gonçalves, sobrinho e discípulo de Patativa do Assaré esteve no estande levando sua poesia e homenagem ao poeta. A Universidade, com essa singela homenagem a Patativa divulga para visitantes de todo o Brasil a importância do trabalho do poeta e a arte regional. No local, pode ser encontrada farta bibliografia, além de elementos que resgatam e inspiram o trabalho do poeta. A exposição tem a coordenação do historiador da URCA e Diretor da Lira Nordestina, Titus Riedl.

Este ano, várias homenagens já foram prestadas pela URCA, dentro do centenário do poeta Antônio Gonçalves da Silva. O Reitor da Instituição, Professor Plácido Cidade Nuvens, abriu o centenário, ano passado, em Assaré, e publicou livros a respeito da obra de Patativa, sendo responsável pelo lançamento da primeira edição em nível nacional da obra da ‘ave poética do sertão’.

Foto Galeria:









Fonte:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA

Fotos e Reportagem: Elizângela Santos

Publicidade - Mercadinho Matos - Ofertas da Semana

O Mercadinho Matos ( Org. Adiê e Aluísio ) firmou-se na cidade como um dos melhores locais para os Cratenses fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do praço de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda


OFERTAS DA SEMANA:
=============================================

Açúcar Cristal - 1Kg-----------------------------R$ 1,35
Biscoito recheado Estrela------------------------R$ 0,85
Creme Dental Colgate 90g-----------------------R$ 1,25
Absorvente Qualy com Abas pac 3/unid -------- R$ 3,20
Café 3 de Ouros - 250g ------------------------ R$1,99
Biscoito Cream Cracker Fortaleza ---------------R$ 1,75
Sardinha Coqueiro ------------------------------R$ 1,99
Creme Dental "Contente" --- 90g--------------- R$ 1,09
Flocão Dona Clara -------------------------------R$ 0,99
Macarrao Imperador Fortaleza ----------------- R$ 1,29
Waffer Estrela ----------------------------------R$ 0,99

=============================================

Publicidade - Amilton Som - A Maior Loja de CDs e DVDs do Cariri


Pensou em Som ? Pensou AMILTON SOM !



Não é à toa que o Blog do crato se orgulha de ter "Amilton Som" como um de nossos parceiros. Amilton Som é hoje a maior e melhor loja de CDs e DVDs do cariri, e com a maior diversidade, atendendo a todos os gostos musicais. E ainda na loja "Amilton Som", você conta com uma equipe para atendimento personalizado, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos. Vendas de PenDrives, Câmeras Fotográficas Digitais, Adaptadores Bluetooth, Wireless, CDs e DVDs vírgens, etc. "Amilton Som" também possui à sua disposição, o maior catálogo de Artistas Caririenses. Portanto, se você reside fora do crato, e deseja adquirir algum CD de artistas da região do cariri, entre em contato direto e faça sua compra. E você conta ainda com o "Banco Popular" para realizar todos os seus pagamentos com segurança e tranquilidade. Portanto, na hora de adquirir CDs e DVDs, consulte antes os excelentes preços de AMILTON SOM. Além do maior catálogo do Cariri, também o melhor preço. Quer publicidade melhor que a qualidade ?

O Maior acervo de CDs e DVDs do Cariri com os melhores preços!

A simpatia e atendimento de quem trabaha no ramo há mais de 35 anos...


Setor de Eletrônicos, com Pen Drives, Bluetooth, Pilhas recarregáveis, câmeras digitais...


Variedade para atender a todos os gostos!


Banco Popular, para fazer o pagamento de todas as suas contas!

Amilton Som - Sua melhor opção em CDs e DVDs
Empresa Genuinamente Cratense e Recomendada pelo Blog do Crato
Tel: (088) - 3521-3270

Dom Francisco de Assis Pires - por Armando Lopes Rafael



Foi o Cardeal Dom Sebastião Leme, à época Arcebispo do Rio de Janeiro, quem atribuiu a Dom Francisco de Assis Pires – segundo Bispo de Crato – a designação de “A violeta do episcopado brasileiro”. Desde a Idade Média, a violeta simboliza fidelidade, castidade e humildade. Merecidamente, Dom Francisco ficou conhecido como “A violeta do episcopado brasileiro”.
Outros títulos lhe foram atribuídos. Monsenhor Francisco Holanda Montenegro – no livro “Os quatro Luzeiros da Diocese” – refere-se a Dom Francisco como “O Bom Samaritano”. Já Monsenhor Raimundo Augusto – no opúsculo “Histórico da Diocese de Crato” – escreveu que o segundo bispo de Crato “era a caridade em pessoa. Desprendido dos bens terrenos, bondoso e manso, veio para servir aos seus diocesanos sem nada receber em troca”. Tudo em consonância com o lema episcopal escolhido por Dom Francisco: Não vim para ser servido, mas para servir. Monsenhor Raimundo Augusto justificou a sua opinião: “A longa e diuturna convivência com Dom Francisco na prestação de serviços à Cúria Diocesana, autoriza-me a expressar-me assim. Vi de perto a riqueza de virtudes que ornavam sua alma Angélica, seu coração de ouro”.
Nascido no seio de uma rica família da capital baiana, Dom Francisco era no dizer dos seus biógrafos um verdadeiro aristocrata. Monsenhor Montenegro é taxativo: “Um rico que se fez pobre a serviço dos mais pobres”. É voz unânime que o segundo bispo de Crato tinha, realmente, predileção pelos mais pobres e mais sofredores. Por conta disso possuía centenas de afilhados de batismo ou crisma. Dotado de uma delicadeza impressionante, tratava a todos – de qualquer condição social – com educação esmerada.
Entre os afilhados de Dom Francisco, um merece ser citado. No final dos anos 40 veio residir em Crato um casal francês, que sofrera as agruras da Segunda Guerra Mundial: Hubert Bloc Boris e sua esposa Janine. Hubert, em pouco tempo, tornou-se figura estimada na sociedade cratense, mercê seu temperamento extrovertido, facilidade de fazer amizades, além do destaque social adquirido por ser administrador do maior imóvel rural do Sul do Ceará – a Fazenda Serra Verde, localizada em Caririaçu – participar do Rotary Clube de Crato, dentre outros atributos de que era possuidor.
Hubert era judeu de nascimento, o primeiro, talvez, a integrar o rebanho das ovelhas pastoreadas por Dom Francisco. Este, aproximou-se do casal francês e, depois de longas e demoradas conversas, conseguiu a aquiescência de Hubert para batizá-lo na Igreja Católica. Bom lembrar que Janine tinha procedência católica o que facilitou, certamente, a conversão ao catolicismo do saudoso e sempre lembrado “Cidadão Cratense” (título concedido pela Câmara de Vereadores), Hubert Bloc Boris.
Dentre as muitas realizações materiais de Dom Francisco destacamos três: a construção do primeiro hospital do Cariri – o São Francisco de Assis – onde havia lugar destinado à indigência, ou seja, aos doentes pobres; o Museu de Artes e Ofício (hoje extinto) destinado à profissionalização da juventude masculina de baixa renda; o Patronato Padre Ibiapina, também extinto, (cujo prédio é ocupado hoje pela reitoria da Universidade Regional do Cariri) destinado á educação de moças pobres.
Numa edição especial do jornal “Folha da Semana”, comemorativa ao centenário da cidade de Crato, com data de 17 de outubro de 1953, foi inserido um artigo da lavra do Padre Neri Feitosa com o título “A venerável figura de Dom Francisco Pires”. Dali retiramos os seguintes textos:
“(...) Ele é eminentemente “Homem de Deus”, com um porte que fala de modo impressionante à piedade. Êmulo e imitador do pobrezinho de Assis, seu onomástico. Dom Francisco de Assis Pires é uma figura muito venerável de asceta contemplativo e cheio de bondade cristã.
“É de ver como se perturba, como se angustia, como sofre o coração do Bispo de Crato, quando se declaram sintomas (dos fenômenos periódicos) da Seca. Indaga sobre o sofrimento do povo, sobre as possibilidades dos poderes (públicos), sobre os migrantes, sobre a produção nas diversas zonas da Diocese. Com a mão trêmula pelos anos e pela aflição, traça as feições abatidas de seus filhos diocesanos, em telegramas a quem possa prestar socorro.
“Aquela face carrancuda não expressa nada aquela bondade compassiva e providente que lhe enche o grande coração de Bom Pastor.
“Por estas e por outras razões o Crato guardará, nos arquivos da justiça e da melhor gratidão, a lembrança perene desta venerável figura que constitui Dom Francisco de Assis Pires”.
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30