xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/07/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 julho 2009

Na semana da EXPOCRATO, Josilson encara um desafio. Por: Elmano Rodrigues Pinheiro


Com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato que abriu as portas do Teatro Municipal, e de seua amigos de tôdas as horas, o compositor cratense Josilson Lobo fará nesse sabado 18 de julho, uma apresentação do seu trabalho acompanhado por músicos do Cariri.

Em Paris e Roma, Myrlla Muniz que propaga em cada show o nome do Crato, passa despercebida juntamente com todos grandes artistas que representam o nosso Cariri, das atrações que norteiam o grande palco do evento. Repensar essa política, é o anseio de todos que amam a nossa arte, e que acreditam num amanhã mais promissor para todos que fazem a cultura do Cariri.

Por: Elmano Rodrigues


AVISEM AOS PÁSSAROS - Por: João Marni de Figueiredo.


Se eu fosse uma árvore, gostaria de viver todas as estações por anos numerosos, esgotando toda a minha seiva e deixando cair a última folha numa brisa matutina. Dos meus galhos, que o homem fizesse pelo menos um cajado para que pudesse servir de apoio a alguém humilde ou idoso. Ou um cabo de guarda-chuva para o mesmo senhor. Nunca uma bengala, pois certamente correria o risco de não ser alívio, mas ostentação para algum arrogante vaidoso e depois, já fora de moda, ficar esquecido num sótão...

Meu tronco deveria voltar a compor o solo, levando consigo as mensagens dos namorados. Assim, teria esperança de que meus átomos se reuniriam novamente na formação de uma nova árvore. Avisem aos pássaros!

João Marni de Figueiredo
Crato (Ce), julho de 2009.

É HOJE ! - Festa de lançamento do Livro "CRATO TÊNIS CLUBE"


NÃO PERCA !


Img_3115

Uma Viagem Nostálgica aos Anos Dourados do CRATO TÊNIS CLUBE.

Com um Cocktail e um Baile Dançante animado por Hugo Linard e seu Conjunto, será realizado no salão do Crato Tênis Clube nesta quinta-feira dia 15 de Julho, o lançamento de um dos mais importantes livros do ano, sobre a História, as Histórias, e Depoimentos sobre o mais importante Clube da Sociedade Cratense. O livro foi escrito por mais de 20 pessoas, que compartilham relatos acerca dos grandes bailes, carnavais, Reveillons, curiosidades e outros fatos pitorescos que aconteceram no Crato Tênis Clube nas décadas de 50, 60 e 70. A entrada custa R$ 20,00 e dá direito a receber um exemplar do livro. São esperadas mais de 500 pessoas no evento. Vale salientar que este livro é coordenado pelo mesmo grupo que lançou no ano passado, o já famoso "ANOS DOURADOS - PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS". Hoje, dia 14, haverá uma homenagem da banda municipal na Praça Siqueira Campos, às 19h.

Prestigie!
Compareça ao Crato Tênis Clube nesta Quinta-feira dia 15 de Julho, e se delicie com o Cocktail, com o baile, reveja os velhos amigos dos Anos Dourados do Crato Tênis Clube !
Fonte: Diana de Albuquerque Pierre
Foto: Dihelson Mendonça

Agradecimento pela escolha da minha Foto.

Venha Conhecer as Belezas do Crato...

williams

Gostaria de agradecer à Secretaria de Cultura do Município de Crato e a quem mais foi responsável pela escolha de uma das minhas fotos como o símbolo da Administração do Crato na ExpoCrato 2009, estampada logo na entrada, em um imenso painel que permanece aceso. No Estande da prefeitura também há diversas outras fotos da minha autoria também e que foram escolhidas para fazer parte do projeto de mostrar as belezas do Crato.

Dihelson Mendonça

Ateísmo militante. Por Darlan de O. Reis Jr

Ser ateu é uma opção que não é fácil. Sofremos muita incompreensão e hostilidades quando declaramos nosso posicionamento.
Se você é ateu como se sente? E como age para enfrentar os preconceitos?
Trecho do livro"Carta a uma nação cristã", de Sam Harris:
"O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo; é simplesmente o reconhecimento do óbvio. Na verdade, ateísmo é um termo que nem deveria existir. Ninguém precisa se identificar como não-astrólogo, ou não-alquimista. Não temos palavras para definir pessoas que duvidam de que Elvis Presley continua vivo, ou de que alienígenas atravessaram a galáxia só para incomodar fazendeiros e seu gado. O ateísmo nada mais é do que os ruídos que pessoas razoáveis fazem diante de crenças religiosas não justificadas."
Um dos ateus militantes mais conhecidos é Richard Dawkins. Ele é um biólogo evolucionista (era para ser uma redundância, mas não é) e tem livros que são famosos como o "Relojoeiro Cego" e o "Gene Egoísta".
Sobre ateísmo, o mais famoso é "Deus, um delírio".
Sobre este livro você encontra na capa um comentário de Johaan Brown, do Independent:
"Um ataque brilhante à onda de superstição que mais uma vez percorre o mundo, pelo grande cientista que, ao longo de sua carreira, tem demonstrado a força da razão sóbria e incisiva para explicar a vida."
O Dawkins tem site e uma fundação. E o símbolo do ateísmo militante é a letra "A" escarlate.
No livro ele demonstra como a opção pelo ateísmo pode enterrar carreiras, gerar perseguições terríveis, vindas de quem prega o amor de deus ou dos deuses.
Um trechinho do livro:

"Se este livro funcionar como pretendo, os leitores religiosos que o abrirem serão ateus quando terminarem. Quanto otimismo e quanta presunção!
É claro que os fiéis radicais são imunes a qualquer argumentação, com a resistência erguida por anos de doutrinação infantil executada com técnicas que levaram séculos para amadurecer (ou pela evolução ou pelo ardil).
Entre os diversos dispositivos imunológicos mais eficazes está a temerosa advertência contra o simples ato de abrir um livro como este, que certamente é obra de Satã. Mas acredito que há muita gente de mente aberta por aí: pessoas cuja doutrinação infantil não foi tão insidiosa, ou que por outros motivos não "pegou" ou cuja inteligência natural seja forte o bastante para superá-la. Espíritos livres como esses devem precisar só de um pequeno incentivo para se libertar de vez do vício da religião. No mínimo, espero que ninguém que tenha lido esse livro ainda possa dizer: "Eu não sabia que podia". (Página 29)


Se o ateísmo é uma opção sua, como você se comporta em relação a isso no seu dia a dia?
Por Darlan de O. Reis Junior

Apelo ao Deputado Ely Aguiar - Por: Por: Por:


Caro deputado,

Não estou conseguindo falar com Vossa Senhoria, e infelizmente se não der uma resposta até o final desta semana, perderemos a possibilidade de sermos a primeira cidade do Brasil a receber o artista mundialmente conhecido e premiado Michael De Feo. Sendo que este artista aumentaria o fluxo de turista e de economia , já que muitos artistas do Brasil e da Amériaca do Sul já acenam com a posibilidade de vir para o Crato acompanhar essa oficina que será ministrada pelo Michael De Feo nas comunidades carentes. Além do inicio do intercambio entre artistas daqui e de New York.

Aguardo resposta,

Alessandra Bandeira
aletemtband@yahoo.com.br

PS: Caso queria Dihelson dispõem do numero de meu celular, está autorizado a lhe passar.

Exposição do Crato - Nota 10 economicamente, Nota ZERO Artisticamente.


"Uma Exposição é para se mostrar algo da terra para os que vem de fora, e não para mostrar aos de fora o que tem na terra deles. É preciso saber valorizar a cultura da nossa terra. Coisa que nunca os gestores da Expocrato se preocuparam..."

Dihelson Mendonça

Aproveito aqui para parabenizar o Cacá Araújo, pelo BRILHANTE discurso em defesa dos artistas cratenses, que tantos tentaram falar e se embananaram, quer por falta de cacife para entender de arte ( o que é o mais comum ), quer por não ter a habilidade da oratória e do discurso coordenado.

Cacá literalmente, "Deu um Banho" na concorrência, e falou como o artista deve falar e se portar. Apresentando um discurso com começo, meio e fim, e um direcionamento aplicado, ele foi o único orador na audiência pública realizada ontem no SESC crato, a expor a nossa irremediável situação de artistas excluídos.

É mesmo impressionante o DESCASO dos administradores, gestores da ExpoCrato sempre com os artistas locais que possuem um trabalho de vanguarda. Os gestores, que absolutamente NADA entendem de Arte e nem de Cultura, não saberiam diferenciar uma coisa da outra, inventaram até uma espécie de lei para tentar incluir os artistas locais no evento, no palco, só que os tais "artistas locais" são exatamente os "covers" da mesma porcaria que vem de fora, do forró eletrônico e outras, excluindo os artistas que genuinamente fazem a música e a arte legítima da região, como um Abidoral Jamacaru, nome festejado no Brasil inteiro, um grande compositor como Pachelly, um José Nilton Figueiredo, que tem 3 CDs lançados, um Cleivan paiva, e muitos e muitos outros, que ficam sempre completamente de fora do evento. Ah! que tempo bom quando tínhamos um Rosemberg Cariry e a ExpoCrto era dos Cratenses! - Os tais artistas locais escolhidos por eles lá, e sabe-se lá com que critérios, não vale nem a pena mencionar, pois como falei, são apenas os "wannabe" ( expressão inglesa que bem traduz aqueles que não são dotados de talentos, mas insistem em frequentar o meio artístico ).

Por isso, Cacá Araújo falou a plena verdade, de que os artistas locais continuam sendo excluídos do processo, já que alguns dos chamados, nem se pode considerar como principiantes, quanto mais, artistas locais. Cacá, parabéns pela brilhante exposição desta coisa que está entalada na garganta dos artistas Cratenses, que nem palco tem mais para se apresentar na Expocrato.

A priori, eu entendo que EXPOSIÇÃO, é uma festa para se expor algo. Uma exposição no Crato, deveria expor o produto daqui para os que vêm de fora, e não expor aos de fora, o que é da terra deles. A expocrato é um contrasenso, onde impera apenas a lei do dinheiro, dos lucros fantásticos, por um grupo gestor incompetente culturalmente, que nada mais sabe além de fazer políticas para encher os bolsos. A expocrato, financeiramente, Nota 10. Culturalmente, e que seria a grande vedete para mostrar o crato ao mundo, Nota ZERO.

Dihelson Mendonça

O POVO DO CRATO PRECISA OUVIR O DISCURSO DO CACÁ ARAÚJO:
Aqui está - Para ouvir, clique no player logo abaixo:






Cariri - Fluxo aumenta por conta da Expocrato - Reportagem: Antonio Vicelmo


Estradas que dão acesso à serra foram recuperadas para receber os visitantes (Foto: Antônio Vicelmo).

Crato. O movimento de ônibus de Fortaleza para o Cariri foi duplicado no período da Expocrato. A Expresso Guanabara aumentou de 20 para 40 ônibus por dia. Os visitantes são recebidos na rodoviária do Crato com café da manhã animado por um conjunto de forró pé-de-serra. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, que está promovendo também apresentações de grupos folclóricos dentro do parque de exposições.

O prefeito Samuel Araripe destacou que a Expocrato é o maior acontecimento social e agropecuário do Ceará, daí a integração da prefeitura com o Grupo Gestor. O acesso aos clubes foi asfaltado por iniciativa do Governo do Estado, atendendo a solicitação das lideranças políticas e empresariais da cidade. A rodovia que dá acesso ao Clube Recreativo Granjeiro está pronta e sinalizada.

Foi iniciado o recapeamento asfáltico do Lameiro até a cabeça da ladeira do Belmonte. A estrada dá acesso ao Serrano Atlético Cratense e ao Itaytera, dois clubes serranos que recebem grande número de visitantes durante a Expocrato. Além de todos os hotéis e pousadas lotados, as casas de família recebem parentes e amigos.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL), Geraldo Pinheiro, agradeceu o asfaltamento das duas rodovias e elogiou o trabalho.

“O acabamento ficou acima da expectativa”, disse o presidente da CDL, destacando a sinalização das rodovias. O prefeito do Crato também gostou do trabalho realizado.

Críticas

Entre os expositores, algumas críticas. O ex-prefeito e ex-presidente da Comissão Central, Ariovaldo Carvalho reclama da falta de espaço para gado e expositores. Ariovaldo sugere atenção para o verdadeiro sentido da Expocrato, que é a agropecuária. O ex-prefeito José Aldegundes, o “Zé Adega”, sugere um maior apartamento do Parque. Ele afirma que existe muito espaço ocioso.

Otimismo

No parque de exposições da Expocrato, o clima é de otimismo entre os expositores. O presidente do Grupo Gestor, Francisco Leitão, disse que o movimento está acima da expectativa. Mais de 200 mil pessoas deram entrada no parque nos dois primeiros dias do evento.

A programação de shows teve prosseguimento ontem com Biquíni Cavadão, CPM 22 e Red Steel. Para hoje, Banda Calypso, Forró do Muído, Edu e Maraial e Forró na Tora.

Mais informações:

Expocrato 2009
Local: Parque de Exposições do Crato
(88) 3521.3561
(88) 3523.2120

Por: Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Jornal Chapada do Araripe

MUDA ou não MUDA ? - Personalidades falam sobre as idéias para a EXPOCRATO - Mudança ou Permanência no local


Blog do Crato - Entrevistas


Em Audiência pública presidida pelo emérito Promotor Pedro Luis Lima Camelo, acontecida ontem no SESC, o Blog do Crato ouviu diversas personalidades. Também gravamos em áudio e vídeo, a maior parte da audiência, de onde colhemos os pronunciamentos seguintes. Vale a pena ouvir a reação do público presente, se de vaias e aplausos às idéias dos oradores.

Atenção: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, sugerirmos parar primeiro o player da Rádio Chapada do Araripe, logo na entrada do Site, no canto superior direito caso este esteja tocando.


Samuel Araripe ( Prefeito do Crato ):





---------------------------------------------------------------------------------
Cacá Araújo ( Artista ):




-------------------------------------------------------------------------
Professor Ângelo Borges, falando em nome do Dr. Raimundo de Oliveira Borges: ( Infelizmente, não temos nenhuma foto do professor ângelo até o momento, mas prometemos para logo mais ).


-------------------------------------------------------------------------
Marcos Parente ( Associação Comercial ):



-------------------------------------------------------------------------
Duda Alencar ( Presidente do Sindilojas) :





----------------------------------------------------------------------
Guer ( Presidente da Câmara de Vereadores do Crato ):





---------------------------------------------------------------
Deputado Sineval Roque:




------------------------------------------------------------------------
Camilo Santana ( Secretário do Desenvolvimento Agrário ):




-------------------------------------------------------------------------------
Geraldo Pinheiro ( CDL ), ao lado do Dr. Promotor Pedro Luis Lima Camelo.




----------------------------------------------------------------------
Outras fotos do Evento:






Gravado por: Dihelson Mendonça
Fotos: Dihelson Mendonça

Lançamento do Cariri cangaço em Crato


Um público de cerca de 150 pessoas; entre prefeito, vereadores, intelectuais, professores universitários, escritores, pesquisadores e estudantes, estiveram presentes ao lançamento oficial do Cariri Cangaço 2009, que aconteceu na noite do último dia 10, no Teatro do Centro Cultural da Reffsa em Crato, sul do Ceará.

Na oportunidade o Curador e Coordenador Geral do evento, Senhor Severo Barbosa, apresentou Vídeo Institucional de apresentação do Cariri Cangaço e mostrou a todos os presentes a estrutura de trabalho de construção deste grande seminário, como também apresentou a todos o rol de palestrantes e convidados especiais que já confirmaram presenças ao grande evento.


Falaram por ocasião do lançamento, os senhores secretários de cultura de Barbalha, Dorivan Amaro, senhora Danielle Esmeraldo de Crato e senhora Glória Tavares, de Juazeiro do Norte, todos ressaltando a importância da iniciativa de resgate da historiografia do cangaço no cariri cearense.

Em sua fala, o prefeito de Crato Samuel Araripe ressaltou a iniciativa de termos quatro municípios; Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha; trabalhando juntos num grande projeto que sem dúvidas será uma grande honra para o cariri. Por fim foi servido um coquetel aos presentes no Complexo Cultural do Araripe.


Estiveram presentes dentre outros; o vice-prefeito de Crato, Dr. Raimundo Filho, o ex-presidente da Aprece, Dr. Carlos Macedo, o secretário de cultura de Aurora, Professor José Cícero, professores da Universidade Regional do Cariri - URCA, escritores locais e regionais, representantes do Instituto Cultural do Cariri – ICC, da Fundação Pró-Memória, do Instituto Cultural Vale do Cariri – ICVC, do Sebrae, do Sesc, do BNB Cultural, jornalistas, radialistas, além de grande número de admiradores da temática.


Representando a SBEC estavam presentes os pesquisadores: Dr. Napoleão Tavares Neves, Dr. Leandro Cardoso Fernandes, Escritor Margébio de Lucena, Escritora Vilma Maciel, Professor Francisco Pereira, Dra. Francisca Gomes, além do documentarista Aderbal Nogueira, que falou representando a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.

Fonte: Assessoria de Imprensa do "Cariri Cangaço"

Notícias do Crato para o Dia 15 de Julho de 2009


15-07-2009
Samuel Araripe defende projeto de modernização e ampliação do Parque de Exposições em audiência

O projeto e alocação do Parque de Exposições do Crato foi tema de audiência pública, realizada na manhã de ontem, no auditório do SESC – Crato, solicitada ao Ministério Público pelo Governo do Estado. Na ocasião, foram apresentados vários posicionamentos de autoridades e representantes de associação de criadores sobre a idéia de investimento proposto pelo Governo do Estado, no valor de R$ 25 milhões. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, aproveitou o momento de polêmica para levar ao público um projeto de ampliação e modernização do parque, dentro do Plano de Requalificação Urbana (PRU) do Crato, coordenado pelo arquiteto José Sales. Nele, defende a posição de continuidade no local, que inclui a construção de quatro avenidas para qualificar o entorno, arborização, construção de um lago, área de leilão, auditório, restaurantes, pista de cooper, entre outros pontos.

Os representantes das entidades de criadores defenderam os critérios técnicos como os principais motivos para a mudança de local, enquanto que alguns participantes, a exemplo da Secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, e o folclorista Cacá Araújo, ressaltaram a importância do espaço destinado aos artistas e a cultura regional. O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, destacou a iniciativa do governador do Estado, Cid Gomes, em se propor a investir no município, além de deixar a cargo da própria população e suas principais representações a escolha do local.

Ele disse ser a sua principal preocupação o futuro do parque daqui a três décadas, e por isso a sua apreensão quanto ao atual local. Camilo Santana expôs o projeto da Exponorte, em Sobral, e afirma que sonhou um projeto na mesma estrutura para o Crato, que tem um dos maiores eventos agropecuários do Brasil. Alguns integrantes da platéia cobraram a apresentação de um projeto por parte do Governo estadual para o Parque de Exposições. O prefeito do Crato, no final da audiência, tendo à frente o promotor de justiça Pedro Luiz, entregou o projeto ao secretário Camilo Santana, para ser repassado ao Governo do Estado. Samuel Araripe adiantou que ele mesmo irá marcar audiência com Cid Gomes, para defender o projeto para a modernização e ampliação do Parque, nos próximos dias.

Secretaria com trabalho da Vigilância à Saúde no Parque de Exposições

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do setor de Vigilância à Saúde, está realizando um trabalho de fiscalização e orientação dentro do Parque de Exposições do Crato. A atuação está direcionada à orientação quanto às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), com distribuição de material informativo. Os agentes também estão percorrendo as barracas, orientando quanto aos cuidados com alimentos, além das condições de higiene.

Crato realiza Fórum das Entidades não Governamentais

O Conselho Municipal de Assistência Social do Crato, através de sua Presidente Liduína Alves de Andrade, comunica a toda sociedade que no dia 16 de julho de 2009, de 8:00h às 12:00h, no Teatro Salviano Arraes, será realizado o Fórum das Entidades não Governamentais inscritas no referido Conselho para escolha dos novos Conselheiros para o biênio 2009/2011.

Cadastro Único com atividades paralisadas para manutenção no sistema

A Secretaria de Ação Social do Crato, por meio da coordenação do Programa Bolsa Família, informa que estão suspensos os atendimentos do Programa durante esta semana, retornando as atividades normais no próximo dia 20. Segundo Marcos Lopes, coordenador do Cadastro Único, a manutenção no sistema é o motivo da paralisação dos trabalhos.

Demutran comunica sobre mudanças no trânsito durante a 58ª. Expocrato

O Departamento Municipal de Transito – DEMUTRAN de Crato comunica que durante o período da Expocrato está desenvolvendo ações para melhor atender a comunidade em geral e os turistas. Mudanças de rotas de operação estão sendo feitas no intuito de melhorar o trafego com diferenciações no que diz respeito a carros de passeio, transportes coletivos. A seguir, a relação das rotas da Expocrato 2009.

- Rua Rui Barbosa, correspondente a área da Praça Alexandre Arraes, estacionamento proibido nos dois sentidos do fluxo;
- Avenida Maildes de Siqueira, da Praça Alexandre Arrais até a rua Carolino Sucupira – Circulação Exclusiva de ônibus;
- Avenida Maildes de Siqueira, ao lado da EMATERCE, estacionamento exclusivo para ônibus intermunicipal, Crato- Juazeiro do Norte;
- Avenida Maildes de Siqueira da Praça Alexandre Arrais até a avenida Duque de Caxias, proibido transito de todo e qualquer veiculo do tipo microônibus ,D20, D10 e similares.

O acesso ao parque de Exposições para os veículos do tipo Microônibus se dará da seguinte forma: para os que estiverem trafegando pela rua Dr. João Pessoa, deverão acessar a Duque de Caxias, Maildes de Siqueira e desembarcar em frente ao Instituto Agropólos. Após o desembarque estacionar em frente ao DER, bem como quem estiver na avenida Perimetral em direção ao Parque de Exposição. Segundo o educador para o trânsito, Edilson Marques, as ruas citadas nesse comunicado seguem a sinalização implantada. Duvidas ou mais informações O DEMUTRAN Crato atende pelo fone 3523 5232.

Secretaria de Cultura do Crato cadastra barraqueiros para evento Férias no Ceará

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato comunica que nos próximos dias 20 e 21, no período da manhã e tarde será realizado o cadastramento dos barraqueiros para participarem do evento Férias no Ceará. O Férias no Ceará acontecerá no dia 23 de julho no Centro Cultural do Araripe. Maiores informações na Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude. Fone: 3523-2365 Falar com Sarah, Aline ou Baden.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com




Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31