xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/07/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 julho 2009

Ainda Sobre o Parque de Exposições. - Por Dr Valdetário.

Há algumas semanas a população do Crato ficou em polvorosa com a notícia da possibilidade de transferência do nosso Parque de Exposições. Não se sabe quem foi, no dizer do governador Cid Gomes, o “espírito-de-porco” que inventou tal conversa. Chegaram ao ponto de achar que nosso parque seria transferido para a vizinha cidade de Juazeiro Norte. Um verdadeiro absurdo pensar algo assim, por mais espírito suíno que se possa ter.

Tomei a iniciativa de conversar com o secretário de desenvolvimento agrário, Camilo Santana, para beber de uma fonte confiável e este me informou que não existia nenhum projeto já definido para tal mudança, mas apenas a intenção do Governo do Estado de investir aqui na nossa cidade algo em torno vinte e cinco milhões de reais num projeto de construção de um novo parque. Disse ainda o Camilo que tudo seria discutido com a população cratense, em audiência pública, e que o povo decidiria o local do novo parque. Chegou a dizer: “Se o povo do Crato decidir que o novo parque será construído no Lameiro, no Lameiro o parque será construído.”

Eu já escrevi e publiquei um texto contando da minha conversa com o Camilo Santana e ao mesmo tempo solicitando calma aos mais exaltados, uma vez que o governo estadual estava acenando com dois grandes projetos para a nossa cidade. Já que a principal razão que motiva a tal transferência do parque seria a utilização daquele espaço com a sonhada e necessária ampliação da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Existem argumentos favoráveis tanto a permanência quanto a mudança do parque. A favor da permanecia existe a questão da tradição, a facilidade de acesso e o fato das maiores Exposições do Brasil terem seus parques localizados em regiões consideradas centrais. A favor da mudança pesa o próprio montante do projeto (25 milhões de reais), o fato do atual parque está ficando pequeno para comportar a grandeza da festa, um bom exemplo é a questão do estacionamento e também a informação de que alguns expositores não foram recebidos, agora em 2009, por absoluta falta de espaço para expor seus animais. Outro fato que também deve ser considerado é o período pós-exposição. Toda aquela vizinhança, incluindo o Hospital São Francisco, sofre muito no período do pós-festa com o mal cheiro que fica e com a proliferação de insetos, notadamente das moscas. É importante lembrar, ainda, que pra onde se levar o parque estaremos levando também o crescimento da cidade. Pra onde for a parque este dará surgimento a um novo bairro.

Mas o que me leva a novamente escrever sobre este assunto foi a forma pela qual o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Cid Gomes, tentou tratar o tema. Primeiro: a população do Crato não foi avisada de que o assunto seria levado à votação. Segundo: não houve as necessárias explicações sobre o projeto, nem tão pouco o indispensável debate entre as pessoa contrárias e as favoráveis aos investimentos. Terceiro: a comissão formada, no calor do palanque, apenas pela livre iniciativa do Sr. Governador, na minha avaliação, sem querer desqualificar nenhum dos membros escolhidos, precisa ser melhor discutida. Por último, determinar que apenas uma pessoa da imprensa ficaria autorizada a falar sobre as decisões da referida comissão foi, sem desconhecer a capacidade do escolhido, o ponto que culminou com a morte da réstia de democracia que havia naquele recinto. Considero o nosso governador uma pessoa séria e democrática, mas não posso concordar com nada daquilo que presenciamos. Foi uma verdadeira paulada na democracia e um infeliz exemplo de louvor ao centralismo. O nosso governador só podia está brincando.

Por: Dr. Valdetário

Boletim da Corrupção - Sarney anula 663 atos secretos e determina devolução de dinheiro

Nota do Editor: No Brasil, há tanta corrupção, que dá para se fazer um boletim diário só com as mazelas desse país. Aí vai uma notícia publicada pela agência Brasil hoje, a respeito dos tais atos secretos do senado:

Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anulou hoje (13) todos os 663 atos administrativos que não haviam sido publicados em boletins administrativo de pessoal. O ato assinado também determina à Diretoria-Geral que “no prazo improrrogável de 30 dias apresente à comissão diretora relatório circunstanciado contendo as providências adotadas com objetivo de cumprir com fidelidade a determinação.”

Assim, as pessoas que foram contratadas por meio desses atos estão automaticamente desligadas dos quadro administrativo do Senado. Além disso, a medida exige o ressarcimento integral aos cofres públicos de recursos que eventualmente tenham sido pagos de forma indevida.

O Ato nº 294 ainda será publicado no boletim administrativo da Casa.

Fonte: Agência Brasil.

Mensagem para os que chegam agora no Blog do Crato !


O
Blog do Crato é uma criação coletiva, formado por mais de 66 escritores, dezenas de comentaristas, e milhares de leitores. Em junho, tivemos o recorde de mais de 29.500 visitas. Apenas em Junho. Desde a sua criação, em 2006, o Blog do Crato já acumula mais de 600 mil visitas, sendo um dos maiores portais de uma cidade do porte do Crato. As opiniões aqui contidas, muitas vezes divergentes, refletem o pensamento dos seus autores. A responsabilidade das postagens é dos autores. Cada um possui Login e Senha para postagem. Eu, como administrador, me reservo apenas o direito da moderação dos casos extremamente contundentes que puserem em risco o próprio nome do Blog e as implicações legais, mas cada um deverá responder judicialmente sobre as suas criações, se for o caso. O Blog do Crato, como todo site organizado, ou JORNAL, possui a ficha completa de cada um dos seus membros, colaboradores e até dos comentaristas. O trabalho que se faz aqui é de liberdade, porém, com responsabilidade.

Dihelson Mendonça
Administrador

Semana do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - Por: Cesar Mousinho - SP

A Constituição brasileira promulgada em 1988 é anterior à Convenção sobre os Direitos da Criança adotada pela Assembléia Geral das Nações unidas em 20 de novembro de 1989, ratificada pelo Brasil em 24 de setembro de 1990, e com vigência internacional em outubro de 1990, o que demonstra a sintonia dos constituintes brasileiros com toda a discussão de âmbito internacional existida naquele momento, sobre a normativa para a criança e a adoção do novo paradigma, o que levou o Brasil a se tornar o primeiro país a adequar a legislação interna aos princípios consagrados pela Convenção das Nações Unidas, até mesmo antes da vigência obrigatória daquela, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente é de 13 de julho de 1990 lei 8.069.

Com o peso de mais de um milhão de assinaturas, que não deixavam sombra de dúvida quanto ao anseio da população por mudanças e pela remoção daquilo que se tornou comum denominar «entulho autoritário» – que nessa área se identificava com o Código de Menores – a Assembléia Nacional Constituinte referendou a emenda popular que inscreveu na Constituição Brasileira de 1988 o artigo 227, do qual o Estatuto da Criança e do Adolescente é a posterior regulamentação. Mais do que uma mudança pontual na legislação, circunscrita à área da criança e do adolescente, a Constituição da República e, depois, o Estatuto da Criança e do Adolescente são a expressão de um novo projeto político de nação e de País.

Mas o que representou de fato a adoção desse novo paradigma? Inaugurou-se no País uma forma completamente nova de se perceber a criança e o adolescente e que vem, ao longo dos anos, sendo assimilada pela sociedade e pelo Estado. Isso porque a realidade não se altera num único momento, ainda mais quando o que se propõe é uma profunda mudança cultural, o que certamente não se produz numa única geração. Tinha-se, até então, no Brasil, duas categorias distintas de crianças e adolescentes. Uma, a dos filhos socialmente incluídos e integrados, a que se denominava «crianças e adolescentes». A outra, a dos filhos dos pobres e excluídos, genericamente denominados «menores», que eram considerados crianças e adolescentes de segunda classe. A eles se destinava a antiga lei, baseada no «direito penal do menor» e na «doutrina da situação irregular». O ECA, transforma essas crianças e adolescentes em sujeitos de direitos. Trabalho com o ECA desde 1992.

São Paulo, 12 de Julho 2009
César Mousinho
Psicólogo Clínico Forense - Cratense


Ambientalista Ed Alencar fala sobre a Criação do Parque Saco e Lobo em Crato

Um Crato entre Sopé de serras e canaviais se completará no meio ambiente com a criação do novo Parque Ecológico Saco Lobo.

Esta é uma visão futurista idealizada pelo atual secretário do meio ambiente e controle urbano da cidade do Crato, Dr. Nivaldo Soares, já com o projeto em andamento apresentado e aprovado na reunião do conselho do meio ambiente. Esse desafio segue seu curso de entendimentos e formação de parcerias para a compra da área que mede 50 hectares dentro da área urbana entre Mirandão, Conjunto Santa Luzia e Vila Lobo, ao leste da cidade.

Seus aspectos:

• Mais uma área de lazer destinada a recreação, para caminhadas e outras.
• Proteção ao Rio Saco Lobo e uma garantia de preservação do aqüífero médio Missão Velha Batateira.

Os estudos em andamento fará o levantamento da composição florístico do ambiente com a participação da URCA e Prefeitura Municipal de Crato. Esta visão futurista, no campo ambiental para nossa cidade é de extrema importância para salvo guardar nossas áreas verdes entre esta corrida de especulações imobiliárias avassaladoras. Com este novo parque na região leste soma-se a mais um na zona norte da cidade, Parque Estadual Sitio Fundão, já concretizado.

Parabéns aos seus idealizadores e ao povo do Crato-CE.

Ecologista Ed. Alencar

Crato em festa recebe visitantes com café da manhã...Por Wilson Bernardo


Só no Crato mesmo! Expressão esta que já faz parte da cultura e do imaginário cratense e que é bem típico de seu povo ordeiro, fraterno e de braços abertos para quem chega. Façam aos meus a boa vizinhança e nada melhor do que ser recebido de manhã cedo com um belo café ao som de um forro autentico pé de chapada a boa graça de nossas águas a de quem dela não se esquece já mais, ou fica e quem vai um dia retorna... sejam bem vindos e uma boa EXPOCRATO com muita paz!

Chegar e se deleitar com um belo nascer do sol.


A equipe alegre e satisfeitas

Receptividade típica de bons cratenses


Fartura e bom gosto como nossas águas de fonte - Chapadas

Ao som de um autêntico forro pé de chapada


A bela mesa a espera de quem chega, e guloseimas


Parabéns D.IVANIR e sua Equipe de apoio...

Wilson Bernardo (fotografia & texto, expocrato via rodoviária)

Segredos de um CID Pop Star...CRATO! - Por: Wilson Bernardo

Estou chegando,me aguardem...

Que Deus e meu padim ciço do Crato te ALUMIE nas candeias
Nos caminhos do bom senso,espírito de PORCO?
não seria melhor espírito de POVO...

Refletir no que pensar é não deixar o queixo cair

UFA!... é muita pressão... asoviar é filosofar em que gastar
o novo é o velho.

Cultura é coisa seria e rapadura cultural é bem melhor do que "jabá"...dos vinte e cinco milhões $1,99 serviria demais pra cultura popular.

Wilson Bernardo (Fotografias & legendas)

Leia Hoje no CHAPADA DO ARARIPE...


chapada 13-07-2009

+ 40 Matérias na Edição de Hoje

www.chapadadoararipe.com

O Diário do Cariri

E breve...nas bancas !!!

O que os Cratenses PEDEM ao Secretário de Meio Ambiente, Nivaldo Soares...

Solicitação de Controle Urbano



Viemos por meio desta, solicitar ao Dr. Nivaldo Soares, Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, para que durante as festividades da ExpoCrato, que acontecem durante toda aesta semana, a SEMAC através de seus vários meios, possa manter os níveis sonoros na cidade do Crato, e especialmente no parque de exposições, dentro da mais perfeita normalidade, e dos padrões técnicos. Sabemos que a secretaria de meio ambiente dispõe de decibelímetros capazes de medir o volume sonoro, e portanto, aferir a qualquer instante, se os índices de poluição sonora estão dentro ou fora dos padrões legais.

Cientes da responsabilidade que cabe à SEMAC neste momento, e aos seus membros, é que nos dirigimos, no sentido apenas do que a própria lei prevê para estas situações, e desde já, agradecemos, caso estas medidas sejam tomadas preventivamente.

Ass.

Vários e-mails recebidos com pedido similar pelo Blog do Crato nos últimos dias, e sintetizados no corpo desta mensagem.

Foto Ilustrativa do website: http://www.vivaoverao.pr.gov.br

Expocrato 2009 deve reunir 100 mil visitantes por dia


CARIRI

A exposição reúne diversos animais. A expectativa é que gere cerca de R$ 60 mi em negócios (Foto: ANTÔNIO VICELMO). Produtores e visitantes terão acesso à extensa programação, que inclui diversão, seminários e exposição de animais.

Crato. Será aberta hoje, às 16 horas, a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados do Crato (Expocrato), que comemora 65 anos de fundação e conta com o apoio do Sistema Verdes Mares (SVM). A primeira exposição agropecuária do município foi realizada em 1944. No entanto, sofreu algumas interrupções, estando, este ano, na sua 58ª edição. Nesse período, a cidade se transforma na capital da agropecuária do Nordeste. Todos os hotéis e pousadas da cidade estão lotados. As reservas foram feitas com mais de um mês de antecedência, para garantir um lugar na festa.

Dentro do Parque de Exposições, o clima é de otimismo. O presidente do Grupo Gestor da Expocrato — que organiza o evento —, Francisco Leitão, garante que o volume de negócios, nos oito dias de festa, deve girar em torno de R$ 60 milhões, R$ 10 milhões a mais do que em 2008. Ele estima que cerca de 100 mil pessoas visitarão diariamente o parque.

Casa própria

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL), no ano passado, o incremento de venda antes e depois da Expocrato, foi de 42,9%. Este ano, em razão da crise econômica, o movimento será um pouco menor, presume Geraldo Pinheiro, presidente da CDL, destacando que, pela primeira vez, será realizado um “Feirão de Imóveis” que reúne, em um único espaço, construtoras, imobiliárias, cartórios e técnicos da Caixa Econômica Federal, responsáveis por analisar e liberar os financiamentos.

Durante o evento, é possível conhecer o imóvel, fechar o negócio e dar entrada nos papéis do financiamento, que podem chegar a até 100% do valor do imóvel, em um prazo de 30 anos, com taxas de juros que variam entre 4,5% e 11%.

Outra novidade é a presença do “Caminhão da Sorte” que circula por todo o Brasil realizando os sorteios das Loterias da Caixa ao vivo, com o objetivo de demonstrar aos apostadores e à população em geral a seriedade e a transparência com que são realizados os sorteios. No local, as apostas podem ser feitas na unidade móvel instalada no Caminhão da Sorte. Na oportunidade, em parceria com a CDL do Crato, serão distribuídos prêmios com os presentes.

Êxito antecipado

A comissão organizadora tem motivos para comemorar com antecedência. Todas as baias, pavilhões e espaços para instalação de estandes e barracas foram vendidos, num total de 500 pontos de vendas. Está confirmada a presença de 500 expositores da maioria dos estados do Nordeste. Estão inscritos cerca de 10 mil animais. “A Expocrato é o maior evento do Ceará e um dos maiores do segmento da região Norte e Nordeste. Revela-se como grande potencial gerador de emprego, renda e qualidade de vida do pequeno ao grande produtor rural e agricultor familiar, por meio das tecnologias e inovações que são difundidas em eventos paralelos que acontecem durante os oito dias de realização da Expocrato 2009”, comenta Leitão.

Ao fazer este comentário, Francisco Leitão destaca que as parcerias, que são firmadas e que vem se concretizando ao longo dos anos, possibilitam o crescimento com êxito, contribuindo para o desenvolvimento do Cariri e do Estado.

Leitão elogia também uma gama de profissionais, altamente qualificados, formados por veterinários, árbitros, técnicos, coordenadores e assistentes, capazes de proporcionar e garantir, desde um rigoroso processo de seleção e triagem de animais, avaliação genética e caracterização racial, até a estruturação e coordenação das várias etapas de execução do evento. “Assim é a Expocrato, a soma de expectativas e o resultado de muito trabalho”, afirma Leitão.

Antônio Vicelmo
Repórter


DESTAQUE

"Hoje, a festa ultrapassou o Nordeste e contribui para melhoria da qualidade genética do rebanho"
Raimundo de Oliveira Borges
Advogado

"A exposição está para o Crato assim como as romarias estão para Juazeiro. O incremento é de 40%"
José Gilson Ribeiro Parente
Diretor do Sindilojas

"A Expocrato é o maior evento agropecuário do NE. Queremos receber bem os visitantes"
Antenor Muniz Gomes de Matos
Agrônomo

Mais informações:
Instituto Agropolos
Avenida Maildes Siqueira, S/N, em frente ao Parque de Exposições -Centro
(88) 3523.2120/ 3521-3561

Por: Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Jornal Chapada do Araripe

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Cid Gomes diz que Camilo Santana é a "única" Liderança no Cariri


O Mistério dos Camisas Azuis



Parece mesmo que o mistério das camisas azuis de listrinhas usadas por muitos membros da equipe do governo CID, está finalmente para ser revelado. O governador do Ceará concedeu entrevista recente, em que disse no último sábado no programa do radialista João Hilário, na Tempo FM:

"Camilo Santana é a ÚNICA liderança do Cariri"

Na verdade, uma frase bombástica, já que para muitos, Camilo Santana é um quase desconhecido. E desconhecidos não podem ser lideranças! Trata-se, na verdade, mais de um Marketing pré-Eleitoral, e uma confissão prévia do que vem por aí. De qualquer forma, ainda é muito cedo para tirar conclusões, afinal, o "dinamismo" da política hoje em dia, é uma coisa assustadora...

Mas, vida ao longa ao "reinado" de Dom Camilo.

Dihelson Mendonça


China e a antiética prostração do mundo capitalista perante ela


A China é apontada unanimemente pela comunidade internacional como a superpotência do futuro, candidata a ultrapassar os Estados Unidos em PIB e, muito provavelmente, mais posteriormente em poder geopolítico.

Três pontos são necessários de se apontar: primeiro, a que custo para a humanidade e o meio ambiente contidos no seu território? Segundo, é uma pena, é motivo de tristeza, que isso vá acontecer. Terceiro, já estamos sentindo os poderes dessa potência com tal força que infelizmente já se tornou quase impossível derrubarmos o poder da ditadura chinesa ou mesmo nos livrarmos do jugo dos seus tentáculos econômicos.

Se mesmo uma pretensa democracia já causou, enquanto país mais poderoso do planeta, tantos problemas com plantio de ditaduras, empobrecimento dos povos, endurecimento da nocividade do capitalismo e promoção de guerras, imaginemos o que deverá acontecer quando uma tirania, um poder totalitário que reprime oposições tão violentamente, assumir a hegemonia econômica e geopolítica do mundo.

A China mostrou que, num mundo em que a economia não quer saber de critérios éticos para prosperar, a união entre totalitarismo e capitalismo deu tão certo que os CEOs de todo o planeta correram para montar lá suas filiais e/ou estabelecer contratos com importadores. O mundo manda a ética e a justiça às favas e admira o Capitalitarismo – capitalismo mais totalitarismo – com entusiasmo e brilho nos olhos.

Não importa que:
- os baixíssimos custos dos manufaturados chineses só existam graças ao trabalho exorbitante dos(as) operários(as), à extração predatória e insustentável de recursos naturais como matérias-primas e às imensas poluições geradas;
- grande parte da população urbana trabalhe em regime análogo à semiescravidão, com salários irrisórios, jornada de trabalho exorbitante, descanso muito reduzido e sem liberdade de promover greves;
- trabalhem em excesso e amordaçados e, caso reclamem, sejam espancados por policiais controlados pela ideologia semifascista da tirania dali;
- o mundo não possa saber muito, por causa da censura oficial, dos absurdos impostos contra os(as) trabalhadores(as) nas dependências industriais das tantas empresas alojadas naquele país;
- tantos mineiros morram, sem segurança e sem um mínimo de compadecimento, em trágicos acidentes nas minas que fornecem o extremamente poluente carvão mineral de que a China ainda hoje tanto depende;
- essa mesma indústria vitalmente dependente dos ossos negros (carvão) e do sangue negro (petróleo) esteja promovendo uma implacável poluição e uma devastação sistemática no meio ambiente, com destaque para o status chinês como nação que mais polui a atmosfera com gás carbônico no mundo e a gigantesca Hidrelétrica de Três Gargantas, que inundou uma significativa área natural;
- o governo tirânico chinês leve a cabo uma política de repressão a etnias minoritárias que sonham com soberania, mais evidentemente contra os povos tibetano e uighur;
- a mentira e a manipulação dominem grande parte do noticiário que o governo libera para o exterior;
- haja um complexo sistema de censura, com um verdadeiro “Ministério da Verdade” orwelliano ocupando dezenas de milhares de funcionários censores a bloquear temporária ou definitivamente sites oposicionistas ou populares e violar o conteúdo de blogs pela deleção de posts;
- se hesite tanto em criar uma legislação de proteção animal, sendo a China o país que explora, brutaliza e mata animais de formas mais variadas e escandalosas no mundo.

O mundo capitalista não se importa se a China é um inferno em relação a direitos humanos, não-humanos e ambientais. Ele louva aquela economia, o Capitalitarismo, que cresce por fatores que dinheiro nenhum pode compensar. Admira a ascendente Pax Sinica, muito embora ela se sustente tão abusivamente quanto a Pax Romana.

Por isso tudo, é muito uma pena que aquele país esteja se tornando a menina-dos-olhos da economia e, dentro de não muito tempo, da geopolítica. Nunca foi bom ver o planeta “regido” por superpotências, e muito menos o será vê-lo guiado pelo progresso de um implacável governo ditatorial. Reitero que, se já tivemos sérios problemas com os “democráticos” Estados Unidos durante a Guerra Fria e a Era Bush, só é possível vislumbrar um mundo pior sob o comando geopolítico de um governo totalitário.

O mais triste de tudo é que, se até pouco tempo atrás era possível viver evitando comprar produtos chineses, hoje esse boicote total já não é mais possível. Em muitos ramos industriais, já não há mais a oportunidade de optar pelo produto de acordo com a nacionalidade. Que o digam o mercado de lâmpadas fluorescentes de 15W e o da grande maioria das peças de computadores.

Ainda é possível evitar esse ou aquele objeto que venha escrito “Made in China” ou “Produzido na China”, mas isso já se tornou impossível para tantos outras espécies de produtos. Sendo assim, mesmo o boicote, método tão poderoso – se adotado por uma população significativa – de oposição a abusos corporativos socioambientais e éticos, não representa uma ameaça à pujante indústria chinesa.

É dela, aliás, que todo o mundo capitalista está se alimentando. Tantos produtos só baratearam porque passaram a ser importados da China e deixaram de ser produzidos localmente. Um sem-número de empresas industriais tornou-se extremamente dependente do fornecimento chinês. Se um país cortasse relações comerciais com esse “dragão maligno”, muitas e muitas companhias sofreriam severa crise de inanição pelo corte do fornecimento de peças e produtos inteiros.

O que podemos concluir é que nós próprios que dependemos de tecnologia já nos tornamos dependentes do Capitalitarismo chinês. Ou melhor, cúmplices à força, reféns, das maldades que acontecem lá dentro. Ou alimentamos a glória de uma economia encabeçada por ditadores opressores ou ficamos desprovidos de muitos itens necessários à vida urbana.

No momento não há muito o que nós fazermos individualmente contra a opressão chinesa, fora educar nossos(as) próximos(as) e conhecidos(as) sobre como ela é cruel e deveria ser combatida como possível. Novas estratégias de oposição internacional poderão surgir de sociedades suficientemente cientes do problema, e só então poderemos pensar e discutir sobre como deveremos ajudar a China a se libertar do jugo capitalitário e a começar a valorizar a ética e os direitos atualmente negados.

Sobre o Autor: Robson fernando.

Robson Fernando é escritor independente de artigos, apaixonado por sociologia e dono do blog Consciência Efervescente. Escreve artigos desde setembro de 2007.
Foto Ilustrativa: Fonte: baixaki

Habeas Pinho. ( Vale a pena Ler de Novo )

Em 1955, em Campina Grande, na Paraíba, um grupo de boêmios fazia uma serenata numa madrugada do mês de Junho, quando chegou a policia e apreendeu o violão. Decepcionado, o grupo recorreu aos serviços do advogado Ronaldo Cunha Lima, então recentemente saído da Faculdade e que também apreciava uma boa seresta. Ele peticionou em juízo para que fosse liberado o violão. Aquele pedido ficou conhecido como “Habeas Pinho” e enfeita as paredes de escritórios de muitos advogados e bares de praias no nordeste. Eis a famosa petição:
Exmo. Senhor Juiz de Direito da Segunda vara desta Comarca:

O instrumento do crime, que se arrola
Neste processo de contravenção.
Não é faca, revolver nem pistola,
É simplesmente, Doutor, um violão.

Um violão, Doutor, que na verdade,
Não matou nem feriu um cidadão,
Feriu, sim, a sensibilidade
De quem o ouviu vibrar na solidão.

O violão é sempre uma ternura,
Instrumento de amor e de saudade,
Ao crime ele nunca se mistura,
Inexiste entre eles afinidade.

O Violão é próprio dos cantores,
Dos menestréis de alma enternecida,
Que cantam as mágoas e que povoam a vida,
Sufocando suas próprias dores.

O Violão é musica e é canção,
É sentimento de musica e de alegria,
É pureza e néctar que extasia,
É adorno espiritual do coração.

Seu viver, como o nosso, é transitório
Porem seu destino se perpetua,
Ele nasceu para cantar na rua,
E não para ser arquivo de cartório.

Mande soltá-lo pelo amor da noite.
Que se sente vazia em suas horas,
Para que volte a sentir o terno açoite,
De suas cordas leves e sonoras.

Libere o violão Dr. Juiz,
Em nome da justiça e do direito,
É crime, porventura, o infeliz
Cantar as mágoas que lhe encheu o peito?

Será crime, e, afinal, será pecado,
Será delito de tão vis horrores,
Perambular na rua o desgraçado,
Deixando ali as suas dores?

É o apelo que aqui lhe dirigimos,
Na certeza do seu acolhimento,
Juntando esta petição aos autos nós pedimos
E pedimos também deferimento.

Ronaldo Cunha Lima - Advogado


Despacho do Juiz.

O Juiz Arthur Moura, sem perder o ponto, deu a sentença no mesmo tom:

Para que eu não carregue remorso no coração,
Determino que seja entregue ao seu dono,
Desde logo, o malfadado violão.

Recebo a petição escrita em verso,
E, despachando-a sem autuação,
Verbero o ato vil, rude e perverso,
Que prende, no cartório, um violão.

Emudecer a prima e o bordão,
Nos confins de um arquivo em sombra imerso,
É desumana e vil destruição
De tudo, que há de belo no universo.

Que seja o sol, ainda que a desoras,
E volte a rua, em vida transviada
Num esbanjar de lágrimas sonoras.

Se grato for, acaso ao que lhe fiz,
Noite de lua, plena madrugada,
Venha tocar a porta do Juiz.

Dr. Arthur Moura – Juiz de Direito.

Publicado por A. Morais no Blog do Sanharol

Cidade de ICÓ : Aluguel de Hilux subtrai R$ 9 mil dos cofres públicos

Deu no blog do Fabrício Moreira: Hilux (Pajero prado) - foto acima - está alugada ao gabinete do prefeito de Icó pela vultuosa quantia de R$ 9.000,00. E tem mais; O fabuloso veículo tem como inscrição na placa o nº 1515, em referência ao PMDB, partido do atual prefeito daquela cidade.
Veja abaixo o histórico do empenho do aluguel do referido veículo.

"VALOR QUE SE EMPENHA PARA CUSTEIO DE DESPESAS COM LOCAÇÃO DE VEÍCULOS DESTINADOS A ATENDER AS NECESSIDADES DO GABINETE DO PREFEITO DO MUNICIPIO DE ICÓ, CONFORME PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO RESULTANTE DO PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N 05.01.042. CÓD. DA DESPESA: 33903900. R$ 9.000,00. (VALOR UNITÁRIO)".

Do Blog: Lindomar Rodrigues - Colaborador

Cadê o Sarney? - Através de Eliomar de Lima

Família Adams no Senado ?

senadoo


Governo Lula gasta R$ 15,2 milhões com premiações



“Os gastos da União com a entrega de prêmios a políticos, autoridades, personalidades, atletas e outros contemplados neste primeiro semestre de 2009 cresceu quatro vezes em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo levantamento do Contas Abertas divulgado neste domingo (12), a distribuição de premiações somou R$ 15,2 milhões entre janeiro e junho deste ano, enquanto no ano passado esse valor foi de R$ 3,5 milhões.

Os dados são do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), que analisou os gastos dos três Poderes. De acordo com o levantamento, o maior gasto foi do Ministério da Cultura, responsável por 89% do total do valor em prêmios. Só a pasta do ministro Juca Ferreira gastou neste semestre R$ 13,6 milhões em premiações – quantia superior aos gastos públicos com programas de defesa dos direitos da criança e do adolescente em todo o ano passado, que foi de R$ 13,4 milhões.

Em resposta ao Contas Abertas, a assessoria de imprensa do Ministério da Cultura considerou que a quantia empenhada pelo órgão para premiações “não representa nenhuma anormalidade”. “Esses dados indicam uma tendência de maior utilização de editais de seleção pública no Ministério da Cultura, assegurando o compromisso deste órgão com a promoção da transparência e do sentido democrático e republicano na destinação de recursos públicos”, concluiu.

A quantia gasta em premiações varia de ano para ano. Segundo o Contas Abertas, desde 2003, em média o governo Lula gastou R$ 6,4 milhões com prêmios nos primeiros semestres. A menor despesa ocorreu em 2004, quando o governo gastou menos de R$ 1 milhão. Para compensar, em 2007, as despesas com prêmios foi considerável, somando R$ 25,4 milhões.”

Fonte: Matéria publicada no website: Contas Abertas



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30