xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/07/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 julho 2009

Balão Cativo - Por: Dr. José Flávio Vieira


"Dentro de mim mora um grito.
De noite, ele sai com suas garras, à caça
De algo para amar."
(Sylvia Plath)

Noite de São João. Fogos ribombavam ao redor das fogueiras. Meninos hipnotizados com o brilho das chuvinhas, mal perceberam quando um balão cruzou os céus e , pouco a pouco, se foi distanciando das dimensões terrestres. À medida que, impulsionado pelo vento, ia subindo, mais e mais se tornava imperceptível e inatingível. Sem lastro que o amarrasse à terra, ao sabor do vento, o balãozinho se foi perdendo de vista, até ser consumido pela própria chama íntima que lhe servia de motor. Cá embaixo, a festa continuou com o mesmo estardalhaço. A ninguém interessava a pequena e distante tragédia do balãozinho. Seu trajeto significou apenas um brilho a mais no firmamento, numa noite grávida de tantos fulgores e cintilações.
Michael Jackson , um dos mais completos artistas destes últimos séculos, fez um trajeto curto e fulgurante como nosso balãozinho junino. Vida exígua, estrada cintilante, ergueu aos céus o seu balão atormentado. Sequer se deu conta que a luminância que dele irradiava , se intensa e ofuscante, era apenas a conseqüência das chamas que consumiam sua frágil estrutura. Michael sempre fora um balão sem lastro. Precoce gênio do pop, a mídia , como uma forte lufada de vento, o tomou de assalto ainda aos cinco anos. Levado de supetão às alturas, o ar lhe foi ficando cada vez mais rarefeito. É que, em troca, haviam lhe roubado o menino que nunca pôde ser. Bilionário, famoso, nada lhe faltava : apenas este lastro fundamental. Com ventos tão oblíquos , carregou seu dirigível acorrentado , à deriva. Michael procurou , durante toda a existência, desesperadamente, aquela criança que lhe foi roubada: nas mulheres em quem buscou o regaço materno; em filhos que não gerou; no parque que construiu para si mesmo, o Neverland , sintomaticamente chamado de “Terra do Nunca” ; no pai que nunca teve.
A mesma mídia que ajudou a criar o mito mais popular da história da música e que lucrou imensamente com ele; encheu as burras , novamente, na sua derrocada , explorando escândalos midáticos de toda espécie e, agora, com seu desaparecimento, empanturra mais uma vez os cofres : Michael volta a vender discos como nunca. Tudo é festa. O velório do Rei do Pop já se arrasta por mais de uma semana, atapetando todos os noticiários de fofocas e futricas. Com exceção de algumas de crocodilo, de alguns fãs, não há lágrimas derramadas. Nem da esposa, nem dos amigos, nem dos irmãos. O pai, então, aparentemente, só se preocupa com o testamento. A mídia toda aguarda , ansiosa, o resultado da necropsia. Todos sabem que Michael morreu de um acidente com um dos inúmeros anestésicos que utilizava continuamente para aplacar sua dor. Qual ? A quem interessa? O astro, na realidade, padeceu em conseqüência da dor e não do analgésico, a terrível dor de lhe terem amputado sem qualquer analgesia, o menino que devia ter brincado de esconde-esconde nas ruas, com outras crianças, chupado o dedo, jogado bola e soltado pipa. Sem esse menino seu balão , voou à deriva, numa enganadora liberdade, mas nunca deixou de ser um reles balão cativo: fama, lama, chama.

J. Flávio Vieira

AMIGO

Palavra que ouvimos à nossa mesa e além muros por nossos pais. Referência. Porto seguro. Um amigo se faz presente, não espera. Deseja, de coração, o melhor para seu amigo, e muitas vezes, é anônimo quando o acode. De testemunho, basta-lhe Deus. É desprendido quando diz: Tenhas a minha amizade e o meu amor; usa-os enquanto te faz bem. É um mestre na arte de ouvir e de falar. É incentivador, enxergando no outro apenas qualidades, sendo renegados os defeitos, por serem comuns demais. Não é vigilante como o fofoqueiro nem intrometido, mas atento. Um padrinho sem batismo. Não é como as bolhas do champanhe, mas o sabor: duradouro, memorável, inesquecível. Unanimidade na família. Que tudo de bom aconteça a ti e à tua família.

Um abraço do amigo João marni

TIPOS POPULARES DO CRATO...GALERIA FOTOGRÁFICA (4)


A peculiaridade cratense é uma coisa única tanto no Cariri, Ceará e no nordeste. Esta é uma galeria de contradições de vida e é claro, de historias...

Nemesinho,Ator,Funcionário publico municipal e cangaceiro

Sindicalista e Professor Junho Matos
Seu Enoque,aposentado,vendedor de Gibis e ex-meia esquerda dos bons
na seleção do Crato nos bons tempos.

Seu Zé Pinto barbeiro pai do prof.Fernando Pinto da URCA
Zulene Galdino,folclorista e mulher guerreira
Zagueirão,funcionário publico e ex-zagueiro do Siqueira Campos F.C
A certeza de que a felicidade dos povos
esta no oficio das verdades que nos vestem
de autenticidades humanas.
um bom fruto é a semente do que nos
propomos como seres diversificados...Plantar!

Wilson Bernardo (texto & fotografias)

Já está circulando a mais nova edição do Jornal "Acontece"


Nas bancas e gazeteiros...

Cariri Cangaço e o Rei do Baião.


“Assim é que cantava os Cabras de Lampião, dançando e xaxando no forró do sertão...”.
“Maria, Maria, bonita como a natureza, bonita como canta a água na quebrada da correnteza...” Luiz Gonzaga.

O que dizer desse sanfoneiro arretado de bom, nascido ainda em 1912 na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco? Era filho do caboco Januário, trabalhador da roça, e nas horas vagas tocador de acordeão; foi com Januário que aprendeu as primeiras letras da sanfona... Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras. Autêntico representante da cultura nordestina manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. Imortalizado através da maravilha de seu talento e suas interpretações, como: Asa Branca, Luar do Sertão, A Feira de Caruaru e A Triste Partida, acabou consagrando o baião e se tornou o seu Rei: Luiz Gonzaga do Nascimento, o Pernambucano do Século, o Rei do Baião. Mas Lula também cantou Lampião; assim estará presente na região do Cariri quando setembro chegar; e quem traz será o poeta e escritor Kydelmir Dantas, com a apresentação da palestra “O Rei do Cangaço e o Rei do Baião”, tudo isso e muito mais no CARIRI CANGAÇO, aqui no cariri do Ceará.

“Eu vou pro Crato, vou matar minha saudade, ver minha morena, reviver nossa amizade...”
Luiz Gonzaga

TEXTO: Manoel Severo

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA


SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA
Experiências e Conexões

“Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados, e juntos podemos forjar soluções includentes”. Carta da Terra

Local: Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri
Nova Olinda-CE
Data: de 14 a 16 de agosto de 2009
Promoção: Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri
Apoio: Ministério do Turismo
Parcerias:
Rede TURISOL
Prefeitura Municipal de Nova Olinda
Universidade de Coimbra
Fórum de cultura e Turismo da região do Cariri
SESC-CE
SEBRAE-CE
Objetivos:
- Fortalecer as experiências de turismo de base comunitária já existentes no Brasil;
- Demonstrar alternativas de modelos de turismo includente;
- Aproximar, trocar experiências e promover o turismo de base comunitária nacional e internacional;
- Debater o marco conceitual do setor considerando as realidades locais;
- Consolidar os projetos de turismo de base comunitária por meio do apoio técnico e institucional;
- Influenciar as políticas públicas referentes ao desenvolvimento do turismo no Brasil.
- Fortalecer o intercambio entre paises de língua portuguesa (Lusófonos)

Programação
Dia 13/8 Quinta feira
Chegada dos participantes e traslado para Nova Olinda acomodações nas pousadas domiciliares da COOPAGRAN (Cooperativa dos pais e amigos da casa grande)

DIA 14/8 - Sexta feira
MANHÃ
8h30 - Tur a Casa Grande guiado pelos recepcionistas mirins do Memorial do Homem Kariri
9h30 - Abertura oficial do seminário
Prefeitura Municipal de Nova Olinda
Ministério do Turismo
Secretaria de Turismo do Ceará
Fundação Casa Grande
10h00 Palestra “programa de regionalização do turismo e dos destinos indutores” Ana Clévia Guerreiro Lima (coordenadora geral de regionalização –Ministério do Turismo)
12h30 Almoço no restaurante da COOPAGRAN

TARDE

14h00 – Painel 1 – Políticas publicas na perspectiva do fomento ao Turismo de Base Comunitária
Moderador: João Tadeu Gonçalves (Gerente de projetos de educação patrimonial do IPHAN – Ministério da Cultura)
Debatedores:
-Regina Cavalcante (Diretora do departamento de qualificação e de produção associadas ao turismo – Ministério do Turismo)
-Allan Milhomens (Coordenador geral do programa de apoio ao desenvolvimento do ecoturismo e a sutentasbilidade ambiental do turismo – Ministério do Meio Ambiente)
-Édio Callou ( SEBRAE –CE)
-Maria Wyldiane Bezerra Lopes Sampaio (Secretária de cultura e turismo de Nova Olinda)

NOITE
19h00 Espetáculo no Teatro violeta Arraes-Engenho de Artes Cênicas

Dia 15/8 Sábado
MANHÃ

08h30 – Painel 2 – A construção pioneira do Turismo de Base Comunitária no Estado do Ceará
Moderador: Rodrigo Ramires (Ministério do Turismo)
Debatedores:
Vanessa Lima (Rede de turismo comunitário do Ceará- TUCUM)
Lindomar Fernandes (Prainha do canto verde)
Luzia Neide Coriolano (Universidade Estadual do Ceará)
Cristina Martins (presidente do fórun de cultura e turismo da região do Cariri)
12h30 Almoço no rsturante da COOPAGRAN

TARDE

14hs – Painel 3 – Reflexões e Práticas na Gestão de Turismo de Base Comunitária
Moderadora: Mercês Parente
-Thaise Guzzatti (Associação de agroturismo Acolhida na colônia – Encosta da serra geral –SC)
-Davide Ponpermaier (Projeto saúde e alegria – Santarém–PA)
- Cecília Zanotti (projeto bagagem –Lençois –BA)

- Francisco Palácio (Universidade Patativa do Assaré- Assaré-CE)
NOITE
19h Espetáculo no Teatro Violeta Arraes –Engenho de Artes Cênicas

Dia 16/8 Domingo
MANHÃ

8h30 – Cont. Painel 3 – Reflexões e Práticas na Gestão de Turismo Solidário de Base Comunitária
Moderadora: Maria conceição Lopes( Coordenadora do Centro de Estudos Arqueológicos da Universidades de Coimbra e Porto – Portugal)
- Júlio Ricardo (Cooperativa Terra chã – Alcobertas- Rio Maior –Portugal)
- Cláudio Torres (Campo arqueológico de Mértola- Mértola –Portugal)
- Fco. Alemberg (Fundação Casa grande – CE)
12:30 Almoço no restaurante da COOPAGRAN
TARDE
14h00 – Trabalho em grupo
Com base nas reflexões resultantes dos Painéis esta dinâmica pretende gerar diálogos colaborativos entre os participantes, por meio dos quais poderão compartilhar seus conhecimentos sobre os tem as e descobrir novas oportunidades de ação conjunta.
Facilitadores:
Mercês Parente
Thaise Guzzatti
Cecília Zanotti
17hs Plenária e encerramento

NOITE
19h Espetáculo no Teatro Violeta Arraes - Engenho de Artes Cênicas.

Gripe Suína - Os números não param de subir - 737 Casos no Brasil


Quase Alarmante !

Brasília - O Brasil já tem 737 casos confirmados de influenza A (H1N1) – gripe suína. O boletim divulgado hoje (2) pelo Ministério da Saúde informa sobre mais 44 casos da doença: Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (nove), Minas Gerais (oito), São Paulo (seis), Distrito Federal (três), Paraná (dois) e Santa Catarina (dois).

O ministério corrigiu um caso do Maranhão contabilizado no boletim divulgado ontem (1º). Ele foi excluído por erro no preenchimento do banco de dados. O estado tem dois casos confirmados.

Até o último dia 30, o Ministério da Saúde monitorava 1.049 casos suspeitos. Os estados com o maior número de casos de gripe suína são: São Paulo (318), Rio Grande do Sul (99), Rio de Janeiro (81), Minas Gerais (78), Santa Catarina (51), Paraná (23) e o Distrito Federal (30).

Fonte: Agência Brasil

75 Anos de Morte - Programação especial em louvor a Pe. Cícero

Clique para Ampliar

Por trás dos arcos da Basílica de N. Sra. das Dores será construído o marco zero de Juazeiro do Norte (Foto: Elizângela Santos). As comemorações em memória aos 75 anos de morte do Padre Cícero acontecem no contexto do centenário de Juazeiro.

Juazeiro do Norte. Está sendo fechada a programação, em conjunto com a Igreja Católica, para as celebrações dos 75 anos da morte de Padre Cícero. A data é 20 de julho e, normalmente, as liturgias integram o conjunto de atos referentes à Semana do Município. Segundo o titular da Secretaria de Turismo de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, há um diferencial este ano que é a abertura das comemorações pelos 100 anos de emancipação política de Juazeiro, no dia 18. Segundo o professor Renato Dantas, o dia 18 integra uma programação especial, com salva de fogos às 5 horas, marcando a abertura da Semana do Município. No mesmo dia, a partir das 15 horas, será aberta oficialmente a programação dos festejos do centenário de Juazeiro, que tem continuidade até 2011. No próximo dia 22 de julho, o município estará completando 98 anos de emancipação política.

O dia 18 está marcado como a data dos 100 anos do jornal “O Rebate” e o prefeito local, Manoel Santana, sancionará a lei que cria o Dia da Imprensa de Juazeiro. Para o período da tarde está previsto um ciclo de palestras sobre a imprensa de Juazeiro e do Cariri com a professora Luitigarde Oliveira Cavalcanti Barros, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a jornalista Ivonete Maia, presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), e o professor Renato Casimiro, um dos membros da Comissão Organizadora da Festa do Centenário. Após as palestras haverá o relançamento do jornal “O Rebate”, abertura da exposição contendo a primeira edição dos 328 jornais editados em Juazeiro e os shows.

Missa de sufrágio

No dia 20 de julho acontece a tradicional missa em sufrágio da alma do Padre Cícero. Nesse dia, as visitações passam a ser constantes ao túmulo do sacerdote, na Capela do Socorro, que recebe milhares de fiéis de várias partes do Nordeste. Prevendo um grande número de fiéis em Juazeiro, a Setur manterá contatos com as secretarias afins no sentido de estruturar o acolhimento aos visitantes. Segundo o professor Renato Dantas, este ano será criado um palanque para abrigar mais pessoas durante a missa. Estarão presentes mais de 40 reitores da Igreja Católica de todo o Brasil, que no mesmo período estarão participando de um encontro nacional no Cariri.

Na data, os peregrinos também visitam lugares considerados sagrados, incluindo a estátua do religioso na Colina do Horto, o Santo Sepulcro, Museus e outros templos como a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. O secretário José Carlos diz acreditar na vinda de devotos e admiradores de Padre Cícero de todo o Nordeste, principalmente Alagoas e Paraíba, de onde sempre partem muitos romeiros rumo a Juazeiro. No dia 22, resta prevista a aposição da placa indicativa da casa onde nasceu a Beata Maria de Araújo. No local, atualmente está construído o prédio dos Correios. A iniciativa é uma parceria com a empresa e a administração local.

Está confirmado para as 20 horas do próximo dia 18 de julho o show do padre Reginaldo Manzotti em Juazeiro do Norte. De acordo com José Carlos dos Santos, o padre Manzotti virá a Juazeiro para rezar, cantar e conhecer a Terra de Padre Cícero. No mesmo dia haverá apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho na Praça dos Romeiros. Cinco mil exemplares da primeira edição do jornal “O Rebate”, a serem distribuídos com os presentes à festa de relançamento numa parceria com o Centro Cultural do Banco do Nordeste, além do lançamento de um catálogo sobre a imprensa local e exposição.

Encontro nacional

A missa do dia 20 deverá contar, ao todo, com a presença de 75 padres de todo o Brasil. No período, eles estarão na região do Cariri onde no 18º Encontro Nacional de Reitores de Santuários e Centros de Peregrinação do Brasil, que acontece de 14 a 20 de julho entre os municípios de Juazeiro do Norte e Crato.

O evento será realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Santuário Nacional de Aparecida, com o apoio da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. A previsão é da participação de 70 reitores incluindo o padre Darci José Nicioli, do Santuário de Aparecida. Ele é o coordenador do encontro e vai celebrar uma missa na noite do dia 19 de julho, na Praça dos Romeiros. No dia seguinte, todos estarão na Capela do Socorro para as homenagens ao Padre Cícero. O tema central do encontro é “Eucaristia e Comunicação”, sobre o trabalho de evangelização dos padres cantores. No encontro, o bispo dom Panico e a irmã Annette Dumoulin falarão sobre o processo de reabilitação de Padre Cícero.

Mais informações:

Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinqüentenário, S/N
Bairro do Socorro
Juazeiro do Norte
(88) 3511.4040


ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe

Notícias do Crato - Para o dia 03 de Junho de 2009

03-07-2009
Comunicado Urgente sobre reunião do ProJovem

O Governo Municipal do Crato a Secretaria de Ação Social e a Coordenadora do ProJovem Adolescente Francisca Elza de Oliveira, comunicam à todos os Orientadores Sociais ,Instrutores de Esporte e Instrutores de Cultura que fazem parte do projeto, que por motivo maior não haverá à reunião de encerramento que estava prevista para hoje – sexta, 3 de julho - as 13 horas.

Projeto de Recuperação Ambiental e Urbanização do Bairro Seminário terá consulta pública

O Projeto de Recuperação Ambiental e Urbanização do Bairro Seminário, em Crato, que inclui a construção da encosta do Seminário, avaliado em cerca de R$ 10 milhões, será submetido em breve a uma consulta pública. O projeto será feito por meio de parceria do Banco Mundial, Secretaria das Cidades e Prefeitura Municipal do Crato. As questões fundiárias e os processos de desapropriação estão em andamento, dentro das diretrizes do projeto, que requerem o cumprimento de exigências burocráticas para que seja iniciada a fase de licitação da obra. Uma reunião com a prefeitura e equipe do Projeto Cidades do Ceará deverá ser realizada entre os dias 20 e 24 de julho, em data a ser fechada, com o objetivo discutir alternativas referentes às desapropriações e reassentamentos.

ProJovem encerra atividades do Ciclo I

A Prefeitura Municipal do Crato juntamente com a Secretaria de Ação social em parceria com o ProJovem adolescente, comunicam que foram encerradas todas as atividades dos coletivos CICLO I, informam também à todos os Orientadores Sociais, Instrutores de Esportes e Instrutores de Cultura que fazem parte do mesmo, que deverão dar continuidade em seus dias,locais e horários de trabalho para assim cumprir a conclusão de sua carga horária até o próximo dia 10.

Comunidade em Crato apresenta cronograma de atividades culturais


A Associação Comunitária do Sítio Belo Horizonte, recentemente contemplada pelo Ministério da Cultura e pela SECULT-CE como Ponto de Cultura do Ceará com o Projeto sócio-ambiental Carrapato Cultural, estará apresentando seu cronograma de atividades aos moradores e vizinhos da Vila Carrapato, como a comunidade é conhecida historicamente. A apresentação acontece amanhã, dia 04, às 19h00, no espaço da comunidade destinado aos eventos culturais. Na ocasião, estarão presentes os instrutores dos cursos oferecidos pela iniciativa, os apoiadores, voluntários e a população de outras comunidades do Lameiro. O evento contará com a apresentação do Coral Santa Terezinha, da Orquestra de Flautas dos Meninos Cinzentos do Carrapato, do Grupo Amigos da Renovação, do Grupo de Dança do Belorizonte, do Afro-Lata e do Maracatu Winu-Erê. Os grupos são oriundos da comunidade do Carrapato. Além das atividades artísticas e de preservação patrimonial (natural e cultural), que a população já vivencia, a moçada da vila e das demais comunidades se prepara para receber instruções sobre audiovisual, fotografia, radiodifusão e novidades nas áreas das técnicas musicais e da agricultura familiar. A Educação Popular, a Educomunicação e A Educação Contextualizada para o Semi-árido servirá de fundamento para gerir esse projeto em que o repasse do conhecimento tecnológico é permeado pelas tradições culturais e artísticas do 'Pé da Serra'. O evento que conta com o apoio das Secretarias da Cultura, Esporte e Juventude e de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato e da Associação BURITI. João do Crato, um dos coordenadores do projeto, irá se apresentar acompanhado por músicos do Belmonte (alguns da SOLIBEL) e pelos meninos de todas as cores do Carrapato.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30