xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/06/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 junho 2009

Presidente da CDL Crato elogia Artigo do Blog do Crato sobre Desenvolvimento e Bairrismo


Parabéns ao Blog do Crato !


Há poucos dias recebi um telefonema do Sr. Geraldo Pinheiro ( foto ), presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Crato, cumprimentando pelo artigo intitulado "Bairrismo e Desenvolvimento - O Crato precisa Repensar o seu próprio Futuro !" , que pode ser lido AQUI. Segundo Geraldo, o texto da minha autoria, conseguiu "desentalar" tudo aquilo que estava atravessado na garganta dos cratenses que desejam o progresso dessa cidade, há muito tempo. "Geraldinho da CDL", como é mais conhecido, afirmou dentre outras coisas que "foi graças a um orgulho cego, em décadas passadas, e a um isolamento partido por alguns que fizeram parte de uma aristocracia que se supunha existir no Crato, que cegou os Cratenses para não perceberem que enquanto Juazeiro investia no Comércio e na indústria, o Crato deu o passo errado ao investir no puro lazer, sem se preocupar com o futuro, achando-se hegemônico na região". Disse-nos que o artigo foi perfeitamente elucidativo, e corresponde à verdade dos fatos. E que não adianta agora chorar pelo leite derramado. A questão agora, é buscar novas vias para o desenvolvimento do Crato, baseado em suas próprias vocações. Não é preciso que o Crato seja líder nas mesmas atividades que as cidades vizinhas. O Crato pode ser perfeitamente líder em inúmeras atividades que são tão ou mais importantes que a vizinha cidade de Juazeiro, e que é uma grande infantilidade e inutilidade hoje, os Cratenses tentarem competir com Juazeiro em comércio por exemplo, apesar de que ele acha que o Crato também desenvolveu muito nos últimos anos., bem como em qualidade de vida. Prova disso também, foi a instalação de cerca de 300 novos negócios no município, como também disse em entrevista o prefeito Samuel Araripe. "É preciso que o Crato busque o seu próprio destino, sem precisar ser baseado na competição. O Crato só deve competir com a própria cidade", afirma Geraldo.

Geraldo Pinheiro afirmou ainda que dentro de poucos dias, estará trazendo grandes novidades para o crato, a serem divulgadas aqui no Blog do Crato, mas prefere adiantar apenas quando tudo já estiver confirmado. Recentemente nos trouxe a notícia de que o Crato foi agraciado com o benefício da vinda próxima, durante a ExpoCrato deste ano do famoso "Caminhão da Sorte", veículo que se desloca pelo Brasil afora e faz os sorteios dos jogos da Caixa econômica federal e foi contemplado com base em seu requerimento.

Nota:
Da minha parte, apenas gostaria de agradecer a todos que me escreveram e-mails, e cumprimentaram nas ruas do Crato sobre aquele texto, em que procurei ser verdadeiro, até deixando de lado a passionalidade característica de alguém que defende a terra com unhas e dentes, para se ater à realidade dos fatos, e procurando mostrar que para sermos bons, enquanto cidade, não é necessário compararmos com outra cidade. Apenas que tenhamos as pessoas certas nos lugares certos, coisa que os Cratenses erraram muito nos últimos 30 anos, e que foi também uma consequência do excesso de orgulho criado por uma aristocracia com base numa tradição familiar que quase já não existe. Alguém dos tempos modernos precisaria ver como as chamadas "famílias tradicionais" do Crato torciam a cara quando se falava no nome de Padre Cícero nos anos 70. Era tratado com desprêzo no Crato. E seguramente, mais por uma questão política do que por um credo, o declínio do Crato se deu, como uma espécie de "maldição" por renegar e menosprezar o próprio filho que era muito amado em outrs terras. Em tempo: Quem não se lembra do tempo em que os próprios clérigos do Crato aboliram o nome de Padre Cícero do mapa? Talvez por esse tipo de atitude, hoje estejamos pagando os frutos dessa espécie de "maldição". Hoje, tentam "Realibilar o Padre Cícero", como se pudessem apagar as chagas. Mas como eu falei no texto: "Hoje é o primeiro dia do resto de nossos dias, e cabe apenas a nós construir o nosso futuro. Analisar o passado é uma virtude. Mas viver no Passado, poderá ser uma das coisas mais estúpidas que o ser humano pode cometer."

Olhemos para o futuro!

Abraços,

Dihelson Mendonça

Informações sobre epidemia da gripe suina

Quem tiver interesse numa informação abalizada e independente leia esta entrevista do Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Medronho a um informativo da Fundação Oswaldo Cruz neste seguinte link:

http://www4.ensp.fiocruz.br/visa/pagina-inicial/entrevista8.cfm

O Milagre da "Antecipação" de um Milagre ( I ) - Por: José Nilton Mariano Saraiva

Sem que se constitua favor nenhum, meritória a iniciativa do Dihelson em estimular o debate entre os integrantes e os que acessam o blog, tratando a respeito da polêmica Crato X Juazeiro, através do seu artigo “Bairrismo e Desenvolvimento”; afinal, como bem explicitou o Zé do Vale em uma das suas postagens, meses atrás... “O pensamento livre é o debate. É escutar e analisar o que outros dizem. Se apenas formos nos recolher ao que mais gostamos, nossos corações endurecem e se tornam um raivoso cancro que leva à morte do livre pensar. Por isso é preciso não apenas se angustiar com as contradições do campo em que estamos, mas se efetivamente somos honestos e livres, aceitar as ponderações que vêm de fora do círculo. Por isso, toda forma que se reduza a repetir chavões e a se mostrar acima de tudo é pequena demais para os grandes problemas, inclusive intelectuais, que hoje enfrentamos”.
Isto posto, e como entendemos ter sido a postagem do Dihelson (e os comentários subseqüentemente inclusos), um tanto quanto simplistas ao abordar o tema, já que desaguando na inexorabilidade de um tal extremado “bairrismo”, permitimo-nos algumas considerações a respeito (em duas ou três postagens); para tanto, necessário retroagirmos um pouco no tempo, situando a questão em sua origem.
De antemão e visando prevenir a perspectiva de que haja um equivocado entendimento sobre o que pretendemos expor, a certeza de que não há nenhuma intenção de desrespeitar ninguém, de afrontar a Igreja, cristãos, evangélicos e companhia (até porque somos católicos), de aflorar susceptibilidades adormecidas ou de ofender os simpatizantes e adeptos das personalidades enfocadas; apenas e tão somente, externamos e disponibilizamos nossa interpretação pessoal e particular sobre o que captamos da vasta literatura pertinente; e, como o velho adágio popular nos ensina que “em cada cabeça, uma sentença”, evidentemente versões outras permeiam a consciência de cada um.

***********************************

O Milagre da “Antecipação" de um Milagre ( I )

Tão certo como 2 + 2 = 4, a cidade de Juazeiro do Norte cresceu, tonificou-se e chegou ao atual estágio desenvolvimentista, à custa de um embuste: o pretenso e badalado “milagre da hóstia”. Tanto é verdade que, já àquela época (1894), o seu personagem principal, Padre Cícero, chegou a ser desautorizado (de celebrar missas) e penalizado (suspensão da ordem) pelo próprio Vaticano, sob a irrefutável e consistente acusação de mistificação (manipulação da crença popular) e heresia (desrespeito às normas canônicas). A quem interessar possa, tais informações se acham disponíveis na vasta literatura existente.
De outra parte e estranhamente, a personagem secundária, mas partícipe atuante e determinante na difusão do ocorrido, a pobre e humilde beata Maria de Araújo, convenientemente foi deixada de lado, de maneira abrupta e invulgar eclipsou-se de vez, estrategicamente viu-se afastada e detonada do palco principal, de modo que o seu “passamento”, mesmo decorrido tanto tempo, continua envolto em denso e profundo mistério, desafiando todos nós, a ponto de nenhum grande site da Internet (google, wikipédia, yahoo e demais, onde de tudo tem), dedicarem uma só e mísera linha sobre a “causa mortis” que a vitimou. Por qual ou quais razões, se as informações disponíveis, o seu histórico médico e o próprio prontuário nos remetem a possíveis problemas de subnutrição, fraqueza e expelição de sangue antes do tal pretenso milagre ??? Questões pulmonares crônicas ??? Um silêncio sepulcral e intrigante reina sobre, ad infinitum.
O certo é que, independentemente de que num futuro extremamente próximo (já que a televisão tomou a frente) essa mesma Igreja Católica, por interesses meramente mercantis, midiáticos e políticos (e lá tem disso, sim), venha a reverter o atual quadro, não só reabilitando, mas, também, canonizando e santificando o Padre Cícero (em etapas subseqüentes, evidentemente), dúvidas inexistem de que o “milagre da hóstia” permanecerá hermeticamente guardado e enclausurado a sete chaves nos silenciosos e imperscrutáveis subterrâneos do Vaticano, na condição de testemunha silente de uma das maiores farsas da qual a Igreja convenientemente sempre manteve amazônica distância, possivelmente dada à sua inverossimilidade, mas que tende a "esquecer" em nome de certas conveniências.
E, no entanto, há um fato emblemático de tal assertiva, este, sim, contido na própria literatura disponibilizada nos sites referenciados, a nos mostrar que após a ocorrência do pretenso “milagre da hóstia”, no dia 06.03.1889, as ocorrências posteriores - como que se fossem meros espetáculos teatrais, exaustivamente ensaiados - passaram a ter data e horário marcado para acontecer, tanto que “...no dia 7 de julho de 1889, por iniciativa do reitor do Seminário do Crato, uma romaria levou até Juazeiro 3.000 fiéis para ver a transformação da hóstia em sangue, fato que não agradou às autoridades eclesiásticas, a ponto de o então bispo do Ceará, dom Joaquim José Vieira, solicitar ao padre Cícero Romão um relatório sobre o acontecido” (atentem bem para a significância do detalhe: lá trás, em plena fase crepuscular do século XIX, quando a cidade do Crato talvez tivesse algo em torno da décima parte do contingente habitacional atual (ou menos), um simples religioso - acionado não se sabe por quem, mas com uma motivação específica e precípua - consegue a proeza de difundir, propagar, congregar e liderar cerca de milhares de fiéis para, após uma caminhada sofrida e extenuante de doze quilômetros sob o causticante e abrasivo sol nordestino, presenciar o que ANTECIPADAMENTE já se sabia: a ocorrência de um “milagre”, ao vivo).
Perguntas, ao nosso ver pertinentes, que ficam: 1) são sérios e merecedores de alguma credibilidade “milagres” anunciados com antecedência ??? 2) se a Igreja é “justa” para com os seus, por que tanta “injustiça” para com a humilde beata Maria de Araújo, refletida no indevassável mistério no tocante à “causa mortis” que a vitimou, a ponto de não existir uma só fonte, insuspeita e de credibilidade, que se pronuncie a respeito, a não ser panfletos de beatas fanáticas que se dispõem a repassar conversas ouvidas na infância ??? 3) a divulgação de uma outra versão do fato (a verdadeira ???), nos dias atuais, teria o poder de “desmontar” o milagre da hóstia, sem prejuízo da aura de “santo popular” já solidamente impregnada no Padre Cícero, daí a verdadeira aversão dos seus adeptos de que tal assunto seja sequer ventilado ??? 4) reconhecidamente de família humilde e pobre, como o Padre Cícero tornou-se dono de “...vastas extensões de terras, imóveis e gado”, se não tinha remuneração compatível (ou será que ele, a exemplo dos nossos atuais nobres parlamentares, tornou-se rico e “latifundiário” só e após ingressar na política, já que prefeito de Juazeiro por anos a fio) ??? 5) por qual razão apopléticos se tornam os seus admiradores quando, de forma responsável e séria, questionamentos são sugeridos, principalmente no tocante ao pretenso “milagre da hóstia” ???

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva



Exposição "Cariricaturas" na Urca, 17 à 19 de junho




COMUNICADO À IMPRENSA

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-CMDCA-CRATO-CE

O governo Municipal e a secretaria de ação social em parceria com o conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente de vCrato-ce-CMDCA informa a sociedade cratense a posse dos novos membros deste conselho eleitos no dia09/06/09 pelo mandato do biênio 2009-2011,que se realizará no dia 19 de junho de 2009 ás 11hs no pátio de Secretaria de Ação Social-CSU localizada na Av. Perimetral Dom Francisco s/n.

As entidades eleitas para representação da sociedade civil são:

APAE
PROJETO NIVA VIDA
PROJETO VERDE VIDA
PROJETO MENINO JESUS
SOAFAMC (Sociedade de Apoio à familia carente )

Crato-Ce,18/06/09

O petróleo é nosso
por *Valton de Miranda Leitão

O meu interesse pela Psicanálise sempre correu paralelamente ao envolvimento com a política. Quando o parlamento senatorial, por iniciativa de um senador cearense, resolve instalar uma CPI da Petrobrás, penso imediatamente no que se esconde nas entranhas da camada Pré-sal. A força do pensamento freudiano me ensinou a confiar desconfiando de todo moralismo religioso e político. Durante décadas Mr. Link disse que o Brasil não tinha petróleo com a autoridade que lhe conferia o diploma harvardiano de senhor das geologias profundas. Hoje, sabemos, contra as elucubrações cientificistas linkianas que o subsolo brasileiro possui uma das maiores camadas de petróleo do mundo. Ontem, se dizia que a globalização dos mercados seria o sacrossanto remédio que, juntamente com as santíssimas privatizações de todas as iniciativas empresariais, salvaria o mundo das mazelas da pobreza e da destruição da natureza planetária. De repente, o grande mote ideológico de economistas medalhados caiu por terra, fazendo enorme estrondo, levando o mundo intelectual e político a desconfiar da banca financeira e de todo o Sistema do Capital. O ataque às idéias universalizantes de respeito pelo semelhante e distribuição mais equitativa da riqueza mundial foi implacavelmente patrocinado pelos ideólogos da globalização. Freud disse que a humanidade sofreu três grandes ferimentos narcísicos: o primeiro, quando Copérnico afirmou que a Terra não era o centro do universo, o segundo quando Darwin disse que não descendíamos de Adão, mas do pequeno macaco pitecantropos erectus e o terceiro, quando a Psicanálise descobriu que não governávamos a nossa própria mente, porque dependíamos de motivações inconscientes. Agora, os teóricos do capital global, juntamente com seus patrões instalados no FMI estão feridos porque descobriram que o mundo não lhes foi destinado por Deus e que o poder econômico, político e militar, antes baseado nos EUA, agora se espalha entre China, Índia, África do Sul, Europa e Brasil. Os outrora orgulhosos senhores do mundo, algumas centenas de bilionários e alguns milhares de milionários, descobriram que existem milhões de seres humanos olhando com respeito para um cara genial, operário brasileiro, enquanto aguardam com grande expectativa as iniciativas de um negro com nome árabe-muçulmano transformado com extraordinária votação em presidente dos EUA. É demais para a “cultura branca de olhos azuis” que se imaginava aliada incondicional do deus do ouro, Plutão, pois, ferida na sua ilimitada vaidade,tenta recompor, depois da queda, seu sistema de poder no Brasil e no mundo. O ataque à Petrobrás, embora com fins eleitoreiros, com a instalação da tal CPI, está na mesma rota de desespero da burguesia mundial que patrocinou a sandice das privatizações desenfreadas. A estatal Petrobrás é considerada por revistas especializadas como uma das mais sérias empresas do mundo, ocupando o quarto lugar no ranking internacional. O respeitado engenheiro, petroleiro e político Eudoro Santana diz: “Se para o mundo a Petrobrás é um exemplo, para nós brasileiros é um patrimônio, é um orgulho nacional”. Mais abaixo no mesmo artigo: “É por isso que ela foi considerada a ‘Empresa dos Sonhos dos Jovens’ em pesquisa realizada pela ‘Cia de Talentos’”. Destarte, não deveria ser alvo da mesquinharia política, certamente prejudicial ao interesse nacional. Por outro lado, quando se pensa na mentalidade grupal e individual instalada no ninho PSDB–PFL (DEM) seria possível perguntar que lamacenta raiva e interesses movem tal zelo inesperado pelo patrimônio nacional! O patrimônio brasileiro que o governo FHC, como ninguém, soube macular, destroçar e destruir. É mister voltar ao lema “O Petróleo é Nosso!” que ajudou a constituir a Petrobrás, porque nisso está por extensão incluída a defesa do aço, da água, do etanol, da Amazônia, do oxigênio e do ambiente. O momento no mundo pertence as forças de esquerda que precisam se armar teórica e politicamente, atacando com vigor a mediocridade de toda e qualquer elite econômico-financeira.


*Dr. Valton Miranda é médico psicanalista e intelectual. Foi agraciado com a Medalha Boticário Ferreira, no último dia 10, na Câmara Municipal de Fortaleza.

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 18-06-2009


Imagens do Cariri e suas representações em debate no II Colóquio Imago, aberto ontem na URCA

Aberto na noite de ontem, na Universidade Regional do Cariri (URCA), o II Colóquio Imago. O evento tem como objetivo promover o debate entre pesquisadores, estudantes e produtores do universo representativo da arte. Imagens e representações da cultura no tempo e no espaço envolvem a temática do evento e fazem parte de um trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino (Imago), da URCA. Os novos olhares e perspectivas estéticas diferenciadas vão reunir artistas em duas exposições que serão realizadas no período de 17 a 19 de junho, na URCA. Dentro da programação está incluída a mostra de vídeo documental, com Olhares sobre o Cariri. O evento reunirá debates, exposições de artes visuais, apresentações e lançamentos de filmes, inclusive o recente lançado no Cariri, As Sete Almas Santas Vaqueiras, de Jackson Bantim. Uma das exposições reunirá trabalhos de 10 artistas da Associação dos Artesãos do Padre Cícero - Centro de Cultura Mestre Noza. A finalidade da exposição é evidenciar a concepção artística das obras dos escultores “populares”, que traçam visões plurais sobre a idéia de identidade cultural. São escultores que ora retratam a vida do povo nordestino, mas que também enveredam pelo caminho do erotismo, do humor e de temáticas contemporâneas. A segunda exposição reunirá trabalhos de treze artistas nas áreas de pintura, fotografia e escultura, sendo oito do Ceará, três do Pernambuco, um do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais. O II Colóquio Imago discutirá a relevância das diferentes linguagens visuais para a cultura no Cariri e no mundo, analisando-as como representações no tempo e no espaço.

Processo Seletivo tem continuidade hoje, com prova prática

Tem continuidade hoje, com aplicação de prova prática, no Campus do Pimenta, da Universidade Regional do Cariri (URCA), a segunda etapa de realização das provas para o Processo Seletivo da Instituição, destinado à contratação de Professor Substituto, com 59 vagas. A correção das provas didáticas aconteceu ontem e o resultado foi repassado para os participantes, que hoje e amanhã estarão já na etapa de finalização do Processo Seletivo. A participação de 123 docentes na banca examinadora é, em grande maioria, da URCA. No caso dos professores convidados, as avaliações estão restritas as disciplinas de Direito Internacional, que terá a participação do professor doutor da Unifor, Newton de Albuquerque, e de artes e teatro, destinadas ao Departamento de Artes. As provas serão iniciadas às 8 horas, mas o candidato deve chegar ao local de realização uma hora antes.

Disciplina de Pós-Graduação em Administração Hospitalar acontece no Hemoce

A Coordenação do Curso de Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde, comunica aos seus alunos que nos dias 19 e 20 de junho do corrente, a disciplina de "Gestão de Qualidade", se realizará no AUDITÓRIO do HEMOCE - CRATO (vizinho a URCA - Campus do Pimenta), em virtude da realização do Concurso para Professor Substituto.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br Elizangela Santos (88) 9915.3450
Crato, 18 de junho de 2009.

Recado para a Sra. Mônica Araripe

Solicito à Sra. Mônica Araripe que leia o seu e-mail. Enviei há poucos instantes um e-mail com informações relativas ao andamento das festas do São João Festeiro.

Obrigado,

Dihelson Mendonça

Secult realiza orientação para os Pontos de
Cultura na Assembleia Legislativa do Ceará




A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) por meio do Pontão de Cultura do Estado realizará na próxima terça-feira dia 23 de junho de 2009, de 8h às 16h, na Assembléia Legislativa do Ceará, uma orientação para a compra de equipamentos multimídias e outros, para os 100 Pontos de Cultura contemplados em 2008. Além disso, uma palestra falará sobre o programa Mais Cultura/ Cultura Viva e tirará duvidas ainda existentes.
Durante todo o dia a Secult reunirá seus técnicos financeiros, jurídicos e a coordenadora do Programa no Estado , Norma Paula Moreira, com o objetivo de capacitar os Pontos para melhor utilização dos recursos a serem destinados para esses projetos.
O Ceará está sendo pioneiro nessa capacitação em todo o Brasil e para Norma Paula (Coordenadora do Programa Pontos de Cultura-Secult), capacitar é extremamente importante e o principal papel da Rede de Pontos de Cultura é orientar os Gestores dos Pontos conveniados na gestão de seus projetos e dos recursos públicos. Dessa forma a SECULT contribui para a construção de uma gestão compartilhada e transformadora promovendo a autonomia, o protagonismo e empoderamento dos Pontos como é a filosofia do Programa Cultura Viva.

O programa Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva do MinC. Nele, iniciativas da sociedade civil firmam convênio de colaboração com o Governo e tornam-se Ponto de Cultura recebendo o recurso de 180 mil reais em 3 anos. Sua responsabilidade é articular e impulsionar as ações culturais que já existem nas comunidades. Atualmente, existem mais de 1000 Pontos de Cultura espalhados pelo país e, diante do desenvolvimento do Programa, o MinC decidiu criar mecanismos de articulação entre os diversos Pontos, as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura.

Serviço:
I Reunião dos Pontos de Cultura Estaduais
Local: Assembléia Legislativa do Ceará
Dia: 23 de junho de 2009
Horário: 8 às 16h
Mais informações: 3101.6742


Jornalistas responsáveis:
Bianca Felippsen – 87468660( Cel. Temporário) e Juliana Lopes -86256728

Desenvolvimento para o Cariri - Petróleo no Cariri

VÍDEO: Secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo fala sobre o "São João Festeiro"

A fim de evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, recomendamos que pause o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Site ( canto superior direito ).




Produção: Dihelson Mendonça

Supremo derruba exigência do diploma para jornalistas


"A questão chega a ser simplória. É mais do que necessário preservar a liberdade de expressão. O estudo não é dispensável, mas exigir diploma de curso superior (e específico em jornalismo) seria dizer que tais pessoas têm uma liberdade de expressão mais ampla que os demais cidadãos. Me surpreende os jornalistas que lutam tanto contra a censura, exigir que os demais sejam censurados. Demais disso, as melhores colunas e artigos de jornais são aqueles redigidos por especialistas na matéria objeto do artigo, e não por jornalistas. Parabéns ao STF por confirmar uma decisão absolutamente previsível. " Comentário de leitor.

Por 8 a 1, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou hoje a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Só o ministro Marco Aurélio Mello votou pela manutenção do diploma. O primeiro a votar foi o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, relator do caso. Mendes defendeu a extinção da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Na avaliação do presidente do STF, o decreto-lei 972/69, que estabelece que o diploma é necessário para o exercício da profissão de jornalista, não atende aos critérios da Constituição de 1988 para a regulamentação de profissões.

Mendes disse que o diploma para a profissão de jornalista não garante que não haverá danos irreparáveis ou prejudicar direitos alheios.

"Quando uma noticia não é verídica ela não será evitada pela exigência de que os jornalistas frequentem um curso de formação. É diferente de um motorista que coloca em risco a coletividade. A profissão de jornalista não oferece perigo de dano à coletividade tais como medicina, engenharia, advocacia nesse sentido por não implicar tais riscos não poderia exigir um diploma para exercer a profissão. Não há razão para se acreditar que a exigência do diploma seja a forma mais adequada para evitar o exercício abusivo da profissão", disse. O voto de Mendes foi seguido pelos ministros Carmen Lucia, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso Mello. "Esse decreto é mais um entulho do autoritarismo da ditadura militar que pretendia controlar as informações e afastar da redação dos veículos os intelectuais e pensadores que trabalhavam de forma isenta", disse Lewandowski. Os ministros do STF aceitaram o recurso interposto pelo Sertesp (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo) e Ministério Público Federal contra a obrigatoriedade do diploma. Em novembro de 2006, o ministro Gilmar Mendes, relator do caso, havia decidido liminarmente pela garantia do exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão independentemente de registro no Ministério do Trabalho ou de diploma de curso superior na área. Hoje, o plenário confirmou a decisão.

Argumentos

A advogada do Sertesp, Tais Gasparian, argumentou aos ministros que a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo é inconstitucional porque a Constituição de 1988 garante a liberdade de expressão e do livre pensamento. Ela disse ainda que a profissão de jornalista não depende de conhecimentos técnicos.

"A profissão não depende de um conhecimento técnico específico. A profissão de jornalista é desprovida de técnicas. É uma profissão intelectual ligada ao ramo do conhecimento humano, ligado ao domínio da linguagem, procedimentos vastos do campo do conhecimento humano, como o compromisso com a informação, a curiosidade. A obtenção dessas medidas não ocorre nos bancos de uma faculdade de jornalismo."

A advogada afirmou ainda que em outros países, como Estados Unidos, França Itália e Alemanha, não há a exigência do diploma. "Nos EUA, a maioria esmagadora dos jornalistas é formada em escola, mas nem por isso se obriga a exigência de diploma", afirmou. Já o advogado da Fenaj, João Roberto Fontes, saiu em defesa do diploma. Ele disse que há a necessidade do diploma para garantir a boa prática do jornalismo. "A exigência do diploma não impede ninguém de escrever em jornal. Não é exigido diploma para escrever em jornal, mas para exercer em período integral a profissão de jornalista. O jornalismo já foi chamado de quarto Poder da República. Será que não é necessário o conhecimento específico para ter poder desta envergadura? Um artigo escrito por um inepto poderá ter um efeito devastador e transformar leitores em vítimas da má informação", afirmou. O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, por sua vez, disse que a obrigatoriedade do diploma pode prejudicar a informação do leitor.

"Não se pode fechar os olhos para o fato de que jornalismo é uma atividade multidisciplinar e que muitas notícias e artigos são prejudicados porque são produzidos apenas por um jornalista especialista em ser jornalista, sendo que em muitos casos essa informação poderia ter sido produzida por um jornalista com outras formações, com formação específica em medicina, em botânica, com grande formação acadêmica, mas que não pode exercer o jornalismo porque não tem diploma. Não se pode desprezar esse contexto", disse.

Lei de Imprensa

No final de abril, o Supremo decidiu revogar a Lei de Imprensa, criada no regime militar. Com isso, os jornalistas e os meios de comunicação serão processados e julgados com base nos artigos da Constituição Federal e dos Códigos Civil e Penal.

Nos crimes contra a honra --calúnia, injúria e difamação--, o julgamento será feito com base no Código Penal, que tem punição mais branda que a Lei de Imprensa. Já os pedidos de indenização por danos morais e materiais serão julgados com base no Código Civil.

O direito de resposta, segundo o ministro do STF Menezes de Direito, não precisa de regulação pois já está previsto na Constituição, em seu artigo 5.

Já o presidente do STF, Gilmar Mendes, defendeu uma norma específica para tratar do direito de resposta. 'Não basta que a resposta seja no mesmo tempo, mas isso tem que ser normatizado. Vamos criar um vácuo? Esse é o único instrumento de defesa do cidadão.'

Sem essa norma específica, os juízes decidirão sobre o direito à resposta, seu tamanho e forma de publicação.

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília


Milhares de pessoas se divertem aos festejos do "CRATO SÃO JOÃO FESTEIRO"



"É gente até aonde a vista alcança!"


Aqui estão algumas das fotos que eu tirei ontem, quarta-feira no Largo da Rffsa, em Crato, no Centro cultural do Araripe. De 14 a 21 deste mês está sendo comemorada a semana do Município, com muitas atrações, shows, comidas típicas e muita animação. Promovido pela Secretaria de Cultura do município, em parceria com entidades como o Centro Cultural Banco do Nordeste, o "Crato São João Festeiro" tem sido dia após dia, a consolidação de um projeto de revitalização das festas juninas em Crato. E pelo visto, bem sucedido...

Fotos em Alta resolução para divulgação em Jornais podem ser encontrados no endereço abaixo:

sao joao festeiro




Crato - São João Festeiro

Shows artísticos...

Crato - São João Festeiro

Muita gente se divertindo...

Crato - São João Festeiro

Alegria...

Crato - São João Festeiro

Acima: O cantor Flávio Leandro fez um show do autêntico Forró Nordestino

Crato - São João Festeiro

Vamos pular essa parte...

Crato - São João Festeiro


Crato - São João Festeiro

Acima: A decoração muito bem realizada dos festejos...

Crato - São João Festeiro

Acima: Flávio Leandro novamente, com a Cultura verdadeira !

Crato - São João Festeiro

Crato - São João Festeiro

E aqui está a nossa amiga Rosana, da Rádio Princesa FM ( ao centro ), com o Cantor Flávio Leandro.

Crato - São João Festeiro

Gente linda à vista...

Crato - São João Festeiro


Crato - São João Festeiro


Crato - São João Festeiro


Crato - São João Festeiro

Namorando...e a sanfona não parou, e o forró continuou...

Fotos: Dihelson Mendonça
Contatos para fotografia com qualidade profissional: blogdocrato@hotmail.com ou tel: 088-3523-2272

Crato comemora Semana do Município com muita Festa!



Crato São João Festeiro promove noites de muita animação

O Crato está em Festa! De 14 a 21 deste mês está sendo realizada em Crato, a semana do município. A cidade, que completa 245 anos, promove até o próximo domingo, comemorações cívicas, inaugurações, homenagens, provas esportivas, celebrações religiosas, comidas típicas, apresentação de quadrilhas, cidade cenográfica e exposição de artesanato, além de shows artísticos. As comemorações integram todas as secretarias e órgãos da administração municipal. Até o próximo domingo o Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA contará com muitas atrações, que revitalizam as festas juninas na cidade do Crato. A secretária de cultura, Danielle Esmeraldo declarou em entrevista, que é objetivo da administração, a equiparação dos festejos juninos do Crato a outras grandes cidades do Nordeste, a exemplo do São João de Campina Grande e Caruaru, mas privilegiando os artistas da nossa região e que fazem a cultura verdadeira.

Hoje, quinta-feira, no São João festeiro do Crato, as atrações serão:

Às 19 horas - Show do cantor Ferreirinha
Às 21 horas – Show do Cantor João do Crato,
Às 23 horas - Ítalo e Reno e show da banda Cacau com Mel.

Amanhã haverá o cortejo de quadrilhas rumo a "Expo São João" no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, com shows da banda Pisa na Fulô e de Oswaldinho do Exu.

CRAS e ProJovem do alto da penha realizam festejos juninos

O Governo Municipal do Crato através da Secretaria de Ação Social em parceria com O Centro de Referencia em Assistência Social CRAS e ProJovem Adolescente do bairro Alto da Penha convidam a comunidade para as festividades juninas que serão realizadas amanhã, as 17 horas na sede do referido CRAS.

Crato comemora a semana do município

A cidade que completa 245 anos realiza até o próximo dia 21 comemorações cívicas, inaugurações, homenagens, provas esportivas, celebrações religiosas e shows artísticos. Hoje, a partir das 8 horas, na Quadra Bi Centenário serão entregues diplomas a alunos que participaram de diversos cursos, as 15 horas será feita a entrega das camisas dos participantes do ProJovem, também na Quadra Bi Centenário. As 19 horas será inaugurada a Praça Sergio Ricardo Solano Feitosa , no bairro Mirandão, e em seguida serão realizadas apresentações artísticas.

Crato será sede da Conferência Intermunicipal de Educação

Um grande encontro de educadores será realizado no Cariri, com a Conferência Intermunicipal de Educação. O evento será em Crato, e envolverá a participação do município sede do evento, além de Assaré, Araripe, Altaneira e Nova Olinda. A Secretaria de Educação de cada município está responsável pela mobilização de seus representantes para a Conferência. A Secretaria de Educação do Crato está enviando ofício às diversas instâncias representativas, no intuito de reunir um bom quorum para o município cratense. Segundo o secretário, Valentim Dantas, a participação das instituições na Conferência é de suma relevância para construção de políticas públicas. Ele afirma que essas resoluções efetivam melhorias na qualidade da educação do País.


Organização do I Encontro de Saúde Pública Veterinária do Ceará faz reserva de participantes

Será aberto, às 13 horas do dia 25 de junho, o I Encontro de Saúde Pública Veterinária do Ceará, com dois dias de duração. O diretor técnico do Centro de Zoonoses do Crato, Eldon Linhares, afirma que estão sendo feitas reservas de participantes no Centro de Zoonoses e no dia do evento serão efetivadas as inscrições. O encontro será uma oportunidade de discussão de temas atuais, a exemplo das doenças emergentes que estão acontecendo em todo o mundo, inclusive na região. A realização do evento, que comemora os 15 anos do Centro de Zoonoses do Cariri, será no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, antiga Escola Agrotécnica. Mais informações no Centro de Zoonoses, em horário comercial, na Avenida Thomaz Osterne, s/n, no bairro São Miguel. Telefone: (88) 3521.2698.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31