xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/06/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 junho 2009

"Cinema Falado" - Uma brincadeira ( cinema x música) para o meus amigos - Por : Socorro Moreira.


Sou ligada nos casamentos : Música x Cinema.Moon River x Bonequinha de Luxo ;
La vie en rose x Sabrina ;
Suplício de uma saudade x Love is a many splendored thing ;
Melodia Imortal x Aquarela do Brasil....
Vou parar pra não amanhecer o dia desarrumando essa gaveta.
Vou dormir e sonhar com a Flauta Mágica e o Mágico de Oz...
Qualquer coisa , a Laranja Mecânica me acorda, ou o Dólar Furado , quebrará a vidraça da minha " janela indiscreta.
"Quero um sonho com o "Anônimo Veneziano", chegando no aeroporto das minhas noites .
Daí dançaremos "O ùltimo tango em Paris", e ele sentirá o meu "Perfume de Mulher".
Amanhã será outro dia... Colherei na imaginação "Os Girassois da Rússia" e direi: "Bom dia Tristeza",resolvi dizer "Adeus às armas", antes do "último pôr-do-sol... ".
O Poderoso Chefão me destinou um " anjo azul" como "Guarda Costas"!
Vamos perder "O Baile" ?
Vamos encarar o "Divã" da nossa casa ?
"E o vento levou " nosso juízo ?
Isso não significa dizer que temos alguma "Psicose".
Temos "mentes brilhantes" , e o nosso coração é uma "lagoa azul".
" Tarde Demais para esquecer " o compromisso com as amizades.
No "Across the universe" , cantaremos juntos.
Ghost está "em algum lugar do passado"...ou "de volta para o futuro" ?
"Quando setembro vier" a gente faz outra festa, nem que seja no Empire Street , dependendo da "Sintonia de amor"....
Essas trilhas sonoras levam-me a umas "Férias de Amor", em "Roma de Fellini", em "Chicago", ou no sertão de "Corisco", com direito ao " diário de uma paixão"....
Não falo de "Amores clandestinos". Falo de uma "volta ao mundo em 80 dias".
"La dolce vita..." é um "Pecado de amor".
- "Sonhos de uma noite de verão" com "música e lágrimas " de alegrias !
Cadê " o pianista" para acompanhar essas lembranças musicais ?
Se ele estiver por aí , mandarei uma "Carruagem de fogo" buscá-lo.
- Não será necessário ...Sinto "o perfume " "volver " por aqui - " a insustentável leveza do ser", "até o último alento".
"Dançando na chuva", ou num "Bonde chamado desejo"?
Uma parada na "Esquina do Pecado", para fotografar "Irma la dulce", "Lolita",uma "gata em teto de zinco quente", e descobrir "o segredo da borboleta".
Ah, "Se meu apartamento falasse.." !
"O homem que sabia demais" não estaria "Perdido na Noite", e viveria o "Blue Velvet" da madrugada... Porque "Suave é a Noite", e uma "Pantera cor-de-rosa" , "Dança com Lobos", "quando a noite cai", e acendem-se as "luzes da cidade ".
"Assim caminha a humanidade... Como "pássaros feridos" , ou "um estranho no ninho" , a um passo da eternidade".

"Smile", e o "Beijo da mulher aranha" ( antes, a "Bela da tarde") para "o leitor" !

*P.S.Quando observarem um "eclipse" , cuidado ! Pode ser o "apocalípse" ou apenas "retratos da vida! , no painel dos "sonhos" .

(Socorro Moreira )

Escola Dom Quintino -1ª Escola Pública do Interior Cearense

A EEF Dom Quintino, escola fundada em 22 de abril de 1922, teve em seu quadro de alunos, pessoas ilustres da cidade do Crato. Para homenagear estas pessoas, a professora historiadora Eliane Fulgêncio está trabalhando na elaboração de um livro de memórias. Será publicado uma coletânea de depoimentos de ex-alunos, ex-diretores e ex-professores , bem como vídeos e depoimentos dos alunos, funcionários e professores do seu quadro atual. Aguardem!
Já conta com um livro publicado no site do educarede, sobre os museus do Crato. Sendo premiada por este trabalho, pela CREDE 18.

Vale ressaltar que a Escola tem uma relação estreita com a sua comunidade, por desenvolver bem a sua função social. Abrindo as portas para a comunidade nos finais de semana, para a realização dos mais diversos eventos ( batizados, casamentos, encontros religiosos, concursos, etc).
Conheça mais a nossa escola através do seu blog: www.escoladomquintino.blogspot.com .

Maria Otilia - Diretora Geral

Crato: Semana do Município acontece com muita festa e Inaugurações

O Crato está em festa, de 14 a 21 - Semana do Município. Participe !

O Crato está em Festa! De 14 a 21 deste mês está sendo realizada em Crato, a semana do município. A cidade, que completa 245 anos, promove até o próximo domingo, comemorações cívicas, inaugurações, homenagens, provas esportivas, celebrações religiosas e shows artísticos, e que integram todas as secretarias e órgãos da administração municipal. Hoje, dia 17, o prefeito Samuel Arripe participará da solenidade de abertura das unidades produtivas dos Pólos Muriti, as 8 horas e no CRAS do bairro Gisélia Pinheiro (Batateira), as 10 horas. Às 19 horas será inaugurada a Praça do Bairro Mutirão, e em seguida serão realizadas apresentações artísticas. Amanhã, quinta-feira, as 8 horas, na Quadra Bicentenário, serão entregues diplomas a alunos que participaram de diversos cursos; Às 15 horas, será feita a entrega das camisas dos participantes do ProJovem, também na Quadra Bi Centenário. As 19 horas será inaugurada a Praça Sergio Ricardo Solano Feitosa, no bairro Mirandão, e em seguida haverá apresentações artísticas. É muito importante a participação de toda a comunidade cratense nas festividades dos 245 anos da nossa cidade!


Dsc_0284


Dsc_0274


Dsc_0285


Dsc_0319

Fotos: Wilson Bernardo
Texto: Assessoria de Imprensa - PMC

Curiosidades - Barack Obama mata mosca em plena entrevista !

Em cima da Mosca...

Uma mosca chata, daquelas que ninguém aguenta, se intrometeu exatamente na hora de uma entrevista concedida pelo Presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que tentou se livrar de diversas formas. Não conseguindo, não teve dúvidas. Fez pontaria e acertou a "danada"...
Após cometer esse assassinato, Obama falou durante a entrevista: “Não foi impressionante isso? Matei o bicho. Quer filmar? Está bem ali”, apontou.

Veja o vídeo:





Fonte: g1

CRATO: Semana do Município Continua com Força Total !



Governo do Crato convida a comunidade para participar do São João Festeiro

A Prefeitura Municipal do Crato e parceiros como o Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri e SESC Crato, estão promovendo o Crato São João Festeiro. Desde o ultimo domingo até o próximo dia 21, o Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA contará com muitas atrações para que as festividades juninas cratenses sejam muito animadas. Hoje, as atrações serão: às 19 horas, Silvio e Marcos , 21 horas – Ermano Morais, 23 horas, Flavio Leandro e Forró Moral. Participe dessa festa, que traz também comidas típicas, apresentação de quadrilhas, cidade cenográfica e exposição de artesanato.

Crato concretiza ações na semana do município

Está sendo realizada em Crato a semana do município. A cidade que completa 245 anos, promove até o próximo dia 21 comemorações cívicas, inaugurações, homenagens, provas esportivas, celebrações religiosas e shows artísticos.

Hoje, dia 17, o prefeito participará da solenidade de abertura das unidades produtivas dos Pólos Muriti, as 8 horas e no CRAS do bairro Gisélia Pinheiro (Batateira), as 10 horas. Às 19 horas será inaugurada a Praça do Bairro Mutirão, e em seguida serão realizadas apresentações artísticas. Amanhã, as 8 horas, na Quadra Bi Centenário serão entregues diplomas a alunos que participaram de diversos cursos, as 15 horas será feita a entrega das camisas dos participantes do ProJovem, também na Quadra Bi Centenário. As 19 horas será inaugurada a Praça Sergio Ricardo Solano Feitosa , no bairro Mirandão, e em seguida haverá apresentações artísticas. É muito importante a participação de toda a comunidade cratense nessas festividades dos 245 anos do Crato.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Crato é Contemplado com o Caminhão da Sorte pela Caixa Econômica Federal

Caminhão da Sorte virá ao Crato durante a ExpoCrato.

A cidade do Crato, mais uma vez está de parabéns. Por iniciativa do Sr. Geraldo Pinheiro, presidente da CDL( Câmara de Dirigentes Lojistas de Crato ), que solicitou há alguns meses uma carta com razões muito significativas para tornar realidade a vinda do chamado "Caminhão da Sorte" para a cidade do Crato, por ocasião da ExpoCrato, temos a satisfação de anunciar em primeira mão, a rsposta positiva da Caixa Econômica federal. O "Caminhão da Sorte" é um veículo que circula pelo Brasil inteiro e aonde são realizados diversos sorteios da Lotofácil, Quina, Mega Sena, etc. O caminhão viaja com todo um aparato moderníssimo para transmissão por TV via satélite, e os sorteios são televisionados ao vivo para todo o Brasil. Portanto, os sorteios se darão dentro da ExpoCrato neste ano, e serão transmitidos flashes e imagens da festa e da cidade.

A iniciativa do Presidente da CDL Geraldo Pinheiro, com certeza, veio para abrilhantar mais a Expocrato deste ano que ao que tudo indica, terá público recorde. Basta mencionar que o referido caminhão da sorte só veio ao ceará uma única vez em sua história, e esta será a segunda, e para a cidade de Crato.

Parabéns ao Geraldo Pinheiro, e a todos da CDL envolvidos nesta empreitada, que com certeza, abrilhantará ainda mais, a principal festa da cidade, mostrando-a para o mundo através dos diversos canais de televisão.

Abaixo, o documento oficial recebido pela CDL Crato, contendo a resposta da Caixa Econômica Federal:

carta de volta cdl01


Por: Dihelson Mendonça

Material enviado por Geraldo Pinheiro - Presidente da CDL Crato.

O Museu do Crato - Por: Aglézio de Brito

Certa feita, nos idos do ano de 1983, o então Prefeito Municipal do Crato, descompromissado com o patrimônio histórico da nossa cidade, até porque seu Q.I. não discernia o valor e a importância do nosso acervo cultural, retrucou para um seu secretário que lhe cobrava a restauração do Museu Vicente Leite: “O melhor que a ser feito é passar um trator ali e acabar com aquele prédio velho”. A essas alturas a Rua Dr. Miguel Limaverde, no perímetro entre a Praça Siqueira Campos e a Praça da Sé, já tinha sido destruída pela violência implacável das máquinas e pela sanha perversa da ignorância do mau administrador público. Casas históricas, algumas ainda ostentando revestimento de azulejo português do tempo do Império, transformaram-se em escombros removidos para os aterros sanitários e desapareceram na inexorabilidade do tempo. Um crime até hoje sem punição, precluso pelo indiferentismo do povo e pela inoperância do Ministério Público da época.

Sobre essa matéria, há algum tempo, no Jornal do Cariri, o historiador cratense, Armando Lopes Rafael, já denunciava: “A atual Praça da Sé era emoldurada por mansões art nouveau. O quarteirão da rua Miguel Limaverde (criminosamente destruído no início da década 80) tinha casarões de azulejos portugueses nas fachadas... (...) Muita coisa bonita foi irremediavelmente destruída. Cuidemos de preservar o que ainda resta, pois os vândalos, sedentos em exterminar nossa memória arquitetônica, teimam em <> prédios antigos, transformando-os nas <> que vemos por aí...

E nesse passo deletério já se foram, também, o Crato Clube, o Edifício Filgueiras Teles (Grande Hotel) e tantos outros prédios históricos do Crato. Sobrevivem, ainda, os prédios do Bar Ideal, na Rua Santos Dumont, com algumas malvadas dilacerações; do Colégio Santa Tereza, na Rua Dom Quintino; o prédio onde foi condenado ao fuzilamento o monarquista cratense Pinto Madeira; a casa, no Bairro Batateiras, onde viveu, por algum tempo, o pintor Vicente Leite, de renome nacional; o Edifício Coronel Antônio Luiz, nas Rua Dr. João Pessoa com Bárbara de Alencar, onde viveu o Coronel Antônio Luis Alves Pequeno, comandante da chamada revolução do Crato , em 1904, tendo sido Prefeito desta cidade por duas vezes, nos anos de 1904 e 1925; e o prédio do Museu Vicente Leite, na Rua Senador Pompeu com a Praça da Sé, tópico frasal deste artigo.

Esse prédio histórico, onde há algumas décadas se encontra o Museu, já abrigou a Prefeitura do Crato, a Câmara Municipal, o Fórum e Cadeia Pública. Ali aconteceu o hilariante incidente político conhecido como a “Lei Chico de Brito”.

Hoje, sob a profícua supervisão do Dr. George Macário de Brito, o prédio do Museu Vicente Leite está passando por uma substancial restauração, sem prejuízo da sua parte histórico-arquitetônica.

O atual Prefeito do Crato, Dr. Samuel Vilar de Alencar Araripe, no momento em que capitaneou a restauração do prédio do Museu Vicente Leite, deu o primeiro e timoneiro passo na defesa da preservação do patrimônio histórico cultural da nossa cidade. Espera-se que essa cruzada bendita de sensibilidade para com os valores das nossas instituições continue na defesa renhida da preservação do que restou dos nossos prédios históricos.

E não se interprete este elogio ao nosso administrador público maior, como o puxasaquismo de uns tantos que se acercam do Prefeito somente para lisonjeá-lo servilmente, na busca de satisfação de interesses pessoais e pouco preocupados com o bem-estar na nossa comuna.

O articulista político tem o dever de elogiar o gestor público diante das suas boas ações a prol da comunidade, mas, também, tem a obrigação de criticá-lo nos seus desvios da boa conduta pública.

Dentro dessa filosofia, acrescento uma das brilhantes postagens de Dihelson Mendonça, no Blog do Crato: “O verdadeiro amigo não é somente o que te elogia. Pelo contrário, os babões te elogiam para extrair mais ainda. Os grandes amigos te criticam, para que não caias no precipício”.

Por: Dr. Aglézio de Brito - Advogado

Nota no Blog do Crato:

Prezado Aglézio, fiquei muito surprêso e contente ao ler que você colocou uma das minhas frases no seu belo texto sobre o Museu. Vindo da sua parte, que valoriza tanto os escritos, e é um grande intelectual, criterioso o bastante para apenas postar o que é realmente necessário e construtivo à sociedade, eu não poderia ter ficado mais feliz com isso, que é melhor que uma medalha de honra ao mérito.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 17-06-2009

Provas do Processo Seletivo da URCA serão aplicadas às 8 horas

As provas para Processo Seletivo da Universidade Regional do Cariri (URCA) serão iniciadas hoje, no Campus do Pimenta, em Crato. Estão sendo ofertadas 59 vagas para os professores de diversos departamentos. Concorrem às vagas 374 inscritos no processo. O Pró-Reitor de Ensino e Graduação da URCA, João Luis do Nascimento Mota, informa que os concorrentes devem chegar ao local das provas com uma hora de antecedência ao início do processo, marcado para as 8 horas até as 12 horas. 123 professores vão compor a banca examinadora. Alguns docentes pertencem aos quadros da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Segundo Mota, a contração dos docentes aprovados acontece ainda no mês de julho. Nesta quinta e sexta-feira serão realizadas as provas de conhecimento prático, para os aprovados na primeira etapa do Processo Seletivo.

Missa de um ano de falecimento de Violeta Arraes

A família da ex-reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, convida a todos os que compõem o quadro de servidores da Instituição e docentes, a se fazerem presentes à missa de um ano de falecimento de Dona Violeta. A celebração acontece às 18h30, na Igreja São Vicente, em Crato.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br Elizangela Santos (88) 9915.3450
Crato, 17 de junho de 2009.

CRÔNICA - A liberdade vem pela pluralidade da palavra - Por: Elizângela Santos

A Pluralidade dos meios e o exercício do Jornalismo


Liberdade de expressão no jornalismo é e o pleno exercício da democracia social. É vez e voz às massas. Aos que anos atrás não tinham o direito de expor a sua realidade. Hoje é bem diferente... Por esse viés acho mais lógico se pensar na liberdade de expressão. Jornalismo não se faz apenas com uma fonte, é uma interpretação dos fatos, em sua pluralidade e visão democrática.

Pensar jornalismo é diferente de agir em prol de uma fonte apenas, como acontece com as assessorias de imprensa. Pensar e fazer jornalismo é algo bem mais amplo, não tão simplório quanto parece. Quando chega ao simples, temos de saber que algo aconteceu, que algo foi minuciosamente trabalhado.

O jornalismo é o pensar das massas ordenado em palavras, em que insere um leque de opiniões. Não são simples textos expositivos de opiniões, não são simples crônicas, não são formas exclamativas, aberrações da linguagem. É preciso ir mais além, é preciso conhecer a psicologia das massas, é necessário perceber as formas de linguagem de cada veículo de comunicação.

Precisamos consentir um mundo plural de linguagens, e para mim, quanto mais amplo melhor. Não me restrinjo a discutir o futuro da informação seja em que veículo for. O mais importante é que ele chegue a atingir a sua finalidade, dentro dos princípios éticos do jornalismo, que é de dar voz aos que não têm, de dar oportunidade de chegar aos que não têm acesso ainda. Vivemos em um país de quase 180 milhões de habitantes, em que cerca de 45 milhões têm acesso à Internet, segundo pesquisas recentes. Caminhamos muito bem em termos de América Latina, mas temos muito o que caminhar ainda.

Que as mídias se diversifiquem e sobrevivam.
Se me perguntarem se sou a favor do fim do jornal impresso, repondo: Ecologicamente, sim. Trilhões de árvores serão preservadas. O lado ruim é que alguns milhares de empregos deixam de existir nas gráficas e rotativas dos jornais. Intelectualmente, não. Vejo que a mídia digital tem que passar anos luz para acompanhar o amadurecimento da mídia impressa, com sua linguagem ainda em processo de adequação, inclusive ética. Não podemos confundir ética com democracia. Os saberes se misturam, as pessoas assumem posições que dão uma mescla confusa no conhecimento que anda tão 'almanaqueado', sendo um retrato dos analfabetos funcionais midiáticos. Precisamos urgente repensar as múltiplas linguagens e o que realmente podemos prover delas, no afã de podermos preservar o que nos resta de melhor, o bom pensamento e a boa execução do conhecimento. Afinal, em tempos digitais, podemos ser humanos sem sermos autômatos. E que assim seja.

Elizangela Santos
Jornalista

É só lembrar que a identidade do repórter – seja ele do meio impresso, eletrônico ou digital – vai muito além da mera divulgação dos fatos: o fazer jornalístico passa pela questão da autoria da reportagem, ou seja, pela capacidade de criar narrativas que articulam os significados da realidade vocalizados por fontes diversas. O papel intransferível do jornalismo se consagra quando os profissionais são capazes de apurar informações, muitas vezes ocultadas, colher interpretações e só então compor a reportagem digna da autoria."

O fato é que, diante da possibilidade que a internet oferece de comunicação imediata entre a "fonte" e o "público", o próprio processo de criação no jornalismo está se transformando. A postura adotada pela Petrobras atinge diretamente o modus operandi do jornalismo e isso é problema nosso (dos jornalistas), não da Petrobras. Da mesma forma, a relação entre jornalistas e assessores de imprensa deveria ser melhor esclarecida. A mistura entre os dois ofícios faz com que se espere de ambos posturas éticas idênticas similares, o que é impossível. De nada adianta apelar para argumentos estapafúrdios – como o conceito de que a fonte deve sigilo ao entrevistador – ou acusar a empresa de ameaçar a liberdade de imprensa. Se esta mudança de postura vai gerar situações constrangedoras e inesperadas, cabe ao jornalismo encontrar novas fórmulas de atuação.

Por: Elizângela Santos
Jornalista, Repórter dos Jornais Diário do Nordeste e Chapada do Araripe.



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30