xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/06/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 junho 2009

Para dar uma refrescada no Domingo - Por: Dr. valdetário Siebra

Somente para dar uma aliviada no corre-corre da semana e também pra homenagear o nosso amigo A. Morais, estou postando esta história que parece piada, mas podem acreditar, é pura verdade.

FALTANDO ALGO.

Meu primeiro emprego como médico foi numa cidadezinha do interior do Ceará. O prefeito, um senhor semi-analfabeto, estava feliz da vida por haver recebido do governador do estado todos os equipamentos necessários para montar o Laboratório do recém-inaugurado Hospital Municipal. No dia marcado para o recebimento/conferência dos equipamentos para o citado laboratório o prefeito resolveu chamar as principais personalidades locais para uma apresentação do maquinário. E lá estavam o padre, o gerente do posto bancário, o delegado, o juiz, o presidente da Câmara Municipal e todos os outros vereadores que, obviamente, formam a base do governo, a secretária de saúde, um representante do governo estadual, um técnico para fazer a montagem
dos aparelhos, e o médico, que não por coincidência, era este que vos fala. A festa corria solta quando de repente o Técnico chega e diz: - Pronto “seu” prefeito, ta tudo aí, só ta faltando mesmo o Bioquímico. É quando o velho prefeito sai com esta pérola:

- O governador disse que ia mandar tudo. Num deve ta faltando nada.

Pode procurar direitinho que ele deve estar dentro dessas caixas.

Por: valdetário Siebra
Foto: Sorriso Canino - Site: www.baixaki.com.br

Veja hoje no Jornal CHAPADA DO ARARIPE...

chapada 13-06-2009


Chrystian Marques apresenta sugestões e Críticas à restauração do Museu Vicente Leite

O Museu de Arte Vicente Leite agora deve ser mais do que tudo alvo de nossas críticas construtivas como ele está sendo agora refeito. O momento agora é que olhos atentos e corações sensíveis possam estar ligados ao fato de que o museu Vicente Leite é digno de ser um Museu, como um que abriga um importante acervo de grandes artistas, incluindo entre eles a pintora Sinhá Damora, Bruno Pedrosa, o pintor Pedro Américo. A sua estrutura na verdade é um patrimônio da nossa região, do Ceará. Um investimento em sua restauração portanto não é simplesmente apenas colocar novas vigas, um novo teto, uma nova camada de pintura, mas uma obra completa para abrigar os trabalhos artísticos que estão sendo restaurados pela Edilma Rocha, porque seria inútil ter que restaurar todo o museu, e ainda mais se esquecer que um museu de fato deve ser extremamente capacitado para oferecer iluminação adequada as obras, entrada de ar adequada, catalogação atualizada, suportes adequados para as esculturas, expositores restaurados, vigilância tanto humana como tecnológica. Como cratense e artista plástico, eu reivindico como direito e como cidadão, o esforço nesse sentido de serem contratados profissionais na área de centros culturais, para assinarem sua posição sobre um espaço permanente e provisório de arte que é um lugar que ofereça qualidade em sua organização física e humana.

Outra sugestão que apresento é que se façam reuniões com os artistas plásticos do Crato, os que atuam permanentemente na área, para se debater os rumos das exposições temporárias. O Museu, digo novamente, pois venho sendo um dos que lutam para que o importante museu do Crato, não pode ser um espaço de depósito. A falta de apoio não pode ser mais a ignorância constante. Ele deve ser uma instituição como um organismo vivo com fluxo e refluxo de projetos para estar constantemente revitalizado no cenário artístico da região refletindo sua história como museu de arte moderna e contemporânea. O Museu como se sabe é um local muito visitado por todas as idades. O Crato tem um grande potencial para idealizar e realizar grandes projetos que condizem com sua marca maior que é a cidade da Cultura. Chega desse tipo de fazer as coisas de qualquer jeito.De arranjar-se as coisas para preencherem espaço. Há excelentes profissionais museólogos no Ceará que colocariam o rumo do Museu de Arte Vicente Leite no rumo certo que um museu de arte deve ser. As artes visuais e os artistas do Crato são tratados com desprezo. Resumidamente e direto, vamos olhar o museu com mais interesse, o interesse que é possível para a cidade do Crato.

Chrystian Marques
www.artesvisuaiscariri.blogspot.com

Restauração do Museu de Arte Vicente Leite - Por Edilma Rocha




Os trabalhos de restauração das telas a óleo pertencentes ao Museu de Arte Vicente Leite, foram iniciadas em janeiro deste ano. O primeiro procedimento foi fazer um levantamento minuncioso de todos os danos e extragos neles existentes. Com o passar do tempo e a falta de limpeza especifica, se acumularam camadas de poeira, fuligem de asfalto, e residuos causados por insetos, respingos de tinta latex, além de um grave resecamento de calor e marcas de goteiras. Estes dois últimos, responsáveis por um processo de deteriorização, marcado por rachaduras na superficie da tinta em cinco estagios diferentes, denominado craquelê, que chegam a desprender-se da tela. Alguns apresentavam furos e rasgos na lona, como tambem decomposição do tecido. Os suportes de madeira com perfurações causadas por pregos e parafusos importunos, como tambem desgastes por cupins e um variado tipo de insetos residentes . As molduras, muitas sem conserto até pela má qualidade e as classicas pintadas grosseiramente com tinta latex na côr branca. Os trabalhos a òleo perfazem um total de cinquenta e oito peças, nas dimensões que variam de 25X30 à 195X130.

A execução da restauração começa pela madeira, reentelação, limpeza profunda, preenchimento com pigmentação da gelatina e por último verniz de proteção. Tendo a salientar que em momento algum pode-se modificar o trabalho do artista, em cor, desenho, técnica e procedimentos empregados. Para isso é necessário um estudo de detalhes passo à passo, com toda a cautela para ter uma finalização exatamente igual à pintura original. Em seguida recuperação da moldura, encaixe, proteção, suporte e finalmente, o laudo técnico com documentação anexada.Em seis meses de trabalho, boa parte das telas já se encontram recuperadas, mais ainda tenho muito trabalho pela frente, que pretendo finalizar até o final do ano.Este valioso acervo voltará ao nosso Museu de Arte Vicente Leite em breve, num predio com todas as condições exigidas em espaço, iluminação, segurança, para agradar a todos os amantes das artes plásticas.

Edilma Rocha Saraiva

Andamento da Restauração do Museu de artes Vicente Leite - Por Edilma Rocha


Foto da Tela Intitulada:Professor Valente

Foco de denúncias de revistas e jornais por seu estado de conservação. Hoje totalmente restaurada.

Voltando a minha terra natal depois de quase 10 anos, me deparei com os visiveis estragos causados pela ação do tempo no acervo do Museu de Arte Vicente Leite. Um museu não funciona apenas com obras penduradas nas paredes ou expositores, tudo que é exposto necescita de limpeza , cuidados e preservação, e isso foi esquecido. Tomei conhecimento de que nunca existiu uma verba sequer para limpeza das instalações e nem pessoal qualificado para funcionamento de um museu de arte. Talvez por não ter a frente um museólogo e restaurador responsavel, como tambem o devido conhecimento do valor das obras doadas a cidade. O primeiro passo foi fundar a Sociedade dos Amigos do Museu do Crato, para com isso ter acesso legal aquele orgão. Inúmeras vezes por minhas passagens a cidade, tentei alertar o poder público dos danos e responsabilidades. Mas como em uma pequena cidade do interior existem sempre outras prioridades, ficavam as promessas e o tempo passando.

O antigo prédio sempre foi o primeiro problema, pois o espaço era pequeno e sem aclimatização, salientando que foi ali instalado por caráter provissorio que perdurou mais de 30 anos. As árvores acima do telhado causaram goteiras e acúmulo de folhagens entupindo as canaletas de escoamento dágua, causando danos graves aos quadros. Um museu é um espaço de estudo visual e histórico que serve de aprendizado para todos aqueles que por qualquer razão visitem o seu acervo. A relação entre o objeto e o expectador é fundamental para o conhecimento do autor, técnica, estilo. A constante visita faz aos poucos entender e diferenciar o clássico, impressionista, abstrato, moderno e contemporâneo, fazendo assim conhecer as artes plásticas.

O Museu de Arte Vicente Leite, possue um acervo de nomes importantes na história da arte vivida nos anos cinquenta, sessenta e setenta no Rio de Janeiro, berço das artes no Brasil, salientando o entrosamento entre mestres, alunos, pais, filhos, amigos e conterrâneos de uma época laureada de medalhas, mensões honrosas e premios de viágens ao Brasil e ao Exterior, tambem os trabalhos de José Reis de Carvalho, Pedro Américo, Henrique Bernadelli, todos pertencentes a Academia Imperial de Belas Artes. Compõe o acervo trabalhos doados pelos seguintes pintores : Francesco Mazza, Luiza Maciell,Sandro Donatelo, Sansão Perreira, Armínio Pascoal, Catharineus Petrus, Jair Picado, Batista de Paulo Junior, Hilda Campofiorito, Claudio Valério, Mauricio Alvarez, Armando Martins, Jordão de Oliveira, Alcides Cruz, Helena Cavalcante, Costa Filho, Pedro Betzold,Clério Perreira, BraulioPoiava, Lenice Salvi, Sinhá Dámora, Alberto Pascoal, Ubi Bava, Paulo Silva, doado - Vicente Leite, Sérvulo Esmeraldo, Barrica, Descartes, Bruno Pedrosa, Osvaldo Teixeira. Tambem pertence ao acervo esculturas de Celita Vacani. Muitos aqui reunidos foram dissipulos dos mestres; Ingres,Coignet,Hippolyte, Heroce Vernet, Pedro Americo,Rodolfo Chamberland, Rodolfo Amoedo,Paulo Mazzuchelli, José Maria de Almeida, João Cury, Casemiro Ramos, Mario Barata,Batista da Costa, Armando Pacheco,Raimundo Cela, Quintino Marques, Georgina de Albuquerque,Osvaldo Teixeira,Lucilio de Albuquerque, que fizeram a historia da arte no Brasil.Agraciada com uma bolsa de estudos na Sociedade Brasileira de Belas Artes por Sinhá Dámora, estou hoje tendo a honra de restaurar este valioso acervo, que me serve de um verdadeiro laboratorio de experiencias entre pigmentos, têmperas,tintas, óleos, vernizes,guaches,pasteis, desenhos, aquarelas e carvões.

Perfazendo uma pesquisa sem igual.

Filha do Crato, ninguem mais do que eu tem tanto orgulho de finalizar este trabalho e entregar aos amantes das artes este valioso tesouro, fazendo valer o titulo ....

CRATO - PRINCESA DO CARIRI - CAPITAL DA CULTURA

Edilma Rocha

Futebol - Por Amilton Silva - 13 de Junho de 2009 - Por: Amilton Silva

Brasileirão Série B

Os dois clubles cearenses que participam da série B, atuaram na 6ª rodada do brasileirão realizada na noite de ontem (12). O Fortaleza conseguiu sua primeira vitória diante do juventude por 3 X 2, e provisoriamente saiu da zona de rebaixamento.Os tentos do tricolor foram assinalados por Luiz Carlos duas vezes e Cleisson, para o Juventude Jandson marcou duas vezes. Já o Ceará, que não vence uma partida fora de casa à 638 dias , empatou com o Paraná em 3 X 3, e com o resultado o vovô assume a lanterna da competição com apenas 3 pontos ganhos. Apesar de uma boa atuação o Ceará não conseguiu quebrar este tabú. O jogo foi realizado no estádio Dorival de Brito (Vila Campanema), os gols do Vovo foram de Wellington Amorim duas vezes e Preto , Alex Afonso, Adoniran e Davi marcaram para o Paraná.

A rodada foi iniciada na terça feira dia nove com dois jogos: Brasiliense 3 X 0 Bahia e Ipatinga 0 X 3 Portuguesa, e será finalizada neste sábado com os seguintes jogos:

GUARANY X VASCO
ATLETICO GO X FIGUEIRENSE
DUQUE DE CAXIAS RJ X AMERICA RN
ABC X VILA NOVA
SÃO CAETANO X PONTE PRETA
BRAGANTINO X CAMPINENSE

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato

Fim de Semana...Leveza, Humor, Descontração

“CURPA” DOS CRENTE !!!
Um bêbado chega ao bar e pede uma bebida. Do seu lado, uma distinta senhora, querendo chamar a atenção do bêbado diz: - O senhor sabia que o censo do IBGE constatou que Brasil é o segundo país do mundo em consumo de álcool? O bêbado responde: - É “curpa” dos crente véi !!! - Como culpa dos crentes? Os coitados nem sequer bebem álcool !!! - Pois é, se eles bebessem só um tiquim, nóis já tava in primeiro !!!
********************************************
A LUVA E A CALCINHA (em homenagem ao dia dos namorados)
O esforçado estudante, ao passar em uma loja em São Paulo, resolveu comprar um belo par de luvas para enviar a sua jovem namorada, ainda virgem, de família tradicional mineira, a quem muito respeitava. Na pressa de embrulhar, a moça da loja cometeu um “pequeno” engano, trocando as luvas por uma CALCINHA! O jovem, não notando a troca, enviou o presente via Sedex, junto com a seguinte carta (olha só a merda...): São Paulo, 30 de maio de 2005. Querida: Sabendo que dia 12 próximo é o Dia dos Namorados, resolvi te mandar este singelo presentinho. Embora eu saiba que você não costuma usar (pelo menos eu nunca te vi usando uma), acho que vai gostar da cor e do modelo, pois a moça da loja, mui gentil, experimentou e, pelo que vi, ficou ótima. Apesar de um pouco larga na frente, ela disse que é melhor assim do que muito apertada, pois a mão entra com mais facilidade e os dedos podem se movimentar à vontade. Depois de usá-la, é bom virar do avesso e colocar um pouco de talco para evitar aquele odor desagradável. Espero que goste, pois vai cobrir aquilo que breve irei pedir ao teu pai, além de proteger o local em que colocarei aquilo que você tanto sonha.
*****************************************
A FREIRA
A freirinha, fazendo tricô, fura o dedo com a agulha e resmunga:
- Merda !!!... -Porra, falei merda... -Caralho, falei porra... -Puta que pariu, falei caralho...
-Ah, foda-se... eu não queria mesmo ser freira...
********************************************
CHEFE É...CHEFE
Um belo dia, um funcionário estava viajando, e recebeu um e-mail de seu gerente, no qual estava escrito: PORRA. No dia seguinte, o funcionário respondeu o e-mail: FODA-SE. Retornando ao escritório central, foi imediatamente interpelado pelo gerente, que lhe disse: - Você não tinha o direito de me responder daquele jeito! O meu e-mail era simplificado e o significado de PORRA é: “Por Obséquio Remeter o Relatório Atrasado”. O funcionário argumentou: - Sei de tudo isso e foi exatamente dentro desse espírito que lhe respondi FODA-SE, que significa:
“Foi Ontem Despachado, Amanhã Será Entregue”.
*********************************************
BICHAS FASHION!!!
Duas bichas 'fashion' foram acampar às margens de um rio. Elas caminharam alegremente com suas camisas Armani, bermudas Versace, mochilas Victor Hugo e botinhas Calvin Klein o dia inteiro. Cansadas, resolveram acampar. Quando terminaram de armar a barraca (no bom sentido) já era noite e as meninas estavam E-X-A-U-S-T-A-S! (Uuiiii!).Resolveram, então, ir para a cama (mas separadas, pois bicha tem urticária de bicha). Então a mais serelepe delas disse: - Imagine!!! Com um LUUUUXO de céu estrelado desses você acha mesmo que euzinha vou dormir dentro dessa barraquinha HORROOOROOOSA, minúscula e sem graça? Nem pensar !!! A outra, preocupada: - Mas pode ser perigoso. É melhor ficarmos juntinhas aqui mesmo. E a corajosa disse: - FUI !!! Uma ficou na barraca e a outra foi dormir às margens do rio. Durante a noite veio um jacaré enorme, móóinnto grande meiiismo e CRAU...,comeu a coitada da bicha inteira (gastronomicamente falando) numa única mordida, somente deixando a cabeça do alegre viadinho com seu boné da 'Yves Saint Laurent'. Na manhã seguinte, a bicha sensata se levanta: - Bom dia sol, bom dia flores, bom dia natureza, aaaaaaaaiiiii.!! E, na ponto dos pés, tal qual uma dançarina, correu para ver a amiga aventureira. Chegou pertinho do rio e viu o jacaré parado, barrigão pra cima, todo feliz, e só a cabeça da bicha pra fora da boca do animal... Olhou, olhou, olhou e exclamou:- Geeennte !!! Nãooo !!! Para tudooo !!! Arrasooou amigaaa !!! É um escânnndalo esse teu saco de dormir da Lacoste !!!
******************************************
O MINEIRIM
O mineirinho entra num boteco e vê anunciado acima do balcão: Pinga: R$ 1,00 - Pão de queijo: R$ 2,00 - Sanduíche de Galinha: R$ 3,00 - Acariciar Órgão Sexual: R$ 10,00. Checando na carteira para não passar vergonha, ele vai até o balcão e chama uma das três garotas, que estão servindo bebidas nas mesas: - Por favor. - Sim? responde ela com um sorriso lindo. Em que posso ajudar? - É ocê que caricía órgo sexuar pros criente? - Sou, responde ela com uma voz bem sensual. "Inton, ocê lava as mão bem lavadin, que eu vô querê um pão de queijo".
Autores: Desconhecidos - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva




Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31