xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/06/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 junho 2009

O Blog da Petrobrás e o Avanço do Jornalismo

Senhores,
Abaixo, transcrição ipsis litteris de matéria veiculada em 09.06.09, no Blog do Nassif. É por essa e outras que o Luis Nassif é o jornalista consagrado que é. Ao contrário de determinados colegas da categoria, à frente o Conselho Nacional de Jornalistas, que se manifestaram de forma tendenciosa e corporativista sobre o recém-lançado Blog da Petrobrás, sob a alegativa de que serão prejudicados em relação às fontes e à confidencialidade da notícia, Nassif põe o dedo na ferida e corta na própria carne ao admitir que existe, sim, no jornalismo ora praticado na imprensa brasileira, manipulação e falta de transparência e que, para obstar isso e dá qualidade à informação, nada melhor que um instrumento como o Blog da Petrobrás, que "...permitirá ao leitor um ganho excepcional no direito constitucional de ser bem informado".
Matou a pau !!!
José Nilton Mariano Saraiva
************************************
De todas as manifestações contra o Blog da Petrobras, a única digna de discussão é a do Sérgio Léo, do Valor. Sérgio alega que jornalistas trabalham com matérias exclusivas. Ao divulgar as perguntas e respostas, antes da publicação da matéria, a Petrobras permite que outros jornais se apropriem das pautas originais.
Há problemas de enfoque nessa questão. O receio de Sérgio Léo é em relação à presumível falta de ética dos colegas. Mas a saída não é por aí. Entrevistas por emails servem para completar análises e informações. Ou seja, são uma peça apenas em um quebra-cabeças.
Fica claro também que a publicação das respostas se destina às pautas onde haja evidências fortes de risco de manipulação. Além disso, a publicação das respostas no Blog da Petrobras funciona como um certificado de cartório. Significa que aquele tema, com aquelas respostas têm dono. Se algum jornal ou jornalista ousar se apropriar de pautas de terceiros, será crucificado pela opinião pública e pelos próprios colegas.
Finalmente, o questionamento posterior da Petrobras às matérias obrigará inevitavelmente a um aprimoramento da cobertura. Aí, a discussão fica técnica. Se um jornal tratar adequadamente a informação, e o Blog da Petrobras ousar questioná-lo com falsas questões, corre o risco de se desmoralizar. Se os questionamentos forem pertinentes, quem se desmoraliza é o jornalista e o jornal.
Qual a resultante desse embate? Aprimoramento do jornalismo e da qualidade da informação, o que levará os jornais – muito mais por necessidade que por princípio – a melhorarem o jornalismo que praticam e a empresa a melhorar o grau de transparência das suas informações, à medida que esse modelo a amarrará ao compromisso de não deixar perguntas sem respostas. Hoje em dia, não há transparência na forma como são tratadas as notícias, especialmente aquelas com viés partidário. O jornalista detém uma informação e se julga no direito de dar o tratamento que bem entender, o enfoque que desejar, selecionar as informações que melhor se adequem à sua tese. A possibilidade do leitor ter acesso a todas as informações fornecidas é um ganho excepcional no direito constitucional de ser bem informado.

Autoria: Luis Nassif - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

UM CORPO MOVIDO PELA CABEÇA DO OUTRO =- por José do Vale Pinheiro Feitosa

Um grupo de crianças brincando num terreno baldio. O olhar da mãe atento à sua cria. Ali se encontra o centro das suas preocupações. Por isso todos querem a mãe, pois de outra forma não seriam centro de preocupação alguma.

Tanta gente e ela parece uma estrela fulgurante a atrair-lhe o olhar. Nilmar com a bola nos pés e a galera com decibéis de vozes, milhares de pupilas e tímpanos agitados por ele. A centralidade humana é motivada. Não é simplesmente um fato. Tem um motivo ou algo já pré-definido.

Isso ficou bem evidente no noticiário desta semana. No minuto da moça do tempo. Algo mudou o centro motivado da sequência da narrativa territorial na previsão do tempo. Vocês estão lembrados com é a sequência?

Começa na fronteira com a Argentina, sobe pela região Sul, aborda o Sudeste, as influências das zonas de convergência do Centro-Oeste e só depois Nordeste e Norte. Na mesma sequência repetem as temperaturas máximas e mínimas.

Pois alguns dias atrás a sequência, pelo menos um dia, mudou no Jornal Nacional. Começou pela chamada zona de convergência intertropical em direção ao norte do Atlântico. Exatamente na região das buscas dos destroços do vôo da AIR FRANCE.

Só com o desastre os brasileiros se deram conta que a notícia é construída para o Brasil com o olhar centrado nas sedes de suas televisões: Rio e São Paulo. Por isso um assassinato brutal de um vizinho em Crato não tem o mesmo peso de um desconhecido numa rua do Rio de Janeiro.

Por incrível que pareça, em termos de imaginário construído pela notícia, o assassinato no Rio de Janeiro provoca muito mais reações do que o local. Isso tem enorme repercussão em tudo que é humano: na racionalidade, na apreensão da realidade, na avaliação da sua existência real.

Este efeito de centralidade na notícia ao mesmo que aproxima os fenômenos na civilização, também aliena a pessoa de sua realidade. E considerando que a notícia é um fator humano e comandado por interesses, principalmente na chamada mídia corporativa, já se percebe que a verdade pode ser uma enorme deturpação.

Recordo que ao tempo do Governo Brizola, devido ao embate dele com o Sistema Globo de Comunicação, quase em duelo com o proprietário Roberto Marinho, este efeito de centralidade foi mais devastador ainda. A violência urbana que crescia em todo país deixou de ser objeto local e passou a ser focada no Rio. Quantas oportunidades as cidades perderam imaginando-se num paraíso quando comparado ao Rio.

Hoje tem gente em Fortaleza e talvez no Crato que se sinta mais insegura que um Carioca nas noitadas da Lapa. Mas considere que a notícia continua centralizada.

Por isso o debate nos blogs, televisões regionais, rádios e jornais locais são tão importantes para a construção da paz social.

José do Vale Pinheiro Feitosa

Criada a Região Metropolitana do Cariri

Permaneceu a lógica e o bom senso entre os deputados presentes na sessão desta terça-feira, dia 9 de Junho, na Assembléia Legislativa do Ceará. Foi criada a Região Metropolitana do cariri. Antes de ir para a votação, a mensagem de nº 7.096, de autoria do Executivo, foi mais uma vez para as comissões, havendo apartes dos deputados do cariri que estiveram presentes, Vasques Landin, Ana Paula Cruz... Leia Mais no Chapada do Araripe

Matéria envida por Ely Aguiar

Como Ler TODAS as Postagens do CHAPADA DO ARARIPE em uma só Página ?

Uma pergunta frequente, que alguns fazem é como fazer para ler o conteúdo do Chapada do Araripe. Primeiro, uma dica importante:

- Se você quiser ler apenas crônicas, clique em crônicas. Se quiser Notícias, clique em Notícias.



Agora, se você quiser ler o Jornal inteiro, em uma única página, clique em Manchetes, na página principal:


Você será levado a uma página que mostrará todas, absolutamente todas as postagens do Jornal Chapada do Araripe, com Data, Hora e quem postou, desde a última de hoje, até a primeira em 2006, com 5.500 postagens:


Com 5.500 Postagens, você descobrirá um mundo novo inteiro no Chapada do Araripe!

Abraços,

Dihelson Mendonça

Acesse:

Haroldo Lima debate energia e petróleo no Cariri


Desenvolvimento para região do Cariri. Estão previstos 15 milhões de reais, em investimentos para esse ano, conforme o diretor da ANP.

O diretor geral da Agência Nacional do Petróleo – ANP – Haroldo Lima estará na cidade do Crato dia 19 de junho. Ele será conferencista do debate promovido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, sobre o tema “Os Projetos de Desenvolvimento do Brasil – Energia e Petróleo no Cariri”. O evento acontece no Salão de Atos da Universidade, localizado no Campus do Pimenta, a partir das 18 horas.

Como debatedores, o senador Inácio Arruda; o Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens; o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus de Juazeiro do Norte, Francisco Wilson Cordeiro de Brito; e o diretor da Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri, Ricardo Luiz Lange Ness.

A iniciativa do debate ocorre em razão da ANP ter anunciado que incluiu, nos planos de pesquisa do órgão, duas novas áreas: a Bacia do Ceará e a Bacia do Araripe. Para isso, foram incluídos no Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP, recursos da ordem de 15 milhões de reais, com investimentos previstos para esse ano. Essa informação foi dada pelo próprio Haroldo Lima ao senador Inácio Arruda que, em Brasília, se empenha para que a pesquisa sobre a existência de óleo e petróleo no Cariri tenha início o quanto antes e sejam concluídas até 2010.

A Bacia do Ceará já é explorada em plataformas marítimas no município de Paracuru. Já a Bacia do Araripe, localizada na região sul do Ceará, ainda não foi explorada. Entretanto, estudos já vem sendo feitos no local por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com a Petrobras, para identificar a existência de óleo na área.

Por: Alexandre Lucas

Aprendendo a Postar no CHAPADA DO ARARIPE - Passo-a-Passo !


Tutorial Passo-a-Passo !


O Jornal Online Chapada do Araripe é um grande Jornal Oline. Oferece inúmeros recursos aos usuários, escritores e poder de manuseio que nenhum Blog possui. E por isso mesmo, é preciso que se aprendam certas coisas que tornarão a vida dos editores, escritores muito mais fácil. Na verdade, é poderoso, mas não é complexo. Basta seguir essas poucas orientações.

Olá, Pessoal,

Estou muito contente que nós já temos os primeiros habitantes do novo planeta chamado "Jornal Chapada do Araripe". São os pioneiros nesse grande Jornal. A exemplo, do José do Vale Feitosa, José Nilton Mariano, Wilson Bernardo, Claude Bloc e agora o Dr. José Flávio Vieira. Entretanto, vejo alguns erros de postagens que podem ser facilmente evitados na hora e postar, e por isso resolvi escrever esse pequeno tutorial que espero que todos leiam:

01 - Como Entrar no Site:

Acesse: www.chapadadoararipe.com

Lá no final da página, bem no canto inferior direito, vocês irão ver o nome Login. vejam:




Ampliado, para os que enxergam pouco... rs rs rs tá vendo agora ?



Clica nesse nome Login. Vai aparecer a tela seguinte. Preencha com o NOME FORNECIDO por mim no e-mail que eu enviei a cada um, exatamente como foi enviado, e com a sua senha fornecida. Todos os cadastros foram testados um por um, e se alguém não conseguir entrar, deve ser somente algum erro de digitação. Se não der certo, mesmo, procure-me.


Qualquer dificuldade, me avisa., pra gente resolver!

COMO POSTAR:

Depois de entrar no Site para postar, é muito simples, basta seguir esse tutorial aqui:

Essa é a janela logo que você entra:
Clique em Adicionar novo ( postagem ). Tem gente que tá errando aqui, pensando que a janela de postagem é esta janelinha do lado direito. Não é. Precisa clicar em ADICIONAR NOVO.


Vai aparecer a Janela de postagens. Escreva o título da postagem no campo correto para isso, escreva a postagem, e Importante, escolha SOMENTE uma Categoria a que ela pertence, e é notícia regional, crônica, poesia, etc. Marque apenas Uma Categoria.



Aqui tem muita gente errando, marcando várias categorias ao mesmo tempo. É preciso marcar apenas uma categoria. Um Erro comum: A pessoa esqueceu de colocar título na mensagem, e colocou o título no Corpo da mensagem:



Eis a Forma Correta: Nada de negrito, texto justificado, e com título na parte superior:


Outro Erro muito comum: Escolhem Várias categorias, quando era para escolher apenas uma:



Eis a forma correta:
Marque apenas UMA categoria



Por fim, depois de conferido tudo, Clique em Publicar:



Como sempre falo, nunca traga textos do Word diretamente para a janela de postagem, pois pode dar erros de diagramação. Peço que todos os textos sejam justificados ( tem um botãozinho aí de justificar texto. )

Como postar Fotos:

Uma pergunta frequente, é como postar fotos no novo site. A resposta é simples: Na janbela de postagem de texto, parecido com os sistemas do Blog do Crato e outros Blogs, existe um Ícone que faz com que se possa postar fotos.

Primeiro posicione o Cursor aonde você deseja postar uma foto. Depois clique no botão, conforme mostra a imagem abaixo:

Você será levado a uma página aonde poderá escolher a imagem a partir do seu computdor. Clique em SELECIONAR ARQUIVOS. É importante que a imagem que deseja postar esteja no seu computador. Escolha a foto a ser postada. Há outras opções também, se quiser postar de algum local da internet também...

Após escoher a foto e carregada, você verá a seguinte tela: Clique em Inserir no Post.


Feito isso, você voltará à página de postagem, já com a foto no local.


Agora, é só publicar a sua postagem:


Fácil, não ?

Como saber se sua mensagem foi Postada:

Além da mensagem no campo amarelo, indicando que a mensagem foi postada, você podrá ler o conteúdo inteiro do Chapada do Araripe, sempre que quiser e ver se sua mensagem foi postada, na página principal, clicando na palavra: MANCHETES


Você será levado a uma página que mostrará todas, absolutamente todas as postagens do Jornal Chapada do Araripe, com Data, Hora e quem postou:


Qualquer dúvidas, estou à disposição...

Abraços,
Boa Sorte.

O.B.S - Escolha SEMPRE, apenas uma categoria para cada postagem!

Dihelson Mendonça

O RETORNO DO MATEMATICANDO - Com: Dr. Valdetário Siebra


Após uma longa ausência do Blog do Crato, por motivo de doença, estou retornando e este recomeço será exatamente postando o último MATEMATICANDO, aquele dos Três Discos Brancos. Compreendo que este desafio é muito difícil, talvez por isso nenhum internauta tentou arriscar alguma resposta. Eu também não cheguei a publicar a solução, mas vou logo adiantando, a solução deste desafio é muito polêmica e muitos serão aqueles que não aceitarão a minha resposta. Mas vamos lá, o desafio será novamente postado e em breve publicarei a resposta do mesmo. Espero a participação de todos que gostam da Matemática. Um grande abraço a todos.

MATEMATICANDO – Os Três Discos Brancos.
Consta que um professor de Matemática tinha três alunos geniais. O mestre necessitava preparar melhor um deles para substituí-lo durante dois anos enquanto o professor faria um curso no exterior. Para definir quem seria o substituto o professor chamou os três alunos e contou do seu propósito. Combinou então que lançaria um desafio aos três e aquele que primeiro achasse a resposta ocuparia a vaga. O sonho dos três alunos era exatamente um dia sentar-se na cadeira do mestre. O professor pegou então uma caixa que continha vários discos brancos e vários discos pretos e mostrou aos três alunos, depois, propositadamente, retirou da caixa três discos brancos e colou um nas costas de cada estudante. Em seguida colocou o três alunos numa sala de forma que cada um via os discos dos ouros dois mas não tinha como ver o seu próprio disco. Eles podiam andar livremente pela sala. Nesta sala não havia espelho ou algo que o substituísse. O professor disse-lhes então: “Eu, aleatoriamente, retirei três discos daquela caixa e preguei um em cada um de vocês, vence o desafio quem descobrir a cor do seu disco”. Disse isso e saiu. Um bom tempo depois um dos alunos chamou o professor e disse: “Professor! O meu disco é branco”. Vencendo o desafio. Qual foi o raciocínio desenvolvido por este aluno? Ficarei no aguardo das suas respostas.

Um grande abraço,

Dr. Valdetário.

A Força e o Poder dos Blogs – Por: José Nilton Mariano Saraiva

Os brasileiros com um mínimo de consciência crítica são testemunhas da insidiosa e ultrajante campanha movida por alguns veículos da grande imprensa nacional na tentativa de obstacular a vitória do então candidato Lula da Silva, nas últimas eleições presidenciais. Tudo foi feito pela Rede Globo de Televisão, Revista VEJA e jornal Folha de São Paulo, dentre outros, objetivando inviabilizar a vontade do povo, traduzida nas pesquisas. Os meios usados para tanto foram os mais abjetos possíveis, como armações de flagrantes tendenciosos, denúncias vazias e sem consistência que nunca foram comprovadas, disponibilização de generosos espaços para manifestações raivosas de dirigentes de instituições que tiveram interesses contrariados pelo governo e por aí vai. Nada disso adiantou, porquanto o povo, beneficiário das benesses propiciadas por um presidente saído das hostes trabalhadoras, simplesmente ignorou tudo e fez valer sua soberana vontade, reelegendo, com sobras, o presidente Lula da Silva. Com relação às empresas acima citadas, a resposta foi dada na prática do dia-a-dia, com a acentuada queda de audiência da programação da TV Globo, assim como a progressiva perda de leitores e assinantes da Revista VEJA e do jornal Folha de São Paulo, evidentemente que com sentidos reflexos nos respectivos faturamentos.
Ficaram, entretanto, uma lição e uma certeza. A lição, é que não se pode descuidar um segundo quando se tem pela frente um inimigo poderoso e acostumado ao uso de meios nem sempre honestos e nem sempre éticos na obtenção do fim colimado; há que se ter, pois, redobrado cuidado, prevenindo e inoportunizando tentativas canhestras de “melar” ou de “ver o circo pegar fogo”, por parte das cassandras do caos, que para tanto se utilizam e valem-se de “políticos” (???) inescrupulosos que, com assento no Congresso Nacional, se prestam a “jogar sujo” em troca de favores mil, tráfico de influência e outros penduricalhos. A certeza, é que não existe maior e mais poderoso aliado, para se contrapor a tudo isso, do que a parceria com o povo.
A reflexão acima é só para anunciar mais uma do governo do “analfabeto”; como, antecipadamente, as pedras do tabuleiro político já se acham postas visando à eleição presidencial do próximo ano, membros da oposição, ante a perspectiva de que a candidata do governo dispare nas pesquisas, já começaram a lançar os “factóides” de sempre, a exercitarem o jogo sujo a que estão acostumados, a irresponsavelmente difundirem inverdades; para tanto, escolheram como alvo preferencial aquela que é considerada uma das maiores e mais respeitadas empresas do mundo – a Petrobrás – para ser objeto de uma CPI sem fim determinado, objetivando unicamente tentar atrapalhar o governo, independentemente dos malefícios que tal atitude possa representar para o país.
Só que, escolada, passada na casca-do-alho e com o couro já grosso de tanto levar porrada num passado recente, a indiscutivelmente competente Petrobrás, evidentemente que depois de consultar e obter a aprovação do presidente Lula da Silva, reagiu de forma surpreendentemente simples: para dá transparência e legitimidade a todas as questões e dúvidas propostas formalmente por jornais, revistas, membros da CPI e demais interessados, criou e disponibilizou ao público o site http://petrobrasfatosedados.wordpress.com, onde publica antecipadamente tudo o que é recebido (questionamentos, dúvidas, etc) e as respectivas respostas enviadas pela empresa a quem de direito; assim, evita que, ao bel-prazer de proprietários, jornalistas e chefes de redação, sejam “editadas” ou “podadas”, ou tendenciosamente publicadas “fora de contexto”, quaisquer matérias originárias da empresa.
A reação à FORÇA E PODER DO BLOG da Petrobras foi imediata: a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), evidentemente que em conluio com determinadas empresas do ramo, em Nota à Imprensa, publicada nos principais jornais do país, manifesta seu “...repúdio pela atitude antiética e esquiva (?) com que a Petrobrás vem tratando os questionamentos que lhe são dirigidos pelos jornais brasileiros, em particular por O Globo, Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo...” porquanto considera que isso representa “...inaceitável quebra da confidencialidade que deve orientar a relação entre jornalistas e suas fontes”.
Particularmente, entendemos que isso tem a ver com transparência, com democracia, com jogar limpo, com expor-se publicamente. A imprescindível “liberdade de imprensa” continua, sim, intacta, preservada, respeitada, sem qualquer arranhão, só que, agora, com um importante agregado: a partir de então, a matéria publicada poderá ser conferida e confrontada com a posição oficial da parte citada, já que disponibilizada antecipadamente ao distinto público.
Um autêntico “banho de democracia”, de exercício pleno da cidadania e do uso consciente da tão necessária e reclamada transparência.
Para quem está acostumado a denegrir e manipular, vai ser difícil aguentar !!!

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

O DESASTRE DO AIR BUS E A EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO PRÉ-SAL - por José do Vale Pinheiro Feitosa

A presença da Marinha e da Força Aérea Brasileira no resgate dos corpos do desastre da AIR FRANCE, já nos limites do nosso mar territorial, nos oferece algumas lições. A primeira delas é a presença propriamente dita da força armada brasileira nestas distâncias desabitadas. A segunda se refere ao futuro e suas necessidades fundamentais. A terceira contribui para o debate sobre as forças armadas no mundo atual.

Mesmo com anos de sucateamento dos equipamentos das forças armadas, a Marinha e a FAB se mostraram à altura de uma importante missão militar. Localizar destroços e corpos em alto mar, aproximar-se do local e resgatar os conteúdos buscados. Mesmo que tenha recebido ajuda de satélites estrangeiros, a natureza da operação aponta para capacidade de nosso pessoal em domínio do mar territorial.

Quanto ao futuro, alguns roteiros se tornam evidentes nesta operação. Começando, por exemplo, com a necessidade de um submarino nuclear. A busca da caixa preta é bem um exemplo de como este instrumento subaquático se torna estratégico como regra geral. Ligado ainda a tal, é importante a construção de um número ampliado de outras embarcações ligeiras e portadoras de aeronaves. A outra, necessariamente, é a ampliação de instrumentos de radar e de observação por satélite de todo o nosso mar territorial. Finalmente as tecnologias de sonar, computação gráfica, jogos de guerra, informações e outras necessárias para o domínio desta imensa Amazônia Azul.

Com esta operação se reduz em muito aquela conversa de que seja desnecessário existir forças armadas no Brasil e nos países do terceiro mundo. É que o domínio territorial não se resume apenas à conquista de territórios alheios ou à defesa do próprio território. Na atualidade o domínio do território é fundamental, para gerar meios de vida para os brasileiros, extrair alimentos, energia e matéria prima. A produção de recursos é a própria regra da sobrevivência de um povo.

Estas lições se tornam mais urgentes ainda com a questão do Petróleo no Pré-Sal, pois o domínio desta região, em sentido amplo, é fundamental. Repito, não apenas como defesa, mas, sobretudo preservando a natureza, prevenindo desastres, poupando recursos e ampliando as ações de desenvolvimento sustentável.

José do Vale Pinheiro Feitosa

Meus agradecimentos a todos os Colaboradores do Blog do Crato

Uma Galeria de verdadeiros "Heróis"


Quero enviar um grande abraço para todos os nossos patrocinadores e colaboradores. Nos Estados Unidos e Europa, é muito comum que as estações de rádio e websites sejam mantidos pelos próprios ouvintes, é exatamente para isso que existe o Paypal "donate", sistema de doações seguras da internet, usado em milhões de estabelecimentos em todo o mundo.

No Brasil, infelizmente, ainda não é da nossa tradição a doação para as causas nobres. Mesmo nas catástrofes, e campanhas, os valores arrecadados pela mídia são abaixo das expectativas resguardadas as proporções para o mercado americano. Outro dia eu ouvia um programa de Jazz numa rádio da Flórida, que passa aos sábados de manhã, quando um ouvinte ligou e fez uma doação de pasmem: U$ 1.500,00 Isso mesmo, Hum mil e quinhentos dólares. Para nossa cultura isso é estranho, mas na cultura americana, é comum doações de 1.000, 5.000 a 20.000 dólares. O Padrão de vida lá é outro, há pessoas lá que nem sabem mais o que fazer com tanto dinheiro, e pela formação cultural, já conseguem dedicar parte dos seus rendimentos às causas que consideram nobres. Aqui no Brasil, doações de 50 a 100 reais cabem no bolso do Brasileiro, o que já é muito bom, porque se muitos tivessem essa conscientização, estaríamos bem melhor.

Voltando ao panorama Brasileiro, acho que isso está mudando com o passar do tempo. Ao longo dos últimos anos, aqui mesmo no Blog do Crato, temos conseguido sensibilizar algumas pessoas através do nosso enorme trabalho para tentar manter todo o sistema diariamente atualizado. Veja que são várias coisas, não me refiro apenas ao Blog. [ Acima: Foto de A. Morais - Clínica São Raimundo ]. Se fôssemos listar aqui as despesas mensais que temos com todos os sistemas, os nossos leitores achariam que esse empreendimento é grande demais e causa prejuízo. Realmente, durante os primeiros anos, em que não tínhamos nenhum doador nem patrocínio, os quase 1.000 reais que precisamos para manter o sistema todo mês vinha apenas do meu bolso. Temos o Blog do Crato, Rede Blogs do Cariri, Rádio Chapada do Araripe 24h, RadioPiano, Website Portal do Jazz ( que abriga mais de 28 artistas da música instrumental Brasileira ), e agora, o Jornal Diário "Chapada do Araripe", e em todos eles há inúmeros gastos com pagamento mensal dos sistemas utilizados, servidores, nomes-domínios anuais, contas enormes de telefone, energia elétrica, e materiais para reportagens, vídeo e áudio, além da nossa "pretensão" de apesar de tudo, tentar crescer, criando o museu da imagem e do som do Crato. Isso sem contar o trabalho que dá, levando até 7 horas todo dia só pra manter...

Por isso mesmo é que agradeço em nome dos mais de 20 Blogs que eu dou assistência, às empresas parceiras do nosso sistema de coisas, que contribuem com troca de serviços por publicidade, como Amiltom SOM, AraújoSAT, Mercadinho Matos, Clínica São Raimundo, Mário Correia Júnior ( foto ao lado ), Ábaco Informática, mas principalmente às pessoas que realizam doações, porque isso é mais raro. Essas pessoas preciosas, é que precisam também muito mais serem agradecidas, e aqui faço questão de listar esses verdadeiros "Heróis": José Milton Arraes, Carlos Eduardo Esmeraldo, Mônica Araripe, Glória Esmeraldo, Zilberto Cardoso, Jair Rolim, Dr. José Flávio Vieira, e agora, recebemos a doação também do Amarilio Luiz Santana, de Fortaleza.

Gostaria de expressar a nossa enorme gratidão postando pelo menos as fotos de todos os nomes acima relacionados. Como não disponho das fotos de todos, posto pelo menos as fotos das pessoas que disponho aqui comigo:


galeria


[ Acima, o "grande" José Milton Arraes e sua filha Camila ]

A todas as empresas e pessoas que acreditam no nosso projeto BLOG DO CRATO, Rádio Chapada do Araripe, Rede Blogs do Cariri, Portal do Jazz, Arte na Mídia, RadioPiano, e agora o Jornal Chapada do Araripe, os meus sinceros agradecimentos.

www.blogdocrato.com
www.chapadadoararipe.com
www.portaldojazz.com
www.radiopiano.com
www.artenamidia.com

E todos os Blogs que criei e dou permanente assistência:

www.wbpoemapostal.blogspot.com - Blog de Wilson Bernardo
www.abidoraljamacaru.blogspot.com - Blog de Abidoral Jamacaru
www.monicaararipe.com - Website de Mônica Araripe
www.domingosbarroso.blogspot.com - Website de Domingos Barroso
www.socorromoreira.blogspot.com - Website de Socorro Moreira
www.cinemaniacariri.blogspot.com - Cinemania Cariri
www.zoomcariri.blogspot.com - Zoomcariri
www.sociedadecratense.blogspot.com - Sociedade Cratense
www.blogdosanharol.blogspot.com - Blog do Sanharol
www.clubedabesteira.blogspot.com - Clube da Besteira ( Humor )
www.garotablogdocrato.blogspot.com - Garota Blog do Crato
www.blogsdocariri.com - Rede Blogs do Cariri

Dihelson Mendonça





... E precisamos de mais Patrocinadores. Quem quiser fazer parceria conosco, entre em contato pelo e-mail blogdocrato@hotmail.com ou pelo telefone 088-3523-2272. Estamos à disposição.


Leia Hoje no Jornal "CHAPADA DO ARARIPE" Online


chapada 09-06-2009

Manchetes de Hoje:

- 133 municípios cearenses em situação de emergência
- Adesão da Venezuela ao Mercosul será discutida Hoje no Senado
- Crato realiza o I Encontro de Saúde Pública Veterinária
- CRATO - Parceria leva atendimento a crianças e adolescentes do AABB Comunidade
- Crato Inicia campanha de vacinação contra a poliomielite
- São João Festeiro começa próximo dia 14 em Crato
- I Mostra de Cultura de Barbalha
- Juazeiro: Centenário terá Exposição Fotográfica Itinerante
- Secretaria de Cultura do Crato promove oficina de ‘forró pé-de-serra’
- Ronda do Quarteirão em Juazeiro no Dia 29 de Junho
- ACS’s aprovam negociação salarial com a Prefeitura de Juazeiro
- Juazeiro será beneficiado pelo PAC com obras de drenagem
- Juazeiro recebe equipamentos para hospital São Lucas

Acesse:

Baixe o papel de parede do acesso do Crato Esporte Clube

Eternize a conquista da vaga à Série A do cearense no seu computador


Clique para ampliar e salve no computador

Uma Perguntinha pra quem souber Responder...


"Se a EXPOCRATO movimenta cerca de 50 Milhões de Reais, quanto desse valor fica com o Município do Crato, e quanto é levado daqui ?"


E mais: Qual o Real Interesse de alguns em retirar a ExpoCrato do local Atual ?

Associe as partes em vermelho...

Dihelson Mendonça

HOJE no DN - População é contra outro local para Expocrato - Por: Antonio Vicelmo


PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Expocratao já é uma tradição na região do Cariri. Todos os anos, assim como em 2008, reúne milhares de visitantes no parque de exposições (Foto: Antônio Vicelmo)

Moradores são contra a idéia de mudar a Exposição Agropecuária do Crato, que acontece em julho, do atual local.

Crato. “Foi mesmo que mexer num enxu de maribondo”, definiu o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL), Geraldo Pinheiro, referindo-se a idéia lançada pelo secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana e confirmada pelo governador Cid Gomes de construir um parque de exposição moderno fora da cidade, sob o argumento de que o atual está pequeno para a dimensão alcançada pelo evento. A proposta desencadeou protestos por parte da população cratense.

A caixa de ressonância dessa insatisfação foi a Câmara Municipal do Crato. Todos os vereadores manifestaram-se contra a idéia. Mesmo diante dos esclarecimentos do secretário e do governador de que era apenas uma idéia a ser discutida com a sociedade cratense, a sugestão está sendo interpretada como uma solução definitiva que tem como objetivo, segundo os mais radicais, “a transferência do parque para Juazeiro, ou o esvaziamento do maior acontecimento agropecuário e social da região”. O ponto de partida dessa reação foi uma crônica do advogado Raimundo de Oliveira Borges, um dos fundadores da Expo Crato, lida no plenário da Câmara Municipal, expondo a necessidade de manter o atual parque. Os vereadores cobraram do Governo do Estado a recuperação das estradas que dão acesso ao Crato e a construção do Ginásio Poliesportivo, cujo terreno foi doado ao Estado há cerca de 14 anos e, até o momento, nada foi feito. A intenção do Estado, segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, era triplicar a área do parque inserindo salas de inseminação, laboratórios, um moderno centro de manejo, auditório para cursos, mini-cursos e palestras, restaurantes permanentes, maior dimensão para a área de shows, museu e outros departamentos numa área de 40 hectares.

O atual parque, localizado no Centro da cidade, seria utilizado pela Universalidade Regional do Cariri (Urca) que está precisando de espaço para sua expansão. Porém, diante da reação contrária dos cratenses, garantiu Camilo, esclarecendo que foi apenas uma proposta que seria debatida pela comunidade. “Se a população do Crato não quer, o assunto está encerrado”, afirmou Santana. Mas semana passada, por ocasião da assinatura da ordem de serviço do Parque Ecológico do Sítio Fundão, no Crato, o governador Cid Gomes reacendeu a polêmica, anunciando a proposta de construção de um novo parque. O Sindicato dos Lojistas do Crato reagiu, com veemência, à idéia, ao mesmo tempo em que solicita do Governo do Estado mais investimentos no atual Parque de Exposições do Crato.

Também está circulando um abaixo assinado, que será enviado ao governador e ao secretário de Desenvolvimento Agrário, solicitando a permanência do Parque no mesmo local. Este é o pensamento do prefeito Samuel Araripe, que defende a idéia de investimento no atual parque com a abertura de duas ruas, ligando o Centro da cidade aos bairros Pimenta e Ossian Araripe, como define o Plano de Requalificação Urbana do Crato, elaborado por arquitetos, engenheiros e urbanistas. De acordo com o plano, o espaço seria aproveitado pela Universidade Regional do Cariri, com a construção de sua vila olímpica. O prefeito diz que está aberto para qualquer discussão em torno do assunto. No entanto lamenta que, até agora, não recebeu nenhuma informação oficial sobre a idéia de construção do novo parque.

O presidente da CDL do Crato contratou um escritório de arquitetura para elaborar um projeto de ampliação e revitalização do parque, que inclui a abertura de duas ruas. O projeto será entregue ao presidente do grupo gestor da Expocrato, Francisco Leitão.

FIQUE POR DENTRO

Volume de negócios gira em torno de R$ 50 milhões.

Expocrato, cujo nome oficial é Exposição Agropecuária do Crato, é um evento realizado anualmente, no mês de julho, no município do Crato, localizado na região do Cariri, desde 1944, com uma tradição, portanto, de 65 anos. O volume de negócios durante o evento gira em torno de R$ 50 milhões. Misturando cultura, feira agropecuária e shows musicais, a Expocrato está entre os grandes eventos do nordeste brasileiro. São, ao todo, oito dias de festa, desfile e leilão de animais, comidas típicas e shows culturais. Além da área reservada para os shows com 120 mil metros quadrados, na parte externa são instalados diversos stands voltados para agronegócios e serviços, casa de farinha, engenho de cana-de-açúcar, palco para apresentações folclóricas, agências bancárias, parques de diversões, floricultura, artesanato e barracas de bebidas e comidas típicas. A área pertence ao Estado.

Mais informações:

Sindicato dos Lojistas do Crato
Rua Duque de Caxias, 714
Edifício Cícero Araripe
(88) 3523.2085
(88) 3521.3626


Antônio Vicelmo
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

São João Festeiro começa próximo dia 14 em Crato



samuel - requalificacao

Acima: Prefeito Samuel Araripe, auxiliado pelo Secretário de Administração Cristiano, mostra o PRU - Plano de Requalificação Urbana, muito mais que um plano Diretor, documento que contempla inúmeros aspectos administrativos em detalhes, concebido por técnicos e engenheiros desde o primeiro ano da sua gestão.

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, mantém o compromisso firmado em sua campanha, de resgatar o calendário de datas importantes para o município, a exemplo do Carnaval do Crato, que recebeu um enorme impulso em sua gestão, o retorno dos grandes festivais de música, tais como o Festival da Canção, que neste ano acontecerá em Outubro, além de outras. O Presidente da Fundação J. de Figueiredo Filho, George Macário, já se pronunciou favorável ao retorno aos clássicos "Salões de Outubro", eventos de natureza cultural, que muito bem serviram para firmar o Crato como a Capital da Cultura Regional. Segundo o prefeito Samuel Araripe, é missão de qualquer governante defender a cultura do seu povo, através da revitalização das datas festivas e comemorativas.

Algumas das datas mais importantes para o nosso município, são indubitavelmente, as das festas Juninas. Em relação a isso, a secretaria de Cultura, Esporte e Juventude estará realizando de 14 a 21 de junho, o chamado “Crato São João Festeiro”. A festa acontecerá no Centro Cultural do Araripe, no largo da RFFSA. Diversas atrações regionais estarão se apresentando durante os festejos juninos cratenses, que nesse ano, apresentará uma cidade cenográfica. De acordo com a Secretária Danielle Esmeraldo, ( Foto ) durante uma semana, o Centro Cultural do Araripe irá se transformar num grande arraiá, com forró, barracas de comidas típicas, quadrilhas, feira de artesanato, segurança e muita animação. Esperamos que a exemplo das festas de São João, Carnaval, Festival da Canção, Doce Natal, outras datas importantes e culturais possam ser incorporadas no calendário festivo do município.

Mais informações: Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude 88-3523-2365.




Por: Dihelson Mendonça
- Texto e Fotos.


42 Hospitais do Interior recebem novos equipamentos do Estado.



Trinta hospitais-polo que atendem a população do Interior do Estado passam a ter mais capacidade para realização de diagnóstico e de cirurgias de média e alta complexidade. Nesta segunda-feira, 8, o governador Cid Gomes e o secretário da Saúde, João Ananias, farão a entrega de equipamentos hospitalares aos prefeitos dos municípios onde estão localizados 30 hospitais-polo. Hospitais de Pequeno Porte (HPP) também terão a estrutura reforçada, na área de assistência ao parto. Doze hospitais receberão kits, com camas para o parto, berços acrílicos, cardiotocógrafos, escadinhas com dois degraus e poltronas para acompanhantes. Para os 30 hospitais-polo, serão distribuídos, no total, 108 equipamentos. São aparelhos de ultrassom, aparelho de raio X portátil, processadoras de raio X, oxímetro de pulso, mesas de cirurgia, camas de recuperação, monitores multiparâmetros e 12 carros de anestesia.

Os recursos para a aquisição dos equipamentos dos hospitais-polo, no valor de R$ 3,62 milhões, são do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. A maior parte do investimento foi do Tesouro do Estado: R$ 2,1 milhões. O restante, R$ 1,51 milhão, veio do Ministério da Saúde. Já na aquisição dos kits para os Hospitais de Pequeno Porte o Tesouro do Estado foi fonte única. O total investido chegou a R$ 585,7 mil. São os seguintes os Hospitais de Pequeno Porte beneficiados com equipamentos novos: Unidade Mista de Banabuiú (Banabuiú), Hospital Maternidade Pe. José Bezerra Filho (Choró), U.M.S Irapuan Pinheiro (Dep. Irapuan Pinheiro), U.M.S de Ibaretama (Ibaretama), Unidade Mista de Saúde (Piquet Carneiro), Hospital Municipal Suely Pinheiro (Solonópole), Hospital São Sebastião (Apuiarés), Hospital Maternidade Julia Jorge (General Sampaio), Hospital Maternidade Antônio R. de Silva (São Luis do Curu), Unidade de Obstetrícia (Umirim), Hospital N. S. do Patrocínio (Aiuaba) e Hospital Geral de Catunda (Catunda). Hospitais-polo e Hospitais de Pequeno Porte são unidades filantrópicas e públicas municipais que recebem todos os meses investimentos do Governo do Estado, numa estratégia de reforçar a assistência à saúde da população na média complexidade e na atenção secundária. Só para os hospitais-polo (31 no Interior e mais três localizados em Fortaleza), a Secretaria da Saúde do Estado repassa, por mês, R$ 3,59 milhões, recursos 100% do Tesouro do Estado.

Fonte: O Povo

Futebol - Crato, Juazeiro e Limoeiro na primeira.

Clique para Ampliar

A rodada de ontem da 2ª divisão do Campeonato Cearense definiu, antecipadamente, quais os clubes que garantiram o acesso à 1ª divisão de 2010. O Guarani/J superou a pressão do Tiradentes, no Estádio Elzir Cabral e venceu por 1x0. O Limoeiro empatou em 2x2 com o Uniclinic. O Crato ganhou do Maracanã (3x1). Com isso, Guarani, Limoeiro e Crato são os novos integrantes da elite do futebol local, no ano que vem. Falta apenas uma rodada, que será disputada no próximo domingo, apenas para se conhecer quem será o campeão. Com 16 pontos cada um, os três classificados podem ficar com o título do ano.



VEXAME!


A situação dos clubes cearenses é complicada e vergonhosa. Há muito tempo os torcedores de Ceará e Fortaleza não comemoram uma vitória. O alvinegro só possui dois pontos em quatro jogos e está com 16,67% de aproveitamento na competição e é 18º. O Leão do Pici é pior e ocupa a lanterna da Série B. Tentando melhorar a colocação na tabela, ambas as equipes se reapresentaram ontem, já de olho nos seus próximos adversários. No Ceará Sporting Club houve uma conversa entre a comissão técnica e o elenco com os atletas que participaram da partida contra o Vila Nova. Após o bate-papo os jogadores realizaram um trabalho regenerativo na academia do Clube. Os demais jogadores trabalharam tecnicamente sob o comando do treinador alvinegro Paulo César Gusmão e seu auxiliar Acácio Barreto, em campo reduzido. O Vovô vai encarar o Paraná Clube, na próxima sexta-feira,(12), às 21 horas, em Curitiba.

No Pici

Depois de mais um resultado ruim no Campeonato Brasileiro da Série B, o elenco do Fortaleza se reapresentou no estádio Alcides Santos, no Pici, e realizou atividades regenerativas. Os trabalhos também deram início aos preparativos para a partida diante do Juventude, na próxima sexta-feira, às 21 horas no estádio Castelão, quando o Tricolor tentará a primeira vitória na Série B e o começo da tão sonhada reabilitação. Os atletas que atuaram no último compromisso do Tricolor contra o Duque de Caxias/RJ iniciaram os trabalhos dando voltas no campo de areia e em seguida fizeram exercícios na academia, a crioterapia e hidroginástica. Já o grupo que não jogou na sexta-feira realizou atividade com bola no Centro de Treinamento do clube, em Maracanaú. Nesta segunda-feira, o Tricolor trabalha em dois períodos no CT José Ribamar Felipe Bezerra.


Sport atropela FLA


Se o Sport precisava de um grande resultado para tentar iniciar uma reação no Campeonato Brasileiro, a equipe conseguiu isso ontem. Jogando na Ilha do Retiro, o time pernambucano viu Émerson marcar duas vezes para a equipe carioca ainda nos primeiros minutos, mas contou com três gols de Weldon para buscar a virada e conseguir a vitória por 4 a 2. O triunfo, conquistado na estreia do técnico Emerson Leão, foi o primeiro do time na competição. O resultado fez com que o Sport deixasse a zona de rebaixamento do Brasileirão, somando cinco pontos. O Flamengo, por sua vez, perdeu a chance de se aproximar das primeiras colocações, permanecendo com sete pontos. Agora, a equipe de Leão volta a campo no próximo sábado, novamente na Ilha, contra o lanterna Atlético-PR. Já o time carioca terá a chance de se recuperar no domingo, fora de casa, diante do Coritiba, que também vai mal e está na penúltima posição.


Palmeiras ganha no final


O Palmeiras bateu o Vitória por 2 a 1, ontem, no Palestra Itália, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, de modo dramático. Após ser dominado em quase toda a partida, o time paulista ganhou com um gol do zagueiro Maurício Ramos, marcado aos 45 minutos do segundo tempo. O resultado deixou o time paulista com oito pontos e encerrou um jejum de cinco partidas sem triunfo.



São Paulo empata


Avaí e São Paulo não saíram do 0 a 0, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, ontem, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com boas atuações, os goleiros Denis e Eduardo Martini foram os grandes responsáveis pelo resultado. O empate deixa o time de Muricy Ramalho em alerta, com apenas uma vitória conquistada, e apenas seis pontos na competição. Já o Avaí, que retorna para a elite do futebol brasileiro após 30 anos, está em situação pior, com quatro pontos.

Jogo feio no Mineirão

Cruzeiro e Internacional decepcionaram na noite de ontem. Os dois times, considerados os melhores do Brasil, deixaram o bom futebol de lado e, apoiados nas jogadas ríspidas e até violentas, ficaram no empate por 1 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida foi válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O Inter abriu o placar cedo, em cabeçada de Magrão, mas a violência foi o foco do primeiro tempo. Kléber e Lauro trocaram empurrões e foram expulsos por Antonio Hora Filho. Na etapa final, o Cruzeiro chegou ao empate com Wellington Paulista. Na tabela de classificação, o empate foi melhor para o Internacional, que, mesmo sem Kléber, D'Alessandro e Nilmar, manteve sua invencibilidade e a liderança. Agora, os gaúchos têm 13 pontos, dois a mais que o Atlético-MG. O Cruzeiro, que não teve Ramires, é o décimo colocado, com sete pontos.

Geninho entrega o cargo

A goleada sofrida para o Atlético-MG, por 4 a 0, neste domingo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro foi a gota d´agua para o técnico Geninho, que pediu demissão do cargo de técnico do Atlético-PR. A campanha do clube no Brasileirão é medíocre, tendo conquistado apenas um ponto em cinco jogos, o que deixa o clube na lanterna da competição. "Procurei o presidente e me desliguei do Atlético. Acho que o clube tem buscar um fato novo. Plagiando o Nelsinho [ex-técnico do Sport], eu cheguei no meu limite. Acho que criando um fato novo, o Atlético vai voltar a vencer", disse o técnico. Campeão Brasileiro pelo Furacão em 2001, o treinador retornou ao clube no ano passado, quando ajudou a livra-lo do rebaixamento à Série B. Assim, Geninho tem uma ótima relação com a torcida e diretoria, e revelou que continuara torcendo pelo sucesso do time paranaense.

"Vou torcer mesmo para que o Atlético se recupere. Quero agradecer à torcida pelo apoio e quero pedir desculpas pelos resultados. Não guardo mágoa de ninguém. Aqueles que me criticaram quero agradecer e os que me elogiaram também agradeço", completou.

Fonte: AVOL - Antonio Viana OnLine

Brasil perdeu 750 mil empregos em três meses, aponta Dieese

São Paulo - O mercado de trabalho nacional perdeu 750 mil vagas de emprego formal de dezembro a fevereiro, segundo um estudo divulgado hoje (23) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O levantamento da entidade mostra que a perda representa um corte de 2,3% do total de postos de trabalho do país e é um dos impactos da crise mundial na economia brasileira.

“Estes três meses [dezembro, janeiro e fevereiro] são, tradicionalmente, meses de ajustes sazonais no nível de emprego. Geralmente, temos mais demissões que contratações. Mas, este ano, a crise agravou a situação”, disse o coordenador de relações sindicais do Dieese, José Silvestre, em entrevista à Agência Brasil. Só em dezembro, por exemplo, a crise aumentou em 305 mil o número de demissões no país, de acordo com o Dieese. Nas previsões da entidade, o Brasil perderia 350 mil vagas de trabalho naquele mês. Porém, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) acabou apontando um corte de 655 mil vagas.

O estudo do Dieese aponta ainda que boa parte das vagas eliminadas desde dezembro são do setor de agropecuária e da indústria de transformação, os mais prejudicados em termos percentuais. Só agropecuária demitiu 8,6% dos seus empregados durante esse período. Já a indústria de transformação demitiu 5%.

Silvestre afirmou, porém, que pelo menos uma parcela de todas essas demissões poderia ter sido evitada, independentemente do agravamento da crise no mundo ou no Brasil. Segundo ele, existe uma grande facilidade para se demitir no país e alguns empresários se aproveitam dessa facilidade para cortar mais vagas que o necessário.

“É difícil mensurar o que foram demissões causadas pela crise e o que foram ajustes antecipados promovidos pelos próprios empresários”, afirmou Silvestre, citando casos de companhias que anunciaram demissões em massa ao mesmo tempo que anunciaram um aumento de sua produção para 2009.

Silvestre disse que o corte desnecessário de vagas tem outro efeito negativo: a precarização do trabalho. Ele disse que o país, desde 2002, apresenta melhorias neste sentido, com o aumento do salário mínimo e do salário dos recém-contratados. Essas melhorias, porém, estão comprometidas pela crise e pela falta de regras rígidas sobre as demissões injustificadas.

De acordo com Silvestre, o Brasil deveria criar leis que impeçam as demissões em justa causa, assim como o previsto pela Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). "O custo da demissão já está embutido no custo do trabalhador. Enquanto não tivermos uma lei que iniba as demissões, vamos ter esta alta rotatividade", afirmou.

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

Notícias do Crato para o Dia 09 de Junho de 2009


09-06-2009
Crato realiza o I Encontro de Saúde Pública Veterinária

Autoridades veterinárias de todo o Brasil estarão reunidas em Crato, durante O I Encontro de Saúde Pública Veterinária do Ceará – 15 anos do CCZ do Crato, nos dias 25 e 26 deste mês. O evento comemora os 15 anos do Centro de Zoonoses, o primeiro a ser inaugurado no interior do Nordeste e acontecerá no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, antiga Escola Agrotécnica. Entre os temas a serem debatidos estão legislação e posse responsável de cães.






Parceria leva atendimento a crianças e adolescentes do AABB Comunidade


A Secretaria de Saúde do Crato realizou, na manhã de ontem, por meio do Núcleo de Atenção Básica, atendimento médico e odontológico, através da Operação Sorriso, na AABB, para os 280 integrantes do Projeto AABB Comunidade. O trabalho faz parte de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Projeto no sentido de prestar assistência à saúde de crianças e adolescentes. O trabalho da Operação Sorriso conta com orientação e aplicação de flúor.





Cultura promove oficina de ‘forró pé-de-serra’


A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, dentro da Programação do Crato São João Festeiro, realizará uma oficina de forró pé-de-serra’, para todos que quiserem arrastar a chinela. Denominada "Xegue Cá Minha Véia", a oficina acontece no de 15 a19 de junho, no Centro Cultural do Araripe, a partir das 17h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, pela manhã e tarde. Falar com Arisla ou Mabel. Maiores informações: 3523-2365 ou 3521-1958.








Iniciada campanha de vacinação contra a poliomielite


O setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Crato iniciou a primeira etapa da campanha da vacinação contra a poliomielite. A meta do Crato é vacinar 10.603 crianças até cinco anos. O dia “d” da campanha acontece em 20 de junho. A Secretaria informa que todos os postos de saúde estão com as vacinas disponíveis.






Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
M
ais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30