xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/06/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 junho 2009

Teatro - O Pecado de Clara menina


Teatro Rachel de Queiroz

Ingressos: 8,00 ( Meia: 4,00 - Claro )

Entrevista Exclusiva com o Ex-Governador Lúcio Alcântara. Amanhã, no Jornal Chapada do Araripe!


lucio alcantara2

O Ex-Governador Lúcio alcântara concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe, onde expressa suas opiniões sobre o panorama do Ceará e do Brasil na atualidade. Como ele vê o Crato, sua Cultura, e a recente questão da relocalização do parque de exposições, além de diversos outros assuntos.

Alguns pontos altos da Entrevista:

"O que eu sinto nesse governo ( do Ceará ), é sempre um desejo, uma vontade de querer dizer que tá começando tudo agora, que nada os outros fizeram antes, nada existia, como se tudo fosse começar agora... eu to vendo aí, esse Centro de Convenções que vai ser lançado aí...isso foi do meu governo! foi feita a licitação, construtora "Marquise"... ótimo! passados 2 anos e meio estão começando. Já deveriam ter começado há muito mais tempo, até porque todo dia o governo arrota dinheiro...a URCA até que poderia pedir um pouco desse dinheirinho aí..."

( Sobre o Trem do cariri ) "...mas por mais que o atual governo se esforce para dizer que foi criação dele, a história está aí !"

( Sobre a relocalização da ExpoCrato) - "A princípio, eu não acho uma boa idéia. Porque: Isso é tradicional, e tem muito terreno lá, então pode ser melhorado, pode ser modernizado, ampliado, e é uma coisa tradicional"

"Como eu fui alvo de uma oposição muito caluniosa, muitas vezes, eu tenho muito cuidado com o que eu digo."

"Nós temos a mania de acabar com as coisas tradicionais, derrubar, fazer outro, como se cada um tivesse querendo começar a história agora."

"A história, governo, é uma continuidade..."


BIOGRAFIA:

Lúcio Gonçalo de Alcântara (Fortaleza, 16 de maio de 1943) é um médico, político e escritor brasileiro, filiado ao Partido da República. Em 1966, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Casado com a escritora Beatriz Alcântara, tem dois filhos: a arquiteta Maria Daniela e o deputado federal Leonardo Alcântara. Filho do ex-governador Waldemar Alcântara e de Maria Dolores Alcântara, exerceu seu primeiro cargo político aos 27 anos, como Secretário de Saúde do Estado do Ceará (1971-1973), função que voltaria a exercer por mais duas vezes, em 1975 e 1991.

Assumiu a Secretaria para Assuntos Municipais em 1978 e, aos 36 anos, foi prefeito de Fortaleza (1979-1982), exercendo um mandato marcado pela defesa do meio ambiente, criando o Parque Adahil Barreto e garantindo proteção às lagoas urbanas de Fortaleza. Deputado federal por dois mandatos (1983-1987 e 1987-1991), participou da Assembléia Nacional Constituinte em 1988. Foi vice-governador do Ceará de 1991 a 1994. Em 1995, elegeu-se senador, com mais de um milhão de votos. No Senado Federal, ocupou a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos e do do Conselho Editorial. Foi também membro da Comissão de Educação e da Comissão de Assuntos Sociais. Em 2002, foi eleito governador do Ceará. Tentou a reeleição em 2006, mas foi derrotado por Cid Gomes. Além de suas ações como político, o ex-governador do Ceará tem uma vasta produção intelectual, já tendo publicado 42 obras, o que valeu a vaga de titular da cadeira 26 da Academia Cearense de Letras. No seu currículo, que registra mais de 20 condecorações por parte de entidades nacionais e internacionais, destacam-se ainda a presidência da Cruz Vermelha no Ceará (1976) e do Instituto Teotônio Vilela (1996-2002).

Fonte: Wikipedia.
Entrevista conduzida por: Dihelson Mendonça

Futebol - Tabela Completa - Amilton Silva

Tabela Completa de Jogos:


Por: Amilton Silva

Cariri - Estado de alerta para calazar - Por: Elizângela Santos

Nos centros de Zoonoses do Crato e Juazeiro, são sacrificados cerca de 40 cães, em cada unidade, por semana. 50% deles estão com calazar (Foto: Elizângela Santos). O número de casos de leishmaniose continua sendo preocupante em animais, no município do Crato. Juazeiro do Norte. Um tempo propício para a infestação do mosquito flebótomo, responsável pela expansão da leishmaniose, tendo como hospedeiro o cão. O alerta é do diretor técnico do Centro de Controle de Zoonose do Crato, Eldon Linhares, que expõe sua preocupação em relação ao período de umidade, após a fase chuvosa, fase em que o mosquito de reproduz. O número de casos de leishmaniose continua sendo preocupante em animais, no município do Crato. Mesmo estando no mesmo patamar de infestação do ano passado, ela afirma, mesmo sem números precisos, que o calazar chega a menos de 1% na população canina do Crato, que é de 1.340 animais. Até o mês de maio, no município, foram sacrificados 41 cães acometidos pela doença. Tanto no Crato como em Juazeiro do Norte são sacrificados, por semana, cerca de 40 cães em cada cidade. Segundo a coordenadora do Centro de Zoonoses do município juazeirense, Ivânia Sandra Ferreira, pelo menos 50% dos animais sacrificados são acometidos de calazar, o que corresponde a 20 mortos por semana. O problema tem preocupado as autoridades de saúde de Juazeiro, que vão iniciar uma campanha de prevenção nas escolas, intitulada “Viva bem com o seu amigo”. Somente no mês de maio, foram detectados no município dez novos casos de calazar em seres humanos.

Conforme o diretor técnico do CCZ do Crato, a busca dos animais tem sido intensificada, mas por ser um período de infestação a preocupação se torna bem maior. Armadilhas estão sendo colocadas nos bairros, principalmente naqueles em áreas da encosta da Serra do Araripe, onde é constatada a presença maior do flebótomo, conhecido também por mosquito-palha.

Números preocupantes

Eldon justifica que, mesmo dentro de um patamar de equilíbrio em relação aos números do ano passado, os casos de calazar são preocupantes no Interior e na Capital do Estado, até porque houve uma urbanização da doença. “Há estudos que mostram a presença do mosquito transmissor em todos os bairros das cidades do Crato e Juazeiro do Norte”, ressalta o coordenador. Ivânia diz que a única solução, nesses casos de contaminação, é o sacrifício do animal, já que não existe comprovação de um tratamento que elimine todos os vestígios da doença no cão. “Nesse caso, mesmo tratando do animal, há a possibilidade da leishmaniose voltar”, afirma ele. O projeto a ser desenvolvido nas escolas da rede municipal e estadual levará informações e distribuição de material educativo, com o objetivo de sensibilizar as crianças, principalmente no trato com os animais. “Essa convivência das crianças com os animais requer cuidados. Para isso, vamos capacitar também os educadores e promover uma grande mobilização”, ressalta, ao acrescentar a preocupação das autoridades em relação aos casos de calazar, já que, até o momento, houve uma preocupação maior para os casos de dengue.

No ano passado, uma denúncia veiculada com exclusividade pelo Diário do Nordeste revelou a forma de sacrifício dos animais em Crato, por meio de uma câmara de gás, após serem anestesiados. O método chamou a atenção das autoridades internacionais, de instituições voltadas para a proteção dos animais. Segundo o diretor técnico, Eldon Linhares, foi um momento difícil, por estar seguindo a resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Mas, houve uma alteração na resolução, o que atualmente vem, segundo ele, sendo seguido, com aplicação de anestesia antes de injeção letal de cloreto de potássio. Uma das causas para o aumento da infestação do mosquito em áreas urbanas é a devastação que vem ocorrendo nas áreas de encosta, principalmente. “Este ano, o aumento é provável por conta do prolongamento do inverno. A umidade e as folhas das árvores em decomposição são o habitat ideal para o desenvolvimento do mosquito”, explica.

Autoridades veterinárias de todo o Brasil estarão reunidas em Crato, durante o I Encontro de Saúde Pública Veterinária do Ceará - 15 anos do CCZ do Crato, nos dias 25 e 26 deste mês. O evento comemora os 15 anos do Centro de Zoonoses, nom Crato, o primeiro a ser inaugurado no Interior do Nordeste. Acontecerá no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, antiga Escola Agrotécnica. Entre os temas a serem debatidos, em pauta está a legislação e posse responsável de cães.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=644425

JOSÉ FLÁVIO É BRILHO DO CORISCO - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Voando com a tragédia do vôo entre o Rio de Janeiro e Paris, José Flávio Pinheiro Vieira viu-se como um corisco. Fatal, passageiro, num repente, candente, cadente. Viu-se como um balanço entre uma longa e laboriosa construção e o repentino de sua fragmentação em destroços. E neste vôo imaginário, entre os dígitos do teclado e estas letras pretas sobre a tela branca, este José, nordestino, traça o destino entre a fartura e seca que o retira de uma terra para outra.

Eis um homem, um intelectual, um escritor e médico humanista pleno de vida e história. Não se trata da exumação de seu vôo, pelo contrário é o sepultamento no profundo das terras caririenses. A literatura deste Flávio é plena deste relevo, que não é apenas ele mesmo, pois o espaço construído pela vida não é mais apenas regional, é fruto de universalidade civilizadora (civilização como limite histórico e não como adjetivo em oposição ao bárbaro).

Não foi por acaso que ele capta o corisco. Este risco fugaz de luz sobre os céus. Este risco feroz que pode arrasar a ordem em cadeia. Este tom desafiador sobre a calmaria das noites. Aquelas pedras derretidas espalhadas no terreno do imaginário nordestino. As pedras que se mostram nos chãos de arisco.

Seja por uma ordem do próprio José Flávio. A fatalidade estimulada com o avançar dos anos. Não é incomum que a insustentável leveza que se julga existir no ser se nutra destes medos ancestrais. O ponto terminal. A explosão e o definitivo desaparecimento tão intensos que nem poeira do universo parece restar.

Mas existe a luz do corisco. Se as ocorrências da vida forem classificadas em momentos, todos eles já são em si finalistas. E, aliás, a rota da acumulação de bens, de projetos de vida, de objetivos a atingir e metas cumpridas é composta por marcadores terminais. A rota, não a vida.
A vida é toda a ocorrência. O brilho em si do corisco. Sem marcador de tempo. Não se encontra nem na eternidade, pois tanto ela como o conceito de infinito, tendem a ser marcadores de tempo e espaço. O brilho do corisco, tomado como alegoria da vida é a ocorrência em si, nada mais a dizer, principalmente que não houve.

Agora, retornando ao vôo vitimado. Histórias (rotas) encerraram-se no momento. Este homem do cariri, José Flávio Pinheiro Vieira, com certidão de nascimento, resistência de adversidades, ninhos conservados na própria rota é o brilho do corisco. Uma ocorrência captada pela mente que escreve, mas nem por isso ilusória ou separada da realidade externa, apenas este brilho que transcende as métricas do pragmatismo burguês.

José do Vale Pinheiro Feitosa

Guia Prático para Postar no Jornal CHAPADA DO ARARIPE



Classificar corretamente as Mensagens no CHAPADA DO ARARIPE

Olá, pessoal,

A Todos os escritores do novo "Jornal Chapada do Araripe", escrevo esse pequeno e inicial guia de instruções para que possamos primar pela categorização das mensagens. O Chapada do Araripe possui umas 30 categorias de assuntos. Cada postagem deve ir para o lugar certo.

Aqui estão algumas dicas aos escritores:

A primeira pergunta é:
VALE A PENA PUBLICAR ESSA MATÉRIA ? Ela é Jornalística ? Tem alcance e Interesse ? Está bem Escrita ? É digna de um Jornal ?


Se for notícia, nunca marque "Notícias" como categoria.
Classifique primeiro, se a notícia é Regional, Nacional ou Internacional.

Não Confundir Notícia com Crônica:

Também não devem ser confundidas crônicas com Notícias. Notícias de um Jornal têm um formato bastante diferente de se escrever, de crônica. Notícias possuem caráter Jornalístico, e deve manter o princípio da IMPARCIALIDADE e veracidade dos fatos. Nada de opiniões pessoais, considerações de qualquer espécie. É apenas a exposição dos fatos como eles aconteceram, em detalhes. Também não confundir Notícia com Manchete.

Não Confundir Crônica com Conto.

Este aí está muito bem explícito, e nossos escritores saberão fiferenciar bem o que é crônica de um conto.

As Categorias de Arte e Cultura:

Nunca marque categoria de Arte e Cultura. Sempre marque uma subcategoria: Poesia, Música, Show, Agenda Cultural, tentando classificar naquilo que mais se relaciona com o assunto.

Alguns exemplos práticos:

01 - Alguém escreve um texto sobre Padre Cícero, com opiniões, baseado em fatos recentes> Deve classificar como Crônica ou na categoria Religião.

02 - Divulgação de um Show do Caetano Veloso - Deve postar em Agenda Cultural
03 - Resenha sobre o Show do Caetano - Deve postar em Arte e Cultura, ou Música
04 - Questionamento à População - Deve ser postado na categoria BLOG, ou na categoria Geral
05 - Textos sobre considerações políticas - podem ser postados ou na categoria crônica ou em Política

06 - Mensagens, Pensamentos do Dia, etc... - Devem ser postados na categoria Blog, ou Categoria Mensagens.

07 - Poesia e assuntos sobre poesia devem ser postados na categoria poesia.

08 - Textos Informativos sobre Doenças, contendo dados, assuntos da atualidade, desde que sem muita interferência do autor, podem ser postados na categoria Atualidade, desde que haja um cunho de notícia.

09 - Textos sobre psicologia, comportamento em Sociedade, devem ser postados na categoria Comportamento.

10 - TODOS OS ASSUNTOS QUE ENVOLVEM NOTÍCIAS DA REGIÃO devem ser postados na Categoria Regionais.

Muito Importante:

11 - Eu, Dihelson Mendonça, como Editor Chefe, deverei tomar conta e me responsabilizar pelas postagens das categorias de Notícias Nacionais e Internacionais, e da categoria "Destaque" ( Fotos da capa ), devido à responsabilidade com as fontes originais, e acordos que fiz com agências de Notícias e sites de informação. Aliás, falando em agências de Notícias, Jornalismo é coisa muito séria. Peço que não copiem NADA de outro site sem a devida autorização expressa dos autores. Nem a publicação de fotos, vídeos ou coisas do gênero sem autorização. Se você tiver alguma dúvida, não publique. O mais interessante é produzirmos nossas próprias matérias, nossos textos.

Nos Blogs, certas coisas ainda são aceitas, como por exemplo, publicar alguns artigos de outras pessoas, mencionando as fontes. Nos Jornais, nem isso é possível. Por exemplo, não se pode trazer notícias da Folha de São paulo e publicar no Blog. Já entrei em contato com a maioria dos Jornais do Brasil e agências de notícias sobre o assunto, bem como li incontáveis textos sobre direitos autoriais e reprodução de artigos. Qualquer dúvida, podem me consultar. Espero poder auxiliar.

Muito Importante:
P.S - Primem pelo Português Correto e a Grafia Perfeita !
Abraços,

Dihelson Mendonça


QUATRO VEZES E UMA SEMANA APENAS - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Um Ovni abduziu o Avião da Air France?

O repentino desaparecimento de uma aeronave ultramoderna, fazendo uma rota mais do que testada, se tornou a perplexidade da semana que termina. Perplexidade, pois tudo leva a crer que a única forma de esclarecer o acidente é o encontro, quase impossível, das caixas pretas.

As hipóteses para o acidente parecem se resumir em duas principais: uma fragilidade qualquer no AIR BUS ou uma bomba terrorista (até agora não afastada). As condições climáticas na região são banais e os procedimentos para transporte de passageiros e bagagem também o são.

Quem ficou mal mesmo na história foi o Ministro Jobim, chamado pela grande imprensa de Governo Brasileiro. O que não deixa de ser verdade em base, mas como operação toda crítica recai sobre ele. No dia anterior à sua entrevista comandantes da Marinha e da Aeronáutica disseram que a cautela seria somente afirmar que os destroços avistados eram de fato do avião acidentado, após a recolha das peças e o exame dos seus números de série. Na data da entrevista do ministro nenhum dos destroços avistados tinham sido recolhidos, menos ainda examinados.

A queda ou esplendor do Império Romano da Nova Era?

Berlusconi, primeiro ministro da Itália, carnavaliza a vida privada e, também, a pública. Roupas mínimas (ou evaporadas), um grupo de homens e mulheres ao melhor estilo pornochancada, inclusive com tomadas em ereção.

Recebendo votos em massa, ganhando todas da esquerda esfacelada e mantendo uma excelente relação com o Vaticano, Berlusconi é bem o exemplo dos tempos atuais. Tempos das corridas da canalhada sobre as instituições que decidem sobre dinheiro ou são elas mesmas fundos de moedas.

É o mesmo momento em que estes canalhas correm para as câmaras da TV para fazer o seu, ou vão para a política para ocupar os espaços do troca a troca de verbas com percentagem de obras por fora. Por isso mesmo o parlamento em média (à exceção do senado) troca mais de 60% dos representantes do povo e neste continuam os mesmos escândalos “daquele ano que passou, eu não brinquei, você também não brincou”. Sim é o mesmo espírito na cultura, na educação, na mídia, na administração pública e privada e inclusive nos blogs.

Arrivistas às toneladas

Juan do Flamengo parece que finalmente foi punido no caso Maicosuel (que não se perca pelo nome). O jogador agressor não praticou nada muito novo, a arrogância e “sabe com quem está falando” é bem típica do ser humano e incidente, em especial, em certas culturas.

Acontece que este espírito que aparece com freqüência nestes grupelhos de adolescentes, sejam torcidas organizadas, neonazistas, homofóbicos, grupos agressivos que agridem para se sentirem menos inferiores, continua uma marcha insana. Uma marcha que parece ter como móvel a insatisfação com o estoque de consumo e com esta corrida imbecil pelo sucesso e pelo vencedor.
Aliás, no plano geral da vida e da civilização, as entranhas derrotadas de um modelo econômico excludente e extravagante.

Kátia Abreu, Minc e a Semana do Meio Ambiente

Semana que lembra o Meio Ambiente. Que este ano teve um molho muito especial no noticiário. Motivado principalmente pela MP da Amazônia. Um drama atual sem igual para o país e sua sociedade.
Acontece que vendemos, com sucesso, a questão do álcool para mover automóveis. A energia renovável é algo espetacular. É a energia solar pela fotossíntese. Mas é natural que os impactos sobre o meio ambiente estejam na raiz da solução.
É claro que mesmo com a melhora da produtividade por hectare, o plantio extensivo irá afetar os grandes e a ainda remanescentes biomas do país. Aliado àquela venda do álcool foram anos de sucesso do agronegócio no famigerado modelo exportador e vendedor de commodities. Este setor recebeu as medalhas ao amealhar dólares no exterior.
Eis a raiz da verdadeira briga nesta semana do meio ambiente entre a Senadora Ruralista Kátia Abreu e o ministro marqueteiro Minc. Aliás não sei bem o motivo pela qual o Senador Tasso Jereissati, aparente líder da modernidade econômica, se alinhou com o mais atrasado da vida nacional.

José do Vale Pinheiro Feitosa

Sindilojas divulga Abaixo-Assinado para a População do Crato sobre mudanças no Parque de Exposições.


Abaixo-Assinado já conta com mais de 10.000 assinaturas !



O SINDILOJAS - Sindicato dos Lojistas do Comércio do Crato está promovendo um abaixo-assinado contra a relocalização do parque de exposições do Crato. Segundo os membros, qualquer ajuda do governador Cid Gomes é bem-vinda ao Crato, e há inúmeros projetos que poderiam ser executados, inclusive a ampliação e modernização do atual Parque de Exposições. Duda Alencar, nos envou uma cópia do abaixo-assinado, que está sendo distribuído nas ruas de Crato. Segundo informam, já colheram mais de 10.000 assinaturas contra a relocallização.

Diz o Seguinte:

-------------------------------------------------
ABAIXO ASSINADO

O povo do Crato, organizado em abaixo assinado, vem ao Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, manifestar o seu interesse e desejo de permanência do parque de exposição, (EXPOCRATO), no atual local onde se encontra. Definitivamente o povo do Crato clama pela colocação de um ponto final na discussão sobre qualquer pretensão de mudança de local da EXPOCRATO. (QUE O NOSSO PARQUE DE EXPOSIÇÃO PERMANEÇA ONDE ESTÁ) Na certeza de que seremos atendidos agradecemos a atenção de vossa excelência e subscrevemos atenciosamente.

NOME: CPF ( Ou RG ):



Baixe o Arquivo e Imprima, distribua com os amigos para assinarem, e entregue na sede do Sindilojas Crato, no edifício Cícero Araripe, ou na TOASA. Qualquer informação, entre em contato com o Blog do Crato, ou com Duda Alencar.



Arquivo enviado por: Duda Alencar.

Divulgação - Agenda da greve dos Professores do Estado - Em Crato

Agenda da Greve dos Professores do Estado

Caro Dihelson Mendonça,

Peço a gentileza de publicar no blog a nossa agenda semanal da greve dos professores do Estado.

Segue AGENDA da Semana:

SEG - 08/06 Movimento de rua - Praça S. Vicente(concentração) - Horário: 8:00h
TER - 09/06 Panfletagem no Polivalente e Cejovem (Concentração - Em frente ao Polivalente) - Horário: 16:30h
QUA - 10/06 Reunião de Comando - Colégio Estadual - Horário: 8:00h
QUI - 11/06 FERIADO
SEX - 12/06 Assembléia - Local: CEJA - Horário : 8:00h

Agradeço pela atenção.

Penha Lima

Exposição no Cariri - Agricultura familiar vai movimentar R$ 1 milhão

Uma mini-fazenda foi montada na Exproaf, reproduzindo todas as atividades agropecuária de uma propriedade rural. A atração é uma das mais visitadas (Foto: Antônio Vicelmo). Artesanato e demais peças de trabalho manual dos agricultores familiares estão expostos à venda até amanhã no Parque de Exposições do Crato. Pequenos produtores da agricultura familiar do Cariri provam a viabilidade do setor em exposição que acontece até amanhã . Crato. Prossegue até amanhã a IX Exposição de Produtos da Agricultura Familiar (Exproaf), que tem como principal objetivo fortalecer a pequena produção de base familiar, por intermédio da exposição de produtos agrícolas, pecuários, pesca, apicultura e artefatos. O evento foi aberto na noite da última quinta-feira e está possibilitando a abertura de novos canais de negociação e comercialização, além da troca de experiências entre os pequenos produtores rurais de 29 municípios do Cariri. A estimativa de negócios na feira aponta para R$ 1 milhão.

O gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Adonias Sobreira, informou que serão assinados mais de 300 contratos de financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que se destina ao apoio financeiro das atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família. Na solenidade de abertura, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Olinda, Kátia Pereira da Silva, reivindicou a ampliação do número de beneficiados no Programa Garantia Safra, distribuição de cestas básicas com as famílias atingidas pelos efeitos da seca e das enchentes, ampliação do programa de construção de cisternas, entre os pleitos principais. O evento acontece no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. Ontem, foi aberto seminário sobre a agricultura familiar que terá prosseguimento amanhã. No decorrer da Exproaf, são promovidos debates sobre projeto alternativo de desenvolvimento sustentável, territorialidade e políticas do programa do Território da Cidadania no Cariri, brucelose, controle e erradicação, inclusão das mulheres no Brasil rural, reforma agrária e alimentação e manipulação de alimentos da agricultura familiar.

Oportunidade de negócios

Os produtos são apresentados ao público em geral, em cerca de 50 estandes, distribuídos na área de exposição do parque, onde são comercializados, livremente, pelos pequenos produtores. O evento conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural que, além da ajuda financeira, colocou à disposição dos pequenos produtores a infra-estrutura do parque. O subsecretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Antônio Rodrigues Amorim, destacou que uma das finalidades do evento é abrir oportunidade de negócios, com preços competitivos, à pequena produção. No contexto da feira, foram reativados o engenho de rapadura e a casa de farinha, administrados por trabalhadores da agricultura familiar, que devem faturar cerca de R$ 15 mil com a venda de garapa, alfenim, rapadura, mel, beiju, tapioca, goma e bolo de mandioca. O administrador do engenho, Francisco Antônio da Silva, informou que serão moídas 20 toneladas de cana-de-açúcar durante o evento. No centro do parque, foi montada uma mini-fazenda com todas as atividades desenvolvidas numa grande propriedade: pecuária, ovinocaprinocultura, açude para abastecimento d’água e irrigação, hortifrutigranjeiro, uma pequena bodega e uma amplificadora. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, José Ildo da Silva, a agricultura familiar constituída por pequenos e médios produtores representa a imensa maioria de produtores rurais do Cariri. É responsável pela produção dos principais produtos básicos da dieta do brasileiro como o feijão, arroz, milho, hortaliças, mandioca e pequenos animais. Em geral, são agricultores com baixo nível de escolaridade e buscam diversificar os produtos cultivados para reduzir os custos, aumentar a renda e aproveitar as oportunidades de oferta ambiental e disponibilidade de mão-de-obra.

A Exproaf, segundo Ildo, será o espelho dessa produção. Além de contribuir para a troca de informações entre os trabalhadores, será também uma oportunidade de comercialização e de divulgação dos produtos orgânicos, um seguimento da agricultura familiar que está tendo grande aceitação.

Mais informações:

Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Rua Pedro II, 56, (88) 3523.1623/ 3523.3809
Escritório da Ematerce, no Crato
(88) 3221.1283


ANTÔNIO VICELMO
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=644419

Reta Final da Segundona Cearense

Reta Final da Segundona Cearense

No próximo domingo dia 07 de junho será disputada a penúltima rodada do hexagonal da segunda divisão do campeonato Cearense de 2009. Todas as seis equipes estão no páreo para subir pra elite do próximo campeonato cearense da primeira divisão. Como é de interesse do leitor do blog do Crato , divulgaremos os jogos restantes e classificação atualizada. Pelo regulamento os tres primeiros classificados por índice técnico serão automaticamente classificados para primeira divisão de 2010.


LIMOEIRO

15
08
05
00
03
18
14
04
62,50%

CRATO

13
08
03
02
03
09
10
-1
45,83%

GUARANI

13
08
03
03
02
11
13
-2
50,00%

TIRADENTES

11
08
03
02
03
10
10
00
45,83%

UNICLINIC

11
08
02
02
04
12
18
-6
33,33%

MARACANÃ

10
08
03
01
04
21
16
05
41,66%


Fonte: Amilton Som - Editor de Esportes do Blog do crato

Crato está se tornando uma cidade violenta - Um "Quase" Crime!


A violência se espalha pelo Cariri.

A fonte? Ah, meus amigos, a fonte da criminalidade passa pelas desigualdades sociais, econômicas, educacionais e até genéticas. Como se vai resolver o problema da criminalidade, que afeta cidades, é algo que não se sabe ainda. E com a Região Metropolitana do cariri, esse é um dos fatores compartilhados entre as 3 cidades. A explosão populacional traz essas mazelas...

Reportagem do site Miséria, publicada via Canal 13:

Quatro bandidos tomaram de assalto na noite de ontem, na cidade do Crato, uma moto Honda Fan preta de placa HYE-0637, amarraram o dono do veículo e sua esposa dentro de um canavial, dois ficaram vigiando e os outros foram pegos pela polícia na entrada de Barbalha. Os policiais da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV) que estavam na blitz, coadjuvados pelos policiais do Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) de Juazeiro do Norte, desconfiaram do nervosismos dos dois rapazes na moto preta, pediram os documentos e eles acabaram mentindo que a moto era do tio de um deles.

Desconfiados da conversa da dupla, os policiais resolveram checar as informações e, com os dois jovens dentro da viatura da CPRV, seguiram para o endereço constante na documentação da moto. Sentindo que seriam mesmo desmascarados, a dupla acabou confessando o assalto a Melquisedeque da Silva Bezerra e sua esposa Alexandra Ferreira Bezerra Barbosa e levaram os policiais até o canavial onde o casal estava amarrado e vigiado por dois comparsas. Numa ação surpresa dos policiais da CPRV, o casal foi libertado e os outros dois assaltantes foram pegos, um portando uma escopeta calibre 12 e o outro com uma pistola de brinquedo.

Na delegacia de Barbalha o quarteto formado por Francisberto do Nascimento Silva, 21 anos, juntamente com A.S.M., 17, A.J.L., 16 e G.I.N.M., 16, confessaram friamente toda ação. Os policiais conseguiram descobrir que os dois pegos na moto queriam matar um desafeto na festa em Barbalha e, em seguida, voltariam ao Crato para estuprar a mulher que estava sendo mantida como refém com o marido e depois assassinar o casal que foi brutalmente agredido pelos bandidos. "Esse casal nasceu de novo. Foi muita sorte esses bandidos terem caídos na blitz aqui em Barbalha", disse um policial da CPRV.

O delegado de plantão em Barbalha, Jaelan Alves da Silva, disse ao Miséria que "foi digna de elogios a ação dos policiais da CPRV, que agiram imediatamente e se deslocaram até o Crato para libertar o casal das mãos desse assaltantes". Mequeisedeque por sua vez disse que "Deus existe de verdade e a ação dos policiais da CPRV foi brilhante, ao nos libertar das mãos desses marginais. Eles agrediram a mim e minha esposa com a escopeta e chegaram a quebrar a coronha da arma batendo na minha cabeça". Ainda abalada e tremendo muito, Alexandra mal podia falar diante de tudo que passou ao lado do marido deitados e amarrados dentro do canavial.

Logo que tomou conhecimento da ação dos policiais na prisão dos bandidos e na libertação do casal, o comandante da CPRV, coronel Werisleique Pontes Matias, telefonou para seu pessoal que está no Cariri, parabenizando a ação das duas patrulhas e elogiando todos os policiais que evitaram um estupro e mortes de pessoas inocentes. "A CPRV atua nas rodovias do Ceará e atua também contra a bandidagem, onde quer que esteja", disse Werisleique, ressaltando que "a ação dos nossos policiais foi perfeita e digna de todos os elogios possíveis".



Fonte: Canal 13

Notícias do Crato para o Dia 06 de Junho de 2009



06-06-2009

Encerrada III Semana do Meio Ambiente

Com o I Seminário de Educação no Campo e o I Painel de Direito Ambiental do Cariri – Ecologia e Ação Civil Pública, foi encerrada ontem, com palestras no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), a III Semana de Meio Ambiente, que teve como tema “Semeando um Mundo Melhor”. O evento foi aberto na última segunda-feira, no auditório do Centro Cultural do Araripe, com assinatura do Termo de Cooperação Interinstitucional de Formação COMVIDAS. No dia de ontem, também foi realizado colóquio com os agricultores: Agrotóxico – Uso, Conseqüência e destino das embalagens, no estande da URCA, no Parque de exposições. A semana contou com o trabalho parceiro da URCA, Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, ICMBio, dentre outras entidades.

Crato supera meta e encerra campanha de vacinação do idoso

A Secretaria de Saúde do Crato informa que a campanha de vacinação do idoso chegou ao final, atingindo uma cobertura de 86,20% da população idosa do município. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de chegar aos 80%. O sucesso da campanha é graças a um trabalho integrado da equipe da saúde, por meio de intensa divulgação.

Iniciada campanha de vacinação contra a poliomielite

O setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Crato iniciou a primeira etapa da campanha da vacinação contra a poliomielite. A meta do Crato é vacinar 10.603 crianças até cinco anos. O dia “d” da campanha acontece em 20 de junho. A Secretaria informa que todos os postos de saúde estão com as vacinas disponíveis.

Encerrada III Semana do Meio Ambiente

Com o I Seminário de Educação no Campo e o I Painel de Direito Ambiental do Cariri – Ecologia e Ação Civil Pública, foi encerrada ontem, com palestras no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), a III Semana de Meio Ambiente, que teve como tema “Semeando um Mundo Melhor”. O evento foi aberto na última segunda-feira, no auditório do Centro Cultural do Araripe, com assinatura do Termo de Cooperação Interinstitucional de Formação COMVIDAS. No dia de ontem, também foi realizado colóquio com os agricultores: Agrotóxico – Uso, Conseqüência e destino das embalagens, no estande da URCA, no Parque de exposições. A semana contou com o trabalho parceiro da URCA, Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, ICMBio, dentre outras entidades.

Saúde do Crato e Unimed Cariri finalizam Ciclo de Medicina Preventiva, proxima quarta-feira

A Secretaria de Saúde do Crato, através do Núcleo de Mobilização Social, em parceria com a Unimed do Cariri estão em fase de finalização do “VI Ciclo Medicina Preventiva”. Com palestras dinamizadas ao publico sobre temas relacionados à saúde, os parceiros a Mobilização Social cratense vem mostrando o cuidado com a comunidade no que diz respeito a disponibilizar informações sobre cuidados e prevenção. Nesse Ciclo foram abordados temas como DSTs, Tabagismo e Drogas, com a participação dos médicos: José Flavio, Clínico geral e Túlio Texeira, Ginecologista. Finalizando essa etapa de palestras preventivas, próxima quarta-feira, dia 10, às 14 horas, no Teatro Salviano Arraes Saraiva, o tema abordado será Doenças da Tireóide com Eponina Régia Coutinho, Endocrinologista.

São João Festeiro começa próximo dia 14 em Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude realiza de 14 a 21 de junho, o “Crato São João Festeiro”. A festa acontecerá no Centro Cultural do Araripe, no largo da RFFSA. Diversas atrações regionais estarão se apresentando durante os festejos juninos cratenses, que esse ano apresentará uma cidade cenográfica. De acordo com Danielle Esmeraldo, durante uma semana, o Centro Cultural do Araripe irá se transformar num grande arraiá, com forró, barracas de comidas típicas, quadrilhas, feira de artesanato, segurança e muita animação. Mais informações: Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude 88 3523-2365.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
M
ais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30