xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/06/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 junho 2009

QUEDA DO AVIÃO DA AIR FRANCE: JOGO DE ESCONDE ESCONDE? - Por José do Vale Pinheiro Feitosa

Um dos filmes de ação americano, nos tempos das vacas gordas de Harrison Ford, foi “JOGOS PATRIÓTICOS”. Um agente americano de férias em Londres é testemunha e age numa tentativa de ação terrorista do IRA Irlandês. Uns terroristas são presos e transformam o terror em vingança pessoal. Isso põe em risco a vida da família do agente como a alegoria de que o terrorismo punha em risco as famílias americanas.

Aí vem a propaganda de satélites que encontram terroristas e fotografam desde as altas atmosferas. Mostra a capacidade de localização dos satélites, a ação pronta da aviação e o extermínio do acampamento dos terroristas. Esticando a história de ação a família sofre o diabo com os terroristas usando equipamento para visão noturna e rifles de mira laser. Este filme era a contra mão do que veio a ocorrer com as torres gêmeas, mostrando toda a fragilidade da tecnologia à disposição da segurança nacional americana.

Essa contra mão lembra a atual tragédia do avião da Air France. Quando o mundo é vigiado a cada milímetro por satélites, tudo parece um grande big brothers, cai um avião e ninguém sabe o motivo e nem as circunstância de sua queda quatro dias decorridos? Isso tem cheiro de maracutaia no ar. Não é possível que o governo francês, a Air France e nem Air Bus não tenham conhecimento de nada estranho na rota.

O mais importante é que um avião no topo da sua capacidade de altura, em velocidade de cruzeiro, parece ter se desintegrado em pleno ar. Ficam relatos de eventuais pilotos e a aeronáutica brasileira informa que não estavam há menos de duzentos quilômetros da aeronave acidentada. Hoje apareceu um ministro francês por aqui, acompanhado de algum executivo da Air Bus, isso reforçou a imagem de estejam escondendo algo. Esconder algo neste momento é um ganho de tempo para não por em risco os negócios. Negócios com capitais de toda comunidade econômica européia.

Chama a atenção o quanto o presidente brasileiro esteve longe da cena, mesmo após ter retornado ao país. Mais ainda a desenvoltura com que o ministro da Guerra veio à cena televisiva para fazer explanação que era técnica e deveria ter sido dada por um Brigadeiro. Tocando o lado exposição do político Jobim, mais uma vez vem o reforço de que algo não revelado já esteja em fase de preparação.

Vale recordar que a história dos manetes do air bus que caiu em São Paulo tenha sido algum fundamento. Do mesmo modo os problemas do avião da companhia australiana quase se vitimando por fragilidades nos sistemas de computação e direção da aeronave. Seja o que for a verdade é que ou as causas já estão bastante evidentes ou de outra forma não serão reconhecidas. Não dar para engolir que não existam muito mais informações do que as divulgadas. Satélites podem ter visto, outras aeronaves, há possibilidade de que parte dos dados da caixa preta técnica (não a de voz na cabine) tenha sido automaticamente transmitido e gravado nos equipamentos da Air France em Paris.

Por José do Vale Pinheiro Feitosa


Convite 10 Anos de Centro Cultural Banco do Nordeste


Histórias que ouvi contar: "Deu Zebra no Vaticano" - Por: Zilberto Cardoso


“DEU ZEBRA NO VATICANO”

Na época que o saudoso Elói Teles de Morais, era diretor gerente da Rádio Araripe do Crato, foi bastante assediado por um policial militar que, queria mesmo sendo de poucas letras, era ser locutor de rádio, o seu maior sonho. Elói foi protelando, protelando, até que um dia para livrar-se do inoportuno sonhador impôs uma condição para ele extremamente dificil, daria uma chance caso ele conseguisse dois milhões de cruzeiros de patrocinio, tarefa ingrata para quem não era do ramo. Mas para surpresa de todos, em menos de oito dias chega ao Elói com contratos que somados era a importância exigida. Não teve dúvidas, Elói cumpriu à palavra. Alguns dias após, em horário de fim de tarde, o PM recebia para leitura um texto de última hora, não havia no momento um locutor noticiarista. A noticia explodiu nas mãos do militar e ele mandou brasa: “Esta é a emissora da “entregação” regional apresentando o programa “sambão e zebrão”- e Atenção Crato, Atenção Ceará, Atenção Brasil; “DEU ZEBRA NO VATICANO” acaba de morrer nesse instante o Papa Dom Paulo meia duza”. Era o Papa Paulo VI de saudosa memória. No dia seguinte seu Elói ao passar na praça Siqueira Campos foi interpelado pela “turma”: Seu Elói que furo deu o seu locutor militar; este respondeu: “furo uma ova, foi um verdadeiro arrombamento”. “Seu Elói” como era chamado carinhosamente por todos. QUANTA SAUDADE!- O MILITAR CONSEGUIO REALIZAR SEU GRANDE SONHO, QUE BOM!

Fortaleza, 02 de junho, 2009

Zilberto Cardoso de Oliveira

Ainda tem Comentarista Anônimo, vê se pode! - Envie seu Cadastro !!


Olá, Gente,

De 90 a 95 por cento dos comentaristas do Blog do Crato hoje estão legalizados. Pessoas sérias que possuem Nome, Sobrenome, Endereço, CFP, RG e telefone de contato. O objetivo é acabar com os anônimos.

Mas, infelizmente, ainda tem gente que desrespeita todos nós que somos legalizados, e ainda insistem em tentar postar com nomes esdrúxulos de Zoroo, tatoo, AnarquiaX, etc...MINHA GENTE...Todo mundo sabe que estamos numa verdadeira campanha para acabar essa infâmia chamada anonimato, gente que não assume o que diz nem o que faz.

Então, peço aos Comentaristas quem ainda não se legalizaram, que ainda dá tempo. Preencha o cadastro abaixo e envie para mim o e-mail da coordenação do Blog do Crato.

blogdocrato@hotmail.com

==========================================

Nome Completo:
Endereço,:
CPF:
RG:
Filiação:
Telefones de Contato:
E-mail de Contato:

Envie para meu o e-mail da coordenação do Blog do Crato:

blogdocrato@hotmail.com
As informações não serão Publicadas.
============================================
Abraços,

Dihelson Mendonça


Comunicado aos Escritores e Comentristas do Chapada do Araripe

Aos que estiverem enfrentando problemas de se conectarem ao Chapada do Araripe

Olá, Pessoal,
Algumas pessoas estão reclamando de no novo site CHAPADA DO ARARIPE, ao tentar entrar, colocam nome senha e retornam para a mesma página. Estou tentando investigar porque isso ocorre apenas aos usuários do navegador Internet Explorer da Microsoft. Provavelmente é um problema de versão antiga do navegador, ou da permissão do uso de cookies. É preciso habilitar o uso e cookies no seu navegador para que possa dar certo. Aos que tem problemas, vejam também se não é algum anti-vírus que esteja bloqueando, ou até mesmo o Firewall do windows...

Solução:

Peço que se alguém estiver enfrentando esse problema, por gentileza, usem o Mozilla Firefox como seu navegador, enquanto eu tento descobrir o que acontece com algumas versões do Internet Explorer.

O Firefox pode ser baixado do site Baixaki:

http://www.baixaki.com.br/download/Mozilla-Firefox.htm

Aliás, eu e muita gente prefere o Firefox, pois ele é melhor que o IE em tudo.
Abraços,

Dihelson Mendonça

Crato Vence Guarani e Assume Vice Liderança. Por: Amilton Silva ( Editor de esportes)


A equipe do Crato obteve na noite de ontem (03), no estádio Mirandão, uma expressiva vitória diante do Guarani por 2 X 1. Com uma presença do maior público na competição , o Azulão abriu o placar aos 41 minutos da etapa inicial através do atacante Timóteo. O time cratense voltou arrasador e logo aos 2 minutos do segundo tempo, David ampliou o marcador. Com a expulsão de Timóteo no segundo tempo, o Crato tentou segurar a vitória por 2 X 0. Em seguida o Guarani ensaiou uma pressão em busca do empate , porém, conseguiu apenas o gol de honra aos 43 minutos da segunda etapa através de Tiago Santos. Duas partidas completaram a rodada do hexagonal da segundona cearense, Marcanã 2 X 0 Uniclinic e Limoeiro 2 X 0 Tiradentes.

Com os resultados da rodada de ontem ficou assim a classificação: Clique para ampliar

Patrocínio:


A expansão Espacial do CRAJUBAR

Instigado por nosso moderador e incentivador Dihelson, resolvi elaborar este pequeno texto que sintetiza um pouco a temática mais polêmica em discussão: A REGIÃO METROLPOLITANA DO CARIRI.

Usarei a didática dos 03 pontos. Vamos a eles.

1º - Da cidade à metrópole
A cidade, que antigamente era defendida e limitada por muralhas, é hoje um conjunto gigantesco que ocupa um espaço cada vez maior. É por essa razão que os estatísticos, economistas, paisagísticas e geógrafos preferem empregar o termo metrópole para designar centros urbanos que polarizam várias cidades. Esta cidade que ainda não é o Juazeiro a meu ver, pois a mesma sozinha não exerce esta polarização, e sim as três cidades juntas, desde que forma CONURBADA, pois a Região Metropolitana que nasce de uma conurbação, representa um tipo específico de aglomeração onde existem vários centros urbanos importantes, como Crato, Barbalha e Juazeiro, onde os seus subúrbios se encontram e se justapõem. O conjunto forma um espaço urbanizado quase contínuo, atingindo centenas de quilômetros, e exercendo forte atração à população de outras cidades pela excelência de seus serviços, quando vistos de forma integrada, como por exemplo tendo o maior complexo COMERCIAL, EDUCACIONAL, TURÍSTICO e de SAÚDE, num raio de 400 Km.

2º - Da metrópole à conurbação
A metrópole, à medida que se prolonga para além de seu perímetro, absorve outras cidades que até então possuíam uma vida autônoma. É ai que temos que ter cuidado, pois neste processo vêm a necessidade de se estabelecer, taxas, tarifas e impostos comuns, e quem será o parâmetro, serão os valores dos moradores da Lagoa Seca, ou do Alto da Penha? Há ainda espaços rurais situados próximos as metrópoles, onde os moradores conservam atividades agrícolas e um estilo de vida com valores e hábitos muito rurais. Como calcular o impacto a estes povos? Se observarmos entre o Crato e Juazeiro a especulação imobiliária já é muito grande, cheio de terrenos de engorda, será que vamos assistir o que aconteceu com a Lagoa Seca em Juazeiro, será que os mesmos políticos da época não estão de olho nessas terras de valor rural da nova Região Metropolitana em formação, onde os mesmos já sabem onde irão estar as grandes obras de infra-estrutura, e por isso mesmo já planeiam, rasgam solo, derrubam mata, para especular posteriormente.
Conurbação não pode levar a homogeneização urbana! A morfologia e a paisagem de uma cidade apresentam marcas da história, da cultura, da economia, e dos princípios urbanísticos de todas as gerações humanas que a habitaram. É por isso que toda cidade é singular, possui uma identidade própria. O Crato tem 245 anos de história, Barbalha tem 133 e o Juazeiro do Norte vai completar 100 anos, não adianta cada uma têm e terão, mesmo que conurbadas como já são suas particularidades.

3º - Urbanização Caótica
O principal problema de uma Metropolização que evolui segundo as leis de mercado, como é o caso do CRAJUBAR, é que o rápido crescimento não é acompanhado por um desenvolvimento econômico elevado. O resultado é este que estamos vivendo as cidades do Juazeiro do Norte e Crato, hoje são hipertrofiadas, porque precisam absorver não apenas um crescimento vegetativo alto, mas também receber a cada ano, um grande afluxo de habitantes vindos de áreas rurais e de cidades circunvizinhas, atraídos pelos alardes de propagandas enganosas, como as que vivemos durante o desgoverno de Tasso, quando o mesmo disse que ia industrializar o Cariri, resultado uma indústria veio para o Crato a GRENDENE, isso meso UMA, mas a quantidade de problemas que vieram para a cidade não conseguimos mensurar neste pequeno texto.
Ora pessoal estamos cansados de saber e vivenciar que esta urbanização rápida não resulta de um longo processo de acumulação de riquezas, mas sim de miséria e descaso como o Cariri. A indústria e setor terciário não são suficientemente desenvolvidos para oferecer empregos aos que estão aqui, quanto mais aos novos que virão na esperança de melhorar de vida. Dessa maneira, grande parte da população economicamente ativa se volta para uma economia informal que proporciona baixos rendimentos, amenizando muito pouco o significativo desemprego urbano.
O que precisamos é exigir dos nossos representantes que exponham para a sociedade caririense a íntegra do Plano e Uso e Ocupação do Solo da Região Metropolitana do Cariri, pois só assim poderemos opinar de forma mais direta e precisa sobre o CRAJUBAR, se de fato isso é uma tentativa de buscar a racionalidade em termos da organização, da funcionalidade e dos fluxos de nossa RM, onde esperamos que levem em conta o direito ao espaço dos diferentes grupos sociais.
Colegas, espero que este rascunho de texto, possa contribuir para o debate sobre a RM, que é um assunto como já disse antes bastante complexo.

Saudações Geográficas!
João Ludgero
Geógrafo
Especialista em Geopolítica e Direito Ambiental

Lançamento literario.

O escritor Luiz Tarciso Coelho Bezerra, funcionário aposentado do Banco do Brasil e atual auditor do Banco da Amazônia, filho de Manuel Sampsom Bezerra e bisneto do professor Jose Bizerra de Brito estará lançando no próximo dia 05 de Junho de 2009 a III Antologia Literária do Marajó. Transmito os meus cumprimentos a esse cratense que nos honra e nos orgulha com o seu talento. O lançamento se dará às 18 horas no Centur, Avenida General Bittencourt, 650, Belém – PA.
Parabéns Tarciso.
Postado por A. Morais

Lista dos cadastrados até agora no CHAPADA DO ARARIPE

Olá, Pessoal,
Cá estamos nós. Já recebi uns cadastros.
O Pessoal cadastrado abaixo já pode postar no Jornal Chapada do Araripe.

Vamos movimentar o CHAPADA DO ARARIPE, que espero dentro de pouco tempo, possa caminhar com as próprias pernas, independente do Blog do Crato, ou de qualquer outro site. Convido todos os Escritores e Comentaristas a me enviarem e-mail contendo uma senha de sua preferência ( pode ser qualquer senha de que possa se lembrar depois ), e mais urgentemente os da seguinte lista:

Antonio Morais ( cadastrado )
Carlos Eduardo Esmeraldo
Magali Esmeraldo
Socorro Moreira
Mônica Araripe
José Nilton Mariano ( cadastrado )
Roberto jamacaru
Pachelly jamacaru
Darlan Reis ( cadastrado )
Toinho ( ponta da serra )
Armando Rafael
Luiz Carlos Salatiel
Carlos Rafael
Claude Bloc ( já enviou )
José do Vale Feitosa ( cadastrado )
José Flávio Vieira
Cacá Araújo
Dr. Valdetário
Elmano Rodrigues ( cadastrado )
kaika Luiz ( cadastrado )
Amilton Silva ( cadastrado )
João Paulo Fernandes
Leopoldo Martins Filho
Evandro Rodrigues
Dimas de Castro
Bernardo Melgaço
Alexandre Lucas
Aglézio de Brito
Wilson Bernardo ( cadastrado )
Alessandra Bandeira ( cadastrada )
George Macário
Luiz Wellington ( cadastrado )
Lupeu lacerda
Calazans Callou
Professor José Nilton
Tiago Viana
Emerson Monteiro
Beto Fernandes ( Ja enviou )

Como Entrar no Site:

Acesse: www.chapadadoararipe.com

Lá no final da página, bem no canto inferior direito, vocês irão ver o nome Login. vejam:



Você vai ver a palavra Login. Não está vendo ? olha só...


Ampliado, para os que enxergam pouco... rs rs rs tá vendo agora ?


Clica nesse nome Login. Vai aparecer a tela seguinte. Preencha com o NOME FORNECIDO por mim no e-mail que eu enviei a cada um exatamente como foi enviado, e com a sua senha fornecida. Todos os cadastros foram testados um por um, e se alguém não conseguir entrar, deve ser somente algum erro de digitação.


Qualquer dificuldade, me avisa., pra gente resolver!

COMO POSTAR:

Depois de entrar no Site para postar, é muito simples, basta seguir esse tutorial aqui:

Essa é a janela logo que você entra:
Clique em Adicionar novo ( postagem )

Escreva o título da postagem, escreva a postagem, e Importante, escolha a Categoria a que ela pertence, e é notícia regional, crônica, poesia, etc. Marque apenas Uma Categoria.



Por fim, depois de conferido tudo, Clique em Publicar:



Como sempre falo, nunca traga textos do Word diretamente para a janela de postagem, pois pode dar erros de diagramação. Peço que todos os textos sejam justificados ( tem um botãozinho aí de justificar texto. )

Abraços,
Boa Sorte!

Dihelson Mendonça
CHAPADA DO ARARIPE

A Morte do Velho Padre

O velho Padre, que durante anos a fio tinha trabalhado fielmente e com afinco junto ao povo africano, na difusão da palavra do Senhor, voltara debilitado ao Brasil e, agora, doente e moribundo, internado no Hospital Geral de Brasília, é a notícia e manchete midiática da hora. Já nos últimos suspiros, ele faz um sinal à enfermeira, que se aproxima. - Sim, Padre? diz a enfermeira. - Eu queria ver quatro proeminentes políticos brasileiros, antes de partir, sussurrou o velho Padre. - Acalme-se, verei o que posso fazer, respondeu a enfermeira. De imediato, entra em contacto com o Congresso Nacional e logo recebe a notícia: todos, na condição de católicos, embora não praticantes, cancelaram os compromissos do dia, pois faziam absoluta questão de visitar o velho Padre, moribundo. A caminho do Hospital, na ampla limusine de um deles, Jader Barbalho diz prá Renan Calheiros, José Agripino e Arthur Virgílio: - Eu não sei porque é que o velho Padre nos quer ver, mas certamente, dado o seu prestígio internacional e sua popularidade junto aos pobres deste país, isso vai ajudar, e muito, a melhorar a nossa imagem perante a Igreja e ao próprio povo e repercutir internacionalmente, o que é sempre bom. Todos os demais concordaram: realmente, ali estava uma grande oportunidade para eles aparecerem e, tanto é verdade, que até fora enviado um comunicado oficial urgente à imprensa, detalhando a hora e o local da visita. Quando ao quarto chegaram os quatro, com toda a mídia presente (rádios, jornais, TV, Internet, etc), o velho Padre pediu-lhes para dele se acercarem e, pegando nas mãos de Jader Barbalho e Arthur Virgílio, com a sua mão direita, e nas mãos de Renan Calheiros e José Agripíno, com a sua mão esquerda, agradeceu-lhes aquele gesto magnânimo e cristão. Houve um respeitoso silêncio, enquanto câmaras foram estrategicamente direcionadas aos cinco, já que repórteres televisivos transmitiriam ao vivo e a cores, para todo o país, aquele grave momento; para tanto, aproximaram seus sensíveis microfones para captar aquelas que seriam as últimas palavras daquele santo homem, que estranhamente apresentava-se com um ar de pureza e serenidade no semblante. Renan Calheiros, na condição de porta-voz dos demais (fazendo pose para as câmaras e imprimindo a devida empostação na voz), disse então: Padre, porque é que fomos nós – eu, Jader, Arthur e Agripino - os escolhidos, entre tantas pessoas ilustres das que compõem o nosso glorioso Congresso Nacional, para estar ao seu lado, neste momento tão especial ? O velho Padre, com um sorriso angelical no rosto, serenamente afirmou: -Meus filhos, sempre, em toda a minha vida, procurei ter como modelo e seguir à risca, o "Pai Celeste", Nosso Senhor Jesus Cristo. -Amém, sussurraram, contritos, os quatro, em uníssono.
E aí, o velho Padre fuzilou:-“ENTÃO...COMO “ÊLE” MORREU ENTRE LADRÕES, EU QUERIA FAZER O MESMO !!!”
Ato seguinte, "bateu as botas"...com um sorriso no rosto.

Autor: Desconhecido - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva



Blog do Crato agora no Twitter !



Blog do Crato agora no Twitter, para quem quiser adicionar:

https://twitter.com/BlogdoCrato

Exposições mostram visões imagéticas sobre o Cariri

"Imagens e representações da cultura no tempo e no espaço" é o temática do II Colóquio Imago.

Novos olhares e perspectivas estéticas diferenciadas reunirá artistas em duas exposições que serão realizadas durante o II Colóquio IMAGO no período de 17 a 19 de junho, na Universidade Regional do Cariri – URCA. Uma das exposições reunirá trabalhos de 10 artistas da Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte – Centro de Cultura Mestre Noza e tem como objetivo evidenciar a concepção artística das obras desses escultores “populares” que traçam visões plurais sobre a idéia de identidade cultural. São escultores que ora retratam a vida do povo nordestino, mas que também enveredam pelo caminho do erotismo, do humor e de temáticas contemporâneas. A segunda exposição reunirá trabalhos de treze artistas nas áreas de pintura, fotografia e escultura, sendo oito do Ceará, três do Pernambuco, um do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais.

As exposições serão concebidas visando contemplar a temática do evento “CaririCaturas” - Imagens e representações da cultura no tempo e no espaço". A intenção é provocar a discussão a partir das imagens num visão plural e de inclusão do popular e do contemporâneo dentro do universo do Cariri.

De acordo com a Curadoria do evento outros artistas poderão ter seus trabalhos incluídos dentro das exposições. Os artistas interessados deverão entrar em contato pelo e-mail: coloquioimagomav@gmail.com

Sobre o IMAGO

O IMAGO - Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino é de natureza interdisciplinar, agregando pesquisadores, docentes e alunos das diversas áreas das Humanidades, dentre elas, Geografia, História, Educação, Comunicação audiovisual (Cinema), Artes, Arquitetura e Ciências Sociais (Antropologia).

O grupo Imago está integrado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Espaço Urbano e Cultura - LEPEUC (Depto de Geociências) da Universidade Regional do Cariri-URCA (Ceará).


O grupo de pesquisa IMAGO iniciou suas atividades desde abril de 2006. O grupo está certificado pela Instituição e reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.



Relação dos Artistas expositores

Francisco Ferreira Júnior (CE)

Isabel de Fátima Martins Alves (CE)

Voltaire Sousa Brasil (CE)

Francisca Martins Alves (CE)

Chrystian Marques Peixoto (CE)

Francisco de Assis Ribeiro de Castro (CE)

Lilian Carvalho (CE)

Mônica Batista (CE)

Alessandra Teles Marinho Torres Bandeira (RJ)

Débora Virginia Ferraz de Oliveira (PE)

Fernando Chiappetta (PE)

Caio Maciel (PE)

Marcellinha Viglioni (MG)



Artistas do Centro de Cultura Mestre Noza

José Eloni da Silva

Francisco Fábio Rodrigues Duarte

Raimundo Caetano Rodrigues

Hercules Modesto de Souza

Paulo Sérgio de Sousa

Flávio Alves Gomes

Cícero Fabrício Rodrigues Duarte

Cícero Ferreira Cardoso

Elosman de Oliveira Silva

Hamurabi Batista

ATENÇÃO TODOS OS ESCRITORES E COMENTARISTAS !

chapada 600 04


Alô, amigos escritores e comentaristas:
Comunicado Muito Importante

Com o objetivo de cadastrar todos os nossos escritores para o novo Portal CHAPADA DO ARARIPE, a fim de que todos possam escrever lá também os seus artigos, é que venho pedir às pessoas abaixo que enviem por e-mail uma senha qualquer de sua preferência, para escreverem artigos no novo Portal Chapada do Araripe. Enviem exclusivamente para o meu e-mail:

blogdocrato@hotmail.com

De posse de uma senha, cadastrarei um por um no novo site.
Vamos movimentar o CHAPADA DO ARARIPE, que espero dentro de pouco tempo, possa caminhar com as próprias pernas, independente do Blog do Crato, ou de qualquer outro site. Convido todos os Escritores e Comentaristas a me enviarem e-mail contendo uma senha de sua preferência ( pode ser qualquer senha de que possa se lembrar depois ), e mais urgentemente os da seguinte lista:

Antonio Morais
Carlos Eduardo Esmeraldo
Magali Esmeraldo
Socorro Moreira
Mônica Araripe
José Nilton Mariano
Roberto jamacaru
Pachelly jamacaru
Darlan Reis
Toinho ( ponta da serra )
Armando Rafael
Luiz Carlos Salatiel
Carlos Rafael
Claude Bloc ( já enviou )
José do Vale Feitosa
José Flávio Vieira
Cacá Araújo
Dr. Valdetário
Elmano Rodrigues
kaika Luiz
Amilton Silva
João Paulo Fernandes
Leopoldo Martins Filho
Evandro Rodrigues
Dimas de Castro
Bernardo Melgaço
Alexandre Lucas
Aglézio de Brito
Wilson Bernardo
Alessandra Bandeira
George Macário
Luiz Wellington
Lupeu lacerda
Calazans Callou
Professor José Nilton
Tiago Viana
Emerson Monteiro
Beto Fernandes ( Ja enviou )

E todos os comentaristas e escritores que desejarem também.
Quem é escritor, permanecerá escritor. Alguns comentaristas poderão se tornar escritores também. Enviem UMA senha ( não precisa ser a senha de acesso deste blog, basta que seja uma senha que você possa acessar e postar lá ), para nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com

Obrigado,

Dihelson Mendonça

Futebol - Crato Vence guarani de Juazeiro por 2 a 1

Em partida realizada ontem no estádio Mirandão em Crato, o time da casa venceu por 2 a 1 sobre o Guarani de Juazeiro do Norte. Segundo informações do nosso repórter Carlos Rafael, o estádio estava praticamente lotado. O prefeito do Crato Samuel Araripe, que não perde uma só partida no estádio mirandão, nos concedeu uma pequena entrevista antes da partida, e ao final, desejou boa sorte ao time do Crato.

Mais tarde, o Blog do Crato estará publicando os detalhes com o nosso editor de esportes, Amilton Silva.

GEOPARK ARARIPE - Programa iniciará avaliação de geotopes

Geotope Arajara, Parque do Riacho do Meio, formação Arajara, parte da Floresta Nacional do Araripe (Foto: Cid Barbosa). Crato. O Programa Geopark Araripe irá iniciar, no próximo domingo, o diagnóstico dos nove geotopes, distribuídos em seis cidades da região. O trabalho de levantamento da situação atual desses locais será feito por meio de uma equipe multidisciplinar, coordenada pelo arquiteto José Sales, e composta de paleontólogos, geólogos, biólogos, geógrafos, sociólogo e historiador, além de técnicos e fotógrafos. O programa está passando por um processo de fortalecimento nas áreas da pesquisa e divulgação, além da efetivação do Programa Geopark nas Escolas. Em princípio, dez estudantes do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (Urca), gestora oficial do programa, estão realizando capacitação e treinamento para levar estágios de 300 horas aos estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de várias cidades como Jardim, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Assaré, Nova Olinda, Santana do Cariri, além de Quixelô e Iguatu. A doutora em Paleontologia, Helena Hessel, passou a integrar o quadro do Geopark Araripe e vem realizando vários trabalhos de atualização no campo da pesquisa. Um dos dados que, segundo ela, precisa ser corrigido é em relação ao geotope Missão Velha, que foi classificado como do período Devoniano. “A classificação, na verdade, não está correta. São 35 milhões de anos a mais, o que corresponde ao período Ordoviciano”, esclarece.

Ela anuncia a conquista de um curso de Especialização em Paleontologia e Geologia Histórica, oferecido por meio de convênio entre a Urca e a Universidade Federal do Ceará (UFC), aprovado pela Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico (Funcap) no mês passado. As inscrições serão iniciadas em julho. As mensalidades serão R$ 50,00. O gerente do Geopark Araripe, Idalécio de Freitas, diz que esse é um momento favorável para o desenvolvimento de ações que vinham sendo planejadas por meio do Geopark Araripe, até porque várias questões financeiras foram resolvidas, a exemplo do contrato da nova sede, que teve de ser publicado no Diário Oficial. Também foi definida uma verba de manutenção das instalações, no Crato, no valor de R$ 2 mil, o que vem facilitar o andamento de trabalhos na própria sede.

Mais informações:

Escritório do Geopark Araripe
Rua Teófilo Siqueira, 712
Centro
Crato-CE
(88) 3102.1237


Reportagem: Elizângela Santos

Fonte: Jornal Diário do Nordeste -

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=643711

Crônica: Estádio Wilson Gonçalves - Por: José Carvalho

Quando existia no bairro do pimenta em Crato, o estádio Wilson Gonçalves, propriedade do Esporte Clube do Crato. naquela época eu já era torcedor assíduo do Esporte Clube do Crato. Quem não lembra dos clássicos; Sheel X Satélite, Esporte X Teodorico. Do Sr. Anildo Batista( o bode) sendo um dos juízes mais polemicos da época ? Do Sr. Heron Aquino usando a vinheta (esta é cadeia verde amarela , norte sul do Brasil fazendo trasmissão de jogos pela Rádia Educadora. Do Sr. Eloi Teles, de saudosa memoria,dentro de uma cabina de madeira parecendo mais um palafita. ele e Aderbal Carvalho, também de saudosa memoria.Não sei se de próposito, más sua cabina era com a frente para o sol (Imagine que talvez esta cabina da Rádio Araripe tenha inspirado alguém por aí inventar o forno microondas) Como é bonito quando conservamos nossa cultura, nossas raizes. E os apelidos dos jogadores daquela época; Lembro Bem: No satélite que era o time que representava o Banco do Brasil (Luiz Pé de Pato) (Côco) (Mapuranga) (Manga) e outros. No Sheel, time que representava os postos de gasolina do Sr. Antonio Primo de Brito, (Baratão) (Cibito) (Fruta-pão) (pangaré) e outros. No esporte, (charuto) (zé de buzú) e outros. Caros amigos do blogdocrato, a verdade é que torcedor que foi mordido por cobra tem medo até de linguiça. Veio uma proposta naquele tempo não sei precisamente se pela prefeitura do Crato ou pelo governador da época para fazer uma permuta do estádio Wilson Gonçalves por um terreno no bairro do seminário,imagine o valorização de um terreno no bairro do seminário pelo terreno localizado na Rua Carolino Sucupira, onde estava situado o estádio.A conversa fiada dos idealizadores era a construção de um ginásio coberto no lugar do estádio. Até hoje, o ginásio não foi construído e sua finalidade foi desviada para sei que da secretaria de
agricultura. O certo é que suas colunas ainda hoje estão expostas ao povo do Crato numa profunda representação política que há mais de 30 anos certos políticos já usavam de enganar seus eleitores.Diante deste pequeno histórico, fica uma pergunta no ar;a quem mesmo veria
interessar a retirada da Expocrato para outro local ? Vale salienter que o atual terreno da expocrato é um terreno onde o metro quadrado deve ser o maio caro do Crato.Faço um chamamento ao povo do Crato, em geral, não vamos aceitar esta proposta sem antes analisarmos qual mesmo é o cerebro da coisa, se com fins eleitoreiros, financeiros ou qualquer outra estragégia. Se existe 25 milhões para um novo parque, gaste 10 numa reforma e os quinze restante em segurança pública, saude, estradas municipais e muitos outros setores que estão sucateados.

José Carvalho Leite (Zuza)
Crato-CE


Frase do Dia


A frase de hoje é do Governador Cid Gomes para o Magnífico Reitor Plácido Cidade Núvens, proferida e gravada no ato da órdem de serviços do Sítio Fundão, na URCA, na última Segunda-Feira:

Governador Cid Gomes 02

"Plácido, o que é que você me pede chorando, que eu não faço sorrindo..."



Bom, já que é com tanta intimidade que o governador se refere ao amigo e magnífico Plácido, gostaríamos de pedir ao Plácido Cidade Núvens, que por sua vez, pedisse então ao nobre governador, que invista mais no Crato. O Crato precisa de 30 milhões de reais para fazer o Saneamento. Ouviu-se dizer que o governador quer gastar alguns milhões num novo parque de exposições. Porque não pegar esse dinheiro, e investir em saneamento no Crato, afinal, saúde é o mais importante. Que venham os benefícios! O Crato não pode e não deve ser relegado ao décimo plano na gestão do Governador Cid Gomes, até porque temos um grande colégio eleitoral, e como se diz: "Dor-de-barriga não dá só uma vez não..." . E blog sim, é lugar de discussão e de opinião pública. Não há lugar melhor. Existem blogs e BLOGS. Temos 24.000 acessos mensais, muita gente lendo o que o senhor diz e faz. Portanto, não nos menospreze. Estamos à sua inteira disposição para qualquer publicação, de forma gratúita e democrática, como sempre fazemos a todos os que nos procuram.

Dihelson Mendonça
Foto: Wilson Bernardo


Notícias do Crato para o Dia 04 de Junho de 2009


04-06-2009
Cadastros para aquisição de boxes para o Shopping Popular do Crato passam por avaliação

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Crato, Duda Alencar, informa que já estão sendo feitos os primeiros cadastros dos beneficiários dos boxes para as instalações do Shopping Popular do Crato, projeto que vem sendo executado por meio de parceria entre o Banco do Nordeste e Prefeitura Municipal do Crato. Ele afirma que foram encaminhados 250 cadastros, em avaliação pela repartição financeira. A surpresa é que muitos dos beneficiários já tiveram os seus cadastros facilitados, por já serem clientes do Cred Amigo. Noutros casos, estão sendo feitos ajustes, por meio de encaminhamento da entidade representativa dos vendedores. O secretário afirma que esta semana será marcada uma reunião junto ao Banco do Nordeste para ser feita uma avaliação no andamento dos cadastros. O prédio do Shopping popular do Crato, será localizado no centro da cidade, aonde hoje funciona o Camelódromo, e será construído em dois pavimentos, com investimentos em torno de 2,8 milhões de reais.

Secretaria da Saúde realiza palestras de prevenção da dengue e calazar nas escolas

A Coordenação do Núcleo de Mobilização Social da Secretaria da Saúde do Crato, informa que continuam sendo realizadas palestras de prevenção e conscientização da dengue em várias escolas do município, com uma programação desenvolvida a partir do interesse das próprias escolas e a parceria com a Saúde. Ontem, entre 9 e 13 horas, foi realizada uma palestra na Escola 08 de Março, no Conjunto Novo Crato, por Erivaldo Rodrigues de Sousa, da Mobilização Social. Também aconteceu palestra sobre o Calazar, às 15 horas de ontem, na Escola prof. Álvaro Rodrigues Madeira, no Sertãozinho, com o palestrante Erivaldo Rodrigues.

Ação Social e CRAS Seminário promovem atividades para crianças

O Governo Municipal do Crato, através da Secretaria de Ação Social em parceria com o Centro de Referencia em Assistência CRAS do Seminário, encerra hoje as atividades da oficina “Mundo da Fantasia”, que teve a participação de 20 crianças de 05 a 10 anos de idade. No encerramento, marcado para as 14 horas, serão realizadas brincadeiras e distribuição de brindes.

CRAS Seminário organiza balcão de dos Direitos Humanos da Cidadania

A Secretaria de Ação Social, através do Centro de Referencia em Assistência CRAS do Seminário, promove amanhã, às 14 horas, no Pólo Madre Feitosa, uma Palestra com os participantes do balcão de promoção dos Direitos Humanos da Cidadania. Na ocasião serão priorizados os temas: ”Os Direitos dos Idosos”, “Família” e “Alimentos”, tendo como público alvo os técnicos do CRAS, Agentes Sociais e estagiários do Serviço Social.

CRAS Batateira promove capacitação da Inclusão Produtiva

A Secretaria de Ação Social em parceria com o CRAS do bairro Giselia Pinheiro, (Batateira), está realizando desde o ultimo dia 1º, uma capacitação da Inclusão Produtiva em peças íntimas. A oficina, que se encerra no próximo dia 5, sexta-feira, foi ministrada por Maria Lúcia Lima de Azevedo, instrutora do Instituto Prisma de Desenvolvimento da cidade de Fortaleza-CE. foi realizada ontem

Ação Social realiza palestra sobre Primeiros Socorros para alunos do ProJovem

Foi realizada ontem no Pólo de Atendimento Edvardo Ribeiro da Silva, localizado na Ponta da Serra, uma palestra educativa sobre Primeiros Socorros. A apresentação foi disponibilizada para os alunos que fazem parte do Projovem Adolescente e teve como instrutor um integrante do Corpo de Bombeiros do Crato.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
M
ais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Publicidade - Mercadinho Matos

O Mercadinho Matos ( Org. Adiê e Aluísio ) firmou-se na cidade como um dos melhores locais para os Cratenses fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do praço de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_9028

Qualidade dos Produtos...

IMG_9011


IMG_9021

Excelente Atendimento...

mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30