xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/06/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 junho 2009

POR TAIS MOMENTOS DESTAS MULHERES POETAS - por José do Vale Pinheiro Feitosa


E dos espaços brotaram tristezas,
Pingos das manhãs orvalhadas,
Fugas de iluminação efêmera,
Escape dos momentos fugazes.

Meninas que há de tanto?
Esgotamento de estoque,
Fatura de vencimento,
Badaladas de partida.

E os sertões?
No limite,
Solitário,
Silencioso,
E depois renasce.

Não poderia algo assim,
Sem certezas de sustentação,
Muito do que se retira,
Como regra da aridez?

O éden fica ao norte do nada,
A alegria nesta roda de bambas,
O canto nos contrafortes da alma,
E a poesia nos átomos da respiração.

Meninas,
Não segures a cauda do amanhã,
Basta a cela desta jornada,
Por destino o sonho da pausa,
E se levante houver,
Nascerá qual primeira das manhãs.

José do Vale Pinheiro Feitosa

Questionário ao José Nilton Mariano

Prezado José Nilton Mariano,

01 - Explique para nós o que vem a ser uma Zona Metropolitana, e como se dão as relações entre as diversas partes que a compõe, seus processos industriais, relações de trabalho, transporte, soberania, saúde, educação, e principalmente cultura.

02 - Procure relacionar e dissertar sobre a vida quotidiana numa metrópole e compará-la a uma cidade simples.

03 - Procure diferenciar uma zona metropolitana coordenada e conurbada de um conglomerado desordenado de cidades.

04 - Explique-nos quais os benefícios e prejuízos, se estes existirem, gerados pela criação de uma zona metropolitana em relação a cidades isoladas.

Abraços,

Dihelson Mendonça

CARTA ABERTA AO DEPUTADO ELY AGUIAR: POR UMA REGIÃO METROPOLITANA MAIS DEMOCRÁTICA

Prezado Deputado Ely Aguiar: todos nós já sabemos e já vimos o curso das intenções. O Estado do Ceará tenta criar mais duas regiões metropolitanas além daquela de Fortaleza. Só que os burocratas do Estado só têm uma única experiência de formação metropolitana que é a de Fortaleza. Experiência baseada numa hierarquia em que o maior vai distribuindo crescimento na sua vizinhança.

O curso das intenções é repetir o mesmo modelo hierarquizado, em Sobral já se tem o centro hierarquizado e no Cariri seria Juazeiro. Tem razão para se criar a regiõe metropolitana do Cariri? Sem dúvida, inclusive como fator inovador em relação a este momento histórico centrado apenas no litoral. O como será esta metrópole é que vem a verdadeira luta.

Neste momento da metropolização muitas mudanças ocorrerão em relação ao poder regional e particularmente ao poder municipal. Especialmente o proselitismo municipal se tornará mais ambientado na própria metrópole. Portanto uma metrópole centrada numa única cidade com ocorre em Fortaleza é um atraso para o Cariri e para qualquer das cidades da região, mesmo aquela de menor população. E aí vejam que a cara feia e o desconforto dos políticos de Fortaleza é apenas a dificuldade deles contribuírem para aquilo que realmente nos interessa. Como disse eles não são a melhor referência.

Por isso aconselho você a algumas coisas:

a) Forme uma bancada unidade em torno do tema, não interessam os partidos.

b) Abra um série de audiências públicas na região, intinerantes nas diversas cidades.

c) Estimule a criação de fóruns permanentes de construção do modelo metropolitano mais democrático e que melhor oportunidade ofereça a cada município.

d) Estimule a criação de observatórios e estudos nas universidades regionais para analisar a vocação das cidades e a melhor forma de redistribuir os espaços das cidades; os parâmetros do equilíbrio político, econômicos e administrativo.

e) Este debate sobre o investimento na Exposição do Crato já faz parte da transformação dos espaços sociais em torno da chamada metropolização, que como se viu em Fortaleza é subalterna a uma cidade.

f) Convoque todos os técnicos do seu gabinete para acompanhar todos os projetos Estaduais, Federais e com Organismo Internacionais que tenha por centro investimentos em alguma cidade da região.

g) Faça este acompanhamento inclusive examinando os planos de investimento das diversas secretarias de governo: saúde, educação, segurança, saneamento etc.

h) Já que você é um líder político da região, faça um chamamento ao talento regional, que mora aí em Fortaleza que tenha disposição voluntária e preparo técnico para ajudá-lo nesta grande mobilização: só para lembrar e sem consultá-los lembro do José Nilton e do Carlos Esmeraldo.

i) Ely esta é uma oportunidade extraordinária de avançarmos e não nos deixar cair no conservadorismo amedrontado e lamentoso.

Antes de despedir-me relembro de um deputado de Jardim (esqueci-me o nome, mas não ele , tenho inclusive a memória visual) que durante anos malhou a ferro frio pela iluminação de Paulo Afonso, nunca abandonou a luta e seu nome ficou efetivamente ligado à conquista.

abraços


José do Vale Pinheiro Feitosa


No Crato tem São João sim senhor!

Matéria já publicada algumas linhas abaixo. Favor verificar.

Obrigado.

Ely Aguiar denuncia Artimanhas de Deputados em quererem criar Região Metropolitana de "Juazeiro" deixando o Crato de fora...

Dihelson,

Não sei se você acompanhou hoje a TV Assembléia, a reunião das comissões. O governador Cid Gomes mandou, em regime de urgência o projeto que cria a Região Metropolitana de Fortaleza ( Não seria do Cariri, Ely ? ). Foi um amplo debate com a participação de vários deputados das mais diferentes regiões. Montei guarda em defesa do Crato, sabendo da posição do deputado Vasques Landim, que em seu pronunciamento e, de microfone na mão, defendeu o nome para = Região Metropolitana do Juazeiro do Norte – Fez ele um pronunciamento de 10 minutos. Defendeu ainda que o Conselho de Desenvolvimento e Integração e o Fundo de Desenvolvimento da Região, fossem instalados em Juazeiro do Norte, como deseja as lideranças daquela cidade, inclusive o Secretario das Cidades Dr. Cartaxo. Quem estava lá para defender o Crato ? Bater de frente com o Deputado Vasques Landin ? Que de telefone em punho mantinha contato direto com as lideranças de Juazeiro do Norte. Eles jogam pesados e são organizados. Não sei se o Crato consegue captar a reprise da TV Assembléia, às 10 horas da noite. Isso para que se possa ver quem realmente defende o Crato, em uma ocasião como essas..

De forma Cratense usei, depois do deputado Vasques, a palavra por 10 minutos, Dizendo: QUE O SEPARATISMO NÃO PODE MAIS EXISTIR, É PRECISO RESPEITAR AS TRADIÇÕES. / SE JUAZEIRO QUER A REGIÃO METROPOLITANA DO JUAZEIRO, NÓS QUEREMOS A REGIÃO METROPOLITANA DO CRATO OU DO CRAJUBAR. / DEFENDI QUE O CONSELHO NÃO DEVE TER SEDE EM NENHUMA CIDADE, DEVER SER SIM - ITINERANTE. – ASSIM COMO É O MERCOSUL E A UNIÃO EUROPÉIA .

RECEBI O APOIO DE VÁRIOS DEPUTADOS, INCLUSIVE DE WELINGTON LANDIM QUE É O RELATOR DA MATÉRIA. JUAZEIRO VAI CONTINUAR SE ARTICULANDO. A VOTAÇÃO FINAL SERÁ TERÇA FEIRA. AMANHÃ VOU AO CRATO. A GENTE SE VÊ...

Ely Aguiar

Deputado Ely Aguiar Atua em defêsa do Crato e combate idéia de Vasques Landim

Região Metropolitana do Juazeiro, nem Pensar !


Amigo Dihelson,

Estou remetendo, com exclusividade, foto da reunião de hoje, das comissões que tratam do Projeto de Lei que cria a Região Metropolitana do Cariri. Veja os deputados presentes. Deputado Vasques queria: Região Metropolitana do Juazeiro e mais, que Juazeiro fosse sede do Conselho de Desenvolvimento. Não Aceitei, por hipótese alguma. Caso contrário, eu entraria com uma emenda, denominando de Região Metropolitana do Crato ou Crajubar. Apresentei emenda ao projeto de Lei que o Conselho de Desenvolvimento sejá itinerante, sem uma sede fixa, podendo assim, reunir em qualque cidade. Assim como é o Mercosul...e a União Européia. Ficou tudo para a próxima sexta feira. Infelizmente o Sineval ( Roque ) está de licença e não vai poder votar...

Ely Aguiar

Resposta:

Meu Amigo Deputado Ely Aguiar, é com muita satisfação que retransmito ao povo do Crto a sua luta para combater essa besteira que o Deputado Vasques landim tem procurado perpetrar ( um verdadeiro crime contra o povo do Crato ), de inventar uma tal região metropolitana do juazeiro. Ora essa... !!! Faz muito bem o deputado Ely Aguiar em combater isso e entrar com todos os meios possíveis, assim é que se defendem os nossos interesses. Estarei publicando a foto e a reportagem.

Um grande Abraço,

Dihelson Mendonça

Pronunciamento Oficial do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Crato - SINDILOJAS - Sobre a relocalização da ExpoCrato

Ofício encaminhdo ao Exmo. Sr. Secretário do Desenvolvimento Agrário Dr. Camilo Santana


Crato, 01 de junho de 2009
Ofício

Ao
Governo do Estado do Ceará
Exmo. Sr. Secretário do Desenvolvimento Agrário.
Cordiais Saudações

O povo do Crato, junto aos criadores, as entidades classistas e todos os que mantém a EXPOCRATO, que desde sempre recebeu o apoio e incentivo dos Governos Municipal e Estadual graças aos quais se tornou ao longo dos anos o maior evento do agronegócio, tanto no Ceará quanto no Nordeste do Brasil, vêm neste momento à Vossa Excelência apresentar suas razões e consequentemente seus apelos no sentido de que o grande evento permaneça no local onde se encontra, ao longo dos seus 58 anos. Com a denominação inicial de EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DO CRATO, idealizada e criada pelo prefeito Dr. Wilson Gonçalves com o apoio do Professor Pedro Felício Cavalcante e outras personalidades cratenses, teve sua 1ª realização no período de 04 a 07 de dezembro de 1944, portanto há 65 anos. Pioneira no Ceará, foi crescendo com o incentivo de quem nela via a corrente mais certa para a evolução do agronegócio no nosso estado. Entre seus idealizadores, estão:

Dr. Wilson Gonçalves – Prof. Pedro Felício – Cel. Filemon Teles – Dr. Joaquim F. Teles – Dr. Antonio F. Teles – Dr. Antonio Alencar Araripe – Dr. Paulo Botelho – Dr. Ossian de Alencar Araripe – Sr. José Pinheiro Esmeraldo – Dr. Raimundo de Oliveira Borges – Sr. Thomaz Osterne de Alencar – Capitão Ariovaldo Carvalho e muitas outras personalidades de vulto na história do desenvolvimento e amor ao Crato. Entre seus principais promotores e incentivadores, estão:

O Governo do Estado do Ceará;
A Prefeitura Municipal do Crato;
A Associação dos Criadores do Crato – ACC;
A Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bio-região do Araripe – ACCOA e
Entidades Classistas do Crato.

Ainda, sobre esse importante evento, podemos ressaltar a dimensão do crescimento da EXPOCRATO e seus efeitos positivos, na economia do Crato e Região, nos últimos dois anos, através do seu Grupo Gestor, tendo como Presidente o competente homem público Dr. Francisco Leitão Moura, apoiado pelo Governo Municipal do Crato e pelo Governo Estadual do Ceará. Desejamos, com o apelo que fazemos aos homens públicos do Ceará, priorizando a figura do nosso governador Cid Ferreira Gomes, ressaltar a dimensão, o valor e a importância da EXPOCRATO, não só para a cidade do Crato como para todo o Estado e demais estados do Nordeste. Ela é hoje, de dimensão nacional, onde figura como uma das cinco maiores exposições do gênero no país, com repercussão através de leilões nacionais veiculados pelo canal do boi, atraindo a presença de criadores de todo o país. Além disso, a EXPOCRATO, congrega o agronegócio com intensa movimentação social, para aqui atraindo a visitação de milhares de pessoas, o que resulta na elevação da auto-estima do povo cratense, já de si tão obsequioso com quem para aqui se dirige pelo clima ameno que nos chega através das fontes que jorram no sopé da serra do Araripe. A primeira justificativa que temos da permanência do Parque de Exposição do Crato onde ele está é, a área por ele ocupada, extremamente privilegiada, pois, se localiza no centro da cidade, diante da via principal do anel pericentral, com entradas ao lado do Campus da Urca, local justamente onde nasceu a EXPOCRATO, sendo ela parceira do referido evento. Sem deixar de considerar a necessidade de expansão do Campus Pimenta da Urca que já ganhou o espaço da antiga Secretaria de Agricultura, o espaço do futuro Ginásio Poliesportivo e de um Pavilhão dentro do Parque de Exposição, sabemos da disposição da Prefeitura Municipal do Crato quanto a criação do Centro Universitário do Cariri, às margens da Av. Padre Cícero, entre as cidades do Crato e Juazeiro do Norte, iniciado que foi com a doação, pela Prefeitura do Crato, de terreno para o Centro de Convenções, para o Campus da Universidade Federal do Ceará, para o Campus da Faculdade Católica do Cariri e que incluiria, também, espaço para instalação do novo Campus da Universidade Regional do Cariri – URCA, além de outras universidades que manifestaram interesse em suas instalações completas na cidade do Crato. Perfazendo, agora, 58 anos de realizações que a cada ano mais se ampliam, e mais se expandem em seu valor, a EXPOCRATO necessita de melhorias em sua infra-estrutura para continuar crescendo no seu próprio espaço que ainda dispõe de áreas não utilizadas e com grande possibilidade de expansão. A EXPOCRATO está localizada no melhor lugar que há, assistida e alojada no centro da agradável e hospitaleira cidade do Crato.

Por intermédio do Exmo. Sr. Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Dr. Camilo Sobreira Santana, rogamos ao Excelentíssimo Sr. Governador do Estado do Ceará, Dr. Cid Ferreira Gomes que nos favoreça com a tão justificada permanência da EXPOCRATO no Parque de Exposição, onde se encontra, sempre reconhecida como merecedora dos maiores encômios pelos que a visitam e que traz ao cratense, justo orgulho de tê-la aqui como maior evento sócio-econômico de todo Norte e Nordeste do Brasil. O povo do Crato espera do seu governador a palavra final de que a EXPOCRATO permaneça onde está. Na certeza de sermos atendidos, agradecemos penhorados a atenção de Vossa Excelência e subscrevemo-nos

Atenciosamente

__________________________________
José Gilson Ribeiro de Alencar Parente
SINDILOJAS CRATO
PRESIDENTE

Exmo. Sr.
Secretário de Desenvolvimento Agrário
Dr. Camilo Sobreira Santana

Festa de São João é no Crato !

Sao Joao no Crato

Divulgação da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato.
Danielle Esmeraldo.

Os Cratenses reclamam que o Governo do Estado não traz obras, e quando traz, não querem !

Prudência e Canja de Galinha não fazem mal a Ninguém !


Como é engraçado esse povo do Crato...

Gente, é preciso muito cuidado com essa estória toda do projeto de relocalização da ExpoCrato. A nossa rixa deve ser apenas a questão da localização em si, mas seria fabuloso se o Governo do Estado pudesse trazer um projeto dessa magnitude para o Crato, ou empregar essa verba dentro do Crato.

O que estou preocupado agora é com a repercussão negativa dessa estória toda, porque há um mal-entendido nisso tudo. Não somos contra a construção, apenas da localização. Ouvi na Rádio Educadora, Jornal do Vicelmo de Hoje que estão aí fazendo um abaixo-assinado para não mudarem a expocrato de lugar. No meu entendimento, isso é perigoso, e qualquer benefício vindo para o Crato não pode ser rejeitado pelos cratenses. Pelo contrário, deve ser aplaudido, desde que em terras do Crato. Fazendo abaixo-assinados e colocando em pontos centrais da cidade, como alguns estão pretendendo aí, só vai dificultar as coisas para nossa cidade, que já é conhecida por ser esquecida pelo Governo do Estado.

Então, peço muita cautela aos Cratenses nessa hora de negociações, que se contenham, e procurem pelo menos conhecer os planos do governador, pois tudo ainda é apenas uma IDÉIA., como ele mesmo disse. Vamos amadurecer isso primeiro, para extrair o melhor para o Crato. Com abaixo-assinados assim, o Crato poderá sair prejudicado.

Governador Cid Gomes, contamos com a sua boa-vontade para com o Crato. E que venha o projeto, desde que em terras Cratenses.

Abraços,

Dihelson Mendonça

So há poesia... Por Claude Bloc

Para amenizar um pouco o calor dos ânimos...

... Ei, tristeza,não sei quem te chamou. Portanto, te peço, arreda o pé, vai embora... Já te releguei ao passado e não quero mais cruzar o teu caminho!
... Pois é, dona tristeza, visitei lugares de minha infância lá pelas bandas do Crato e vi que a velha casa onde morei quando criança ainda estava incólume, austera, mas entristecida e abandonada.
... Eu mesma a larguei por tanto tempo que nem suportava mais toda a saudade acumulada em meus guardados. Percebi, também nessa visita, que, depois desse degredo, já não existem mais os pés de cajarana que reguei, nem as duas goiabeiras em cuja sombra me assentei, a cobiçar os frutos nos galhos mais altos...
... Só sei que cheguei lá devagarzinho e fiquei ali, diante dessas ausências sem perceber com clareza que estar com você, tristeza, é o mesmo que estar diante de um espaço vazio. Saber que, cedo ou tarde, tudo o que está presente ficará ausente. É isso!
... Você é traiçoeira e se expande... e vai testemunhando esse mistério da despedida gravado em nossa própria carne. Essas lembranças que vamos carregando e esse ar de despedida colocado em tudo o que fazemos e deixamos pra trás...
... Você, tristeza, é essa ausência que demora, ausência que devora: o espaço entre o belo e o efêmero de onde nasce a poesia. E assim, nessa amálgama os poetas vão colocando suas palavras sobre o vazio. Não um vazio qualquer, mas um vazio que é um "pedaço arrancado de mim”. Um exercício de saudade; de tornar de novo presente, um passado que já se foi.
... Então penso em Drummond que afirmava não lastimar o espaço vazio no seu texto “Ausência": "por muito tempo achei que ausência é falta. E lastimava, ignorante, a falta. Hoje não o lastimo. Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim. E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, que rio e danço e invento exclamações alegres, porque a ausência, essa ausência assimilada, ninguém a rouba de mim..."
... Portanto, dona tristeza, procure outras paragens, pois no vazio de minhas noites só há poesia...
.
Texto e foto por Claude Bloc

Amenidades... (De Autores Desconhecidos).

A FORÇA DA "GRANA”
O Juvenal tava desempregado há meses. Com a resistência que só os brasileiros têm, o Juvenal foi tentar mais um emprego em sua enésima entrevista. Ao chegar ao escritório, o entrevistador observou que o candidato tinha exatamente o perfil desejado, as virtudes ideais e lhe perguntou:
- Qual foi seu último salário? - Salário mínimo, respondeu Juvenal. - Pois se o Senhor for contratado, ganhará 10 mil dólares por mês !!! - Jura ??? - Que carro o Senhor tem ??? - Na verdade, agora eu só tenho um carrinho pra vender pipoca na rua e um carrinho de mão !!! - Pois se o senhor trabalhar conosco ganhará um Audi para você e uma BMW para sua esposa !!! Tudo zero !!! - Jura ??? - O senhor viaja muito para o exterior ??? - O mais longe que fui foi pra Chorozinho, visitar uns parentes !!! - Pois se o senhor trabalhar aqui viajará pelo menos 10 vezes por ano, para Londres, Paris, Roma, Tóquio, Mônaco, Nova Iorque, etc !!! - Jura ??? - E lhe digo mais.... O emprego é quase seu. Só não lhe confirmo agora porque tenho que falar com meu gerente. Mas é praticamente garantido. Se até amanhã (6ª feira) à meia-noite o senhor NÃO receber um telegrama nosso cancelando, pode vir trabalhar na segunda-feira com todas essas regalias que eu citei. Então já sabe: se NÃO receber telegrama cancelando até à meia-noite de amanhã, o emprego é seu !!!
Juvenal saiu do escritório radiante. Agora era só esperar até a meia-noite da 6ª feira e rezar para que não aparecesse nenhum maldito telegrama. Sexta-feira mais feliz não poderia haver. E Juvenal reuniu a família e contou as boas novas. Convocou o bairro todo e até amigos do conjunto Nova Esperança para uma churrascada comemorativa à base de muita bebida e música. Sexta de tarde já tinha um barril de chope aberto. Às 9 horas da noite a festa fervia. A banda tocava, o povo dançava, a bebida rolava solta. Dez horas, e a mulher de Juvenal aflita, achava tudo aquilo um exagero. A vizinha gostosa, interesseira, já se jogava pro lado do Juvenal. E a banda tocava !!! E o chope gelado rolava !!! E o povo dançava !!! Onze horas, Juvenal já era o rei do bairro. Gastando horrores para o bairro "encher a pança". Tudo por conta do primeiro salário. E a mulher resignada, meio aflita, meio alegre, meio boba, meio assustada.
Onze horas e cinqüenta e oito minutos... Vira na esquina, a 120 km por hora, buzinando feito louco, um cara numa motoca amarela... Era dos Correios !!!
A festa parou !!! A banda calou !!! A tuba engasgou !!! Um bêbado arrotou !!! Uma velha peidou !!! Um cachorro uivou !!! Meu Deus, e agora ??? Quem pagaria a conta da festa ???
- Coitado do Juvenal !!! Era a frase mais ouvida. - Joguem água na churrasqueira !!!
O chope esquentou !!! A coitada da mulher do Juvenal, desmaiou !!! A motoca parou !!! O cara desceu e se dirigiu ao Juvenal: - Senhor Juvenal Batista Romano Barbieri ??? - Si, si, sim, so, so, sou eu...A multidão não resistiu...OOOOOHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!! E o cara da motoca: - Telegrama para o senhor !!! Juvenal não acreditava... Puta que pariu, que azar do caralho !!!Tremendo, pegou o telegrama, com os olhos cheios d'água, ergueu a cabeça e olhou para todos. Silêncio sepulcral, absoluto, total. Não se ouvia sequer o farfalhar das folhas da frondosa árvore em frente !!! Suando às bicas, Juvenal respirou fundo e abriu o envelope do telegrama tremendo, enquanto uma lágrima rolava, molhando o dito-cujo. Olhou de novo para o povo e a consternação era geral. Tirou o telegrama do envelope, abriu e começou a ler. O povo em silêncio aguardava a notícia e se perguntava: - E agora ??? Quem vai pagar essa festa toda ??? Juvenal recomeçou a ler, levantou os olhos e olhou mais uma vez para o povo que o encarava...
Então, o inesperado aconteceu. Juvenal abriu um largo sorriso, deu um berro triunfal e começou a gritar eufórico: VIVA !!! VIVA !!! VIVA !!! - Mamãe morreeeeuuu !!! Mamãe morreeeeuuu !!!
Podem continuar com a festa...
***********************************
QUEM SOU EU?
Nesta altura da vida já não sei mais quem sou.... Vejam só que dilema !!!
Na ficha da loja sou Cliente, no restaurante, Freguês, quando alugo uma casa, Inquilino, na condução, Passageiro, nos correios, Remetente e no supermercado, Consumidor. Para a Receita Federal, sou Contribuinte, se vendo algo importado Contrabandista, se revendo algo legalmente, Muambeiro; se o carnê tá com o prazo vencido, Inadimplente, se não pago imposto, Sonegador. Para votar, sou Eleitor, mas em comícios, Massa, em viagens, Turista, na rua caminhando, Pedestre, se sou atropelado, Acidentado, no hospital, Paciente. Nos jornais viro Vítima, se compro um livro, Leitor, se ouço rádio, Ouvinte. Para o Ibope, Pesquisado, para o apresentador de televisão, Telespectador, no campo de futebol, sou Torcedor. Se sou tricolor, Sofredor. Agora, já virei Galera. (se trabalho na CHESF, sou Colaborador) e, quando morrer... uns dirão... Finado, outros...Defunto, para outros...Extinto, para o povão...Presunto. Em certos círculos espiritualistas serei...Desencarnado; já os evangélicos dirão que fui ...Arrebatado.
E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!! E pensar que um dia já fui mais EU.
Luiz Fernando Veríssimo
*************************************
CINCO REGRAS PARA UM HOMEM FELIX:
1) É importante que tenha uma mulher que lhe ajude na casa, que cozinhe, que limpe e que tenha um trabalho; 2) É importante que tenha uma mulher com sentido do humor e que lhe faça rir; 3) É importante que tenha uma mulher na qual confie e que não minta; 4) É importante que tenha uma mulher que seja boa na cama e que goste de estar contigo; 5). É MUITO, MUITO, MUITO IMPORTANTE QUE ESSAS QUATRO MULHERES...NÃO SE CONHEÇAM.
*************************************
O PACIENTE
- Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um paciente. Queria saber se certa pessoa está melhor ou piorou...- Qual e o nome do paciente? - Chama-se Celso e está no quarto 302.- Um momentinho, vou transferir a ligação para o setor de enfermagem...- Bom dia, sou a enfermeira Lourdes. O que deseja?- Gostaria de saber as condições clínicas do paciente Celso do quarto 302, por favor!- Um minuto, vou localizar o médico de plantão.- Aqui é o Dr. Carlos plantonista. Em que posso ajudar?- Olá, doutor. Precisaria que alguém me informasse sobre a saúde do Celso que está internado há três semanas no quarto 302.- Ok, meu senhor, vou consultar o prontuário do paciente... Um instante só! Hummm! Aqui está: ele se alimentou bem hoje, a pressão arterial e pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado do monitor cardíaco até amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará alta amanhã mesmo.
-Ahhhh, Graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria !!!
-Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!?
-Não, sou o próprio Celso, telefonando aqui do 302! É que todo mundo entra e sai desta merda deste quarto e ninguém me diz porra nenhuma. Eu só queria saber como estou.....

Autores: Desconhecidos - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva



Especulando sobre a mudança do parque de exposições: por José do Vale Pinheiro Feitosa

Aqui da distância. Tomando como referência apenas o que leio nos blogs da região. Como vejo a questão:

a) estão pensando em investir no Parque de Exposições na região do Cariri. Não é exatamente no Crato.

b) se a questão da localização parece ser a secundária, já que, em tese, o principal é o recurso financeiro, fica evidente que o principal se encontra no político e, no momento, é a localização e esta será fora do Crato ou num ponto entre Crato e Juazeiro.

c) o modo como o Governador responde, o modo até como o Secretário informa, com muita adjetivação e declarações de amor, leva a se considerar que a escolha da localização já foi feita, só basta um pouco de anestésico para o povo do Crato engolir.

d) a maior evidência é a fala do Governador meio que ameaçadora, se vocês não quiserem, lavo as mãos e o investimento não vem. Vejam que ele incorpora na ameaça o investimento no Campus da URCA, radicalizando o sentimento de perda pela população e tentando imobilizar os opositores da localização.

e) agora retorno ao Samuel, o prefeito do Crato, é preciso que ele fale, se expresse sobre o assunto, aqui neste blog que tem enorme simpatia por ele e em outros meios de comunicação da região.

f) a eventual fraqueza do Samuel neste momento seria o caminho para duas coisas danosas: o não investimento no campus da URCA e no parque de exposições.

g) cabe ao Samuel derrotar a "chantagem" do Governador, com este papo de não investir se o povo do Crato reagir à solução dele.

h) só lembro ao Samuel e me desculpo pelo que direi: há alguns anos, ele já era prefeito do Crato durante um embarque em Juazeiro, encontrei com um Vice-Reitor da UFC e estranhei o não aproveitamento dos espaços já instalados no Crato para a sede da UFC regional, inclusive o curso de Agronomia. A desculpa dele foi de que a culpa era da lerdeza da gestão do Samuel, para em seguida aplaudir a rapidez do prefeito de Juazeiro.

i) enfim, visto aqui de longe, tudo leva a crer que o debate original da mudança do Parque na direção do Juazeiro parece verdade mesmo.

José do Vale Pinheiro Feitosa


Homenageado do dia - Dr. Nivaldo Soares

nivaldo soares homenagem

Pelo seu trabalho intenso, seriedade, honestidade frente à Secretaria do Meio Ambiente do Crato. Pela Campanha de despoluição Sonora e Visual, pelo carinho e o fino trato para com as pessoas. Pelo grande Ser Humano que é, Nivaldo Soares é o homenageado de hoje do Blog do Crato.

Parabéns, por ocasião da Semana do Meio Ambiente !

Blog do Crato entrevista Deputado Sineval Roque


Nesta entrevista em áudio, o Deputado Sineval Roque fala sobre o encontro realizado ontem, dia 01 de Junho na URCA - Universidade Regional do Cariri, os projetos do Governo do Estado para a região do Cariri, e sobre a questão ambiental - Como promover o desenvolvimento sem poluir o meio ambiente, ou causando o mínimo de danos. Para ouvi-la na íntegra, clique no player abaixo. Como sempre, recomendamos, a fim de não ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, localizado no topo do nosso website.




Reportagem: Dihelson Mendonça
Foto: Wilson Bernardo

Escadarias no Crato em fase de licitação, segundo Sineval Roque

A construção das escadarias nos bairros do Seminário e Pinto Madeira, no município do Crato está em fase de licitação, segundo o deputado Sineval Roque.

“O primeiro orçamento do projeto, no valor de R$270 mil, foi realizado pelo Departamento de Edificações de Rodovias do Crato. O orçamento foi então enviado para a Superintendência do DER-CE”, explica o parlamentar. O projeto passou por algumas modificações e melhorias. “O orçamento da obra passou para R$548.357,15. Parte dos recursos para a construção das escadarias será de uma emenda parlamentar de minha autoria, no valor de R$249.357,15, aprovada desde 2007”, afirmou Roque. O restante será financiado pelo Governo do Estado. No bairro Pinto Madeira, será construída uma escadaria que vai interligar a parte alta da cidade à parte baixa, beneficiando inúmeras famílias que residem em áreas de risco. “Essa escadaria vai facilitar a entrada das pessoas no centro da cidade”, afirma o parlamentar. Na rua bárbara de Alencar, outra escadaria será construída, possibilitando o acesso à rua Travessa Aurora, no bairro Seminário.

Fonte: AVOL - Antonio Viana Online

Sítio Fundão - Ordem de serviço para Parque Ecológico

Casa principal do Sítio Fundão será transformada em centro de visitação pública (Foto: Cid Barbosa). Crato. Com a assinatura da ordem de serviço para iniciar as obras da construção da sede do Parque Estadual do Sítio Fundão, foi aberta, ontem, neste município, a Semana do Meio Ambiente do Cariri, com a presença do governador Cid Gomes. A obra será executada no período de 180 dias e está orçada no valor de R$ 1,13 milhão, recursos procedentes da medida de compensação ambiental da empresa Porto do Pecém Geração de Energia S/A. O projeto contempla a nova sede do escritório da Semace – Cariri e uma unidade da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), além da restauração do engenho velho e da casa principal, que será transformada em um centro de visitação, guardando a memória do ambientalista Jéferson de Franca Alencar. O gerente regional da Semace, João Josa Melo, informou que já está sendo implantado o canteiro de obras para o início dos trabalhos. Criado por meio do Decreto Estadual 29179/2008, o local possui uma área de 93.520 hectares caracterizada como unidade de conservação de proteção integral. O Sítio Fundão faz parte do Geotope Batateiras, do Geopark Araripe. A programação da Semana do Meio Ambiente no Cariri prossegue, hoje, com o plantio de árvores no Seminário São José do Crato e palestra sobre resíduos sólidos na cidade de Barro. Amanhã haverá palestra na cidade de Jardim sobre poluição sonora. Na quinta-feira, no auditório do Sesc do Crato, acontecem debates sobre os Desafios Ambientais para a Cidade. A programação será encerrada, sábado, em Juazeiro do Norte, com exibição de vídeos, mini-palestras, abordagens educativas, distribuição de folders e doação de mudas, em parceria com o Shopping Cariri. Também será feita doação de mudas em Brejo Santo, Jucás e Potengi. Já no Sertão Central, aconteceu uma gincana ecológica. Essa foi a maneira encontrada pelos mais de 400 operários da Mississipi Calçados para homenagear o meio ambiente este ano. Durante todo o mês de maio dezenas deles participaram de uma maratona de provas onde o foco principal foi a preservação ecológica na “Terra dos Monólitos”. Escolheram o Açude do Cedro, um dos mais belos cartões postais do Estado, para despertar a atenção das autoridades e a conscientização coletiva sobre a importância da preservação do exótico parque natural. Além da doação de coletores especiais, as equipes recolheram mil quilos de lixo das margens e entorno do mais antigo reservatório hídrico do País. Fogões, cadeiras, pneus e até bacias sanitárias, a montanha de entulho formada pelos voluntários se transformou numa prova de descaso com o meio ambiente. Mesmo assim, os organizadores do projeto Ecovida Dakota, na unidade calçadista de Quixadá, comemoram os resultados do movimento. No ano passado eles haviam removido dali meia tonelada a mais de lixo. A idéia é conscientizar a população sobre a importância do reservatório.

Mais informações:
Semace no Cariri
Rua Cel. Secundo Chaves, 255, Crato, (88) 3102.1888; Mississipi Calçados, Projeto Ecovida Dakota, (88) 3445 0004, Quixadá

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Tragédia - Avião da Air France com 228 pessoas a bordo, desaparece no Atlântico


Um avião da Air France que fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris desapareceu sobre o Atlântico com 228 pessoas a bordo e as buscas pelo Airbus A330 prosseguirão durante a madrugada de terça-feira. A Força Aérea Brasileira (FAB) destacou duas aeronaves que, além de recursos visuais, farão as buscas com recursos eletrônicos e de radar durante a noite. No total, seis aeronaves e dois helicópteros da FAB e três embarcações da Marinha foram destacados para a busca, que conta com apoio da França. Um avião francês Falcon 50 e uma aeronave norte-americana P-3 também foram colocadas à disposição para auxiliarem nas buscas a partir do amanhecer de terça-feira. Autoridades dizem, no entanto, que há poucas chances de encontrar sobreviventes do voo, que passou por uma forte turbulência na noite de domingo. "É um acidente trágico. As chances de serem encontrados sobreviventes são muito pequenas", disse o presidente francês, Nicolas Sarkozy, na saída de uma visita ao centro de crise instalado no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Brasileiros e franceses eram a maioria entre os 216 passageiros, entre eles sete crianças e um bebê, disse a Air France. Mas também havia 26 alemães e pessoas de várias outras nacionalidades. De acordo com a empresa, são 61 franceses e 58 brasileiros a bordo. A FAB informou que o Airbus A330-200 sumiu no domingo quando sobrevoava o oceano Atlântico. A Força Aérea informou ainda que buscas feitas por um navio mercante numa área em que tripulantes de um avião da TAM afirmaram ter visto "focos luminosos" não encontraram vestígios do Airbus. A região em que estão sendo realizados os trabalhos de busca é de 120 quilômetros quadrados, segundo a Força Aérea. "Temos que trabalhar com a possibilidade de sobreviventes sempre. Por isso, estamos colocando mais meios (de busca). Enquanto não tivermos a confirmação, vamos continuar buscando, com a esperança de encontrar sobreviventes", disse o coronel Jorge Amaral, vice-chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

De acordo com a FAB, "as buscas têm como ponto central o momento em que o voo AF 447 enviou uma mensagem automática sobre problemas técnicos" quatro horas após decolar. A Air France registrou uma mensagem automática da aeronave às 23h14 de domingo (horário de Brasília) informando um curto-circuito após ter enfrentado forte turbulência. O último contato do avião por rádio com as autoridades brasileiras aconteceu às 22h33, a 565 quilômetros de Natal. Um porta-voz da companhia disse que vários mecanismos do avião tiveram problemas. A empresa ofereceu condolências pelo ocorrido. "Provavelmente é uma combinação de circunstâncias que pode ter levado a um acidente", disse ele, acrescentando que o avião pode ter sido atingido por um raio. Mais tarde, a Air France rejeitou fazer qualquer previsão do que poderia ter provocado o desaparecimento. "É muito cedo para dizer o que passou. Tem que esperar os resultados das investigações e da caixa-preta", disse em entrevista coletiva Isabelle Birem, diretora-geral da Air France no Brasil. Especialistas em aviação disseram que raios atingirem aviões é normal e não seria o suficiente para causar um acidente. Se não forem encontrados sobreviventes, esse será o acidente com o maior número de mortos com um avião da Air France nos 75 anos da companhia.

BRASILEIROS

O voo AF 447 partiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim às 19h de domingo, e deveria pousar no Charles de Gaulle (Paris) às 11h15 de segunda-feira (6h15 em Brasília). O avião levava 216 passageiros --126 homens, 82 mulheres 7 crianças e um bebê-- e 12 tripulantes. A Air France disse que os pilotos tinham grande experiência. A última localização do avião é desconhecida. Às 22h48, quando a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta 3, as informações indicavam que o avião voava normalmente a 35.000 pés (11 quilômetros) de altitude e a uma velocidade de 840 km/h, segundo a FAB. "Já tinha passado por (Fernando de) Noronha às 22h33. Uma hora depois o avião teria que fazer contato por rádio novamente e nesse momento não fez esse contato", disse a assessoria da

FAB.

"Em função disso entramos em contato com a Ilha do Sal (Cabo Verde). A aeronave também não fez nenhum tipo de contato com eles e nem apareceu no radar", acrescentou. O controle do tráfego aéreo em Dacar disse que o voo AF 447 não chegou a aparecer nos radares da África. Em sua rota a partir do Nordeste do Brasil, o avião teria de passar por uma área de instabilidade conhecida como Zona de Convergência Intertropical. O ministro francês Jean-Louis Borloo descartou a hipótese de sequestro aéreo. "É uma horrível tragédia", disse Borloo à rádio France Info.

PARENTES

A lista de passageiros ainda não foi divulgada. A Air France disse que parentes de ocupantes do voo foram levados para uma área especial dos aeroportos. No Rio, familiares de passageiros e tripulantes do voo chegavam desesperados ao aeroporto no início da manhã atrás de informação. "Eu combinei com ela (minha filha) de ir acompanhá-la, mas... tive dificuldades para chegar. Antes de embarcar, ela me ligou cobrando a minha presença. Eu só tive tempo de dizer a ela que era a melhor filha do mundo", disse a jornalistas Vazti Ester van Sluijs, mãe de Adriana Francisco Sluijs, 40, da área de comunicação corporativa internacional da Petrobras, que estaria no voo. Um homem que identificou-se apenas como Carlos disse que seu pai estava no voo. "Estou desesperado, não sei o que fazer, acordei hoje cedo com a informação de que havia um problema com o voo do meu pai. É muito difícil". O último grande incidente envolvendo um avião da Air France ocorreu em julho de 2000, quando um supersônico Concorde caiu sobre prédios logo após decolar de Paris com destino a Nova York, matando seus 109 ocupantes e 4 pessoas no solo. Em agosto de 2005, um Airbus da Air France pegou fogo depois de sair da pista do aeroporto de Toronto (Canadá), num dia de tempestade. Não houve mortos. O Brasil teve dois grandes acidentes aéreos em 2006 e 2007, o que gerou preocupações com a segurança do tráfego aéreo no país. Em julho de 2007, todos os 187 ocupantes e 12 pessoas em terra morreram quando um Airbus A320 da TAM avançou além da pista do aeroporto paulistano de Congonhas, batendo em um prédio vizinho. Em setembro de 2006, um avião da Gol caiu na Amazônia após ser atingido em pleno voo por um jato particular Legacy. Todos os 154 ocupantes do avião maior morreram.

(Reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro; Fernando Exman em Brasília; e Jean-Baptiste Vey, Gerard Bon, Astrid Wendlandt e Tim Hepher em Paris)

Buscas em locais indicados por avião da TAM não encontra destroços

Buscas realizadas por um navio mercante numa área onde uma tripulação da TAM afirmou ter visto "focos luminosos" não encontraram indícios do Airbus que fazia o voo AF 447 da Air France, desaparecido no domingo quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, informou a Força Aérea Brasileira. "O navio mercante Douce France realizou padrão de busca 'quadrado crescente' na área reportada pelo avião da TAM, sem identificar qualquer vestígio do voo AFR 447", afirmou a Força Aérea em nota na madrugada desta terça-feira. Mais cedo, a FAB e a TAM informaram que tripulantes de um avião da companhia que chegou ao país na segunda-feira avistaram "focos luminosos em alto mar" na rota entre a Europa e o Brasil, quando iam no sentido inverso do da aeronave da Air France que desapareceu com 228 pessoas a bordo. Segundo a FAB, as autoridades brasileiras repassaram as informações dadas pela tripulação da TAM aos órgãos de busca senegaleses, já que esses "focos" teriam sido avistados em área de espaço aéreo de Dacar, a cerca de 1.300 quilômetros de Fernando de Noronha (PE). A notícia sobre os focos luminosos foi dada no início da noite pelo presidente em exercício José Alencar no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde ele foi prestar solidariedade a familiares das pessoas que estavam a bordo do voo AF 447. Ele afirmou ter ido ao Galeão a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial a El Salvador onde acompanhou a posse de Mauricio Funes como presidente desse país. A programação de Lula inclui ainda visitas a Guatemala e Costa Rica. "Ele (Lula) falou que seu eu não pudesse vir (ao Galeão), ele voltaria (de viagem)", disse Alencar, que recentemente retornou de uma viagem dos Estados Unidos onde passou por um tratamento de um câncer. "Ele vai prosseguir em viagem para cumprir compromissos importantes para o nosso país", acrescentou. Segundo informações da Air France, 58 brasileiros estavam a bordo do voo AF 447.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro, com reportagem de Fernando Exman em Brasília)

Fonte: Reuters Brasil

Notícias do Crato para o Dia 02 de Junho de 2009


02-06-2009
III Semana de Meio Ambiente iniciada em crato

A III Semana do Meio Ambiente foi aberta na manhã de ontem, em Crato, durante solenidade no Centro Cultural do Araripe, com Assinatura do Termo de Cooperação Interinstitucional da Formação Comvidas. Durante a abertura, foram realizadas apresentações culturais. Nesta terça-feira, dia 2, será realizada a partir das 8 horas, trilha ecológica na Floresta Nacional do Araripe, por meio do Instituto Chico Mendes e CPMA. Às 8h30, acontece a palestra Educação Ambiental com Foco em Matas Ciliares, com a professora e Pró-Reitora de Extensão da URCA, Arlene Pessoa. A coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente, da Secretaria de Meio Ambiente do Crato, Vanda Roseno, abordará o tema Pólo de Lazer da Ponta da Serra. À tarde acontecem apresentações culturais no Centro Cultural do Araripe. O evento continua até o dia 5 de junho, com o I Encontro Comvidas do Crato e o Seminário: Sistema Agroflorestal. Várias autoridades ligadas ao meio ambiente e o secretário de Meio Ambiente do Crato, Nivaldo Soares, participaram da abertura do evento. A semana constará de palestras, cursos e oficinas.

Escola de Cultura e Arte do Crato inicia amanhã oficina de teatro para a terceira idade

A Secretaria de Cultura Esporte e Juventude do Crato, através da Escola Municipal de Cultura e Arte - EMCART - está com as inscrições abertas para aulas destinadas a terceira idade. As inscrições, que se encerram hoje, dia 2, estão sendo feitas no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, local onde acontecerá a oficina- no horário de 9 às 16 horas. As aulas já começarão amanhã, 3 de junho, às 18 horas e 30 minutos. O objetivo desse Curso é possibilitar aos idosos aprofundar conhecimentos na área afim, ao mesmo tempo em que terá a oportunidade de trocar informações e experiências, desenvolvendo uma atividade que informe conceitos e práticas básicas do teatro como: jogos, improvisações, exercícios de voz, técnicas de relaxamento, consciência corporal e iniciação à dramaturgia, formando alunos com o intuito de montagem de um espetáculo a partir dos elementos técnicos e conceituais estudados.

Mobilização Social finaliza Ciclo de Medicina Preventiva com palestra sobre Doenças da Tireóide

A Secretaria de Saúde do Crato, através do Núcleo de Mobilização Social, em parceria com a Unimed do Cariri estão em fase de finalização do “VI Ciclo Medicina Preventiva”. Com palestras dinamizadas ao público sobre temas relacionados à saúde, a Mobilização Social cratense vem mostrando o cuidado com a comunidade no que diz respeito a disponibilizar informações sobre cuidados e prevenção. Nesse Ciclo foram abordados temas como DSTs, Tabagismo e Drogas, com a participação dos médicos: José Flavio, Clínico geral e Túlio Texeira, Ginecologista. Finalizando essa etapa de palestras preventivas, próximo dia 10, às 14 horas, no Teatro Salviano Arraes Saraiva, o tema abordado será Doenças da Tireóide com Eponina Régia Coutinho, Endocrinologista.

Saúde realiza ações de prevenção do calazar na comunidade de Sertãozinho

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do setor de Mobilização Social, realiza hoje, às 8 horas, trabalho de divulgação com carro de som de nota informativa sobre prevenção ao calazar, na localidade de Sertãozinho. Para o dia 29, na mesma localidade, será realizada visita a comunidade, a partir das 15 horas. A finalidade é articular atividades educativas de combate ao calazar.

Prevenção à saúde levada aos prostíbulos do Crato

A Secretaria de Saúde do Crato, através do Núcleo de Mobilização Social e Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, estará realizando, de 6 a 13 de junho, visitas aos prostíbulos do Crato para orientar aos profissionais do sexo da importância do uso do preservativo na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. No ato da visita, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos e realizada demonstração do uso do preservativo feminino. O preservativo feminino garante a mulher o poder de decisão na hora da relação, além de ser mais uma opção segura de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e gravidez não planejada. As visitas acontecerão dias a partir das 10 horas da manhã.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069 M
ais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

O Parque do Fundão não é Idéia de André Barreto - Carta do leitor José Sales


Nota Prévia:
O Blog do Crato é um site democrático. Fornece espaços a todos para livre manifestação, desde que identificados. Assim é que recebemos esta mensagem provinda do Sr. José Sales, que mantém dentre outras coisas, o site do Geopark Araripe. Como sei que essa mensagem poderá ser polêmica, desde já ofereço amplo espaço para a contraparte se pronunciar a respeito, e o Blog do Crato se exime de quaisquer responsabilidades sobre a mesma, cabendo aos autores as implicações que possam advir destas publicações, como aliás, em qualquer postagem aqui realizada.

Caro Dihelson,

Em síntese. Esta história de que o Parque do Sítio Fundão partiu do Sr. André Barreto está equivocada. A idéia foi apresentada em Maio/2005. Na época o Vereador Barreto inclusive contestou o PRU CRATO ( Plano de Requalificação Urbana ), como uma medida autoritária do Prefeito Samuel Araripe, feito sem uma "consulta" aos ambientalistas locais. Em Abril/2007, o mesmo Sr. André Barreto, então Presidente do CONPAM, recebeu de minhas mãos um exemplar do PRU CRATO, enviado pelo Prefeito Samuel Araripe, e logo depois, pediu um melhor detalhamento da proposta do Parque do Sítio Fundão, feita também por nossa equipe, sob minha coordenação. Esta de hoje que ele passa a posar de "inventor" de uma proposição que já existia, é algo fantasioso.

Cordialmente
José Sales

Leia amanhã no Blog do Crato - Secretário Camilo Santana fala sobre proposta para novo parque de Exposições do Crato

Blog do Crato entrevista - Camilo Santana - Secretário do desenvolvimento Agrário.


Estivemos ontem com o secretário do desenvolvimento agrário, Camilo Santana, que nos concedeu ampla entrevista sobre a polêmica que se formou aqui em Crato, sobre uma idéia de relocalização do tradicional parque de exposições da cidade. Segundo o secretário, tudo está ainda nos primeiros estágios, e há muito o que se discutir. Se vai construir um novo parque ou ampliar o antigo, ou qual local da cidade, bem como outros aspectos, ainda será levado à mesa de negociações. Segundo o secretário, há muita especulaçao sobre um assunto, que sequer foi discutido ainda. Veja amanhã, entrevista completa com Camilo Santana, no Blog do Crato.

Por: Dihelson Mendonça
Foto: Wilson Bernardo


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30