Nada é Certo ainda. Tudo é apenas uma Idéia !

Entretanto, essa matéria não tratará dos diversos assuntos abordados na reunião acontecida na URCA, mas algo que interessa sobremaneira aos Cratenses, talvez tanto quanto a própria assinatura da órdem das obras do sítio fundão, que é a polêmica em torno da possibilidade da criação de um novo parque para a Expocrato, e que segundo alguns, poderia localizar-se entre Crato e Juazeiro do Norte. Sobre esses rumores, diversos setores da sociedade têm se manifestado com toda a veemência possível, e na medida do possível, o Blog do Crato tem publicado as suas diversas opiniões. A questão não é a construção de um novo parque, e sim, a localização do mesmo. Segundo o prefeito Samuel Araripe, se o novo parque fosse construído entre Crato e Juazeiro, seria um verdadeiro DESASTRE para a economia do município, pois o comércio ficaria desaquecido, e segundo Samuel "Eu nem consigo imaginar as graves consequências que uma coisa dessas traria para nosso Crato".
OS FATOS:
Tudo começou com uma entrevista concedida à Rádio Educadora do Cariri pelo secretário do desenvolvimento agrário Camilo Santana. Dentre outras coisas, Camilo falou ao jornalista Antonio Vicelmo que é pensamento do governador construir um novo parque de exposições mais moderno, amplo, e que melhor serviria à expocrato. Enquanto isso, o terreno do atual parque, poderia ser utilizado pela URCA - Universidade Regional do Cariri. Após a entrevista, começaram as especulações no Crato sobre o possível local aonde poderia ser localizado o novo parque. Ainda pela manhã, rondaram os primeiros boatos de que seria na Vila Lobo, bairro localizado entre as cidades de Crato e Juazeiro, até porque já existia uma idéia de se levar o parque de exposições para aquela área, desde o tempo de Violeta Arraes, e deixar o local atual para a expansão da URCA.

ENTREVISTA:
Cid Gomes: "Eu lancei a idéia...isso demanda tempo, naturalmente, porque a gente só pode começar o processo quando construir um novo parque e assegure que a exposição de Julho do ano que vém, por exemplo, já seja feita no parque novo.
Repórter: "O Senhor já tomou conhecimento da...há um certo movimento já aqui no Crato, contrário a essa idéia. O Sr. Já tem conhecimento disso ?
Cid Gomes: "Eu lancei, nem sabia que já tava pública essa idéia. Se houver movimento contrário, tudo bem. Se houver, nós não vamos fazer...eu só quero fazer alguma coisa que seja aprovado e que seja do agrado"
...
...
Wilson Bernardo: "O povo do Crato está arredio à idéia de mudança do parque. Ainda há discussão ?
Cid Gomes: "Eu tô absolutamente aberto, eu lancei a idéia. Lancei a idéia. Se concordarem, muito bem. Se não...
Wilson Bernardo: "Há uma manifestação contrária a essa idéia nos Blogs..."
Cid Gomes: "Se for contra, ninguém faz, mas Blog não é bem o lugar certo pra gente apurar isso."
Wilson Bernardo: "Porquê não ?"
Cid Gomes: "NÃO SEI. Porque uma pessoa só, pode lançar 50 opiniões lá. Uma pessoa só, aí..."
Wilson Bernardo: "Os blogs são democráticos, não existe isso..."
Cid Gomes: "Claro que existe...uma pessoa pode lançar 50...uma mesma pessoa muda de nome, lança 50 opiniões iguais ou parecidas...veja bem, eu não faço disso questão de honra.Isso é uma idéia que eu acredito seja excelente pro Crato. Você vai ter um novo parque de exposições moderno, adequado, amplo, mais amplo, e a cidade ganha...
Wilson Bernardo: "... e porque não investir nesse, já que o prefeito doou o terreno..."
Cid Gomes: "A idéia é juntar as duas coisas.Você faz um novo parque, e você faz um novo campus da URCA melhor do que o que existe hoje. Mas isso só será feito se houver concordância, se não houver...não vou brigar pra gastar dinheiro à toa não... "
...
CONCLUSÕES:

NOTA do BLOG DO CRATO:

Quero aqui apenas deixar claro ao nosso emérito governador, quando disse linhas acima, que "Blog não é o lugar mais apropriado para se apurar a opinião pública", até porque existem blogs e BLOGS. O BLOG DO CRATO, se ele não conhece ainda, hoje representa grande parte do pensamento do povo do Crato. Não precisamos manipular dados. Através dos nossos mais de 24.000 acessos mensais, milhares de artigos, centenas de escritores e comentaristas, do mais alto prestígio no Cariri, deve ser levada em conta a sua opinião sim, até porque não é a opinião de um, mas de muitos. Caso a opinião do Blog do Crato não fosse importante e válida, não estaria o governador sendo importunado por uma simples localização geográfica em plena URCA. Governador, é preciso saber respeitar os meios de comunicação, sem menosprezar seus participantes. As opiniões apresentadas aqui não representam a de uma pessoa, mas a de centenas e milhares. Nosso Blog é coletivo. É preciso saber respeitar a opinião pública. Aqui, não temos qualquer interesse em denegrir a imagem de ninguém, nem de ressalta-la. Sempre ouvimos os dois lados da notícia. Publicamos o clamor do público, bem como publicamos também, a opinião dos líderes, como o fazemos agora. Menosprezar qualquer veículo de imprensa, seus membros, ou a livre manifestação pública, sobretudo daqueles que possuem um Ibope muito alto, é um atestado que não é digno da inteligência alta do nosso nobre representante cearense. Se inúmeras pessoas, dezenas, centenas de e-mails nos chegam sobre o mesmo assunto, isso apenas prova que o mesmo é pertinente, e que as pessoas do Crato se preocupam com isso. Não há por nós qualquer intenção em mentir, nem omitir fatos. Talvez o nobre representante esteja lembrando-se dos jornais em que é preciso pagar para dizer a verdade ou omiti-la. O Blog do Crato não precisa "inventar" múltiplas opiniões, decerto; E se o governador discorda, e acha que as opiniões publicadas por nossos escritores e comentaristas, devidamente credenciados, com nome, sobrenome, CPF e RG não representam o livre pensar da população cratense, que ande pelas ruas do Crato e proponha-se que irá mudar a exposição de lugar, para que possa ouvir assim as opiniões IN LOCO, e constatar por si mesmo.
Reportagem e Fotos:
Dihelson Mendonça
Entrevista: Wilson Bernardo