xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/05/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 maio 2009

Mundo Canibal - Por Walter Carvalho

O coração bate, os rins filtram regularmente, a vida já pulsa, quando subitamente membros agitam-se num frenético desespero frente aquele aparelho de sucção introduzido na gestante adolescente com poucos meses de gestação. As imagens são fortes, e durante o documentário americano exibido pela FoxNews, é impossível não sentir-se indignado e angustiado com o conteúdo apresentado. Uma mãe com um filho apresentando uma séria malformação congênita tem o abortamento consentido pela justiça americana, permitindo a gravação de tais imagens para a produção deste documentário. Uma câmera diminuta acoplada ao aparelho de sucção registra imagens de uma comoção inimaginável. Naquele momento percebe-se aquele ser vivo em toda a sua indefesa condição ser dilacerado e logo a seguir fragmentos do corpo são rapidamente sugados e desprezados num saco preto de lixo.

A humanidade caminha a passos largos para uma realidade na qual a qualidade de vida e os interesses individuais ultrapassam o direito a liberdade e a vida alheios. Ao envelhecermos perdemos em autonomia, força e saúde, mas ganhamos potencialmente em sabedoria e experiência. Muitos não valorizam o velho, muitos não valorizam a criança, e agora tenta-se institucionalizar a banalização do aborto. Os extremos da nossa existência nunca estiveram paradoxalmente tão comprometidos. Embora tenhamos alcançado mais conforto no mundo contemporâneo, em tempo algum o ser humano esteve tão banalizado. Estamos comprometidos desde a concepção até o potencial envelhecimento. Faltam-nos a mais básica das garantias: o direito a vida.

O abortamento em alguns países ultrapassa os limites da legalidade, sendo até mesmo estimulados pelas autoridades do governo, beirando a imoralidade. Há pouco enviaram para o meu email, coincidentemente uma noticia publicada num jornal alemão, sobre o hábito chinês de utilizar fetos abortados para a elaboração de sopas em algumas províncias da Republica Popular da China. O preço de cada prato é equivalente a 30 Euros, e havia propaganda do governo local associando a ingesta do feto a potenciais benefícios estéticos e provável rejuvenescimento.

Eis o mundo canibal no qual vivemos.

Por Walter Carvalho


A CPI da "Petrobrax" e a "Tucanalhada"

Os tucanos queriam privatizar a Petrobrás, como parte dos acordos assinados com o FMI. Trocaram o nome da empresa – orgulho e patrimônio nacional – para Petrobrax, para tirar esse marca de “Brasil” (negativa para eles), e torná-la uma “empresa global”, a ser submetida a leilão no mercado internacional. Não conseguiram. Seu ímpeto entreguista durou menos de 24 horas diante do clamor nacional. Tiveram que recuar, mas nunca abandonaram seu projeto, tanto assim que venderam 1/3 das ações da Petrobrás na Bolsa de Valores de Nova Iorque, como primeiro passo para a privatização da empresa.
Tinham colocado em prática o programa econômico mais antinacional, de maior abertura ao capital estrangeiro que o Brasil conheceu, sob o mando de FHC e operacionalização dos seus ministros econômicos – Pedro Malan (Fazenda) e José Serra (Planejamento). QUEBRARAM O PAÍS TRÊS VEZES e correram a pedir mais empréstimos ao FMI, assinando com presteza as humilhantes Cartas de Intenção, de submissão aos organismos financeiros internacionais.
Na crise de 1999, subiram as taxas de juros a estratosféricos 49%, para tentar segurar o capital especulativo e impuseram uma recessão da qual a economia só voltou a se recuperar no governo Lula. Entre as cláusulas secretas da Carta de Intenção assinada naquele momento, a imprensa revelou que constava a privatização da Petrobrás, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. Foram rejeitados pelo povo.
Enquanto Lula no seu sexto ano de governo tem o apoio de 80% da população e rejeição de apenas 5%, FHC tinha o apoio de apenas 18%, mesmo contando com o apoio integral da grande mídia.
Viram, com imensa frustração, a Petrobrás se transformar na maior empresa brasileira e uma das maiores do mundo, conseguir a auto-suficiência em petróleo para o Brasil, descobrir na profundeza e imensidão dos mares a camada pré-sal, entre tantas outras conquistas, afirmando seu caráter nacional e de identificação com a construção de um Brasil forte. Mas não se conformaram.
Agora, na calada da noite, organizaram uma CPI sobre a Petrobrás. Enquanto que o povo quer uma CPI sobre a Petrobrax.
Tentam impedir que a exploração do pré-sal fique nas mãos do Estado Brasileiro, querem afetar o valor das ações da empresa, obstaculizar seus planos de expansão e de crescimento. Querem prejudicar a imagem da Petrobrás, acenando para as grandes empresas estrangeiras de petróleo com a possibilidade de dar-lhes o controle do pré-sal, como presente de ouro, caso consigam retornar ao governo no ano que vem, garantindo-se ao mesmo tempo polpudos financiamentos eleitorais. Não hesitam em sacrificar tudo o que seja nacional e popular, contanto que possam voltar ao governo e seguir dilapidando o patrimônio público.
São, definitivamente, uma "tucanalhada" que precisa ser repudiada e rejeitada pelo povo brasileiro, para que não possam seguir tentando causar danos ao Brasil. Tirem suas patas entreguistas de cima da Petrobrás, do pré-sal do Brasil, "tucanalhada" antinacional, antipopular e antidemocrática.
O Brasil é maior que vocês, os rejeitou tantas vezes e vai rejeitar de novo. Que se instale a CPI que o povo quer – a CPI da Petrobrax - onde estão as digitais dessa corja que odeia o povo e o Brasil.
Autoria: Emir Sader (Sociólogo e Cientista Político) - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Documento inédito comprova habilitação do Padre Cícero


PROCESSO NO VATICANO

Clique para Ampliar

Pe. Roserlândio de Sousa folheia o documento com 46 páginas escritas, comprovando a habilitação. O acervo inédito será encaminhado ao Vaticano (Foto: Antônio Vicelmo)

Clique para Ampliar

Caravana de caririenses no Vaticano, em maio de 2006, quando foi entregue farta documentação em defesa da reabilitação do Padre Cícero

Clique para Ampliar

Comitiva de religiosos, políticos e intelectuais participou da entrega da documentação em Roma

O processo pela reabilitação do Padre Cícero, que tramita no Vaticano, terá novo documento anexado

Crato. Três anos depois da entrega ao Vaticano do pedido de reabilitação do Padre Cícero Romão Batista, a Congregação para a Doutrina da Fé — a quem cabe analisar os documentos apresentados — mantém-se em silêncio sobre o processo. O bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, que se encontra na Itália, em viagem particular, não tem nenhuma informação sobre a tramitação do processo. Porém, em meio ao silêncio do Vaticano, uma novidade ressurge. O padre Francisco Roserlândio de Souza, coordenador do Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes de Araújo, apresenta um documento inédito, de grande relevância, que será anexado ao processo no Vaticano.

“O documento trata-se de um exame de habilitação sacerdotal do Padre Cícero, um processo investigatório que era realizado antigamente com o objetivo de saber se um candidato a padre teria idoneidade para exercer o Ministério Sacerdotal. Hoje, este exame tem o nome de escrutínio”, explica padre Roserlândio.

Este documento é importante, segundo o sacerdote, porque, na época, entre 1869 e 1870, o seminarista Cícero Romão Batista não foi ordenado juntamente com os seus colegas de curso. Um dos motivos apresentados pela reitoria do Seminário da Prainha, em Fortaleza, era de que ele lia livros de ciências ocultas.

No documento, com 46 páginas manuscritas, estão os depoimentos de oito pessoas idôneas, entre as quais, comerciantes, militares e funcionários da justiça, em favor da ordenação do então seminarista Cícero Romão Batista. No final, o vigário geral da Diocese do Ceará, monsenhor Hipólyto Gomes Brasil, afirma: “Não constando da inquirição das testemunhas produzidas nestes autos, de folha a folha, ser Cícero Romão Batista herege ou apóstata da nossa Santa Fé Católica não incurso em pena alguma vil, de fato ou de direito, por si, seus pais e avós, o referido ordenando está pronto e habilitado para todas as ordens menores e sacras e hábil para benefícios eclesiásticos pelo que diz respeito a sua sangüinidade. Assim o julgo. Fortaleza, 7 de setembro de 1869. Hipólyto Gomes Brasil”.

Milagre de Juazeiro

Padre Cícero foi ordenado no dia 30 de novembro de 1870. Após sua ordenação, retornou ao Crato e, enquanto o bispo não lhe dava paróquia para administrar, ficou a ensinar Latim numa escola fundada e dirigida pelo professor José Joaquim Teles Marrocos, seu primo e grande amigo. Dois anos depois de ordenado, em 1872, foi nomeado vigário de Juazeiro do Norte, na época, um pequeno vilarejo. 20 anos depois, em 1892, o padre protagonizou o fenômeno que ficou conhecido como “O milagre de Juazeiro”, ou seja, um suposto milagre, quando a hóstia por ele consagrada, teria se transformado em sangue na boca da beata Maria de Araújo. O fenômeno deu origem a um processo que terminou com a suspensão das ordens sacerdotais do Padre Cícero Romão Batista.

Mais de um século depois desse episódio, a Igreja Católica tenta reabilitar o padre que a própria instituição condenou. Uma caravana de padres, intelectuais e políticos, liderados por dom Fernando Panico, bispo da Diocese de Crato, esteve no Vaticano em 2006, onde entregou 11 livros encadernados com o resultado das pesquisas da Comissão de Estudos para Reabilitação Histórico-Eclesial do padre Cícero Romão Batista. Os documentos, solicitando a reabilitação do sacerdote, foram entregues ao cardeal Josef William Levado, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, no dia 30 de maio de 2006. Duas comitivas de cerca de 50 pessoas, entre elas o então governador do Ceará, Lúcio Alcântara, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi, e o bispo de Crato, dom Fernando Panico, estiveram no Vaticano.

Na carta ao papa Bento XVI, por ocasião da entrega dos documentos à Congregação para a Doutrina da Fé (e já publicada com exclusividade pelo Diário do Nordeste), dom Fernando afirmava: “Venho, com toda esperança e humildade, suplicar a Vossa Santidade que se digne reabilitar canonicamente o Padre Cícero Romão Baptista, libertando-o de qualquer sombra e resquício das acusações por ele sofridas”. A visita da caravana do Cariri ao Vaticano foi acompanhada pelo Diário do Nordeste, que publicou reportagens especiais sobre o tema.

Para reforçar os argumentos, a comitiva levou também um abaixo-assinado com 150 mil nomes e um documento assinado por cerca de 270 bispos brasileiros, que estavam reunidos em Itaci, São Paulo, pedindo a revisão histórica e eclesial do caso. O mais importante dos documentos entregues ao Vaticano foi uma petição assinada por dom Fernando Panico.

Numa exposição de motivos de 16 páginas, o bispo explica que “o ponto de partida foi um pedido do então cardeal Josef Ratzinger, hoje papa Bento XVI, para que o processo fosse reaberto e estudado”.

SANTO POPULAR

Tramitação em Roma demanda tempo

Crato. “O processo é demorado, criterioso e caro”, afirma o padre José Roserlândio, em referência ao processo que tramita no Vaticano, em defesa da reabilitação do Padre Cícero. Ele explica que serão lidos criteriosamente todos os documentos entregues na Congregação para a Doutrina da Fé. A leitura é a primeira fase dos trabalhos, conforme explica o sacerdote. Dependendo dos fundamentos jurídicos com relação à solicitação feita, a pesquisa terá continuidade com uma análise mais aprofundada, o que pode demandar investigações e viagens e, conseqüentemente, despesas que devem ser custeadas pela Diocese do Crato. A expectativa permanece por parte dos milhares de seguidores do padre que já se tornou santo, canonizado pelo povo.

O Padre Cícero Romão Batista nasceu no dia 24 de março de 1844, no Crato, e morreu, 90 anos depois, no dia 20 de julho de 1934. Em março de 1865, ingressou no Seminário de Fortaleza, para seguir a carreira eclesiástica, onde é ordenado em novembro de 1870. Em abril de 1872, com 28 anos de idade, vai residir em Juazeiro, onde foi vigário e prefeito.

Em 1889, durante uma comunhão, a hóstia consagrada por ele sangrou na boca de uma beata chamada Maria de Araújo. O povo considerou o fato um milagre. As toalhas utilizadas para limpar o sangue tornaram-se objetos de adoração. A notícia espalhou-se e Juazeiro começou a ser visitada por peregrinos, interessadas nos poderes do padre.

Cícero foi acusado por membros do Vaticano de mistificação (manipulação da crença popular) e heresia (desrespeito às normas canônicas). Em 1894, foi punido com a suspensão da ordem.

Por todo o restante da vida, ele tentou, em vão, revogar a pena. Em 1898, foi a Roma e encontrou-se com o papa Leão XIII, que lhe concedeu indulto parcial, mas manteve a proibição de celebrar missas. Apesar da proibição, Cícero jamais deixou de celebrar missas em sua igreja em Juazeiro. Após sua morte, sua fama e seus feitos foram divulgados entre as camadas populares. Embora ainda banido pela Igreja, tornou-se, de fato, um santo entre os sertanejos.

No final do século 20, o Papa Bento XVI, quando ainda era cardeal e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, propôs um estudo sobre o Padre Cícero com a finalidade de, possivelmente, reabilitá-lo perante a Igreja Católica e, eventualmente, beatificá-lo.

Como santo popular, Padre Cícero tornou-se um fenômeno na região Nordeste.

Quatro grandes romarias realizadas em Juazeiro do Norte ao longo de cada ano concentram número crescente de romeiros, especialmente nordestinos, mas também de outros Estados brasileiros.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Mensagem para Todos do Blog do Crato...

Amigos,

Como muitos sabem, estou em Fortaleza por esses dias. Deverei ficar até Domingo. Por isso, peço que nesta "ausência", os diversos autores do Blog e os comentaristas possam compensar essa falta, postando novos artigos, suscitando debates, divulgando os shows, eventos, tudo que for possível. Não deixem a peteca cair...

Esse é um pedido que faço a todos do Blog do Crato.

Uma novidade:
O Secretário Camilo Santana está nos procurando a fim de conceder uma entrevista sobre aquele assunto da ExpoCrato, que rondou um boato que se pretendia levar para um local entre Crato e Juazeiro. Não conversei ainda com ele, mas ao que parece, a coisa não é bem assim como foi divulgado. AINDA BEM. Em todo caso, estarei entrando em contato com o Secretário de Estado, a fim de esclarecermos qual era ou qual é a verdadeira intenção com relação à Exposição do Crato, que tem mais de 50 anos de uma história que deu certo, e de um time que está vencendo.

Abraços,

Dihelson Mendonça

O Crato é o Mundo. E o Mundo é o Crato - Festa da AFAC

Associação dos Filhos e Amigos do Crato convida prefeito Samuel Araripe para expor projetos para o Crato.

Ontem, dia 28 de maio, aconteceu na CDL Fortaleza, um grande evento para a cidade de Crato: A exposição do que foi feito, daquilo que está sendo realizado, e dos projetos que a atual administração Samuel Araripe tem para a nossa cidade. Em clima muito descontraído, o encontro, que foi promovido pela AFAC - Associação dos Filhos e Amigos do Crato, tendo Wilton Dedê à presidência foi de êxito completo. Após a exibição de um DVD com as realizações, foi promovido um amplo debate entre os participantes do evento e a palavra foi facultada ao público. Diversas pessoas fizeram perguntas ao prefeito Samuel, e indagaram sobre os projetos para o futuro. Vários jornalistas estiveram presentes, incluindo Antonio Viana, grande personalidade do meio jornalístico e editor-chefe do Jornal "O Estado". Após o debate, foi servido um cocktail aos participantes. Diversos membros do Blog do Crato também estiveram presentes, como poder ser vistos na galeria de fotos abaixo. Parabéns a todos os Filhos e Amigos do Crato. Foi muito bom ver que o Crato está no mundo, e que o Mundo também está no Crato !

Aqui está uma galeria com algumas das fotos do evento.
Para vê-las, clique na imagem abaixo. Você será levado a uma página aonde poderá ver todas elas:


Fotos: Dihelson Mendonça

29-05-2009
Continuam sendo pagas parcelas do Garantia Safra

Continua sendo realizado o pagamento do Garantia Safra aos agricultores cadastrados no programa, em Crato, referente ao ano de 2007/2008. Esta é a terceira parcela que está sendo paga aos 2.360 trabalhadores rurais do município, com parcelas de R$ 110,00. Ao todo são cinco, nas agências da Caixa Econômica Federal e Lotéricas. No que diz respeito ao ano de 2009, a Secretaria de Agricultura informa que está sendo avaliado o relatório, para se verificar o índice de perdas relacionado ao ano vigente.

Associações estão sendo cadastradas para o Programa de Aquisição de Alimentos


Continuam sendo feitos os cadastros das associações comunitárias que tem interesse em vender seus produtos, através do Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, a Conab. Os alimentos serão repassados para o cardápio da merenda escolar. Os cadastramentos estão sendo realizados desde o último o mês passado, na Secretaria de Agricultura, no Centro Administrativo, na rua 7 de Setembro, no bairro São Miguel. Já foram feitas as inscrições das associações das comunidades de Baixa do Maracujá, Palmeirinha dos Vilar e Associação do Grupo de Mulheres, do Brejinho. A previsão é que sejam cadastradas todas as associações que estiverem legalmente em dia e com produtos da agricultura familiar para comercialização. Cada produtor poderá comercializar junto á Conab até R$ 3.500, por ano.

Pólo de Atendimento do Muriti participa do Dia do Desafio


O Pólo de Atendimento José Francisco Luna realizou, na manhã de ontem, o Dia do Desafio, com várias atividades esportivas como futsal, vôlei, handebol, ping-pong, ginástica aeróbica, entre outras atividades esportivas. Alunos do Pólo como toda comunidade participou das atividades a convite da coordenação do pólo..

Secretária de Cultura projeto da 2ª Edição do Festival Cariri da Canção


A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude da cidade do Crato, Danielle Esmeraldo, durante reunião do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri, divulgou o Crato São João Festeiro, evento junino da cidade, e lançou o projeto sobre o Cangaço. A novidade é o lançamento do projeto da 2ªº Edição do Festival Cariri da Canção, com previsão para o segundo semestre deste ano. Na ocasião estavam presentes, além de representantes de vários municípios, representantes do Ministério da Cultura. As reuniões do Fórum acontecem mensalmente em um município previamente determinados no início do ano em comum acordo entre os participantes.

Escola de Cultura e Arte do Crato promove oficina de teatro para a terceira idade


A Secretaria de Cultura Esporte e Juventude do Crato, através da EMCART- Escola Municipal de Cultura e Arte, está com as inscrições abertas para aulas destinadas a terceira idade. As inscrições estão sendo feitas no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva no horário de 9 às 16 horas até o dia 02 de Junho terça-feira. As aulas terão inicio no dia 03 de junho às 18 horas e 30 minutos. O objetivo desse Curso é possibilitar aos idosos aprofundar conhecimentos na área afim, ao mesmo tempo em que terá a oportunidade de trocar informações e experiências, desenvolvendo uma atividade que informe conceitos e práticas básicas do teatro como: jogos, improvisações, exercícios de voz, técnicas de relaxamento, consciência corporal e iniciação à dramaturgia, formando alunos com o intuito de montagem de um espetáculo a partir dos elementos técnicos e conceituais estudados.

Cultura do Crato realiza no inicio de junho oficina “Cantando Musica Brasileira”

A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura do Crato realiza nos próximos dias 5 e 6 de junho, a Oficina de Canto Coral: "CANTANDO MÚSICA BRASILEIRA" com a professora e maestrina Izaíra Silvino. A oficina acontecerá no Teatro Salviano Arraes Saraiva. Às inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato pelo telefone 3523 2365, das 8 as 14 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069 M
ais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30