xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/05/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 maio 2009

Prisma

Os brasileiros quando assistem de cadeira de balanço à invasão do Iraque , ao extermínio dos afegãos, às lutas fratricidas do continente africano ou aos conflitos envolvendo Israel e árabes, no Oriente Médio deviam ao menos perceber que a briga lhes diz respeito. De alguma maneira estão sendo dizimados irmãos nossos, nestas pelejas internacionais. Não, não falo aqui biblicamente, invocando o nome de Adão, nosso pretenso ascendente comum. Os mouros têm uma profunda influência na cultura brasileira estudada por um dos maiores gênios da raça, o potiguar Luiz da Câmara Cascudo. O tempero árabe-sarraceno esteve fortemente presente no caldeirão étnico quando da cocção gradativa da identidade pátria. Somos um país único , fruto da fabulosa miscigenação de um número incontável de raças e culturas e carregamos conosco a fagulha da esperança. Ensinamos a todos a possibilidade de união dos povos, sem barreiras, sem preconceitos e que é possível sim semear a tolerância e conviver pacificamente com a diferença. No Brasil, não existe purismo, não há arianos. Qualquer um de nós , se formos revolver o passado, não chegamos à terceira geração sem que nos deparemos com nossos ascendentes na Taba, na Senzala, na Sinagoga ou na Mesquita. Nossas veias não transportam sangue azul ou negro; o prisma da nossa colonização fez o milagre da refração e cá estamos todos multicoloridos , enchendo de brilho a aquarela do nosso país. Neste aspecto, o Brasil é, estrategicamente, a nação do futuro.
No que tange à nossa influência moura ela é simplesmente enorme. Não bastasse a presença dos árabes por aqui, eles estiveram na península Ibérica durante oitocentos anos, de 661 dC até quarenta anos antes do descobrimento do Brasil. Além de tudo, influenciaram sobremaneira a Cultura Afro, um dos pedestais mais fortes da nossa etnia. As tintas árabes tingiram nossa cultura bem mais que os judeus, os ingleses, os franceses, os holandeses e os japoneses. O gênio de Luiz Câmara, em seus mais de 150 livros, deu um cascudo na maior parte dos pesquisadores do Sudeste e deve-se a ele o descobrimento do Brasil árabe-sarraceno. No Nordeste, então, esta influência tem tintas fortíssimas. O cuscuz, o arroz doce são iguarias que deles herdamos. O hábito de comer no chão limpo, tão freqüente por aqui ,também é influência moura. Beber água depois da refeição e não durante. Os panos que as mulheres gostam de usar na cabeça e os turbantes que usam sobre os penteados. Mulher andar a cavalo ou de moto de lado e não escanchada. Fazer renda, usar leques, guarda-sóis, véus no rosto, uso de tintas nas sobrancelhas e brilho nos olhos são herança dos nossos irmãos mouros. A alpercata de rabicho é tipicamente árabe , assim como o próprio nome alpercata. O fascínio pelos doces parece também ter forte origem sarracena. Apanhar de chinela da mãe não era uma verdadeira desonra? Igualzinho a se jogar sapato no Bush ! O aboio dos nossos vaqueiros , segundo Câmara, também de lá veio, bem como o pandeiro e o tamborim que adornam nossas escolas de samba. As histórias e festas populares nordestinas estão povoadas da cultura islâmica: as Cavalhadas, o Reisado, A Chegança, o Cordel , Duelos de Espadas, os nossos Contos Infantis. “Bão-Balaão, Senhor Capitão/ Em terra de mouros , morreu seu irmão...”Há historiadores que lembram, inclusive, a semelhança entre o Afeganistão e Canudos de Antonio Conselheiro ou das hordas iraquianas com as imagens Glauberianas em “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Seriam uma espécie de Afegani-sertão ? – Chegam a perguntar. Basta dar uma olhadinha em uma foto de Canudos, de Flávio de Barros, para se ficar em dúvida: não foi clicada num campo de refugiados árabe?
Existe um outro traço tão freqüente no cotidiano brasileiro de profundas raízes arábicas. O fatalismo é uma delas. “Quando a gente nasce, tudo já está determinado !” Só se falta completar com o Maktub: Estava Escrito! Nossa relação com o divino, também. Vejam os pára-choques de caminhão, o outdoor do pobre. “Deus sempre ajuda” “Dirigido por mim, guiado por Deus””Deus proteja esse carro” “Deus me Guia” . Pois não é lá no Alcorão que se lê: Allah-U-Akbar, ou seja, Deus é grande? Uma das razões de sermos um povo muito supersticioso, devemos também a eles. Tememos o trovão, o relâmpago, o gato preto, as sextas-feiras, a lua nova, o lobisomem, o vôo da coruja... Acreditamos ainda nos sonhos como orientador para o jogo do bicho. Semana passada, observei várias frases em carros aqui em Crato e percebi claramente o temor que temos com a inveja , o “Olho Gordo”. “Não me inveje, trabalhe!” “Falar de mim é fácil, difícil é ser eu” “A sua inveja faz a minha fama””A Tua inveja é minha felicidade” “Com as pedras que me atiras construirei meu castelo” “Deus te dê em dobro o que me desejas”. Pois bem, lembrei o velho Cascudo. Rogar praga a torto e a direito, imprecação, maldição é uma outra herança árabe. Praga de mãe, então, é pior do que bomba atômica. Lembram da praga materna na história do Lobisomem ? E do genial poema “Rogando Praga” do nosso Patativa?
Assim, amigos, não custa recordar que cada míssil que explode no Afeganistão de alguma maneira atinge Canudos; cada bomba que explode no Iraque bombardeia também o Caldeirão; o embate fratricida entre islâmicos e israelenses fere de morte os brasileiros. Você pode até fechar os olhos e concluir que nada tem a ver com isso. Cansado de mourejar, resolve deitar-se num sofazinho baixo e amplo, cruza as pernas e prefere ficar “na sombra e água fresca”. Tudo bem, mas não esqueça que tanto o verbo mourejar, quanto o sofazinho, o cruzado de pernas e a visão paradisíaca da sombra e da água fresca você deve à fabulosa cultura que agora mais uma vez está sendo bombardeada.


J. Flávio Vieira

Aulas de teatro para a terceira idade

Informamos que desde quarta-feira, dia 20/05/2009, A EMCART- Escola Municipal de Cultura e Arte do Crato-CE, iniciou as inscrições para aulas de teatro destinada a terceira idade. O local das inscrições é no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva no horário das 9:00 às 16h até o dia 02 de Junho terça-feira. As aulas terão inicio no dia 03/06/2009 às 18:30h.
O objetivo desse curso é possibilitar aos idosos aprofundar conhecimentos na área afim, ao mesmo tempo em que terá a oportunidade de trocar informações e experiências, desenvolvendo uma atividade que informe conceitos e práticas básicas do teatro: jogos, improvisações, exercícios de voz, técnicas de relaxamento, consciência corporal e iniciação à dramaturgia, formando alunos com o intuito de montagem de um espetáculo a partir dos elementos técnicos e conceituais estudados.

Secretaria da Cultura Esporte e Juventude
Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva

Carta do leitor - Agradecimento - Júnor Fernandes

Sr. Dihelson

Quero lhe agradecer pela a atenção e a importância dedicada ao e-mail que enviei-lhe ontem, e pela publicação hoje no blog. Fiquei de certa maneira até emocionado por ver algo escrito por mim publicado naquele blog que costumo ler rotineiramente. Sou grato tambem pelos Parabêns que o senhor expressou a mim, agradeço a atenção que o senhor me dedicou e lhe desejo sucesso, que você sempre continue fazendo seu trabalho da maneira que você vem fazendo, abrindo espaço para a maior arma que temos: a democracia.

Abraço!

Ass: Junior Fernandes

Nota:
Prezado Júnior, obrigado pelos elogios até imerecidos.
Essa é a nossa obrigação. Nada mais fazemso que a nossa pequena parte, e seria bom se todos fizessem a sua parte para a construção do estado democrático.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Notícias do Crato para o dia 28 de Maio


28-05-2009

A AFAC - Associação dos filhos e Amigos do Crato realiza encontro hoje em Fortaleza

A Associação dos filhos e Amigos do Crato – AFAC, convida todos os Cratenses que moram em Fortaleza para participarem logo mais, às 19h de um encontro, onde o prefeito do Crato, Samuel Araripe fará a apresentação dos projetos da sua Administração, mostrando o que já realizou, o que está realizando e o que pretende realizar no município . Após a apresentação, será aberto um debate com os presentes, onde será discutido com a população o futuro do Crato. O encontro acontecerá hoje, quinta-feira, dia 28, as 19 horas, no Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas- CDL de Fortaleza, localizado a Rua 25 de Março,882, no Centro. Maiores informações com Ilton 85.9613.3936 / Graça Barreto - 85.9958.1650 . Pede-se a todos os cratenses que não deixem de comparecer a este importante debate, pois a democracia é construída sobre as reivindicações da população, e o povo não deve se omitir nos momentos em que é chamado a discutir os problemas e as soluções para a nossa cidade.

Ação Social, Projeto ABC e ProJovem do Crato promovem celebração religiosa hoje

O Governo Municipal do Crato através da Secretaria de Ação Social, juntamente com a coordenação do Projeto ABC realizam hoje, a celebração da coroação de Nossa Senhora as 17 horas, na quadra do Projeto. Esse evento faz parte das comemorações do mês de maio, bem como das homenagens as mães dos participantes dos projetos.

Educação do Crato realiza amanhã a oficina “Lendo você fica sabendo”

Com o objetivo de promover capacitações constantes para os professores municipais, a Secretaria de Educação do Crato vem realizando ações para dar um maior suporte a esses profissionais. Oficinas de formação, encontros pedagógicos, reunião de gestores, de secretários escolares e coordenadores pedagógicos e das creches vem acontecendo periodicamente no intuito de promover a comunicação efetiva, bem como uma melhor interação entre os quadros funcionais das escolas. Dentro da programação desses trabalhos da Secretaria de Educação, realiza amanhã, no Circulo Operário a oficina “Lendo Você Fica Sabendo” para Professores do 2º ano, com a participação de 110 profissionais.

Cultura do Crato representada em reunião do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri



A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, participou, na manhã de ontem, no município de Barbalha, da reunião do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri com representações de vários municípios da região. Além dela, integrantes das secretarias de Cultura de Juazeiro do Norte, Barbalha e representantes de instituições culturais. As reuniões do Fórum são mensais e acontecem de forma itinerante nos municípios. Em Barbalha, a reunião está inserida na programação do II Congresso Cearense de Folclore e I Seminário Sobre Cultura, Religiosidade e Festas Populares, eventos abertos na noite de ontem, no município barbalhense. Um dos principais pontos debatidos na reunião teve a abordagem do representante do Ministério da Cultura, Pedro Domingues, que falou sobre Políticas Culturais e Lei Rouanet aos gestores. A Secretária Danielle Esmeraldo, durante a reunião, destacou a realização do I Seminário do Cariri Cangaço, a ser realizado de 22 a 26 de setembro, em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, através da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e das prefeituras dos municípios sede do evento, com apoio da URCA e do ICC.

Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ com mais de 2 mil inscritos

Com a pretensão de atingir um número de 5 mil pessoas inscritas no Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ até o dia 17 de junho, em Crato, já estão cadastradas mais de 2 mil pessoas. A média de atendimento diário, na quadra Bicentenário, onde estão sendo realizados os cadastros, é de 400 pessoas, por meio de trabalho organizado, com 35 cadastradores treinados. Nesta quinta-feira serão atendidas as pessoas com iniciais I,J,K. Em Crato, um terreno será doado pela Prefeitura Municipal, com área dotada de infra-estrutura, como água, energia, rede de esgoto, estrada de acesso, serviços de telefonia e calçamento. O local ainda não foi definido. As inscrições são ilimitadas. O candidato precisa ganhar entre um e três salários mínimos. Depois do período de inscrição será feita uma triagem para que a Caixa Econômica possa fazer a efetivação do financiamento. O programa contempla o financiamento individual ou modular com quinhentas unidades, cada, podendo ser apartamentos ou casa.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069 M
ais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Rádio Chapada...Me amarra !

"Linda, no que se apresenta
Meu sonho se ausenta
Vem a alegria...
Ah, corre e olha o céu...
Que o sol vem trazer...Bom dia !"

Foi esse verso que achei aqui.
A rádio chapada me alimenta de poesia !

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30