xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/05/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 maio 2009

Filósofo Manuel Bezerra discute arte e marxismo com os Camaradas


A segunda Roda de Conversa sobre Arte e Marxismo será com o filósofo Manoel Bezerra Neto, autor do livro “Escola – Pedagogia da Reprodução”. A roda de conversa será dia 28 de maio, às 16 horas, na sala de vídeo da Universidade Regional do Cariri, Campos Pimenta. “Até que ponto o marxismo está comprometido com a estética e qual o espaço da estética no campo marxista”, esse é um dos questionamentos colocados pelo filosofo Manoel Bezerra. Na oportunidade será distribuido material de estudos de autoria do professor e filósofo.

Para o materialismo histórico e dialético representado por Marx e alguns autores marxistas, essencialmente antropocêntrico, a arte é um produto do trabalho espiritual-material humano, uma forma de conhecer, condensar e expressar aspectos de determinada visão de mundo, a partir de uma realidade histórica e socialmente datada. Desse modo, a arte, como uma forma ideológica, compõe a superestrutura social. Esses serão alguns dos questionamentos que deverão ser provocados durante o evento. O primeiro teve como mediador o professor doutor Roberto Siebra. Um dos objetivos do Coletivo Camaradas compreender o processo artístico e estétivo pelo viés do estudo marxismo.
Interessados em participar das roda de conversa entra em contato pelo e-mail: coletivocamaradas@gmail.com

Conexão Poética no Crato

Coisa de sábado - Por Claude Bloc


.... Há coisas que nos vêm assim devagarzinho, meio (in)esperadas, mágicas ou totalmente esdrúxulas. São coisas de fato?
.... Coisas que nos inquietam, que nos atiçam, que nos trazem os sabores da noite, ou os ruídos surdos da madrugada, como o palpitar de uma lembrança, ou quem sabe, a sombra de um sonho que gostamos de manter sob as pálpebras, sem qualquer pudor. Que cores têm essas coisas?
.... Há coisas que nem revelamos. Que guardamos em nosso relicário secreto. Coisas que nos trazem de volta rostos que não podemos esquecer. Coisas que representam o presente ou o passado, e tudo o que nos é caro. São as coisas que nos acontecem no momento exato em nos deparamos com a verdade e entendemos que, no mais profundo de nós mesmos está sempre essa criança indomável que nos interpela e que nos impele às “coisas (im)possíveis”... aos trocadilhos, à liberdade (in)cômoda, ao discorrer de uma longa história (quase) sem sentido, mas tão sentida. 
.... Há coisas que nos fazem tropeçar e, nos tropeços, nos fazem andar pra frente. Somos então, nesse momento, mera e simplesmente seres errantes nessa coisa que se chama vida, procurando acertar o nosso passo e nosso (p)rumo.Coisas da vida!
.... Há coisas – pois que não há outro nome para isto - que nos atropelam e, paradoxalmente, nos envolvem com o mel da doçura... Coisas, coisas tantas. Coisas que queremos manter em nosso pensamento, coisas que, de tão simples são tão intensas. Coisas que nos aquecem a alma. Coisas lindas, que não queremos findas. Coisas que tecem as nossas emoções, e que nos fazem felizes. Coisas bobas? 
.... quais são essas coisas? 
.... Digo: coisas que sempre prezamos, coisas de que ardentemente precisamos: o sentimento mais nobre, o sentimento mais leve...
.... Coisas que nos engrandecem e que se cristalizam no âmago do nosso ser. Como um sentimento que gruda e nos faz exultar. 
.... E aí nos perdemos para nos encontrarmos na essência dessas coisas, e essa essência não cabe dentro das próprias coisas... Tentar capturar essa essência seria um pouco como tentar guardar uma gaveta dentro duma outra gaveta rigorosamente igual. De qualquer forma, quem é que disse que uma gaveta é para guardar coisas? Por que é que não podemos ter uma gaveta vazia reservada para a essência daquilo que julgamos querer ou ter?
....E de onde nos vêm essas coisas que tanto queremos e não sabemos explicar? 

Por Claude Bloc

TEATRO - O Pecado de Clara Menina está de Volta !!

Cia. Cearense de Teatro Brincante e Grupo Cênico

APRESENTAM

O PECADO DE CLARA MENINA
Texto e Direção de Cacá Araújo
TEATRO DO SESC CRATO: 29 E 30 DE MAIO DE 2009 - 20H
TEATRO VIOLETA ARRAES / NOVA OLINDA: 4 DE JUNHO DE 2009 - 19:30H
TEATRO RACHEL DE QUEIROZ/CRATO: 5, 6 E 7 DE JUNHO DE 2009 - 20H

A inocente princesa Clara, do distante Reino de Mont’Alverne, foi flagrada em namoro esculhambado com Dom Carlos de Alencar. Seu pecado desencadeia uma onda de sedução, amor, adultério, crueldade, ambição, prepotência e luxúria, envolvendo a família real, a nobreza e o clero. “O pecado da menina / Fez o reino revirar / E o povo todo pecou / Depois de Clara pecar”.

ELENCO

Andecieli Martins – Clara
Cacá Araújo – Rei de Mont’Alverne e Barão do Riacho Fundo
Carla Hemanuela – Baronesa Malaguêta
Charline Moura – Luana Malaguêta
Edival Dias – Conde de Santa Fé
Yarley de Lima – Dom Carlos de Alencar
Jardas Araújo – Caçador e Frei Caneco
Joênio Alves – Bobo e Carrasco
Jonyzia Fernandes – Solana Malaguêta
Orleyna Moura – Rainha de Mont’Alverne
Paula Amorim – Prima Secundina

MÚSICOS

Manoel Leandro – Pandeiro
Jackson Domingos – Caixa
Wellington Domingos – Zabumba
Walesvick Pinho – Pandeiro e Pífano

TÉCNICA

Texto e Direção Geral – Cacá Araújo
Assistência de Direção – Orleyna Moura e Andecieli Martins
Cenografia – Artesão França e Daniel Rodrigues
Figurino – Joênio Alves
Confecção de Figurino – Ariane Morais
Adereços – Edelson Diniz, Everardo Aguiar e Carla Hemanuela
Maquiagem – Joênio Alves e Carla Hemanuela
Sonoplastia e Iluminação – Cacá Araújo
Operadora de Som – Jéssica Lorena Gonçalves
Operador de Luz – Ediglê Lima
Contra-Regra – Luciana Ferreira
Pesquisa e Elaboração Musical – Erisvaldo Silva

PRODUÇÃO
Sociedade Cariri das Artes
Sociedade de Cultura Artística do Crato
Produção Executiva: Mônica Batista

Contatos: (88) 8801.0897 / (88) 8804.1930 - CRATO – CEARÁ

Tele-DENÚNCIAS para quem fizer Poluição Sonora

Campanha contra a Poluição Sonora no Crato!


Estou disponibilizando os telefones da SEMACE e da Polícia Militar, para quem precisar denunciar algum abuso por parte dos poluidores do Crato. Carros com porta-malas aberto e som alto, arruaceiros, etc...

Vou até colocar esses telefones aqui no Blog num local de fácil acesso porque iremos precisar bastante. E nao se deixem abater. Se seu vizinho está lhe perturbando com som alto demais, chame a Semace, ou a Polícia. Os direitos são iguais, e todos merecem respeito e dignidade.

DENUNCIE !
Não se deixe abater pelos Infratores e gente sem educação. Ajude a combater a Poluição Sonora da nossa cidade, denunciando abusos:

- Secretaria de Meio Ambiente: 3521-9409
- Semace: 3102-1288

- Polícia Militar.

Este pedido é do próprio Secretário do Meio-Ambiente e tem todo o apoio do Blog do Crato e da Rede Blogs do Cariri, que conta com mais de 35 websites Caririenses e mais de 25.000 visitas mensais. Respeitar os direitos das pessoas também é uma questão de cidadania ! Todos têm direito à PAZ.

Dihelson Mendonça

Despoluição Visual - O Mau Exemplo da Missão Resgate


Que tal resgatar também a Boa Imagem do Crato ?


Como muitos sabem, a cidade do Crato passa por um momento importante da nossa história, que é a tentativa da despoluição sonora e visual da cidade. Uma grande campanha está sendo empreendida pelo Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Nivaldo Soares no sentido de retirar placas enormes que poluem o nosso centro. Contrariamente a essa iniciativa, bem ali na Rua pedro II, antigamente conhecida como a Rua da Pedra Lavrada, está localizada ( e somente ela ), uma grande placa que vamos usar um termo comum "ENFEIA" totalmente a rua. A fonte? A famosíssima "Missão Resgate", que arrebanha milhares de fiéis por toda a cidade.

Venho aqui pedir aos dirigentes da "Missão Resgate", que em pleno cumprimento às leis e propósitos para a despoluição do município de Crato, e visando o Bom exemplo que deveria ser sempre o norte de todas as igrejas, denominações, movimentos que pressupõe vir dos ensinamentos de Jesus, e se utilizam do seu nome. Que tal promover o RESGATE TAMBÉM DO BEM-ESTAR da cidade do Crato, ajudando a despoluir, e não ajudando a poluir o que já está bastante poluído ?

Fica aqui o apelo à sensibilidade, a dignidade e a boa-vontade dos dirigentes da Missão Resgate em retirar o quanto antes, essa "geringonça", que polui definitivamente a nossa querida cidade , até porque, essa "missão" já não precisa mais de tanta publicidade assim para seus objetivos.

Dihelson Mendonça

NOTA:
Após essa matéria, fomos contactados pelo Francisco Roserlândio de Souza, que enviou uma mensagem que pode ser lida no setor de comentários desta postagem.

Crônica - A Ética dos Poderosos - Por Luiz Domingos de Luna



Enquanto nós brasileiros pagamos honestamente os nossos impostos, políticos inescrupulosos se aliam aos empresários, donos de grandes empreiteiras para construírem edifícios de areia. Que servem somente para mostrar, o descaso, a inoperância, a incompetência de um estado que gasta muito e gasta mal.

Até Quando ? Quando esta violência contra o povo brasileiro, terá enfim, um fim ?

Não podemos ser um país de faz de contas, pois é muito prejuízo, primeiro: uma política urbana elitista, voltada para o bem estar dos grandes empreiteiros, segundo: superfaturamento de obras, terceiro: prédios feitos com material de última classe, após a burocracia e o torramento do dinheiro público, finalmente o prédio é erguido com material de péssima qualidade, quando a estrutura física já dá sinais de queda, uma porção de miseráveis sem ter onde morar vão tentar viver no local que foi o canteiro do desperdício do dinheiro publico. É uma vergonha nacional, são chutados, como vagabundos ou drogados, sem nenhum respeito ao ser humano. Qual a serventia destes prédios superfaturados? Uma estrutura rachada vai servir para que? Porque os sem tetos não podem ocupar a sobra de um estado gastador e gastador de péssima qualidade. Até quando temos que suportar este descaso.Cadê a política de moradia voltada para o bem estar do homem simples e humilde, - Sem rendas ?. Chega de Demagogia barata. O País precisa de seriedade política urgente. E, principalmente respeito para com os mais humildes (Sem rendas) e que são apenas, subproduto de uma política voltada para o bem estar dos poderosos.

Por: Por Luiz Domingos de Luna
Foto: Cidadão kane - MGM Pictures

Notícia - BA: avião tinha capacidade para 11 pessoas; 15 estariam a bordo

O avião bimotor King Air B350, envolvido no acidente aéreo na noite desta sexta-feira na região de Porto Seguro, no sul da Bahia, tinha capacidade para transportar no máximo 11 passageiros, como informa o site da empresa fabricante, a Beechcraft. Contudo, segundo informações do Corpo de Bombeiros, a aeronave estava com 11 adultos e mais quatro crianças. Até as 11h30 deste sábado, a Aeronáutica e o Departamento de Polícia Técnica baiano não haviam confirmado o número total de pessoas que estavam no bimotor. Técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), sediado em Recife, chegaram ao local na manhã deste sábado, porém ainda não se manifestaram sobre os motivos que podem ter provocado o acidente. Desde as 9h, o Departamento de Polícia Técnica remove os corpos dos passageiros. De acordo com o Instituto Médico Legal de Porto Seguro (IML), oito corpos já haviam chegado à sede do órgão até as 8h45 deste sábado. Segundo os peritos, primeiramente os corpos serão submetidos a um procedimento de identificação preliminar no IML de Porto Seguro. No entanto, como estão carbonizado, eles precisão ser conduzidos à sede do órgão em Salvador, para exames de DNA e análise de arcada dentária.

O acidente

A queda do avião ocorreu às 21h13 desta sexta-feira, na pista de pouso do Terravista Condomínio, Resort e Golf, localizado na praia de Trancoso, distrito de Porto Seguro. De acordo com a Aeronáutica, o avião, de prefixo PR-MOZ, decolou às 18h30 da cidade de São Paulo. O acidente teria ocorrido próximo à cabeceira da pista do condomínio de luxo. Chovia forte no momento do pouso. Em nota divulgada na madrugada deste sábado, a administração do Terravista Condomínio, Resort e Golf informou que o avião fez contato com a rádio do aeroporto, informando que estava em condições de pouso. De acordo com o resort, antes do pouso, a tripulação da aeronave teria falado com o Controle de Porto Seguro e com a Rádio do Aeródromo Terravista e informado que estava em condições visuais para pousar na pista particular. Depois disso, nenhum outro contato foi feito pela tripulação.

Empresário dono do avião estava a bordo

Proprietário e um dos passageiros do avião bimotor King Air B350, que caiu na pista de pouso do TerraVista Condomínio, Resort e Golf, na praia de Trancoso, região de Porto Seguro (BA), o empresário Roger Ian Wright era sócio-diretor da Arsenal Investimentos, com sede em São Paulo, e ex-diretor do Banco Garantia. Segundo as informações preliminares, ele tinha uma casa no condomínio e estava com a sua mulher, Lucila Lins, e os dois filhos. O empresário era considerado um dos empreendedores mais talentosos dos País. Além de ter sido uma das peças centrais no desenvolvimento do banco Garantia, ele foi membro do Conselho de Administração do Credit Suisse First Boston Garantia. Em 2003, foi citado em uma lista de 10 empresários com oportunidades para brilhar naquele ano pela reportagem "Mentes Brilhantes", da revista Istoé Dinheiro. Naquela época, a publicação descreveu a criatividade do empresário para a construção de complexas engenharias financeiras como "espantosa". De acordo com a revista, a especialidade de Wright era investir em empresas com dificuldades. "Seu foco é oferecer sempre soluções de mercado, sem dinheiro público", afirmava a reportagem.

Fonte: Portal Terra

Doença da "princesa herdeira" do presidente Lula cria suspense no Brasil - Jornal Le Monde

A vida política é cheia de imprevistos. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva está redescobrindo essa antiga verdade. O chefe do Estado, a quem a Constituição impede de disputar um terceiro mandato de quatro anos, escolheu como princesa herdeira Dilma Rousseff ( foto ), 61, chefe da Casa Civil desde 2005, o que faz dela uma espécie de primeira-ministra não oficial. Ele a convenceu a se candidatar pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no poder desde 2003, à eleição presidencial de outubro de 2010. Dilma Rousseff, 61, é chefe da Casa Civil. Dilma faz tratamento para combater um linfoma, tipo de câncer, e chegou a ser internada esta semana no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde permaneceu por dois dias com quadro de miopatia; ontem (22), a ministra conversou com jornalistas ao sair do prédio da Petrobras, na avenida Paulista, onde encontrou-se com o ministro da Fazenda Guido Mantega, em sala fechada. Mas em 25 de abril, algo inesperado aconteceu. Dilma Rousseff revelou que ela sofria de um câncer do sistema linfático e acabava de ser operada, tendo se submetido à primeira de uma série de seis sessões de quimioterapia. Ela foi hospitalizada na terça-feira (19), em São Paulo, após se queixar de dores nas pernas. Segundo seus médicos, foi uma reação a seu tratamento. Uma vez que sua doença foi detectada no estágio inicial, ela tem 90% de chances de cura em cinco anos. A transparência que ela demonstra frente à doença contrasta com dois precedentes desagradáveis: em 1969, a trombose cerebral que atingiu o general presidente Arthur da Costa e Silva só foi revelada três dias mais tarde; em 1985, o presidente eleito Tancredo Neves provocou um trauma nacional ao renunciar a seu cargo, às vésperas de sua posse, depois de ter escondido a gravidade de sua enfermidade.

"Não há plano B"

Antes de sua operação, o caminho de Rousseff, que nunca disputou uma eleição, estava traçado: percorrer o território para se fazer conhecida, aparecer o máximo possível ao lado do presidente Lula para aproveitar sua forte popularidade - 65% de opiniões favoráveis apesar da crise. Objetivo: compensar a grande desvantagem que ela mostra nas pesquisas (20 pontos a menos) em relação ao governador de São Paulo José Serra, seu provável futuro adversário sob a bandeira do Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB). A doença modificou esse plano de rota. Muito trabalhadora, Rousseff é encarregada de colocar em ação o programa de aceleração do crescimento (PAC), que agrupa os principais investimentos do governo. Ela será obrigada a aliviar seu fardo. Mas seu futuro político, por enquanto, não está sendo questionado. Em viagem à Ásia, o presidente Lula disse novamente, na quarta-feira (20), que Rousseff continuava sendo sua candidata à sucessão. "Não há plano B", repetem os dirigentes do PT, "nem plano C, somente um plano D, o plano Dilma". Ainda assim os rumores continuam à toda. Vários nomes de "substitutos" circulam: Antônio Palocci, ex-ministro da Economia, Fernando Haddad, ministro da Educação, Jaques Wagner, governador da Bahia. Alguns políticos do PT voltam a lançar a hipótese de um terceiro mandato do presidente Lula, por meio de uma votação de uma emenda constitucional no Congresso. Uma perspectiva rejeitada categoricamente pelo principal interessado. O chefe do Estado não quer sucumbir à tentação da presidência eterna, como fez seu colega venezuelano Hugo Chávez, ou como sonha o colombiano Álvaro Uribe.

Tradução: Lana Lim

Fonte: Le Monde - Via site UOL.

Resenha do Prof. Daniel Fidélis sobre o Concerto do dia 22 de maio no CCBN - Cariri


"...Em obras alheias, como um Noturno de Chopin, ele demonstra ser tão criativo, que seus arranjos fazem dessa nova roupagem, uma que desejaríamos como continuação da obra original."

Daniel Fidélis

Personagem da musica caririense com um estilo classic jazz, Dihelson Mendonça, fez um verdadeiro concerto musical no CCBNB (Juazeiro do Norte), nesta sexta feira, dia 22 de maio de 2009.

Um virtuoso pianista, suy generis (arrisco, até, chamá-lo de enigmático). O mesmo não precisa falar de si ou sua musica, o mundo já fala. Ouvi o mesmo proferir esta noite que quando um músico toca em recepções, casamentos, nos bares, nas noites e tal, se torna conhecido tocando musicas de famosos e pode haver bons reconhecimentos, mas quando toca suas próprias composições, são criticados pela falta de criatividade. Com esse maestro podemos dizer que suas musicas ao serem compostas, já nascem no gosto de quem o ouve tocar. As composições que me deliciei hoje não há uma prolixidade desnecessária e tediosa. Entre melodia e harmonia, se salva também a criatividade e individualismo de arranjos maravilhosos. Em certos momentos, alguns desses efêmeros, Dihelson cultiva uns contrastes, colocados os extremos próximos um do outro como uma forma de expressão: consonância e dissonância, humor e seriedade, tradição e rebeldia, simplicidade e complexidade, hesitação e convicção, silêncio e verbosidade.


Em obras alheias, como um Noturno de Chopin, ele demonstra ser tão criativo, que seus arranjos fazem dessa nova roupagem uma que desejaríamos como continuação da obra original. Em uma dedicação feita a Bach, com um lindo som de cravo, um poema e uma voz (Luiz Carlos Salatiel), "Só Deus é Perfeito" oferece ao nosso siso frases verdadeiras e sons em perfeita harmonia e ouvi, claramente e ainda ouço: "Somos seres alados, somos seres alados. A arte nos deu asas...". A beleza melódica da musica de Dihelson é mais viva em compassos ligeiros, tipo os allegrettos ou allegros. Nas suas composições, sempre há uma variedade de melodias seccionadas e estruturadas no jazz clássico. Às vezes me vinha a impressão de ouvir uns rondós. Ouvi diversas incidências musicais nas composições tocadas nessa noite maravilhosa. Em sua interpretação de "Besame Mucho", ouvimos também "Perfídia", um misto de tango e jazz que encerrou com uma composição de John Barry.

Este foi o pré-lançamento do CD “A Busca da Perfeição”. Espero ser convidado para o lançamento oficial.



Por: Daniel Fidelis

VÍDEO - Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, inaugura operação "Tapa-Buraco"





Esse vídeo está sendo divulgado pelo Jornal Diário do Nordeste, e mostra a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins tapando um buraco, cercado por jornalistas e curiosos. O pior é que esse tipo de atitude, por parte dos gestores, nem sempre é bem interpretada por parte da população, especialmente quando cercada de jornalistas...

Carta do Leitor - Divulgação do espetáculo "Côco Pensante" - Ulisses Germano

ulisses germano


Querido Dihelson,

Dia 28 de maio de 2009 a partir das 19h, o SESC estará apresentando o Espetáculo "Côco Pensante", uma idealização de Ulisses Germano e direção dele mesmo, auxiliada por Elisa Moura. O espetáculo conta com a participação especial de vários músicos e artistas da nossa região, entre eles, Grupo Crateto, Hugo Linard, Leninha, Aecio Ramos, Elisa Moura, Sawana, Mestre Aldenir - Reizado e muitos outros. Gostaria do seu apoio na questão da divulgação no blog do Crato e se possível, contar com a sua presença no dia do evento para registrar essa fantástica homenagem, cheia de cultura, feita com muito carinho, empenho e dedicação de todos.

Obs.: Os cartazes estão pregados pelo comércio e haverá apoio de algumas empresas com propaganda de carro de som e rádio. Convide a todos, é um espetáculo aberto ao público.

Um grande abraço,

Elisa Moura

Prezada Elisa Moura,

Será um prazer divulgar em todos os sites a que temos acesso, este espetáculo do Ulisses Germano, não só pelo fato de o mesmo ser nosso amigo, mas porque ele é um músico/pensador fantástico que merece todo o nosso reconhecimento, e que o Brasil e o Mundo precisam conhecê-lo.

Abraços,

Dihelson Mendonça

23-05-2009
Prefeito do Crato participa de reuniões em Brasília na próxima semana

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, viajará para Brasília na próxima quarta-feira. A finalidade da viagem é manter contatos nos ministérios do Turismo e das Cidades, no intuito de agilizar projetos relacionados a saneamento e pavimentação no município. Segundo o prefeito, são projetos orçados em mais de R$ 11 milhões que estão sendo projetados para se investir no Crato nos próximos anos.

Crato apóia participação de delegação em Conferência Estadual

Será realizado nos próximos dias 26 e 27 de maio, em Fortaleza, a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Ceará. O evento terá a participação de 14 delegadas de Crato, eleitas durante a Conferência Regional, que contou com apoio da Prefeitura Municipal do Crato, que se disponibiliza mais uma vez em dar apoio à representação do município. Da administração municipal foram escolhidas quatro delegadas, mas uma irá representar o setor público municipal durante a conferência estadual. Também estarão presentes representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense, Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, Fetraece, Mova-se, Grupo de Valorização Negra do Cariri – Grunec, CCBS, Grupo de Maneiro Pau, Pastoral da Criança, entre outras entidades.

Termina hoje Festival de Musica Autoral

Desde a ultima quinta-feira, dia 21, está acontecendo no Centro Cultural do Araripe, no largo da RRFSA, o I Festival de Musica Autoral, com o apoio do Governo do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e tendo como parceiros o Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri e SESC, o evento está contando com participações de artistas de toda a região. Hoje, a partir das 19 horas, será a final do festival, após a premiação serão realizados shows.

Ação Social, Projeto ABC e ProJovem do Crato promovem celebrações no mês de maio

O Governo Municipal do Crato através da Secretaria de Ação Social, juntamente com a coordenação do Projeto ABC realizam próximo dia 28, maio, a celebração da coroação de Nossa Senhora as 17 horas, na quadra do Projeto. Esse evento faz parte das comemorações do mês de maio, bem como das homenagens as mães dos participantes dos projetos.

Cultura do Crato abre inscrições para a oficina “Cantando Musica Brasileira”

A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura do Crato realiza nos próximos dias 5 e 6 de junho, a Oficina de Canto Coral: "CANTANDO MÚSICA BRASILEIRA" com a professora e maestrina Izaíra Silvino. A oficina acontecerá no Teatro Salviano Arraes Saraiva. Às inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato pelo telefone 3523 2365, das 8 as 14 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069 M
ais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

CAZUZA E O JONAS BROTHERS - Por José do Vale Pinheiro Feitosa

Vocês sabem quem é Cazuza? É um cabra do Iguatu, cujo nome vem de Zé, Zeca, Zuza e daí Cazuza. Pois bem, Cazuza foi para o Rio de Janeiro. Com o espírito lá naquelas quebradas dos tempos que nem mais o calendário se lembra. Pegou um avião. A jato, do bom e do melhor. Quase morre de fome, com um pacote de amendoim e um garapa. Desceu do bicho zoadento e ainda com as ouças moucas já foi dizendo para o primo que o esperava: eu quero ver o Corcovado.

Que jeito. O primo e sua mulher trabalham e não podiam acompanhá-lo. Então Cazuza foi sozinho, pegou um ônibus na Lagoa Rodrigo de Freitas e desceu na praça do trem. E aí Cazuza, o que achou do trem? É caro! O bicho é mais caro que ouro do Juazeiro! Foi trinta e oito conto! Num bebi nem água, por causa daquela sangria.

O primo sem jeito com a má notícia, desviou para as belezas do Alto do Corcovado. Cazuza falou da coisa toda, mas o quê mexeu mesmo com o visitante foi outra. Segundo ele, uns tais de Jonas Brothers. Exuberantes nos altos dos céus. E lá vinha nosso Cazuza, profundamente admirado com a paisagem e a engenharia da estátua do Cristo, quando a fantasia perigosa da cidade o atormenta.

Acontece que naquele dia fora desaconselhado a não transitar por Copacabana. Uma operação espetacular, de helicópteros, homens pipocando balas para todos os lados, televisão, uma algazarra como no velho oeste. Cazuza desviou de qualquer intenção com Copacabana e nos céus se encontra, quando de repente a confusão lhe vem ao encontro.

Logo que sobe a escadaria do Corcovado, uma multidão agitada, um corre de um lado e o outro para o outro, vem menina gritando e, de repente, uns “armários” com cara de mal, dando cotoveladas em todo mundo. Cazuza se apavora: eita a briga de Copacabana já chegou por aqui. Mas não, era outra coisa.

Era uma missa. Assim pensou, pois um padre estava à espera dos fieis na porta da capela ao pé da estátua. Qual o quê! De repente, com um corredor de gente em volta, umas mocinhas gritando histéricas, se aproximam três jovens, bem bonitinhos, todos limpinhos e entram com o padre na capela.

Na voz do Cazuza: vieram e entraram com o padre de porta adentro. A porta se fechou e ficaram um bocado de tempo lá por dentro. Eu acho que estavam rezando, mas neste mundo de hoje ninguém pode supor mais nada, pois tudo pode ser exatamente o quê não era. E o furdunço cá fora, igual carnaval da Bahia. A meninada gritava no meu pé de ouvido que o zunido ecoava de cabeça a dentro. Os seguranças, só provando da dor alheia, uma cotovelada aqui, um empurrão ali e depois ninguém pode mais ir para aquela parte da frente, onde a vista é mais bonita. Um absurdo, aqueles bostinha ficaram dono da vista mais linda do mundo.

Aí Cazuza olhou para a mulher do lado e perguntou: ei Dona Maria quem são estes caba? A mulher olhou com surpresa para a pergunta e examinou Cazuza de cima a baixo, aquele ser inferior portador de tamanha ignorância. Cazuza atento para a informação e ela esnobou: o grupo musical mais queridinho das mamães, aqueles rapazes que gostaríamos para genro. Cazuza, teimoso como só pode ser o povo do Iguatu insistiu: e como é o nome do grupo? A senhora com ar de enfado, abandonou Cazuza à própria sorte: virou-se e excitou-se igual uma fã adolescente.
Pois foi. Uma coisa medonha. Quando vi tinha uma mocinha aos prantos e dizendo para uma senhora: mamãe eles passaram bem pertinho de mim.

José do Vale Pinheiro Feitosa

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30