xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/05/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 maio 2009

Notícias para o Dia 20-05-2009


20-05-2009

Continua hoje, quarta-feira, na Quadra bicentenário, o cadastro para o programa “Minha Casa Minha Vida”


O programa “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal, tem parceria com os estados, municípios, empresas e movimentos sociais irá construir um milhão de novas moradias para a população. Dessas, 400 mil serão destinadas a famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos. No Crato, as inscrições acontecem na quadra Bicentenário das 8h as 17 horas de acordo com o calendário de atendimento por letra inicial a seguir, do nome do responsável da família:

19 e 20 de Maio - Nomes das pessoas que comecem com a letra A
21 e 22 de Maio - Nomes das pessoas que comecem com as letras B e C
25 de Maio - Nomes das pessoas que comecem com as letras D e E

Secretaria de Administração verifica a necessidade da realização de Concurso Público.

A Secretaria de Administração do Município do Crato, através do seu Secretário Cristiano Siebra, iniciou um estudo através da expedição de órdem de serviço, que irá fazer o levantamento, através do setor de recursos humanos da prefeitura, dos cargos de vacância da administração municipal, a fim de se verificar a necessidade da realização de um concurso público para o município, bem como o preenchimento de cargos de provimento efetivo. Cristiano Siebra comunica ainda, que estará promovendo um recadastramento de todos os aposentados e pensionistas, convocando-os para comparecerem à secretaria, de 01 a 19 de Junho. Para esse recadastramento, os beneficiários devem trazer documentos de identificação, tais como RG, CPF, comprovante de residência, Carteira de trabalho e uma foto 3 por 4.

Secretaria de Cultura promove oficina “Cantando Musica Brasileira”

A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura do Crato realiza nos próximos dias 5 e 6 de junho, a Oficina de Canto Coral: "CANTANDO MÚSICA BRASILEIRA" com a professora e maestrina Izaíra Silvino. A oficina acontecerá no Teatro Salviano Arraes Saraiva. Às inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato pelo telefone 3523-2365, das 8 as 14 horas.

Cultura do Crato se organiza para as festividades Juninas 2009

Amanhã, quinta dia 21 a Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato fará uma reunião as 15 horas no Auditório do Centro Cultural do Araripe com os representantes dos grupos de quadrilhas Juninas do Município para tratar de assuntos referentes à realização dos festejos juninos desse ano. A Secretária Danielle Esmeraldo, vem planejando ações para que as festividades juninas sejam melhores, a cada ano.

Pólo de Atendimento José Francisco Luna e o ProJovem celebram o dia das mães

O Pólo de Atendimento José Francisco Luna e o ProJovem do Muriti realizam hoje as 16 horas a festa em homenagem as mães, com uma celebração, onde acontecerá a coroação de Nossa Senhora. Na ocasião haverá sorteio de brindes, distribuição de lanches, bem como serão distribuídas lembrancinhas a todas as mães.

Crato se prepara para o dia do Desafio


A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, através do Núcleo de Fomento ao Esporte-NUFESP, convida os professores de Educação Física e Coordenadores das Escolas para participarem de uma reunião amanhã, quinta, dia 21, as 9 horas no Auditório do Centro Cultural do Araripe no Largo da RFFSA para tratar de assuntos referentes ao Dia do Desafio 2009, que será próximo dia 27 tendo início com um cortejo pelas principais ruas da cidade do Crato, saindo do Centro Cultural do Araripe -RFFSA às 9 horas. Esse evento é de repercussão Internacional e a cidade do Crato estará concorrendo com Sincelejo na Colômbia no alcance das metas estipuladas. Maiores informações pelo Fone 3523-2365 ou na Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude. O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - ( Trim & Fitness International Sport for All Association ), entidade alemã de promoção do esporte para todos. Todas as cidades do continente americano foram convidadas a se inscrever e participar do Dia do Desafio. As Secretarias Municipais de Esportes e de Educação, em cada cidade, são os principais órgãos realizadores do evento. Aqui no Brasil, as unidades do Serviço Social do Comércio - SESC coordenam as atividades das cidades de sua região de atuação.

Cadastramento de programa habitacional com cerca de 400 atendimentos no primeiro dia

Com cerca de 400 atendimentos, foi iniciado na manhã de ontem, na quadra Bicentenário, em Crato, o cadastramento do programa de habitação, Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, com a adesão do município. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, esteve presente no local para acompanhar de perto o início dos trabalhos. São 35 pessoas atuando na parte dos cadastros, como forma de possibilitar que o maior número de pessoas, dentro dos critérios exigidos pelo governo, possa se cadastrar. O terreno para construção das casas ainda não tem local definido, mas será doado pela administração municipal. O prefeito Samuel Araripe, tem como uma das suas grandes metas administrativas, desde que iniciou a gestão à frente do município, reduzir consideravelmente o déficit habitacional em Crato. O trabalho de cadastramento está sendo realizado todos os dias, por meio da Secretaria de Ação Social, iniciando o atendimento às 8 horas indo até às 17 horas, com distribuição de senhas, sem que seja necessário as pessoas chegarem de madrugada. A meta é atender em torno de 400 pessoas todos os dias, até 17 de junho, quando será encerrado o prazo do cadastramento. Entre os critérios para ser inserido no programa, o interessado deve ter renda de um a três salários mínimos, não tenha casa financiada pela Caixa Econômica Federal, em qualquer estado brasileiro, ou que já tenha sido beneficiado por outro programa de habitação. Para se cadastrar é necessário que o interessado apresente os documentos de identidade e CPF. Se for casado, os mesmos documentos do cônjuge, comprovante de renda formal ou informal e comprovante de residência. Hoje continua sendo feito o cadastramento das pessoas com nomes iniciados pela letra A. De 21 a 22 de maio, serão cadastrados os de iniciais B e C.

Saúde promove trabalho educativo e testes rápidos para detectar Hepatite

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação de Epidemiologia, está desenvolvendo uma programação voltada para o Dia Mundial de Combate às Hepatites. A finalidade é divulgar a realização de testes rápidos de Hepatite C e repassar orientações a cerca da doença. Hoje, as visitações aos salões de beleza e barbearias serão concluídas. Esse trabalho foi iniciado no último dia 18, com esclarecimentos junto à população, testes com resultado em três minutos, distribuição de panfletos educativos, com aconselhamentos pós-teste e encaminhamento de tratamento. Os testes rápidos estão sendo realizados no Centro de Especialidades, no ambulatório de DST, das 7h30 às 11h30. A Secretaria ainda esclarece que existem sete tipos de Hepatite – A,B,C,D,E,F e G. Cada uma delas é causada por um vírus diferente. A Hepatite é uma infecção no fígado. As Hepatites B e C apresentam como sintomas cansaço, tontura, enjôo, febre, dor na região do fígado, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Mas, é importante ressaltar, que nem sempre a Hepatite apresenta sintomas. Para saber se a pessoa apresenta Hepatite deve fazer o exame de sangue.

Para prevenir a Hepatite não compartilhe agulhas, seringas, escova de dente, aparelho de barbear. Exija material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, salões de beleza, se fizer tatuagem ou colocar piercing. Evitar o contato com o sangue contaminado não é única maneira de prevenção. O diagnóstico precoce é importante para impedir a progressão da doença.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069 M
ais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Paulo Paim - Um nome que começa a tomar corpo. por Elmano Rodrigues Pinheiro


Palestra CRI$E FINANCEIRA MUNDIAL - Dia 22 de Maio na URCA


Entenda a Crise
Impactos no Nordeste e no Cariri
Será Que o Pior já Passou?
Com: DR. WELLINGTON RIBEIRO JUSTO (Economista),
Debatedores: ANDERSON RODRIGUES (Economista) e MARCOS ELIANO (Administrador)
Serviço:
DATA: 22 de maio de 2009
Local: Universidade Regional do Cariri - Campus Pimenta (Salão de Atos)
Horário: 19h às 22h
[Com direito a certificado]
Investimento antecipado: R$ 20,00 (profissional) e R$ 10,00 (estudante)
Pontos de Vendas: Mart Center (Cariri Shopping) e L'acqua di Fiori (Crato)

Maiores informações através do e-mail ejucec@hotmail.com ou
pelo tel: (88) 9928-9918 (Marina)

Divulgação Blog do Crato


Vocês viram que "aberração" hoje no Jornal do Vicelmo ?



Indignação é Pouco !

Eu estava meio distraído, mas ainda cheguei a ouvir um zum zum zum, de alguém que está aí com um tal projeto para "melhorar" a exposição do crato, sabe como ?

Levando ela para um local que parece que fica entre Crato e Juazeiro. Segundo a proposta ( que eu irei me informar direito, parece que de alguém de Fortaleza ), o terreno da atual ExpoCrato seria incorporado ao Campus da Urca que já se utiliza de uma parte. E seria construída a Expocrato em outro local. VÊ SE PODE !!! - Uma idéia de Jirico dessas, todo mundo sabe que se colocarem a expocrato entre juazeiro e Crato, quem iria vir de Juazeiro até o Crato e esquentar o comércio ? É pra lascar mesmo...
Taí um negócio que Cratense nenhum vai deixar ! Uma coisa que já existe há mais de 50 anos, e que é a segunda maior exposição do Brasil, só perde para a de Uberaba, ser levada para "Juazeiro" ??. Ficaria até engraçado: A EXPOCRATO no Juazeiro. Vê se pode...

Ao chegar hoje na prefeitura para o trabalho, algumas pessoas estavam indignadas com essa matéria. E é pra ficar indignado mesmo, pois só assim a gente expulsa o calhorda que vem com uma idéia dessas para o Crato!

Vamos ficar vigilantes, contra essas e outras imbecilidades que aparecem de vez em quando...

Dihelson Mendonça

Meus Nobres Comentaristas... Parabéns pra vocês nesta data querida...


O Blog é dos Comentaristas...


Eu sei que todo mundo está aí louco pra ver as novidades, e tem bastante na sequência. Estarei publicando. Mas antes, quero abrir aqui um espaço para AGRADECER a todas as pessoas que na maior boa fé, honetidade, simpatia e credibilidade, cumpriram com seu papel democrático e de responsabilidades naquilo que escrevem, de me enviar seu cadastro devidamente preenchido. Não são mais meros anônimos. São pessoas que agora podemos dar toda a credibilidade no que falam, pois possuem nome, sobrenome, endereço, RG e CPF. Embora eu tenha realizado diversas campanhas para eliminar de vêz os anônimos, creio que esta última, foi a que obtivemos o maior número de pessoas realmente dispostas a dar sua contribuição nesse sentido.

Não sei se irei conseguir listar todos que me enviaram o seu cadastro, e se alguém enviou o cadastro, e não aparecer na lista abaixo, por gentileza, entre em contato novamente, que é porque eu não recebi. Quero dizer também, meus queridos comentaristas, que se vocês escreverem um texto, e muitas vezes demora a aparecer no Blog, porque todos os comentários precisam ser liberados, então se você enviou o comentário e apareceu a mensagem dizendo que ele foi para aprovação, não se desespere. É só uma questão de tempo que eles apareçam por aqui, ok? Se em 24 horas não aparecer, é porque houve algum problema na postagem.

Tenho também uma novidade para os comentaristas que é a seguinte. Na medida em que o tempo for passando, vou procurar manter um contato mais próximo e amistoso com vocês. Depois de um certo tempo, quero transformar os melhores comentaristas, aqueles que escrevem bem, que mostram sua cara, que sabem assumir responsabilidades, quero transformar em ESCRITORES, AUTORES do Blog. Sendo autor é o posto mais alto depois do administrador do Blog, o que dá pleno acesso ao escritor em todas as áreas ( atualmente só em número de 66 pessoas ), escrever sobre o que ele quiser, pois tem carta-branca, liberada e acesso total. Essa confiança, se ganha com o tempo, claro. Não se constrói uma casa do dia pra noite. É preciso fazer para merecer. Mas acho que isso já é um bom incentivo para que os comentaristas comecem a escrever mais e melhor. Nesses aí, eu creio que posso confiar. O cadastro é um voto de confiança.

Aliás, diga-se de passagem, existem aqui tão bons comentaristas que eu ousaria dizer até que alguns escrevem melhor do que muitos autores do Blog ( rs rs ). É verdade!

Portanto, sem me alongar mais, esta é a galeria dos comentaristas credenciados, qualificados a postar comentários no Blog do Crato cujos comentários ao chegar para aprovação, serão liberados logo em seguida, para qualquer assunto, pois não são anônimos:

Galeria Oficial dos Comentaristas:

( por órdem de recebimento )

01 - Rosana Rodrigues ( Rádio Princesa FM )
02 - Maria Luciane Jamacarú Schmidt
03 - THIBERIO CESAR BEZERRA DE CARVALHO
04 - José Carvalho Leite
05 - JACKSON LUCIANO MOREIRA PIANCÓ
06 - Jose Jair Wolney Pinheiro Rolim ( Jair Rolim )
07 - José Wilton Soares e Silva
08 - Luiz Domingos de Luna
09 - Antonio Correia Lima
10 - Orlando Rafael Dias
11 - Raimundo Nonato Rodrigues
12 - Jackson Luiz de Oliveira
13 - EEF Dom Quintino - Diretora: Maria Otilia Pereira Moreira
14 - José Emerson Monteiro Lacerda
15 - JOÃO MENDES FILHO
16 - carlos henrique tavares almeida
17 - JOSÉ TAVARES MOREIRA
18 - Thiago Aragão Esmeraldo
19 - CARMEN LUCIA ANDRADE ALENCAR COELHO
20 - Amarilio L Santana
21 - George Justo
22 - Fco. Valdenio R. Peixoto
23 - Paulo de Tarso Cardoso Varela
24 - Francisco Jose de Oliveira (tito)
25 - Norma Paula Moreira da Silva
26 - Raimundo Amadeu de Freitas
27 - Cesar Augusto Fontes
28 - FRANCISCO CARIOLANO DE MATOS (CORY MATOS)
29 - Dário Sérgio Lôbo Tavares
30 - Francisco Pinheiro Teles(mais conhecido como Chico Pinheiro)
31 - Edna Felix de Araujo
32 - José Hildeberto Jamacaru de Aquino
33 - ALAN EMANUEL SANTOS FIGUEIREDO
34 - Wellington Ribeiro Justo
35 - D'janyeire Brito Sobreira

Até agora, recebi os cadastros dos acima listados. Se faltou alguém, entre em contato. Se desejar se cadastar, como sempre, o formulário abaixo deve ser preenchido:

=====================================
Nome Completo:
Endereço Completo:
Telefones para Contatos:
Filiação:
CPF e RG:
Aonde trabalha e qual profissão exerce:
======================================

Envie para nosso e-mail do Blog do Crato:

blogdocrato@hotmail.com

E no assunto coloque tipo: Cadastro ou algo parecido.
Todas as pessoas da lista acima, como prova de confiança e honestidade, nos enviaram todos esses dados. Só podemos ter um Blog com credibilidade, porque até nossos comentaristas são pessoas sérias também. E lamento muito que os outros não se cadastraram. Não liberarei comentários de quem não fez o cadastro. Agora mais do que nunca, até por uma questão de justiça para com nossos amigos, que se deram ao trabalho de enviarem os seus cadastros. Como eu iria publicar o comentário de um João Sem-Nome ?

Então, Abraços a todos os nossos novos amigos comentaristas, vocês estão de parabéns!

Dihelson Mendonça

Inocentados, por Unanimidade (Final) - Por: José Nilton Mariano Saraiva

“Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. Vossa Excelência está destruindo a Justiça desse país”. (ministro Joaquim Barbosa ao dirigir-se ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, em pleno recinto do STF).

************************************

Guindados ao trono através de suspeitas indicações políticas, os ministros dos nossos tribunais superiores de há muito são questionados até por juristas de escol, por suas decisões nem sempre embasadas tecnicamente. Outro dia foi o ministro Carlos Velozo que liberou da prisão o senhor Paulo Maluf, por “sentir pena” em vê-lo preso juntamente com o filho Flávio Maluf; adiante, o ministro Marco Aurélio concedeu ordem de soltura para o italiano Alberto Cacciola, chegando ao cúmulo de aventar a possibilidade que o mesmo fugisse do país (no que foi prontamente atendido); agora, o próprio presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, atropelando ritos processuais, autoriza a soltura do banqueiro-bandido número um do Brasil, o mafioso Daniel Dantas, enquanto ameaça o Juiz que “ousou” questioná-lo.
Por isso mesmo, vige, já há um certo tempo, no seio da população brasileira, uma certa desconfiança no tocante ao comportamento moral daqueles que deveriam ser os guardiões da Justiça: os ministros das nossas cortes superiores (tribunais federais).
Em termos locais, o julgamento e posterior sentença libertadora do senhor Byron Queiroz e demais integrantes da sua diretoria do BNB (penas de 11 a 14 anos de prisão), por parte dos membros do Tribunal Regional Federal (Recife-PE), depois do que protagonizaram naquela instituição, é o retrato emblemático da lambança jurídica vigente no país; sim, porque mesmo com as robustas provas existentes e anexadas ao processo (balanços fraudados, com pareceres negativos de uma auditoria independente; documentos mostrando como dívidas eram prorrogadas apenas “virtualmente” (via computador); transcrição de depoimentos prestados à Câmara Federal por uma Diretora do próprio Banco Central, confirmando a insolvência da instituição por irregular gerenciamento dos seus ativos; documentação comprobatória da liberação de recursos para uma firma já falida (Encol) e por aí vai); pois bem, mesmo depois disso tudo, todos literalmente receberam o “de acordo” para com suas ações mafiosas, já que inocentados e por unanimidade, sob a estapafúrdia e inverossímil conclusão de “falta de provas”.
Fiquemos, pois, mesmo que a título de consolo (enquanto não se recorre), com a manifestação do Ministério Público Federal: 1) “...partiram de Byron Queiroz todas as diretrizes para adulteração dos resultados nos registros contábeis do Banco, porquanto determinava quanto e como deveria ser o resultado dos demonstrativos contábeis do BNB, e os demais encarregavam-se de operacionalizar as fraudes, que duraram mais de três anos”; 2) “...some-se a tudo isso o fato de a gestão empreendida no BNB pelos demandados, chefiada pelo Sr. Byron Queiroz, viola os princípios administrativos norteadores de toda a atuação administrativa, notadamente os da legalidade, da impessoalidade, da publicidade e, também, o da moralidade, gerando sérios prejuízos ao erário, porquanto tais práticas configuram, sem sombra de dúvidas, graves atos de improbidade administrativa”; 3) “...pode-se afirmar, sem titubeios, que os delatados, objetivando a consecução de todas essas ilicitudes, associaram-se em quadrilha para o fim de cometer crimes; geriram fraudulentamente instituição financeira e, por diversas vezes, omitiram elemento exigido pela legislação em demonstrativos contábeis de instituição financeira, fatos que se subsumem às previsões dois artigos 288, do Código Penal, e 4º e 10º da Lei 7.492/86, c/c os artigos 29, 69 e 71 do Código Penal”.

De nossa parte, insistimos:

O que fizeram com o nosso outrora respeitado Poder Judiciário ???
Como acreditar em “justiça”, se bandidos afrontam impunemente pessoas de bem ???

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

O que é felicidade? – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

As pessoas no mundo de hoje vivem acumulando riquezas, porque pensam que só é feliz quem tem muito dinheiro. Puro engano! Nós podemos encontrar a felicidade nas coisas simples, na natureza, no verde das plantas, no vento que sopra os nossos cabelos, na harmonia de uma música suave, no sorriso de uma criança ou no simples fato de estarmos vivos e respirar o perfume das flores. Felicidade é saber cultivar as amizades e estar de bem com a vida, pois ela é um dom de Deus. Poder agradecer a Deus essa dádiva, já é um motivo de felicidade. Ser feliz é também viver com simplicidade. Não escutar os apelos desta sociedade de consumo. O que faz acontecer a felicidade é deixarmos o nosso coração aberto a graça e a fé em Deus, porque com Deus no coração teremos mais forças para enfrentar as dificuldades. Mesmo sendo felizes, enfrentamos problemas e temos que encontrar as soluções. A felicidade é também de alguma maneira ajudar o nosso semelhante nem que seja com um sorriso, ou com uma palavra amiga, pois a felicidade, não é para ficar guardada, é para ser transbordada e partilhada com os outros. Quem é feliz não fica indiferente ao irmão. Ser feliz é também estar em paz consigo mesmo, pois a felicidade está dentro de nós.
Conheci uma mulher muito rica, que não era feliz no casamento. Ela tinha uma amiga pobre, que vivia com muito amor e felicidade com o marido e os filhos. Essa mulher rica dizia sentir inveja da vida da amiga pobre. É uma prova de que não podemos pensar que o dinheiro trás felicidade. O dinheiro, fruto do trabalho, dá condições de vivermos com dignidade, mas o acúmulo exagerado de riquezas atrapalha a vida dos mais carentes. O que sobra para alguns poucos, falta para muitos.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Parabéns, Jackson Bantim! Por Pachelly Jamacaru

Aplausos para o nosso querido Bola, pela estréia brilhante do seu curta metragem: AS SETES ALMAS VAQUEIRAS, que implacou um sucesso de público em sua primeira exibição! A este tradicional guerreiro, articulador cultural, o Zoomcariri parabeniza e faz votos de muito sucesso!





Fotos: Pachelly Jamacaru

A era do Jornal Impresso está chegando ao Fim... - Por: Dihelson Mendonça

folha de sao paulo

"A era do Jornal impresso, está no fim, ou reservado ao nicho das pessoas que ainda não acessam a internet, o que é menor a cada dia. Em breve, todos no planeta terão acesso pleno à internet como têm acesso à pasta de dentes e ao sabonete. A informação hoje, exige velocidade e interatividade."

Dihelson Mendonça

Desde alguns anos, aliás, desde 1993, venho mostrando através de diversas crônicas, que com o advento da internet, que traz a notícia, a informação na velocidade do acontecimento, os meios de comunicação tradicionais precisam reformular urgentemente os seus métodos. Se bem, que eu penso que para muitos, já é tarde demais. O que pode acontecer a partir de agora, é a migração dos meios tradicionais da mídia para a internet, num primeiro estágio, como tem acontecido com os jornais impressos. Posteriormente, haverá a fusão de várias tecnologias de informação e de distribuição de massa. O melhor exemplo dessa fusão recente, são os Blogs e os sites de relacionamento, veículos de mídia que não exitiam, e que se configuram como as grandes vedetes da informação, onde o tráfego e a interatividade são intensas. O rádio também está migrando para a internet, e por último, a TV digital, que demanda banda muito larga, mas a tecnologia está aí para resolver isso. E a tendência natural, é que a internet seja distribuída e acessada em banda larga pelo telefone celular e outros dispositivos miniatura que aparecem a cada dia, como iPODs, e outros, todos interligados à grande rede de alguma forma. Nem o Rádio nem a TV deixarão de existir, mas serão acessíveis por aparelhos ligados à internet, bem como, qualquer pessoa poderá ter a sua própria estação na rede.

A Internet proveu meios de interação dos leitores com aqueles que divulgam a informação, coisa antes impossível de se fazer por exemplo, num jornal impresso, que é estático, e só atinge uma pessoa por vez. Na Internet, milhares ou milhões de pessoas podem ter acesso ao mesmo conteúdo simultaneamente. E o melhor, há democracia na informação, pois retira-se aquela aura de "dono da verdade" do proprietário do jornal, e pode-se questionar qualquer assunto publicado.

Em todo o mundo, as empresas de comunicação estão firmemente discutindo seu papel na sociedade, tentando encontrar novas fórmulas para tentar sobreviver nesse período de transição tecnológica. No momento em que temos todo o conteúdo de jornais impressos, como A Folha de São Paulo, O Globo, The New York Times, e outros, facilmente acessíveis e DE GRAÇA na grande rede, na ponta dos dedos, e poder sobretudo ( fato inédito ), comentar cada matéria, ( porque o leitor gosta de participar ), é muito difícil ainda que alguém vá querer ler um jornal de papel ruim, com fotos mal impressas, muitas vezes, e de layout duvidoso e francamente desorganizado.

Além do mais, a Internet trabalha com velocidade. É um sistema integrado no mundo inteiro, aonde o mundo é a comunidade, e pode participar do debate. O Mundo moderno, como dissemos, exige velocidade na informação. Noticiários semanais são coisas inconcebíveis à modernidade, a não ser em forma de REVISTAS, que talvez seja um dos meios impressos a permanecer por muito tempo ainda, pois trata de assuntos genéricos, e pela diagramação, conteúdo e qualidade gráfica, ainda tem a simpatia do público. A notícia envelhecida não terá a menor chance no mundo moderno. O Livro impresso será um dos únicos meios preservados nessa transição toda, apesar de que muitos ainda preferirão um E-book, ou livro eletrônico. Mas os fãs do livro impresso não abrem mão, pois é uma matéria condensada, e tem até uma característica dos dias atuais: A portabilidade.

Para comprovar o que acabei de escrever, trago aqui uma pesquisa recente, realizada pelo Jornal Folha de São Paulo ( que tem sua própria edição Online também, portanto, concorre com ele próprio ), e fêz um questionamento aos seus leitores:

PESQUISA DE OPINIÃO - FOLHA DE SÃO PAULO

“Dos meios de comunicação que eu vou citar, qual você usa com mais frequência para se manter informado?”

37% - Internet
34% - TV aberta
12% - TV por assinatura
8% - Rádios
8% - Jornais
1% - Revistas

Pesquisa Folha. Foram ouvidos 750 entrevistados em São Paulo.

Matéria: Dihelson Mendonça
Dados fornecidos pelo Jornal Folha de São paulo, através do site: "Rastreadores de Impurezas"

Centenário de Juazeiro - Debate sobre imprensa inicia programação



No próximo dia 18 de julho, será comemorado o centenário do jornal ´O Rebate´ e da imprensa em Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte. Foi lançada, na manhã de ontem, a programação de abertura do Centenário de Juazeiro, que acontece em 2011. A abertura das festas será no próximo dia 18 de julho, com a comemoração dos 100 anos do jornal “O Rebate”, no Centro Cultural do BNB Cariri. O evento marca também o centenário da imprensa juazeirense. O presidente da comissão organizadora da festa, Geraldo Barbosa, destacou a importância da imprensa como parte testemunhal da história da cidade. Ele afirma que o jornal teve uma grande relevância como arma democrática de conquista da independência da cidade de Juazeiro do Norte. Na ocasião, foi descerrada uma cópia da primeira edição de “O Rebate”, cujo original se encontra na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. A programação foi apresentada pelo secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos. De acordo com o roteiro, a abertura das comemorações acontece na manhã do dia 18 de julho, na praça Padre Cícero, seguida pela celebração do centenário da imprensa juazeirense. O professor e pesquisador Renato Casimiro proferiu uma palestra e apresentou diversos exemplares relacionados com os 284 jornais que circularam na cidade ao longo destes 100 anos. O trabalho de catalogação do material foi feito por ele, que coleciona as edições. Com relação a “O Rebate”, ressaltou a relevância do periódico, por ser o mais importante de todos os impressos já publicados no município. Durante dois anos, o jornal de circulação mensal chegou a 104 edições e um total de 416 páginas. Deixou de ser publicado no dia 13 de agosto de 1911, quando o objetivo da emancipação havia sido consolidado. Renato ainda considerou o jornal uma manifestação das artes, pois trazia xilogravuras em suas páginas. Para o dia 18 de julho, no Centro Cultural do BNB, haverá uma exposição retrospectiva da imprensa juazeirense. A mostra será levada às escolas, de forma itinerante. Está sendo editado um catálogo para ser distribuído e mais 5 mil exemplares da primeira edição de “O Rebate”. Haverá, também, palestras e a entrega de um DVD com a coleção completa do periódico em formato digital. Renato Casimiro acredita que o cordel em Juazeiro do Norte nasceu com o jornal, por meio das poesias de Leandro Gomes de Barros ali publicadas.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Resultado do Contador - Dia 18 de Maio de 2009

Aqui está o resultado do Contador para o dia de ontem, 18 de Maio de 2009, colhido às 23:59h 1 minuto antes de o contador zerar. Reparar bem na última coluna que revela o número de acessos do dia. 938 acessos no dia de ontem. O número em amarelo superior, o número de visitas múltiplas. O primeiro número no topo, é o número de acessos totais desde o início do Blog: 554.944


Abraços,
Bom Dia!

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30