xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/05/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 maio 2009

Irregularidades na Petrobrás

Presidente Lula diz que a questão é eleitoreira...

O presidência Luiz Inácio Lula da Silva definiu hoje, em Riade, na Arábia Saudita, a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na administração contábil da Petrobras como "questão político-eleitoral". De acordo com ele, a decisão de manter as assinaturas do requerimento para a implantação da CPI, tomada por 30 senadores, é coisa de "quem não tem mais nada a fazer". As declarações foram feitas em entrevista coletiva em Riade. Para o presidente, a instauração da CPI não causa temor algum ao governo. "Do ponto de vista prático, não tem (receio) nenhum", afirmou. Lula disse que todos os comentários que tinha sobre o assunto foram feitos na base aérea de Brasília, antes da viagem. Na oportunidade, o presidente afirmou que a CPI não era do Congresso Nacional, e sim "do PSDB". "Não vou tocar em um assunto que é interesse específico do Senado. Todas as pessoas ali têm dados suficientes para fazer o que entenderem melhor", reiterou.

Lula lamentou que a investigação seja aberta em um "momento de ouro na área do petróleo", quando o governo proporá um debate nacional sobre o novo marco regulatório do setor. "Estamos viajando o mundo em busca de recursos para que a Petrobras possa intensificar a exploração do pré-sal", disse. "Não podemos transformar isso em uma questão política-eleitoral envolvendo a empresa mais importante que o Brasil tem." Ele, então, voltou a disparar contra os partidários da CPI: "De qualquer forma, se as pessoas que assinaram o requerimento não têm mais nada para fazer, que façam. Nós vamos continuar tocando o barco".

Fonte: Agência Estado.
Foto: http://leoruivo.files.wordpress.com

18 DE MAIO - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


"NÃO HA ESCURIDÃO MAIOR E MAIS ASSUSTADORA PARA UMA CRIANÇA E PARA A HUMANIDADE DO QUE A FALTA DE RESPEITO PELOS SEUS DIREITOS". (by Marta Serrat)

O dia 18 de maio foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenilArt. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Fonte:
http://www.comitenacional.org.br/index.php/content/view/99.html

Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. (Estatuto da Criança e do Adolescente - LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.)

Começa mobilização no Cariri para congresso da UNE em Brasília


Diretor da UNE, Rudiney Sousa participa de mesa redonda sobre movimento estudantil na URCA. O evento será aberto aos estudantes de outras Instituições de Ensino Superior – IES.

Os estudantes universitários da região do Cariri se preparam para participar do 51º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes - CONUNE, que será realizado em Brasília, no período de 15 a 19 de julho, na UnB. O diretor da UNE no Ceará, Rudiney Sousa tem intensa programação na região, desde a semana passada ele vem realizando visitas e reuniões aos dirigentes dos Centros Acadêmicos e representações estudantis de faculdades e universidades do Cariri. De acordo com Rudiney a expectativa no Estado do Ceará é eleger 120 delegados e frisa que só a região do Cariri poderá eleger aproximadamente 30. Ele enfatiza que deverá ficar na região até a próxima sexta-feira, dia 22. Rudiney destaca que além dos estudantes deverá se reunir com prefeitos, reitores e diretores de faculdades e universidades com o intuito de viabilizar o transporte e ajuda de custo para os universitários irem ao CONUNE.

A vinda do diretor da UNE à região deve ser também a participação dele na mesa redonda: Movimento estudantil; Filosofia, Políticas e Lutas que será realizada durante a Semana do Calouro da URCA, nos dias 18 (Campus Crajubar) e 19 (Campus Pimenta )pelo turno da manhã e noite. Já na quarta-feira, dia 20, participará do lançamento do primeiro Centro Universitário do Estado do Ceará – CUCA da UNE, às 8h00min, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri.

Serviço:
Diretor da UNE Rudiney Sousa
(85) 86710065
Email: rudineyune@gmail.com

Ontem - O Dia fechou com mais de 700 Acessos.


Olhaí, Sr. Luiz José...
Essa postagem foi feita ontem às 17:25. O contador verde, zera todo dia à meia-noite.
Na hora da postagem, já tínhamos 591 acessos. Pra conferir o valor atual, basta olhar na aba direita, na parte inferior, tem lá um marcador VERDE. Lembrando que a melhor hora de verificar, é próximo da meia-noite.

Abraços.

Plenária do PT em Juazeiro - Agora há pouco...


Foi encerrada agora a pouco importante plenária do Partido dos Trabalhadores em Juazeiro do Norte. O evento político foi realizado na Câmara Municipal e contou com presenças do Prefeito Manoel Raimundo de Santana Neto, presidente estadual, Ilário Marques, deputado federal José Nobre Guimarães, presidente municipal Ricardo Lima, secretários municipais do partido como Romildo Bringel, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Cláudio Luz, Segurança Pública, Bernardo Oliveira. Por lá estiveram também os vereadores Roberto Sampaio Lima (PSB), Firmino Calú (PRP), Mara (PT) de Crato e o vice-prefeito José Roberto Celestino e o ex-prefeito de Aurora, Carlos Macedo, ambos do PSB.

Na oportunidade dois pontos foram levantados de forma mais enfática: a organização do partido enquanto sendo de situação em Juazeiro do Norte e o PED (Processo de Eleição Direta) previsto em primeiro turno para 22 de novembro e o segundo turno para 6 de dezembro. A grande maioria dos militantes ressente-se de uma melhor estratégia de comunicação, bem como da necessidade de se informar mais sobre as ações do prefeito. A idéia é que se edite um informativo do partido, bem como construída uma página na internet. Tiago Pereira Ramos e Romildo Bringel criticaram e lamentaram o fato de setores da mídia não noticiarem os avanços da administração pública em cinco meses, cometendo apenas o equívoco de generalizar como se toda a imprensa juazeirense criticasse apenas destrutivamente a administração municipal.

O deputado Guimarães falou enfático convocando a militância para apoiar o Prefeito Santana. “O PT deve estar coeso com a gestão e esta com o Partido. É única forma de deixar os dois fortalecidos”, afirmou lembrando o Presidente Lula que tem vencido todas as adversidades e crises com essa estratégia. Já Ilário Marques alertou para importância do PT de Juazeiro adequar-se a realidade de ser situação e, portanto, ser alvo de mais críticas. Tem três mandatos de prefeito em Quixadá e sabe das dificuldades de enfrentar uma oposição forte, de direita extremada e com poderio econômico e de comunicação.

O presidente estadual do PT anunciou que na próxima quinta-feira a Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff fará uma visita institucional ao Ceará, mais especificamente a Fortaleza. O Prefeito Manoel Santana confirmou presença onde mais uma vez espera tratar de assuntos importantes pata o Juazeiro como a inclusão do município de forma mais substancial no PAC. No domingo, dia 24, quem estará em Juazeiro e participará de encontro do PT será o ex-ministro José Dirceu. Aqui participará de encontro regional do Partido. Falta definir o horário do evento em função da agenda em Fortaleza na parte da manhã. Além de Juazeiro, Dirceu estará também em Quixadá.

Dr. Santana agradeceu o apoio que tem recebido e pediu mais empenho ainda dos assessores e militantes. “Não me entrego fácil. Sou da luta e com apoio de vocês vamos fazer uma administração revolucionária e democrática”, ressaltou. Lembrou também mo momento da gestão com grandes perspectivas para o futuro a partir das parcerias que estão sendo firmadas, principalmente com o Governo Federal “que tem à frente o companheiro Lula”. Ricardo Lima por sua vez, disse que é chegado o momento de manter acesa a chama petista, de sua militância e buscando novos caminhos para divulgar a grande administração que será realizada em Juazeiro.

Entrevistei Guimarães e Ilário Marques aqui para o blog. O mais tardar amanhã estarei publicando. O deputado fala sobre a relação entre Dr. Santana e Dr. Raimundo Macedo, um dos articuladores pela vitória petista em 2008 e admite colocar seu nome na disputa estadual pela presidência do partido. Ilário Marques confirma candidatura, mas afirma que há espaços importantes para Juazeiro e o Cariri em sua chapa. Diz também que não “existe nenhuma possibilidade de Cid ter apoio do PT e do PSDB”. Vale a pena esperar para ouvir e ler.

Por: Beto Fernandes - Revista do Beto.

Que Bicho é Esse ?



O animal acima foi encontrado por este repórter em Guaramiranga, aonde existe uma floresta densa, e muitos animais silvestres. Será que alguém por aqui sabe que tipo de bicho é este, e se é perigoso ? Ele mede aproximadamente, uns 15 a 20 centímetros de comprimento, considerando as "antenas".

Alô, DEMUTRAN... olha a cobrança aí. O que está acontecendo ??

O nosso comentarista Fernando postou no Mural ao lado, a seguinte mensagem:

fernando em 17/05/2009
As topiques continuam deixando passageiros em frente ao BNB, o que é proibido por lei federal, sob a vista do pessoal do demutran.

..

E aí, será mesmo que o Demutran não está enxergando isso ? Amanhã, caro Fernando, segunda-feira, irei pessoalmente lá no local pra constatar isso, e falar com o Joatan ( chefe do Demutran ), sobre esse problema aí que você relatou. Isso é um absurdo. A Campanha tem que prosseguir, e eu sou um dos maiores entusiastas dela.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Dois Poemas - PESARES - Dihelson Mendonça e Antonio Sávio


Que beleza de Domingo... todo mundo na praia curtindo, aqui no Crato esse sol com algumas núvens e o calor do verão que se aproxima. Sentado aqui em meu posto, catalogando mais de 5000 mensagens em 30 categorias ( trabalho de louco, já que se gasta em média uns 30 segundos em cada uma ), resolvi dar um tempo e procurando aqui nos meus alfarrábios, encontrei um poema que fiz a partir de outro. Na verdade, o poeta Antonio Sávio escreveu um poema chamado "PESARES", que eu achei muito bonito, a não ser por um detalhe que para mim, seria essencial nesse tipo de abordagem, o uso da rima e a própria disposição de algumas frases. Resolvi reconstruir o poema a meu modo, mudando daqui e de lá... evidentemente, o leitor escolhe um ou outro. O resultado está aqui. Já foi publicado há alguns meses no cariricult:


PESARES ( Antonio Sávio )

Apesar de tudo, e dos sentidos que aguçamos
Como o limar de uma pedra sem fim
Permance o opaco sobre os olhos
E uma nuvem intensa sobre a paisagem

Os elefantes, pelo delírio vôam
E as borboletas diferente de antes
Rastejam a vaidade de suas asas sobre a gleba
Nada mudou, mas tudo enfim não há de permanecer o mesmo

Não ao mesmo sol a vazar sobre as arestas
Das frestas das fendas de minha porta
Corta então o tédio arenoso sobre mim
Pois a vista perdida na paisagem,

A catar as migalhas da realidade
Que me encaparam entre os dedos
E agora resta-me o medo,
Dos segredos deste fardo, que arde sobre mim


PESARES ( Dihelson Mendonça )

Apesar de tudo, dos sentidos que aguçamos
como o limar de uma grande rocha sem fim
permanece inda o opaco brilho sobre os olhos
cravados em nuvens e paisagens dentro de mim

Sobre a gleba insana rastejam borboletas
de vaidade pura nas asas - pobres delírantes -
voam também por sobre as nuvens os elefantes
nada mudou, nem manterão tais silhuetas

Não ao mesmo sol a vazar sobre as arestas
das frestas podres e de fendas à minha porta
corta a faca, corta o tédio, corta a testa
corta a planície, cortam serras sotopostas

Viver das migalhas de uma realidade
que ora me escapa por entre os dedos rotos
rastejar-me de medo - infelicidade -
carregado de segredos em mundo ignoto

Da plenitude bela de uma vida instante
à abjeta dualidade residente dentro de mim
passam-se os dias, passam-se os meses, passam-se os anos
em mares de tristeza eterna, e que já não têm mais fim!


Dihelson Mendonça - Texto e Foto

Estatísticas de Abril - 2009


Blog do Crato - Estatísticas do mês de Abril - 2009.



O Jornalista Luiz José dos Santos ( Do Jornal Gazeta de Notícias ), fez hoje um questionamento importante ( e não relevo a sua razão em questionar ), sobre a quantidade de visitas que o Blog do Crato possui mensalmente, que é oficialmente, entre 23.000 a 25.000 acessos ( não confundir com usuários ). Ele aparentemente, assim como devem existir outras pessoas, talvez duvide que o nosso Blog consiga atingir esses índices.

O caso é que algumas pessoas precisam entender que o meio de propagação proporcionado pela Internet é global. Assim, Cratenses que moram fora, no Rio, São Paulo, e noutros países, acessam o Blog do Crato diariamente. Recebo mensagens da Alemanha, de Portugal, da Espanha, da Califórnia, Flórida, e até de gente do Japão, que lêem nosso website, que é muito bem visto pela qualidade dos escritores que aqui possuímos ( mais de 60 ), gente do mais alto gabarito, como Dr. José Flávio Vieira, José do Vale Feitosa, José Nilton Figueiredo, José Nilton Mariano, Socorro Moreira, João Marni, Armando Rafael, Carlos Rafael, Carlos Eduardo Esmeraldo, Emerson Monteiro, Roberto Jamacaru, e toda a "nata" de escritores, cronistas e poetas do Cariri que escrevem quase que diariamente. Além do conteúdo multimídia, proporcionado por mais de 5.000 fotos, mais de 5.300 artigos já escritos, Vídeos e Áudio. Tudo isso transforma o Blog do Crato num verdadeiro Portal da Cidade na internet, onde realmente, milhares de pessoas acessam todo mês.

E faço aqui um alerta, de que a mídia impressa, com o advento da internet, procura no mundo inteiro buscar meios urgentes para sobreviver, porque o conteúdo Online proporcionado pela internet, possui uma velocidade de propagação estonteante, e os Blogs hoje representam no Mundo inteiro, a comunicação digital e jornalística já competindo com os grandes jornais, pois um Blog é diferente de um site. O Blog é dinâmico, possui feedback dos leitores. O Site geralmente é estático. Infelizmente, algumas pessoas não se aperceberam do potencial da Internet e quando perceberem, será tarde demais. Na verdade, desde o meu primeiro uso de um computador, em 1983 ( Mil, novecentos e oitenta e três ), fiquei maravilhado com a integração do mundo pela informática. Em 1993, quando comecei a acessar a internet, sendo o primeiro internauta diário do Cariri ( já acessava à noite pela Mandic BBS- São Paulo quando a internet chegou no Brasil ), fiquei mais ciente dessas possibilidades, e tratei logo de criar os mecanismos necessários para que no futuro, tivéssemos na internet, a integração do povo do Cariri. Assim é que em 1994, criei um sistema de acesso via Internet para o Crato ( O primeiro do Crato, na verdade ), chamado MEGA-STAR BBS, que possuiu cerca de 200 pessoas ainda na fase áurea e disponibilizava E-mail para todos os usuários, isso ainda em 1993... Com a chegada da NetCariri em 1996, e dependendo de muitos recursos de que não dispúnhamos, resolvi fechar a BBS, porque achei que esta já havia cumprido o seu papel. Em 1998, realizei a primeira transmissão radiofônica via Internet a partir do Crato, com Cratenses na Europa que entraram em contato conosco. Foi uma parceria ente os meus sistemas e a NetCariri. Posteriormente, veio a BaydeJBC, e toda a história que todos conhecem até hoje. Também realizei a primeira transmissão ao vivo de TV pela internet a partir do Crato.

Eu sempre fui fascinado pelo Rádio e pela comunicação em geral desde cedo, tanto que minha primeira "façanha" aos 12 anos de idade, foi transformar um rádio em um transmissor, irradiando minha primeira estação de rádio lá na Rua dos Cariris em Crato. O "João Alberto", que ainda hoje trabalha na prefeitura, era o meu parceiro de testes da estação e pode comprovar tudo isso.

De lá pra cá, a coisa não parou mais, e em 1996 construí meu primeiro website, que hoje fica no www.dihelson.com Possuo mais de 20 domínios registrados em meu nome, muitos deles importantes, como o www.padrecicero.org e o www.chapadadoararipe.com

O Blog do Crato é apenas UM dos meus inúmeros websites que eu controlo, pois atuo em mais de 30, com uma rede de distribuição de notícias Online e cadastro de milhares de pessoas. Se alguém procurar por meu nome no Google, verá que há mais de 13.500 ocorrências em sites do mundo inteiro, pois participo em diversas áreas do conhecimento, de inúmeros fóruns internacionais também.

OK. Coloquei esse breve histórico apenas para ressaltar que com todo esse background, eu não precisaria vir mentir, nem inventar qualquer estatística dos meus websites. Meu leque de atuação é bastante grande, e vai desde a programação em PHP, banco-de-dados MySQL, a Java e HTML, passando pelas linguagens de programação como Fortran, Basic e C++, que estudei na universidade, quando fazia Engenharia Eletrônica direcionada às telecomunicações e Informática.

Portanto, quem quiser saber do acesso apenas aqui deste Blog do Crato, aqui estão os dados de Abril de 2009 fornecidos por um dos meus servidores de dados, para comprovação:


Image5

Mês de Abril - Registra 24.648 Acessos a Páginas no Blog do Crato. A quantidade de usuários varia, sendo que algumas pessoas entram de formas diferentes por dia. Mas nosso contador VERDE, ao lado da página, à meia-noite de cada dia tem registrado acessos de 500 a 900 por dia, o que no mínimo, teríamos entre 15.000 e 27.000 para o mês de MAIO.

Os Dias do mês mais visitados foram:

dias do mes

As Horas mais Visitadas foram:

horas

Os dias da semana aonde o Blog é mais visitado:

dias da semana


Abraços,
Bom Domingo para Todos.

Dihelson Mendonça
Foto: Pachelly jamacaru

Vaticano pede que fiéis não vejam o filme "Anjos e Demônios"

O Vaticano pode estar planejando um boicote ao filme Anjos e Demônios



O diretor Ron Howard, 55, aprende com seus erros. Após fazer "O Código Da Vinci", adaptação do livro de Dan Brown, e ser um fracasso de crítica, ele adapta "Anjos e Demônios" --que estreia no Brasil no dia 15--, do mesmo autor, com mais ação, ritmo muito mais acelerado e, surpreendentemente, nenhum sexo. Veja trailer. Howard e os roteiristas David Koepp e Akiva Goldsman cortaram, fundiram personagens e reescreveram uma boa parte do final. "Faz parte de uma adaptação ter de escolher. Fazendo uma autocrítica, diria que fui muito devotado ao original em "Código Da Vinci". Neste filme resolvi mudar mais. E, depois de tantos comentários, achamos que Robert Langdon podia ganhar um corte de cabelo", diz o diretor, em evento de lançamento europeu. "Isso foi meu maior desafio", brinca Tom Hanks, 52. Ele está novamente no papel do simbologista de Harvard Robert Langdon, que é chamado para desvendar os mistérios em torno de uma série de assassinatos. Um extremista sequestra e mata de hora em hora quatro cardeais cotados para a vaga aberta com a morte do papa. À meia-noite, uma bomba vai explodir dentro do Vaticano durante esse conclave. Brown aprovou as mudanças: "Foi interessante testemunhar o processo de transformar um texto denso num thriller inteligente e de rápida diversão, mas nada foi feito pensando em agradar aos católicos". O filme mantém acesa a polêmica com a Igreja Católica, sempre presente no que concerne ao autor americano.

No dia seguinte à sessão na capital italiana, o bispo Antonio Rosario Mennonna, de 102 anos, entrou com uma denúncia na Procuradoria de Roma e de Potenza, chamando o filme de "difamatório e ofensivo aos valores da igreja e ao prestígio da Santa Sé" e conclamando os fiéis católicos a não irem vê-lo. O líder da Liga Católica nos EUA, William Donohue, disse que Hollywood "inventou uma história para difamar a igreja" e classificou o filme de "anticatólico". Ron Howard agradeceu e disse que esse tipo de polêmica ajuda no marketing. Durante as filmagens, o longa teve negado acesso a várias partes do Vaticano, que foram recriadas em estúdio em Los Angeles. "Não esperava cooperação", diz o diretor. "Nunca estive no cartão de Natal da igreja, mas esse ataque acontece sem ninguém ter visto o filme". O diretor convidou representantes da igreja para assistir, "mas todos declinaram". O astro de US$ 20 milhões Tom Hanks fez uma espécie de "anticampanha". "Se você acha que o filme vai atacar sua fé, simplesmente não vá ao cinema. Nós imploramos, por favor, não vá", disse em tom jocoso. Uma festa que estava programada para acontecer em Roma foi cancelada por interferência extraoficial do Vaticano. "Foi deixado claro por alguns canais que a igreja não aprovava aquilo", disse o diretor. Vivida pela israelense Ayelet Zurer, a mocinha foi transformada em uma mulher mais realista. A atriz diz que no livro Vittoria Vetra parecia uma "super-heroína": "Afinal, ela é muito inteligente, contesta Einstein e ainda é sexy". Na versão cinematográfica, ela é "uma mulher que você consegue encontrar na rua". Talvez por isso ela não tenha encantado Langdon, com o qual não tem nenhuma cena romântica. Hanks relativiza: "Nas 24 horas em que se passa o filme eles não conseguiriam achar tempo para um beijo. Pensamos em mudar a locação de uma das mortes para um hotel onde eles pudessem transar, ou um carro grande, como um Alfa Romeo, mas não ficou bom no roteiro", ri ele.

Fonte: Jornal "O Estado".


Citações de Epicuro - Por: Fábio Oliveira


“Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade”.

“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”.

“É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho”.

“Nada é bastante ao homem para quem tudo é demasiado pouco”.

“O prazer não é um mal em si; Mas certos prazeres trazem mais dor do que felicidade”.

Quando digo, então, que o prazer é fim, não me refiro aos prazeres dos intemperantes ou aos produzidos pela sensualidade, como crêem certos ignorantes que se encontram em desacordo comigo ou não me compreendem, mas ao prazer de nos acharmos livres de sofrimentos do corpo e de perturbações da alma”.

“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades”.


Epicuro de Samos foi um filósofo grego do período helenístico. Seu pensamento foi muito difundido e numerosos centros epicuristas se desenvolveram na Jônia, no Egito e, a partir do século I, em Roma, onde Lucrécio foi seu maior divulgador. O propósito da filosofia para Epicuro era conseguir a alegria, uma vida tranquila caracterizada pela aponia, a ausência de dor e medo, e vivendo cercado de amigos. Ele pensava que a dor e o prazer eram a melhor maneira de medir o que era bom ou ruim, a morte era o fim do corpo e da alma e portanto não deviamos temer os deuses. Das numerosas obras escritas pelo filósofo, só restaram três cartas que versam sobre a natureza, sobre os meteoros e sobre a moral, e uma coleção de pensamentos. Estas cartas, com os fragmentos, foram coligidos por Hermann Usener sob o título de Epicurea, em 1887. Por suas proposições filosóficas Epicuro é considerado um dos precursores do pensamento anarquista no período clássico.

Compilação Fábio Oliveira - Biografia - Wikipédia

EDUCAÇÃO PARA A POBREZA - Rolf Kuntz , jornalista



Educação de pobre tem de ser mesmo uma porcaria? Ninguém diz isso em voz alta. Provavelmente ninguém aceita essa idéia, de forma consciente, mesmo numa conversa com seus botões. Qualquer um ficaria corado se ouvisse a própria voz pronunciando essas palavras. Mas essa é, na prática, a orientação dominante na política educacional brasileira. Há uma espécie de fatalismo nessa política. Esse fatalismo é desastroso e tende a perpetuar a desigualdade e a pobreza. A educação poderia ser o instrumento de ruptura do círculo vicioso, mas acaba contribuindo para perpetuá-lo. Quando os jornais publicam, como ontem, grandes coberturas sobre exames de avaliação de cursos - o Enem é só um exemplo -, os comentários dos especialistas são tão previsíveis quanto desanimadores. Segundo o padrão "realista", não tem sentido a comparação de resultados de escolas públicas e privadas. O desempenho dos alunos da escola pública, segundo os especialistas, não reflete apenas a qualidade do ensino formal. Antes de mais nada, reflete o ambiente socioeconômico do aluno: pouca educação na família, pobreza material e cultural, pouca leitura, falta de orientação para o desenvolvimento pessoal. Além disso, os professores do ensino oficial são mal pagos, muitos são mal preparados e não têm estímulo para se aperfeiçoar. O sistema escolar é pobre, as instalações são precárias, os controles e as avaliações são falhos. Os alunos passam poucas horas na classe e suas possibilidades de aprendizado são escassas. Muitos mal sabem ler quando terminam a quarta série. E quem pode ficar surpreso, se os alunos diplomados no ensino médio têm dificuldades enormes para entrar numa faculdade?

Mas esse é apenas um meio realismo. A descrição das misérias do ensino público pode ser verdadeira, de modo geral, mas isso é só a constatação de um problema. Entre a constatação e a aceitação há um abismo. A comparação de resultados tem sentido, sim, e é indispensável. Se se comparam níveis de renda e condições de sucesso profissional de pessoas de classes diferentes, por que não comparar também seu desempenho escolar e suas notas em testes como o Enem, o Enade e a Prova Brasil? Realismo não é rejeitar a comparação, e sim levar em conta a diferença entre as oportunidades educacionais. Não se elimina essa diferença apenas com a universalização do acesso à escola. Esse é um passo essencial, mas insuficiente. Enquanto se amplia a cobertura escolar, como nas últimas décadas, amplia-se também a distância entre o níveis de educação oferecidos a crianças e jovens de diferentes origens sociais. O abismo é cada vez maior. Uma criança de 7 anos criada num ambiente favorável e matriculada numa boa escola pode estar mais preparada para o treinamento científico do que um estudante de oitava série formado em cursos de baixa qualidade. Este é um fato observável no dia a dia.

É uma tolice falar sobre igualdade de oportunidades quando se menospreza esse dado. As chamadas políticas afirmativas nunca serão mais do que remendos de valor muito duvidoso. Podem produzir algum efeito, mas nunca bastarão para compensar a diferença efetiva entre a boa e a má educação, entre a boa e a má preparação para a vida profissional e até para o exercício da cidadania. A escola estadual paulista com melhor desempenho no Enem de 2008 funciona fora dos padrões dominantes: tem o mesmo diretor há 20 anos, os alunos têm de fazer lições, há aulas de reforço, os pais são cobrados e a reprovação não é limitada aos estudantes da 4ª e da 8ª séries. Na vida real não há progressão continuada e a política de cotas, quando imposta ao mercado de trabalho, tem efeitos limitados. As tentativas de amaciar a realidade funcionam até certo ponto. Os bens e serviços necessários à sociedade só podem ser produzidos com a aplicação de competências específicas. Progressão continuada e cotas não substituem essas competências quando se trata de plantar feijão, construir automóveis, pilotar aviões ou remover apêndices. A chamada justiça social começa com a distribuição equitativa da educação. Se uma criança vem de um ambiente socioeconômico desfavorável, a escola deve compensar essa deficiência. Por isso, a educação pública tem de ser muito boa e muito rigorosa, e não relaxada e leniente, como no Brasil. Políticas educacionais frouxas não nivelam oportunidades. Ao contrário: reproduzem as desigualdades e empurram os problemas para a frente, como se as cotas e outras soluções fáceis pudessem mudar a realidade.

Por: Rolf Kuntz , jornalista
Através de Fábio Oliveira


Juazeiro - Repórter foi fazer matéria sobre a segurança, e teve o Celular roubado durante a reportagem...

A Reporter que acabou virando notícia:

A Nossa amiga e repórter do Diário do Nordeste que cobria a manifestação nas ruas de Juazeiro pedindo segurança, teve o seu telefone celular roubado em plena passeata. Enquanto a repórter Elizângela Santos fazia a matéria que você lerá logo abaixo, um ladrão pegou o seu celular de forma muito sorrateira. Outras pessoas amigas minhas, estranhou-me muito andar em Juazeiro com celular na cintura, dizendo que EM JUAZEIRO, não se pode mais andar com telefone à vista, porque todo dia há assaltos na cidade, e "ninguém é louco de andar com celular preso ao cinto"... bem, aqui fica o nosso questionamento sobre a situação da segurança: Isso é uma cidade, ou um ANTRO ? - Pedimos ao Sr. Ladrão que se ler essa reportagem, entre em contato e compraremos o chip de volta, pois nele havia uma agenda importante para nossa querida repórter... Esse é o Juazeiro do Meu padim que eu conheço...


Juazeiro - Comerciantes fazem passeata pedindo segurança

Comércio de luto: vendedores e empresários de Juazeiro pediram segurança nas ruas (Foto: Elizângela Santos). Manifestação realizada ontem, em Juazeiro, fechou as lojas por uma hora. Insegurança prejudica o comércio. Juazeiro do Norte. Um clamor por segurança pública nas ruas, neste município, fez os comerciantes fecharem as portas de seus estabelecimentos por uma hora, durante o expediente comercial, na manhã de ontem. Com o tema “Luto da Segurança Pública”, os comerciantes saíram das lojas e foram às ruas promover uma caminhada pacífica, no intuito de sensibilizar as autoridades para os constantes crimes como latrocínios, assassinatos de comerciantes, assaltos constantes a lojas no Centro da cidade. Familiares de vítimas também protestaram contra a falta de segurança. O empresário Vicente Oliveira Homem, do comércio de bebidas de Juazeiro do Norte, foi assassinado na semana passada em sua residência, pela manhã, por assaltantes. O crime chocou a população. Amigos e familiares da vítima também participaram das manifestações. Segundo o secretário de Segurança Pública de Juazeiro do Norte, Cláudio Luz, o movimento reflete uma realidade vivenciada pela população. Ele ressalta a falta de estrutura da segurança para atuar nas ruas, com efetivo reduzido, poucos inspetores e viaturas sucateadas. A necessidade de fortalecimento da segurança, conforme o secretário, é urgente. Ele destaca que melhorias são propostas, a exemplo do Ronda do Quarteirão, previsto para ser implantado em junho. O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Djalma, afirma que não só Juazeiro do Norte, mas a região do Cariri está abandonada no que se refere à segurança. “A violência só tem crescido e os pais de família estão ameaçados, sem poder trabalhar com tranqüilidade”, lamenta. Ele avalia como positiva a manifestação. “É preciso que o poder público tome uma posição séria em relação ao descaso”.

Nas lojas das ruas do Centro, principalmente a São Pedro, têm sido constantes os assaltos às lojas, malotes e contra os próprios vendedores, que ficam apreensivos. Isolda Macedo Cruz foi uma vítima. Ela lembra que semana passada a loja em que trabalha foi invadida às 7h30. “A gente trabalha com medo e isso não pode acontecer”, diz, lamentando os constantes assaltos.

Mais informações:

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Rua Padre Cícero, 576
Centro
Juazeiro do Norte - CE
(88) 5512.2266

Crédito da reportagem sobre a segurança: Elizângela Santos - Diário do Nordeste.

É Domingo, e cadê as Novidades ?

Certo. Chegou o domingo. Muitos estão abrindo o Blog agora e procurando ver as novidades aqui em Crato. Olha, aqui na terra, tão jogando futebol. Tem muito samba, muito choro e Rock and Roll. Uns dias chovem, noutros dias bate sol, mas o que eu quero é lhes dizer que teremos várias notícias para postar ao longo do dia. Paciência, gente... É madrugada, quando escrevo estas linhas, e após uma semana muito muito árdua de trabalhos incríveis, prometo a todos vocês que estarei divulgando as novidades de hoje ao longo do dia de hoje. Adianto que teremos aí uma notícia "Bomba", que vai mexer com muita gente do Crato. Me aguardem...

Uma grande novidade no momento, é que não choveu mais, ou pelo menos diminuiu bastante, a ponto de se pensar que o "inverno" acabou-se. O dia de sábado foi de muito sol e calor. Hoje a previsão do tempo é de sol e bastante calor também.

Bem, meus amigos, a gente se vê pela manhã aqui no Blog do Crato. Vou dormir um pouquinho...
zzz

Abraços,

Dihelson Mendonça

CRATO- CIDADE PRINCESA - José Guedes de Sena

Nota:
Aqui está um belo soneto, escrito por José Guedes de Sena, que revela o grande amor que todos nós temos pelo Crato querido. Texto enviado por sua filha, Rita Maria L. Guedes. É um prazer publicar...

Engastada ao sopé da Araripe Altaneira,
Tu te ergues do solo,firme e majestosa,
Crato, Cidade Princesa,joia preciosa,
Fonte de cultura, forte e sobranceira!

O teu passado é um turbillhćo de glória,
Cujo heroķsmo,os teus filhos reverenciam
Como um feito sublime de nossa história,
Que os tempos jamais apagariam.

Orgulho de uma raēa que vibra e que canta,
Cuja vidźncia, prever o teu povir
Aureolado de flores e de amor que tudo encanta!

E, nos singelos versos deste meu poema,
Eu gritarei bem alto com toda źnfase!
Crato! Tu és a Princesa da Terra de Iracema!!!

José Guedes de Sena

*junho de 1904
+junho de2004

Enviado por sua filha, Rita Maria L.Guedes.

Notícias para Segunda-Feira, dia 18 de Maio

18-05-2009

Ação Social do Crato realiza hoje IV Passeata da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Dentro desse contexto a Secretaria de Ação Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, juntamente com oConselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA realizam hoje, a partir das 8 horas na Praça São Vicente a IV Passeata da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Município do Crato, com a Temática: “Violência Sexual não é uma escolha nem é normal”. É importante a participação de toda a comunidade nesse manifesto que tem como um dos objetivos sensibilizarmos toda Comunidade Cratense para a prevenção e denúncia de situações de Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A passeata se encerrará no Largo da RRFSA, onde serão realizadas apresentações artísticas. O evento terá a participação dos adolescentes participantes do ProJovem adolescente do Centro de Referencia em Assistência Social CRAS Batateira e de jovens intergrantes da Organização Não Governamental Verde Vida, do distrito de Ponta da Serra. a passeata tem como parceiros as secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Juventude e como patrocinadores, Cajuína São Geraldo, PETROBRÁS e Laboratório de Análises Clínicas Cândido Santos.

Governo do Crato inicia próxima semana cadastro do programa “Minha Casa Minha Vida”

O programa “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal, tem parceria com os estados, municípios, empresas e movimentos sociais irá construir um milhão de novas moradias para a população. Dessas, 400 mil serão destinadas a famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos. A documentação necessária para inscrição: RG e CPF (se casado (a) RG e CPF do conjugue);Comprovante de renda formal ou informal; Comprovante de residência. Não podem ser beneficiadas pelo programa as famílias que já foram beneficiadas por outro programa de habitação social do governo federal, ou que já tenham casa própria, ou ainda que já tenha algum financiamento habitacional em qualquer estado brasileiro.

No Crato, as inscrições acontecerão na quadra Bi-Centenário a partir do próximo dia 19, terça-feira das 8h as 17 horas de acordo com o calendário de atendimento por letra inicial do nome do responsável da família. Para maior comodidade não precisa ir ao posto de inscrição de madrugada e sim a partir das 8 horas. O calendário seguirá a seguinte ordem:

19 e 20/05 Nomes das pessoas que comecem com a letra A
21 e 22/05 Nomes das pessoas que comecem com as letras B e C
25/05 Nomes das pessoas que comecem com as letras D e E
26 e 27/05 Nomes das pessoas que comecem com as letras F, G e H
28 e 29/05 Nomes das pessoas que comecem com as letras I, J e K
01/06 e 02/06 Nomes das pessoas que comecem com as letras L, N, O e P
03/06 e 04/06 Nomes das pessoas que comecem com as letras Q e R
05/06 a 08/06 Nomes das pessoas que comecem com as letras S, T e U
09/06 e 10/06 Nomes das pessoas que comecem com as letras V, X, W e Z
12,15,19 e 17/06 Nomes das pessoas que comecem com a letra M

CRAS Vila Alta convoca participantes do curso de Empreendedorismo

O Centro de Referência em Assistência Social – CRAS - Vila Alta, comunica às pessoas que participaram do curso de empreendedorismo, que deverão comparecer a sua sede, localizada na Rua Zacarias Gonçalves, 600 para tratar de assunto de seu interesse, no horário de 8 às 17 horas. As pessoas que devem comparecer são:

Maria Neuriany de Alencar
Carla Rodrigues Silva
Maria do Socorro Ramos
Maria Zuliene da Silva
Antonia de Alcântara Nunes
Francisca Huilma Faustino
Sara Ester Maria dos Santos
Maria Helena Ferreira Silva
Antonia Bernardo
Maria Lasate Eufrásio
Lucia Flávia dos Santos
Maria Sousa de Araujo
Maria de Lourde de Sousa
Ana Paula Gomes Santana
Neuma Barbosa de Oliveira
Simone Xavier da Silva
Assinele Fernandes da Silva
Maria Valdência da Silva
Claudionele Ferreira Rodrigues
Maria Franciana Marinho
Maiores informações - Fone:3523-5235

Empresários cratenses estão aderindo a campanha de despoluição sonora e visual do município

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano continua em campanha a favor da despoluição sonora e visual do Crato. O secretário Nivaldo Soares vem desenvolvendo ações de combate no que diz respeito a minimizar os graves casos de poluição sonora e visual do município. No ultimo dia 25 de março, na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Crato, Dr. Nivaldo fez um pronunciamento para empreendedores do município. Em virtude das informações prestadas e de um consenso, muitos empresários locais já aderiram a campanha de despoluição visual, auxiliando assim, na organização da cidade. A lista dos comerciantes cratenses que aderiram ao projeto de requalificação urbana municipal e autorizaram a retirada da placas pode ser vista no site da Prefeitura. www.crato.ce.gov.br

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069 M
ais informações:

http://www.crato.ce.gov.br

http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30