xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/05/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 maio 2009

Fênix - Por: José Flávio Vieira

Súbito, obra-se o milagre da ressurreição. Os galhos ressequidos, retorcidos e nus, que pareciam clamar aos céus por chuva, recobrem-se do manto verde e resplandecente da esperança, mal os primeiros pingos caem dos céus. Da noite para o dia, mal desponta o inverno, a crua e transparente paisagem veste roupa de gala , como a esperar pela festa tantas vezes prometida e outras tantas adiada. Os sapos aparecem como por geração espontânea e preenchem o mundo com um coaxar repetitivo em feitio de mantra. As formigas , outrora presas à sequidão da terra, tornam-se aladas , ganham o espaço e, já não suportam a subterrânea escuridão: banham-se e queimam-se de luz. . As tanajuras desfilam exuberantes e sexys, parecendo Carlas Perez em meio ao tchan da natureza.. Os pássaros antes raros e desconfiados, singram a amplitude , impávidos , como brigadeiros do ar. Os homens, de pele cinza, mimetizando-se com a paisagem, testemunhas de tão deslumbrante espetáculo de ressurreição, transformam-se, vestem a alma de linho : primaveram e invernam. De repente, a natureza é uma una e rediviva : uma fênix de penas verdes e canto multiforme e mavioso.
Untamos nossas vidas nordestinas na bipolaridade das estações. Verão para nós não é sinônimo de praia e de bronze; é apenas a dura e áspera perspectiva do inverno ansiosamente esperado, cuidadosamente profetizado. O verão carrega consigo, umbilicalmente, o outono que despe descaradamente e sem escrúpulos os marmeleiros.Ele, com o seu fogo, forja-nos a alma para a luta incessante contra as adversidades climáticas . Aprendemos a sobreviver em meio às pedras, e aos seixos; à mucunã e ao catolé. O Inverno, por outro lado, imanta-se em primavera e transforma a paisagem debuxada em nanquim, numa esplendorosa aquarela. Como se fora o Yang e o Yin, o verão e o inverno nos ensinam a cada dia a possibilidade eterna de renascer. O deserto da nossa alma, a seca dos nossos sentimentos, a estiagem em nosso coração, quem sabe, são meros acidentes da nossa metereologia vital . Abramos, pois, os riachos dos nossos sentidos, preparemos os açudes do nosso espírito e aguardemos pacientes as gotas benfazejas que haverão de cair , mais cedo ou mais tarde, para a ressurreição da nossa vida. Ah ! E não esqueçamos de semear, enquanto a chuva não vem, uma ou outra begônia, em algum canteiro esquecido do nosso peito... é bom esperar os novos tempos com uma flor na lapela !

J. Flávio Vieira

A Força da Palavra – por Carlos Eduardo Esmeraldo

Sentado na varanda do velho casarão do São José, onde vivi minha infância e parte da adolescência, gozo minhas merecidas férias. Neste momento ansiosamente aguardado, revejo a linha do trem, com vários operários realizando os últimos preparativos para a instalação do Metrô do Cariri, que transportará os moradores do Crato para o Juazeiro e vice-versa. Como que de repente, as lembranças afloram. Não encontro mais a bodega às margens da poeirenta estrada para o Juazeiro, repleta de trabalhadores nas manhãs de domingo. Alguns realizavam suas compras semanais e acertavam o pagamento dos débitos anotados na cadernetinha; outros bebericavam uma cachaça com gengibre. Não existe mais a velha e sombreada mangueira no meio do amplo terreiro trazendo-nos sombra e abrigo. Nem o limoeiro carregadinho de frutos na beira da cerca do curral. E as vacas que estão no antigo curral, hoje transformado numa vasta plantação de capim, não são mais aquelas vaquinhas pé-duras de então. Mas encontro aquele menino tímido, a poucos metros da ferrovia, baladeira em punho, operando-a com a mão esquerda certeira e estraçalhando as vidraças das janelas do trem de passageiros. E o que pensávamos improvável, aconteceu; o trem parou fora da estação, sem nenhum defeito, apenas para que o guarda-freio comunicasse o fato ao pai daquela criança peralta que, mais de meio século depois, revive aquela cena. Revejo aquele menino de oito anos de idade, ainda hoje um incorrigível sonhador, que resolveu ganhar alguns trocados vendendo limão de porta em porta nas ruas do Crato. Pensava garantir as compras mais essenciais para qualquer criança: o ingresso aos cinemas nas manhãs de domingo e sorvetes. “Quer comprar limão?” Gritava debalde. Quando alguém respondia lá de dentro da casa, era com um sonoro “não!” Como ele aprendeu a receber um não! Até que, numa casa de sala alta da Praça da Estação, após uma mulher gritar que não precisava de limão, a outra, sua companheira, emendou: “Esse menino é filho de Zé Esmeraldo. Não precisa vender limão. Vai ver que foi o pai dele que mandou!”
Pela primeira vez aquela criança sentiu o peso das palavras sobrepondo-se aos sonhos. As palavras, às vezes, carregam uma cruel violência, principalmente quando carregadas de preconceitos. Por isso, da venda de limões ficou apenas o apelido “Limão”, que ganhou de um rapaz que morava na Rua José Carvalho; apelido esse, substituído por “Lagartixa”, pouco tempo depois. Mas aí já é outra história.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Novo Filme de Jackson Bantim resgata lenda popular


Dia 17 de Maio de 2009, às 19h no Cine Teatro Municipal Salviano Saraiva será realizado o lançamenti oficial de “As Sete Almas Santas Vaqueiras”


Baseado em causos populares o filme “As Sete Almas Santas Vaqueiras” de Jackson Bantim resgata a lenda de um sertanejo que mantinha uma vida desregrada e que a partir de uma tragédia familiar tem a sua história transformada, num misto de magia e de manifestações da cultura do povo. A produção do Filme teve início em outubro do ano e as filmagens externas foram produzidas no Distrito de Santa Fé, na cidade do Crato e contou com uma produção genuinamente caririense e contou com uma produção genuinamente do Cariri, desde o elenco aos técnicos.

Para o dramaturgo Cacá Araújo, que tem participação no elenco do filme, um dos destaques é o resgate de um causo popular desconhecido do grande público e o envolvimento de artistas, produtores e técnicos da região. Ele ressalta que essa participação demonstra a capacidade produtiva na área artística e cultural do Cariri. O filme também apresenta uma das ultimas imagens audiovisuais do poeta, artesão, folclorista e músico, o Mestre Correinha que faleceu em dezembro de 2008. O grupo de Coco da Mulheres da Batateira da Mestre Edite Dias e a Lapinha da Mestra Zulene Galdino fazem parte da estética cinematográfica do cineasta Bantim. Exibição dia 17 de Maio de 2009, as 19h no Cine Teatro Municipal Salviano Saraiva, Patrócinio: Prefeitura Municipal Crato, Secretária de Cultura do Crato e Universidade Regional do Cariri/URCA. O filme é resultado de um esforço pessoal em parceria com artistas, produtores e técnicos do audiovisual e o incentivo da Secretária de Cultura do Crato e da Universidade Regional do Cariri/URCA. O filme tem a co-produção do grupo de pesquisa IMAGO/URCA.

Um camarada do Cinema no Cariri

Jackson Oliveira Bantim, é um dos pioneiros da cinematografia caririense já na década de setenta do século passado, o cineasta já se atrevia a mexer com cinema, inicialmente de forma bem rudimentar a base de uma técnica artesanal de projeção de imagens que se utilizava de lâmpadas, água e luz. Com um histórico de participação em vários filmes como: Padre Cícero, Patativa do Assaré – Poeta do Povo , Lua Cambará, A Profana Comédia, Terra Ardente, Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, Músicos Camponeses, Documentário Irrigação Dnocs, Cícera do Barro Cru, Tristão Gonçalves, Corisco e Dadá, Patativa do Assaré Ave Poesia, Lua Cambará nas Escadarias do Palácio, H20 Cariri, Capela Bom Jesus da Lapa 50 Anos, Foi Assim...Como Será? Chapada do Araripe. As Sete Almas Santas Vaqueiras é o quinto filme dirigido por Jackson Bantim. Ele também dirigiu os filmes Antonio Gonçalves da Silva – O Amigo, Caldeirão em Festa, A Colheita dos Aniceto e Assombrações do Cariri. Jackson Bantim também atua na fotografia, na produção cultural e é um defensores e divulgadores da cultura do povo.

Convite AFAC - Associação dos Filhos e Amigos do Crato.


AFAC - Associação dos Filhos e Amigos do Crato

AFAC CONVIDA

Venha conhecer, discutir o opinar sobre os projetos da Prefeitura para a cidade de Crato.

A AFAC – Associação dos Filhos e Amigos do Crato, convida você para um encontro com o prefeito da cidade de Crato, Dr. Samuel Araripe. Na oportunidade serão apresentados os projetos para o mandato que ora se inicia. Após a apresentação, será aberta discussão para sugestões ao prefeito sobre os projetos.

DIA - 28 de maio, a partir das 19:00h
LOCAL: Auditório da CDL Fortaleza, na Rua 25 de março Nº 882 - CENTRO - Fortaleza-CE. FONE : 85-3221.6663 (próximo ao prédio da Bolsa de Valores)

Após a reunião será servido um coquetel aos presentes.

CONTATOS DA AFAC:

Wilton (Dedê): (085) 9613-3936
Graça Barreto: (085) 9958-1650
Luis Lima: (085) 9621-7016
Pedro Jorge : (085) 9988 - 9911


15-05-2009

Prefeitura do Crato patrocina o filme “As Sete Almas Santas Vaqueiras”

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude está patrocinando a produção cinematográfica “As Sete Almas Santas Vaqueiras”, um filme de Jackson Bantim que estará sendo lançado próximo domingo, dia 17, às 19 horas, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva. Jackson “Bola” Bantim é cratense e desenvolve atividades em cinema e vídeo desde os anos 70. Tem atuado como diretor e produtor de áudio visual em diversas produções cinematográficas, entre elas destacam-se: “Padre Cícero”, “Patativa do Assaré”, “Lua Cambará”, “A profana Comédia”, “Terra Ardente”, e “Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”.

Oficina para o Plano Municipal de Saúde acontece no Crede 18

Será realizada a partir das 8 horas de hoje, no auditório do Crede 18, em Crato, a Oficina para o Plano Municipal de Saúde 2009/2012, onde serão debatidos os projetos prioritários na área da saúde, para os próximos quatro anos de gestão. Todas as necessidades a serem implantadas no setor serão enfocadas. A oficina contará com a participação de 80 integrantes e se realizará nos períodos da manhã e tarde. Estarão presentes integrantes do Conselho Municipal de Saúde e corpo técnico da Secretaria. Segundo a Secretária, Nizete Tavares, o Plano conta com quatro momentos importantes para a sua elaboração, passando pelo corpo técnico da Secretaria, sociedade, representantes de várias instituições e Conselho Municipal e apresentação da planilha com as prioridades. A previsão é que em junho, o Plano Municipal, uma exigência do Ministério da Saúde, passe pela aprovação do Conselho, para ser encaminhado ao Governo Federal.

Relatório de Gestão de Saúde 2008 aprovado por Conselho

Aprovado recentemente pelo Conselho Municipal de Saúde do Crato, o Relatório de Gestão 2008. No documento constam todas as atividades executadas durante o ano, previstas no Plano Municipal de Saúde. A apresentação e posterior aprovação é uma forma de prestar contas do que foi executado na saúde, incluindo as metas conquistadas.

Grupo de Idosos participa de concurso de redação

O 1º Concurso de Redação do Grupo de Idosos do CRAS - Seminário, foi realizado no último dia 8 de maio, com o tema “Como me vejo na sociedade atual”. O Grupo conta atualmente com um total de 65 participantes, sendo que 13 deles inscreveram suas redações para avaliação. No final do concurso, foram classificadas três redações. O primeiro lugar ficou com Isabel Ferreira de Sousa; 2º lugar, Maria Lídia da Silva; e o 3º lugar com Ana de Lima. Após a premiação foi celebrado o Dia das Mães com sorteios e lanches, contando ainda com a participação do músico Fernando, que animou a tarde com uma bela seresta.

Oficina trabalha desenvolvimento de habilidades

Será iniciada no próximo dia 20 de maio, a “Oficina Mundo da Fantasia”, com crianças de idade entre 5 e 10 anos. A oficina acontecerá nas quartas e quintas-feiras com os facilitadores Rita de Cássia (Assistente Social) e Rondynelle Carvalho (Acadêmico de Biblioteconomia – UFC Cariri). Ainda acompanhará a oficina as Psicólogas Ana Hirlene e Dárika Brito. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais, trabalhar a comunicação, a negociação, criatividade, respeito às regras, facilitando desenvolvimento global das crianças participantes. O encerramento acontecerá em junho, com a participação da comunidade do bairro, buscando incentivar todos à leitura.

Acontece hoje abertura da 3ª Copa 21 de Junho


Será realizada às 19 horas de hoje, na Quadra Bicentenário, a abertura da 3ª Copa 21 de Junho - Troféu Ossian Araripe, que contará com a participação de 12 equipes. A Copa 21 de Junho faz parte das ações que o prefeito Samuel Araripe vem desenvolvendo para incentivar o esporte na cidade, viabilizando inclusão social e qualidade de vida. Na oportunidade estarão presentes a Secretária da Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, o Vice-Prefeito Raimundo Bezerra Filho, a equipe do Núcleo de Fomento ao Esporte – NUFESP, além de todas as equipes participantes.

Governo Municipal do Crato apóia o concurso Miss e Mister Cariri 2009

Acontece hoje, à 20 horas, no SESI-Crato, a escolha da Miss e do Mister Cariri 2009. O evento, que tem o apoio do Governo municipal do Crato, irá escolher e premiar jovens caririenses. Na ocasião, Danielle Esmeraldo, Secretária de Cultura do Crato, passará a faixa de Madrinha da Parada Gay para a Secretária de Ação Social, Liduína Alves de Andrade.


Secretária de Cultura participa de eventos culturais em Barbalha


A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude da cidade do Crato, Danielle Esmeraldo, esteve ontem no Cine Teatro de Barbalha, onde participou da Posse do Conselho Consultivo do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Artístico Municipal de Barbalha. A Secretária recebeu convite para compor a mesa de Trabalhos. Na ocasião foram comemorados os 120 Anos do Gabinete de Leitura e os 92 Anos da Liga Barbalhense Contra o Analfabetismo.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato

Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br

http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Quem não enviou o cadastro, não vai poder comentar mais aqui...envie o seu


CADASTRO DE COMENTARISTA. Envie o seu. Ainda dá tempo...

P
arabéns a todo o pessoal que está enviando o seu cadastro de comentarista. Muitos nem precisariam. Como eu falei, esse cadastro é só para gente que me é desconhecida. Os membros AUTORES do Blog, aqueles que são os escritores, como Carlos Eduardo Esmeraldo, Magali, Socorro, J. Flávio e outros, não precisam enviar. Só quem precisa enviar é quem não tem convite de AUTOR. Os autores são pessoas privilegiadas, que escrevem na hora em que bem entendem. Escrevem artigos, postam fotos... para se tornar Autor...bem.. Dr. José Flávio merece ser autor, Professor Armando Rafael merece ser autor, assim como eu indicaria também muitos outros. Mas mesmo o comentarista é quem dá graça ao Blog. Sem os comentaristas o site se tornaria um cemitério.

Mas não podemos liberar as mensagens de qualquer "fernando", nem "gabeira", nem "pitombeira" sem saber quem é. Eu parei com essa coisa de anônimos, e gente que desconheço, estou barrando logo na entrada, nem abro mais nem os comentários pra ler se estão me oferecendo 1 milhão de reais, rs rs rs...

Mas falando sério, quero mesmo é cumprimentar as pessoas honestas. Os mais honestos são os primeiros que enviam o cadastro. Os que realmente precisariam enviar, AINDA NÃO ENVIARAM e eu desconfio que não vão enviar, portanto, tmbém irão ficar sem postar. Ah!

Continuem enviando os cadastros completos para:

blogdocrato@hotmail.com

================================================

CADASTRO DE COMENTARISTA:

01 - E-mail de contato:
02 - Nome Completo:
03 - Filiação: ( pai e mãe ):
03 - Endereço completo para contatos:
04 - Número de telefone - Fixo e de Celular para contatos:
05 - Identidade e CPF

================================================

Depois eu publicarei a lista de quem já enviou.
Um grande projeto vem aí. Por enquanto é secreto, mas quando sair, vocês irão adorar, e será uma coisa muito boa para a região.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30