xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/05/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 maio 2009

Crato e as Noivas de Maio... Por Pachelly J.

E o mês de Maio, mantêm a tradição dos enlaces matrimoniais! Basta dar-mos uma voltinha pela nossa cidade e, a qualquer hora, a qualquer momento, podemos nos deparar com cenas como estas, onde pombinhos sobem aos altares das igrejas, capelinhas, e juram amor eterno! Abençoados sejam!


" Noiva "

Ei-la toda de branco. Aos pés, o imenso véu
como em flocos de espuma, espalhado no chão...
No ar, dentro do olhar, cabe inteirinho um céu,
e leva um céu maior dentro do coração...

Nos lábios... Ah! nos lábios o sabor do mel,
e uma carícia em flor se entreabre em cada mão,
- e que tremor no braço, ao deixar no papel
o nome dela, o dele... os dois desde então...

Quem lhe falou da vida ? A vida é um sonho, a vida
é esse caminho azul, esse estranho embaraço
de sentir-se ao seu lado adorada e querida...

Aos seus pés, como nuvem branca, o imenso véu...
Quem dirá, que ao seguir apoiada ao seu braço
não pensa que caminha em direção ao céu ?...


( Poema de: JG de Araujo Jorge extraído do livro
"Os Mais Belos Poemas Que O Amor Inspirou"
Vol. I - 1a edição 1965

Foto: Pachelly Jamacaru

Arte e Cultura dentro e fora das universidades do Cariri



Mesa redonda sobre “Cultura do povo – Patrimônio de uma Identidade” abrirá o lançamento do CUCA Cariri no dia 20 de maio. A mesa terá como debatedores os Mestres Cirilo, Antonio Luiz, Pekeno, Mestra Edite Dias, o músico e compositor Abidoral Jamacaru e o gerente executivo do Centro Cultural do Banco do Nordeste, Anastácio Braga.

O primeiro Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA do Estado do Ceará será efetivado na região do Cariri, depois de vários anos e diversas tentativas o CUCA será uma realidade para artistas e acadêmicos da Região. O Cuca Cariri fará parte de uma rede nacional ligados ao Instituto CUCA, que atualmente é um Pontão de Cultura do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura.
Os CUCA´s tem como objetivo desenvolver atividades dentro e foras das instituições universitários possibilitando a interação e o intercâmbio entre as culturas, manifestações e produções artísticas acadêmicas e não acadêmicas. Outro fator importante dos CUCA´s é o registro da memória social através da linguagem do audiovisual, uma das ferramentas usadas pelos CUCA´s para fazer circular as produção de cada Centro. Através do blog: http://www.cucadaune.blogspot.com/ é possível assistir a TV CUCA, aonde são disponibilizados vários vídeos e documentários do Instituto.
Como ocorre nacionalmente, o CUCA Cariri será constituído por artistas e estudantes universitários de várias universidades da região e terá um caráter inclusivo e de ações colaborativas, não sendo, portanto uma entidade de representação, mas funciona como um coletivo. O Cuca Cariri realiza parceria com a Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão que irá garantir as condições de funcionamento dentro da instituição. Entretanto, o CUCA não tem vinculação com nenhuma das universidades ou faculdades da região, tendo ligação direta com o Instituto CUCA. Podem participar do CUCA, como parceiros e integrantes, grupos de artes, coletivos de artistas, produtores culturais, pesquisadores e demais interessados.
No país, os CUCA´s estão espalhados em 15 estados e desenvolvem atividades na área de arte e cultura em parceria com movimentos sociais, grupos de artistas, ONGs e instituições públicas.

Para o integrante do CUCA Cariri, o músico Jean Alex (foto), conseguir trazer o CUCA para região é uma conquista que pode favorecer e fazer circular a produção local. Ele enfatiza que o momento é de construção e que todos podem construir ações em parceria com o CUCA, independente de serem estudantes ou não. “Precisamos conhecer e se integrar aos acontecimentos artísticos e culturais do Cariri”, conclui.
A Pró-reitora de Extensão da URCA, Arlene Pessoa ressalta que a instituição tem tudo a ver com o CUCA pela diversidade de graduações ofertadas pela instituição e frisa o caso de algumas terem ligação diretamente com as artes, como é caso dos cursos de Teatro e Artes Visuais. “Acredito que essa parceria será importante para os movimentos das artes na Região”, frisa a Pro - Reitora.
A atriz Lílian Carvalho (foto) diz que esse será um espaço para promoção da Arte e favorecimento da efervescência cultural. “Arte é antes de tudo participação e esse é o convite do CUCA”, esclarece a atriz.
Durante o Congresso da UNE que será realizado em Brasília, no mês de julho deverá ocorrer mais Seminário Nacional dos CUCAS. Os seminários são momentos ricos para intercâmbio entre os Centros. O ultimo foi realizado em Janeiro em Salvador e contou com a participação dos Integrantes do Coletivo Camaradas que fazem parte do PIA, do Instituto CUCA.


Produção Universitária no Cariri

Na região do Cariri já vem sendo desenvolvidas atividades similares, como é o caso do Núcleo de Cultura e Grupo de Teatro da Faculdade Leão Sampaio, O grupo Medicina e Arte da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, O Grupo de Teatro dos Estudantes – Gruteurca e o Movimento Artístico Universitário – Mau, ambos da URCA ( desativados) e o grupo de Pesquisa Imago que trabalha com audiovisual. Outra experiência bem sucedida foi a circulação do “Informativo O Berro”. O Coletivo Camaradas também é um dos movimentos presentes no meio universitário caririense.
Desde que foi a realizada a primeira Bienal da UNE, 1999 os estudantes do Cariri vem participando do evento, tanto com trabalhos artísticos como acadêmicos. Na terceira Bienal da UNE, os Irmãos Aniceto se apresentaram em Olinda e na sexta edição “Abanda” grupo musical ligado a Casa Grande de Nova Olinda fizeram brilhante apresentação em Salvador. Acreditar-se que a tendência é um crescimento mais constante destas ações, tendo vista os cursos de Artes Visuais e Teatro da URCA e os possíveis cursos de graduação na área, que deverão surgir com a ampliação da Universidade Federal do Ceará - UFC, no Cariri. Para o diretor da UNE no Ceará, Rudiney de Souza não é por acaso que o primeiro CUCA seja no Cariri e destaca a atuação do Coletivo Camaradas no Estado Ceará e a participação deste grupo no Programa de Interferência Ambiental – PIA, ligado ao Instituto CUCA, fator que contribuiu para efetivação Centro Universitário na Região.

Programação do CUCA

O lançamento do CUCA Cariri será no período de 20 a 22 de maio, na URCA e contará com oficinas, intervenção, roda da conversa, mostra de vídeo, peças teatrais, espetáculos de dança e performance poética e será em conjunto com a Semana dos Calouros da URCA promovida pelos estudantes e a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis – PROAE.

Programação:

20/05 (QUARTA-FEIRA)
Manhã:
08h00min – Abertura
Apresentação da Escola Cultural Berimbalarte Capoeira
Local: Pátio da Pedagogia
08h30min – Composição de Mesa
Local: Salão de Atos
09h30min às 11h30min – Mesa Redonda: Cultura do Povo – Patrimônio de uma identidade
Tarde:
13h30min as 17h30m
Oficina: RPG – A socialização a partir do brincar
Ministrante: Marcos Severiano – Coletivo Camaradas
16h00min as 18h00min
Roda de Conversa: Música, filosofia e Arte
Ministrante: Rebeca Sedrim CUCA Cariri
Noite:
19h00min
Apresentação da Orquestra de Rabeca – Cego Oliveira
19h30min às 21h00min
Mesa Redonda:
Educação Popular,Cultura e Sociedade

21/05 (QUINTA-FEIRA)
Manhã:
09h00min
Mostra de Vídeo
Local: Sala de Vídeo – Campus Pimenta URCA/URCA
Tarde:
14h00min as 18h00min
Campus Pimenta
Oficina: Ator Social
Ministrante: Lílian Carvalho – Coletivo Camaradas
Oficina: Dinâmica com educadores
Ministrantes: Alunos do curso de Pedagogia
Oficina: Historia e Filosofia da Ciência na Física
Ministrantes: Ana Izabela,Elias de Sousa e André Fabio Gonçalves
Campus Crajubar
Oficina: RPG – A socialização a partir do brincar
Ministrante: Marcos Severiano – Coletivo Camaradas
17h00min Crato
Intervenção Corpo e corporeidade
Líllian Carvalho
Local: – Praça Alexandre Arraes - Crato
Noite:
18h30mim
Espetáculo Lagrimas no papel
Texto e Direção Cacá Araujo
Atriz: François Fernandes (Estudante do Curso de Teatro da URCA)
Local: Salão de Atos - URCA

22/05 (SEXTA-FEIRA)
Manhã
09h00min as 11h00min Mostra de vídeo
Sala de vídeo Urca
Tarde:
14h00min às 17h00min
Mostra de Vídeo
Sala de vídeo Urca
Noite:
19h00min
Espetáculo Vidarte – Dança
Espetáculos de dança do Projeto Nova Vida
Performance Poética Vanuzia Tavares
Local: Salão de Atos

Serviço:
CUCA Cariri
Lílian Carvalho (88) 88217970
Jean Alex (88) 96188882
Alexandre Lucas (88) 92485255
Bruna (88) 96083731

À ESPERA DE UM MILAGRE: DA SANTA (FÁTIMA) OU DO SANTO (PETRÓLEO) – Por: José Nilton Mariano Saraiva

Em razão, principalmente, do incompreensível descaso do seu povo na hora de usar a principal e mais mortífera das armas de que dispõe um cidadão – o voto - a cidade do Crato, já há cerca de 40 anos, entrou em degradante, sofrido e lento processo de agonia em termos industriais, comerciais e, consequentemente, econômico, por conta da orfandade do seu poder político, da inexistência de uma bancada legislativa “genuína”, capaz de brigar e carrear os necessários recursos ao processo desenvolvimentista do município.
No entanto, pior do que constatar essa cruel realidade, o que dói, fere e maltrata é ver e sentir o apossar-se de parte de suas “cabeças pensantes” (autoridades), um perigoso sentimento de inércia, impotência, acomodação e marasmo (como se não houvesse mais jeito de reversão do quadro presente), traduzida na recorrente e inapropriada expressão: “o Crato tá morto”.
E aí, para se contrapor à versão popular, haja argumentos, oficiais ou não, de toda espécie, na vã tentativa de ocupar espaços, de confundir os menos desavisados; uma hora, se fala numa tal de conurbação, sem se levar em conta (propositadamente ou não) que, no caso específico, a própria se adstringe apenas e tão somente ao aspecto territorial (à junção urbanística), desprezando-se a mola mestra propulsora do desenvolvimento: o componente econômico, o temível mercado, a força motriz que faz a roda girar (sim, porque aqui, todos sabemos, os investimentos são direcionados e centrados em um só pólo, uma só das áreas envolvidas, caracterizando um autentico processo conurbatório manco ou de uma só perna, desprovido de substância, de essência; ou seja, territorialmente dá-se a dita cuja (conurbação); economicamente, o viés capacitador da eclosão de mudanças, inexiste para um dos lados; temos, pois, uma conurbação de araque, feita prá inglês ver, porquanto de uma só via, de mão única, sem retorno.
De outra parte, realça-se como potencial instrumento alavancador de benesses, uma presumível melhoria na “qualidade de vida” da população, já que receptora de possíveis benefícios que adviriam de uma cidade melhor cuidada, mais limpa, menos poluída, capaz, assim, de atrair mais gente. Meritória, a intenção, indubitavelmente. Mas, como atrair mais gente, se inexiste emprego, se a atividade produtiva colapsou-se, se o poder municipal não arrecada e, portanto, não tem como ofertar nada, se nem o IPTU é pago por todos, se a roda do progresso gira em uma só direção ??? Como vislumbrar melhoria na qualidade de vida, se apenas uma ínfima e privilegiada parte dos indivíduos detém o poder de compra, de freqüentar os poucos espaços cuidados pelo poder público, de movimentar o raquítico comércio local ???
Diante de tal quadro, ao Crato apresentar-se-iam, hoje, duas alternativas aparentemente esdrúxulas, díspares em sua essência e não consideradas há alguns anos atrás: 1) num primeiro momento, deixar de lado todo e qualquer escrúpulo e tratar de “imitar”, sim, cidades outras (e existem muitas no Brasil e no mundo), que vivem em função das romarias, da desumana exploração da fé dos paupérrimos (em termos de Nordeste) romeiros, investindo pesado na construção da já famosa estátua de Nossa Senhora de Fátima, com a contemplação em seu entorno de um bem estruturado e amplo complexo espaço comercial que, fria e profissionalmente gerido, teoricamente seria capaz de “obrar o milagre” de revitalizar nossa frágil e mambembe economia (se a “coisa” pega, vamos longe; o problema é que, embora a verba já esteja disponibilizada, nosso azar é tão grande que já pesam sobre a construtora vencedora da licitação sérias denúncias de malversação do dinheiro público, de não cumprir com o estabelecido contratualmente (foi a responsável pela reforma da Siqueira Campos), o que a inviabilizaria ou a descredenciaria para levar adiante o projeto); 2) no momento seguinte, torcer e torcer muito, fazer figa e, até (atenção católicos praticantes) rezar, apelar e implorar ao santo da preferência de cada um, para que proceda, tenha fundamento e se torne uma agradável realidade as informações de que, sob as frondosas árvores da Chapada do Araripe e seu silêncio sepulcral, repousa no subsolo uma riqueza natural, por todos desejada e dificilmente encontrada: depósitos razoáveis do “ouro negro” (petróleo), com perspectiva de viabilidade exploratória comercial; o efeito de tal descoberta, se se concretizar, tornará a cidade do Crato um pólo de atração para todo o Brasil e, aí sim, com sérios e benéficos reflexos econômicos imediatos, capazes de, definitivamente, sepultar de vez com esse engodo da conurbação (vide o exemplo da hoje progressista vizinha cidade de Mossoró (RN), que se metamorfoseou rapidamente quando viu brotar do seu árido solo, tal mineral).
Resta-nos, pois, ficar à espera de um milagre: da santa (Fátima) ou do santo (Petróleo) ou - por que não? – de ambos, porquanto emblemáticos anunciantes de uma “nova era”.
Que assim seja !!!
Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva




13-05-2009
Prefeito Samuel Araripe recebe a miss Beleza Internacional Vanessa Vidal

Amanhã, dia 14, pela manhã, no Salão Nobre da Prefeitura do Crato, o prefeito Samuel Araripe recebe a visita da miss Beleza Internacional Vanessa Vidal. A modelo cearense, que é portadora de deficiência auditiva, foi eleita Miss Ceará, segunda colocada no concurso Miss Brasil, tornando-se Miss Brasil Beleza Internacional em 2008 . Talentosa, com muita garra, beleza, elegância e superação, ela tem conquistado a cada dia o seu espaço no disputadíssimo mundo da moda. A convite do "promoter" cratense André Lacerda, Vanessa Vidal vem ao Cariri participar de eventos, mostrando que o fato de ser deficiente auditiva não a impediu de realizar seus sonhos.

Educação do Crato promove formação continua de profissionais

A Secretaria de Educação do Crato vem realizando um trabalho efetivo no que diz respeito a comunicação, capacitação e o aprendizado constante de seus funcionários. Desde o inicio desse ano oficinas de formação, encontros pedagógicos, reunião de gestores, de secretários escolares e coordenadores pedagógicos e das creches são realizados com o objetivo de dar um melhor suporte aos profissionais, bem como promover melhoramentos em vários aspectos funcionais em relação a escola como um todo. De acordo com o Secretário Valentin Dantas, uma das prioridades da Secretaria de Educação do Crato é dar cada vez mais suporte a professores e alunos. Dentro da programação do trabalho da Secretaria de Educação, acontecerá hoje oficina com o tema “Ler e Escrever para Saber Mais”, no CEJA, onde participarão 113 profissionais. Próximo dia 29, no Circulo Operário será realizada a oficina “Lendo Você Fica Sabendo” para Professores do 2º ano, com 110 participantes.

Vacinação dos idosos contra a gripe continua até o final de maio

A Secretaria de Saúde do Crato informa a toda população acima de 60 anos de idade que o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra Influenza (gripe), até o final do mês de maio. A Secretaria solicita o comparecimento de todos os idosos que ainda não tomaram a vacina a procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência.

Vacinação contra febre aftosa será até a próxima sexta-feira

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato através de uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará EMATERCE e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI realizaram a campanha contra a febre aftosa. A vacinação, que começou no último dia 1º de abril, tem como meta imunizar 18 mil animais bovinos no município, contando com a importante colaboração nesse trabalho dos criadores. Segundo Erasmo Ferreira, Secretário de Agricultura, no ano passado a campanha foi executada com 100% de êxito e estima-se que esse ano seja atingido o mesmo resultado. É importante salientar que sem a vacinação, fica impossibilitada a exportação de produtos agrícolas da região. Cabe aos agricultores, assim que estiverem com a nota de compra da vacina em mãos, e após terem vacinado o seu rebanho, comparecer ao escritório da EMATERCE Crato para obter o seu certificado. Maiores informações pelos telefones: EMATERCE- 3102 1293 e ADAGRI - 3523 7832.

Premiação da 1ª fase dos JECS acontece no dia 16

Encerrada, na última segunda-feira, a 1ª fase do JECS - Jogos Escolares Cratenses. Participaram 24 escolas do município do Crato, incluindo as redes estadual, municipal e particular de ensino. As atividades esportivas aconteceram na Quadra Bicentenário, AABB, Estádio Mirandão e SESC. Os jogos contaram com competições de basquete, atletismo, vôlei, futsal e jogos de salão. A entrega dos troféus e medalhas acontecerá dia 16 de maio, às 9 horas, no auditório da RFFSA. [ Foto: Secretário de educação, Valentim Dantas ]

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069 M
ais informações:


http://www.crato.ce.gov.br

http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Engraxate Chaquinha. 56 anos apenas na Praça Siqueira Campos - PARABÉNS !




É com grande satisfação que o Blogdocrato e a população cratense parabenizam uma das mais gratificantes personalidades do Crato, o senhor Chaquinha, engraxate de renome e de honestidade reconhecida, que nesta segunda feira completou 56 anos de profissão somente na praça Siqueira Campos, sendo testemunha de muitas mudanças que a mesma tem sofrido ao longo dos anos. Parabéns chaquinha e vida longa a tanta graxa de sapato, do mais humilde até o mais importante. O Crato te saúda, velho guerreiro de tanto couro lustrar.

Texto e fotos: Wilson Bernardo

Professores realizam paralisação em Crato - Reportagem: Wilson Bernardo

Ontem, Terça-feira, os professores da rede pública DO ESTADO fizeram uma paralisação em virtude do não pagamento do PISO salarial ao qual eles têm direito por decreto federal. A manifestação foi seguida de uma passeata pelas ruas da cidade do Crato, e terminou na Praça Siqueira Campos, onde em seguida, os professores debateram a importância do pagamento do piso, bem como a valorização da classe.

Eis algumas fotos do evento:










Fotos e Reportagem: Wilson Bernardo

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31