xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/05/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 maio 2009

Mais uma vez, saudade! - Por Claude Bloc

Casa da Serra Verde - Pintura a óleo de Claude Bloc

...... Eis-me em silêncio, numa dessas fraturas de um tempo de aceitação. Aceito essa saudade que me chega em meio aos sargaços da idade...Essa saudade que é fruto da minha lembrança, e que vai aos poucos embaraçando-se em tantas e tantas fugas, cicatrizes, contrapontos... Saudade que me enlaça nesse imenso azul me abordando sutilmente, abrindo as comportas dos sentimentos e o tropel silencioso das horas insólitas...

...... A saudade não me causa fadiga: ela me acerta e me completa. Com o refluir do tempo, ela acaba sendo para mim a súmula de tudo para se tornar a essência do meu canto.

...... A saudade não subjaz ao simples acaso de um verso. Ela faz pulsar a arte nos desconcertos da poesia...

...... A saudade, a minha saudade, inscreve-se no silêncio, como uma órbita revelada em metáforas. Rompe a crosta que a separa do encantamento e vai concentrar-se nos vazios da alma...

...... A saudade do Crato é outra história. A minha!

Por Claude Bloc

Festa da Mãe Aparecida dos Criolos em Salitre

Começa nesta segunda-feira, dia 11, a Festa da Mãe Aparecida dos Criolos em Salitre. O evento é desenvolvido junto com uma comunidade Quilombola.

clique em cima da imagem para ampliar









A Fraude Humana - Por: Roberto Jamacaru


O período quaternário, segundo estudos, é caracterizado pelo aparecimento do homem na superfície da terra. Desde essa época, até os dias de hoje, esse primata, em meio a um universo muito grande de outras espécies, é o único ser que sobrevive usando de um artifício muito estranho chamado de mentira. Esse fato é tão incontestável que, às vezes, na luta pelo almejamento de seus objetivos, ele chega a mentir até para si mesmo. Vejam, abaixo, algumas de suas atitudes – mentirosas - que elucidam melhor essa questão. Quem acredita, por exemplo, nas inúmeras vantagens registradas nas bulas dos remédios?

Alguém poria a mão no fogo pela imparcialidade da mídia?
E com relação à cegueira da Justiça, ela é ato merecedor de confiança?

Dá para confiar também nas “curas” milagrosas e salvações das almas, garantidas em nome e Deus, por certas facções religiosas?
E os pesos que vêm expressos nas embalagens dos produtos, você se sente seguro com suas aferições?
As “suaves” prestações nos preços de determinadas mercadorias, oferecidas pelo comércio, isso é abatimento ou embutimento de juros?
Será que o seu software, seu perfume, seu whisky; o combustível de seu carro, seu medicamento, entre outros produtos, não são, por acaso, falsos, pirateados ou adulterados?
Suas jóias, Ah! Suas jóias... Mesmo reluzindo e com os selos de garantia, você tem certeza de que elas são legítimas?
Ainda no que diz respeito às eficácias dos produtos de consumo: algumas das pastas de dentes que você usou, por exemplo, com seus indicativos terapêuticos mágicos, os seus efeitos são de um creme dental ou de um crime dental?
E sobre o nome Paraguai, qual a conotação que ele sugere ter: a de um rio, a de uma nação política ou a de algo relacionado à sonegação, falsificação, contrabando, ações piratas etc?
Enfoquemos a libido: aquelas abundâncias de seios, bumbuns e tônus muscular, que muitos exibem publicamente, elas aparentam ser naturais, fruto dos silicones, dos enchimentos ou das “bombas químicas?”.
Aquele excesso de gentileza masculina, à D. Ruan, para com as mulheres, qual a sua real intenção? Cavalheirismo ou apelo sexual?
E o som daquele gozo - “intenso” - que os amantes ou as amantes costumam dar no ápice da relação, ao ser emitido, ele vem do sexo para dentro ou da boca para fora?
Política internacional: qual a real causa das guerras promovidas nos países pequenos pelas superpotências, seria em nome da paz ou na defesa do aquecimento de seus mercados bélicos?
Políticos: além das falsas promessas, por que um candidato gasta, na sua campanha eleitoral, ennnnnee vezes mais em relação aos seus salários previsto para o mandato?
Ponhamos mais ações políticas na linha do fogo cruzado: as licitações, os valores faturados e as prestações de contas do erário, elas gozam de legalidades, clarezas e exatidões?
Literatura: e os candidatos às eleições para as cadeiras da ABL – Academia Brasileira de Letras, quem tem mais chance de vencer? Os Poetas ou os pseudo$ Poeta$?
- Jogo rápido: o que é verdade ou mentira:
- Michel Jackson... Humano ou andróide? Pedófilo e/ou gay?
- O celibato católico: voto religioso ou preservação patrimonial da igreja?
- Aquele radicalismo sindical: lealdade corporativa ou visão a um cargo político?

É, irmão, a mentira humana antes de ser uma fraude é uma instituição com poderes ilimitados!
Se ela tem pernas curtas, se é cabeluda, se, às vezes, torna-se necessária, se, noutras, assume proporções deslavadas; se faz parte da condição humana, se tem deturpado a história, isso, para mim, é o de menos!
O que me preocupa e intriga, no contexto geral, é o fato de o homem não saber viver sem ela.
Finalmente perguntamos:
- Será que todos os nossos valores humanos são falsos?
- A palavra do nosso semelhante, por exemplo, é uma fraude?
- Eu sou uma mentira?
- Você é uma mentira?
- Deus é uma invenção?
- E a mentira, ela é uma coisa imaginada, uma invencionice, uma maquinação, uma fábula ou seria ela, mesmo cheia de astúcia e má-fé, a pura verdade?

Roberto Jamacaru

Imagens do Crato, Por Pachelly Jamacaru

Clic na imagem, para ampliar...



Fotos: Pachelly Jamacaru
C/M'Dágua
"Direitos reservados"

Fim de Semana - "Desestresse-se"...

1) DIVÓRCIO POR “COMPATIBILIDADE” ABSOLUTA
A mulher resolveu se separar do marido. O juiz perguntou qual seria a principal razão para essa separação. Ela: "Compatibilidade" de gênios”.
Juiz: A senhora deve estar querendo dizer “incompatibilidade de gênios”...
Ela: Não, não...é “compatibilidade” mesmo! Eu gosto de passear, meu marido também gosta. Eu gosto de ir ao cinema, ele também gosta. Eu gosto de pizza aos sábados, ele também gosta. Eu gosto do Náutico, ele também gosta. Eu gosto de homem, ele também...

2) RACIOCÍNIO ALOURADO...
Uma loura estava dormindo com o marido e o cão (do vizinho) latia sem parar. De repente, a loura levantou e foi resolver o problema.O latido ficou mais alto.Quando ela voltou o marido perguntou:- E aí, o que você fez?- Botei o cão no nosso quintal pra esse vizinho ver o que é bom!!!

3) COVEIRO CRIATIVO
Uma freira, na hora da morte, pediu para escreverem no seu túmulo o seguinte epitáfio:Nasci virgem; Vivi virgem; Morri virgem. O coveiro achou que eram muitas palavras e escreveu:- Devolvida sem uso !!!

4) EMPREGUINHO “MIXURUCA”
Um sujeito vai visitar um amigo deputado federal e aproveita para lhe pedir um emprego para o rebento querido, que tinha acabado de completar o supletivo do 1º grau. - Eu tenho uma vaga de assessor, só que o salário não é muito bom... - Quanto doutor? - Pouco mais de 10 mil reais! - Dez Mil!!!!???? Mas é muito dinheiro para o garoto! Ele não vai saber o que fazer com tudo isso não, doutor!!!! Não tem uma vaguinha mais modesta? - Só se for para trabalhar na assembléia. Meio período. Eles estão pagando só 7 mil! - Ainda é muito doutor! Isso vai acabar estragando o menino! - Bom, então tenho uma de consultor. Estão pagando 5 mil reais por mês, serve? - Isso tudo é muito ainda, doutor. O Senhor não tem um "empreguinho mixuruca", que pagasse uns mil e quinhentos ou até dois mil reais??? - Ter eu até que tenho, mas aí é só por concurso e é para quem tem curso superior, pós-graduação ou mestrado, bons conhecimentos em informática, domínio da língua portuguesa, fluência em inglês, alemão e grego e conhecimentos gerais. Além do mais, ele terá que COMPARECER AO TRABALHO TODOS OS DIAS....
Autores: desconhecidos - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva



UM SÁBADO COM PENCAS DE MADURAS SAUDADES - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Nestes PPTs da vida costuma uma frase lapidar acompanhar nossas angústias de tempo: viva este momento como se fosse o último. Mas nesta manhã de sábado, tão cheio de saudades do Crato, inverti literalmente a frase: vida este momento como se fosse o primeiro de toda sua longa vida. Tenho que viver este momento com o senso que a vida é longa e não posso deixar os cantis largados na trilha: na frente terei sede. Terei sede de Crato. Dos cratenses.

Sede de espaço e gente. Da chapada do Araripe e toda sua louca aventura da flora brasileira: cocais, mata atlântica e cerrado. Desta bacia em que pulsam todos os corações dos cratenses e seus sonhos de futuro, suas tiradas das manhãs, tardes e noites; suas saudades do universo tão vívido quanto vivido.

Saudade de ser eleitor de Pedro Felício, mas sorrir para Ossian Alencar Araripe em plena Praça Siqueira Campos numa conversa de voto e não voto. Saudades de Luiz de Borba e sua pausada voz de advogado numa narrativa sideral das dinastias egípcias. De Zé Alencar, bem ali na esquina da Siqueira, com enorme barriga, nela batendo de manso e dizendo: agora se vai para casa, toma-se um banho, bebe-se um copo de leite e....Melito completa: morre-se.

Zé Alencar tinha fobia da morte. Como alguns vivos têm horror da morte através das saudades dos outros. Que tais saudades possam soterrar a insipidez dos dias em curso. Ou que uma vez prisioneiro das saudades nada se possa com a gema desta manhã luminosa (vá que seja chuvosa). Mas o que temos é um plano que não é plano, não tem espessura e nem medidas cardeais. É um plano para o infinito e nele vamos metabolizando este momento de agora mesmo, ao som de Billy Vaughn destilando Que Será Será.

Estou num quarto de apartamento, cercado de livros, CDs, papéis, equipamentos eletrônicos, um ventilador para as manhãs de calor, e estas letras na tela eletrônica que dizem exatamente isso: tenho saudades do Crato. Do cratinho de açúcar, do cratinho como era e do cratinho como quer ser. Mas aí um cuidado.

Até aceito que os cratenses interpretem suas saudades de outro modo, mas o cratinho como vai sendo na manhã de hoje é uma potência de ser. E sendo, poderá não sê-lo. Ele, assim como a saudade, aceita crítica. O maior vigor da crítica é sobre o presente e o futuro, pois com ela caminhos mudam, algo pode ser feito, existe um pêndulo de vontade.

Isso mesmo um pêndulo. Não a objetividade pequeno-burguesa, é um pêndulo de vontade, por vezes para nosso lado, noutra para além. O melhor, a mais original boa vontade, será sempre sujeito da melhora. E não adiante calar a voz discordante com as farpas da acusação de coisas como “do contra”, “da besteira” e assim por diante, nunca os cratenses esqueçam que antes da voz dizer, tem um pensamento acabado. Calar-se não é desaparecer o desejo, é apenas cessar o som da voz. Quem pensa que calou alguém se engana, pois um dia uma reação haverá como eternidade daquilo que se cala, mas não em vontade.

José do Vale Pinheiro Feitosa

Frase do Dia...

"O grande problema da Imprensa é divulgar o problema e nunca divulgar quando ele é solucionado, pois isso não dá IBOPE !"

Dihelson Mendonça

Nota de Falecimento

O Crato amanheceu triste com o falecimento de seu Wlanderico Teixeira da Silva, esposo de Dona Euda Gregório Teixeira, Pai de Verônica, Ceiça, Isabel, Marlene, Delô, Douglas e Junior (igrejinha)
Nascido na cidade de Icó nos anos de 1929, mas Cratense de coração, seu Wanderlo era um verdadeiro artista na arte da marcenaria, trabalhou desde os 14 anos na movelaria irmãos Rôla.
Seu corpo está sendo velado na sua residência, na rua Marieta Teixeira Mendes - 228, no Bairro do Sossego em Crato.

Dia das mães! Por Alessandra Bandeira


Hoje dia das mães, mãe que num sentido simples seria aquela que gera um ser, mas num sentido mais amplo, temos mães que criam, mães que adotam, mães que se doam.
Ser mãe é uma das emoções mais forte que ja vivenciei em meus 32 anos de vida, é um sentimento estranho onde antes eu me aventurava no mundo e hoje tenho medo de cair pois, não posso faltar ao meu pequeno grande homem.
A maternidade de fato nos engrandece, nos torna mais consciente de tudo, pena que em algumas mulheres esse instinto não se sobressaia, mas a todas nos que hoje comemoramos, independente de ser uma data comercial, ja que todos os dias são nossos, eu desejo a todas as mães um dia de luz, de amor e de reflexão, ja que somos nos que podemos e devemos orientar nossos filhos pelo caminho do bem e da ética.
Em especial gostaria de desejar um feliz dia das mães a essas mulheres que são exemplos de mães guerreiras: Liduina e Margarida Belchior, Magali Esmeraldo, Monica Araripe(que além de mãezona agora é a vovó mais gata do pedaço) Tatiana Figueiredo,Janinha(amei te conhecer) Daniele Esmeraldo, Gabriela Federico, Iris Reflete , as mães de todos os comentaristas e a todas que fazem parte do Blog do Crato, mesmo que seja so lendo , mas que torce por esse espaço lindo.
Em especial desejo a mãe do Dihelson um dia lindo e um agradecimento por esse filho tão especial!
Um feliz dia das mães !

Por Alessandra Bandeira
Foto "Pelas mãos de uma criança"

CINEMA: Novo STAR TREK Estréia, mas não no Juazeiro !



O Novo "Jornada nas Estrelas"
TEXTO TIRADO DO BLOG DE ROEBRTO SADOVSKI, blogdosadovski.wordpress.com. O KAPOW PARA QUEM JÁ CONHECE.

Star Trek não é um filme perfeito. É infeliz em sua geografia, é exagerado em suas coincidências. Ah, e é também o melhor filme que vi neste ano que se aproxima da metade. Preciso apertar a mão de J.J. Abrams mais uma vez. De uma tacada só, ele ressuscitou uma série que, para todos os efeitos, morreu há mais de uma década, e também criou uma nova franquia do zero, fresquinha fresquinha, que vai nos levar (e eu sei que essa frase vai ser usada até enjoar) audaciosamente onde ninguém esteve antes.

Afinal, por que diabos o novo Star Trek é tão bom? Hmmm, eu poderia chutar que é pelo respeito ao que a saga criada por Gene Roddenberry significa para tanta gente. Mas não é só isso. O que Abrams fez foi criar uma aventura espacial de primeira, como John Whedon fizera com Serenity, e embalar em frascos conhecidos. Kirk, Spock, McCoy - todos figurinhas icônicas da ficção científica, aqui reapresentados como se fosse mesmo a primeira vez, para uma platéia que não faz idéia do que é o universo Trek. Dito isto, afirmar que Star Trek funciona que é uma beleza para não-iniciados é balela: o filme é coalhado de referências a capítulos anteriores, a termos que só os fissurados vão entender (velocidade warp? Por favor!). O brilhantismo de Abrams é que ele amarra o roteiro de maneira tão saborosa que tudo isso soa natural, soa novo. E soa como um ótimo negócio.

Daí, palmas para a Paramount, que armou este reboot depois que os últimos filmes, os protagonizados pela Nova Geração de Pickard, não fizeram nem marola. Na verdade, é hora de escancarar uma verdade aqui: apesar do carinho dos fãs, Star Trek no cinema sempre foi capenga ao extremo, entregue a sub-talentos, e nunca a uma equipe da primera divisão do cinema. Com a exceção do filme que Robert Wise dirigiu em 1979, uma trama contemplativa que falhou com o objetivo principal que era concorrer com Guerra nas Estrelas. Falhou miseravelmente. A partir daí, Trek gerou um semi-clássico (A Ira de Khan, que é tão bacanudo quanto tosco) e uma série de tranqueiras, que resistem ao tempo por seu valor kitsch. O novo Star Trek, por outro lado, é um filme de verdade, que utiliza o melhor da tecnologia cinematográfica atual para contar a história de dois homens, e de como seu destino espelha o futuro do universo.


Um deles é, claro, James T. Kirk - que deixa o charme cafona de William Shatner de lado para brilhar com Chris Pine que, se depender de Trek, vai longe. Nascido em meio a uma tragédia, quando seu pai assume o comando de uma espaçonave e se sacrifica para salvar sua tripulação, Kirk é um jovem sem propósito, que quer honrar a memória do pai que nunca conheceu, ao mesmo tempo que não suporta figuras de autoridade, como as da Frota. Depois de uma briga num bar, ele conhece Christopher Pike (Bruce Greenwood, um achado), que está recrutando cadetes. Kirk é convencido e parte para a academia.

O outro vértice é Spock (Zachary Quinto, o Sylar da série Heroes, mas eu prometo que você nem vai pensar nisso), nascido em Vulcano, dividido entre sua herança paterna e o lado de sua mãe, que é humana. Ele já é graduado pela Academia da Frota Estelar e, em seu mundo de lógica - para tentar suprimir o oceano de emoções movendo-se sob sua carapaça -, vê em Kirk e seu espírito livre um antagonista. O equilíbrio entre os dois é o que define a nova aventura, e também o destino do planeta. Abrams consegue com habilidade essa costura, usando um clichê (duas pessoas que se odeiam, mesmo destinadas a ser os melhores amigos) de maneira brilhante, fazendo com que a trama respire ao redor desse eixo.

A trama, por sinal, é simples - em termos trekkers. Nero (Eric Bana, ameaçador) é comandando de uma nave mineradora, uma espécie de caminhoneiro bronco que testemunha, um século e meio no futuro, seu planeta ser tragado pelo Sol. A culpa da tragédia recai sobre um enbaixador vulcano, muito velho e muito sábio (e muito conhecido), e em sua tentativa de vingança Nero cria uma fissura no tempo, que o traz ao passado (ao lado deste embaixador). É esse um dos grandes baratos do novo Star Trek: o vilão tem motivações simples, porém palpáveis. Longe de ser um gênio do mal, é um homem (ou romulano) comum, que vê o tempo amadurecer seu desejo de vingança, firme até o final.

Em meio à resolução da trama, somos apresentados à tripulação da Enterprise, reunida pela primeira vez. McCoy, ou Magro, é interpretado por Karl Urban (O Senhor dos Anéis) em um registro assustadoramente semelhante ao de DeForest Kelley, seu intérprete na série clássica. Fuinciona que é uma beleza, e ainda bem que Urban foi o único que seguiu os passos do ator que foi dono de seu personagem. Cada um dos outros imprimiu novas nuances a figuras já icônicas. Como Zoë Saldana (que será vista no fim do ano em Avatar), que faz uma Uhura sexy e determinada, protagonista do mais improvável romance da nova Enterprise; John Cho (da série Harold & Kumar) funciona perfeitamente como Sulo, em especial numa cena de ação inacreditável ao lado de Kirk/Pine; o engenheiro Montgomery Scott torna-se um bem vindo alívio cômico nas mãos de Simon Pegg (Todo Mundo Quase Morto); e Anton Yenshin (que em breve estará em cartaz em mais uma ficção científica, O Exterminador do Futuro - A Salvação) representa, em Checov, nosso próprio espírito juvenil ao embarcar numa aventura inacreditável.

E é bem isso o novo Star Trek: uma aventura espacial sexy, saborosa, que equilibra a perfeição as funções de ser um candidato a blockbuster (e, pode acreditar, a Paramount pode abrir o cofre para receber rios de dinheiro) com a arte de ser cinema, de ser espetáculo, de ser um filme que merece ser visto e revisto para que seus detalhes, seu humor, seu suspense e sua emoção seja degustada em detalhes e de forma plena. Nas mãos de Abrams, Star Trek pode esperar - e lá vem mais um clichê inevitável - uma vida longa e próspera.

Publicado por: Demétrius Silva - Comentarista de Cinema do Blog do Crato - Cinemania Cariri.

A Globalização da Miséria - Por: Luiz Domingos de Luna


A alta tecnologia de ponta vem devorando os postos de trabalho dos operários probos e honestos.

“As empresas estão investindo maciçamente na alta tecnologia de ponta, pois, assim, elas aumentam a margem de lucro, ao tempo em ficam mais enxutas e modernas para enfrentarem a globalização” . Todo este palavreado não passa de um eufemismo enganador e cruel, o que está acontecendo de verdade é uma política empresarial globalizada norteada na concentração de capitais e na demissão involuntária, Os operários estão sendo colocados no olho da rua por conta de uma crueldade empresarial de cortar coração, pois senão vejamos: nas pranchetas dos construtores desta política excludente do capitalismo selvagem já estão programados os postos de trabalhos de hoje ou ontem? ocupados pelos trabalhadores e que serão substituídos ou tungados pelas novas tecnologias. Essa massa operária é jogada no olho da rua como animais, assim como os escravos na época do período colonial. E o pior, enquanto o operário pensa que seu posto de trabalho foi extinto por uma fatalidade, por uma evolução dos tempos, pela modernidade, outros milhares de trabalhadores já estão tendo nas mesmas “pranchetas” a exclusão premeditada da substituição do atual trabalhador pela alta tecnologia de ponta. Mas por que isto acontece ? -Porque vivemos no terminal de um capitalismo excludente, selvagem, opressor onde o capital se concentra na maioria da “minoria privilegiada” que não pensa no bem estar social, na tecelagem humana, no bem estar da coletividade,mas apenas nas suas margens de lucro que devem aumentar diariamente, se a margem não aumenta, o corte de pessoal faz aumentar. É uma equação financeira que conspira contra o trabalhador, o operário honesto. De tanto trabalhar para a empresa, de tanto viver a empresa, coitado! esquece de si mesmo e quando for pensar em sua vida já está no olho da rua. O Que fazer com essa massa operária que está sendo expulsa dos seus postos de trabalho, simplesmente porque ele não existe ou deixará de existir em pouco tempo. O Estado tem uma política de integração de emprego para estes excluídos pela força bestial de um capitalismo devorador de operários probos e honestos? Ou se vai colocar a culpa na fatalidade? - Destino.

Por: Luiz Domingos de Luna

Programação Cultural

No Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri:


No Teatro Marquise Branca:

GRIPE - Chuvas prejudicam vacinação de idosos

Aquém da meta: Condições das estradas prejudicam o deslocamento de agentes e pacientes. Secretária de Saúde garante, no entanto, que meta será cumprida (Foto: Antônio Vicelmo). No Crato, apenas 56% dos idosos foram imunizados. Expectativa é que haja prorrogação por conta das enchentes . Crato. As chuvas prejudicaram a campanha de vacinação contra a gripe para os idosos, que terminou ontem. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 80% da população com mais de 60 anos. Mas, no Crato, o setor de epidemiologia só conseguiu vacinar 56% dos idosos. A enfermeira Teresa Cristina Brito informou que a intensidade das precipitações e a falta de condições de tráfego nas estradas impediram tanto o deslocamento do público-alvo da campanha para os postos de vacinação quanto a ida das equipes de saúde para realizar a imunização nas pequenas comunidades. Ela acredita que o Ministério da Saúde vai autorizar a prorrogação da campanha nas áreas atingidas pela chuva, diante da impossibilidade de deslocamento. Ontem, voltou a chover no Crato.

A secretária de Saúde do Crato, Nizete Tavares, garante que a meta será atingida. Ela justifica que não foram contabilizados os números da última semana, quando o trabalho de vacinação foi intensificado. Agentes de saúde e enfermeiros atenderam os idosos em domicílio e nos pontos de concentração. Foram enviadas equipes para as filas dos bancos, nos dias de pagamento dos aposentados e pontos de encontro da “melhor idade”. Em determinadas localidades, como Cipó dos Tomás, os agentes de saúde tiveram que se deslocar a pé porque as estradas não davam passagem para veículos. “Com a intensificação da campanha e a sua provável prorrogação, a meta será atingida”, garante a secretária. O mecânico João Gonçalves, um dos primeiros a se vacinar, compara a vacinação com a manutenção de um veículo. “Se o proprietário do carro faz as revisões nas datas certas, o risco de defeito é menor. Assim é o corpo humano”. O médico José Flávio Vieira, do Conselho Municipal de Saúde, informou que, nos últimos dias, aumentou a incidência de pessoas gripadas em seu consultório. Ele conta que a vacina contra gripe diminui o risco de doenças respiratórias agudas, como pneumonia, reduzindo também os riscos de internação e até de morte. Segundo José Flávio, a vacina não provoca gripe. Quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina. Outra possibilidade é que seja apenas um resfriado. A vacina raramente provoca efeitos colateais, mas algumas pessoas podem apresentar reações que desaparecem entre 24 e 48 horas. A vacina é gratuita e se encontra nos postos de saúde da rede pública de todo o País.

O médico adverte que a vacina só não é indicada para quem tem alergia à proteína do ovo e ao timerosal (substância presente no mercurocromo e mertiolate). Essa também é uma boa oportunidade para os idosos atualizarem seu cartão de vacinação. A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso é realizada no Brasil desde 1999, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde. Em quatro anos, foram aplicadas 38,5 milhões de doses da vacina. O objetivo é para melhorar a qualidade de vida do público-alvo: de 1999 até hoje, as internações de pessoas com mais de 60 anos por complicações da gripe caíram 10%. O Centro Nacional de Epidemiologia, por intermédio do Programa, está atento à diversidade regional e trabalha de acordo com a realidade de cada Estado.

Mais informações:
Secretaria de Saúde
Centro Administrativo
Crato - CE
bairro São Miguel
(88) 3521.9400

Reportagem: Antonio Vicelmo
Fonte: Jornal Diário do Nordeste

09-05-2009
Saúde desempenha trabalho importante no atendimento especializado da pediatria na área ambulatorial

A Secretaria de Saúde do Crato registrou um número crescente de atendimentos ambulatoriais na área de pediatria no município. Isso significa que casos que muitas vezes poderiam ser encaminhados para internamento, foram resolvidos com a oferta de serviços e atendimentos através de consultas no PAM. O atendimento ambulatorial em Crato conta com uma equipe de profissionais composta por oito pediatras, uma psicóloga, uma odontóloga, uma enfermeira e três auxiliares de enfermagem. Ano passado foram registrados mais de 1500 atendimentos. Uma pequena parcela de crianças foi encaminhada para internamento, demonstrando a importância desse trabalho para a comunidade cratense.

Balcão de Direitos Humanos em parceria com Ação Social levam orientações às comunidades do Crato

A Universidade Regional do Cariri (URCA) está realizando um trabalho de orientação cidadã nas comunidades do Crato, por meio de uma parceria com a Secretaria de Ação Social, com o Balcão de Promoção de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania. Várias palestras já foram realizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), em áreas como o Seminário, Vila Alta e Alto da Penha, levando esclarecimentos importantes nas áreas de Direito e Cidadania. Temas como Pensão Alimentícia, Violência Doméstica, Estatuto do Idoso, entre outros são abordados, interagindo com a comunidade. Nos meses de março e abril foi desenvolvida uma programação com palestras em vários locais, encerrando no último dia 28. As palestras são prestadas pela advogada Alda Maria Teles Oliveira, Cleonice de Almeida da Silva, Larissa Maria Barbosa Lemos, e Marcelino de Oliveira Santos, coordenador do Balcão, além dos integrantes Bruna de Sá Esmeraldo, estagiária de Psicologia, Lara Onofre Feitosa, estagiária de Direito, Jamilly Khetlyn Mota Bezerra, estagiária na área de Serviço Social. Também na coordenação dos trabalhos o advogado Hermano José de Sousa. Os atendimentos do balcão são realizados de segunda-feira à sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas. O telefone para maiores informações é (88) 3102.1284. O projeto Balcão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania é desenvolvido por meio de parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos – Presidência da República, levando serviços de orientação, assistência e formação que contribuem para a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos na região do Cariri.

Bolsa Família continua realizando atualização de cadastros

A coordenação do Bolsa Família do Município do Crato continua realizando a atualização dos cadastros dos beneficiários de forma constante, no intuito de promover o bom funcionamento desse programa no município. De dois em dois anos, esse trabalho é feito de forma rigorosa, ou caso algum cadastrado tenha mudado de endereço ou filho de escola, deve comunicar imediatamente a coordenação do programa. Uma das decisões foi realizar a atualização dos cadastros dependendo da ordem de necessidade de cada beneficiário e não em ordem alfabética, como nos anos anteriores.

Secretário convoca membros do COMDEMA para reunião dia 12

O Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente do Município do Crato, secretário Nivaldo Soares, está convocando todos os membros do Conselho para participarem da 5ª reunião Ordinária. A reunião será realizada no próximo dia 12, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato. Entre os assuntos a serem abordados na reunião estão: às 9 horas, José Barbosa de Sousa, presidente da Associação dos Agentes Recicladores de Crato – AARC, falará dos resultados e carências que a entidade está enfrentando atualmente. Às 10 horas, será feita a apresentação do Questionário de Avaliação da Gestão Ambiental do Programa Selo Município Verde - PSMV - Edição 2009. às 11 horas, haverá apresentação de programação preliminar da Semana do Meio Ambiente - Edição 2009. A reunião será encerrada ao meio-dia, com os encaminhamentos.

Vacinação contra febre aftosa prorrogada até o dia 15

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato através de uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará EMATERCE e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI realizaram a campanha contra a febre aftosa. A vacinação, que começou no último dia 1º de abril, tem como meta imunizar 18 mil animais bovinos no município, contando com a importante colaboração nesse trabalho dos criadores. Segundo Erasmo Ferreira, Secretário de Agricultura, no ano passado a campanha foi executada com 100% de êxito e estima-se que esse ano seja atingido o mesmo resultado. É importante salientar que sem a vacinação, fica impossibilitada a exportação de produtos agrícolas da região. Cabe aos agricultores, assim que estiverem com a nota de compra da vacina em mãos, e após terem vacinado o seu rebanho, comparecer ao escritório da EMATERCE Crato para obter o seu certificado. Maiores informações pelos telefones: EMATERCE- 3102 1293 e ADAGRI - 3523 7832.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br

http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Mãe


Por João Marni de Figueiredo


Mulher, que há milhões de anos, no período cenozóico, uma vez Lucy, deixaste as impressões na lama vulcânica quando instintivamente olhaste para trás, temendo pela vida do teu rebento;

Tu, que uma vez Eva, foste castigada por não postergar a procriação, tal e qual adolescente de hoje;

Tu, que embalas o sonhos de ser mãe, que exultas e ficas radiante quando concebes e carregas no ventre a razão da tua vida, deixando de existir para ti... que passas a rir ou chorar com o que ao filho acontece;

És capaz de nadar em águas turbulentas para salvá-lo, mesmo não sabendo fazê-lo. És também obstinada e nunca perdes a fé, a exemplo do Ingrid Betencourt, suportando um cativeiro de seis anos em meio à selva, às humilhações e maus tratos, acesa apenas pela tênue luz da esperança em rever os filhos.

Mãe, jamais mentes quando dizes que teu filho é o mais bonito, inteligente, inocente e o melhor dos homens. És símbolo de coragem e de responsabilidade, como aconteceu com aquela vietnamita, encontrada num buraco com seus filhos, durante a guerra, tendo negado ao seu algoz sobre seu companheiro com vários “não sei”. Mas quando indagada de quem seriam aquelas crianças, disse-lhe: “São minhas!”

Mãe, cuja maior queixa no consultório do pediatra é que seu filho não quer comer... Adiante, na juventude dele, não dorme enquanto não chega;

Mãe, feito Nossa Senhora, que mesmo sabendo desde sempre do destino reservado ao seu filho, Jesus, não foi capaz de segurar as lágrimas.

Parabéns a todas as mães, ricas ou pobres, santas ou pecadoras. Até às que abandonam ou agridem os filhos, pois doentes que estão, perdoadas são.

Tu que és filho, se não puderes comprar-lhe um presente, prenda maior será beijá-la e abraçá-la entre palavras como: “eu te amo, mãe!”.

Se distante estás, manda-lhe uma mensagem e, se já a não tens mais, lembra-te dela com alegria.

Presto homenagem agora à minha própria mãe, Maria Olga, num texto que ouso e espero, venha refletir o sentimento de todos pela sua:

Mamãe,

Do sopro do amor, no encontro aleatório dos códigos, iniciei-me na vida.Alimentado como fruto em teu ventre, chorei ao deixar o silêncio e o morno detuas águas! Sorvi cada gota do teu néctar, enquanto maravilhava-me com teu olhar.Nunca mais deixei de cair e de tentar novamente, desde que impelido a andar. Saí por aí e em lugar nenhum encontrei a paz, a entrega e a ternura como em ti, mamãe! Em momento algum lamentaste o que te reservou a vida. Teu espírito é de continuar... Os filhos estão sempre a pedir perdão. Então perdoa-me, mãe, 70 vezes 7, Uma vez mais, quando perturbo o teu sono. És muito rica, pois em tempos difíceis, vendeste tuas jóias, exceto as do coração!Te amo!

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31