xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/05/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 maio 2009

Recadastramento Periódico do Blog do Crato - 2009/01

Alô Pessoal,

Faz um bom tempo que não fazemos aquele recadastramento dos nossos comentaristas. Temos o prazer de ter hoje inúmeras pessoas que contribuem com seus comentários e nos ajudam a movimentar o Blog. Entretanto, nossa grande luta desde o comêço foi evitar o anonimato. Conseguimos bloquear o acesso aos anônimos em 2006, que na época ( O Blog te 4 anos... ), faziam uma verdadeira arruaça por aqui. Melhorou. Depois ainda continuou com o uso de nomes falsos no cadastramento. Prosseguimos em 2007 e 2008 com o recadastramento dos novos comentaristas, que nos forneceram seus dados, Nome Completo, endereço e telefone.

Então chegamos a mais um recadastramento do Blog para 2009. Peço a quem ainda não nos enviou ( ou mesmo não sabia ) que precisamos de um cadastro de comentarista, que nos envie a fim de que não caia na lista dos Anônimos que se utilizam de nomes e fotos falsas para tentar postar. Na maioria dos casos, eu tenho liberado a postagem no Blog se a pessoa já possui uma conta no Gmail por boa fé. Mas em muitos deles, observo que é impossível verificar o e-mail, o nome completo, e outros dados caso precise contactar. Como sempre faço questão de dizer, os dados ficarão preservados conosco e não serão publicados no Blog.

Então estou pedindo aos comentaristas, sobretudo à aqueles que eu desconheço e aos novatos, que enviem sua ficha de cadastro para o e-mail:

blogdocrato@hotmail.com

Contendo as seguintes informações:
================================================

CADASTRO DE COMENTARISTA:

01 - E-mail de contato:
02 - Nome Completo:
03 - Filiação: ( pai e mãe ):
03 - Endereço completo para contatos:
04 - Número de telefone - Fixo e de Celular para contatos:
05 - Identidade e CPF

================================================

Agradeço pela compreensão de todos em tentar manter a ordem, a constante organização e seriedade do nosso Blog do Crato.

Evite ser considerado anônimo. Faça logo seu cadastro e fique tranquilo. O prazo para envio de cadastros é até Segunda-Feira dia 11.

Abraços,

Dihelson Mendonça
Administração.

Minha Mãe!


Vocês, Mães, devem ser lembradas não apenas no segundo domingo de Maio de cada ano, mas todos os dias, de cada ano.

Mãe é tudo!
Mãe é a concebedora,
Mãe é a geradora,
Mãe é a parideira,

Mãe amamenta,
Mãe trabalha,
Mãe cuida,
Mãe se preocupa (por toda a vida),

Mãe defende,
Mãe educa (dizendo muito mais não, do que sim!),
Mãe ama (independentemente do merecimento do filho),
Mãe é este ser extraordinário que desabrocha na mulher que tem: um Filho(a).

Viva a quem tem Mãe!
Viva as mães!
Deus cubra de bênçãos a minha Mãe!

Dimas de Castro e Silva Neto
Filho da maravilhosa, Dona Salette.

Hoje também tem Jessier Quirino no Auditório da Rádio Educadora - CRATO



Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente ao preço de R$20,00 nas Farmácias Gentil (Juazeiro do Norte e Crato), Bunny´s (Cariri Shopping), Rádio Vale FM, SESC Crato, Restaurante Lá na Praça e Soparia (Crato).

Veja o vídeo de Jessier Quirino no Programa do Jô,
( dica: para ouvir o áudio do vídeo, pause antes o player da Rádio Chapada do Araripe na entrada do Blog ).


Hoje, III Mostra Curtas Cariri - Auditório do Centro Cultural do Araripe - Crato

.
A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato está apoiando a 3ª Mostra Curtas Cariri. Essa obra acontece desde o ano de 2007, e vem divulgando e promovendo a produção audiovisual nacional e da região. O evento, que começou ontem, conta com três programas e exibe uma variedade de curta-metragens que agradam a todas as gerações. As apresentações estão divididas em três partes:

- Mostrinha: Filmes com a temática infantil.
- Curta Cariri: Filmes produzidos por profissionais da região. Salientando que nesse ano, o programa Curta Cariri apresenta a produção dos jovens da Zona Rural do Município do Crato, que foram capacitados no projeto Ações Culturais para Povos Rurais.

- Curta Brasil: Uma seleção da recente produção audiovisual do país.

A 3ª. Mostra Curtas Cariri acontece hoje a partir das 17h, no auditório do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Toda a comunidade cratense e principalmente quem gosta de cinema está convidada. Participem!


Frase do Dia, em 2020...

"Hoje na grande metrópole do Cariri, antiga cidade de Crato, Juazeiro e Barbalha..."

2020

Dihelson Mendonça

HOJE, no Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri

irmaos guisse

Governo confirma quatro casos de gripe suína no Brasil

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou na noite desta quinta-feira quatro casos de gripe suína --a gripe A (H1N1)-- no Brasil. Há casos em três Estados: São Paulo (2), Rio (1) e Minas (1). Os pacientes são adultos e passam bem, afirmou o ministro. Todos contraíram a doença no exterior --três estiveram no México e um, nos Estados Unidos. O Brasil tem outros 15 casos suspeitos.

Três dos quatro pacientes já receberam alta médica. Temporão afirma que nenhum deles oferece risco de contaminar outras pessoas. Para o ministro, a confirmação da doença não muda a estratégia do Brasil para se prevenir contra a gripe suína, já que todas as medidas preventivas foram tomadas com antecedência. Ele afirma que a população deve evitar a automedicação.

"Todos os casos são importados, e o vírus não circula no Brasil", afirmou.
Jamil Bittar /Reuters

Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anuncia quatro casos confirmados da gripe suína no Brasil; há 15 casos suspeitos. Em São Paulo, um dos casos confirmados é de um rapaz de 24 anos que esteve no México entre os dias 17 e 22 de abril. Ele apresentou os sintomas no dia 24 e ficou internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas por dez dias, informou a Secretaria Estadual da Saúde. O outro paciente de São Paulo, um homem de 48 anos, esteve nos Estados Unidos entre os dias 19 e 28 de abril. Ele apresentou os sintomas no dia 29 e também foi atendido no Emílio Ribas, onde foi medicado e mantido sob monitoramento. De acordo com o ministério, ele não ficou internado, e nenhum dos familiares manifestou sintomas da doença. Em Minas, o paciente --que esteve no México entre os dias 22 e 27 de abril-- também já teve alta. Ele começou a manifestar os sintomas dia 26 e foi internado quando chegou ao Brasil. Ele recebeu alta no dia 29 e permaneceu em isolamento domiciliar até quarta-feira (6). Apenas o paciente cujo caso foi confirmado no Rio continua internado. De acordo com Temporão, ele retornou do México no último dia 3, está internado desde terça-feira (5) e passa bem. Um outro paciente que também está internado no isolamento do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, ligado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), teve contato com o jovem de 21 anos que teve diagnóstico confirmado para a gripe suína. Segundo o ministro, outros 15 casos suspeitos da doença ainda são analisados no país. Os exames laboratoriais que confirmam ou descartam a contaminação pela doença podem sair nesta sexta-feira. Outros 93 casos foram descartados.

Os kits para realização de exames laboratoriais que diagnosticam a gripe suína chegaram na noite de quarta-feira ao Brasil. Eles permitem o diagnóstico em 72 horas, e o resultado saiu antes do previsto nos quatro casos confirmados hoje. "Vamos continuar fazendo o mesmo trabalho, só que agora com uma arma muito importante, porque temos um reagente pronto para fazer o diagnóstico", disse Temporão. O ministro afirma que o Brasil tem material para tratar 12.500 pessoas e matéria-prima para remédios para mais 9 milhões.

Mundo

A OMS (Organização Mundial da Saúde) advertiu nesta quinta-feira que o vírus da gripe suína continua se espalhando pelo mundo e que uma estimativa "razoável" é que chegue a infectar um terço da população mundial. O balanço mais recente da organização aponta 2.371 casos da doença em 24 países. O relatório, divulgado às 15h não inclui os quatro casos confirmados no Brasil. Segundo o balanço da OMS, a gripe causou 44 mortes --42 no México e duas nos Estados Unidos. Apesar do aumento de 29 para 42 mortes no México, que havia sido informado na quarta-feira, o governo mexicano afirmou que o pior da epidemia de gripe suína já passou e baixou o alerta nesta quinta, permitindo a reabertura de estádios, bares e prédios públicos. O nível de alerta pela gripe suína permanece no nível 5, que indica uma pandemia iminente. A contenção da transmissão do vírus, que, segundo a OMS, permanece restrita à América do Norte, levou a OMS a rejeitar elevar o alerta para o nível máximo, seis.

Classificações
São consideradas suspeitas de ter a doença pessoas que tiverem febre alta repentina (acima de 38ºC) e tosse. Também podem estar acompanhadas de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações ou dificuldade respiratória. Além disso, o paciente deve ter apresentado os sintomas até dez dias depois de sair de países que reportaram casos pela influenza A (H1N1) ou ter tido contato próximo, nos últimos dez dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito de contaminação. São monitoradas pessoas que chegaram de países afetados, com febre não medida e tosse. De acordo com o ministério, o paciente também pode apresentar um dos sintomas apontados na definição de caso suspeito. Também são monitorados viajantes procedentes de voos internacionais, nos últimos dias dias, de países não afetados pela doença e que apresentaram sintomas conforme definição de caso suspeito.


Arte/Folha Online

Fonte: Jornal Folha OnLine

Adquira o livro: Histórias que vi, Ouvi e Contei - De Carlos Eduardo Esmeraldo

Compre através do Blog do Crato - Últimos Exemplares impressos !

historias que vi ouvi e contei

Histórias que Vi, Ouvi e Contei", da autoria de Carlos Eduardo Esmeraldo, é uma coletânea deliciosa de histórias engraçadíssimas que aconteceram no Cariri ao longo do século XX. Figuras características, situações engraçadas, esse livro, elogiadíssimo pelo público é imperdível para todos aqueles que procuram conhecer a história da nossa cidade através de seus inúmeros "causos". O próprio autor, Carlos Eduardo Esmeraldo nos presenteou com seus últimos 25 livros disponíveis, a fim de que o valor da venda se reverta para a manutenção do Blog do Crato no ar, e para a criação do nosso estúdio de produção audiovisual, que será a base para o Acervo Digital do Cariri, ou Museu da Imagem e do Som. Assim, além de adquirir um exemplar do livro "Histórias que vi, Ouvi e Contei, você também estará ajudando a manter o Blog do Crato e a construção do estúdio para o Museu da Imagem e do Som.

Estamos com os últimos 25 exemplares impressos. Apresse-se, pois estes são realmente, os últimos! Quem desejar adquirir o livro, entre em contato via e-mail conosco:
blogdocrato@hotmail.com
Ou pelo telefone: 088-3523-2272 deixe recado na secretária com nome e seu número de telefone.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com



08-05-2009
Cultura do Crato apóia a 3ª. Mostra Curtas Cariri

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato está apoiando a 3ª Mostra Curtas Cariri. Essa obra acontece desde o ano de 2007, e vem divulgando e promovendo a produção audiovisual nacional e da região. O evento, que começou ontem, conta com três programas e exibe uma variedade de curta-metragens que agradam a todas as gerações. As apresentações estão divididas em três partes:

- Mostrinha: Filmes com a temática infantil.
- Curta Cariri: Filmes produzidos por profissionais da região. Salientando que nesse ano, o programa Curta Cariri apresenta a produção dos jovens da Zona Rural do Município do Crato, que foram capacitados no projeto Ações Culturais para Povos Rurais.

- Curta Brasil: Uma seleção da recente produção audiovisual do país.

A 3ª. Mostra Curtas Cariri acontece hoje a partir das 17h, no auditório do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Toda a comunidade cratense e principalmente quem gosta de cinema está convidada. Participem!

Mobilização Social em parceria com a Unimed do Cariri realizarão o VI Ciclo de Medicina Preventiva

O Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato convidam a comunidade a participar do “VI Ciclo Medicina Preventiva” a ser realizado pela Secretaria de Saúde do Crato em parceria com a UNIMED Cariri. Esse ciclo consta de palestras sobre temas relacionados a cuidados com a saúde. Todas as palestras acontecerão no Teatro Salviano Arraes Saraiva, às 14h, conforme o seguinte calendário: 13 de maio, próxima quarta-feira palestra com Dra. Eponina, sobre Doenças da Tireóide, dia 27 de maio, palestra sobre DST/AIDS, com o Dr. Túlio Teixeira e dia 10 de junho o assunto será Tabagismo e Drogas, com explicações do Dr. José Flávio Vieira.

Representante do Crato vence concurso Miss Ceará Fitness 2009

O Governo Municipal do Crato está apoiando a vencedora do premio Miss Ceará Fitness 2009, Gilvânia Coelho, cratense que ganhou o titulo cearense, concorrendo com participantes de todo o Estado. O concurso Estadual aconteceu no ultimo dia 25 de abril, no teatro Marquise Branca em Juazeiro do Norte. A vencedora, que tem 16 anos, é estudante do 3° Ano do Ensino Médio da Escola Academia de Ensino, tem como uma de suas metas tornar-se uma brilhante advogada. A cratense Gilvânia Coelho, irá representar o Ceará no Miss Brasil Fitness que será realizado de 19 a 23 desse mês em Vitória, no Espírito Santo. Convidamos a toda a comunidade cratense a votar na nossa miss Gilvânia Coelho: acessem o site www.misterbrasil.siteonline.com.br. Vamos ajudar a eleger a nossa representante !

Bolsa Família continua realizando atualização de cadastros

A coordenação do Bolsa Família do Município do Crato continua realizando a atualização dos cadastros dos beneficiários de forma constante, no intuito de promover o bom funcionamento desse programa no município. De dois em dois anos, esse trabalho é feito de forma rigorosa, ou caso algum cadastrado tenha mudado de endereço ou filho de escola, deve comunicar imediatamente a coordenação do programa. Uma das decisões foi realizar a atualização dos cadastros dependendo da ordem de necessidade de cada beneficiário e não em ordem alfabética, como nos anos anteriores.

Secretário convoca membros do COMDEMA para reunião dia 12

O Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente do Município do Crato, secretário Nivaldo Soares, está convocando todos os membros do Conselho para participarem da 5ª reunião Ordinária. A reunião será realizada no próximo dia 12, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato. Entre os assuntos a serem abordados na reunião estão: às 9 horas, José Barbosa de Sousa, presidente da Associação dos Agentes Recicladores de Crato – AARC, falará dos resultados e carências que a entidade está enfrentando atualmente. Às 10 horas, será feita a apresentação do Questionário de Avaliação da Gestão Ambiental do Programa Selo Município Verde - PSMV - Edição 2009. às 11 horas, haverá apresentação de programação preliminar da Semana do Meio Ambiente - Edição 2009. A reunião será encerrada ao meio-dia, com os encaminhamentos.

Vacinação contra febre aftosa prorrogada até o dia 15

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato através de uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará EMATERCE e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI realizaram a campanha contra a febre aftosa. A vacinação, que começou no último dia 1º de abril, tem como meta imunizar 18 mil animais bovinos no município, contando com a importante colaboração nesse trabalho dos criadores. Segundo Erasmo Ferreira, Secretário de Agricultura, no ano passado a campanha foi executada com 100% de êxito e estima-se que esse ano seja atingido o mesmo resultado. É importante salientar que sem a vacinação, fica impossibilitada a exportação de produtos agrícolas da região. Cabe aos agricultores, assim que estiverem com a nota de compra da vacina em mãos, e após terem vacinado o seu rebanho, comparecer ao escritório da EMATERCE Crato para obter o seu certificado. Maiores informações pelos telefones: EMATERCE- 3102 1293 e ADAGRI - 3523 7832.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069

Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br

http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


O Respeito merecido ao Sr. Armando Rafael

armando e nezinho

[ Acima: Manoel P. Aquino entrega diploma de membro do ICC a Armando Lopes Rafael ]

Prezados membros do Blog do Crato,

Venho por meio desta externar a minha solidariedade e estima ao nosso colega Armando Rafael, um dos ( se não O ), maior Historiador do Cariri, que por razões particulares, de discussões com outro membro do Blog, o Sr. José Nilton Mariano, resolveu há alguns meses, "tirar umas férias" do nosso Blog. Na época, tentei de todas as formas possíveis reverter essa decisão do Armando, pois as discussões geram polêmica, mas algo dentro de mim me dizia para respeitar a sua decisão, e que em momento oportuno as coisas seriam solucionadas. Assim o fiz.

Tudo já ia aparentemente bem, até esses dias, quando em infeliz comentário, já por 2 vezes, o Sr. José Nilton Mariano se referiu novamente ao Armando, por vias indiretas. Na primeira, trazendo até o Armando de volta para um comentário apenas, e agora, novamente, em outro infeliz comentário em um dos tópicos do blog. O Armando por conta disso, me enviou uma carta extensa via e-mail, de esclarecimentos, pedidos, e até mostrando o grau de amizade que ele nutria pelo Mariano, relacionando vários fatos da vida dos dois que os levaram a ser amigos, e que eu preferi não publicar, para não jogar mais lenha na fogueira. O Armando acusa o Mariano de ter se tornado um "elemento desagregador do Blog", pois disse que depois da sua entrada, o Mariano procura semear a discórdia entre os membros, e passou a "marcar" as postagens e opiniões do Armando. Embora eu não veja totalmente por esse lado, de chegar ao ponto de classificar o nosso colega Mariano de "elemento desagregador", tenho notado de modo pessoal, a sua constante tônica em cima de determinadas obsessões.

A bem da verdade, já tive de intervir diversas vezes, pedindo até que por um mês apenas, se parasse de falar por aqui nos "Benefícios do Lula", e por outro lado, em assuntos de Religião, pois se for pouco, é bom, mas tava uma coisa de louco... não que desejemos tolher nenhum assunto em especial, mas quando a discussão se multiplica com o mesmo assunto, o mesmo ponto se espalhando por vários tópicos do Blog como era antes, se torna preocupante e impraticável. Não se tratava de notícias diárias do Lula, pois não eram relatos de realizações, era de confronto e de desafio mesmo, que pelo conteúdo, gerou muita discórdia. Então isso gerou um descontentamento muito grande, também percebido por mim e por vários outros membros como o Armando Rafael e até no nosso querido A. Morais, que se cansou de fazer bate-boca todo dia sobre o MESMO ASSUNTO Lula e foi postar as suas matérias no Blog do Sanharol.

Diante da carta de hoje do Armando Rafael, e em sinal de respeito, é que venho "PEDIR" para que o nosso colega José Nilton Mariano pare de mencionar, lembrar ou fazer qualquer referência , alusão ou mesmo insinuação que seja ao professor Armando Rafael em qualquer texto escrito no Blog do Crato, pois o Armando é uma pessoa sensível, está sendo muito respeitoso e tolerante até para com os acontecimentos, e é uma pessoa que merece por parte de todos nós membros, o mais profundo respeito e consideração. Da mesma forma o Mariano. E é atendendo ao pedido do Armando, como atenderia esse pedido de qualquer outro membro, para ser justo, que eu postei essa nota, que espero contar também com o respeito a mim, como administrador e a colaboração. Quero também a propósito deste episódio, evitar maiores comentários, sem réplicas nem tréplicas para que isso não se extenda, e dar esse assunto aqui por encerrado. Tão encerrado que este tópico não permite qualquer comentário. Que reine a Paz entre os diversos membros, com o respeito às opiniões diversas, porém sem comentários desagregadores, nem cismas veladas.

Atenciosamente,

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31