xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/05/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 maio 2009

Estatísticas - Ontem, dia 07 de maio, 1207 acessos.


Alô, Pessoal,
Quem quiser ver quantos acessos temos por dia aqui no Blog, consulte sempre pouco antes da meia-noite. À meia-noite o contador zera. Aí em cima, o registro até as 23:59: Tivemos 1207 acessos para mais de 650 pessoas só no dia de ontem. No topo, vê-se a contabilização dos acessos totais desde o início do Blog: 541.908 acessos.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Campanha para Despoluição Sonora e Visual prossegue em Crato - Por: WILSON BERNARDO

O que antes era Assim ( reparem que nem dá pra passar direito ):

Picture57

Agora ficou Assim:

Dsc_0276a

Vamos despoluir nossa cidade ?

"MODERNIZAR UMA CIDADE É ANTES DE TUDO MODERNIZAR O COMPORTAMENTO DE IDÉIAS E PRINCIPALMENTE DE INTERESES ECONÔMICOS E PESSOAIS, QUE O SER HUMANO INSITE EM PREVALECER, E ESQUECENDO QUE A VIABILIDADE DE QUALIDADE DE VIDA É O QUE IMPORTA.NÃO PODEMOS DEIXAR QUE PREVALEÇA A SAGACIDADE DE ALGUNS TROCADOS COMO FORMA DETERMINANTE DE UMA VIDA SOBRECAREGADA DE STRESS.

MODERNIZAR O SER HUMANO NA SUA ESSÊNCIA É SIM, MODERNIZÁ-LO ANTES DE TUDO COMO CIDADÃO PROMISSOR E SERVIDOR DE PRINCIPIOS COMO DIREITO, DEVERES, E O RESPEITO DE QUEM VAI E DE QUEM VEM !"

Fotos e Texto: Wilson Bernardo

O Defluxo da Bacurinha

Invariavelmente era mesmo assim. Finalzinho de tarde havia um encontro marcado, pré-estabelecido, na Praça da Matriz. Os comerciantes iam fechando suas lojinhas, os empregados saindo do trabalho e Matozinho ia se preparando pra se envolver por baixo do manto da noite. Antes do recolhimento, uma talagada no Bar do Giba e uma conversa atirada da boca pra fora nas rodinhas da praça. Existia quase que uma pauta definida. Primeiramente as últimas fofocas da cidade , depois as notícias do estado, do país e do mundo, estas últimas filadas do rádio do Coronel Serapião Garrido, o único da cidade totalmente confiável. Os outros eram dados a emitir mentirinhas e noticiário fantasioso de vez em quando. Havia dois moderadores nestas conversas de fim de tarde , escolhidos por conta do bigodão e do poder de fogo: Rui Pincel, o filósofo da vila e o próprio coronel Serapião, proprietário da agência Reuteurs de Matozinho: o velho radião Cliper que tinha mais válvulas do que motor de Mavericks.
Naquele dia, pularam-se algumas notícias locais. Havia uma temperadíssima história de chifre envolvendo Zé Maliça, um conhecido pistoleiro da cidade, mas o homem estava presente à reunião e ninguém se afoitou a puxar o assunto, temendo chifrada na traseira e chuncho no pescoço. O primeiro item da pauta , então, versou sobre o uso de passagens por parte dos vereadores locais. Explique-se: a Câmara Municipal havia disponibilizado passagens na velha sopa de “seu Duzentos” para os vereadores, com o intuito de facilitar-lhes o deslocamento até suas bases eleitorais. A medida, grosso modo, parecia perfeitamente justificável e exeqüível, para qualquer estrangeiro que não conhecesse um mínimo de Brasil. Tudo andou às mil maravilhas até que o Conselho de Contas resolveu, claro por motivos políticos, dar um baculejo no trem da alegria. Como era previsível, descobriu o impensável. Passagens distribuídas à mancheias para parentes, aderentes , quengas, amigos e inimigos . Num só mês haviam furado o bucho do erário em mais de oitocentos mil reais. E o pior: o velho Duzentos, misteriosamente, continuava na mesma pindaíba de sempre.
--- Até o velho Tadeu Marcolino ! -- Lembrou Rui Pincel. O homem parecia um rato de igreja, carregando opa de Santíssimo e enredando tudo quanto é de mal feito ao Padre Saturnino ! Pois tinha até passagem para o lua no nome dele ! Eu nem sabia que a sopa de Duzentos tinha sido envenenada e virado sputinik!
O segundo assunto: o inverno caudaloso.
--- O velho Pedrácio parece que estrompou as torneiras do céu, lembrou Generino. Já tem sapo trepado em cabeça de estaca pedindo socorro. No Piauí, , a enxurrada foi tão grande que morreu curimatã afogada. Já tem pato nadando com bóia e jia pulando na água com duas cabaças amarradas na cintura !
Jojó Fubuia – no seu estado natural , ou seja meio melado – acrescentou de lá com a voz meio engrolada:
--- Pois num é que sonhei ontem com o velho Nicanor que morreu na enchente do Paranaporã , semana passada! Ele me contou que na enxurrada um velho observava tudo de longe trepado numa nuvem e, horrorizado, dizia que nunca na vida tinha visto um pé d´água daquele calibre. Sabe quem era o homem que se horrorizava tanto com o chuvaral, Generino ?
--- Sei lá, homem de Deus !
--- Noé, meu senhor, o velho Noé, o almirante do dilúvio !
À medida que a pauta ia sendo cumprida, os pracianos perceberam que um dos personagens centrais das encontros permanecia lacônico e de cenho contraído. O dono da Reuteurs de Matozinho. O coronel Serapião não metera sua colher de pau em nenhum dos assuntos levantados até então. Instado a tornar públicas suas preocupações, manteve um silêncio obsequioso por alguns minutos. Depois, com cara de quem dá aviso de ensebamento de capim de vivente, confessou:
--- Sei não, meus amigos! Ando preocupado. Ontem visitei a fazendo do capitão Sinfrônio, no caminho pra Bertioga. Pois no chiqueiro tava lá uma ruma de porco: mexe cu pra cá, mexe cu prá lá... E o pior : ainda vi três barrão espirrando, Ave Maria !
Os circunstantes acompanharam o raciocínio, mas não conseguiam entender a preocupação.
--- E o que é que tem isso, Serapião ? Mexe cu, barrão espirrando ? Que charada da peste é essa?
--- Vocês num entenderam não, bando de Zé Mané ? Isso é um sinal dos tempos...Não ouve rádio, não ? Tá dando uma doença feia lá pras banda do México que eu acho que é lá perto do Cococi. Comeu lingüiça, toucinho, já pegou! O cabra com a enfermidade pula na lama e morre espojando e falando:cochim-cochim-cochim. Dizem que é um tal de defluxo da bacurinha e acho , pelo que vi na fazenda de Sinfrônio, que ta chegando por aqui. Pelo sim, pelo não, a rodinha se desfez rapidamente, o povo se trancou em casa e só olha agora o mundo pelas gretas das portas. Pedro Magarefe que negocia com miúdos de porco teve que mudar o meio de vida. Bacurim, em Matozinho, tá vivendo mais que Matusalém e só morre gagá e de arteriosclerose.


J. Flávio Vieira


Olá, Pessoal que está Online, vamos criar uma sala de Bate-Papo ?


Olá, Turma que está Online...

Percebo que às vezes temos aqui de até 15 pessoas estarem lendo a página do Blog. É meu desejo criar salas de bate-papo para que possamos conversar. Aliás, já tínhamos, né ? Só que virou uma bagunça, e eu resolvi desativar. Peço sugestões a vocês frequentadores do Blog de qual seria a melhor maneira de realizarmos esse canal de bate-papo, se pelo MSN, via Skype, ou na forma das salas de texto mesmo... so que de texto, precisa também fazer um pequeno cadastro, pois não pode ser como aquele que existia em que qualquer um entrava com nomes falsos e dizia bobagens. Esse agora terá de ser um negócio de responsabilidade e de gente bem intencionada. Aguardo sugestões. Tenho MSN e tenho Skype.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Igualdade racial será discutida em Conferência Regional no Crato



O Crato sediará Conferência Regional de Promoção a Igualdade Racial nesta sexta e sábado, dias 08 e 09 de maio, no auditório do Teatro Salviano Arraes. O evento é realizado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR em parceria com diversas organizações dos movimentos sociais e tem como objetivo ampliar o diálogo e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais de promoção da igualdade racial, na qual deverão ser apontados possíveis ajustes nas políticas de igualdade ora em curso, e fortalecidas as relações das mesmas com as políticas sociais e econômicas em vigor.

Além do movimento negro, a conferência visa contar com a participação de comunidades tradicionais de terreiros, quilombolas, indígenas e de etnia cigana. O dirigente do União Pela Igualdade Racial –Unegro, mestre Armando Leão já encontra-se na cidade do Crato para ajudar na articulação da conferencia.

Essa etapa regional é decisiva para participação nas etapas posteriores, estadual que será de 26 a 27 de maio em Fortaleza e a nacional que será 27 a 28 de junho no Distrito Federal. Na região estarão sendo mobilizados os Quilombolas de Potengi, Os Índios Kariri do Sitio Poço Dantas, os Pais de Santos dos Terreiros de Candomblé e Umbanda, os capoeiristas, os pesquisadores do movimento negro e militantes do Grunec, os grupos de dança de matriz africana, como é o caso do Afoxé Oba Orun e diversos outros segmentos étnicos e sociais. A conferência no Crato terá início nesta sexta, dia 08, a partir das 8h00mim, no auditório do Teatro Saviano Arraes.

Serviço
(85) 8670-0361
Mestre Armando Leão – dirigente da UNEGRO


Informações para pesquisa no site:

Instituto Cultural Lusófono - ICL - aporta no Cariri.


A partir de amanhã estaremos recebendo no Crato, pela primeira vez, a visita do ilustre presidente do ICL - Instituto Cultural Lusófono, o Sr. Mauro Moura que, vindo de Itabira, Minas Gerais, vem conhecer a região caririense a meu convite e também com o intuito de lançar em Crato uma sede do ICL. A idéia da criação do ICL no Crato deve-se a uma luta de pelo menos cinco anos. Nasceu do primeiro contato que tive com a ONG portuguesa ETNIA, da qual sou representante no estado do Ceará e que tem forte parceria com o instituto Itabirense. Ambas, ICL e ETNIA, possuem projetos voltados para a arte e a cultura dos países da língua portuguesa, e a sua implantação em Crato prende-se ao fato de ja termos iniciado algumas atividades de intercâmbio cultural e político, notadamente com a vinda da banda "Cordas do Sol", que se apresentou em Crato e Nova Olinda, e do intercâmbio político já iniciado anteriormente entre as duas cidades de Crato, a nossa brasileira e a de Portugal, e que estaremos retomando esse intercâmbio com mais vigor. Outro fator determinante para o ICL aportar em Crato, é a nossa provilegiada posição central nordestina, o que vai transformar o nosso ICL em ICL - Nordeste, com sede em Crato. O Mauro ficará aqui em Crato até a próxima quarta-feira, onde terá também a oportunidade de participar da abertura do 1ª Mostra de Artes dos Países de Língua Portuguesa que acontecerá entre os dias 12 e 16 de maio, e que é desenvolvido pela Fundação Casa Grande de Nova Olinda.
No domingo de madrugada receberemos novamente a visita de Mario Alves, presidente da ONG portuguesa ETNIA, que, juntamente com Mauro Moura, vem fazer o lançamento do ICL Nordeste em Crato, fechar algumas parcerias já iniciadas, notadamente com a Prefeitura Municipal do Crato, com a URCA e com o SEBRAE, além de diversos outros contatos que deverão ser iniciados. O Mario vem também participar do evento lusófono que está sendo promovido pela Fundação Casa Grande, e estará nesse evento na condição de palestrante-convidado. A Fundação Casa Grande já é um parceiro da ONG ETNIA e, juntos, já possuem alguns trabalhos realizados, entre eles o "Casas da Lusofonia" que está sendo implementada em Nova Olinda.
Portanto, este é um momento muito importante para o nosso Crato e para a região do Cariri, pois a implantação do ICL, do qual sou o representante, juntamente com o Professor Mota da Urca, que é de São Tomé e Príncipe, vem trazer maior aproximação com os países-irmãos em língua portuguesa, ao mesmo tempo que vai celebrar diversas parcerias locais e internacionais e vai acelerar o intercâmbio cultural locais e internacionais, nas diversas manifestações culturais tais como: música, teatro, artes plásticas, fotografia, cinema, palestras, oficinas, gastronomia, etc.
Estamos iniciando uma nova maneira de crescer, ou seja, o Cariri terá mais oportunidade de ser conhecido e reconhecido internacionalmente pela sua diversidade e potencial cultural-turístico, através de uma rede de parceiros, que tem o intuito, juntos, de disseminar e "trocar"experiências e potenciais para o engrandecimento de todos.



Previsão "Louca" do Tempo e Foto do Dia

IMG_4950

[ Acima: Foto da Rua Monsenhor Esmeraldo - Crato - CE ]

No Crato tem até hora pra chover. Quem não sabe que no último mês há uma chuva que começa às 3 da tarde ? E sem mencionar que chove de manhã, à tarde e às vezes, à noite. Nunca pensei que eu fosse enjoar de chuva, e desejasse ver a luz do sol. Falando em sol e chuva, esta é a previsão do Climatempo. Como o leitor pode ver, vai chover, ficar nublado e ter sol. Assim, ATÉ EU ACERTO... rs rs


Foto: Dihelson Mendonça
Todos os direitos reservados.

Futebol - Por: Amilton Silva - 07 de Maio de 2009

Agora é pra Valer !

Após duas fases com jogos de ida e volta valendo apenas para classificar os seis primeiros times para etapa final, começa no próximo domingo dia 10 de maio, a fase final do campeonato Cearense da segunda divisão. Nesta fase, campeão, vice e terceiro colocados farão parte do próximo campeonato Cearense da primeira divisão. Uniclinic entra nesta fase com 3 pontos de bonifacação, Crato com dois pontos e Guarani um ponto.

Tabela Completa da Segunda Divisão do Cearense 2009 Fase Final:


Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato

FERROVIA TRANSNORDESTINA - Caçambeiros voltam ao trabalho - Por: Antonio Vicelmo

Os caçambeiros paralisaram nesta quarta-feira pelo atraso no pagamento de salários (Foto: Antônio Vicelmo). Os caçambeiros que trabalham na Transnordestina receberam os salários atrasados. Crato. Mesmo debaixo de chuva, os quase 100 caçambeiros (proprietários de caminhões-caçambas), que prestam serviços à Empresa Indústria Técnica (EIT) na construção da Ferrovia Transnordestina entre Missão Velha e Salgueiro, voltaram ao trabalho ontem, depois de um dia de paralisação das obras que culminou com a interdição da BR-116, no sítio Cabaceira. A construtora pagou os meses de fevereiro e março e garantiu o pagamento de abril no próximo dia 12. Cada um dos caçambeiros retira por mês cerca de R$ 2 mil, de acordo com a produtividade. A alimentação, o combustível e o fornecimento de peças são feitos pela construtora. Mesmo assim, os líderes do movimento, que participaram de uma reunião com o gestor da obra, Sérgio Rocha, exigem o pagamento em dia. “Se no dia 12 não for quitada a última parcela, haverá outra paralisação”, promete o caçambeiro Carlos Roberto Ramos, conhecido como “Mineirinho”. O trecho de 96 quilômetros que liga Missão Velha à Salgueiro está com a terraplanagem praticamente concluída. Falta a construção de um túnel por baixo da CE-293, que liga Missão Velha à BR-116. Em seguida, serão colocados a camada de concreto e os trilhos. Este trabalho será executado por outra empresa. A EIT, segundo o engenheiro Sérgio Rocha, é responsável somente pela terraplanagem e a imprimação.

A construtora mantém silêncio sobre o andamento das obras. Os motoristas dizem que cerca de 200 caçambeiros foram dispensados e estão desempregados. Além da redução do número de operários, as chuvas estão atrasando os trabalhos. Os caçambeiros também reclamam do acesso aos seis canteiros de obras instalados ao longo dos 96 quilômetros de ferrovia. Dos quase dois mil quilômetros previstos no projeto da Ferrovia Transnordestina, que deverá ligar o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), apenas os trechos entre Missão Velha-Salgueiro-Trindade, cerca de 250 quilômetros estão em obras. A linha que liga Salgueiro ao Porto de Suape, em Pernambuco, já existe, mas será reconstruída. Isso porque a linha atual é em bitola métrica, ou seja, os trilhos têm um metro de distância um do outro, e as ferrovias modernas são feitas em bitola larga, com 1,6 metros de distância. A empresa responsável pela construção da ferrovia é a Transnordestina Logística que, até maio do ano passado, chamava-se Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN).

De acordo com o projeto, a ferrovia unirá as três pontas mortas do sistema ferroviário do Nordeste – Missão Velha/CE, Salgueiro/PE e Petrolina/PE, alavancando, assim, o desenvolvimento econômico de diversos setores em sua área de abrangência, especialmente o pólo gesseiro do Araripe e o pólo agroindustrial de Petrolina e Juazeiro da Bahia.

Antônio Vicelmo
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste


Caem para 26 casos suspeitos de gripe suína no Brasil


Nota do Blog do Crato:

Vale dizer que já morreram 75 pessoas vítimas de Raios somente neste ano no Brasil, o que faz com que podemos afirmar que por enquanto, se você acha que morrer vítima de um raio é uma possibilidade remota...

O número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil caiu para 26, informou o Ministério da Saúde, em nota oficial. Até ontem à noite, eram 28 em todo o País. De acordo com o novo boletim, os 26 casos suspeitos de gripe suína estão distribuídos nos seguintes Estados: São Paulo (9), Rio de Janeiro (3), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1), Paraná (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1).

Além desses casos, outros 15 estão em monitoramento, em sete Estados, e 99 já foram descartados. Os novos números referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30 de hoje. Desde a última sexta-feira, o Gabinete Permanente de Emergências do Ministério da Saúde alterou a definição de caso suspeito e em monitoramento da gripe aviária para ampliar a vigilância da circulação do vírus.

De acordo com as novas regras, passaram a ser consideradas suspeitas de ter a doença pessoas provenientes de países com confirmação de casos, que apresentem os sintomas da gripe suína ou que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas. Estão em monitoramento, pessoas que estiverem com sintomas compatíveis com o quadro suspeito da doença e que sejam provenientes de países não afetados.

Fonte: Yahoo.com.br

15 argumentos a favor da Pena de Morte - Por Marcelo Andrade

"QUEM POUPA O LOBO, MATA AS OVELHAS"

Victor Hugo


São muitas as pessoas, infelizmente, que são contra a pena de morte. Essas pessoas fazem muitas objeções à pena capital. Rebateremos as mais comuns.

1ª objeção: Não pode haver pena de morte porque podem acontecer erros e acabar-se matando inocentes.

Resposta: Segundo esse argumento, tudo o que contém algum risco de erro é ilegítimo. Se esse argumento procedesse, deveriam ser proibidos o avião e o automóvel, porque acontecem vários acidentes por ano e muitos inocentes morrem. "Abusus non tollit usum" (o abuso não tolhe o uso), é uma máxima do Direito absolutamente verdadeira. Caso contrário, a vida em sociedade seria impossível.

2ª objeção: Um erro não justifica outro.

Resposta: a objeção normalmente parte do pressuposto de que a pena de morte é um erro, sem se dar ao trabalho de provar isso. Se assim fosse, a mãe não poderia bater no filho quando ele faz alguma travessura, já que bater é errado e não poderia ser usado para corrigir outro erro.
Dever-se-iam extinguir as cadeias, porque os erros dos criminosos não justificariam outro erro que é o cárcere forçado. E assim por diante...

3a. objeção: Só Deus pode tirar a vida. E Ele ordenou: "Não matarás".

Resposta: Então, a Bíblia estaria errada quando diz: "O que ferir um homem querendo matá-lo, seja punido de morte" (Êxodo 21,12). "O que ferir o seu Pai ou sua Mãe seja punido de morte" (Êxodo 21,15). "Aquele que tiver roubado um homem, e o tiver vendido, convencido do crime, morra de morte"(Êxodo 21,16). Na verdade, a ordem divina "Não matarás" significa que ninguém pode matar sem motivo, sem razão. Não impede o assassinato em legítima defesa. Ora, a pena de morte nada mais é do que a legítima defesa da sociedade contra o criminoso.
Se a objeção procedesse, não haveria previsão da pena de morte na Bíblia.

4ª objeção: A Igreja Católica é contra a pena de morte

Resposta: A Igreja sempre ensinou que a pena de morte é legítima. Ela não poderia ir contra o que a Bíblia ensina de modo tão explícito. Vários santos defenderam a pena capital, entre eles: São Jerônimo, o doutor máximo das Escrituras, Santo Agostinho, São Pio V, São Pio X e São Tomás, o maior doutor da Igreja. Quem se opõe à pena de morte não é a Igreja, mas alguns padres e bispos. São Paulo ensinou que a pena de morte é legítima: "Paulo, porém, disse: Estou diante do Tribunal de César, é lá que devo ser julgado; nenhum mal fiz aos Judeus, como tu sabes muito bem. E, se lhes fiz algum mal ou coisa digna de morte, não recuso morrer..." (Atos XXV, 10-11). São Paulo afirma que existem ações que são dignas de morte. É, portanto, favorável à pena capital. Diz ainda, em outra passagem: "Os quais, tendo conhecido a justiça de Deus, não compreenderam que os que fazem tais coisas são dignos de morte; e não somente quem as faz, mas também quem aprova aqueles que as fazem" (Rom I, 32).

5ª objeção: Não se pode punir os criminosos com a morte. Ninguém tem esse direito.

Resposta: É necessário punir os faltosos. A justiça manda "dar a cada um o que é seu". Quando um ladrão rouba uma pessoa, cometeu uma injustiça e a vítima, além da sociedade, é "credora" desse ladrão. Então, para se fazer justiça, o ladrão deve pagar. Restituir o que subtraiu à vítima e pagar uma pena. Por isso sempre se diz: "O criminoso está em dívida com a sociedade", "Já paguei minha dívida com a sociedade". Os maus devem ser punidos, é o que ensina São Tomás na "Suma contra os gentios", em que cita algumas passagens da Bíblia: Diz o Apóstolo: "Não sabeis que um pouco de fermento corrompe a massa?" (ICor 5, 6e13), acrescentando logo após: "Afastai o mal de vós". Referindo-se à autoridade terrestre, diz que: "Não sem razão leva a espada, é ministro de Deus, punidor irado de quem faz o mal" (Rm 13,4). Diz S. Pedro: "Sujeitai-vos a toda criatura humana por causa de Deus; quer seja rei, como soberano; quer sejam governantes, como enviados para castigar os maus, também para premiar os bons" (1Pd 2,13-14). De acordo com essas passagens, a punição é necessária, e os governantes têm o direito de punir. A pena deve ser proporcional ao agravo. Desse modo, para uma infração leve devemos ter uma pena leve, para uma infração média, uma pena média, e para uma infração grave, por exemplo, um assassinato, devemos ter uma pena forte, que é justamente a pena de morte. Por isso a Bíblia elenca vários crimes que são dignos de morte.

6ª objeção: A pena de morte não resolverá nada. Os EUA são a prova disso.
Resposta: Resolve sim. Primeiro porque um apenado com a pena capital não cometerá crimes novamente. Segundo, porque nos países onde ela existiu, no decorrer da história, sempre houve baixa criminalidade. Por exemplo, na França. Em Paris, entre 1749 e 1789 - quarenta anos -aconteceram apenas DOIS assassinatos. E hoje em dia, nos países que aplicam a pena máxima - como é o caso dos países árabes e de Cingapura - há baixíssima criminalidade. Nos EUA, se não houvesse pena de morte haveria ainda mais crimes. Além disso, o sistema americano é imperfeito; há poucas condenações e os processos são demorados demais. Em New York a criminalidade está despencando e um dos motivos é a aprovação da pena de morte.

7ª objeção: É uma falta de caridade com o criminoso. É contra os princípios cristãos.

Resposta: Pelo contrário. Como ensina São Tomás, o ódio perfeito pertence à caridade. A pena de morte na verdade é caridosa. Quando aplicada a um criminoso irrecuperável, ela impede que ele cometa mais crimes, ou seja, impede que cometa mais pecados. Como dizia São Domingos Sávio, "é preferível morrer a cometer um pecado mortal". Além disso, a pena capital, é uma excelente oportunidade para que o criminoso se arrependa de seus crimes e ofereça sua vida como pagamento de seus pecados. O criminoso, no corredor da morte, tem uma rara oportunidade de salvar-se, bastando arrepender-se e confessar a um sacerdote antes da execução.

8a. objeção: Não se pode abreviar a vida porque existe a possibilidade de uma graça futura ou de um arrependimento futuro.

Resposta: Ora, para Deus não existe tempo. Se tal pessoa deveria receber uma graça no futuro, Deus "anteciparia" tal graça. Por outro lado, a Justiça não pode trabalhar com meras "hipóteses" ou "suposições". Na argumentação de São Tomás, o perigo de um criminoso para a sociedade é maior do que a chance dele se converter, e por isso deve ser eliminado.

9a. objeção: Jesus Cristo foi contra a pena de morte

Resposta: Jesus Cristo é Deus. Deus é o autor mediato da Bíblia. Se a pena de morte fosse errada, não haveria previsão na Sagrada Escritura. No Novo Testamento há várias passagens pró pena de morte: S. João XIX, 10-11: "Então disse-lhe Pilatos: Não me falas? Não sabes que tenho poder para te crucificar, e que tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Tu não terias poder algum sobre mim se te não fosse dado do alto...". Ou seja, Deus deu a Pilatos, autoridade constituída, o direito de aplicar a pena de morte. É claro que com Nosso Senhor, Pilatos usou mal esse direito. E no Apocalipse: Apoc XIII, 10: "Quem matar à espada importa que seja morto à espada".

10ª objeção: As pessoas que defendem a pena de morte assim o fazem porque não serão elas as executadas. Se um filho dessas mesmas pessoas estivesse no corredor da morte seriam as primeiras a protestarem contra a pena capital.

Resposta: Se esse raciocínio fosse verdadeiro, teríamos de acabar com todas as penas, porque quem comete um crime não quer ser condenado, mesmo que tenha defendido a pena para esse crime. O argumento equivale a dizer: "As pessoas que defendem a pena de cárcere forçado assim o fazem porque não serão elas as prisioneiras. Se um filho dessas mesmas pessoas estive presa seriam as primeiras a protestarem contra a prisão".

11a. objeção: Quem é contra o aborto, não pode ser a favor da pena de morte.

Resposta: Raciocínio torto esse, totalmente "non sense". Somos a favor de punir bandidos, e não inocentes que nunca fizeram nada. Esse raciocínio é o equivalente a dizer: "quem é contra prender uma criança durante 10 anos numa cela, não pode ser a favor de prender um criminoso por 10 anos numa cadeia". A tese contrária é verdadeira "Quem é a favor do aborto não pode ser contra a pena de morte". Se alguém defende o assassinato de uma criança inocente, não poderá ser contra a execução de um bandido. Infelizmente, hoje em dia, há várias pessoas que são favoráveis ao assassinato intra-uterino (aborto) e são contra a pena de morte. É o cúmulo do "non sense".

12ª. objeção: Se no passado ela poderia estar certa, a pena de morte hoje em dia não tem mais cabimento. A tendência do mundo é de acabar com ela, não podemos impedir a evolução das coisas. A pena de morte não é compatível com um mundo civilizado.

Resposta: De acordo com esse raciocínio as tendências do mundo moderno são todas excelentes e inatacáveis. Entretanto, hoje a tendência é de que os partidos neo-nazistas cresçam. Então, esses partidos estariam certos? A tendência é o deficit público aumentar. Então, o deficit é bom? A tendência é o trânsito aumentar, a criminalidade aumentar. "Tendências" não significam nada, podem ser ruins ou boas. Não existe "evolução" para a verdade. É justamente hoje em dia que precisamos mais da pena de morte, porque há mais crimes. Civilizado é um mundo com baixa criminalidade e não um mundo em que se mata por nada.

13ª. objeção: As penas devem ser educativas, para recuperar o criminoso, e não para vingar.

Resposta: Toda a pena é vindicativa. A recuperação do criminoso está em segundo plano. O primeiro dever do Estado é proteger a sociedade, e não recuperar o indivíduo. O todo vale mais que a parte. Ademais, a pena de morte é extremamente educativa para todo mundo.

14ª objeção: A maioria das pessoas é contra a pena de morte.
Resposta: Não é verdade. A maioria das pessoas é a favor da pena capital.
Nos EUA em torno de 75%, no Brasil deve ser também. Bastaria um plebiscito para confirmar esse dado.

15ª. objeção: Não se pode punir os criminosos com a pena capital porque a culpa é da sociedade. A pobreza é que causa a criminalidade. São traumas psicológicos que causam o crime.

Resposta: Então, a Igreja estaria errada quando ensina que existe o livre arbítrio e, por causa dele, podemos escolher entre o bem e o mal. Os crimes existem em função da maldade humana que escolhe o mal em vez do bem. Se a sociedade fosse a culpada, não poderia haver Direito, não poderia haver nenhum tipo de repressão. O próprio Direito Civil seria inútil, pois, todo o inadimplente poderia alegar que não pagou por culpa da sociedade, e o credor não poderia cobrá-lo. O mesmo aconteceria com os "traumas psicológicos". Dizer que a pobreza causa a criminalidade é dizer que todo pobre é ladrão. Ou seja, é uma frase preconceituosa. Se fosse assim, a Índia, um dos países mais pobres do mundo, seria o mais violento. Entretanto, é um país com baixa criminalidade.

***

A proibição da pena de morte não tem suporte lógico nenhum. Não existe argumentação eficiente contra a pena capital. O que explica as pessoas serem contra ela, além de uma visão totalmente falsa da caridade, é o sentimentalismo, no fundo materialista, representado por frases como estas: "não se pode punir", "devemos ter piedade do assassino", "coitado do bandido". Nenhum pastor, em sã consciência, trocaria um rebanho de ovelhas por um lobo. Ele não hesitaria em matar o lobo.

O nosso triste mundo do século XX, porém, preserva o lobo e mata as ovelhas.
O pior é que nós somos as ovelhas...

--------------------------------------...
Para citar este texto:
Macelo Andrade - "Pela pena de morte"

MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/index.php?sec...

Online, 04/01/2007 às 12:44h


Matéria publicada no "O Democrato" por George Macário, e republicada no Blog do Crato por Dihelson Mendonça



07-05-2009
Crato inicia terceiro ciclo de combate à dengue

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do setor de Endemias, inicia hoje o terceiro ciclo de combate ao mosquito da dengue no município. Cerca de 44 mil domicílios foram visitados, no intuito de levar prevenção e tratamento dos focos nas residências. Esse ano, houve uma considerável redução dos focos em áreas domiciliares, com diminuição de 65% no ano passado em todo o município. Até o momento, foram notificados 25 casos suspeitos de dengue no Crato, encaminhados para exames em Fortaleza. Sete casos foram confirmados, mas fica o alerta dos técnicos da saúde do município em relação aos cuidados redobrados nessa fase invernosa, principalmente relacionados aos depósitos com água, onde são depositados os focos. Os mutirões de limpeza e reuniões nas comunidades continuam sendo realizados. Mais de 300 armadilhas foram colocadas em residências, no intuito de prender as fêmeas do mosquito, para depositarem os focos. O material está sendo colocado principalmente em locais onde houve a reincidência do Aedes aegypti.

Prefeitura do Crato proporciona educação em saúde para os jovens

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Ação Social em parceria com o ProJovem Adolescente e o Projeto ABC, localizado no bairro Alto da Penha vem promovendo atividades educativas em relação à saúde, no ultimo dia 4, aconteceu uma palestra sobre Dengue em parceria com o Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Saúde, ontem, dia 6, houve uma palestra sobre saúde bucal com o Dr. Sirgian e no próximo dia 11, será proferida uma palestra sobre gravidez na adolescência com a Dra. Alexandra.

Dia das mães já começa a ser comemorado em Crato

Aconteceu ontem, no Colégio Liceu Diocesano, onde funciona a sede ProJovem adolescente, comemoração antecipando o dia das mães. O evento contou com a presença das mães dos alunos participantes do projeto, bem como, com a promoção de sorteios, brincadeiras e apresentações.

CRAS do Alto da Penha convoca reunião

O Governo Municipal, através da Secretaria da ção Social comunica que o Centro de Referência de Assistência Social CRAS do Alto da Penha, estará realizando neste dia 08 de maio às 13:30h, uma reunião com os beneficiários do Programa Bolsa Família que estão em descumprimento com as condicionalidades do referido programa, no qual estes receberão um convite em sua residência. Já no dia 12 de Maio haverá uma reunião com as famílias dos adolescentes participantes do Projovem, que ocorrerá nas dependências do CRAS às 14:00h.

Ação Social e ASEF continuam as atividades do mês de maio até amanhã

O Projeto de Ações Socioeducativas a Família – ASEF, que realiza um trabalho com famílias que tem crianças de o a 6 anos vem promovendo suas atividades nas creches cadastradas desde o último dia 4, indo até amanhã. Muitas comunidades já foram atendidas pelo ASEF que desenvolve as ações junto com a Secretaria de Ação Social do Crato, no intuito de promover melhorias significativas na qualidade de vida dessas pessoas.

Hoje, dia 7, as atividades do ASEF estarão concentradas nas seguintes localidades:

Vila Alta - Creche Manoel Almino das 8:30 as 10:30h;
Pinto Madeira - Projeto Nova Vida das 8:30 as 10:30h;
São Bento- Creche Clotário Ribeiro- das 13:30 as 15:30;

Amanhã, sexta-feira, dia 8, último dia, os pontos atendidos serão:

Vila Padre Cícero- no CEI- das 8:30 as 10:30h;
Ponta da Serra- na Creche São José- das 8:30 as 10:30h;
Dom Quintino- Creche Raimundo e Sousa Sobrinho- 13:30 as 15:30;
Monte Alverne- Creche Santo Inácio- 13:30 as 15:30;

Crato sinaliza parceria com Conselho para projetos voltados à defesa da mulher

Realizada, no início da noite de ontem, reunião na sede do Conselho Municipal da Mulher Cratense, com o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal do Crato, Cícero França. O objetivo do encontro foi a apresentação de projetos relacionados à construção do Centro de Referência da Mulher, Capacitação técnica para os integrantes do Conselho e mulheres vítimas de violência, reestruturação e fortalecimento do Conselho e construção de um presídio feminino, previsto para o ano de 2009. A presidente do Conselho, Verônica Carvalho, ressaltou a importância da reunião, já que o principal intuito foi buscar o apoio da administração municipal, imprescindível para a efetivação do projeto no município. Ela destaca a necessidade de políticas públicas direcionadas às mulheres no município, já que faz parte de um projeto nacional do Governo Federal. No Estado do Ceará será criada a Secretaria Estadual das Mulheres. “Com isso, o município do Crato não pode estar foram dessas ações direcionadas às mulheres, já que há verbas direcionadas para os projetos apontados, necessitando apenas da adesão do município”, argumenta. O chefe de Gabinete, Cícero França, ouviu atentamente as reivindicações e disse que o prefeito do Crato dará o apoio que for necessário para a efetivação dos projetos. Ele afirma que já foram destinados terrenos para a construção tanto do presídio masculino, num espaço de cerca de 10 mil metros quadrados, quanto para o feminino, numa área de 5 mil metros quadrados, ambos no bairro Muriti. A vereadora Mara Guedes, do PT, fez uma abordagem mais específica relacionada ao Centro de Referência, principalmente voltada à forma de funcionamento do órgão no município e condições técnicas. Os projetos estão previstos para serem implantados, iniciando por etapas este ano, indo até 2011. Segundo Verônica, os eixos temáticos do Centro de Referência serão o combate da exploração sexual de crianças e adolescentes e tráfico de mulheres. “É um trabalho de extrema importância para o Crato, inclusive temos recebido denúncias nesse sentido”, completa.

Integrantes em descumprimento com o Bolsa Família da Batateira são convocados para reunião

O Governo Municipal do Crato, em parceria com a Secretaria de Ação Social, o Cadastro Único o CRAS - Batateira realizam no próximo dia 08 de Maio de 2009 reunião com famílias do bairro que estão em Descumprimento das Condicionalidades do Programa Bolsa Família. As famílias que receberem a convocação para reunião não podem faltar, visto que esta atividade visa garantir que a família não venha a ser punida com a suspensão do benefício. A reunião acontecerá no CRAS localizado à Rua Dr. Elísio Figueiredo, 49, às 8 horas.

[ Acima: Foto da reunião do Conselho Municipal da Mulher Cratense - Por: Elizângela Santos ]

Fonte:
Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31