xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/05/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 maio 2009

I´m In Heaven - por José do Vale Pinheiro Feitosa


Para o encanto desta noite ouvindo velhas canções americanas na Rádio Chapada do Araripe. E com vocês loas de janeiro de 2003 ao velho Fred Astaire, no Cheek to Cheek de Irving Berlin, flutuando com Ginger Roger pelos salões dois-a-dois que não mais existem:


Estou no céu,
contigo pela mão,
lufadas sobre nós,
paraíso verdecido.

Flash de flores em cores,
silvos do "bico-de-prata",
universo migrando desejos,
à nossa frente, livre a prometer.
No céu para sempre.

Mas se o celífluo cessar,
consumindo desejos feito chama,
procurares-me e nem sombra houver,
não praguejes da eternidade rota.

A ausência que não devia,
vazio no que seria imortal,
não é capaz de finalizar meu grito,
contigo, no céu para sempre.

O céu eterno e infinito,
continua intacto,
se estamos ou não permaneceremos,
eterno é somatório de intervalos,
infinito continente dos fragmentos,
de modo que o céu nos contém.

Quanto a nosso amor eterno,
eterno será, se vivos sempre somos,
tal qual eterno, se finitos formos,
pois não haverá saudades ou esperas,
se contudo a morte nos igualar,
e eterno, já que momento exato do desejo,
como o amor, portanto, sempre será.

Nas duas situações:

Eu estou no céu.



José do Vale Pinheiro Feitosa

" Ao Mestre Miguel" meu apreço,e minha admiração. por Elmano Rodrigues Pinheiro

Durante uma semana assisti nas passagens rotineiras pela internet, uma série de postagens discutindo atitudes provincianas de algumas pessoas do nosso convívio social. Confesso que de certa maneira fiquei triste, pois defendo para o Cariri uma unidade regional, que possa trazer benefícios para um todo, sem privilegiar determinado município, e pensava que por um lado algo positivo poderia acontecer, apesar de algumas seqüelas. De repente me deparo com uma notícia na internet, da morte de Mestre Miguel, figura de destaque no cenário musical brasileiro, da Banda Cabaçal Padre Cícero de Juazeiro do Norte, que tanto nos honrou pela sua maestria, e com os títulos conquistados na sua arte. Achei que a notícia estaria estampada nos nossos blogs, dando ao Grande Mestre, todas as honrarias por tudo que representou ao Cariri. Não encontrei uma só linha, e fiquei indagando com meus botões. Será que ele não morreu, ou está sendo premiado com a mais babaca das atitudes provincianas, pelos nossos representantes culturais? “Ao Mestre Miguel,” vivo ou morto, o meu apreço e admiração, por tudo que representa, ou representou, para o engrandecimento da nossa cultura popular.

Por: Elmano Rodrigues Pinheiro

Flores de Maio... Por Pachelly Jamacaru

Para perfumar o Blog do Crato!




Fotos: Pachelly Jamacaru
C/Dágua cor
"Direitos reservados"

As chuvas - Por Claude Bloc

....Parafraseando José do Vale que explica nosso universo cratense: “O Crato é uma cidade do mundo. Cidade é coisa de gente. Gente é coisa do mundo. O mundo é uma areia do universo, mas gente não. Não é areia. Gente não tem medidas. Nem espaço. Não existe um dentro e um fora. Existe gente, o mais são metáforas”.
....Eu, como gente desse universo um grão de areia que circula por outros circuitos de águas, posso afirmar que todo o nosso cosmo está mergulhado em águas... Estradas, ruas, cidades por onde circulo, tudo verdeja sob esse ciclo de águas que no ano de 2009 esbanjou na quantidade e volume... Bem dizia Roberto Jamacaru. A chuva não vem para provocar os estragos, mas vem como uma bênção. Caberia ao homem saber preparar-se para recebê-la.
....Pois é, mas entre estas e outras afirmo que, conseqüente ou inconseqüentemente estamos padecendo com tamanho desacerto. As estradas asfaltadas, ou não, simplesmente não mais existem. O que se vê são crateras que nos dias de chuva mais densa se alagam e tornam-se armadilhas para os incautos. Esta semana minha viagem de Sobral a Fortaleza deu-se em quase 9 horas quando o trajeto é de apenas 235 km pela BR 222. No KM 30, na localidade de Primavera (a poucos minutos de Caucaia) o pneu traseiro do ônibus caiu numa dessas “crateras” e ficou suspenso pela ferragem da “balança” que sustenta a suspensão. Foram mais de 3 horas de espera pelo resgate quando se estava a 30 minutos da entrada de Fortaleza..

....Enfim, nosso bendito inverno está assolando as já maltratadas estradas e ilhando muita gente que precisa chegar a algum destino...

....E retorno às palavras de José do Vale: o tempo existe, “o mais são metáforas”.

Por Claude Bloc

BRASIL: O FUTURO JÁ CHEGOU - Por: José Nilton Mariano Saraiva

Independentemente do real e potencializado vendaval capaz de, progressivamente, transformar-se em autêntico dilúvio econômico-financeiro a balançar seriamente a poderosa estrutura capitalista vigente nos dias atuais, duas são as “commodities” que hão de manter-se valorizadas no mundo globalizado, dada à perspectiva sombria que sua falta iminente provocará mundo afora: o petróleo e os alimentos.
Não importa que alcancem ou não sucesso as pesquisas e mais pesquisas que dia-a-dia vêm sendo realizadas objetivando a procura de fontes alternativas de energia capazes de substituir o petróleo (e hão de surgir, evidentemente, como o etanol e o biocombustível brasileiros, que já são uma agradável realidade), mas a verdade é que, em razão da imprescindível multiplicidade de usos comprovadamente estabelecidas, o finito “ouro negro” ainda continuará reinando e influenciando por muito tempo e sendo o objeto de desejo daqueles que almejam o desenvolvimento.
E aí o Brasil, providencialmente, entra em cena. País de dimensões continentais, de clima multifacetado, livre dos cataclismos naturais (tipo vulcões, terremotos e tais), com extensas áreas agricultáveis propícias às mais diversas explorações de culturas, bacia hidrográfica generosa e que começa efetivamente a ser gerida com competência e profissionalismo via construção de portentosas hidroelétricas e implementação e consolidação de projetos irrigatórios das suas caudalosas águas doces, a tendência natural é que nos tornemos o tal “celeiro do mundo”.
Parceiros e clientes potenciais é que não nos faltarão nessa formidável empreitada. Um único exemplo: do gigante oriental, China - que vem assustando e revolucionando o mundo em razão da sua impressionante arrancada desenvolvimentista - nos vem a alvissareira notícia da escolha do Brasil como parceiro preferencial para transações comerciais bilaterais. É que, em sendo um país também de dimensões continentais e detentor da maior população do mundo, os orientais esbarram na precariedade do seu pedregoso solo, impróprio à cultura agrícola (apenas 10% são aproveitáveis a tal mister), e ainda assim prejudicados pelo clima frio que não ajuda, além do que o país é varrido, aqui e acolá, por intempéries naturais que lhe causam sérios estragos (chuvas ácidas, por exemplo).
De outra parte, como sua produção petrolífera não atende à demanda de um parque industrial cada dia mais competitivo e eclético, abastecedor de todo o mundo, a China se vê na obrigação de importar quantidades cada vez maiores de petróleo, e petróleo fino, de qualidade, imprescindíveis ao funcionamento do seu poderoso parque fabril.
Pois bem, no primeiro trimestre desse ano, em plena recessão global e tomando por comparação igual período de 2008, a China incrementou em 61% suas compras do Brasil, suplantando os Estados Unidos e se tornando o principal importador de produtos brasileiros. Alguns exemplos: celulose, aumento de 650%; ferro fundido, 700%: soja, 120% e minérios de ferro, 40%; se a estes, agregarmos o petróleo e outros produtos, 76,6% da receita de exportações brasileiras tiveram a China como destino final, com incremento de 62,67% em valor e 41,47% em quantidade. (é evidente que os números ainda se nos apresentam modestos e irrisórios, em razão das perspectivas potenciais conjuntas, na condição de potencias ditas emergentes).
Especificamente, no tocante ao petróleo, com as descobertas gigantes no pré-sal o Brasil tende a figurar dentro em breve como exportador mundial potencial, com o diferencial que o fará após seu processamento e refino, agregando-lhe, assim, maior qualidade e, conseqüentemente, melhor preço; a conseqüência imediata disso é que, antes mesmo de iniciar o processo exploratório de reservas que o alçarão à condição de integrante do seleto grupo de membro da Opep, desde já temos atraído o interesse de grandes consumidores do combustível, evidentemente que entre os quais se inclui a China (hoje o terceiro maior mercado no mundo para as exportações da brasileira Petrobras, com tendência de alavancagem progressiva), com quem, mês passado, a Petrobrás já firmou um acordo de cooperação que garantiu um financiamento de modestos dez bilhões de dólares, em troca do fornecimento de petróleo.
Fato é que, como um grande demandante de “commodities”, a tendência natural é que a liderança da China nas compras brasileiras não se limite à transitoriedade, tendendo a se repetir nos próximos meses e em valores e quantidades cada dia mais robustas, segundo especialistas do setor.
E olhem que, aqui, propositadamente, referimo-nos apenas à China, “esquecendo” ou “deletando” o resto do mundo, mas que, obrigatoriamente, nos hão de cortejar em futuro não muito distante.
Resumo disso tudo ??? Apesar do ceticismo dos “eternamente do contra”, dos presságios negativos de maus brasileiros que por mero e deslavado preconceito torcem e exaustivamente pregam o quanto pior melhor, dos plantonistas estafetas do caos que se apegam a detalhes comezinhos e micros ao invés de concentrarem-se no macro, bem como da visceral e comprovada má vontade para com o atual Presidente da República, vamos chegar lá, sim, passando como um rolo compressor de “emergente” a real pujante potencia.
Por uma razão simplória, mas insofismável: para o Brasil, o futuro já chegou.

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Atendendo a Pedidos: Novo player da Rádio Chapada do Araripe

Novo Player - O Antigo foi desativado.


Olá, Amigos,

Aqui está o código HTML para no novo player da Rádio Chapada do Araripe. Quem possui website, ou Blog e deseja adicionar a nossa estação, basta abrir o link abaixo, e copiar o texto e colar como html em alguma parte do seu site. Aparecerá o nosso player para os ouvintes.

http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt

Como Instalar o Novo Player em Blog:

Abra o link acima, e copie todo o seu texto ( que é o código do player ). Abra o seu Blog, clique na parte superior, em ->Personalizar, ->Layout. No layout, na aba lateral clique em ->"Adicionar um Gadget". Escolha a opção HTML/Javascript e cole o código na janela. Salve e retorne ao Blog. O novo player deve aparecer na aba lateral do seu Blog. Seria bom que o novo player fosse posicionado na parte superior do Blog. A Rádio começa a tocar automaticamente sempre que alguém entra no Blog. A vantagem desse novo sistema é que ele consome muito pouco da conexão, de modo que até clientes com conexões discadas conseguem ouvir a Rádio Chapada do Araripe em alta qualidade sem problemas.

Abraços,

Dihelson Mendonça
blogdocrato@hotmail.com

Chuvas já provocaram 7 mortes no Ceará - Por: João Paulo Fernandes

[Foto - Sobral]

Ao menos sete pessoas morreram em decorrência dos temporais e 112 ficaram feridas no Ceará. De acordo com balanço da Defesa Civil do Estado, 59 cidades do Ceará foram afetadas pelas intensas chuvas que atingem o Estado. Segundo a Defesa Civil Estadual, 165.930 pessoas foram prejudicadas de alguma forma, sendo que 11.065 estão desabrigadas - perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - e 15.507 desalojadas - podem contar com ajuda de vizinhos e familiares.

PUBLICIDADE

Ainda segundo o órgão, 506 imóveis foram totalmente destruídos e 4.021 danificados. O norte do Estado é a região mais afetada, onde rios transbordaram, cidades estão isoladas, ruas ficaram alagadas, pontes cederam e pistas foram destruídas. O governo já destinou R$ 2,3 milhões para as dez cidades mais atingidas.

Fonte: Yahoo Notícias

Cariri tem estradas afetadas pelas águas - Antonio Vicelmo

Clique para Ampliar

Estrada que liga Jamacaru a Missão Velha está quase intransitável com cratera aberta pelas chuvas (Foto: Antônio Vicelmo). Crato. As chuvas do mês de abril que, de acordo com o escritório regional da Empresa de Assistência Técnica a Extensão Rural, (Ematerce), atingiram cerca de 600 milímetros, destruíram a maioria das estradas do Cariri. Um dos trechos mais danificados é a ligação Crato-Barbalha, via Arajara, CE-293 e CE-386, que apresentam desmoronamentos em cinco pontos. Na semana passada, a rodovia foi interrompida para carros grandes, à altura do sítio Romualdo, a cerca de 10 quilômetros do Crato. Uma das alternativas apresentadas pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER) foi a colocação de placas com sinais de perigo. A revolta da população é maior porque faz mais de três anos que a rodovia apresenta problemas. Até o momento, não foi aberta licitação para reconstrução da estrada. O Departamento de Edificações e Rodagens (DER) informou que, até o momento, foi feita apenas a licitação para a construção de uma ponte, entre Barbalha e o sítio Cabeceiras. A firma vencedora da licitação foi a construtora Coral, que está aguardando a ordem de serviços para iniciar os trabalhos. Além de interligar o povoado de Arajara com Crato e Barbalha, as duas estradas dão acesso também ao Arajara Park, principal balneário da região do Cariri. Outra estrada danificada que foi interrompida é a CE-060, que liga Barbalha a Jardim, por cima da Serra do Araripe. As chuvas abriram um grande buraco nas proximidades do local onde, no fim do mês de abril, os motoristas de vans e camionetes interditaram a estrada, por mais de quatro horas, queimando pneus no leito da rodovia.

Uma equipe do DER restabeleceu o trânsito de veículos, mas os motoristas continuam reclamando do péssimo estado de conservação do acesso para a cidade de Jardim. No fim de semana, piorou a situação da CE-386, que liga Crato à Farias Brito. O asfalto cedeu na altura do sítio Lagoinha, interrompendo a passagem de veículos, enquanto uma equipe da construtora Coral providenciava a recuperação do trecho. A rodovia, que faz parte da “Estrada do Algodão”, que liga Fortaleza ao Cariri, apresenta buraco em toda a sua extensão. O engenheiro Luiz Salviano, gerente regional do DER, admite que a via precisa de um recapeamento. A rodovia Crato - Santa Fé , que também é da responsabilidade do Estado, está acabada. As chuvas destruíram a camada de asfalto. Durante a reunião da Assembléia Legislativa realizada em Crato, foi entregue um documento à ouvidoria da Assembléia, pedindo a restauração total da estrada. O engenheiro Luiz Salviano viajou ontem para Fortaleza com a finalidade de participar de uma reunião que tem como objetivo de, segundo afirmou, a liberação de recursos emergenciais para às estradas da região.

O inverno também abriu buracos na BR-116, entre Brejo Santo e Penaforte. Os motoristas dizem que a operação tapa-buraco não está resolvendo.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter

Fonte: DN

Futebol - Por: Amilton Silva - Dia 05 de Maio de 2009

Finalizada a Fase Classificatória da Segundona Cearense

Foram realizadas neste domingo, dia 03 de maio, quatro partidas válidas pela fase classificatória da segunda divisão do campeonato cearense. Em Limoeiro o Crato obteve uma excelente vitória por 3 X 1 sobre o Limoeiro. Com o resultado o Azulão do Cariri assumiu a segunda posição e entra no hexagonal final com dois pontos de bonificação. O Tiradentes garantiu uma vaga no hexagonal , ao empatar com o Guarani de Juazeiro em 1 X 1. Uniclinic 2 X 3 Maracanã e São Benedito 1 X 1 Aracati completaram a rodada.

Classificados para o Hexagonal Final do Cearense

1º Uniclinic com 3 pontos de bonificação
2º Crato com 2 pontos de bonificação
3º Guarani com 1 ponto de bonificação
4º Maracanã
5º Limoeiro
6º Tiradentes

O arbrital da Federação Cearense, fará uma reunião hoje (4) , para elaborar a tabela do hexagonal. Os seis clubes jogam em partidas de ida e volta. O campeão, vice e terceiro colocados farão parte da primeira divisão do cearense 2010.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato

O Ceará é mesmo a Terra do Humor ! - Festival Nacional de Humor


Evento em Maranguape prorroga inscrições até dia 11 de maio e fará homenagem a Chico Anysio

Quem muito trabalha, mesmo fazendo graça, acaba perdendo o prazo, ainda mais quando tem um feriado no meio do caminho. Mas o Festival Nacional de Humor resolveu dar uma colher de chá aos humoristas e prorrogou até o dia 11 de maio o prazo para o recebimento das inscrições para a Mostra Competitiva. Depois disso, não tem jeito, vai ter que esperar até o ano que vem! Para o primeiro colocado, o prêmio é de R$ 2.000,00; o segundo lugar vai receber R$ 1.000,00 e o terceiro, R$ 700,00. O Festival Nacional de Humor em Maranguape vai transformar a cidade cearense, a 30 km de Fortaleza, durante três dias, de 14 a 16 de maio. Diariamente, a partir das 9 horas, a programação de humor começa e só termina às 22h, quando chega a hora dos shows musicais. O Festival vai estar em praças, ruas, escolas, teatro, rodoviária e outros espaços de Maranguape, tudo com acesso gratuito. Além da Mostra competitiva, o Festival Nacional de Humor de Maranguape vai contar com shows de humoristas convidados, como Hiran Delmar, Coxinha e Doquinha, Alex Nogueira, e músicos como Ítalo e Renno, Manasses e Genival Lacerda. Oficinas de caricatura, charge e cartum, feira de artesanato e de gastronomia também vão marcar a programação do Festival. O humorista, ator, pintor e escritor Chico Anysio, ilustre filho de Maranguape, será homenageado pelo Festival. Será na noite de abertura, dia 14, às 21 horas. O humorista Zebrinha vai receber Chico Anysio para um bate papo, em plena Praça Capistrano de Abreu.


Editor de Variedades: Felipe Muniz Palhano
www.divirta-ce.blogspot.com
caderno2@hotmail.com


Casos de gripe suína já passa de mil


A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou nesta segunda-feira (04) que já existem 1.025 casos confirmados de gripe suína em todo o mundo, dentre elas 26 mortes. Numa conferência telefônica, o doutor Keiji Fukuda, diretor-geral adjunto da OMS para Segurança de Saúde e Meio Ambiente, disse que há preocupações de que o vírus da gripe A H1N1, nome pelo qual a OMS passou a denominar a doença, esteja indo para o sul e que possa atingir o hemisfério sul, onde o inverno se aproxima. Fukuda disse que para elevar o risco de alerta de pandemia para o nível 6 seria necessário que o "vírus estivesse estabelecido em partes diferentes do mundo". Atualmente, o alerta de risco de pandemia - epidemia generalizada - da OMS está no nível 5. Fukuda disse que os casos da doença estão deixando de ser moderados e que podem levar à morte. Ele afirmou também que a OMS está monitorando a situação de perto.

Brasil tem 25 casos suspeitos de gripe suína

O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta segunda (04) que 25 casos suspeitos de gripe suína já foram notificados no Brasil. Pelo levantamento anterior, as ocorrências somavam 18. Ao todo, 36 casos vêm sendo monitorados. Os registros de casos suspeitos são: dez em São Paulo, quatro em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro, dois no Distrito Federal e dois em Tocantins. Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná e Santa Catarina têm um caso em análise.


Agência Brasil / Agência Estado
Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Foto: Reuters


SÓ NO CRATO MESMO - Por: Wilton Dedê

A música, principalmente a música clássica, sempre foi atribuída ao academicismo, sempre voltada ao aprendizado daqueles que afortunadamente frequeentaram as cadeiras dos conservatórios. Saídos destes estabelecimentos voltados ao ensino da música a partir da teoria, os novos músicos recheam orquestras que, na maioria das vezes, executam músicas clássicas para deleite dos “Eruditos”.

A cidade de Crato, por duas vezes, protagonizou a quebra desse paradigma.

Primeiro pela orquestra formada por camponeses - leia-se, Orquestra Padre Davi Moreira, da Sociedade Lírica do Belmonte. Já se vão mais de quatro décadas que o Padre Ágio Augusto Moreira, acreditando num sonho, fundou esta “Sociedade”, que abriga uma orquestra com quase setenta componentes, todos camponeses, que se dão à execução de música clássica dentro do padrão de qualquer conservatório.

Na sexta feira, dia 3 de abril, tive o prazer de presenciar e me emocionar com mais uma proeza dos cratenses. A BANDA CABAÇAL DOS IRMÃOS ANICETOS protagonizou um dos mais belos espetáculos musicais já vistos por estas terras.

No Teatro José de Alencar, a Banda Cabaçal se apresentou junto com a Orquestra de Câmera Eleazar de Carvalho e, juntos, executaram músicas compostas pelos próprios integrantes da Banda Cabaçal.

Na oportunidade foi lançado um DVD do referido show que inicia com uma apresentação dos Irmãos Anicetos, e em seguida entra a Orquestra para completar um quadro impar, incomum e perfeito de brasilidade e nordestinidade. Trabalho semelhante, no nordeste, só presenciei em Recife como resultado de um trabalho implementado por Ariano Suassuna quando foi Secretário de Cultura daquele Estado.

Confesso a vocês que não contive a minha emoção. Como tantos outros presentes chorei...de alegria. Tenho certeza de que o desafio foi muito grande para o Maestro uma vez que, para os teóricos da música, são dois extremos que, num golpe de lucidez, se encontram.

A cidade do Crato mais uma vez está de parabéns. São coisas que nos orgulham.

SÓ NO CRATO MESMO
WILTON DEDÊ



05-05-2009
Cartões do Bolsa Família são entregues hoje em Crato

A Prefeitura Municipal de Crato, através da Secretaria de Ação Social em parceria com a Caixa Econômica fará hoje a entrega de cartões Bolsa Família no auditório do Centro Cultural do Araripe no largo da RFFSA das 8 ao meio dia. A relação das pessoas que irão receber o cartão do Programa Bolsa Família está exposta na Prefeitura, nos Centros de Referencia em Assistência Social - CRAS e na Secretaria de Ação Social.

Ação Social do Crato inicia as atividades com as famílias cadastradas no ASEF

O Governo Municipal do Crato, através da Secretaria de Ação Social, iniciou ontem as ações do Projeto de Ações Socioeducativas a Família – ASEF com as famílias cadastradas nas creches participantes. O ASEF atua junto as famílias com crianças de 0 a 6 anos. Liduina Andrade, Secretária de Ação Social do município, ressalta que essas ações irão trazer mais qualidade de vida a todas as famílias participantes. O inicio das atividades foi ontem. Hoje, dia 5, será nas seguintes localidades:

Mutirão- Creche Nossa Senhora de Fátima das 8:30 as 10:30h;
Vila Lobo- Creche Eloi Teles de Morais- das 8:30 as 10:30h;
Bairro Gisélia Pinheiro (Batateira) CAIC- das 13:30 as 15:30;

Amanhã, dia 6

Seminário – Creche José Isais e Creche Criança Crescendo - das 8:30 as 10:30h;
Vitória Nossa - Creche Madre Esmeraldo – das 8:30 as 10:30h;
Vila Alta- Creche Menino Jesus - das 13:30 as 15:30;


Ação Social e Cras se reúnem para discutir operacionalização de unidades produtivas

Hoje a partir das 15h, na Secretaria de Ação Social estarão reunidos técnicos dos Centros de Referencia em Assistência Social CRAS, profissionais de contabilidade da Prefeitura Municipal do Crato e Coordenação do Cadastro Único. De acordo com a Psicóloga Aline de Andrade Marques, coordenadora_ do CRAS_”Batateira”, essa reunião terá como pauta a discussão sobre a operacionalização das unidades produtivas que serão instaladas nos bairros: Gisélia Pinheiro “Batateira” onde serão confeccionadas peças íntimas, Seminário e Muriti, onde serão produzidos Material de Limpeza e Vila Alta que terá um Salão de Beleza.

Prefeito do Crato participa amanhã de conferência sobre os desafios dos municípios no enfrentamento da crise econômica

Amanhã, dia 6 de maio, o prefeito Samuel Araripe participará de uma movimentação municipalista organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento acontecerá no Auditório Petrônio Portela em Brasília. O encontro, que terá como tema “Os desafios dos municípios no enfrentamento da crise econômica”, contará com a presença de prefeitos e lideranças municipalistas de todo o pais Entre os principais assuntos a serem tratados na mobilização, destaque para temas como a aprovação da Proposta de Emenda á Constituição (PEC) dos Precatórios, judicialização da saúde, habitação, novo piso salarial do magistério e Fundeb. Além destas discussões, serão abordadas iniciativas para o enfrentamento da crise econômica que atinge os municípios.

ProJovem e Projeto ABC disponibilizam informações sobre saúde

A Prefeitura Municipal do Crato e a Secretaria de Ação Social em parceria com o ProJovem adolescente e Projeto ABC, localizado no Alto da Penha, realizou ontem uma palestra sobre a dengue com técnicos da Mobilização Social. Amanhã, dia 6, acontecerá palestra sobre Saúde Bucal com o Dr. Sirgian as 9h. No próximo dia 11, haverá uma palestra com a Dra. Alexandra sobre gravidez na adolescência.

Coletivo do ProJovem realiza amanhã comemoração para as mães

A Prefeitura Municipal do Crato e o Coletivo do ProJovem adolescente convidam as mães dos alunos do respectivo projeto a se fazerem presentes ao evento em homenagem ao dia das mães que acontecerá amanhã dia 6, as 14:30h. A comemoração Colégio Liceu Diocesano e tem como organizadores os instrutores e organizadores: André, Eduarda, Jaqueline, Darlene, Francigildo e Alex.


Fonte:
Assessoria de Imprensa

Governo Municipal do Crato

Fone/Fax - (88) 3521.7069

Mais informações
:
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


A sucessão na OAB do Crato e o Princípio da Alternância dos Poderes - Por: Aglézio de Brito.

Poucos meses nos separam da mudança de diretoria da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BASIL – SUBSEÇÃO DO CRATO. Falo de mudança porque, como advogado, e todos que compõem a OAB o são, não acredito na utilidade corporativa da repetição de mandatos eletivos, por mais eficiente e produtiva que tenha sido uma administração, quer seja pública, ou que tenha caráter privado. Se vivemos um ideal de vida democrática, nós, principalmente nós advogados, temos o dever de combater, a todo custo, a perpetuação de cargos eletivos nos Poderes dirigentes do País. Todos sabemos que um dos princípios essenciais da democracia é o da alternância do Poderes. Sabemos, também, que um dos principais vetores do retrocesso e das improbidades nas administrações públicas, ou privadas, é a permanência indefinida dos mandatos eletivos nas mãos de uma só pessoa, ou das mesmas pessoas. Em nosso País, lamentavelmente, os grupos econômicos, os políticos/partidários, com raríssimas e insignificantes exceções, se apropriam do Estado e da coisa pública, como se fossem suas propriedades particulares; e de lá fazem editar as leis, sem qualquer consulta ou auscultação popular, num processo legislativo espúrio, apesar da ilusória função do Congresso Nacional, cujas normas ectópicas não refletem, necessariamente, o Direito empregado em benefício das aspirações e necessidades populares. Traduzem somente a ideologia e o egocentrismo explotadores da classe econômica dominante, fazendo lembrar o filósofo Trasímico, quando afirmou: “as leis são fruto do poder arbitrário dos detentores do poder, que as editam em função de seus interesses”. No Brasil, não nos esqueçamos, a legalidade é ditada pela via oblíqua da concentração usurpadora e perenidade dos poderes a serviço de uma minoria plutocrática, ou de uma gama de interesses individuais. Sob esse prisma e para a consecução desse ideal de um Brasil justo, lembremo-nos, sempre, durante toda nossa vida de advogados, que além do patrocínio das causas comuns que nos são confiadas, quer no campo do Direito Civil, Comercial, Trabalhista, Criminal, Tributário, etc., etc., nós temos uma grande causa a defender, uma das maiores para com nosso País, para com nossas instituições democráticas: a ALTERNÂNCIA DOS PODERES, sem cujos postulados não haverá viabilidade para o exercício da verdadeira advocacia nem para o bem-estar social da coletividade brasileira.

Nesse mesmo sentido, nós que fazemos a ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, uma das instituições mais poderosas deste País, em particular, nós que integramos a SUBSEÇÃO DA OAB do Crato devemos dar, sempre, o bom exemplo, para jamais admitir, nem querer, nem desejar, nem cobiçar nossa perpetuação nos cargos que nos são confiados a exercer dentro dessa instituição, por mais tentadoras que sejam as suas investiduras, na satisfação natural de nossas vaidades pessoais.


Por: Aglézio de Brito - Advogado

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31